Chegou aqui na concessionaria um taxista do interior com um onix com 164 mil km para fazer a troca por precaução. Nunca tinha lido manual nenhum e usava oleo 15w40 mineral que trocava em posto. Abrimos a correia e tinha apenas alguns farelinhos e sendo que o cara usou o óleo totalmente errado. Fiquei impressionado que mesmo com o erro do proprietario a correia segurou o tranco. Nunca chegou nenhum onix aqui ( minha cidade tem 500 mil habitantes) com correia arrebentada. Só fica a dica: economizar no óleo pra que?? Com risco de um prejuizo muito maior. E custa nada ler o manual que fala a especificação correta. Otimo video.
Boa noite! Tenho uma EcoSport 2018 motor dragon 3 cil, sempre utilizei o óleo original recomendada pelo fabricante ( Motorcraft-5W-20-wss) e pra minha surpresa meu carro com 80000 arrebentou a correia e me deu um prejuízo de mais de R$-7.000,00 reais. No manual diz que a vida útil é de 160.000 ou 6 anos. Mediante esta situação fui pesquisar sobre o ocorrido e descobri que existem muitos donos de Ka e Eco dotados deste motor dragon na mesma situação. Estou indignado com a Ford.
Esse negócio de correia no óleo quando o óleo está quente vai cozinhando a correia isso nao funciona nao adianta por o óleo supostamente recomendado correia no óleo quente nunca vai colar essa engenharia
A sua correia foi pro saco por tempo. Durou os 6 anos que a fábrica indica. Ela indica sempre o que vem primeiro. No seu caso, os 6 anos. Eu tive um EA-111 que todo mundo fala mal (e a única reclamação que eu tenho dele é um ronco sem graça) que a recomendação de troca era 150.000 km ou 5 anos. Eu troquei com 5 anos e 70.000 km e já tinha um dente a menos.
Meu caro Boris , estou de acordo consigo, mas foi muito simpático/benevolente nos seus esclarecimentos. Vamos aqui pensar só um pouco mais afundo sobre correia dentada passando no óleo 🤔. Para não pensarem que venho aqui dizer uma baboseiras, façam o seguinte. Coloquem óleo recomendado pela marca numa frigideira à temperatura que o motor trabalha em regime severo (+/-130º a 160º), coloquem a correia lá dentro pelo mesmo tempo que andam diariamente e facam isso ao longo de um mês e depois vejam o que aconteceu . Não se esqueçam que a correia no carro, porque está sempre a girar , o desgaste é maior e mais rapido. Agora pensem , o desgaste da borracha vai se depositar onde 🤔. Principalmente em 3 sítios: Filtro do óleo Filtro do sugador(carter) Canais do bloco do motor Agora, pensem o que vai acontecer rapidamente. Bloqueio dos canais , entupimento dos filtros , falta de lubrificação de todos os componentes e por sua vez começa a existir pressão pelo desgaste das peças que deixam de receber o óleo na quantidade necessária. Ficando esse movimento comprometido e queria maior resistência ao movimento dos componentes . Como a correia se desgasta/fragilisa rapidamente por estar no óleo quente, ao sofrer maior esforço pela falta de lubrificação, logo ela vai estourar rapidamente e por consequência a quebra de praticamente todos os componentes do motor. Já me alonguei demasiado , mas pra terminar, um verdadeiro Quimico e um verdadeiro Engenheiro, nunca já mais se juntavam para fazer uma atrocidade destas seja em que veículo/motor fosse . Estes motores são um sarilho enorme quem os concebeu que fiquem com eles😂😂😂😂 Abraço Boris
Ia responder semelhante, mas vc antecipou. Excelente resposta! Eu estava estudando tirar uma tracker minha esposa amou uma que alugamos. Fui pesquisar e vi relatos demais de que mesmo colocando óleo específico de fábrica, e até adiantando a troca, dá problemas! O sistema é ruim e é fadado ao prejuízo!
@@magichatakeeu Tenho um Corolla Velhinho 2003 Com Mais de 248.000 KM Outro dia Mandei Trocar o Tensor da da Corrente de Comando Quando o Mecânico Tirou a Tampa de Válvula eu até Fiz um Vídeo a Corrente está Perfeita Com estado de Zera, Faço às Trocas de Óleo no Tempo Certo e Uso o Óleo 10W40.
Tenho um GM com essa correia, as 5 primeiras revisões fiz na css, depois passei a fazer fora da css, mais sempre usei o lubrificante exato que está no manual, aquo fora nunca troquei na quilometragem indicada no manual sempre troquei antes, toda troca tbem troquei filtro de óleo de marca boa, arrefecimento sempre em dia, em resumo, manutenções em dia e bem feitas, resultado, troquei a correia com 200.000, estava intacta, mesmo assim troquei! Se fizer as manutenções corretas nao vai ter dor de cabeça, se ficar nessa de economizar no óleo vai se arrepender amargamente! Não use fluxe e nem aditivos no óleo, é so fazer o certo! Estou no segundo GM com correia banhada e zero dor de cabeça!
@@jairfranca284 tá escrito no manual. Vai lá dar uma olhadinha no manual, coisa que ninguém faz. Tanto que a Volkswagen não fornece mais manual porque ninguém lê.
Meu caso, Prisma com 40 mil rodados, tirei 0km na concessionária, sempre com manutenções em dias e a correia arrebentou. Me deixou num prejuízo de quase 4 mil.
Minha linha de pensamento,motor com corrente de comando,ou no máximo correia (seca),e nao correia banhada a óleo,se estourar essa correia além dos motores serem descartaveis sao caros para compra,e mais gasto pra registrar nos órgãos de trânsito.
No meu arrebentou pq havia um vazamento de óleo no respiro e o mecânico não falou nada. Já tinha ido à oficina por outros motivos. Eles QUEREM que arrebente! Por sorte, só uma válvula deu problema pq eu não forcei o motor quando ouvi o barulho. Parei na estrada e chamei o guincho. A brincadeira ficou por quase 1000 reais pq eu "chorei" muito!!!
até porque não tem correia. É comando no bloco, como o velho CHT e o Opala. O CHT ainda tinha uma pequena corrente de bicicleta que fazia um barulho da porra!
Efeito cavitação eleva a temperatura pela bolhas de vapor formada no óleo e com a alta rotação o óleo tende a ir para o extremo devido a força centrífuga. O design da correia dentada não é o ideal para o óleo mas insistiram e hoje temos os resultados.
Boa noite! Um conselho de um cara que se arrebentou com isso, pede para verificar, pois tenho uma eco sport 2018 com este motor dragon que é o mesmo do Ka, sempre fiz as revisões corretas com o óleo certo ( motorcraft - 5w-20 - wss ) recomendado pelo fabricante e o carro arrebentou a correia com 80.000 km. Depois pesquise sobre isso, tem muitos donos de eco e Ka indignados com o que tem acontecido, te aconselho muito falar com o seu mecânico, provavelmente ele irá te passar esta mesma situação.
E a explicação e valida, só faltou explicar os carros que as revisões foram feitas nas concessionárias e mesmo assim está ocorrendo o problema e oque você escuta do mecânico ha você abasteceu com combustível adulterado, pó isto no Brasil e quase que comum, ou melhor, inevitável. Tive no passado veículos com correias tradicionais, fazia a manutenção também na Concessionária. Por sorte ou por cuidado nunca tive problemas.
