Hoje sou comissário da 1a classe na Emirates. Entrei na cia em 2010. O momento em minha vida que decidi que queria trabalhar na aviação foi na minha 1a primeira viagem de avião, voo de São Paulo a Lisboa pela Varig quando eu tinha 4 anos. Jamais me esquecerei o uniforme impecável da tripulação, lembro de meu pai me falando: Filho, aquele é o piloto do avião, olha sua postura e como seus sapatos brilham. E ainda tenho um broche de um 747 que a comissária da Varig me deu neste voo. Ela tirou da lapela de sua jaqueta e me deu. Foi graças a Varig e a essas pessoas neste voo que me inspiraram a querer trabalhar para a aviação. Me deixaram uma doce lembrança na minha vida. Gostaria de um dia poder agradecê-las. A Varig sempre terá um lugar em meu coração.
A lembrança mais doce que tenho da Varig eram os anúncios da época do Natal. Todo mundo adorava aquela música e quem era criança nos anos 70 e 80 lembra com saudade. Meu primeiro voo pela Varig foi Recife-Rio-Recife, em 1991. E minha primeira viagem à Europa foi pela Varig em 1997: Recife-Lisboa-Recife.
Meu primeiro voo de avião foi pela Varig em 1998 - São Paulo/Lisboa. Nunca vou me esquecer, tinha 10 anos e a aeromoça me deu um broche da varig e uma miniatura de metal de um avião com o Logo da Varig. Engraçado mesmo sendo criança já percebia que era um tratamento diferenciado e muito acolhedor. Nunca mais comi e fui tratado tão bem em um voo como foi esse voo da Varig. Infelizmente foi o único voo da Varig que peguei.
Nossa Lito, como brasileiro e gaúcho fiquei emocionado em ver esses vídeos sobre uma companhia área que marcou minha infância e adolescência. Lembro como se fosse hoje de ouvir os testes dia motores na manutenção, que ficava a 6 km da minha casa, conheci várias pessoas que trabalharam lá, tinha orgulho imenso dessa empresa! Mesmo assim tive poucas oportunidades de voar nela mas corroboro o que dissestes: era um serviço diferenciado e marcante! Parabéns mais uma vez pelo excelente conteúdo!
Opinião Sincera, não sou gaúcho, mas tive vizinho gaúcho que ("conhe"cidentemente) trabalhava na Varig quando morava em Niterói-RJ. Quando corria alguma reunião lá nos fins de semana era um tal de BAH pra lá e BAH pra cá... Ah, e detalhe, tinha CTG (Centro de Tradiões Gaúchas) bem perto de onde moravamos. Depois ele foram embora de volta a RS. Bons tempos...
Cara, sou um ex-agente de viagem e guia de turismo, tenho 75 anos. Confesso cheguei a chorar vendo seu video. A famosa musica ainda me vem a memoria e o servico de bordo....
Estranho, uu, que sou arquiteta e não tenho nada a ver com turismo, fiquei embargada aqui tb... E olha que eu so andei de VArig a primeira vez em 1998, e ja tinha la meus vinte e poucos anos...
Meu falecido pai, Hélvio José Piazza, era mecânico de motores da Varig aqui em Porto Alegre. Aposentou em 1994. Nos deixou em outubro de 2022. Ex colegas e membros do sindicato dos aeronautas fizeram uma linda homenagem. Obrigado Varig
Talvez algumas pessoas não compreendam. Mas conforme o Lito falou no vídeo , trabalhar numa empresa igual a Varig de excelência , era motivo de orgulho e identificação, daí o termo variguiana. No Brasil de hoje, em que impera a mediocridade realmente fica difícil de compretender mesmo.
"estrela brasileira no céu azul, iluminando de Norte a sul, mensagem de amor e paz, nasceu Jesus chegou o Natal, papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de felicidade, e um ano novo cheio de prosperidade, VARIG VARIG VARIG"...
Esse jingle da epoca de natal, foi lançado na década de 60. Mas nos ultimos natal da Varig, eles modificaram o arranjo e fizeram outro ritimo para inovar, eu prefiro o antigo.
Eu fiquei muito triste quando soube que a varig faliu. Quando era agente de viagem nas décadas de 70, 80 e 90, fiz vários cursos na varig. Até hoje gosto de assistir seus comerciais. A varig e a Pan Am, que eu também gostava muito, marcou presença na aviação mundial. Ótimo vídeo Lito. Parabéns
Minha primeira viagem de avião foi pela Varig, indo pro Japão em 2000. Lembro como fiquei maravilhada com o serviço de bordo, principalmente com a paciencia e gentileza das comissárias de bordo (eu e meus 2 irmãos pestinhas entre 10 a 13 anos, viajando com a minha mãe sozinha). Lembro que fiquei mto triste qndo a Varig faliu.
Lito você pode fazer um vídeo de 24 horas que não cansa e nem fica enjoativo, a sua determinação, confiança e fineza de condução pessoal que nos deixa alimentado. Mas sempre ansiosa que no próximo vídeo qual tema vai abordar e qual o contra ponto, e você responde as perguntas ou assuntos mais complexos de forma tão simples, parabéns Lito. Vem Malone ♥️🙏
Acho bonito os antigos CMA Flecha Azul da Cometa , não deveriam ter vendido os antigos, deveriam ter segurado 15 unidades e fazer o trajeto Campinas / São Paulo em determinados horários,certamente muitos iriam querer andar nos antigos só para ouvir o barulho do motor Scania com bomba injetora.
Eu voei ns Varig nos anos 90 Lisboa/Rio de Janeiro Essa companhia será lendaria para sempre e lembro que os funcionários de bordo eram extremamente educados.todos bem escolhidos Essa companhia mesmo nos padrôes de hoje é uma das melhores do mundo mesmo nâo existindo
É fácil perceber que os problemas da Varig não começaram na época da crise. Começaram nas estratégias, lá atrás, adotando um modelo de negócio altamente dependente dos políticos de plantão. Isso não costuma dar muito certo em longo prazo, vide a nossa história contemporânea. O setor aéreo é altamente competitivo, então temos que nos acostumar com as mudanças. Ninguém pode garantir que daqui a dez anos as atuais 4 grandes continuarão no mercado. É provável que pelo menos a metade seja substituída por empresas mais eficientes e com propostas inovadoras. É assim que nós, passageiros, conseguimos preços mais baixos.
Não se coloca todos os ovos numa única cesta. Isso é o básico do básico. Além disso, o famoso encosto no Governo, tão comum, tão prejudicial e tão utilizado. É impressionante como qualquer grande empresa que domina o mercado está confortavelmente deitada no berço esplêndido do Governo.
Lito, não esqueço a linda propaganda da Varig: " ... estrela brasileira, no céu as, iluminando, de Norte a Sul... Varig Varig Varig...", em 198e, a primeira vez q viajei de avião, com meu filho q tinha um aninho, São Paulo/ Recife, e volta, Recife/ São Paulo, paguei no carnê em 12x, era coisa pra rico nas eu ainda ganhava a um bom salário, dv pra dividir, foi um sonho realizado. .
Caramba Lito!... sou piloto há 23 anos e te digo com todo respeito...que síntese lúcida e ainda afetiva de uma personagem tão fundamental da história da nossa amada aviação brasileira!.. Parabéns!
Tenho maior orgulho de começar na manutenção aérea exatamente na VARIG, em 1988. Aprendi muito e me sinto muito honrado em ter feito parte de uma empresa, em que, ser variguiano era acima de tudo, ser companheiro do seu colega de trabalho. Isso até hoje existe na manutenção aérea brasileira.
A cada comentario que leio, o choro desce que é uma beleza... Fui Variguiano de 1995 a 2001, GIG Setor Internacional, era do Chek in mas fazia de tudo e amava ser variguiano, éramos impecáveis, padrão top, mas mesmo antes de trabalhar na empresa, já viajava Varig, minha madrinha trabalhou 35 anos no SDU Controle e se aposentou na Varig, meu avo foi mecanico da Cruzeiro... Como eu queria que a Varig voltasse, como era bom olhar pela janela de vidro do aeroporto Galeão e ver aqueles imponentes aviões lindos com o slogan da pioneira que levava nossa bandeira ao mundo com serviço de excelencia sem dever nada a nenhuma empresa do mundo, receber voos internacionais na remota, no fingers, abrir chamada para embarque, desembarque, fazer o check in... VARIG EU TE AMO!!!
Lembrou minha infância quando passava esse comercial no Natal
6 років тому+21
Moro em Santa Maria/ RS e apesar de ter sido uma das rotas da Varig, os aviões eram Turbo-hélice de pequeno porte de uma empresa terceirizada. Aqui nunca pousava aviões à jato como os Airbus ou Boeings. E eu sempre gostava de aviões desde criança, recortava imagens da Varig das revistas da Veja, mas nunca tinha visto um avião à jato de médio ou grande porte. Em 2004 eu tinha 8 anos, e realizei o meu sonho de ver um avião desses, e justo da Varig, passou bem baixinho sobre a cidade nas cores padrão (Dorso azul marinho). Foi lendário pra mim, uma das lembranças de infância mais épicas que tenho, fiquei meses lembrando da cena. Foi a primeira e única vez que vi um avião da Varig.
Meu pai foi comissário durante uns 10 anos, depois copiloto na VARIG. Nos anos 1990, minha mãe se tornou comissária, e engravidou de mim durante essa época. Fez bastantes voos grávida de mim, inclusive os colegas de trabalho me apelidaram de Epocler por causa dos enjoos da minha mãe durante a gravidez!
