@@diegolacerda9904 Olha amigo...os tempos atuais estão tudo menos fáceis kkkk. E não é de hoje. Eu nasci nos anos 90 e lá naquela época já haviam problemas enormes (recessão, inflação altíssima, etc). A diferença é que hoje em dia com o advento da internet as pessoas tem mais noção da merda em que estão, simples.
Assim você esta tentando justificar o fracasso atual dos jovens porque os pais foram fortes d+ e querem que os filhos sejam mais independentes? Aff... essa turma vai morrer e criar raiz na casa dos pais!
@@gokubrazuca4849 Querem que os filhos sejam mais independentes? Você viu o vídeo? É totalmente o oposto disso. Pais fortes não colocam o filho em bolha... pais fortes fazem o filho entender o que o mundo é de verdade.
Novacki Mas é isso que eu quiz dizer meu caro! Criança com depressão hoje em dia são quase 60%, ae o psicologo vai ver o que é, e o reizinho não pode ir pra Disney co os colegas porque os pais não tem como pagar!
@@icaro1992able não amigo, os tempos estão bem mais fáceis do que nos anos 80 e início dos anos 90. Até 1995 eram poucos os que conseguiam comprar uma máquina de lavar e uma caixa de sabão em pó. Faculdade então, era coisa de CDF. Sem falar em inflação que chegava a mais de 50% ao mês, ao mês. Hoje está muito mais acessível, porém está faltando estabilidade psicológica e emocional, que por uma série de fatores foi pro ralo.
Gustavo Nunes a vida é sofrimento... sem dor e sofrimento não teríamos nada... as grandes conquistas e os grandes homens foram forjados pelo sofrimento. O que a tal "felicidade" deu ao mundo? Nada, o contrário até. Esta sua mentalidade que está impregnada no mundo contemporâneo é que o está levando a ruína. O mundo atual rejeita a dor e o sofrimento sendo que deveríamos fazer justamente o contrário.
@Akira Gustavo Minami já ouviu falar em superpopulação? O mundo não precisa de mais reprodução, os recursos são finito e o planeta também, logo logo teremos que lidar com esse problema.
é muito fácil viver a vida quando se tem liberdade, já cansei de ouvir "quando vc tiver sua casa vc vai viver sua vida e curtir como vc quiser, mas enquanto viver sob o meu teto vc ñ irá fazer nada disso" não está errado, mas os jovens de antigamente tinham mais liberdade para sair e se divertir do q os jovens de hj cercados por pais super protetores q não deixam nem o filho viver uma vida real, e eu acho isso errado sabe? pq as pessoas tem suas necessidades sociais e vidas próprias, não acho q alguém deveria tirar o direito do outro de ter isso
Sou professora de Ballet clássico há 34 anos, uma atividade que exige muita disciplina e resignação e tenho acompanhado essa "evolução " . Os pais colocam todas as fichas em um único filho, e em contra partida, querem poupa--los do sofrimento. Uma bomba relógio que explode na juventude..
Acho que essa expectativa muito grande nos filhos é por causa das redes sociais. Já que tá todo mundo expondo aquilo que tem de melhor no insta, e os pais querem fazer o mesmo As redes sociais banalizaram muito como vemos a vida dos outros. Antigamente a gente vivia nossa vida, e pra saber da vida dos outros tinha que conversar, ter participação social
Eu acho q tem mto a ver com a preocupação com o futuro, já q a vida desses jovens foi toda moldada no projeto de longo prazo. Os jovens não vivem o agora, e quando o fazem, fazem errado, fazem com medo e receio. Uma vida de medo leva à depressão.
@@camaradabento7240 é... É óbvio que é culpa do capitalismo.... Nao vai ser culpa do feudalismo ou das atividades rupestres. É culpa do sistema solar tb.
Tenho 28 anos e se me enquadro como jovem segundo essa análise, fica a estatística, o gatilho da minha fase de depressão foi a ilusão criada pelos pais de que a faculdade seria a base para o sucesso quando, nos deparamos com o mercado de trabalho, aprendemos da pior forma ( através de muitas rejeições ) que o mercado de trabalho é, em sua vasta maioria, para quem tem QI (Quem Indica) Para aqueles que integram o mercado de trabalho, sem indicações e por méritos próprios, as empresas tiram absolutamente TUDO que a juventude têm pra apenas tornar os ricos mais ricos quando, esse mesmo jovem que dedicou tudo por aquela empresa, perde a energia, se depara com um chute na bunda e somente aí, percebe que deu o sangue pra construir o sonho de alguém e não o seu próprio.
Eu falo isso pra colegas e eles continuam achando que trabalhar somente para uma empresa vão ficar "ricos". É de dar tristeza, os caras vão te sugar todas as energias pra no final daqui a 10, 15, 20 anos te dar um pé na bunda como eu vi acontecer em hospital particular.
@@user-sk8dr6zt2q eu tbm mano, eu só tenho ensino médio, e tô trabalhando em um lava jato que eu montei (lava jato simples gastei 1.000 conto) e tô conseguindo sobreviver, já meus amigos fizeram faculdade e se foderam, faculdade é pra rico que tem QI e não pra pobre periférico igual eu e meus amigos
@@picapaubeta8966 Vou falar um pouco de mim: sou de origem humilde e graduada (sei que tenho sorte!), falo duas línguas e diabo a quatro, mas tô de saco cheio de toda essa ladainha das empresas e chefes. Ainda sou bem jovem, e já me toquei que o negócio é fazer algo próprio mesmo, por isso eu admiro muito teu esforço cara, parabéns!! É esse o caminho!!
O que mais me deixa depressivo é a falta de oportunidade de emprego. Estou desempregado e isso me dá uma angústia terrível. Daí, ainda tem as redes sociais (nas quais estou largando aos poucos) que potencializam essa tristeza. É tudo uma bola de neve.
Eu larguei as redes sociais, UA-cam? ainda não.. maaaaaaaaaaaaas depois que larga, é ótimo porém fica nítido que a pessoa se torna escravo delas. Já pensei várias vezes em recomeçar do zero, com "ótimas ideias", péssima ideia isso sim, foda-se o marketing pessoal.
Eu tenho 20 anos e não me considero depressivo, porém as vezes fico perdido em meio a tantas informações e tantos caminhos possíveis a seguir e isso me deixa um pouco ansioso. Acredito que a vida hoje em dia é muito rápida e com excesso de opções, e isso deixa todos mais ansiosos e preocupados com o futuro. Quando era criança parecia que um ano demorava uma eternidade, agora tem coisa que aconteceu 3 anos atrás e na minha cabeça foi ontem, um ano não é nada atualmente. Por incrível que pareça eu acredito que a falta de opções no passado deixava as pessoas mais tranquilas, já que você geralmente seguia a profissão dos seus pais ou tinha no máximo 5 opções de carreira e optava por uma. Além disso tem essa chatice de auto-ajuda dizendo o tempo "seja a melhor versão de você!! Plante uma árvore, levanta 6:00 da manhã e vai malhar!!! Coma comida saudável!!" daí as pessoas (principalmente os jovens que tem a cabeça maleável igual uma amoeba) ficam sentido essa pressão de ser a melhor versão deles mesmos e acabam esquecendo de ser feliz ou falhando miseravelmente e daí fica deprimido assistindo Netflix. Acho que as pessoas tinham que relaxar um pouco e parar com essa afobação pra fazer tudo de forma extremamente rápida, você não pode descansar 2 horas que já aparece alguém "aproveite seu tempo para desenvolver atividades!!! O mundo hoje em dia é movido a competição, enquanto você ta ai atoa tem um moleque estudando chinês, programando em Python e fazendo exercício de cálculo 3! Qual é a sua desculpa? Tome suco detox". Ah vai pra puta que pariu kkkkkk
Isso aí mesmo cara, uma cobrança em cima de si mesmo, criado por si mesmo, e o principal motivo que nos deixa assim, é a merda das redes sociais, aonde você só vê o lado positivo da força em tudo, tudo bonito, partes aonde a pessoa está sendo bem sucedida, maquiando a vdd, e aí que está, causando aquela inveja interna, e lhe cobrando que você seja melhor, e isso causa ansiedade, transtorno bipolar e mais e mais, levando até a depressão! O Instagram pro exemplo é a pior desgraça já lançada, experimenta um domingo a tarde e da uma visada no insta, automaticamente você já fica triste, e acha que sua vida é uma merda!!
Eu tenho 21 anos e é exatamente isso meu amigo, mas essa ansiedade começou pra mim quando tinha 17 anos e percebi que precisava seguir um caminho e ter uma carreira, mas eu olhava ao redor, e milhares de oportunidade e desigualdade ao mesmo tempo, eu tinha que pensar por mim mesmo aquilo que eu queria fazer, aquilo que eu precisava, mas já me senti tão perdido que quase cai em depressão, graças a Deus estou bem, hoje eu ainda não tenho uma profissão, minha última foi em uma gráfica, mas ainda tenho medo do futuro..
eu tenho 15 anos, odeio redes sociais, passo o tempo lendo e ainda assim e tenho ansiedade(sempre tive deve ser genético). pelo que eu observo acho que td essa pressão vem mt mais dos adultos já que pra eles a gente tem q ter um trabalho pra ficar rico. os estudos não são valorizados pq se os jovens foram criados com a narrativa de que estudar só serve pra ter dinheiro quando o país tá em crise ninguém estuda. o filho é sempre "um investimento" criticamos os jovens por se importarem com a quantidade de likes mas os adultos em si só veem números na gente falam que estão nos preparando pro mundo sendo frios e cobrando da gente mas só estão nos deixando ansiosos e com sentimento de culpa falam que os adolescente ficam se comparando mas crescemos sendo comparados idependente das redes sociais pelo nossa própria família
Eu acho que o tipo de escola atual é um dos principais motivos, já que está sempre sobrecarregando os alunos com uma quantidade aparentemente infinita de assuntos para uma grande quantidade de matérias. Só isso já gera estresse e, o principal, ansiedade nos alunos. Isso acontece simplesmente porque a escola quer forçar a aprendizagem, e claro que isso é negativo, porque faz com que o aluno não aprenda e fique estressado por causa disso simplesmente por pensar que não será aprovado e esperando uma reclamação dos pais por estar indo mal na escola.
Antigamente as pessoas escondiam suas dores por medo de serem criticadas e chamadas de fracas,hoje em dia pessoas revelaram suas dores e são criticadas e chamadas de fracas para a gente ver como o ser humano não evoluí para ser uma pessoa melhor
@@gahsilva6956 porque o homem dês de pequeno apreden que não podem chorrar porque isso não é coisa de "macho" eu temho um irmão mais velho já me cansei as vezes que já peguei ele chorando escondido por não por não poder demostrar oque ele tá sentido e para piorar nem eu e nem ele temos uma relação muito boa com nossos pais
O problema é essa noção que os pais, as escolas e até desenhos enfiaram na cabeça das pessoas de que, "vc pode tudo, é só vc querer", "o céu é o limite", "estude pra não ter essa mesma vida que eu", entre outras várias frases do gênero. Esqueceram de nos dizer que a vida é uma merda sim, q vc vai sofrer sim não importa o q vc esteja fazendo, e q a felicidade não tem nada ver com o sucesso ou falta do mesmo. Esqueceram de dizer a todos q ta tudo bem ter uma vida simples. Nenhum de nós aqui na seção de comentários vai ser presidente ou ir pra lua, e qual o problema nisso. A vida é difícil, e ser agradecido pelo pouco q conquistamos ou já temos é a chave (ou o ponto de partida).
Eu já pensei em ser astronauta, jogador de futebol, enxadrista, engenheiro em mecatrônica, Juíz, contador, ator, escritor, poeta, filólogo, matemático, professor, cientista da computação, filósofo e teólogo. Não consegui ser nada disso, tenho 28 anos e ainda não sei o que fazer da vida, passei num concurso e estou esperando ser chamado, mas com salário baixo. A vida é difícil demais. Estudei tanto, li tanto, aprendi tanto, e sempre há vários bem melhores que eu.
Fomos criados sob um ideal de vida que em tese deveria proteger de infernidades mentais, porem aprendemos do pior jeito o quanto a vida é ruim. Isso faz com que nos cobramos o que não nos foi cobrado, queremos ser melhores, mas nos sentimos desamparados e sozinhos
A maioria das pessoas acha que na nossa geração tudo é mais fácil. Mas ninguém percebe que hoje vivemos em uma eterna competição. Queremos ser melhores e maiores, desejamos ser perfeitos a todo custo e acabamos não aceitando nossas imperfeições. Buscamos incansávelmente sermos aceitos (mas por quem? Nem sabemos). Bauman já dizia: "Viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico."
Não podemos mudar o outro, mas podemos mudar algo em nós. Leia o que escreveu e risque as justificativas: eterna competição, querer ser o melhor e querer ser aceito. Tudo de melhor.
O que é mais fácil é algumas coisas que a tecnologia proporciona antigamente tudo era mais trabalhoso hoje existe algumas coisas que não exigem mais tanto trabalho manual por exemplo.
Um Brasil cheio de jovens q tentam a todo custo se encaixar nos estúpidos padrões estabelecidos pela sociedade. E tem gente q bota culpa nos pais dizendo q quem criou essa geração de merda foram eles (detalhe, eu sou jovem). Simplesmente não se aceitam, acham q se não tiver aquilo, não for desse jeito ou daquele, não poderão ser felizes ou aceitos pela sociedade.
Giovanna Gonçalves não se deixe levar pelas coisas do mundo pq tudo isso passa ! Seja temente à Deus, faça suas obrigações e tudo vira por acréscimo. Vc não é obrigada a nada, vc tem livre arbítrio.
Tenho 28 anos e demorei muito pra entrar na área que me formei, não me casei e ainda não tenho estabilidade financeira. apesar de nunca dar dor de cabeça para meus pais, sou considerada o "problema" da família.. sempre que podem jogam na minha cara que sou encalhada e não tenho nada, e ainda tem aquela da comparação (pq fulano tá assim, ciclano tá assado). Somos assim pq o tempo todo somos precionados e criticados.. Essa realidade não é legal pra mim, imagina ter alguém esfregando isso na cara o tempo todo.. Hoje tenho a mente forte, até aguento, mas tem dias que ainda são bem difíceis..
liga nao, na epoca deles foi facil, se seus pais viveram a decada de 80, por mais que nao tivessem a tecnologia que temos hoje, aquela epoca era muito mais facil voce se concretizar e formar uma carreira no mercado de trabalho, pra nos da geraçao de 94 e 93 estamos cercados de gigantes demoniacos que sempre irao cobrar mais pedir mais o que nem eles mesmo tiveram que fazer, meu pai nunca teve de estudar e trabalhar, ele diz para mim, mas todo mundo faz porque voce nao, o todo mundo que ele fala ta morto de cansado, passa nas materias da faculdade com um 5 isso quando nao reprovam e pegam DP, mas a nossa geraçao e a vagabunda que nao quer nada com nada, eu entendo seu drama, adultos que cagaram o mundo agora cobram de nos limpar a merda deles.
Mas 28 anos e ainda não ter estabilidade financeira vc tá atrasada mesmo. Vamos ser realistas também né? Só falta logo nos comentários de um vídeo que diz que o mundo não é uma máquina de auto estima, as pessoas tomarem essa função rs
@@VitorBizzo Existe uma grande taxa de desemprego são só 14 milhões de desempregados. Estabilidade financeira chegando perto dos 30 anos é coisa dos Antigos isso é molde do Sonho Americano: Carreira e estabilidade aos 30, casamento e filhos, uma vida de classe Média...no futuro o que mais vai ter e gente nessa faixa sem estabilidade financeira infelizmente.
Sempre existiram pessoas depressivas, frustradas, melancólicas, tristes e solitárias, em qualquer geração. A diferença que hoje em dia as coisas são expostas, enquanto antigamente eram escondidas. Mas aí é mais fácil chutar a bunda dos "novos/velhos jovens".
Sim, falam como se fosse uma coisa nova dessa geração. Tem um texto lindo que se chama "Para Maria da Graça" esqueci o autor, mas é da década de 50/60 em que ele se comunica com uma garota que recém completou 15 anos e ele expressa essa mesma preocupação.
Sinto que o Pondé quando fala de depressão e melancolia põe como alvo a classe média alta, mas os jovens pobres brasileiros também andam muito depressivos... Tive uma criação sobre oque é a realidade e já sabia desde pequena que não poderia ter o mundo e dar certo em tudo e isso também é muito deprimente pq o mundo real para os desfavorecidos é ainda pior.
Concordo o Pondé fala muito pensando na classe média alta brasileira até mesmo reproduzindo o discurso que se vê em países mais ricos mas como você mesmo disse isso tbm aflingi jovens mais pobres de países subdesenvolvidos como no Brasil ou no sudeste asiático
Ele não fala que não atinge e sim que as proporções são MUITO diferentes. Uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que uma em cada quatro crianças e adolescentes praticam automutilação por consequência da depressão. Agora, que vida difícil deve ser das crianças da Inglaterra... Agora se for fazer essa pesquisa na Africa os números serão muuuuuito diferentes. E é isso que ele está querendo dizer.
@@ArthurSantos-xe9ge Pois é, a internet brasileira toda é assim, parece que o pobre comum assalariado que faz curso técnico no SENAI, não existe, não vejo nenhum vídeo direcionado a uma pessoa com minha realidade.
O negócio é que varias famílias antigamente não existia esse tipo de coisas, se vc foi nascer nessa geração, tudo mudou. Seus pais acharão que isso é frescura, muito celular e etc... Sempre será isso. Mas ninguém sabe oque passa na tua cabeça.
Tenho 22 anos e estou desempregado. Sempre estudei muito e fiz muitos cursos, perdi meus pais cedo e tive uma vida adulta precoce. Me torturei anos por não querer fazer faculdade e via todos meus amigos se formando e me sentia menos por isso. E hoje eu vejo que a expectativa que jogam nos jovens é meramente ilusória. O problema é que nada é seguro, arriscar se torna um pânico, o desemprego, contas pra pagar... só vão se somando e caindo em nosso colo, não importa se você tem uma boa faculdade ou não. Todos estão no mesmo barco, lutando pra remar e chegar em algum lugar que muitos nem sabem onde é.
Me pressionaram pra fazer a faculdade que não queria (detalhe: fui bolsista integral). Ganho dinheiro, ganho. Sou feliz? Não. Não deixa mesmo a opinião alheia interferir nos seus objetivos.
@@user-sk8dr6zt2q eu te entendo estou cursando uma faculdade que não tenho muita afinidade....só saberei se foi boa daqui uns anos! Fiz muitos cursos, me pressionaram...mas tudo que eu queria era viver, sair, conversar com outras pessoas! Deus foi tudo que me apeguei no desespero, eu passava horas no quarto me dedicando a coisas fúteis! Os pais desta geração são os culpados, criando jovens inseguros, minha família arrota santidade em cima de mim ...e eu me sentia mal! Hoje eu faço oque eu acho certo! Me liberei!
Tenho 27, duas faculdades, 3 idiomas, cursos de qualificação e nunca consegui trabalho… compartilho do seu sentimento. Passaram uma ideia de sucesso pra gente q hoje não se efetiva nem em parte, por isso a desilusão e depressão
É cansativo estudar mais de 6 horas por dia e após isso,escutar: "Mas vc só estuda" "Não faz mais q sua obrigação" Cara,eu só quero orgulhar meus pais,fazer faculdade de medicina e dar orgulho pra eles. Eu cheguei a chorar ontem de tanto estudar,estou com calos na mão,dor de cabeça,cansada e não escuto nem eu "estou orgulhosa de você". O pior é os outros achar que a minha vida é perfeita, só por causa das minhas notas.
Não tente orgulhar seus pais, e sim a você mesmo. E impossível tentar agradar a todos a sua volta, só te tra tá problemas. Melhoras pra vc, e que tudo dê certo com seus estudos !
@@pedrobarbosa7494 a questão é que se a gente não se esforçar, alguém vem e joga isso na nossa cara. Eu estudo das 8 da manhã às 10 da noite, sendo que dessas 14 horas, 7 são na escola. Se eu deixo de assistir um horário de aula, ou revisar um assunto, meus pais me acusam de preguiça e me comparam com uma prima que passou em direito na federal, um primo que é promotor e assim vai. A questão não é exatamente o que a gente quer, a questão é que se a gente não fizer, a tendência é se frustrar mais ainda.
Até pra servir mesa a gente precisa de certificação, indicação e experiência. Eu me sinto inferiorizado pq não tenho idepência financeira, as pessoas vendem vidas na internet, ostentam que são ricas, o aluguel de imóveis é tão assustador que compensa mais morar na casa dos pais que ainda nos tratam como se tivessimos 13 anos.
Aqui no Brasil a renda mensal do brasileiro é muito baixa comparada com outros países,o dinheiro tem baixo poder de compra,pra sair da casa dos pais vc tem que ganhar bem,eu não aconselho ninguém sair da casa dos pais sem uma situação financeira estável.
@Richard Mendes corta o cordão... KKKK tem pai e mãe que estraga os filhos mesmo... por isso hoje a coisa está desse jeito... Acredito que honrar os pais e ama-los é bem diferente de ficar na sombra deles, ainda mais emocionalmente... e isso pra um homem é ainda mais comprometedor, acho q você está no caminho certo... respeite seus pais, reconheça o valor deles...mas as vezes o passaro pra voar tem q pular do ninho, a vida é assim!! VALEUUU 😘😘
Vc resumiu minha vida. Hj, vejo que vida ta mais dificil. Quando vc ver um pessoa que a mesma idade que vc e ja tem emprego e propria, vc e sente o verme do verme do ver do carrapato
Tão difícil quanto na época das cavernas, independente do momento em que nascemos viver vai ser sempre um desafio, a postura de glorificar outros tempos ou xinga-los não tem nada a ver com a postura de quem faz o melhor pra levar seu vida de forma feliz e ética
Não era mais fácil viver antigamente, a gente só tinha menos informação e quanto menos informação a gente acredita que exista mais "anestesiado" a gente fica quanto a ser feliz ou achar a felicidade verdadeira em coisas duradouras e não materias
Tenho 25 anos e concordo com tudo. Sou filho único. Só comecei a melhorar das minhas angústias e depressão quando fui morar no exterior, longe da influência dos pais. Sou engenheiro pela USP e tenho mestrado na Bélgica. Faço trabalho braçal e tenho tempo para ler e me educar. Não poderia pedir por uma vida melhor.
Tenho 19, ainda cursando engenharia e sobre "cuidados" da familia. Penso o mesmo e espero um dia sentir a liberdade que você sente, irmão. Me livrar dessa angústia.
isso não funciona!!! a cada ano que passa a vida vai ficando mais fácil e o ser humano tem mais tempo pra pensar em bobagens e alimentar o ego, e foi a gente que escolheu ser artificial. Ao Invés de procurar uma pessoa, conhece-la e ter um relacionamento maduro e saudável é preferível colocar um por´n e se saciar em 2 minutos, quando não se entra nos app de encontro e tratamos as pessoas como o cardápio. as invés de querer fazer parte das vidas das pessoas, compartilhar experiências e construir uma amizade forte, é mais fácil entrar em um jogo online e falar por 20 min com gente que não se tem a menor ligação ou afeto real. Ao invés de olhar pra dentro que é o que realmente importa, passamos o dia olhando pra fora e desejando a futilidade, ao invés de olhar pra dentro, encarar nossos problemas e entender o que de fato é importante pra gente ficou mais fácil olhar pra vida "Perfeita" do amiguinho e se questionar "porque a minha não é assim"!!! essa geração está fraca porque o tempo inteiro está querendo ser outra pessoa ao invés de ser ela mesma e é claro "Sempre quer ser o protagonista de tudo" mas não sabe o que passa na própria cabeça.
Outro ponto: a insegurança. Antigamente, você podia dizer a uma criança de 10 anos: "vai ali no mercadinho comprar tal coisa." Isso proporcionava uma espécie de teste de autonomia. A criança chegava no balcão, pedia o que queria, aprendia a pagar e a conferir o troco e voltava para casa. Do mesmo modo, criança brincava na rua, convivia mais com os vizinhos. Claro, perigos sempre existiram, mas os índices de criminalidade eram muito menores. Creio que essa vida intra muros, em frente a um videogame ou Internet justamente para poupar os filhos da violência lá de fora não proporciona às novas gerações esse aprendizado lá fora.