Olá! Sou dono de um Ecosport motor Dragon 1.5 2019 hoje com 70km, até agora somente troca de amortecedor! Faça todas as revisões, use lubrificante motorcrft da ford 5w20, eu particularmente compro pela internet e mando trocar em oficina de confiança a cada 5 a 7000 km dependendo do meu uso! Penso eu em trocar a correia dentada com 100km so por prevenção, uma maneira fácil de verificar a correia em cada troca de óleo ou antes, retirar a solenóide localizada perto da vareta de óleo, se tiver algum fragmento da correia na solenóide ai poderá antecipar a troca, senão é so alegria! Motor econômico, potente, faz 9 na cidade com gasolina e ja passei de 15 no asfalto! Viva a tecnologia! Abraço!!!
Não por menos que a própria Chevrolet desenvolveu a especificação "Dexos 1", ou seja, o óleo pode ser até um 0w20 como se recomenda no manual mas se não atende a especificação "Dexos 1" vai dar problema lá na frente e invalida a garantia. A dor de cabeça é tanta que a Chevrolet já desenvolveu com a ACDelco o óleo de especificação "Dexos 1 Gen 3" e parece que nem assim o problema se resolveu, economia porca em colocar correia dentada banhada à óleo quando o correto era ser corrente de comando à óleo... Mas é assim mesmo, o que poderiamos esperar de uma plataforma chamada GEM (Global Emerging Markets) com motores CSS Prime desenvolvida na China para produzir carros com o menor custo possível e qualidade duvidosa ao custo do desemprego de centenas de pessoas responsáveis pela engenharia experimental da planta de São Caetano, Chevrolet um dia já foi sinônimo de qualidade, hoje em dia...
Disse tudo. E mesmo q essas correias durassem caso utilizassem o óleo correto, o custo fica nas costas do consumidor (custa d+ esses oleos). Nos motores com corrente, era qq óleo, podia ser até o 'marba'
Correia quebrar já é o dano máximo em se tratando de veículo com a mesma banhada a óleo, porque antes dela se romper, existe uma serie de danos devido os fragmento que essa correia deixa o prejuízo é enorme.
O problema são mecânicos que engam os donos dos veículos, muitos leigos, para colocar que não é o indicado pelo fabricante, mas é "igual". Este igual dá os prejuízos ao proprietário. Já quiseram mudar o óleo do meu, de corrente, do 5w30 para o 10w40. Tive prejuízo de derramar todo óleo e colocar o indicado.
Parabéns a você , pois tá cheio de canal por ai falando que motor com correia dentada é melhor do que corrente e quem não tem o mínimo de conhecimento no assunto acredita , eu não compro carro com correia dentada, é mais manutenção e conheço um monte de amigos que tiveram que fazer o motor do carro porque quebrou a correia é não conheço nem um que teve que fazer o motor porque quebrou a corrente.
Tem um monte de conteúdo no UA-cam de trocadores de peças e mecânicos que utilizavam óleo e filtros errados e hoje detonam os projetos tentando esconder os erros. Além das oficinas que prestam serviços para locadoras usando produtos de baixa qualidade (a locadora também é culpada). Depois vendem ou repassam para outros lojistas e alguém desavisado compra o problema. Em boas condições a vida útil será a mesma de qualquer motor, em caso de bronca hoje é bem melhor comprar um motor novo (total ou parcial) do que depender de mecânico e retifica. Se o serviço ficar ruim culpam as peças, o projeto... No final será o cliente quem ficará com o prejuízo.
Correia banhada a óleo aquele tipo de solução que no final só complica. Existem diversos fatores a considerar ao longo do tempo, não apenas o óleo recomendado ex:: Uso severo, vazamentos, contaminação etc. É aquela situação que no menor vacilo dá problema.
Irei comprar meu primeiro carro este ano(2024), estava cego por um Onix, mas depois de tanto vídeos falando sobre a correia dentada e vários relatos negativos, mudei de ideia! 🙌
Pode ir no Onix. Só não vai nessa que a correia tem que durar 240.000 km. Troca com 60.000 como se mandava antigamente e troca o óleo pelo óleo certo original que dá tudo certo. É só sucesso.
Amigo meu com 70mil arrebentou todas revisões em concessionária onix plus ai foi rolo doido até processo deu arrumaram o carro dele e ele já se livrou da bomba
A correia metalica sem duvida é a melhor, porque nas bicicletas sao todas metalicas ? Economia burra para nos consumidores que pagamos mais de 100 mil reais para qualquer Suv da moda, mas a correia nao banhada no oleo pelo menos voce visualiza melhor o estado dela, a em banho oleo vai ficando ate estourar, ai o custo vai nas alturas...
Com todas trocas feitas na concessionária não há como alegar que foi utilizado óleo errado. Já aconteceram vários casos no Brasil e as marcas negam assumir o prejuízo. Qual a novidade? Concessionária no Brasil leva a vida a enrolar cliente.
É então e tudo conversa fiada, tem vários casos que o proprietário do veículo fez todas as trocas de óleo na concessionária e a porcaria esfarelou e fundiu o motor , e sempre assim com motores quando o projeto e um fracasso colocam a culpa no consumidor, foi a mesma coisa com o motor EA 111 da Volkswagen tinha deficiência na lubrificação e eles falam que proprietário tinha usado óleo errado , não querem gastar aí ao invés de colocar corrente de aço colocam esses lixos de borracha no óleo.
Essa semana fui em uma concessionária autorizada Ford para trocar a luz da iluminação da placa traseira e disse ao mecânico responsável: queria trocar o óleo do meu Ecosport, você tem o óleo recomendo? Sim disse ele, 5w30 sendo que o óleo correto é o motorcraft 5w20!! Isso prova que mesmo fazendo as manutenções nas concessionárias estamos correndo risco! Por isso eu mesmo compro o óleo e pesso para meu mecânico trocar!
@@agaaeromodelismo4449 Sim meu amigo, você está certo! Já troquei na concessionária e ao questionar qual aplicação foi feita recebi a resposta: foi o certo! Na NF constava o 0w mas sabe-se lá qual foi de fato. O Brasil não é para amadores. Salve-se quem puder!
USE A INTELIGÊNCIA E PENSE... comprou um carro usado com correia banhada e não sabe como foi feita a troca de oleo ? troque a correia, use somente o oleo recomendado e rode mais de 200 km sem qualquer preocupação, pensa Boris, pensa povão pois nesse caso o custo compensa !!!
@@celsonunes4030estimativa média... mas como está sendo dito não 100%... eu prefiro motores corrente comando metálica 500 mil estimativa, caso surjam barulhos o gasto é menor q de uma quebra da correia de borracha... banhada a óleo ou nao
Fiz isso no meu Ford Ka 1.0 2019, tinha 113,00 km rodados , peguei já fui direto para a oficina , mecânico me disse que estavam colocando o óleo errado 5w30, o correto é o 5w20, eu já sabia disso por tanto pesquisar sobre o assunto, eu já sabia desses detalhes todos , a correia já estava desgastada , fiz a troca de tudo , coloquei tudo original, agora ando sem preocupação!
