O MITO SOBRE HIPERFOCO E VANTAGENS DO TDAH

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 209

  • @TDAHDescomplicado
    @TDAHDescomplicado  2 роки тому +29

    Se gostou do conteúdo, por favor deixe seu like, se inscreva e compartilhe o vídeo!

  • @guilhermeavila9610
    @guilhermeavila9610 2 роки тому +115

    Sobre o hiperfoco: Nem sempre ele vai ser teu amigo, há momentos em que ele vai ser bem inconveniente e te impedir de focar naquilo que você deveria fazer. Ex: Estudo para concurso e estava de cabeça baixa, no final da tarde, vendo Direito Administrativo, quando me veio um questionamento na mente e fui fazer uma breve pesquisa - pelo menos eu achei que seria breve - sobre um assunto que gosto. Resultado? Uma coisa levou à outra e fiquei hiperfocado naquilo até às 3h da manhã, fiz um pré-projeto de algo que não posso concretizar no momento e vai ficar guardado na gaveta por muito tempo! Não fiz o que precisava fazer, então depois vem a cobrança e a ansiedade.

    • @noseosbullys718
      @noseosbullys718 Рік тому +4

      Exatamente isso

    • @iurgueneribeiro8169
      @iurgueneribeiro8169 Рік тому +3

      Exatamente assim 2

    • @jessicarayanne2025
      @jessicarayanne2025 Рік тому +6

      Já desisti de estudar pra concurso

    • @Fernanda-sr9zl
      @Fernanda-sr9zl Рік тому +3

      Pois é! Eu já perdi voo estando no aeroporto (conexão) por estar hiperfocada numa leitura kkkk. Tô rindo agora, foi péssimo.

    • @guilhermeavila9610
      @guilhermeavila9610 Рік тому +1

      @@Fernanda-sr9zl Poisé! Kkkkkkk
      A gente ri depois, mas na hora só passa raiva, mesmo.
      Por isso acho importante não romantizar isso.

  • @renatogomes2398
    @renatogomes2398 2 роки тому +34

    Cansa essa romantização do TDAH...um monte de gente querendo ter TDAH e achando legal...é horrível ter TDAH especialmente quando vc foi diagnosticado com 33 anos de idade depois de ser usuário, abandonado a escola, desenvolvido transtorno de ansiedade e outras coisas que eu poderia ficar dias citando. Pior ainda é ouvir psicanalista falando que TDAH não existe e citando livro do Reich como referência. Sou psicólogo também e fico feliz por ver vc fazendo um trabalho tão sério. Somos o que somos APESAR do TDAH e não POR CAUSA do TDAH.

    • @ClaudioSilva-fi4tm
      @ClaudioSilva-fi4tm Рік тому +1

      Discordo: muitas pessoas não querem ter o problema, mas entender para se tratar e ter uma vida com mais qualidade.

    • @psikellyl.kariri7742
      @psikellyl.kariri7742 Рік тому +1

      Estou na mesma situação. Também sou psi e fui diagnosticada tarde. Não é fácil.

  • @cintiacruz1758
    @cintiacruz1758 2 роки тому +71

    Extremamente lúcido, pé no chão..nada de romantizar.. é uma batalha.. parabéns Yuri, pela sua perseverança em trazer esses vídeos tão úteis!

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  2 роки тому +6

      Muito obrigado! Se gostou, por favor considere compartilhar o vídeo!

  • @VanessaSilva-wp5qn
    @VanessaSilva-wp5qn 2 роки тому +42

    Mesmo quando encontramos algo que amamos, que nos produz hiper foco, ainda é difícil lidar com as demandas.

  • @edilanedidi2476
    @edilanedidi2476 2 роки тому +37

    Conheci uma pessoa que tem tdah, e usou o hiperfoco dele pra aprender tudo sobre a profissão dele, hoje ele é um excelente professor, pra ele isso foi super positivo

    • @felipesoares9148
      @felipesoares9148 2 роки тому +2

      to no começo da minha profissão, mas já estou nesse caminho

    • @stylelife3891
      @stylelife3891 2 роки тому +3

      Quando você tem tdah é focar em algo e difícil a pessoa não almejar aquilo o foco é tão grande que eles esquece o mundo

    • @renatamendes8906
      @renatamendes8906 Рік тому +1

      Pergunte a uma pessoa com TDAH sobre como foi o trajeto de SUA CARREIRA DE SUCESSO. Te garanto que muitas das ideias terminaram no planejamento 😅 não foram pra frente.

  • @thiagodossantossousa1834
    @thiagodossantossousa1834 Рік тому +4

    Sou policial Concursado aqui em MG, equipe tática , 4º lugar em 6 mil candidatos. Estudei em 2 meses o que outros estudaram anos. Consegui vaga em uma universidade federal para medicina Veterinária em 4º lugar também . Até ouvi que não tenho TDAH por ser Concursado e ter alcançado tais coisas (que nem faço com 1/10 de perfeição) . Só Deus sabe como eu estudei dentro de um buraco embaixo da escada onde eu morava, usava protetores auriculares e um abafador por cima ainda, parecia um bicho socialmente falando . Minha esposa sofreu muito a ponto de quase perder meu casamento, eu não lembro sequer de cumprimentar ela, ou mesmo dar um beijo em minha filha (bebê na época), conquistei algumas posições privilegiadas a um custo altíssimo, pois minha esposa tem trauma dessa época.....
    Tenho sonho de fazer medicina, e a PM era pra ser um degrau, onde teria escala boa e leis que me beneficiam para fazer o curso, bem como alguns colegas que fazem, e, lá se vão 8 anos de procrastinacoes das mais diversas e criativas para me trazer aqui, cheio de arrependimentos, depressão, ansiedade, culpa e comiseração...
    Fiz testes e mostrou QI acima da média. E digo : de que merda vale isso? Preferia ter um QI abaixo da média e ser esforçado!
    Até hoje convivo com essa m*rda. Já tomei desde Venvanse até Modafinila e descobri que não passam de muletas. É uma grande d*sgraca isso tudo. Eu espero que os mimimi que ficam aí dizendo "ain, eu quero esse TDAH pra conseguir boas notas" entendam o que ele expôs com total clareza. Parabéns e "continuamos a nadar"

