NOTA 10 !!!! O famigerado 2N3055 é fantástico. NÃO SEI O PORQUE DE PARALISAREM A FABRICAÇÃO. Ele deve estar beirando os 50 anos e continua sendo o que existe de melhor. Sua aula foi demais !!! Gostei muito ! Parabéns !!!
Como consumidores somos enganados desde automóveis à alfinetes. Baterias recarregáveis falsificadas e de baixa capacidade são uma epidemia em Pindorama. Belo alerta Eloy! Abçs.
Como podemos escapar dessa doença da falsificação. Tudo ou quase tudo é falsificado. Será que se observarmos o preço, produtos muito baratos, dá pra desconfiar. Aqui é tudo no famigerado paraguaizinho. Dificilmente se compra algo confiável. A gente sofre com isso. Falsificação não é crime??.
A falsificação, também chamada de contrafacão, cópia criminosa, é tratada de modo diferente em cada país. Percebam que apesar da operação de compra ocorrer no Brasil, a coisa vem do exterior , onde nossa legislação não alcança. Esse é um dos problemas da globalização. O certo seria cada país ter sua indústria. Mas no Brasil isso acabou... indústria brasileira só consegue fazer sabonete hj
Eu aprendi no canal do Luiz Coelho que medir com capacimetro, pois os transistores falsos apresenta baixa capacitancia entre as junções, tem um equipamento chines que mede tensão de isolamento dos transistores o dy294, que mede outros parametros tbm, ainda estou aprendendo usar.
Boa tarde, muito bom seu vídeo, aliais vídeos, tudo show de bola. Acredito que hoje é muito difícil quem já não comprou componentes falsos como citado 2N3055, já tive esta amarga experiência. Recentemente " tentei " comprar LM35, sensor de temperatura na china, quando veio impecável, serigrafia a laser tudo 100%, até na hora do uso, quando fiz um teste simples era tudo transistor pnp, vai saber lá o que era.... Mas é o que temos pra hoje e graças a iniciativas como a sua eu que sou um simples hobbista fico mais esperto..kkkk
Joinha 1.689.456 ! Muito bom tio Eloy ! Nos anos 90 comprei alguns por R$1,00 originais em uma loja que estava loteando alguns componentes. Me arrependo de não ter comprado todo o lote. Naquela época não tinhamos os problemas de hoje e também não tinha como prever. Tempos anteriores ao celular e internet. Forte abraço !
Rsrrssr, valeu Edson! Que pechincha! Mas como saber o que aconteceria depois! imagino que esse modelo específico seja bem usado nos equipamento de recupera. Abcs.
Parabéns pelo video! Há um tempo atrás queimei dois 2N3055 em um circuito que estava desenvolvendo. Inicialmente após a queima do primeiro fiquei confuso sem entender o que havia acontecido pois a corrente à qual havia sido submetido era considerada baixa para ele... Efetuei a substituição por outro idêntico adquirido na mesma compra, porém o submeti a uma corrente menor ainda, mas ao aumentar gradativamente a corrente nova queima! Troquei por um 2N5068 para testes e tudo bem... Chegado o momento de submeter o circuito à correntes mais altas retornei para outro 2N3055, nova queima.... Após assistir seu video o mistério foi esclarecido, abri o transistor e para minha surpresa uma pastilha de 2x2mm, idêntica à mostrada no vídeo. Desconhecia até então a comercialização de semicondutores falsificados, pois foram adquiridos de lojas conceituadas.
Obrigado! Sim, infelizmente essa é uma realidade triste que temos já há algum tempo. Temos que tomar o máximo de cuidado e mesmo assim corremos riscos.
Gostei muito do vídeo e das dicas para verificar se o transistor é original ou não, o método de comparar o ganho do transistor com o datasheet achei muito prático. Infelizmente a falsificação de componentes é uma prática que nos causa muitos prejuízos e transtornos, além da perda de tempo que nos causa quando utilizamos estes componentes falsificados acreditando que são originais. Desde os anos 90 isso acontece e na época já tive experiências desagradáveis com transistores de potência, CI' s STR, STK, e CI's amplificadores de potência falsificados. Atualmente a falsificação está ainda pior e em muito maior escala principalmente devido as vendas online de componentes. Espero que algum dia isso mude com alguma fiscalização ou controle de qualidade de componentes eletrônicos disponibilizados para a venda.
Olá. Nos transístores de potência, falsos, tenho encontrado as seguintes características: Ganho elevado, muito acima do normal, e baixa capacitância : B E e B C. e também já testei alguns com ganho dentro do normal e uma capacitância ainda mais menor...Os falsificadores estão sempre a actualizar as suas falsificações😁😁 Muito difícil de encontrar material original. Já desperdicei algum dinheiro. Hoje em dia há muitos vigários no ramo de componentes... Abraço.
Boa tarde mestre Eloy, mais uma valiosa dica. Na maioria das vezes, esse é o barato que sai caro ! Isso é bastante encontrado nos componentes das placas de lavadoras.
Muito obrigado pelo vídeo e principalmente pela indicação de fornecedor de componentes! Já acessei o site e liguei pra eles, vou fazer meu primeiro pedido lá em breve!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência do dia-a-dia! A situação é pior quando se trata de IGBT. Nunca consegui comprar um que fosse original. Agora só faço conserto em caso de eu ter a possibilidade de retirar de sucata. Já levei bastante prejuízo.
Imagino, já que IGBTs em geral são caros e muito usados ultimamente, por isso muito visados pelos falsificadores. Sucatas com certeza terão bons componentes.
Olá! Realmente a medição do hfe de um transistor de potencia é crucial para identificar se ele é falso ou não, eu também costumo medir a capacitância entre Base e Emissor e comparar com o Datasheet, nem sempre essa informação da capacitância esta presente em alguns fabricantes mas se tenho um original eu comparo as medidas. Ótimo vídeo, parabéns! Um abraço!
Parabéns pelo vídeo professor. Já peguei esse danado pirata tamb Peguei esses dias aq na loja de componentes um IGBT em curto. Agora quando vou comprar lá já levo o meu multímetro e vejo se não está em curto Heheeh
O vídeo diz apenas que, se não houver produção de semicondutores no país, você depende da honestidade dos vendedores. Por razões óbvias, os fabricantes não têm interesse em comprar para amadores de um fabricante de fora do país - eles concordam em enviar em vagões, mas não em pequenos lotes. Este é um problema mundial uma vez que há uma transição para outra base de elemento e os transistores discretos de designs antigos ocupam muito espaço, consomem muitos materiais e não atendem aos requisitos modernos. Resta apenas procurar os usados dos equipamentos desativados, e não os novos - já que a fabricação de novos não custará um centavo agora. E os fabricantes de falsificações não se limitam a isso.
Parabéns parcero falou tudo .......somos enganados..sempre ...pork????? acho eu ki não tem no Brasil algum órgão de fiscalização .....nee ....cansei di arumar aparelhos com peças usadas ...porém ORIJINAIS ... estes não voltarão mais .....mas os ditos horiginais não prestarão .....só dor de cabeça ......infelizmente só aki no Brasil...
Olá Celio, das vezes que comprei não tive problemas, todos originais e bons. Até porque em alguns casos eles têm o mesmo produto de marcas (fabricantes) diferentes e você pode até escolher a marca. Mas como comentei, ninguém está isento de ter problemas com algum determinado componente, pois são centenas de fornecedores de muitas marcas diferentes.