"troque a correia, use somente o oleo recomendado e rode mais de 200 km sem qualquer preocupação" . Amigo, USE A INTELIGÊNCIA E PENSE... só 200 km mesmo? Tem certeza?
Por isso prefiro os veículos da Toyota, no caso, o meu é um Corolla, que usa corrente de comando, mecânica muito mais robusta os veículos Japoneses, em especial a Toyota, não saio da marca por nada, excelentes carros, confláveis, duraveis, excelente custo/benefício..
Em compensação não há avançado tecnológico em marcas asiáticas, infelizmente, em comparação com motores tsi, ou o da Fiat turbo, os motores da Toyota, para brasileiros chegam a ser brochante.
tbm tem o problema da adulteração do que chamam de gasolina , o solvente vai para o óleo e ataca a correia . só funcionaria se tivesse um Carter separado
O negócio é ter comando de válvula no bloco acionado por engrenagens que aciona varetas e balancins pra comandar as válvulas como era antigamente em muitos motores. Com esses você nunca ouvia falar que quebrou alguma coisa destruindo válvulas.
Outro fator de peso que está diretamente relacionado a esse assunto da correia dentada durar menos e acabar arrebentando antes da quilometragem na qual deveria durar, é o combustível adulterado ! Ele acaba contaminando o óleo lubrificante e por sua vez atacando e agredindo a borracha da correia dentada, levando ela a degradação prematura, do Óleo específico e recomendado pela fabricante tem que ter o cuidado em abastecer somente em posto de confiança
A correia dentada de borracha durará dependendo do pé do dono do veículo, se o motorista andar com o carro numa boa a correia dentada durará 200.000 Km, caso contrário deverá ser trocada no máximo com 80.000 Km. Tudo no carro dependerá daquela pecinha que fica na frente do volante.
Ou amigo não defenda esse tipo de sistema gosto muito da GM mais essa eles pisaram na bola, carro é feito para te atender do jeito que for seja em uso severo ou não. Carro é para fazer manutenção adequada e ser feliz
NEM TUDO DEPENDE DO CONDUTOR, É CLARO QUE CONTA MUITO. IGUAL O AMIGO CITOU AÍ , UM USO SEVERO NÃO DEPENDE SOMENTE DO CONDUTOR, E SIM DA NECESSIDADE E/ OU SITUAÇÃO, VAI QUE O CABRA MORA NUM MORRO AONDE TEM LADEIRA INGRIME. VAI QUE ELE TRABALHA E USA UM REBOQUE CHEIO DE FERRAMENTAS PESADAS.
Ah sim, vamos comparar aí o custo/benefício.... correia dentada seca, valor da correia, valor da mão de obra e dos óleos que podem ser colocados no motor com o valor de uma troca de correia banhada a óleo+óleo específico a cada troca+mão de obra de desmontar o cabeçote para trocar a correia. Compare também a corrente de comando com essa buxa aí que se chama correia banhada no óleo.
Acho que vai ter que descobrir um novo processo dessa correia ,faz uma têmpera nela ,ou colocar algum produto nela que se colocar óleo errado ela espuma ,ou da algum indicativo antes de se destruir e acaba com o motor 😅
Já tem muita gente que troca óleo nas concessionárias, com óleo original, e ainda se tem os mesmos problemas. E aí o que se faz? Qual é o problema quando a correia se desfaz mesmo usando o óleo original comprado e trocado em concessionária?
Meu carro tem corrente de comando. Não tenho esse pesadelo me rodeando. Aliás, é corrente de comando que deveria ter em todos os motores até criarem algo melhor e mais durável do que isso.
Isso aí além de não prestar e para obrigar o proprietário a trocar óleo na concessionária, uma troca de Óleo que ficaria 250 reais lá eles vão cobrar 500 ou mais , isso não vai dar certo ou eles param com essa palhaçada e volta como era antes ou as marcas que adotou essa tal engenharia vão ficar com os carros encalhados , só compram desavisados .
A questão não é aplicar estritamente o óleo recomendado pelo manual, mas a contaminação que naturalmente ele sofre pelo combustível, que pode estar adulterado e aí se inicia a catástrofe. Eu sempre questiono: Pra quê colocar a correia dentro do motor??? Pra quê??? A única providência que o proprietário pode tomar para evitar a destruição do motor seria a troca prematura, mas aí fica elas por elas com uma correia a seco. Então qual a vantagem???
Bom dia. Obrigado pela explicação. Já ví pessoas perguntando isto, mas a sinceramente a resposta pareceu-me um tanto estranha ... Sendo assim, vou perguntar a quem eu confio: Há alguma forma de substituir estas correias de borracha dentadas por correias metálicas ?
Acredito que um dos motivos de correia banhada a óleo arrebentar e porque diferente da corrente que é vazada o óleo promove um calço hidráulico na correria em alta rotação quando a temperatura do óleo ainda está baixa fazendo com que gere muito esforço e ela não consegue eliminar o óleo pelas laterais dela e simplesmente arrebenta
O problema nao e colocar o oleo indicado pela montadora, mas o oleo e' modificado pela interferencia do combustivel, veja , se vc colocar so alcool no carro, o oleo permanece claro, se vc colocar so gasolina o oleo escurece, isso significa que o combustivel interfere no oleo
Olá Boris gostaria de saber do senhor se pode coloca querosene de avião na gasolina comum no tanque pra limpa bico do motor,// e também a gasolina de avião que e cor azul pode mistura na gasolina comum pra limpa bico no motor do carro agradeço .
O manual GM diz: Óleo especificado Dexos1 Ger 2 ou de qualidade equivalente API-SN, ILSAC GF5 ou superior e viscosidade SAE 5W30. Então eu uso qualquer um 5W30 com a norma ILSAC GF5. Estou errado?
A correia dentada do UP é para 120 mil cada troca. O óleo do motor é o 5w40, porém com a especificação 508.88, um óleo mais caro que os 5w40 normais, porém é sempre bom respeitar o que diz o manual. Eu não arrisco colocar outro óleo e antecipo para 100mil a troca da correia
@@joaniciopacheco6403Falando da correia dentada, deve ser trocada pelo tempo ou kilometragem porem o tempo não deve ser maior que 4,5 anos devido ao ressecamento. O óleo se o veiculo for de uso severo, trocar a cada 6 meses. Uso severo ´por ex. usar somente no transito com muitas paradas.
Tenho um ka 2019 e esfarelou a correia com 80 mil, teve que comprar varias pecas e retifica, ficou +6k, descobri que colocavam 5w30, mas hoje so troco com oleo original motorcraft e segundo manual 5w20. Vamos ver quanto tempo dura rsrs Obs: essa correia nao é facil de achar..
Tenho um novo Onix,fiz duas trocas de óleo errada, coloquei o 0w20, mas não tinha a especificação dexos1 ,a dúvida é, preciso trocar a correia?,ela está com 60 mil rodados!
Mecânico não vai te falar e concessionária muito menos. Rodar ao extremo só urbano a troca deve ser a cada seis meses quando se roda só na estrada aí pode trocar com 10mil km
Na minha humilde opinião os motores com correia dentada banhada a óleo, além da observação de utilizar-se o óleo recomendado pelo fabricante, o mesmo deveria ser trocado entre 5 e 7mil km e as correias que ficam mergulhadas no óleo entre 40 e 60 mil km rodados. Pois o maior problema nestes motores é que o pó que se solta das correias em contato com as polias, faz com que o óleo fique contaminado e prejudicando assim todo o motor!! Resumindo: é só trocar o óleo e as correias como todo veículo que as correias ficam fora do óleo lubrificante.
