Parabéns! Eu já tinha perdido a esperança em vídeos nacionais porque a cara do apresentador (narcisista) costuma aparecer mais do que o objeto da aula. Você é o primeiro brazuca que eu vejo não sofrer desse mal. Ganhou mais um inscrito.
A origem das coisas é sempre muito bacana, vc falou de interferência e lembro de um artigo que saiu na antena de 1930: interferência do transmissor de faísca da marinha na rádio AM do RJ... Vc falando de impedâncias, RF é uma cachaça, uma das melhores compras que fiz foi o nanoVNA até 3 GHz e as medidas conferem com um modelo profissional que uso no trabalho...
Trabalhei anos com telefonia. Além de cross talking, os cabos telefônicos também captavam estação de rádio. Para contornar o problema era instalado nas tomadas um filtro corta faixa.
Maravilha! É verdade, com as grandes estações de ondas médias na época despejando potências da ordem de 200KW na antena, dava para sintonizar a rádio com qualquer coisa!
Ah se o YT BRASIL fosse nesse nível,,;seríamos uma nação totalmente diferente. O nivel desse vídeo só é encontrado na gringa.hoje vejo mais vídeos técnicos em lingua inglesa, apesar do meu ingles ser fraco mais da pro gasto. Parabéns e obrigado mais uma vez.
Não foi da minha época. Mas já ouvi falar muito no mundo da eletrônica e eletrica.pena que no país de banania uns caras desses jamais irão no fantástico ou globo alguma coisa.
Show mestre Eloy! Eu trabalhei muitos anos com Telecomunicações na mineradora Vale! Nós usávamos diversos tipos cabos de 50 Ohms e de diversas bitolas de acordo com a distância e potência entre os rádios e as antenas transmissão e recepção... Vhf, uhf, shf... Em micro ondas, usávamos um cabo de cobre corrugado, geralmente com formato elíptico chamado guia de ondas... Em telefonia os pares metálicos geralmente são de 600 Ohms.
Muito obrigado pela aula. Lembro dos primeiros cabos de rede coaxial em 50 ohms, era normal chegar na segunda feira com a rede fora do ar porque o pessoal da limpeza batia no cabo dando mau contato.
Excelente Wagner, eu que de vez em quando projeto e construo uma caixa acústica, adorei. É muito difícil conseguir parâmetros de alto falante. Ajuda muito.
Legal, uso um repetidor de sinal de celular na roça 2 bandas 700 e 850mhz nao pode usar os 30 metros de cabo rgc 213 e sim cabo coaxial da sky devido a baixo custo mas se eu nao me engano esse cabo da sky ele é 75 omhs e sofro com realimentação de sinal podendo ser uns dos ocasiadores.
Merece um like e um VALEU, que aula heim, parabéns mesmo. A tempos que construo e instalo antenas, aprendi ouvindo e vendo amigos, mas nunca soube a resposta sobre o "famoso 50 ohms" sucesso em sua jornada irmão.
Muito bom. Eu mesmo não entendia porque amplitude sinal do gerador era diferente da que o osciloscópio mostrava. Comprei um terminador 50 R para o osciloscópio. Nosso canal em quase em 200K. Show. Obrigado pela aula.
Muito bom! Algumas redes de computadores instaladas com cabo coaxial 50R e seus terminadores, que quando falhavam, a rede inteira já era, ô glória. Sem contar nas "pé de galinha" nos telhados, com cabo 50R também, para a faixa dos 11m. Só alegria. :-) [ ]'s 🍻 🇧🇷 🇧🇷
Como agora esta sendo usado em grande escala os cabos de 75ohms como tv dig esses cabos são os mais vendidos no momento então o custo dele além de ser mais baratos sao de melhor qualidade blindagem ja os cabos de 50ohms estão mais caros e de baixa qualidade rg213 rg58 etc
Obrigado Eloy, não conseguia entender esse Hiz e 50 ohms do gerador de funções, ficava com medo de queimar a saida dele. Em relação a impedância caracteristicas já li a respeito e com algumas interpretações que tenho sobre algumas coisas que estudo sobre eletromagnetismo que tem haver com a geometria do cabo e da permissividade eletrica e magnetica do material ou seja a resposta do cabo ou linha de transmissão ao impulso do campo eletromagnetico em cada elemento diferencial de volume ou difefrencial da area do material através da densidade de carga para o campo eletrico e densidade de corrente para o campo magnetico variavel no tempo sendo cada uma dessas densidades variavel no tempo em cada ponto particular de forma ciclica e transportando a energia através da onda de natureza eletromagnetica(onda de campo eletrico e de campo magnetico), pois campo eletrico variavel no rempo existe junto com campo magnetico variavel no tempo e vice versa, um é o efeito do outro, hoje entendo assim, mas não sou o dono da verdade e eletromagnetismo é muito abstrato de tal forma que necessitamos de nos esforçarmos para entender calculo vetorial e calculo diferencial e integral em termos de seus significados e não necessariamente do conhecimento dos metodos e procedimento de calculo para podermos ter acesso um pouco do entendimento do que diz a teoria do eletromagnetismo, o que percebo é que não é nada intuitivo no senso comum, a menos que já tenhamos chegado em um nivel de conhecimento satisfatorio em nosso subconsciente em Fisica e nessas materias de matematica que comentei para se tornar parte de nossa intuição, eu não estou nesse nivel. Abraço e Obrigado e me desculpe por algo.
