Excelente vídeo, sempre engrandecendo a comunidade! Eu queria colaborar com algumas dicas que uso pra mim, Vamos lá: 1) Evitar ligar e desligar constantemente o ferro de solda, porque com o tempo gera micro rachaduras nas pontas isso reduz a vida útil da mesma. 2) Sempre que for guardar o ferro de solda, limpar e estanhar novamente, isso protege a ponta de oxidação. Ps. Usar o ferro de solda da Weller pra fura plástico é maldade 😅
Muito boa as dicas! Eu ri quando vc disse pra nunca passar a lima na ponta do ferro de solda, pois um amigo meu passa no esmeril e diz que é o melhor jeito de limpar a ponta e não quer nem ouvir falar de outra maneira de limpar 🤦🏻♂️😂
Obrigado Luciano! Rsrsrr é verdade! Havia no passado uma pontas de cobre puro que precisavam de fato serem limadas de tempos em tempos, mas eram uma tristeza!
@@Electrolab-Eletronica já ouvi falar nessas pontas rsrs e pior que esse meu amigo não é dessa época, ele mexe com eletrônica deve fazer uns 10 anos kkkk
Muito importantes as dicas não apenas para iniciantes no ramo da eletrônica, mas também como reciclagem para os mais antigos. Excelente vídeo, como sempre! Grande abraço!
Usar como alavanca,furar plástico com ele, não limpar a ponta após cada soldagem,deixar cair. Com relação ao suporte eu percebo que a posição permite o aquecimento do Cabo e esfriando a ponta.o ideal seria o inverso ponta elevada e cabo pra baixo.
Também sempre que compro um ferro novo, desmontou a ponta e coloco pasta térmica entre o elemento e a ponta. Isso torna mais chata a substituição, porém protege o elemento aquecedor, transferindo melhor o calor e melhorando o ajuste da temperatura. A limpeza da pasta térmica branca pode ser feita com algodão e querosene.
Ótimo tutorial com dicas valiosas. A minha estação de solda fica sobre a plateleira, mas o suporte e o ferro de solda, sempre o mantenho sobre a mesa da bancada. Abçs...
Professor que vídeo show de bola, confesso aprendi muito com o senhor, agora como sugestão de vídeo o senhor poderia fazer um vídeo de como usar um capacimetro e conhecendo a escala e aplicando seu devido uso em sua aula, grato pela atenção.
Obrigado Adauto! Dê uma conferida na playlist sobre capacitores aqui do canal, lá em alguns vídeos mostro uma série de medidas feitas nesses componentes.
Como sempre a Electrolab trazendo benefícios! Muito bom! Dicas fundamentais, importantíssimas - e o melhor - facílimas de serem seguidas. Se torná-las em hábito, então, garantem economia de tudo, solda, ferro, fluxo, danos às placas e componentes. Às vezes nem tanto pelo dinheiro mas sim pela disponibilidade: ter que sair num domingo à noite à cata de uma nova ponta porque soldar com a antiga é impossível, é de matar até quem mora em grandes metrópoles... Gostaria de tentar colaborar: Dica 6 - Cuidado para não derreter a capa isolante do fio: repare que a capa do fio dessa dica, se ficou rombuda no ponto em que termina para expor o cobre, onde o jacaré segurou o cabinho, a capa foi para o beleléu. Isso sem falar na capa do próprio jacaré. Assim o quanto mais distante o jacaré puder estar do ponto a ser aquecido (sem fazer o cabo ficar balançando, claro), melhor. Dica 8 - Remoção do óxido de cobre nas ilhas: Se tiver um tempinho, sei lá... uns 10 minutos, vale a pena, em vez de usar Bom-Brill, pingar umas gotas de vinagre sobre a ilha, "ir tomar um cafezinho" e, ao voltar, remover o vinagre da placa com um cotonete, papel absorvente (muito usado na cozinha), etc. Se o vinagre removido tingir o algodão do cotonete de verde azulado (ou azul esverdeado), bem... essa é a cor do óxido de cobre. Idealmente deve-se lavar a placa com água e detergente de louça depois de usar vinagre nela mas se a quantidade de vinagre for bem pequena, basta limpar muito bem limpinha a ilha - e adjacências - depois da soldagem, com álcool isopropílico de forma que não sobre nada do vinagre na placa. É que já tive o desprazer de ver uma trilha sumir mesmo passando o bom-brill com muita delicadeza... Uma coisa que faço sempre que tento depositar um pouco de solda no terminal de um componente e a solda insiste em ficar grudada na ponta do ferro e não no terminal, é usar o ferro para aquecer o terminal, encostar o fio de solda no terminal aquecido e retirar o ferro antes de retirar o fio de solda. É claro que o fio de solda ficará grudado no terminal. Mas aí é só cortar esse fio de solda com um alicate de corte mínimo e bem afiado - uso há anos um alicate de unha ("primo" do de retirar cutícula) sem problema já que o fio de solda corta fácil e é molinho - que a solda necessária ficará grudada no terminal. Deve haver alicates de corte mínimos e especiais para uso em eletrônica mas como uso esse, de unha, há anos, nunca fui atrás... Bem... não sei se o que escrevi é bobagem, rs... Mas a intenção é compartilhar. Boa sorte e grato imensamente por seus vídeos, caro Electrolab!
legal o vídeo, outra coisa que muitos fazer incluindo eu, é usar o ferro como alavanca para tirar componente, mas as vezes não tem outro jeito. abraços
Eu quando vou estanhar fios de elétrica quando estão oxidados costumo usar uma solução ácida pra limpar antes de soldar. Eu tenho um ferro de solda eletrônico muito bom mesmo para aprendiz como no meu caso eu tenho noção de tornearia eu fiz uma ponta especial para sacar componentes com duas pernas ela é feita no cobre se encaixa no ferro de solda ela possui um furo no centro de 1 à 1,5 milímetro aqueço o ponto de solda e tiro o componente por baixo .isso para tirar componentes de placas velhas
Bom dia amigão, cara eu sei q vc tem um alto conhecimento em eletrônica q inclusive sabe falar inglês, já vi vídeo seu vc nos Estados Unidos, eu sou um amante nato da eletrônica, mas eu gostaria de deixar uma opinião aq se for possível, vejo q seus vídeos tem uma duração muito alta, infelizmente os internautas não têm paciência de assistir um vídeo tão longo, seria possível, reduzir o tempo desses vídeos, com uma explicação direta e dinâmica, no máximo 10 minutos, com certeza vc ganharia mais inscritos e assistiram o vídeo completo, me desculpe é só uma humilde sugestão.
