Agora tô assistindo o cálculo do led no interruptor tem muita capacidade de fazer a gente entender tuas explicações Obrigado mestre O discípulo sempre na escuta Obrigado
Corrigindo 3 erros: [1] C = 1/(2pi.f.Xc); [2] A potência dissipada no resistor de potência é P = (Vp . Ip) / raiz de 2 = (180 . 0,02) / 1,4142 = 2,54 W; [3] No final do vídeo, a correte do circuito usando dois LEDs em anti-paralelo não dobra, permanece 20 mA. No mais, seu vídeo me acrescentou ótimo conhecimento extra!
Obrigado Daniel! Veja que o equívoco na fórmula de C e das questão do anti-paralelo já estavam descritos na descrição do vídeo e quanto a potência, trata-se da potência de pico e não RMS, por isso não se divide por raiz de 2 nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica Na verdade, a potência dissipada é sempre a potência RMS, ou seja, o valor médio (ou eficaz) da potência, que é a potência que gera trabalho e dissipa calor, e não a potência de pico, pois, neste caso, se estaria desconsiderando no cálculo os instantes de declínio e passagem por zero. Assim, faz-se necessário obter o valor médio (eficaz) de potência, que é o que realmente demanda dissipação térmica, ou que geraria trabalho, no caso de um motor. E desculpe pelas outras questões, pois eu quase nunca confiro a descrição dos vídeos. E também, obrigado por responder! Há, e não se aborreça com isso, pois a perfeição não exite para nós humanos, que sempre estamos sujeitos a cometer equívocos ou erros, o que não invalida nossos esforços nem nos desqualifica! O que acontece é que às vezes os conceitos fundamentais vão ficando distantes na lembrança, à medida que avançamos no entendimento e nosso conhecimento se torna mais complexo, por isso é sempre bom revermos conceitos básicos/fundamentais.
Entendo Daniel, não me aborreci. Seja sempre bem vindo! Pode não ter ficado claro, mas não ignoro a questão da potência eficaz, a questão é que todo o cálculo aqui foi com a tensão de pico, para escolha da potência do resistor e não para determinar a potência dissipada. Por isso de forma simplificada usa-se a de pico, garantindo a tolerância na escolha da potência do resistor, sem super ou sub dimensionar esse componente. Lembrando também que temos aqui um sinal retificado em meia onda por conta do diodo. Veja que trata-se de um vídeo para leigos, com um viés prático.
@@Electrolab-Eletronica Como medida de tolerância para a potência do resistor, é de praxe dimensioná-lo com o dobro da potência eficaz calculada sobre este, visto que sua potência nominal indica a potência máxima que ele suporta (sem se danificar imediatamente), e não a potência de trabalho a que ele deve ser submetido de maneira contínua. Por isso, para esse seu cicuito, eu cheguei ao mesmo valor de potência que você, mas atavés de outro caminho, ou seja, o dobro dovalor eficaz calculado sobre ele (2 x 2,5 W = 5 W), preservando, assim, a vida útil desse componente. Ademais, eu estava me referindo ao circuito que não é retificado em meia onda, mas ao que tem somente um diodo em anti-paralelo, portanto, com uma onda completa sobre o resistor. P.S.: Você poderia fazer pra nós umas experiências/testes pra nos mostrar qual a mínima corrente que um LED (de sinalização) precisa para acender de forma satisfatória (com brilho bem definido, mas sem ofuscar ou cansar a visão), por exemplo em um circuito digital didático, e também, verificar na prática as quedas de tensão típicas sobre as diversas cores de LEDs? É que estou fazendo alguns projetos, mas não tenho nada de hardware, dispondo apenas de teoria, simuladores e CADs para PCB, e preciso dessas informações simples e básicas para meus projetos, devido a limitações destes quanto ao suprimento de corrente. Ficaria muito grato, pois não encontrei esse trabalho em nenhum canal, tendo um conteúdo claro e completo como descrito!
Perfeito Daniel! Exatamente, o cálculo no dimensionamento no vídeo foi referente apenas ao primeiro circuito com um diodo em série e um resistor. Interessante assunto e pouco explorado. Há até um vídeo no canal sobre leds, mas é básico como este. Anotei a sugestão para um vídeo futuro.
De todos os vídeos que vi sobre o assunto foi o primeiro que falou sobre a potência dissipada, parabéns! Mostra a importância de se informar com pessoas competentes. Valeu!
Meu amigo. Essas informações técnicas são muito úteis para quem domina a técnica elétrica. Para todos os outros que querem experimentar e não tem conhecimento dessas técnicas será melhor aplicar as peças elétricas e como as soldar. ( mostrar em exemplos) em vês de falar.
Didática muito boa e muita informação importante. Excelente vídeo. Convém considerar que a equação de potência, no tempo 12:27 do vídeo, é válida para tensão DC e AC. Nesse caso, é meia senoide. A potência dissipada no resistor vai ser menor, visto que você tem apenas um semi-ciclo da senoide! Por isso, o circuito com o diodo em série desperdiça menos energia no resistor que com o mesmo diodo em anti-paralelo com o LED! Com dois LEDs em anti-paralelo, tempo 21:21 do vídeo, como a corrente é AC, a soma dos dois diodos consumindo 20 mA continuará sendo 20 mA. Corrente de pico. Um em cada sentido. Mas a potência é maior.
A cerca de 25 anos atrás montei um quadro eléctrico, em minha casa e coloquei leds para cada disjuntor/IDR, foi tudo com resistências, aquecia um pouco, (230V Portugal) mas nunca avariou. Essa ideia nas tomadas, é muito boa, serve de luz de vigia. Parabéns, pelas dicas.
Aula Show!!!! Como sempre digo guando tenho dúvida consulto esse canal.....siga sempre quem realmente conhece,,,,,obrigado professor!!!!! assim que terminar meu laboratório e começar a trabalhar vou fazer questão de ser apoiador deste canal!!!!! Gratidão!!!!
Sou formado em mecânica mas descobri q a eletrônica é fascinante, fiz todos esses cálculos no curso mas nenhum com aplicação, era só matemática, obrigado !
Show, uma vez falei em um grupo que tinha como colocar LED diretamente na tomada, quase me esculacharam kkkk dizendo que precisava de um drive, de um reator, precisava retificar de alternada para continua . Eu citei o exemplo desse caso que você fez aí na bancada e o último exemplo de 2 Leds em paralelo e invertidos. Quase me comeram vivo kkkk uns falavam, tenho anos de eletrônica não existe isso de ligar de forma alguma diretamente na rede kkkk eu só ficava rindo, faz tempo que sai do grupo, se não ia mandar esse vídeo lá para os inteligentes de plantão kkk Estou dando trelas aqui. Show parabéns!
Muito bom Eloy..Eu utilizo sempre o circuito com capacitor que é mais eficiente,mas faço a retificação em onda completa. O meu circuito fica com resistor de 470r e capacitor 220n p/127V e resistor de 1k e capacitor 100n p/220V, fica show.
Excelente! Seus vídeos são incríveis ao misturar teoria e prática. Como sugestão, se me permite e com todo o respeito, seria interessante inserir neste circuito um sensor de luminosidade que acenda o LED apenas quando o ambiente fica no escuro. Parabéns pelos vídeos, vc sabe muito!
Amigo, parabéns pela clareza com que expões suas aulas. São muito objetivas e didáticas, o que explica u sucesso. Montei o circuito com o capacitor de 150 nF/630V em paralelo com um resistor de 15K (aqui a tensão é 220V) e o restante conforme recomendado (diodo 1N4007 e led de 2V). O que percebi é, apesar de usar um resistor de 15k e 2W, ainda houve um aquecimento considerável. Isso me chamou a atenção, porque você explica no vídeo que o resistor pode ser de baixa potência. Chequei tudo mais de uma vez com receio de ter errado alguma coisa, mas o circuito está montado corretamente. Testei com outros capacitores com as mesmas especificações, mas continuou igual. É isso mesmo?
Olá Juarez, o seu circuito não está correto. O resistor em paralelo com o capacitor é de 1Mohm e esse pode ser de baixa potência. O resistor em série precisa ser calculado, em geral na faixa de 100 a 220 ohms, quando falei em 15K me referi à reatância capacitiva e não ao valor do resistor. Com essas modificações deve funcionar bem.
@@Electrolab-Eletronica Você tem toda razão, amigo. Que bobagem que eu fiz. Está lá no vídeo o resistor de 1Mohm. Fico muito grato pela presteza em responder. Parabéns pelo seu trabalho, mais uma vez!
Arretado d+!! Obg professor, sou Vilson Leandro, inscrito no seu canal a muito tempo e agora também com nosso canal 'broncas do dia a dia'. Excelente vídeo, parabéns! Tamos juntos, e que Deus continue lhe abençoando! Um forte abraço \o/.
Boa noite Eloy. Sensacional está aula sobre Ligações de Leds em AC. Fiz uma conta que deu bem parecido o valor que vc apresentou no Vídeo de 330nF ou 0,33uF ou 2.9 X 10-7. Minha Dúvida é Por quê o Capacitor para 220V tem valor inferior??? Minha conta deu 171nF. Obrigado pela atenção. Parabéns pelo canal e pela honra de ter um pouco do conhecimento que vc tem por dispor de seu tempo e paciência, sua generosidade. Abraço. 😉👍
Olá Lucas, obrigado! Ele é menor por conta da reatância capacitiva, que pela fórmula, é maior quanto menor for o capacitor. E com uma reatância maior, teremos uma queda também maior de tensão no capacitor, nesse caso necessária para usar em 220V.
Eu queria registrar aqui que, quando eu tinha 9 anos ( 1979 ), meu irmão comprava muitos LED's VM e Vd, eu já ligava nas minhas invenções, todas as chaves tic tac, para saber que algo estava ligado, um LED como sinalizador. Lógico que não sabia calcular nada, mas eu só colocava um resistor de 1/8W do valor de 27K, nunca queimaram. Só fazia isso. Por incrível que pareça, eu ainda tenho esse painel com essas chaves tic tac montadas, total de 10 Chaves.