Lembrei da origem do motivo das torres de alta tensao em km de distâncias ocorrerem uma elevacao de energia na outra ponta. A causa é o fator de capacitor de energia do cabo de aço até o chão pela grande distância. A resolução disso adotar uma retenção de energia com transformador de retenção em terminal de estação elétrica.
parabéns pela aula, a princípio então o padrão do vídeo analógico ser 75 Ohms deve ser por er muito próximo a impedância perfeita pra redução do ruído no sinal
Eu já usei linha de transmissão de 300 ohm em minha antena (Open wire). Como os radios são para 52 ohm, era obrigado a fazer um acoplador de grandes dimensões, devido a potencia de saída do rádio ser de 1 KW pep
Bom tema para um vídeo Junio. Não seria tão simples colocar aqui, mas adianto que tem relação direta com a geração de energia (Geradores e transformadores nas usinas), bem como uma padronização por opção.
Boa tarde Prof. Eloy. Tenho acompanhado as suas aulas e vejo que, além da tradicional ponteira do osciloscópio, vc utiliza diversos cabos diferentes nas medições. Seria interessante um vídeo mostrando esses cabos, como montá-los ou onde comprar. Obrigado.
Muitos boa aula.. Uma sugestão é vc usar o miniVNA em análises de antena e estender essa aula em uma série de ubs 3 videos hehe... Fica a sugestão professor
Olá amigo tudo bem ? conteúdo do seu canal é excelente parabéns de verdade , já aprendi muito aqui no seu canal , estou aprendendo eletrônica voltada para o audio ja faz uns dois anos , na maioria dos esquemas que eu vi os potênciometros de volume no qual (um pino é a entrada e o centro é a saída do circuito e o outro vai ao terra ) , quase sempre são 100ka , há alguma razão pra esse valor ? Você sabe me dizer se eu usar outros valores maiores ou menores há algum problema ? fiz alguns testes não vi diferença ... se puder ajudar agradeço muito .desde já obrigado...
Olá Wesley! Depende do circuito e do posicionamento no amplificador, mas em geral 100K são são suficientes para não criar carga no circuito de entrada, essa seria a principal razão. Usar valores muito menores poderia alterar a polarização da entrada. Um outro valor muito comum é 47K.
Muito legal seu vídeo, no caso, por exemplo, estou tentando detectar um sinal de 1Mhz gerado pelo meu gerador de funções com meu osciloscópio. Como antena, estou usando fios de cobre de 1M cada, e o aterramento do osciloscopio e do gerador são o mesmo. Será que está tão ruim por causa dessa questão da impêdancia? Se eu colocar um resistor de 50 Ohms em série com minha antena, vai "casar a impêdancia"? Fico muito frustado kkkk que antigamente os cara conseguia mandar sinais de voz e imagem a longas distâncias com tecnologia de válvula e afins, e eu aqui hoje com toda essa tecnologia de transistores, gerador de função e instrumentos de medição precisos não consigo nem transmitir a uma distância de 1 metro kkkk
O sinal do gerador tem potência extremamente baixa, além disso, frequências tão baixas quanto 1MHz necessitam de maior potência e antenas muito grandes para casar a impedância e ter alguma propagação do sinal. Colocar um resistor acabaria por prejudicar mais ainda a “transmissão”. Por isso dificilmente vai detectar algo nessa configuração.