  • @rodrigomgsys
    @rodrigomgsys Рік тому +8

    Eu não sabia o que era o TDAH e meu psiquiatra suspeitou que eu tinha por acaso em uma reclamação minha no final na consulta.
    O hiperfoco sempre me veio para concluir uma tarefa que eu tinha 10 dias pra fazer e acabava fazendo nos últimos dias (muitas vezes no último mesmo), virando noite pra conseguir entregar.
    Depois do diagnóstico, minha mente abriu, e o medicamento me transformou em outra pessoa, o trabalho tem fluído de uma jeito que nunca foi!
    PS: E olha que eu sou uma das poucas pessoas que conseguiu trabalhar com o que gosta.

  • @vivianigrisolia8423
    @vivianigrisolia8423 2 роки тому +6

    💯 por cento, certo!!!
    Aos 64anos estou penando pra me ajudar 😌
    Quase uma vida toda, me achando a pior das pessoas.

  • @alessandrokaiser1088
    @alessandrokaiser1088 2 роки тому +22

    Sério eu completamente viciado em entreetenimento.Amo olhar futebol, amo jogar vídeo game, Gta, Fifa, Bully, Deus da Guerra, ficava horas perdido nisso, tive que vender meu vídeo game por que não produzia.Ai migrei para animes e desenhos, minha outra paixão, ficava 10 horas olhando Draggon Bal, ficava horas olhando Naruto.O Detalhe é que eu odiava estudar, sério odiava matemática, física, quimíca, biologia, gostava só um pouco de história, geografia e sociologia.Mas odiava ter que ler textos.Não sabia nada de português, advérbio, objeto direto, objeto indireto, pleonasmo, cacofonia, aposto, vocativo, adjunto adnominal, adjunto adverbial.Rodei 2 anos na Escola e era para ter rodado mais, os professores me passaram por pena.Sério me formei com 19 anos colando num EJA da vida.E sempre odei estudar, sempre ia parar em Nárnia.E mesmo assim eu acreditava no hiperfoco, cogitei fazer curso de desenho, design de animação, sou péssimo em desenhar, cogitei em fazer um curso de desenvolvedor de games, mas sou melhor como cliente.ehehehehehh.Tudo mudou depois que eu comecei a tomar o Venvanse, Velho a minha atenção foi de zero para 100 em minutos.Até o que eu não gostava eu conseguia entender.Pela primeira consegui entender física, acertei umas questões algo tão fácil.Pela primeira vez consegui entender português, algo que tinha imensa dificuldade, com regrinhas.Sério eu consigo asssistir uma aula de Engenharia e entender tudo, eu consigo assistir aulas de medicina, e desde cirugia geral, que eu odeio, até psiquiatria que eu amo, eu tenho foco nos dois igualmente.Até no direito, sério, Se eu for ver Direito Empresárial, que eu odeio, se eu tiver com o Venvanse eu consigo entender.O que existe para o TDAH é o tratamento.

    • @ArtemLignum.com_
      @ArtemLignum.com_ Рік тому

      Me desculpe a pergunta... quanto você paga nesse remédios que você citou? Procurei aqui por curiosidade e achei bem carinho

  • @janainateixeirademoraes2637
    @janainateixeirademoraes2637 2 роки тому +11

    Sinal clássico de lesão do lobo frontal... ( Essa frase me faz chorar, acho que só agora tive noção da palavra transtorno)
    O mais triste é que a Ritalina é só uma muletinha e morro de medo do que está na bula, sendo que o tratamento psicológico é importantíssimo simmmm. Porém onde encontrar profissionais capacitados que façam diferença, e como conseguir paga-los se encontrarmos?
    E tem simmmm níveis de TDAH, igual no autismo, tem uns piores que os outros.
    O conforto é ter o diagnóstico como eu tive aos 48 anos, é libertador,por causa dos julgamentos, mas não muda nada quanto a dura realidade de um TDAH.

  • @gabisilva9719
    @gabisilva9719 Рік тому +3

    Certíssima sua análise , a frase que mais ouvi na vida é: " nossa você é tão inteligente, mas não se dedica". Não vejo vantagem em ter TDAH, mas as pessoas acham que temos "super poder" mas na verdade não, temos que nos esforçar muito para fazer atividades corriqueiras.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  Рік тому

      Desse jeito!!! Nossa história de vida, né.

    • @Fernanda-sr9zl
      @Fernanda-sr9zl Рік тому

      Atividades corriqueiras.... me causam uma sensação de sobrecarga enorme!!!! Mas persistir é a norma

  • @brunaackles76
    @brunaackles76 2 роки тому +23

    Eu não sei onde está esse hiperfoco, pq eu não consigo focar em absolutamente NADA. Mesmo sendo algo que eu gosto, começo super empolgada e SEMPRE desisto. Decidi estudar pra concurso e nem mesmo a minha atual situação estando horrível, mesmo minha mãe precisando da minha ajuda, financeiramente falando, eu não consigo ter forças para focar nos estudos, sem falar na parte que esqueço tudo muito rápido... Minha vida está um inferno.