Seu método intuitivo de usar resistores de 27kΩ para limitar a corrente dos LEDs diretamente na rede AC foi surpreendentemente eficaz, mesmo sem cálculos precisos na época. O resistor de 27kΩ funcionava bem porque limitava a corrente em valores seguros para o LED, mesmo em 127V AC. Com um resistor de 27kΩ em 127V a corrente média no LED será ≈ 4,7mA. Isso está dentro da faixa aceitável para LEDs, que tipicamente suportam 20 mA. O LED conduz apenas em meia onda da AC (polarização direta), enquanto o resistor absorve o restante da tensão, dissipando energia como calor. A potência dissipada no resistor era 0,6W, mas como o resistor era de 1/8W, provavelmente o sistema funcionava no limite da dissipação, ou as meias-ondas davam tempo suficiente para resfriar. O fato de o circuito ter durado tanto tempo demonstra que a simplicidade, quando bem aplicada, pode levar a soluções robustas. Hoje, com LEDs mais avançados e diferentes tensões de rede (110V ou 220V), o uso de capacitores e diodos para suavizar e proteger o circuito se tornou mais comum, mas sua abordagem continua sendo uma demonstração de como os fundamentos podem ser eficazes.
@Electrolab-Eletronica Em 1989, eu servi nas forças armadas em Quitaúna SP. No alojamento dos soldados, era muito escuro a noite, quando precisava ir ao alojamento, tinha que ficar apalpando a parede entre os armários para achar o interruptor. Nessa época eu tinha 19 anos, era um saco sair da guarda e precisar pegar alguma coisa no alojamento. Então, também fiz esse mesmo esquema com 2 Led's verde ligado no interruptor 110V, também com resistor de 27k. Kkkk...... Deve estar até hoje lá funcionando. Também coloquei 2 pedaços de cantoneira de ferro parafusados na parede dos 2 lados do espelho para os bizonhos não quebrarem os interruptor, empurrando o armário .
Na época, estava o 2° GAAAé ( 2° Grupo de Artilharia Anti-Aérea - 2° Bia Can ). Esse quartel mudou em meados de 2000, 2010 para o litoral de Praia Grande. Está lá até hoje .
A ideia de usar os LEDs para iluminar o interruptor foi ótima, ainda mais naquela época, quando o acesso a componentes eletrônicos era mais limitado. Histórias como essa mostram que com um pouco de criatividade e vontade, dá pra melhorar o dia a dia de forma simples e eficiente. Parabéns pela engenhosidade!
Rapaz ... fiquei até com medo de fritar minha protobord ao ligar os 127v aí ao ver o LED verde acesão eu fiquei me achando kkkk * te achando valeu !!!!
Parabéns pela vídeo aula. Teria como vc fazer um cálculo do capacitor permanente, aquele usado em ventilador de teto por exemplo,para colocar em série com uma lâmpada automotiva incandescente de 12v 21w ? Acredito que um de 25mf x250 v já daria, no caso se fosse ligado em 127v . Um abraço e desde já agradeço!
Olá André! Sim, é possível calcular o valor do capacitor para limitar a corrente e, consequentemente, a potência da lâmpada automotiva incandescente de 12V e 21W ao ser conectada em uma rede de 127V AC. A corrente consumida pela lâmpada pode ser calculada considerando que sua potência nominal é de 21W e sua tensão nominal é 12V, a corrente será 1,75A. A tensão eficaz da rede é 127V. Para que a corrente através da lâmpada seja 1,75A, a reatância do capacitor deve ser ≈72,57Ω. Com a reatância conhecida, calculamos a capacitância será ≈36,6μF. Um capacitor com valor próximo de 36,6 µF x 250V deve funcionar para esta aplicação. Use um capacitor permanente (para motores), que seja não polarizado e projetado para trabalho contínuo em AC. Valores comerciais próximos podem ser 35 µF ou 40 µF. Teste com cuidado, pois pequenas variações de tensão podem alterar o comportamento.
otima aula ,obrigado por compartilhar e ensinar ,professor utilizei o que eu tinha disponivel um diodo 1n5408 ,resistor 560k 1watt, 1 led verde 1,8v ligado em 127v ,sera que o resistor vai queimar ou dura bastante tempo ligado direto 24h? ou seria bom fazer um circuito liga,desliga pra deixar ligado o led so na parte da noite.
Muito boa aula.conhecimento sobre led é muito importante hoje em dia devido a utilização de energia solar e utilização de lâmpadas em corrente continua e alternada e vice versa.
Ola meu Nobre, gostaria de saber se possível, o que faz um led acender quando uma emissora radio e sintonizada, obrigado e seus vídeos sao muito bons Deus abençoe vc meu irmão.
Eu coloquei na minha tomada para indicar que tá ligado fica na ficina tem um disjuntor para desligar as tomadas as luzes eu coloquei diodo 1N4007 em série com um resistor de 100KΩ 1/4W em um LED 🉑 Verde na tomada de 220Vac tem um bom tempo não deu problema não com o brilho bem forte mesmo a quelé led transparente não sei o nome só sei acor é já focou ligado uns três dias tá na tomada uns 4 mês já teve falta de energia queda pico deu bom, Vlw. 😉👍
Gosto muito do seu canal. Tenho aprendido muito. Só tenho uma pergunta, por agora😊. Na opção 2 led para proteção do anti ciclo, a corrente de cálculo não será a mesma de 20 mA? Afinal cada led só vai passar corrente em um ciclo. Em termos elétricos eles não duvidem a corrente simultaneamente, apenas estão acesos em simultâneo devido á frequência e percepção ótica
Obrigado pela explicação e de compartilhar seu conhecimento, gostaria de fazer o led acendender somente quando eu ligar o plug na tomada e o fase e neutro estiver correto, se estiver invertido ele não acenderia, teria como? Ia colocar esse circuito dentro de uma régua de energia para não ligar o fase e neutro invertido, pois quando ligo a mesa de som invertido o microfone da choque.
Olá Fabio, sim é possível, mas precisa projetar uma lógica para que funcione dessa forma. Mais simples seria identificar as fases na régua e no cabo para fazer sempre a ligação correta. O choque não deveria acontecer em qualquer posição, se acontece, temos fuga da fase para a carcaça, pode ser algum componente ou o próprio transformador da mesa ou amplificador usado, com defeito, ou ainda falta de aterramento.
Tenho a mesma dúvida. No meu caso não é possível identificar a fase nas tomadas onde o equipamento será ligado e por isto estou procurando uma forma de validar se a ligação está correta sem ter que andar com uma caneta de teste ou algo parecido.
Muito boa explicação mas qual esquema usou na protoboard? Pois a última que mostrou na lousa eu entendi que o diodo fosse conectado entre negativo e positivo do led, mas na protoboard o diodo é o primeiro componente.
Muito bom, muito bem!!! Gostaria de saber pelo menos eletrônica básica que você aprendeu. Parabéns prof. Uma pergunta. Ligar vários leds em série em 127 e 220 volts, ou Em paraleloé possível um outro aulão em vídeo?
Muito bom, adoro seus vídeos, você é muito didático e faz uma ótima abordagem teórica em função das aplicações práticas! Só fiquei com dúvida quando você diz que, ao usar um segundo LED no lugar do diodo, a corrente dobra para 40mA. Se apenas um LED conduz em cada semi-ciclo (um conduz no semi-ciclo positivo e o outro no negativo), a corrente não permaneceria a mesma (20mA)? Obrigado pelo vídeo!
Excelente explicação, teoria e práticas juntas, parabéns !!! Uma dúvida, gostaria de aplicar este circuito com o capacitor, em um exaustor de churrasqueira ( motor monofásico 127V 90W) o led acesso indicaria o exaustor ligado, será que funciona?
Boa Noite! Excelente aula, parabéns...tem algum vídeo ou poderia disponibilizar um esquema elétrico onde eu consiga ligar acima de 100 LEDs? Tenho muitos LEDs parados aqui e gostaria de fazer um pisca pisca...
Sem dúvida, aprendo muito consigo! Mas reparei que não fez conta com a queda de tensão do diodo em série. Estarei certo nessa observação? Cumprimentos!
Prezado, Boa noite. Suas apresentações são sempre muito técnicas, precisas e didáticas. Sou inscrito no seu canal há tempos.Tenho 70 anos de idade, meu interesse é apenas por curiosidade e matar o tempo. Só que agora nessa quarentena, estou em isolamento, a coisa ficou muito estranha e não posso sair para comprar algum componente e preciso de uma dica sua se for possível. Exatamente sobre isso que demonstrou nesse vídeo. Vou fazer uma ligação de LED direta na rede elétrica. Ao fazer o cálculo , exemplificando, o resistor calculado vai ser de 8K Ohms e 2 Watts de potência. Ocorre que só tenho um monte de resistores de 0,5 Watts de potência. Nesse caso posso fazer uma combinação em série de 4 resistores de 2K cada um, totalizando (4 x 2K) = 8K Ohms e ao mesmo tempo totalizando (4 x 0,5 W) = 2 Watts.? Isso teria o efeito desejado de dissipação de calor? O mesmo raciocínio pode ser feito para Resistores de 1/4 Watts, e assim por diante? Por último, posso usar qualquer diodo? Agradeço se puder me dar essa orientação. Um grande abraço. Carlos.
Olá Carlos, boa noite! A quarentena tem um lado muito complicado, mas por outro lado é uma ótima oportunidade para aumentar seus conhecimentos em eletrônica!! Se ligar em série 04 resistores de 2K, terá os 8K e a potência será dividida entre eles, já que a queda de tensão em cada um será 1/4 da total. Como em série a corrente é constante, a potência dissipada também será 1/4 em cada resistor, permitindo uma dissipação total (nos 04 de 0,5W cada) seja de 2W! Portanto você está correto. O mesmo vale para qualquer outro arranjo similar em série. Abcs!
@@Electrolab-Eletronica , Prezado, Boa tarde. Agradeço pela sua presteza em responder. Nada como uma orientação correta, técnica, como a sua. Confesso que eu poderia ter feito a experiência, mas ainda assim ficaria a dúvida se deu certo por estar correto o raciocínio ou se foi por "pura sorte". Um grande abraço. Se cuide, o bicho que está solto por aí é perigoso. Carlos.