Olá. Parabéns e obrigado por compartilhar. o Luiz Coelho PWT usa uma técnica de medir capacitância da pastilha. Tais testes podem se complementar, visto que sao nao invasivos e nao destrutivos.
Monte um circuito que meça a corrente vs Temperatura. Com a referência de um Original pode se chegar a um melhor resultado. Daria um ótimo vídeo. Obrigado e parabéns.
Um tempo atrás eu pequei uns kit TDA 7297 de 2x15W, pra montar umas caixinhas de PC, uma das peças tinha ate solda nas pernas, indicando que era peça reciclada, o outro estava limpo, montei os 2 e o resultado foi que o reciclado tocou muito mais som, o outro com cara de novo provavelmente era falso! nem dava pra reclamar paguei menos de R$30 nos 2 kits.
Há um aparelho no aliexpress, que gera uma alta tensão, e pelo display você consegue ver em qual tensão o isolamento é rompido. Como se fosse um megometro mas para teste de IGBT mosfet, bjt, diodo, led, capacitores eletrolítico, varisores, etc. É uma ótima forma de achar componentes falsificados.
Muito bom, é uma boa base pra teste tal como o aparelhinho DY294 também o faz, verificando a tensão limite dos transistores e Mosfets! Falsificação é mato e o melhor é essa do preço, muito barato, com certeza, é porcaria! Não conhecia essa marca desse original!
Testar o ganho / hFE é uma referência importante, mas observe que no datasheet a faixa de ganho estava especificada para 4A (e 10A), enquanto que os testadores operam com 5~10 mA apenas. Ou seja, muito fora da faixa e pode não dar um resultado correto. Se não tiver um setup de teste até serve, mas se tiver uma fonte de bancada, seria melhor fazer um setup de teste que colocasse uma corrente conhecida na base (inicialmente 10 mA, depois 100 mA) e medisse a corrente pelo coletor (com a corrente fonte limitada a 3~5A, tensão em aberto de 10~20V). Daí sim, calcular hFE = Ic / Ib já dentro da faixa de corrente esperada. Claro que dá mais trabalho, então só “vale a pena” testar assim se houver SUSPEITA de problemas, ou para verificar um LOTE maior de compras. Abs.
A diferença no hfe é mínima, o datasheet mostra a medida feita em alta corrente, mas essa faixa também é verdadeira em baixas correntes, tanto que são usadas nos cálculos de polarização de transistores com pequenos sinais. Se medir o ganho em 4A ele estará nessa faixa e se medir com 10mA também, com pequenas diferenças. É um método empírico e vale sempre quanto há uma referência para comparação. Neste caso funcionou perfeitamente, já que os transistores bons apresentaram valor na faixa do datasheet e os falsificados muito acima, mesmo com qualquer imprecisão.
@@Electrolab-Eletronica , tem certeza de que a Corrente de Coletor (IC) não interfere muito no ganho (hFE) do transistor? Pois no Datasheet do 2N3055 da Onsemi diz que o hFE mínimo com IC de 4A é de *20* , já com IC de 10A esse hFE mínimo cai para *5* . É uma diferença bem grande! Já em outros transistores, como o TIP42, por exemplo, eles testam com IC de 30mA (hFE de *30* ) e com IC de 3A (hFE de *15* ). Note que o ganho em baixas correntes sobe e muito. Eu só não sei se estou interpretando corretamente os Datasheets, por isso meu questionamento, para corrigir minha interpretação caso esteja equivocada.
Montei muitos conversores de potência na Telebrás, que usava centenas desses transistores em paralelo. 10.000 amperes. Ficava dias ficando eles no dissipador e depois soldando. Imagina se fossem falsificados. Que trabalho perdido seria. Eram todos Toshiba. Muito confiáveis. Esses e os 109T2. Tempos bons aqueles. Um abraço.
Olá meu amigo ✌✌ Rapaiz, isso é um caso sério. Eu tive esse problema com o Tip35c. Hfe variava de 120 a 170. Completamente fora do datasheet. Qndo abri ele, Gzuis. A pastilha era menor que essa que vc mostrou. 28 transistor nao suportava 15A. Kkkkkkkkkkk. Parabéns pelo vídeo 👍 Abraço ✌
Obrigado! Sim, os TIPs desse porte também foram bem falsificados. Tive sorte ao comprar alguns pares TIP35 e TIP36, para um projeto de amplificador aqui no canal, felizmente todos ok! Abcs.
@@Electrolab-Eletronica Eu não entendo como eles fazem isso, pois o encapsulamento é mais caro do que o transistor, lá em 80 já tinha esse problemas com outros , hoje tá quase tudo com problemas, os BD 139,,,,,,,eu estou testando na loja na cara do dono, kkkk, levo aquele medidor que mede desde resistores até IGFET, meço o transistor original da RCA e comparo com os valores do transistor novo, mas o certo é a plotagem , tem muitos esquemas nas revistas antigas, nova eletronica, Antenna,,,,,hoje mesmo estou consertando um transceptor px , e os 2sc na final e mudando para vfet, mesmo assim é arriscado , é integrado que falha ,,,,,,,
Sim, a situação é complicadas mesmo, difícil agora é encontrar bons fornecedores. Na prática eles pegam um transistor já pronto e mais barato com o mesmo tipo de encapsulamento e remarcam ele com códigos de modelos mais caros, daí o lucro fácil.
@@Electrolab-Eletronica Ora , por exemplo, compro 10 componentes para testar e usar , se o produto não presta eu vou procurar outro fornecedor, pois deixo de comprar 1000 ou mais, o lucro rápido e a fama de que o fornecedor que não tem componentes de qualidade , já derruba o lucro fácil, em 1985 eu comprei uns 74ls90 pra montar um frequencimetro , ora de 100 , 30 estavam ruins , mudei de fornecedor e no final o "esperto" fechou as portas , o lucro foi pro o ralo !
Boa tarde. Ótima aula, infelizmente conseguir comprar componentes originais está cada dia mais difícil, seja aqui no brasil ou em qq outro lugar. Mas gostaria de saber onde vc encontrou o original, foi na Mouser?
Nem sempre falsificados, mas algumas vezes refugo da própria fábrica, lotes que não passaram pelo controle de qualidade e são reintroduzidos no mercado como peças de reposição,... agora, tem sim os grototescamente falsificados, que até visualmente dá pra perceber,... e os "genéricos", ou seja componentes "paralelos", fabricados com boas especificações.
Verdade Sergio, bem lembrado! Esses de "refugo" eram muito comuns por aqui nas décadas de 80 e 90, diziam que o que estava abaixo do limite no teste de qualidade era destinado aos países de terceiro mundo, por um preço menor. Já reclamávamos disso na época, mas os falsificados na ocasião eram raros. Hoje temos de tudo!
É meus caro ate na área de alimentos há falsificações o q é um absurdo, qnt mais em peças e tudo mais, o mundo é fake mesmo infelizmente, valeu Eloi pelo otima dica, um forte abraço.
Comecei agora a aprender eletrônica por hobby. Um amigo me passou um projeto de amplificador classe A que gostei e comecei a juntar os componentes. Agora nao encontro os malditos mj11015 e mj11016... tá brabo...
Olá Jairo, esses não são muito comuns, duplos P de alta corrente, tente pesquisar por estes modelos: SH8JB5TB1, SH8JC5TB1, PJL9811_R2_00001, SP8J5TB, PJL9809_R2_00001 e TSM4925DCS RLG. Encontrei na Mouser.