Parabéns Lito. A historia e grandeza da Cia VARIG merecem ser lembrados para as geraçoes futuras. Infelizmente, os bastidores palacianos da época, muito contribuiram para agravar o caos estabelecido no setor aéreo, que levou um ano inteiro para se ajeitar, mais ou menos.
Meu avô trabalhava na Varig como mecânico de aviões e ele já disse pra mim que tinha muitas regalias pela empresa! Ele fala tão bem da Varig que eu queria ter nascido antes pra ter esse gostinho de como foi
Me lembro quando meu pai trabalhava em Fortaleza no início dos anos 2000, faziamos sempre a rota GRU-FOR a bordo do majestoso MD-11 da Varig. Que saudades!
Lito, tenho que te agradecer por esse vídeo! Meus avós trabalhavam na varig (Inclusive meu avô trabalhou no centro de manutenção, Henrique de Jesus Oliveira). E vieram embora para o Nordeste justamente nessa época que a Varig não estava bem. Agora eu entendi tudo, é um pouco da minha história!
Lito, você tocou num nome que martelava minha cabeça no primeiro vídeo: Pan Am. A Pan Am era uma espécie de cartão de visitas dos EUA no resto do mundo, e a Varig era a versão brasileira dela nesse sentido. Um dado curioso foi uma entrevista com Stanley Kubrick. O repórter perguntou para ele porque ele tinha usado os logos da Pan Am nos veículos espaciais do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", Kubrick respondeu que a Pan Am era um ícone e ao mesmo tempo ele acreditava que uma empresa tão grande, poderosa e significativa não iria falir até o ano 2000. Só que a Pan Am faliu ainda na primeira metade da década de 1980.
Não chegava ao nível da Varig aqui, mas a Pan Am tinha muito favorecimento do governo americano, também. A NYRBA, antecessora da Panair do Brasil, teve muitas dificuldades por causa dos problemas que a Pan Am arrumava para ela já na década de 1920, com o apoio diplomático do governo americano por trás - e isso com a NYRBA também sendo uma empresa americana. Acabou tendo que ser vendida justamente para a Pan Am, que foi a dona da Panair até a década de 40 e depois acionista minoritária até o início da década de 60. Só que para contrabalançar e a concorrência não chiar (e lá existem meios legais para elas chiarem feio), o governo americano durante muito tempo não deixou a Pan Am ter rotas domésticas, e mesmo quando depois deixou, foi de forma muito limitada. Isso inclusive foi um dos fatores que contribuíram para as dificuldades da Pan Am, porque ela não tinha uma rede de alimentação de passageiros domésticos para encher os voos internacionais em conexão. Mas a história da Pan Am e a da Varig realmente tem muitas semelhanças: companhias de bandeira e de prestígio com serviço luxuoso, muito apoio do governo, mas que sucumbiram a maus investimentos, mau planejamento e principalmente a um mercado mais competitivo.
As companhias tradicionais tinham uma infraestrutura enorme (que garantia um serviço de qualidade), portanto não podiam competir com as empresas de baixo custo (que tratam os clientes com desprezo). Só podiam sobreviver com ajuda dos governos. É o que acontece hoje com a Emirates, Etihad e Qatar. É o antigo dilema de atender bem a poucos ou mal a muitos.
+jujenho, certamente existem empresas low-cost que tratam o cliente com desprezo (e na minha experiência, a LATAM e a Avianca Brasil de hoje, que não têm nada de low-cost, também tratam), mas cortesia, boa vontade e simpatia não custam nada para a empresa e também existem empresas low-cost que oferecem bom serviço (só não oferecem boa comida, mas isso você já sabia). Já viajei em duas low-cost que tiveram um serviço perfeito que me deixou encantado: a Southwest, dos EUA (os dois voos que fiz nela foram muito melhores que os voos domésticos que fiz na American e na United, e até a poltrona era mais confortável), e a falecida Webjet, daqui do Brasil (nunca viajei numa companhia com o pessoal mais simpático e atencioso, a bordo e em terra!). Também já ouvi coisas boas das europeias Vueling e Wizz Air, e da Jetstar Asia (de capital australiano mas baseada em Singapura). O problema é que muitas low-cost (e também muitas tradicionais) não têm o mesmo critério das grandes empresas tradicionais E SÉRIAS na seleção de pessoal e na remuneração deles. Quando o funcionário é despreparado e além disso ganha mal e é tratado pela empresa como gado tanto quanto o passageiro, a empresa não vai mesmo oferecer bons serviços.
Você tem razão que nem todas as empresas low-cost são ruins, assim como nem todas as tradicionais eram boas. Todos sabem disso. Estava argumentando em linhas gerais. Tive também uma boa impressão da cortesia da Webjet, mas não da qualidade dos seus aviões. Quanto à Vueling, viajei nela da Itália à França no ano passado, e foi uma das piores empresas que viajei na vida! Tive azar? Não sei, mas foi o que passei. Não discordo em nada do que você diz, apenas quis deixar claro que no esquema tradicional, em que certas empresas eram beneficiadas pelos governos sob o argumento de serem as "flag-carriers" (causando desequilíbrio na livre concorrência), quando os seus gestores eram verdadeiramente responsáveis e competentes, como eram os da VARIG na fase de ouro da empresa, se conseguia (até no Brasil) fazer uma das melhores (às vezes a melhor) empresas de transporte aéreo do mundo. Mas é obvio que essa era passou. Somente fica o exemplo histórico e o orgulho para os que, como eu, tiveram o privilégio de testemunhar essa época.
Eu também chorei, imaginando quanto de dinheiro público foi injetado numa empresa privada, a fundo perdido e sem devolução. Ainda bem que fechou, senão estaria até hoje sugando nosso dinheiro.
Parabéns Lito pelo espetacular vídeo, emocionante mesmo, principalmente para mim que fui o despachante do vôo RG-254 em Marabá, aquele que caiu na selva. Eu tinha o maior orgulho de dizer que trabalhava na Varig.
Minha mãe foi comissária na Varig nos anos 90 e hoje lembra com nostalgia daquele tempo! Os funcionários tinham extremo orgulho da empresa e andavam sempre impecáveis com broches em seus uniformes (lembranças minhas de quando visitava os aeroportos), lindos uniformes diga-se de passagem. O fim da Varig foi uma grande perda para o Brasil, mas foi principalmente um trauma na vida de vários ex funcionários, como bem retratou o Joselito! Parabéns pelo vídeo!
I'm a dual Brasilan and US citizen. Growing up as a child my favorite time of the year was getting on a Varig 747, DC-10, or MD-11. Would love flying into Confins. Eventually had to use American Airlines to fly into Belo and they cancelled those flights from Miami earlier last year. Keep up the good work. Subscribed and notified! Regards, AeRoSpaceman
O Lito disse que a Varig começou a investir em negócios totalmente diferentes da aviação durante a sua crise. Isso também aconteceu com a maior empresa de ônibus rodoviário do mundo, a Greyhound. Na década de 1970, a Greyhound comprou a Armour (frigorífico que também fabricava o sabonete "Dial") e a Premier Cruise Line (empresa de navios de cruzeiro). As compras minaram as finanças da empresa, que já vinha sofrendo uma brutal redução no número de passageiros devido às novas rodovias e aos aviões. Não deu outra: nos anos 1980, após várias greves de motoristas (algumas delas, violentas), a Greyhound entrou em concordata; mesmo em situação pré-falimentar, ela comprou sua maior concorrente, a Trailways. A Greyhound só saiu da crise em 2007, quando a britânica First a adquiriu. Hoje, ela está voltando a crescer, tanto que suas rotas ultra-longas (New York - Los Angeles) foram reativadas.
E a Premier também foi um mito. Criou todo um mercado. Tem um vídeo excelente do Jake Williams, da Bright Sun Films, sobre a história. Inclui entrevista com um dos fundadores.
Ainda tive o privilégio de viajar por esta grande empresa em outubro de 1990, Recife à São Paulo, meu 1° vôo, aliás, inesquecível, gostei mais porque foi pinga-pinga, parou em todos os aeroportos, com exceção de Vitória-ES, durou das 14:20 às 22:00, muito lanche e à noite uma boa refeição, entre Rio e são Paulo,tá explicado da comida tão boa!
Funcionou enquanto tinha dinheiro publico e clientelismo dos governantes de turno, chegou o fim da mamata e a concorrência demostrou que não era tudo isso !!!
@@wkukul2751 a política em prol dos funcionários foi a pá de cal, mas não foi ela que levou a empresa a falência e sim uma sucessão de péssimas decisões.
@@fran2605 estava me referindo , que cada decisão estratégica, tinha que passar pelos conselho de funcionarios, que negavam qualquer medida de contenção gastos, principalmente beneficios. em qualquer negócio, isso nunca deu certo.
Viajei muitas vezes pela Varig. Em 1978, fui a Los Angeles num voo que saía do Galeão e ia direto, depois seguia para Tóquio, acho fazia uma escala no Havaí. Aos sábados, ela tinha um "pinga-pinga" de Tóquio, (Havaí), LA, Panamá, Manaus e finalmente Rio. Em 1969, inauguraram essa rota e eu decorei a letra da música do comercial, que não me esqueço até hoje: Urashimo Taro, um pobre pescador, salvou uma tartaruga e ela, como prêmio, ao Brasil o levou. Pelo reino encantado, ele se apaixonou, e por aqui ficou. Passaram muitos anos, de repente , a saudade apertou. E uma arca misteriosa de presente ele ganhou Ao abri-la, quanta alegria, vibrou seu coração Encontrou uma passagem da Varig e feliz voou para o Japão. Varia, Varig, Varig
Eu me emociono quando fala da Varig, meu pai trabalhou por mais de 18 anos na empresa, e infelizmente saiu sem receber absolutamente nada, até hoje ele e ex colegas de trabalho, lutam na justiça .. inclusive já foi causa ganha, mas, portanto e toda via ... até hoje 2021 não recebeu nenhum dinheiro.
