Recrutadora: seu currículo é muito bom, tem formação na área e até fez estágio, mas percebi que você não tem a seguinte soft skill (adicione um critério subjetivo unicamente pra reprovar o candidato).
Eu sou geração Z e ao invés de esperar a solução cair do céu fui vender doce no sinal, panfletar etc . Se vc tem uma bike usa pra fazer entrega por app depois compra uma Mobilete ou moto , faça qualquer coisa pra melhorar de vida e sair desse estereótipo de geração fracassada. A maioria das pessoas da nossa idade tem problemas mentais , país super protetores , origem pobre , viciados em conteúdo inútil, odeiam estudar, e são difíceis de lidar em local de trabalho devido ao pouco profissionalismo. Nossa geração deu errado e a maioria vai viver se fazendo de coitado na internet. Bora tentar ser melhor e parar de se aceitar como um medíocre faria . Eu estou estudando pra concurso no meu horário livre
Sem brincadeira. Fui chamar uns jovens para entrevistar, e vieram 2 com a mãe. Uma das mães fez questão de entrar na sala de entrevista. Eu fiquei incrédula.
Antigamente nao tinha pressão msm. Era bem mais facil, bastava apenas trabalhar. Hoje vc nao consegue nem um emprego e a sociedade cobra de vc com 25 anos casa, família e qualidade de vida. Meus pais na minha idade já tinham coisas que eu nem sonho em ter. A começar pelo emprego.
@@MaristelaMendes1974 Defina "nada". Pq pra mim a decada de 90 tinha muita coisa, entre elas bastante emprego. Tinha mt concurso. Minha mae conseguiu os 2 empregos dela na decada de 90. E aposentou lindamente nos 2 com 55anos. Os empregos de hoje kkkkkkk
@@evandrodiniz9897 Sem falar que era bem fácil passar. Meu tio concursado há umas décadas atrás disse que nem estudou e que era facinho. Parecia que esta dando vagas. Quero ver agora sem passar meses estudando, resolvendo exercício e zerando o edital.
4 perguntas: 1. Esses jovens levam os Pais, ou os Pais que decidem que irão com eles? 2. Essa "dependência" não teria sido criada pelos próprios Pais? 3. Esses jovens são de qual classe social? (Jovens de classe baixa têm essa disponibilidade dos Pais?) 4. Será que é a geração Z que tem dificuldades ou é a geração de Pais dessa geração que têm dificuldade em ser Pais? "É pelos frutos que se conhece a ÁRVORE." (Jesus)
São os 2 lados errados... um se acostumou a encostar nos pais, os pais fazerem tudo por eles... e pais que continuam servindo aos filhos folgados, que não tem iniciativa, e se acostumou a ser servido por pais...
_''"É pelos frutos que se conhece a ÁRVORE." (Jesus Lispector) ''_ *''Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.''* (Lucas, 6:44, Jesus real falando)
@@gomes2151Perfeito, é isso. Tudo é resultado do que se planta. Filhos autônomos, responsáveis e maduros são "frutos" de lares que desenvolveram tais comportamentos. Exemplo também é fundamental, como Jesus que foi exemplo de tudo que ele pregou. ❤😊
Não é só culpa dos jovens. Trabalhei no Enem como fiscal, teve mãe que queria levar o filho na porta da sala (só podia até o portão), alguns pais esperam 4hs de prova do lado de fora, no sol quente, o filho sair.
@@camilacavalcante2525muitos jovens têm autismo hoje em dia, a incidência é muito maior hoje. O autista tem dificuldade para fazer coisas triviais para a maioria. Sou autista e sofri muito na juventude.
Maravilhoso o papo de q geracoes anteriores nao sofriam pressão 🤣🤣🤣🤣🤣 Ainda melhor qdo dizem q nao exigem experiência dos jovens. Pesquisando vc ve anuncios absurdos pedindo estagiario c experiência. Chacøta
Vc não sabe nem ouvir o que se fala na reportagem. (Problemas de interpretação?) A moça foi bem clara em dizer que a fragilidade emocional está vinculada a pressão social pelo uso de REDES SOCIAIS e que nesse sentido, as gerações anteriores não sofreram esse tipo de pressão. Ela está certa. Ela não falou que as gerações anteriores não sofreram pressão. Aprenda a entender a reportagem. Isso denota, no minmo, falta de leitura.
O recrutador tem que ter competência, porque há muitas pérolas por aí, esperando serem encontradas. Entre milhares de jovens, sempre vai ter o comunicativo, o inteligente, o aplicado... tem que saber colocar o jovem no lugar certo dentro da empresa. Mais do que conhecimento, o que conta é a habilidade natural do jovem. .
Sim. Tenho adolescentes e jovens como alunos nessa faixa. Quando estão focados entregam tudo e mais um pouco. Só precisam confiar mais neles mesmos. Digo sempre q n vai ter responsável pra segurar BO no futuro. Vai ser tudo com eles.
Maristela, então se o jovem for um nerd capacitado mas silencioso, ele não arruma emprego? Muitos cargos técnicos não requerem sociabilidade, mas competência profunda e verdadeira. Pense nisso.
Maristela, existe um trade-off entre comunicação, habilidade social e competência técnica profunda. É raro ter todas essas capacidades na mesma pessoa. Um engenheiro ou tecnólogo silencioso mas competente, bom no que faz, faz acontecer nas empresas.
Os recrutadores contratam os mais comunicativos, mas tem muitos nerds ultra competentes que são tímidos e o recrutador ignora pq não sabe avaliar competência técnica. Fazem uma entrevista superficial e deixam de contratar um grande talento silencioso.
Pressão ? Imagina ! 36 anos, precisei começar trabalhar aos 12 para poder ajudar a familia a ter recursos básicos, esses jovens nem imaginam o que é pressão. Minha filha é ensinada na realidade que eu vivi, mesmo que eu possa prover a ela uma condição incomparavelmente melhor a que tive como criança.
Tinha pressão não. Era só uma inflação de 220 por cento nos anos 80 e 90 só. Tabelamento de preços, plano collor, congelamento de poupanças. Nada de pressão né. Tudo simples e fácil. Ai ai.
Sabe o que é complicado a geração mais antiga acha vcs fraca . Minha avó 92 anos passou pela grandes Guerras Mundiais e acha a geração do Ponde um frouxo . É sempre assim a geração mais antiga acha a geração mais nova fraca 😒.
Sim, verdade que a geração mais velha tem mais experiência, a economia está nas mãos das pessoas mais velhas para girar. As pessoas mais novas simplesmente vão ser escravizadas ganhando o mínimo do mínimo, mesmo com habilidades mais inteligentes.
Creio que essa visão pessimista deles não ajuda em nada, deveriam ajudar e não menosprezar, a era da tecnologia afetou as pessoas de forma positiva, mas de muitas formas negativas também e a situação que vivemos é a prova disso, querendo ou não os jovens são o futuro, por isso é necessário auxiliarem eles e não colocá-los como inferiores, pois se esse futuro vai ser bom ou ruim só depende deles.
@@luanamaria3704 Perfeito, você está corretíssima! ❤ Tenho 50 anos, 3 Filhos (24, 20 e 16), e, ao contrário de muitos da minha geração, tenho tentado fazer isso que você propõe.
Não acreditem nessas empresas, esse papo de levar os pais na entrevista é papinho, com certeza é a minoria da minoria, desculpa para cobrir o real "problema" dos recrutadores de não dar emprego aos jovens, é a maldita experiência. Vejo direto vagas de emprego como limpar chão exigindo 3 anos de experiência com salário de fome.
Eu acho é BEM feito. Sempre exigiram tanto dos candidatos a uma vaga para se submeter a tudo dentro de uma empresa, para no fim das contas só haver promoções e boas funçoes para os filhos dos donos... pois RECEBAM aí a nova geração Z e garimpem um que "ainda" aceite (duvido muito) a todos os caprixos e exigências desumanas que os contratantes fazem.
Realmente eles querem que tenhamos experiência, cursos e diversos tipos de habilidades, porém na maioria das vezes os empregos que cobram tanto do candidato dão um salário miserável e nenhum tipo de reconhecimento ou real conhecimento para o contratado.
Quem lembra da Super Nany? aquele programa inglês onde uma "babá" especializada ia melhorar o comportamento dos filhos "problemáticos". Quem percebeu que sempre, sempre, sempre, sempre,... Ela corrigia o comportamento dos pais e não os filhos birrentos, mal criados, mimados, agressivos, desrespeitosos, etc.
Eu que já sou de meia idade tenho pena desses jovens entrando nesse ambiente corporativo infernal, cheio de gente otimista, competitiva e também gananciosa. Em meio a tantas metas, gráficos, números e estratégias eu penso: Onde estará o indivíduo?
@@DaarkZiin da sim. Eu, vc e todo mundo já sentiu um friozinho na barriga na primeira entrevista, o medo da avaliação e da rejeição... Entendo o medo deles, pq já senti, e só deu pra vencer enfrentando
Sempre teve "pressão", cada época tem sua dificuldade e característica. O que estamos vendo hoje é o resultado de super proteção, falta de limites, e por aí vai. Conheço professores nas universidades que dizem que existe uma certa "apatia" em muitos alunos (não digo todos) e se o professor chamar atenção, mesmo que de forma branda e civilizada, muitos vão parar na Coordenação das faculdades pra fazer queixa do professor (sobretudo nas particulares). Muitos não querem assumir responsabilidades. A grande incógnita é o que será daqui pra frente, pois o mundo não parou de ter problemas para resolver, situações difíceis para enfrentar...e já estamos na letra Z (rsrsrs)
Isso não existe. A geração anterior, a 10 anos atrás, sofreria esses mesmos comentários. A geração do Renato russo, de muitos e muitos anos atrás, foi chamada por ele mesmo de "geração Coca-Cola". Isso pois a geração mais jovem sempre terá trejeitos e será criticada pela mais antiga, sendo que em verdade existirão diversos tipos de pessoas em todas as gerações. É muito simplista reduzir e igualar todas as pessoas que sofreram de impulsos diferentes em uma generalização banal de "geração".
É tão triste gente. Sou dessa geração e minha relação com meus pais é decepcionate. Eu já tenho 23 e estou concluindo a faculdade. Ao longo desses anos venho falando o que eu planejo para minha vida. Em primeiro lugar disse à eles que queria trabalhar e morar sozinha ao terminar a faculdade. Já conversei com eles três vezes sobre isso. Em todas minha mãe virou a cara. Ela não quer que eu more sozinha. Já saiu diversas falando vezes pra toda a família que eu vou continuar morando com eles. E que vou até construir um apartamento em cima da casa deles. Em segundo lugar eu disse que se eu pudesse, moraria fora do país. Agora pensem, se pra morar sozinha fizeram um escarsel, imagem o que disseram pra mim quando falei isso? De qualquer forma estou estudando inglês. E já estou no nível intermediário. Essa geração de 60 e 70 são responsáveis por essa derrocada. Eles educam os filhos pra serem dependentes e fazem isso de PROPÓSITO. Meu Deus, o que eu palnejo é o básico! Morar só é o básico na vida de qualquer adulto. Isso porque nem contei como eles acreditam que pra onde eles forem, eu tenho que ir atrás. Eles ficam com raiva quando eles marcam de sair pra festa, churrasco, e não vou.
Agora, uma coisa boa que fizeram por mim foi me ensinar a cuidar de uma casa. Graças a isso posso sobreviver só. Atualmente moro num apartamento pequeno por conta da distância da faculdade. Eu sustento ele com uma bolsa. Eu disse à minha mãe: sei lavar minha roupa, lavar minha casa, sei cozinhar e pagar as minhas contas. Me falta o que? Trabalho. Mas isso eu arrumo quando terminar a faculdade. Vou trabalhar em qualquer lugar pra continuar morando sozinha. Ela ODEIA a ideia. Mas eu quero é distância. Porque você não cresce ficando ao lado de mamãe e papai toda hora. Agora, eu tenho essa percepção. Mas a maioria não. A minha irmã nasceu em 2003 e não sabe fazer nada. Só come e dorme. Parte da geração Z está assim. E a culpa: dos pais. Os únicos culpados são os pais. Até porque ninguém se educa só.
Mano, sabe oq eu acho louco, os pais do pessoal da geração Z são mto controladores e n deixam os filhos fazerem NADA sozinhos, tipo, nada msm. Minha mãe é assim, cara, depois reclamam q a geração z n sabe fazer nd, mas os pais tão a todo momento "protegendo " os filhos. Loucura demais.
estou neste rumo parecido, tenho 20 anos.... a verdade e que temos uma simpatia muito grande com nossos pais e um grande apego emocinal, algo que devemos claro considerarmos nossos pais, mas nao contarmos com eles para estas mudancas. simplesmente arrume de se tornar idependente sem ao menos eles saberem o seu planejamento , pq se eles souberem vao tentar te desistimular e etc... entao nao recomendo que conte estes planos de idependencia para eles. ( recomendo tambem que ignore esta conversa de apartamento deles, e seguir a vida, sem bater boca)
Concordo com você os mesmos pais que reclamam por você ser um inútil são aqueles que nunca ensinaram, incetivaram ou fizeram o mínimo para ajudar o filho a progredir, só superproteção e falsa esperança de que é só estudar que tudo melhora, nos enganaram, tudo ao nosso redor.
Essa especialista em carreira vive no mundo de Bob. Empresas não esperam que pessoas jovens sejam experientes ? Simplesmente a maioria das vagas de estágio para graduação exigem ou deixam subentendido que devem ter experiência. Exigem experiência de um estagiário!! Chegam a ser ridículas algumas das vagas anunciadas. Na minha época eu só fiz estágio porque fiz concurso. Hoje em dia os caras exigem experiência profissional para contratar estagiários. kakakaka
Eu gosto de ouvir a discussão como se não fosse os Milleniuns quem educassem a Geração Z, como diria o ditado "filho de peixe, peixinho é". Também levei minha mãe no local de trabalho pra entrevista de emprego, mas: 1 - Eu estava muito ansiosa e costumo gagejar quando isso acontece, ela me deu motivação e não é atoa que eu passei 2 - Não costumo andar muito nos arredores de onde a empresa ficava e tenho uma péssima noção de área. Mas inacreditavelmente eu fui dispensada alguns meses depois por "não ter me integrado muito a equipe". Lê-se: não gostava de bater papo enquanto trabalhava e viviam me enchendo o saco pra jogar conversa fora e eu ignorava.
Mais de um ano depois e simplesmente não consigo mais achar emprego na minha área técnica, até já tentei jovem aprendiz. Mas ou eles dão um salário que não condiz com a vaga ( 900 reais por oito horas trabalhadas ) ou então eu preciso de um certo nível de experiência para continuar. Vivem reclamando da geração, mas não dão oportunidades para ela aprender com o tempo e se vangloriam disso como se não fosse grande parte da gente que futuramente precisa pagar a aposentadoria da maioria aqui
Depois da minha saída da empresa, acabei descobrindo que eles fazem exatamente isso. Contratam técnicos de nível mais baixo pelo """tempo de experiência""" da empresa que dura um mês e dispensam antes de assinar contrato. Comigo foi assim, com minhas duas amigas foi assim e logo antes da quarta pessoa ser demitida eles até lançaram uma chamada para contratar no cargo dela. Mão de obra barata e tola, é praticamente perfeito. Gostaria de ter avisado aos meus colegas antes
Muitos amigos meus já desistiram de um sonho pra conseguir dinheiro, abandonaram vestibular e concurso público pela urgência de conseguir trabalhar pra sair de casa, os tempos atuais prometem muitos sonhos e poucas realizações. Eu tenho certificado Técnico, mas só acho vaga de jovem aprendiz pra mim e nem na minha cidade é. Meu amigo já trabalhou em mercado de bairro e vendendo bala no sinal e o próximo emprego diz ele que só Deus sabe. Dois amigos meus começaram uma carreira que não era a que eles queriam porque era mais fácil de conseguir emprego rápido e esses dias eu queria procurar estágio para minha irmã mais nova que faz Técnico em Química e a vaga mais próxima nesse cargo apenas em SÃO PAULO ( eu moro no Rio ) Em resumo: o que vier primeiro é lucro
Enfim, galera mais jovem, não acabem surtando porque ninguém vai te levar no hospital, provavelmente pela sua crise de nervoso tu só vai ouvir um "e fica o dia inteiro nesse quarto também!". Se hidratem, comam uma fruta, façam uma caminhada no bairro e, no mais, estudem, é tudo o que a gente vai poder fazer agora.