Amigo isso se tornou um problema, tenho um amigo aqui em Niteroi que vive de manutenção em aparelhos e já teve muito problemas com aparelho voltando na garantia pois o componente queima em pouco tempo. Eu tinha um 2n3055 aqui da toshiba original, ele estava guardado a cerca de 25 anos e usei ele a cerca de 3 anos em uma fonte de bancada de um amigo, tá funcionando até hoje. Tenho alguns MJ15003 da mesma época guardadinhos aqui comigo.
*Esse vídeo é muito importante.* Ja comprei ci’s falsificados. Comprei o lm311 e veio com serigrafia lm311 só que só funciona na configuração do lm358. Descobri pelo site turco de 9 anos atrás.
Fazem uns anos comprei um par de ds18b20 em um site da china. Nunca consegui fazer funcionar (ele não comunicava com o controlador, apenas aquecia). Um tempo depois, pesquisando na internet encontrei um fórum estrangeiro falando que haviam alguns transistores de baixa potência sendo vendidos como se fossem o ds18b20 (já que o invólucro é o famoso TO92)...
De fato, tentei comprar o 2SD882 em vários lugares, desde nas lojas físicas de componentes eletrônicos até no ML, mas aos invés de serem npn todos eram pnp, quem falsificou não se preocupou nem na polaridade, tá complicado.
Ja comprei muitos Circuito integrado falso soldei na placa quando passei alcool isopropilico sumiu as letras😂 ( Eloy poderia me indicar um resistor smd mais proximo do valor 3R3 estou precisando mais nao encontro o proprio 3r3 tenho algumas placa sucata ) Obrigadooo Ja deixei o like 👏😄
Olá Rafael, tratando-se de resistores, não é recomendável alterar seu valor pois pode influenciar o funcionamento do circuito na maioria dos casos. Os valores comerciais próximos seriam 2R7 e 3R9, mas no Mercado Livre tem o SMD de 3R3, veja aqui: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3050320994-50x-resistor-3r3-0603-5-smd-08x16mm-_JM#position=9&search_layout=grid&type=item&tracking_id=b23b32f5-c45b-4d52-a328-adf452fd4439
Infelizmente no nosso país o protecionismo e o sistema tributário torna o acesso a fornecedores de qualidade muito caro, especialmente pra quem é hobista... O mais próximo que temos de algo acessível é a lcsc, mesmo assim o frete não costuma ser barato
Tem uns testadores de componentes que são uteis pra ter uma "noção" tipo o que eu costumo fazer é testar varias peças no lote e ver se da muita variação nos parâmetros, tipo ganho, capacitância de junção, capacitância de porta...
Obrigado Aramis! De fato é uma troca, em função da construção física do transistor, sendo um transistor de alta potência, por conseguinte de alta corrente e dissipação, não é possível obter alto ganho. De forma mais técnica, a geometria de um transistor é responsável por seu ganho. Para ter alto ganho o ideal é que apenas a menor parte dos portadores de carga saia pela base, com a maioria deles caindo na região de depleção b-c e depois indo para o coletor. Para conseguir isto, essa geometria é mais facilmente feita em pequenos transistores que em transistores de potência, onde as regiões precisam ser fisicamente maiores para lidar com a alta corrente.
Boa. noite, estou aprendendo muito, gostaria de uma informação, estourou dois transistor em minha máquina de solda, estou querendo comprar mais estou em dúvida. O que está escrito no meu é 40n60 npfd - sl7l96h, encontrei vários com 40n60npfd mas o restante não bate, dizem que é registro de fábrica pode me ajudar. Obrigado.
Boa noite Antonio! O importante é ter o mesmo código 40n60npfd, o restante em geral é referente à lote de fabricação e outros detalhes! Esse transistor é um IGBT de potência.
Isto a gente faz para pessoas que realmente estão atentas e dão um retorno, não adianta ter um canal e por um monte de publicações e pedir comentário mas não responder nenhum, diferente do que você fez, dar atenção. Continue assim que tem tudo para crescer. Im grande abraço e que Deus te abençoe.
boa noite, tem o teste tambem de ver a capacitancia do transistor entre base e emissor, tendo um original e comparar , quanto maior a pastilha maior a capacitancia, e se gruda no ima, tinha muita fe na loja de blumenau sc , devolvi duas compras transistor recentemente nao passou no teste, teria como vc passar o nome desse fornecedor que vc comprou o 2n3055 originais, sou fa do teus video , abraço
Obrigado Benjamim! Sim, o teste de capacitância também é um bom indicativo para testar os falsificados. Comprei esses há tempos, alguns trouxe lá de fora da Skycraft USA.
E complicado, essa semana tive um grande problema com isso. Comprei um driver de motor (A3952SEB). A pinagem completamente diferente do datasheet, acabou danificando ainda mais minha placa em conserto. Abraço Eloy.
Então, para se resguardar basta pedir pro vendedor responder qual o ganho dele medindo da forma como você fez. Daí já dá pra pedir reembolso caso chegue transistores alterados.
Existem alguns, mesmo assim não há 100% de garantia, pois mesmo esses podem ter um ou outro componente que vieram de fornecedores menores e podem dar problemas. Por isso a recomendação de escolher lojas de renome, para minimizar o risco.
Рік тому
@@Electrolab-Eletronica É a mesma coisa com pilhas recarregáveis.
Valeu Eloy! O homem dos osciloscópios de 5Ghz. Faço downgrade nas minhas placas-mãe pra 80% do clock ou menos. É que gosto de apreciar a paisagem e o calor me incomada :O)
Rsrsrs, Valeu Mendes! Bons tempos, pena que o osciloscópio era da empresa e não esteja aqui no Electrolab! Boa prática, nesse verão senegales o melhor é fazer downgrade mesmo! Stay cool my friend! Abcs!
Parabéns pelo vídeo, mas teria algum explicando sobre o seu funcionamento. Tentei criar uma gig para testar um MJ2955 / PNP, mas não tive muito sucesso!
Na década de 90 já pegava transistores falsificados, mas agora a coisa ta feia, tem reparos que prefiro por peça de sucata que é original do que por componentente falsificado, foi o caso de uma tv de plasma que peguei a poucos dias, com transistor novo funcionava alguns segundos e prendia fogo nele, coloquei um original de fábrica e funcionou perfeito.
sugiro pegar todos estes transistores falsificado e fazer uma placa solar , eu já fiz a muitos anos atrás funciona bem só que tem que corta esta tampa encima dele já que dentro e o que enteresa que e o silício.
Boa tarde professor e amigos. Dia desses procurava cápsula para repor em microfone de marca Santo Ângelo e apareceu um microfone Shure com o preço na metade do original. Pra bom entendedor... Abraço a todos.
Mas tem um tr tip 35 npn eo pnp 36 , silício substitui bem o metálico. As letras são muito bem gravadas a fundo só presta atenção. Eu usu e não tive problema fica a dica..
O tip36 se for totalmente liso na parte traseira é falso, o original tem um desenho com algumas formas quadradas na parte metálica traseira. Já penei muito com eles, e está cada vez mais difícil conseguir o original.
Componente críticos eu sempre compro na mouser. E caro pq tem o imposto, mas a qualidade e a garantia nenhum fornecedor supera eles. Eu tenho no meu canal um Review que fiz quando comprei deles... Agora componente discreto do dia a dia ou e aqui no Br ou Aliexpress
Já comprei BC que veio com coletor e emissor invertidos... Qdo tinha a farnell no Brasil a gente tinha como comprar com qualidade... Eletrolítico sempre nos -20% da tolerância, terminal de ferro banhado a cobre... É complicado...