Interessante. Em 2013 eu estava em Navegantes aguardando um voo pra Campinas pela Azul. De repente vi um avião da Varig que alinhou na pista e decolou chamando a atenção de todo mundo, houve até gritos e aplausos. Então provavelmente aquele era um voo da Gol.
Um pequeno detalhe da história da Varig é sobre os chocolates que eram servidos nos voos. Eram todos da marca Prawer. Existia um contrato de exclusividade com o fabricante, da cidade de Gramado.
Sinto falta da Varig. Minha mãe trabalhava no começo dos anos 2000 na limpeza dos aviões, era funcionária da SATA, que atendia a Varig. Foi inclusive onde ela conheceu meu padrasto. Eles traziam sacos cheios de um monte de lanche que sobrava nas galleys, sanduíches deliciosos, sucos de caixa, lanches diferenciados... Em casa eu aproveitava essa qualidade das refeições que a Varig oferecia. Mas eu também já tive a oportunidade de voar pela Varig, entre São Luís e Recife. NUNCA vai ter nenhuma companhia aérea com a qualidade que a Varig oferecia aqui no Brasil. Hoje em dia, se duvidar, até pra beber água tem que pagar um rim.
@Victor Von Dorf acho que vc falou na zoeira, mas o que sobra de alimentos em vôo, vai para o lixo. Para o comentário principal, as companhias não tem o mesmo luxo, porém muito mais gente pode viajar hoje em dia, pois não precisam pagar por essa mordomia
''Mas eu também já tive a oportunidade de voar pela Varig, entre São Luís e Recife. NUNCA vai ter nenhuma companhia aérea com a qualidade que a Varig oferecia aqui no Brasil. Hoje em dia, se duvidar, até pra beber água tem que pagar um rim.'' Com certeza nao. Afinal as novas sempre aprendem com os erros das antigas. A qualidade que a Varig oferecia era banhada de dinheiro público e conchavos com o governo. Acabou a ditadura, acabou a mamata!
Entrei na Varig em 1978. Conheci o parque industrial da Varig no Galeão. O Catering criado e o setor de manutenção, eram dos melhores do mundo. Trabalha na escala de tripulantes, e depois no planejamento de escala. Uma época boa.
Quando entrei na aviação em 2008,estava no final da era VarigLog. Lembro muito do preconceito com os ex funcionários da Varig, nas cias aéreas falavam que estavam acostumados a trabalhar em um lugar que cada um fazia um pedacinho do trabalho e precisava de 10 pessoas para concluir algo.
Diego, muoto grata por ter gostado de voar VARIG apesar da absurda dificuldade que foi manter os voos naquele momento. Isto se dava por esse respeito que seus funcionários tinham por seu trabalho.
Só hoje eu vi os 2 vídeos, muito bons e realmente, bem enxutos, mas muito bons. Foi muito bom tb rever a foto do MD-11 da VARIG, foi nele que eu voei pela 1ª vez, e eu trabalhava num GSA VARIG em Juiz de Fora/MG, na época. Uma bela história, com fim triste mas, que vai ficar viva na memória por muitos anos... "...VARIG...VARIG...VARIG..."
Maravilhoso , vc falando Companhia Varing. Até me emocionei , nunca voei. Tenho 49 anos. Parecia que já conhecia essa companhia. Eu me lembro quando via a propaganda na TV. Década de 70. Adorava , parava tudo , para assistir. Achava muito lindo. Parabéns Lito , como sempre extraordinária a sua fala.
Estrela Brasileira no ceu azul iluminando de norte a sul, mensagem de amor e paz....., era uma maravilha de empresa, viajei muito com a Varig. O jantar na rota Recife São Paulo... posso me lembrar de um deles-primeiro um Wiskinho importado com salgadinho,depois Peito de frango em molho de tomate com puré de batatas e "petit pois" acompanhado de um bom vinho tinto. Que saudade também de sua organização. Boas lembranças- Alan Fiore
ESSA VARIG FOI 10 , Tenho 55 Anos e nunca entrei num avião, Fui até Camboriú dê Latão , até. Goiânia de carro 🚘 por duas vezes , mas Sempre admirei ver. Os aviões ✈️ passando por cima da onde moro aqui nó bairro da zona sul ....Em Jundiaí .... Gostava demais de ver os aviões da VARIG passando por cima , Esses aviões pousavam em torno de cinco a sete minutos após passarem aqui em Jundiaí e pousavam em Cumbica ou congonhas.... Era demais de legal ver o logo da VARIG estampada pelo sol poente nos finais de tarde aqui do meu bairro era demais. Para o meu tempo de criança 😄
Muy buen resumen de la historia de Varig. Muchas cosas no las conocia. Recuerdo haber volado varias veces en el vuelo RG 916 desde Rio llegando puntualmente en los bellos DC 10 30 a las 11:40 a EZE en Buenos Aires.. Saludos desde Argentina!
A Varig ter uma influencia absurda dentro do Estado monopolizando o mercado só deixa claro que, por mais que vc ame ela, a Varig e precisava falir e ser extinta...
Pois é, comecei lá com meus 18 anos recém completos em Outubro de 1983, onde permaneci até 2006. Impossível não se emocionar ao lembrar dos incontáveis curos, viagens, várias áreas de atuação, muita "ralação" e de todos meus colegas e amigos, assim como, suas famílias, que também eram a nossa. Trago todas essas lembranças na memória do coração.
@@gustporto Me lembro na época quem tinha acima de 50.000 cruzeiro ou cruzado ,( não lembro o nome da moeda da época) era confiscado , eu tinha menos q isso. Um amigo meu ia comprar uma DT180 e o Collor de Mello confiscou a dinheiro dele e quando liberou não comprava nem uma mobilete velha. .
Meu pai trabalhou la por muitos anos. Como criança não me esqueço das festas de Natal nos gigantesco hangar. Varig pagou escola privada pra mim. Era uma excelente companaia. Refeição de bordo e as toalhinhas quentes antes das refeições nem se fala. Saudade.
Com certeza a Varig ... pelo padrão de qualidade e satisfação... bem administrada... competiria com as gigantes do mundo... ( Lufthansa, Emirates, Brithish e American Airlines)
As companhias tradicionais tinham uma infraestrutura enorme (que garantia um serviço de qualidade), portanto não podiam competir com as empresas de baixo custo (que tratam os clientes com desprezo). Só podiam sobreviver com ajuda dos governos. É o que acontece hoje com a Emirates, Etihad e Qatar. É o antigo dilema de atender bem a poucos ou mal a muitos.
@@jujenho certamente... a Varig seria uma gigante no mundo... talvez seria a única na América que operaria com o A380.. ela foi uma das primeiras a ter o 747-400
American Airlines como exemplo de qualidade de satisfação só pode ser piada... Aviões velhos e desconfortáveis, comida intragável e principalmente pessoal de bordo mal humorado, ríspido e grosseiro. Uma das piores companhias aéreas nas quais viajei (e fiz vários voos nela, não foi azar de uma vez só). A favor dela, só uma coisa: é a mais organizada e eficiente que já vi EM TERRA, mas a bordo, é um desastre!
Funcionou enquanto tinha dinheiro publico e clientelismo dos governantes de turno, chegou o fim da mamata e a concorrência demostrou que não era tudo isso !!!
Excelente e até emocionante relembrar a história da Varig... Eu era criança quando tive meu primeiro contato com um avião, meu pai era taxista no aeroporto de Guarulhos, isso em 1986... Um amigo de escola tinha acesso ao aeroporto porque sua mãe trabalhava na Infraero... Ela conseguiu que nos entrássemos no 747-200 enquanto aguardava a próxima decolagem, nunca me esquecerei da emoção de sentar na cabine de comando, aquele veludo macio dos bancos, aquele monte de botão... Corri pelo corredor, vi o armário onde ficavam as revistas.... Foi emocionante, ganhei um livro da Infraero sobre todo o projeto e construção do aeroporto de Guarulhos, desde a escolha do terreno, até a inauguração.... Tenho até hoje! Tenho tbm várias revistas em quadrinhos do variguinho.... Uma pena ela ter falido! Ótimo vídeo, parabéns!
A Varig é o símbolo de empresa que se deu bem as custas do paizão do Governo! Assim é fácil ser grande e com benesses a seus funcionários da forma que foi. Muita dos cargos altos da empresa ficaram ricos e muitos outros, menos abastados, ficaram a ver navios.... Durou muito.....
E ainda teve gente no vídeo anterior dizendo que a Varig faliu por causa do "comunismo". É mole? As pessoas são incapazes de enxergar *QUALQUER* nuance, e partem para banalidades absurdas.
Longe de mim defender comunismo ou socialismo, mas dizer "culpa do comunismo" virou moda. A Varig era linda, linda demais, tenho 30 anos e pouco voei nela, mas nos poucos vôos nem se compara com as atuais. Faltou profissionalismo, as pessoas ficaram mal acostumadas, queriam o mesmo serviço de excelência pelo preço dos concorrentes, que chegaram pra ficar. Deus me dibre defender PT e o Lula, mas ele fez certíssimo em não socorrer... viva a concorrência, viva a competição!