Se for dessa forma não será possível comprar carro usado sem uma grande depreciação, pois não será possível verificar qual o histórico de manutenção dos proprietários anteriores.
É muito fácil botar a culpa no dono do automóvel e tirar o c* da montadora da reta. Há inúmeros relatos nas páginas do YT de motores com manutenção rigorosamente em dia e que as correias estouraram do mesmo jeito. O Boris está esquecendo da contaminação do óleo do motor por resíduos de combustível não queimados que se depositam junto ao lubrificante, e seria bom conviver um pouco com o chão de oficina pra entender isto. Estes prazos de manutenção são muito longos e a troca destas correias deve ser feita em tempo menor, tipo 80.000km no máximo. Não da pra confiar 100% em tudo que está no manual, pois, a título de exemplo, tem montadora que não indica a troca de óleo de câmbio CVT em km alguma e a gente sabe muito bem o que acontece na transmissão. Vamos ser realistas!!!
Agora concordo em partes, a contaminação por combustível já é calculado, agora por algo estranho colocado no combustível já não é calculado, tipo combustível adulterado. Para de ir na onda do ADG ok. O Boris é sim um pessoa de respeito.
Concordo, até porque com 80.000 km rodados, já pagou o preço de uma troca da correia, mesmo havendo a "teoria" de que irá durar muito mais, más o mal do brasileiro é economizar com o carro pra gastar com balada e cerveja.
Eu nao entendo os críticos, sera possível que a GM iria arriscar colocar um carro para quebrar de propósito e ser alvo de inúmeras ações judiciais nos seus encalsos???
Oleo e borracha não combina mas ,nos carros com correia banhada a oleo combina, é bom essa fábrica começa fábrica pneus pra motos só assim os motoca não iram cair quando passar por cima do oleo
Chegou aqui na concessionaria um taxista do interior com um onix com 164 mil km para fazer a troca por precaução. Nunca tinha lido manual nenhum e usava oleo 15w40 mineral que trocava em posto. Abrimos a correia e tinha apenas alguns farelinhos e sendo que o cara usou o óleo totalmente errado. Fiquei impressionado que mesmo com o erro do proprietario a correia segurou o tranco.
Nunca chegou nenhum onix aqui ( minha cidade tem 500 mil habitantes) com correia arrebentada. Só fica a dica: economizar no óleo pra que?? Com risco de um prejuizo muito maior. E custa nada ler o manual que fala a especificação correta. Otimo video.
Boa noite!
Tenho uma EcoSport 2018 motor dragon 3 cil, sempre utilizei o óleo original recomendada pelo fabricante ( Motorcraft-5W-20-wss) e pra minha surpresa meu carro com 80000 arrebentou a correia e me deu um prejuízo de mais de R$-7.000,00 reais.
No manual diz que a vida útil é de 160.000 ou 6 anos. Mediante esta situação fui pesquisar sobre o ocorrido e descobri que existem muitos donos de Ka e Eco dotados deste motor dragon na mesma situação.
Estou indignado com a Ford.
Esse negócio de correia no óleo quando o óleo está quente vai cozinhando a correia isso nao funciona nao adianta por o óleo supostamente recomendado correia no óleo quente nunca vai colar essa engenharia
o grande problema e que existe muito óleo falsificado no mercado
Já falei para minha mãe empurrar a bomba dragon
A sua correia foi pro saco por tempo. Durou os 6 anos que a fábrica indica. Ela indica sempre o que vem primeiro. No seu caso, os 6 anos. Eu tive um EA-111 que todo mundo fala mal (e a única reclamação que eu tenho dele é um ronco sem graça) que a recomendação de troca era 150.000 km ou 5 anos. Eu troquei com 5 anos e 70.000 km e já tinha um dente a menos.
@@adelmofilho742 em que momento o cara diz que já tinha 6 anos de uso 🤷🏻♂️🤷🏻♂️
Meu caro Boris , estou de acordo consigo, mas foi muito simpático/benevolente nos seus esclarecimentos.
Vamos aqui pensar só um pouco mais afundo sobre correia dentada passando no óleo 🤔.
Para não pensarem que venho aqui dizer uma baboseiras, façam o seguinte.
Coloquem óleo recomendado pela marca numa frigideira à temperatura que o motor trabalha em regime severo (+/-130º a 160º), coloquem a correia lá dentro pelo mesmo tempo que andam diariamente e facam isso ao longo de um mês e depois vejam o que aconteceu . Não se esqueçam que a correia no carro, porque está sempre a girar , o desgaste é maior e mais rapido.
Agora pensem , o desgaste da borracha vai se depositar onde 🤔.
Principalmente em 3 sítios:
Filtro do óleo
Filtro do sugador(carter)
Canais do bloco do motor
Agora, pensem o que vai acontecer rapidamente.
Bloqueio dos canais , entupimento dos filtros , falta de lubrificação de todos os componentes e por sua vez começa a existir pressão pelo desgaste das peças que deixam de receber o óleo na quantidade necessária.
Ficando esse movimento comprometido e queria maior resistência ao movimento dos componentes .
Como a correia se desgasta/fragilisa rapidamente por estar no óleo quente, ao sofrer maior esforço pela falta de lubrificação, logo ela vai estourar rapidamente e por consequência a quebra de praticamente todos os componentes do motor.
Já me alonguei demasiado , mas pra terminar, um verdadeiro Quimico e um verdadeiro Engenheiro, nunca já mais se juntavam para fazer uma atrocidade destas seja em que veículo/motor fosse .
Estes motores são um sarilho enorme quem os concebeu que fiquem com eles😂😂😂😂
Abraço Boris
Falou muito e falou merda, meus parabéns
Ia responder semelhante, mas vc antecipou. Excelente resposta! Eu estava estudando tirar uma tracker minha esposa amou uma que alugamos. Fui pesquisar e vi relatos demais de que mesmo colocando óleo específico de fábrica, e até adiantando a troca, dá problemas! O sistema é ruim e é fadado ao prejuízo!
Toyota e Honda voltaram de correia para corrente ha muitos anos atras de tanta reclamacao por parte dos consumidores
Fiat também!
hyundai tbm só usa corrente de comando
@@magichatakeeu Tenho um Corolla Velhinho 2003 Com Mais de 248.000 KM Outro dia Mandei Trocar o Tensor da da Corrente de Comando Quando o Mecânico Tirou a Tampa de Válvula eu até Fiz um Vídeo a Corrente está Perfeita Com estado de Zera, Faço às Trocas de Óleo no Tempo Certo e Uso o Óleo 10W40.
Boris e verdadeiro nos conhecimentos e sem alisar as montadoras
Tenho um GM com essa correia, as 5 primeiras revisões fiz na css, depois passei a fazer fora da css, mais sempre usei o lubrificante exato que está no manual, aquo fora nunca troquei na quilometragem indicada no manual sempre troquei antes, toda troca tbem troquei filtro de óleo de marca boa, arrefecimento sempre em dia, em resumo, manutenções em dia e bem feitas, resultado, troquei a correia com 200.000, estava intacta, mesmo assim troquei!