@@Electrolab-Eletronica . Prezado, Boa noite. Preciso de mais uma dica, se for possível. Liguei um LED em 127V da forma mais simples (com um diodo IN4007) e usei uma combinação de resistores conforme orientou para atender a potência calculada.. O resistor calculado teria potência 2,5 W. Combinei 2 de 2W cada (total 4W) e resistência total um pouco maior que a necessária, deu certo. Ocorre que achei as temperaturas dos resistores elevadas ao tato, não tenho qualquer experiência a respeito. Isso é NORMAL? Existe alguma temperatura razoável , aceitável (até um limite de tantos graus Celsius)? . Como vou instalar numa caixa pequena, ligado permanente, estou em dúvidas se essa temperatura pode acabar danificando a coisa. Fiz uma segunda experiência combinando 2 outros resistores também de 2W cada, só que com resistência total mais do que o dobro da necessária, Também funcionou, só que o LED acendeu mais fraco um pouco e ESTRANHAMENTE as temperaturas dos resistores ficaram bem menores. Tem explicação? A resistência “ calculada aquece muito”, a resistência “exagerada aquece pouco”. Agradeço mais uma vez. SDS. Carlos
@@carlosserafim5342 como vc aumentou a resistencia total do circuito , consequentemente BAIXOU a corrente ( que vc notou como um brilho mais fraco ), e BAIXOU a potência consumida pelo led , o que tambem BAIXOU a potencia dissipada nos resistores que vc usou , BAIXANDO a temperatura ou calor nos mesmos . Se vc não se importar com a queda de brilho do led e esya for suficienye para a sua aplicação, pode deixar assim ... lembrando que não se esqueça de isolar o conjunto para evitar curtos circuitos ! Abs !
boa noite, uma pergunta , essa grandesa de 300 ohms no capacitor , voce colocou ese valor devido a sua experiencia ?desculpe a pergunta é que sou leigo, exelente as suas esplicações
Olá Roque, ele é claculado em função da corrente dos LEDs. Para agilizar, eu indiquei diretamente o valor típico para 127V, que está em torno de 300nF.
@@Electrolab-Eletronica obrigado, você e muito bom para explicar, fiz um cursinho on-line,porém, sem muita explicação, gosto muito de eletrônica e elétrica, porém a idade não permite mais exercer essas funções. Obrigado continuarei a te seguir
Olá Electrolab ( me desculpe te chamar assim pois não sei seu nome ) Realmente uma aula e tanto. Uma explicação completa sobre um tema de grande utilidade. Parabéns. Abraços. Casagrande.
Ótimo vídeo! Utilizei essa idéia pra colocar o led no interruptor da lâmpada, porém a luminária de led fica acesa ( parcialmente, com uma luminosidade baixa, mas acesa) teria uma dica pra solucionar esse 'problema'?
Olá Ronaldo! O LED é apenas para sinalizar a posição do interruptor e ficaria ligado direto? Se for o caso, há 3 fios nessa caixa do interruptor? Se houver, você pode estar energizando pelo retorno da lâmpada. Reveja as ligações de forma a isolar a lâmpada via interruptor, do circuito do LED.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo retorno! O LED é para sinalizar, apagando quando acendo a lampada. São dois fios na caixinha, só preciso confirmar se a fase está indo para lampada ou para o interruptor. A ligação do LED possui um resistor 10K 3W e um diodo retificador, que estão ligados nos dois contatos do interruptor.
A ligação não funcionaria bem dessa forma, o diodo acaba deixando passar um dos semi-ciclos, mantendo a lâmpada parcialmente acesa. O retorno do neutro vem via lâmpada. Se desconectar a lâmpada do soquete o LED apaga.
Sensacional esta aula. Um caso real: instalei 2 les verde e azul na saída de um relé automotivo 12v para indicar comutação de luz alta/baixa de um carro. Está queimando seguidas vezes somente o azul. O Led possui um resistor de 680 ohms em série. Por que razão pode estar ocorrendo isso?
Obrigado Sandro! O valor do led azul está correto. Pode estar havendo alguma tensão reversa no chaveamento e queimando esse led. Pode experimentar um diodo em série com o anodo no mesmo sentido da condução. Mas antes meça as tensões antes e após o diodo para confirmar que tudo está correto.
BOM DIA PROFERSOR! GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE CAPACITOR VC USA NESSE PROJETO? NÃO FALA OU EU NÃO CONSIGUI ENTENDER... TEM LADO POSITIVO E NEGATIVO?, QUERO COLOCAR EM UMA TOMADA COM UM INTERRUPITOR DE 220V PARA INDICAR QUANDO EU LIGAR E DESLIGAR MEU FERRO DE SOLDA, E NÃO PRECISAR TA TODO TEMPO TIRENDO DA TOMADA, O FERRO ESQUENTA DE MAIS E GASTA MUITA ENEGIA, É UMA BOA IDEIA. OBRIGADO PELAS DICAS!!!
Bom dia, o capacitor pode ser do tipo poliester e não é polarizado. Há um vídeo no canal sobre fonte sem transformador, onde mostro como calcular o valor.
Eloy, vou rasgar o meu diploma em Eletrônica...Rrsrsrs. Tirei uma lâmpada led que tava piscando, de iluminação do interior da minha geladeira Electrolux Frost Free que tem tensão de alimentação de 220 V alternada. Tirei a lente ou tampinha que esconde os leds. Retirei esses LEDs que estavam piscando, e medi a tensão contínua que ia para esses LEDs que retirei, e deu 15 V. Coloquei em paralelo duas lâmpadas leds, uma de 3 V e a outra de 12 V de automóvel. Coloquei um resistor de 600 Ohms para limitar a corrente que vai para o LED de 3 V, e coloquei um resistor de 150 Ohms para limitar a corrente que vai para a lâmpada de 12 V automotiva. Medi a tensão que tá entrando no LED e deu 2,6 V, e medi a tensão que tá entrando na lâmpada automotiva de 12 V, e deu 4,6 Volts! Que loucura é essa Eloy?
A solução que encontrou para substituir a lâmpada de 15V não é correta. Você esqueceu de incluir no cálculo a potência de cada lâmpada, para conhecer a corrente de consumo delas e assim calcular corretamente o valor do resistor.
@@Electrolab-Eletronica Eu achava que era a mesma coisa o que você faz nesse vídeo. Ou seja, para calcular o resistor você fez: R= 15-12/0,020 onde 0,020 é a corrente. E R=15-3/0,020. Não é assim Eloy? Ou seja, não só basta a tensão de alimentação e a corrente no qual as lâmpadas foram projetadas? Como eu achei o brilho muito fraco das lâmpadas em paralelo, eu as coloquei em série. Mas praticamente o brilho não mudou nada! Umas das coisas que eu queria mais saber era donde veio esses 4,6 V na lâmpada de 12 V!
Obrigado Gil! Sim, há algumas maneiras, uma das mais simples seria usar uma lâmpada neon, no lugar do led, pois essa em geral acende acima de 80V. Outras formas com Led seriam mais complexas.
Eloy, retirando alguns diodos de placas que não prestam mais, vi que nenhum são 1N4007, e medindo no teste de diodo com multímetro digital, alguns dão 0,1 outros 0,2 outros 0,3 e outros 0,4. Quais desses são mais ideais para colocar em série com o resistor? Outra coisa, além de colocar um resistor "parrudo" de 5W ou mais em série com esse diodo, o led ficará mais protegido se colocarmos outro diodo em sentido reverso em paralelo com esse led?
Sobre o diodo, precisa ver o código para saber a tensão reversa dele, para que suporte o valor da rede elétrica. O diodo adicional é opcional, pois a tensão já estaria retificada. O melhor modelo é o que usa o capacitor.
Bom dia professor. Excelente aula. Sou leigo em Eletrônica e tenho uma dúvida. Tenho 7 chip leds (alguns chamam de COB chip) de 3W cada, ligados em paralelo direto em 220V, mas alguns costumam queimar. Vou precisar de um diodo 1N4007 para cada chip led ou um somente para todos no início do circuito? Os resistores de 15,456 ohms ou maior (segundo o cálculo que fiz), usarei um para cada chip led. Obrigado.
Olá Elias, depende da corrente total, conforme a especificação. 3W cada Led, qual a tensão de trabalho dele (normalmente de 9 a 11V? Com isso você consegue a corrente, normalmente 300mA cada led. O 1N4007 suporta 1A, ou seja no máximo 3 leds. 7 LEDs vão consumir 2,1A, então melhor usar um diodo de 3A. Ligados em paralelo o resistor certamente será grande em 220V.
Olá Elias, precisa ter certeza desses dados, se o seu led de fato consumir 300mA em 10V, o resistor seria de 1K na rede de 220V. Se não for, corre-se o risco de queimar o LED
Para essa alta corrente seria muito alto, algo em torno de 63W. Precisaria ser um resistor de fio e grande como comentei antes. Para uma queda tão alta de 220V, com essa corrente, não recomendaria usar o resistor e sim uma fonte chaveada adequada para a alimentação dos leds, mas uma vez levando em conta que os 300mA por led estariam corretos, pois você não passou essa informação, eu que estou supondo.
Boa tarde professor, posso usar essa alimentação mais simples para acionar uma bobina e por ser uma bobina, devo ligar necessariamente um diodo em paralelo?
Olá Juca, dependa da função da bobina, em alguns casoa você pode colocar a fonte em curto. Já o diodo em paralelo, é usado quando há alguns acionamento da bobina feito pro semicondutores como transistores, SCRs, etc, não havendo isso, ele não é obrigatório.
Tenho varias réguas tomadas também chamadas de filtro de linha de varias marcas e modelos, todas com led de indicação. Abri todas pra ver e absolutamente todas usam o mesmo esquema, led vermelho 3mm difuso (tensão mínima 1.8v +/- 1mA) ligado direto na rede através de um resistor na casa dos 100k 1/4w. Apenas isso! Estão funcionando a anos, por que o led não queima ? Peguei um led similar vermelho 3mm difuso (tensão mínima 1.8v +/- 1mA) liguei em série com um resistor de 100k 1/4w nos 127VAC. O led acendeu, deixei ligado varias horas sem problemas. Resolvi medir a tensão em cima do Led e deu por volta de 29 volts AC, me questiono por que em ambos os casos o LED não queima ?
O LED atua como retificador nesse caos e ele mesmo limita a tensão, funciona bem na maioria das vezes. É uma prática comum e barata colocar apenas o resistor, mas tecnicamente não é o mais indicado ou seguro.
Obrigado Juba! Não fiz, mas a conexão não seria difícil, o Led com seu respectivo diodo e resistor ficariam na saída do interruptor, considerando que o neutro estaria disponível na mesma caixa.
