verdade, falam dos jovens mas os piores são os idosos, que nem deviam ter celular... MUITOS extremamente viciados, não sabem o que é certo errado, real ou fake, e compartilham qualquer coisa com qualquer um, são enganados... triste. Ao invés de eles fazerem algo para treinar a mente, ficam no celular vendo tiktok e corroendo o resto do cérebro.
O vício em tecnologia, como jogos e tempo excessivo de tela, muitas vezes é um reflexo das condições sociais e econômicas que enfrentamos. Muitos jovens, ao encontrar um "não" após o outro na vida real, acabam buscando no mundo digital uma forma de escape e alívio, onde podem experimentar conquistas, autonomia e até mesmo a sensação de pertencimento. Essa busca por refúgio no virtual está cada vez mais relacionada à falta de oportunidades concretas: as dificuldades para encontrar emprego, a violência nas ruas, as barreiras ao crescimento econômico e a falta de liberdade para expressar e realizar o próprio potencial. Esses dados sugerem que o problema do vício em tecnologia vai além de uma questão individual. Ele é, muitas vezes, um sintoma do ambiente externo em que o individuo está inserido. Assim, entender e resolver essas questões exigiria uma abordagem mais ampla, voltada a melhorar as condições sociais e econômicas, proporcionando mais alternativas reais e saudáveis de engajamento na vida real.
Verdade. Isso é um reflexo muitas vezes na nossa vida social. Falta de amigos ou mesmo falta de dinheiro impedem que busquemos novas experiências, restando a alternativa de se isolar.
não é vício em tecnologia, é vício... porque grande parte desses jovens ou pessoas viciadas em celular, tem baixíssimo conhecimento em tecnologia... eles só sabem rolar a tela do dispositivo, mal sabem o que acontece naquele dispositivo, se o que estão vendo é verdadeiro ou falso... Mesmo assim, mtos se consideram experts em tecnologia kkkk
@@leonardo-jb6jy Existe um grupo bem pequeno e especifico de pessoas que não tem celular ou não usam. E geralmente são pessoas idosas numa idade avançada, que tem problema serio de visao, que tem problemas mentais, ou sao moradores de rua.
@VCTR_yt O primeiro sinal de vício do celular, é a negação do vício mesmo tendo um celular. Sabia que os alcoólatras e todos os viciados sempre negam seus vícios. Eu só acredito que a pessoa não tem vício no celular, quando a pessoa nao tem nenhum celular.
sou professor e vejo o impacto negativo que o uso excessivo de telas vem causando dentro das escolas. Preocupante e tudo isso com autorização dos pais que cada vez mais cedo presenteia seus filhos com eletrônicos.
O maior problema seria o conteúdo acessado, não? Uma crítica que li feita por um médico foi o quão pouco estimulante do ponto de vista cognitivo o conteúdo que circula nas redes sociais é. Creio que se fosse comum os jovens usarem celulares 4h por dia, mas lendo, jogando xadrez e quebra-cabeças etc., se ainda houvesse problemas, seriam poucos e simples.
@@curioso0_0Eu concordo com você!!! A falta de estimulo cognitivo no conteúdo consumido é um fator que é ignorando, a sociedade devia priorizar um conteúdo mais intelectuais nas redes sociais.
Problema é o conteudo e não a tecnologia, eu sempre tive tecnologia como meu hobby e sempre fui aluno acima da média. O que falta na garotada de hoje é consequencias para seus atos, eu tinha minha "liberdade" desde que estivesse indo bem na escola
Existia pouca informação acerca do uso de drogas e cigarros nos anos 40-50. Os pais também não sabiam educar os fiihos perante algo que SÓ HOJE chamamos como ameaça (qualquer semelhança é mera coincidência).
@@evex6944 Você provavelmente ao ter afirmado isso deve desconhecer de que estudos científicos, indicam que o efeito da dopamina causada ao nosso cérebro pelo consumo de redes sociais, é o mesmo no qual drog* ( sejam ilícitas ou não) também causam.
É isso que to vendo. Os mais velhos tão viciados, os mais jovens nem sabem sair disso pq já nasceram nessa onda. A minha geração nasceu entre as duas eras então a gente viveu o mundo sem e com tecnologia. A minha geração pelo q eu noto, é a que mais fácil tá notando quão mal isso faz e pulando fora. Parei de scrollar, bloqueei instagram, não uso fb, X, tiktok muito menos. Cada vez que tenho vontade de fazer algo no celular que não é necessário, redireciono o estímulo pra outra coisa produtiva. Estudar, tocar violão, brincar com o gato, jogar videogame por um tempo, porque pelo menos você foca em uma coisa só. A gente tem que se questionar.
Tudo tem que ser dosado e ter sua hora, as pessoas não devem ser "produtivas" 100% do tempo afinal somos seres humanos não robôs, mas tudo tem q ter um limite..
Uso exacerbado de QUALQUER coisa sempre fez e sempre fará mal para o ser humano. Jovem, adulto ou idoso, não importa, o vício não escolhe a dedo. E isso não vale só pro celular. Basta atenção necessária dos pais quanto ao uso dos aparelhos, e se possível dos filhos também, se já tiverem idade suficiente para entender que faz mal. O problema nunca foi a tecnologia, mas sim seu mau uso.
Meu tio esteve aqui em casa tempos atrás, com o neto dele de 5 anos de idade. O piá entrou em colapso e abriu o berreiro, porque o celular que trazia, não achava o Wi-fi da casa dele !