Filósofos que. São vcs pra falarem de medo vcs lá dentro lá no seu íntimo vc é o mais cagâo dos homens sabem porque ??? Porque para não se demonstrarem ser humildes deixam o diabo usar a sua mente de que Deus não existe daí vcs se escondem por traz do maldito orgulho e da soberba dizendo a todo mundo que não cre que Deus não existe veja bem aqui medíocre ipocrita como poderia eu não dizer é brigar não crer em Deus porque brigaria eu com tanta gente por alguém que não existe ipocritas . Mais no final terão todos sem exceção todos vcs ipocritas soberbos orgulhosos teus seguidores tambem va o ter que de joelhos no chão dobrado pó aquele que tudo pode implorar por perdão perdão de Deus pelas tuas ipocresia suas soberbas seus pecados suas palavras esperem e verão isso sim te da dá medo só que vcs só mesmo no íntimo admitem mais não falam pra ninguém
Sem contar na indústria do medo, os jornais cheios de "informação" sobre as mortes o dia inteiro. Isso quando não param pra falar dos "famosos", eu prefiro andar no meu bairro com criminalidade de madrugada do que ir fazer um curso que minha mãe diarista paga pra eu fazer na frente de um computador sem apoio nenhum, com exercícios sem nenhuma experiência e promessas vazias. "Você não aproveita a oportunidade" beleza, não aproveito, porém me recuso a ser um robô. 11 ANOS dentro da escola, 6 horas na sala, 8 horas dormindo (quem dorme e n fica no celular kkkk os poucos) a taxa de desemprego é altíssima, minha Irma tem curso da caramba inteira, faz faculdade porem me entende completamente ela sofre dos problemas modernos tbm, não possui minhas inseguranças mas as enxerga em muitos jovens que passam já que ela é professora e sabe da realidade em qual vivemos.
@@botapreta454 Você que é orgulhoso , seu orgulho é tão grande que você acha que o próprio Deus vai vir te levar pessoalmente ao paraíso. E sua inveja é tão grande que acha que o mesmo Deus vai condenar aqueles que você não gosta ao fogo eterno
@@botapreta454 Você na verdade inveja os filósofos, você inveja a coragem dos filósofos, pois você tem medo da verdade, máscara o fato de ser fraco em vida , apostando em um futuro pós vida , "passarei minha vida inteira sendo um fraco , que não pensa por si , não age por si , mas quando eu morrer irei me tornar um ser poderoso , igual a Deus. Enquanto aqueles que sempre foram fortes , corajosos, nobres,aqueles que eu invejo , irão se tornar fracos e humilhados , igual eu fui em vida " Se Deus existir , aposto que ele prefere os corajosos , Que pensam por si próprio, não os fracos bajuladores
@@marcosandre8667 O problema que os país mimao os filhos em uma bolha e o pessoa que cresce e vai pro mundão aí fora na primeira porrada que toma do mundo já entra em depressão.
@@capitalmonkey424 Acho que nenhum dos dois entendeu a frase, Chesterton quis dizer que não foi o mundo que se tornou mais violento e sim a cobertura e divulgação dessa violência que melhorou, ou seja no passado nos tinhamos jovens medrosos e depressivos mas ninguém frequentava o psicologo e ninguém fazia pesquisas sobre esse assunto. Pelo contrário, depressão era considerada doença de gente rica e esnobe e como ninguém queria ser taxado dessa forma, então mesmos as pessoas diagnosticadas negavam ter a doença.
Eu penso que somos seres puros e bobos na infância e somos felizes por sermos alheios a tudo, crescemos e vamos descobrindo o mundo e percebendo como ele é uma desgraça, só que essa geração tudo é notificado, todos os crimes, toda a droga tudo! Prova disso é o medo dos pais, antigamente se um pedofilo quisesse ele podia pegar criança na rua a rodo e isso não acontecia tanto, penso que hoje em dia tbm não aconteceria, mas como as crianças não brincam mais na rua nunca vamos saber, penso que tudo é aumentado e a sensação de insegurança aumenta.
Na minha opinião isso hoje em dia não deve ser levado em consideração. Estamos em tempos flexíveis onde tudo é muito mais liberal, o mundo hoje em sí nos dá mais oportunidades para sermos oq realmente queremos
@@caiovinicius3999 lógico, antigamente muitos jovens tinham destino fadado, muitos lutaram na guerra outros foram prisioneiros em campos de concentração
Resumindo: redes sociais que mais atrapalham que ajudam, mercado de trabalho cada vez mais disputado e solidão pela falta de convívio com pessoas próximas.
A cada ano que passa a vida vai ficando mais fácil e o ser humano tem mais tempo pra pensar em bobagens e alimentar o ego, e foi a gente que escolheu ser artificial. Ao Invés de procurar uma pessoa, conhece-la e ter um relacionamento maduro e saudável é preferível colocar um por´n e se saciar em 2 minutos, quando não se entra nos app de encontro e tratamos as pessoas como o cardápio. as invés de querer fazer parte das vidas das pessoas, compartilhar experiências e construir uma amizade forte, é mais fácil entrar em um jogo online e falar por 20 min com gente que não se tem a menor ligação ou afeto real. Ao invés de olhar pra dentro que é o que realmente importa, passamos o dia olhando pra fora e desejando a futilidade, ao invés de olhar pra dentro, encarar nossos problemas e entender o que de fato é importante pra gente ficou mais fácil olhar pra vida "Perfeita" do amiguinho e se questionar "porque a minha não é assim"!!! essa geração está fraca porque o tempo inteiro está querendo ser outra pessoa ao invés de ser ela mesma e é claro "Sempre quer ser o protagonista de tudo" mas não sabe o que passa na própria cabeça.
Acho que o que mais deixa não só os jovens, mas também os mais velhos depressivos é o Instagram. Nessa rede social é todo mundo muito perfeito, muito bonito, muito malhado, muito endinheirado, enfim, tudo muito. Como sempre haverá alguém que vai postar uma foto mais interessante que a sua, melhor mesmo é fazer o mesmo que o William Bonner fez; sair logo desse tal de Instagram antes que sua vida fique instagrada.
E no final...ngm está nem aí pra vida de ngm. Ngm olha uma fotp e diz "nossa! Como fulano ficou lindo nessa foto. Observa ess paisagem como é diferente". Declaro meu amor profundo aos álbuns de foto e aos diários:a forma natural do Instagram kkkkk
@@daniellenunes3218 bons tempos quando sua família/amigos, vinham na sua casa e você ia na casa deles, e ocasionalmente, mostrava-se o álbum de fotos, bons tempos...rs
Eu estou deixando de lado é o Facebook.. tava achando tóxico, não me acrescenta em nada.. Já o Instagram eu só sigo "coisas" que me acrescenta.. não sigo ninguém, nem parentes ou famosos.. chega de futilidade! Mas tem conteúdos muito bons, basta filtrar, saber o que seguir..
Eu acredito que o maior problemas dos jovens é ter como guia, uma rede social. Veja bem. Hoje em dia é mais fácil você dar um celular para uma criança, para ela se distrair, do que você ter todo o trabalho de educá-la. Muitas pessoas não têm a menor condição de serem pais, principalmente do lado psicológico. Na minha época as crianças tinham como exemplo os pais, sempre presentes e ativos. Hoje em dia, foram substituídos por UA-camrs e Digital influencers, que vendem uma suposta fórmula mágica da realização e sucesso. A única coisa que posso dizer é que a vida ela é dura. Sempre foi, é e sempre será. Mas, ela deixa de ser enfadonha quando você dá um sentido à ela. Encontre o seu.
O jovem diz que a atual geração foi a única a encarar seus próprios sentimentos. Mas o que ela faz com isso? Textão em rede social. Em que isso muda algo? Em nada. Quando o militante de internet termina a escola e cai no mundo real, percebe que o mundo não dá a mínima para seu textão. Não dá a mínima para o fato de ele estar triste. Na verdade não dá a mínima no geral para nada que diga respeito a esse jovem cheio de opiniões e atitudes "virtuais". O que vai acontecer com esse ser cheio de sentimentos exteriorizados? Vai ser devorado pelo mundo. E só. Fim.
Eu tenho 17 anos e até ontem eu nunca tinha tido problemas que afetassem o meu psicológico e nem nada. Só que nessa idade eu me vejo com tantas opções que me sinto perdido e também com medo de ir para qualquer lado e me arrepender de ter tomado tal decisão e só perder mais tempo. Meu problema nem é se comparar, meu problema é pensar de mais. As vezes eu demoro tanto para tomar uma decisão, penso em cada coisa que pode dar certo e que pode dar errado, e daí o óbvio acontece, ansiedade ataca. Minha cura tem sido tacar o fdc para tudo e ser mais egoísta, parei de dar ouvidos a todo mundo e comecei a escolher a dedo quem escutar. Tô tentando literalmente viver em uma bolha, estou me afastando de notícias e pessoas ruins e me agarrando e me importando cada vez mais com as pessoas boas
Você está certíssimo. Complementando seu discurso, lhe digo que se acostume com a SOLITUDE ( não solidão ) . Como vc mesmo disse , devemos nos apegar a pessoas BOAS e estas, são a minoria . Estou com 28 agr , já fui um CHAD ( pegador ) , já fui mto a boate , já bebi demais , aprontei demais , era popular , etc etc etc ... mas vivia triste , sem dinheiro e sem perspectiva de nada . Hj com 28 sou o oposto disso e o mais interessante, me restaram 1,2,3 amigos no máximo , pois deixei de fazer o que queriam que eu fizesse . Hoje estou feliz , tenho uma mulher maravilhosa e ao meu redor pouquíssimos amigos. Me sobra mais dinheiro e principalmente paz de espírito.
As expectativas que seus pais colocam em cima de vc não são por falta de amor, mas excesso! Eles se preocupam com a sua felicidade e acham que assim estão lhe ajudando, mas vc está de parabéns, infelizmente os meus filhos não gostam muito de estudar como vc e está tudo bem! O mais importante é sermos úteis a sociedade de alguma forma, ter o nosso digno sustento! Eu agradeço a Deus por jovens como vc, pq precisamos de profissionais capacitados no futuro! Deus abençoe 🙏
Acho que já exaurimos a nossa capacidade em culpar indivíduos. Só se cria neurose assim. A biologia deixa bem claro: o sucesso muitas vezes depende mais do seu entorno do que necessariamente de você. É como caprichar no currículo quando não há vaga. Não adianta fazer tudo. Mudar seu interior pode melhorar seu entorno, mas há questões que saem das mãos das pessoas. É como pedir para alguém que está passando fome que medite até ela passar, que seja mais corajoso, mais adaptável, quando o que realmente deveria melhorar é a possibilidade de se obter alimento. Ela não precisa de consciência, precisa de comida.
Mariana o jeito de ser feliz realmente é aceitar que nem tudo que você quer você pode ter, pq se vc n tem vc n fica decepcionado, e quando tem se surpreende
@@joaovitorschell5614 olha vim de uma família com 13 irmãos. Estudei em escolas públicas, tive uma família mais ou menos estruturada, mas não consegui fazer meu ensino médio a tarde por falta de condições financeira, estudei sozinha e venci. Passei em 3 concursos público sem faculdade. Escolhi mudar minha vida. Sendo humilhada por mãe. Mudei. Com ajude de Jeová Deus. Hoje tenho uma boa vida.
Esse excesso de opções e desejos para acalçar o tão inalcançavel e infindável anseio pelo "sucesso" é tudo vindo do ego, que vive de desejos insaciáveis.
O aumento do custo de vida, desemprego, baixos salários até em funções que exigem qualificação, tem dificultado muito, e impossibilitado em muitos casos, o jovem se firmar como adulto, conquistar bens e independência. A principal causa é essa e ponto final, todo o resto é secundário.
Esse é o problema de jovens que estão chegando à idade adulta, e tbm sou afetado por isso. Mas se tratando de adolescentes, acho válido o discurso, o que se vê por aí de adolescente fragilizado...
@@TenhoOuvidoSempreOTeuChamar ou pode VIVER 85 anos, sei que muita gente tem uma vida bem complicada, mas pra grande maioria a vida é intercalada de sofrimentos e alegrias, e acredito que esses sejam os temperos dessa vida.
Essa tristeza, esse medo, tudo isso sempre existiu. A diferença é que essa nossa geração resolveu falar do quão é difícil carregar nas costas o peso de querer ser alguém na vida.
o mundo e realmente difícil FATO porem n podemos simplesmente ficarmos sentados e esperarmos que augum dia a sorte venha NÃO NÃO temos que agir até mesmo nos dias mais difíceis, mas, temos que ter em mente que n vamos continuar lutando com uma mente negativa mais sim uma mente positiva pq só a mente positiva comsegue as coisas pq ela atrai aquilo q a em vc ! PENSE POSITIVO PARA ATRAIR COISAS POSITIVAS PRA VC!
Eu acho que hoje as pessoas convivem menos socialmente com as outras. Antigamente a gente tinha um problema e desabafava com a vizinha, que passava em casa para tomar um café, sem avisar mesmo. Nem precisava de psicólogo. Hoje o mundo está muito individualista, cada um pensa só em si e a convivência em clubes, ou com a família , vizinhos e amigos diminuiu muito.
A verdade é que o avanço da tecnologia combinado com a alta de natalidade no período pós segunda guerra com seu estilo predatório para os recursos trouxe a sociedade ocidental pro colapso econômico-social que vivemos hoje, cada geração foi cada vez se tornando mais egoísta que a próxima e tudo só se agravou com internet pra ajudar a espalhar esse câncer que é o estilo de vida ocidental.
Eu entendo você tentando culpar outra pessoa e tirando a responsabilidade de sí mesma... Mas vamos mudar isso !! Só a gente pode mudar e melhorar essa situação que estamos passando. Devemos entender que não é a culpa da geração passada e nem de nós. Tudo se transforma e cada um vive momentos diferentes. Vamos fazer nossa parte dando o que temos de melhor para o futuro. Conhecimento, compreensão, carinho e respeito. Bases que você acha importante... Abraço! !
Acredito que você inverteu os valores. O "capitalismo" apenas te recompensa de acordo com o que você é, com a sua capacidade de agregar valor para os outros. Quer ganhar mais, aumente seu valor, essa é a lógica do sistema. Acredito que o seu valor é determinado pelo quanto você pode agregar para a sociedade, e única maneira de aumenta-lo é trabalhando em você mesmo, adquirindo novas habilidades, aumentando suas habilidades e etc....
@@priscilacassia9802 Não necessariamente. Há pessoas, mesmo em menor número, que entendem que o seu valor não está ligado diretamente ao que a sociedade exige. No entanto, se tu queres fazer parte do jogo, é jogar pelas regras, uma vez que não é fácil simplesmente mudar um status quo tão enraizado.
As pessoas procuram coisas, fatos externos para culpar o porque de terem medo ou sentirem depressão. Isso está mais ligado ao fato de não olharem para dentro de si. Muitos usam uma máscara, disfarçam sentimentos em prol de um status feliz na sociedade e em redes sociais. Se conheçam, se pertençam, saiba seus defeitos e qualidades, procurem saber seus gostos pessoais, se aceitem, se descubram e abracem a sua história de vida. Todos sofrem e não estamos aqui pra competir quem sofre mais. Estamos aqui para sermos agentes modificadores de nossas próprias vidas!
Antigamente, um homem conseguia se sustentar, sustentar a espossa e cinco filhos. Hoje, um casal não consegue se sustentar. Além disso, essas pessoas estão só. É enfrentar o mundo sozinho não é fácil.
Você consegue fazer isso hoje , só não gastar com console, smarthphone, não ter internet em casa, não ter carro, moto, não fazer cursos, academia etc... e o mais importante se alimentar só de carboidratos
O jovem é criticado por absolutamente tudo. Esses dias eu conversava com meu tio e disse que minha amigas n pensam em ter filhos. Ele virou pra mim e falou que isso é covardia e medo de enfrentar as coisas. Ele literalmente falou que quem n quer ter filhos em uma sociedade toda quebrada e f*dida, é covarde Sendo que isso ta muito além de ser corajoso e enfrentar seus medos. É literalmente criar outra vida pra viver num mundo cagado e que provavelmente vai estar bem pior no futuro dessa nova vida. As pessoas que olham de fora, que ja tem emprego, carro, casa e familia olha isso de longe e de cima, ngm ta na pele de ngm, pra chegar e criticar coisas como escolhas. Somente uma pessoa pode julgar suas ações e esse alguém é vc msm
Estranho... Eu tenho 16 anos, fiz esse mês mesmo. E perceber que eu estou rodeada de amigos e colegas que tem depressão, ansiedade e doenças emocionais do tipo me fez perceber que a maioria deles se cobram demais, combram deles a vida das redes sociais. A vida alheia. Estão sempre pensando no amanhã. Dormem com a preocupação de como será amanhã, sendo que estão dormindo com a força do hoje. Se hoje seu dia foi cansativo, não quer dizer que amanhã você terá o mesmo cansaço de hoje, apenas descanse hoje para ser renovado amanhã. Pois se foi cansativo e você dormir cansado lógico que pode pensar que o dia seguinte não terá forçar porque hoje seu corpo e mente casaram. Amanhã dará tudo certo! Num certo dia em minha vida, quando eu tinha em torno dos meus 14 anos de idade, eu costumava passar noites e dias no celular e em redes sociais, eu só usava o Facebook. (Nunca tive instagram). Mas ...depois de dias nessa mesma rotina de ficar vendo postes no Facebook, eu percebi que esse era o problema de todos do Facebook. Quando eu usava era "num" tempo onde os jovens tinham um grupo e ficavam desabafando o tanto que suas vidas eram péssimas e como estavam todos cansados desse mundo onde ninguém liga para ninguém. Graças ao bom universo, "num" certo dia navegando por aqui, me apareceu um vídeo aqui no UA-cam de um rapaz falando o porquê seria melhor viver sem essa rede e eu segui os conselhos e desinstalei esse App. ( Vou tentar achar o link e colocar aqui depois). No entanto, digo que não foi fácil, já que eu era viciada mesmo. Foram dias com insônia e até ansiedade e, aos poucos peguei o ritmo. Sinceramente? Vir que o que tem me livrado de tudo isso é apenas esse sacrifício que fiz em pouco tempo de minha vida. Tudo melhora! Minha relação com meus pais, diálogo, amizades, saúde e tempo. Consigo aproveitar mais e reclamar menos, e também "minha enchaqueca" diminuio demais! Inclusive, depois que sai do Facebook perdi amizades tóxicas e ainda ajudei meu companheiro a sair dessa também e, a tomar essa ação em sua vida também. Hoje faz os 3 anos e alguns meses que estou sem, e mais feliz. ( Porém só por um tempo, pois depois quando a vida ficar mais corrida e a gente mais maduro podemos nos diciplinar ). Recomendo que façam, você não nasceu com essas redes, tem outras que são bem melhores, que nos influenciam a crescer mais, tais como aqui no UA-cam e temos aí livros que são ótimos companheiros, nossos amigos, pais, nossos familiares e até aquele vizinho que você nunca falou com ele, sei lá. E em principal você tem você mesmo que precisa se conhecer. Enfim, é só um relato meu, peço que se arrisquem mais jovens, saiam da zona de conforto. Use suas últimas forças para mudar. Vamos! Façam algo de diferente, algo MAIS ARRISCADO! Não vai mudar sua vida os likes nas suas publis, não vai mudar sua vida seus desabafos por lá. Não vai mesmo! Edt: O título do vídeo que eu assisti e me motivou a sair de vez dessas redes, aqui: 15 motivos para sair do Facebook/Instagram Nome do canal: Enrique sem H (JÁ tem milhão de acessos, no tempo que eu assisti tinha menos de 2mil kkk, espero que isso signifique interesse no conteúdo)
Parece que vc já tem bem mais tempo de vida, e fico surpreso que com sua idade vc tenha conseguido sair, porque minha geração ainda viu um mundo diferente que não havia essas coisas, então a gente sabe como é sentar em uma roda de amigos e todo mundo ter tempo e querer estar ali, não é tipo agora, que senta uma turma de adolescente e ninguém está ali, cada um esta dentro da sua telinha de celular...Nossa geração gente ao menos sabemos que as coisas já foram diferentes e havia um mundo melhor, que se vivia desconectado, já sua geração acho que não desconecta nem para viver. Parabéns, tenho certeza que isso já te coloca um passo a frente e mais feliz q a maioria dos adolescente de sua idade.
O vídeo que fala não seria: Seja uma pessoa melhor. Esse canal é maravilhoso, tem um vídeo assim, eu ouço vários dele, enquanto tomo banho, lavo uma louça, passo uma roupa, enfim, só ouço, pq definitivamente olho pouco as redes sociais, aprendi a desapegar dessa dependência que nos torna escravos de aparências.
@@M1sc3, confesso que invejo demais sua geração, e queria ter vivido nela. Mas ...estou conseguindo aproveitar a minha melhor, graças a sabedoria, pois depois de desinstalar, anos se passaram e longe de amigos virtuais, fiz amigos reais que me levam a sair mais, sempre saímos e sem o celular curtimos os roles(meus roles são diferentes, saímos para igrejas, visitamos museus e etc). Mas não teve escolha melhor. Claro que nem para todos sera igual a mim, mas eu não tinha nada a perder kkk. Muito obrigada pela comentário♡.
@Rhuan Viver é estar no mundo real, e perceber que cada segundo aqui é unico. É não estar preso a um cordão umbilical que hoje em dia é o sinal de Wifi.
Eu acho que essa depressão da juventude sempre existiu em algum nível. Tenho 40 anos e também era depressivo na juventude. Hoje, eu convivo bem com a angústia, com a eterna sensação de que as coisas não são o que poderiam/deveriam ser. Acho que quando somos jovens temos expectativas demasiadamente altas pra nós mesmos, pro mundo e pros outros. O fato é que todo mundo passa a vida se enganando, se iludindo com um amor, com um trabalho, com uma religião, com a bebida, com as festas, com os "amigos", e etc. E no fim é apenas isso mesmo. Alguns dias bons, outros dias tristes, e a maioria dos dias simplesmente enfadonhos e chatos. Acho que na juventude é difícil aceitar que você não vai mudar o mundo, não vai consertar as coisas, não vai fazer tudo o que gostaria e nem vai ter uma vida maravilhosa. Ficamos depressivos porque esperamos demais de algo que não vai ser nada daquilo. Se eu pudesse dizer algo pro "Fabricio" lá de trás, eu diria: "Relaxe e não leve tão a sério as coisas". Um dia você percebe que está ficando velho, a barba fica branca e você vê que está se tornando igual ao seu pai/mãe que vc tanto criticava.
Tenho 22, sou técnico e curso a faculdade atualmente. Percebo que essa é a fase na vida onde realmente começamos a cair na real de que nem todos os sonhos serão possíveis, de que a maioria das amizades não são eternas, e que, aliás, quase nada é éterno. Que não somos especiais nesse mundo. Mas apesar disso, eu não me sinto frustrado. Há bastante tempo eu já estudava sobre isso e tento me concentrar no momento presente, pois ele é a única certeza que temos além da morte. Eu já não traço mais metas como "Vou ser um futuro Elon Musk" e ao mesmo tempo nem faz mais sentido pra mim ser um cara como ele. Eu não preciso ser como ele. Eu só quero levar uma vida de qualidade dentro do que ela me permitir viver e paradoxalmente foi isso que me deu maior liberdade e tranquilidade para viver e experiênciar tudo que há de melhor e está ao meu alcance. Ficava tanto nessa de "um dia isso" ou "um dia aquilo" que esquecia de contemplar o agora, como um simples e belo pôr do sol com quem eu amo ou as estrelas. Isso pra mim fez toda diferença.
@@RafaelGomes-01 Mas é isso mesmo. Tentar ser feliz, mesmo com todas as dificuldades e limitações da vida. Tem dias bons, dias ruins e dias chatos. Acaba sendo só isso mesmo.
NO SAI POR FAVOR CALA BOCA As grandes pessoas que hoje fazem parte da história queriam pensar diferente É aqui estamos,quando um jovem pensa diferente a sociedade simplesmente ignora
Aí você tipifica os jovens como medrosos e depressivos e esquece que a depressão é uma doença e existem pessoas responsáveis por isso, que não souberam educar os filhos. As pessoas não sabem nem lidar com os sentimentos e a vida, se é pobre, precisa arrumar emprego, pensar no futuro e tentar mudar a própria realidade. Como se esses nomes não fossem só o que a gente conhece como depressão hoje. É uma doença e já era nessa época, só não tinham dado o nome nem explicado os sintomas e causas. Vocês só sabem falar do que não conhecem, como se soubessem como é...
@@marilenelopes1001 só sabem criticar. São hipócritas, falam do que não conhecem nem entendem. Acham que tudo se resume a "tristeza boba de adolescente". Tudo isso pra tirar a culpa de quem realmente tem.