Olá Nonato! Obrigado pela sugestão, já pensei nessa questão, e sei da impaciência e urgência que faz que o público, especialmente os mais jovens, seja cada vez mais um público estilo tiktok, com informações mais superficiais e sem aprofundamentos e detalhes. Por outro lado, ainda temos uma grande audiência tradicional que se interessa pela análise mais completa dos assuntos. Tenho procurado um equilíbrio entre os dois, mas ainda estou longe do ideal. Talvez conforme o assunto isso possa ser melhor ajustado.
Nesse caso eu tô bem na fita. Rsss Vale lembrar que num passado bem distante eu só comprei o suporte pro ferro depois de três tatuagens no braço. Kkkkk A última foi um pouco severa por conta da pouca sensibilidade que tenho devido a altura da minha lesão... Só percebi que estava com o braço encostado no ferro quando escutei o chiado do ferro em contato com minha pele. Rssss Quanto a potência do ferro, eu uso um de 50W virado no Giraia! Eu regulo a temperatura deslocando a ponta mais pra dentro ou pra fora... Uso um pano levimente úmido pra limpeza da ponta e nunca desligo o ferro sem antes deixar a ponta estanhada. Uso solda 60X40 de 1mm. Por fim uma dica: Na falta da malha absorvente basta passar a borrachinha do bico do sulgador emcpurrando a solda derretida no sentido da ponta do ferro. O resultado é excelente.
Legal! Eu não tenho paciência de ficar trocando ponta de ferro. Então comprei aqueles ferros que vêm com controle de temperatura no corpo do ferro, (40 reais cada) e uso um pra cada ponta diferente. Geralmente, tipo faca, ponta fina e ponta chata, no básico já resolvem. Eles são baratos, têm controle de temperatura e servem bem. Em outras situações delicadas, tenho o ferro caneta USB, e também um mais potente pra retirar grandes conectores de placas.
Parabéns pelo excelente trabalho. Quero deixar uma sugestão para um vídeo, dando uma achega ao vídeo sobre os ferros de soldar. Falar sobre a solda e as diversas soldas e a sua composição. Porcentagem de estanho, chumbo, etc. A sua temperatura de fusão, e qualidade duvidosa de algumas soldas. Bom trabalho.
Muito bom, ferro quente fora do suporte é ótimo para queimar o braço também. Eu tenho o hábito de mergulhar a ponta do ferro na pasta de solda e retirar rapidamente, limpa muito bem, porém não sei se diminui sua vida útil. Sempre guardar o ferro com a ponta estanhada. Forte abraço.
Joinha 2.300.4068.543 ! Eu uso ferro machadinha. Muito bom para soldar SMD. Hehehe. Excelentes dicas. Não sabia da existência de solda menor que 0,5mm. Forte abraço tio Eloy.
Rrsrsrs, o ferro machadinha é lendário! Tem gente que solda tudo com ele! Eu tenho um Fame de 200W bico torto da década de 60, que recebi de herança, o coitado só é ligado quando vou ver algum chassis de rádio valvulado! Valeu Edson!!
Muito legal o vídeo. Se aceitar uma 11ª dica, não é recomendável eu estanhar fios ou componentes SOBRE placas de circuito impresso. Pequenas partículas de solda quente podem cair sobre a PCB e provocar curtos.
22:40 é por isso q existe o versatip dremel. q é um maçarico multifunções. onde nele pode ser acoplado diversos tipos de pontas/acessorios ou sem acessorios. lamina, defletor, chapa... like 76
Alô! Esse vídeo já está entre os top 10 de ensinamentos sobre soldagem eletrônica. Você falou a palavra chave para quem almeja soldar da maneira correta. Praticar, praticar e praticar. Não há outra maneira. Fique tranquilo, também já queimei cabos e mãos em alguma situação de pressa e/ou desatenção de minha parte. Depois do primeiro "beliscão" a atenção redobra. 😁 [ ]´s 🍻 🇧🇷
Tem uma dica para iniciante que eu não tive e que me ferrou certa vez. Tentei limpar um orifício para colocar colocar um capacitor, mas o "buraquinho" ficava tapado. Inventei de colocar a ponta do ferro ali 😂😂. Fez um rombo e perdeu a argola de estanho em volta. Hoje teria usado uma malha ou colocado mais solda para conseguir sugar.
Olha, eu sou péssimo pra soldar, sofro pra caramba e perco muito estanho pra fazer uma simples solda, mas esse erro de deixar o ferro fora do suporte eu não cometo. E nem guardo ele quente, deixo ele em algum lugar seguro, onde não possa ocorrer nenhum acidente e espero esfriar pra guardar.
Eu uso um soldador velho com a ponta ferrada pra derreter plástico e cola quente, e sobre componentes SMD, eu ja usei com sucesso um ferro de 150W ,quase uma machadinha pra remover componentes SMD, eram mosfets SMD e cis de saida de som que tem plano terra grande, o ferrinho da estação não vencia e eu não queira cozinhar os capacitores próximos no ar quente.
