*Seu comentário faz todo o sentindo.* *- (Você) Uma "maquininha" de resposta,* *para (Seus filhos) Três "maquininhas" de perguntas. (kkkkk)"* *Obs.1/1:* *E Parabéns por ter a profissão mais bela e importante do mundo!* *Sem Professores ou Professoras ou Professorxs não existiriam o mundo de aprendizado.* {i0233.310720212133-S³}
Fiz biologia inspirado em você, Átila. Hoje faço mestrado na federal de Sergipe. Recentemente criei meu canal para dar aulas sobre minha área. Já tenho 37 inscritos! Parabéns grande professor!!
E eu ainda ainda acrescentaria o desenho "StoryBots" (Netflix), que em cada episódio explica o "porquê" de cada coisa - como a questão do céu ser azul, o funcionamento dos olhos, o Big Bang... É uma boa opção para as crianças aprenderem ;)
Que coisa FOFA o Átila, biólogo, pesquisador e agora futuro pai, todo interessado em entender como as crianças funcionam!!! Sem base como você vai ser um excelente pai! Que venha com saúde e muita curiosidade! Um abraço!
Átila, como pai de uma pequena de 4 anos muito curiosa, posso te garantir que você vai se divertir muito com essa experiência. É lindo ver o processo de evolução criativa de nossos filhos.
Algumas coisas a serem adicionadas: 1. Ter muitos neurônios não significa uma vantagem, ao contrário. Ao descartarmos aqueles neurônios que não utilizamos, também estamos nos adaptando ao meio do qual entramos e limitando o excesso de estímulo desnecessário para gente. Ou seja, a questão não se trata em ter muitos ou poucos neurônios, mas como nós os utilizamos. Obviamente que crianças não estimuladas tendem a ter consequências em seu desenvolvimento. 2. As brincadeiras também servem como um aparato emocional para lidar com diversas situações, como por exemplo a experiência da ausência dos pais que é representado em diversas brincadeiras, e são importantes para o desenvolvimento. Ou seja, não só criamos situações novas, como reatualizamos situações já vivenciadas e isso tem importância muito grande no nosso desenvolvimento emocional. 3. Um outro ponto é que essa vocação às perguntas também faz diferença após a infância. Ou seja, a forma como crianças são estimuladas em relação a essa curiosidade (como os pais reagem positivamente ou negativamente a essas perguntas), vão fazer diferença no futuro. Afinal (só para dar um exemplo), o que é um cientista se não um perguntador? Beijos e abraços
Atila, tenho 2 filhos de 4 e 7 anos e tem perguntas que são difíceis de responder, que até eu nunca tinha parado pra pensar. Lembro que quando eu era criança, e perguntava o porquê das coisas pra minha mãe e ela respondia porque sim e eu odiava, tanto que lembro até hj, por isso, repondo com carinho aos meus filhos.
Ate hoje lembro do ódio que eu sentia quando as respostas que vinham pra mim eram "pq Deus quis assim... Pq Deus fez o mundo desse jeito..." Hoje nós temos conhecimento para melhorar um pouco as respostas! Parabéns pela atenção com os filhos
Sim. Eu fui muito privilegiada, pq meus pais, quando não sabiam a resposta, nunca falavam "porque sim", mas falavam coisas como "isso é meio complicado de explicar, mas prometo que um dia eu te falo" ou "não sei como responder, mas vou pensar um pouco e depois te falo" 😌💕
@@catniphell são esses tipos de respostas que fazem as pessoas perderem o interesse em Deus. Como religiosa, fico mordida quando vejo pessoas falando "pq Deus quis" pra tudo 🙄💔
Quando ficamos mais velhos e os filhos já cresceram dá uma saudade danada daquele tempo em que eles ficavam o dia inteiro nos fazendo um milhão de perguntas. Há dias em que ainda ouço: -“mãe, porque…”
Muitoo booom o vídeo. E é muito fofo ver o Átila falando que está estudando por conta do bebezinho dele 💙 Muita saúde e luz pra vocês. Que seja uma gestação maravilhosa 💕
Tenho um irmãozinho de 6 anos e ele vive perguntando sobre tudo. Respondo sempre falando a verdade e estimulo esse comportamento. É muito bom pra que ele não aceite qualquer resposta que dão por aí (doutrinação religiosa, por exemplo)
É por isso é tão cruel quando vc priva crianças de estímulos, ou pior, expõe ela a estímulos traumáticos. Cria transtornos que ela vai carregar pela vida toda.