Recrutadora: " não exigimos experiência, apenas vontade de trabalhar" kkkkkkkkkkkkkkkk. A piada tá pronta. Blz, como você avalia a "vontade" do candidato? É mais um daqueles critérios subjetivos que o RH usa pra reprovar o candidato e poder contratar o sobrinho do dono da empresa?
É só não levar os pais para a entrevista, ter boas habilidades de comunicação escrita e oral e não ser melindroso ao receber críticas. A geração Z faz tudo isso e, sinceramente, merece ficar desempregada enquanto não crescer emocionalmente. A geração Z não sabe usar o português direito. Vc tá reclamando de que?
Isso mesmo, a responsabilidade de permitir chega nesse monto são dos pais. Minha filha está com 13, já faz curso e pensa que levo, não vai e volta de onibus sozinha. Tem responsabilidade e para complementar eu já coloco ela pra fazer tarefas tipicas de empresa e sempre explicando, olha é assim que funciona dentro da empresa, até quando pego no pé dela eu falo, vc acha que seu chefe vai fazer o que se não fazer a tarefa direito.
Acho que essa narrativa geracional não cola muito por aqui. Acho que é um discurso que joga a culpa para o povo. Sejamos honestos, vocês conhecem jovens tão mimados assim ou só aceitam o quê está sendo dito porque isso aumenta o ego das gerações mais velhas ? Um carro popular está quase cem mil reais, moradia digna é impossível próxima do trabalho em um local como São Paulo. Ninguém que eu conheço age dessa forma mostrada na reportagem, pode ver os jovens que eles entrevistaram brasileiros, são jovens sofrendo com a pressão da recente vida adulta, algo normal, não sustentaram a informação que trouxeram depois O que não é normal é nós sermos um povo tão trabalhados que estuda, trabalha, é honesto e sofre pra conseguir o mínimo, que vê um terço do suado salário sendo gasto com o básico nas compras do mês além de ficar duas horas no transporte público pra poder trabalhar Eu sei o quanto que quem eu conheço trabalha duro e tenta todo dia, como diria Sabotage: "Quem nasce preto ou branco pobre. Joga o jogo da glória. Guerreiro, nasceu guerreiro. Encara a trajetória" Comento isso porque percebo essa narrativa na mídia trazendo discussões geracionais, fazendo as pessoas se digladiarem enquanto o verdadeiro culpado que é o sistema em que vivemos permanece isento da culpa
Exato. As decisões das gerações passadas afetam o futuro das próximas. Estamos pagando o preço de ter sido um país agroexportador, mal administrado, sem investimentos em educação e saúde por mais de um século. Não adianta nada jogar a culpa no jovem e generalizar.
Alguem fixa esse comentario por favor? Julgar uma geração que é reflexo de todas a outras? Uma briga de ego que não ajuda em nada. É so parar e pensar. Será que nosso sistema esta ajudando a formar jovens para o mercado de trabalho? Educação se ganha em casa, mas algumas praticas nosso sistema poderia ajudar e investir no jovem que vai crescer e ser uma nova geração dentro do nosso pais, assim como sempre foi em qualquer lugar do mundo. Exploração não deveria ser a opção.
2:51 a 3:02, desculpa, mas, eu lembro que já na minha época, as empresas pediam sim experiência em vagas para estágio. Ressalto que não concordo o acompanhamento dos pais em entrevistas. O meu questionamento é sobre a exigência de experiência em vagas para estágio, sendo que a finalidade é adquirir experiência.
Na verdade não incomoda..... Só estão evitando e contratando outras pessoas.... Daqui uns 10 anos a próxima galera que ver essa geração fracassada, pobre e substituída por coroas e IA tendo que viver de fazer missangas vai encarar trabalho de forma diferente kkkkkk
@@thalysonmenezes4588 hj temos umas 5 gerações no mercado de trabalho.... Contando os idiotas Z.... Sempre tivemos umas 5 gerações no mercado de trabalho..... E sempre teremos gerações variadas no mercado de trabalho.... Se a IA não dominar tudo..... As empresas já estão evitando contratar geração Z..... Um cara de 30 anos pode trabalhar por mais 30 se compensar pra ele... Vale mais a pena investir nele e esperar pela próxima leva de profissional..... Ao menos é o que se está conversando nos congressos empresariais.... Ou vc acha que as empresas estão buscando soluções pra puxar o saco de mimizentos?
@@gabrielmaschio4508bom tomara q dentro de 30 anos os coroas , se danem de tanto trabalhar e consigam deixar as IAs perfeitas pra não precisar da mão de obra da geração idiota Z , pra verem seus filhos e netos inúteis e sem emprego 🙃
Tem pais que são super-protetores sem o filho querer. Nasci em 1996 e quando eu procurava emprego no início de carreira escondia tudo da minha mãe porque ela queria se intrometer em TUDO. Me enchia o saco para colocar coisa nada a ver no currículo que não condizia com a vaga, queria ir junto em entrevistas, etc
Minha mãe nasceu em 1968, e ainda assim o pai dela ia com ela nas entrevistas de emprego kkkkk, eles querem culpar uma geração inteira só para alavancar a geração deles kkkk
Ótima matéria! Eu só não concordo com o recorte de 26 anos. Para mim, a geração Z são pessoas nascidas a partir de 1995. Então estariam na faixa dos 30 anos. É claro que isso pode variar de pessoa para pessoa. Eu tenho 40 anos e sou da geração Y. Eu me lembro vagamente de um mundo sem internet. Eu lembro quando usava internet discada quando tinha 12 anos e não me esqueço da alegria em ter a minha primeira banda larga, uma internet que não ocupava a linha telefônica. Quem tem hoje 28 anos não consegue imaginar um mundo sem a internet. E as pessoas da geração alpha, os nascidos a partir de 2010, não conseguem imaginar um mundo sem smartphones.
Eu tenho 30 anos, nasci em 1993, e só fui ter acesso a internet com 15/ 16 anos, meu primeiro celular foi com 13 anos e era um "tijolo" daqueles Nokia quadradinho que tinha o jogo da cobrinha só servia para ligação😂 lembro das extintas "Lan house" lotada de gente...nossa tô ficando véia mds😅
O problema não são os filhos e sim os pais dessa geração, eu com 11 anos ia pra escola sozinha, com 14 viajava sozinha, andava em São Paulo pra todo lado, ia no dentista fazer a manutenção do meu aparelho dentário sozinha, de boa. Agora eu fico de cara, com os meus sobrinhos e filhos de amigos 14, 16, 18 anos e os pais levando pra todo lado como se fossem déb3is ment4is. Pelo amor de Deus, gente!!! E eu nem sou tão velha assim, mas minha mãe soube me educar e me dar autonomia na hora correta.
Disse tudo! Na minha época isso era uma vergonha e motivo de chacota! Mas a culpa também é dos pais por ficarem mimando filhos marmanjos. Não é à toa que muitos coitados estão criando netos. Sai fora, essa geração é a pior. Tudo que era vergonha na minha época, a geração de agora tem.
Eu sou da geração Z, tenho 20 anos e sei fazer praticamente tudo sozinho, oque eu não sei, vou lá e aprendo, ou no Google ou perguntando para conhecidos. Minha mãe é muito CONTROLADORA. Não importa pra onde eu vá que seja importante como uma entrevista de emprego, ela vai junto, com a desculpa de que vou me perder, é sempre a mesma coisa, preciso tirar meu título de eleitor, lá vai ela junto, e simplesmente não posso fazer nada, se eu falo disso com outros membros da família, estou sendo mal agradecido, ou mesquinho, ela não me deixa ter minha própria autonomia, está sempre grudada comigo. Nem sempre é culpa dos jovens, às vezes eles só tem uma mãe como a minha que fica horas do lado de fora do Enem, me esperando sair.
Minha mãe também é assim. Eu lembro que na época da escola sempre que tinha algum passeio para a turma visitar um museu, parque, etc ... ela não deixava eu ir com essa mesma desculpa de que era perigoso e que eu iria me perder da professora. Os passeios que eu fui foram bem poucos e mesmo assim pra deixar eu ir ela também tinha que ir junto, eu era o único aluno acompanhado da mãe, até no dia que eu fui me alistar no quartel ela fez questão que o meu pai fosse me levar.
Vocês tem que sentar com a mãe de vocês e conversar a real, digam.. mãe eu sou um homem adulto e quero ser independente. Porque isso é muito bizarro... meu primeiro emprego eu fui fazer a contratação e tinha um colega lá mais velho que eu, com a mãe do lado, foi muito bizarro e ficou todo mundo comentando... o cara saiu de babaca mesmo 😂😂 a primeira impressão é a que fica.
@@vitorsousa9067 triste isso.. acho que elas querem os filhos por perto, tipo pra servir de companhia pra elas, pra cuidar quando estiverem idosas, morar com elas e tal. Eu vou fazer 30 esse mês, tô pensando em ter filho futuramente mas quero que ele seja independente, não quero criar pra ficar em casa encostado não... quero que ele ganhe o mundo como eu que viajo sozinha, tenho meu emprego, meu dinheiro.. meu noivo também saiu. cedo da casa da mãe dele e sempre batalhou as coisas dele... isso é o mínimo que qualquer adulto deve vivenciar
Culpa de quem? Dos pais. Mostrar a realidade desde cedo é fundamental. Na infância, já é possível vincular as crianças às simples tarefas de casa. Esconder a realidade é fatal! Amar os filhos não é escondê-los debaixo da cama, é mostrar que o mundo é injusto, duro e que está nem aí para eles. Isso não é normal! É uma vergonha. Um homem de 26 anos que não consegue ficar tranquilo em uma entrevista de emprego é o cúmulo. Gente, não normalizem isso! Não é normal. Pai, mãe, a chave está em suas mãos. "Levante-se, vai fazer uma coisa de útil. Comeu? Lave a louça. Vai comprar o pão na padaria. Prepare a sua própria comida. Diga 'bom dia' às pessoas". CONSTRUA O CARÁTER DO SEU FILHO DESDE CEDO! PARE DE PASSAR A MÃO NA CABEÇA DELE(A). Assuma responsabilidade desde cedo! Sofra desde cedo! Tenha experiências de trabalho desde cedo em casa.
Sim....a realidade sempre foi a mesma... não podemos fechar nossos filhos em uma bolha.... não adianta querer culpados, penso que o emocional de pais da geração Z é muito fragilizados....e os filhos muito resguardados...😮😮😮😮
Oferecem salarios melhores e beneficios para wuem? Gerentes né? Nos meus 50 anos nunca ci nada disso. Essa geração não ta de toda errada, ficar 40 anos ou mais ganhando pouco e não aposenta.
É engraçado como a geração passada foi quem mais destruiu a nossa geração e agora coloca a culpa na gente. Tenho 20 anos e sou Jovem-aprendiz e no trabalho conversamos direto sobre como os pais praticamente largam os filhos entregando o celular pra eles pra não ter que ficar cuidando. Aí no futuro se norta viciado nas redes sociais e depois os reais responsáveis querem terceirizar a culpa
A culpa é sua rapaz toma vergonha na cara e para de culpar os outros, toda a geração z já é conhecida como a geração que deu errado. Os games hoje são tudo todes por causa de vcs chorões vivem chorando pra tudo não pode ter dificuldade que vcs chorão
Algo que vejo que faz muita falta hoje sao os pais colocarem is filhos para fazer algum curso, seja de informática, mecanica , marcenaria , enfim , o que for. Hoje estou muito bem empregado porque lá pelos idos de 2005 meu pai me colocou num curso de informática. Eu aprendi digitação em uma maquina de escrever , todo pacote office e etc. Hoje sou administrador de banco de dados sênior .
Gente,tá todo mundo sem entender(Eu inclusive),falo por mim,tenho 20 anos,sou desempregado,já tive 2 empregos no qual me dei mal,fiz milhares de entrevistas.Sabem o que pedem nas entrevistas?Experiência.Agora me explica,como vou ter experiências sem oportunidades?Enfim.Esses recrutadores aí tem que entender que nós que estamos começando precisamos de um acolhimento maior,sabe,eu até acho que perdi oportunidades por conta dessa má fama que a nossa geração passa,mas eu não tenho culpa de ser parte dela.Enquanto as exigências forem altas nem eles terão trabalhadores nem nós um emprego,infelizmente essa é a realidade.
Uma dica, procure sair da zona de conforto. Estude, procure curso profissionalizante ou faculdade se possível. Faça um estágio não remunerado, começa a "movimentar sua carreira". Logo oportunidades aparecem!
E que tal pegar na mão e ensinar esses jovens com todo amor e carinho? Porque TODAS essas pessoas que hoje estão aí criticando e inclusive redigindo essa matéria, um dia já não souberam fazer nada e precisaram de ajuda também.
Todas essas pessoas passaram por isso e enfrentaram a situação sem precisar serem pajeadas. Essa geração vive alienada em redes sociais e não aproveitam o imenso tempo livre que estudantes têm para aprender algo de útil, virar adulto. A vida é assim, só esqueceram de contar a eles e agora fica esse chororô.
Obviamente que como pais a preocupação de hoje é muito maior que a minha infância na década de 90, vc vive experiências e situações que vc tem medo dos filhos passar, o mundo sempre aconteceu as coisas ruins mas hj é muito pior, hj temos a cada segundo uma notícia de algo tenebroso que aconteceu, antes era algo que só sabíamos se tivesse muita repercussão, mas o maior mal de todos e a Internet, ela te salva assim como te destrói, hj ninguém procura, ninguém pergunta, ninguém sai de casa pra ver se vai ter sorte de encontrar alguém que esta procurando, simplesmente é tudo no celular
Eu sou Millenium e tenho muita dificuldade com eles, você envia mensagem e eles não respondem, vc tem que passar email e copiar os líderes, eu sei que fui jovem um dia e que tinha minhas dificuldades também, mas dá raiva rs.
Não responder mensagem de parente é uma coisa, mas não responder mensagens profissionais é inadmissível. Comunicação é FUNDAMENTAL para o trabalho em grupo. Sem comunicação, não dá, é impossível. E isso não dá pra ser justificado com a idade. Se não tem maturidade pra trabalhar, é melhor ficar em casa e deixar a vaga pra quem quer trabalhar.
@@qualeaarte889 vcs sempre achando que idade tem que ser igual, mas não é assim que funciona. Quem é adulto e velho tem essa mania de prezar trabalho, quero ver quando não existir mais trabalho, o desespero que vcs vão ficar, só que vão estar com os dias contados.
@@qualeaarte889 socialismo está perto de vim, e o capitalismo e seus defensores serão varridos do mapa. Quero ver a turma conservadora que preza trabalho e dinheiro desesperados que não podem fazer absolutamente nada, e tudo que economizaram trabalhando arduamente terá sido em vão.
2: 43 é mentira, viu. O povo só quer um trabalho que pague acima de um salário mínimo para suprir as necessidades básicas que estão cada vez mais caras.
A culpa geralmente não é nossa, alguns dos pais são superprotetores e não deixam seus filhos crescerem e serem independentes (mesmo que eles queiram muito e tentam a todo custo)
@bruno22480 Eu entendo como ele deve se sentir, a coisa é triste amigo, eu fui muito dependente até conseguir arrumar meu primeiro emprego. Muitas vezes o que nos prende são sentimentos que temos pelos nossos pais que super protegem, por amar e não querer desobedecer
Só de ouvir o jovem dizendo "meio que" , já desanima. Outro dia ouvi uma adolescente falando que teria q fazer outro RG, o colega dela perguntou o motivo, ela disse que anotou um número de tel no RG. 🤦🏻♀️🤦🏻♀️ Por aí a gente já compreende esse "Z"
Como diz o poeta: a melhor saída é o aeroporto! Essa dificuldade é jovens de classe média, fico imaginando o jovem de família pobre que nem sonhou com inglês, faculdade e estágios. Boa sorte pra quem quer viver dentro de uma empresa...
Percebo certa dependência até da minha geração (tenho 31 anos). Desde adolescente eu me virava pra resolver minhas coisas. Pesquisava endereços no mapa da lista telefônica quando precisava sair. Outras vezes no Google (faço isso até hoje). E sempre resolvi sozinho, porque poderia fazer isso. Quando era universitário (lá pra meus vinte e poucos anos), via muitos alunos com seus pais pra fazer processos simples. Eu achava aquilo uma representação incrível de dependência familiar. Essa atitude da reportagem me soa igual, uma dificuldade de se sentir seguro sem a presença dos pais.