@@RateOfChangeIsso é lobotomia passiva... Está na agenda para alcançar a idiocracia. Temos que ficar de olho no prejuízo social disso, então não deixem de acompanhar seus filhos.
É uma geração, na sua maioria, preguiçosa. Vai construir coisas novas, não sei não, porque só querem redes sociais e diversão, não generalizando. Muitos sem estudar, hoje em dia, é inaceitável, pois melhoraram muito as oportunidades. Meu conselho é: estude muito, trabalhe por conta própria, largue o celular, caso contrário, a vida será um sopro, quando perceber, você envelheceu e não fez nada. Boa sorte aos jovens.
Gente, o problema não é mexer no celular ou jogar(até porque tem muitos que são até educativos). A questão acontece se você não sabe equilibrar a vida. Eu mesmo com meu canal no youtube consigo conciliar minhas metas profissionais, pessoais e evito mexer na ferramenta durante transporte público(inclusive nem dá para prestar atenção no celular com o cara da pururuca passarelando nos vagões do trem). Equilibrio é tudo
@@Principedoshort A questão é que é um problema em potencial, podendo se tornar um grande vício, aí imagina esse estímulo pra um bebê que não consegue sequer comer sem a tela.
Isso é muito ruim, atrapalha muito o desenvolvimento da criança, ainda mais se os pais não botarem ordens e limites. Eu jogo desde meus 3 anos, o primeiro foi um telefone de botão mas nunca fui ruim na escola, sempre me destacava e era elogiado, isso porque meus pais me educavam. Hoje em dia os pais abandonam o filho(a) com o celular e vai fazer outras coisas.@@sarakaelyoficial
@@Yuri.cop1 sua história se parece com a minha no meu caso eu via os meus Pais brigarem o que desperto em mim violência até o 6 ano que aí eu mudei completamente eu sempre fui ruim na Escola meus Pais não sabia me ajudar em dever de casa. Trabalhava depois chegava em casa almoçava ou Jantava olhando para um Tv... até hoje isso acontece uma pena... hoje estão separados😔
@@sarakaelyoficial Minha sobrinha só comia assistindo no celular, minha irmã deixava ela comer assistindo, e ia enfiando comida na boca dela Até que ela cresceu mais e minha irmã tirou o celular, e agora ela não come coisas que comia antes, odeia certas comidas Foi porque ela não sabia o que tava comendo, só tava olhando pro desenho e mastigando, sem ligar pra comida Agora minha irmã aprendeu com as filhas mais novas e tá deixando elas aprenderem a saborear a comida e comer sem celular
Não e tão fácil sair disso, porque o celular virou uma ferramenta muito importante pra pesquisas, trabalhos, estudos e redes sociais. E agora não tem mais volta, o mundo inteiro se acostumou a usar o celular, e hoje em dia a galera e tão viciado que acaba atrapalhando o desenvolvimento da pessoa, e eu mesmo não consigo sair do celular. E no meu ponto de vista era pra ser extinto o celular e o notebook, só assim o vicio acaba.
A matéria apenas explica que esta questão da necessidade constante de estar conectado, assim como a exposição excessiva e descontrolada a telas, são as principais causas de ansiedade nessa geração. Não quer que sejam as únicas... É importante que procure ajuda para saber o que te causa ansiedade e como tratá-la.
Bom era o transtorno de andar a pé quilômetros pra ir numa biblioteca ler um livro e um jornal, bom era o transtorno de assistir apenas o que a televisão nos mostrava, aí era bom
Infelizmente, a tecnologia está acabando com todas as idades. Hoje se você não sente falta de um celular tiro meu chapéu pois está afetando todas as gerações!. Claro que a geração mais recentes sendo mais afetados!
não é só os jovens, os idosos também ficaram mais acomodados, e o uso sem limite de tela por eles da causando muito impacto negativo na saúde deles, pois eles deixam de fazer atividades estimulantes para o bem do corpo e da mente para se acomodarem na frente do celular.
desde a infância eu era viciada em tv, lembro que quando ia na casa de parentes, meus primos reclamavam pq eu não brincava, só ficava na tv. com a chegada da internet meu vício piorou pois eu podia entrar em sites e ver o desenho/filme que eu quisesse. até hj sou assim, eu vivo de fone tendo que ouvir música ou algum vídeo, até os livros que eu leio são no digital. mas redes sociais nunca fui viciada (além do UA-cam).
Problema é a rede social, aposto como você alem de não ter nada de errado ainda tem uma vasta bagagem cultural, tambem não sou viciado em redes e em me comparar com o proximo
@salivademidas4629 sempre que falam sobre vícios em tela, às vezes me sinto mal pq estou sempre no computador ou no celular, penso que às vezes sou um zumbi como a maioria. mas tbm me alivia saber que nunca será xeretando ou me importando com a vida de ninguém.
somos 2, nunca fui viciado em rede social além de youtube. Vejo muito essa geração usando instagram por exemplo, um app que eu entro 1 vez no mês kkkk eu sou + viciado em jogos, videos e música
Um dos fatores que deixam as crianças/jovens viciados em redes socias são os próprios pais que herdaram este comportamento tecnomoralista, e ainda se viciam nas redes sociais ou qualquer outro modelo ou simplesmente abrindo o celular pode levar a dependência, mesmo as pessoas adultas e idosas, por trás dos vícios patológicos das crianças há sempre um adulto e o conteúdo pré-selecionado por trás.