O viés comparativo gerado pelas redes sociais nos gerou uma espectativa irreal sobre nossas conquistas e nos apressou como se tudo em nossa vida tivesse uma simples validade, não basta somente o nosso mas sim o outro, é aquele ditado a grama do vizinho sempre é mais verde
Tenho 24 anos, e há 2 anos, tornei-me mãe. Antes do meu filho chegar eu era mais uma jovem comum da geração z: sustentada pelos pais, redes sociais, likes, ser a melhor aluna da faculdade, ser fitness, ser bonita, saber falar outro idioma e blá blá blá. Um belo dia larguei tudo, desisti da universidade que eu fazia, decidi arranjar um trabalho, aceitar o pedido de namoro do meu atual companheiro, voltar a morar no praia e viver uma vida simples. Apaguei as redes sociais, decidi parar de me cobrar em relação a ser inteligente e bonita, me dedicar à poesia, à espiritualidade, trabalhar com algo que me faça bem ao invés de me enriquecer. Sou pobre, mas hoje eu sei o que é ser feliz: viver um dia de cada vez. Terá dias que chorarei e ficarei triste, terá outros que estarei radiante, e com isso aprender a viver o dia de hoje, o presente. O resto é perfumaria barata. Antes eu vivia com uma angústia desgraçada, pensava em suicídio, queria competir com outras pessoas, enfim, minha vida era vazia. Hoje eu sei muito bem que a única pessoa que eu devo "agradar" sou eu mesma, ou melhor, minha consciência. Gente, precisamos ter mais calma. A sociedade suga nossas energias vitais com suas cobranças irrealizáveis. Precisamos ouvir mais nossa essência, acreditar em nós mesmos e às vezes mandar tudo as favas! Viver é radicalizar. E sofrer faz parte do processo. Já dizia o saudoso Rubem Alves: "Ostra feliz não faz pérola!"..
Tenho 31 anos, sou mulato, filho de um negro baiano do Brasil e mestre de capoeira com uma loirissima belga, moro em Bruxelas desde 15 anos e morava no Brasil, aos 21 anos me formei e no meu primeiro emprego aqui na Bélgica meu chefe me disse na frente dos outros colegas que eu era um demente após um ano que trabalhava lá. Pedi demissão no mesmo dia fui pra casa e chorei por dois dias. Pouco tempo depois conheci minha mulher atual, uma belga que cria cavalos de charrete no campo e que detesta falar frances (fala mais o idioma flamengo) , e que está na foto do meu perfil, contei então minha história para ela e ela me falou para levantar e lutar e que o resto seria consequência disso, abri minha startup com sangue nos olhos para me vingar do que sofri no meu emprego, dez anos depois presto serviços para a empresa que trabalhei e cobro carissimo deles, com muito prazer. rs. Essa é a vida amigos, sangue suor trabalho e lágrimas, com uma pitada de crueldade. Em 2020 pretendemos ter nosso primeiro filho, que será meio mulato, rs.
Vc é da minha geração. A gnt está acostumado a levar porrada da vida, chorar um, dois dias, levantar a cabeça e dar a volta por cima. Parabéns! Eu tb tenho pretensão de viver na Bélgica, amei o país
Você venceu sem precisar seguir o caminho errado, e sem prejudicar ninguém, parabéns! A vida é feita de altos e baixos, as vezes nos sentimos deprimidos e desanimados por não conseguirmos atingir nossos sonhos, mas sentir-se assim é normal e natural, podemos sim entrar em depressão, só não podemos baixar a guarda e desistir de tudo.
Isso que eu falo para meu filho, la fora ninguém tem dó ou piedade da gente, o mundo lá fora é muito podre, temos que ser fortes, aprender a cair e se levantar e se levantar sozinho, assim que a vida é!!!
Eu tenho 18 anos, sou muito medrosa e insegura, tenho minhas qualidades mas minha timidez e alguns problemas psíquicos de saúde no decorrer da minha infância e pré-adolescência me tornou um jovem viciado em hábitos autodestrutivos. (Não hábitos físicos, mas hábitos mentais).
esse negócio dos irmãos, isso é muito real! sinto muito a falta de alguém dentro de casa para conversar, brincar, rir, brigar e trocar papo sem ser meus pais, sendo que nem fazemos muito isso! :((
eu também cara.. lembro que quando era criança eu só vivia brincando na rua, ficava o dia todo na rua conversando, jogando bola, soltando pipa e etc, aí depois de grande me isolei, me fudi muito com amizades, hj não confio em ninguém, mas mesmo assim sinto muita falta de trocar um papo com alguém, olho a olho, eu quase não vejo meus amigos, os que eu conhecia a maioria mudou muito, vários no caminho errado, uns morreram e outros se passa por eles parece que nunca te viram.. antes eu não via maldade em ninguém, só fui crescer que adquiri maldade e vi que ela causa muitas coisas em nos humanos, eu não consigo mais confiar em ninguém, as pessoas são muito maldosas.
@@danielmiranda2079 cara mas e isso ai mesmo...nao se pode confiar em muita gente mesmo e amigo e dinheiro no bolso....,o q passou passou....vc aprende nao foi , foda se os q vc um dia achou q eram amigos...., melhor forma de vc fazer amizades...e conversar...e conversando com todo mundo por onde vc passa mas claro se se apegar e querer estreitar os lacos....,vc vai aprender tanto q qto mais aprender mais vai quere rum cachorro de estimacao kakakakakaka pode confiar....
@@preciosidades_da_natureza mn vc leu realmente oq eu escrevi? eu disse q faz falta a companhia de alguem, faz falta passar por alguma coisa (n precisa ser necessariamente ruim), dividir uma historia, construir memorias com aquele que tem as mesmas origens q vc, q te entende, q passou pelo mesmo. meu comentario n tem nd haver com financeiro.
@@11h22mPor conta da pandemia, aonde eu passei por momentos tensos, eu percebi como um irmão fazia falta, a fim de dividir aquele momento ruim comigo, hoje já fora da escola eu percebo como contínuo sentindo falta de uma pessoa para dividir momentos bons comigo. Mas a real é que eu sinto essa ausência fraterna desde a infância, mas o fato de que naquela época eu tinha mais contato com pessoas da minha idade e minha rotina era mais tranquila acabava que eu conseguia ignorar aquele vazio, mas a pandemia me trouxe tantos traumas que ultimamente eu tenho percebido como é duro uma criança/adolescente crescer só.
Tenho 55 anos. Todos os dias vejo que falta um a menos para aposentar. É verdade que a vida não é nada fácil. Mas viver é bom! E perigoso! Dificuldades e solidão fazem parte. Quando perdemos alguém ou a saúde falha, então conhecemos a necessidade de compreender. Todos nós temos medo. Ele é mutante.
Não dá pra colocar filhos em uma bolha. Dói, mas para que cresçam precisam sofrer frustações, mágoas e dissabores. Se eu sei que minha maturidade hoje é o resultado desse aprendizado, preciso deixar que as decepções ocorram na vida dos meus filhos. Não há como controlar.
Mulherzinha, eu prefiro prepará-los para os dissabores da vida antes que aconteçam. Apontar e explicar o que pode e vai acontecer com eles. Assim, eles tem uma chance para se prepararem melgor pra vida.
@@robervalaugusto76 se você é vidente e pode advinhar o que irá acontecer!!! Ninguém sabe o que está por vir. Minha filha sentiu um impacto enorme, a poucos dias, quando o filhote da sua gatinha foi raptado por outros gatos. Foi num lance de descuido da mãe. Fiquei com pena dela, mas foi um aprendizado. Necessário que passemos por dissabores na vida. E creia, ninguém está preparado suficientemente, porque tudo pode acontecer.
Já fiz trabalhos com crianças em áreas carentes e é bem perceptível que são, no geral, mais felizes do que os da nossa própria igreja. Cantam e brincam com mais empolgação do que os da igreja. Os nossos filhos tem tudo. Internet 24 horas, celulares, bicicletas etc e estão infelizes. Precisamos mudar algo, talvez sair das redes e orar e TB brincar mais com eles.
A vida do jovem hoje em dia é difícil, só pensa em sucesso e ter dinheiro e não em ser feliz, eu mesmo só queria ser feliz e ter um emprego normal, mas os pais sempre quer que os filhos sejam mais que isso, tá na hora de deixar de procurar esse sucesso inalcançável, deixe seu filho viver uma vida simples e feliz.
Estar habitando esse planeta cheio de doenças, drogas, falhas de caráter e pressão social, não é para amadores... Na realidade todos nós sobrevivemos em meio ao caos. Aqui nunca foi e nem nunca será parque de diversões.
Eu tenho 19 anos e pelo que observo, boa parte da culpa das pessoas serem depressivas e tals hj em dia é dos pais. Primeiro que grande parte dos pais são divorciados ou se divorciam em algum momento da vida do filho; segundo que grande parte dos pais também n são ativos na vida do filho: n querem saber das notas, n buscam conversar e estar em sintonia. O que resta são os filhos indo buscar referências fora de casa, nas redes sociais e nas ruas. Eu, por exemplo: meus pais sao divorciados e por causa da minha familia de merda, a ultima vez que eu vi minha mae foi quando tinha 6 anos. Meu pai nunca se relacionou de novo e por causa disso a gente sempre teve problema financeiro. Meu pai também não era nada preparado pra paternidade e durante uns 4 anos depois que eu nasci ele ficou viajando por outro país como se estivesse de ferias; quando voltou, botou eu pra morar com uns parentes que me maltratavam; ele tbm nunca me ensinou a relacionar com os outros, nunca me deu ajuda em porra nenhuma, nunca me orientou. Eu só n me "perdi" no meio do caminho pq gosto de ler e tudo mais e consegui encontrar referencia em pessoas historicas e em historias, pq senao me foderia. N vejo a hora de me livrar da familia toda; se fosse uma boa familia, que conversa, n despreza e orienta, tudo bem, mas familia desestruturada é lixo: é melhor sair fora, nunca mais voltar.
Você está certa! , família desestruturada é o fundo do iceberg , a criança cresce sem referência alguma dos pais , muito não encontram o caminho certo e acabando se perdendo no mundão , tenho depressão por motivos familiares.
Eduardo N talvez as pessoas que vc julga como tendo mentalidade fraca só tenham noção de como a personalidade e mentalidade própria foi moldada pelas pessoas e situaçoes com quem viveu e pelas quais passou, e as pessoas de mentalidade forte sejam aquelas que guardam os momentos ruins mas os despejam inconscientemente no convivio social
Isso. Eu só vejo comentários dessas pessoas, dizendo que se cobram ou que os pais cobram pra ter uma vida perfeita. Generalizam muito. A maioria nem pensa nessas coisas, os pais não estão nem aí, não educam, deixam os filhos pra aprenderem com a vida, com a rua, com a escola e depois a culpa ainda é dos filhos??
4:50 - Essa, na minha opinião, é a causa mais pulsante entre todas as outras. Quanto menos filhos, menos vínculos emocionais uma família tem. eu tive apenas um irmão, quando ele nasceu eu era criança ainda e a atenção ficou toda pra ele. Eu não tinha a quem recorrer (maior que eu) então cresci me sentindo muito sozinho. Pais cometem erros e tá tudo bem, o problema é quando (até depois dos filhos estrem mais velhos, como eu) eles não assumem seus erros, o filho sempre assume seus erros, mas os pais é difícil... falta de diálogo, etc. Filhos e pais precisam dialogar, se comunicar, demonstrar afeto, em outras palavras "conviver", não adinta só morar na mesma casa. Um filho que não se sente querido vai sempre se sentir sozinho por dentro.
Eu estou com 52 anos, e estou com medo de envelhecer nesse mundo de hoje. Adorava minhas tias, avô .Ficamos juntos e ouvíamos suas historias. Era tão bom !!!Hoje o jovem não tem paciência com os mais velhos e parece que velhice é doença.
é porque a tecnologia evoluiu exponencialmente, e os mais velhos ficaram perdidos na mesma medida. pra maioria dos jovens, falar com um idoso é como falar com uma formiga. não acho certo, mas entendo a razão.
Concordo, Tânia! Tenho apenas 21. Mas cresci aprendendo que a velhice é algo terrível, como vc disse, até como se fosse uma doença. Um amigo meu do curso que só tem 15 anos disse que tem nojo de gente velha.
Vejo que a sociedade cria pessoas cada vez mais doentes, oferece ocupações viciosas que só destroem mais o ser humano enquanto estimula buscas impossíveis por poder, sucesso, fama e felicidade.
@@angelaf1305 eu tenho 16 e penso totalmente diferente eu conheço amigos que tem depressão e eu estava analisando que é não só pela criação mas sim o comodismo de achar que tudo vem na mão e que as coisas são difíceis e só querem curtir pensam que a vida é só curtição e não vai atrás do que querem e jogam a culpa em outros ao Invés de se culpar e correr atrás. ficam estagnados e sofrendo pessoas dizem que o trabalho está difícil hoje mas sempre foi difícil a vida é uma competição só ganha quem sabe competir
Medrosos ?! Estágio com experiência, vaga de emprego já não basta diploma mas indicações, aluguel quase q um salário mínimo, jornada d trabalho q não lhe permite sair do patamar d onde está por falta d tempo para investir no aprimoramento pessoal e profissional... Difícil ter coragem diante de um sistema d falso ar d liberdade! E ainda tentar ancorar a vida com correntes q tem elos cada vez mais frágeis.
@@chp2303 a não ser que seja uma casa de alto padrão é meio impossível, na minha cidade os preços partem de 300 reais as mais humildes, as normais não passam de 500
O mundo é um predador pronto pra nos destruir e devorar, e deixar só a carcaça jogada, somos um algo descartável para empresas, pessoas, ou seja sempre temos apenas nós mesmos. Amor próprio é uma excelente "arma".
Acredito que o mal do século é as redes sociais, vidas "perfeitas", o que precisamos ser, como ser, o que ter, essa cobrança da sociedade, faz com que as pessoas esqueçam o que realmente é importante, se tornando orgulhosos, individualistas e prepotentes, as pessoas que são mais sensíveis sentem muito por viver em um mundo assim, mesmo sabendo que vida perfeita não existe, ficamos vidrados em alcançar.
Pura verdade. hoje em dia com as redes sociais. nós nos comparamos muito com quem está no topo. os ricos,famoso etc etc etc. e fazendo isso acabamos ficando "depressivos" porque a vida é dura e realistica. não adianta voce falar: "eu vou estudar pra ser e ganhar o mesm oque Elon Musk" não.... ele é minoria. e o problema de hoje em dia é isso. A maioria dos jovens se baseiam nos que estão no topo. não que seja errado, mas tbm... existe muita frustação por tras. querendo ou não essa minoria, teve muita sorte na vida tbm. mesmo estudando muito, não é qualquer um que nasceu pra ser elon musk ou bill gates
Bom, eu sou um jovem depressivo e inseguro. Tenho ansiedade e após ver esse vídeo, acredito ter entendido melhor a fonte do meu problema! Eu passei por mais de um dos motivos apontados pelo Pondé Meus cuidados foram terceirizados na infância, eu sempre fui muito sozinho e consequentemente não desenvolvi uma maturidade emocional. Além do meu contato com a internet quando mais novo, tive redes sociais muito cedo e sempre assisti vidas que pareciam ser melhores que a minha. Sem contar os pais super protetores que sempre tentaram fazer um cercadinho por onde eu passasse para que eu não corresse nenhum perigo... E agora sinto todo esse medo que parece tão sem sentido, mas mesmo assim não consigo evitar senti-lo.
@@ryangustavo7248Isso ai vem jovem, leia, mas leia bastante, você pode tirar uma ideia de lá, ou de qualquer lugar. Estude, mas nada por obrigação, procure diversidades, uma hora aparece algo que você vai gostar, de onde você menos esperar. Procure um trampo na sua cidade, vê se tem jovem aprendiz, se não me engano já está na idade, e começa a trampar, junta um dinheirinho, só você não desistir de tudo que uma hora a mente esclarece pra você! Abraços.
Eu acho que a pior parte das redes sociais é que colocamos TODA a nossa realidade em comparação com uma foto e um vídeo de 15 segundos, de uma atuação ou de, no mínimo, uma pequena parte boa da realidade do outro.
Eu acho que uma consequência negativa do mundo cibernético para a saúde mental dos jovens, é o fato de "exercer influência sobre outras pessoas", ter se tornado uma condição para qualquer tipo de sucesso, no inconsciente dos jovens .
Meu avô viveu numa realidade que era possível comprar uma casa e criar 7 filhos com salário baixo. Agora, é IMPOSSÍVEL uma pessoa média comprar uma casa, ter filhos só por acidente e todo mundo preocupado com o futuro de um mundo que as lideranças são Boomers.
O que tem o mercado imobiliário com meu comentário?é fato que antes muitos trabalhavam pra alcançar o sonho da casa própria e todo dinheiro era poupado e muitas coisas era feito pelos próprios.Hoje tem outros luxos como viajar,restaurante e etc além de querer sempre contratar firma para executar serviços simples como por ex.Pintar e etc
Mano, se tem alguém que é o inverso daquilo que a sociedade valoriza, sou eu. Sério!! Tenho nada que me dê "status", sou fora da realidade que estamos vivendo hj. Não tenho rede social, ñ sou bonito, não tenho amigos, não sou interessante. Fazer o que, é o meu jeito. Já me esforcei muito pra ser igual as outras pessoas, e ser incluso num grupo
Foque-se na tua valorização interna, não externa. Aprenda habilidades como carpintaria ou mecânica, ofereça seus serviços, pratique um esporte ou tenha hobbies. Academia, artes marciais, depende do teu interesse. Os amigos virão em consequência. Procure por canais MGTOW. Um bom é o Newman LM e o Tiozão. Abraço!
Linkin Minor Os mais diferentes são os que mais se destacam, porém também são os que mais têm problemas psicológicos, porque uma mente diferente tem que ter muito esforço para por tudo fora dela no mundo, de uma forma que o exterior "aceite"
A gnt vive em uma sociedade extremamente hedonista onde se vc não está se divertindo ou feliz, tem algo de errado com você. Ao mesmo tempo há um discurso geral de apoio e incentivo que é superficial e, no fundo, só aumenta a sensação de vazio e coloca mais pressão para atender às expectativas. Para completar vc precisa ter (e estar ativo) em 15 redes sociais, ir bem na escola, falar 30 idiomas, se alimentar bem, ter o corpo sarado, ajudar em casa, saber todas as notícias, ter vida social e, como eu disse lá em cima, ainda se divertir e gostar de fazer tudo isso. Não é surpresa que ta todo mundo mal.
Eu tenho um pouco de dó de nós da geração Z, percebo que sou afetada por esses fatores, sou filha única e meus pais são super protetores, por exemplo, mas sei que não é inteiramente culpa deles, pois o mundo atual está sim, mais perigoso. Para evitar que isso me afete ainda mais, eu me afastei um pouco das redes sociais e venho tentando ganhar mais experiência prática, além de não evitar a dor, e sim aprender com ela. Tenho 17 anos, te admiro Pondé
Posso estar errado, mas creio que os jovens atuais são medrosos e depressivos é porque estão transferindo a responsabilidade de seus atos para as máquinas.
Conheci este homem LINDO😍 maravilhoso chamado Luís Felipe Pondé na livraria Cultura, semana passada. Só sorrisos, só alegria! Super educado e acessível! Meu coração derreteu❗
@@marcospaulomks11 Meu querido, esta livraria fica dentro do Conjunto Nacional na Avenida Paulista em frente ao Shopping Center 3. Vou mandar os links para você! Da Cultura e do Conjunto Nacional! m.livrariacultura.com.br/ ccn.com.br/
Sempre fui muito curioso e ao mesmo tempo nunca tive apego a nenhum assunto específico. Ver o Pondé falando de assuntos distintos e citando referências me fez perceber o quão importante é para a sociedade ter alguém capaz de formar tão vasto repertório. Leio muito mais depois que o conheci e espero, no futuro, poder contribuir com a educação em nosso pais. Obrigado, Pondé!
Sou filha única dos meus dois pais, e eles não se casaram.. sempre fui solitária msm. No mercado de trabalho a gente se sente inferior, desprovido de inteligência.
A força de resolver isso é só sua. Ache-a. Solidão não é ruim não. Eu gosto demais de momentos de solidão. Tenho pais separados também, e valorizo demais a solidão. Gosto de minha companhia.
Esse ano inteiro vivi a crise dos 30! 2017 começou a depressão. A ansiedade e síndrome do pânico, desde criança. Mas besteira, diziam meus pais. Até que a depressão piorou. Joguei tudo pro ar. Trabalhos, um namorado que dizia que não iria desistir do nosso longo relacionamento de doze anos (sim, 12!). Larguei empregos, devolvi a aliança de noivado na qual a pessoa pediu de qualquer jeito. A família nunca motivou, nunca apoiou nada, pelo contrário, sempre aponta e critica. Então fiz isso, larguei de tudo mesmo, e não me arrependo. Estou numa depressão chata, mas sei que logo vai passar pq nunca desisto. Mtas coisas ruins aconteceram, mas cada dia é de um jeito, então deixo Deus, o único, cuidar de mim!
Tenho uma filhota de 20 anos,que contradiz tudo que você falou pelo fato de ela viver a realidade pouco dinheiro, alimentação sem muitas regalias, redes sociais limitadas, e é depressiva, insegura😁tudo com moderação!
Minha mãe veio de uma família bem simples do Norte, um lugarizinho bem simples, e bem enfadonho. Minha mãe é a caçula de uma família com oito irmãos, a maioria casados morando em outras cidades. Ela viveu uma vida em que não tinha muita atenção dos pais, pois eles morreram quando ela tinha doze anos. Bem, não deve ter sido uma experiência muito agradável. Uma criança sem muita instrução. Uma criança pobre. Sem parentes próximos. O que poderia acontecer? Bem, minha mãe conseguiu uma terra de herança de seus pais, mas como era menor de idade acabou não recebendo e deixando nas mãos de seu irmão, ela nunca recebeu, pois nunca soube como fazer para receber, ou apenas não tinha interesse, até hoje não sei, talvez ela acredite que um milagre vá acontecer (e acredita). Minha mãe foi acolhida pela sua irmã, que poderia facilmente ser comparada com algumas vilãs da Disney, talvez, pois ela explorava minha mãe com o trabalho infantil, obrigado ela a cuidar dos filhos dela, a limpar a casa, lavar roupas e entre outras coisas, até que sua irmã queria fazer com que minha mãe se casasse com um cara que ela não fazia ideia de quem era, mas não fazia mesmo. Então, minha mãe fugiu para Brasília... Não sei resumir histórias, então provavelmente ninguém lerá ela inteira caso escreva tudo. Então é isso. Vou só dar umas considerações. Minha mãe nunca teve um objetivo definido, nunca teve apoios de seus pais, sempre quis ter um lápis para escrever (pois ela escrevia com um pedaço de carvão e saliva), e nunca teve muitos estudos, e é meio cabeça dura, pois ela acredita em coats quânticos, horóscopos e esse tipo de coisa, mas nem mesmo acredita na existência de outros planetas como Marte, por exemplo. E mesmo assim conseguiu cuidar de quatro filhos, o mais velho mora em Tennessee e estuda na universidade de Chattanooga e já estudou na Universidade de San Diego, na Califórnia, nunca recebeu apoio do pai, pois ele era um cara que se envolvia com bebidas e bares. Meu irmão sempre me conta que quando haviam alagamentos em São Paulo quando ele estava fazendo um cursinho para prestar vestibular, tinha vezes que ele ia andando para casa e meu pai não ajudava ele, mas isso não importa agora. O que quero dizer, é que nem meu irmão, nem me minha mãe tiveram pressão da sociedade, tiveram essa coisa de precisar ser perfeito, ou ser um gênio, ou coisas do tipo. Foi tudo na raça, passando noites sem dormir com fome... E isso me faz pensar que as vezes o melhor incentivo é não ser incentivado, ou que a melhor motivação é a necessidade. Mas também posso estar falando um monte de bosta por ser três da manhã, e estar escrevendo algo provavelmente ninguém vai ler hahahah Ei, eu tenho 13 anos, então pega leve aí nos xingamentos se não vou cancelar vocês O.o Brinks hahahaha
".... as vezes o melhor incentivo é não ser incentivado, ou que a melhor motivação é a necessidade. " Você tem razão!! A facilidade ajuda muito, mas atrapalha na mesma intensidade. O sentimento de vitória fica comprometido, pois se não se luta por nada, que gosto tem vencer?? Que história de vida sua mãe tem!! Coragem e superação! 👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho 21 anos, já possuo um emprego bom e estudo numa faculdade federal, na teoria, dentro de tudo aquilo que me foi ensinado desde pequeno pelos meus pais, eu era para me sentir feliz por conta de minhas conquistas, o mais angustiante disso é que eu não me sinto nem um pouco, sinto que a cada dia que passa, vivo mais o que meus pais querem que eu seja do que o que eu quero ser. Não existe fórmula para felicidade, o problema é que nós fomos criados e educados achando que sim, por isso tanta angústia de perceber que o mundo não é como imaginamos ser. A juventude de hoje em dia está cada vez mais doente por isso, não vivemos aquilo que nos faz feliz, vivemos amarrados em fórmulas de sucesso as quais são exibidas por frustações nas vidas de nossos pais, precisamos errar mais, e principalmente nos permitir, talvez um dia nossoe corações se acalmem, mas viver de talvez favorece uma vida de ansiedade e incerteza, e isso não faz bem a ninguém...
