Bom dia, acabei de ver o seu vídeo que é realmente um espetáculo. Até dá para carregar com o cabo mais lento. No meu caso , moro em Rossas ( Vieira do Minho) e vou trabalhar para Sequeira (Braga) 46 km. Ou seja , 92 km só para o trabalho.. Dá perfeitamente para carregar o carro numa tomada normal com o cabo mais lento. Se for para fazer uma viagem maior, aí posso ir ao centro da villa de Vieira e carrego até ao máximo.
Olá. Obrigado pelo comentário. Aconselho-o, caso use este método de carregamento, a colocar uma tomada para carros eléctricos de 16A, que está melhor preparada para lidar com carregamentos prolongados. O custo é pequeno.
@@carrosev Boa tarde, vi com atenção os vídeos sobre a necessidade ou não de Wallbox. Decidi, para já, seguir o seu conselho e utilizar o carregador portátil que vem no meu model 3 2024. Uma empresa instalou na minha garagem uma tomada própria para poder carregar a viatura. Como estou a carregar no silêncio da garagem, nota-se algum barulho vindo do carro. É normal? Obrigado
@@Jmdricardo boa tarde, sim, esse barulho é normal. O meu também faz isso. Pelo que li o carro arrefece/aquece a bateria para otimizar os tempos de carregamento da bateria e é daí que surge esse barulho.
Boas, ou seja, se carregar dia sim dia não, terá sempre a bateria entre os 60 a 90%, isto se percorrer então os 50 a 60 kms dia, que por norma é oque o comum do mortal em Portugal faz. Mas lembrando que : os carros eléctricos nao são para todos, nem os a gasóleo são para todos, nem os gasolina são para todos, nem os gás são para todos. Deve-se fazer uma escolha de qualquer produto consciente, sempre mas sempre pela razão e nunca pela emoção ou moda. Parabéns pelo vídeo
Obrigado pelo seu vídeo, vou mandar importar um Kauai de 2018 com 64KWh mas estou limitado por ter apenas certificação para 6.9kVA no meu apartamento/condomínio o que não dá para pôr uma wallbox... Estava quase a desistir do carro quando vi o seu vídeo. Consegui perceber que não necessito da wallbox, pelo menos para já. Acho que vou avançar para a compra. o Carro tem 75000KM, para um carro elétrico são muitos KM? Pode haver degradação grande da bateria? Se fizer pequenas cargas diárias corro o risco de degradar mais a bateria? Não é arriscado colocar a carregar o carro em tomada doméstica? Foi-me dito que seria perigoso devido a sobreaquecimento e possível incêndio. É verdade? Desde já o meu muito obrigado pela ajuda e pela sua resposta às perguntas. Um bem haja.
Olá, Pedro Moreira. Obrigado pelo comentário e questões. Sem prejuízo de ter sempre que falar com um técnico especializado que se desloque ao local para aferir de todas as condições, diria que: - 6,9 kVA é mais do que suficiente para poder instalar uma box… no meu caso, eu nem sequer tenho essa potência contratada. - 75 mil kms não são muitos kms… a marca, tanto quanto me recordo, dá garantia à bateria para, pelo menos, 160 mil kms (ou 8 anos). Mas é natural que haja já alguma degradação. - fazer pequenas cargas diárias não terá, em princípio, qualquer efeito sobre a degradação da bateria (a vida desta é avaliada em ciclos de carga). De todo o modo, aconselho-o a ler o manual do carro, até porque, tanto quanto me recordo, o Hyundai Kauai exige que, uma vez por mês, se faça uma carga completa para calibrar a bateria. - carregar numa tomada “doméstica” não terá grandes problemas desde que, não se ultapasse os 16A e a tomada e calagem estejam preparadas para isso. Se pretender fazer cargas nesse tipo de tomadas, aconselho-o a instalar uma tomada especifica para isso. De todo modo, em qualquer circunstância, renovo, deve sempre falar com um técnico especializado.
Um bom e prático vídeo e que prova aquilo que penso...é que se for o único carro da casa e precisar de fugir da "rotina diária" 1 ou 2 dias seguidos...já não vai ter energia para circular...por isso é essencial ter um carregador de parede para os VE. ;)
Bom dia, não esquecer que o carregamento contínuo numa tomada schuko pode trazer danos à instalação da casa por não estarem preparadas para este tipo de carregamento e sobreaquecimento e que ao demorar tanto tempo a carregar (mais de 7 horas) para quem tem tarifário bi-horário está a pagar mais caro. Com uma wallbox consegue carregar dentro do período bi-horario. Cumprimentos, Renato Valente
Para as necessidades do dia a dia deve ser possível para uma boa percentagem de casos de uso. Por exemplo, das 22 às 08 da manhã (bi-horário) são 10 horas de carregamento. A 12A, vamos poder carregar uns 22~24 Kw de energia. Isto, dependendo do carro, do tipo de condução, se é urbano ou misto, pode dar pelo menos uns 100 and 150 Km (no meu caso). Depende, mas acredito que em muito casos ter uma wallbox é dispendioso para o que realmente se precisa diariamente. Importante, este tipo de carregamento lento é bom as a vida das baterias; e o carro está a "dormir" a essa hora de qualquer maneira.
Bom vídeo ! Uma pergunta , comprei um Tesla model 3 hi land a uma semana , tenho o carregador que veio com ele , para o meu dia a dia e suficiente porque faço por norma 20/30 klm por dia . Um carregamento lento e prejudicial para as baterias ou ao contrário ? Fiquei sem saber a resposta em questão .. se me conseguir responder a isso agradecia . Cmp ! Tem grandes vídeos com muitas boas explicações . Grande trabalho
Boa noite! Gostei muito do seu vídeo de esclarecimento sobre este tipo de carregadores mas fiquei com uma dúvida: qual é a potência contratada nesse seu lugar de garagem? Obrigado!
Gostava que me informasse o que devo fazer na minha garagem para aumentar o carregamento 7,20 uma vez que só consigo carregar a 3,60. Tenho uma wallbox ligada a um contador com energia a 6,90 kwa. Cumprimentos Jorge Silva
Olá, Jorge Silva. Para lhe responder com algum rigor, preciso de resposta a algumas questões. A saber: A “wallbox” permite que velocidades de carregamento? E qual é o carro de que estamos a falar? e precisa mesmo de carregar a 7,20kw, para as suas necessidades diárias? Se quiser, pode responder-me através de mensagem para o correio electrónico do canal. Abraço
Honestamente, a não ser que precise de uma carga completa todos os dias, a potência que tem contratada para casa é mais do que suficiente. Mas se quiser mesmo conseguir carregar a 7.4, tem que, antes de mais, contratar junto do seu fornecedor de electricidade mais potência disponível. Provavelmente, vai também ter que aumentar a potência admitida pelo quadro. Depois, na garagem, tem que fazer uma instalação mofásica que lhe permita carregar a 32A ou uma instalação trifásica que lhe permita carregar a 16A. Em qualquer dos casos, deve contratar um electricista para fazer a instalação e verificar se a cabelagem que tem instalada é adequada para qualquer destas potências. Mas, repito, a não ser que precise mesmo de uma bateria cheia todos os dias, a potência que tem contratada em casa é mais do que suficiente para as suas necessidades diárias.
a secção dos condutores não é igual para todos porque a secção muda conforme a distancia. todos os cabos têm uma resistencia eléctrica e quanto mais longo maior será essa resistencia, e mais propicio o cabo é a perdas de energia através de calor... não se guie com videos do UA-cam, se quer meter uma wallbox contrate um electricista credenciado para que não tenha problemas mais tarde.
Olá. Obrigado pelo comentário e questão. Tenho uma instalação monofásica, com 25A. Porém, este carregador, só permite carregar a 16A. Se precisar de mais carga, aconselho-a a dar uma espreitadela aos outros vídeos que já fiz sobre carregadores domésticos.