Na sua geração um homem era capaz de sustentar apenas com um salário minímo, hoje nem um apartamento consegue alugar com isso. Meu pai veio pra SP sem terminar o ensino médio e arrumou emprego em pouco tempo ganhando até que bem pra época, hoje eu com faculdade estou sofrendo
@@Rodrigo-Araujo, nesse caso eu até entendo. Ela sendo mulher, infelizmente não está livre de certos riscos, a depender de onde more, distância, período do dia. Vejo como proteção paterna.
@@tequila_babya dificuldade financeira sempre existiu, colega. Não se engane. Vc ter dificuldades financeiras não tem nada a ver com saber enfrentar os problemas sozinho.
Se comprar terreno com a cabrita do papai e construir empresa nesse terreno for difícil para eles, parabéns! Sabemos qual seria a geração fraca
8 місяців тому+8
Dias atrás, numa reportagem da Band, o mesmo tema foi abordado. Consultei uma amiga que trabalha na área de RH, somente por curiosidade, e ela confirmou tudo o quê dizia na matéria. Disse ainda que nem conversar eles sabem mais. Comentei isso, e um bando de gente com avatares de personagens de mangás me esculachou nos comentários. Além de não saberem conduzir uma conversa, ficam extremamente irritados quando contrariados e furiosos quando verdades são ditas. Como disse lá: "A vida ensina". Continuem assim, e vão longe. Muito longe.
Mimados, nascisistas e mal educados. Gastam todo o tempo livre que como estudantes têm de monte só se alienando em redes sociais e agora querem que peguem na mão, com amor e carinho pra virarem adultos e assumirem responsabilidade. Essa conta vai sobrar pra nós.
Pressão,risco , dificuldade,disciplina adaptação. Isso sempre existiu. As gerações anteriores,vinda de famílias com mais filhos,souberam lidar mais com isso. Um dia, esses jovens terão de sair da bolha de proteção e enfrentar a vida, e isso nem pai nem mãe poderão evitar.
Sou geração Z mas da década de 90, estou com 29 anos. O contato com tecnologia iniciei aos 9 anos de idade com um computador velho caindo aos pedaços, mas aprendi muita coisa mesmo da parte de hardware, bugs, rede, cache, software, programação e etc... no meu ver o contato com o computador é melhor para aprendizado técnico mas acho que tem muitos fatores que estão influenciando nisso, como celulares que fazem muita coisa de um computador hoje em dia, também tem os corretores automáticos de smartphones e as redes sociais que são cheias de conteúdo viral, tóxico e inútil e as IA's que ficam entregando tudo de mão beijada e prejudica o aprendizado. A galera mais jovem não compreende por que precisam aprender essas coisas pois não os julgo por acharem infundadas já que nossa educação continua sendo muito ruim com uma didática robotizada, a tecnologia nossa evoluiu mas o ensino não, continua velho, arcaico e cheia de ideologias que torna incompatível para os tempos atuais. Também acho que o aumento cultura woke (pode me xingar to nem ai) causa mais questionamento nos jovens gerando repulsa a empresas, patrões e a elite num todo pois os veem como exploradores, então acho que é isso que está relacionado ao medo e a insegurança pois ao perceberem que estão envelhecendo estão vendo a ficha cair e o sonho revolucionário se esvair.
É a tal da facilidade que essa geração vê no tiktok e insta. O mundo real não é bem assim. Precisamos repensar como estamos educando nossas crianças, adolescentes e jovens adultos.
Escola nao prepara para mercado de trabalho, esse jovens tem passar por treinamento RH, entrevista e como fazer entrevista, comunicacao e mostra habilidade e competencias.
Na empresa que trabalho tem estagiários da geração Z. Eu sou millennial me dou bem com eles. Mas o pessoal mais velho e eles se estranham um pouco...😅😅😅 Uma coisa que a garotada da geração Z possui que admiro, embora considere pouco prático na vida real, é que eles são anti sabujice. Eles se recusam a puxar saco de chefe. São agradáveis com quem gostam, independente se é o gerente, o funcionário ou a faxineira. Se não vão com a cara do chefe ou da chefe, simplesmente demonstram. Claro que isso tem mto de imaturidade. O mundo real não funciona assim...mas não deixa de ser uma lufada de ar fresco essa sinceridade infantil deles.
Isso que vc comenta não é legalzinho..... É o maior problema das empresas.... Chama problema de relacionamento...... Daqui a pouco os empresários vão tentar substituir o máximo de gente por robô e tem mais do que razão..... Já tão evitando de contratar essa galera e só vai piorar..... Em congressos não se fala mais em como lidar com eles e sim como substituir....... Logo vão estar levando os pais pras ruas pra ajudar vender missangas 😂😂😂😂😂😂
Achei bem interessante seu ponto. Tbm sou millennial e convivo com muitas pessoas da geração Z tanto no trabalho, quanto na faculdade e já percebi algo nesse sentido. Talvez isso possa até ser “pouco prático” na vida, mas na vida do mundo que as gerações anteriores criaram, não no que eles desejam. E é claro que de certa forma, algumas atitudes possam ser consideradas imaturas, eu me tomo como exemplo disso. O meu eu de 29 anos hj, considera várias atitudes que tive nos meus 19 anos imaturas, mas eu não posso esperar que esse “eu do passado” tenha ciência disso, visto que ele não passou pelo processo que formou o meu “eu do presente”. Aplico esse mesmo pensamento com a galera da geração Z, a maturidade virá mais cedo ou mais tarde, e espero muito que eles consigam conciliar a experiência de vida com esse pensamento menos hierarquizado.
@@gabrielmaschio4508 Ai esses empresários vão perceber que para substituir o máximo possível de gente por robôs é preciso investir, e isso custa muito dinheiro, e tbm leva bastante tempo. Então quando o Boomers não estiverem mais em condições para trabalhar, ou nem mesmo estiverem mais por aqui, só sobrarão os millennials e sim, a galera da geração Z para ocupar esses postos de trabalho.
@@pedroafonso5386 eu vou com oque eu quiser , isso não muda nada em mim, se tv que me contratar ou não, só pq meu Pai me levou, aqui em casa ele leva todos, e busca no serviço quando pedimos, leva no hospital tbm, e acho normal.
@@pedroafonso5386 Nunca tive uma bicicleta na vida e ônibus e Uber só me custariam o dinheiro que não tenho. Não custa nada pedir para o pai ou a mãe levar pela mais simplicidade, pelo menos enquanto a pessoa não está contratada e não recebe salário. Não faz sentido
"Pressão dos Pais"... Logico!! No nosso tempo com 18 anos (ate muito menos) ja tinhamos nosso emprego, não dependiamos dos Pais, e se a gente se incomodava, ia morar sozinho...Ai sim que nos tornavamos adultos um pouco mais responsaveis. Hoje não, não pode falar nada , não pode exigir nada pois fazendo isso, somos "Pais toxicos"... A unica pressão que coloco no meu filho é que saia do p***@ do sofa e do celular. Creio que muitos Pais aqui tambem "pressionam eles " por esse motivo Na verdade, essa geração ta bem ferrada com o avanço descomunal nos ultimos meses da IA e dos " humanoides" que daqui a pouco estarão populares em muitos campos de trabalho... e mesmo assim muitos não tão nem ai , pois se sair pra procurar emprego vão perder "fases importantes da vida no Free Fire"
@@marques8137 ao contrário, é o excesso de cuidado dos pais que criaram esses jovens frágeis. Tem pais indo até mesmo em faculdade debater com professor sobre nota do filho. Acho que os pais é que estão necessitando de uma surra
Se tua vida foi ruim suficiente pra te obrigar a aturar péssimos empregos... Sinto muito, mas dar pra sentir a inveja da geração passada com os privilégios da geração Z.
Meu primeiro emprego foi com 15 anos menor aprendiz no DER da avenida iguaçú minha mãe tinha carro do ano mas eu pegava dois ônibus para ir e dois ônibus para voltar estudava cedo acordar às 6:00 para poder estar na escola às 7:30 saia ao meio-dia para poder estar no estágio às 13:00 muitas vezes sem comer e confiando no lanchinho que eles davam tipo um sanduíche básico um café passando até fome muitas vezes e ganhava 121 reais, meus pais nunca foram comigo numa entrevista de emprego, eu jamais os levaria por vergonha também, sempre encarei a vida de frente sob sol, chuva, de ônibus, depois de carro agora de avião quando viajo a trabalho, sem tá debaixo da asa de Papai e mamãe.... Saí da classe média baixa, trabalhei desde os meus 15 anos hoje estou com 33 e já tenho formação superior com pós-graduação e em vista de fazer mestrado, em uma posição profissional bem confortável, fiz tudo por meus méritos, meus pais só disseram: *vai meu filho, vai para o jogo da vida, me orientaram e me deram um estudo básico e o resto foi comigo, e isso não me fez um mártir ou um coitado, uma vítima. Pelo contrário sou muito feliz e grato aos meus pais por terem me dito uma vez uma frase que era assim *a vida não é mãe a vida é madrasta!* Temos que estar preparados!
Se você tivesse 15 anos hoje não passaria nem da porta da empresa e te mandariam para site para fazer inscrição que nem você e nem eles sabem para onde vai seus dados. Conseguiu esse emprego com ajuda de amigo ? Continuou trabalhando na empresa depois do jovem aprendiz ? Porque a maioria é chutada depois que passa o período. Pagou a faculdade, fez pública, tinha um emprego estável ? Muito mal contada sua história, se é tão fácil deveria zerar seu currículo e começar de novo. Aí sim tu teria moral para dizer sobre esforço, o esforço de hoje não se compara ao esforço que tinha antigamente muita empresa fechou, economia se transformou em Uber e bolo de pote e fazer faculdade virou penitência para quem fica desempregado. É muito fácil julgar os outros com sua vida comi régua, difícil é experimentar a vida do outro.
@@brendonblack9150 hahahaha... A vida corporativa se resume a Uber e bolo de pote? Uau! E quem são as milhares e milhares de pessoas que ocupam os trocentos escritórios por aí? Fantasmas? Robôs? Seu argumento não dura três linhas.
@@brendonblack9150nao tem argumento Ta bem raso isso Quem quer vencer nao procura desculpa O povo é cheio de desculpa Cadê a solução?? Juventude precisa é limpar um lote e aprender pegar cimento e assentar bloco Ajudante de pedreiro
Múltiplas aptidões no mundo digital ? Mexer em Instagram, tik tok, kwai, Facebook, e etc, é aptidao pro mercado de trabalho? Essa geração é preguicosa e viciada em redes sociais...
Eu acho que cada geração tem seus desafios e os mais velhos (das gerações anterioriores) deveriam ajudar a nova geração aconselhando o que deve fazer e não fazer, dando suporte de forma positiva não jogando suas experiências da época vivida e pressionando o jovem a ser como era pois cada época possui suas dificuldades e facilidades. Os jovens /adolescentes são obrigados a estudar não tem mais essa de trabalhar com 12,13,14 anos como a geração anterior sempre fala para a gente. No ensino médio se estuda matérias onde só se aprende coisas teóricas e nada na prática.Sobre experiência de trabalho mesmo um jovem -18 anos querendo trabalhar disposto a trabalhar não se tem empresas suficiente que contratam jovens sem experiência ou que ainda estão estudando na escola aliás raramente contratam então vc saí aos com 18 anos da escola somente com a experiência que o próprio colégio lhe proporcionou que como eu falei antes foi tudo teoria. Já os mais velhos querem que os jovens saiam prontos do colégio deveria ser ensinado na escola coisas básicas do dia a dia como: abrir uma conta no banco, sobrivencialismo,política,cozinhar, sobre jardinagem na prática, ética em sociedade, liderança,incentivar a criatividade e o empreendedorismo, mecânica, como lidar com emoções.... A pressão que essa geração enfrenta é por conta que vemos a cada dia que passa o mercado de trabalho vai ficando mais difícil e menos vantajoso isso suga a energia vital de qualquer um as empresas tem milhares de candidatos para 1 vaga disponível é claro que isso um dia ia dar errado de alguma maneira, o mercado de trabalho está implodindo é muita gente querendo trabalhar para pouquíssimas vagas. Eu só não concordo em levar os pais para dentro da sala de entrevista de emprego a independência é essencial para um adulto mas quem ensinou essa co-dependência foram os pais. Já que crescemos ouvindo o quanto lá fora é perigoso e que se deve ter cuidado com as pessoas pois não são confiáveis. Querem que aos 18/19 anos se mude uma chavinha na nossa cabeça e para ficarmos automaticamente experientes na vida e no tempo de horas trabalhadas? Então dê acesso e espaço para que isso seja possível. Alguma coisa está errada com o sistema de mercado de trabalho atual muitas coisas devem ser melhoradas ou adptadas.
Amei ler seu comentário, é exatamente isso. Tenho 25 anos e estou na minha primeira graduação, e nunca trabalhei de carteira assinada. Mas você disse uma coisa que também já percebi, não tem trabalho porque tem algo errado com as leis trabalhistas. Tinha que tirar a lei de salário minino, e colocar mínino por hora. E incentivar as empresas dando descontos de imposto pra elas contratarem pessoas adultas em meio período, e o Estado deveria reduzir o tanto de imposto que cobra das empresas pra elas se expandirem e contratarem mais funcionários. Não tem outra solução além dessa pro país, o triste é que a geração de nossos pais, e muitos das nossas gerações, vão achar um absurdo perder direitos trabalhistas, mas sinceramente, tem gente que eu conheço que é bem mais velha, e nunca trabalhou de CLT e outros que a anos estão desempregados, certeza que todos nós, aceitaria um trabalho ao invés de ficar parado esperando direitos. Fora que o brasileiro é explorado de qualquer forma já, mesmo com esses supostos direitos. Agora uma coisa é fato, o Brasil não vai mudar com essa atual gestão no poder. Fora que a previdência pública está falida, nos próximos anos com certeza vão aumentar a idade mais ainda pra aposentar, e o certo era o governo começar a investir em educação pro brasileiro passar a investir em previdência privada. E outra, na geração de nossos avós, era mais fácil ter casa, sair de casa, hoje em dia não, está tudo caro, e não temos renda. Chega de governos de tanto assistencialismo que só gera dependência dele, queremos ter liberdade de nós mantermos através de emprego e renda.
@@AnaClaudia-nc9wf Sim, infelizmente estamos estagnadas e a atual gestão desse governo só está atrasando a evolução por mais 3 anos. A situação tem que ser resolvida de maneira urgente e as pessoas sempre ficam esperando para depois e depois o problema tem que ser resolvido agora!! Olha as novas gerações estão vindo e o mercado de trabalho e o sistema está totalmente encurralado e cheio de falhas provavelmente as gerações mais jovens não vão nem ter aposentadoria no futuro e o mercado imobiliário está péssimo ninguém está conseguindo comprar 1 casa de 64m² a vista.O problema é grave e complexo e provavelmente se não conseguir resolver vai se agravar!
@@AnaClaudia-nc9wf Eu também. Já estou com 23 anos, faço faculdade de Matemática e nunca trabalhei de carteira assinada até hoje 😅 Eu lembro que antes de eu entrar pra faculdade eu tentava várias vezes conseguir um emprego, mas depois das entrevistas as empresas não me davam retorno, nem mesmo as de jovem aprendiz.
@@marcospaulooliveira9601 Onde? Se é a CLT que está gerando desemprego. E quando eu falo em tirar a CLT, não é simplismente tirar, é atualizar pra realidade de agora. Os políticos que estão no poder, estão presos ao passado assim como a geração de meus pais, administram o agora, como se o mundo hoje fosse igual a décadas atrás. É uma necessidade urgente trazer dinâmica ao mercado de trabalho do país, para colaboradores e empresas. Mas deve se estudar como fazer essas mudanças, e elas devem ser bem feitas, e depressa.
E vai piorar cada vez mais e mais, pois nas escolas onde basicamente também deveria se aprender habilidades sociais, rotina, lidar com a carga de trabalho (tarefas escolares), prazos e responsabilidade, isso não está mais podendo ser realizado de forma plena, pelo menos não da maneira como deveria, já que as famílias (a maioria), quer definir o que e como aprender, se acham no direito de colocar dedo na cara de professor, gestores, reclamam de tarefas, trabalhos escolares, tudo para que seus filhos não se frustrem ou sejam cobrados, já que pra essas pessoas tudo traumatiza, tudo causa ansiedade. Pois bem, espero que tenham uma boa condição financeira para sustentar seus filhos/as até a velhice desses, já que estão automaticamente os tornando dependentes, ansiosos, antissociais e medrosos, salvo raras exceções e isso não é coisa de rico não, o que tem de família de comunidade que educa as crianças dessa forma, é inacreditável!