Simples de um lado temos genitores que não querem o trabalho de educar, usam celular e computador para não ter que educar os filhos e do outro lado temos uma geração que ainda não entendeu que o mundo não vai se phoder para mima-los. Que ninguém tem tempo para fazer só o que quer.
é bem trágico ver crianças de 15 anos não conseguindo focar 15 segundos em algo que não seja uma tela e até as telas tem problemas se não mostrarem movimento em 5 segundos xD
O que define se alguém vai prestar atenção em algo é se a pessoa tem interesse por aquilo ou não, se o sujeito não tiver um celular ele encontra outra forma de distração, e removendo dele o desinteresse continua o mesmo.
detalhe: não vejo shorts tento ao máximo nao ver, outro a questão nao é sobre tecnologia pois ela sempre existiu a questão e falta de responsabilidade que algumas pessoas tem
Por isso é mais importante falar da "inteligência mórbida" do que da "inteligência artificial". Problema este capitalista, que ofusca até mesmo a saúde mental.
rapaz ,eu jogo videos games a vida toda ,nem por isso ,eu fico sem mulher ou emprego bom,isso de mente fraca é porque elae ou elass quer mermo,simples a vida né
Nada a ver, a tecnologia novamente levando a culpa das redes sociais, cresci cercado de tecnologia, só agregou na minha vida, só ficar longe de Tinder e Instagram que sua vida melhora muito, engraçado que para os especialistas os relacionamentos amorosos estão tudo ok, piada
Concordo eu gosto de jogar o que é um lazer pra mim, agora se deixar se tornar um vício aí é preciso cortar, com relação a redes sociais, são um mal em si, atualmente utilizo só o UA-cam
Na verdade jovens e idosos estão as vezes até pior que criança.. só ve nos comentários o tanto de gente adulta, alias da até medo de certas pessoas somente pelos comentários...
Põe essa geração Z pra ser responsável por Água,Luz,aluguel,roupa,feira do mês pra ver se isso não muda. Só quem tá com a vida ganha pode ser geração (Z)
Essa última garota, se ela tem um emprego, é claro que tem que dedicar o tempo para as demandas que a chefia lhe passava! E não ficar fazendo "as coisas dela" no trampo! Essa é a geração Z...?? Pois não é à toa que as empresas não estão querendo contratar, né...
Não sabem utilizar um computador, sequer simples planilhas são capazes de desenvolver, portanto, esqueçam colocação numa empresa qualquer, que dirá então numa empresa de grande porte.
@@kelly.ju.b Isso aí não cria caráter, vamo combinar. Jovem tem que ralar pra aprender o que é a vida e pra parar de ficar se achando o maioral. Pelo andar da carruagem, daqui a 50 anos o mundo será um lugar bem pior com essa geração de molengas.
@@vanessaguimaraes01criar?? Kkkkkkkkk...vcs não tem inteligência emocional nem pra aguentar uma unha quebrada quem dirá criar uma empresa que exige uma inteligência emocional muito forte para estar preparado para todos os revés que existe ainda mais em um país como o Brasil que não é nem um pouco favorável as micro e médio empresas.
O problema do pessoal mais velho é que eles não entendem o que os mais novos estão passando, só ficam julgando. As gerações mais novas são colocadas pelos próprios pais pra ficar em frente a telas desde criança. Aí chega na hora de começar a viver, não conseguem arrumar emprego pq além de não ter experiência nenhuma, o mercado de trabalho tá absurdo. Imagina ter que concorrer com outras 5000, 10000 pessoas por uma vaga? Não tem como. Eu não sou da geração Z, tenho 31 anos e sou da geração Y (também chamada de geração millenial) e entendo o que os mais jovens estão passando. A minha geração também está adoecendo pelos mesmos motivos que as mais jovens.
Não tenho Wi-Fi , nem celular , nem tablet , nem smart , sou ermitão . Vida que segue... Não preciso dessas tecnologias, nem preciso de IA . AMÉM !!!!! 5:04
Eu acho que no meu futuro eu tenho 45 anos vai ser muito bom porque vai ter emprego por muito tempo e nós vamos ser chefes da geração z que não vai saber e viver e trabalhar com a coletividade no o dia a dia e a realidade do que a vida é realmente muito sem graça. Então nós o velho guerreiros é que vamos dominar a bagaceira toda kkkk
Já está acontecendo. A geração z já está no mercado de trabalho. Já te adianto algumas características são impacientes, já querem entrar em cargo alto recebendo muito, não escultam e acha que estão certos.
@@silviasantosbenite3770 escuta, vcs acham msm q n tem responsabilidade por uma nova pessoa nesse mundo? só fazer e que se dane.. to nem ai.. isso vai ter consequencias sim, vc plantou e colherá isso no futuro. n é só jogar filho no mundo e fo*a se nao, vc paga por isso todos tem um papel, pai e mae tb tem o seu dever.. sua responsabilidade na criação so "terminaria" ou diminuiria dps que cresce
@JhosaAlves777 não adianta buscar Deus, isso não tem nada haver com religião, isso se resolve com um tipo de cura bem forte, mais eu acredito sim em Deus, mais esse negócio de depressão não tem nada haver
@@ThomasFides2000Pode resolver com o básico também, que indicam inclusive para depressivos, se ocupar com outras coisas, se você estiver acompanhado de outras pessoas, fazendo outras coisas no seu dia, dificilmente vai ter vontade de fazer isso, até porque ficará difícil de você acessar, e com o tempo vai diminuindo a vontade.