Obrigado Antônio! A solda sem chumbo é usada por grande parte da indústria por questões puramente ambientais e de saúde para se adequarem às normas. Ela não é uma boa opção para uso em pequena escala e reparos, pois tem ponto de fusão mais alto, por isso mais difícil de usar.
Professor, o senhor daria uma dica de onde compro esse suporte de placas de sua bancada? (esse com 4 garras). E também essa proteção em cima da mesa de madeira? (uma espécie de borracha )
Olá Fabio! Seguem os links para os dois casos: O suporte tem um modelo mais recente um pouco diferente mas faz a mesma coisa: s.click.aliexpress.com/e/_DEYxS6B e a manta para a bancada igual a que uso seria esta: s.click.aliexpress.com/e/_DETJ7C5
Boa tarde amigo, realmente muito util...já cometi todos e mais alguns erros tipo: colocar o cabo do ferro na boca, pra ter as mãos livres e fazer um rapido ajuste. O ferro se soltou e caiu sobre meu braço. Abraço.
Obrigado Wander! Quanto às compras, depende onde comprou, se na Banggood ou no Aliexpress, mas a grande maioria tem código de rastreio, no entanto vezes ele só fica ativo depois que a mercadoria chega no país.
Ainda bem que eu nunca cometi nenhum desses erros 😂😂😂... Professor faz um vídeo ensinando porque as ondas pra transmissão e recepção se diferem em 1/4, 3/8 e etc de onda.
Com relação a manusear a solda com as mãos, o perigo é mais por não lavá-las depois de trabalhar com ela, já que somente ingerindo partículas de chumbo ou caso tenha um ferimento nas mãos, haveria algum risco para a saúde e nesse caso as luvas seriam necessárias. Quanto a fumaça, é de bom termo não aspirar por conta da resina (fluxo), que pode prejudicar o sistema respiratório, mas não há chumbo nem estanho naqueles vapores, já que o ponto de ebulição do chumbo é de 1.749°C e do estanho 2.602°C , e não chegamos nem perto disso com o ferro de solda.
Não sei qual é a sua opinião a respeito, mas me habituei a fazer todos os tipos de soldagem com aquela ponta do tipo faca (fenda 45⁰). Acho a mais perfeito de todas, para as mais diversas aplicações, tanto em componentes SMDs, quanto PTHs.
Depende do costume de cada uma, é uma ponta bem versátil também, eu particularmente uso bastante a cônica de ponta fina. A transferência de calor é menor que a tipo faca, mas atende bem quando é uma estação de solda.
@@Electrolab-Eletronica de fato. É bem telatovo ao hábito, mesmo. Mas olha... pra soldar CI's SMD, eu considero a melhor. Só aplicar fluxo e correr a solda...
Boa noite, amigo. Eu comecei a ver seus vídeos em busca de esclarecimento para um projeto. Tive a ideia de utilizar 2 módulos de peltier com fans do seu vídeo "mini módulo refrigerador peltier". Gostaria de utilizar em uma estufa cercado de granito (38x38x90) Cm. Quero diminuir a temperatura em 5 graus, mas não da estufa inteira, somente perto dos módulos. Minha ideia é de utilizar 2 módulos. Colocaria a parte quente desses dentro de uma caixa de isopor. Essa caixa seria toda vedada e fechada, somente com um exaustor saindo dela e jogando o ar quente produzido para outro ambiente e alguns furos para o ar de dentro da estufar fazer um ciclo com a caixa de isopor. A parte fria estaria direcionada para minhas plantas da estufa. Ela não é fechada (pense em uma caixa com chão, teto e somente 3 paredes). Minha temperatura de dia é 30 graus e de noite 26. Acha que conseguiria, com 2 modulos, esfriar em 5 graus perto da parte fria do peltier? Tem alguma ideia melhor? Agradeço desde já. Caixa de isopor I isolada I Estufa com paredes de granito _______________I___________________________________________________________
Olá Henrique, o segredo do bom rendimento de módulos peltier é a eficiência da dissipação do lado quente e a boa vedação do volume a ser refrigerado. Em tese, para esse volume que indicou, é possível diminuir 5 graus com os dois módulos, mas só a prática para ter certeza que o lado quente será devidamente dissipado. O Ideal é que o lado quente fique para o lado externo da caixa em contato direto com o ambiente e com um grande dissipador de calor ventilado, isolara essa parte pode não ser uma boa ideia. Não esqueça que a fonte de alimentação deve ter capacidade de corrente suficiente para os dois módulos.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pelo feedback! Acontece que sobre o isolamento da parte quente, pretendo colocar um bom exaustor jogando o ar quente de dentro dessa caixa de isopor para fora o prédio. Não consigo isolar o ambiente em sí, por isso que minha ideia é isolar ao maximo o ar quente e retira-lo sem esquentar o ambiente. Só na diminuição perto dos peltier para mim já é o suficiente. Muito obrigado novamente, você faz vídeos incríveis e ganhou mais um inscrito!
@@Electrolab-Eletronica Boa noite, irmão. Comprei 2 placas de peltier pelo link que voce recomendou. As duas chegaram já. Queria saber onde poderia comprar uma fonte que sirva para as 2. Tem alguma recomendação?
Já vi algumas técnicas artesanais, mas são bem trabalhosas e nem sempre têm bom resultado. O mais simples seria usar um fio bem fino e soldar diretamente no terminal.
Outro erro também e usar um ferro com temperatura alta quando vai soldar ou tirar um componente 😂você ja pecebe que estopora logo a ilha por isso uso um ferro de 60wats e baixo a temperatura dele com dois diodos ou com um circuito que não me recordo o nome que controla a velocidade de ventiladores liquidificadores e ótimo pra baixar a temperatura pra ficar no ideal porque tem ilha em certo aparelhos de pesima qualidade que não aguenta nem usando um ferro de trinta wats
Olá Andrey, é mínima, a solda 63/37 tem uma menor temperatura de fusão, fora isso não há nada tão relevante. Eu prefiro a 60x40 por permitir ótimas soldas no formato de gota.