Voei na ponte aérea duas vezes na última semana de funcionamento da Varig... lembro vivamente da minha tristeza ao me deparar com a sombra da empresa que povoou meus sonhos durante toda minha vida, pois tive a sorte de criança e adolescente voar diversas vezes pela Varig e experimentar mais do que um vôo mas sim uma experiência de competência, qualidade e padrão inigualável de serviço. Me entristece inclusive de rever este vídeo e relembrar as minhas experiências com a Varig, tanto no auge, como em seu fim melancólico.
+Lucas, a edição cometeu um erro, sim. A Varig perdia dinheiro e ganhava INsatisfação, porque os passageiros que saíam de Guarulhos não tinham a mesma qualidade de alimentação e serviços que os passageiros que saíam do Galeão, onde a Varig tinha sua base própria. Palavra de quem escreveu esse roteiro. E o Lito falou claramente nesse momento: "perdia dinheiro E ganhava INsatisfação".
+Drih Perera, fui eu quem escreveu o roteiro do vídeo e posso garantir a você que escrevi INsatisfação. Os passageiros ficavam INsatisfeitos porque a comida que a Varig comprava de terceiros em Guarulhos não era tão boa quanto a que a Varig fazia ela mesma no Galeão.
"Estrela brasileira no céu azul. Iluminando de norte a sul. Mensagem de amor e paz. Nasceu Jesus. Chegou o natal. Papai Noel voando a jato pelo céu. Trazendo um natal de felicidade. E um ano novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig." Saudade🙁😍 meu primeiro voo foi nas asas da Varig, de Brasilia para o Rio... meus avós esperando no Galeão. E a maletinha azul cobiçada pela criançada. Flash de memoria com lagrimas
A VARIG fez história, mas se perdeu na sua própria história. Contudo., vídeos como esses são importantes para manter na memoria de quem viveu a essência do que era a VARIG, ainda que como um cliente ou um mero admirador desta gigante que era uma: " Estrela brasileira no céu azul iluminando de norte a sul...."
Pensava q fosse uma historia mais bonita , mas era so uma empresa que queria manter o monopolio e manteve um bom relacionamento com o governo da epoca pra poder destruir as concorrentes , quando perdeu o apoio do governo nao conseguiu manter a qualidade , mto triste nossa realidade
E ainda existe neste governo e no anterior, no anterior, sempre houve os queridinhos de cada governo. JBS e OI com mais de 30% das acoes da empresa nas maos do BNDES, fora os emprestimos subsidiados. BTG/Pactual, banco que tinha participacão em pouco mais de 40 empresas em 2002 e hoje tem participacão em mais de 400 empresas, isso quando não é a dona mesmo, como no banco PanAmericano. Eike Batista foi outro que recebeu bilhoes do BNDES. CSN, Gerdau, ALL, Braskem, CPFL, Eletrobras, Kablin, Light, Marfrig, Suzano, Ecorodovias, Triunfo, que pediu concordata recentemente, as unicas que dão lucro são as participacoes na Embraer e Vale.
Meu pai, que era militar da ativa na época do Color, passou por esse "confisco". Anos após, muitos militares entraram com ação na justiça para terem os seus dinheiros de volta. Muitos conseguiram, outros aguardam até hoje (pois se tiver de pagar o valor da correção em decorrência do tempo, ganharão uma bolada).
A primeira empresa aérea que tive o prazer de voar. Como funcionário do Banespa na época, a gente sofria uma pressão pra viajar pela VASP, mas quando davam uma brecha eu tirava o bilhete na VARIG é claro. E também não tinha comparação, era a melhor em todos os sentidos. Uma pena o seu ocaso. Parabéns pelo vídeo. Sou seu fã.
Por mim videos com suas historias poderiam ter 1 hora facil.
Concordo contigo
... e poderia também ter mais videos tipo : parte 1, 2, 3, 4... Esse mesmo poderia ter no minimo 5 partes na boa.
@@kovskbast6976 So fazer live!
É mais rentável ao canal dividir um vídeo de uma hora em seis de 10 minutos.
Apoiado!
Hoje sou comissário da 1a classe na Emirates. Entrei na cia em 2010. O momento em minha vida que decidi que queria trabalhar na aviação foi na minha 1a primeira viagem de avião, voo de São Paulo a Lisboa pela Varig quando eu tinha 4 anos. Jamais me esquecerei o uniforme impecável da tripulação, lembro de meu pai me falando: Filho, aquele é o piloto do avião, olha sua postura e como seus sapatos brilham. E ainda tenho um broche de um 747 que a comissária da Varig me deu neste voo. Ela tirou da lapela de sua jaqueta e me deu. Foi graças a Varig e a essas pessoas neste voo que me inspiraram a querer trabalhar para a aviação. Me deixaram uma doce lembrança na minha vida. Gostaria de um dia poder agradecê-las.
A Varig sempre terá um lugar em meu coração.
Belo depoimento!
Caramba cara,seu depoimento me emocionou.
Nunca achei que um dia ficaria com olhos cheios d'água lendo comentário de youtube.. Valeu pelo depoimento amigo.
A lembrança mais doce que tenho da Varig eram os anúncios da época do Natal. Todo mundo adorava aquela música e quem era criança nos anos 70 e 80 lembra com saudade. Meu primeiro voo pela Varig foi Recife-Rio-Recife, em 1991. E minha primeira viagem à Europa foi pela Varig em 1997: Recife-Lisboa-Recife.
Meu primeiro voo de avião foi pela Varig em 1998 - São Paulo/Lisboa. Nunca vou me esquecer, tinha 10 anos e a aeromoça me deu um broche da varig e uma miniatura de metal de um avião com o Logo da Varig. Engraçado mesmo sendo criança já percebia que era um tratamento diferenciado e muito acolhedor. Nunca mais comi e fui tratado tão bem em um voo como foi esse voo da Varig. Infelizmente foi o único voo da Varig que peguei.
Nossa Lito, como brasileiro e gaúcho fiquei emocionado em ver esses vídeos sobre uma companhia área que marcou minha infância e adolescência. Lembro como se fosse hoje de ouvir os testes dia motores na manutenção, que ficava a 6 km da minha casa, conheci várias pessoas que trabalharam lá, tinha orgulho imenso dessa empresa! Mesmo assim tive poucas oportunidades de voar nela mas corroboro o que dissestes: era um serviço diferenciado e marcante! Parabéns mais uma vez pelo excelente conteúdo!
Opinião Sincera, não sou gaúcho, mas tive vizinho gaúcho que ("conhe"cidentemente) trabalhava na Varig quando morava em Niterói-RJ.
Quando corria alguma reunião lá nos fins de semana era um tal de BAH pra lá e BAH pra cá...
Ah, e detalhe, tinha CTG (Centro de Tradiões Gaúchas) bem perto de onde moravamos.
Depois ele foram embora de volta a RS.
Bons tempos...
A panair era melhor
Dois canais que eu curto!!!
Bah
Meus UA-cam preferido Felipe, Gustavo e ligo carros e aviões!!
Cara, sou um ex-agente de viagem e guia de turismo, tenho 75 anos. Confesso cheguei a chorar vendo seu video. A famosa musica ainda me vem a memoria e o servico de bordo....
Não é só você que chora, o mundo está se acabando, lembranças só oque sobrou
@@joselivramento4296 só quero dizer que meu irmao perdeu 140 mil cruzeiro ó bandido do collo roubou
@@ageununesdasilva8270 Hoje, isso dá R$ 50,91.
Estranho, uu, que sou arquiteta e não tenho nada a ver com turismo, fiquei embargada aqui tb... E olha que eu so andei de VArig a primeira vez em 1998, e ja tinha la meus vinte e poucos anos...
COM CERTEZA, PRA QUEM NÃO VIVEU TUDO ISSO, JÁ SENTE, IMAGINA VC. QUE FEZ PARTE DE TUDO ISSO. TEM QUE SE EMOCIONAR MESMO .
Meu falecido pai, Hélvio José Piazza, era mecânico de motores da Varig aqui em Porto Alegre. Aposentou em 1994. Nos deixou em outubro de 2022. Ex colegas e membros do sindicato dos aeronautas fizeram uma linda homenagem. Obrigado Varig
Lito. Sou Variguiana. Chorei com esse vídeo. Que saudade imensa. Como foi lindo ouvir vc falar da Varig.
Variguiana, rachei 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Pensei que Variguiana era uma cidade 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Pensei que fosse uma raça alienígena!!!
Perfeito Lito.... Emocionante. Vc foi perfeito no resumo... realmente o assunto possui nichos infinitos. Parabéns!!!
Talvez algumas pessoas não compreendam. Mas conforme o Lito falou no vídeo , trabalhar numa empresa igual a Varig de excelência , era motivo de orgulho e identificação, daí o termo variguiana. No Brasil de hoje, em que impera a mediocridade realmente fica difícil de compretender mesmo.
"estrela brasileira no céu azul, iluminando de Norte a sul, mensagem de amor e paz, nasceu Jesus chegou o Natal, papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de felicidade, e um ano novo cheio de prosperidade, VARIG VARIG VARIG"...
Nostalgia. Era muito bom essa época.
Tempos bons que não me esqueço mais...Saudades...😥
Esse jingle da epoca de natal, foi lançado na década de 60. Mas nos ultimos natal da Varig, eles modificaram o arranjo e fizeram outro ritimo para inovar, eu prefiro o antigo.