Gente e eu que marquei uma entrevista em grupo Como de costume para apresentar a empresa e sua cultura e negócios , e quando os candidatos iam entrando na sala on-line no Microsoft Teams, me entram dois candidatos com as mães presentes , eu fiquei tão incrédulo com aquilo que pedi para permanecer na sala apenas os candidatos e não os parentesco e familiares. As duas mães não queriam sair da sala e davam desculpas que não iriam atrapalhar estavam ali apenas para acompanhar os filhos , e eu tive que mais uma vez em insistir para a saída dos mesmos caso contrário era a desclassificação dos dois para a vaga . Resumo uma mãe desligou e saiu da sala junto ao filho e a outra deixou o filho participar a sós kkk . Eu fiquei tão impressionado porquê nunca havia presenciado isso hahaha. Mas enfim né .
Eu acredito que a independência seja interessante, mas tentando olhar para um lado um pouco mais fundo eu não observo só dependência, mas vejo uma insegurança e a forma deles tentarem ter mais segurança é estar na companhia de quem os confia. Ganhar um emprego hj é realmente muitíssimo difícil e as oportunidades muita vezes são péssimas. A ideia deles de levarem os paíis na entrevista me faz pensar outro lado também... A exploração e más oportunidade são tão recorrentes dentro das poucas oportunidades que já existem que realmente seria hilariante interessante chamar alguém com mais experiência de mercado do que para acompanhar vc em uma entrevista. Pois essa pessoa que vai te acompanhar não está participando do processo e ela vai falar o que vc não deveria em meio ao processo. Ai sim, seria interessante,. É como um conselho de uma pessoa que já trabalhou com isso para ajudar a te proteger antes de vc aceitar vagas exploratória ainda mais se vc nao conhece o mercado.
A pesquisa que se viu foi que o jovem não é adaptado aocomputador. Mas na verdade depois do manejo rápido do celular o computador ficou precisando de inovação. O Sistema é lento e muito burocrático.
Eu tbm sou da GenZ, mas em que mundo esse pessoal estava quando as Lan houses se popularizaram quando criança?! Eu sei que eu nunca sei da maior parte das coisas da computação até porque nunca tive uma, mas coisa básica de computador é o que eu nunca esqueço.
@@myers_GOD21 gen z é de 94 a 2010, quem é mais do começo pegou a era dos Pcs, os mais novos não em função do celular. O problema é que Pc é essencial pra programar, editar, digitar, etc, etc..
Que tipo de pressão que a geração "Z" sofre que a geração anterior não sofreu? Os pais estão diretamente ligados a incompetência dessa geração em gerir a própria vida, a fragilidade dessa geração e resultado do excesso de mimo.
Eu mesmo se vejo vaga sem valor do salário e muita responsabilidade nem mando currículo, é aqule tipo de serviço que vc gasta pra trabalhar, em almoço e remédios
Quem faz colaborador de escravo é o estado. É lindo fazer uma compra básica no supermercado e ainda pagar no crédito, (fiado) pq todo dinheiro é pra pagar impostos e sustentar o luxo de corruptos.
A realidade é que a CLT tá acabando, a internet é isso, me formei em engenharia de software e nunca trabalhei com carteira assinada sempre empreendi desde a faculdade, hj recebo muita propostas de emprego com bons salários, só não aceito porque trabalhar com liberdade é sonho de qualquer jovem não vestir roupas de Oompa Loompa 😂
Como vão trocar uma lâmpada pelo celular? E seu papel higiênico ? Resumindo ,ou vão aprender a trabalhar ou o celular vai servir pra se limpar não horas oportunas.
Eu sou Millenium e quando tinha uns 19/20 anos ja vi muita gente levando a mae tbm,isso vem desde a minha geração é fato que da minha geração em diante é todo mundo mais mimado mesmo graças a Deus,mil vezes ser Nutella do que ter passado pelos perrengue que as geracoes passadas passaram,tinha nem internet eu hein!
Minha irmã de 18 diz que saiu do estágio pq o chefe reclamava muito era tóxico, ele não deixava ela mexer no celular em expediente quando "não tinha nada pra fazer". ????
Assim não meu amigo ! Primeira vez na historia uma geração de adultos que não cumprem regras,não sabem fazer as proprias refeições ,lavar a propria roupa etc ... Nunca houve outra geração tão despreparada
talvez a culpa tinha sido nossa, essa geração nasceu e cresceu na pós-modernidade tentamos a qualquer custo criar filhos de forma diferente dos nossos pais, muita liberdade e pouquissima responsabilidade , fora os estímulos em turbilhão que eles recebem. então isso contribuiu muito... é uma pena
Essa geração está enfrentando o fim da era do trabalho, isso nao será do dia para a noite, primeiro passará pela uberização e pjotização do mercado de trabalho, a melhor defesa para essa geração e fazer corpo mole ou mesmo desistir pois é uma batalha perdida.
Inteligência artificial roubando os empregos da galera, e o mercado de trabalho jogando na cara de vocês que é culpa de vocês... que vocês sao mimados e vagabundos. Eu tbm não acredito nessa mentira. Sou Millenium e tenho meu emprego, consegui com muito esforço. Todas as pessoas da geração Z que encontrei no mercado de trabalho são excelentes, são super inteligentes, tem grande potencial, eu não caio nessa mentira de que a culpa é de vocês, é um sistema cruel
Piada. Eu ia sozinho de terno e grava aos 14 anos de idade, em locais completamente desconhecidos pra mim, sem gps nem google maps, só com ônibus e boca, nas entrevistas atrás de trabalho. Tomava não na cara e me segurava pra chorar só em casa.
Acho q o maoir problema não é os pais e nem os jovens, mas sim o mundo q vivemos hoje, hoje uma mãe larga seu filho pra sair de casa sozinho para aprender a viver a se virar sozinho, mais ela tem q ficar em casa com o coração atordoado por não sabe se o filho vai voltar, porque o mundo de hoje só tem violência e maldade, então muitas das vezes os pais se sentem bem assim por acharem que são capazes de defender seus filhos da maldade humana e muitas das vezes não conseguem soltar o q para eles é o bem mais precioso não importa a idade!!!
A falta de comunicação é por causa dos celulares essa galera nova fica com a cara socada no celular, não procuram melhorar a interação, mas o pior que não é só os jovens até os adultos mesmo. Celulares e tecnologia está afetando a interação humana.
Não acho isso nao. Comunicação é aptidão. Minha comunicação sempre foi péssima, sempre tive como um defeito. A comunicação do Luciano Hulk é excelente. Tem nada a ver com cel isso nao. Antes do celular entao só existiam pessoas de ótima comunicação?
o luciano hulk com certeza praticou isto alguma vez. algo que devemos fazer se quisermos melhorar em algo que temos dificuldade. recomendo que pesquise sobre isto, como se comunicar melhor e etc! vale a pena, e muito top!@@evandrodiniz9897
Kkkkkkkkkkkk MANO. Sempre andei de ônibus sozinha pra ir pra escola, eventos. Porém, ano passado minha mãe insistiu pra ir comigo na entrevista de jovem aprendiz do Itaú. Mas ela ficou esperando acabar do outro lado do cômodo. Tinha eu e uma menina, será que contribuiu pra eu não conseguir ficar na vaga. Kkkkkkkksocorro
A galera só sabe usar o celular. Tenho dificuldades gigantescas em admitir jovens devido a falta de habilidade, o pessoal não sabe mais usar computador e programas como Office são desconhecidos por eles. Não conseguem se abster do celular, não sabem ouvir feedback, não sabem esperar respostas, não atendem prazos e fazem trabalho com qualidade duvidosa. E entrevista nem é o problema, é normal ficar nervoso, mas a efetivação do trabalho Olha... é dificil
Nos anos 90, um trrreno valia +/- 5 salarios minimos, hoje o mesmo terreno vale uns 60 salarios minimos, a culpa nao é do individuo e sim do sistema que esta instalado
eu tambem, mas ja fiz entrevista de emprego e nao foi pressao para min, so faltou um curriculo cheio sabe? nao tenho curso e nao terminei o 2 ano, essa pode ser a razao de nao me chamarem 😅😅😅
Me causa pesar ver isso. Digo isso porque o mundo não é o que diz por ai pela boca de muitos. É um lugar frio, medonho, injusto, cruel, etc. Quanto mais forte for alguém no intelecto, emocional ou quando mais habilidoso for alguém em usar a mente que tem para prosperar então melhor é. Apesar de todas essas coisas bela dita em livros de psicologia e outros ramos. Na prática é outra história. Eu fico impactado porque vejo muitos jovens não estão preparando para lidar com o mundo como ele realmente é. Por causa disso. Muitos irão sofrer horrores. Mesmo que não acredite nisso. A realidade trará jeito de mostrar cedo ou mais tarde.
Eu tinha medo de iniciar a vida de trabalhar para não me tornar um desses loucos que só pensa em trabalho. É difícil! mas também é fácil. É como diz o ditado um rei não escolhe onde reinar ele reina a si mesmo no meio que está é isso ai mesmo, são essas pessoas!😵💫
Fui numa entrevista se emprego no único local dos 20 locais que deixei currículo. Não consegui a vaga. Enfim, vou passar um bom tempo vivendo de Bolsa Esmola.
A geração Z de fato tem suas falhas e erros. Mas e o que esses pais desses jovens tem feito ? Pois uma mãe ou pai pra aceitar a ir na entrevista ou ligar pra empresa como se o filho estivesse na escola, demonstra um pouco do perfil de filho ou filha que estão criando.
A culpa nem sempre é da própria geração e sim dos pais que o educaram até chegar a esse ponto. E isso é passado de geração em geração, tem pessoas que ignoram os ensinamentos dos mais velhos da geração por achar muito pesado na base da peia kkkkk e acham que educando da forma mais leve e fácil fica melhor. Não! Eu tenho 29 anos e quando for pai vou educar meu filho da mesma maneira que meu pai me educou e hoje sou bem sucedido graças a Deus e a eles.
Recrutadora: " não exigimos experiência, apenas vontade de trabalhar".
Realidade: Se não tiver experiência ou indicação, nem tente...
Recrutadora: seu currículo é muito bom, tem formação na área e até fez estágio, mas percebi que você não tem a seguinte soft skill (adicione um critério subjetivo unicamente pra reprovar o candidato).
Recrutadora: requisitos
Excel avançado
Inglês avançado
Ensino superior completo
Experiência com vendas...
Eu sou geração Z e ao invés de esperar a solução cair do céu fui vender doce no sinal, panfletar etc . Se vc tem uma bike usa pra fazer entrega por app depois compra uma Mobilete ou moto , faça qualquer coisa pra melhorar de vida e sair desse estereótipo de geração fracassada. A maioria das pessoas da nossa idade tem problemas mentais , país super protetores , origem pobre , viciados em conteúdo inútil, odeiam estudar, e são difíceis de lidar em local de trabalho devido ao pouco profissionalismo. Nossa geração deu errado e a maioria vai viver se fazendo de coitado na internet. Bora tentar ser melhor e parar de se aceitar como um medíocre faria . Eu estou estudando pra concurso no meu horário livre
Exatamente, tá cheio de empresa com a mesma vaga há uns dois, três anos e eles dizem quem não exige nada. Se não exige nada, como não foi preenchida?.
@@luan-amorim4694 tô tentando uma vaga q tá lá dês de 2022 kkk
cabeça do RH não muda NUNCA. Só vai ganhar experiência, se vocês derem a chance, TREINA-LOS.
Sem brincadeira. Fui chamar uns jovens para entrevistar, e vieram 2 com a mãe. Uma das mães fez questão de entrar na sala de entrevista.
Eu fiquei incrédula.
Repare: UMA DAS MÃES FEZ QUESTÃO DE ENTRAR NA SALA DE ENTREVISTA.
Agora me diga como um jovem vai crescer com uma mãe dessas...🙄
Surreal !!
Eu já teria dito: colega, se sua mãe precisa estar aqui tbm, não precisa nem entrar.. Vc já deu informação suficiente. Próximo!
Se a mãe responder bem às questões, contrata a mãe! :DDDDD
E vc entrevistou assim mesmo? Não pode mandar vazar não?
Antigamente nao tinha pressão msm. Era bem mais facil, bastava apenas trabalhar. Hoje vc nao consegue nem um emprego e a sociedade cobra de vc com 25 anos casa, família e qualidade de vida. Meus pais na minha idade já tinham coisas que eu nem sonho em ter. A começar pelo emprego.
Até hj não tenho emprego
Exatamente. As expectativas hoje são muito maiores.
Tenho 50 hoje, e na sua idade eu não tinha nada. Década de 90 não foi fácil não.
@@MaristelaMendes1974 Defina "nada". Pq pra mim a decada de 90 tinha muita coisa, entre elas bastante emprego. Tinha mt concurso. Minha mae conseguiu os 2 empregos dela na decada de 90. E aposentou lindamente nos 2 com 55anos. Os empregos de hoje kkkkkkk
@@evandrodiniz9897 Sem falar que era bem fácil passar. Meu tio concursado há umas décadas atrás disse que nem estudou e que era facinho. Parecia que esta dando vagas. Quero ver agora sem passar meses estudando, resolvendo exercício e zerando o edital.
4 perguntas:
1. Esses jovens levam os Pais, ou os Pais que decidem que irão com eles?
2. Essa "dependência" não teria sido criada pelos próprios Pais?
3. Esses jovens são de qual classe social? (Jovens de classe baixa têm essa disponibilidade dos Pais?)
4. Será que é a geração Z que tem dificuldades ou é a geração de Pais dessa geração que têm dificuldade em ser Pais?
"É pelos frutos que se conhece a ÁRVORE." (Jesus)
São os 2 lados errados... um se acostumou a encostar nos pais, os pais fazerem tudo por eles... e pais que continuam servindo aos filhos folgados, que não tem iniciativa, e se acostumou a ser servido por pais...
_''"É pelos frutos que se conhece a ÁRVORE." (Jesus Lispector) ''_
*''Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.''*
(Lucas, 6:44, Jesus real falando)
@@gomes2151Perfeito, é isso. Tudo é resultado do que se planta. Filhos autônomos, responsáveis e maduros são "frutos" de lares que desenvolveram tais comportamentos. Exemplo também é fundamental, como Jesus que foi exemplo de tudo que ele pregou. ❤😊
Vdd
@@gomes2151😅😅 você não é genz
Não é só culpa dos jovens. Trabalhei no Enem como fiscal, teve mãe que queria levar o filho na porta da sala (só podia até o portão), alguns pais esperam 4hs de prova do lado de fora, no sol quente, o filho sair.
Mano? Sério?
@@kity80800 pior que eu ja presenciei isso
nossa to passada. Tenho 28 anos e nunca tive isso, na verdade meus pais sempre me colocou pra me virar. Graças a Deus
Esperar do lado de fora eu até compreendo mas levar a sala de aula já é demais
@@camilacavalcante2525muitos jovens têm autismo hoje em dia, a incidência é muito maior hoje. O autista tem dificuldade para fazer coisas triviais para a maioria. Sou autista e sofri muito na juventude.
Maravilhoso o papo de q geracoes anteriores nao sofriam pressão 🤣🤣🤣🤣🤣
Ainda melhor qdo dizem q nao exigem experiência dos jovens. Pesquisando vc ve anuncios absurdos pedindo estagiario c experiência. Chacøta
Vc não sabe nem ouvir o que se fala na reportagem. (Problemas de interpretação?) A moça foi bem clara em dizer que a fragilidade emocional está vinculada a pressão social pelo uso de REDES SOCIAIS e que nesse sentido, as gerações anteriores não sofreram esse tipo de pressão. Ela está certa. Ela não falou que as gerações anteriores não sofreram pressão. Aprenda a entender a reportagem. Isso denota, no minmo, falta de leitura.
Eles usam um caso de jovem aqui e outro ali, para culpar uma geração inteira e esconderem a incompetência deles na contratação
O recrutador tem que ter competência, porque há muitas pérolas por aí, esperando serem encontradas. Entre milhares de jovens, sempre vai ter o comunicativo, o inteligente, o aplicado... tem que saber colocar o jovem no lugar certo dentro da empresa. Mais do que conhecimento, o que conta é a habilidade natural do jovem.
.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sim. Tenho adolescentes e jovens como alunos nessa faixa. Quando estão focados entregam tudo e mais um pouco. Só precisam confiar mais neles mesmos. Digo sempre q n vai ter responsável pra segurar BO no futuro. Vai ser tudo com eles.