Bom dia. Com este tipo de aparelho/carregador, qualquer tomada pode ser usada. De todo o modo, pode sempre colocar uma tomada de 16A especialmente preparada para esta situação, que aguenta melhor a temperatura a que um carregamento continuado pode gerar. O fio também pode, em regra, ser o que já está instalado. Em qualquer circunstância, aconselho sempre a falar com um técnico especialista para ver a instalação que tem em casa.
Olá, Gostei muito da explicação que deu no seu vídeo. Obrigado. Gostaria que me esclarecesse duas dúvidas se possível. Vivo num prédio num 3 andar. Para poder instalar uma wallbox com a energia a vir de casa, terei de falar com os vizinhos e pedir autorização para fazer furos e passar os fios pelas respetivas casas, ou os fios passam pelas tubagens do prédio até chegarem à garagem? Como foi no seu caso? Possuo apenas lugar de estacionamento. No meu prédio existem 2 contadores sendo um deles só para a garagem. Será que seria viável eu pedir autorização para ir buscar a eletricidade ao contador da garagem? Se sim, neste caso a wallbox teria de ter alguma característica especial que permitisse fazer a contagem da eletricidade que eu viria a gastar para no fim do mês eu acertar contas com o condomínio? Obrigado, agradecia uma resposta breve pois estou seriamente a considerar comprar um veículo elétrico brevemente mas tenho dúvidas sobre esta questão do carregamento em casa e também sobre o que é necessário tratar para poder fazer o carregamento em viagem, nomeadamente, será necessário ter contrato com várias fornecedoras de energia e vários cartões para poder carregar nos vários postos espalhados pelo país? Obrigado!
Olá. Obrigado pelo comentário e elogio ao vídeo. No meu caso, os cabos passaram pela calha técnica do prédio (ainda que não precisasse, pois a minha garagem tinha quadro eléctrico próprio. Mas, ainda assim, decidi mudar todos os cabos que já tinha). Também há a possibilidade de fazer a retirada do quadro do condomínio, desde que de instale um sistema de contador inteligente. Em qualquer das circunstâncias, não se esqueça de, pelo menos, comunicar ao condomínio.
@@carrosev @carrosev Olá, obrigado pela resposta pronta. Só para esclarecer, o sistema contador inteligente é instalado no quadro do contador da garagem ou é característica/incorporado na wallbox? Em relação à 2a pergunta é necessário ter contrato com diversos fornecedores de energia e por conseguinte ter vários cartões para poder carregar nos diversos postos na rua? Mais uma vez Obrigado pelos seus esclarecimentos que são fundamentais para quem não está por dentro do assunto.
Olá. No contador. sim, se quiser ir alternando os seus carregamentos na rede pública de carregadores, entre os vários operadores CEME, precisa de ter um contrato com cada um desses CEME. Por regra, todos os contratos são gratuitos (não me lembro de nenhum que pressuponha um custo na celebração do contrato, ou que exija o pagamento de uma taxa mensal para ter o contrato).
Olá. Obrigado pela mensagem. Em principio, a maioria deste tipo de aparelhos, pode ser usado no exterior e tem resistência à agua e ao calor. De todo o modo, é algo que deve perguntar ao fabricante que lhe fornece o carregador, pois as características podem mudar de aparelho para aparelho.
Na minha casa posso carregar a 10A, 2,3kW/h ou a 14A, 3,2kW (se usar o íman). A 14A fica muito próximo do limite de potência da minha casa os 3,45KW. De qualquer forma o carro, por vezes, manda o quadro a baixo, mesmo com um disjuntor especial.
não existe nenhum disjuntor especial, não sei quem te passou essa informação mas está errado. o teu problema é simultaneadades e só pode ser resolvido de duas formas: 1º contratas uma potencia maior 2º desligas as outras cargas para poderes ter os "14A" (tenho duvidas destes 14A) disponíveis.
@@luixmod1 Existem vários tipos de disjuntores, uns mais rápidos que outros. O carro faz disparar o quadro mesmo a 10A e também os carregadores de rua ( quando estão dias frios e húmidos). Consigo ter os 14A, que é a velocidade máxima do carregador fornecido com o carro. O facto de ter os 3,45Kw como potência máxima, a 10A acho que ainda dá para ligar o forno a 200°C... Ou a máquina de lavar loiça. A 14A, só as luzes e a TV... 🙂
@@contra_plano existe vários disjuntores que têm características diferentes de disparo, em geral os mais caros são os mais sensíveis 5x 2x e os mais baratos os que apresentam rampas de curto circuito 10x maiores que a intensidade de referencia. NO ENTANTO o disjuntor não protege só curto circuito, mas também protege sobrecargas, e o tempo de sobrecarga é sempre o mesmo e a intensidade também(mais ou menos, a diferença é minima). no entanto tu dizes me que "o quadro dispara" assumo que tenhas um controlador de potencia dos modelos antigos a 15A ou um disjuntor á entrada a proteger o quadro (perfeitamente normal). se o carro consumir 10A de carga e ligares o forno com a potencia contratada de 3,45kVA o contador ou o controlo de potencia dispara seja de que maneira for. qualquer forno normal em aquecimento faz 10A de consumo, mais os 10A do carro tens 20A. como é obvio com 20A já ultrapassaste a potencia contratada. 20x230V= 4,6kW No entanto dizes que em dias de chuva o carro tambem dispara, isto pode estar associado com um diferencial único para o quadro a 30mA. o que é um erro grande. no entanto estou só a supor possíveis causas para o teu problema. por isso ou não te estas a explicar bem...
Olá. Obrigado pelo seu comentário. Sim é possível, desde que devidamente dimensionada e preparada para tal e desde que esteja toda desenrolada. Eu mandaria fazer uma extensão específica para esse objetivo
@@carrosev eu tenho 6,9 de potencia contratada, e queria lhe perguntar uma dica. Para uma correta instalação tenho de colocar um disjuntor de quanto? depois passar cabo até á tomada e essa tomada colocar uma green up? Será o suficiente? Obrigado pela resposta...
Segui o conselho, devido aos poucos km diários, para já, e fiz (uma empresa) uma instalação na minha garagem. Devido a carregar pela primeira vez num ambiente silencioso reparei que do carro existe uma barulho constante. É normal? Obrigado
Olá. O barulho que ouve é absolutamente normal. Aconselho-o, ainda, a ver este vídeo que também fiz para o canal: ua-cam.com/video/HyUoqeOaX4c/v-deo.html
@@carrosevPrimeira carga realizada e tudo correu bem. O carro diz que carregou 17kwh, o contador que a empresa instalou para a contagem do condomínio diz que foram 18.5kwh. Pena não ser ao contrário 😊
Olá Ruben. Obrigado pelo comentário e questão. A resposta não é linear mas, julgo que 5.6 será o mínimo ideal, pois permite já uma boa velocidade de carga que suficiente para carregar o carro durante a noite e permite garantir que tem energia suficiente também para o resto da casa.
Boa tarde, Gostei muito do video que apresentou. Tenho um EV igual ao seu há cerca de 2 semanas e não tenho wallbox. Existe a ideia de que não se deve interromper um carregamento antes dos 90%. Ora isso é muito limitativo. Qual é a sua opinião ? obrigada
Não há qualquer problema em interromper o carregamento a qualquer altura. Contudo, as marcas têm recomendações específicas para os seus carros, para efeitos de calibração dos módulos da bateria. Aconselho-o a ler o seu manual nesta matéria.