ADULTOS E IDOSOS TAMBÉM ESTÃO ASSIM... NÃO É SOMENTE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Ta todo mundo viciado
verdade, falam dos jovens mas os piores são os idosos, que nem deviam ter celular... MUITOS extremamente viciados, não sabem o que é certo errado, real ou fake, e compartilham qualquer coisa com qualquer um, são enganados... triste. Ao invés de eles fazerem algo para treinar a mente, ficam no celular vendo tiktok e corroendo o resto do cérebro.
@@FranciscoMartins-uw1lr É que adultos e idosos tem casa pra cuidar, filhos, netos. Já as crianças não tem responsabilidade alguma.
@@kiragessner6434 meu pai...
@@JezibelFMS tá inventando desculpas aí rapaz kkkkkkkkkkkk
O vício em tecnologia, como jogos e tempo excessivo de tela, muitas vezes é um reflexo das condições sociais e econômicas que enfrentamos. Muitos jovens, ao encontrar um "não" após o outro na vida real, acabam buscando no mundo digital uma forma de escape e alívio, onde podem experimentar conquistas, autonomia e até mesmo a sensação de pertencimento. Essa busca por refúgio no virtual está cada vez mais relacionada à falta de oportunidades concretas: as dificuldades para encontrar emprego, a violência nas ruas, as barreiras ao crescimento econômico e a falta de liberdade para expressar e realizar o próprio potencial.
Esses dados sugerem que o problema do vício em tecnologia vai além de uma questão individual. Ele é, muitas vezes, um sintoma do ambiente externo em que o individuo está inserido. Assim, entender e resolver essas questões exigiria uma abordagem mais ampla, voltada a melhorar as condições sociais e econômicas, proporcionando mais alternativas reais e saudáveis de engajamento na vida real.
Verdade. Isso é um reflexo muitas vezes na nossa vida social. Falta de amigos ou mesmo falta de dinheiro impedem que busquemos novas experiências, restando a alternativa de se isolar.
Verdade, infelizmente isso está cada vez mais comum.
Verdade. E as pessoas apenas culpam os jovens e não vêem a raiz do problema.
Ou seja vai piorar ainda mais se estiverem assim, eu só uso minha internet para ver filmes, séries e novelas.
não é vício em tecnologia, é vício... porque grande parte desses jovens ou pessoas viciadas em celular, tem baixíssimo conhecimento em tecnologia... eles só sabem rolar a tela do dispositivo, mal sabem o que acontece naquele dispositivo, se o que estão vendo é verdadeiro ou falso...
Mesmo assim, mtos se consideram experts em tecnologia kkkk
Realidade: todo mundo de todas as idades estão viciados em celular
Não
@@leonardo-jb6jy Existe um grupo bem pequeno e especifico de pessoas que não tem celular ou não usam. E geralmente são pessoas idosas numa idade avançada, que tem problema serio de visao, que tem problemas mentais, ou sao moradores de rua.
@@Dona.silencionem todos são assim, a maioria dos viciados em telas são crianças e adolescentes
@VCTR_yt O primeiro sinal de vício do celular, é a negação do vício mesmo tendo um celular.
Sabia que os alcoólatras e todos os viciados sempre negam seus vícios.
Eu só acredito que a pessoa não tem vício no celular, quando a pessoa nao tem nenhum celular.
com o tanto de especialistas nos comentários, eu não entendo como ainda estamos nessa situação.
@@oldsingleplayer3012 ora nem todos e principalmente os pais nao estao cientes do problema ou continuam a errar, fazer o q n deve...
Calma viciado em jogos 😅kkkkkkkk
O cara é jogador de videogame rapaz 😂
Uma trilha com uma bela cachoeira sem acesso a carro nem a rede wi-fi dá outra noção de paraíso para qualquer pessoa.
@@nanibrisque isso espairece a mente, causa uma mudança na mente na pessoa q faz muita diferença benefica
sou professor e vejo o impacto negativo que o uso excessivo de telas vem causando dentro das escolas. Preocupante e tudo isso com autorização dos pais que cada vez mais cedo presenteia seus filhos com eletrônicos.
O maior problema seria o conteúdo acessado, não? Uma crítica que li feita por um médico foi o quão pouco estimulante do ponto de vista cognitivo o conteúdo que circula nas redes sociais é. Creio que se fosse comum os jovens usarem celulares 4h por dia, mas lendo, jogando xadrez e quebra-cabeças etc., se ainda houvesse problemas, seriam poucos e simples.
@@curioso0_0Eu concordo com você!!! A falta de estimulo cognitivo no conteúdo consumido é um fator que é ignorando, a sociedade devia priorizar um conteúdo mais intelectuais nas redes sociais.
Eu vendo o video na sala de aula 🤡
Problema é o conteudo e não a tecnologia, eu sempre tive tecnologia como meu hobby e sempre fui aluno acima da média. O que falta na garotada de hoje é consequencias para seus atos, eu tinha minha "liberdade" desde que estivesse indo bem na escola
O celular é o cigarro moderno. Uma droga lícita e socialmente aceita. Todos nós usamos. Estamos todos prejudicados por esta tecnologia.
Existia pouca informação acerca do uso de drogas e cigarros nos anos 40-50. Os pais também não sabiam educar os fiihos perante algo que SÓ HOJE chamamos como ameaça (qualquer semelhança é mera coincidência).
Impor limites é oq vale para qualquer geração.