@@Electrolab-Eletronica já comprei na mouser e digikey mas era 40 dólares só de transporte fora os impostos sobre tudo. O senhor conhece alguma opção menos cara confiável?
Complicado indicar, pois nem sempre temos garantia que todos os componentes serão bons em todos os pedidos, mas lá fora tenho usado a UTSource, ainda sem problemas com eles. Aqui no Brasil, a Proesi.
Esses dias eu pedi componentes pra reparo de um pequeno amplificador e vieram todos falsificados, TIP35 e 36, BD139 e 140. Fui obrigado a recorrer a componentes usados, retirados de outras placas.
Me trouxeram uma mesinha de som e logo na entrada tem um SMD queimado (a tensão de 12VDC passa primeiro por um diôdo e depois por ele).A referencia na placa é U5 e a peça tem apenas um 0 no seu corpo. Saberia do que se trata? E, o que eu poderia ta pondo no lugar?! Obrigado. Não encontrei o esquema...
Olá Flavio, não é possível saber com essa informações, a letra U normalmente se refere a um circuito integrado, mas pelo que descreve parece que não é, já que tem apenas um 0 gravado em cima. Tente pesquisar pela imagem dele, se tiver o formato similar ao de um resistor ou capacitor SMD, pode ser um fusível.
Boa tarde meu querido. De fato, com a ajuda de outros colegas acabei descobrindo... E você está certíssimo! Rsss É mesmo um fusível. Rsss Forte abraço e maaaaais uma vez, muitíssimo obrigado pela sua atenção e dedicação para com os seus escritos/seguidores.🤝
Bom dia , exatamente desses 2n3055 q comprei fake ! Fui arrumar um amplificador e comprei 16 pçs e para minha surpresa , prejuízo de mais de 100 reais.
NOTA 10 !!!!
O famigerado 2N3055 é fantástico.
NÃO SEI O PORQUE DE PARALISAREM A FABRICAÇÃO.
Ele deve estar beirando os 50 anos e continua sendo o que existe de melhor.
Sua aula foi demais !!!
Gostei muito !
Parabéns !!!
Obrigado Carlos!
Como consumidores somos enganados desde automóveis à alfinetes. Baterias recarregáveis falsificadas e de baixa capacidade são uma epidemia em Pindorama. Belo alerta Eloy! Abçs.
Obrigado Álvaro! É a triste verdade, só a informação pode ajudar a combater essas pragas, que infelizmente assolam por aí! Abcs!
Estão falsificando até urubu
Como podemos escapar dessa doença da falsificação. Tudo ou quase tudo é falsificado. Será que se observarmos o preço, produtos muito baratos, dá pra desconfiar. Aqui é tudo no famigerado paraguaizinho. Dificilmente se compra algo confiável. A gente sofre com isso. Falsificação não é crime??.
Sim é crime, mas de difícil fiscalização e solução. O preço muito baixo com certeza é um indicador de problema.
A falsificação, também chamada de contrafacão, cópia criminosa, é tratada de modo diferente em cada país. Percebam que apesar da operação de compra ocorrer no Brasil, a coisa vem do exterior , onde nossa legislação não alcança. Esse é um dos problemas da globalização. O certo seria cada país ter sua indústria. Mas no Brasil isso acabou... indústria brasileira só consegue fazer sabonete hj
Parabéns pela pronúncia correta de transistor.
Obrigado Fernando!
excelente vídeo Eloy , prova que realmente devemos ter cuidado na ora de comprar componentes de marcas desconhecidas ou duvidosas. parabens.
Obrigado Gil!!
Eu aprendi no canal do Luiz Coelho que medir com capacimetro, pois os transistores falsos apresenta baixa capacitancia entre as junções, tem um equipamento chines que mede tensão de isolamento dos transistores o dy294, que mede outros parametros tbm, ainda estou aprendendo usar.
O teste de capacitância também é uma boa forma de avaliar o transistor se é falso ou não.
Boa tarde, muito bom seu vídeo, aliais vídeos, tudo show de bola.
Acredito que hoje é muito difícil quem já não comprou componentes falsos como citado 2N3055, já tive esta amarga experiência. Recentemente " tentei " comprar LM35, sensor de temperatura na china, quando veio impecável, serigrafia a laser tudo 100%, até na hora do uso, quando fiz um teste simples era tudo transistor pnp, vai saber lá o que era.... Mas é o que temos pra hoje e graças a iniciativas como a sua eu que sou um simples hobbista fico mais esperto..kkkk
Valeu Sidney! Sim, triste realidade que temos hoje. Mais seguro, quando possível, seria remover componentes de placas sucata.
SEUS VÍDEOS ESTÃO A CADA DIA MELHOR, PARABÉNS PROFESSOR.
Obrigado!
Ótimo e muito bem explicado o conteúdo que encontro aqui. Parabéns, grande abraço desde Seul, Tito
Obrigado Tito! Seja sempre bem-vindo!
Joinha 1.689.456 ! Muito bom tio Eloy ! Nos anos 90 comprei alguns por R$1,00 originais em uma loja que estava loteando alguns componentes. Me arrependo de não ter comprado todo o lote. Naquela época não tinhamos os problemas de hoje e também não tinha como prever. Tempos anteriores ao celular e internet. Forte abraço !
Rsrrssr, valeu Edson! Que pechincha! Mas como saber o que aconteceria depois! imagino que esse modelo específico seja bem usado nos equipamento de recupera. Abcs.
É muito comum nos aparelhos da Quásar.
Parabéns pelo video! Há um tempo atrás queimei dois 2N3055 em um circuito que estava desenvolvendo. Inicialmente após a queima do primeiro fiquei confuso sem entender o que havia acontecido pois a corrente à qual havia sido submetido era considerada baixa para ele... Efetuei a substituição por outro idêntico adquirido na mesma compra, porém o submeti a uma corrente menor ainda, mas ao aumentar gradativamente a corrente nova queima! Troquei por um 2N5068 para testes e tudo bem... Chegado o momento de submeter o circuito à correntes mais altas retornei para outro 2N3055, nova queima.... Após assistir seu video o mistério foi esclarecido, abri o transistor e para minha surpresa uma pastilha de 2x2mm, idêntica à mostrada no vídeo. Desconhecia até então a comercialização de semicondutores falsificados, pois foram adquiridos de lojas conceituadas.
Obrigado! Sim, infelizmente essa é uma realidade triste que temos já há algum tempo. Temos que tomar o máximo de cuidado e mesmo assim corremos riscos.
Parabéns pelo vídeo, muito útil e o que nós técnicos chamavam de macetes, são técnicas de controle de qualidade qualidade de componentes....
Obrigado Francisco!
Excelente explicação. Gratidão.🙏
Obrigado Ademir!
Gostei muito do vídeo e das dicas para verificar se o transistor é original ou não, o método de comparar o ganho do transistor com o datasheet achei muito prático. Infelizmente a falsificação de componentes é uma prática que nos causa muitos prejuízos e transtornos, além da perda de tempo que nos causa quando utilizamos estes componentes falsificados acreditando que são originais. Desde os anos 90 isso acontece e na época já tive experiências desagradáveis com transistores de potência, CI' s STR, STK, e CI's amplificadores de potência falsificados. Atualmente a falsificação está ainda pior e em muito maior escala principalmente devido as vendas online de componentes. Espero que algum dia isso mude com alguma fiscalização ou controle de qualidade de componentes eletrônicos disponibilizados para a venda.