Ótimo video, adquiri o kauai na versão 39kwh, só vou ao escritorio duas vezes por semana (terças e quintas) e é uma viagem de ida e volta de 110/120 km, nos restantes dia poucos km faço (por volta de 10/20 km), acha que é necessário adquirir uma wallbox?
nenhum carro eléctrico precisa de wallbox, mas se tiveres a wallbox tens o carro carregado em menos tempo, exemplo: a 2,2kw o teu carro demora 18h a ir dos 0 a 100%, (normalmente isto só aconteceria numa situação limite e mal planeada). a 3,7kw que é o proximo nivel já terias que esperar 10h para carregar o carro dos 0 a 100%. a 7,4kw já demora 5h a carregar o carro dos 0 aos 100%. o problema: para começar a subir a amperagem começas a necessitar de vários requisitos na tua instalação eléctrica que vão ter influencia na tua carteira, protecções, cabos, obras (caso não dê para passar a secção dos cabos pretendidos), o preço da tua factura vai aumentar ligeiramente porque vais ter de aumentar a potencia disponível, entre outros. a cima dos 7,4kw existe outras potencias, mas implicam mudar a instalação para trifasico. de 7,4kw para baixo é possível ter em monofásico ou trifasico. a vantagem é que numa situação de urgência a wallbox(e uma instalação nova), permite carregar o carro em menos tempo, no entanto se fores a um fastcharge tens o carro carregado em 15/30minutos, no entanto pagas mais por isso. nesta situação tem que se ter em conta outras coisas como simultaneadades de outros equipamentos de grande potencia ligados na tua casa (exemplo o carro e um forno). outra vantagem da wallbox, é que a maior parte pode fazer comunicação e pode ser usado com o sistema de domotica para durante o dia quando usas outros equipamentos poderes gerir a potencia que o carro usa sem teres o azar do quadro disparar por excesso de carga, ou então para fazer uso do sistema fotovoltaico (caso tenhas paineis).
Como sempre muito esclarecedor e instrutivo, parabéns. Gostava de lhe colocar duas questões: 1- Há algum inconveniente para a "saúde" da bateria, fazer cargas tão demoradas? Sobre isto já vi referência que deveria ser usado Wallbox pare evitar essa possível situação. 2 - No meu caso, o vejo no meu carro (Opel Corsa-e) quando em carregamento de número de Km / hora por exemplo 6 Km/H. Há alguma forma de converter estre valor para Kw para ter a noção? Muito obrigado
Olá Manuel Pereira. Obrigado pelo seu comentário e elogio. Existe alguma literatura que aponta para alguns prejuízos para as baterias nesses casos. Mas são poucos. De todo modo, o ideal é consultar o manual do seu carro para melhor esclarecimento. Porque tudo depende da química das baterias. Quanto à segunda questão: no breve contacto que tive com o Opel corsa-e lembro-me que o carro tinha exactamente esse tipo de informação. Na altura não perdi tempo a navegar nos vários menus para ver se existia alguma forma de alterar isso. É possível que sim, mas a minha experiência diz-me que, em regra, só com actualização de software é possível fazer essa alteração.
Ooo Amigo Obrigado, mas qual seria a outra opção em carregamento, seria aqueles de carregar bateria normal aquelas caixas que o pessoal usa pra ressuscita bateria, é Nois
Boa noite. Comprei hoje um carro elétrico. Posso sem problema espetar o carregador que vem no carro na tomada da minha garagem? E quanto completar a carga ela para automaticamente? Abraços a todos
Olá. O evse que vem no carro, normalmente, carrega no máximo a 12A. E, por isso, não há problema. E sim, quando chegar ao fim, pára automaticamente. De todo o modo, aconselho-o a colocar uma tomada capaz de suportar uma utilização tão constante e, naturalmente, aconselho-o a ler o manual. Qual foi o carro, se me permite?
Bom vídeo esclarecedor, tava a equacionar comprar uma wallbox para um hybrid mas visto que o seu é 100% eléctrico e faz bem mais km por dia do que eu e mesmo assim conseguiu gerir bem a carga com apenas esse dispositivo, acho que no meu caso não preciso da wallbox, apenas preciso do cabo pra ficha básico, uma wallbox que nem são nada baratas. Já agora qual a potência contratada da sua residência? Qual o mínimo necessário para trabalhar com um carregador de ficha básico desses? Acha que consigo com 4.6kva? Cumprimentos
Olá, Edgar. Obrigado pelo seu comentário. Em princípio, se carregar apenas à noite e não tiver muitas máquinas ligadas durante esse período, será mais do que suficiente essa potência. Eu tenho, 5.75 kVa, mas tenho dois carros EV que tenho que ir carregando. Abraço
~Pode ser muito mais barato e a longo prazo e blá blá... mas sinceramente, e apesar do preço do combustível (opção política com impostos) estar caríssimo... coloca-se e siga. Faz mal ao ambiente? ok e o que tanto fazemos no ambiente (beatas para o chão, lixo, dejetos....etc).. A vida é para viver e não andar a fazer perguntas como chego do Porto a Leiria.
Muito bom trabalho! Obrigado. Estou espera de um born e possivelmente não vou comprar wallboard com este teste ligo na garagem a ficha normal onde faço a minha aspiração do carro e ja está! Correcto?
Olá José Fernandes. Muito obrigado pela visualização e comentário. Sim, se as suas necessidades diárias de autonomia forem satisfeitas com o carregamento na tomada caseira, não precisa de mais nada. Que carro vai comprar?
Obrigado pelo vídeo! Vamos adquirir um Kauai 39kWh cá para casa e fiquei mais esclarecido. De notar que fiquei com inveja do seu trabalho, entrar depois das 11h, sair antes das 18h... 😂 😜
Eheh. olá Gonçalo. Obrigado pelo seu comentário. Não fique com inveja, acredite. Como digo no vídeo, normalmente chego ao trabalho por volta das 8h30m e chego a casa por volta das 19h30… aquele dia foi uma excepção.
Olá Marco Marques. A qual se refere? O que foi usado para fazer o teste, vinha com o carro. Se se refere às wallboxs portáteis, a que eu recomendo comprei-a na electropescador.
Não é mesmo preciso. Eu tenho um EVSE (o controlador portátil) que suporta 32 Amps. Apenas fiz uma instalação elétrica que suporta essa corrente e por um valor muito mais baixo que uma wallbox clássica, tenho com as vantagens de velocidade de carregamento de uma wallbox normal. Na verdade, quando tenho tempo, carrego a 16A ou por vezes 20A. Uma noite dá muitos quilómetros.
Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. Nem todos os carros trazem um EVSE capaz de carregar a 32A, infelizmente. Mas o Tesla, por exemplo, traz. Aliás, já fiz um vídeo a mostrar o que é preciso fazer para tirar a máxima capacidade desse EVSE.
Olá António Sousa. no mínimo esse valor. Mas normalmente, estará até a debitar mais… no caso, a limitação é do EVSE com que estou a carregar o carro que limita a 12A. Obrigado pelo seu comentário, visualização e questão.
Olá. Obrigado pelo comentário. No caso, não tenho que fazer qualquer acerto, pois a tomada tem ligação ao meu contador. Mas há várias formas de o fazer. Desde contadores inteligentes, até acertos combinados, etc.
Olá. Depende de quantos kms faz por dia… se precisar de ter a bateria quase cheia todos os dias, esse carregador não será suficiente, pois só permite carregar a 16A (equivale a cerca de 3.2 kVA, se não estou em erro), mesmo que tenha 6.9 Kva contratados. Para além disso, precisa de colocar uma tomada diferente na parede (uma da ugreen, por exemplo, como esta electropescador.pt/material-eletrico/cabos-extensoes-e-fichas/cabos-extensoes-e-fichas-fichas-e-adaptadores/46867-tomada-veiculo-electrico-16a-saliente-legrand-green-up-acces.html - ainda que eu ache esta suficiente e, se calhar, mais adequa da electropescador.pt/material-eletrico/cabos-extensoes-e-fichas/cabos-extensoes-e-fichas-fichas-e-adaptadores/49523-tomada-veiculo-electrico-16a-embutir-efapel-81132.html). De todo o modo, por este preço, se calhar aconselhava-o a comprar um carregador portátil tipo este - electropescador.pt/veiculos-eletricos/veiculos-eletricos-wallbox-e-carregadores/wallbox-portateis/44004-carregador-carro-wallbox-portatil-monofasica-evse-32a-74kw.html - que lhe permite carregar mais rápido - com a potência que tem contratada em casa, pode facilmente carregar a 28A e ainda lhe sobre potência para o resto - desde que instale uma tomada para 32A monofásica. De todos os modos, aconselho-o sempre a falar com um técnico especialista que o aconselhará mais adequadamente face as características específicas da sua instalação.