É tipo o padrao da sociedade , infelizmente vc sera 1 entre bilhares que só nasceu trabalhou em um emprego que estudou pra isso fez filho e morreu, pra mim viver é viajar, eu com 17 abandonei a vida aki pra tentar em São Vicente, eu queria viajar o Brasil inteiro mas a namorada do meu amigo que foi junto tava como desaparecida pq tinha 15 e não falou pra mãe Onde ia aí pensaram que tavamos sequestrando aí deu mol rolo aí agr eu voltei morar aki em casa creio que seja melhor assim kkkkk, mas eu queria mochilar pelo mundo , aprender arte e vender artesanatos nos países que eu visitar só de carona e onibus vida simples
João, eu imagino. Mas tu já parou pra pensar que o tempo passa rápido demais e que um dia tu vai olhar pra trás e pensar: será que tudo que fiz valeu a pena, eu queria mesmo fazer aquilo, me deixou realizado ? Não deixe pra fazer esse questionamento apenas quando for tarde demais. Pense nisso agora! Se tu não tá feliz e nem satisfeito, muda. Não tenha medo de correr atrás daquilo que tu sempre quis ou daquilo que te faça bem. Converse com seus pais e explique que tu não está satisfeito, se eles não entenderem mesmo assim mude, porque não adianta viver uma vida que não é sua. Só vivemos uma vez, só temos essa oportunidade, não a desperdice fazendo algo que te enfadonha. Espero que reflita e fique bem. ☺
Vou fazer 27. Eu estudava engenharia numa federal, fazia cursos de idiomas, estágio, serviço social e participava de alguns grupos. Entrei em depressão, abandonei o curso faltando apenas o tcc, só consegui começar o tratamento de depressão a 1 ano (se for pensar passei uns 6 anos em processo decadência perdi relacionalento, faculdade, oportunidades e emprego), hj penso em ser tatuador. Eu venho de origem humilde e era o melhor aluno desde pequeno, todos tinham a idéia "ele vai ter um bom emprego etcetc" .
Adriano Barroso faça aquilo que te agrada. Além disso, tente incluir uma atividade física em sua vida para não ter uma recaída na depressão. Fique bem e espero que seu ano seja prospero.
Só descobrimos a felicidade/sentido de vida quando fazemos uma experiência de eternidade. Quando tomamos consciência da presença de Deus em nossas vidas. O Amor de Deus expresso em Jesus Cristo preenche qualquer vazio...
E quem é que garante que não havia depressão nos jovens das gerações passadas? Hoje em dia,muitos jovens e adultos não têm o mínimo constrangimento em dizer nas redes sociais que estão com depressão. Antigamente, mal havia diagnósticos de depressão, muita gente nem sabia o que era isso.Havia depressivos que,sequer, cogitavam estar com depressão, não havia diagnósticos ,muito menos,auto diagnósticos. Atualmente, morre o pet,leva-se um fora do namorado, etc. e já saem dizendo que estão com depressão. A adolescência sempre foi uma fase de angústia, insegurança e dificuldades psicológicas em todas as épocas.A diferença é que ninguém fazia drama com isso,tampouco, expunham seu sofrimento .Com as redes sociais, parece que virou cool bancar o jovem melancólico e blase.
@Etevaldo Skylab Exato. Parece até que virou motivo de orgulho dizer que tem algum transtorno ou depressão. É o vitimismo estimulado pela nossa cultura. Antigamente, as pessoas tinham vergonha de falar que estavam tristes ou perturbadas. No meu Facebook, tem uns três que vivem falando que estao com depressão e com vontade de se matar,sem nenhum pudor!Fazem isso há anos.
Vanessa Martins de Souza concordo com tudo que você disse, tempo difíceis e tristeza sempre existiu, mas antes tínhamos até vergonha de chorar perto de alguém, hoje em dia com as redes sociais e muitos artistas, youtubers, expondo suas vidas e dizendo que estão passando por depressão, parece estar influenciando os jovens e até adultos a fazer o mesmo, causa até uma certa dúvida quanto à veracidade, parece até uma modinha. Deixo claro, sei que a depressão é uma triste realidade na vida de muitos, antes que digam que não sei do que estou falando.
Eu acho que, antigamente, quem parasse pra pensar se tinha ou não uma depressão (talvez não com essa específica palavra), não comia, dormiria na rua, e viveria de levar desaforo. O jovem adulto de antes, que ficava o dia inteiro no sol quente pra levar um prato de comida pra casa, "não tinha tempo" de pensar nessas "bobagens" (por favor, olhem as aspas). Hoje, o jovem adulto que se sente minimamente mal, tem inúmeros motivos e facilitações pra não fazer nada durante dias e alimentar essa doença - depressão.
Meu filho nasceu com dislexia grave,pagamos vários especialistas( caríssimos porque na época nenhum plano cobria) cada um dizia uma coisa. Eu descobri o diagnóstico no Google quando ele já tinha 16 anos. Como disse o Felipe as coisas não são tão fáceis porque igual uma gripe um sintoma puxa o outro. Ninguém diria que ele tinha transtorno de ansiedade,bipolar,depressão e só Deus sabe mais o que. Ele era altamente sorridente,apesar de gago ele era super,hiper-popular. Era amigo de pessoas da alta sociedade até flanelinhas. Concluiu os estudos, fez faculdade, era galante e sorridente, e muito bonito, brotava meninas por todos os lados. Esse ano no começo de abril ele estava muito feliz,sorridente, visitando e entrando em contato com amigos e parentes. Na sexta (12/04/2019) nos reunimos com meus pais,o irmão gêmeo dele,as namoradas e ele deu comida de aviãozinho pra bisavô (98 anos) dele. Nos encontramos no sábado, domingo e na segunda ele mandou mensagem pra namorada desejando bom dia e que a amava,depois ele sumiu......Ele se enforcou aos 23 anos na escada de uma de nossas casas..........Nunca fez drama,nem se expôs,o cemitério ficou congestionado e a única coisa que entendi foi que o Frejat tem razão quando canta que "rir demais é desespero".
"Por que os jovens atuais são medrosos e depressivos?" Porque vivem num inferno de competição sem fim em tudo, toda hora, uma parcela ínfima deles podem se destacar sobre os demais e não possuem o poder pra enfrentar a era mais selvagem da história humana. Estão com medo e deprimidos proque deveriam estar mesmo, é totalmente previsível, deveria ter sido previsto pelos pais.
Vou deixar aqui meu comentário, pode ser que seja um pouco grande. Agradeço à quem ler até o fim. Estou no ano de 2021, sou um jovem de 15 anos que mora no Brasil. Em 2020, no período onde o mundo viveu uma pandemia, minhas aulas passaram a ser remotas. Com isso eu fiquei muito relaxado; despreocupado, pois sabia que naquele ano eu passaria mesmo que tirasse notas baixas, então, o tempo que eu ignorei nós estudos da escola, eu investi no meu canal (que não é nesta conta) e à aprender coisas como inglês, espanhol, e também sobre anatomia, luz e sombra, fazer músicas, entre outras coisas do gênero. 2021 chegou, e com ele o mesmo pensamento que eu tinha em 2020 também. Só que quando chegou a notícia de que as aulas seriam presenciais, fiquei espantado; nervoso, e preocupado. "Caramba, e agora? Não aprendi nada ano passado, o que será de mim?" - pensei eu. Então, a escola deu as opções de estudar na forma de ensino híbrido, ou, estudar 100% EAD, nó início eu fui na forma de ensino híbrido, mas depois, quando os casos de COVID-19 aumentaram no país, minha mãe me obrigou à ficar em casa. Fiquei. Aqui estou eu, em casa, neste exato momento, digitando este texto. Estou com muitas tarefas atrasadas que não fiz no período em que estava online. tudo isso por negligência minha, descuido meu. Larguei meu canal no UA-cam, e estou aos poucos deixando de desenhar e fazer o que eu gosto para me dedicar aos estudos. Fazer o que eu gosto não é um caminho garantido, mas os estudos são. Bem, pelo menos é o que me dizem...
Todo mundo tá com tarefa atrasada e tinha esse mesmo pensamento seu, é bom se dedicar sim nos estudos mas também se dedicar nas coisas q vc gosta pra não ficar preso em 1 só coisa. Boa sorte aí :)
nossa eu tô assustado com o quanto eu me identifiquei com seu comentário kkkkk tbm amo desenhar, é o que eu mais gosto de fazer, e ano passado eu gastei muito do meu tempo desenhando em vez de estudar e agora tô me ferrando
Os estudos não garatem nada também,mas ajuda,meu pai não acabou os estudos,mas ele tem uma vida boa, consegue me sustentar,e ele também,e nós vivemos em um bom bairro,e em quanto ao ensino remoto,eu acho que o ensino de são paulo (aonde eu moro) ruim,meus professores mandam muitas atividades,muitas nada haver,pois estão tentando misturar o ano de 2020 com 2021,mas faço quase todas as lições,mas não aprendo nada, só algumas coisa ,aí o jeito é tentar aprender sozinha kk
@Sócrates _ eu nem consigo fazer isso, é umas 6-8 atividades por dia, tô sobrecarregada,e olha tô no 9 ano,mas tô me dedicando mais em ciências,pois quero ser cientista kk ;-;
Tenho um amigo de 21 anos quando ele sai com a gente a mãe liga toda hora para saber aonde ele está. Uma vez era pra ele chegar às 20:00 era 19:40 a mãe já liga pro mano para saber aonde está, pqp . Pais extremanente protetores criam seres codependentes . Os meus eram assim e já estou me libertando.
Com meu pai sempre foi tranquilo. Ele só pedia pra avisar se eu ia chegar tarde ou não. Fora isso, eu tava livre. Sempre achei isso muito bom, e veja só!! Não acabei viciado em crack, engravidando uma qualquer ou fui assassinado. Acho que tá bom,né?
O que está fazendo as pessoas ficarem mau é o acumulo de informações e a rapidez delas, hoje em dia as redes sociais pregam uma vida perfeita que acaba deixando as pessoas frustradas.
Tenho 33 anos e quando jovem brincava de pipa, bola, esconde esconde , bolinha de guede e etc e hoje "não consigo" me relacionar com as passos via imagem de rede social, pois as não tenho e a última que tive foi o Facebook que desative tem 8 anos ( não me faz falta alguma). Ainda continuo a me atualizar diariamente, mas sem essa loucura total, porém mtas pessoas falam que eu eu sou "calado" e na minha, que eu não me interajo com o mundo ( sabem de nada kkkkk) mal eles sabem o quanto eu sou feliz, nas minhas folgas vou a praia, pego um sol, tomo uma gelada, sempre tem umas lindas moças passeando kkkk... Dou minha volta de moto, sinto ar puro da estrada, vejo a beleza da serra e estradas... Trabalho, pago minhas contas e sei ser tudo o que está acontecendo no mundo. Tô benzao. Não tenho preconceito algum com rede social, mas eu passo e vejo a alucinação das pessoas com um celular na mão. Só que não tem, percebe é insano, com todo respeito mas parece zumbis. Pra não falar que não tenho... Só o whats por necessidade de trabalho... Mais ainda a assim... Prefiro ligar na empresa ou pra pessoa, à passar mensagem. Sinto falta do contato humano... As vezes dá vontade de dar um peteleco no amigo e sair correndo kkkkkkk, mas se fizer isso... Pode dar em briga e até morte kkkkkkk... Amigo mata amigo por brincadeira que não gostou. Um peteleco kkkkkkkkk bizarro, mas real!
As pessoas acham que se vc tem muitos amigos e é extrovertido vc é uma pessoa feliz...agora se vc n se relacionar com o mundo inteiro e for fechado é um cara triste, depressivo e tímido. Por causa disso eu e muitos jovens, acabamos por tentar ser alguem que nao somos, so para os outros acharem que somos algo. Ainda bem que larguei dessa matrix
Uau, vejo aqui dois comentários muito bons e me vejo em ambos. Saber apreciar a nossa introversão e usufruir do melhor do mundo através disso. Escolher ser feliz.
@@teteudetonados7615 infelizmente isso é verdade, tentamos ser extrovertidos, quando na verdade somos introvertidos. E não há nada de errado nisso. Hoje vivemos quase que uma ditadura da extroversão onde só os extrovertidos são bem avaliados pela massa. A verdade é que a vida do lado dos introvertidos também é magnífica e deve ser muito bem vivida, muito bem apreciada. Equilíbrio é tudo.
Curti muito seu testemunho venho de uma geração e de uma infância... onde os valores eram diferentes .... hoje os jovens vivem imerso nas redes sociais e tudo gira em torno disso .. estou pra fazer 30 anos e desde o ano passado larguei o istagram uso somente pra me atualizar.... sobre os fatos dos cotidiano ,,, porém isso afeta minha vida social visto que se você não for ngm na rede social... logo você já não é importante pros demais .. hoje você vale o números de seguidores que tem ... E por mais que seja difícil conviver fora dessa bolha vou persistir nos meus valores (não vale tudo por like )
Eu tenho 21 de idade. Estou desempregado e não aparece nenhuma oportunidade de emprego. Será que eu sou da geração nutela? Criticar é fácil mas o difícil é ajudar o próximo.
Eles pegaram o titulo dos estudos e simplesmente implementaram o senso comum em cima, por causa disso, é muito fácil refutar os argumentos apresentados.
É incrível como as pessoas seguem , acreditam e apoiam o que um homem desses fala. Se fosse uma pessoa com aparecaia aparência de um mendigo mas com a mesma lábia e vocabulário ninguém estaria aqui aplaudindo. Mesmo que tenha estudo ou um diploma , a falhas em seus argumentos que qualquer um perceba . Ele não compara economia × aumento da população x violência x política atrasada e corrupta . Acho que não podemos dar muita atenção a gurus, pensadores saudosos, gente velha criticando as novas gerações ou qualquer um que fala bem no UA-cam . A fundo muitas vezes tem os preconceituosos racistas, religiosos espalhando ódio em gente de cabeça fraca.
Há 30 anos atrás quando eu era jovem eu tinha medo, eu tinha medo das drogas. Eu tinha medo de ser assaltado, eu tinha medo de ser reprovado na escola, eu tinha medo de não arrumar um trabalho. Mas eu tinha pessoas ao meu lado falando se ficar aí no quarto chorando não vai resolver nada levanta a cabeça e segue tua vida acredita em você.
Vi um comentário dizendo que é tudo fase e realmente é isso mesmo! Eu tinha "fobia" a redes sociais quando tinha os meus 15, 16 anos. Sentia que todo mundo estava feliz e vivendo suas vidas. Me sentia muito mal! Mas entendi que tbm está relacionado como o modo que você enxerga a sua vida. Teve uma vez que vi um vídeo em que a pessoa dizia: "Se você não está feliz com a pessoa que você é hoje, se reinvente e seja outra pessoa amanhã". Nunca mais me esqueci disso! Sempre que sinto que a minha vida não está legal, me lembro que posso mudar ela da forma que eu quiser. A gente precisa ter em mente que tudo é passageiro! Que vai ter semanas que você não vai ter ânimo pra fazer as coisas, mas que vai passar; tudo, absolutamente tudo passa! Nosso cérebro é programado pra seguir em frente com o tempo, pra "esquecer" o que for preciso esquecer. Se permitam viver as dores e as alegrias da vida com leveza, pq tudo é passageiro!
Criticam a juventude por depressão, por serem fracos... só esquecem de que quem criou esses filhos são os filhos da geração anterior.
@@diegolacerda9904 Olha amigo...os tempos atuais estão tudo menos fáceis kkkk. E não é de hoje. Eu nasci nos anos 90 e lá naquela época já haviam problemas enormes (recessão, inflação altíssima, etc). A diferença é que hoje em dia com o advento da internet as pessoas tem mais noção da merda em que estão, simples.
Assim você esta tentando justificar o fracasso atual dos jovens porque os pais foram fortes d+ e querem que os filhos sejam mais independentes? Aff... essa turma vai morrer e criar raiz na casa dos pais!
@@gokubrazuca4849 Querem que os filhos sejam mais independentes? Você viu o vídeo? É totalmente o oposto disso. Pais fortes não colocam o filho em bolha... pais fortes fazem o filho entender o que o mundo é de verdade.
Novacki Mas é isso que eu quiz dizer meu caro! Criança com depressão hoje em dia são quase 60%, ae o psicologo vai ver o que é, e o reizinho não pode ir pra Disney co os colegas porque os pais não tem como pagar!
@@icaro1992able não amigo, os tempos estão bem mais fáceis do que nos anos 80 e início dos anos 90. Até 1995 eram poucos os que conseguiam comprar uma máquina de lavar e uma caixa de sabão em pó. Faculdade então, era coisa de CDF. Sem falar em inflação que chegava a mais de 50% ao mês, ao mês. Hoje está muito mais acessível, porém está faltando estabilidade psicológica e emocional, que por uma série de fatores foi pro ralo.
Acredito que essa depressão é fruto da obsessão da nossa sociedade atual pela felicidade e sucesso.
Penso a mesma coisa 👽
@@ghusthavo obsessão!!
Além do hedonismo.
Gustavo Nunes a vida é sofrimento... sem dor e sofrimento não teríamos nada... as grandes conquistas e os grandes homens foram forjados pelo sofrimento. O que a tal "felicidade" deu ao mundo? Nada, o contrário até. Esta sua mentalidade que está impregnada no mundo contemporâneo é que o está levando a ruína. O mundo atual rejeita a dor e o sofrimento sendo que deveríamos fazer justamente o contrário.
Um egoísmo sem fim!
O Mundo não é rosa, é uma fábrica de frustrar pessoas iludidas.
sim, mas já foi mais fácil conseguir sair da casa dos pais.
EXATAMENTE
@@danielmenezes2818 com certeza
O mundo n eh Rosa, mas sua foto de perfil é
Até pras realistas é foda aceitar que os piores tomam os lugares dos melhores por apadrinhamento
Quem decide ñ ter filhos nesta geração, tem o meu profundo e sincero respeito...
Cada dia que passa, eu penso o mesmo.
o meu tb
@Akira Gustavo Minami já ouviu falar em superpopulação? O mundo não precisa de mais reprodução, os recursos são finito e o planeta também, logo logo teremos que lidar com esse problema.
@Minami Akira tem 7 bilhões poha kkkk até acabar isso aí, nós chega nos anos 3000 kkk
@Minami Akira e qual é a desvantagem???
Nas décadas anteriores , os jovens viviam a vida , hoje eles assistem peles redes sociais os outros fingirem que vivem .
é muito fácil viver a vida quando se tem liberdade, já cansei de ouvir "quando vc tiver sua casa vc vai viver sua vida e curtir como vc quiser, mas enquanto viver sob o meu teto vc ñ irá fazer nada disso" não está errado, mas os jovens de antigamente tinham mais liberdade para sair e se divertir do q os jovens de hj cercados por pais super protetores q não deixam nem o filho viver uma vida real, e eu acho isso errado sabe? pq as pessoas tem suas necessidades sociais e vidas próprias, não acho q alguém deveria tirar o direito do outro de ter isso
@@yasmin_novaiss Vc ainda vai curtir muito ávida .
@@amigadopensador3116 mermão é tanta preocupação com oq virá pela frente q eu nem penso mais eu curtir, por mais q eu queira
@@yasmin_novaiss isso tudo vai passar , seu espaço está reservado .
Adorei sua visão ...nota 10...
Sou professora de Ballet clássico há 34 anos, uma atividade que exige muita disciplina e resignação e tenho acompanhado essa "evolução " . Os pais colocam todas as fichas em um único filho, e em contra partida, querem poupa--los do sofrimento. Uma bomba relógio que explode na juventude..
Acho que essa expectativa muito grande nos filhos é por causa das redes sociais. Já que tá todo mundo expondo aquilo que tem de melhor no insta, e os pais querem fazer o mesmo
As redes sociais banalizaram muito como vemos a vida dos outros.
Antigamente a gente vivia nossa vida, e pra saber da vida dos outros tinha que conversar, ter participação social
Então se eles dividirem as fichas muda algo? Professora, menos.
Uhuuu amo ballet🤩🤩
@@danilobom6850 sim ue kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@danilobom6850 , analfabeto funcional detectado. VAI ESTUDAR DESGRAÇA!!!
Eu acho q tem mto a ver com a preocupação com o futuro, já q a vida desses jovens foi toda moldada no projeto de longo prazo. Os jovens não vivem o agora, e quando o fazem, fazem errado, fazem com medo e receio. Uma vida de medo leva à depressão.
Medo leva ao lado negro da força tb
Capitalismo
@@camaradabento7240 é... É óbvio que é culpa do capitalismo.... Nao vai ser culpa do feudalismo ou das atividades rupestres. É culpa do sistema solar tb.
É um dos meus problemas
@@ricardocarvalho5784 sim, é culpa do capitalismo, e vc sabe disso, não se faça
Tenho 28 anos e se me enquadro como jovem segundo essa análise, fica a estatística, o gatilho da minha fase de depressão foi a ilusão criada pelos pais de que a faculdade seria a base para o sucesso quando, nos deparamos com o mercado de trabalho, aprendemos da pior forma ( através de muitas rejeições ) que o mercado de trabalho é, em sua vasta maioria, para quem tem QI (Quem Indica)
Para aqueles que integram o mercado de trabalho, sem indicações e por méritos próprios, as empresas tiram absolutamente TUDO que a juventude têm pra apenas tornar os ricos mais ricos quando, esse mesmo jovem que dedicou tudo por aquela empresa, perde a energia, se depara com um chute na bunda e somente aí, percebe que deu o sangue pra construir o sonho de alguém e não o seu próprio.
Infelizmente essa é ou será a realidade de 85% da população.
Eu falo isso pra colegas e eles continuam achando que trabalhar somente para uma empresa vão ficar "ricos". É de dar tristeza, os caras vão te sugar todas as energias pra no final daqui a 10, 15, 20 anos te dar um pé na bunda como eu vi acontecer em hospital particular.
@@user-sk8dr6zt2q eu tbm mano, eu só tenho ensino médio, e tô trabalhando em um lava jato que eu montei (lava jato simples gastei 1.000 conto) e tô conseguindo sobreviver, já meus amigos fizeram faculdade e se foderam, faculdade é pra rico que tem QI e não pra pobre periférico igual eu e meus amigos
@@picapaubeta8966 Vou falar um pouco de mim: sou de origem humilde e graduada (sei que tenho sorte!), falo duas línguas e diabo a quatro, mas tô de saco cheio de toda essa ladainha das empresas e chefes. Ainda sou bem jovem, e já me toquei que o negócio é fazer algo próprio mesmo, por isso eu admiro muito teu esforço cara, parabéns!! É esse o caminho!!
@@user-sk8dr6zt2q obrigado amigo, boa sorte
O que mais me deixa depressivo é a falta de oportunidade de emprego. Estou desempregado e isso me dá uma angústia terrível. Daí, ainda tem as redes sociais (nas quais estou largando aos poucos) que potencializam essa tristeza. É tudo uma bola de neve.
Exclua suas redes sociais, aquilo é um mundo tóxico
Vai catar lata. Ou vai estudar. Ou..... Tem 1001 coisas 1ue podem tirar vc do ócio.
Vai trabalhar então e para com essa merda de internet.
Então supera isso, pq emprego não existe mais.
Eu larguei as redes sociais, UA-cam? ainda não.. maaaaaaaaaaaaas depois que larga, é ótimo porém fica nítido que a pessoa se torna escravo delas. Já pensei várias vezes em recomeçar do zero, com "ótimas ideias", péssima ideia isso sim, foda-se o marketing pessoal.