Esse vídeo mostra as gafis dos técnicos. Quem nunca queimou a ponta do nariz levando a ponta do ferro perto do bigode kkkk Técnicos mais velhos sabem que estou dizendo kkkk... Professor ótimo vídeo parabéns...
Para eletrônica fina o ideal é 30W, ou um de 60W com dimmer para ajuste da temperatura. Melhor solução seria uma estação de solda com temperatura controlada e ajustável, já que no ferro comum ela varia o tempo todo.
@@Electrolab-Eletronica Pois é, mas depois que vc se habitua, vc não quer mais dessoldar com o ferro de 30w, eu nem lembro quando que usei o ferro de 30w pela útima vez. quanto as pontas: uso a que veio, que é grossa por sinal, onde moro não existe pontas pra vender, o fluxo tive que comprar em outra cidade, pois aqui ngm sabe o que é fluxo.
Quando acho que domino o assunto, você me humilha com sua sabedoria...Abçs.
Rrsrsr, que isso Álvaro, longe disso meu amigo! Obrigado por acompanhar sempre! Abcs!!
Excelente vídeo, sempre engrandecendo a comunidade! Eu queria colaborar com algumas dicas que uso pra mim, Vamos lá:
1) Evitar ligar e desligar constantemente o ferro de solda, porque com o tempo gera micro rachaduras nas pontas isso reduz a vida útil da mesma.
2) Sempre que for guardar o ferro de solda, limpar e estanhar novamente, isso protege a ponta de oxidação.
Ps. Usar o ferro de solda da Weller pra fura plástico é maldade 😅
Obrigado Thiago! Ótimas dicas! Rsrrsr, verdade, mas essa ponta do Weller já estava estrategicamente danificada.
Excelentes dicas. 👏👏👏Vou colaborar com mais uma: NUNCA assopre a solda para esfriar mais rápido.
Obrigado Pozzato! Sim, bem lembrando, essa prática pode gerar soldas frias facilmente.
Muito boa as dicas! Eu ri quando vc disse pra nunca passar a lima na ponta do ferro de solda, pois um amigo meu passa no esmeril e diz que é o melhor jeito de limpar a ponta e não quer nem ouvir falar de outra maneira de limpar 🤦🏻♂️😂
Obrigado Luciano! Rsrsrr é verdade! Havia no passado uma pontas de cobre puro que precisavam de fato serem limadas de tempos em tempos, mas eram uma tristeza!
deve trocar uma ponta por dia e eu a uso por mais de 6 meses, No Minimo.
@@Electrolab-Eletronica já ouvi falar nessas pontas rsrs e pior que esse meu amigo não é dessa época, ele mexe com eletrônica deve fazer uns 10 anos kkkk
@@kkteutsch6416 pior que ele usa a ponta até ela ficar parecendo um prego enferrujado, não sei como ele consegue trabalhar
Muito importantes as dicas não apenas para iniciantes no ramo da eletrônica, mas também como reciclagem para os mais antigos. Excelente vídeo, como sempre!
Grande abraço!
Obrigado Eduardo! Abcs!
Usar como alavanca,furar plástico com ele, não limpar a ponta após cada soldagem,deixar cair. Com relação ao suporte eu percebo que a posição permite o aquecimento do Cabo e esfriando a ponta.o ideal seria o inverso ponta elevada e cabo pra baixo.
Sim, verdade. Os bons ferros de estação de solda não aquecem o cabo quando no suporte.
Também sempre que compro um ferro novo, desmontou a ponta e coloco pasta térmica entre o elemento e a ponta. Isso torna mais chata a substituição, porém protege o elemento aquecedor, transferindo melhor o calor e melhorando o ajuste da temperatura. A limpeza da pasta térmica branca pode ser feita com algodão e querosene.
Perfeito, boa dica!
Obrigado por esse básico que eu aprendi. Antes tarde do que nunca. Sou faixa preta de araque depois dessa.
Rsrsrrs, obrigado!
A 10 foi a melhor. Resolvi isso comprando um ferro de solda para minha esposa. Quando ela quer furar os vasinhos de flores, agora usa o dela. Kkkkk
Rsrsrsrrs, ótima solução Antônio!
Esposas enchem a paciência. kkkkkk
Ótimo tutorial com dicas valiosas. A minha estação de solda fica sobre a plateleira, mas o suporte e o ferro de solda, sempre o mantenho sobre a mesa da bancada. Abçs...
Maravilha Valdo! Obrigado!
Preciso começar de novo em eletrônica, já furei muito plástico com meu ferro. Vou comprar outras pontas e corrigir o erro. Thanks!
É uma boa ideia. O ideal é ter um ferro mais antigo e usado para fazer só isso e deixar um melhor com ponta boa para eletrônica.
Valeu Eloy!
Valeu Mendes!!
Professor que vídeo show de bola, confesso aprendi muito com o senhor, agora como sugestão de vídeo o senhor poderia fazer um vídeo de como usar um capacimetro e conhecendo a escala e aplicando seu devido uso em sua aula, grato pela atenção.
Obrigado Adauto! Dê uma conferida na playlist sobre capacitores aqui do canal, lá em alguns vídeos mostro uma série de medidas feitas nesses componentes.
Gostei, obrigado,prof.Eloi .
Obrigado Miguel!
Admito que pelo menos pratico uns 3 erros ditos ai ao usar o ferro. Depois desse vídeo, vou me corrigir. Já salvei o vídeo.
Rsrs, todos nós já fizemos, valeu Evandro!