Se fizer as manutenções corretas nao vai ter dor de cabeça, se ficar nessa de economizar no óleo vai se arrepender amargamente! Não use fluxe e nem aditivos no óleo, é so fazer o certo!
Estou no segundo GM com correia banhada e zero dor de cabeça!
Se fizer com o óleo certo, também não precisa fazer antes do indicado
Qual o modelo do seu carro? Meu e um onix 21 aspirado Qual o óleo e especificação correta pra ele?
Vc uso qual combustível?
@@jairfranca284 leia o manual do carro. Tudo o que você precisa fazer e saber de manutenção preventiva está lá!!
@@jairfranca284 tá escrito no manual. Vai lá dar uma olhadinha no manual, coisa que ninguém faz. Tanto que a Volkswagen não fornece mais manual porque ninguém lê.
Meu caso, Prisma com 40 mil rodados, tirei 0km na concessionária, sempre com manutenções em dias e a correia arrebentou. Me deixou num prejuízo de quase 4 mil.
Q sorte a sua, do meu carro o prejuízo por conta da correia dentada ficou em 10k.
seu prisma é de qual ano?
Era 2014
esse não costuma dar problema, a correia nem é banhada a óleo (eu acho), deve ter sido uma fatalidade @@rycheraguiar5864
@@rycheraguiar5864 Nem era correia banhada a óleo ainda então.
A concessionária já mais vai da garantia, mesmo que todas trocas sejam feitas lá, eles vão alegar que foi o combustível
Minha linha de pensamento,motor com corrente de comando,ou no máximo correia (seca),e nao correia banhada a óleo,se estourar essa correia além dos motores serem descartaveis sao caros para compra,e mais gasto pra registrar nos órgãos de trânsito.
No meu arrebentou pq havia um vazamento de óleo no respiro e o mecânico não falou nada. Já tinha ido à oficina por outros motivos. Eles QUEREM que arrebente! Por sorte, só uma válvula deu problema pq eu não forcei o motor quando ouvi o barulho. Parei na estrada e chamei o guincho. A brincadeira ficou por quase 1000 reais pq eu "chorei" muito!!!
Ficou em conta amigo, na média a brincadeira sai de 3k pra cima no mínimo
Por que pagou só 1.000,00? Só o kit dessa correia é na faixa de 2k. Dizem que pra trocar ela gira em torno de 3k
Vazamento no respiro do óleo provoca o que?
Quanta mentira .....
Tenho uma mobilete caloi ano 82 flex, e so uso oleo recomendado pelo fabricante e nunca deu problema de correia.
até porque não tem correia. É comando no bloco, como o velho CHT e o Opala. O CHT ainda tinha uma pequena corrente de bicicleta que fazia um barulho da porra!
Efeito cavitação eleva a temperatura pela bolhas de vapor formada no óleo e com a alta rotação o óleo tende a ir para o extremo devido a força centrífuga. O design da correia dentada não é o ideal para o óleo mas insistiram e hoje temos os resultados.
Muito obrigado meu amigo. Tenho Ford Ka nesse sistema correia dentada banhada no óleo, só uso oleo da motorkraft 20 SW,recomendado pela Ford
Tenho um Ka 2013 1.0 só uso óleo motorcraft até hoje sem problemas ❤
Boa noite!
Um conselho de um cara que se arrebentou com isso, pede para verificar, pois tenho uma eco sport 2018 com este motor dragon que é o mesmo do Ka, sempre fiz as revisões corretas com o óleo certo ( motorcraft - 5w-20 - wss ) recomendado pelo fabricante e o carro arrebentou a correia com 80.000 km.
Depois pesquise sobre isso, tem muitos donos de eco e Ka indignados com o que tem acontecido, te aconselho muito falar com o seu mecânico, provavelmente ele irá te passar esta mesma situação.
Melhor que isso tudo é engrenagem chassi diferencial tipo caminhão
E a explicação e valida, só faltou explicar os carros que as revisões foram feitas nas concessionárias e mesmo assim está ocorrendo o problema e oque você escuta do mecânico ha você abasteceu com combustível adulterado, pó isto no Brasil e quase que comum, ou melhor, inevitável. Tive no passado veículos com correias tradicionais, fazia a manutenção também na Concessionária. Por sorte ou por cuidado nunca tive problemas.
Muito coisas que eu nunca iria saber .agora fico por dentro de tudo.
Olá! Sou dono de um Ecosport motor Dragon 1.5 2019 hoje com 70km, até agora somente troca de amortecedor! Faça todas as revisões, use lubrificante motorcrft da ford 5w20, eu particularmente compro pela internet e mando trocar em oficina de confiança a cada 5 a 7000 km dependendo do meu uso! Penso eu em trocar a correia dentada com 100km so por prevenção, uma maneira fácil de verificar a correia em cada troca de óleo ou antes, retirar a solenóide localizada perto da vareta de óleo, se tiver algum fragmento da correia na solenóide ai poderá antecipar a troca, senão é so alegria! Motor econômico, potente, faz 9 na cidade com gasolina e ja passei de 15 no asfalto! Viva a tecnologia! Abraço!!!
Qual solenóide é essa?, o atuador do comando?, ou o sensor de posição do comando ?
Tenho um Ka 1.5 dragon e TB faço essa técnica da solenóide.
Quem mete pau no carro e mecânicos de Fusca ou dono desleixado.
@@ThiagoPerronitem vídeo mostrando no UA-cam, procura por mecânica Nunes.
@@ThiagoPerroni Pode ser qualquer uma das duas ou até mesmo nas duas!
@@leonardocortez1768 Fui pesquisar, o meu não tem, pois é o 1.0 ;( precisava muito inspecionar como está minha correia. Já conheço o canal do Nunes ;)
Não por menos que a própria Chevrolet desenvolveu a especificação "Dexos 1", ou seja, o óleo pode ser até um 0w20 como se recomenda no manual mas se não atende a especificação "Dexos 1" vai dar problema lá na frente e invalida a garantia.
A dor de cabeça é tanta que a Chevrolet já desenvolveu com a ACDelco o óleo de especificação "Dexos 1 Gen 3" e parece que nem assim o problema se resolveu, economia porca em colocar correia dentada banhada à óleo quando o correto era ser corrente de comando à óleo...
Mas é assim mesmo, o que poderiamos esperar de uma plataforma chamada GEM (Global Emerging Markets) com motores CSS Prime desenvolvida na China para produzir carros com o menor custo possível e qualidade duvidosa ao custo do desemprego de centenas de pessoas responsáveis pela engenharia experimental da planta de São Caetano, Chevrolet um dia já foi sinônimo de qualidade, hoje em dia...
Verdade. Saudades dos tempos em que a Chevrolet do Brasil usava como base os modelos Opel.
Disse tudo.
E mesmo q essas correias durassem caso utilizassem o óleo correto, o custo fica nas costas do consumidor (custa d+ esses oleos).
Nos motores com corrente, era qq óleo, podia ser até o 'marba'
Eu prefiro a correia dentada seca.