Olá João Pereira. Por regra, carrego entre os 10 e os 80/90%. Mas, no caso do meu carro, o manual até recomenda que, pelo menos uma vez por mês, se carregue entre os 5 a 100% para calibrar as baterias.
@@carrosev Eu tenho um Niro e pelo que sei é muito similar ao Kauai, não tinha conhecimento da questão do calibramento da bateria. Então uma vez por mês, deixa a bateria chegar a 5% para depois carregar a 100%? Tenho o carro há 1 mês, entretanto nunca deixei chegar a baixo de 20%
@@jlidio o ideal será manter a bateria entre os 20 e os 80%. Não quer dizer que quando se necessita não se possa utilizar abaixo dos 20% ou carregar acima dos 80%. Há já bastantes estudos que até aconselham a carregar no máximo até aos 60-70%. Mas para evitar uma rápida degradação da bateria mais importante ė evitar os carregamentos rápidos, esses sim, usados por sistema promovem uma rápida degradação.
olá obrigado pelos teus videos, são muito úteis! :) eu comprei um kauai e ligo a uma tomada de 16A mas o carregador indica sempre 10A, não deveria chegar aos 12A? obrigado EDIT: Sou um nabo e não tinha visto o botão na parte de trás :)
Com o cabo azul original, mas não tinha reparado que tinha um botão atras para comutar entre 6A 10A e 12A, andava a carregar sempre a 10A. já percebi :)@@carrosev
teoricamente o carro em 18h deveria ter ficado carregado (0-100%. 39kwh/2,2kw=17,7horas), como fizeste 12h deverias ter ficado com mais de 70% carga, acredito que o carro deve ter gasto uma parte dessa energia a manter a bateria quente, ou a fazer a gestão da bateria. no entanto parece ter perdas muito grandes, penso que a tesla consegue melhor eficiência.
@@carrosev agora a falar nisto, não sei se já fez algum video onde analisa a eficiência de carregamento de cada carro. talvez fosse uma excelente ideia. ;)
O verdadeiro serviço público!!! No meu caso e com o "futuro" de 2 carros eléctricos instalei uma wallbox. Para um BMW i3 de 60sh (20kwh) a tomada de parede chegava muito bem. Consegui um excelente profissional para tratar da minha instalação + 36 metros de cabo + contadores + acessórios = 850€. Considerei um bom investimento. Obrigado e continuação de bom trabalho público.
Olá António Cordeiro. Obrigado pelo seu comentário e elogio. Como refiro no vídeo, o facto de ter dois carros eléctricos, levou-me a instalar a wallbox. Contudo, se fosse hoje, provavelmente não a teria instalado. Para 90% das nossas necessidades, a tomada de parede é suficiente.
@@carrosev ao início o valor parece elevado, mas diluindo no tempo e sabendo que em 4 ou 5 horas tens bateria a 100% para uma viagem longa, dá jeito. No meu caso, e talvez na maioria dos casos, fazer a "puxada" do quadro do condomínio, mais contador, mão de obra, e acessórios...pouco mais barato fica do que comprar e montar na altura a wallbox. No meu caso a wallbox ficou perto dos 400€ ( não é necessário uma xpto)... ...excluindo a wallbox ficava por 450€ + tomada shuko (+60€) E uns meses/anos mais tarde tinha de pagar novamente mão de obra. Fazendo as contas, poupei na mão de obra futura e mais uns acessórios.
Bom dia, acabei de ver o seu vídeo que é realmente um espetáculo.
Até dá para carregar com o cabo mais lento.
No meu caso , moro em Rossas ( Vieira do Minho) e vou trabalhar para Sequeira (Braga) 46 km. Ou seja , 92 km só para o trabalho..
Dá perfeitamente para carregar o carro numa tomada normal com o cabo mais lento.
Se for para fazer uma viagem maior, aí posso ir ao centro da villa de Vieira e carrego até ao máximo.
Olá. Obrigado pelo comentário. Aconselho-o, caso use este método de carregamento, a colocar uma tomada para carros eléctricos de 16A, que está melhor preparada para lidar com carregamentos prolongados. O custo é pequeno.
@@carrosev Boa tarde, vi com atenção os vídeos sobre a necessidade ou não de Wallbox. Decidi, para já, seguir o seu conselho e utilizar o carregador portátil que vem no meu model 3 2024. Uma empresa instalou na minha garagem uma tomada própria para poder carregar a viatura. Como estou a carregar no silêncio da garagem, nota-se algum barulho vindo do carro. É normal?
Obrigado
@@Jmdricardo boa tarde, sim, esse barulho é normal. O meu também faz isso. Pelo que li o carro arrefece/aquece a bateria para otimizar os tempos de carregamento da bateria e é daí que surge esse barulho.
Boas, ou seja, se carregar dia sim dia não, terá sempre a bateria entre os 60 a 90%, isto se percorrer então os 50 a 60 kms dia, que por norma é oque o comum do mortal em Portugal faz.
Mas lembrando que : os carros eléctricos nao são para todos, nem os a gasóleo são para todos, nem os gasolina são para todos, nem os gás são para todos.
Deve-se fazer uma escolha de qualquer produto consciente, sempre mas sempre pela razão e nunca pela emoção ou moda.
Parabéns pelo vídeo
Olá. Efectivamente, assim é. Obrigado pelo seu comentário.
Mais um vídeo magnífico. Tudo explicado de forma clara. 🎉🎉 parabéns
Olá. Obrigado pelo comentário e elogio.
Obrigado pelo seu vídeo, vou mandar importar um Kauai de 2018 com 64KWh mas estou limitado por ter apenas certificação para 6.9kVA no meu apartamento/condomínio o que não dá para pôr uma wallbox...
Estava quase a desistir do carro quando vi o seu vídeo. Consegui perceber que não necessito da wallbox, pelo menos para já.
Acho que vou avançar para a compra. o Carro tem 75000KM, para um carro elétrico são muitos KM? Pode haver degradação grande da bateria?
Se fizer pequenas cargas diárias corro o risco de degradar mais a bateria?
Não é arriscado colocar a carregar o carro em tomada doméstica? Foi-me dito que seria perigoso devido a sobreaquecimento e possível incêndio. É verdade?
Desde já o meu muito obrigado pela ajuda e pela sua resposta às perguntas.
Um bem haja.
Olá, Pedro Moreira. Obrigado pelo comentário e questões.
Sem prejuízo de ter sempre que falar com um técnico especializado que se desloque ao local para aferir de todas as condições, diria que:
- 6,9 kVA é mais do que suficiente para poder instalar uma box… no meu caso, eu nem sequer tenho essa potência contratada.
- 75 mil kms não são muitos kms… a marca, tanto quanto me recordo, dá garantia à bateria para, pelo menos, 160 mil kms (ou 8 anos). Mas é natural que haja já alguma degradação.
- fazer pequenas cargas diárias não terá, em princípio, qualquer efeito sobre a degradação da bateria (a vida desta é avaliada em ciclos de carga). De todo o modo, aconselho-o a ler o manual do carro, até porque, tanto quanto me recordo, o Hyundai Kauai exige que, uma vez por mês, se faça uma carga completa para calibrar a bateria.