Vídeo fantástico, como é de costume. Átila é incrível. Meu filho tem 7 anos, está na alfabetização e tem lido gibis da Turma da Mônica. Não resisti em fazer meu relato. Fiquei surpresa com o julgamento de conduta que ele tem em relação à Mônica bater e dar coelhadas. Algo que nos era tão comum, para ele foi algo estranho, dizendo que ela estava errada, que não é assim que se resolve... haja explicações sobre o comportamento... Muito bom!
Já começa a fazer uma lista de respostas científicas fáceis para crianças e faz um vídeo no canal, por que o fogo é quente, por que o céu é azul, por que antes de chover sentimos o cheiro de terra, por que a noite fica escuro...vai ajudar muitos adultos essas curiosidades.
O cheiro saudoso da terra molhada, que antecede ate mesmo a chuva é chamada de Petricor. é a reação quimica da Agua com o solo, fungos e algumas plantas. Interessante né? Tão comum no dia dia, mas tão fascinante
Não tem ser mais filosofo e cientista que as crianças que nascem questionando tudo e querendo entender o porquê das coisas. Elas dizem: "Pai, por que o céu é azul?" E o adulto fala: "Garoto, que pergunta em? Vá brincar, por que você quer saber se o céu é azul? Isso é inútil!" Esse tipo de adulto mata o que há de melhor no ser humano, a curiosidade.
Amo responder as perguntas da minha filha e também curto muito que ela me procure para saber as coisas, apesar de ser minha obrigação, fico cheio de mim em ser consultado rsrs. Conversem muito com seus filhos, isso é muito importante.
Muito bom! Obrigado. Faz mais vídeos sobre isso! Tem aquela ideia conhecida de que a maioria das crianças tem as características da “genialidade” e são “pequenos cientistas” (são curiosos, fazem experimentos). Fala mais sobre crianças e aprendizado que é super importante pra nós pais e pra todo mundo que está ao redor das crianças! E também pra elas, quanto melhor estivermos equipados para dar um bom ambiente de desenvolvimento pras nossas crianças melhor para elas e para o futuro da nossa sociedade
Ae Átila!! Se qualificando maus ainda pra receber seu bebê!! Todos nós deveriamos fazer isso desde a gestação. Fundamental na vida do ser humano é a educação e os valores vindo de berço. Parabéns.
Eu sou professora de educação infantil e muitas vezes os alunos acabam perguntando a mesma coisa para mim e para as mães e normalmente acreditam mais no que eu falo. Inclusive falam isso para as mães "Mas a teacher disse que não é isso, é aquilo". E acho que é porque eles tem essa visão que eu estou ali para ensinar então sei mais do que as mães.
Sabe outra coisa que eu acho curiosa? A brincadeira funciona como um exercício de fixação. Minha filha fazia uma bobagem, eu brigava com ela e explicava porque ela estava errada. Na próxima brincadeira, a boneca dela cometia o mesmo erro, ela brigava e explicava porque ela estava errada. Isso sem falar nas inúmeras situações em que ela fazia com as bonecas as mesmas situações que vivia. Explicava a elas porque era importante se alimentar bem, ir ao médico, tomar os remédios, respeitar a professora, dormir cedo, não assistir vídeos de adulto...
Fiquei bem emocionada em perceber que meus priminhos esperavam eu chegar pra perguntar pra mim sobre as coisas do mundo.. sempre achei que por eu parecer uma criança tb (apesar de ja ter passado dos 30) eles se sentissem mais a vontade.