Eu tenho 20 anos e não me considero depressivo, porém as vezes fico perdido em meio a tantas informações e tantos caminhos possíveis a seguir e isso me deixa um pouco ansioso. Acredito que a vida hoje em dia é muito rápida e com excesso de opções, e isso deixa todos mais ansiosos e preocupados com o futuro. Quando era criança parecia que um ano demorava uma eternidade, agora tem coisa que aconteceu 3 anos atrás e na minha cabeça foi ontem, um ano não é nada atualmente. Por incrível que pareça eu acredito que a falta de opções no passado deixava as pessoas mais tranquilas, já que você geralmente seguia a profissão dos seus pais ou tinha no máximo 5 opções de carreira e optava por uma. Além disso tem essa chatice de auto-ajuda dizendo o tempo "seja a melhor versão de você!! Plante uma árvore, levanta 6:00 da manhã e vai malhar!!! Coma comida saudável!!" daí as pessoas (principalmente os jovens que tem a cabeça maleável igual uma amoeba) ficam sentido essa pressão de ser a melhor versão deles mesmos e acabam esquecendo de ser feliz ou falhando miseravelmente e daí fica deprimido assistindo Netflix. Acho que as pessoas tinham que relaxar um pouco e parar com essa afobação pra fazer tudo de forma extremamente rápida, você não pode descansar 2 horas que já aparece alguém "aproveite seu tempo para desenvolver atividades!!! O mundo hoje em dia é movido a competição, enquanto você ta ai atoa tem um moleque estudando chinês, programando em Python e fazendo exercício de cálculo 3! Qual é a sua desculpa? Tome suco detox". Ah vai pra puta que pariu kkkkkk
Caralho mano kkk, eu tenho 19, e é EXATAMENTE isso que ta acontecendo
Isso aí mesmo cara, uma cobrança em cima de si mesmo, criado por si mesmo, e o principal motivo que nos deixa assim, é a merda das redes sociais, aonde você só vê o lado positivo da força em tudo, tudo bonito, partes aonde a pessoa está sendo bem sucedida, maquiando a vdd, e aí que está, causando aquela inveja interna, e lhe cobrando que você seja melhor, e isso causa ansiedade, transtorno bipolar e mais e mais, levando até a depressão! O Instagram pro exemplo é a pior desgraça já lançada, experimenta um domingo a tarde e da uma visada no insta, automaticamente você já fica triste, e acha que sua vida é uma merda!!
Eu tenho 21 anos e é exatamente isso meu amigo, mas essa ansiedade começou pra mim quando tinha 17 anos e percebi que precisava seguir um caminho e ter uma carreira, mas eu olhava ao redor, e milhares de oportunidade e desigualdade ao mesmo tempo, eu tinha que pensar por mim mesmo aquilo que eu queria fazer, aquilo que eu precisava, mas já me senti tão perdido que quase cai em depressão, graças a Deus estou bem, hoje eu ainda não tenho uma profissão, minha última foi em uma gráfica, mas ainda tenho medo do futuro..
Cara, eu posso imprimir o seu comentário e emoldurar na parede da minha sala? achei maravilhoso!
Ainda tá perdido.
eu tenho 15 anos, odeio redes sociais, passo o tempo lendo e ainda assim e tenho ansiedade(sempre tive deve ser genético). pelo que eu observo acho que td essa pressão vem mt mais dos adultos já que pra eles a gente tem q ter um trabalho pra ficar rico. os estudos não são valorizados pq se os jovens foram criados com a narrativa de que estudar só serve pra ter dinheiro quando o país tá em crise ninguém estuda. o filho é sempre "um investimento"
criticamos os jovens por se importarem com a quantidade de likes mas os adultos em si só veem números na gente
falam que estão nos preparando pro mundo sendo frios e cobrando da gente mas só estão nos deixando ansiosos e com sentimento de culpa
falam que os adolescente ficam se comparando mas crescemos sendo comparados idependente das redes sociais pelo nossa própria família
Sei como é
Caraca, texto forte esse, rápido e direto, concordo plenamente.
Eu acho que o tipo de escola atual é um dos principais motivos, já que está sempre sobrecarregando os alunos com uma quantidade aparentemente infinita de assuntos para uma grande quantidade de matérias.
Só isso já gera estresse e, o principal, ansiedade nos alunos. Isso acontece simplesmente porque a escola quer forçar a aprendizagem, e claro que isso é negativo, porque faz com que o aluno não aprenda e fique estressado por causa disso simplesmente por pensar que não será aprovado e esperando uma reclamação dos pais por estar indo mal na escola.
@@thiago7405 C tem 10 anos mano, a escola ta izi dms
tenho 14 e so homem to usando o celular da minha mãe mas
Antigamente as pessoas escondiam suas dores por medo de serem criticadas e chamadas de fracas,hoje em dia pessoas revelaram suas dores e são criticadas e chamadas de fracas para a gente ver como o ser humano não evoluí para ser uma pessoa melhor
Pior ainda se vc for homem,aí complica ainda mais
@@eternalmusic1111 verdade man
@@eternalmusic1111 , por quê?
@@gahsilva6956 porque o homem dês de pequeno apreden que não podem chorrar porque isso não é coisa de "macho" eu temho um irmão mais velho já me cansei as vezes que já peguei ele chorando escondido por não por não poder demostrar oque ele tá sentido e para piorar nem eu e nem ele temos uma relação muito boa com nossos pais
@@esthervictoria919 , tadinho de seu irmão. Pior que é difícil mesmo os homens falarem sobre suas dores.
O problema é essa noção que os pais, as escolas e até desenhos enfiaram na cabeça das pessoas de que, "vc pode tudo, é só vc querer", "o céu é o limite", "estude pra não ter essa mesma vida que eu", entre outras várias frases do gênero.
Esqueceram de nos dizer que a vida é uma merda sim, q vc vai sofrer sim não importa o q vc esteja fazendo, e q a felicidade não tem nada ver com o sucesso ou falta do mesmo.
Esqueceram de dizer a todos q ta tudo bem ter uma vida simples.
Nenhum de nós aqui na seção de comentários vai ser presidente ou ir pra lua, e qual o problema nisso.
A vida é difícil, e ser agradecido pelo pouco q conquistamos ou já temos é a chave (ou o ponto de partida).
Eita q eu comentei antes de assistir o vídeo. Acho q só parafraseei aqui.
Eu já pensei em ser astronauta, jogador de futebol, enxadrista, engenheiro em mecatrônica, Juíz, contador, ator, escritor, poeta, filólogo, matemático, professor, cientista da computação, filósofo e teólogo. Não consegui ser nada disso, tenho 28 anos e ainda não sei o que fazer da vida, passei num concurso e estou esperando ser chamado, mas com salário baixo.
A vida é difícil demais. Estudei tanto, li tanto, aprendi tanto, e sempre há vários bem melhores que eu.
Fomos criados sob um ideal de vida que em tese deveria proteger de infernidades mentais, porem aprendemos do pior jeito o quanto a vida é ruim. Isso faz com que nos cobramos o que não nos foi cobrado, queremos ser melhores, mas nos sentimos desamparados e sozinhos
Falou tudo
@Lek porém a pessoa nunca tá rico msm kkkj
A maioria das pessoas acha que na nossa geração tudo é mais fácil. Mas ninguém percebe que hoje vivemos em uma eterna competição. Queremos ser melhores e maiores, desejamos ser perfeitos a todo custo e acabamos não aceitando nossas imperfeições. Buscamos incansávelmente sermos aceitos (mas por quem? Nem sabemos). Bauman já dizia: "Viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico."
Não podemos mudar o outro, mas podemos mudar algo em nós.
Leia o que escreveu e risque as justificativas: eterna competição, querer ser o melhor e querer ser aceito.
Tudo de melhor.
O que é mais fácil é algumas coisas que a tecnologia proporciona antigamente tudo era mais trabalhoso hoje existe algumas coisas que não exigem mais tanto trabalho manual por exemplo.
Existe a *facilidade* tecnologia..mas infelizmente a psicológica é defasado
Um Brasil cheio de jovens q tentam a todo custo se encaixar nos estúpidos padrões estabelecidos pela sociedade. E tem gente q bota culpa nos pais dizendo q quem criou essa geração de merda foram eles (detalhe, eu sou jovem). Simplesmente não se aceitam, acham q se não tiver aquilo, não for desse jeito ou daquele, não poderão ser felizes ou aceitos pela sociedade.
Giovanna Gonçalves não se deixe levar pelas coisas do mundo pq tudo isso passa ! Seja temente à Deus, faça suas obrigações e tudo vira por acréscimo. Vc não é obrigada a nada, vc tem livre arbítrio.
Tenho 28 anos e demorei muito pra entrar na área que me formei, não me casei e ainda não tenho estabilidade financeira. apesar de nunca dar dor de cabeça para meus pais, sou considerada o "problema" da família.. sempre que podem jogam na minha cara que sou encalhada e não tenho nada, e ainda tem aquela da comparação (pq fulano tá assim, ciclano tá assado). Somos assim pq o tempo todo somos precionados e criticados.. Essa realidade não é legal pra mim, imagina ter alguém esfregando isso na cara o tempo todo.. Hoje tenho a mente forte, até aguento, mas tem dias que ainda são bem difíceis..
liga nao, na epoca deles foi facil, se seus pais viveram a decada de 80, por mais que nao tivessem a tecnologia que temos hoje, aquela epoca era muito mais facil voce se concretizar e formar uma carreira no mercado de trabalho, pra nos da geraçao de 94 e 93 estamos cercados de gigantes demoniacos que sempre irao cobrar mais pedir mais o que nem eles mesmo tiveram que fazer, meu pai nunca teve de estudar e trabalhar, ele diz para mim, mas todo mundo faz porque voce nao, o todo mundo que ele fala ta morto de cansado, passa nas materias da faculdade com um 5 isso quando nao reprovam e pegam DP, mas a nossa geraçao e a vagabunda que nao quer nada com nada, eu entendo seu drama, adultos que cagaram o mundo agora cobram de nos limpar a merda deles.
Mas 28 anos e ainda não ter estabilidade financeira vc tá atrasada mesmo. Vamos ser realistas também né? Só falta logo nos comentários de um vídeo que diz que o mundo não é uma máquina de auto estima, as pessoas tomarem essa função rs
Guilherme P.Demoner falou merda , desculpe
não ligue, comparar se aos outros só traz desgraça pra nós mesmo, esse ano eu tive um ataque de ansiedade por conta disso
@@VitorBizzo Existe uma grande taxa de desemprego são só 14 milhões de desempregados. Estabilidade financeira chegando perto dos 30 anos é coisa dos Antigos isso é molde do Sonho Americano: Carreira e estabilidade aos 30, casamento e filhos, uma vida de classe Média...no futuro o que mais vai ter e gente nessa faixa sem estabilidade financeira infelizmente.
Sempre existiram pessoas depressivas, frustradas, melancólicas, tristes e solitárias, em qualquer geração. A diferença que hoje em dia as coisas são expostas, enquanto antigamente eram escondidas. Mas aí é mais fácil chutar a bunda dos "novos/velhos jovens".
Exatamente. Vestir o sapato do outro que é bom, nada.
Sim, falam como se fosse uma coisa nova dessa geração. Tem um texto lindo que se chama "Para Maria da Graça" esqueci o autor, mas é da década de 50/60 em que ele se comunica com uma garota que recém completou 15 anos e ele expressa essa mesma preocupação.
@@labelledejour2849 Paulo Mendes Campos, é um texto espetacular.
Além disso se a pessoa tivesse algum problema psicológico era tratado como besteira
@@raf.monteli1244 sim, me marcou muito.
Sinto que o Pondé quando fala de depressão e melancolia põe como alvo a classe média alta, mas os jovens pobres brasileiros também andam muito depressivos... Tive uma criação sobre oque é a realidade e já sabia desde pequena que não poderia ter o mundo e dar certo em tudo e isso também é muito deprimente pq o mundo real para os desfavorecidos é ainda pior.
Concordo o Pondé fala muito pensando na classe média alta brasileira até mesmo reproduzindo o discurso que se vê em países mais ricos mas como você mesmo disse isso tbm aflingi jovens mais pobres de países subdesenvolvidos como no Brasil ou no sudeste asiático
Ele não fala que não atinge e sim que as proporções são MUITO diferentes. Uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que uma em cada quatro crianças e adolescentes praticam automutilação por consequência da depressão. Agora, que vida difícil deve ser das crianças da Inglaterra... Agora se for fazer essa pesquisa na Africa os números serão muuuuuito diferentes. E é isso que ele está querendo dizer.
Sim, mas eu citei a classe pobre brasileira, pois os números nesse ambiente vem crescendo por aqui...
E esse cara sabe o que é pobreza?
@@ArthurSantos-xe9ge Pois é, a internet brasileira toda é assim, parece que o pobre comum assalariado que faz curso técnico no SENAI, não existe, não vejo nenhum vídeo direcionado a uma pessoa com minha realidade.
O que agrava ainda mais os casos de jovens deprimidos, é a total ignorância com relação ao problema psicológico.
Exato. Hoje em dia qualquer problema psicológico é considerado frescura, ou é coisa do diabo (no caso dos evangélicos burros).
Eu sei dos meus problemas psicológicos o problema é expor eles...
O negócio é que varias famílias antigamente não existia esse tipo de coisas, se vc foi nascer nessa geração, tudo mudou. Seus pais acharão que isso é frescura, muito celular e etc... Sempre será isso. Mas ninguém sabe oque passa na tua cabeça.
Concerteza , só reconhecem quando a pessoa se mata ! Aí fala que gostava da pessoa ! Mundo podre .
Não pense que é um problema de jovem não pois tem muita gente com 40, 50 anos aí doente e solitária.
Tenho 22 anos e estou desempregado. Sempre estudei muito e fiz muitos cursos, perdi meus pais cedo e tive uma vida adulta precoce. Me torturei anos por não querer fazer faculdade e via todos meus amigos se formando e me sentia menos por isso. E hoje eu vejo que a expectativa que jogam nos jovens é meramente ilusória. O problema é que nada é seguro, arriscar se torna um pânico, o desemprego, contas pra pagar... só vão se somando e caindo em nosso colo, não importa se você tem uma boa faculdade ou não. Todos estão no mesmo barco, lutando pra remar e chegar em algum lugar que muitos nem sabem onde é.
Me pressionaram pra fazer a faculdade que não queria (detalhe: fui bolsista integral). Ganho dinheiro, ganho. Sou feliz? Não. Não deixa mesmo a opinião alheia interferir nos seus objetivos.
@@user-sk8dr6zt2q é real mano, tem MT pressão pra fazer faculdade msm, ainda bem que não cai nessa
Sinto muito por sua perca, mas não existe nada perfeito....as pessoas que pregam isto, edição de imagem, nada condiz com o dia a dia
@@user-sk8dr6zt2q eu te entendo estou cursando uma faculdade que não tenho muita afinidade....só saberei se foi boa daqui uns anos!
Fiz muitos cursos, me pressionaram...mas tudo que eu queria era viver, sair, conversar com outras pessoas!
Deus foi tudo que me apeguei no desespero, eu passava horas no quarto me dedicando a coisas fúteis!
Os pais desta geração são os culpados, criando jovens inseguros, minha família arrota santidade em cima de mim
...e eu me sentia mal!
Hoje eu faço oque eu acho certo! Me liberei!
Tenho 27, duas faculdades, 3 idiomas, cursos de qualificação e nunca consegui trabalho… compartilho do seu sentimento. Passaram uma ideia de sucesso pra gente q hoje não se efetiva nem em parte, por isso a desilusão e depressão
É cansativo estudar mais de 6 horas por dia e após isso,escutar:
"Mas vc só estuda"
"Não faz mais q sua obrigação"
Cara,eu só quero orgulhar meus pais,fazer faculdade de medicina e dar orgulho pra eles.
Eu cheguei a chorar ontem de tanto estudar,estou com calos na mão,dor de cabeça,cansada e não escuto nem eu "estou orgulhosa de você".
O pior é os outros achar que a minha vida é perfeita, só por causa das minhas notas.
Não tente orgulhar seus pais, e sim a você mesmo. E impossível tentar agradar a todos a sua volta, só te tra tá problemas. Melhoras pra vc, e que tudo dê certo com seus estudos !
Cara, vc realmente quer fazer medicina? A pior coisa é trabalhar com oq não gosta
Não que eu tenha prioridade pra falar, tenho 17 anos, mas não se esforce tanto, afinal a sua vida está passando e vc n está vivendo.
ua-cam.com/video/dMxWQCal-II/v-deo.html
@@pedrobarbosa7494 a questão é que se a gente não se esforçar, alguém vem e joga isso na nossa cara. Eu estudo das 8 da manhã às 10 da noite, sendo que dessas 14 horas, 7 são na escola. Se eu deixo de assistir um horário de aula, ou revisar um assunto, meus pais me acusam de preguiça e me comparam com uma prima que passou em direito na federal, um primo que é promotor e assim vai. A questão não é exatamente o que a gente quer, a questão é que se a gente não fizer, a tendência é se frustrar mais ainda.
Até pra servir mesa a gente precisa de certificação, indicação e experiência. Eu me sinto inferiorizado pq não tenho idepência financeira, as pessoas vendem vidas na internet, ostentam que são ricas, o aluguel de imóveis é tão assustador que compensa mais morar na casa dos pais que ainda nos tratam como se tivessimos 13 anos.
Aqui no Brasil a renda mensal do brasileiro é muito baixa comparada com outros países,o dinheiro tem baixo poder de compra,pra sair da casa dos pais vc tem que ganhar bem,eu não aconselho ninguém sair da casa dos pais sem uma situação financeira estável.
Mas também né bicho, você escreve “tivessimos”. Digno de 13 anos mesmo.
O Brasil é muita burocracia
@Richard Mendes corta o cordão... KKKK
tem pai e mãe que estraga os filhos mesmo... por isso hoje a coisa está desse jeito...
Acredito que honrar os pais e ama-los é bem diferente de ficar na sombra deles, ainda mais emocionalmente... e isso pra um homem é ainda mais comprometedor, acho q você está no caminho certo... respeite seus pais, reconheça o valor deles...mas as vezes o passaro pra voar tem q pular do ninho, a vida é assim!!
VALEUUU 😘😘
Vc resumiu minha vida. Hj, vejo que vida ta mais dificil. Quando vc ver um pessoa que a mesma idade que vc e ja tem emprego e propria, vc e sente o verme do verme do ver do carrapato
Cria uma geração de jovens depressivos
Por que se tem uma péssima geração de adultos.
Desculpa para o fracasso
Por conta de uma péssima geração de avós
@@gabriloureiro facil falar hj em dia com internet, dificil devia ser viver nos anos 60 70
Tão difícil quanto na época das cavernas, independente do momento em que nascemos viver vai ser sempre um desafio, a postura de glorificar outros tempos ou xinga-los não tem nada a ver com a postura de quem faz o melhor pra levar seu vida de forma feliz e ética
Não era mais fácil viver antigamente, a gente só tinha menos informação e quanto menos informação a gente acredita que exista mais "anestesiado" a gente fica quanto a ser feliz ou achar a felicidade verdadeira em coisas duradouras e não materias
Tenho 25 anos e concordo com tudo. Sou filho único. Só comecei a melhorar das minhas angústias e depressão quando fui morar no exterior, longe da influência dos pais.
Sou engenheiro pela USP e tenho mestrado na Bélgica. Faço trabalho braçal e tenho tempo para ler e me educar. Não poderia pedir por uma vida melhor.
Tenho 24 e também sou filho único. Penso que só vou poder dar um próximo passo na minha evolução pessoal/emocional quando sair de casa.
Trampa com construção na Bélgica?
Boa, quebrar a influência dos pais superprotetora é o primeiro passo para sair dessa agonia moderna.
Eu quebrei essa influência aos 12 anos que tive que trabalhar e sai aos 16 de casa!
Tenho 19, ainda cursando engenharia e sobre "cuidados" da familia. Penso o mesmo e espero um dia sentir a liberdade que você sente, irmão. Me livrar dessa angústia.
Às vezes, uma frase que as pessoas gostariam de ouvir seria:
Você deu o seu melhor! Vai dar tudo certo.
isso não funciona!!! a cada ano que passa a vida vai ficando mais fácil e o ser humano tem mais tempo pra pensar em bobagens e alimentar o ego, e foi a gente que escolheu ser artificial. Ao Invés de procurar uma pessoa, conhece-la e ter um relacionamento maduro e saudável é preferível colocar um por´n e se saciar em 2 minutos, quando não se entra nos app de encontro e tratamos as pessoas como o cardápio. as invés de querer fazer parte das vidas das pessoas, compartilhar experiências e construir uma amizade forte, é mais fácil entrar em um jogo online e falar por 20 min com gente que não se tem a menor ligação ou afeto real. Ao invés de olhar pra dentro que é o que realmente importa, passamos o dia olhando pra fora e desejando a futilidade, ao invés de olhar pra dentro, encarar nossos problemas e entender o que de fato é importante pra gente ficou mais fácil olhar pra vida "Perfeita" do amiguinho e se questionar "porque a minha não é assim"!!! essa geração está fraca porque o tempo inteiro está querendo ser outra pessoa ao invés de ser ela mesma e é claro "Sempre quer ser o protagonista de tudo" mas não sabe o que passa na própria cabeça.
@@gabrielmarinho9060 só tentar em outros locais,
ua-cam.com/video/zYnvObTJONA/v-deo.html
@@gabrielbithencourt2122 porra falar que a vida tá ficando mais fácil é foda hein
Mas não vai dar tudo certo cara, melhor aceitar a realidade do que criar expectativas e se fuder
@@gabrielmarinho9060 👏🏻👏🏻👏🏻
Outro ponto: a insegurança. Antigamente, você podia dizer a uma criança de 10 anos: "vai ali no mercadinho comprar tal coisa." Isso proporcionava uma espécie de teste de autonomia. A criança chegava no balcão, pedia o que queria, aprendia a pagar e a conferir o troco e voltava para casa. Do mesmo modo, criança brincava na rua, convivia mais com os vizinhos. Claro, perigos sempre existiram, mas os índices de criminalidade eram muito menores.
Creio que essa vida intra muros, em frente a um videogame ou Internet justamente para poupar os filhos da violência lá de fora não proporciona às novas gerações esse aprendizado lá fora.
J N. Cale-se, velha. Procure os índices de criminalidade do passado, eram tão grandes quanto.
Filósofos que. São vcs pra falarem de medo vcs lá dentro lá no seu íntimo vc é o mais cagâo dos homens sabem porque ??? Porque para não se demonstrarem ser humildes deixam o diabo usar a sua mente de que Deus não existe daí vcs se escondem por traz do maldito orgulho e da soberba dizendo a todo mundo que não cre que Deus não existe veja bem aqui medíocre ipocrita como poderia eu não dizer é brigar não crer em Deus porque brigaria eu com tanta gente por alguém que não existe ipocritas . Mais no final terão todos sem exceção todos vcs ipocritas soberbos orgulhosos teus seguidores tambem va o ter que de joelhos no chão dobrado pó aquele que tudo pode implorar por perdão perdão de Deus pelas tuas ipocresia suas soberbas seus pecados suas palavras esperem e verão isso sim te da dá medo só que vcs só mesmo no íntimo admitem mais não falam pra ninguém
Sem contar na indústria do medo, os jornais cheios de "informação" sobre as mortes o dia inteiro. Isso quando não param pra falar dos "famosos", eu prefiro andar no meu bairro com criminalidade de madrugada do que ir fazer um curso que minha mãe diarista paga pra eu fazer na frente de um computador sem apoio nenhum, com exercícios sem nenhuma experiência e promessas vazias. "Você não aproveita a oportunidade" beleza, não aproveito, porém me recuso a ser um robô. 11 ANOS dentro da escola, 6 horas na sala, 8 horas dormindo (quem dorme e n fica no celular kkkk os poucos) a taxa de desemprego é altíssima, minha Irma tem curso da caramba inteira, faz faculdade porem me entende completamente ela sofre dos problemas modernos tbm, não possui minhas inseguranças mas as enxerga em muitos jovens que passam já que ela é professora e sabe da realidade em qual vivemos.
@@botapreta454 Você que é orgulhoso , seu orgulho é tão grande que você acha que o próprio Deus vai vir te levar pessoalmente ao paraíso.