    • @izabelfarizeli1614
      @izabelfarizeli1614 2 роки тому +2

      Eu tbm sou assim! 😭😭

    • @GanhadoresdeLoteria
      @GanhadoresdeLoteria 2 роки тому +4

      E tem esse agravante, além de não conseguirmos focar, ou foca mt em algo que não é o que precisa, tb esqueço mt rápido tudo que aprendo, msm aprendendo com facilidade algumas coisas...
      É mt louco tudo isso.
      Não é apenas baixa dopamina e noradrenalina, nosso cérebro é mt desconexo...
      Parecemos alienígenas

    • @denilsonsantos6684
      @denilsonsantos6684 Рік тому

      Vc sabe escrever bem e coloca pontos, vírgula nas palavras vc e inteligente mas não vê isso que e boa em português

    • @marlipaiva2407
      @marlipaiva2407 Рік тому

      Hiperfoco temporário, logo passa

    • @brunaackles76
      @brunaackles76 Рік тому +2

      @@denilsonsantos6684 Obrigada, Desnilson!🥰🫶🏼 Realmente pra algumas coisas eu até sou boa, mas meu maior problema é que procrastino demais, as coisas perdem a graça muito rápido pra mim, esqueço demais, tanto que vivo anotando as coisas, colocando alarmes no celular etc. Algumas pessoas dizem que com a medicação isso melhora um pouco, estou esperando uma consulta com um psicólogo ser marcada, sus demora um "pouquinho."😅

  • @marcosommersantos9249
    @marcosommersantos9249 Рік тому +1

    Ola Yuri, conheci o teu canal agora, parabéns! Muito esclarecedor! Cheguei bem aos 57, considero-me um vencedor. A palavra chave é perseverança!

  • @lanzs2
    @lanzs2 2 роки тому

    05:39 isso foi um choque de realidade

  • @jbmattos
    @jbmattos 2 роки тому +35

    Eu tinha que estar trabalhando e não consigo me desligar de ver esses vídeos do youtube, depois tenho que fazer tudo correndo para entregar o trabalho. rsrs

    • @lima.costa.jq1
      @lima.costa.jq1 2 роки тому +2

      Boa

    • @karendias9208
      @karendias9208 2 роки тому +2

      🤣 e sempre assim, que inferno. Eu escuto ao vídeos enquanto faço outras coisas que não exijam foco, como arrumar a casa kkk

  • @janainateixeirademoraes2637
    @janainateixeirademoraes2637 2 роки тому +9

    Você está totalmente certo, minha geração anos 70 e 80 nunca soube sequer que tinha TDAH, eram apenas pessoas "estranhas", muitos terminaram sozinhos, tidos como esquisitos.
    Acredito que uma geração TDAH direcionada, acompanhada, tratada pode sim se desenvolver bem apesar do TDAH, mas muitos não querem, não aceitam tratamento.
    Tem que direcionar desde criança.
    Eu não vejo muita esperança pra mim, nem a ritalina fez muito efeito.
    Passo as dias pensando no que eu poderia ter feito e não consigo viver o hoje.

  • @jaqfon
    @jaqfon Рік тому +1

    Ter consciência das nossas limitações, nos ajuda a manter o controle da situação.

  • @lucianoso28
    @lucianoso28 2 роки тому +8

    Eu tenho 22 anos, vivo hoje sem remédio e vencer as dificuldades desse transtorno não é fácil mas não é impossível.
    A maior dificuldade que eu tive foi com relação ao amadurecimento pessoal.
    Tentando lidar com as coisas da vida, como se fosse uma pessoal comum.
    Dentro da minha realidade as estratégias devem ser diferentes, entender que o problema é real e começar a lidar com o transtorno em vez de ficar dando desculpas foi muito difícil pra mim !
    Estou começando a vencer aos poucos, seu conteúdo tem ajudado bastante!
    Obrigado pelo trabalho!
    Que Deus continue te prosperando!

  • @renatamendes8906
    @renatamendes8906 Рік тому +1

    Eu nado, mas o início da atividade é complicado, pois tenho dificuldades para me concentrar. São tantos pensamentos na cabeça que me esqueço de respirar. Eu tenho que tentar várias vezes até que eu consiga a concentração certa para manter as braçadas. O hiperfoco não aparece de instantâneo. É um esforço contínuo.

  • @carlosalbertodantas1075
    @carlosalbertodantas1075 2 роки тому +30

    Esse assunto é muito subjetivo. Grande parte da comunidade científica que estuda o TDAH não está literalmente dentro do transtorno como nós que vivemos com ele. O cenário ideal seria um portador do TDAH, que estude o transtorno e tente entender melhor essas Características específicas. Esse cenário até existe mas eu ainda acho que são poucas fontes e profissionais da área medica.
    Então, na minha opinião( de portador do tdah ), o hiperfoco ajuda muitos e é extremamente essencial na escolha da carreira profissional e outras áreas da vida. Eu por Ex: Se tentar me meter em um assunto onde eu não costumo ter hiperfoco, as chances de sucesso já são menores a partir do início. Digo isso por experiência própria.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  2 роки тому +17

      Este é o ponto, nós como TDAHs acabamos muito dependentes do tal hiperfoco pra ter chances de decolar na vida em alguma área.
      Um neurotípico conseguiria se adaptar mais facilmente a um emprego menos empolgante ou interessante. Já nós tendemos a ter mais dificuldade na mesma situação.
      Você vê vantagens nisso?
      No fundo… devemos usar nossa própria genialidade pessoal, até para encontrar maneiras e descobrir ferramentas que melhorem nosso dia a dia. Infelizmente nem todo TDAH terá a oportunidade de trabalhar com o que ama.
      Estar em contato com o que amamos é essencial pra vencer.

    • @carlosalbertodantas1075
      @carlosalbertodantas1075 2 роки тому +11

      @@TDAHDescomplicado A vantagem que eu vejo ( falo por mim ) é a facilidade de aprender e se dedicar melhor nas habilidades onde temos o tal do Hiperfoco. Na minha visão, é um passo a frente dos neurotipicos.
      E Concordo com vc, não tenho orgulho em ter mil dificuldades, enquanto um neurotipico consegue de maneira "mais fácil", digamos assim.
      Mais é isso - é Biológico - temos que aceitar, e conviver com um transtorno. Podemos tentar melhorar e evoluir.
      No geral, quando um tdah é bom num assunto, ele está sempre um passo a frente dos outros. O problema é que muitos se sabotam e acham que não tem capacidade evolução.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  2 роки тому +2

      @@carlosalbertodantas1075 é isso… aprendemos a vencer na vida, na raça.