Maristela, então se o jovem for um nerd capacitado mas silencioso, ele não arruma emprego? Muitos cargos técnicos não requerem sociabilidade, mas competência profunda e verdadeira. Pense nisso.
Maristela, existe um trade-off entre comunicação, habilidade social e competência técnica profunda. É raro ter todas essas capacidades na mesma pessoa. Um engenheiro ou tecnólogo silencioso mas competente, bom no que faz, faz acontecer nas empresas.
Os recrutadores contratam os mais comunicativos, mas tem muitos nerds ultra competentes que são tímidos e o recrutador ignora pq não sabe avaliar competência técnica. Fazem uma entrevista superficial e deixam de contratar um grande talento silencioso.
2:45 achei engraçado quando ela falou que as gerações anteriores não tinham pressão em cima delas.
Hahahahaa nada de pressão! Aos 30 anos tinham 3 filhos e financiamento imobiliário 😂
Tenho 50 e digo, a minha tem mais que a anterior! Pq eu cuido dos filhos e dos pais tb!
Meus pais não tiveram que cuidar dos pais deles
Pressão ? Imagina ! 36 anos, precisei começar trabalhar aos 12 para poder ajudar a familia a ter recursos básicos, esses jovens nem imaginam o que é pressão. Minha filha é ensinada na realidade que eu vivi, mesmo que eu possa prover a ela uma condição incomparavelmente melhor a que tive como criança.
🤣🤣🤣🤣 e a midia ainda reforça o vitimismo
Tinha pressão não. Era só uma inflação de 220 por cento nos anos 80 e 90 só. Tabelamento de preços, plano collor, congelamento de poupanças. Nada de pressão né. Tudo simples e fácil. Ai ai.
Sabe o que é complicado a geração mais antiga acha vcs fraca . Minha avó 92 anos passou pela grandes Guerras Mundiais e acha a geração do Ponde um frouxo . É sempre assim a geração mais antiga acha a geração mais nova fraca 😒.
acha? acha não irmão. É um fato.
Sim, verdade que a geração mais velha tem mais experiência, a economia está nas mãos das pessoas mais velhas para girar. As pessoas mais novas simplesmente vão ser escravizadas ganhando o mínimo do mínimo, mesmo com habilidades mais inteligentes.
Creio que essa visão pessimista deles não ajuda em nada, deveriam ajudar e não menosprezar, a era da tecnologia afetou as pessoas de forma positiva, mas de muitas formas negativas também e a situação que vivemos é a prova disso, querendo ou não os jovens são o futuro, por isso é necessário auxiliarem eles e não colocá-los como inferiores, pois se esse futuro vai ser bom ou ruim só depende deles.
@@luanamaria3704 Perfeito, você está corretíssima! ❤
Tenho 50 anos, 3 Filhos (24, 20 e 16), e, ao contrário de muitos da minha geração, tenho tentado fazer isso que você propõe.
E o tempo provou que ela estava certa!!! Olha ai!! Fracos, emocionais, medrosos....... O futuro esta lascado!
Ta tudo certo, nós dos anos 90 para trás, seguimos sozinhos e enchergavamos emprego como a nossa vida, por isso sofremos tanto.
Geração z começou em 1997 e vai até 2012
@@sha27696licerto, estou falando de 80 até 93 + ou -
@@sha27696ligen z vai até 2009
Não acreditem nessas empresas, esse papo de levar os pais na entrevista é papinho, com certeza é a minoria da minoria, desculpa para cobrir o real "problema" dos recrutadores de não dar emprego aos jovens, é a maldita experiência. Vejo direto vagas de emprego como limpar chão exigindo 3 anos de experiência com salário de fome.
Segundo o estudo, 1 em 5 levam a mãe. 20%, o que eu acho muito
@@manuelgoncalves5853 Kd o link do estudo?
@@manuelgoncalves5853 kd o link do estudo?
Eu acho é BEM feito. Sempre exigiram tanto dos candidatos a uma vaga para se submeter a tudo dentro de uma empresa, para no fim das contas só haver promoções e boas funçoes para os filhos dos donos... pois RECEBAM aí a nova geração Z e garimpem um que "ainda" aceite (duvido muito) a todos os caprixos e exigências desumanas que os contratantes fazem.
Vdd
Realmente eles querem que tenhamos experiência, cursos e diversos tipos de habilidades, porém na maioria das vezes os empregos que cobram tanto do candidato dão um salário miserável e nenhum tipo de reconhecimento ou real conhecimento para o contratado.
Bem observado...
Exatamente
Você é alguém que entendeu exatamente o que está acontecendo, sem tirar nem por.
Quem lembra da Super Nany? aquele programa inglês onde uma "babá" especializada ia melhorar o comportamento dos filhos "problemáticos".
Quem percebeu que sempre, sempre, sempre, sempre,... Ela corrigia o comportamento dos pais e não os filhos birrentos, mal criados, mimados, agressivos, desrespeitosos, etc.
Eu que já sou de meia idade tenho pena desses jovens entrando nesse ambiente corporativo infernal, cheio de gente otimista, competitiva e também gananciosa.
Em meio a tantas metas, gráficos, números e estratégias eu penso: Onde estará o indivíduo?
Verdade.E no linkedin o povo nao sabe nem escrever um português básico pra se achar importante escreve tudo em inglês 😂😂😂é muita piada
No mundo corporativo como nas vendas, se o indivíduo não for abençoado ele só cresce se virar lobo
Sou geração Z mas nunca levei meus pais pra uma entrevista
Eu também não amg, mas dá pra entender a insegurança de quem faz...
@@Kitkethi não dá não
@@DaarkZiin Pois é. A vida é recheada de muitos e muitos desafios após essas entrevistas.
@@DaarkZiin da sim. Eu, vc e todo mundo já sentiu um friozinho na barriga na primeira entrevista, o medo da avaliação e da rejeição... Entendo o medo deles, pq já senti, e só deu pra vencer enfrentando
E o Kiko? E quem te perguntou? Povinho insignificante sempre querendo bancar o especial e a exceção.
Mo legal levar os pais 😂
É bom q faz um passeio
Sempre teve "pressão", cada época tem sua dificuldade e característica. O que estamos vendo hoje é o resultado de super proteção, falta de limites, e por aí vai. Conheço professores nas universidades que dizem que existe uma certa "apatia" em muitos alunos (não digo todos) e se o professor chamar atenção, mesmo que de forma branda e civilizada, muitos vão parar na Coordenação das faculdades pra fazer queixa do professor (sobretudo nas particulares). Muitos não querem assumir responsabilidades. A grande incógnita é o que será daqui pra frente, pois o mundo não parou de ter problemas para resolver, situações difíceis para enfrentar...e já estamos na letra Z (rsrsrs)
Deus nos proteja dessa geração que serão nossos médicos, dentistas, etc
Isso não existe. A geração anterior, a 10 anos atrás, sofreria esses mesmos comentários. A geração do Renato russo, de muitos e muitos anos atrás, foi chamada por ele mesmo de "geração Coca-Cola". Isso pois a geração mais jovem sempre terá trejeitos e será criticada pela mais antiga, sendo que em verdade existirão diversos tipos de pessoas em todas as gerações. É muito simplista reduzir e igualar todas as pessoas que sofreram de impulsos diferentes em uma generalização banal de "geração".
É tão triste gente. Sou dessa geração e minha relação com meus pais é decepcionate. Eu já tenho 23 e estou concluindo a faculdade. Ao longo desses anos venho falando o que eu planejo para minha vida. Em primeiro lugar disse à eles que queria trabalhar e morar sozinha ao terminar a faculdade. Já conversei com eles três vezes sobre isso. Em todas minha mãe virou a cara. Ela não quer que eu more sozinha. Já saiu diversas falando vezes pra toda a família que eu vou continuar morando com eles. E que vou até construir um apartamento em cima da casa deles. Em segundo lugar eu disse que se eu pudesse, moraria fora do país. Agora pensem, se pra morar sozinha fizeram um escarsel, imagem o que disseram pra mim quando falei isso? De qualquer forma estou estudando inglês. E já estou no nível intermediário.
Essa geração de 60 e 70 são responsáveis por essa derrocada. Eles educam os filhos pra serem dependentes e fazem isso de PROPÓSITO. Meu Deus, o que eu palnejo é o básico! Morar só é o básico na vida de qualquer adulto. Isso porque nem contei como eles acreditam que pra onde eles forem, eu tenho que ir atrás. Eles ficam com raiva quando eles marcam de sair pra festa, churrasco, e não vou.
Agora, uma coisa boa que fizeram por mim foi me ensinar a cuidar de uma casa. Graças a isso posso sobreviver só. Atualmente moro num apartamento pequeno por conta da distância da faculdade. Eu sustento ele com uma bolsa. Eu disse à minha mãe: sei lavar minha roupa, lavar minha casa, sei cozinhar e pagar as minhas contas. Me falta o que? Trabalho. Mas isso eu arrumo quando terminar a faculdade. Vou trabalhar em qualquer lugar pra continuar morando sozinha.
Ela ODEIA a ideia. Mas eu quero é distância. Porque você não cresce ficando ao lado de mamãe e papai toda hora. Agora, eu tenho essa percepção. Mas a maioria não. A minha irmã nasceu em 2003 e não sabe fazer nada. Só come e dorme. Parte da geração Z está assim. E a culpa: dos pais. Os únicos culpados são os pais. Até porque ninguém se educa só.
Mano, sabe oq eu acho louco, os pais do pessoal da geração Z são mto controladores e n deixam os filhos fazerem NADA sozinhos, tipo, nada msm.
Minha mãe é assim, cara, depois reclamam q a geração z n sabe fazer nd, mas os pais tão a todo momento "protegendo " os filhos. Loucura demais.
estou neste rumo parecido, tenho 20 anos.... a verdade e que temos uma simpatia muito grande com nossos pais e um grande apego emocinal, algo que devemos claro considerarmos nossos pais, mas nao contarmos com eles para estas mudancas. simplesmente arrume de se tornar idependente sem ao menos eles saberem o seu planejamento , pq se eles souberem vao tentar te desistimular e etc... entao nao recomendo que conte estes planos de idependencia para eles. ( recomendo tambem que ignore esta conversa de apartamento deles, e seguir a vida, sem bater boca)
Concordo com você os mesmos pais que reclamam por você ser um inútil são aqueles que nunca ensinaram, incetivaram ou fizeram o mínimo para ajudar o filho a progredir, só superproteção e falsa esperança de que é só estudar que tudo melhora, nos enganaram, tudo ao nosso redor.
Me leva junto 😢
Essa especialista em carreira vive no mundo de Bob. Empresas não esperam que pessoas jovens sejam experientes ? Simplesmente a maioria das vagas de estágio para graduação exigem ou deixam subentendido que devem ter experiência. Exigem experiência de um estagiário!! Chegam a ser ridículas algumas das vagas anunciadas. Na minha época eu só fiz estágio porque fiz concurso. Hoje em dia os caras exigem experiência profissional para contratar estagiários. kakakaka
Depende da área. Por exemplo, na programação, você pode ganhar experiência fazendo projetos pessoais ou contribuindo para outros projetos.
Eu gosto de ouvir a discussão como se não fosse os Milleniuns quem educassem a Geração Z, como diria o ditado "filho de peixe, peixinho é". Também levei minha mãe no local de trabalho pra entrevista de emprego, mas:
1 - Eu estava muito ansiosa e costumo gagejar quando isso acontece, ela me deu motivação e não é atoa que eu passei
2 - Não costumo andar muito nos arredores de onde a empresa ficava e tenho uma péssima noção de área.
Mas inacreditavelmente eu fui dispensada alguns meses depois por "não ter me integrado muito a equipe". Lê-se: não gostava de bater papo enquanto trabalhava e viviam me enchendo o saco pra jogar conversa fora e eu ignorava.
Mais de um ano depois e simplesmente não consigo mais achar emprego na minha área técnica, até já tentei jovem aprendiz. Mas ou eles dão um salário que não condiz com a vaga ( 900 reais por oito horas trabalhadas ) ou então eu preciso de um certo nível de experiência para continuar.
Vivem reclamando da geração, mas não dão oportunidades para ela aprender com o tempo e se vangloriam disso como se não fosse grande parte da gente que futuramente precisa pagar a aposentadoria da maioria aqui
Depois da minha saída da empresa, acabei descobrindo que eles fazem exatamente isso. Contratam técnicos de nível mais baixo pelo """tempo de experiência""" da empresa que dura um mês e dispensam antes de assinar contrato. Comigo foi assim, com minhas duas amigas foi assim e logo antes da quarta pessoa ser demitida eles até lançaram uma chamada para contratar no cargo dela.
Mão de obra barata e tola, é praticamente perfeito. Gostaria de ter avisado aos meus colegas antes
Muitos amigos meus já desistiram de um sonho pra conseguir dinheiro, abandonaram vestibular e concurso público pela urgência de conseguir trabalhar pra sair de casa, os tempos atuais prometem muitos sonhos e poucas realizações. Eu tenho certificado Técnico, mas só acho vaga de jovem aprendiz pra mim e nem na minha cidade é. Meu amigo já trabalhou em mercado de bairro e vendendo bala no sinal e o próximo emprego diz ele que só Deus sabe. Dois amigos meus começaram uma carreira que não era a que eles queriam porque era mais fácil de conseguir emprego rápido e esses dias eu queria procurar estágio para minha irmã mais nova que faz Técnico em Química e a vaga mais próxima nesse cargo apenas em SÃO PAULO ( eu moro no Rio )
Em resumo: o que vier primeiro é lucro
Enfim, galera mais jovem, não acabem surtando porque ninguém vai te levar no hospital, provavelmente pela sua crise de nervoso tu só vai ouvir um "e fica o dia inteiro nesse quarto também!". Se hidratem, comam uma fruta, façam uma caminhada no bairro e, no mais, estudem, é tudo o que a gente vai poder fazer agora.
Qual é a sua área técnica que vc busca emprego ?
Interessante mesmo são os adultos que criticam a referida geração como se eles, pais, não tivessem nenhuma responsabilidade sobre esse resultado
Vdd
A matéria é sobre geração Z ou sobre os filhos do Mr Catra?
@@gomes2151 você é da geração Z?
Não. Mas é óbvio que por vários motivos os pais da geração Z tem responsabilidade sobre o que eles são.
A geraçao Z sempre tenta culpar alguem pelos seus fracassos, nunca assumem responsabilidades. Mais fácil ficar reclamando do que agir.
Recrutadora: " não exigimos experiência, apenas vontade de trabalhar" kkkkkkkkkkkkkkkk. A piada tá pronta. Blz, como você avalia a "vontade" do candidato? É mais um daqueles critérios subjetivos que o RH usa pra reprovar o candidato e poder contratar o sobrinho do dono da empresa?
É só não levar os pais para a entrevista, ter boas habilidades de comunicação escrita e oral e não ser melindroso ao receber críticas. A geração Z faz tudo isso e, sinceramente, merece ficar desempregada enquanto não crescer emocionalmente.
A geração Z não sabe usar o português direito. Vc tá reclamando de que?
Se a geração Z chegou a esse ponto, a culpa é dos Pais que mimaram muito.
Concordo, é oq eu vejo na minha sobrinha
Isso mesmo, a responsabilidade de permitir chega nesse monto são dos pais. Minha filha está com 13, já faz curso e pensa que levo, não vai e volta de onibus sozinha. Tem responsabilidade e para complementar eu já coloco ela pra fazer tarefas tipicas de empresa e sempre explicando, olha é assim que funciona dentro da empresa, até quando pego no pé dela eu falo, vc acha que seu chefe vai fazer o que se não fazer a tarefa direito.
Exato
Exato, culpam os jovem mas não culpa a crianção
Concordo plenamente
Acho que essa narrativa geracional não cola muito por aqui. Acho que é um discurso que joga a culpa para o povo. Sejamos honestos, vocês conhecem jovens tão mimados assim ou só aceitam o quê está sendo dito porque isso aumenta o ego das gerações mais velhas ?