Graças ao Boris a gente fica por dentro dessas questões que é tão importante,
Obrigado ao doutor Boris 👏👏👏👏
Verdade 👍🏻👏🏻
Correia quebrar já é o dano máximo em se tratando de veículo com a mesma banhada a óleo, porque antes dela se romper, existe uma serie de danos devido os fragmento que essa correia deixa o prejuízo é enorme.
O problema são mecânicos que engam os donos dos veículos, muitos leigos, para colocar que não é o indicado pelo fabricante, mas é "igual".
Este igual dá os prejuízos ao proprietário.
Já quiseram mudar o óleo do meu, de corrente, do 5w30 para o 10w40.
Tive prejuízo de derramar todo óleo e colocar o indicado.
Parabéns Boris,o sr é uma assumidade em se tratando de carros,eu depois de velho aprendi muito com o Senhor.
Parabéns a você , pois tá cheio de canal por ai falando que motor com correia dentada é melhor do que corrente e quem não tem o mínimo de conhecimento no assunto acredita , eu não compro carro com correia dentada, é mais manutenção e conheço um monte de amigos que tiveram que fazer o motor do carro porque quebrou a correia é não conheço nem um que teve que fazer o motor porque quebrou a corrente.
Mesmo usando óleo recomendado tem arrebentado correias, a gasolina ruim daqui também contamina o óleo.
Parabéns pela ótima explicação 👏👏👏👏👏👏👏
Tem um monte de conteúdo no UA-cam de trocadores de peças e mecânicos que utilizavam óleo e filtros errados e hoje detonam os projetos tentando esconder os erros. Além das oficinas que prestam serviços para locadoras usando produtos de baixa qualidade (a locadora também é culpada). Depois vendem ou repassam para outros lojistas e alguém desavisado compra o problema. Em boas condições a vida útil será a mesma de qualquer motor, em caso de bronca hoje é bem melhor comprar um motor novo (total ou parcial) do que depender de mecânico e retifica. Se o serviço ficar ruim culpam as peças, o projeto... No final será o cliente quem ficará com o prejuízo.
Correia banhada a óleo aquele tipo de solução que no final só complica.
Existem diversos fatores a considerar ao longo do tempo, não apenas o óleo recomendado ex:: Uso severo, vazamentos, contaminação etc.
É aquela situação que no menor vacilo dá problema.
Militec também da problema em correia banhada em óleo…
Irei comprar meu primeiro carro este ano(2024), estava cego por um Onix, mas depois de tanto vídeos falando sobre a correia dentada e vários relatos negativos, mudei de ideia! 🙌
Pode ir no Onix. Só não vai nessa que a correia tem que durar 240.000 km. Troca com 60.000 como se mandava antigamente e troca o óleo pelo óleo certo original que dá tudo certo. É só sucesso.
Amigo meu com 70mil arrebentou todas revisões em concessionária onix plus ai foi rolo doido até processo deu arrumaram o carro dele e ele já se livrou da bomba
Até fazendo manutenção correta vi em oficina do RJ uma Ecosport
A correia metalica sem duvida é a melhor, porque nas bicicletas sao todas metalicas ? Economia burra para nos consumidores que pagamos mais de 100 mil reais para qualquer Suv da moda, mas a correia nao banhada no oleo pelo menos voce visualiza melhor o estado dela, a em banho oleo vai ficando ate estourar, ai o custo vai nas alturas...
Carros com corrente
Carros com correntes
Com todas trocas feitas na concessionária não há como alegar que foi utilizado óleo errado. Já aconteceram vários casos no Brasil e as marcas negam assumir o prejuízo. Qual a novidade? Concessionária no Brasil leva a vida a enrolar cliente.
É então e tudo conversa fiada, tem vários casos que o proprietário do veículo fez todas as trocas de óleo na concessionária e a porcaria esfarelou e fundiu o motor , e sempre assim com motores quando o projeto e um fracasso colocam a culpa no consumidor, foi a mesma coisa com o motor EA 111 da Volkswagen tinha deficiência na lubrificação e eles falam que proprietário tinha usado óleo errado , não querem gastar aí ao invés de colocar corrente de aço colocam esses lixos de borracha no óleo.
Essa semana fui em uma concessionária autorizada Ford para trocar a luz da iluminação da placa traseira e disse ao mecânico responsável: queria trocar o óleo do meu Ecosport, você tem o óleo recomendo? Sim disse ele, 5w30 sendo que o óleo correto é o motorcraft 5w20!! Isso prova que mesmo fazendo as manutenções nas concessionárias estamos correndo risco! Por isso eu mesmo compro o óleo e pesso para meu mecânico trocar!
@@agaaeromodelismo4449 Sim meu amigo, você está certo! Já troquei na concessionária e ao questionar qual aplicação foi feita recebi a resposta: foi o certo! Na NF constava o 0w mas sabe-se lá qual foi de fato. O Brasil não é para amadores. Salve-se quem puder!
@@KeplerJohanes ai é hora que temos que falar que queremos outro carro, porque foi colocado o oleo errado !!!
É mais na hora de vender eles não falam sobre o que vai no motor , então começa pelas lojas que vendem
USE A INTELIGÊNCIA E PENSE... comprou um carro usado com correia banhada e não sabe como foi feita a troca de oleo ? troque a correia, use somente o oleo recomendado e rode mais de 200 km sem qualquer preocupação, pensa Boris, pensa povão pois nesse caso o custo compensa !!!
Mas só 200 km?
@@celsonunes4030estimativa média... mas como está sendo dito não 100%... eu prefiro motores corrente comando metálica 500 mil estimativa, caso surjam barulhos o gasto é menor q de uma quebra da correia de borracha... banhada a óleo ou nao
Ainda acha que banhada a óleo somente corrente 😂
Fiz isso no meu Ford Ka 1.0 2019, tinha 113,00 km rodados , peguei já fui direto para a oficina , mecânico me disse que estavam colocando o óleo errado 5w30, o correto é o 5w20, eu já sabia disso por tanto pesquisar sobre o assunto, eu já sabia desses detalhes todos , a correia já estava desgastada , fiz a troca de tudo , coloquei tudo original, agora ando sem preocupação!
"troque a correia, use somente o oleo recomendado e rode mais de 200 km sem qualquer preocupação" . Amigo, USE A INTELIGÊNCIA E PENSE... só 200 km mesmo? Tem certeza?
Parabéns jovem pela declaração.
Por isso prefiro os veículos da Toyota, no caso, o meu é um Corolla, que usa corrente de comando, mecânica muito mais robusta os veículos Japoneses, em especial a Toyota, não saio da marca por nada, excelentes carros, confláveis, duraveis, excelente custo/benefício..
Em compensação não há avançado tecnológico em marcas asiáticas, infelizmente, em comparação com motores tsi, ou o da Fiat turbo, os motores da Toyota, para brasileiros chegam a ser brochante.
@@rafaelmadakis correia banhada à óleo é avanço tecnológico????? Sei..... é pura economia rapaz.
Complementando, na época dos Fuscas, era muito raro encontrar um Fusca parado no meio da rua com a correia do alternador quebrada.