    • @luk1n738
      @luk1n738 2 роки тому +5

      @@carlosalbertodantas1075 Eu discordo levemente um pouco de você. Meu hiperfoco, por exemplo, é cíclico. Tem meses que eu estou querendo entender sobre pangeia, dinossauros, anfíbios. Outros meses eu busco entender sobre antropologia. Porém, estou quase formado em economia e trabalho em controladoria. E meu "hiperfoco" naquelas coisas aleatórias me dão prazer mas me ATRAPALHAM MUITO. Além disso, se eu fosse utilizar hiperfoco como vocacional, eu teria que mudar de área à cada trimestre kkkkkk

    • @Fernanda-sr9zl
      @Fernanda-sr9zl Рік тому

      Gente, hiperfoco gera autossabotagem, inevitavelmente. Se for hiperfoco na realização de projetos de vida.

  • @analuciaazevedodacosta8671
    @analuciaazevedodacosta8671 5 місяців тому

    Eu tenho 58 anos e só agora eu descobri que tenho TDHA não fui diagnosticada mas ouvindo algumas palestra do Dr Backley e assistindo a esse vídeo reconheço em mim tds as características do TDHA. É horrível nunca consegui chegar a lugar nenhum.

  • @jaqfon
    @jaqfon Рік тому

    A minha genialidade vem de muita dedicação e esforco.

  • @mateusferreirasilva2960
    @mateusferreirasilva2960 Рік тому +2

    Eu tenho TDAH e já passei por muitas coisas, sou esse cara que sempre chamaram de inteligente mas...
    Eu faço engenharia elétrica na UFPR e vou começar tratamento com medicação agora, já passei por muitas coisas de ter cargo alto em multinacionais por exemplo. Há um tempo atrás e até hoje faço atividade física porque eu sei que é bom para meu problema e oque posso dizer é que é muito difícil ser uma pessoa Com um bom emprego, adquirir conhecimento, mas é possível!
    No meu caso eu tenho que estudar em uma biblioteca sem o celular e oque eu almejo na vida pelo modo que sou é ler todos os livros, ser um cara com muito conhecimento da base da engenharia e me tornar um grande profissional eu gosto de estudar e esse é meu objetivo. Que se foda o TDAH eu vou ser o engenheiro com mais conhecimento base de onde for trabalhar.

  • @The12345nikolas
    @The12345nikolas 2 роки тому +3

    Cara eu fui diagnosticado com TDAH de espectro desatento, inclusive na época que eu estava sendo diagnosticado eu estava trabalhando na área de construção civil, e peguei um serviço por empreita um dia antes da entrega da óbra, eu cheguei as 17h horas da tarde e só terminei o serviço as 18h do dia seguinte, a óbra havia sido entrege as 13h da tarde, fiquei 25h no trabalho, uma pessoa que consegue regular seu foco levaria em muito menos tempo pra realizar o serviço.
    A sensação de tristeza era enorme, quando eu fui diagnosticado, foi uma sensação de alívio. Ainda não tomo remédio, mas eu não sei se o medicamento regula algum tipo de percepção do tempo, estou procurando metodos como cronômetro e temporizador pra me dar mais noção de como o tempo está passando.

  • @reginaldofarias1739
    @reginaldofarias1739 Рік тому

    É verdade, sofremos muito em vista disto.😢

  • @marciabrito5552
    @marciabrito5552 2 роки тому +2

    A coisa que mais ouvia era o nossa ela é tão inteligente tem tanto potencial mas… parecia que as minhas qualidades eram um desperdício em mim por causa do mas. Sentia-me muito pressionada e frustrada, porque pelos vistos eu tinha que cumprir com as expectativas das pessoas e elas não entendiam.

  • @claudiaregina7060
    @claudiaregina7060 2 роки тому +3

    Hj eu sou promotora de merchandising ... amo meu trabalho por incrível que pareça . Minha rotina no trabalho se encaixa exatamente com o tdah . E hobby hj eu fotógrafo porém os ruidos externos me atrapalhar muito . E me deixa anciosa. Parabéns estou descobrindo que eu faço parte de uma galera o que antes eu não tinha. Abraço

  • @danielarantes207
    @danielarantes207 Рік тому

    Eu tenho, e tem dias que meu deus quero fazer nada e fico muito desanimado com as coisas, e a dificuldade de me expressar eu acho que é uma das piores coisas
    Vendo seus videos ja uma ajudada pelo menos.
    Obrigado.

  • @mob505
    @mob505 4 місяці тому +1

    Cara, hiperfoco sempre me atrapalhou. Esses dias eu estava com o hiperfoco no Cristiano Ronaldo e isso nem é zueria😢. Muito difícil me concentrar em algo necessário, para exemplificar, meu coração acelera só de pensar que preciso sentar na cadeira e estudar

  • @maxfischerdj4607
    @maxfischerdj4607 2 роки тому +3

    Nunca consigo ter mais do que 5 min de foco na hora de estudar. tenho 44 anos e até hoje não tenho um emprego digno apesar das oportunidades pois nunca consegui aproveita-las como uma pessoa normal.

  • @rangel3l1
    @rangel3l1 Рік тому

    Eu sempre tive todos os sintomas de TDAH, nunca reparei que eu possuia hiperfoco. Mas depois de ver os sintomas com clareza eu percebo que eu possuo todos os sintomas.

  • @felipesoares9148
    @felipesoares9148 2 роки тому +3

    Eu consegui, hiperfoco é uma ferramente que uso o tempo todo, TDAH já me atrapalhou muito, mas da maneira que trabalho hoje, aprendi a usar isso a meu favor!

  • @franpovroznik664
    @franpovroznik664 8 місяців тому

    Verdades é o que precisamos ouvir

  • @antonioestender1027
    @antonioestender1027 2 роки тому +1

    Ter TDAH não é fácil, é preciso de muita luta para se superar.