Um carro popular está quase cem mil reais, moradia digna é impossível próxima do trabalho em um local como São Paulo. Ninguém que eu conheço age dessa forma mostrada na reportagem, pode ver os jovens que eles entrevistaram brasileiros, são jovens sofrendo com a pressão da recente vida adulta, algo normal, não sustentaram a informação que trouxeram depois
O que não é normal é nós sermos um povo tão trabalhados que estuda, trabalha, é honesto e sofre pra conseguir o mínimo, que vê um terço do suado salário sendo gasto com o básico nas compras do mês além de ficar duas horas no transporte público pra poder trabalhar
Eu sei o quanto que quem eu conheço trabalha duro e tenta todo dia, como diria Sabotage: "Quem nasce preto ou branco pobre. Joga o jogo da glória. Guerreiro, nasceu guerreiro. Encara a trajetória"
Comento isso porque percebo essa narrativa na mídia trazendo discussões geracionais, fazendo as pessoas se digladiarem enquanto o verdadeiro culpado que é o sistema em que vivemos permanece isento da culpa
Exato. As decisões das gerações passadas afetam o futuro das próximas. Estamos pagando o preço de ter sido um país agroexportador, mal administrado, sem investimentos em educação e saúde por mais de um século. Não adianta nada jogar a culpa no jovem e generalizar.
É verdade, eu concordo com sua observação.
Alguem fixa esse comentario por favor? Julgar uma geração que é reflexo de todas a outras? Uma briga de ego que não ajuda em nada. É so parar e pensar. Será que nosso sistema esta ajudando a formar jovens para o mercado de trabalho? Educação se ganha em casa, mas algumas praticas nosso sistema poderia ajudar e investir no jovem que vai crescer e ser uma nova geração dentro do nosso pais, assim como sempre foi em qualquer lugar do mundo. Exploração não deveria ser a opção.
Total verdade 👏🏻👏🏻
Falou e disse!!
2:51 a 3:02, desculpa, mas, eu lembro que já na minha época, as empresas pediam sim experiência em vagas para estágio. Ressalto que não concordo o acompanhamento dos pais em entrevistas. O meu questionamento é sobre a exigência de experiência em vagas para estágio, sendo que a finalidade é adquirir experiência.
Pois e não só estágio,qualquer emprego por aí pedem experiência.
Fico feliz em fazer parte da geração que incomoda o mercado de trabalho, rs.
Na verdade não incomoda..... Só estão evitando e contratando outras pessoas.... Daqui uns 10 anos a próxima galera que ver essa geração fracassada, pobre e substituída por coroas e IA tendo que viver de fazer missangas vai encarar trabalho de forma diferente kkkkkk
@@gabrielmaschio4508 Daqui a 10, 20, 30, 40 anos será a geração Z no mercado de trabalho amigo, está louco?
@@thalysonmenezes4588 hj temos umas 5 gerações no mercado de trabalho.... Contando os idiotas Z.... Sempre tivemos umas 5 gerações no mercado de trabalho..... E sempre teremos gerações variadas no mercado de trabalho.... Se a IA não dominar tudo..... As empresas já estão evitando contratar geração Z..... Um cara de 30 anos pode trabalhar por mais 30 se compensar pra ele... Vale mais a pena investir nele e esperar pela próxima leva de profissional..... Ao menos é o que se está conversando nos congressos empresariais.... Ou vc acha que as empresas estão buscando soluções pra puxar o saco de mimizentos?
@@gabrielmaschio4508bom tomara q dentro de 30 anos os coroas , se danem de tanto trabalhar e consigam deixar as IAs perfeitas pra não precisar da mão de obra da geração idiota Z , pra verem seus filhos e netos inúteis e sem emprego 🙃
_''Fico feliz em fazer parte da geração que incomoda o mercado de trabalho, rs.''_
Olá, já ouviu falar na nossa proposta *inteligência artificial* ?
Tem pais que são super-protetores sem o filho querer. Nasci em 1996 e quando eu procurava emprego no início de carreira escondia tudo da minha mãe porque ela queria se intrometer em TUDO. Me enchia o saco para colocar coisa nada a ver no currículo que não condizia com a vaga, queria ir junto em entrevistas, etc
Minha mãe nasceu em 1968, e ainda assim o pai dela ia com ela nas entrevistas de emprego kkkkk, eles querem culpar uma geração inteira só para alavancar a geração deles kkkk
Ótima matéria! Eu só não concordo com o recorte de 26 anos. Para mim, a geração Z são pessoas nascidas a partir de 1995. Então estariam na faixa dos 30 anos. É claro que isso pode variar de pessoa para pessoa. Eu tenho 40 anos e sou da geração Y. Eu me lembro vagamente de um mundo sem internet. Eu lembro quando usava internet discada quando tinha 12 anos e não me esqueço da alegria em ter a minha primeira banda larga, uma internet que não ocupava a linha telefônica. Quem tem hoje 28 anos não consegue imaginar um mundo sem a internet. E as pessoas da geração alpha, os nascidos a partir de 2010, não conseguem imaginar um mundo sem smartphones.
Eu tenho 30 anos, nasci em 1993, e só fui ter acesso a internet com 15/ 16 anos, meu primeiro celular foi com 13 anos e era um "tijolo" daqueles Nokia quadradinho que tinha o jogo da cobrinha só servia para ligação😂 lembro das extintas "Lan house" lotada de gente...nossa tô ficando véia mds😅
O problema não são os filhos e sim os pais dessa geração, eu com 11 anos ia pra escola sozinha, com 14 viajava sozinha, andava em São Paulo pra todo lado, ia no dentista fazer a manutenção do meu aparelho dentário sozinha, de boa. Agora eu fico de cara, com os meus sobrinhos e filhos de amigos 14, 16, 18 anos e os pais levando pra todo lado como se fossem déb3is ment4is. Pelo amor de Deus, gente!!! E eu nem sou tão velha assim, mas minha mãe soube me educar e me dar autonomia na hora correta.
Disse tudo! Na minha época isso era uma vergonha e motivo de chacota! Mas a culpa também é dos pais por ficarem mimando filhos marmanjos. Não é à toa que muitos coitados estão criando netos. Sai fora, essa geração é a pior. Tudo que era vergonha na minha época, a geração de agora tem.
Eu sou da geração Z, tenho 20 anos e sei fazer praticamente tudo sozinho, oque eu não sei, vou lá e aprendo, ou no Google ou perguntando para conhecidos. Minha mãe é muito CONTROLADORA. Não importa pra onde eu vá que seja importante como uma entrevista de emprego, ela vai junto, com a desculpa de que vou me perder, é sempre a mesma coisa, preciso tirar meu título de eleitor, lá vai ela junto, e simplesmente não posso fazer nada, se eu falo disso com outros membros da família, estou sendo mal agradecido, ou mesquinho, ela não me deixa ter minha própria autonomia, está sempre grudada comigo. Nem sempre é culpa dos jovens, às vezes eles só tem uma mãe como a minha que fica horas do lado de fora do Enem, me esperando sair.
Minha mãe também é assim. Eu lembro que na época da escola sempre que tinha algum passeio para a turma visitar um museu, parque, etc ... ela não deixava eu ir com essa mesma desculpa de que era perigoso e que eu iria me perder da professora. Os passeios que eu fui foram bem poucos e mesmo assim pra deixar eu ir ela também tinha que ir junto, eu era o único aluno acompanhado da mãe, até no dia que eu fui me alistar no quartel ela fez questão que o meu pai fosse me levar.
É horrível, não te enxergam como adulto
Vocês tem que sentar com a mãe de vocês e conversar a real, digam.. mãe eu sou um homem adulto e quero ser independente.
Porque isso é muito bizarro... meu primeiro emprego eu fui fazer a contratação e tinha um colega lá mais velho que eu, com a mãe do lado, foi muito bizarro e ficou todo mundo comentando... o cara saiu de babaca mesmo 😂😂 a primeira impressão é a que fica.
@@user-nc3fq1pf7g Não adianta falar não cara, tem mãe que é maluca
@@vitorsousa9067 triste isso.. acho que elas querem os filhos por perto, tipo pra servir de companhia pra elas, pra cuidar quando estiverem idosas, morar com elas e tal.
Eu vou fazer 30 esse mês, tô pensando em ter filho futuramente mas quero que ele seja independente, não quero criar pra ficar em casa encostado não... quero que ele ganhe o mundo como eu que viajo sozinha, tenho meu emprego, meu dinheiro.. meu noivo também saiu. cedo da casa da mãe dele e sempre batalhou as coisas dele... isso é o mínimo que qualquer adulto deve vivenciar
Tenho 41 anos e sempre existiu muita pressão no trabalho. Essa "especialista" tá por fora.
Culpa de quem? Dos pais. Mostrar a realidade desde cedo é fundamental. Na infância, já é possível vincular as crianças às simples tarefas de casa. Esconder a realidade é fatal! Amar os filhos não é escondê-los debaixo da cama, é mostrar que o mundo é injusto, duro e que está nem aí para eles. Isso não é normal! É uma vergonha. Um homem de 26 anos que não consegue ficar tranquilo em uma entrevista de emprego é o cúmulo. Gente, não normalizem isso! Não é normal. Pai, mãe, a chave está em suas mãos. "Levante-se, vai fazer uma coisa de útil. Comeu? Lave a louça. Vai comprar o pão na padaria. Prepare a sua própria comida. Diga 'bom dia' às pessoas". CONSTRUA O CARÁTER DO SEU FILHO DESDE CEDO! PARE DE PASSAR A MÃO NA CABEÇA DELE(A). Assuma responsabilidade desde cedo! Sofra desde cedo! Tenha experiências de trabalho desde cedo em casa.
👍👏👏👏
@@suelycar Moro na zona rural de Alagoas. Aqui, a coragem é estimulada desde cedo. A culpa é dos pais, pois Estado sempre teve.
_''Sofra desde cedo!''_
Sim, coloca a molecada pra ler a sessão de comentários do YT desde cedo...
@@gomes2151 E se a molecada ainda não souber ler, ensine a usar o recurso de áudio para isso kkkkkkkkkk.
Sim....a realidade sempre foi a mesma... não podemos fechar nossos filhos em uma bolha.... não adianta querer culpados, penso que o emocional de pais da geração Z é muito fragilizados....e os filhos muito resguardados...😮😮😮😮
Oferecem salarios melhores e beneficios para wuem? Gerentes né? Nos meus 50 anos nunca ci nada disso. Essa geração não ta de toda errada, ficar 40 anos ou mais ganhando pouco e não aposenta.
É engraçado como a geração passada foi quem mais destruiu a nossa geração e agora coloca a culpa na gente.
Tenho 20 anos e sou Jovem-aprendiz e no trabalho conversamos direto sobre como os pais praticamente largam os filhos entregando o celular pra eles pra não ter que ficar cuidando. Aí no futuro se norta viciado nas redes sociais e depois os reais responsáveis querem terceirizar a culpa
A culpa é sua rapaz toma vergonha na cara e para de culpar os outros, toda a geração z já é conhecida como a geração que deu errado. Os games hoje são tudo todes por causa de vcs chorões vivem chorando pra tudo não pode ter dificuldade que vcs chorão
@@ReneDeygo Que?
@@ReneDeygo Oq caralhos eu tenho a ver e o que caralhos os todes nos games tem a ver com o assunto?
@@ReneDeygo Irmão, teu texto não tem sentido e foge do contexto, tu tá na marola
@@ReneDeygo A incapacidade reflexiva é refletida nesse comentário
Algo que vejo que faz muita falta hoje sao os pais colocarem is filhos para fazer algum curso, seja de informática, mecanica , marcenaria , enfim , o que for. Hoje estou muito bem empregado porque lá pelos idos de 2005 meu pai me colocou num curso de informática. Eu aprendi digitação em uma maquina de escrever , todo pacote office e etc. Hoje sou administrador de banco de dados sênior .
Gente,tá todo mundo sem entender(Eu inclusive),falo por mim,tenho 20 anos,sou desempregado,já tive 2 empregos no qual me dei mal,fiz milhares de entrevistas.Sabem o que pedem nas entrevistas?Experiência.Agora me explica,como vou ter experiências sem oportunidades?Enfim.Esses recrutadores aí tem que entender que nós que estamos começando precisamos de um acolhimento maior,sabe,eu até acho que perdi oportunidades por conta dessa má fama que a nossa geração passa,mas eu não tenho culpa de ser parte dela.Enquanto as exigências forem altas nem eles terão trabalhadores nem nós um emprego,infelizmente essa é a realidade.
02:52 MENTIRA!A grande maioria pelo menos na região onde vivo exige experiência sim.
Uma dica, procure sair da zona de conforto. Estude, procure curso profissionalizante ou faculdade se possível. Faça um estágio não remunerado, começa a "movimentar sua carreira". Logo oportunidades aparecem!
@@viniciusfernandesleao6248mesmo com curso eles pedem experiência tem empresa que não tem noção.
E que tal pegar na mão e ensinar esses jovens com todo amor e carinho? Porque TODAS essas pessoas que hoje estão aí criticando e inclusive redigindo essa matéria, um dia já não souberam fazer nada e precisaram de ajuda também.
Todas essas pessoas passaram por isso e enfrentaram a situação sem precisar serem pajeadas. Essa geração vive alienada em redes sociais e não aproveitam o imenso tempo livre que estudantes têm para aprender algo de útil, virar adulto. A vida é assim, só esqueceram de contar a eles e agora fica esse chororô.
Eu tenho 40 anos, levo meus pais e meu ursinho
O ursinho a chupeta e a manadeira
😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkk..
@@LourdesmariaDomingassavinopria A mamadeira que eu uso é o meio de persuasão para ser contratado. É zoeira, claro. Nunca fiz isso
Kkkkkkk
Obviamente que como pais a preocupação de hoje é muito maior que a minha infância na década de 90, vc vive experiências e situações que vc tem medo dos filhos passar, o mundo sempre aconteceu as coisas ruins mas hj é muito pior, hj temos a cada segundo uma notícia de algo tenebroso que aconteceu, antes era algo que só sabíamos se tivesse muita repercussão, mas o maior mal de todos e a Internet, ela te salva assim como te destrói, hj ninguém procura, ninguém pergunta, ninguém sai de casa pra ver se vai ter sorte de encontrar alguém que esta procurando, simplesmente é tudo no celular
Eu sou Millenium e tenho muita dificuldade com eles, você envia mensagem e eles não respondem, vc tem que passar email e copiar os líderes, eu sei que fui jovem um dia e que tinha minhas dificuldades também, mas dá raiva rs.
Não responder mensagem de parente é uma coisa, mas não responder mensagens profissionais é inadmissível. Comunicação é FUNDAMENTAL para o trabalho em grupo. Sem comunicação, não dá, é impossível. E isso não dá pra ser justificado com a idade. Se não tem maturidade pra trabalhar, é melhor ficar em casa e deixar a vaga pra quem quer trabalhar.
Se for durante o expediente eu atendo na hora. Agora, se for fora...
Millennial * , não millenium
@@qualeaarte889 vcs sempre achando que idade tem que ser igual, mas não é assim que funciona. Quem é adulto e velho tem essa mania de prezar trabalho, quero ver quando não existir mais trabalho, o desespero que vcs vão ficar, só que vão estar com os dias contados.
@@qualeaarte889 socialismo está perto de vim, e o capitalismo e seus defensores serão varridos do mapa. Quero ver a turma conservadora que preza trabalho e dinheiro desesperados que não podem fazer absolutamente nada, e tudo que economizaram trabalhando arduamente terá sido em vão.
2: 43 é mentira, viu. O povo só quer um trabalho que pague acima de um salário mínimo para suprir as necessidades básicas que estão cada vez mais caras.
Se você é jovem nunca leve seus pais para uma entrevista . Isso demonstra fraqueza .
Obrigado, capitão óbvio
Na minha até se uma criança fosse pra escola acompanhada dos pais já era motivo de chacota!
A culpa geralmente não é nossa, alguns dos pais são superprotetores e não deixam seus filhos crescerem e serem independentes (mesmo que eles queiram muito e tentam a todo custo)
@bruno22480 Eu entendo como ele deve se sentir, a coisa é triste amigo, eu fui muito dependente até conseguir arrumar meu primeiro emprego. Muitas vezes o que nos prende são sentimentos que temos pelos nossos pais que super protegem, por amar e não querer desobedecer
Só de ouvir o jovem dizendo "meio que" , já desanima. Outro dia ouvi uma adolescente falando que teria q fazer outro RG, o colega dela perguntou o motivo, ela disse que anotou um número de tel no RG. 🤦🏻♀️🤦🏻♀️ Por aí a gente já compreende esse "Z"
Z de zero a esquerda 😂
Nossa dói meus timpanos também qdo ouço alguém falar: "Meio que" 😂
Como diz o poeta: a melhor saída é o aeroporto! Essa dificuldade é jovens de classe média, fico imaginando o jovem de família pobre que nem sonhou com inglês, faculdade e estágios. Boa sorte pra quem quer viver dentro de uma empresa...
Percebo certa dependência até da minha geração (tenho 31 anos).