Cigarros, drogas e álcool são muito mais prejudiciais
@@evex6944 A questão é a INTERPRETAÇÃO SOCIAL de uma época de um determinado hábito e não a droga e o que ela faz com a pessoa.
@@evex6944 Você provavelmente ao ter afirmado isso deve desconhecer de que estudos científicos, indicam que o efeito da dopamina causada ao nosso cérebro pelo consumo de redes sociais, é o mesmo no qual drog* ( sejam ilícitas ou não) também causam.
Não sou dessa geração,mas tambem sou MUITO ANSIOSO !!!!
Graças a Deus que só vim ter celular aos 17 anos mas hoje me afeta muito também
Eu não sinto essa vontade, sou geração Milenium, só tive celular aos 17 anos e naquela época o celular era só para mandar mensagem e ligar rs.
telefone tijolão, toques polifônicos, pacote de sms... era só isso mesmo rs
@alinecardoso9668 eu também sou, só uso celular para trabalho mesmo e fico até tranquilo quando não preciso usa-lo.
melhor assim, se eu pudesse voltar no tempo, teria menos contato com o virtual
Eu só saiu de casa sem celular
Eu sou da geração z, mas já adulta.
É isso que to vendo. Os mais velhos tão viciados, os mais jovens nem sabem sair disso pq já nasceram nessa onda. A minha geração nasceu entre as duas eras então a gente viveu o mundo sem e com tecnologia.
A minha geração pelo q eu noto, é a que mais fácil tá notando quão mal isso faz e pulando fora. Parei de scrollar, bloqueei instagram, não uso fb, X, tiktok muito menos. Cada vez que tenho vontade de fazer algo no celular que não é necessário, redireciono o estímulo pra outra coisa produtiva. Estudar, tocar violão, brincar com o gato, jogar videogame por um tempo, porque pelo menos você foca em uma coisa só.
A gente tem que se questionar.
Eu só uso celular só para ver minhas plataformas de streaming
Tudo tem que ser dosado e ter sua hora, as pessoas não devem ser "produtivas" 100% do tempo afinal somos seres humanos não robôs, mas tudo tem q ter um limite..
Esse limite no universo corporativo se chama meta e bastam, no máximo, dois meses sem atingi-las para perder seu emprego.
Uso exacerbado de QUALQUER coisa sempre fez e sempre fará mal para o ser humano. Jovem, adulto ou idoso, não importa, o vício não escolhe a dedo. E isso não vale só pro celular. Basta atenção necessária dos pais quanto ao uso dos aparelhos, e se possível dos filhos também, se já tiverem idade suficiente para entender que faz mal. O problema nunca foi a tecnologia, mas sim seu mau uso.
eu uso e abuso do meu kindle, odeio ficar no celular curiando a vida alheia, me sinto inútil e patético.
Meu tio esteve aqui em casa tempos atrás, com o neto dele de 5 anos de idade. O piá entrou em colapso e abriu o berreiro, porque o celular que trazia, não achava o Wi-fi da casa dele !
@@sandro-schmitt o neto dele não é da geração Z. Ele é da nova geração, a geração alfa. Eles estão piores ainda que os da geração Z infelizmente
@@RateOfChangeIsso é lobotomia passiva... Está na agenda para alcançar a idiocracia. Temos que ficar de olho no prejuízo social disso, então não deixem de acompanhar seus filhos.
A culpa é dos adultos q permitem crianças terem acesso a celular. E pais q n sabem impor limites.
eslen delanogare (neurocientista) vive alertando e orientando sobre os porblema do entenimento virtual, vicios...
@@RateOfChange Isto é para ser Alfa ? A julgar pela dependência, nem para Beta há de servir, mas para Ômega !
a internet deixa agente com a mente acelerada,e o tempo passa muito rápido,a agente não consegue prestar atenção em mais nada!
O mundo não é mais o mesmo depois do celular digital.
Eu só saiu de casa sem celular
Eu não temo tanto pelos impactos sociais e afetivos, e sim possíveis danos físicos e psicológicos
Vdd, a mente fica atrofiada
É uma geração, na sua maioria, preguiçosa. Vai construir coisas novas, não sei não, porque só querem redes sociais e diversão, não generalizando. Muitos sem estudar, hoje em dia, é inaceitável, pois melhoraram muito as oportunidades. Meu conselho é: estude muito, trabalhe por conta própria, largue o celular, caso contrário, a vida será um sopro, quando perceber, você envelheceu e não fez nada. Boa sorte aos jovens.
O surto mandou um abraço aos viciados na telinha. 🤦🏻♂️😭
Deixem as crianças sem celular ou jogos! Isso tira a infância deles. Daqui a pouco não saberão prestar atenção em si mesmos, quando menos em outros.
Vou tentar com o meu irmão mas minha mãe xinga por não ter paciência com ele muito agitado etc.
tipo esse é um bom argumento: pra não jogar free fire eu não jogo mais, porque as pessoas nem queriam falar na hora de jogar.
Gente, o problema não é mexer no celular ou jogar(até porque tem muitos que são até educativos). A questão acontece se você não sabe equilibrar a vida. Eu mesmo com meu canal no youtube consigo conciliar minhas metas profissionais, pessoais e evito mexer na ferramenta durante transporte público(inclusive nem dá para prestar atenção no celular com o cara da pururuca passarelando nos vagões do trem). Equilibrio é tudo
@@Principedoshort A questão é que é um problema em potencial, podendo se tornar um grande vício, aí imagina esse estímulo pra um bebê que não consegue sequer comer sem a tela.