  • @paulas2889
    @paulas2889 Рік тому

    Um dos melhores vídeos do canal! Direto e objetivo!

  • @erondedeus1194
    @erondedeus1194 Рік тому

    Yuri, ainda estou procurando entender, mas me identifico bastante com a sua abordagem sobre o TDAH, já assisti outros videos seus sobre o assunto, este aqui é ótimo, você realmente está me convencendo que eu possa ser um portador de TDAH desde criança. Paz e bem.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  Рік тому +1

      Fique tranquilo!!! Continue investigando, procure um psiquiatra ou neurologista. O
      Psicólogo também pode ajudar no processo!

  • @juliapaula9156
    @juliapaula9156 Рік тому

    O TDAH não é um presente, não há vantagens! Grata por esse vídeo.

  • @lumaolimo5893
    @lumaolimo5893 Рік тому

    Amo esse canal me ajuda bastante

  • @Alan-pn9nv
    @Alan-pn9nv 2 роки тому +8

    Não tenho TDAH mas gosto dos seus vídeos, acho interessante aprender sobre esses transtornos.

    • @lindamaria7695
      @lindamaria7695 2 роки тому +4

      Deus te abençoe sempre, infinitamente! Fico felicíssima em saber que você não é um TDAH, e se interessar pelo assunto... Porque na grande maioria, somos muito mal interpretados, sendo nós TDAH, pessoas quase fora do comum, de tanto que somos compreensivos com tudo é com todos.
      Sem falar no coração que temos.
      Parece que Deus mora no coração do TDAH🥰🥰🥰

  • @brunomeurer9274
    @brunomeurer9274 Рік тому

    Cheguei a chorar vendo o vídeo.
    Desde pequeno percebo algo de diferente. Na escola pediram aos meus pais p me levarem ao psiquiatra, e ele me receitou ritalina. Desde pequeno, comecei a perceber que tenho uma capacidade de entendimento e percepção do mundo muito maior do que a maioria das pessoas.
    Mas em contrapartida, preciso me esforçar 5, 10x mais para EXECUTAR as tarefas mais básicas do meu dia. Fico completamente perdido e pulando de uma coisa a outra, achando ser mais importante (e agora percebo que é sempre o que me parece mais interessante, desafiador).
    As pessoas romantizam muito, e eu costumava fazer isso também pra me sentir melhor. Mas agora com seus vídeos venho abrindo meus olhos para o fato de que preciso urgentemente buscar tratamento e lidar diretamente com os sintomas. Valeu!

  • @alvarogabrielmelodeoliveir5087
    @alvarogabrielmelodeoliveir5087 2 роки тому +2

    Ainda não fiz o teste, preciso ver com um psicólogo, estudava 7 idiomas ao mesmo tempo, porquê não conseguia me concentrar apenas em um, a maioria dos sintomas tenho quase todos em certa medida, a minha maior dificuldade e procrastinar pelo esforço mental, de fazer coisas que não gosto.

  • @vitorfernandoschwade8306
    @vitorfernandoschwade8306 Рік тому

    o hiperfoco por exemplo do meu pai em trabalhar fez com que ele fizesse coisas que ninguem faria pra ter o imperio que ele tem hoje, mas pra isso ele tbm sacrificou a minha criação e a boa relação com a minha mãe.

  • @etssx6683
    @etssx6683 2 роки тому

    Cara, tenho 31 anos e comecei a correr atrás agora. Espero que não seja tarde.
    Obrigado pelos vídeos.

  • @marciagontijio4516
    @marciagontijio4516 7 місяців тому

    Muito bem explicado! Concordo!

  • @सफलता_स्रोत
    @सफलता_स्रोत 2 роки тому

    Eu sou feliz por ter nascido com tdah e agradeço muito a Deus por isso, pôs nasci entre o tdah e a mitomania, então nascer com tdah foi um presente de Deus.

  • @mateusferreirasilva2960
    @mateusferreirasilva2960 Рік тому

    Sensacional esse vídeo, parabéns!!!

  • @JonathaTeixeira_Jow
    @JonathaTeixeira_Jow 2 роки тому +1

    Eu não sou diagnosticado, mas vou procurar ajuda, porque desde ontem tenho lido sobre o assunto e tenho me reconhecido em muita coisa. Da procrastinação para fazer tarefas que sei que demorarão, a ficar horas a fio fazendo alguma que me interessa. Ou mesmo da dificuldade de passar de uma tarefa pra outra, porque levo bastante tempo pra conseguir pegar o ritmo (quando ficam me passando demandas diferentes no mesmo dia, não consigo fazer nenhuma delas com eficiência, isso se eu conseguir fazer alguma coisa)... Fora a facilidade que entro em modo "pensamento" e não ouço o que estão falando a minha volta. De repente me chamam e n faço ideia do que falavam... Como é comum que eu pare de fazer a tarefa no computador, mas continuo fazendo em minha mente. Fora a relação da minha esposa, que sempre está discutindo comigo porque, quando um segundo que ela para de falar comigo, é como se meu cérebro precisasse de algo pra focar, aí eu vou mexer no celular... As chances de eu ter TDAH me parecem bem altas agora.

  • @fabianacasagrande6342
    @fabianacasagrande6342 Рік тому

    Cara que conteúdo incrível. Obrigada por desmistificar o nosso dia a dia!

  • @sarmento_oproprio8134
    @sarmento_oproprio8134 2 роки тому

    Explicação MUITO clara, realista, sem sensacionalismo, sem ser "marqueteira", como muitos vídeos que vemos por aí!!
    Muito bom mesmo!!!

  • @aldaferraz2857
    @aldaferraz2857 2 роки тому

    Muito bom, depois d meio século com hiper foco só agora estou acordada,grata vou em busca d conhecimento

  • @patriciagalvao1529
    @patriciagalvao1529 2 роки тому +24

    No meu caso, não tem genialidade nenhuma. Desempregada, nunca consegui conquistar nada na vida, esse transtorno maldito que não me leva a lugar nenhum. Só fracasso. E quem não tem condições financeiras para tto, mais ferrado ainda.