É verdade Eduardo! Triste realidade e nós que dependemos de componentes confiáveis ficamos reféns dessa situação.
Ai, ia, ai... comprei um STK_416-130 e, pelo visto, a chance é enorme de ser falsificado.
Aprendi e aprendo muito com seus vídeos. Estou agradecendo em todos os que assisti. Enriquece o conhecimento. Deus o abencoe pela bondade.
Obrigado Felipe! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Olá.
Nos transístores de potência, falsos, tenho encontrado as seguintes características: Ganho elevado, muito acima do normal, e baixa capacitância : B E e B C. e também já testei alguns com ganho dentro do normal e uma capacitância ainda mais menor...Os falsificadores estão sempre a actualizar as suas falsificações😁😁 Muito difícil de encontrar material original.
Já desperdicei algum dinheiro. Hoje em dia há muitos vigários no ramo de componentes...
Abraço.
Ótimas dicas! Obrigado! Abcs.
Boa tarde mestre Eloy, mais uma valiosa dica. Na maioria das vezes, esse é o barato que sai caro ! Isso é bastante encontrado nos componentes das placas de lavadoras.
Obrigado Carlos! É verdade!
Muito obrigado pelo vídeo e principalmente pela indicação de fornecedor de componentes! Já acessei o site e liguei pra eles, vou fazer meu primeiro pedido lá em breve!
Valeu Bruno!
Maravilha. Informação extremamente valiosa. Grato.
Obrigado Francisco!
👏🏻👏🏻👏🏻 muito bom seu vídeo professor! Obrigado sempre por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Obrigado Beto!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência do dia-a-dia!
A situação é pior quando se trata de IGBT. Nunca consegui comprar um que fosse original. Agora só faço conserto em caso de eu ter a possibilidade de retirar de sucata. Já levei bastante prejuízo.
Imagino, já que IGBTs em geral são caros e muito usados ultimamente, por isso muito visados pelos falsificadores. Sucatas com certeza terão bons componentes.
excelente video..parabens!! muito esclarecedor.
Obrigado Danpell!
Olá! Realmente a medição do hfe de um transistor de potencia é crucial para identificar se ele é falso ou não, eu também costumo medir a capacitância entre Base e Emissor e comparar com o Datasheet, nem sempre essa informação da capacitância esta presente em alguns fabricantes mas se tenho um original eu comparo as medidas. Ótimo vídeo, parabéns! Um abraço!
Obrigado Sidney! Abcs.
Dicas excelente, gostei 👏👏👏
Obrigado!
Dica MT boa já média ganho de trâns de potência as imagens fica MS fácil de entender gostei
Valeu Jorge!
Tem o teste da capacitância tbm que mostra o tamanho da pastilha!😊
Parabéns pelo vídeo professor.
Já peguei esse danado pirata tamb
Peguei esses dias aq na loja de componentes um IGBT em curto.
Agora quando vou comprar lá já levo o meu multímetro e vejo se não está em curto
Heheeh
Melhor coisa Emanoel! Se comprar em balcão de loja, já testa na hora. Onde eu comprei por muitos anos, o dono da loja testava quando você pedia.
O vídeo diz apenas que, se não houver produção de semicondutores no país, você depende da honestidade dos vendedores. Por razões óbvias, os fabricantes não têm interesse em comprar para amadores de um fabricante de fora do país - eles concordam em enviar em vagões, mas não em pequenos lotes. Este é um problema mundial uma vez que há uma transição para outra base de elemento e os transistores discretos de designs antigos ocupam muito espaço, consomem muitos materiais e não atendem aos requisitos modernos. Resta apenas procurar os usados dos equipamentos desativados, e não os novos - já que a fabricação de novos não custará um centavo agora. E os fabricantes de falsificações não se limitam a isso.
👏👏👏👏🎉🎉🎉
Obrigado pelas informações
Susseso e muita saúde pra vc e sua família.
Muito obrigado Afrânio!
Tmj👍👍🤝
Parabéns parcero falou tudo .......somos enganados..sempre ...pork????? acho eu ki não tem no Brasil algum órgão de fiscalização .....nee ....cansei di arumar aparelhos com peças usadas ...porém ORIJINAIS ... estes não voltarão mais .....mas os ditos horiginais não prestarão .....só dor de cabeça ......infelizmente só aki no Brasil...
Na verdade José essa praga está no mundo todo. Peças falsificadas vão para todos os países e a fiscalização realmente é falha.
Show este multímetro, legal ele, valeu por compartilhar nobre
Obrigado Marcelo!
Muito bom este multiteste. Tenho um há mais de 25 anos com marca da Radio Shack.
Dica de ouro, vídeo super esclarecedor
Obrigado Josué!
Olá professor, td bem, tem algum teste estatico ou dinâmico (fora do circuito original) para mosfets e igbts?
Olá Ceilo! Sim, há como fazer alguns testes, mas não seriam tão diretos como este para bipolares.
@@Electrolab-Eletronica ok, obrigado, outra pergunta, esse site de compra de componentes, no geral, eles são de Boa qualidade?
Olá Celio, das vezes que comprei não tive problemas, todos originais e bons. Até porque em alguns casos eles têm o mesmo produto de marcas (fabricantes) diferentes e você pode até escolher a marca. Mas como comentei, ninguém está isento de ter problemas com algum determinado componente, pois são centenas de fornecedores de muitas marcas diferentes.
Olá. Parabéns e obrigado por compartilhar.
o Luiz Coelho PWT usa uma técnica de medir capacitância da pastilha. Tais testes podem se complementar, visto que sao nao invasivos e nao destrutivos.
Obrigado Valdir! Sem dúvida, outro teste bastante útil!
Monte um circuito que meça a corrente vs
Temperatura. Com a referência de um
Original pode se chegar a um melhor resultado. Daria um ótimo vídeo.
Obrigado e parabéns.
Ótima dica Valdemar! Obrigado!
Muito bom, obrigado por compartilhar.
Obrigado Mauricio!
Como sempre sensacional 👏👏👏
Obrigado Sergio!
Como sempre seus estão de parabéns
Obrigado Nael!
Um tempo atrás eu pequei uns kit TDA 7297 de 2x15W, pra montar umas caixinhas de PC, uma das peças tinha ate solda nas pernas, indicando que era peça reciclada, o outro estava limpo, montei os 2 e o resultado foi que o reciclado tocou muito mais som, o outro com cara de novo provavelmente era falso! nem dava pra reclamar paguei menos de R$30 nos 2 kits.
Com certeza Fabio!
Parabéns pelo excelente vídeo e obrigado por compartilhar! Saudações!
Obrigado Mauro!!
Há um aparelho no aliexpress, que gera uma alta tensão, e pelo display você consegue ver em qual tensão o isolamento é rompido. Como se fosse um megometro mas para teste de IGBT mosfet, bjt, diodo, led, capacitores eletrolítico, varisores, etc. É uma ótima forma de achar componentes falsificados.
Interessante Phillipe! Pode ser mais um aliado nessa identificação dos componentes falsos.
Tenho esse aparelho e realmente vale muito apena.
Valeu pela dica professor!
Obrigado Ivan!