Isso é muito ruim, atrapalha muito o desenvolvimento da criança, ainda mais se os pais não botarem ordens e limites. Eu jogo desde meus 3 anos, o primeiro foi um telefone de botão mas nunca fui ruim na escola, sempre me destacava e era elogiado, isso porque meus pais me educavam. Hoje em dia os pais abandonam o filho(a) com o celular e vai fazer outras coisas.@@sarakaelyoficial
@@Yuri.cop1 sua história se parece com a minha no meu caso eu via os meus Pais brigarem o que desperto em mim violência até o 6 ano que aí eu mudei completamente eu sempre fui ruim na Escola meus Pais não sabia me ajudar em dever de casa. Trabalhava depois chegava em casa almoçava ou Jantava olhando para um Tv... até hoje isso acontece uma pena... hoje estão separados😔
@@sarakaelyoficial Minha sobrinha só comia assistindo no celular, minha irmã deixava ela comer assistindo, e ia enfiando comida na boca dela
Até que ela cresceu mais e minha irmã tirou o celular, e agora ela não come coisas que comia antes, odeia certas comidas
Foi porque ela não sabia o que tava comendo, só tava olhando pro desenho e mastigando, sem ligar pra comida
Agora minha irmã aprendeu com as filhas mais novas e tá deixando elas aprenderem a saborear a comida e comer sem celular
A tecnologia a cada dia me surpreende
Não e tão fácil sair disso, porque o celular virou uma ferramenta muito importante pra pesquisas, trabalhos, estudos e redes sociais. E agora não tem mais volta, o mundo inteiro se acostumou a usar o celular, e hoje em dia a galera e tão viciado que acaba atrapalhando o desenvolvimento da pessoa, e eu mesmo não consigo sair do celular. E no meu ponto de vista era pra ser extinto o celular e o notebook, só assim o vicio acaba.
Eu só saiu de casa sem celular
Eu mesmo sem celular não faço dinheiro.
Eu só uso celular só pra ver filmes séries e novelas Netflix Globoplay
Streamings e estudos principalmente são os mais importantes mais que tudo isso
Eu não uso quase nenhuma rede social e mesmo assim sou uma pessoa ansiosa Que lógica é essa
A matéria apenas explica que esta questão da necessidade constante de estar conectado, assim como a exposição excessiva e descontrolada a telas, são as principais causas de ansiedade nessa geração. Não quer que sejam as únicas... É importante que procure ajuda para saber o que te causa ansiedade e como tratá-la.
escola não é problema., o problema sempre é TV, JOGO, FILME, TELAS, DANÇA,FESTA, nunca é familia, nunca é a escola tóxica
Ao contrário! TV, filme e dança são altos positivos, o problema são as redes sociais mesmo, basta usar moderadente
@VCTR_yt foi ironia kkkkk pq ninguém nunca lembra de família, ambiente de convívio, qualidade escolar, só sabem culpar entretenimento, jogos etc
Deixei de usar o Facebook e Instagram. E me fez muito bem... E não sinto falta.
Bom era o transtorno de andar a pé quilômetros pra ir numa biblioteca ler um livro e um jornal, bom era o transtorno de assistir apenas o que a televisão nos mostrava, aí era bom
Eu tô meio cego surto de tanto fone e coração acelerado
Acho que já te vi antes, vc tb jogava tf2?
@liamfos234 estou meio surtdo estou ceratocone na visão e acho que estou arritmia
Estou fazendo psicologia espero poder ajudar as pessoas um dia.
1:45 da pra ver q ele ta viciadão mermu, oia ozoio do cabra
seloko cachoeria, olhar de quem fica no X-VIDEOS o dia inteiro
Estou achando que não é só os jovens não.
Notei isso de 2018 até 2023 mais ou menos. Acreditar em aliens, rezar pra pneu...
Depende pra quê que você usa a internet.
Isso causa também estress é anssiedade nas crianças de hoje.
Eu nem jogo, mas não vou negar o celular mexia muito, hoje dia eu diminuir mais mexer no celular, mas ainda tenho q largar mais.
Infelizmente, a tecnologia está acabando com todas as idades. Hoje se você não sente falta de um celular tiro meu chapéu pois está afetando todas as gerações!. Claro que a geração mais recentes sendo mais afetados!
Eu só saiu de casa sem celular
Eu só uso celular só pra ver filmes, séries e novelas, e muita gente faz isso, eu só uso para postar minhas fotos e assistir algo
Lá vem bota a culpa nos jogos kkkkk
não é só os jovens, os idosos também ficaram mais acomodados, e o uso sem limite de tela por eles da causando muito impacto negativo na saúde deles, pois eles deixam de fazer atividades estimulantes para o bem do corpo e da mente para se acomodarem na frente do celular.
desde a infância eu era viciada em tv, lembro que quando ia na casa de parentes, meus primos reclamavam pq eu não brincava, só ficava na tv. com a chegada da internet meu vício piorou pois eu podia entrar em sites e ver o desenho/filme que eu quisesse. até hj sou assim, eu vivo de fone tendo que ouvir música ou algum vídeo, até os livros que eu leio são no digital. mas redes sociais nunca fui viciada (além do UA-cam).