Caralho... Caiu um cisco aqui no meu olho.... Since 1980..😢
Lágrimas.
Eu fiquei muito triste quando soube que a varig faliu. Quando era agente de viagem nas décadas de 70, 80 e 90, fiz vários cursos na varig. Até hoje gosto de assistir seus comerciais. A varig e a Pan Am, que eu também gostava muito, marcou presença na aviação mundial. Ótimo vídeo Lito. Parabéns
Quando o Lito falou "Estrela Brasileira no céu azul" me deu um soco no estômago. Emocionante!
Minha primeira viagem de avião foi pela Varig, indo pro Japão em 2000. Lembro como fiquei maravilhada com o serviço de bordo, principalmente com a paciencia e gentileza das comissárias de bordo (eu e meus 2 irmãos pestinhas entre 10 a 13 anos, viajando com a minha mãe sozinha). Lembro que fiquei mto triste qndo a Varig faliu.
Lito você pode fazer um vídeo de 24 horas que não cansa e nem fica enjoativo, a sua determinação, confiança e fineza de condução pessoal que nos deixa alimentado.
Mas sempre ansiosa que no próximo vídeo qual tema vai abordar e qual o contra ponto, e você responde as perguntas ou assuntos mais complexos de forma tão simples, parabéns Lito.
Vem Malone ♥️🙏
Que aula. ... Sou apreciador da aviação mesmo sendo motorista rodoviário da Viação Cometa abraços até por lá
Trabalho digno, essencial, duro e que leva muita gente a lugares onde o avião não pode ir. Você merece muito respeito!
Comandante Leandro! Sua responsabilidade e dedicação no transporte de passageiros não se diferencia muito das várias funções da aviação. Meu respeito!
Acho bonito os antigos CMA Flecha Azul da Cometa , não deveriam ter vendido os antigos, deveriam ter segurado 15 unidades e fazer o trajeto Campinas / São Paulo em determinados horários,certamente muitos iriam querer andar nos antigos só para ouvir o barulho do motor Scania com bomba injetora.
Peguei muito Cometa nos anos 80 entre SP e Curitiba de madrugada na 116. Voavam
Excelente empresa essa cometa os ônibus são tops
Eu voei ns Varig nos anos 90
Lisboa/Rio de Janeiro
Essa companhia será lendaria para sempre e lembro que os funcionários de bordo eram extremamente educados.todos bem escolhidos
Essa companhia mesmo nos padrôes de hoje é uma das melhores do mundo mesmo nâo existindo
Estrela brasileira no céu azul, iluminando de norte a sul ...
Meus primeiros voos foram pela Varig e o atendimento a bordo era marcante!
Nunca haverá empresa nesse nível
É fácil perceber que os problemas da Varig não começaram na época da crise. Começaram nas estratégias, lá atrás, adotando um modelo de negócio altamente dependente dos políticos de plantão. Isso não costuma dar muito certo em longo prazo, vide a nossa história contemporânea.
O setor aéreo é altamente competitivo, então temos que nos acostumar com as mudanças. Ninguém pode garantir que daqui a dez anos as atuais 4 grandes continuarão no mercado. É provável que pelo menos a metade seja substituída por empresas mais eficientes e com propostas inovadoras. É assim que nós, passageiros, conseguimos preços mais baixos.
Pura verdade Amigo
Uma coisa é verdade!
O trabalhador tem que escolher entre DIREITO o DINHEIRO para vive.
ahh o livre mercado, tão belo e tão selvagem
Concordo com o teu comentário. Mas os preços estão absurdos.
Não se coloca todos os ovos numa única cesta. Isso é o básico do básico.
Além disso, o famoso encosto no Governo, tão comum, tão prejudicial e tão utilizado. É impressionante como qualquer grande empresa que domina o mercado está confortavelmente deitada no berço esplêndido do Governo.
Lito, não esqueço a linda propaganda da Varig: " ... estrela brasileira, no céu as, iluminando, de Norte a Sul... Varig Varig Varig...", em 198e, a primeira vez q viajei de avião, com meu filho q tinha um aninho, São Paulo/ Recife, e volta, Recife/ São Paulo, paguei no carnê em 12x, era coisa pra rico nas eu ainda ganhava a um bom salário, dv pra dividir, foi um sonho realizado. .
Caramba Lito!... sou piloto há 23 anos e te digo com todo respeito...que síntese lúcida e ainda afetiva de uma personagem tão fundamental da história da nossa amada aviação brasileira!.. Parabéns!
Tenho maior orgulho de começar na manutenção aérea exatamente na VARIG, em 1988.
Aprendi muito e me sinto muito honrado em ter feito parte de uma empresa, em que, ser variguiano era acima de tudo, ser companheiro do seu colega de trabalho. Isso até hoje existe na manutenção aérea brasileira.
A cada comentario que leio, o choro desce que é uma beleza... Fui Variguiano de 1995 a 2001, GIG Setor Internacional, era do Chek in mas fazia de tudo e amava ser variguiano, éramos impecáveis, padrão top, mas mesmo antes de trabalhar na empresa, já viajava Varig, minha madrinha trabalhou 35 anos no SDU Controle e se aposentou na Varig, meu avo foi mecanico da Cruzeiro... Como eu queria que a Varig voltasse, como era bom olhar pela janela de vidro do aeroporto Galeão e ver aqueles imponentes aviões lindos com o slogan da pioneira que levava nossa bandeira ao mundo com serviço de excelencia sem dever nada a nenhuma empresa do mundo, receber voos internacionais na remota, no fingers, abrir chamada para embarque, desembarque, fazer o check in... VARIG EU TE AMO!!!
Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de felicidade e um Ano Novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig.
Nossa essa música me lembra muito a mha infância, eu parava tudo pra ver esse comercial. Qe sdd kkkk
Esse comercial e o da VASP marcaram minha infância. Muito bom!
Lembrou minha infância quando passava esse comercial no Natal
Moro em Santa Maria/ RS e apesar de ter sido uma das rotas da Varig, os aviões eram Turbo-hélice de pequeno porte de uma empresa terceirizada. Aqui nunca pousava aviões à jato como os Airbus ou Boeings. E eu sempre gostava de aviões desde criança, recortava imagens da Varig das revistas da Veja, mas nunca tinha visto um avião à jato de médio ou grande porte. Em 2004 eu tinha 8 anos, e realizei o meu sonho de ver um avião desses, e justo da Varig, passou bem baixinho sobre a cidade nas cores padrão (Dorso azul marinho). Foi lendário pra mim, uma das lembranças de infância mais épicas que tenho, fiquei meses lembrando da cena. Foi a primeira e única vez que vi um avião da Varig.
Muito bom, Lito. Parabéns. Sou da geração que voou e curtiu a inesquecível VARIG.
A rainha dos ares.
Meu pai foi comissário durante uns 10 anos, depois copiloto na VARIG. Nos anos 1990, minha mãe se tornou comissária, e engravidou de mim durante essa época. Fez bastantes voos grávida de mim, inclusive os colegas de trabalho me apelidaram de Epocler por causa dos enjoos da minha mãe durante a gravidez!
Parabéns Lito.
A historia e grandeza da Cia VARIG merecem ser lembrados para as geraçoes futuras. Infelizmente, os bastidores palacianos da época, muito contribuiram para agravar o caos estabelecido no setor aéreo, que levou um ano inteiro para se ajeitar, mais ou menos.
Meu avô trabalhava na Varig como mecânico de aviões e ele já disse pra mim que tinha muitas regalias pela empresa! Ele fala tão bem da Varig que eu queria ter nascido antes pra ter esse gostinho de como foi
Meu avô também foi mecânico da Varig
Me lembro quando meu pai trabalhava em Fortaleza no início dos anos 2000, faziamos sempre a rota GRU-FOR a bordo do majestoso MD-11 da Varig. Que saudades!
Lito, tenho que te agradecer por esse vídeo! Meus avós trabalhavam na varig (Inclusive meu avô trabalhou no centro de manutenção, Henrique de Jesus Oliveira). E vieram embora para o Nordeste justamente nessa época que a Varig não estava bem. Agora eu entendi tudo, é um pouco da minha história!
Sou "variguiano"de coração. Ainda hoje, choro quando pego um voo e me deparo com um trolley da Varig.
Não há o que me console.
Única...pioneira...eterna VARIG!!!
Lito, você tocou num nome que martelava minha cabeça no primeiro vídeo: Pan Am. A Pan Am era uma espécie de cartão de visitas dos EUA no resto do mundo, e a Varig era a versão brasileira dela nesse sentido. Um dado curioso foi uma entrevista com Stanley Kubrick. O repórter perguntou para ele porque ele tinha usado os logos da Pan Am nos veículos espaciais do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", Kubrick respondeu que a Pan Am era um ícone e ao mesmo tempo ele acreditava que uma empresa tão grande, poderosa e significativa não iria falir até o ano 2000. Só que a Pan Am faliu ainda na primeira metade da década de 1980.