- carregar numa tomada “doméstica” não terá grandes problemas desde que, não se ultapasse os 16A e a tomada e calagem estejam preparadas para isso. Se pretender fazer cargas nesse tipo de tomadas, aconselho-o a instalar uma tomada especifica para isso.
De todo modo, em qualquer circunstância, renovo, deve sempre falar com um técnico especializado.
Um bom e prático vídeo e que prova aquilo que penso...é que se for o único carro da casa e precisar de fugir da "rotina diária" 1 ou 2 dias seguidos...já não vai ter energia para circular...por isso é essencial ter um carregador de parede para os VE. ;)
Se tiver um carregador rápido perto de casa, a situação fica facilmente resolvida.
razão errada! isto porque quando sais de casa no inicio do dia deverás ter sempre 100% ou 90% da carga do carro.
Mais um vídeo extremamente útil..... Obrigado pela partilha.
Olá Rui. Obrigado pelo incondicional apoio. Abraço.
Bom dia, não esquecer que o carregamento contínuo numa tomada schuko pode trazer danos à instalação da casa por não estarem preparadas para este tipo de carregamento e sobreaquecimento e que ao demorar tanto tempo a carregar (mais de 7 horas) para quem tem tarifário bi-horário está a pagar mais caro. Com uma wallbox consegue carregar dentro do período bi-horario.
Cumprimentos, Renato Valente
Olá Renato Valente. Obrigado pelo comentário.
No meu caso carrego em bi-horário das 22h ás 07h , mas tenho o cuidado de limitar a potência de carregamento.
Para as necessidades do dia a dia deve ser possível para uma boa percentagem de casos de uso.
Por exemplo, das 22 às 08 da manhã (bi-horário) são 10 horas de carregamento. A 12A, vamos poder carregar uns 22~24 Kw de energia.
Isto, dependendo do carro, do tipo de condução, se é urbano ou misto, pode dar pelo menos uns 100 and 150 Km (no meu caso).
Depende, mas acredito que em muito casos ter uma wallbox é dispendioso para o que realmente se precisa diariamente.
Importante, este tipo de carregamento lento é bom as a vida das baterias; e o carro está a "dormir" a essa hora de qualquer maneira.
@@luisPcordeiro boas noites , disse que esse tipo de carregamento era bom ou mau ? Não entendi
Bom vídeo ! Uma pergunta , comprei um Tesla model 3 hi land a uma semana , tenho o carregador que veio com ele , para o meu dia a dia e suficiente porque faço por norma 20/30 klm por dia . Um carregamento lento e prejudicial para as baterias ou ao contrário ? Fiquei sem saber a resposta em questão .. se me conseguir responder a isso agradecia . Cmp ! Tem grandes vídeos com muitas boas explicações . Grande trabalho
Boa noite!
Gostei muito do seu vídeo de esclarecimento sobre este tipo de carregadores mas fiquei com uma dúvida: qual é a potência contratada nesse seu lugar de garagem? Obrigado!
Olá. Obrigado pelo comentário. Tenho contratados 5,76kVa
@carrosev Obrigado pela resposta! Cumprimentos.
Cumprimentos
Ótimo vídeo de grande ajuda, desejo muito sucesso amigo.
Muito obrigado pelo elogio ao canal.
Gostava que me informasse o que devo fazer na minha garagem para aumentar o carregamento 7,20 uma vez que só consigo carregar a 3,60.
Tenho uma wallbox ligada a um contador com energia a 6,90 kwa.
Cumprimentos
Jorge Silva
Olá, Jorge Silva. Para lhe responder com algum rigor, preciso de resposta a algumas questões. A saber:
A “wallbox” permite que velocidades de carregamento? E qual é o carro de que estamos a falar? e precisa mesmo de carregar a 7,20kw, para as suas necessidades diárias?
Se quiser, pode responder-me através de mensagem para o correio electrónico do canal.
Abraço
@@carrosev É um mercedes EQA 250 amg. A wallbox dá para carregar até 22 kw.
Honestamente, a não ser que precise de uma carga completa todos os dias, a potência que tem contratada para casa é mais do que suficiente. Mas se quiser mesmo conseguir carregar a 7.4, tem que, antes de mais, contratar junto do seu fornecedor de electricidade mais potência disponível. Provavelmente, vai também ter que aumentar a potência admitida pelo quadro. Depois, na garagem, tem que fazer uma instalação mofásica que lhe permita carregar a 32A ou uma instalação trifásica que lhe permita carregar a 16A. Em qualquer dos casos, deve contratar um electricista para fazer a instalação e verificar se a cabelagem que tem instalada é adequada para qualquer destas potências.
Mas, repito, a não ser que precise mesmo de uma bateria cheia todos os dias, a potência que tem contratada em casa é mais do que suficiente para as suas necessidades diárias.
Boa tarde, na sua instalação eletrica, que tipo de cabo eletrico usou, 4,6,8 mm, etc.
Olá, obrigado pela sua pergunta e comentário. Eu pedi que fosse instalada cablagem capaz de lidar com potências de 32A.
a secção dos condutores não é igual para todos porque a secção muda conforme a distancia. todos os cabos têm uma resistencia eléctrica e quanto mais longo maior será essa resistencia, e mais propicio o cabo é a perdas de energia através de calor... não se guie com videos do UA-cam, se quer meter uma wallbox contrate um electricista credenciado para que não tenha problemas mais tarde.
Boa tarde. Gostaria de saber se a sua instalação é trifásica ou monofásica e já agora a amperagem que tem disponível.
Obrigada.
Olá. Obrigado pelo comentário e questão. Tenho uma instalação monofásica, com 25A. Porém, este carregador, só permite carregar a 16A. Se precisar de mais carga, aconselho-a a dar uma espreitadela aos outros vídeos que já fiz sobre carregadores domésticos.
Obrigada.@@carrosev
Ao dispor.
Bom dia. A minha dúvida é se qualquer tomada pode ser usada para o carregar ou se o fio dele tem de ser específico?
Bom dia. Com este tipo de aparelho/carregador, qualquer tomada pode ser usada. De todo o modo, pode sempre colocar uma tomada de 16A especialmente preparada para esta situação, que aguenta melhor a temperatura a que um carregamento continuado pode gerar. O fio também pode, em regra, ser o que já está instalado. Em qualquer circunstância, aconselho sempre a falar com um técnico especialista para ver a instalação que tem em casa.
Só para esclarecer que, na ponta dos cabos do carregador estão colocadas fichas macho ou fêmea, as tomadas estão geralmente colocadas nas paredes.
Olá. Obrigado pelo comentário.
já dou likes nos videos antes de os ver....parabéns por mais um exemplar video!!
eheheh. Olá Nuno Ferreira. Obrigado pelo incondicional apoio. Um abraço.
Olá, Gostei muito da explicação que deu no seu vídeo.
Obrigado.
Gostaria que me esclarecesse duas dúvidas se possível.
Vivo num prédio num 3 andar.
Para poder instalar uma wallbox com a energia a vir de casa, terei de falar com os vizinhos e pedir autorização para fazer furos e passar os fios pelas respetivas casas, ou os fios passam pelas tubagens do prédio até chegarem à garagem?
Como foi no seu caso?
Possuo apenas lugar de estacionamento.
No meu prédio existem 2 contadores sendo um deles só para a garagem. Será que seria viável eu pedir autorização para ir buscar a eletricidade ao contador da garagem?
Se sim, neste caso a wallbox teria de ter alguma característica especial que permitisse fazer a contagem da eletricidade que eu viria a gastar para no fim do mês eu acertar contas com o condomínio?
Obrigado, agradecia uma resposta breve pois estou seriamente a considerar comprar um veículo elétrico brevemente mas tenho dúvidas sobre esta questão do carregamento em casa e também sobre o que é necessário tratar para poder fazer o carregamento em viagem, nomeadamente, será necessário ter contrato com várias fornecedoras de energia e vários cartões para poder carregar nos vários postos espalhados pelo país?