Na faculdade aprendi que as crianças sofrem a primeira "poda neuronal" aos dois anos. Por isso os primeiros 1000 dias (período até dois anos) é tão precioso para estimulação cognitiva ou neuro reabilitação em caso de alguma condição ou deficiência.
Bom dia, você teria como passar a fonte dessa informação. Curiosidade mesmo, Já trabalhei com crianças deficientes e hospitalizadas. Gostaria de saber mais sobre... Obg
@@amazingfeels Então, minha principal referência é o slide da minha professora 😅 então fica difícil de te passar kkkk mas o livro Desenvolvimento Humano de Papalia fala brevemente sobre isso no capítulo 4
Sou mãe de uma menina de 4 anos e meio e um pré adolescente de 12 anos. Professora de educação infantil há 21anos. Fascinada pela curiosidade e pensamento infantil, encantada com o modo como elas aprendem Parabéns pelo excelente vídeo!
Tive de aprender a buscar as respostas que precisava nos livros e observando, pois os adultos da minha família achavam bobeira perder tempo respondendo crianças, ou trabalhavam demais e estavam sempre cansados e irritados, ou mentiam. Um ou outro dizia não saber a resposta e ficava por isso mesmo. Na adolescência, cuidava de meus primos e filhos de vizinhos quando essas crianças me faziam perguntas, respondia sinceramente o que sabia e o que não sabia, eu pesquisava e respondia depois. Como não recebi as respostas que precisava, sei qual é a sensação de ter o interesse em aprender algo e não obter resposta daqueles que poderiam sanar minha sede de conhecimento. Os livros foram meus melhores amigos.
Às vezes eu acho que ainda sou uma criança curiosa hahaha De fato eu me lembro de ficar perguntando "por quê?" e "como?" sem parar pois toda resposta levava à uma nova curiosidade. E que sorte minha mãe ser uma mulher que não cansa de conversar, não me mandava ficar quieta nem me colocava em frente a uma tela só para se livrar de mim (como tantos pais fazem atualmente).
O que eu mais gosto das crianças é justamente as perguntas. Por isso virei professora. E morro de orgulho de ser uma professora que instiga as crianças a conhecerem de tudo, já ouvi de mais de uma família que a criança passou a perguntar tanto que não davam conta de responder. Amooooo, pra mim o papel da educação é criar a paixão de conhecer o mundo!
Umas das coisas que eu não quero perder é a minha curiosidade com relação ao mundo. Muitas das vezes não existe uma verdade universal, e ainda bem, porque se fosse assim não teria graça. O divertido é tentar chegar mais perto dessa tal verdade. Muito bom o vídeo!
@@galdinodg por isso mencionei ser um privilégio. Talvez um dia vc tb possa escolher. Foram muitos anos pegando turma que ninguém quis. Boa sorte, amigo.
Fiquei pensando sobre as crianças dessa geração que estão em casa há quase 2 anos sem interagir e sem a apropriada estimulação. É possível que elas sofram importantes atrasos no desenvolvimento social.
Muito feliz por haver mais vídeos focados em como ser pais melhores 😊, a forma como respondemos as perguntas são mais importantes do que as perguntas em si
Parabéns Átila pelo abençoado presente! Essa linha de raciocínio é bem interessante, quando eu era menor a curiosidade reinava, mas com o passar dos anos... a frequência em que formulo perguntas aumentou consideravelmente. A sensação de descoberta é muito boa, experiencio esse sentimento com a companhia de meus irmãos!
Nossa, meu irmãozinho ficava o dia inteiro no meu pé me perguntando absolutamente tudo e fazendo perguntas socráticas (o famoso por que? Por que? Por que?) Kkkkkk
Faz parte desse processo o desenvolvimento de "memória muscular" e "coordenação motora" ? Se sim, como que a mudança da frequência de atividades físicas ao longo da história da Evolução Humana e de uma geração pra outra (brincar na rua ou no quintal e brincar no celular, tablet) pode afetar ou alterar o desenvolvimento motor de uma criança?