    • @antoniocarlos5232
      @antoniocarlos5232 2 роки тому +1

      Realmente é muito difícil lidar com TDAH, mas não desanime e use as técnicas que o Yuri dá, e tem outros que dão dicas ótimas. Siga em frente e boa sorte

    • @taniamarasilvabenfica6507
      @taniamarasilvabenfica6507 2 роки тому +1

      Fé e força! Não desanime.

    • @marilzagn3542
      @marilzagn3542 2 роки тому +1

      Não desanime, jovem! Espero que persista nessa batalha! Boa sorte!

    • @patriciagalvao1529
      @patriciagalvao1529 2 роки тому

      @GGG GGG é assim mesmo. Temos que ser realistas e torcer pra conseguir um tto digno com bons profissionais que nos oriente da forma correta. Obrigada. Sucesso pra nós!!!

    • @danimatos2054
      @danimatos2054 2 роки тому +1

      É difícil mesmo, tomara que você encontre um caminho bom pra você.

  • @Rony_life_style
    @Rony_life_style 2 роки тому +2

    Faço uso da ritalina, meu neurologista e psicóloga fizeram o tratamento. Embora me sinto que as vezes estou tão focado em algo que não consigo parar de fazer para poder ir para outra coisa, realmente você disse tudo. Preciso até entrar em contato com meu neurologista para se ainda vou continuar fazendo o uso da ritalina.

    • @lucilenebarbosa898
      @lucilenebarbosa898 2 роки тому

      Meu filho faz uso de ritalina, ele tem 10 anos .Ele gosta muito de desmontar objetos e brincar com as peças. As vezes fica horas brincando com as partes das peças.

  • @polianateixeira819
    @polianateixeira819 2 роки тому +1

    Parabéns pelo conteúdo! Muito importante não romantizar o TDAH. Só quem tem sabe os dilemas e as dificuldades.

  • @beatrizmartinez7259
    @beatrizmartinez7259 8 місяців тому

    O que mais me atrapalha profissionalmente é o hiperfoco. Mtas vezes o gatilho pro hiperfoco é a pressão do prazo curto e eu acabo me demorando mil vezes mais pq tô fazendo e curtindo, experimentando jeitos novos de fazer algo simples. Isso me causa um sofrimento absurdo e é mto prejudicial pra como as pessoas me veem profissionalmente.

  • @veracristinaoli
    @veracristinaoli 2 роки тому +1

    O que você falou sobre a dificuldade que o TDAH encontra no campo do trabalho. Mas veja, no meu caso, quando encontrei o que gosto, em que eu sou chefe de mim mesma, minha vida mudou. Acredito que não é tanto nós nós adaptarmos ao mundo do trabalho, querendo se fazer de neurotípicos, aquelas pessoas ditas "normais", é o mundo do trabalho acolhendo essas diferenças, no tanto que dá. A criatividade, espontaneidade, originalidade, serão consequências desse fluxo.

  • @marcosvrosellli
    @marcosvrosellli 2 роки тому

    Estou em processo de diagnóstico, mas já apresento fortes indícios de ter TDA. De fato eu mistificava, mas vendo este vídeo e refletindo um pouco, de fato é muito mais propício o hiperfoco agir em coisas que não sejam úteis, pois o entretenimento tem justamente o objetivo de nos viciar, ou seja, estimular nossa dopamina e nos prender em um hiperfoco, já um conhecimento profissional pode nos estimular, mas não tem por essência este objetivo.

  • @casaltdahh
    @casaltdahh 2 роки тому +3

    Yuri do céu !!! obrigado por quebrar esse des serviço das pessoas

  • @russo2558
    @russo2558 2 роки тому +1

    Num fui no psicólogo para saber de tengo TDAH más posso dizer que o hiperfoco me trouxe coisas boas y coisas ruins treino futebol freestyle mas ficava tão hiperfocado por horas y horas sem dar descanso pra meu corpo que acabei acabando meu joelho hj faz uns 10 meses que num treino y nem consigo manter a consistência na recuperação do joelho 😪!
    Mas vai da tudo certo tenho que fé que vou mudar tudo isso e realizar meus sonhos !

  • @iurgueneribeiro8169
    @iurgueneribeiro8169 Рік тому

    Perfeito esse vídeo !

  • @ubinelsoncintraqueiroz5368
    @ubinelsoncintraqueiroz5368 2 роки тому +6

    Acredito que o caminho seja controlar o TDH com as ferramentas disponíveis, mas canalizar as paixões do TDH, pois se joga 10 horas de video games é so descobri qual seria o outro estimulo a outra "paixao".
    Eu gosto de história e consigo fica 5hs estudabdo.
    Porém tenho dificuldades nas materia q nao gosto.

  • @bigodesax6666
    @bigodesax6666 2 місяці тому

    Eu fiquei hipercodado em tdah, agora eu sei muitoooo kkk, graças aos seus vídeos também.
    Eu pesquiso muito, mas odeio estudar kkk mas sobre o tdah eu caio dentro

  • @thebillzard
    @thebillzard 2 роки тому

    Meu caso: fixação com alguns assuntos do trabalho, enquanto o resto da demanda fica a desejar... ou então não conseguir se relacionar com outras pessoas porque não geram o mesmo prazer que aquela atividade em específico... É triste.

  • @roneygoncalves1796
    @roneygoncalves1796 2 роки тому

    Sou seu fã.

  • @idareckelberg5332
    @idareckelberg5332 2 роки тому

    Estou aprendendo agora com 67 anos e estou começando me entender e sempre me achei diferente

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante7278 Рік тому

    Não sei se tenho TDAH mas tenho problema no processamento auditivo central o que me acarreta muitas características do TDAH mas estou fazendo uma avaliação neuropsicologica para me conhecer melhor.