Muito boa sua explicação. Percebi que no seu desenho ficou faltando colocar o diodo retificador para gerar a meia onda na tensão. Eu fiz o teste com o capacitor de poliester de 330 nF com um resistor de 500k (para a descarga do capacitor evitando choque após desligar) paralelo com ele e coloquei também o diodo (ligado reversamente) paralelo ao led. O led acendeu bem fraquinho. Eu medi a tensão no led e deu só 400 mV. Fiquei pensando se não seria o resistor paralelo que estaria limitando a tensão. Então eu tirei o resistor paralelo e o led queimou na hora. O que pode ter acontecido?
Olá Luiz, em qual desenho faltou o diodo? Se for no modelo que usa capacitor, ele é dispensável, pois o diodo em paralelo com o LED já faz essa função limitando o semi-ciclo negativo. Se o LED acendeu fraco, precisa recalcular os componentes e verificar se estão com os valores certos, especialmente o capacitor. Não faz sentido remover esse resistor e queimar o LED, pois ele só serve para descarregar o capacitor.
@@Electrolab-Eletronica Olá! Sim, é no modelo que usa o capacitor. De fato, me confundi com o que usa a resistência pra baixar a tensão. Não precisa mesmo do diodo na entrada. Eu tirei o diodo e o led acendeu normalmente (sem ficar acendendo e apagando - pelo menos a olho nu). A DDP no led foi de 2,8 V. O seu vídeo de 11/4/20 me ajudou muito também. Muito obrigado e sucesso!
Olá! Prezado Eloy, posso utilizar essa fórmula numa AC mais baixa, utilizando um transformador com primário 127vac x secundário 12vac? Utilizaria a tensão vinda do secundário do transformador, e faria todo esse cálculo a partir dos 12v.
Parabéns prof pela aula mas prof é apenas uma ideia no caso do resistir robusto potência maior pode - se colocar um dissipador para esse resistir de 10 k ?
Dissipadores para resistores existem, mas geralmente já vêm montados neles, pois são cilíndricos e com contato térmico perfeito entre o resistor e o alumínio. Seria complicado instalar um de forma artesanal. Melhor usar um resistor maior!
Eloy, existe alguma maneira de dispensar um resistor sem queimar o led? Por exemplo, usando somente um led infravermelho em sentido reverso em paralelo com esse led emissor de luz visível!
No caso de alimentação direto da rede, como o que discute este vídeo, negativo, a tensão reversa é muito alta e vai queimar os dois. Numa alimentação normal em DC baixa tensão, também precisa, pois o que queima o LED é a corrente excessiva e o LED em reverso não resolve isso.
@@Electrolab-Eletronica Tem alguma utilidade diodo infravermelho além do controle remoto? Não serve para anular algo ou outra coisa num Circuito elétrico?
Tanto faz Eloy, ligar o fase ou neutro da tensão RMS alternada no anodo do diodo retificador 1N4007 para acender um LED? Claro que depois desse diodo colocamos em série um resistor, e finalmente o anodo do LED. E no catôdo desse LED ligamos a outra fase RMS, seja o neutro ou fase propriamente dito.
Eloy, nessa terceira forma de ligar um LED com um capacitor é a melhor forma de ligar dezenas de leds em série? Vai precisar somente de um capacitor, ou o número de capacitores tem que ser igual ao número de leds em série que queremos ligar?
@@Electrolab-EletronicaComo os leds ficando em série a corrente será a mesma em todos. Já essa capacitância C desse único capacitor que você fala é calculado pela a equação C=1/2π.f.n.16000 para 220 Volts, onde n é o número de leds que vão ficar em série? E cada um desses LEDs não é pra ter um diodo anteparalelo?
Eu não uso essa equação com n. A diferença é que os LEDs em série somarão a queda de tensão neles. Se for 2V cada LED por exemplo e você ligar 10 em série, vai precisar de 20V neles e o restante (diferença para a tensão da rede) no capacitor. A corrente é fixa e igual. Basta um diodo em anti paralelo de uma ponta a outra da série.
De qualquer maneira Eloy, parece que um capacitor de 230 nF por 400 V já é mais que suficiente para acender uns 20 LEDs em série, com corrente de 20mA, de 3 Volts cada um, na tensão RMS de 220 V! Fiz uns cálculos aqui...Rsrsrs Tou certo Eloy?
Eloy, porque você diz que a tensão de condução do diodo 1N4007 são 0,7 Volts, e quando meço essa condução no multímetro digital na escala de diodos dá é 0,6 Volts? Outra pergunta: posso usar qualquer outro diodo nas três formas que você ensina ligar um LED na tomada?
0,7V é um valor médio, diodos retificadores de silício podem ter queda entre 0,55V e 0,75V. Não pode usar qualquer diodo, assim como qualquer outro componente, eles têm tolerância nas especificações e são muito diferentes entre si. Pode usar um retificador de silício com tensão reversa acima de 400V e corrente acima de 500mA.
@@Electrolab-EletronicaMedi a tensão de condução de alguns diodos semelhantes ao 1N4007, inclusive pretinhos também, mas com numeração diferentes no corpo deles, alguns deu 0,2 V, outros 0,3 V, outros 0,4 V e ainda outros 0,5 V! Não posso usar esses diodos na retificação para ligar o LED na tensão de 127 ou 220 V? Outra pergunta: A tensão reversa só não ocorre nos diodos Zener? Diodos comuns como 1N4007 possuem também tensão reversa? Ou tensão reversa de qualquer diodo é aquela leitura que vemos no multímetro digital na escala de diodos?
Os diodos que mediu abaixo de 0,5V não são retificadores comuns e sim Schottky, não recomendo o uso. Não é por essa medida que conseguirá escolher o diodo e sim olhando seu código no datasheet. A tensão reversa existe em todos os diodos e não pode ser medida em multímetro nesse caso.
Agora tô assistindo o cálculo do led no interruptor tem muita capacidade de fazer a gente entender tuas explicações
Obrigado mestre
O discípulo sempre na escuta
Obrigado
Valeu Jair! Seja sempre bem-vindo!
Corrigindo 3 erros: [1] C = 1/(2pi.f.Xc); [2] A potência dissipada no resistor de potência é P = (Vp . Ip) / raiz de 2 = (180 . 0,02) / 1,4142 = 2,54 W; [3] No final do vídeo, a correte do circuito usando dois LEDs em anti-paralelo não dobra, permanece 20 mA. No mais, seu vídeo me acrescentou ótimo conhecimento extra!
Obrigado Daniel! Veja que o equívoco na fórmula de C e das questão do anti-paralelo já estavam descritos na descrição do vídeo e quanto a potência, trata-se da potência de pico e não RMS, por isso não se divide por raiz de 2 nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica Na verdade, a potência dissipada é sempre a potência RMS, ou seja, o valor médio (ou eficaz) da potência, que é a potência que gera trabalho e dissipa calor, e não a potência de pico, pois, neste caso, se estaria desconsiderando no cálculo os instantes de declínio e passagem por zero. Assim, faz-se necessário obter o valor médio (eficaz) de potência, que é o que realmente demanda dissipação térmica, ou que geraria trabalho, no caso de um motor. E desculpe pelas outras questões, pois eu quase nunca confiro a descrição dos vídeos. E também, obrigado por responder! Há, e não se aborreça com isso, pois a perfeição não exite para nós humanos, que sempre estamos sujeitos a cometer equívocos ou erros, o que não invalida nossos esforços nem nos desqualifica! O que acontece é que às vezes os conceitos fundamentais vão ficando distantes na lembrança, à medida que avançamos no entendimento e nosso conhecimento se torna mais complexo, por isso é sempre bom revermos conceitos básicos/fundamentais.
Entendo Daniel, não me aborreci. Seja sempre bem vindo! Pode não ter ficado claro, mas não ignoro a questão da potência eficaz, a questão é que todo o cálculo aqui foi com a tensão de pico, para escolha da potência do resistor e não para determinar a potência dissipada. Por isso de forma simplificada usa-se a de pico, garantindo a tolerância na escolha da potência do resistor, sem super ou sub dimensionar esse componente. Lembrando também que temos aqui um sinal retificado em meia onda por conta do diodo. Veja que trata-se de um vídeo para leigos, com um viés prático.
@@Electrolab-Eletronica Como medida de tolerância para a potência do resistor, é de praxe dimensioná-lo com o dobro da potência eficaz calculada sobre este, visto que sua potência nominal indica a potência máxima que ele suporta (sem se danificar imediatamente), e não a potência de trabalho a que ele deve ser submetido de maneira contínua. Por isso, para esse seu cicuito, eu cheguei ao mesmo valor de potência que você, mas atavés de outro caminho, ou seja, o dobro dovalor eficaz calculado sobre ele (2 x 2,5 W = 5 W), preservando, assim, a vida útil desse componente. Ademais, eu estava me referindo ao circuito que não é retificado em meia onda, mas ao que tem somente um diodo em anti-paralelo, portanto, com uma onda completa sobre o resistor.
P.S.: Você poderia fazer pra nós umas experiências/testes pra nos mostrar qual a mínima corrente que um LED (de sinalização) precisa para acender de forma satisfatória (com brilho bem definido, mas sem ofuscar ou cansar a visão), por exemplo em um circuito digital didático, e também, verificar na prática as quedas de tensão típicas sobre as diversas cores de LEDs? É que estou fazendo alguns projetos, mas não tenho nada de hardware, dispondo apenas de teoria, simuladores e CADs para PCB, e preciso dessas informações simples e básicas para meus projetos, devido a limitações destes quanto ao suprimento de corrente. Ficaria muito grato, pois não encontrei esse trabalho em nenhum canal, tendo um conteúdo claro e completo como descrito!
Perfeito Daniel! Exatamente, o cálculo no dimensionamento no vídeo foi referente apenas ao primeiro circuito com um diodo em série e um resistor. Interessante assunto e pouco explorado. Há até um vídeo no canal sobre leds, mas é básico como este. Anotei a sugestão para um vídeo futuro.
Professor, sua aula é muito significativa. Sua didática contribui muito para o dispertar de novos estudantes de elétronica.
Obrigado Silva!
De todos os vídeos que vi sobre o assunto foi o primeiro que falou sobre a potência dissipada, parabéns! Mostra a importância de se informar com pessoas competentes. Valeu!
Obrigado Renato!