E sua inveja é tão grande que acha que o mesmo Deus vai condenar aqueles que você não gosta ao fogo eterno
@@botapreta454 Você na verdade inveja os filósofos, você inveja a coragem dos filósofos, pois você tem medo da verdade, máscara o fato de ser fraco em vida , apostando em um futuro pós vida , "passarei minha vida inteira sendo um fraco , que não pensa por si , não age por si , mas quando eu morrer irei me tornar um ser poderoso , igual a Deus. Enquanto aqueles que sempre foram fortes , corajosos, nobres,aqueles que eu invejo , irão se tornar fracos e humilhados , igual eu fui em vida "
Se Deus existir , aposto que ele prefere os corajosos , Que pensam por si próprio, não os fracos bajuladores
Isso me lembra uma frase do Chesterton: "não foi o mundo que piorou, e sim, as coberturas jornalísticas que melhoraram e muito"
Também penso isso. O mundo é horrível e os pais não ligam pra educar os filhos pra conseguir sequer viver nesse mundo. É horrível viver desse jeito...
@@marcosandre8667 O problema que os país mimao os filhos em uma bolha e o pessoa que cresce e vai pro mundão aí fora na primeira porrada que toma do mundo já entra em depressão.
@@capitalmonkey424 Acho que nenhum dos dois entendeu a frase, Chesterton quis dizer que não foi o mundo que se tornou mais violento e sim a cobertura e divulgação dessa violência que melhorou, ou seja no passado nos tinhamos jovens medrosos e depressivos mas ninguém frequentava o psicologo e ninguém fazia pesquisas sobre esse assunto. Pelo contrário, depressão era considerada doença de gente rica e esnobe e como ninguém queria ser taxado dessa forma, então mesmos as pessoas diagnosticadas negavam ter a doença.
Será que dá pra usar essa citação na redação
Eu penso que somos seres puros e bobos na infância e somos felizes por sermos alheios a tudo, crescemos e vamos descobrindo o mundo e percebendo como ele é uma desgraça, só que essa geração tudo é notificado, todos os crimes, toda a droga tudo! Prova disso é o medo dos pais, antigamente se um pedofilo quisesse ele podia pegar criança na rua a rodo e isso não acontecia tanto, penso que hoje em dia tbm não aconteceria, mas como as crianças não brincam mais na rua nunca vamos saber, penso que tudo é aumentado e a sensação de insegurança aumenta.
A vida é chata hoje em dia, simplesmente por causa das metas, Tarefas, burocracia, papelada, score, sala de aula todo dia... Enche o saco
Na minha opinião isso hoje em dia não deve ser levado em consideração. Estamos em tempos flexíveis onde tudo é muito mais liberal, o mundo hoje em sí nos dá mais oportunidades para sermos oq realmente queremos
A indústria da vida, nasce, estuda, trabalha e morre.
@@caiovinicius3999 liberdade vc tem, mas a chance de n dar certo é grande também
@@caiovinicius3999 "A liberdade é o maior fardo do ser humano, pois quanto mais liberdade, mais responsabilidade"
@@caiovinicius3999 lógico, antigamente muitos jovens tinham destino fadado, muitos lutaram na guerra outros foram prisioneiros em campos de concentração
Resumindo: redes sociais que mais atrapalham que ajudam, mercado de trabalho cada vez mais disputado e solidão pela falta de convívio com pessoas próximas.
A cada ano que passa a vida vai ficando mais fácil e o ser humano tem mais tempo pra pensar em bobagens e alimentar o ego, e foi a gente que escolheu ser artificial. Ao Invés de procurar uma pessoa, conhece-la e ter um relacionamento maduro e saudável é preferível colocar um por´n e se saciar em 2 minutos, quando não se entra nos app de encontro e tratamos as pessoas como o cardápio. as invés de querer fazer parte das vidas das pessoas, compartilhar experiências e construir uma amizade forte, é mais fácil entrar em um jogo online e falar por 20 min com gente que não se tem a menor ligação ou afeto real. Ao invés de olhar pra dentro que é o que realmente importa, passamos o dia olhando pra fora e desejando a futilidade, ao invés de olhar pra dentro, encarar nossos problemas e entender o que de fato é importante pra gente ficou mais fácil olhar pra vida "Perfeita" do amiguinho e se questionar "porque a minha não é assim"!!! essa geração está fraca porque o tempo inteiro está querendo ser outra pessoa ao invés de ser ela mesma e é claro "Sempre quer ser o protagonista de tudo" mas não sabe o que passa na própria cabeça.
@@gabrielbithencourt2122 falou tudo
Discordo em dizer que a vida tá mais fácil, antigamente a gente achava emprego com mais facilidade
Acho que o que mais deixa não só os jovens, mas também os mais velhos depressivos é o Instagram. Nessa rede social é todo mundo muito perfeito, muito bonito, muito malhado, muito endinheirado, enfim, tudo muito. Como sempre haverá alguém que vai postar uma foto mais interessante que a sua, melhor mesmo é fazer o mesmo que o William Bonner fez; sair logo desse tal de Instagram antes que sua vida fique instagrada.
E no final...ngm está nem aí pra vida de ngm. Ngm olha uma fotp e diz "nossa! Como fulano ficou lindo nessa foto. Observa ess paisagem como é diferente".
Declaro meu amor profundo aos álbuns de foto e aos diários:a forma natural do Instagram kkkkk
Nunca tive Instagram.. e não me arrependo.. não necessito saber da vida alheia e não me interesso em expor a minha..
@@daniellenunes3218 bons tempos quando sua família/amigos, vinham na sua casa e você ia na casa deles, e ocasionalmente, mostrava-se o álbum de fotos, bons tempos...rs
😂
Eu estou deixando de lado é o Facebook.. tava achando tóxico, não me acrescenta em nada.. Já o Instagram eu só sigo "coisas" que me acrescenta.. não sigo ninguém, nem parentes ou famosos.. chega de futilidade! Mas tem conteúdos muito bons, basta filtrar, saber o que seguir..
Eu acredito que o maior problemas dos jovens é ter como guia, uma rede social. Veja bem. Hoje em dia é mais fácil você dar um celular para uma criança, para ela se distrair, do que você ter todo o trabalho de educá-la. Muitas pessoas não têm a menor condição de serem pais, principalmente do lado psicológico. Na minha época as crianças tinham como exemplo os pais, sempre presentes e ativos. Hoje em dia, foram substituídos por UA-camrs e Digital influencers, que vendem uma suposta fórmula mágica da realização e sucesso. A única coisa que posso dizer é que a vida ela é dura. Sempre foi, é e sempre será. Mas, ela deixa de ser enfadonha quando você dá um sentido à ela. Encontre o seu.
Concordo com vc.
Quaresma 92 concordo
Eu acho que as redes sociais está o destruindo psicologicamente as pessoas
@@carolinasilva7688 você ainda acha?
Melhor comentário que vi até agora.
Perfeito! Um mundo de filhos únicos, mimados, superprotegidos e incapazes de suportar a vida real fora da saia das mães neuróticas e superprotetoras.
O jovem diz que a atual geração foi a única a encarar seus próprios sentimentos. Mas o que ela faz com isso? Textão em rede social. Em que isso muda algo? Em nada. Quando o militante de internet termina a escola e cai no mundo real, percebe que o mundo não dá a mínima para seu textão. Não dá a mínima para o fato de ele estar triste. Na verdade não dá a mínima no geral para nada que diga respeito a esse jovem cheio de opiniões e atitudes "virtuais". O que vai acontecer com esse ser cheio de sentimentos exteriorizados? Vai ser devorado pelo mundo. E só. Fim.
Eu tenho 17 anos e até ontem eu nunca tinha tido problemas que afetassem o meu psicológico e nem nada. Só que nessa idade eu me vejo com tantas opções que me sinto perdido e também com medo de ir para qualquer lado e me arrepender de ter tomado tal decisão e só perder mais tempo. Meu problema nem é se comparar, meu problema é pensar de mais. As vezes eu demoro tanto para tomar uma decisão, penso em cada coisa que pode dar certo e que pode dar errado, e daí o óbvio acontece, ansiedade ataca. Minha cura tem sido tacar o fdc para tudo e ser mais egoísta, parei de dar ouvidos a todo mundo e comecei a escolher a dedo quem escutar. Tô tentando literalmente viver em uma bolha, estou me afastando de notícias e pessoas ruins e me agarrando e me importando cada vez mais com as pessoas boas
Você está certíssimo. Complementando seu discurso, lhe digo que se acostume com a SOLITUDE ( não solidão ) . Como vc mesmo disse , devemos nos apegar a pessoas BOAS e estas, são a minoria .
Estou com 28 agr , já fui um CHAD ( pegador ) , já fui mto a boate , já bebi demais , aprontei demais , era popular , etc etc etc ... mas vivia triste , sem dinheiro e sem perspectiva de nada . Hj com 28 sou o oposto disso e o mais interessante, me restaram 1,2,3 amigos no máximo , pois deixei de fazer o que queriam que eu fizesse .
Hoje estou feliz , tenho uma mulher maravilhosa e ao meu redor pouquíssimos amigos. Me sobra mais dinheiro e principalmente paz de espírito.
As expectativas que seus pais colocam em cima de vc não são por falta de amor, mas excesso! Eles se preocupam com a sua felicidade e acham que assim estão lhe ajudando, mas vc está de parabéns, infelizmente os meus filhos não gostam muito de estudar como vc e está tudo bem! O mais importante é sermos úteis a sociedade de alguma forma, ter o nosso digno sustento! Eu agradeço a Deus por jovens como vc, pq precisamos de profissionais capacitados no futuro! Deus abençoe 🙏
Para mim essa é a geração mais difícil, pois as dificuldades já não por conta de acessibilidade ou algo do gênero, agora são psicológicas
Acho que já exaurimos a nossa capacidade em culpar indivíduos. Só se cria neurose assim. A biologia deixa bem claro: o sucesso muitas vezes depende mais do seu entorno do que necessariamente de você. É como caprichar no currículo quando não há vaga. Não adianta fazer tudo. Mudar seu interior pode melhorar seu entorno, mas há questões que saem das mãos das pessoas. É como pedir para alguém que está passando fome que medite até ela passar, que seja mais corajoso, mais adaptável, quando o que realmente deveria melhorar é a possibilidade de se obter alimento. Ela não precisa de consciência, precisa de comida.
Boa ponderação
Mariana o jeito de ser feliz realmente é aceitar que nem tudo que você quer você pode ter, pq se vc n tem vc n fica decepcionado, e quando tem se surpreende
🤔
@@joaovitorschell5614 olha vim de uma família com 13 irmãos. Estudei em escolas públicas, tive uma família mais ou menos estruturada, mas não consegui fazer meu ensino médio a tarde por falta de condições financeira, estudei sozinha e venci. Passei em 3 concursos público sem faculdade. Escolhi mudar minha vida. Sendo humilhada por mãe. Mudei. Com ajude de Jeová Deus. Hoje tenho uma boa vida.
Esse excesso de opções e desejos para acalçar o tão inalcançavel e infindável anseio pelo "sucesso" é tudo vindo do ego, que vive de desejos insaciáveis.
O aumento do custo de vida, desemprego, baixos salários até em funções que exigem qualificação, tem dificultado muito, e impossibilitado em muitos casos, o jovem se firmar como adulto, conquistar bens e independência. A principal causa é essa e ponto final, todo o resto é secundário.
Esse é o problema de jovens que estão chegando à idade adulta, e tbm sou afetado por isso. Mas se tratando de adolescentes, acho válido o discurso, o que se vê por aí de adolescente fragilizado...
@@TenhoOuvidoSempreOTeuChamar ou pode VIVER 85 anos, sei que muita gente tem uma vida bem complicada, mas pra grande maioria a vida é intercalada de sofrimentos e alegrias, e acredito que esses sejam os temperos dessa vida.
Concordo totalmente com você.
Fato
@Gabriel Basílio me desculpe,mas isso não é pessimismo é a mais Pura realidade sobre o futuro,Quem descarta isso está negando o mundo onde vive
Essa tristeza, esse medo, tudo isso sempre existiu. A diferença é que essa nossa geração resolveu falar do quão é difícil carregar nas costas o peso de querer ser alguém na vida.
"0 mund0 nã0 é uma máquina de pr0duçã0 de aut0estima"🤙
Isso mesmo. Auto estima de cu é rola. Segue o jogo sem mimimi.
Meninos e meninas de vidro
o mundo e realmente difícil FATO porem n podemos simplesmente ficarmos sentados e esperarmos que augum dia a sorte venha NÃO NÃO temos que agir até mesmo nos dias mais difíceis, mas, temos que ter em mente que n vamos continuar lutando com uma mente negativa mais sim uma mente positiva pq só a mente positiva comsegue as coisas pq ela atrai aquilo q a em vc ! PENSE POSITIVO PARA ATRAIR COISAS POSITIVAS PRA VC!
É uma máquina de moer carne.
@RafaelBR-GGameplay hábit0s...😉
Eu acho que hoje as pessoas convivem menos socialmente com as outras. Antigamente a gente tinha um problema e desabafava com a vizinha, que passava em casa para tomar um café, sem avisar mesmo. Nem precisava de psicólogo. Hoje o mundo está muito individualista, cada um pensa só em si e a convivência em clubes, ou com a família , vizinhos e amigos diminuiu muito.
Psicólogos caros, diga-se de passagem.
"ESSA GERAÇÃO É A PIOR"
Concordo, tivemos ótimos professores.
A geração anterior nem precisava de faculdade pra ser professor
vdd
A verdade é que o avanço da tecnologia combinado com a alta de natalidade no período pós segunda guerra com seu estilo predatório para os recursos trouxe a sociedade ocidental pro colapso econômico-social que vivemos hoje, cada geração foi cada vez se tornando mais egoísta que a próxima e tudo só se agravou com internet pra ajudar a espalhar esse câncer que é o estilo de vida ocidental.
Eu entendo você tentando culpar outra pessoa e tirando a responsabilidade de sí mesma... Mas vamos mudar isso !!
Só a gente pode mudar e melhorar essa situação que estamos passando. Devemos entender que não é a culpa da geração passada e nem de nós. Tudo se transforma e cada um vive momentos diferentes. Vamos fazer nossa parte dando o que temos de melhor para o futuro. Conhecimento, compreensão, carinho e respeito. Bases que você acha importante... Abraço! !
@@vagnersouza3722 É MT difícil mdr isso.
É triste ver que eu só valho o que tenho nesse mundo.
É o capitalismo cara, morra ou lide com isso.
@@rgb2113 E mudar o sistema? Não tem como?
Acredito que você inverteu os valores. O "capitalismo" apenas te recompensa de acordo com o que você é, com a sua capacidade de agregar valor para os outros. Quer ganhar mais, aumente seu valor, essa é a lógica do sistema. Acredito que o seu valor é determinado pelo quanto você pode agregar para a sociedade, e única maneira de aumenta-lo é trabalhando em você mesmo, adquirindo novas habilidades, aumentando suas habilidades e etc....
@@AINDAaqui8054 se transforme em uma máquina e ajude a sociedade :) assim você terá valor
@@priscilacassia9802 Não necessariamente. Há pessoas, mesmo em menor número, que entendem que o seu valor não está ligado diretamente ao que a sociedade exige. No entanto, se tu queres fazer parte do jogo, é jogar pelas regras, uma vez que não é fácil simplesmente mudar um status quo tão enraizado.
As pessoas procuram coisas, fatos externos para culpar o porque de terem medo ou sentirem depressão.
Isso está mais ligado ao fato de não olharem para dentro de si. Muitos usam uma máscara, disfarçam sentimentos em prol de um status feliz na sociedade e em redes sociais.
Se conheçam, se pertençam, saiba seus defeitos e qualidades, procurem saber seus gostos pessoais, se aceitem, se descubram e abracem a sua história de vida. Todos sofrem e não estamos aqui pra competir quem sofre mais. Estamos aqui para sermos agentes modificadores de nossas próprias vidas!
👏👏👏
Exatamente. As pessoas acham que a vida é um acaso. Estão completamente erradas.
Falou bacana!
👏🏼
Antigamente, um homem conseguia se sustentar, sustentar a espossa e cinco filhos. Hoje, um casal não consegue se sustentar.
Além disso, essas pessoas estão só. É enfrentar o mundo sozinho não é fácil.
Caixinha do Nada Eterno mas isso devido ao consumismo, principalmente por parte das mulheres
Você consegue fazer isso hoje , só não gastar com console, smarthphone, não ter internet em casa, não ter carro, moto, não fazer cursos, academia etc... e o mais importante se alimentar só de carboidratos
@@jfdeoliveira7803 Se alimentar de qualquer coisa, a China é a prova.
JF de Oliveira falou td!
@@jfdeoliveira7803 isso que a indústria da mídia quer que façamos. A pessoa têm que ter pulso firme.
O jovem é criticado por absolutamente tudo. Esses dias eu conversava com meu tio e disse que minha amigas n pensam em ter filhos. Ele virou pra mim e falou que isso é covardia e medo de enfrentar as coisas.
Ele literalmente falou que quem n quer ter filhos em uma sociedade toda quebrada e f*dida, é covarde
Sendo que isso ta muito além de ser corajoso e enfrentar seus medos. É literalmente criar outra vida pra viver num mundo cagado e que provavelmente vai estar bem pior no futuro dessa nova vida.
As pessoas que olham de fora, que ja tem emprego, carro, casa e familia olha isso de longe e de cima, ngm ta na pele de ngm, pra chegar e criticar coisas como escolhas.
Somente uma pessoa pode julgar suas ações e esse alguém é vc msm
Estranho... Eu tenho 16 anos, fiz esse mês mesmo.
E perceber que eu estou rodeada de amigos e colegas que tem depressão, ansiedade e doenças emocionais do tipo me fez perceber que a maioria deles se cobram demais, combram deles a vida das redes sociais. A vida alheia.
Estão sempre pensando no amanhã. Dormem com a preocupação de como será amanhã, sendo que estão dormindo com a força do hoje. Se hoje seu dia foi cansativo, não quer dizer que amanhã você terá o mesmo cansaço de hoje, apenas descanse hoje para ser renovado amanhã. Pois se foi cansativo e você dormir cansado lógico que pode pensar que o dia seguinte não terá forçar porque hoje seu corpo e mente casaram. Amanhã dará tudo certo!
Num certo dia em minha vida, quando eu tinha em torno dos meus 14 anos de idade, eu costumava passar noites e dias no celular e em redes sociais, eu só usava o Facebook. (Nunca tive instagram). Mas ...depois de dias nessa mesma rotina de ficar vendo postes no Facebook, eu percebi que esse era o problema de todos do Facebook. Quando eu usava era "num" tempo onde os jovens tinham um grupo e ficavam desabafando o tanto que suas vidas eram péssimas e como estavam todos cansados desse mundo onde ninguém liga para ninguém.
Graças ao bom universo, "num" certo dia navegando por aqui, me apareceu um vídeo aqui no UA-cam de um rapaz falando o porquê seria melhor viver sem essa rede e eu segui os conselhos e desinstalei esse App. ( Vou tentar achar o link e colocar aqui depois).
No entanto, digo que não foi fácil, já que eu era viciada mesmo. Foram dias com insônia e até ansiedade e, aos poucos peguei o ritmo. Sinceramente? Vir que o que tem me livrado de tudo isso é apenas esse sacrifício que fiz em pouco tempo de minha vida. Tudo melhora!
Minha relação com meus pais, diálogo, amizades, saúde e tempo. Consigo aproveitar mais e reclamar menos, e também "minha enchaqueca" diminuio demais! Inclusive, depois que sai do Facebook perdi amizades tóxicas e ainda ajudei meu companheiro a sair dessa também e, a tomar essa ação em sua vida também. Hoje faz os 3 anos e alguns meses que estou sem, e mais feliz. ( Porém só por um tempo, pois depois quando a vida ficar mais corrida e a gente mais maduro podemos nos diciplinar ).
Recomendo que façam, você não nasceu com essas redes, tem outras que são bem melhores, que nos influenciam a crescer mais, tais como aqui no UA-cam e temos aí livros que são ótimos companheiros, nossos amigos, pais, nossos familiares e até aquele vizinho que você nunca falou com ele, sei lá. E em principal você tem você mesmo que precisa se conhecer.
Enfim, é só um relato meu, peço que se arrisquem mais jovens, saiam da zona de conforto. Use suas últimas forças para mudar. Vamos! Façam algo de diferente, algo MAIS ARRISCADO! Não vai mudar sua vida os likes nas suas publis, não vai mudar sua vida seus desabafos por lá. Não vai mesmo!
Edt:
O título do vídeo que eu assisti e me motivou a sair de vez dessas redes, aqui:
15 motivos para sair do Facebook/Instagram
Nome do canal:
Enrique sem H
(JÁ tem milhão de acessos, no tempo que eu assisti tinha menos de 2mil kkk, espero que isso signifique interesse no conteúdo)
Parece que vc já tem bem mais tempo de vida, e fico surpreso que com sua idade vc tenha conseguido sair, porque minha geração ainda viu um mundo diferente que não havia essas coisas, então a gente sabe como é sentar em uma roda de amigos e todo mundo ter tempo e querer estar ali, não é tipo agora, que senta uma turma de adolescente e ninguém está ali, cada um esta dentro da sua telinha de celular...Nossa geração gente ao menos sabemos que as coisas já foram diferentes e havia um mundo melhor, que se vivia desconectado, já sua geração acho que não desconecta nem para viver.
Parabéns, tenho certeza que isso já te coloca um passo a frente e mais feliz q a maioria dos adolescente de sua idade.
O vídeo que fala não seria: Seja uma pessoa melhor.
Esse canal é maravilhoso, tem um vídeo assim, eu ouço vários dele, enquanto tomo banho, lavo uma louça, passo uma roupa, enfim, só ouço, pq definitivamente olho pouco as redes sociais, aprendi a desapegar dessa dependência que nos torna escravos de aparências.
Cara, vc está de parabéns!16 anos com essa mentalidade. Continue
@@M1sc3, confesso que invejo demais sua geração, e queria ter vivido nela. Mas ...estou conseguindo aproveitar a minha melhor, graças a sabedoria, pois depois de desinstalar, anos se passaram e longe de amigos virtuais, fiz amigos reais que me levam a sair mais, sempre saímos e sem o celular curtimos os roles(meus roles são diferentes, saímos para igrejas, visitamos museus e etc).
Mas não teve escolha melhor. Claro que nem para todos sera igual a mim, mas eu não tinha nada a perder kkk.
Muito obrigada pela comentário♡.
@Rhuan Viver é estar no mundo real, e perceber que cada segundo aqui é unico. É não estar preso a um cordão umbilical que hoje em dia é o sinal de Wifi.
Eu acho que essa depressão da juventude sempre existiu em algum nível. Tenho 40 anos e também era depressivo na juventude. Hoje, eu convivo bem com a angústia, com a eterna sensação de que as coisas não são o que poderiam/deveriam ser. Acho que quando somos jovens temos expectativas demasiadamente altas pra nós mesmos, pro mundo e pros outros. O fato é que todo mundo passa a vida se enganando, se iludindo com um amor, com um trabalho, com uma religião, com a bebida, com as festas, com os "amigos", e etc. E no fim é apenas isso mesmo. Alguns dias bons, outros dias tristes, e a maioria dos dias simplesmente enfadonhos e chatos. Acho que na juventude é difícil aceitar que você não vai mudar o mundo, não vai consertar as coisas, não vai fazer tudo o que gostaria e nem vai ter uma vida maravilhosa. Ficamos depressivos porque esperamos demais de algo que não vai ser nada daquilo. Se eu pudesse dizer algo pro "Fabricio" lá de trás, eu diria: "Relaxe e não leve tão a sério as coisas". Um dia você percebe que está ficando velho, a barba fica branca e você vê que está se tornando igual ao seu pai/mãe que vc tanto criticava.
Obrigada pela dica
Tenho 22, sou técnico e curso a faculdade atualmente. Percebo que essa é a fase na vida onde realmente começamos a cair na real de que nem todos os sonhos serão possíveis, de que a maioria das amizades não são eternas, e que, aliás, quase nada é éterno. Que não somos especiais nesse mundo. Mas apesar disso, eu não me sinto frustrado. Há bastante tempo eu já estudava sobre isso e tento me concentrar no momento presente, pois ele é a única certeza que temos além da morte. Eu já não traço mais metas como "Vou ser um futuro Elon Musk" e ao mesmo tempo nem faz mais sentido pra mim ser um cara como ele. Eu não preciso ser como ele. Eu só quero levar uma vida de qualidade dentro do que ela me permitir viver e paradoxalmente foi isso que me deu maior liberdade e tranquilidade para viver e experiênciar tudo que há de melhor e está ao meu alcance. Ficava tanto nessa de "um dia isso" ou "um dia aquilo" que esquecia de contemplar o agora, como um simples e belo pôr do sol com quem eu amo ou as estrelas. Isso pra mim fez toda diferença.