Como sempre a Electrolab trazendo benefícios! Muito bom! Dicas fundamentais, importantíssimas - e o melhor - facílimas de serem seguidas. Se torná-las em hábito, então, garantem economia de tudo, solda, ferro, fluxo, danos às placas e componentes. Às vezes nem tanto pelo dinheiro mas sim pela disponibilidade: ter que sair num domingo à noite à cata de uma nova ponta porque soldar com a antiga é impossível, é de matar até quem mora em grandes metrópoles...
Gostaria de tentar colaborar:
Dica 6 - Cuidado para não derreter a capa isolante do fio: repare que a capa do fio dessa dica, se ficou rombuda no ponto em que termina para expor o cobre, onde o jacaré segurou o cabinho, a capa foi para o beleléu. Isso sem falar na capa do próprio jacaré. Assim o quanto mais distante o jacaré puder estar do ponto a ser aquecido (sem fazer o cabo ficar balançando, claro), melhor.
Dica 8 - Remoção do óxido de cobre nas ilhas: Se tiver um tempinho, sei lá... uns 10 minutos, vale a pena, em vez de usar Bom-Brill, pingar umas gotas de vinagre sobre a ilha, "ir tomar um cafezinho" e, ao voltar, remover o vinagre da placa com um cotonete, papel absorvente (muito usado na cozinha), etc. Se o vinagre removido tingir o algodão do cotonete de verde azulado (ou azul esverdeado), bem... essa é a cor do óxido de cobre. Idealmente deve-se lavar a placa com água e detergente de louça depois de usar vinagre nela mas se a quantidade de vinagre for bem pequena, basta limpar muito bem limpinha a ilha - e adjacências - depois da soldagem, com álcool isopropílico de forma que não sobre nada do vinagre na placa. É que já tive o desprazer de ver uma trilha sumir mesmo passando o bom-brill com muita delicadeza...
Uma coisa que faço sempre que tento depositar um pouco de solda no terminal de um componente e a solda insiste em ficar grudada na ponta do ferro e não no terminal, é usar o ferro para aquecer o terminal, encostar o fio de solda no terminal aquecido e retirar o ferro antes de retirar o fio de solda. É claro que o fio de solda ficará grudado no terminal. Mas aí é só cortar esse fio de solda com um alicate de corte mínimo e bem afiado - uso há anos um alicate de unha ("primo" do de retirar cutícula) sem problema já que o fio de solda corta fácil e é molinho - que a solda necessária ficará grudada no terminal. Deve haver alicates de corte mínimos e especiais para uso em eletrônica mas como uso esse, de unha, há anos, nunca fui atrás...
Bem... não sei se o que escrevi é bobagem, rs... Mas a intenção é compartilhar.
Boa sorte e grato imensamente por seus vídeos, caro Electrolab!
Maravilha Lazzari! Ótimas dicas complementares, obrigado Seja sempre muito bem-vindo ao canal!!
legal o vídeo, outra coisa que muitos fazer incluindo eu, é usar o ferro como alavanca para tirar componente, mas as vezes não tem outro jeito.
abraços
Obrigado Arnaldo! Sim, bem lembrado! Prática bem comum e dependendo da ponta o risco é alto! Abcs!
Eu quando vou estanhar fios de elétrica quando estão oxidados costumo usar uma solução ácida pra limpar antes de soldar. Eu tenho um ferro de solda eletrônico muito bom mesmo para aprendiz como no meu caso eu tenho noção de tornearia eu fiz uma ponta especial para sacar componentes com duas pernas ela é feita no cobre se encaixa no ferro de solda ela possui um furo no centro de 1 à 1,5 milímetro aqueço o ponto de solda e tiro o componente por baixo .isso para tirar componentes de placas velhas
Boas soluções!
Show! Bacana Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs.
Quando estudei na ETE em Santa Rita do Sapucaí foram 3 meses aprendendo a soldar!
Excelente!!
Bom dia amigão, cara eu sei q vc tem um alto conhecimento em eletrônica q inclusive sabe falar inglês, já vi vídeo seu vc nos Estados Unidos, eu sou um amante nato da eletrônica, mas eu gostaria de deixar uma opinião aq se for possível, vejo q seus vídeos tem uma duração muito alta, infelizmente os internautas não têm paciência de assistir um vídeo tão longo, seria possível, reduzir o tempo desses vídeos, com uma explicação direta e dinâmica, no máximo 10 minutos, com certeza vc ganharia mais inscritos e assistiram o vídeo completo, me desculpe é só uma humilde sugestão.
Olá Nonato! Obrigado pela sugestão, já pensei nessa questão, e sei da impaciência e urgência que faz que o público, especialmente os mais jovens, seja cada vez mais um público estilo tiktok, com informações mais superficiais e sem aprofundamentos e detalhes. Por outro lado, ainda temos uma grande audiência tradicional que se interessa pela análise mais completa dos assuntos. Tenho procurado um equilíbrio entre os dois, mas ainda estou longe do ideal. Talvez conforme o assunto isso possa ser melhor ajustado.
Nesse caso eu tô bem na fita. Rsss
Vale lembrar que num passado bem distante eu só comprei o suporte pro ferro depois de três tatuagens no braço. Kkkkk
A última foi um pouco severa por conta da pouca sensibilidade que tenho devido a altura da minha lesão... Só percebi que estava com o braço encostado no ferro quando escutei o chiado do ferro em contato com minha pele. Rssss
Quanto a potência do ferro, eu uso um de 50W virado no Giraia! Eu regulo a temperatura deslocando a ponta mais pra dentro ou pra fora...
Uso um pano levimente úmido pra limpeza da ponta e nunca desligo o ferro sem antes deixar a ponta estanhada.
Uso solda 60X40 de 1mm.