Estou ansiosoo para mais vídeos relacionados ao desenvolvimento infantil!! Sou odontopediatra em formação e sou apaixonado por aprender sobre o universo infantil. 😍
Minha sobrinha de 07 anos é um dos meus orgulhos. Desde que nasceu ela convive muito bem com todo tipo de diversidade, por exemplo, um amigo dos pais dela que é uma espécie de "padrinho" ela chama de dinda e tia Cleiton, pq de acordo com ela, ele é uma princesa. Lembro dela muito pequena me perguntando se existia brinquedo de menino e de menina, e ela mesmo explicou: cada um brinca com o que quiser. Muito mais sensata que a maioria dos adultos que eu conheço.
Passando por uma oficina mecânica, minha sobrinha que estava no início da aprendizagem, fez a seguinte pergunta qdo conseguiu ler: "Mamãe, vc já tomou injeção eletrônica"? 😆😆😆
Imagine o prejuízo da pandemia para as crianças. Viveremos uma geração inteira que tera dificuldades de interação social. Quem se desenvolver bem nessa área terá diferencial no futuro.
Ótimo vídeo Átila! Sou mãe de um bebê de 5m, e confesso que quando soube que vc e a Paloma estão grávidos pensei: eba, vai sair vídeo sobre crianças hahaha Quero deixar algumas sugestões de temas: educação neurocompatível, amamentação (desmame natural, sucção não nutritiva), cama compartilhada, teoria do apego e impactos na infância, exterogestação. Felicidades pra família! 💕
Kkkkk acho q meu senso de pertencimento sempre foi meio "quebrado" 😅 Sempre me diziam q eu era especial, q nunca mentia, q era inteligente... Então qd alguém dizia pra mim "meninas não gostam de matemática", eu me sentia obrigada a gostar.. tá aqui o resultado, hj sou doutoranda em matemática pura tentando loucamente achar tempo p terminar a tese 🤷
Átila, faz um vídeo falando sobre a evolução humana e os demais macacos inteligentes que já povoaram a Terra? Seria incrível!!! (quem concorda, curte aqui)
O cérebro entende essa situação como uma "ameaça" real e produz uma reação química equivalente no corpo. A mente e o corpo trabalham em conjunto em todos os momentos e situações.
É o que se chama de _"doença psicossomática"_ Você sofre (ou não) esses efeitos porque seu corpo é um só: independente que seu cérebro seja o central, ele está conectado com seu corpo.
Sobre ligaçoes cerebrais, vc poderia fazer um video sobre sinestesia cognitiva, uma condição que eu tenho que me faz ter estimulos de outros sentidos quando um sentido só é ativado (ouvir sons coloridos por exemplo)
Sou curiosa até hoje. Volta e meia brota uns questionamentos e tô lá no google pesquisando. Certeza que quando criança eu perguntei muita coisa, mas como era observadora e gostava de ler e ver documentários, eu recebia as respostas sem perguntar muito aos adultos
Eu também continuo curiosa, e isso me ajuda bastante na minha profissão (sou professora de adolescentes). Só é chato quando adultos sem criatividade nos chamam de besta por fazermos mais questionamentos que eles!
Muito bom! Meu filho tem 3 anos e começou a fase dos porquês assim que fez 2 anos. Ele tem a linguagem muito bem desenvolvida. As pessoas perguntam como ele sabe tantas coisas (se surpreendem com um serzinho tão pequeno e tão sabido). A resposta que sempre dou é que o segredo é conversar com a criança. Desde que ele nasceu que converso muito com ele, ensino tudo que está ao redor, explico o porquê correto das coisas. E lógico, não deixo meu filho passar o dia todo assistindo desenho. Brinco junto, fazemos experiências, leio pra ele, fazemos caminhadas...