Uma dúvida que tenho é se tem como determinar a impedância de saída de amplificadores transistorizado classe AB/B com cálculos ou é medida apenas com instrumentos através da curva de potência na carga (falante).
É possível estimar a impedância de saída de amplificadores, mas a medida com instrumentos é bem mais precisa. Tem este vídeo no canal mostrando como se faz a medida: ua-cam.com/video/a3DFaWz82sk/v-deo.html
É rara a alteração de impedância, essa pode até acontecer se o cabo tiver algum dano físico ou ainda se água de chuva entrar pelo cabo. Tem um vídeo no canal explicando um método de medir impedância de cabos coaxiais.
O pessoal tem que entender conhecer os fenômenos de reatância capacitiva e indutiva para saberem de onde vem a impedância para daí fazerem uma correta associação entre impedância e resistência ôhmica. Atualmente isso tem sido muito empregado pelos montadores som em carros que só fazem o serviço correto porque leem as especificações nos manuais mas não sabem explicar nada desses conceitos fenomenais.
👏👏👏 Ótimo explicação para quem gosta de recepção de sinais de R.F. como eu. Professor faz um vídeo sobre circuitos integrados comparadores, ainda nao consegui compreende los bem, ou ja tem um video no canal ? Like 👍👍👍...
Muito boa explicação, em outro video , de outro colaborador, não entendi, fiquei confuso...no seu vídeo foi mamão com açúcar, nem tive que pausar para entender. Obrigado..
Não. Imagine um triângulo retângulo. A impedância seria o cateto oposto, ou seja varia de acordo com o ângulo, que depende da frequência, indutância e capacitância. A resistência seria o cateto adjacente, que é dependente apenas da rigidez dielétrica do material submetido a corrente elétrica. A potência total dissipada seria relativa a hipotenusa do triângulo.
Os coaxiais já são usados na transmissão de áudio digital. Para áudio analógico em geral, bons cabos blindados atendem bem, já que normalmente são cabos para áudio estéreo.
Achei excelente a explicação sobre a impedância do cabo, agora consegui entender. Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo, ou quem sabe até, se possível, uma série de vídeos sobre RF, é um assunto bastante interessante e tenho me interessado muito ultimamente.
O RoHS é uma norma que proíbe o uso de certas substâncias perigosas na fabricação de produtos, como cádmio, mercúrio, chumbo entre outras. O seu selo garante que aquele produto não usa esses elementos.
@@Electrolab-Eletronica Olá, Eu falei em "oficina" pensando no espaço físico ai, mas na verdade, eu queria saber se você / seu "lab" faz projetos /presta serviço pra terceiros. Aguardo e agradeço
Olá Rafael, não faço, até mesmo por indisponibilidade de tempo. O lab é exclusivo para os vídeos do canal e para minhas atividades pessoais. Agradeço a confiança!
@@Electrolab-Eletronica Olá, eu entendo que você priorize os vídeos do canal. Nesse caso, vou passar a sugerir vídeos que me ajudariam... Que tal um vídeo fazendo um gerador de onda quadrada com frequência variável e com um estágio de integração desse sinal gerando onda senoidal. Eu imagino que as senóides também teriam frequência variável... Obrigado Rafael
Não precisa de vídeo, a impedância de saída dos rádios PX é 50 ohms por padrão dos fabricantes e da maioria dos equipamentos e RF, e por uma questão de casamento de impedância, evitando assim uma ROE elevada, o cabo correto é o de 50 Ohms, assim como a antena também deve ser.
certo, e a resistência do cabo? n conta? um cabo de algumas centenas de metros irá ter uma resistência, isso n vai alterar a impedância? e pq no sistema de TV se usa 75r?
A resistência é sempre parte integrante da impedância, juntamente com as reatâncias indutivas e capacitivas. 75 ohms para TV pela padronização dos fabricantes, em função das antenas de TV com base na antena dipolo de meia onda, que tem 75 ohms.
Como comentei, é a impedância característica do cabo, que é medida para um cabo teoricamente de comprimento infinito. Esse valor dependerá somente da capacitância, indutância e característica do dielétrico do cabo. A impedância do cabo mantém-se constante independente do comprimento e da frequência de utilização. Na prática existem cabos que mantêm a impedância constante para frequências até dezenas de GHz.