Desde adolescente eu me virava pra resolver minhas coisas. Pesquisava endereços no mapa da lista telefônica quando precisava sair. Outras vezes no Google (faço isso até hoje).
E sempre resolvi sozinho, porque poderia fazer isso.
Quando era universitário (lá pra meus vinte e poucos anos), via muitos alunos com seus pais pra fazer processos simples. Eu achava aquilo uma representação incrível de dependência familiar.
Essa atitude da reportagem me soa igual, uma dificuldade de se sentir seguro sem a presença dos pais.
Na sua geração um homem era capaz de sustentar apenas com um salário minímo, hoje nem um apartamento consegue alugar com isso. Meu pai veio pra SP sem terminar o ensino médio e arrumou emprego em pouco tempo ganhando até que bem pra época, hoje eu com faculdade estou sofrendo
Na faculdade vi uma mulher q ia e voltava na garupa da bicicleta do pai.
@@Rodrigo-Araujo, nesse caso eu até entendo. Ela sendo mulher, infelizmente não está livre de certos riscos, a depender de onde more, distância, período do dia. Vejo como proteção paterna.
@@tequila_babysim, a disputa está maior, mas longe de ser desculpa pra ficar dependente de pai/mãe pra resolver coisas básicas do dia a dia.
@@tequila_babya dificuldade financeira sempre existiu, colega. Não se engane. Vc ter dificuldades financeiras não tem nada a ver com saber enfrentar os problemas sozinho.
Gerações anteriores não tinham pressão 😂😂😂😂😂😂😂
Essa foi de lascar mesmo!
Se comprar terreno com a cabrita do papai e construir empresa nesse terreno for difícil para eles, parabéns! Sabemos qual seria a geração fraca
Dias atrás, numa reportagem da Band, o mesmo tema foi abordado. Consultei uma amiga que trabalha na área de RH, somente por curiosidade, e ela confirmou tudo o quê dizia na matéria. Disse ainda que nem conversar eles sabem mais. Comentei isso, e um bando de gente com avatares de personagens de mangás me esculachou nos comentários. Além de não saberem conduzir uma conversa, ficam extremamente irritados quando contrariados e furiosos quando verdades são ditas. Como disse lá: "A vida ensina". Continuem assim, e vão longe. Muito longe.
Mimados, nascisistas e mal educados. Gastam todo o tempo livre que como estudantes têm de monte só se alienando em redes sociais e agora querem que peguem na mão, com amor e carinho pra virarem adultos e assumirem responsabilidade. Essa conta vai sobrar pra nós.
Sua amiga que é uma péssima profissional.. generalizando uma geração inteira.
@@kinho093 E vc não tem capacidade de interpretação. Eu disse que ela confirmou o quê a matéria diz. Estuda mais.
Pressão,risco , dificuldade,disciplina adaptação. Isso sempre existiu. As gerações anteriores,vinda de famílias com mais filhos,souberam lidar mais com isso. Um dia, esses jovens terão de sair da bolha de proteção e enfrentar a vida, e isso nem pai nem mãe poderão evitar.
Sou geração Z mas da década de 90, estou com 29 anos. O contato com tecnologia iniciei aos 9 anos de idade com um computador velho caindo aos pedaços, mas aprendi muita coisa mesmo da parte de hardware, bugs, rede, cache, software, programação e etc...
no meu ver o contato com o computador é melhor para aprendizado técnico mas acho que tem muitos fatores que estão influenciando nisso, como celulares que fazem muita coisa de um computador hoje em dia, também tem os corretores automáticos de smartphones e as redes sociais que são cheias de conteúdo viral, tóxico e inútil e as IA's que ficam entregando tudo de mão beijada e prejudica o aprendizado.
A galera mais jovem não compreende por que precisam aprender essas coisas pois não os julgo por acharem infundadas já que nossa educação continua sendo muito ruim com uma didática robotizada, a tecnologia nossa evoluiu mas o ensino não, continua velho, arcaico e cheia de ideologias que torna incompatível para os tempos atuais. Também acho que o aumento cultura woke (pode me xingar to nem ai) causa mais questionamento nos jovens gerando repulsa a empresas, patrões e a elite num todo pois os veem como exploradores, então acho que é isso que está relacionado ao medo e a insegurança pois ao perceberem que estão envelhecendo estão vendo a ficha cair e o sonho revolucionário se esvair.
Então não é Z, é Millennial que nem eu.
Verdade
É a tal da facilidade que essa geração vê no tiktok e insta. O mundo real não é bem assim. Precisamos repensar como estamos educando nossas crianças, adolescentes e jovens adultos.
Nada que você faça vai agradar os exploradores. Não vale a pena nem tentar.
Escola nao prepara para mercado de trabalho, esse jovens tem passar por treinamento RH, entrevista e como fazer entrevista, comunicacao e mostra habilidade e competencias.
Na empresa que trabalho tem estagiários da geração Z. Eu sou millennial me dou bem com eles. Mas o pessoal mais velho e eles se estranham um pouco...😅😅😅
Uma coisa que a garotada da geração Z possui que admiro, embora considere pouco prático na vida real, é que eles são anti sabujice. Eles se recusam a puxar saco de chefe. São agradáveis com quem gostam, independente se é o gerente, o funcionário ou a faxineira.
Se não vão com a cara do chefe ou da chefe, simplesmente demonstram. Claro que isso tem mto de imaturidade. O mundo real não funciona assim...mas não deixa de ser uma lufada de ar fresco essa sinceridade infantil deles.
O jovem não sabe ser falso
_''Se não vão com a cara do chefe ou da chefe, simplesmente demonstram.''_
Ser agradável só com quem se gosta é sinal latente de narcisismo.
Isso que vc comenta não é legalzinho..... É o maior problema das empresas.... Chama problema de relacionamento...... Daqui a pouco os empresários vão tentar substituir o máximo de gente por robô e tem mais do que razão..... Já tão evitando de contratar essa galera e só vai piorar..... Em congressos não se fala mais em como lidar com eles e sim como substituir....... Logo vão estar levando os pais pras ruas pra ajudar vender missangas 😂😂😂😂😂😂
Achei bem interessante seu ponto. Tbm sou millennial e convivo com muitas pessoas da geração Z tanto no trabalho, quanto na faculdade e já percebi algo nesse sentido. Talvez isso possa até ser “pouco prático” na vida, mas na vida do mundo que as gerações anteriores criaram, não no que eles desejam. E é claro que de certa forma, algumas atitudes possam ser consideradas imaturas, eu me tomo como exemplo disso. O meu eu de 29 anos hj, considera várias atitudes que tive nos meus 19 anos imaturas, mas eu não posso esperar que esse “eu do passado” tenha ciência disso, visto que ele não passou pelo processo que formou o meu “eu do presente”. Aplico esse mesmo pensamento com a galera da geração Z, a maturidade virá mais cedo ou mais tarde, e espero muito que eles consigam conciliar a experiência de vida com esse pensamento menos hierarquizado.
@@gabrielmaschio4508 Ai esses empresários vão perceber que para substituir o máximo possível de gente por robôs é preciso investir, e isso custa muito dinheiro, e tbm leva bastante tempo. Então quando o Boomers não estiverem mais em condições para trabalhar, ou nem mesmo estiverem mais por aqui, só sobrarão os millennials e sim, a galera da geração Z para ocupar esses postos de trabalho.
Meu Pai que leva nas minhas entrevistas pq ele q dirige, e sempre me levou, não vejo problemas desde que não entre na sala de entrevista óbvio.
Se você não dirige, vá de bicicleta, ônibus ou de uber. Ser independente dá mais credibilidade para os mais velhos.
@@pedroafonso5386 eu vou com oque eu quiser , isso não muda nada em mim, se tv que me contratar ou não, só pq meu Pai me levou, aqui em casa ele leva todos, e busca no serviço quando pedimos, leva no hospital tbm, e acho normal.
@@pedroafonso5386 Nunca tive uma bicicleta na vida e ônibus e Uber só me custariam o dinheiro que não tenho. Não custa nada pedir para o pai ou a mãe levar pela mais simplicidade, pelo menos enquanto a pessoa não está contratada e não recebe salário. Não faz sentido
@@linfeisatuexato, levar tudo bem, só não pode entrar lá.
E tá certo, só não entrar e não parar na porta.
"Pressão dos Pais"... Logico!! No nosso tempo com 18 anos (ate muito menos) ja tinhamos nosso emprego, não dependiamos dos Pais, e se a gente se incomodava, ia morar sozinho...Ai sim que nos tornavamos adultos um pouco mais responsaveis. Hoje não, não pode falar nada , não pode exigir nada pois fazendo isso, somos "Pais toxicos"... A unica pressão que coloco no meu filho é que saia do p***@ do sofa e do celular. Creio que muitos Pais aqui tambem "pressionam eles " por esse motivo
Na verdade, essa geração ta bem ferrada com o avanço descomunal nos ultimos meses da IA e dos " humanoides" que daqui a pouco estarão populares em muitos campos de trabalho... e mesmo assim muitos não tão nem ai , pois se sair pra procurar emprego vão perder "fases importantes da vida no Free Fire"
Geração que não sabe ouvir não, não é motivo de choro pra eles
Pelo visto, nos vamos ter que "cuidar" deles, sabe...
@@marques8137 ao contrário, é o excesso de cuidado dos pais que criaram esses jovens frágeis. Tem pais indo até mesmo em faculdade debater com professor sobre nota do filho. Acho que os pais é que estão necessitando de uma surra
Eu tenho é pena dessa geração z completamente perdida nesse mundo estragado por nós, das gerações anteriores.
Feliz de ter nascido na década de 70.
Se ainda tem JOVENS de 30 ou 40 anos que vivem e recebem ajuda financeira dos pais, já dá para concluir o resto.
Feliz desses jovens que tem os pais para lhes apoiar.Isso é um privilégio! enquanto muitos saem de casa pra fugir da miséria.
@@devenezaoliveirae morrem em outros lugares como indigente pela falta de sorte. A geração passada tem é inveja da atual.
Privilégio isso sim
Se tua vida foi ruim suficiente pra te obrigar a aturar péssimos empregos... Sinto muito, mas dar pra sentir a inveja da geração passada com os privilégios da geração Z.
Meu primeiro emprego foi com 15 anos menor aprendiz no DER da avenida iguaçú minha mãe tinha carro do ano mas eu pegava dois ônibus para ir e dois ônibus para voltar estudava cedo acordar às 6:00 para poder estar na escola às 7:30 saia ao meio-dia para poder estar no estágio às 13:00 muitas vezes sem comer e confiando no lanchinho que eles davam tipo um sanduíche básico um café passando até fome muitas vezes e ganhava 121 reais, meus pais nunca foram comigo numa entrevista de emprego, eu jamais os levaria por vergonha também, sempre encarei a vida de frente sob sol, chuva, de ônibus, depois de carro agora de avião quando viajo a trabalho, sem tá debaixo da asa de Papai e mamãe....
Saí da classe média baixa, trabalhei desde os meus 15 anos hoje estou com 33 e já tenho formação superior com pós-graduação e em vista de fazer mestrado, em uma posição profissional bem confortável, fiz tudo por meus méritos, meus pais só disseram: *vai meu filho, vai para o jogo da vida, me orientaram e me deram um estudo básico e o resto foi comigo, e isso não me fez um mártir ou um coitado, uma vítima. Pelo contrário sou muito feliz e grato aos meus pais por terem me dito uma vez uma frase que era assim *a vida não é mãe a vida é madrasta!*
Temos que estar preparados!
Geração Z nem se atreve a responder o seu comentário.
Se você tivesse 15 anos hoje não passaria nem da porta da empresa e te mandariam para site para fazer inscrição que nem você e nem eles sabem para onde vai seus dados.
Conseguiu esse emprego com ajuda de amigo ?
Continuou trabalhando na empresa depois do jovem aprendiz ? Porque a maioria é chutada depois que passa o período.
Pagou a faculdade, fez pública, tinha um emprego estável ?
Muito mal contada sua história, se é tão fácil deveria zerar seu currículo e começar de novo. Aí sim tu teria moral para dizer sobre esforço, o esforço de hoje não se compara ao esforço que tinha antigamente muita empresa fechou, economia se transformou em Uber e bolo de pote e fazer faculdade virou penitência para quem fica desempregado.
É muito fácil julgar os outros com sua vida comi régua, difícil é experimentar a vida do outro.
@@brendonblack9150 hahahaha... A vida corporativa se resume a Uber e bolo de pote? Uau! E quem são as milhares e milhares de pessoas que ocupam os trocentos escritórios por aí? Fantasmas? Robôs? Seu argumento não dura três linhas.
@@brendonblack9150nao tem argumento
Ta bem raso isso
Quem quer vencer nao procura desculpa
O povo é cheio de desculpa
Cadê a solução??
Juventude precisa é limpar um lote e aprender pegar cimento e assentar bloco
Ajudante de pedreiro
Múltiplas aptidões no mundo digital ? Mexer em Instagram, tik tok, kwai, Facebook, e etc, é aptidao pro mercado de trabalho? Essa geração é preguicosa e viciada em redes sociais...
Sim, hoje em dia vocÊ pode fazer uma live com a chefia de departamento por telepatia, pra quê tudo isso, né?
Obrigado a geração Z, graças a vcs eu tenho emprego
Eu acho que cada geração tem seus desafios e os mais velhos (das gerações anterioriores) deveriam ajudar a nova geração aconselhando o que deve fazer e não fazer, dando suporte de forma positiva não jogando suas experiências da época vivida e pressionando o jovem a ser como era pois cada época possui suas dificuldades e facilidades.
Os jovens /adolescentes são obrigados a estudar não tem mais essa de trabalhar com 12,13,14 anos como a geração anterior sempre fala para a gente. No ensino médio se estuda matérias onde só se aprende coisas teóricas e nada na prática.Sobre experiência de trabalho mesmo um jovem -18 anos querendo trabalhar disposto a trabalhar não se tem empresas suficiente que contratam jovens sem experiência ou que ainda estão estudando na escola aliás raramente contratam então vc saí aos com 18 anos da escola somente com a experiência que o próprio colégio lhe proporcionou que como eu falei antes foi tudo teoria.
Já os mais velhos querem que os jovens saiam prontos do colégio deveria ser ensinado na escola coisas básicas do dia a dia como: abrir uma conta no banco, sobrivencialismo,política,cozinhar, sobre jardinagem na prática, ética em sociedade, liderança,incentivar a criatividade e o empreendedorismo, mecânica, como lidar com emoções....
A pressão que essa geração enfrenta é por conta que vemos a cada dia que passa o mercado de trabalho vai ficando mais difícil e menos vantajoso isso suga a energia vital de qualquer um as empresas tem milhares de candidatos para 1 vaga disponível é claro que isso um dia ia dar errado de alguma maneira, o mercado de trabalho está implodindo é muita gente querendo trabalhar para pouquíssimas vagas.
Eu só não concordo em levar os pais para dentro da sala de entrevista de emprego a independência é essencial para um adulto mas quem ensinou essa co-dependência foram os pais. Já que crescemos ouvindo o quanto lá fora é perigoso e que se deve ter cuidado com as pessoas pois não são confiáveis.
Querem que aos 18/19 anos se mude uma chavinha na nossa cabeça e para ficarmos automaticamente experientes na vida e no tempo de horas trabalhadas? Então dê acesso e espaço para que isso seja possível.
Alguma coisa está errada com o sistema de mercado de trabalho atual muitas coisas devem ser melhoradas ou adptadas.
Amei ler seu comentário, é exatamente isso. Tenho 25 anos e estou na minha primeira graduação, e nunca trabalhei de carteira assinada. Mas você disse uma coisa que também já percebi, não tem trabalho porque tem algo errado com as leis trabalhistas. Tinha que tirar a lei de salário minino, e colocar mínino por hora. E incentivar as empresas dando descontos de imposto pra elas contratarem pessoas adultas em meio período, e o Estado deveria reduzir o tanto de imposto que cobra das empresas pra elas se expandirem e contratarem mais funcionários. Não tem outra solução além dessa pro país, o triste é que a geração de nossos pais, e muitos das nossas gerações, vão achar um absurdo perder direitos trabalhistas, mas sinceramente, tem gente que eu conheço que é bem mais velha, e nunca trabalhou de CLT e outros que a anos estão desempregados, certeza que todos nós, aceitaria um trabalho ao invés de ficar parado esperando direitos. Fora que o brasileiro é explorado de qualquer forma já, mesmo com esses supostos direitos. Agora uma coisa é fato, o Brasil não vai mudar com essa atual gestão no poder. Fora que a previdência pública está falida, nos próximos anos com certeza vão aumentar a idade mais ainda pra aposentar, e o certo era o governo começar a investir em educação pro brasileiro passar a investir em previdência privada. E outra, na geração de nossos avós, era mais fácil ter casa, sair de casa, hoje em dia não, está tudo caro, e não temos renda. Chega de governos de tanto assistencialismo que só gera dependência dele, queremos ter liberdade de nós mantermos através de emprego e renda.