Sempre gostei do CHT que não tem correia meu cht rodou 400mil
CHT é um motor muito injustiçado, pode não ter muita potência, mas é um tanque de guerra, se bobear roda até com óleo de cozinha 😁
Tem um Escort sapão GL CHT 1.6 ano 94 carburado com 60 mil km original meu xodó
Concordo plenamente com vc Boris👍👍👍
Resumidamente Plcareπagem 🤔👏🏽👍🏽
tbm tem o problema da adulteração do que chamam de gasolina , o solvente vai para o óleo e ataca a correia . só funcionaria se tivesse um Carter separado
O negócio é ter comando de válvula no bloco acionado por engrenagens que aciona varetas e balancins pra comandar as válvulas como era antigamente em muitos motores. Com esses você nunca ouvia falar que quebrou alguma coisa destruindo válvulas.
Isso hoje é proibido por lei.
Outro fator de peso que está diretamente relacionado a esse assunto da correia dentada durar menos e acabar arrebentando antes da quilometragem na qual deveria durar, é o combustível adulterado ! Ele acaba contaminando o óleo lubrificante e por sua vez atacando e agredindo a borracha da correia dentada, levando ela a degradação prematura, do Óleo específico e recomendado pela fabricante tem que ter o cuidado em abastecer somente em posto de confiança
Fala sobre as correias teflonada
Eu queria ver da montadora um carro que roudou 250 mil e a correia não esfarelou ou quebrou? Com as trocas feitas por ela ai não ficaria dúvidas.
Parabéns pelo vídeo, encontrei um ford ka hatch 1.5 plus se manual 2020 ,sera que vale a pena comprar esse veiculo, veleu obrigado.
A correia dentada de borracha durará dependendo do pé do dono do veículo, se o motorista andar com o carro numa boa a correia dentada durará 200.000 Km, caso contrário deverá ser trocada no máximo com 80.000 Km.
Tudo no carro dependerá daquela pecinha que fica na frente do volante.
Ou amigo não defenda esse tipo de sistema gosto muito da GM mais essa eles pisaram na bola, carro é feito para te atender do jeito que for seja em uso severo ou não. Carro é para fazer manutenção adequada e ser feliz
Uso severo validade de peças e fluidos cai pela metade, ja leu algum manual?
NEM TUDO DEPENDE DO CONDUTOR, É CLARO QUE CONTA MUITO. IGUAL O AMIGO CITOU AÍ , UM USO SEVERO NÃO DEPENDE SOMENTE DO CONDUTOR, E SIM DA NECESSIDADE E/ OU SITUAÇÃO, VAI QUE O CABRA MORA NUM MORRO AONDE TEM LADEIRA INGRIME. VAI QUE ELE TRABALHA E USA UM REBOQUE CHEIO DE FERRAMENTAS PESADAS.
Ah sim, vamos comparar aí o custo/benefício.... correia dentada seca, valor da correia, valor da mão de obra e dos óleos que podem ser colocados no motor com o valor de uma troca de correia banhada a óleo+óleo específico a cada troca+mão de obra de desmontar o cabeçote para trocar a correia. Compare também a corrente de comando com essa buxa aí que se chama correia banhada no óleo.
Acho que vai ter que descobrir um novo processo dessa correia ,faz uma têmpera nela ,ou colocar algum produto nela que se colocar óleo errado ela espuma ,ou da algum indicativo antes de se destruir e acaba com o motor 😅
Já tem muita gente que troca óleo nas concessionárias, com óleo original, e ainda se tem os mesmos problemas. E aí o que se faz? Qual é o problema quando a correia se desfaz mesmo usando o óleo original comprado e trocado em concessionária?
Big thanks.
Campinas SP 23/07/23
Correia banhada a óleo deveria rodar em um compartimento separado, isolado do óleo de motor e com um óleo próprio apenas para o material da correia.
Meu carro tem corrente de comando. Não tenho esse pesadelo me rodeando. Aliás, é corrente de comando que deveria ter em todos os motores até criarem algo melhor e mais durável do que isso.
Correto tbm desgasta os guias e os tensores ok
penso da mesma forma...mas corrente nao da lucro para as concessionarias
Isso aí além de não prestar e para obrigar o proprietário a trocar óleo na concessionária, uma troca de Óleo que ficaria 250 reais lá eles vão cobrar 500 ou mais , isso não vai dar certo ou eles param com essa palhaçada e volta como era antes ou as marcas que adotou essa tal engenharia vão ficar com os carros encalhados , só compram desavisados .
@@alvidesgodoy4773boa parte dos brasileiros são besta , bobo eles compram mesmo assim, sabendo q vai dá 💩💩💩💩💩💩💩.
o problema é que isso ai se troca também viu, e o custo é elevado e se isso ai estoura é um problema maior ainda.
Não é somente isso. A gasolina tbm passa para oleo. Não ví nenhum vídeo comentando esse tópico.
A questão não é aplicar estritamente o óleo recomendado pelo manual, mas a contaminação que naturalmente ele sofre pelo combustível, que pode estar adulterado e aí se inicia a catástrofe.
Eu sempre questiono: Pra quê colocar a correia dentro do motor??? Pra quê??? A única providência que o proprietário pode tomar para evitar a destruição do motor seria a troca prematura, mas aí fica elas por elas com uma correia a seco. Então qual a vantagem???
boa noite a todos
tenham uma excelente semana
Vídeo excelente.
Tive em uma Saveiro 1999, sorte nao prejudicou nada no motor, so a tampa que proteje ela q ranco.
vc pode dizer qto tempo vc trocou a correia do alternador so creta 1.0 turbo 2022? qtos km eles duram
os mecânicos podem falar sobre esse assunto.2.000 para trocar
Porquê não usam então engrenagens, assim como nos motores de caminhões?
Bom dia. Obrigado pela explicação. Já ví pessoas perguntando isto, mas a sinceramente a resposta pareceu-me um tanto estranha ... Sendo assim, vou perguntar a quem eu confio: Há alguma forma de substituir estas correias de borracha dentadas por correias metálicas ?
Basta usar o oleo lubrificante recomendado pela montadra e não terá nenhum problema!
Não. É só seguir o Manual e não terá problema.
Tenho um Ford Ka 2021 ótimo,o problema maior é a pecinha atrás do volante
Mesmo com o óleo certo ela arrebenta antes do tempo,au é corrente ou correia seca ,banhada a oleo é buxa
Eu vi no UA-cam gostei da dicas
Acredito que um dos motivos de correia banhada a óleo arrebentar e porque diferente da corrente que é vazada o óleo promove um calço hidráulico na correria em alta rotação quando a temperatura do óleo ainda está baixa fazendo com que gere muito esforço e ela não consegue eliminar o óleo pelas laterais dela e simplesmente arrebenta
O problema nao e colocar o oleo indicado pela montadora, mas o oleo e' modificado pela interferencia do combustivel, veja , se vc colocar so alcool no carro, o oleo permanece claro, se vc colocar so gasolina o oleo escurece, isso significa que o combustivel interfere no oleo
Poxa.....foi aí que dancei.... arrebentou.... óleo....
Olá Boris gostaria de saber do senhor se pode coloca querosene de avião na gasolina comum no tanque pra limpa bico do motor,// e também a gasolina de avião que e cor azul pode mistura na gasolina comum pra limpa bico no motor do carro agradeço .
O manual GM diz: Óleo especificado Dexos1 Ger 2 ou de qualidade equivalente API-SN, ILSAC GF5 ou superior e viscosidade SAE 5W30. Então eu uso qualquer um 5W30 com a norma ILSAC GF5. Estou errado?