Parabéns! Eu já tinha perdido a esperança em vídeos nacionais porque a cara do apresentador (narcisista) costuma aparecer mais do que o objeto da aula. Você é o primeiro brazuca que eu vejo não sofrer desse mal.
Ganhou mais um inscrito.
Obrigado Moacir! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Quais canais tem essa característica que tu disse? Eu conheço vários canais de eletrônica brasileiros muito bons também!
Poxa, que aula top!! Uma verdadeira obra de arte. Obg por disponibilizar seu tempo e seu conhecimento para essa troca de conhecimento. ❤
Obrigado!!
A origem das coisas é sempre muito bacana, vc falou de interferência e lembro de um artigo que saiu na antena de 1930: interferência do transmissor de faísca da marinha na rádio AM do RJ... Vc falando de impedâncias, RF é uma cachaça, uma das melhores compras que fiz foi o nanoVNA até 3 GHz e as medidas conferem com um modelo profissional que uso no trabalho...
Maravilha Marcelo! Obrigado!
Melhor canal para se estudar eletroeletrônica super recomendo a todos principalmente para estudantes nível técnico e engenheiros!
Obrigado Marcelo!
Trabalhei anos com telefonia. Além de cross talking, os cabos telefônicos também captavam estação de rádio.
Para contornar o problema era instalado nas tomadas um filtro corta faixa.
Maravilha! É verdade, com as grandes estações de ondas médias na época despejando potências da ordem de 200KW na antena, dava para sintonizar a rádio com qualquer coisa!
Ah se o YT BRASIL fosse nesse nível,,;seríamos uma nação totalmente diferente. O nivel desse vídeo só é encontrado na gringa.hoje vejo mais vídeos técnicos em lingua inglesa, apesar do meu ingles ser fraco mais da pro gasto. Parabéns e obrigado mais uma vez.
Valeu Francisco, obrigado!
vc conhece o Nilton C. Braga?
Não foi da minha época. Mas já ouvi falar muito no mundo da eletrônica e eletrica.pena que no país de banania uns caras desses jamais irão no fantástico ou globo alguma coisa.
Show mestre Eloy!
Eu trabalhei muitos anos com Telecomunicações na mineradora Vale! Nós usávamos diversos tipos cabos de 50 Ohms e de diversas bitolas de acordo com a distância e potência entre os rádios e as antenas transmissão e recepção... Vhf, uhf, shf...
Em micro ondas, usávamos um cabo de cobre corrugado, geralmente com formato elíptico chamado guia de ondas... Em telefonia os pares metálicos geralmente são de 600 Ohms.
Perfeito Alberto! Obrigado!
Sempre tive essa dúvida sobre a impedância dos cabos coaxiais, parabéns pela explicação. 👏👏👏
Obrigado Alexandre!
ótima aula mestre Eloy ,se ja tinha tido esta aula euja esqueci nestes ultimos 40 anos,
Obrigado Paulo!
Que bacana Eloy! Excelente aula!
Um abraço!
Muito obrigado Orlando, por apoiar o canal!! Abcs!
Muito obrigado pela aula. Lembro dos primeiros cabos de rede coaxial em 50 ohms, era normal chegar na segunda feira com a rede fora do ar porque o pessoal da limpeza batia no cabo dando mau contato.
Valeu André! Bem lembrado, tem muitas histórias dessas da turma da limpeza em escritórios e Datacenters!
Olá Elói! Muito boa a aula! Com certeza tirou as dúvidas!!
Olá Thiago! Obrigado!
Excelente Wagner, eu que de vez em quando projeto e construo uma caixa acústica, adorei. É muito difícil conseguir parâmetros de alto falante. Ajuda muito.
Obrigado Othon! Mas o Wagner é de outro canal, eu sou Eloy do Electrolab.
Legal, uso um repetidor de sinal de celular na roça 2 bandas 700 e 850mhz nao pode usar os 30 metros de cabo rgc 213 e sim cabo coaxial da sky devido a baixo custo mas se eu nao me engano esse cabo da sky ele é 75 omhs e sofro com realimentação de sinal podendo ser uns dos ocasiadores.
Valeu Romulo!
Como sempre aula show professor....obrigado por mais esta aula.....forte abraço!!!
Obrigado Paulo! Abcs!
Valeu!
Muito obrigado por apoiar o canal!!!
Excelente aula. Muito bem abordado. Parabéns.
Obrigado! 73!
Mestre Eloy boa tarde, obrigado por mais conhecimento em nossos estudos. Por essa aula. Abraços
Obrigado Carlos! Abcs.