Por fim uma dica: Na falta da malha absorvente basta passar a borrachinha do bico do sulgador emcpurrando a solda derretida no sentido da ponta do ferro. O resultado é excelente.
Boa dicas Flavio, obrigado!
Legal! Eu não tenho paciência de ficar trocando ponta de ferro. Então comprei aqueles ferros que vêm com controle de temperatura no corpo do ferro, (40 reais cada) e uso um pra cada ponta diferente. Geralmente, tipo faca, ponta fina e ponta chata, no básico já resolvem. Eles são baratos, têm controle de temperatura e servem bem. Em outras situações delicadas, tenho o ferro caneta USB, e também um mais potente pra retirar grandes conectores de placas.
Perfeito José Luis! Boa alternativa.
Parabéns pelo excelente trabalho. Quero deixar uma sugestão para um vídeo, dando uma achega ao vídeo sobre os ferros de soldar. Falar sobre a solda e as diversas soldas e a sua composição. Porcentagem de estanho, chumbo, etc. A sua temperatura de fusão, e qualidade duvidosa de algumas soldas. Bom trabalho.
Sugestão anotada! Obrigado!
Muito bom, ferro quente fora do suporte é ótimo para queimar o braço também. Eu tenho o hábito de mergulhar a ponta do ferro na pasta de solda e retirar rapidamente, limpa muito bem, porém não sei se diminui sua vida útil. Sempre guardar o ferro com a ponta estanhada. Forte abraço.
Valeu Evandro! Guardar limpo e estanhado é uma boa prática.
Grato Elói!
Muito bom!
Abraços, boa noite!
Até!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Fim de semana de muita Paz!
Joinha 2.300.4068.543 ! Eu uso ferro machadinha. Muito bom para soldar SMD. Hehehe. Excelentes dicas. Não sabia da existência de solda menor que 0,5mm. Forte abraço tio Eloy.
Rrsrsrs, o ferro machadinha é lendário! Tem gente que solda tudo com ele! Eu tenho um Fame de 200W bico torto da década de 60, que recebi de herança, o coitado só é ligado quando vou ver algum chassis de rádio valvulado! Valeu Edson!!
Muito legal o vídeo.
Se aceitar uma 11ª dica, não é recomendável eu estanhar fios ou componentes SOBRE placas de circuito impresso. Pequenas partículas de solda quente podem cair sobre a PCB e provocar curtos.
Obrigado Hebert! Sem dúvida! Esta do vídeo é sucata por isso é indiferente.
Excelentes dicas
Obrigado Lucena!!
Boas dicas, sem dúvida, quem nunca não é? Valeu as dicas 👍
Obrigado! Com certeza!
22:40 é por isso q existe o versatip dremel. q é um maçarico multifunções. onde nele pode ser acoplado diversos tipos de pontas/acessorios ou sem acessorios. lamina, defletor, chapa... like 76
Perfeito Anselmo! Ótima dica!
Professor, mais uma vez um GRANDE vídeo! Obrigado pela disponibilidade!
Muito obrigado Fabiano, por apoiar o canal!
@@Electrolab-Eletronica Me sinto honrado em apoiar esse projeto, professor!
Alô! Esse vídeo já está entre os top 10 de ensinamentos sobre soldagem eletrônica. Você falou a palavra chave para quem almeja soldar da maneira correta. Praticar, praticar e praticar. Não há outra maneira. Fique tranquilo, também já queimei cabos e mãos em alguma situação de pressa e/ou desatenção de minha parte. Depois do primeiro "beliscão" a atenção redobra. 😁 [ ]´s 🍻 🇧🇷
Obrigado Carlos! Verdade, todos nós já passamos por isso um dia!
Para estanhar corretamente a ponta do ferro devemos desligar o ferro quando ele começa a derreter a solda. Isso melhora evitando oxidação do cobre
Boa dica! Em estações de solda isso não seria necessário, pois a temperatura é constante.
excelente partilha de conhecimento.
Obrigado Serafim!
Obrigado pela dica professor
Valeu Ernesto!
Obrigado professor 😃
Obrigado Florisvaldo!
Parabens.....
Pela sua esplanação.
Simples e obgetiva.
Gosto muito, do seu canal.
Abraço.
Obrigado Fabio! Abcs!
👏👏👏🎉🎉🎉🎉
Obrigado por relembrar essas informações.
Susseso pra vcs 👍🤝🤙
Obrigado Afrânio!
Tmj🤝🤙
Tem uma dica para iniciante que eu não tive e que me ferrou certa vez. Tentei limpar um orifício para colocar colocar um capacitor, mas o "buraquinho" ficava tapado. Inventei de colocar a ponta do ferro ali 😂😂. Fez um rombo e perdeu a argola de estanho em volta. Hoje teria usado uma malha ou colocado mais solda para conseguir sugar.
Sim, o que arrancou com a ponta do ferro foi o chamado "furo metalizado", que em geral faz contato entra as faces da placa.
Cara da uma dica pra tirar com a malha ? O meu não sai nela, 😅
@@AKIRA-i9z Para mim da certo colocar mais estanho e fluxo.
Isso é uma aula. Objetiva. Parabéns.
Obrigado Maurício!
Olha, eu sou péssimo pra soldar, sofro pra caramba e perco muito estanho pra fazer uma simples solda, mas esse erro de deixar o ferro fora do suporte eu não cometo. E nem guardo ele quente, deixo ele em algum lugar seguro, onde não possa ocorrer nenhum acidente e espero esfriar pra guardar.
Sim, esse é um erro grave mesmo, pois geralmente pode causar sérios danos.
SHOW DE BOLA E TOP DEZ DE PRIMEIRA LINHA 👏👏👏👏...
Obrigado Simão!
Excelente explicações nota 10
Obrigado Antônio!