Obrigado!
Olá. Obrigado pelo comentário e elogio ao vídeo.
No meu caso, os cabos passaram pela calha técnica do prédio (ainda que não precisasse, pois a minha garagem tinha quadro eléctrico próprio. Mas, ainda assim, decidi mudar todos os cabos que já tinha). Também há a possibilidade de fazer a retirada do quadro do condomínio, desde que de instale um sistema de contador inteligente. Em qualquer das circunstâncias, não se esqueça de, pelo menos, comunicar ao condomínio.
@@carrosev @carrosev Olá, obrigado pela resposta pronta.
Só para esclarecer, o sistema contador inteligente é instalado no quadro do contador da garagem ou é característica/incorporado na wallbox?
Em relação à 2a pergunta é necessário ter contrato com diversos fornecedores de energia e por conseguinte ter vários cartões para poder carregar nos diversos postos na rua?
Mais uma vez Obrigado pelos seus esclarecimentos que são fundamentais para quem não está por dentro do assunto.
Olá. No contador.
sim, se quiser ir alternando os seus carregamentos na rede pública de carregadores, entre os vários operadores CEME, precisa de ter um contrato com cada um desses CEME. Por regra, todos os contratos são gratuitos (não me lembro de nenhum que pressuponha um custo na celebração do contrato, ou que exija o pagamento de uma taxa mensal para ter o contrato).
Obrigado pelo compartilhamento das informações.
Olá, obrigado pelo comentário.
As wall box podem. Estar á chuva ou ao calor???
Olá. Obrigado pela mensagem. Em principio, a maioria deste tipo de aparelhos, pode ser usado no exterior e tem resistência à agua e ao calor. De todo o modo, é algo que deve perguntar ao fabricante que lhe fornece o carregador, pois as características podem mudar de aparelho para aparelho.
Na minha casa posso carregar a 10A, 2,3kW/h ou a 14A, 3,2kW (se usar o íman). A 14A fica muito próximo do limite de potência da minha casa os 3,45KW.
De qualquer forma o carro, por vezes, manda o quadro a baixo, mesmo com um disjuntor especial.
Olá. Obrigado pelo seu comentário.
não existe nenhum disjuntor especial, não sei quem te passou essa informação mas está errado. o teu problema é simultaneadades e só pode ser resolvido de duas formas:
1º contratas uma potencia maior
2º desligas as outras cargas para poderes ter os "14A" (tenho duvidas destes 14A) disponíveis.
@@luixmod1 Existem vários tipos de disjuntores, uns mais rápidos que outros.
O carro faz disparar o quadro mesmo a 10A e também os carregadores de rua ( quando estão dias frios e húmidos).
Consigo ter os 14A, que é a velocidade máxima do carregador fornecido com o carro.
O facto de ter os 3,45Kw como potência máxima, a 10A acho que ainda dá para ligar o forno a 200°C... Ou a máquina de lavar loiça. A 14A, só as luzes e a TV... 🙂
@@contra_plano existe vários disjuntores que têm características diferentes de disparo, em geral os mais caros são os mais sensíveis 5x 2x e os mais baratos os que apresentam rampas de curto circuito 10x maiores que a intensidade de referencia. NO ENTANTO o disjuntor não protege só curto circuito, mas também protege sobrecargas, e o tempo de sobrecarga é sempre o mesmo e a intensidade também(mais ou menos, a diferença é minima).
no entanto tu dizes me que "o quadro dispara" assumo que tenhas um controlador de potencia dos modelos antigos a 15A ou um disjuntor á entrada a proteger o quadro (perfeitamente normal). se o carro consumir 10A de carga e ligares o forno com a potencia contratada de 3,45kVA o contador ou o controlo de potencia dispara seja de que maneira for. qualquer forno normal em aquecimento faz 10A de consumo, mais os 10A do carro tens 20A. como é obvio com 20A já ultrapassaste a potencia contratada. 20x230V= 4,6kW
No entanto dizes que em dias de chuva o carro tambem dispara, isto pode estar associado com um diferencial único para o quadro a 30mA. o que é um erro grande. no entanto estou só a supor possíveis causas para o teu problema.
por isso ou não te estas a explicar bem...
Amigo bom dia, pergunto uma dica se faz favor. Como o meu carro não fica perto da tomada eu posso ligar o carregador a uma extensão? Obrigado.
Olá. Obrigado pelo seu comentário. Sim é possível, desde que devidamente dimensionada e preparada para tal e desde que esteja toda desenrolada. Eu mandaria fazer uma extensão específica para esse objetivo
@@carrosev eu tenho 6,9 de potencia contratada, e queria lhe perguntar uma dica. Para uma correta instalação tenho de colocar um disjuntor de quanto? depois passar cabo até á tomada e essa tomada colocar uma green up? Será o suficiente? Obrigado pela resposta...
Segui o conselho, devido aos poucos km diários, para já, e fiz (uma empresa) uma instalação na minha garagem. Devido a carregar pela primeira vez num ambiente silencioso reparei que do carro existe uma barulho constante. É normal?
Obrigado
Olá. O barulho que ouve é absolutamente normal.
Aconselho-o, ainda, a ver este vídeo que também fiz para o canal: ua-cam.com/video/HyUoqeOaX4c/v-deo.html
@@carrosev Agradeço a resposta
Já vi esse vídeo há algum tempo. Vou ver novamente 😊
Continuação de bons vídeos e conselhos👍
@@carrosevPrimeira carga realizada e tudo correu bem. O carro diz que carregou 17kwh, o contador que a empresa instalou para a contagem do condomínio diz que foram 18.5kwh. Pena não ser ao contrário 😊
Óptimo. A diferença pode ter a ver com algumas perdas e alguma energia que é conduzida para outros componentes
Obrigado pelo esclarecimento, e continuação de bom trabalho, e de vídeos:-)
Olá, Bruno Silva. Folgo bem ter ajudado. Abraço
Qual a potência mínima (ideal) a ser contratada ao fornecedor de energia para carregar o carro?
Olá Ruben. Obrigado pelo comentário e questão. A resposta não é linear mas, julgo que 5.6 será o mínimo ideal, pois permite já uma boa velocidade de carga que suficiente para carregar o carro durante a noite e permite garantir que tem energia suficiente também para o resto da casa.
Boa tarde, Gostei muito do video que apresentou. Tenho um EV igual ao seu há cerca de 2 semanas e não tenho wallbox. Existe a ideia de que não se deve interromper um carregamento antes dos 90%. Ora isso é muito limitativo. Qual é a sua opinião ? obrigada
Não há qualquer problema em interromper o carregamento a qualquer altura. Contudo, as marcas têm recomendações específicas para os seus carros, para efeitos de calibração dos módulos da bateria. Aconselho-o a ler o seu manual nesta matéria.
Olá!
É prejudicial interromper, consecutivamante, o carregamento sem chegar aos 80-100%?
Obrigado
Olá. Aconselho-o, antes de mais, a ler o manual do seu veículo. Abraço.
Ótimo video, adquiri o kauai na versão 39kwh, só vou ao escritorio duas vezes por semana (terças e quintas) e é uma viagem de ida e volta de 110/120 km, nos restantes dia poucos km faço (por volta de 10/20 km), acha que é necessário adquirir uma wallbox?