Vídeo excelente. Me ajudou na preparação de uma aula! Muito Obrigado.
Que bom que ajudou! Obrigado!
Parabéns pela explanação! Ficou bem didática e esclarecedora!
Obrigado Ronaldo!
Merece um like e um VALEU, que aula heim, parabéns mesmo. A tempos que construo e instalo antenas, aprendi ouvindo e vendo amigos, mas nunca soube a resposta sobre o "famoso 50 ohms" sucesso em sua jornada irmão.
Obrigado Flavio! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Que aula excelente! Parabéns, sua didática é muito boa! Obrigado!
Obrigado Fernando!
Muito bom. Eu mesmo não entendia porque amplitude sinal do gerador era diferente da que o osciloscópio mostrava. Comprei um terminador 50 R para o osciloscópio. Nosso canal em quase em 200K. Show. Obrigado pela aula.
Valeu Evandro!!
Muito top a explicação. Muito obrigado. Já tinha visto uma explicação de um canal americano com um senhor que é da área de RF, mas essa foi top.
Obrigado Anderson!!
Parabéns pelo excelente conteúdo e excelente didática!!!
Obrigado!!
Show! Aula riquíssima. Parabéns.
Obrigado Wadson!
Grato Eloy!
Excelente aula que foi muito bem explanada!
Abraços e esse ...
Bom dia!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Valeu Eloy, eu que agradeço!
Boa noite!
Que Aula!!!! Voce é muito inteligente, muito bom. Espero chegar nesse conhecimento algum dia.
Obrigado Rodrigo!
Show!!! Excelente explicação!
Obrigado!
Excelente aula, esclareceu muitas dúvidas sobre os 50 Ohms. Parabéns Mestre!
Obrigado!!
Que aula espetacular !!!!!
Obrigado Marcelo!
Valeu demais aula nota 10. Vou me inscrever nesse canal.
Obrigado Alberto! Seja bem vindo ao canal!
bem explicado, parabéns!
Obrigado!
Excelente explicação!
Obrigado Luiz!
Obrigado por mais essa aula. Alto nivel.
Obrigado Paulo!
Parabéns professor Eloy.
Obrigado Paulo!
Olá Eloy, gosto muito desse tipo de aula, obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Forte abraço
Obrigado Arnaldo! Sempre teremos esse tipo de vídeo! Abcs.
Muito bom! Algumas redes de computadores instaladas com cabo coaxial 50R e seus terminadores, que quando falhavam, a rede inteira já era, ô glória. Sem contar nas "pé de galinha" nos telhados, com cabo 50R também, para a faixa dos 11m. Só alegria. :-) [ ]'s 🍻 🇧🇷 🇧🇷
É verdade Carlos! Obrigado!
Muito bom! Parabéns!
Obrigado!
Como agora esta sendo usado em grande escala os cabos de 75ohms como tv dig esses cabos são os mais vendidos no momento então o custo dele além de ser mais baratos sao de melhor qualidade blindagem ja os cabos de 50ohms estão mais caros e de baixa qualidade rg213 rg58 etc
Sim, difícil conseguir um de marca boa no mercado!
Inscrevi-me no Eletrolab. Obrigado pela explicação.
Seja bem-vindo ao canal Hedder!
Muy bueno! Muchas gracias!
Gracias y Saludos Horacio!
Obrigado Eloy, não conseguia entender esse Hiz e 50 ohms do gerador de funções, ficava com medo de queimar a saida dele. Em relação a impedância caracteristicas já li a respeito e com algumas interpretações que tenho sobre algumas coisas que estudo sobre eletromagnetismo que tem haver com a geometria do cabo e da permissividade eletrica e magnetica do material ou seja a resposta do cabo ou linha de transmissão ao impulso do campo eletromagnetico em cada elemento diferencial de volume ou difefrencial da area do material através da densidade de carga para o campo eletrico e densidade de corrente para o campo magnetico variavel no tempo sendo cada uma dessas densidades variavel no tempo em cada ponto particular de forma ciclica e transportando a energia através da onda de natureza eletromagnetica(onda de campo eletrico e de campo magnetico), pois campo eletrico variavel no rempo existe junto com campo magnetico variavel no tempo e vice versa, um é o efeito do outro, hoje entendo assim, mas não sou o dono da verdade e eletromagnetismo é muito abstrato de tal forma que necessitamos de nos esforçarmos para entender calculo vetorial e calculo diferencial e integral em termos de seus significados e não necessariamente do conhecimento dos metodos e procedimento de calculo para podermos ter acesso um pouco do entendimento do que diz a teoria do eletromagnetismo, o que percebo é que não é nada intuitivo no senso comum, a menos que já tenhamos chegado em um nivel de conhecimento satisfatorio em nosso subconsciente em Fisica e nessas materias de matematica que comentei para se tornar parte de nossa intuição, eu não estou nesse nivel. Abraço e Obrigado e me desculpe por algo.