Eu uso um soldador velho com a ponta ferrada pra derreter plástico e cola quente, e sobre componentes SMD, eu ja usei com sucesso um ferro de 150W ,quase uma machadinha pra remover componentes SMD, eram mosfets SMD e cis de saida de som que tem plano terra grande, o ferrinho da estação não vencia e eu não queira cozinhar os capacitores próximos no ar quente.
Sim, nesses casos um maior aquecimento pode ser necessário.
Parabéns pelo vídeo Eloy, sempre dicas importantes para quem quer aprender.👋👋👋
Obrigado Carlos!
Valeu demais.
Valeu José!
Bons conseils 👍😉
Merci mom ami!
Parabéns!
Grato por compartilhar!
Feliz Páscoa!
Abs
👏👏👏
Obrigado Eugenio! Feliz Páscoa!
@@Electrolab-Eletronica Grato pelo retorno!
👏👏👏
Perfeito o vídeo, só precisaria de saber qual é a diferença entre a solda com chumbo é sem. Obrigado um grande saúdo.
Obrigado Antônio! A solda sem chumbo é usada por grande parte da indústria por questões puramente ambientais e de saúde para se adequarem às normas. Ela não é uma boa opção para uso em pequena escala e reparos, pois tem ponto de fusão mais alto, por isso mais difícil de usar.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pelo esclarecimento. Não sabia da história do ponto de fusão.
Professor, o senhor daria uma dica de onde compro esse suporte de placas de sua bancada? (esse com 4 garras). E também essa proteção em cima da mesa de madeira? (uma espécie de borracha )
Olá Fabio! Seguem os links para os dois casos: O suporte tem um modelo mais recente um pouco diferente mas faz a mesma coisa: s.click.aliexpress.com/e/_DEYxS6B e a manta para a bancada igual a que uso seria esta: s.click.aliexpress.com/e/_DETJ7C5
Boa tarde amigo, realmente muito util...já cometi todos e mais alguns erros tipo: colocar o cabo do ferro na boca, pra ter as mãos livres e fazer um rapido ajuste. O ferro se soltou e caiu sobre meu braço. Abraço.
Obrigado Zaqueu! Sim, um perigo de queimadura séria! Abcs!
Excelente 👏👏👏 Muito bem realizado 👏 Fiz minha inscrição 👏👏
Obrigado! Seja bem vindo ao canal Ed!
Dicas top!! Valeu. Boa tarde. fiz a compra se não me engano do ultimo multimetro q vc anuncio. Só uma duvida, essas compras não tem como rastrear?
Obrigado Wander! Quanto às compras, depende onde comprou, se na Banggood ou no Aliexpress, mas a grande maioria tem código de rastreio, no entanto vezes ele só fica ativo depois que a mercadoria chega no país.
@@Electrolab-Eletronica Blz!! Obrigado.
Acho que estou bem, alcancei 100%. Ótimo vídeo. 😊
Maravilha! Valeu Celimar!
Dicas maravilhosas, eu tenho um cabo queimado igual o seu😂😂😂
Rsrsrsr, obrigado Sergio! Muito comum mesmo!
Show de bola guerreiro.
Obrigado!
Ainda bem que eu nunca cometi nenhum desses erros 😂😂😂...
Professor faz um vídeo ensinando porque as ondas pra transmissão e recepção se diferem em 1/4, 3/8 e etc de onda.
Rsrsrsr! Valeu Ribeiro! anotei a sugestão para quando fizer um vídeo sobre antenas!
desenhe uma senoide e os eixos x e y e tera sua resposta num estalar de dedos 😮😮😮
@@kkteutsch6416 🤔
Boa noite
Onde encontro esse suporte que vc usou no vídeo? Gostei muito dele. Obrigado
Boa noite! O suporte tem um modelo mais recente um pouco diferente mas faz a mesma coisa: s.click.aliexpress.com/e/_DEYxS6B
Ótimas dicas
Obrigado Ronaldo!
Valeu.
Obrigado Guilherme!
Outro erro comum é manusear com as mãos sem proteção o estanho com chumbo, bem como aspirar a fumaça.
Com relação a manusear a solda com as mãos, o perigo é mais por não lavá-las depois de trabalhar com ela, já que somente ingerindo partículas de chumbo ou caso tenha um ferimento nas mãos, haveria algum risco para a saúde e nesse caso as luvas seriam necessárias. Quanto a fumaça, é de bom termo não aspirar por conta da resina (fluxo), que pode prejudicar o sistema respiratório, mas não há chumbo nem estanho naqueles vapores, já que o ponto de ebulição do chumbo é de 1.749°C e do estanho 2.602°C , e não chegamos nem perto disso com o ferro de solda.
Excelente
Obrigado Aureo!
Muito bom, uma pergunta, aonde consigo comprar essa manta cinza igual da sua bancada?
Obrigado! Foi no Aliexpress, segue o link dela: s.click.aliexpress.com/e/_DBit4Nf
Não sei qual é a sua opinião a respeito, mas me habituei a fazer todos os tipos de soldagem com aquela ponta do tipo faca (fenda 45⁰). Acho a mais perfeito de todas, para as mais diversas aplicações, tanto em componentes SMDs, quanto PTHs.
Depende do costume de cada uma, é uma ponta bem versátil também, eu particularmente uso bastante a cônica de ponta fina. A transferência de calor é menor que a tipo faca, mas atende bem quando é uma estação de solda.
@@Electrolab-Eletronica de fato. É bem telatovo ao hábito, mesmo. Mas olha... pra soldar CI's SMD, eu considero a melhor. Só aplicar fluxo e correr a solda...
Sensacional!!!!!
Obrigado Cristiano!
Lhe desejo muito sucesso
Muito obrigado|!