Excelente aula Eloy, muito bem explicado. Achei muito top seu multímetro. Qual é o modelo dele?? Abraços...
Obrigado Adalbelto! Aquele é um Micronta 22-174, da antiga Radio Shack, muito antigo, tem mais de 30 anos, Abcs.
Muito bom, é uma boa base pra teste tal como o aparelhinho DY294 também o faz, verificando a tensão limite dos transistores e Mosfets! Falsificação é mato e o melhor é essa do preço, muito barato, com certeza, é porcaria! Não conhecia essa marca desse original!
Obrigado Bruno!!
Excelente trabalho, meus parabéns!
Obrigado Paulo!
Obrigado pelas informações...
Obrigado Mac!
excelente muito obrigado!
Obrigado Luis!
Testar o ganho / hFE é uma referência importante, mas observe que no datasheet a faixa de ganho estava especificada para 4A (e 10A), enquanto que os testadores operam com 5~10 mA apenas. Ou seja, muito fora da faixa e pode não dar um resultado correto. Se não tiver um setup de teste até serve, mas se tiver uma fonte de bancada, seria melhor fazer um setup de teste que colocasse uma corrente conhecida na base (inicialmente 10 mA, depois 100 mA) e medisse a corrente pelo coletor (com a corrente fonte limitada a 3~5A, tensão em aberto de 10~20V).
Daí sim, calcular hFE = Ic / Ib já dentro da faixa de corrente esperada. Claro que dá mais trabalho, então só “vale a pena” testar assim se houver SUSPEITA de problemas, ou para verificar um LOTE maior de compras.
Abs.
A diferença no hfe é mínima, o datasheet mostra a medida feita em alta corrente, mas essa faixa também é verdadeira em baixas correntes, tanto que são usadas nos cálculos de polarização de transistores com pequenos sinais. Se medir o ganho em 4A ele estará nessa faixa e se medir com 10mA também, com pequenas diferenças. É um método empírico e vale sempre quanto há uma referência para comparação. Neste caso funcionou perfeitamente, já que os transistores bons apresentaram valor na faixa do datasheet e os falsificados muito acima, mesmo com qualquer imprecisão.
@@Electrolab-Eletronica , tem certeza de que a Corrente de Coletor (IC) não interfere muito no ganho (hFE) do transistor? Pois no Datasheet do 2N3055 da Onsemi diz que o hFE mínimo com IC de 4A é de *20* , já com IC de 10A esse hFE mínimo cai para *5* . É uma diferença bem grande!
Já em outros transistores, como o TIP42, por exemplo, eles testam com IC de 30mA (hFE de *30* ) e com IC de 3A (hFE de *15* ). Note que o ganho em baixas correntes sobe e muito.
Eu só não sei se estou interpretando corretamente os Datasheets, por isso meu questionamento, para corrigir minha interpretação caso esteja equivocada.
Anos 90 até 2000 comprei muito transistores 2n3055 da Toshiba
Com certeza originais! Ótima aquisição!
Montei muitos conversores de potência na Telebrás, que usava centenas desses transistores em paralelo. 10.000 amperes. Ficava dias ficando eles no dissipador e depois soldando. Imagina se fossem falsificados. Que trabalho perdido seria. Eram todos Toshiba. Muito confiáveis. Esses e os 109T2. Tempos bons aqueles. Um abraço.
Sem dúvida Valdir! Hoje em dia seria uma temeridade trocar qualquer um desses.
Muito boa análise!
Obrigado Alf!
Olá meu amigo ✌✌
Rapaiz, isso é um caso sério.
Eu tive esse problema com o Tip35c.
Hfe variava de 120 a 170. Completamente fora do datasheet. Qndo abri ele, Gzuis. A pastilha era menor que essa que vc mostrou. 28 transistor nao suportava 15A.
Kkkkkkkkkkk.
Parabéns pelo vídeo 👍
Abraço ✌
Obrigado! Sim, os TIPs desse porte também foram bem falsificados. Tive sorte ao comprar alguns pares TIP35 e TIP36, para um projeto de amplificador aqui no canal, felizmente todos ok! Abcs.
ola ,gostei do video , onde vende este multimetro digital marca micronta
Obrigado! Ele não é mais fabricado, era vendido lá fora na Radio Shack.
Ruptura e capacitância são fundamentais quando eu testo......com 100% de garantia do diagnóstico
Maravilha!
Curiosidade professor! Depois de aberto esses encapsulamentos ainda seria possível utilizá-los?
Sim, é possível, mas o ideal é cobrir, pois a luz afeta as junções semicondutoras.
Boa tarde, é uma boa idea, pra transistores de baixa potência, mas para potência maior só com teste de plotagem no ociloscópio.
Funciona bem com os de alta potência como os 2N3055.
@@Electrolab-Eletronica Eu não entendo como eles fazem isso, pois o encapsulamento é mais caro do que o transistor, lá em 80 já tinha esse problemas com outros , hoje tá quase tudo com problemas, os BD 139,,,,,,,eu estou testando na loja na cara do dono, kkkk, levo aquele medidor que mede desde resistores até IGFET, meço o transistor original da RCA e comparo com os valores do transistor novo, mas o certo é a plotagem , tem muitos esquemas nas revistas antigas, nova eletronica, Antenna,,,,,hoje mesmo estou consertando um transceptor px , e os 2sc na final e mudando para vfet, mesmo assim é arriscado , é integrado que falha ,,,,,,,
Sim, a situação é complicadas mesmo, difícil agora é encontrar bons fornecedores. Na prática eles pegam um transistor já pronto e mais barato com o mesmo tipo de encapsulamento e remarcam ele com códigos de modelos mais caros, daí o lucro fácil.
@@Electrolab-Eletronica Ora , por exemplo, compro 10 componentes para testar e usar , se o produto não presta eu vou procurar outro fornecedor, pois deixo de comprar 1000 ou mais, o lucro rápido e a fama de que o fornecedor que não tem componentes de qualidade , já derruba o lucro fácil, em 1985 eu comprei uns 74ls90 pra montar um frequencimetro , ora de 100 , 30 estavam ruins , mudei de fornecedor e no final o "esperto" fechou as portas , o lucro foi pro o ralo !
É verdade, a questão é que são muitos "espertos", acabamos com um e aparecem dez novos, nesse meio tempo ele já enganou centenas. Triste isso!
Boa tarde. Ótima aula, infelizmente conseguir comprar componentes originais está cada dia mais difícil, seja aqui no brasil ou em qq outro lugar. Mas gostaria de saber onde vc encontrou o original, foi na Mouser?
Bom tarde Byron! É verdade, a Mouser costuma ter originais, mas alguns destes bons que testei eu comprei numa loja nos Estados Unidos em Orlando.
Nem sempre falsificados, mas algumas vezes refugo da própria fábrica, lotes que não passaram pelo controle de qualidade e são reintroduzidos no mercado como peças de reposição,... agora, tem sim os grototescamente falsificados, que até visualmente dá pra perceber,... e os "genéricos", ou seja componentes "paralelos", fabricados com boas especificações.
Verdade Sergio, bem lembrado! Esses de "refugo" eram muito comuns por aqui nas décadas de 80 e 90, diziam que o que estava abaixo do limite no teste de qualidade era destinado aos países de terceiro mundo, por um preço menor. Já reclamávamos disso na época, mas os falsificados na ocasião eram raros. Hoje temos de tudo!