Valeu Flavio! Abcs!
Lembrei da origem do motivo das torres de alta tensao em km de distâncias ocorrerem uma elevacao de energia na outra ponta. A causa é o fator de capacitor de energia do cabo de aço até o chão pela grande distância. A resolução disso adotar uma retenção de energia com transformador de retenção em terminal de estação elétrica.
Valeu Jones!
Fantástico!👏👏👏
Obrigado Guilherme!
show de explicação
Obrigado Alessandro!
parabéns pela aula, a princípio então o padrão do vídeo analógico ser 75 Ohms deve ser por er muito próximo a impedância perfeita pra redução do ruído no sinal
Obrigado Vitor! Sem dúvida!
Mais um magnífico vídeo Eloy, parabéns e obrigado 🙏
Obrigado Gercino!
Ótima aula professor. Um assunto que com certeza tirou muitas dúvidas a respeito do famoso 50 ohm
Obrigado Mac!
Rapaz que conteúdo top hein. Parabéns. E muito bem explicado. 👏👏👏
Obrigado Tiago!
Excelente vídeo, parabéns
Obrigado Cristian!
Valeu professor ótima aula
Obrigado Thedy!
Mestre da eletronica parabéns pela aula
Valeu Paulo!
Sao parametros que provocam curiosidade, o porque da velocidade nos tocadiscos de vinil ter sido a velocidade de 33 1/3...
Parabéns pela qualidade da aula
Obrigado Paulo!
Oloco, sabe de tudo professor 😮
Valeu Nicolas!
Mais um aprendizado 👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏
Obrigado Reginaldo!
Mais uma excelente aula, como sempre!
Obrigado Nando!
Eu já usei linha de transmissão de 300 ohm em minha antena (Open wire). Como os radios são para 52 ohm, era obrigado a fazer um acoplador de grandes dimensões, devido a potencia de saída do rádio ser de 1 KW pep
Sim., a chamada linha aberta, em geral usa-se um balum para acoplar a antena.
Olá! Gostaria de saber o porquê foi escolhido 50/60hz e 127/220v e não outra tensão. Aula perfeita! Obrigado por compartilhar.
Bom tema para um vídeo Junio. Não seria tão simples colocar aqui, mas adianto que tem relação direta com a geração de energia (Geradores e transformadores nas usinas), bem como uma padronização por opção.
Ótima aula
Obrigado Washington!
Excelente!
Obrigado Anderson!
Muito top essa aula.
Obrigado Wellington!
Obrigado... daria para explicar a Carta de Smith?
Valeu Daniel! Sugestão anotada!
Boa tarde Prof. Eloy. Tenho acompanhado as suas aulas e vejo que, além da tradicional ponteira do osciloscópio, vc utiliza diversos cabos diferentes nas medições. Seria interessante um vídeo mostrando esses cabos, como montá-los ou onde comprar. Obrigado.
Boa tarde Byron! Boa sugestão, anotada. Obrigado!
Já deixando o like meu amigo!
Obrigado Michel!
Esa aula muita boa valeu
Obrigado Jose!
Valeu Eloy!
Valeu Mendes!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Muitos boa aula.. Uma sugestão é vc usar o miniVNA em análises de antena e estender essa aula em uma série de ubs 3 videos hehe... Fica a sugestão professor
Obrigado Mauro! Anotado!
Olá amigo tudo bem ? conteúdo do seu canal é excelente parabéns de verdade , já aprendi muito aqui no seu canal , estou aprendendo eletrônica voltada para o audio ja faz uns dois anos , na maioria dos esquemas que eu vi os potênciometros de volume no qual (um pino é a entrada e o centro é a saída do circuito e o outro vai ao terra ) , quase sempre são 100ka , há alguma razão pra esse valor ? Você sabe me dizer se eu usar outros valores maiores ou menores há algum problema ? fiz alguns testes não vi diferença ... se puder ajudar agradeço muito .desde já obrigado...