Boa noite, amigo. Eu comecei a ver seus vídeos em busca de esclarecimento para um projeto. Tive a ideia de utilizar 2 módulos de peltier com fans do seu vídeo "mini módulo refrigerador peltier". Gostaria de utilizar em uma estufa cercado de granito (38x38x90) Cm. Quero diminuir a temperatura em 5 graus, mas não da estufa inteira, somente perto dos módulos.
Minha ideia é de utilizar 2 módulos. Colocaria a parte quente desses dentro de uma caixa de isopor. Essa caixa seria toda vedada e fechada, somente com um exaustor saindo dela e jogando o ar quente produzido para outro ambiente e alguns furos para o ar de dentro da estufar fazer um ciclo com a caixa de isopor. A parte fria estaria direcionada para minhas plantas da estufa. Ela não é fechada (pense em uma caixa com chão, teto e somente 3 paredes). Minha temperatura de dia é 30 graus e de noite 26. Acha que conseguiria, com 2 modulos, esfriar em 5 graus perto da parte fria do peltier? Tem alguma ideia melhor? Agradeço desde já.
Caixa de isopor I
isolada I Estufa com paredes de granito
_______________I___________________________________________________________
Olá Henrique, o segredo do bom rendimento de módulos peltier é a eficiência da dissipação do lado quente e a boa vedação do volume a ser refrigerado. Em tese, para esse volume que indicou, é possível diminuir 5 graus com os dois módulos, mas só a prática para ter certeza que o lado quente será devidamente dissipado. O Ideal é que o lado quente fique para o lado externo da caixa em contato direto com o ambiente e com um grande dissipador de calor ventilado, isolara essa parte pode não ser uma boa ideia. Não esqueça que a fonte de alimentação deve ter capacidade de corrente suficiente para os dois módulos.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pelo feedback! Acontece que sobre o isolamento da parte quente, pretendo colocar um bom exaustor jogando o ar quente de dentro dessa caixa de isopor para fora o prédio. Não consigo isolar o ambiente em sí, por isso que minha ideia é isolar ao maximo o ar quente e retira-lo sem esquentar o ambiente. Só na diminuição perto dos peltier para mim já é o suficiente. Muito obrigado novamente, você faz vídeos incríveis e ganhou mais um inscrito!
Valeu Henrique, entendi! Seja bem-vindo ao canal e sucesso com o projeto!
@@Electrolab-Eletronica Boa noite, irmão. Comprei 2 placas de peltier pelo link que voce recomendou. As duas chegaram já. Queria saber onde poderia comprar uma fonte que sirva para as 2. Tem alguma recomendação?
Mestre, tem solução para o descolamento da ilha da placa?
Já vi algumas técnicas artesanais, mas são bem trabalhosas e nem sempre têm bom resultado. O mais simples seria usar um fio bem fino e soldar diretamente no terminal.
Valeu brother é Nois
Valeu Marcos!
Na verdade, nós temos que amar o ferro de solda, cuidar e zelar dele.. ❤
Com certeza José!
Muito bom!!!
Obrigado Andre!
Qual o sugador de solda que vc indicaria, marca e se tiver um link , poderia indicar?
Não me recordo de marcas no momento.
Outro erro também e usar um ferro com temperatura alta quando vai soldar ou tirar um componente 😂você ja pecebe que estopora logo a ilha por isso uso um ferro de 60wats e baixo a temperatura dele com dois diodos ou com um circuito que não me recordo o nome que controla a velocidade de ventiladores liquidificadores e ótimo pra baixar a temperatura pra ficar no ideal porque tem ilha em certo aparelhos de pesima qualidade que não aguenta nem usando um ferro de trinta wats
Exato Sidney, comentei esse ponto sobre alta temperatura também. O dispositivo para ajuste é o dimmer.
Olá,já ví gente recomendando a solda 63x37 em vez da 60x40(Sn/Pb),ví que vc recomendou a 60x40... qual a diferença? Obrigado!
Olá Andrey, é mínima, a solda 63/37 tem uma menor temperatura de fusão, fora isso não há nada tão relevante. Eu prefiro a 60x40 por permitir ótimas soldas no formato de gota.
@@Electrolab-Eletronica Muito Obrigado Amigo!!
Já coloquei o ferro, muito quente , sobre uma mesa de plástico e ficou um grande rombo.
Sim, muito comum esse tipo de acidente.
Otimo vídeo
👏👏👏👏👏
Obrigado!
Esse vídeo mostra as gafis dos técnicos.
Quem nunca queimou a ponta do nariz levando a ponta do ferro perto do bigode kkkk
Técnicos mais velhos sabem que estou dizendo kkkk...
Professor ótimo vídeo parabéns...
Obrigado Hyamachia!
Qual a temperatura do ferro de solda de 60w, 40w e 30w?
Para eletrônica fina o ideal é 30W, ou um de 60W com dimmer para ajuste da temperatura. Melhor solução seria uma estação de solda com temperatura controlada e ajustável, já que no ferro comum ela varia o tempo todo.
Já. Fiz muita solda errada.mesmo com.pontas erradas
Todos fizemos um dia Braga!
Derreter plastico destroe a porta
Sim!
Meu pecado foi o numero 6 🤦♂
Rsrrs, esse é um dos mais comuns mesmo!
👍👍
Valeu!!
To lascado, meu ferro é de 60w
É possível usar, basta uma ponta adequada e o devido cuidado com os componentes mais sensíveis.
@@Electrolab-Eletronica Pois é, mas depois que vc se habitua, vc não quer mais dessoldar com o ferro de 30w, eu nem lembro quando que usei o ferro de 30w pela útima vez. quanto as pontas: uso a que veio, que é grossa por sinal, onde moro não existe pontas pra vender, o fluxo tive que comprar em outra cidade, pois aqui ngm sabe o que é fluxo.
Que sugador é esse aí?
Hikari HK-205.
👍👍 👍👍 👍👍
Valeu Ycaro!