  • @Elis-kg5kn
    @Elis-kg5kn 2 роки тому

    Obrigada pelo vídeo. Foi muito esclarecedor.

  • @tallesmuniz9847
    @tallesmuniz9847 2 роки тому

    Excelente ponto de vista. Parabéns!!! 👏👏👏

  • @marilzagn3542
    @marilzagn3542 2 роки тому

    Ótimo vídeo, Yuri! Parabéns!! Minha luta é pelo meu filho.

  • @carlianeferreira7863
    @carlianeferreira7863 2 роки тому

    Obrigada por compartilhar tantas informações!

  • @Fernanda-sr9zl
    @Fernanda-sr9zl Рік тому

    Hiperfoco pode ser muito muito prejudicial. Pode implicar em autossabotagem dos projetos de vida... uma lentificação absurda. meu caso. No momento atual, aos 34, meio que só consigo realizar 1 grande projeto de cada vez, no máximo 2. Por exemplo, recentemente consegui realizar o "morar sozinha", que tem dado muito certo. Só quero saber disso e de ler o que gosto/trabalhar/estudar. Não quero colocar energia em me relacionar amorosamente (faz 3 anos) e forjar família (embora quero muito ter filhos)... E no cotidiano causar impacto negativo, eu, por exemplo, já perdi a conexão de um voo pois, em pleno aeroporto, estava lendo um livro e esqueci que estava num aeroporto aguardando um segundo voo para chegar ao meu destino. Surreal. Aconteceu quando eu tinha 28 anos, e ainda não tinha diagnóstico nem tomava medicamento. Não tinha consultado psiquiatra, nem terapeuta, nem nada. Hoje tomo ritalina, mas quero buscar terapias para resolver a autossabotagem não relacionada com funções executivas diárias (disso eu me considero quase curada, quero dizer, com boa resposta). Enfim, esse tal hiperfoco continua sendo uma impossibilidade/incapacidade de auto-organização , planejamento e direcionamento para o necessário a ser feito, se for múltiplo (como acaba sendo neste mundo atual)

  • @lisboagarage3300
    @lisboagarage3300 2 роки тому

    Tem um grande problema que é definir preoridades ser desorganizado e quando surge algo que dá um certo gosto trabalhar é como comprar um brinquedo novo ao início achamos graça mas depois perde-se o interesse.

  • @viniciusluz680
    @viniciusluz680 2 роки тому +1

    Adorei o canal, começei a ver dois vídeos, e não terminei nenhum, vou focar nesse q me interessou muito. E depois maratonar o acervo pra me entender melhor, e ter mais qualidade de vida.
    Ps. Quanto ao estudo (mencionado em outro vídeo), o Ensino Médio foi difícil, mas nem perto do desafio monstruoso da graduação, que por várias vezes quase desisti mas consegui concluir. Já a Pós.... 😕

  • @fabir.l.9799
    @fabir.l.9799 2 роки тому

    Obrigada, querido.
    Vc e o Dr me ajudaram muito.

  • @analuizaaraujo2137
    @analuizaaraujo2137 2 роки тому

    Muito desmotivador. A Dra. Ana Beatriz Barbosa fala das vantagens do TDHA. Adorei o vídeo dela.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  2 роки тому +3

      Não existem vantagens no transtorno. A vantagem está na pessoa em conseguir se superar. Você não precisa de motivação, precisa entender a realidade. Do contrário estará se enganando.

    • @joaquimferreira2308
      @joaquimferreira2308 2 роки тому

      Sr. Doutor, tenho TOC diagnosticado do tipo " verificador compulsivo". Tenho necessidade de verificar muitas vezes a mesma coisa para ver se está bem, o que me faz ser lento em todas as minhas ações. Também creio ter TDA( sem hiperatividade) associado porque procrastino muito e quando leio ou tenho de aprender algo novo, normalmente, não retenho a informação ou se retiver, fica tudo muito fragmentado na minha mente. As consequências são desastrosas para a minha vida pessoal. Tenho 54 anos, desempregado há 5. Tenho tido propostas de trabalho mas recuso porque entro em pânico pelo facto de não me sentir capaz devido às dificuldades extraordinárias acima mencionadas. Tenho até medo mórbido de ser humilhado e passar grande vergonha diante de novos colegas de trabalho por ser diferente. Penso que seria despedido logo no primeiro dia. Nesses 5 anos tive uma experiência de trabalho numa empresa e ao fim de dia e meio disseram-me que tinha de ir embora. Fiquei com um trauma enorme e agora só tenho medo. Provavelmente, sou uma pessoa muito burra e sem competências para nada e tenho de aceitar esta triste realidade.

  • @StephanieEden
    @StephanieEden 2 роки тому

    Obrigada por esse vídeo 🥹🥹🥹

  • @vitorfernandoschwade8306
    @vitorfernandoschwade8306 Рік тому

    o hiperfoco deixa a gnt viciado em coisas com muita dopamina e prazer, acaba que não conseguimos aproveitar coisas pequenas, é muito triste

  • @FilipeMarty
    @FilipeMarty 2 роки тому

    Na minha experiência é um tipo diferente do cerebro funcionar onde na verdade o que nao falta é atencao, mas o problema é direcionar ela, mas eu acho muito util quando saio na rua por exemplo e meu foco esta em tudo que esta no meu campo de visao, sobre o hiperfoco é questao de canalisar, colocar uma coisa apos a outra na rotina, ate que as tarefas chatas se tornem prazerosas e vc hiperfoque nela uma a uma, por isso acho que tdah é uma vantagem sim mas tem que canalisar todo esse excesso

  • @lily-alves
    @lily-alves Рік тому +1

    2:42 Isso é verdade. Eu estou sofrendo muito no momento porque meu hiperfoco está me prejudicando, pois não consigo me concentrar em tarefas importantes, assim não consigo realizá-las e as que consigo são bem precarizadas. Tanto que estou assistindo esse video para tentar encontrar um modo de ter um maior controle sobre o hiperfoco, o que me parece quase impossível.