Excelente aula!
Eu estava precisando desta aula para ensinar para um profissional que estou treinando.
Obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha achado útil!
Parabéns , pela explicação dos cálculos e descrição do circuito , aula completa
agradecido .
Obrigado Manoel!
Revendo a aula, só para reativar a memória. Parabéns!!!
Obrigado Ton!
Meu amigo. Essas informações técnicas são muito úteis para quem domina a técnica elétrica. Para todos os outros que querem experimentar e não tem conhecimento dessas técnicas será melhor aplicar as peças elétricas e como as soldar. ( mostrar em exemplos) em vês de falar.
É verdade Tony, de qualquer forma, a partir de 21:40, uma ligação prática dos componentes é apresentada e mostrado o funcionamento.
Parabéns por apresentar mais opções do que as que eu vi aqui no UA-cam!
Obrigado Jane! Seja sempre bem vinda ao canal!
Didática muito boa e muita informação importante. Excelente vídeo. Convém considerar que a equação de potência, no tempo 12:27 do vídeo, é válida para tensão DC e AC. Nesse caso, é meia senoide. A potência dissipada no resistor vai ser menor, visto que você tem apenas um semi-ciclo da senoide! Por isso, o circuito com o diodo em série desperdiça menos energia no resistor que com o mesmo diodo em anti-paralelo com o LED! Com dois LEDs em anti-paralelo, tempo 21:21 do vídeo, como a corrente é AC, a soma dos dois diodos consumindo 20 mA continuará sendo 20 mA. Corrente de pico. Um em cada sentido. Mas a potência é maior.
Perfeito Alberto! Obrigado!
A cerca de 25 anos atrás montei um quadro eléctrico, em minha casa e coloquei leds para cada disjuntor/IDR, foi tudo com resistências, aquecia um pouco, (230V Portugal) mas nunca avariou.
Essa ideia nas tomadas, é muito boa, serve de luz de vigia.
Parabéns, pelas dicas.
Obrigado Paulo!
Como sempre muito bem explicado. Em alguns canais temos a preocupação de garantir que já nos inscrevemos, além de ter dado o like. Este é um deles ! 👏
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Desejo muito sucesso a vc e que possa sempre manter esse canal ativo pois é de grande importância para todos nós que amamos a eletrônica!
Obrigado Wanderley!
Esta canal e um dos melhores no que si diz ...falando sobre eletrónica ....algo simples com muito conhecimento show ....
Obrigado Givanildo!
Achei muito interessante essa aula, parabéns, vou continuar assistindo sempre, aprendi muito, obrigado.
Obrigado Lira!
Aula Show!!!! Como sempre digo guando tenho dúvida consulto esse canal.....siga sempre quem realmente conhece,,,,,obrigado professor!!!!! assim que terminar meu laboratório e começar a trabalhar vou fazer questão de ser apoiador deste canal!!!!! Gratidão!!!!
Obrigado Paulo!
Sou formado em mecânica mas descobri q a eletrônica é fascinante, fiz todos esses cálculos no curso mas nenhum com aplicação, era só matemática, obrigado !
Valeu Flavio! Seja bem vindo ao canal!
Show, uma vez falei em um grupo que tinha como colocar LED diretamente na tomada, quase me esculacharam kkkk dizendo que precisava de um drive, de um reator, precisava retificar de alternada para continua .
Eu citei o exemplo desse caso que você fez aí na bancada e o último exemplo de 2 Leds em paralelo e invertidos. Quase me comeram vivo kkkk uns falavam, tenho anos de eletrônica não existe isso de ligar de forma alguma diretamente na rede kkkk eu só ficava rindo, faz tempo que sai do grupo, se não ia mandar esse vídeo lá para os inteligentes de plantão kkk
Estou dando trelas aqui.
Show parabéns!
Obrigado Ataniel!
Bom dia, professor e amigos. Em lugares apenas de passagem, creio que seja uma boa usar um led ligado assim, até mesmo pela economia. Agradecido.
Boa ideia Luiz!
Muito bom Eloy..Eu utilizo sempre o circuito com capacitor que é mais eficiente,mas faço a retificação em onda completa. O meu circuito fica com resistor de 470r e capacitor 220n p/127V e resistor de 1k e capacitor 100n p/220V, fica show.
Perfeito Beto! Ótima opção também!
Exatamente é esse que uso aqui na fabrica , mas invés de acender led utilizo o circuito para o optoacoplador pc817 .
Excelente! Seus vídeos são incríveis ao misturar teoria e prática.
Como sugestão, se me permite e com todo o respeito, seria interessante inserir neste circuito um sensor de luminosidade que acenda o LED apenas quando o ambiente fica no escuro.
Parabéns pelos vídeos, vc sabe muito!
Obrigado Aray! Ótima sugestão!
Amigo, parabéns pela clareza com que expões suas aulas. São muito objetivas e didáticas, o que explica u sucesso.
Montei o circuito com o capacitor de 150 nF/630V em paralelo com um resistor de 15K (aqui a tensão é 220V) e o restante conforme recomendado (diodo 1N4007 e led de 2V). O que percebi é, apesar de usar um resistor de 15k e 2W, ainda houve um aquecimento considerável. Isso me chamou a atenção, porque você explica no vídeo que o resistor pode ser de baixa potência. Chequei tudo mais de uma vez com receio de ter errado alguma coisa, mas o circuito está montado corretamente. Testei com outros capacitores com as mesmas especificações, mas continuou igual. É isso mesmo?
Olá Juarez, o seu circuito não está correto. O resistor em paralelo com o capacitor é de 1Mohm e esse pode ser de baixa potência. O resistor em série precisa ser calculado, em geral na faixa de 100 a 220 ohms, quando falei em 15K me referi à reatância capacitiva e não ao valor do resistor. Com essas modificações deve funcionar bem.
@@Electrolab-Eletronica Você tem toda razão, amigo. Que bobagem que eu fiz. Está lá no vídeo o resistor de 1Mohm. Fico muito grato pela presteza em responder. Parabéns pelo seu trabalho, mais uma vez!
Arretado d+!! Obg professor, sou Vilson Leandro, inscrito no seu canal a muito tempo e agora também com nosso canal 'broncas do dia a dia'. Excelente vídeo, parabéns! Tamos juntos, e que Deus continue lhe abençoando! Um forte abraço \o/.
Obrigado amigo e sucesso no canal!
Uma aula, de muito conteúdo e de grande versatilidade e muita didática.
Aula prática e e de uma gama de conhecimento.
Obrigado Silva!
Excelente aula e quando puder fale sobre fitas led e uso delas na rede elétrica
Obrigado! Anotado!
Boa noite Eloy. Sensacional está aula sobre Ligações de Leds em AC.
Fiz uma conta que deu bem parecido o valor que vc apresentou no Vídeo de 330nF ou 0,33uF ou 2.9 X 10-7.
Minha Dúvida é Por quê o Capacitor para 220V tem valor inferior???
Minha conta deu 171nF.
Obrigado pela atenção.
Parabéns pelo canal e pela honra de ter um pouco do conhecimento que vc tem por dispor de seu tempo e paciência, sua generosidade.
Abraço. 😉👍
Olá Lucas, obrigado! Ele é menor por conta da reatância capacitiva, que pela fórmula, é maior quanto menor for o capacitor. E com uma reatância maior, teremos uma queda também maior de tensão no capacitor, nesse caso necessária para usar em 220V.
Que boa aula muitobom
Obrigado Helenice!
Muito estrutiva sua aula, parabenizo você e agradeço sua atenção, obrigado.
Obrigado Sergio!
Rapaz, aprendi demais só acendendo um led! Tu é fera na aula!
Valeu!!
Eu queria registrar aqui que, quando eu tinha 9 anos ( 1979 ), meu irmão comprava muitos LED's VM e Vd, eu já ligava nas minhas invenções, todas as chaves tic tac, para saber que algo estava ligado, um LED como sinalizador. Lógico que não sabia calcular nada, mas eu só colocava um resistor de 1/8W do valor de 27K, nunca queimaram. Só fazia isso. Por incrível que pareça, eu ainda tenho esse painel com essas chaves tic tac montadas, total de 10 Chaves.
Seu método intuitivo de usar resistores de 27kΩ para limitar a corrente dos LEDs diretamente na rede AC foi surpreendentemente eficaz, mesmo sem cálculos precisos na época. O resistor de 27kΩ funcionava bem porque limitava a corrente em valores seguros para o LED, mesmo em 127V AC. Com um resistor de 27kΩ em 127V a corrente média no LED será ≈ 4,7mA. Isso está dentro da faixa aceitável para LEDs, que tipicamente suportam 20 mA. O LED conduz apenas em meia onda da AC (polarização direta), enquanto o resistor absorve o restante da tensão, dissipando energia como calor. A potência dissipada no resistor era 0,6W, mas como o resistor era de 1/8W, provavelmente o sistema funcionava no limite da dissipação, ou as meias-ondas davam tempo suficiente para resfriar. O fato de o circuito ter durado tanto tempo demonstra que a simplicidade, quando bem aplicada, pode levar a soluções robustas. Hoje, com LEDs mais avançados e diferentes tensões de rede (110V ou 220V), o uso de capacitores e diodos para suavizar e proteger o circuito se tornou mais comum, mas sua abordagem continua sendo uma demonstração de como os fundamentos podem ser eficazes.
@Electrolab-Eletronica Em 1989, eu servi nas forças armadas em Quitaúna SP. No alojamento dos soldados, era muito escuro a noite, quando precisava ir ao alojamento, tinha que ficar apalpando a parede entre os armários para achar o interruptor. Nessa época eu tinha 19 anos, era um saco sair da guarda e precisar pegar alguma coisa no alojamento. Então, também fiz esse mesmo esquema com 2 Led's verde ligado no interruptor 110V, também com resistor de 27k. Kkkk...... Deve estar até hoje lá funcionando. Também coloquei 2 pedaços de cantoneira de ferro parafusados na parede dos 2 lados do espelho para os bizonhos não quebrarem os interruptor, empurrando o armário .
Na época, estava o 2° GAAAé ( 2° Grupo de Artilharia Anti-Aérea - 2° Bia Can ). Esse quartel mudou em meados de 2000, 2010 para o litoral de Praia Grande. Está lá até hoje .