@@RafaelGomes-01 Mas é isso mesmo. Tentar ser feliz, mesmo com todas as dificuldades e limitações da vida. Tem dias bons, dias ruins e dias chatos. Acaba sendo só isso mesmo.
Bem verdadeiro seu texto.
Que comentário foda amigo
Gente, o jovem medroso e depressivo existe há muito tempo, a diferença é q transformavam esses sentimentos em arte. Chamava-se Ultraromantismo.
NO
SAI
POR FAVOR
CALA BOCA
As grandes pessoas que hoje fazem parte da história queriam pensar diferente
É aqui estamos,quando um jovem pensa diferente a sociedade simplesmente ignora
Muito bom! kkkkkk
Aí você tipifica os jovens como medrosos e depressivos e esquece que a depressão é uma doença e existem pessoas responsáveis por isso, que não souberam educar os filhos. As pessoas não sabem nem lidar com os sentimentos e a vida, se é pobre, precisa arrumar emprego, pensar no futuro e tentar mudar a própria realidade.
Como se esses nomes não fossem só o que a gente conhece como depressão hoje. É uma doença e já era nessa época, só não tinham dado o nome nem explicado os sintomas e causas.
Vocês só sabem falar do que não conhecem, como se soubessem como é...
@@marilenelopes1001 só sabem criticar. São hipócritas, falam do que não conhecem nem entendem. Acham que tudo se resume a "tristeza boba de adolescente". Tudo isso pra tirar a culpa de quem realmente tem.
Seu nome não é Patalhufas é: -HIPÓCRITA!!!
O viés comparativo gerado pelas redes sociais nos gerou uma espectativa irreal sobre nossas conquistas e nos apressou como se tudo em nossa vida tivesse uma simples validade, não basta somente o nosso mas sim o outro, é aquele ditado a grama do vizinho sempre é mais verde
Tenho 24 anos, e há 2 anos, tornei-me mãe. Antes do meu filho chegar eu era mais uma jovem comum da geração z: sustentada pelos pais, redes sociais, likes, ser a melhor aluna da faculdade, ser fitness, ser bonita, saber falar outro idioma e blá blá blá. Um belo dia larguei tudo, desisti da universidade que eu fazia, decidi arranjar um trabalho, aceitar o pedido de namoro do meu atual companheiro, voltar a morar no praia e viver uma vida simples. Apaguei as redes sociais, decidi parar de me cobrar em relação a ser inteligente e bonita, me dedicar à poesia, à espiritualidade, trabalhar com algo que me faça bem ao invés de me enriquecer. Sou pobre, mas hoje eu sei o que é ser feliz: viver um dia de cada vez. Terá dias que chorarei e ficarei triste, terá outros que estarei radiante, e com isso aprender a viver o dia de hoje, o presente. O resto é perfumaria barata. Antes eu vivia com uma angústia desgraçada, pensava em suicídio, queria competir com outras pessoas, enfim, minha vida era vazia. Hoje eu sei muito bem que a única pessoa que eu devo "agradar" sou eu mesma, ou melhor, minha consciência. Gente, precisamos ter mais calma. A sociedade suga nossas energias vitais com suas cobranças irrealizáveis. Precisamos ouvir mais nossa essência, acreditar em nós mesmos e às vezes mandar tudo as favas! Viver é radicalizar. E sofrer faz parte do processo. Já dizia o saudoso Rubem Alves: "Ostra feliz não faz pérola!"..
Tenho 31 anos, sou mulato, filho de um negro baiano do Brasil e mestre de capoeira com uma loirissima belga, moro em Bruxelas desde 15 anos e morava no Brasil, aos 21 anos me formei e no meu primeiro emprego aqui na Bélgica meu chefe me disse na frente dos outros colegas que eu era um demente após um ano que trabalhava lá.
Pedi demissão no mesmo dia fui pra casa e chorei por dois dias. Pouco tempo depois conheci minha mulher atual, uma belga que cria cavalos de charrete no campo e que detesta falar frances (fala mais o idioma flamengo) , e que está na foto do meu perfil, contei então minha história para ela e ela me falou para levantar e lutar e que o resto seria consequência disso, abri minha startup com sangue nos olhos para me vingar do que sofri no meu emprego, dez anos depois presto serviços para a empresa que trabalhei e cobro carissimo deles, com muito prazer. rs. Essa é a vida amigos, sangue suor trabalho e lágrimas, com uma pitada de crueldade.
Em 2020 pretendemos ter nosso primeiro filho, que será meio mulato, rs.
Vc é da minha geração. A gnt está acostumado a levar porrada da vida, chorar um, dois dias, levantar a cabeça e dar a volta por cima. Parabéns! Eu tb tenho pretensão de viver na Bélgica, amei o país
Bela história
Você venceu sem precisar seguir o caminho errado, e sem prejudicar ninguém, parabéns! A vida é feita de altos e baixos, as vezes nos sentimos deprimidos e desanimados por não conseguirmos atingir nossos sonhos, mas sentir-se assim é normal e natural, podemos sim entrar em depressão, só não podemos baixar a guarda e desistir de tudo.
Ik ben ook in Belgie geleeft, praat jij nederlands?
Isso que eu falo para meu filho, la fora ninguém tem dó ou piedade da gente, o mundo lá fora é muito podre, temos que ser fortes, aprender a cair e se levantar e se levantar sozinho, assim que a vida é!!!
Eu tenho 18 anos, sou muito medrosa e insegura, tenho minhas qualidades mas minha timidez e alguns problemas psíquicos de saúde no decorrer da minha infância e pré-adolescência me tornou um jovem viciado em hábitos autodestrutivos.
(Não hábitos físicos, mas hábitos mentais).
esse negócio dos irmãos, isso é muito real! sinto muito a falta de alguém dentro de casa para conversar, brincar, rir, brigar e trocar papo sem ser meus pais, sendo que nem fazemos muito isso! :((
eu também cara.. lembro que quando era criança eu só vivia brincando na rua, ficava o dia todo na rua conversando, jogando bola, soltando pipa e etc, aí depois de grande me isolei, me fudi muito com amizades, hj não confio em ninguém, mas mesmo assim sinto muita falta de trocar um papo com alguém, olho a olho, eu quase não vejo meus amigos, os que eu conhecia a maioria mudou muito, vários no caminho errado, uns morreram e outros se passa por eles parece que nunca te viram.. antes eu não via maldade em ninguém, só fui crescer que adquiri maldade e vi que ela causa muitas coisas em nos humanos, eu não consigo mais confiar em ninguém, as pessoas são muito maldosas.
@@danielmiranda2079 cara mas e isso ai mesmo...nao se pode confiar em muita gente mesmo e amigo e dinheiro no bolso....,o q passou passou....vc aprende nao foi , foda se os q vc um dia achou q eram amigos...., melhor forma de vc fazer amizades...e conversar...e conversando com todo mundo por onde vc passa mas claro se se apegar e querer estreitar os lacos....,vc vai aprender tanto q qto mais aprender mais vai quere rum cachorro de estimacao kakakakakaka pode confiar....
desde qdo irmao dentro de casa e bom , so se bom se vc for pbre pq se tiver grana vcs vao brigar por centavos kakakakaakakakakakakakaka
@@preciosidades_da_natureza mn vc leu realmente oq eu escrevi? eu disse q faz falta a companhia de alguem, faz falta passar por alguma coisa (n precisa ser necessariamente ruim), dividir uma historia, construir memorias com aquele que tem as mesmas origens q vc, q te entende, q passou pelo mesmo. meu comentario n tem nd haver com financeiro.
@@11h22mPor conta da pandemia, aonde eu passei por momentos tensos, eu percebi como um irmão fazia falta, a fim de dividir aquele momento ruim comigo, hoje já fora da escola eu percebo como contínuo sentindo falta de uma pessoa para dividir momentos bons comigo. Mas a real é que eu sinto essa ausência fraterna desde a infância, mas o fato de que naquela época eu tinha mais contato com pessoas da minha idade e minha rotina era mais tranquila acabava que eu conseguia ignorar aquele vazio, mas a pandemia me trouxe tantos traumas que ultimamente eu tenho percebido como é duro uma criança/adolescente crescer só.
Tenho 55 anos. Todos os dias vejo que falta um a menos para aposentar.
É verdade que a vida não é nada fácil.
Mas viver é bom! E perigoso!
Dificuldades e solidão fazem parte.
Quando perdemos alguém ou a saúde falha, então conhecemos a necessidade de compreender.
Todos nós temos medo. Ele é mutante.
Não dá pra colocar filhos em uma bolha. Dói, mas para que cresçam precisam sofrer frustações, mágoas e dissabores.
Se eu sei que minha maturidade hoje é o resultado desse aprendizado, preciso deixar que as decepções ocorram na vida dos meus filhos. Não há como controlar.
Maneira inteligente de pensar.
Mulherzinha, eu prefiro prepará-los para os dissabores da vida antes que aconteçam. Apontar e explicar o que pode e vai acontecer com eles. Assim, eles tem uma chance para se prepararem melgor pra vida.
@@robervalaugusto76 se você é vidente e pode advinhar o que irá acontecer!!! Ninguém sabe o que está por vir.
Minha filha sentiu um impacto enorme, a poucos dias, quando o filhote da sua gatinha foi raptado por outros gatos. Foi num lance de descuido da mãe.
Fiquei com pena dela, mas foi um aprendizado. Necessário que passemos por dissabores na vida. E creia, ninguém está preparado suficientemente, porque tudo pode acontecer.
@@robervalaugusto76 Sempre me advertiam quando moleque... de nada adiantou em alguns aspectos!
Já ouviu falar em teimosia!?
O bom mesmo é não ter filho. Poupa los desse mundo horroroso pra não dizer outra coisa.
O Pondé ta deixando a barba crescer pro Natal hahaha Adoro seus vídeos Pondé
Kkkkk... tá revelando o segredo dele
Tá ficando a cara de filósofo alemão
Tá, mas n conta p ning '-'
Ele fará um bico como Papi Noel
Ganhar um extra no shopping
Já fiz trabalhos com crianças em áreas carentes e é bem perceptível que são, no geral, mais felizes do que os da nossa própria igreja. Cantam e brincam com mais empolgação do que os da igreja. Os nossos filhos tem tudo. Internet 24 horas, celulares, bicicletas etc e estão infelizes. Precisamos mudar algo, talvez sair das redes e orar e TB brincar mais com eles.
Meu avô conta que antigamente não tinha tempo de pensar em depressão pq se tinha que trabalhar ainda criança..
o meu também dizia q nem existia depressão.
@@iedalia6305 até o ano de 2012 eu nem sabia ao certo o que era isso
A vida do jovem hoje em dia é difícil, só pensa em sucesso e ter dinheiro e não em ser feliz, eu mesmo só queria ser feliz e ter um emprego normal, mas os pais sempre quer que os filhos sejam mais que isso, tá na hora de deixar de procurar esse sucesso inalcançável, deixe seu filho viver uma vida simples e feliz.
Tbm so penso em ser feliz, fds porra de mansão, eu queria mas...
@@antoniofaustino8624 dá pra ser feliz tendo uma mansao man
@@Gabriel-jd1bk eu queria ter, mas faze oq
iTz Budokkan que mansão o que dar trabalho para limpar rsrsrs
Faz tanto tempo que escrevi isso que nem lembro mais do que se trata kkkk
tenho 14 anos, e concordo com tudo que vc disse, principalmente de achar que minha vida é menos divertida que a de outros jovens da minha idade
amem
Estar habitando esse planeta cheio de doenças, drogas, falhas de caráter e pressão social, não é para amadores... Na realidade todos nós sobrevivemos em meio ao caos. Aqui nunca foi e nem nunca será parque de diversões.
Eu tenho 19 anos e pelo que observo, boa parte da culpa das pessoas serem depressivas e tals hj em dia é dos pais. Primeiro que grande parte dos pais são divorciados ou se divorciam em algum momento da vida do filho; segundo que grande parte dos pais também n são ativos na vida do filho: n querem saber das notas, n buscam conversar e estar em sintonia. O que resta são os filhos indo buscar referências fora de casa, nas redes sociais e nas ruas. Eu, por exemplo: meus pais sao divorciados e por causa da minha familia de merda, a ultima vez que eu vi minha mae foi quando tinha 6 anos. Meu pai nunca se relacionou de novo e por causa disso a gente sempre teve problema financeiro. Meu pai também não era nada preparado pra paternidade e durante uns 4 anos depois que eu nasci ele ficou viajando por outro país como se estivesse de ferias; quando voltou, botou eu pra morar com uns parentes que me maltratavam; ele tbm nunca me ensinou a relacionar com os outros, nunca me deu ajuda em porra nenhuma, nunca me orientou. Eu só n me "perdi" no meio do caminho pq gosto de ler e tudo mais e consegui encontrar referencia em pessoas historicas e em historias, pq senao me foderia. N vejo a hora de me livrar da familia toda; se fosse uma boa familia, que conversa, n despreza e orienta, tudo bem, mas familia desestruturada é lixo: é melhor sair fora, nunca mais voltar.
Você está certa! , família desestruturada é o fundo do iceberg , a criança cresce sem referência alguma dos pais , muito não encontram o caminho certo e acabando se perdendo no mundão , tenho depressão por motivos familiares.
Alguém que pensa exatamente igual a eu
Pais irresponsáveis, era só usarem camisinha e o sofrimento da maioria seria poupado.
Típica mentalidade de pessoa fraca: transferir a responsabilidade pros pais, ao invés de si mesmo.
Eduardo N talvez as pessoas que vc julga como tendo mentalidade fraca só tenham noção de como a personalidade e mentalidade própria foi moldada pelas pessoas e situaçoes com quem viveu e pelas quais passou, e as pessoas de mentalidade forte sejam aquelas que guardam os momentos ruins mas os despejam inconscientemente no convivio social
Falou tudo sobre as redes sociais... estou sem Face e Instagram à um tempo já, e, acredite, faz muita diferença!
@Leonardo Campos Tente!
Ele falou do jovem classe média, minoria, essa depressão não é por facilidade de vida não, esqueceu que a maioria nem emprego tem.
Isso. Eu só vejo comentários dessas pessoas, dizendo que se cobram ou que os pais cobram pra ter uma vida perfeita. Generalizam muito.
A maioria nem pensa nessas coisas, os pais não estão nem aí, não educam, deixam os filhos pra aprenderem com a vida, com a rua, com a escola e depois a culpa ainda é dos filhos??
Eles nao gostam de trabalhar tenham tdo
@@marcosandre8667 os pais de hoje nao educam .
bem óbvio, os país bancam tudo para eles.
@@tyy9050 bem isso . Mente vazia oficina do diabo
4:50 - Essa, na minha opinião, é a causa mais pulsante entre todas as outras. Quanto menos filhos, menos vínculos emocionais uma família tem. eu tive apenas um irmão, quando ele nasceu eu era criança ainda e a atenção ficou toda pra ele. Eu não tinha a quem recorrer (maior que eu) então cresci me sentindo muito sozinho. Pais cometem erros e tá tudo bem, o problema é quando (até depois dos filhos estrem mais velhos, como eu) eles não assumem seus erros, o filho sempre assume seus erros, mas os pais é difícil... falta de diálogo, etc. Filhos e pais precisam dialogar, se comunicar, demonstrar afeto, em outras palavras "conviver", não adinta só morar na mesma casa. Um filho que não se sente querido vai sempre se sentir sozinho por dentro.
Eu estou com 52 anos, e estou com medo de envelhecer nesse mundo de hoje. Adorava minhas tias, avô .Ficamos juntos e ouvíamos suas historias. Era tão bom !!!Hoje o jovem não tem paciência com os mais velhos e parece que velhice é doença.
é porque a tecnologia evoluiu exponencialmente, e os mais velhos ficaram perdidos na mesma medida. pra maioria dos jovens, falar com um idoso é como falar com uma formiga. não acho certo, mas entendo a razão.
Lucas Magrini “falar com uma formiga” HAHAHAHA
Concordo, Tânia! Tenho apenas 21. Mas cresci aprendendo que a velhice é algo terrível, como vc disse, até como se fosse uma doença. Um amigo meu do curso que só tem 15 anos disse que tem nojo de gente velha.
Vejo que a sociedade cria pessoas cada vez mais doentes, oferece ocupações viciosas que só destroem mais o ser humano enquanto estimula buscas impossíveis por poder, sucesso, fama e felicidade.
@@angelaf1305 eu tenho 16 e penso totalmente diferente eu conheço amigos que tem depressão e eu estava analisando que é não só pela criação mas sim o comodismo de achar que tudo vem na mão e que as coisas são difíceis e só querem curtir pensam que a vida é só curtição e não vai atrás do que querem e jogam a culpa em outros ao Invés de se culpar e correr atrás. ficam estagnados e sofrendo pessoas dizem que o trabalho está difícil hoje mas sempre foi difícil a vida é uma competição só ganha quem sabe competir
Medrosos ?! Estágio com experiência, vaga de emprego já não basta diploma mas indicações, aluguel quase q um salário mínimo, jornada d trabalho q não lhe permite sair do patamar d onde está por falta d tempo para investir no aprimoramento pessoal e profissional... Difícil ter coragem diante de um sistema d falso ar d liberdade! E ainda tentar ancorar a vida com correntes q tem elos cada vez mais frágeis.
Caraí aluguel mais caro que um salário mínimo, tu deve tá querendo morar em uma mansão, se for mais humilde consegue preços muito mais dignos
Concordo com quase tudo que você disse
Tyler durden morava em uma casa abandonada, sem aluguel, sem impostos, uma belezinha
@@aukuszha3274 na minha cidade você nao encontra aluguel menos de 900reais amigo. Detalhe: moro no interior que tende a ser mais barato
@@chp2303 a não ser que seja uma casa de alto padrão é meio impossível, na minha cidade os preços partem de 300 reais as mais humildes, as normais não passam de 500
O mundo é um predador pronto pra nos destruir e devorar, e deixar só a carcaça jogada, somos um algo descartável para empresas, pessoas, ou seja sempre temos apenas nós mesmos. Amor próprio é uma excelente "arma".
Fato!
Sempre foi assim. O problema é a geração atual querer viver numa bolha com coisas irrelevantes.
Boa mister
Excelente ponderação
Merece o selo MGTOW redpill pesada
Acredito que o mal do século é as redes sociais, vidas "perfeitas", o que precisamos ser, como ser, o que ter, essa cobrança da sociedade, faz com que as pessoas esqueçam o que realmente é importante, se tornando orgulhosos, individualistas e prepotentes, as pessoas que são mais sensíveis sentem muito por viver em um mundo assim, mesmo sabendo que vida perfeita não existe, ficamos vidrados em alcançar.
Na verdade o mal é que não sabemos usar as redes sociais direito nos tornamos escravos dela sendo que deveríamos usá-la ao nosso favor
Pura verdade. hoje em dia com as redes sociais. nós nos comparamos muito com quem está no topo. os ricos,famoso etc etc etc. e fazendo isso acabamos ficando "depressivos" porque a vida é dura e realistica. não adianta voce falar: "eu vou estudar pra ser e ganhar o mesm oque Elon Musk" não.... ele é minoria. e o problema de hoje em dia é isso. A maioria dos jovens se baseiam nos que estão no topo. não que seja errado, mas tbm... existe muita frustação por tras.
querendo ou não essa minoria, teve muita sorte na vida tbm. mesmo estudando muito, não é qualquer um que nasceu pra ser elon musk ou bill gates
Bom, eu sou um jovem depressivo e inseguro. Tenho ansiedade e após ver esse vídeo, acredito ter entendido melhor a fonte do meu problema! Eu passei por mais de um dos motivos apontados pelo Pondé
Meus cuidados foram terceirizados na infância, eu sempre fui muito sozinho e consequentemente não desenvolvi uma maturidade emocional. Além do meu contato com a internet quando mais novo, tive redes sociais muito cedo e sempre assisti vidas que pareciam ser melhores que a minha. Sem contar os pais super protetores que sempre tentaram fazer um cercadinho por onde eu passasse para que eu não corresse nenhum perigo... E agora sinto todo esse medo que parece tão sem sentido, mas mesmo assim não consigo evitar senti-lo.
Eu passo por isso, me identifiquei em cada palavra
@Sr Deva tbm tenho 15 anos vei, até agora não faço a minima ideia doq vou fazer da vida por isso tbm comecei a pesquisar esses tipos de video
nss, minha situação é a msm
@@ryangustavo7248Isso ai vem jovem, leia, mas leia bastante, você pode tirar uma ideia de lá, ou de qualquer lugar. Estude, mas nada por obrigação, procure diversidades, uma hora aparece algo que você vai gostar, de onde você menos esperar. Procure um trampo na sua cidade, vê se tem jovem aprendiz, se não me engano já está na idade, e começa a trampar, junta um dinheirinho, só você não desistir de tudo que uma hora a mente esclarece pra você! Abraços.
Achei sua história parecida com a minha :c
Eu acho que a pior parte das redes sociais é que colocamos TODA a nossa realidade em comparação com uma foto e um vídeo de 15 segundos, de uma atuação ou de, no mínimo, uma pequena parte boa da realidade do outro.
Eu acho que uma consequência negativa do mundo cibernético para a saúde mental dos jovens, é o fato de "exercer influência sobre outras pessoas", ter se tornado uma condição para qualquer tipo de sucesso, no inconsciente dos jovens .
Meu avô viveu numa realidade que era possível comprar uma casa e criar 7 filhos com salário baixo. Agora, é IMPOSSÍVEL uma pessoa média comprar uma casa, ter filhos só por acidente e todo mundo preocupado com o futuro de um mundo que as lideranças são Boomers.
Tá foda mesmo irmão 21 anos vou ganhar 5k e é inimaginável ter um filho e comprar uma casa
isso porque você ganha 5k e quem não ganha nem um salário mínimo, absurdo.@@JulioCesar-nw7ho
Para de história fiada!Teu avô não ia comer em restaurantes,não viajavam e não tinha muitos gastos que você deve ter!!
@@VickRJ1 tu não deve saber mto de mercado imobiliário né?
O que tem o mercado imobiliário com meu comentário?é fato que antes muitos trabalhavam pra alcançar o sonho da casa própria e todo dinheiro era poupado e muitas coisas era feito pelos próprios.Hoje tem outros luxos como viajar,restaurante e etc além de querer sempre contratar firma para executar serviços simples como por ex.Pintar e etc
Mainha sempre diz: " não criei filho pra mim, criei para o mundo".
Mano, se tem alguém que é o inverso daquilo que a sociedade valoriza, sou eu. Sério!! Tenho nada que me dê "status", sou fora da realidade que estamos vivendo hj. Não tenho rede social, ñ sou bonito, não tenho amigos, não sou interessante. Fazer o que, é o meu jeito. Já me esforcei muito pra ser igual as outras pessoas, e ser incluso num grupo
Foque-se na tua valorização interna, não externa. Aprenda habilidades como carpintaria ou mecânica, ofereça seus serviços, pratique um esporte ou tenha hobbies. Academia, artes marciais, depende do teu interesse. Os amigos virão em consequência. Procure por canais MGTOW. Um bom é o Newman LM e o Tiozão. Abraço!
@@734ch3r por que trabalho manual?? Eu faço academia já
MGTOW eu sei o que é, respeito e entendo
Linkin Minor Os mais diferentes são os que mais se destacam, porém também são os que mais têm problemas psicológicos, porque uma mente diferente tem que ter muito esforço para por tudo fora dela no mundo, de uma forma que o exterior "aceite"
MGTOW é coisa de doente!
@@anotherhuman5874 poderia explicar porquê?
Sem dúvidas, o instagram é a rede mais nociva à saúde dos jovens. Tá fazendo um estrago grande!
Ele não me afeta, pois eu sigo o que me faz bem! É como o UA-cam dá tá filtrar e tirar proveito de conteúdos.
Como se o problema das pessoas fosse só internet...
Esse papo é de gente rica...
Concordo
As redes sociais podem nos levar a 1 vida só mesmo virtual e é na física que vem a realidade...nota 10 pela seu comentário....
@@marcosandre8667 Internet é um grande influente pra essas coisas.
A gnt vive em uma sociedade extremamente hedonista onde se vc não está se divertindo ou feliz, tem algo de errado com você. Ao mesmo tempo há um discurso geral de apoio e incentivo que é superficial e, no fundo, só aumenta a sensação de vazio e coloca mais pressão para atender às expectativas. Para completar vc precisa ter (e estar ativo) em 15 redes sociais, ir bem na escola, falar 30 idiomas, se alimentar bem, ter o corpo sarado, ajudar em casa, saber todas as notícias, ter vida social e, como eu disse lá em cima, ainda se divertir e gostar de fazer tudo isso. Não é surpresa que ta todo mundo mal.