Atila amei o seu video e um ponto interessante, eu tenho gemeos e assim que um entende e começa a falar aquilo aprendido, mesmo que o outro não tenha tido a mesma velocidade, automaticamente ele copia do irmão. Eu não sei se é com todos porem gemeos parecem se ajudar na questão de aprendizado de forma muito positiva
O tema nem pareciar ser tão interessante, mas é só clicar e ver como o Atila está falando empolgado daquilo, que num instante passa a ser algo interessante! hahahaha Sou teu fã mano, é monstro na forma de ser comunicar! E o vídeo foi mt melhor do que eu imaginei que fosse!
Fui uma criança mto curiosa. ...em um tempo q lugar de criança era brincando no quintal.... Me lembro q volta e meia entrava em casa para perguntar algo. Lembro tbem q memorizei coisas q ouvia e nao entendia....entendi qdo adulta. ...
Bom ver o Instagram do Átila voltando a funcionar, espero que esteja tudo bem! Precisamos que nos esclareça sobre os idosos neste momento, incluindo 3a dose... Estamos preocupados!...
Excelente análise, Átila! É muito interessante pensar sobre como o ambiente nos molda em todos os sentidos. Me pergunto como um mundo de aceleração tecnológica cada vez mais intensa vai moldar os adultos do futuro. Os prós e contras vão se igualar?
Atila, acho interessante um vídeo para falar apenas de aquisição da linguagem, que é uma área do aprendizado totalmente ímpar das demais. Quem pesquisou muito o assunto foi o Noam Chomsky.
Agende uma aula GRATUITA na BYJU'S: bit.ly/3wQ45dr
Esse tema merece livro, cientificamente embasado.
Eu sou mãe de 3 e professora, maquininha de resposta rsrsrsrs
Coiso três vez🤔
*Seu comentário faz todo o sentindo.*
*- (Você) Uma "maquininha" de resposta,*
*para (Seus filhos) Três "maquininhas" de perguntas. (kkkkk)"*
*Obs.1/1:*
*E Parabéns por ter a profissão mais bela e importante do mundo!*
*Sem Professores ou Professoras ou Professorxs não existiriam o mundo de aprendizado.*
{i0233.310720212133-S³}
@@Cordovil_David qqáqqqqqq
Né!
Colega eu também tenho essa experiência!! Sendo mãe e professora...dou aula justamente no auge das perguntas 6 a 8 anos rsrs.
O Atila felizinho porque vai ser pai é a coisa mais preciosa do mundo
Por que?
Fiz biologia inspirado em você, Átila. Hoje faço mestrado na federal de Sergipe. Recentemente criei meu canal para dar aulas sobre minha área. Já tenho 37 inscritos! Parabéns grande professor!!
Cara, o Átila é referencia, até citei ele no meu último vídeo.
@@galdinodg Que dahora mano, já to inscrito!
inscrito, boa sorte e sucesso
@@boemioofworld Valleu!!!
Inscrita, sucesso
Sugiro uma série "Manual Biológico da Paternidade: Como usar a ciência para não surtar"
Agradeço a sugestão.
E eu ainda ainda acrescentaria o desenho "StoryBots" (Netflix), que em cada episódio explica o "porquê" de cada coisa - como a questão do céu ser azul, o funcionamento dos olhos, o Big Bang... É uma boa opção para as crianças aprenderem ;)
Cara o Átila é referencia, até citei ele no meu último vídeo.
@@galdinodg Eu vi lá ficou muito bom! Parabéns pelo canal!
Que sorte dos pais e mães que terão bebês numa época próxima ao Átila e a Paloma, vão receber excelentes dicas.
Que coisa FOFA o Átila, biólogo, pesquisador e agora futuro pai, todo interessado em entender como as crianças funcionam!!! Sem base como você vai ser um excelente pai! Que venha com saúde e muita curiosidade! Um abraço!
Se preparem para os próximos 3-4 anos desse canal serem recheados de "Átila quedendo compartilhar como é doido esse negócio de ser papai"
Atila acho que você vai ser um pai excelente!
Tomara.
Não duvido que daqui alguns anos, a máquina de perguntas do Atila vai dar boas ideias de vídeos para ele fazer
A gente merecia uma série de vídeos sobre a infância, hein? Rs. Amei esse! ❤️
Átila, como pai de uma pequena de 4 anos muito curiosa, posso te garantir que você vai se divertir muito com essa experiência. É lindo ver o processo de evolução criativa de nossos filhos.