A ideia de usar os LEDs para iluminar o interruptor foi ótima, ainda mais naquela época, quando o acesso a componentes eletrônicos era mais limitado. Histórias como essa mostram que com um pouco de criatividade e vontade, dá pra melhorar o dia a dia de forma simples e eficiente. Parabéns pela engenhosidade!
Belíssima aula! Sempre aprendemos bastante coisa, inclusive em assuntos básicos! Muito obrigado!
Obrigado Thiago!
Ótima aula muito obrigado professor.
Obrigado Aresanto!
Rapaz ... fiquei até com medo de fritar minha protobord ao ligar os 127v aí ao ver o LED verde acesão eu fiquei me achando kkkk * te achando valeu !!!!
Rsrsrsr, funciona bem Rodrigo, Valeu!!
Parabéns pela vídeo aula. Teria como vc fazer um cálculo do capacitor permanente, aquele usado em ventilador de teto por exemplo,para colocar em série com uma lâmpada automotiva incandescente de 12v 21w ? Acredito que um de 25mf x250 v já daria, no caso se fosse ligado em 127v . Um abraço e desde já agradeço!
Olá André! Sim, é possível calcular o valor do capacitor para limitar a corrente e, consequentemente, a potência da lâmpada automotiva incandescente de 12V e 21W ao ser conectada em uma rede de 127V AC.
A corrente consumida pela lâmpada pode ser calculada considerando que sua potência nominal é de 21W e sua tensão nominal é 12V, a corrente será 1,75A. A tensão eficaz da rede é 127V. Para que a corrente através da lâmpada seja 1,75A, a reatância do capacitor deve ser ≈72,57Ω. Com a reatância conhecida, calculamos a capacitância será
≈36,6μF. Um capacitor com valor próximo de 36,6 µF x 250V deve funcionar para esta aplicação. Use um capacitor permanente (para motores), que seja não polarizado e projetado para trabalho contínuo em AC. Valores comerciais próximos podem ser 35 µF ou 40 µF. Teste com cuidado, pois pequenas variações de tensão podem alterar o comportamento.
Deu super certo! Obrigado pela força
Parabéns por mais essa aula maravilhosa amigão.
Obrigado João!
otima aula ,obrigado por compartilhar e ensinar ,professor utilizei o que eu tinha disponivel um diodo 1n5408 ,resistor 560k 1watt, 1 led verde 1,8v ligado em 127v ,sera que o resistor vai queimar ou dura bastante tempo ligado direto 24h? ou seria bom fazer um circuito liga,desliga pra deixar ligado o led so na parte da noite.
Se bem dimensionado o circuito, o led pode durar muito tempo sem problemas.
Muito boa aula.conhecimento sobre led é muito importante hoje em dia devido a utilização de energia solar e utilização de lâmpadas em corrente continua e alternada e vice versa.
Obrigado Francisco!
Ola meu Nobre, gostaria de saber se possível, o que faz um led acender quando uma emissora radio e sintonizada, obrigado e seus vídeos sao muito bons Deus abençoe vc meu irmão.
Obrigado Leonardo! Sendo um led no próprio circuito do rádio, em alguns casos é acionado pela intensidade de sinal, através de um circuito comparador.
Eu coloquei na minha tomada para indicar que tá ligado fica na ficina tem um disjuntor para desligar as tomadas as luzes eu coloquei diodo 1N4007 em série com um resistor de 100KΩ 1/4W em um LED 🉑 Verde na tomada de 220Vac tem um bom tempo não deu problema não com o brilho bem forte mesmo a quelé led transparente não sei o nome só sei acor é já focou ligado uns três dias tá na tomada uns 4 mês já teve falta de energia queda pico deu bom, Vlw. 😉👍
Maravilha Marcos!
Gosto muito do seu canal. Tenho aprendido muito.
Só tenho uma pergunta, por agora😊. Na opção 2 led para proteção do anti ciclo, a corrente de cálculo não será a mesma de 20 mA? Afinal cada led só vai passar corrente em um ciclo. Em termos elétricos eles não duvidem a corrente simultaneamente, apenas estão acesos em simultâneo devido á frequência e percepção ótica
Obrigado Vitor! Sim, há um comentário na descrição do vídeo sobre esse ponto.
Obrigado pela explicação e de compartilhar seu conhecimento, gostaria de fazer o led acendender somente quando eu ligar o plug na tomada e o fase e neutro estiver correto, se estiver invertido ele não acenderia, teria como? Ia colocar esse circuito dentro de uma régua de energia para não ligar o fase e neutro invertido, pois quando ligo a mesa de som invertido o microfone da choque.
Olá Fabio, sim é possível, mas precisa projetar uma lógica para que funcione dessa forma. Mais simples seria identificar as fases na régua e no cabo para fazer sempre a ligação correta. O choque não deveria acontecer em qualquer posição, se acontece, temos fuga da fase para a carcaça, pode ser algum componente ou o próprio transformador da mesa ou amplificador usado, com defeito, ou ainda falta de aterramento.
Tenho a mesma dúvida. No meu caso não é possível identificar a fase nas tomadas onde o equipamento será ligado e por isto estou procurando uma forma de validar se a ligação está correta sem ter que andar com uma caneta de teste ou algo parecido.
Muito boa explicação mas qual esquema usou na protoboard? Pois a última que mostrou na lousa eu entendi que o diodo fosse conectado entre negativo e positivo do led, mas na protoboard o diodo é o primeiro componente.
Obrigado! Tem uma correção na posição do led descrita na descrição do vídeo. Dê uma conferida.
Muito bom, muito bem!!! Gostaria de saber pelo menos eletrônica básica que você aprendeu.
Parabéns prof.
Uma pergunta. Ligar vários leds em série em 127 e 220 volts, ou Em paraleloé possível um outro aulão em vídeo?
Obrigado! Sim é possível ligar vários, a corrente aumentaria e a tensão seria a mesma.
Um ótimo vídeo! Parabéns 👏👏
Muito obrigado 😃
Excelente aula! Parabéns! Bem mais dentro da minha realidade de conhecimento.
Obrigado Antonio!
Muito bom, adoro seus vídeos, você é muito didático e faz uma ótima abordagem teórica em função das aplicações práticas! Só fiquei com dúvida quando você diz que, ao usar um segundo LED no lugar do diodo, a corrente dobra para 40mA. Se apenas um LED conduz em cada semi-ciclo (um conduz no semi-ciclo positivo e o outro no negativo), a corrente não permaneceria a mesma (20mA)? Obrigado pelo vídeo!
Obrigado Vinicius! Sim, ela não dobra, há uma correção sobre esse ponto na descrição do vídeo!
@@Electrolab-Eletronica ah, legal. Me desculpe, só depois é que vi. Abraço!
Excelente explicação, teoria e práticas juntas, parabéns !!! Uma dúvida, gostaria de aplicar este circuito com o capacitor, em um exaustor de churrasqueira ( motor monofásico 127V 90W) o led acesso indicaria o exaustor ligado, será que funciona?
Obrigado Gerson! Sim, deve funcionar.
Vlw Electrolab. Outra aula supimpa. Nunca mais fui nos outros canais.
Obrigado Evandro!
É agradável ouvir sua explicação !
Obrigado Vitor!
Boa Noite! Excelente aula, parabéns...tem algum vídeo ou poderia disponibilizar um esquema elétrico onde eu consiga ligar acima de 100 LEDs? Tenho muitos LEDs parados aqui e gostaria de fazer um pisca pisca...
Olá Adriano, obrigado! Não tenho um diagrama pronto para esse caso.
Sem dúvida, aprendo muito consigo!
Mas reparei que não fez conta com a queda de tensão do diodo em série. Estarei certo nessa observação?
Cumprimentos!
Exato, pois pouco influencia nesse caso.
Prezado, Boa noite. Suas apresentações são sempre muito técnicas, precisas e didáticas. Sou inscrito no seu canal há tempos.Tenho 70 anos de idade, meu interesse é apenas por curiosidade e matar o tempo. Só que agora nessa quarentena, estou em isolamento, a coisa ficou muito estranha e não posso sair para comprar algum componente e preciso de uma dica sua se for possível. Exatamente sobre isso que demonstrou nesse vídeo. Vou fazer uma ligação de LED direta na rede elétrica. Ao fazer o cálculo , exemplificando, o resistor calculado vai ser de 8K Ohms e 2 Watts de potência. Ocorre que só tenho um monte de resistores de 0,5 Watts de potência. Nesse caso posso fazer uma combinação em série de 4 resistores de 2K cada um, totalizando (4 x 2K) = 8K Ohms e ao mesmo tempo totalizando (4 x 0,5 W) = 2 Watts.? Isso teria o efeito desejado de dissipação de calor? O mesmo raciocínio pode ser feito para Resistores de 1/4 Watts, e assim por diante? Por último, posso usar qualquer diodo? Agradeço se puder me dar essa orientação. Um grande abraço. Carlos.
Olá Carlos, boa noite! A quarentena tem um lado muito complicado, mas por outro lado é uma ótima oportunidade para aumentar seus conhecimentos em eletrônica!! Se ligar em série 04 resistores de 2K, terá os 8K e a potência será dividida entre eles, já que a queda de tensão em cada um será 1/4 da total. Como em série a corrente é constante, a potência dissipada também será 1/4 em cada resistor, permitindo uma dissipação total (nos 04 de 0,5W cada) seja de 2W! Portanto você está correto. O mesmo vale para qualquer outro arranjo similar em série. Abcs!
Os diodos devem suportar a tensão da rede, em geral os retificadores tipo 1N4007 servem. Não use os pequenos, tipo 1N4148.
@@Electrolab-Eletronica , Prezado, Boa tarde. Agradeço pela sua presteza em responder. Nada como uma orientação correta, técnica, como a sua. Confesso que eu poderia ter feito a experiência, mas ainda assim ficaria a dúvida se deu certo por estar correto o raciocínio ou se foi por "pura sorte". Um grande abraço. Se cuide, o bicho que está solto por aí é perigoso. Carlos.