André Antonio Dantas Gryphon na verdade foi no começo dos anos 90
Não chegava ao nível da Varig aqui, mas a Pan Am tinha muito favorecimento do governo americano, também. A NYRBA, antecessora da Panair do Brasil, teve muitas dificuldades por causa dos problemas que a Pan Am arrumava para ela já na década de 1920, com o apoio diplomático do governo americano por trás - e isso com a NYRBA também sendo uma empresa americana. Acabou tendo que ser vendida justamente para a Pan Am, que foi a dona da Panair até a década de 40 e depois acionista minoritária até o início da década de 60. Só que para contrabalançar e a concorrência não chiar (e lá existem meios legais para elas chiarem feio), o governo americano durante muito tempo não deixou a Pan Am ter rotas domésticas, e mesmo quando depois deixou, foi de forma muito limitada. Isso inclusive foi um dos fatores que contribuíram para as dificuldades da Pan Am, porque ela não tinha uma rede de alimentação de passageiros domésticos para encher os voos internacionais em conexão. Mas a história da Pan Am e a da Varig realmente tem muitas semelhanças: companhias de bandeira e de prestígio com serviço luxuoso, muito apoio do governo, mas que sucumbiram a maus investimentos, mau planejamento e principalmente a um mercado mais competitivo.
As companhias tradicionais tinham uma infraestrutura enorme (que garantia um serviço de qualidade), portanto não podiam competir com as empresas de baixo custo (que tratam os clientes com desprezo). Só podiam sobreviver com ajuda dos governos. É o que acontece hoje com a Emirates, Etihad e Qatar. É o antigo dilema de atender bem a poucos ou mal a muitos.
+jujenho, certamente existem empresas low-cost que tratam o cliente com desprezo (e na minha experiência, a LATAM e a Avianca Brasil de hoje, que não têm nada de low-cost, também tratam), mas cortesia, boa vontade e simpatia não custam nada para a empresa e também existem empresas low-cost que oferecem bom serviço (só não oferecem boa comida, mas isso você já sabia). Já viajei em duas low-cost que tiveram um serviço perfeito que me deixou encantado: a Southwest, dos EUA (os dois voos que fiz nela foram muito melhores que os voos domésticos que fiz na American e na United, e até a poltrona era mais confortável), e a falecida Webjet, daqui do Brasil (nunca viajei numa companhia com o pessoal mais simpático e atencioso, a bordo e em terra!). Também já ouvi coisas boas das europeias Vueling e Wizz Air, e da Jetstar Asia (de capital australiano mas baseada em Singapura). O problema é que muitas low-cost (e também muitas tradicionais) não têm o mesmo critério das grandes empresas tradicionais E SÉRIAS na seleção de pessoal e na remuneração deles. Quando o funcionário é despreparado e além disso ganha mal e é tratado pela empresa como gado tanto quanto o passageiro, a empresa não vai mesmo oferecer bons serviços.
Você tem razão que nem todas as empresas low-cost são ruins, assim como nem todas as tradicionais eram boas. Todos sabem disso. Estava argumentando em linhas gerais. Tive também uma boa impressão da cortesia da Webjet, mas não da qualidade dos seus aviões. Quanto à Vueling, viajei nela da Itália à França no ano passado, e foi uma das piores empresas que viajei na vida! Tive azar? Não sei, mas foi o que passei. Não discordo em nada do que você diz, apenas quis deixar claro que no esquema tradicional, em que certas empresas eram beneficiadas pelos governos sob o argumento de serem as "flag-carriers" (causando desequilíbrio na livre concorrência), quando os seus gestores eram verdadeiramente responsáveis e competentes, como eram os da VARIG na fase de ouro da empresa, se conseguia (até no Brasil) fazer uma das melhores (às vezes a melhor) empresas de transporte aéreo do mundo. Mas é obvio que essa era passou. Somente fica o exemplo histórico e o orgulho para os que, como eu, tiveram o privilégio de testemunhar essa época.
No outro vídeo eu quase chorei. Nesse eu não consegui segurar. Parabéns pelos dois vídeos. Fica só a saudade.
Eu também chorei, imaginando quanto de dinheiro público foi injetado numa empresa privada, a fundo perdido e sem devolução. Ainda bem que fechou, senão estaria até hoje sugando nosso dinheiro.
Parabéns Lito pelo espetacular vídeo, emocionante mesmo, principalmente para mim que fui o despachante do vôo RG-254 em Marabá, aquele que caiu na selva. Eu tinha o maior orgulho de dizer que trabalhava na Varig.
Minha mãe foi comissária na Varig nos anos 90 e hoje lembra com nostalgia daquele tempo! Os funcionários tinham extremo orgulho da empresa e andavam sempre impecáveis com broches em seus uniformes (lembranças minhas de quando visitava os aeroportos), lindos uniformes diga-se de passagem.
O fim da Varig foi uma grande perda para o Brasil, mas foi principalmente um trauma na vida de vários ex funcionários, como bem retratou o Joselito!
Parabéns pelo vídeo!
O MD11 é um caso muito interessante. As Cias Aéreas em geral reclamavam, mas os passageiros eram apaixonados por ele.
Tenho 13 anos e o md 11 e meu aviao prefiro trijatos como um todo dc 10 l 1011 tristar 727
Essa é comparação de um Fusca e de uma Limusine, os dois te levam pro mesmo lugar, mas o conforto e o silencio dentro do carro nem se comparam...
eu sou um que era apaixonado pelo MD11
Varig está no lugar certo, livros e vídeos de história, ótimo exemplo de como governo não deve interferir na economia pra proteger ineficiências.
Perfeito.
Ineficiência da gestao socialista q teve.
Perfeito comentário.
Tipo a oi!
fato!!!
I'm a dual Brasilan and US citizen. Growing up as a child my favorite time of the year was getting on a Varig 747, DC-10, or MD-11. Would love flying into Confins. Eventually had to use American Airlines to fly into Belo and they cancelled those flights from Miami earlier last year. Keep up the good work. Subscribed and notified!
Regards,
AeRoSpaceman
O Lito disse que a Varig começou a investir em negócios totalmente diferentes da aviação durante a sua crise. Isso também aconteceu com a maior empresa de ônibus rodoviário do mundo, a Greyhound.
Na década de 1970, a Greyhound comprou a Armour (frigorífico que também fabricava o sabonete "Dial") e a Premier Cruise Line (empresa de navios de cruzeiro). As compras minaram as finanças da empresa, que já vinha sofrendo uma brutal redução no número de passageiros devido às novas rodovias e aos aviões. Não deu outra: nos anos 1980, após várias greves de motoristas (algumas delas, violentas), a Greyhound entrou em concordata; mesmo em situação pré-falimentar, ela comprou sua maior concorrente, a Trailways.
A Greyhound só saiu da crise em 2007, quando a britânica First a adquiriu. Hoje, ela está voltando a crescer, tanto que suas rotas ultra-longas (New York - Los Angeles) foram reativadas.
E a Premier também foi um mito. Criou todo um mercado. Tem um vídeo excelente do Jake Williams, da Bright Sun Films, sobre a história. Inclui entrevista com um dos fundadores.
No meu entendimento, a alta diretoria vendo o barco afundar, começou a investir o resto do dinheiro na suas próprias empresas (em nome de laranjas)
o começo do fim da Itapemirim também foi esse... mexer em outros setores e esquecer de preparar a empresa pro futuro.
A VARIG merece um filme contando toda a sua historia, e no minimo uma serie de TV...
Ainda tive o privilégio de viajar por esta grande empresa em outubro de 1990, Recife à São Paulo, meu 1° vôo, aliás, inesquecível, gostei mais porque foi pinga-pinga, parou em todos os aeroportos, com exceção de Vitória-ES, durou das 14:20 às 22:00, muito lanche e à noite uma boa refeição, entre Rio e são Paulo,tá explicado da comida tão boa!
A Varig,realmente deixou um nome na historia da aviação.Que saudades daqueles vôos MARAVILHOSOS.
É uma pena uma empresa como a Varig ter “morrido” assim. Obrigado por compartilhar.
a fundação funcionários, é o sonho de muitos... mas é dos casos que não da certo.
Funcionou enquanto tinha dinheiro publico e clientelismo dos governantes de turno, chegou o fim da mamata e a concorrência demostrou que não era tudo isso !!!
trabalhei nesta empresa maravilhosa, pode se dizer que ela era uma mãe para seus funcionários.
e infelizmente por essa politica, acabou indo junto para cova.
@@wkukul2751 a política em prol dos funcionários foi a pá de cal, mas não foi ela que levou a empresa a falência e sim uma sucessão de péssimas decisões.
@@fran2605 estava me referindo , que cada decisão estratégica, tinha que passar pelos conselho de funcionarios, que negavam qualquer medida de contenção gastos, principalmente beneficios. em qualquer negócio, isso nunca deu certo.
@@wkukul2751 sim, mas nisso a empresa já estava mal, a demora na tomada de decisões só foi a pá de cal, não a razão da falência.
@@wkukul2751 General Eletric quase foi a falência por isso também.
Viajei muitas vezes pela Varig. Em 1978, fui a Los Angeles num voo que saía do Galeão e ia direto, depois seguia para Tóquio, acho fazia uma escala no Havaí. Aos sábados, ela tinha um "pinga-pinga" de Tóquio, (Havaí), LA, Panamá, Manaus e finalmente Rio. Em 1969, inauguraram essa rota e eu decorei a letra da música do comercial, que não me esqueço até hoje:
Urashimo Taro, um pobre pescador,
salvou uma tartaruga
e ela, como prêmio,
ao Brasil o levou.
Pelo reino encantado,
ele se apaixonou,
e por aqui ficou.
Passaram muitos anos,
de repente ,
a saudade apertou.
E uma arca misteriosa
de presente ele ganhou
Ao abri-la, quanta alegria,
vibrou seu coração
Encontrou uma passagem
da Varig e feliz
voou para o Japão.