É meus caro ate na área de alimentos há falsificações o q é um absurdo, qnt mais em peças e tudo mais, o mundo é fake mesmo infelizmente, valeu Eloi pelo otima dica, um forte abraço.
Sem dúvida Marcio! Obrigado!
Bom dia, por favor... faz um vídeo falando sobre o CD4538.
Muito obrigado!
Seu trabalho é muito bom parabéns!
Obrigado Ricardo! Sugestão anotada!
Bom dia...
Gostaria de saber.... Onde vc comprou esse multímetro que aparece no vídeo?
Olá Antonio, esse modelo é da antiga Radio Shack, comprei lá fora, não existe mais.
Show!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Comecei agora a aprender eletrônica por hobby. Um amigo me passou um projeto de amplificador classe A que gostei e comecei a juntar os componentes. Agora nao encontro os malditos mj11015 e mj11016... tá brabo...
Tem no mercado livre, só não se sabe se são originais.
Electrolab, poderia indicar uns mosfets duplos canal P sop8, que suportem uma corrente mínima de 6A com folga?
Obrigado pelo vídeo.
Olá Jairo, esses não são muito comuns, duplos P de alta corrente, tente pesquisar por estes modelos: SH8JB5TB1, SH8JC5TB1, PJL9811_R2_00001, SP8J5TB, PJL9809_R2_00001 e TSM4925DCS RLG. Encontrei na Mouser.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
🤜🏾⚛ 🤛🏾 Excelentes dicas, mestre Eloy!!! 😉😉😉😉
Obrigado Fractal!
Amigo isso se tornou um problema, tenho um amigo aqui em Niteroi que vive de manutenção em aparelhos e já teve muito problemas com aparelho voltando na garantia pois o componente queima em pouco tempo.
Eu tinha um 2n3055 aqui da toshiba original, ele estava guardado a cerca de 25 anos e usei ele a cerca de 3 anos em uma fonte de bancada de um amigo, tá funcionando até hoje.
Tenho alguns MJ15003 da mesma época guardadinhos aqui comigo.
Com certeza Michel! Os mais antigos e de sucata são os mais confiáveis hoje em dia.
*Esse vídeo é muito importante.* Ja comprei ci’s falsificados. Comprei o lm311 e veio com serigrafia lm311 só que só funciona na configuração do lm358. Descobri pelo site turco de 9 anos atrás.
Sim, o risco com circuitos integrados é grande também!
Fazem uns anos comprei um par de ds18b20 em um site da china. Nunca consegui fazer funcionar (ele não comunicava com o controlador, apenas aquecia). Um tempo depois, pesquisando na internet encontrei um fórum estrangeiro falando que haviam alguns transistores de baixa potência sendo vendidos como se fossem o ds18b20 (já que o invólucro é o famoso TO92)...
Veja só! Grandes chances de serem falsificados.
De fato, tentei comprar o 2SD882 em vários lugares, desde nas lojas físicas de componentes eletrônicos até no ML, mas aos invés de serem npn todos eram pnp, quem falsificou não se preocupou nem na polaridade, tá complicado.
Realmente complicado Marco! Ainda por cima PNP, que geralmente tem bem menos aplicações, caso quisesse aproveitar para outra finalidade.
Ótimo vídeo.
Obrigado Eberuson!
Olá! Já comprou na Mouser? Será que dá para confiar neles? Abraços!
Olá Thiago! Em geral a Mouser é bastante confiável. Abcs.
Ja comprei muitos Circuito integrado falso soldei na placa quando passei alcool isopropilico sumiu as letras😂 ( Eloy poderia me indicar um resistor smd mais proximo do valor 3R3 estou precisando mais nao encontro o proprio 3r3 tenho algumas placa sucata ) Obrigadooo Ja deixei o like 👏😄
Olá Rafael, tratando-se de resistores, não é recomendável alterar seu valor pois pode influenciar o funcionamento do circuito na maioria dos casos. Os valores comerciais próximos seriam 2R7 e 3R9, mas no Mercado Livre tem o SMD de 3R3, veja aqui: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3050320994-50x-resistor-3r3-0603-5-smd-08x16mm-_JM#position=9&search_layout=grid&type=item&tracking_id=b23b32f5-c45b-4d52-a328-adf452fd4439
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Infelizmente no nosso país o protecionismo e o sistema tributário torna o acesso a fornecedores de qualidade muito caro, especialmente pra quem é hobista...
O mais próximo que temos de algo acessível é a lcsc, mesmo assim o frete não costuma ser barato
É verdade Gustav! Com isso corremos sempre o risco em fornecedores menores.
Tem uns testadores de componentes que são uteis pra ter uma "noção" tipo o que eu costumo fazer é testar varias peças no lote e ver se da muita variação nos parâmetros, tipo ganho, capacitância de junção, capacitância de porta...
Sim, eles podem de fato ajudar a identificar diferenças importantes ao analisar um lote.
E quanto aos transistores dos outro modelo (ecapsulamento) ? Você teria dicas tais quais às do presente vídeo?
Com relação ao teste de hfe, sim, pode ser usado em qualquer modelo de encapsulamento. São não é tão simples a verificação física da pastilha.
@@Electrolab-Eletronica Valeu.
Ótimo vídeo Eloy, tenho uma dúvida, porque os transistores de potência sempre tem um ganho bem menor?
Por causa da corrente máxima para a qual ele foi projetado, tem que ver no datasheet.
Obrigado Aramis! De fato é uma troca, em função da construção física do transistor, sendo um transistor de alta potência, por conseguinte de alta corrente e dissipação, não é possível obter alto ganho. De forma mais técnica, a geometria de um transistor é responsável por seu ganho. Para ter alto ganho o ideal é que apenas a menor parte dos portadores de carga saia pela base, com a maioria deles caindo na região de depleção b-c e depois indo para o coletor. Para conseguir isto, essa geometria é mais facilmente feita em pequenos transistores que em transistores de potência, onde as regiões precisam ser fisicamente maiores para lidar com a alta corrente.
Boa. noite, estou aprendendo muito, gostaria de uma informação, estourou dois transistor em minha máquina de solda, estou querendo comprar mais estou em dúvida. O que está escrito no meu é 40n60 npfd - sl7l96h, encontrei vários com 40n60npfd mas o restante não bate, dizem que é registro de fábrica pode me ajudar. Obrigado.
Boa noite Antonio! O importante é ter o mesmo código 40n60npfd, o restante em geral é referente à lote de fabricação e outros detalhes! Esse transistor é um IGBT de potência.
@@Electrolab-Eletronica
Muito obrigado. Pelo retorno, Deus abençoe.
Isto a gente faz para pessoas que realmente estão atentas e dão um retorno, não adianta ter um canal e por um monte de publicações e pedir comentário mas não responder nenhum, diferente do que você fez, dar atenção. Continue assim que tem tudo para crescer. Im grande abraço e que Deus te abençoe.
Seja sempre bem-vindo ao canal Antonio!
boa noite, tem o teste tambem de ver a capacitancia do transistor entre base e emissor, tendo um original e comparar , quanto maior a pastilha maior a capacitancia, e se gruda no ima, tinha muita fe na loja de blumenau sc , devolvi duas compras transistor recentemente nao passou no teste, teria como vc passar o nome desse fornecedor que vc comprou o 2n3055 originais, sou fa do teus video , abraço
Obrigado Benjamim! Sim, o teste de capacitância também é um bom indicativo para testar os falsificados. Comprei esses há tempos, alguns trouxe lá de fora da Skycraft USA.