@@Electrolab-Eletronica . Prezado, Boa noite. Preciso de mais uma dica, se for possível. Liguei um LED em 127V da forma mais simples (com um diodo IN4007) e usei uma combinação de resistores conforme orientou para atender a potência calculada.. O resistor calculado teria potência 2,5 W. Combinei 2 de 2W cada (total 4W) e resistência total um pouco maior que a necessária, deu certo. Ocorre que achei as temperaturas dos resistores elevadas ao tato, não tenho qualquer experiência a respeito. Isso é NORMAL? Existe alguma temperatura razoável , aceitável (até um limite de tantos graus Celsius)? . Como vou instalar numa caixa pequena, ligado permanente, estou em dúvidas se essa temperatura pode acabar danificando a coisa. Fiz uma segunda experiência combinando 2 outros resistores também de 2W cada, só que com resistência total mais do que o dobro da necessária, Também funcionou, só que o LED acendeu mais fraco um pouco e ESTRANHAMENTE as temperaturas dos resistores ficaram bem menores. Tem explicação? A resistência “ calculada aquece muito”, a resistência “exagerada aquece pouco”. Agradeço mais uma vez. SDS. Carlos
@@carlosserafim5342 como vc aumentou a resistencia total do circuito , consequentemente BAIXOU a corrente ( que vc notou como um brilho mais fraco ), e BAIXOU a potência consumida pelo led , o que tambem BAIXOU a potencia dissipada nos resistores que vc usou , BAIXANDO a temperatura ou calor nos mesmos . Se vc não se importar com a queda de brilho do led e esya for suficienye para a sua aplicação, pode deixar assim ... lembrando que não se esqueça de isolar o conjunto para evitar curtos circuitos ! Abs !
boa noite, uma pergunta , essa grandesa de 300 ohms no capacitor , voce colocou ese valor devido a sua experiencia ?desculpe a pergunta é que sou leigo, exelente as suas esplicações
Olá Roque, ele é claculado em função da corrente dos LEDs. Para agilizar, eu indiquei diretamente o valor típico para 127V, que está em torno de 300nF.
@@Electrolab-Eletronica obrigado, você e muito bom para explicar, fiz um cursinho on-line,porém, sem muita explicação, gosto muito de eletrônica e elétrica, porém a idade não permite mais exercer essas funções. Obrigado continuarei a te seguir
Seja sempre bem vindo ao canal Roque!
Olá Electrolab ( me desculpe te chamar assim pois não sei seu nome ) Realmente uma aula e tanto. Uma explicação completa sobre um tema de grande utilidade. Parabéns. Abraços. Casagrande.
Obrigado Casagrande, seja sempre bem vindo ao canal!! Meu nome é Eloy.
Obrigado Eloy. Abraço.
Parabéns, vc apresenta uma aula excelente. Vou demorar anos pra ter parte do seu conhecimento.
Obrigado Driano!
Ótimo vídeo! Utilizei essa idéia pra colocar o led no interruptor da lâmpada, porém a luminária de led fica acesa ( parcialmente, com uma luminosidade baixa, mas acesa) teria uma dica pra solucionar esse 'problema'?
Olá Ronaldo! O LED é apenas para sinalizar a posição do interruptor e ficaria ligado direto? Se for o caso, há 3 fios nessa caixa do interruptor? Se houver, você pode estar energizando pelo retorno da lâmpada. Reveja as ligações de forma a isolar a lâmpada via interruptor, do circuito do LED.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo retorno! O LED é para sinalizar, apagando quando acendo a lampada. São dois fios na caixinha, só preciso confirmar se a fase está indo para lampada ou para o interruptor. A ligação do LED possui um resistor 10K 3W e um diodo retificador, que estão ligados nos dois contatos do interruptor.
A ligação não funcionaria bem dessa forma, o diodo acaba deixando passar um dos semi-ciclos, mantendo a lâmpada parcialmente acesa. O retorno do neutro vem via lâmpada. Se desconectar a lâmpada do soquete o LED apaga.
Boa AULA - Bem explicado - parabéns!....
Obrigado Iron!
Suas aulas são sempre prazerosas . Abçs.
Obrigado Amigo!
Sensacional esta aula. Um caso real: instalei 2 les verde e azul na saída de um relé automotivo 12v para indicar comutação de luz alta/baixa de um carro. Está queimando seguidas vezes somente o azul. O Led possui um resistor de 680 ohms em série. Por que razão pode estar ocorrendo isso?
Obrigado Sandro! O valor do led azul está correto. Pode estar havendo alguma tensão reversa no chaveamento e queimando esse led. Pode experimentar um diodo em série com o anodo no mesmo sentido da condução. Mas antes meça as tensões antes e após o diodo para confirmar que tudo está correto.
Uma pena eu ter descoberto tão tarde o teu canal. É de altissima relevancia os conteudos aqui encontrados, congratulations!!!
Obrigado!
BOM DIA PROFERSOR!
GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE CAPACITOR VC USA NESSE PROJETO?
NÃO FALA OU EU NÃO CONSIGUI ENTENDER...
TEM LADO POSITIVO E NEGATIVO?, QUERO COLOCAR EM UMA TOMADA COM UM INTERRUPITOR DE 220V PARA INDICAR QUANDO EU LIGAR E DESLIGAR MEU FERRO DE SOLDA, E NÃO PRECISAR TA TODO TEMPO TIRENDO DA TOMADA, O FERRO ESQUENTA DE MAIS E GASTA MUITA ENEGIA, É UMA BOA IDEIA.
OBRIGADO PELAS DICAS!!!
Bom dia, o capacitor pode ser do tipo poliester e não é polarizado. Há um vídeo no canal sobre fonte sem transformador, onde mostro como calcular o valor.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado Mestre!
Muito bom...
Tutorial salvador esse! Muito obrigado!!
Obrigado Alcides!
Verdadeira aula, parabéns!
Obrigado Paulo!
Bom dia amigo toligadinho no canal
Obrigado Mizael! Seja sempre bem-vindo!
Parabéns pelo vídeo. Aos 18:14 deste vídeo você esqueceu de colocar a frequência no denominador para o cálculo do valor de "C". Abraços.
Obrigado Carlos! Sim, já havia notado e correção está na descrição do vídeo.
Aula muito bem explicada, muito obrigado.
Obrigado Chagas!
Eloy, vou rasgar o meu diploma em Eletrônica...Rrsrsrs. Tirei uma lâmpada led que tava piscando, de iluminação do interior da minha geladeira Electrolux Frost Free que tem tensão de alimentação de 220 V alternada. Tirei a lente ou tampinha que esconde os leds. Retirei esses LEDs que estavam piscando, e medi a tensão contínua que ia para esses LEDs que retirei, e deu 15 V. Coloquei em paralelo duas lâmpadas leds, uma de 3 V e a outra de 12 V de automóvel. Coloquei um resistor de 600 Ohms para limitar a corrente que vai para o LED de 3 V, e coloquei um resistor de 150 Ohms para limitar a corrente que vai para a lâmpada de 12 V automotiva. Medi a tensão que tá entrando no LED e deu 2,6 V, e medi a tensão que tá entrando na lâmpada automotiva de 12 V, e deu 4,6 Volts! Que loucura é essa Eloy?
A solução que encontrou para substituir a lâmpada de 15V não é correta. Você esqueceu de incluir no cálculo a potência de cada lâmpada, para conhecer a corrente de consumo delas e assim calcular corretamente o valor do resistor.
@@Electrolab-Eletronica Eu achava que era a mesma coisa o que você faz nesse vídeo. Ou seja, para calcular o resistor você fez: R= 15-12/0,020 onde 0,020 é a corrente. E R=15-3/0,020. Não é assim Eloy? Ou seja, não só basta a tensão de alimentação e a corrente no qual as lâmpadas foram projetadas? Como eu achei o brilho muito fraco das lâmpadas em paralelo, eu as coloquei em série. Mas praticamente o brilho não mudou nada! Umas das coisas que eu queria mais saber era donde veio esses 4,6 V na lâmpada de 12 V!
Essas lâmpadas não consomem 20mA, precisa saber a potência delas, por isso o cálculo não serve como o feito para um LED pequeno comum.
Parabéns pelo trabalho!
Tem como limitar o led para acender só após 80v?
Obrigado Gil! Sim, há algumas maneiras, uma das mais simples seria usar uma lâmpada neon, no lugar do led, pois essa em geral acende acima de 80V. Outras formas com Led seriam mais complexas.
Muito importante as dicas dica não uma aula muito boa... Deus abençoe grandemente, mais eu gostaria de vê na prática rsrsrs obg
Obrigado Jorge!!
Show de bola professor!!!👏👏👏👍
Valeu obrigado!
Eloy, retirando alguns diodos de placas que não prestam mais, vi que nenhum são 1N4007, e medindo no teste de diodo com multímetro digital, alguns dão 0,1 outros 0,2 outros 0,3 e outros 0,4. Quais desses são mais ideais para colocar em série com o resistor? Outra coisa, além de colocar um resistor "parrudo" de 5W ou mais em série com esse diodo, o led ficará mais protegido se colocarmos outro diodo em sentido reverso em paralelo com esse led?
Sobre o diodo, precisa ver o código para saber a tensão reversa dele, para que suporte o valor da rede elétrica. O diodo adicional é opcional, pois a tensão já estaria retificada. O melhor modelo é o que usa o capacitor.
Bom dia professor. Excelente aula. Sou leigo em Eletrônica e tenho uma dúvida. Tenho 7 chip leds (alguns chamam de COB chip) de 3W cada, ligados em paralelo direto em 220V, mas alguns costumam queimar. Vou precisar de um diodo 1N4007 para cada chip led ou um somente para todos no início do circuito? Os resistores de 15,456 ohms ou maior (segundo o cálculo que fiz), usarei um para cada chip led. Obrigado.
Olá Elias, depende da corrente total, conforme a especificação. 3W cada Led, qual a tensão de trabalho dele (normalmente de 9 a 11V? Com isso você consegue a corrente, normalmente 300mA cada led. O 1N4007 suporta 1A, ou seja no máximo 3 leds. 7 LEDs vão consumir 2,1A, então melhor usar um diodo de 3A. Ligados em paralelo o resistor certamente será grande em 220V.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado. Posso usar um resistor de 16k ohm em cada led? Ou poderia me indicar qual resistor usar?
Olá Elias, precisa ter certeza desses dados, se o seu led de fato consumir 300mA em 10V, o resistor seria de 1K na rede de 220V. Se não for, corre-se o risco de queimar o LED
@@Electrolab-Eletronicaentendi professor. Não querendo abusar, mas qual a potência deste resistor de 1k?