  • @wellrwellr
    @wellrwellr 2 роки тому +1

    Eu descobri nesse ano de 2022 aos 33 anos passei por vários empregos sempre frustado e depressivo e com uma fadiga fora do normal hoje entendo que é por conta do tdah

  • @pauloalberto4488
    @pauloalberto4488 Рік тому

    Agora como adulto está mais difícil que antes ....

  • @MarcelinoSandroni
    @MarcelinoSandroni Рік тому

    Considero o hiper foco o unico beneficio no TDAH, assuntos que realmente gostamos, temos um foco, concentracao e busca por informacao muito acima do normal, por mesmo com algo que gostamos, tendemos a trocar os caminhos neste assuntos constantemente.

  • @henrique6519
    @henrique6519 2 роки тому

    Nossa eu chorei tanto rs ❤

  • @Briellesantana
    @Briellesantana Рік тому

    e uma luta constante

  • @bigodesax6666
    @bigodesax6666 2 місяці тому

    Sou saxofonista, nao consegui ficar trabalhando de carteira assinada por miuto tempo, antes eu amava tocar saxofone mas hj em dia é uma luta, nao consigo estudar e nem aorender música nova, queria um hiperfoco nisso .. ja tive a 12 anos atrás, eu fui o mais rápido da orquestra que aprendeu a tocar, se eu continuasse estudando igual a antes, hj eu estaria longe 😢

  • @klaritavital
    @klaritavital 2 роки тому

    Quando tenho que estacionar o carro, preciso tirar a foto da rua pra saber onde deixei...

  • @pedrgloria
    @pedrgloria 2 роки тому

    Olá. Como você a utilização da 'programação neurolinguistica'/PNL para melhorar/controlar as tendências de baixa performance, desatenção, procrastinação, desistência, etc. Obrigado.

  • @harehare
    @harehare 2 роки тому

    ótimo vídeo, muito real... não sei se meu problema é TDAH, mas questões semelhantes

  • @calualoba
    @calualoba 2 роки тому +2

    Perfeito! Sempre fico indignada quando ouço que há vantagens em ter tdah. É insano pensar isso.

  • @RBS7837
    @RBS7837 2 роки тому +1

    Já tive dias de trabalhar 18h e não "perceber"

  • @सफलता_स्रोत
    @सफलता_स्रोत 2 роки тому

    Minha mãe é tdah e ela é hiperfocada em tudo, ela consegue tudo, eu herdei o tdah dela mais não tenho hiperfoco como ela. A minha opinião é que tudo tah ligado aonde o portador do tdah foi criado.

  • @efraimfreitas3198
    @efraimfreitas3198 2 роки тому

    Eu me imdentiquei com os sintomas, eu tento prestar atenção nas coisas que quero aprender mais não consigo e não consigo memorizar quase tudo ou até mesmo os poucos detalhes, e não consigo pegar os pontos mais importante de algo isso é péssimo

  • @francuasesantana7208
    @francuasesantana7208 Рік тому

    Eu vim assistir o vídeo. Toda triste pensando pq eu sou assim! Ele já fala q não tem vantagens . É pq realmente não tem !

  • @Fernanda-sr9zl
    @Fernanda-sr9zl Рік тому

    O pesquisador referenciado pode nao nomear como "hiperfoco", mas algo como hiperfoco é uma caracteristica visível em muitos portadores do transtorno. Aí deve-se levar em consideração a dificuldade de tradução também, "perseverança" ficou esquisito. Manter-se super focado em algo simplesmente porque não consegue desfocar (nem se for necessário ou mesmo nem se quiser) ou dividir a atenção acaba, no limite, sendo desatenção, e é ruim porque retira autonomia do sujeito, simples assim.

  • @gabrielventura5658
    @gabrielventura5658 2 роки тому +6

    TDAH me deixou tão na merda que estou vendo esse vídeo de uma clínica de reabilitação hahaha.

  • @marcosa.moraes3454
    @marcosa.moraes3454 2 роки тому +3

    Eu tenho TDAH e falo por experiência que não existe vantagens, quem tem sofre a vida inteira, inclusive tem uma dificuldade enorme de conseguir emprego e se manter nele. O TDAH só é bom para atores, pintores, para a grande maioria das outras profissões o TDAH esta fadado a mediocridade.

    • @TDAHDescomplicado
      @TDAHDescomplicado  2 роки тому

      Exato. Há uma romantização do transtorno.

    • @Fernanda-sr9zl
      @Fernanda-sr9zl Рік тому +1

      Existem níveis de TDAH, amigo. Há pessoas com o transtorno que trabalham em profissões intelectuais. Não é a maioria, mas existem, e são pessoas - também - com TDAH. Mas que possuem outros mecanismos neuropsicológicos e conseguiram reverter alguns aspectos. Eu diria que toda pessoa que se encaixa no que eu disse em algum momento bem específico (do qual se lembra) virou a chave.
      Há pessoas com TDAH que conseguem compensar e se mantêm no mesmo emprego a vida toda... eu conheço mais de 1.

  • @vyzard27
    @vyzard27 Рік тому

    No meu caso, meu hiperfoco me atrapalha muito...

  • @danielfernandes2060
    @danielfernandes2060 7 місяців тому

    Droga, não consegui prestar atenção no vídeo por conta daquela Liz atrás, parecia que tava fazendo a parede desaparecer

  • @User-skibidi-c9h
    @User-skibidi-c9h 2 роки тому

    Tô preocupada! O psiquiatra do meu filho de 9 anos que tem TDah , disse que o TDah não tem hiper foco , não consegue focar em nada !😱😱😱meu Deus ! Como pode ?

  • @isaacsan1328
    @isaacsan1328 2 роки тому

    Eu ja fiquei jogando das 18h até 9h da manhã sem parar 😔