Olá Wesley! Depende do circuito e do posicionamento no amplificador, mas em geral 100K são são suficientes para não criar carga no circuito de entrada, essa seria a principal razão. Usar valores muito menores poderia alterar a polarização da entrada. Um outro valor muito comum é 47K.
Muito legal seu vídeo, no caso, por exemplo, estou tentando detectar um sinal de 1Mhz gerado pelo meu gerador de funções com meu osciloscópio. Como antena, estou usando fios de cobre de 1M cada, e o aterramento do osciloscopio e do gerador são o mesmo. Será que está tão ruim por causa dessa questão da impêdancia? Se eu colocar um resistor de 50 Ohms em série com minha antena, vai "casar a impêdancia"? Fico muito frustado kkkk que antigamente os cara conseguia mandar sinais de voz e imagem a longas distâncias com tecnologia de válvula e afins, e eu aqui hoje com toda essa tecnologia de transistores, gerador de função e instrumentos de medição precisos não consigo nem transmitir a uma distância de 1 metro kkkk
O sinal do gerador tem potência extremamente baixa, além disso, frequências tão baixas quanto 1MHz necessitam de maior potência e antenas muito grandes para casar a impedância e ter alguma propagação do sinal. Colocar um resistor acabaria por prejudicar mais ainda a “transmissão”. Por isso dificilmente vai detectar algo nessa configuração.
Uma dúvida que tenho é se tem como determinar a impedância de saída de amplificadores transistorizado classe AB/B com cálculos ou é medida apenas com instrumentos através da curva de potência na carga (falante).
É possível estimar a impedância de saída de amplificadores, mas a medida com instrumentos é bem mais precisa. Tem este vídeo no canal mostrando como se faz a medida: ua-cam.com/video/a3DFaWz82sk/v-deo.html
1. Um cabo coaxial, tipo rgc213 com o tempo pode ter sua impedância alterada? 2. Como posso saber a quantas andas a impedância de um cabo?
É rara a alteração de impedância, essa pode até acontecer se o cabo tiver algum dano físico ou ainda se água de chuva entrar pelo cabo. Tem um vídeo no canal explicando um método de medir impedância de cabos coaxiais.
Aulão top das galáxias!
Valeu Pedro!
O pessoal tem que entender conhecer os fenômenos de reatância capacitiva e indutiva para saberem de onde vem a impedância para daí fazerem uma correta associação entre impedância e resistência ôhmica. Atualmente isso tem sido muito empregado pelos montadores som em carros que só fazem o serviço correto porque leem as especificações nos manuais mas não sabem explicar nada desses conceitos fenomenais.
É verdade Vicente!
O casamento de impedância no sistema tem a ver com a relação de onda estacionaria?
Sim, a relação de onda estacionária (ROE) é maior que 1:1 sempre que não temos o casamento de impedâncias.
Bom saber de onde surgiram as teorias e práticas é a base
Obrigado!
Muito bom
Obrigado Paulo!
SEMPRE APRENDENDO AQUI NO SEU CANAL FORTE 73🏆🏆🏆
Obrigado TA! 73!
👏👏👏 Ótimo explicação para quem gosta de recepção de sinais de R.F. como eu.
Professor faz um vídeo sobre circuitos integrados comparadores, ainda nao consegui compreende los bem, ou ja tem um video no canal ?
Like 👍👍👍...
Opa! Maravilha Ribeiro, obrigado, sugestão anotada!
@@Electrolab-Eletronica 👍👍👍 aguardo 👍👍👍...
Muito boa explicação, em outro video , de outro colaborador, não entendi, fiquei confuso...no seu vídeo foi mamão com açúcar, nem tive que pausar para entender. Obrigado..
Valeu Toninho!
É por isso que o multímetro mede continuidade até 50 ohms?
Não tem relação. O limite de continuidade pode variar com os modelos de multímetros.
Show.. Uma dúvida, impedância e resistência são a mesma coisa?
Obrigado Marcos! Não são. Para maiores de detalhes veja este vídeo sobre impedância: ua-cam.com/video/fCH6HMyd8kU/v-deo.html
Não. Imagine um triângulo retângulo. A impedância seria o cateto oposto, ou seja varia de acordo com o ângulo, que depende da frequência, indutância e capacitância. A resistência seria o cateto adjacente, que é dependente apenas da rigidez dielétrica do material submetido a corrente elétrica. A potência total dissipada seria relativa a hipotenusa do triângulo.