Varia, Varig, Varig
Eu me emociono quando fala da Varig, meu pai trabalhou por mais de 18 anos na empresa, e infelizmente saiu sem receber absolutamente nada, até hoje ele e ex colegas de trabalho, lutam na justiça .. inclusive já foi causa ganha, mas, portanto e toda via ... até hoje 2021 não recebeu nenhum dinheiro.
Voei de Varig em 2013...kkkkkk
voo da Gol com pintura Varig.
Muito legal a história.
Parabéns
eu tb......se nao me engano num voo até Florianópolis saindo de porto alegre
Eu também em 2013, se não me engano de São Paulo a Porto Alegre.
Esqueci de postar a rota...😁
Belo Horizonte - São Paulo
Interessante. Em 2013 eu estava em Navegantes aguardando um voo pra Campinas pela Azul. De repente vi um avião da Varig que alinhou na pista e decolou chamando a atenção de todo mundo, houve até gritos e aplausos. Então provavelmente aquele era um voo da Gol.
Um pequeno detalhe da história da Varig é sobre os chocolates que eram servidos nos voos. Eram todos da marca Prawer. Existia um contrato de exclusividade com o fabricante, da cidade de Gramado.
Sinto falta da Varig. Minha mãe trabalhava no começo dos anos 2000 na limpeza dos aviões, era funcionária da SATA, que atendia a Varig.
Foi inclusive onde ela conheceu meu padrasto. Eles traziam sacos cheios de um monte de lanche que sobrava nas galleys, sanduíches deliciosos, sucos de caixa, lanches diferenciados... Em casa eu aproveitava essa qualidade das refeições que a Varig oferecia.
Mas eu também já tive a oportunidade de voar pela Varig, entre São Luís e Recife. NUNCA vai ter nenhuma companhia aérea com a qualidade que a Varig oferecia aqui no Brasil. Hoje em dia, se duvidar, até pra beber água tem que pagar um rim.
@Victor Von Dorf acho que vc falou na zoeira, mas o que sobra de alimentos em vôo, vai para o lixo.
Para o comentário principal, as companhias não tem o mesmo luxo, porém muito mais gente pode viajar hoje em dia, pois não precisam pagar por essa mordomia
Vc é bonito
Tem histórias de festas no RJ regadas a bebidas e caviar da Varig.
Pura verdade Amigo, Não Vejo em Toda América do Sul uma Cia ao Nível da Varig Hoje, as Cia de Hoje no Caso da Latam Péssimo atendimento
''Mas eu também já tive a oportunidade de voar pela Varig, entre São Luís e Recife. NUNCA vai ter nenhuma companhia aérea com a qualidade que a Varig oferecia aqui no Brasil. Hoje em dia, se duvidar, até pra beber água tem que pagar um rim.''
Com certeza nao. Afinal as novas sempre aprendem com os erros das antigas. A qualidade que a Varig oferecia era banhada de dinheiro público e conchavos com o governo. Acabou a ditadura, acabou a mamata!
Entrei na Varig em 1978. Conheci o parque industrial da Varig no Galeão. O Catering criado e o setor de manutenção, eram dos melhores do mundo. Trabalha na escala de tripulantes, e depois no planejamento de escala. Uma época boa.
Sou de 86 e tive o prazer de voar com a Varig na infância. Lembro das belas refeições que eles serviam. Nunca mais vi nada igual.
sou de 82 .... me lembro do varig varig variguinho , nosso amigo nosso avião... consegue se lembrar disso?
Quando entrei na aviação em 2008,estava no final da era VarigLog.
Lembro muito do preconceito com os ex funcionários da Varig, nas cias aéreas falavam que estavam acostumados a trabalhar em um lugar que cada um fazia um pedacinho do trabalho e precisava de 10 pessoas para concluir algo.
Voei em 2006 na Varig, ganhei até um broche de uma aeromoça muito simpática! Pra mim a melhor
Diego, muoto grata por ter gostado de voar VARIG apesar da absurda dificuldade que foi manter os voos naquele momento. Isto se dava por esse respeito que seus funcionários tinham por seu trabalho.
Foi o primeiro voô que fiz, em 1998 ! Nunca vou me esquecer daquele almoço maravilhoso haha
Só hoje eu vi os 2 vídeos, muito bons e realmente, bem enxutos, mas muito bons. Foi muito bom tb rever a foto do MD-11 da VARIG, foi nele que eu voei pela 1ª vez, e eu trabalhava num GSA VARIG em Juiz de Fora/MG, na época.
Uma bela história, com fim triste mas, que vai ficar viva na memória por muitos anos... "...VARIG...VARIG...VARIG..."
Maravilhoso , vc falando Companhia Varing. Até me emocionei , nunca voei. Tenho 49 anos. Parecia que já conhecia essa companhia. Eu me lembro quando via a propaganda na TV. Década de 70. Adorava , parava tudo , para assistir. Achava muito lindo. Parabéns Lito , como sempre extraordinária a sua fala.
Fala mais sobre a expulsão da Varig da Star Alliance.
Vídeos de uma hora com você contando história, se torna muito bom, ótimas histórias e explicações
A história da VARIG é uma epopeia com aquele gostinho de nostalgia !!! 🛫🏆
Nunca esquecerei o vôo que fiz ao Canadá, pela Varig ( meu 1° vôo internacional) uma maravilha - 1994. Realmente uma cia lendária ✈️✈️
Estrela Brasileira no ceu azul iluminando de norte a sul, mensagem de amor e paz....., era uma maravilha de empresa, viajei muito com a Varig. O jantar na rota Recife São Paulo... posso me lembrar de um deles-primeiro um Wiskinho importado com salgadinho,depois Peito de frango em molho de tomate com puré de batatas e "petit pois" acompanhado de um bom vinho tinto. Que saudade também de sua organização. Boas lembranças- Alan Fiore
Ótima História!!! Ótimo vídeo Lito 👏👏👏👏👏👏.
11:07 '' A estrela Brasileira no céu Azul'' ,
História maravilhosa. Eu nao imaginava o sucesso da VARIG depois desse vídeo. RIP VARIG.
Varig orgulho dos gaúchos,
ESSA VARIG FOI 10 , Tenho 55 Anos e nunca entrei num avião, Fui até Camboriú dê Latão , até. Goiânia de carro 🚘 por duas vezes , mas
Sempre admirei ver. Os aviões ✈️ passando por cima da onde moro aqui nó bairro da zona sul ....Em Jundiaí .... Gostava demais de ver os aviões da VARIG passando por cima , Esses aviões pousavam em torno de cinco a sete minutos após passarem aqui em Jundiaí e pousavam em Cumbica ou congonhas.... Era demais de legal ver o logo da VARIG estampada pelo sol poente nos finais de tarde aqui do meu bairro era demais. Para o meu tempo de criança 😄
Muy buen resumen de la historia de Varig. Muchas cosas no las conocia. Recuerdo haber volado varias veces en el vuelo RG 916 desde Rio llegando puntualmente en los bellos DC 10 30 a las 11:40 a EZE en Buenos Aires.. Saludos desde Argentina!
Esperando o vídeo de 1h com a explicação... :P
Paga pra ele fazer um roteiro, pra ele ter uma equipe de editor de vídeo. Que ele faz queridão. :P
8:02 Se a Varig fosse um banco com toda certeza iria sim receber ajudinha dos governos, mais como não era...
Ajudar uma bomba relógio? Melhor não!
A Varig ter uma influencia absurda dentro do Estado monopolizando o mercado só deixa claro que, por mais que vc ame ela, a Varig e precisava falir e ser extinta...
Fui funcionário da VARIG na década de 80, uma empresa realmente espetacular. Muitas saudades !
VARIG, VARIG, VARIG - 80 anos de vida e uma história que jamais será esquecida. Ótimo vídeo , parabéns Lito. Abraço
Excelente seus 2 videos da Varig, me emocionei pois lembrei dos anos dourados a qual fiz parte no GIG. Sempre assisto a seus videos.
Opa que bom ver vídeo inédito duas vezes seguidas!
Caramba! Gostei muito do que vi.
Parabéns pelo empenho em tornar nosso conhecimento a respeito da Varig mais rico.
Pois é, comecei lá com meus 18 anos recém completos em Outubro de 1983, onde permaneci até 2006. Impossível não se emocionar ao lembrar dos incontáveis curos, viagens, várias áreas de atuação, muita "ralação" e de todos meus colegas e amigos, assim como, suas famílias, que também eram a nossa. Trago todas essas lembranças na memória do coração.
Morro de saudade da VARIG! Nada comparado ao serviço da VARIG . Tinha o cartão Diamante 💎
Lito, Fantástico mais um daqueles videos que a gente compartilha com todos que gostam de aviação e viagens
3:42 Pela cara do Lito, ele passou maus bocados por causa desse confisco
Todos os que tinham algum trocado em caderneta, na conta corrente ou qualquer investimento odeiam o Collor até hoje!
@@gustporto
Me lembro na época quem tinha acima de 50.000 cruzeiro ou cruzado ,( não lembro o nome da moeda da época) era confiscado , eu tinha menos q isso. Um amigo meu ia comprar uma DT180 e o Collor de Mello confiscou a dinheiro dele e quando liberou não comprava nem uma mobilete velha.
.
Odiavam Collor e sua Ministra da Ecomia Zélia Cardoso de Mello
O confisco do Collor e da Zélia foi um roubo pessoas tinham vendido casas e carros pra investir na poupança q rendia ate 60% ao mês ficaram sem nada.
"Como desgraça pouca é bobagem " 😂😂😂😂😂😂 essa é boa.