Olá, André. Obrigado pelo seu comentário e questão. Parece-me que, nessas circunstâncias não precisará de qualquer wallbox.
nenhum carro eléctrico precisa de wallbox, mas se tiveres a wallbox tens o carro carregado em menos tempo, exemplo:
a 2,2kw o teu carro demora 18h a ir dos 0 a 100%, (normalmente isto só aconteceria numa situação limite e mal planeada).
a 3,7kw que é o proximo nivel já terias que esperar 10h para carregar o carro dos 0 a 100%.
a 7,4kw já demora 5h a carregar o carro dos 0 aos 100%.
o problema:
para começar a subir a amperagem começas a necessitar de vários requisitos na tua instalação eléctrica que vão ter influencia na tua carteira, protecções, cabos, obras (caso não dê para passar a secção dos cabos pretendidos), o preço da tua factura vai aumentar ligeiramente porque vais ter de aumentar a potencia disponível, entre outros.
a cima dos 7,4kw existe outras potencias, mas implicam mudar a instalação para trifasico. de 7,4kw para baixo é possível ter em monofásico ou trifasico.
a vantagem é que numa situação de urgência a wallbox(e uma instalação nova), permite carregar o carro em menos tempo, no entanto se fores a um fastcharge tens o carro carregado em 15/30minutos, no entanto pagas mais por isso.
nesta situação tem que se ter em conta outras coisas como simultaneadades de outros equipamentos de grande potencia ligados na tua casa (exemplo o carro e um forno).
outra vantagem da wallbox, é que a maior parte pode fazer comunicação e pode ser usado com o sistema de domotica para durante o dia quando usas outros equipamentos poderes gerir a potencia que o carro usa sem teres o azar do quadro disparar por excesso de carga, ou então para fazer uso do sistema fotovoltaico (caso tenhas paineis).
Como sempre muito esclarecedor e instrutivo, parabéns. Gostava de lhe colocar duas questões: 1- Há algum inconveniente para a "saúde" da bateria, fazer cargas tão demoradas? Sobre isto já vi referência que deveria ser usado Wallbox pare evitar essa possível situação. 2 - No meu caso, o vejo no meu carro (Opel Corsa-e) quando em carregamento de número de Km / hora por exemplo 6 Km/H. Há alguma forma de converter estre valor para Kw para ter a noção? Muito obrigado
Olá Manuel Pereira. Obrigado pelo seu comentário e elogio. Existe alguma literatura que aponta para alguns prejuízos para as baterias nesses casos. Mas são poucos. De todo modo, o ideal é consultar o manual do seu carro para melhor esclarecimento. Porque tudo depende da química das baterias. Quanto à segunda questão: no breve contacto que tive com o Opel corsa-e lembro-me que o carro tinha exactamente esse tipo de informação. Na altura não perdi tempo a navegar nos vários menus para ver se existia alguma forma de alterar isso. É possível que sim, mas a minha experiência diz-me que, em regra, só com actualização de software é possível fazer essa alteração.
Excelente vídeo, obrigado do Brazil
Olá, Adriano. Muito obrigado pelo comentário e elogio.
Ooo Amigo Obrigado, mas qual seria a outra opção em carregamento, seria aqueles de carregar bateria normal aquelas caixas que o pessoal usa pra ressuscita bateria, é Nois
Olá. Não. A alternativa seria a instalação de uma wallbox em casa. Que pode não ser necessário para a maioria das pessoas.
Boa noite. Comprei hoje um carro elétrico. Posso sem problema espetar o carregador que vem no carro na tomada da minha garagem? E quanto completar a carga ela para automaticamente? Abraços a todos
Olá. O evse que vem no carro, normalmente, carrega no máximo a 12A. E, por isso, não há problema. E sim, quando chegar ao fim, pára automaticamente. De todo o modo, aconselho-o a colocar uma tomada capaz de suportar uma utilização tão constante e, naturalmente, aconselho-o a ler o manual. Qual foi o carro, se me permite?
Bom vídeo esclarecedor, tava a equacionar comprar uma wallbox para um hybrid mas visto que o seu é 100% eléctrico e faz bem mais km por dia do que eu e mesmo assim conseguiu gerir bem a carga com apenas esse dispositivo, acho que no meu caso não preciso da wallbox, apenas preciso do cabo pra ficha básico, uma wallbox que nem são nada baratas.
Já agora qual a potência contratada da sua residência? Qual o mínimo necessário para trabalhar com um carregador de ficha básico desses? Acha que consigo com 4.6kva?
Cumprimentos
Olá, Edgar. Obrigado pelo seu comentário. Em princípio, se carregar apenas à noite e não tiver muitas máquinas ligadas durante esse período, será mais do que suficiente essa potência. Eu tenho, 5.75 kVa, mas tenho dois carros EV que tenho que ir carregando. Abraço
@@carrosev obrigado pela resposta rápida e esclarecedora, sim seria para carregar só durante a noite. Continuação do bom trabalho, abraço
~Pode ser muito mais barato e a longo prazo e blá blá... mas sinceramente, e apesar do preço do combustível (opção política com impostos) estar caríssimo... coloca-se e siga. Faz mal ao ambiente? ok e o que tanto fazemos no ambiente (beatas para o chão, lixo, dejetos....etc).. A vida é para viver e não andar a fazer perguntas como chego do Porto a Leiria.
Olá. Obrigado pelo comentário.
Boas td bem
Essa tomada já existia no lugar de estacionamento ou também mandou instalar?
Obg
Olá Nuno. No meu caso, mandei instalar, pois a do arrumo ficava um pouco longe.
@@carrosev pois é como eu a arrecadação fica longe e não se deve usar extensões correto?
Depende das extensões. Mas é preferível uma tomada.
@@carrosev OK obg pela explicação abraços
Ao dispor. Qualquer electricista lhe instala uma tomada, com facilidade e barato.
Sabes dizer se a maioria dos carregadores portáteis aceitam 220v 60HZ ou 50hz?
Não lhe consigo dizer, em rigor. Mas diria 50hz.
Muito bom trabalho! Obrigado. Estou espera de um born e possivelmente não vou comprar wallboard com este teste ligo na garagem a ficha normal onde faço a minha aspiração do carro e ja está! Correcto?
Olá José Fernandes. Muito obrigado pela visualização e comentário. Sim, se as suas necessidades diárias de autonomia forem satisfeitas com o carregamento na tomada caseira, não precisa de mais nada. Que carro vai comprar?
@@carrosev Estou espera de um Cupra Born. Penso que com a sua explicação não preciso investir tanto dinheiro numa wallbox fico-me por esta!
@@carrosev velo-energy.com/tienda/cargadores/cargadores-portatiles/ace-p/ com control de consumo!
Sabe o preço?
Com que bateria?
Obrigado pelo vídeo! Vamos adquirir um Kauai 39kWh cá para casa e fiquei mais esclarecido.
De notar que fiquei com inveja do seu trabalho, entrar depois das 11h, sair antes das 18h... 😂 😜
Eheh. olá Gonçalo. Obrigado pelo seu comentário. Não fique com inveja, acredite. Como digo no vídeo, normalmente chego ao trabalho por volta das 8h30m e chego a casa por volta das 19h30… aquele dia foi uma excepção.
Boa noite!
Onde podemos adquirir um carregador igual ao seu?
Olá Marco Marques. A qual se refere? O que foi usado para fazer o teste, vinha com o carro. Se se refere às wallboxs portáteis, a que eu recomendo comprei-a na electropescador.
Qual a voltagem da tomada?
Olá. 16A
Não é mesmo preciso. Eu tenho um EVSE (o controlador portátil) que suporta 32 Amps. Apenas fiz uma instalação elétrica que suporta essa corrente e por um valor muito mais baixo que uma wallbox clássica, tenho com as vantagens de velocidade de carregamento de uma wallbox normal.
Na verdade, quando tenho tempo, carrego a 16A ou por vezes 20A. Uma noite dá muitos quilómetros.
Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. Nem todos os carros trazem um EVSE capaz de carregar a 32A, infelizmente. Mas o Tesla, por exemplo, traz. Aliás, já fiz um vídeo a mostrar o que é preciso fazer para tirar a máxima capacidade desse EVSE.
@@carrosev sim, eu tive de comprar um de 32A. Mas ficou muito muito mais barato que uma wallbox. Dá jeito em viagens maiores
Exacto. Já falei aqui no canal de várias soluções interessantes.