Problema é a rede social, aposto como você alem de não ter nada de errado ainda tem uma vasta bagagem cultural, tambem não sou viciado em redes e em me comparar com o proximo
@salivademidas4629 sempre que falam sobre vícios em tela, às vezes me sinto mal pq estou sempre no computador ou no celular, penso que às vezes sou um zumbi como a maioria. mas tbm me alivia saber que nunca será xeretando ou me importando com a vida de ninguém.
somos 2, nunca fui viciado em rede social além de youtube. Vejo muito essa geração usando instagram por exemplo, um app que eu entro 1 vez no mês kkkk eu sou + viciado em jogos, videos e música
Um dos fatores que deixam as crianças/jovens viciados em redes socias são os próprios pais que herdaram este comportamento tecnomoralista, e ainda se viciam nas redes sociais ou qualquer outro modelo ou simplesmente abrindo o celular pode levar a dependência, mesmo as pessoas adultas e idosas, por trás dos vícios patológicos das crianças há sempre um adulto e o conteúdo pré-selecionado por trás.
Simples de um lado temos genitores que não querem o trabalho de educar, usam celular e computador para não ter que educar os filhos e do outro lado temos uma geração que ainda não entendeu que o mundo não vai se phoder para mima-los. Que ninguém tem tempo para fazer só o que quer.
O primeiro os meus pais agem exatamente assim por não ter paciência nenhuma em lidar com eu e meu irmão.
Jovens Z, mas tem uma alfa na capa do vídeo
Reparei nisso também
Eu excluí meu instagram e ajudou muito, apesar de ainda gastar muito tempo com o UA-cam.
Por isso não quero ter filhos é mt difícil educar
4:50 a moça descobrindo o que é ser CLT em toda a sua glória 😅
nossa horrível ficar na frente de telas o dia inteiro todo dia mds não aguento mais
é bem trágico ver crianças de 15 anos não conseguindo focar 15 segundos em algo que não seja uma tela
e até as telas tem problemas se não mostrarem movimento em 5 segundos xD
15 anos é criança?
@@gesanesoares é
@@PiterWandercleydson kkk
@@gesanesoares tem criança dessa idade que já é pai ou mãe klkkkkkkkk
O que define se alguém vai prestar atenção em algo é se a pessoa tem interesse por aquilo ou não, se o sujeito não tiver um celular ele encontra outra forma de distração, e removendo dele o desinteresse continua o mesmo.
Que ruido é esse no microfone de vcs?
BH MG não existe pinguim EP 4
uso bastante redes sociais mais imigrei para youtube aqui posso controlar minhas ações e quando uso e so para conversar com meus amigos e familiares
detalhe: não vejo shorts tento ao máximo nao ver, outro a questão nao é sobre tecnologia pois ela sempre existiu a questão e falta de responsabilidade que algumas pessoas tem
Eu só uso celular só pra ver filmes séries e novelas, as plataformas de streaming é a solução
Época boa era quando tínhamos celular só para ligar e receber ligação
BH MG não existe coringa 2
Na boa, eu prefiro um joguinho do que assistir TV. A TV aberta também te deixa burro com tanto conteudo pessimo.
Kami com seu Sion AP!
É um impacto enorme, monstruoso e assustador!
4:47 E ela está errada? Se for trabalhar para não ter tempo para si, já não é mais trabalho e sim servidão!
o final quebrou com tudo kkkkkk
Devem ter dinheiro porque as coisas são caras.
Por isso é mais importante falar da "inteligência mórbida" do que da "inteligência artificial". Problema este capitalista, que ofusca até mesmo a saúde mental.
O que é inteligência mórbida?
@ tudo em excesso faz mal, até mesmo a inteligência, isto é “inteligência mórbida”.
Não tô nem ai.
rapaz ,eu jogo videos games a vida toda ,nem por isso ,eu fico sem mulher ou emprego bom,isso de mente fraca é porque elae ou elass quer mermo,simples a vida né
Nada a ver, a tecnologia novamente levando a culpa das redes sociais, cresci cercado de tecnologia, só agregou na minha vida, só ficar longe de Tinder e Instagram que sua vida melhora muito, engraçado que para os especialistas os relacionamentos amorosos estão tudo ok, piada
Concordo eu gosto de jogar o que é um lazer pra mim, agora se deixar se tornar um vício aí é preciso cortar, com relação a redes sociais, são um mal em si, atualmente utilizo só o UA-cam
Meu medo ter alguém de 24 anos dando essa entrevista 😄
Uma mulher morreu atropelada por um ônibus recentemente em BH pq atravessou a rua olhando o celular.
4:08 acabou
O único Z que prestou e muito foi o do Dragon ball.. o resto é Zennoção
O que isso tem haver com Anime, larga de ser bobão
Na verdade jovens e idosos estão as vezes até pior que criança.. só ve nos comentários o tanto de gente adulta, alias da até medo de certas pessoas somente pelos comentários...
Põe essa geração Z pra ser responsável por Água,Luz,aluguel,roupa,feira do mês pra ver se isso não muda.
Só quem tá com a vida ganha pode ser geração (Z)
Todos sofrem, agora nas escolas permitem calculadora 😂 em aulas de matemática.
Gente que ruído horrível nessa gravação do pessoal na rua
Eu também percebi
Essa última garota, se ela tem um emprego, é claro que tem que dedicar o tempo para as demandas que a chefia lhe passava! E não ficar fazendo "as coisas dela" no trampo! Essa é a geração Z...?? Pois não é à toa que as empresas não estão querendo contratar, né...
Cataram estes caras onde que mique
CAPILTALISMO, não é mesmo, NEOLIBERALISMO é isso ai...