Para essa alta corrente seria muito alto, algo em torno de 63W. Precisaria ser um resistor de fio e grande como comentei antes. Para uma queda tão alta de 220V, com essa corrente, não recomendaria usar o resistor e sim uma fonte chaveada adequada para a alimentação dos leds, mas uma vez levando em conta que os 300mA por led estariam corretos, pois você não passou essa informação, eu que estou supondo.
Boa tarde professor, posso usar essa alimentação mais simples para acionar uma bobina e por ser uma bobina, devo ligar necessariamente um diodo em paralelo?
Olá Juca, dependa da função da bobina, em alguns casoa você pode colocar a fonte em curto. Já o diodo em paralelo, é usado quando há alguns acionamento da bobina feito pro semicondutores como transistores, SCRs, etc, não havendo isso, ele não é obrigatório.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado professor.
Boa meu amigo!
Muita gente ainda tem dúvidas nisso mesmo!
Bom para ajudar a ninguem a queimar mas o vagalume!
Rsrsr! Obrigado Michel!
excelente aula.
Obrigado!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Vou colocar o led em paralelo com minha tomada serie ...😊
😊
Tenho varias réguas tomadas também chamadas de filtro de linha de varias marcas e modelos, todas com led de indicação. Abri todas pra ver e absolutamente todas usam o mesmo esquema, led vermelho 3mm difuso (tensão mínima 1.8v +/- 1mA) ligado direto na rede através de um resistor na casa dos 100k 1/4w. Apenas isso! Estão funcionando a anos, por que o led não queima ? Peguei um led similar vermelho 3mm difuso (tensão mínima 1.8v +/- 1mA) liguei em série com um resistor de 100k 1/4w nos 127VAC. O led acendeu, deixei ligado varias horas sem problemas. Resolvi medir a tensão em cima do Led e deu por volta de 29 volts AC, me questiono por que em ambos os casos o LED não queima ?
O LED atua como retificador nesse caos e ele mesmo limita a tensão, funciona bem na maioria das vezes. É uma prática comum e barata colocar apenas o resistor, mas tecnicamente não é o mais indicado ou seguro.
Excelente aula, muito obrigado.
Obrigado Francisco!
Simples e objetivo, gosto muito de ver seus vídeos.
Parabéns Professor! 👏👏👏👏
Obrigado Leandro!
Muito bom, Professor faça em inversor de 12v para 220v.
Obrigado Alexandre! Sugestão anotada! Há dois vídeos sobre fundamentos de inversores no canal!
Legal os cálculos!
Você já fez alguma tutorial para ligar um led quando um interruptor estiver ligado?
Obrigado Juba! Não fiz, mas a conexão não seria difícil, o Led com seu respectivo diodo e resistor ficariam na saída do interruptor, considerando que o neutro estaria disponível na mesma caixa.
Só não entendo como uns amaldiçoados dão deslike num vídeo que acrescenta conhecimento !!!
É assim mesmo! Eles também ajudam o canal!
@@Electrolab-Eletronica entendi, só fico meio inconformado, mais bola pra frente 🤜🤛
Pura inveja
Como calcular o resistor de in rush do modelo com capacitor no divisor de tensão. Porque colocaste 100ohms?
Olá Vitor, foi estimado para provocar uma queda de 1 a 2% da tensão de entrada, deixando a maior parte do trabalho para o capacitor.
Muito boa sua explicação. Percebi que no seu desenho ficou faltando colocar o diodo retificador para gerar a meia onda na tensão. Eu fiz o teste com o capacitor de poliester de 330 nF com um resistor de 500k (para a descarga do capacitor evitando choque após desligar) paralelo com ele e coloquei também o diodo (ligado reversamente) paralelo ao led. O led acendeu bem fraquinho. Eu medi a tensão no led e deu só 400 mV. Fiquei pensando se não seria o resistor paralelo que estaria limitando a tensão. Então eu tirei o resistor paralelo e o led queimou na hora. O que pode ter acontecido?
Olá Luiz, em qual desenho faltou o diodo? Se for no modelo que usa capacitor, ele é dispensável, pois o diodo em paralelo com o LED já faz essa função limitando o semi-ciclo negativo. Se o LED acendeu fraco, precisa recalcular os componentes e verificar se estão com os valores certos, especialmente o capacitor. Não faz sentido remover esse resistor e queimar o LED, pois ele só serve para descarregar o capacitor.
@@Electrolab-Eletronica Olá! Sim, é no modelo que usa o capacitor. De fato, me confundi com o que usa a resistência pra baixar a tensão. Não precisa mesmo do diodo na entrada. Eu tirei o diodo e o led acendeu normalmente (sem ficar acendendo e apagando - pelo menos a olho nu). A DDP no led foi de 2,8 V. O seu vídeo de 11/4/20 me ajudou muito também. Muito obrigado e sucesso!
Que bom que resolveu Luiz! Valeu!
Ótimo conteúdo! Muito além do objetivo proposto.
Obrigado Bruno!
Olá! Prezado Eloy, posso utilizar essa fórmula numa AC mais baixa, utilizando um transformador com primário 127vac x secundário 12vac? Utilizaria a tensão vinda do secundário do transformador, e faria todo esse cálculo a partir dos 12v.
Olá Valdo, sim pode sem problemas!
Parabéns prof pela aula mas prof é apenas uma ideia no caso do resistir robusto potência maior pode - se colocar um dissipador para esse resistir de 10 k ?
Dissipadores para resistores existem, mas geralmente já vêm montados neles, pois são cilíndricos e com contato térmico perfeito entre o resistor e o alumínio. Seria complicado instalar um de forma artesanal. Melhor usar um resistor maior!
Professor responda me. Eu uso apenas 1 resistor de 220k para alimentar o led em 220Vca e sempre deu certo
Sim, funciona, mas certamente pode diminuir a vida útil do LED.
Aula muito interessante!
Obrigado, professor!
Obrigado Fabiano!
Puuutz! Sensacional!!!👏👏👏
Obrigado!
tava curioso sobre como fazer dessa 3º forma, obrigado pelo video.
Obrigado! Anotado para um novo vídeo.
Sempre tive essa curiosidades!
Foi uma 💡 minha dúvida, canal sensacional
Obrigado Reginaldo!
Eloy, existe alguma maneira de dispensar um resistor sem queimar o led? Por exemplo, usando somente um led infravermelho em sentido reverso em paralelo com esse led emissor de luz visível!
No caso de alimentação direto da rede, como o que discute este vídeo, negativo, a tensão reversa é muito alta e vai queimar os dois. Numa alimentação normal em DC baixa tensão, também precisa, pois o que queima o LED é a corrente excessiva e o LED em reverso não resolve isso.
@@Electrolab-Eletronica Tem alguma utilidade diodo infravermelho além do controle remoto? Não serve para anular algo ou outra coisa num Circuito elétrico?
Em geral são usados em sensores de presença, alarmes de passagem, etc.
Uma verdadeira aula.
Obrigado Robson!
Tanto faz Eloy, ligar o fase ou neutro da tensão RMS alternada no anodo do diodo retificador 1N4007 para acender um LED? Claro que depois desse diodo colocamos em série um resistor, e finalmente o anodo do LED. E no catôdo desse LED ligamos a outra fase RMS, seja o neutro ou fase propriamente dito.
Tanto faz.
Muito bom a aula ganhou mais um escrito.
Obrigado Natan! Bem vindo ao canal!
Eloy, nessa terceira forma de ligar um LED com um capacitor é a melhor forma de ligar dezenas de leds em série? Vai precisar somente de um capacitor, ou o número de capacitores tem que ser igual ao número de leds em série que queremos ligar?
Um capacitor só, recalculado para o número de LEDs.
@@Electrolab-EletronicaComo os leds ficando em série a corrente será a mesma em todos. Já essa capacitância C desse único capacitor que você fala é calculado pela a equação C=1/2π.f.n.16000 para 220 Volts, onde n é o número de leds que vão ficar em série? E cada um desses LEDs não é pra ter um diodo anteparalelo?
Eu não uso essa equação com n. A diferença é que os LEDs em série somarão a queda de tensão neles. Se for 2V cada LED por exemplo e você ligar 10 em série, vai precisar de 20V neles e o restante (diferença para a tensão da rede) no capacitor. A corrente é fixa e igual. Basta um diodo em anti paralelo de uma ponta a outra da série.
De qualquer maneira Eloy, parece que um capacitor de 230 nF por 400 V já é mais que suficiente para acender uns 20 LEDs em série, com corrente de 20mA, de 3 Volts cada um, na tensão RMS de 220 V! Fiz uns cálculos aqui...Rsrsrs
Tou certo Eloy?
Tou certo Eloy?
mto bom o video! mas onde vendo tomada c/ led pronta ? kkk mds minha mente bugou 🤣🤣🤣🤣
Obrigado, rsrsrrs! Não conheço se há modelos comerciais à venda.
Eloy, porque você diz que a tensão de condução do diodo 1N4007 são 0,7 Volts, e quando meço essa condução no multímetro digital na escala de diodos dá é 0,6 Volts? Outra pergunta: posso usar qualquer outro diodo nas três formas que você ensina ligar um LED na tomada?
0,7V é um valor médio, diodos retificadores de silício podem ter queda entre 0,55V e 0,75V. Não pode usar qualquer diodo, assim como qualquer outro componente, eles têm tolerância nas especificações e são muito diferentes entre si. Pode usar um retificador de silício com tensão reversa acima de 400V e corrente acima de 500mA.
@@Electrolab-EletronicaMedi a tensão de condução de alguns diodos semelhantes ao 1N4007, inclusive pretinhos também, mas com numeração diferentes no corpo deles, alguns deu 0,2 V, outros 0,3 V, outros 0,4 V e ainda outros 0,5 V! Não posso usar esses diodos na retificação para ligar o LED na tensão de 127 ou 220 V? Outra pergunta: A tensão reversa só não ocorre nos diodos Zener? Diodos comuns como 1N4007 possuem também tensão reversa? Ou tensão reversa de qualquer diodo é aquela leitura que vemos no multímetro digital na escala de diodos?
Os diodos que mediu abaixo de 0,5V não são retificadores comuns e sim Schottky, não recomendo o uso. Não é por essa medida que conseguirá escolher o diodo e sim olhando seu código no datasheet. A tensão reversa existe em todos os diodos e não pode ser medida em multímetro nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica Show Eloy! Obrigado pelas as informações!