Bem vindo à realidade. Estar habitando esse planeta, não é para amadores.
Senhor, criaste-nos para vós, e nosso cotação estará inquieto enquanto não repousar em vós."
Santo Agostinho
Deus é vivo! 🌹
Eu tenho um pouco de dó de nós da geração Z, percebo que sou afetada por esses fatores, sou filha única e meus pais são super protetores, por exemplo, mas sei que não é inteiramente culpa deles, pois o mundo atual está sim, mais perigoso. Para evitar que isso me afete ainda mais, eu me afastei um pouco das redes sociais e venho tentando ganhar mais experiência prática, além de não evitar a dor, e sim aprender com ela. Tenho 17 anos, te admiro Pondé
Posso estar errado, mas creio que os jovens atuais são medrosos e depressivos é porque estão transferindo a responsabilidade de seus atos para as máquinas.
Depressão é doença. Não é escolha.
Depende de vários fatores.
Conheci este homem LINDO😍 maravilhoso chamado Luís Felipe Pondé na livraria Cultura, semana passada. Só sorrisos, só alegria! Super educado e acessível! Meu coração derreteu❗
Me deu ciúmes 😁😁😁❤️
@@rosebudboubouki3096 😂😂😂❗😉😉🥰🥰
Cal Andrade , onde fica essa livraria?
@@marcospaulomks11 Meu querido, esta livraria fica dentro do Conjunto Nacional na Avenida Paulista em frente ao Shopping Center 3. Vou mandar os links para você! Da Cultura e do Conjunto Nacional!
m.livrariacultura.com.br/
ccn.com.br/
Sempre fui muito curioso e ao mesmo tempo nunca tive apego a nenhum assunto específico. Ver o Pondé falando de assuntos distintos e citando referências me fez perceber o quão importante é para a sociedade ter alguém capaz de formar tão vasto repertório. Leio muito mais depois que o conheci e espero, no futuro, poder contribuir com a educação em nosso pais. Obrigado, Pondé!
"o mundo não é uma máquina de produção de autoestima." 📌
A origem das nossas depressões juvenis é ter nos ensinado o dia todo que não somos suficientes.
Sou filha única dos meus dois pais, e eles não se casaram.. sempre fui solitária msm. No mercado de trabalho a gente se sente inferior, desprovido de inteligência.
Sou filho unico e oq smp me mato foi a solidão
A força de resolver isso é só sua. Ache-a. Solidão não é ruim não. Eu gosto demais de momentos de solidão. Tenho pais separados também, e valorizo demais a solidão. Gosto de minha companhia.
Meu Deus, para de se vitimizar.
@@leandrosomvintageconsertos não confunda solidão com solitude
@@Alexs_Oliver Quis dizer para encontrar forças em si mesmo para se erguer. Quanto mais vitimização, mais fraca e mole a pessoa fica. Fato.
Esse ano inteiro vivi a crise dos 30!
2017 começou a depressão. A ansiedade e síndrome do pânico, desde criança. Mas besteira, diziam meus pais.
Até que a depressão piorou. Joguei tudo pro ar. Trabalhos, um namorado que dizia que não iria desistir do nosso longo relacionamento de doze anos (sim, 12!). Larguei empregos, devolvi a aliança de noivado na qual a pessoa pediu de qualquer jeito. A família nunca motivou, nunca apoiou nada, pelo contrário, sempre aponta e critica.
Então fiz isso, larguei de tudo mesmo, e não me arrependo. Estou numa depressão chata, mas sei que logo vai passar pq nunca desisto. Mtas coisas ruins aconteceram, mas cada dia é de um jeito, então deixo Deus, o único, cuidar de mim!
Tenho uma filhota de 20 anos,que contradiz tudo que você falou pelo fato de ela viver a realidade pouco dinheiro, alimentação sem muitas regalias, redes sociais limitadas, e é depressiva, insegura😁tudo com moderação!
Que merda.
Que merda
Que merda
Que merda
Minha mãe veio de uma família bem simples do Norte, um lugarizinho bem simples, e bem enfadonho. Minha mãe é a caçula de uma família com oito irmãos, a maioria casados morando em outras cidades. Ela viveu uma vida em que não tinha muita atenção dos pais, pois eles morreram quando ela tinha doze anos. Bem, não deve ter sido uma experiência muito agradável. Uma criança sem muita instrução. Uma criança pobre. Sem parentes próximos. O que poderia acontecer? Bem, minha mãe conseguiu uma terra de herança de seus pais, mas como era menor de idade acabou não recebendo e deixando nas mãos de seu irmão, ela nunca recebeu, pois nunca soube como fazer para receber, ou apenas não tinha interesse, até hoje não sei, talvez ela acredite que um milagre vá acontecer (e acredita). Minha mãe foi acolhida pela sua irmã, que poderia facilmente ser comparada com algumas vilãs da Disney, talvez, pois ela explorava minha mãe com o trabalho infantil, obrigado ela a cuidar dos filhos dela, a limpar a casa, lavar roupas e entre outras coisas, até que sua irmã queria fazer com que minha mãe se casasse com um cara que ela não fazia ideia de quem era, mas não fazia mesmo. Então, minha mãe fugiu para Brasília...
Não sei resumir histórias, então provavelmente ninguém lerá ela inteira caso escreva tudo. Então é isso. Vou só dar umas considerações.
Minha mãe nunca teve um objetivo definido, nunca teve apoios de seus pais, sempre quis ter um lápis para escrever (pois ela escrevia com um pedaço de carvão e saliva), e nunca teve muitos estudos, e é meio cabeça dura, pois ela acredita em coats quânticos, horóscopos e esse tipo de coisa, mas nem mesmo acredita na existência de outros planetas como Marte, por exemplo. E mesmo assim conseguiu cuidar de quatro filhos, o mais velho mora em Tennessee e estuda na universidade de Chattanooga e já estudou na Universidade de San Diego, na Califórnia, nunca recebeu apoio do pai, pois ele era um cara que se envolvia com bebidas e bares. Meu irmão sempre me conta que quando haviam alagamentos em São Paulo quando ele estava fazendo um cursinho para prestar vestibular, tinha vezes que ele ia andando para casa e meu pai não ajudava ele, mas isso não importa agora. O que quero dizer, é que nem meu irmão, nem me minha mãe tiveram pressão da sociedade, tiveram essa coisa de precisar ser perfeito, ou ser um gênio, ou coisas do tipo. Foi tudo na raça, passando noites sem dormir com fome...
E isso me faz pensar que as vezes o melhor incentivo é não ser incentivado, ou que a melhor motivação é a necessidade. Mas também posso estar falando um monte de bosta por ser três da manhã, e estar escrevendo algo provavelmente ninguém vai ler hahahah
Ei, eu tenho 13 anos, então pega leve aí nos xingamentos se não vou cancelar vocês O.o
Brinks hahahaha
".... as vezes o melhor incentivo é não ser incentivado, ou que a melhor motivação é a necessidade. "
Você tem razão!!
A facilidade ajuda muito, mas atrapalha na mesma intensidade.
O sentimento de vitória fica comprometido, pois se não se luta por nada, que gosto tem vencer??
Que história de vida sua mãe tem!! Coragem e superação! 👏🏼👏🏼👏🏼
Meu nome é Gabriel, eu tenho 14 anos, e pesquisei sobre minha depressão e abri meus olhos.
Obrigado Luiz Pondé.
Tenho 21 anos, já possuo um emprego bom e estudo numa faculdade federal, na teoria, dentro de tudo aquilo que me foi ensinado desde pequeno pelos meus pais, eu era para me sentir feliz por conta de minhas conquistas, o mais angustiante disso é que eu não me sinto nem um pouco, sinto que a cada dia que passa, vivo mais o que meus pais querem que eu seja do que o que eu quero ser. Não existe fórmula para felicidade, o problema é que nós fomos criados e educados achando que sim, por isso tanta angústia de perceber que o mundo não é como imaginamos ser. A juventude de hoje em dia está cada vez mais doente por isso, não vivemos aquilo que nos faz feliz, vivemos amarrados em fórmulas de sucesso as quais são exibidas por frustações nas vidas de nossos pais, precisamos errar mais, e principalmente nos permitir, talvez um dia nossoe corações se acalmem, mas viver de talvez favorece uma vida de ansiedade e incerteza, e isso não faz bem a ninguém...
É tipo o padrao da sociedade , infelizmente vc sera 1 entre bilhares que só nasceu trabalhou em um emprego que estudou pra isso fez filho e morreu, pra mim viver é viajar, eu com 17 abandonei a vida aki pra tentar em São Vicente, eu queria viajar o Brasil inteiro mas a namorada do meu amigo que foi junto tava como desaparecida pq tinha 15 e não falou pra mãe Onde ia aí pensaram que tavamos sequestrando aí deu mol rolo aí agr eu voltei morar aki em casa creio que seja melhor assim kkkkk, mas eu queria mochilar pelo mundo , aprender arte e vender artesanatos nos países que eu visitar só de carona e onibus vida simples
João, eu imagino. Mas tu já parou pra pensar que o tempo passa rápido demais e que um dia tu vai olhar pra trás e pensar: será que tudo que fiz valeu a pena, eu queria mesmo fazer aquilo, me deixou realizado ? Não deixe pra fazer esse questionamento apenas quando for tarde demais. Pense nisso agora! Se tu não tá feliz e nem satisfeito, muda. Não tenha medo de correr atrás daquilo que tu sempre quis ou daquilo que te faça bem. Converse com seus pais e explique que tu não está satisfeito, se eles não entenderem mesmo assim mude, porque não adianta viver uma vida que não é sua. Só vivemos uma vez, só temos essa oportunidade, não a desperdice fazendo algo que te enfadonha. Espero que reflita e fique bem. ☺
Vou fazer 27. Eu estudava engenharia numa federal, fazia cursos de idiomas, estágio, serviço social e participava de alguns grupos. Entrei em depressão, abandonei o curso faltando apenas o tcc, só consegui começar o tratamento de depressão a 1 ano (se for pensar passei uns 6 anos em processo decadência perdi relacionalento, faculdade, oportunidades e emprego), hj penso em ser tatuador. Eu venho de origem humilde e era o melhor aluno desde pequeno, todos tinham a idéia "ele vai ter um bom emprego etcetc" .
Adriano Barroso faça aquilo que te agrada. Além disso, tente incluir uma atividade física em sua vida para não ter uma recaída na depressão.
Fique bem e espero que seu ano seja prospero.
Só descobrimos a felicidade/sentido de vida quando fazemos uma experiência de eternidade. Quando tomamos consciência da presença de Deus em nossas vidas. O Amor de Deus expresso em Jesus Cristo preenche qualquer vazio...
E quem é que garante que não havia depressão nos jovens das gerações passadas? Hoje em dia,muitos jovens e adultos não têm o mínimo constrangimento em dizer nas redes sociais que estão com depressão. Antigamente, mal havia diagnósticos de depressão, muita gente nem sabia o que era isso.Havia depressivos que,sequer, cogitavam estar com depressão, não havia diagnósticos ,muito menos,auto diagnósticos. Atualmente, morre o pet,leva-se um fora do namorado, etc. e já saem dizendo que estão com depressão. A adolescência sempre foi uma fase de angústia, insegurança e dificuldades psicológicas em todas as épocas.A diferença é que ninguém fazia drama com isso,tampouco, expunham seu sofrimento .Com as redes sociais, parece que virou cool bancar o jovem melancólico e blase.
@Etevaldo Skylab Exato. Parece até que virou motivo de orgulho dizer que tem algum transtorno ou depressão. É o vitimismo estimulado pela nossa cultura. Antigamente, as pessoas tinham vergonha de falar que estavam tristes ou perturbadas. No meu Facebook, tem uns três que vivem falando que estao com depressão e com vontade de se matar,sem nenhum pudor!Fazem isso há anos.
Vanessa Martins de Souza concordo com tudo que você disse, tempo difíceis e tristeza sempre existiu, mas antes tínhamos até vergonha de chorar perto de alguém, hoje em dia com as redes sociais e muitos artistas, youtubers, expondo suas vidas e dizendo que estão passando por depressão, parece estar influenciando os jovens e até adultos a fazer o mesmo, causa até uma certa dúvida quanto à veracidade, parece até uma modinha. Deixo claro, sei que a depressão é uma triste realidade na vida de muitos, antes que digam que não sei do que estou falando.
Eu acho que, antigamente, quem parasse pra pensar se tinha ou não uma depressão (talvez não com essa específica palavra), não comia, dormiria na rua, e viveria de levar desaforo. O jovem adulto de antes, que ficava o dia inteiro no sol quente pra levar um prato de comida pra casa, "não tinha tempo" de pensar nessas "bobagens" (por favor, olhem as aspas). Hoje, o jovem adulto que se sente minimamente mal, tem inúmeros motivos e facilitações pra não fazer nada durante dias e alimentar essa doença - depressão.
Meu filho nasceu com dislexia grave,pagamos vários especialistas( caríssimos porque na época nenhum plano cobria) cada um dizia uma coisa. Eu descobri o diagnóstico no Google quando ele já tinha 16 anos. Como disse o Felipe as coisas não são tão fáceis porque igual uma gripe um sintoma puxa o outro. Ninguém diria que ele tinha transtorno de ansiedade,bipolar,depressão e só Deus sabe mais o que. Ele era altamente sorridente,apesar de gago ele era super,hiper-popular. Era amigo de pessoas da alta sociedade até flanelinhas. Concluiu os estudos, fez faculdade, era galante e sorridente, e muito bonito, brotava meninas por todos os lados. Esse ano no começo de abril ele estava muito feliz,sorridente, visitando e entrando em contato com amigos e parentes. Na sexta (12/04/2019) nos reunimos com meus pais,o irmão gêmeo dele,as namoradas e ele deu comida de aviãozinho pra bisavô (98 anos) dele. Nos encontramos no sábado, domingo e na segunda ele mandou mensagem pra namorada desejando bom dia e que a amava,depois ele sumiu......Ele se enforcou aos 23 anos na escada de uma de nossas casas..........Nunca fez drama,nem se expôs,o cemitério ficou congestionado e a única coisa que entendi foi que o Frejat tem razão quando canta que "rir demais é desespero".
@@fabianasarmento275 meus sentimentos. Que dor ler seu depoimento.
"Por que os jovens atuais são medrosos e depressivos?" Porque vivem num inferno de competição sem fim em tudo, toda hora, uma parcela ínfima deles podem se destacar sobre os demais e não possuem o poder pra enfrentar a era mais selvagem da história humana. Estão com medo e deprimidos proque deveriam estar mesmo, é totalmente previsível, deveria ter sido previsto pelos pais.
Vou deixar aqui meu comentário, pode ser que seja um pouco grande. Agradeço à quem ler até o fim.
Estou no ano de 2021, sou um jovem de 15 anos que mora no Brasil. Em 2020, no período onde o mundo viveu uma pandemia, minhas aulas passaram a ser remotas. Com isso eu fiquei muito relaxado; despreocupado, pois sabia que naquele ano eu passaria mesmo que tirasse notas baixas, então, o tempo que eu ignorei nós estudos da escola, eu investi no meu canal (que não é nesta conta) e à aprender coisas como inglês, espanhol, e também sobre anatomia, luz e sombra, fazer músicas, entre outras coisas do gênero.
2021 chegou, e com ele o mesmo pensamento que eu tinha em 2020 também. Só que quando chegou a notícia de que as aulas seriam presenciais, fiquei espantado; nervoso, e preocupado.
"Caramba, e agora? Não aprendi nada ano passado, o que será de mim?" - pensei eu. Então, a escola deu as opções de estudar na forma de ensino híbrido, ou, estudar 100% EAD, nó início eu fui na forma de ensino híbrido, mas depois, quando os casos de COVID-19 aumentaram no país, minha mãe me obrigou à ficar em casa. Fiquei.
Aqui estou eu, em casa, neste exato momento, digitando este texto. Estou com muitas tarefas atrasadas que não fiz no período em que estava online. tudo isso por negligência minha, descuido meu.
Larguei meu canal no UA-cam, e estou aos poucos deixando de desenhar e fazer o que eu gosto para me dedicar aos estudos. Fazer o que eu gosto não é um caminho garantido, mas os estudos são. Bem, pelo menos é o que me dizem...
Todo mundo tá com tarefa atrasada e tinha esse mesmo pensamento seu, é bom se dedicar sim nos estudos mas também se dedicar nas coisas q vc gosta pra não ficar preso em 1 só coisa.
Boa sorte aí :)
nossa eu tô assustado com o quanto eu me identifiquei com seu comentário kkkkk tbm amo desenhar, é o que eu mais gosto de fazer, e ano passado eu gastei muito do meu tempo desenhando em vez de estudar e agora tô me ferrando
Os estudos não garatem nada também,mas ajuda,meu pai não acabou os estudos,mas ele tem uma vida boa, consegue me sustentar,e ele também,e nós vivemos em um bom bairro,e em quanto ao ensino remoto,eu acho que o ensino de são paulo (aonde eu moro) ruim,meus professores mandam muitas atividades,muitas nada haver,pois estão tentando misturar o ano de 2020 com 2021,mas faço quase todas as lições,mas não aprendo nada, só algumas coisa ,aí o jeito é tentar aprender sozinha kk
@Sócrates _ eu nem consigo fazer isso, é umas 6-8 atividades por dia, tô sobrecarregada,e olha tô no 9 ano,mas tô me dedicando mais em ciências,pois quero ser cientista kk ;-;
@Sócrates _ eu não ponho fé,que vou conseguir ser cientista, é bem difícil se dar bem sendo cientista,por isso que sempre tem um plano b kkk
"Se o jovem soubesse e o velho pudesse...não havia nada que não se fizesse"
Tenho um amigo de 21 anos quando ele sai com a gente a mãe liga toda hora para saber aonde ele está. Uma vez era pra ele chegar às 20:00 era 19:40 a mãe já liga pro mano para saber aonde está, pqp . Pais extremanente protetores criam seres codependentes . Os meus eram assim e já estou me libertando.
Me passa seu whats app entao
Tenho 16 e minha mãe não deixa eu nem chegar perto do portão de casa. Eu nem sei andar na rua sozinha e nem me localizar
Com meu pai sempre foi tranquilo. Ele só pedia pra avisar se eu ia chegar tarde ou não. Fora isso, eu tava livre.
Sempre achei isso muito bom, e veja só!! Não acabei viciado em crack, engravidando uma qualquer ou fui assassinado. Acho que tá bom,né?
Meus pais são assim também
Mas ultimamente eles andam confiando mais em mim e tal
Esse amigo nem é vc kskskskskskskksksks
O que está fazendo as pessoas ficarem mau é o acumulo de informações e a rapidez delas, hoje em dia as redes sociais pregam uma vida perfeita que acaba deixando as pessoas frustradas.
Tenho 33 anos e quando jovem brincava de pipa, bola, esconde esconde , bolinha de guede e etc e hoje "não consigo" me relacionar com as passos via imagem de rede social, pois as não tenho e a última que tive foi o Facebook que desative tem 8 anos ( não me faz falta alguma). Ainda continuo a me atualizar diariamente, mas sem essa loucura total, porém mtas pessoas falam que eu eu sou "calado" e na minha, que eu não me interajo com o mundo ( sabem de nada kkkkk) mal eles sabem o quanto eu sou feliz, nas minhas folgas vou a praia, pego um sol, tomo uma gelada, sempre tem umas lindas moças passeando kkkk... Dou minha volta de moto, sinto ar puro da estrada, vejo a beleza da serra e estradas... Trabalho, pago minhas contas e sei ser tudo o que está acontecendo no mundo. Tô benzao. Não tenho preconceito algum com rede social, mas eu passo e vejo a alucinação das pessoas com um celular na mão. Só que não tem, percebe é insano, com todo respeito mas parece zumbis. Pra não falar que não tenho... Só o whats por necessidade de trabalho... Mais ainda a assim... Prefiro ligar na empresa ou pra pessoa, à passar mensagem. Sinto falta do contato humano... As vezes dá vontade de dar um peteleco no amigo e sair correndo kkkkkkk, mas se fizer isso... Pode dar em briga e até morte kkkkkkk... Amigo mata amigo por brincadeira que não gostou. Um peteleco kkkkkkkkk bizarro, mas real!
As pessoas acham que se vc tem muitos amigos e é extrovertido vc é uma pessoa feliz...agora se vc n se relacionar com o mundo inteiro e for fechado é um cara triste, depressivo e tímido. Por causa disso eu e muitos jovens, acabamos por tentar ser alguem que nao somos, so para os outros acharem que somos algo. Ainda bem que larguei dessa matrix
Uau, vejo aqui dois comentários muito bons e me vejo em ambos. Saber apreciar a nossa introversão e usufruir do melhor do mundo através disso. Escolher ser feliz.
@@teteudetonados7615 infelizmente isso é verdade, tentamos ser extrovertidos, quando na verdade somos introvertidos. E não há nada de errado nisso. Hoje vivemos quase que uma ditadura da extroversão onde só os extrovertidos são bem avaliados pela massa. A verdade é que a vida do lado dos introvertidos também é magnífica e deve ser muito bem vivida, muito bem apreciada. Equilíbrio é tudo.
Curti muito seu testemunho venho de uma geração e de uma infância... onde os valores eram diferentes .... hoje os jovens vivem imerso nas redes sociais e tudo gira em torno disso .. estou pra fazer 30 anos e desde o ano passado larguei o istagram uso somente pra me atualizar.... sobre os fatos dos cotidiano ,,, porém isso afeta minha vida social visto que se você não for ngm na rede social... logo você já não é importante pros demais .. hoje você vale o números de seguidores que tem ... E por mais que seja difícil conviver fora dessa bolha vou persistir nos meus valores (não vale tudo por like )
@@edwinrocha8476 O seu comentário vale o like, é isso. Viver é CRISTO, morrer é lucro!!
Eu tenho 21 de idade. Estou desempregado e não aparece nenhuma oportunidade de emprego. Será que eu sou da geração nutela? Criticar é fácil mas o difícil é ajudar o próximo.
Eles pegaram o titulo dos estudos e simplesmente implementaram o senso comum em cima, por causa disso, é muito fácil refutar os argumentos apresentados.
É incrível como as pessoas seguem , acreditam e apoiam o que um homem desses fala. Se fosse uma pessoa com aparecaia aparência de um mendigo mas com a mesma lábia e vocabulário ninguém estaria aqui aplaudindo. Mesmo que tenha estudo ou um diploma , a falhas em seus argumentos que qualquer um perceba . Ele não compara economia × aumento da população x violência x política atrasada e corrupta . Acho que não podemos dar muita atenção a gurus, pensadores saudosos, gente velha criticando as novas gerações ou qualquer um que fala bem no UA-cam . A fundo muitas vezes tem os preconceituosos racistas, religiosos espalhando ódio em gente de cabeça fraca.
Não procure emprego, procure "trabalho"...e va evoluindo!
Boa sorte na sua caminhada.
@@polikimura falar é facil
Há 30 anos atrás quando eu era jovem eu tinha medo, eu tinha medo das drogas. Eu tinha medo de ser assaltado, eu tinha medo de ser reprovado na escola, eu tinha medo de não arrumar um trabalho.
Mas eu tinha pessoas ao meu lado falando se ficar aí no quarto chorando não vai resolver nada levanta a cabeça e segue tua vida acredita em você.
Vi um comentário dizendo que é tudo fase e realmente é isso mesmo! Eu tinha "fobia" a redes sociais quando tinha os meus 15, 16 anos. Sentia que todo mundo estava feliz e vivendo suas vidas. Me sentia muito mal! Mas entendi que tbm está relacionado como o modo que você enxerga a sua vida.
Teve uma vez que vi um vídeo em que a pessoa dizia: "Se você não está feliz com a pessoa que você é hoje, se reinvente e seja outra pessoa amanhã". Nunca mais me esqueci disso!
Sempre que sinto que a minha vida não está legal, me lembro que posso mudar ela da forma que eu quiser. A gente precisa ter em mente que tudo é passageiro! Que vai ter semanas que você não vai ter ânimo pra fazer as coisas, mas que vai passar; tudo, absolutamente tudo passa! Nosso cérebro é programado pra seguir em frente com o tempo, pra "esquecer" o que for preciso esquecer.
Se permitam viver as dores e as alegrias da vida com leveza, pq tudo é passageiro!