Meu pai trabalhou la por muitos anos. Como criança não me esqueço das festas de Natal nos gigantesco hangar. Varig pagou escola privada pra mim. Era uma excelente companaia. Refeição de bordo e as toalhinhas quentes antes das refeições nem se fala. Saudade.
Em 2010 embarquei em conexão (pois vinha do Natal-RN a SP) pela Gol, no Galeão em um avião gigante da Varig. Muito lindo ele!
Varig,Varig,Varig !!!
Com certeza a Varig ... pelo padrão de qualidade e satisfação... bem administrada... competiria com as gigantes do mundo... ( Lufthansa, Emirates, Brithish e American Airlines)
As companhias tradicionais tinham uma infraestrutura enorme (que garantia um serviço de qualidade), portanto não podiam competir com as empresas de baixo custo (que tratam os clientes com desprezo). Só podiam sobreviver com ajuda dos governos. É o que acontece hoje com a Emirates, Etihad e Qatar. É o antigo dilema de atender bem a poucos ou mal a muitos.
@@jujenho certamente... a Varig seria uma gigante no mundo... talvez seria a única na América que operaria com o A380.. ela foi uma das primeiras a ter o 747-400
American Airlines como exemplo de qualidade de satisfação só pode ser piada... Aviões velhos e desconfortáveis, comida intragável e principalmente pessoal de bordo mal humorado, ríspido e grosseiro. Uma das piores companhias aéreas nas quais viajei (e fiz vários voos nela, não foi azar de uma vez só). A favor dela, só uma coisa: é a mais organizada e eficiente que já vi EM TERRA, mas a bordo, é um desastre!
Competiria não, competiu. A Varig foi a Pan Am brasileira, na época a maior cia aérea do mundo.
Funcionou enquanto tinha dinheiro publico e clientelismo dos governantes de turno, chegou o fim da mamata e a concorrência demostrou que não era tudo isso !!!
Não falou do Variguinho??!! Sacrilégio! Ótimo vídeo, Lito.
Tu eh o cara! VARIG sera sempre VARIG. Orgulho Gaucho
Excelente e até emocionante relembrar a história da Varig... Eu era criança quando tive meu primeiro contato com um avião, meu pai era taxista no aeroporto de Guarulhos, isso em 1986... Um amigo de escola tinha acesso ao aeroporto porque sua mãe trabalhava na Infraero... Ela conseguiu que nos entrássemos no 747-200 enquanto aguardava a próxima decolagem, nunca me esquecerei da emoção de sentar na cabine de comando, aquele veludo macio dos bancos, aquele monte de botão... Corri pelo corredor, vi o armário onde ficavam as revistas.... Foi emocionante, ganhei um livro da Infraero sobre todo o projeto e construção do aeroporto de Guarulhos, desde a escolha do terreno, até a inauguração.... Tenho até hoje! Tenho tbm várias revistas em quadrinhos do variguinho.... Uma pena ela ter falido!
Ótimo vídeo, parabéns!
Tá próximo de um milhão, né, Lito? O canal deslanchou mesmo. Parabéns!
Perfeito! Show! Ó, eu ficaria aqui horas assistindo suas histórias numa boa!!
Parabéns Lito, Deus o abençoe!
A Varig é o símbolo de empresa que se deu bem as custas do paizão do Governo! Assim é fácil ser grande e com benesses a seus funcionários da forma que foi. Muita dos cargos altos da empresa ficaram ricos e muitos outros, menos abastados, ficaram a ver navios.... Durou muito.....
Parece até um órgão do governo
E ainda teve gente no vídeo anterior dizendo que a Varig faliu por causa do "comunismo". É mole? As pessoas são incapazes de enxergar *QUALQUER* nuance, e partem para banalidades absurdas.
@@FernieCanto Com certeza tem nego aqui que não sabe em qual mundo existe.
Longe de mim defender comunismo ou socialismo, mas dizer "culpa do comunismo" virou moda. A Varig era linda, linda demais, tenho 30 anos e pouco voei nela, mas nos poucos vôos nem se compara com as atuais. Faltou profissionalismo, as pessoas ficaram mal acostumadas, queriam o mesmo serviço de excelência pelo preço dos concorrentes, que chegaram pra ficar. Deus me dibre defender PT e o Lula, mas ele fez certíssimo em não socorrer... viva a concorrência, viva a competição!
@@FernieCanto Funcionarios controlando a empresa é o que?
Voei na ponte aérea duas vezes na última semana de funcionamento da Varig... lembro vivamente da minha tristeza ao me deparar com a sombra da empresa que povoou meus sonhos durante toda minha vida, pois tive a sorte de criança e adolescente voar diversas vezes pela Varig e experimentar mais do que um vôo mas sim uma experiência de competência, qualidade e padrão inigualável de serviço. Me entristece inclusive de rever este vídeo e relembrar as minhas experiências com a Varig, tanto no auge, como em seu fim melancólico.
Deixei like no DE ANTES e nesta mesma sequência. Em pleno 26/11/2021 - abração Lito!
Lito, no vídeo o texto está incorreto, é + Insatisfação (e está + Satisfação) no minuto 02:12. Ótimo vídeo, como sempre, porém especial pela Varig!!!!
Nao.... ele estava descrevendo o que a Varig PERDEU - Dinheiro e Satisfação do publico.
@@ml_g exatamente por isso. Deveria aparecer "- dinheiro e - satisfação", e não "+".
Mas relaxa, o vídeo tá ótimo.
+Lucas, a edição cometeu um erro, sim. A Varig perdia dinheiro e ganhava INsatisfação, porque os passageiros que saíam de Guarulhos não tinham a mesma qualidade de alimentação e serviços que os passageiros que saíam do Galeão, onde a Varig tinha sua base própria. Palavra de quem escreveu esse roteiro. E o Lito falou claramente nesse momento: "perdia dinheiro E ganhava INsatisfação".
No video ele fala que a Varig Perdia dinheiro e ganhava EM SATISFAÇÃO, mas ele falou ligeiro e saiu como se fosse Insatisfação
+Drih Perera, fui eu quem escreveu o roteiro do vídeo e posso garantir a você que escrevi INsatisfação. Os passageiros ficavam INsatisfeitos porque a comida que a Varig comprava de terceiros em Guarulhos não era tão boa quanto a que a Varig fazia ela mesma no Galeão.
Faz um vídeo falando sobre os novos aviões comerciais russos.
Lito meu amigo!!
Você me lembrou bem da canção:
"Estrela brasileira do céu azul,
Iluminado de norte ao Sul...."
Parabéns pelo vídeo, adorei!!
Sensacional; e sendo Gaúcho ,fico Grato pelo reconhecimento e respeito pela VARIG ; 🌟✈👏👏👏👏👏👏👏👏👏
"Estrela brasileira no céu azul. Iluminando de norte a sul. Mensagem de amor e paz. Nasceu Jesus. Chegou o natal. Papai Noel voando a jato pelo céu. Trazendo um natal de felicidade. E um ano novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig." Saudade🙁😍 meu primeiro voo foi nas asas da Varig, de Brasilia para o Rio... meus avós esperando no Galeão. E a maletinha azul cobiçada pela criançada. Flash de memoria com lagrimas
Que história!
Simplesmente fantástica! Parabéns mestre contador de grandes histórias.
A VARIG fez história, mas se perdeu na sua própria história. Contudo., vídeos como esses são importantes para manter na memoria de quem viveu a essência do que era a VARIG, ainda que como um cliente ou um mero admirador desta gigante que era uma: " Estrela brasileira no céu azul iluminando de norte a sul...."
Pensava q fosse uma historia mais bonita , mas era so uma empresa que queria manter o monopolio e manteve um bom relacionamento com o governo da epoca pra poder destruir as concorrentes , quando perdeu o apoio do governo nao conseguiu manter a qualidade , mto triste nossa realidade
Verdade. História como essa, evidencia que no Brasil sempre existiu o capitalismo de conchavo.
Não importa qual o regime de governo nem o governo os conchaves sempre existiram no Brasil, isso precisa mudar e rápido.
E ainda existe neste governo e no anterior, no anterior, sempre houve os queridinhos de cada governo.
JBS e OI com mais de 30% das acoes da empresa nas maos do BNDES, fora os emprestimos subsidiados.
BTG/Pactual, banco que tinha participacão em pouco mais de 40 empresas em 2002 e hoje tem participacão em mais de 400 empresas, isso quando não é a dona mesmo, como no banco PanAmericano.
Eike Batista foi outro que recebeu bilhoes do BNDES.
CSN, Gerdau, ALL, Braskem, CPFL, Eletrobras, Kablin, Light, Marfrig, Suzano, Ecorodovias, Triunfo, que pediu concordata recentemente, as unicas que dão lucro são as participacoes na Embraer e Vale.
Mauricio Yamada verdade , mas eu criei mta expectativa em cima da historia da varig
Não havia monopólio, longe disso. Mas havia um favorecimento do governo.
Meu pai, que era militar da ativa na época do Color, passou por esse "confisco". Anos após, muitos militares entraram com ação na justiça para terem os seus dinheiros de volta. Muitos conseguiram, outros aguardam até hoje (pois se tiver de pagar o valor da correção em decorrência do tempo, ganharão uma bolada).
A primeira empresa aérea que tive o prazer de voar. Como funcionário do Banespa na época, a gente sofria uma pressão pra viajar pela VASP, mas quando davam uma brecha eu tirava o bilhete na VARIG é claro. E também não tinha comparação, era a melhor em todos os sentidos. Uma pena o seu ocaso.
Parabéns pelo vídeo. Sou seu fã.