E complicado, essa semana tive um grande problema com isso. Comprei um driver de motor (A3952SEB). A pinagem completamente diferente do datasheet, acabou danificando ainda mais minha placa em conserto.
Abraço Eloy.
Obrigado Reno! Ainda tem isso, no caso de CIs, colocam qualquer um e remarca. em cima! Lamentável! Abcs.
Então, para se resguardar basta pedir pro vendedor responder qual o ganho dele medindo da forma como você fez. Daí já dá pra pedir reembolso caso chegue transistores alterados.
Seria um forma interessante, se o fornecedor puder fazer o teste.
Muito bom, não existe um site confiável para comprar transistores originais ?
Existem alguns, mesmo assim não há 100% de garantia, pois mesmo esses podem ter um ou outro componente que vieram de fornecedores menores e podem dar problemas. Por isso a recomendação de escolher lojas de renome, para minimizar o risco.
@@Electrolab-Eletronica É a mesma coisa com pilhas recarregáveis.
Imagino que ocorre também, embora eu ainda não tenha tido problemas com essas. 73!
Valeu Eloy! O homem dos osciloscópios de 5Ghz. Faço downgrade nas minhas placas-mãe pra 80% do clock ou menos. É que gosto de apreciar a paisagem e o calor me incomada :O)
Rsrsrs, Valeu Mendes! Bons tempos, pena que o osciloscópio era da empresa e não esteja aqui no Electrolab! Boa prática, nesse verão senegales o melhor é fazer downgrade mesmo! Stay cool my friend! Abcs!
Parabéns pelo vídeo, mas teria algum explicando sobre o seu funcionamento. Tentei criar uma gig para testar um MJ2955 / PNP, mas não tive muito sucesso!
Olá Eric, não tenho vídeo específico, mas esses são transistores de potência bipolares comuns e funcionam da mesma forma que qualquer outro bipolar.
e stk sera que existe alguma marca boa?
Não saberia indicar. Esses então, há anos que são falsificados.
Ótima dica professor, componentes piratas só cresce no mercado, o profissional é quem paga o preço, no quesito qualidade do serviço.
Com certeza Silvio! Obrigado!
Na década de 90 já pegava transistores falsificados, mas agora a coisa ta feia, tem reparos que prefiro por peça de sucata que é original do que por componentente falsificado, foi o caso de uma tv de plasma que peguei a poucos dias, com transistor novo funcionava alguns segundos e prendia fogo nele, coloquei um original de fábrica e funcionou perfeito.
É verdade! Os mais confiáveis são os da sucata, que certamente são originais! Lamentável isso!
Meu amigo aprendie diferencial trassistor bom e Rui obg e bom e ese seu teste qero se possível aula dele
Valeu José!
Eu faço os meus testes com fonte e resistor, teste da potência na prática
Boa técnica!
Faz um vídeo falando desse Multimetro
Rsrsrs, ele é bem antigo Lucas. Não existe mais. Vendido pela RadioShack.
@@Electrolab-Eletronica Muita gente tá de olho nessa bancada :O)
Muito bom!
Obrigado!
sugiro pegar todos estes transistores falsificado e fazer uma placa solar , eu já fiz a muitos anos atrás funciona bem só que tem que corta esta tampa encima dele já que dentro e o que enteresa que e o silício.
Sim, funciona bem.
Boa tarde professor e amigos. Dia desses procurava cápsula para repor em microfone de marca Santo Ângelo e apareceu um microfone Shure com o preço na metade do original. Pra bom entendedor... Abraço a todos.
Sim, há que se duvidar dessas ofertas mirabolantes! Abcs!
Mas tem um tr tip 35 npn eo pnp 36 , silício substitui bem o metálico.
As letras são muito bem gravadas a fundo só presta atenção.
Eu usu e não tive problema fica a dica..
Obrigado João!
O tip36 se for totalmente liso na parte traseira é falso, o original tem um desenho com algumas formas quadradas na parte metálica traseira. Já penei muito com eles, e está cada vez mais difícil conseguir o original.
Boa noite Professor tudo joinha...
Então,não só o 3055 como também o 2n3773 da Toshiba...
Até IGBT tenho me lascado com isso só retorno 😭😭😭
Olá Hyamachia! Na verdade são centenas de modelos falsificados! Mostrei esse apenas como um exemplo, pois ocorreu recentemente comigo.
Medir a capacitância também ajuda.
Sim, é uma boa prática também!
Componente críticos eu sempre compro na mouser. E caro pq tem o imposto, mas a qualidade e a garantia nenhum fornecedor supera eles. Eu tenho no meu canal um Review que fiz quando comprei deles... Agora componente discreto do dia a dia ou e aqui no Br ou Aliexpress
Sim, com certeza muito mais confiável.
Possuo alguns 3055 da RCA... São bons!
Sim, RCAs antigos praticamente todos são ótimos.
beleza Mestre valeu
Obrigado Alexandre!
Já comprei BC que veio com coletor e emissor invertidos... Qdo tinha a farnell no Brasil a gente tinha como comprar com qualidade... Eletrolítico sempre nos -20% da tolerância, terminal de ferro banhado a cobre... É complicado...
Com certeza Marcelo! Muito difícil mesmo!
@@Electrolab-Eletronica já comprei na mouser e digikey mas era 40 dólares só de transporte fora os impostos sobre tudo. O senhor conhece alguma opção menos cara confiável?
Complicado indicar, pois nem sempre temos garantia que todos os componentes serão bons em todos os pedidos, mas lá fora tenho usado a UTSource, ainda sem problemas com eles. Aqui no Brasil, a Proesi.
@@Electrolab-Eletronica Bom saber da Proesi, não sabia! O frete da utsource é de 40 dólares mesmo para pequenos pedidos?
O frete da UTsource pode ser escolhido entre vários, o mais em conta para o Brasil é o Expressline, na faixa de US14.
Esses dias eu pedi componentes pra reparo de um pequeno amplificador e vieram todos falsificados, TIP35 e 36, BD139 e 140. Fui obrigado a recorrer a componentes usados, retirados de outras placas.
Um total absurdo mesmo!!
Me trouxeram uma mesinha de som e logo na entrada tem um SMD queimado (a tensão de 12VDC passa primeiro por um diôdo e depois por ele).A referencia na placa é U5 e a peça tem apenas um 0 no seu corpo. Saberia do que se trata? E, o que eu poderia ta pondo no lugar?! Obrigado.
Não encontrei o esquema...
Olá Flavio, não é possível saber com essa informações, a letra U normalmente se refere a um circuito integrado, mas pelo que descreve parece que não é, já que tem apenas um 0 gravado em cima. Tente pesquisar pela imagem dele, se tiver o formato similar ao de um resistor ou capacitor SMD, pode ser um fusível.
Boa tarde meu querido. De fato, com a ajuda de outros colegas acabei descobrindo... E você está certíssimo! Rsss É mesmo um fusível. Rsss
Forte abraço e maaaaais uma vez, muitíssimo obrigado pela sua atenção e dedicação para com os seus escritos/seguidores.🤝
Valeu Flávio! Que bom que resolveu! Abcs!
Bom dia , exatamente desses 2n3055 q comprei fake ! Fui arrumar um amplificador e comprei 16 pçs e para minha surpresa , prejuízo de mais de 100 reais.
Lamentável Marcelo! E difícilmente conseguimos uma devolução.