Uma curiosidade: Como medir a saída da impedância do transmissor?
Uma forma possível seria com um método similar a este que mostrei neste vídeo: ua-cam.com/video/aqGho7ad3hg/v-deo.html
Da pra usar esse cabo coaxial como cabo RCA de audio para diminuir a chance de ruidos?
Os coaxiais já são usados na transmissão de áudio digital. Para áudio analógico em geral, bons cabos blindados atendem bem, já que normalmente são cabos para áudio estéreo.
Valeu demais - lembrei de algumas antenas de 300 ohms.
Obrigado Fabio!
seria bom um video explicando como fazer o trigger usando o conector trigger externo do osc ^^
Sugestão anotada!
Achei excelente a explicação sobre a impedância do cabo, agora consegui entender. Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo, ou quem sabe até, se possível, uma série de vídeos sobre RF, é um assunto bastante interessante e tenho me interessado muito ultimamente.
Obrigado! Sugestão anotada!
Tenho curiosidade em saber o que é o RoHS que tem quem quase todas placas de circuitos
O RoHS é uma norma que proíbe o uso de certas substâncias perigosas na fabricação de produtos, como cádmio, mercúrio, chumbo entre outras. O seu selo garante que aquele produto não usa esses elementos.
@@Electrolab-Eletronica 😃👍🏽 Obg
muito top
Valeu Sidney!
👏👏👏
Obrigado William!
Olá, você tem oficina em São Paulo?
Olá Rafael. Não trabalho no ramo de reparos/oficina.
@@Electrolab-Eletronica Olá,
Eu falei em "oficina" pensando no espaço físico ai, mas na verdade, eu queria saber se você / seu "lab" faz projetos /presta serviço pra terceiros.
Aguardo e agradeço
Olá Rafael, não faço, até mesmo por indisponibilidade de tempo. O lab é exclusivo para os vídeos do canal e para minhas atividades pessoais. Agradeço a confiança!
@@Electrolab-Eletronica Olá, eu entendo que você priorize os vídeos do canal.
Nesse caso, vou passar a sugerir vídeos que me ajudariam...
Que tal um vídeo fazendo um gerador de onda quadrada com frequência variável e com um estágio de integração desse sinal gerando onda senoidal. Eu imagino que as senóides também teriam frequência variável...
Obrigado
Rafael
Bien 👍❤️👏👋😉
Merci, mon ami!
Os cabos coxiais são utilizados nesta impedância para o emprego nos rádios.
Sim, em RF são muito usados os de 50ohms.
Faz um video esplicativo porque nao usar cabo 75ohm nos radio px melhor explicado
Não precisa de vídeo, a impedância de saída dos rádios PX é 50 ohms por padrão dos fabricantes e da maioria dos equipamentos e RF, e por uma questão de casamento de impedância, evitando assim uma ROE elevada, o cabo correto é o de 50 Ohms, assim como a antena também deve ser.
certo, e a resistência do cabo? n conta? um cabo de algumas centenas de metros irá ter uma resistência, isso n vai alterar a impedância? e pq no sistema de TV se usa 75r?
A resistência é sempre parte integrante da impedância, juntamente com as reatâncias indutivas e capacitivas. 75 ohms para TV pela padronização dos fabricantes, em função das antenas de TV com base na antena dipolo de meia onda, que tem 75 ohms.
é a impedância do cabo coaxial?
Sim, além do coaxial, outros dispositivos como antenas, transmissores, etc.
Ia como medis da antena?
Uma possibilidade seria usar um VNA para medir a impedância da antena.
@@Electrolab-Eletronica não conheço mais vou pesquisar pra aprender o que é obrigado e parabéns ótimo vidio
show
Obrigado Sergio!
Mas o que significa um cabo de 50 ohms? Cada metro de cabo tem 50 ohms? 50 ohms de impedância para qual frequência?
Como comentei, é a impedância característica do cabo, que é medida para um cabo teoricamente de comprimento infinito. Esse valor dependerá somente da capacitância, indutância e característica do dielétrico do cabo. A impedância do cabo mantém-se constante independente do comprimento e da frequência de utilização. Na prática existem cabos que mantêm a impedância constante para frequências até dezenas de GHz.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta!