#187

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лип 2024
  • Neste bitalk vamos descobrir como a Time Out está a lutar pelo jornalismo em Portugal com Vera Moura, Diretora Editorial Time Out. As Revistas e os Jornais vão desaparecer? 📰 Estamos a viver na bolha da comunicação social? 📡🌀 Será o fim do jornalismo? 🕵️‍♂️ Sabes a verdade sobre a carteira de jornalista? 🪪 A origem do conteúdo pode mudar a tua opinião? 🧠🤔
    Vera Moura é uma dedicada colecionadora de histórias, tanto das páginas dos livros que lê quanto das suas próprias vivências, como a intrigante experiência de trabalhar numa sexshop e a participação em concursos de talentos, sempre em busca de enriquecer as suas reportagens. Com uma carreira marcada por passagens pelo Diário de Notícias, revista Sábado, e como Editora Executiva da Time Out de Lisboa e do Porto, atualmente é a Diretora da Time Out Lisboa. Quando assumiu este papel, afirmou que “Lisboa tem mudado muito nos últimos anos - e a Time Out deve mudar com ela, sem nunca perder a irreverência, a graça e o olhar atento e cuidado sobre a cidade”.
    No ano passado, a Time Out enfrentou um desafio significativo quando o Secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ) não reconheceu como jornalismo o trabalho realizado pelos seus jornalistas. Vera Moura e Hugo Torres, Diretor-adjunto da Time Out, responderam com uma carta aberta à CCPJ, destacando que nunca antes os jornalistas da Time Out haviam enfrentado tal avaliação negativa. A carta sublinhava que a revista faz jornalismo sério, mesmo que focado em lifestyle, gastronomia e cultura, e questionava a avaliação do CCPJ, que considerou que artigos sobre estabelecimentos comerciais não constituíam jornalismo. A CCPJ alegou que a Time Out promovia atividades comerciais e, portanto, não poderia empregar jornalistas.
    A controvérsia continuou com a intervenção de Hugo Torres no Congresso dos Jornalistas, onde criticou a visão purista e elitista da CCPJ. Ele destacou que a CCPJ começou a indeferir os pedidos de renovação das carteiras profissionais dos jornalistas da Time Out com base na ideia de que a publicação não faz jornalismo, mas publicidade.
    Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
    00:00 - Intro 🎬
    01:14 - As Revistas e os Jornais vão desaparecer? 📰
    04:31 - Presos na bolha da comunicação social 📡
    14:00 - Publicidade na comunicação social 🆚 Influencers 📣
    25:53 - Será o fim do jornalismo? 🕵️‍♂️
    34:02 - Outros modelos de negócio para o jornalismo 💼
    40:56 - Jornalismo em Crise, mudança é a única salvação! 🔄
    46:58 - FRIGIDEIRA 🍳
    51:39 - A verdade sobre a carteira de jornalista 🪪
    1:12:51 - Guerra dos Ubers e Taxistas 🚖🚗
    1:16:31 - A origem do conteúdo pode mudar a tua opinião? 🔄
    Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: youtube.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Spotify:
    spotify.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Apple Podcasts:
    apple.bitalk.pt
    E sigam-nos nas redes sociais:
    • Instagram:
    instagram.bitalk.pt
    • TikTok:
    / bitalk_podcast
    • Linkedin:
    linkedin.bitalk.pt
    • Facebook:
    facebook.bitalk.pt
    Uma produção
    GAFFVisuals
    gaffvisuals.com/

КОМЕНТАРІ • 5

  • @MauMau0077
    @MauMau0077 27 днів тому +1

    Ficou muito por dizer, mas o que foi dito foi bom.

  • @filipeduarte4190
    @filipeduarte4190 28 днів тому +3

    O Tocha revela imensa ignorância ao comparar o trabalho profissional de um jornalista com um qualquer anónimo ou influenciador digital.
    O próprio Bitalk que sigo desde o início e que muito valorizo está aos poucos a transformar-se cada vez mais num espaço de opinião de duas pessoas, no lugar de dar voz ao convidado.
    Obrigado pelo vosso trabalho.

    • @Joao-qg9hz
      @Joao-qg9hz 28 днів тому +2

      não devemos ter ouvido o mesmo podcast, ele faz essa comparação num caso específico.
      também não acho de todo que não permitam ao convidado ter voz, neste caso em particular foi notório que o convidado estava mas focado em divulgação ao invés de debater.
      keep it going

  • @CrazyCSCinema
    @CrazyCSCinema 24 дні тому

    O grande problema e que me levou há 17 anos a desistir do jornalismo, é o papel que o jornalista tem hoje. Deixou de ser imparcial. Não dizem o que é para ser dito porque pode não ser correcto para quem lhes paga. Tudo manipulado e mascarado. Neste momento grande parte só produzem lixo.
    Já não vale a pena ver reportagens porque, à partida, está manipulada.
    Quem viu as entrevistas aos candidatos das eleições europeia há uma semana, percebe aquilo que digo, vergonhoso.