Como prova que o dono não usou o óleo especificado? Ou a garantia só funciona quando a revisão é feita na concessionária?
A correia dentada do UP é para 120 mil cada troca. O óleo do motor é o 5w40, porém com a especificação 508.88, um óleo mais caro que os 5w40 normais, porém é sempre bom respeitar o que diz o manual. Eu não arrisco colocar outro óleo e antecipo para 100mil a troca da correia
Além de Km ela tem validade por tempo tbm, dê uma olhada nisso pra não ter problemas.
Troque com 4,5 anos independente da kilometragem.
@@armandobeneditocoutinho3763acho que tem que trocar o que vier primeiro, kilometragem ou tempo
@@joaniciopacheco6403Falando da correia dentada, deve ser trocada pelo tempo ou kilometragem porem o tempo não deve ser maior que 4,5 anos devido ao ressecamento. O óleo se o veiculo for de uso severo, trocar a cada 6 meses. Uso severo ´por ex. usar somente no transito com muitas paradas.
Que eu saiba nenhum carro da Volks (pelo menos vendidos no BR) usa correia banhada no óleo ...
Boa tarde,foi no UA-cam Boris,há já sou inscrito.
Não comprem esses carros com correia banhado a óleo
Exatamente. Verdadeiras bombas!!!
Os caras usam óleo de 5° categoria, trocam fora do prazo e depois diz que o carro é que não presta😂
@@alexandre869
Quero ver você rir quando a bomba estourar na sua mão.
Se a pessoa for relaxada ou não pode manter o carro com o óleo recomendado porque é caro, fique longe dele mesmo.
@@alexandre869Exatamente, nem o manual abre para ler
Tenho um ka 2019 e esfarelou a correia com 80 mil, teve que comprar varias pecas e retifica, ficou +6k, descobri que colocavam 5w30, mas hoje so troco com oleo original motorcraft e segundo manual 5w20. Vamos ver quanto tempo dura rsrs
Obs: essa correia nao é facil de achar..
Sinto informar que corre o risco de quebrar novamente óleo e borracha nunca deram certo
Do meu amigo quebrou com 60 mil km só trocava óleo na Ford
@@brunomorganb A Ford usa bastante o 5W30, mas não está claro se esse é realmente o motivo da quebra.
@@danielmax3327 sim, algo que sempre achei uma imbecilidade foram as fabricantes terem colocado essa correia de borracha banhada a óleo.
A GM fez um motor mal projetado com essa correia banhada no óleo,e tá perdendo venda por isso.Não adianta por a cupa nos donos dos carro.
Perdendo venda? Kkkkkkkkkk está vendendo muito onix e até Tracker.
Eu vi aqui e gostei muito das explicações do senhor
Tenho um novo Onix,fiz duas trocas de óleo errada, coloquei o 0w20, mas não tinha a especificação dexos1 ,a dúvida é, preciso trocar a correia?,ela está com 60 mil rodados!
Meu amigo trocou a do celta e agora até assobia ao ligar eo mecânico comentou passe vela kkkkkkkl cada dia uma ideia
Meu caso num Renault é esse e trocou correia e tensor
So uma dúvida, as.montadoras costumam esoecificar ate marcas, desde que eu respeite as especificações a marca e indiferente? Estou certo disso?
Mesmo usando o óleo correto ela arrebenta, pois o projeto é ruim, e nos Estados Unidos, esses motores já foram descontinuados...
Mecânico não vai te falar e concessionária muito menos. Rodar ao extremo só urbano a troca deve ser a cada seis meses quando se roda só na estrada aí pode trocar com 10mil km
Na verdade sobre o óleo errado sim mas tem outros fatores também não somente o óleo.
E se foi feita na concessionária?
Na minha humilde opinião os motores com correia dentada banhada a óleo, além da observação de utilizar-se o óleo recomendado pelo fabricante, o mesmo deveria ser trocado entre 5 e 7mil km e as correias que ficam mergulhadas no óleo entre 40 e 60 mil km rodados. Pois o maior problema nestes motores é que o pó que se solta das correias em contato com as polias, faz com que o óleo fique contaminado e prejudicando assim todo o motor!! Resumindo: é só trocar o óleo e as correias como todo veículo que as correias ficam fora do óleo lubrificante.
Se for dessa forma não será possível comprar carro usado sem uma grande depreciação, pois não será possível verificar qual o histórico de manutenção dos proprietários anteriores.
Eu vanderlei guero saber mais
Será se sêmen danifica correia?❤🥰😘💘🌹❣️😍
Meu caro Boris é confiável comprar um carro com essa correa banhada a óleo?
Comprei um HB20 2022 piso no freio ele trepida e normal?
É muito fácil botar a culpa no dono do automóvel e tirar o c* da montadora da reta. Há inúmeros relatos nas páginas do YT de motores com manutenção rigorosamente em dia e que as correias estouraram do mesmo jeito.
O Boris está esquecendo da contaminação do óleo do motor por resíduos de combustível não queimados que se depositam junto ao lubrificante, e seria bom conviver um pouco com o chão de oficina pra entender isto.
Estes prazos de manutenção são muito longos e a troca destas correias deve ser feita em tempo menor, tipo 80.000km no máximo.
Não da pra confiar 100% em tudo que está no manual, pois, a título de exemplo, tem montadora que não indica a troca de óleo de câmbio CVT em km alguma e a gente sabe muito bem o que acontece na transmissão.
Vamos ser realistas!!!
Agora concordo em partes, a contaminação por combustível já é calculado, agora por algo estranho colocado no combustível já não é calculado, tipo combustível adulterado.
Para de ir na onda do ADG ok.
O Boris é sim um pessoa de respeito.
@@adrianamt3604
Não dê uma de inocente que você sabe que o Boris exagerou na dose do veneno.
Concordo, até porque com 80.000 km rodados, já pagou o preço de uma troca da correia, mesmo havendo a "teoria" de que irá durar muito mais, más o mal do brasileiro é economizar com o carro pra gastar com balada e cerveja.
@@marcelo4857
Exatamente. Em assembleias de condomínio acontece o mesmo: suv zero na garagem e choro copioso pra aumentar 50 reais no rateio extra.
@@emiliomurari3996 kkkkk, pois é, realidade de quem vive de vitrines...
Parabéns pelo canal
Ótimo Boris!
Nunca tive esse problema até agora.
Sim com Onix 2014
Erro meu porque não tinha trocado a correia que era recomendado a cada 40 mil km
Tenho um Siena 2006 1.0
E normal baixar o nível do líquido do radiador?
Vazamento ou junta queimada
A VW usa nos EA 211 uma correia seca. Nao ha relatos de rompimento
Eu nao entendo os críticos, sera possível que a GM iria arriscar colocar um carro para quebrar de propósito e ser alvo de inúmeras ações judiciais nos seus encalsos???
Valeu Bores, pra cima dessas PICARETAGEM.👍🇧🇷
Oleo e borracha não combina mas ,nos carros com correia banhada a oleo combina, é bom
essa fábrica começa fábrica pneus pra motos só assim os motoca não iram cair quando passar por cima do oleo
Alguém entendeu?
O grande problema é que hoje a pessoa que tem um carro desse tem que entender de carro. Se for leigo fuja, vai ter dor de cabeça.