To amando o Atila pai
Eu vo adorar essa nova fase de vídeos do Átila pai kkkkk
Excelente vídeo Atila! Seu filho ou filha terá uma sorte enorme em ter você para responder perguntas.
Imagina que ryyyyca de conhecimento será essa criança 😍
Vai falar 10 idiomas aos 5 anos kk.
Algumas coisas a serem adicionadas:
1. Ter muitos neurônios não significa uma vantagem, ao contrário. Ao descartarmos aqueles neurônios que não utilizamos, também estamos nos adaptando ao meio do qual entramos e limitando o excesso de estímulo desnecessário para gente. Ou seja, a questão não se trata em ter muitos ou poucos neurônios, mas como nós os utilizamos. Obviamente que crianças não estimuladas tendem a ter consequências em seu desenvolvimento.
2. As brincadeiras também servem como um aparato emocional para lidar com diversas situações, como por exemplo a experiência da ausência dos pais que é representado em diversas brincadeiras, e são importantes para o desenvolvimento. Ou seja, não só criamos situações novas, como reatualizamos situações já vivenciadas e isso tem importância muito grande no nosso desenvolvimento emocional.
3. Um outro ponto é que essa vocação às perguntas também faz diferença após a infância. Ou seja, a forma como crianças são estimuladas em relação a essa curiosidade (como os pais reagem positivamente ou negativamente a essas perguntas), vão fazer diferença no futuro. Afinal (só para dar um exemplo), o que é um cientista se não um perguntador?
Beijos e abraços
Que notícia maravilhosa! O Atila vai ter um mini cientista em casa agora! Parabéns! 🎉🎉🎉
Atila, tenho 2 filhos de 4 e 7 anos e tem perguntas que são difíceis de responder, que até eu nunca tinha parado pra pensar. Lembro que quando eu era criança, e perguntava o porquê das coisas pra minha mãe e ela respondia porque sim e eu odiava, tanto que lembro até hj, por isso, repondo com carinho aos meus filhos.
O átila é referencia, até citei ele no meu último vídeo!
@@galdinodg Eu vi lá, ficou muito bom! Já to inscrito!
Ate hoje lembro do ódio que eu sentia quando as respostas que vinham pra mim eram "pq Deus quis assim... Pq Deus fez o mundo desse jeito..." Hoje nós temos conhecimento para melhorar um pouco as respostas! Parabéns pela atenção com os filhos
Sim. Eu fui muito privilegiada, pq meus pais, quando não sabiam a resposta, nunca falavam "porque sim", mas falavam coisas como "isso é meio complicado de explicar, mas prometo que um dia eu te falo" ou "não sei como responder, mas vou pensar um pouco e depois te falo" 😌💕
@@catniphell são esses tipos de respostas que fazem as pessoas perderem o interesse em Deus. Como religiosa, fico mordida quando vejo pessoas falando "pq Deus quis" pra tudo 🙄💔
Parabens pelo bebê Atila, essa vai ser uma criança que nunca vai ficar sem resposta
Quando ficamos mais velhos e os filhos já cresceram dá uma saudade danada daquele tempo em que eles ficavam o dia inteiro nos fazendo um milhão de perguntas. Há dias em que ainda ouço: -“mãe, porque…”
Que bom que vocês estão se reproduzindo. Um alívio pra média do q.i. nacional
Muitoo booom o vídeo. E é muito fofo ver o Átila falando que está estudando por conta do bebezinho dele 💙
Muita saúde e luz pra vocês. Que seja uma gestação maravilhosa 💕
Tô amando o Átila versão papai 😭💙
Tenho um irmãozinho de 6 anos e ele vive perguntando sobre tudo. Respondo sempre falando a verdade e estimulo esse comportamento. É muito bom pra que ele não aceite qualquer resposta que dão por aí (doutrinação religiosa, por exemplo)
É por isso é tão cruel quando vc priva crianças de estímulos, ou pior, expõe ela a estímulos traumáticos. Cria transtornos que ela vai carregar pela vida toda.