BH MG não existe sequestro
A proibição deve ser total para adolescentes
Deixa de idiotice, proibir não vai resolver nada, problema é o conteudo que eles consomem, adolescente abilolado continua abilolado
Não viaja! Não são só os adolescentes
@@Leo-f1c então, vamos continuar com as redes sociais e esquecer a escola como está acontecendo....
Não é proibir, devemos sermos livres para fazermos nossas escolhas
O que devemos é conscientizar, não proibir
Prefiro jogar video game ou assitir novela
Todo mundo sabe, mas continua com o excesso.
Não me diga
Não sabem utilizar um computador, sequer simples planilhas são capazes de desenvolver, portanto, esqueçam colocação numa empresa qualquer, que dirá então numa empresa de grande porte.
Nós iremos criar as empresas, Boomer. Não vale a pena ser CLT, ser escravo.
@@Alexandre_PoncianoCom o dinheiro de danças do Tik toker e entre outros.
@@kelly.ju.b Isso aí não cria caráter, vamo combinar. Jovem tem que ralar pra aprender o que é a vida e pra parar de ficar se achando o maioral. Pelo andar da carruagem, daqui a 50 anos o mundo será um lugar bem pior com essa geração de molengas.
@@vanessaguimaraes01criar?? Kkkkkkkkk...vcs não tem inteligência emocional nem pra aguentar uma unha quebrada quem dirá criar uma empresa que exige uma inteligência emocional muito forte para estar preparado para todos os revés que existe ainda mais em um país como o Brasil que não é nem um pouco favorável as micro e médio empresas.
O problema do pessoal mais velho é que eles não entendem o que os mais novos estão passando, só ficam julgando. As gerações mais novas são colocadas pelos próprios pais pra ficar em frente a telas desde criança. Aí chega na hora de começar a viver, não conseguem arrumar emprego pq além de não ter experiência nenhuma, o mercado de trabalho tá absurdo. Imagina ter que concorrer com outras 5000, 10000 pessoas por uma vaga? Não tem como.
Eu não sou da geração Z, tenho 31 anos e sou da geração Y (também chamada de geração millenial) e entendo o que os mais jovens estão passando. A minha geração também está adoecendo pelos mesmos motivos que as mais jovens.
Sou da geração "classe A."
E assim mesmo depois piora
Mais uma vez as pessoas pondo culpa na tecnologia, sendo que as próprias pessoas são mal caráter
A geração z, não quer fazer força
Adianta nada falar tudo que sente e causa ... mas larga o celular não vai de jeito nem um
Não tenho Wi-Fi , nem celular , nem tablet , nem smart , sou ermitão . Vida que segue... Não preciso dessas tecnologias, nem preciso de IA . AMÉM !!!!! 5:04
Tá comentando por uma batata?
Sou a favor da tecnologia essa matéria e tendenciosa
Adultos e ate pior
Redação do Enem aí
Eu acho que no meu futuro eu tenho 45 anos vai ser muito bom porque vai ter emprego por muito tempo e nós vamos ser chefes da geração z que não vai saber e viver e trabalhar com a coletividade no o dia a dia e a realidade do que a vida é realmente muito sem graça. Então nós o velho guerreiros é que vamos dominar a bagaceira toda kkkk
Já está acontecendo. A geração z já está no mercado de trabalho. Já te adianto algumas características são impacientes, já querem entrar em cargo alto recebendo muito, não escultam e acha que estão certos.
@@silviasantosbenite3770 q pensamento de gente desprezível.
@@silviasantosbenite3770 escuta, vcs acham msm q n tem responsabilidade por uma nova pessoa nesse mundo? só fazer e que se dane.. to nem ai..
isso vai ter consequencias sim, vc plantou e colherá isso no futuro.
n é só jogar filho no mundo e fo*a se nao, vc paga por isso
todos tem um papel, pai e mae tb tem o seu dever..
sua responsabilidade na criação so "terminaria" ou diminuiria dps que cresce
é a unica coisa Z boa é dragon ball msm..
Interessante! A Juliana é Linda Demaais!! ✌️🖖
Palhaçada.....
Pornografia também essa geração e a que mais vê e bilhões de acesso
Eu vejo pornografia, mais eu não me orgulho nem um pouco disso, eu vou em um médico, que faz hipnose pra eu parar com isso de uma vez
@ThomasFides2000 jesus Cristo te salva busque a ele de coraçã🫡
@JhosaAlves777 não adianta buscar Deus, isso não tem nada haver com religião, isso se resolve com um tipo de cura bem forte, mais eu acredito sim em Deus, mais esse negócio de depressão não tem nada haver
@@ThomasFides2000Pode resolver com o básico também, que indicam inclusive para depressivos, se ocupar com outras coisas, se você estiver acompanhado de outras pessoas, fazendo outras coisas no seu dia, dificilmente vai ter vontade de fazer isso, até porque ficará difícil de você acessar, e com o tempo vai diminuindo a vontade.
@@JosuéAlves777tomara que me salve tbm
Claro né,olha como o mundo ta
As mulheres da gen Z não são boas na cama fato
Agora se não se conformam em trabalhar, basta morar com os pais até os 40 anos 😂
Lutador de jiu-jitsu assassinado no santa Terezinha -bh mg
Normal, geração a toa, sustentados pelos pais e ficam o dia inteiro coçando no celular.
@@Thiago-by2oy Verdade, sustentados! Se precisassem do emprego, trabalhariam de verdade.