Para obteres 2.6KW de carga, a tua tomada deve estar a debitar cerca de 12A (2.600KW/220V= 11,8A). Correto?
Olá António Sousa. no mínimo esse valor. Mas normalmente, estará até a debitar mais… no caso, a limitação é do EVSE com que estou a carregar o carro que limita a 12A. Obrigado pelo seu comentário, visualização e questão.
Na bateria tens DC e na tomada AC logo com 12A na tomada tens 2,6kVA o que dá aprox. 2,1kW de carregamento da bateria (aprox. 80%).
Como é feito o acerto de contas com o condomínio? Parabéns pelo vídeo e obrigado.
Olá. Obrigado pelo comentário. No caso, não tenho que fazer qualquer acerto, pois a tomada tem ligação ao meu contador. Mas há várias formas de o fazer. Desde contadores inteligentes, até acertos combinados, etc.
Acabei de comprar um e2008, que carregador recomenda? tenho 6.9 potencia monofasico
corrigo-me, neste momento esta em trifasico, mas vou mudar para monofasico. mas potencia é 6.9
isto chega? "KSIX Schuko-T2 16A" ?
Olá. Depende de quantos kms faz por dia… se precisar de ter a bateria quase cheia todos os dias, esse carregador não será suficiente, pois só permite carregar a 16A (equivale a cerca de 3.2 kVA, se não estou em erro), mesmo que tenha 6.9 Kva contratados. Para além disso, precisa de colocar uma tomada diferente na parede (uma da ugreen, por exemplo, como esta electropescador.pt/material-eletrico/cabos-extensoes-e-fichas/cabos-extensoes-e-fichas-fichas-e-adaptadores/46867-tomada-veiculo-electrico-16a-saliente-legrand-green-up-acces.html - ainda que eu ache esta suficiente e, se calhar, mais adequa da electropescador.pt/material-eletrico/cabos-extensoes-e-fichas/cabos-extensoes-e-fichas-fichas-e-adaptadores/49523-tomada-veiculo-electrico-16a-embutir-efapel-81132.html).
De todo o modo, por este preço, se calhar aconselhava-o a comprar um carregador portátil tipo este - electropescador.pt/veiculos-eletricos/veiculos-eletricos-wallbox-e-carregadores/wallbox-portateis/44004-carregador-carro-wallbox-portatil-monofasica-evse-32a-74kw.html - que lhe permite carregar mais rápido - com a potência que tem contratada em casa, pode facilmente carregar a 28A e ainda lhe sobre potência para o resto - desde que instale uma tomada para 32A monofásica.
De todos os modos, aconselho-o sempre a falar com um técnico especialista que o aconselhará mais adequadamente face as características específicas da sua instalação.
Boa compra.
Media 35/45 kms dia. Á semana. Fim de semana 100 kms +-
resumindo, com 35/45kms diarios e ao fim de semana os 100kms +-, 6.9 monofasico, que voce aconselha?
Será que 4KWh de velocidade de carga aquece a bateria?
Olá João. Não há qualquer problema.
Até à 11kw é tranquilo, quanto mais depressa carregar em AC menos energia é dissipada habitualmente pelo carregador interno do carro.
Eu carrego o carro quase sempre até aos 80%, apenas uma vez carreguei a 100%, costuma ter atenção com isso, ou carrega sempre a 100%?
Olá João Pereira. Por regra, carrego entre os 10 e os 80/90%. Mas, no caso do meu carro, o manual até recomenda que, pelo menos uma vez por mês, se carregue entre os 5 a 100% para calibrar as baterias.
@@carrosev Eu tenho um Niro e pelo que sei é muito similar ao Kauai, não tinha conhecimento da questão do calibramento da bateria.
Então uma vez por mês, deixa a bateria chegar a 5% para depois carregar a 100%?
Tenho o carro há 1 mês, entretanto nunca deixei chegar a baixo de 20%
Sim é muito parecido. Mas aconselho-o a ler o manual do veículo quanto a esta temática.
@@jlidio o ideal será manter a bateria entre os 20 e os 80%. Não quer dizer que quando se necessita não se possa utilizar abaixo dos 20% ou carregar acima dos 80%. Há já bastantes estudos que até aconselham a carregar no máximo até aos 60-70%. Mas para evitar uma rápida degradação da bateria mais importante ė evitar os carregamentos rápidos, esses sim, usados por sistema promovem uma rápida degradação.
olá obrigado pelos teus videos, são muito úteis! :) eu comprei um kauai e ligo a uma tomada de 16A mas o carregador indica sempre 10A, não deveria chegar aos 12A? obrigado
EDIT: Sou um nabo e não tinha visto o botão na parte de trás :)
Liga com que cabo?
Com o cabo azul original, mas não tinha reparado que tinha um botão atras para comutar entre 6A 10A e 12A, andava a carregar sempre a 10A. já percebi :)@@carrosev
Era isso que eu ía dizer; mas se já está resolvido, tanto melhor. Abraço.
teoricamente o carro em 18h deveria ter ficado carregado (0-100%. 39kwh/2,2kw=17,7horas), como fizeste 12h deverias ter ficado com mais de 70% carga, acredito que o carro deve ter gasto uma parte dessa energia a manter a bateria quente, ou a fazer a gestão da bateria. no entanto parece ter perdas muito grandes, penso que a tesla consegue melhor eficiência.
Olá. Obrigado pelo seu comentário. As suas contas não estão correctas porque este carro tem a bateria de 64 kWh aproveitável. Cumprimentos,
@@carrosev percebi mal, não sei onde fui buscar os 39kw :D pensava que a bateria do carro era de 39kw.
Sem problema. Um abraço e obrigado pelo seu comentário.
@@carrosev agora a falar nisto, não sei se já fez algum video onde analisa a eficiência de carregamento de cada carro. talvez fosse uma excelente ideia. ;)
Obrigado pela sugestão.
O verdadeiro serviço público!!!
No meu caso e com o "futuro" de 2 carros eléctricos instalei uma wallbox.
Para um BMW i3 de 60sh (20kwh) a tomada de parede chegava muito bem.
Consegui um excelente profissional para tratar da minha instalação + 36 metros de cabo + contadores + acessórios = 850€.
Considerei um bom investimento.
Obrigado e continuação de bom trabalho público.
Olá António Cordeiro. Obrigado pelo seu comentário e elogio. Como refiro no vídeo, o facto de ter dois carros eléctricos, levou-me a instalar a wallbox. Contudo, se fosse hoje, provavelmente não a teria instalado. Para 90% das nossas necessidades, a tomada de parede é suficiente.
@@carrosev ao início o valor parece elevado, mas diluindo no tempo e sabendo que em 4 ou 5 horas tens bateria a 100% para uma viagem longa, dá jeito.
No meu caso, e talvez na maioria dos casos, fazer a "puxada" do quadro do condomínio, mais contador, mão de obra, e acessórios...pouco mais barato fica do que comprar e montar na altura a wallbox.
No meu caso a wallbox ficou perto dos 400€ ( não é necessário uma xpto)...
...excluindo a wallbox ficava por 450€ + tomada shuko (+60€)
E uns meses/anos mais tarde tinha de pagar novamente mão de obra. Fazendo as contas, poupei na mão de obra futura e mais uns acessórios.
certo
Grato. 🙏
Olá, Paulo Teixeira. Eu é que agradeço o seu comentário e visualização. Abraço.
O evse apresentado no vídeo não é tipo 1 mas sim tipo 2 .
obrigado pelo comentário
Ótimo vídeo
Olá. Obrigado pelo comentário.
Não é tomada, mas sim ficha, só para informar
Olá. Obrigado pela visualização e contributo.
era o que eu procurava ouvir... poupei 1000 paus...
Olá. Obrigado pelo comentário. Abraço.