@@AnaClaudia-nc9wf Sim, infelizmente estamos estagnadas e a atual gestão desse governo só está atrasando a evolução por mais 3 anos. A situação tem que ser resolvida de maneira urgente e as pessoas sempre ficam esperando para depois e depois o problema tem que ser resolvido agora!! Olha as novas gerações estão vindo e o mercado de trabalho e o sistema está totalmente encurralado e cheio de falhas provavelmente as gerações mais jovens não vão nem ter aposentadoria no futuro e o mercado imobiliário está péssimo ninguém está conseguindo comprar 1 casa de 64m² a vista.O problema é grave e complexo e provavelmente se não conseguir resolver vai se agravar!
@@AnaClaudia-nc9wf Eu também. Já estou com 23 anos, faço faculdade de Matemática e nunca trabalhei de carteira assinada até hoje 😅
Eu lembro que antes de eu entrar pra faculdade eu tentava várias vezes conseguir um emprego, mas depois das entrevistas as empresas não me davam retorno, nem mesmo as de jovem aprendiz.
se tirar o clt vai piorar mais ainda@@AnaClaudia-nc9wf
@@marcospaulooliveira9601 Onde? Se é a CLT que está gerando desemprego. E quando eu falo em tirar a CLT, não é simplismente tirar, é atualizar pra realidade de agora. Os políticos que estão no poder, estão presos ao passado assim como a geração de meus pais, administram o agora, como se o mundo hoje fosse igual a décadas atrás. É uma necessidade urgente trazer dinâmica ao mercado de trabalho do país, para colaboradores e empresas. Mas deve se estudar como fazer essas mudanças, e elas devem ser bem feitas, e depressa.
E vai piorar cada vez mais e mais, pois nas escolas onde basicamente também deveria se aprender habilidades sociais, rotina, lidar com a carga de trabalho (tarefas escolares), prazos e responsabilidade, isso não está mais podendo ser realizado de forma plena, pelo menos não da maneira como deveria, já que as famílias (a maioria), quer definir o que e como aprender, se acham no direito de colocar dedo na cara de professor, gestores, reclamam de tarefas, trabalhos escolares, tudo para que seus filhos não se frustrem ou sejam cobrados, já que pra essas pessoas tudo traumatiza, tudo causa ansiedade.
Pois bem, espero que tenham uma boa condição financeira para sustentar seus filhos/as até a velhice desses, já que estão automaticamente os tornando dependentes, ansiosos, antissociais e medrosos, salvo raras exceções e isso não é coisa de rico não, o que tem de família de comunidade que educa as crianças dessa forma, é inacreditável!
Gente e eu que marquei uma entrevista em grupo Como de costume para apresentar a empresa e sua cultura e negócios , e quando os candidatos iam entrando na sala on-line no Microsoft Teams, me entram dois candidatos com as mães presentes , eu fiquei tão incrédulo com aquilo que pedi para permanecer na sala apenas os candidatos e não os parentesco e familiares.
As duas mães não queriam sair da sala e davam desculpas que não iriam atrapalhar estavam ali apenas para acompanhar os filhos , e eu tive que mais uma vez em insistir para a saída dos mesmos caso contrário era a desclassificação dos dois para a vaga . Resumo uma mãe desligou e saiu da sala junto ao filho e a outra deixou o filho participar a sós kkk .
Eu fiquei tão impressionado porquê nunca havia presenciado isso hahaha.
Mas enfim né .
Jovem teqm que estudar e começar a trabalhar aos 40 pra acabar com o preconceito conosco.
Eu acredito que a independência seja interessante, mas tentando olhar para um lado um pouco mais fundo eu não observo só dependência, mas vejo uma insegurança e a forma deles tentarem ter mais segurança é estar na companhia de quem os confia. Ganhar um emprego hj é realmente muitíssimo difícil e as oportunidades muita vezes são péssimas. A ideia deles de levarem os paíis na entrevista me faz pensar outro lado também... A exploração e más oportunidade são tão recorrentes dentro das poucas oportunidades que já existem que realmente seria hilariante interessante chamar alguém com mais experiência de mercado do que para acompanhar vc em uma entrevista. Pois essa pessoa que vai te acompanhar não está participando do processo e ela vai falar o que vc não deveria em meio ao processo. Ai sim, seria interessante,. É como um conselho de uma pessoa que já trabalhou com isso para ajudar a te proteger antes de vc aceitar vagas exploratória ainda mais se vc nao conhece o mercado.
A pesquisa que se viu foi que o jovem não é adaptado aocomputador. Mas na verdade depois do manejo rápido do celular o computador ficou precisando de inovação. O Sistema é lento e muito burocrático.
Já vi mta gente genZ q não sabe usar um computador pq só usou celular a vida inteira, então não é bem verdade q são bons nos meios digitais.
Eu tbm sou da GenZ, mas em que mundo esse pessoal estava quando as Lan houses se popularizaram quando criança?! Eu sei que eu nunca sei da maior parte das coisas da computação até porque nunca tive uma, mas coisa básica de computador é o que eu nunca esqueço.
@@myers_GOD21 gen z é de 94 a 2010, quem é mais do começo pegou a era dos Pcs, os mais novos não em função do celular. O problema é que Pc é essencial pra programar, editar, digitar, etc, etc..
Eu com 23 anos nunca peguei em um computador😂
Que tipo de pressão que a geração "Z" sofre que a geração anterior não sofreu? Os pais estão diretamente ligados a incompetência dessa geração em gerir a própria vida, a fragilidade dessa geração e resultado do excesso de mimo.
Geração z é o terror das empresas acostumadas a fazer o colaborador de escravo
ta na hora de derrubar as empresas kkk
*é só não trabalharem é ficarem desempregados*
Eu mesmo se vejo vaga sem valor do salário e muita responsabilidade nem mando currículo, é aqule tipo de serviço que vc gasta pra trabalhar, em almoço e remédios
Quem faz colaborador de escravo é o estado. É lindo fazer uma compra básica no supermercado e ainda pagar no crédito, (fiado) pq todo dinheiro é pra pagar impostos e sustentar o luxo de corruptos.
Quem faz o trabalhador de escravo é o Governo
A realidade é que a CLT tá acabando, a internet é isso, me formei em engenharia de software e nunca trabalhei com carteira assinada sempre empreendi desde a faculdade, hj recebo muita propostas de emprego com bons salários, só não aceito porque trabalhar com liberdade é sonho de qualquer jovem não vestir roupas de Oompa Loompa 😂
Tenho um primo que faz Ciência da computação numa federal, ele ta com medo de terminar desempregado, qual o segredo para se dar bem?
Como vão trocar uma lâmpada pelo celular?
E seu papel higiênico ?
Resumindo ,ou vão aprender a trabalhar ou o celular vai servir pra se limpar não horas oportunas.
Eu sou Millenium e quando tinha uns 19/20 anos ja vi muita gente levando a mae tbm,isso vem desde a minha geração é fato que da minha geração em diante é todo mundo mais mimado mesmo graças a Deus,mil vezes ser Nutella do que ter passado pelos perrengue que as geracoes passadas passaram,tinha nem internet eu hein!
As pessoas viviam antes da internet
Então desconecta a sua e vá viver!!!
Minha irmã de 18 diz que saiu do estágio pq o chefe reclamava muito era tóxico, ele não deixava ela mexer no celular em expediente quando "não tinha nada pra fazer". ????
Daqui dez anos vão estar falando da geração alpha. Ah, esse papo é assim desde o começo do mundo.
Assim não meu amigo ! Primeira vez na historia uma geração de adultos que não cumprem regras,não sabem fazer as proprias refeições ,lavar a propria roupa etc ... Nunca houve outra geração tão despreparada
talvez a culpa tinha sido nossa, essa geração nasceu e cresceu na pós-modernidade tentamos a qualquer custo criar filhos de forma diferente dos nossos pais, muita liberdade e pouquissima responsabilidade , fora os estímulos em turbilhão que eles recebem. então isso contribuiu muito... é uma pena
Essa geração está enfrentando o fim da era do trabalho, isso nao será do dia para a noite, primeiro passará pela uberização e pjotização do mercado de trabalho, a melhor defesa para essa geração e fazer corpo mole ou mesmo desistir pois é uma batalha perdida.
bom comentário.
Inteligência artificial roubando os empregos da galera, e o mercado de trabalho jogando na cara de vocês que é culpa de vocês... que vocês sao mimados e vagabundos. Eu tbm não acredito nessa mentira. Sou Millenium e tenho meu emprego, consegui com muito esforço.
Todas as pessoas da geração Z que encontrei no mercado de trabalho são excelentes, são super inteligentes, tem grande potencial, eu não caio nessa mentira de que a culpa é de vocês, é um sistema cruel
Odeio quando minha família não me deixa fazer as coisas sozinhos
Kkkkkkkk
Piada.
Eu ia sozinho de terno e grava aos 14 anos de idade, em locais completamente desconhecidos pra mim, sem gps nem google maps, só com ônibus e boca, nas entrevistas atrás de trabalho. Tomava não na cara e me segurava pra chorar só em casa.
Você beijava os cobradores na boca para andar de graça?
@@gomes2151 Onde você leu que ele andava de graça?
Oooooh, ok, Sr. Independente
@tolistor Tenho orgulho de ser independente e hoje ter 3 empresas e 20 colaboradores.
@@dudugatesfalta, além de tudo, interpretação de texto para a criança aí...
Acho q o maoir problema não é os pais e nem os jovens, mas sim o mundo q vivemos hoje, hoje uma mãe larga seu filho pra sair de casa sozinho para aprender a viver a se virar sozinho, mais ela tem q ficar em casa com o coração atordoado por não sabe se o filho vai voltar, porque o mundo de hoje só tem violência e maldade, então muitas das vezes os pais se sentem bem assim por acharem que são capazes de defender seus filhos da maldade humana e muitas das vezes não conseguem soltar o q para eles é o bem mais precioso não importa a idade!!!
A falta de comunicação é por causa dos celulares essa galera nova fica com a cara socada no celular, não procuram melhorar a interação, mas o pior que não é só os jovens até os adultos mesmo. Celulares e tecnologia está afetando a interação humana.
Quem fica com a cara socada no celular é lutador de boxe.
@@gomes2151 não entendi
Não acho isso nao. Comunicação é aptidão. Minha comunicação sempre foi péssima, sempre tive como um defeito. A comunicação do Luciano Hulk é excelente. Tem nada a ver com cel isso nao. Antes do celular entao só existiam pessoas de ótima comunicação?
o luciano hulk com certeza praticou isto alguma vez. algo que devemos fazer se quisermos melhorar em algo que temos dificuldade. recomendo que pesquise sobre isto, como se comunicar melhor e etc! vale a pena, e muito top!@@evandrodiniz9897
Kkkkkkkkkkkk MANO. Sempre andei de ônibus sozinha pra ir pra escola, eventos. Porém, ano passado minha mãe insistiu pra ir comigo na entrevista de jovem aprendiz do Itaú. Mas ela ficou esperando acabar do outro lado do cômodo. Tinha eu e uma menina, será que contribuiu pra eu não conseguir ficar na vaga. Kkkkkkkksocorro
A galera só sabe usar o celular. Tenho dificuldades gigantescas em admitir jovens devido a falta de habilidade, o pessoal não sabe mais usar computador e programas como Office são desconhecidos por eles. Não conseguem se abster do celular, não sabem ouvir feedback, não sabem esperar respostas, não atendem prazos e fazem trabalho com qualidade duvidosa. E entrevista nem é o problema, é normal ficar nervoso, mas a efetivação do trabalho Olha... é dificil
Nos anos 90, um trrreno valia +/- 5 salarios minimos, hoje o mesmo terreno vale uns 60 salarios minimos, a culpa nao é do individuo e sim do sistema que esta instalado
Eu tenho 20 anos, vou fazer 21 esse ano, nunca trabalhei ☹️
eu tambem, mas ja fiz entrevista de emprego e nao foi pressao para min, so faltou um curriculo cheio sabe? nao tenho curso e nao terminei o 2 ano, essa pode ser a razao de nao me chamarem 😅😅😅
Tenta uma vaga de jovem aprendiz. Sua idade ainda permite
Sou millenial e comecei aos 17. Vocês ficam esperando a vaga perfeita porque são mimados. Simples assim.
@@jefersonwillian1000Consegui isso. 20 anos aqui 😁. A dica é ter malícia e ser indicado.
@@Kalus-ln1ho Que bom cara! Exatamente isso!! Sucesso pra ti
Me causa pesar ver isso. Digo isso porque o mundo não é o que diz por ai pela boca de muitos. É um lugar frio, medonho, injusto, cruel, etc. Quanto mais forte for alguém no intelecto, emocional ou quando mais habilidoso for alguém em usar a mente que tem para prosperar então melhor é. Apesar de todas essas coisas bela dita em livros de psicologia e outros ramos. Na prática é outra história. Eu fico impactado porque vejo muitos jovens não estão preparando para lidar com o mundo como ele realmente é. Por causa disso. Muitos irão sofrer horrores. Mesmo que não acredite nisso. A realidade trará jeito de mostrar cedo ou mais tarde.
Eu tinha medo de iniciar a vida de trabalhar para não me tornar um desses loucos que só pensa em trabalho. É difícil! mas também é fácil.
É como diz o ditado um rei não escolhe onde reinar ele reina a si mesmo no meio que está é isso ai mesmo, são essas pessoas!😵💫
"A empresa não espera que o jovem seja experiente."
Mas sempre pede 2 anos de carteira.
Tempos difíceis criam pessoas fortes e tempos fáceis criam pessoas fracas 👍🏻
Então a geração z é forte! Diferente da geração que comprava o terreno com a cabra do pai kkkk
Essa frase n faz muito sentido na pratica kk
Tempo fáceis??😂 o bostil nunca teve tempos fáceis aq é 3° mundo. Tempos fáceis é nos EUA e na Europa
Levar pai e mãe na entrevista é o fim, tenho 26 anos e nunca fiz isso 😂
Esses dias uma menina de 19 anos disse que quer fazer faculdade de psicologia on LINE....vê se pode....
ué, se existe ela não tá errada
minha faculdade também é EAD (ensino a distância) e só tinha essa opção.
tbm exigem 2 seculos de experiencia em sonda solar, que ja tenha pisado no sol 3x de noite ainda, e tudo isso antes dos 30, com salario de 1400
Esses entrevistadores se acham muito superiores a DEUS.
Fui numa entrevista se emprego no único local dos 20 locais que deixei currículo. Não consegui a vaga. Enfim, vou passar um bom tempo vivendo de Bolsa Esmola.
Quem paga essa bolsa esmola vc sabe?
A geração Z de fato tem suas falhas e erros. Mas e o que esses pais desses jovens tem feito ? Pois uma mãe ou pai pra aceitar a ir na entrevista ou ligar pra empresa como se o filho estivesse na escola, demonstra um pouco do perfil de filho ou filha que estão criando.
Se for de menor ou tiver certo grau de deficiência, ainda vai o pai ou a mãe ou um responsável ir junto a entrevista. Mas após certa idade, aí não !!!
ENGRAÇADO QUE PRA APRENDER A USAR DROGAS OU ENCHER A CARA ELES NÃO LEVAM O PAPAI É A MAMÃE JUNTO.
APRENDEM SOZINHOS
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui na boca perto de casa os jovens levam os pais pra comprar o bagulhinho
Eu aprendi a usar o Caps Lock com a minha mãe...
@@gomes2151 Caps Lock é uma gíria nova pra drogas?
@@bichinhosdazueira Meu...... Será que os pais também entram nesta onda com eles??? kkkk
A culpa nem sempre é da própria geração e sim dos pais que o educaram até chegar a esse ponto. E isso é passado de geração em geração, tem pessoas que ignoram os ensinamentos dos mais velhos da geração por achar muito pesado na base da peia kkkkk e acham que educando da forma mais leve e fácil fica melhor. Não! Eu tenho 29 anos e quando for pai vou educar meu filho da mesma maneira que meu pai me educou e hoje sou bem sucedido graças a Deus e a eles.