Vídeo fantástico, como é de costume. Átila é incrível.
Meu filho tem 7 anos, está na alfabetização e tem lido gibis da Turma da Mônica. Não resisti em fazer meu relato.
Fiquei surpresa com o julgamento de conduta que ele tem em relação à Mônica bater e dar coelhadas. Algo que nos era tão comum, para ele foi algo estranho, dizendo que ela estava errada, que não é assim que se resolve... haja explicações sobre o comportamento...
Muito bom!
Provavelmente você não vive batendo nele, caso contrário ele acharia normal e certo.
Já começa a fazer uma lista de respostas científicas fáceis para crianças e faz um vídeo no canal, por que o fogo é quente, por que o céu é azul, por que antes de chover sentimos o cheiro de terra, por que a noite fica escuro...vai ajudar muitos adultos essas curiosidades.
boa!
O cheiro saudoso da terra molhada, que antecede ate mesmo a chuva é chamada de Petricor. é a reação quimica da Agua com o solo, fungos e algumas plantas. Interessante né? Tão comum no dia dia, mas tão fascinante
Excelente ideia! Poderia até ser um quadro: "ensine seus filhos" 😆
Não tem ser mais filosofo e cientista que as crianças que nascem questionando tudo e querendo entender o porquê das coisas.
Elas dizem: "Pai, por que o céu é azul?"
E o adulto fala: "Garoto, que pergunta em? Vá brincar, por que você quer saber se o céu é azul? Isso é inútil!"
Esse tipo de adulto mata o que há de melhor no ser humano, a curiosidade.
"Pai, por que você usa a foto do Papacu como foto de perfil no youtube?" hahahahahahahahahah essa eu quero ver vc responder XD
@@emcasode Porque o papai admira muito esse homem incrível que atravessava o deserto fazendo suas entragas de "brinquedinhos" hahahaha
@@emcasode "e diga logo de uma vez, caralhu"
Gosto muito dos vídeos do Átila, é uma das minhas referencias pra produzir meus vídeos, até citei ele no meu último vídeo!
@@galdinodg Muito bom os seus vídeos, curti muito. Já tô inscrito!
Átila feliz em ser pai, é contagiante, mais até que o corona 🥰
Amo responder as perguntas da minha filha e também curto muito que ela me procure para saber as coisas, apesar de ser minha obrigação, fico cheio de mim em ser consultado rsrs. Conversem muito com seus filhos, isso é muito importante.
Muito bom! Obrigado. Faz mais vídeos sobre isso! Tem aquela ideia conhecida de que a maioria das crianças tem as características da “genialidade” e são “pequenos cientistas” (são curiosos, fazem experimentos). Fala mais sobre crianças e aprendizado que é super importante pra nós pais e pra todo mundo que está ao redor das crianças! E também pra elas, quanto melhor estivermos equipados para dar um bom ambiente de desenvolvimento pras nossas crianças melhor para elas e para o futuro da nossa sociedade
Como é legal ver o Átila sorrindo e empolgado...
Ae Átila!! Se qualificando maus ainda pra receber seu bebê!! Todos nós deveriamos fazer isso desde a gestação. Fundamental na vida do ser humano é a educação e os valores vindo de berço. Parabéns.
Digo, mais ainda, errei na digitação. Desc.
Parabéns pelo tema! Por favor continue falando aprendizado na infância.
Atila, você vai ser um baita pai.
to entrando nessa fase Átila, é uma experiencia incrível formar um ser humano!
Que canal maravilhoso!! Que trabalho de valor!! Muito obrigado, Atila!!
Eu sou professora de educação infantil e muitas vezes os alunos acabam perguntando a mesma coisa para mim e para as mães e normalmente acreditam mais no que eu falo. Inclusive falam isso para as mães "Mas a teacher disse que não é isso, é aquilo". E acho que é porque eles tem essa visão que eu estou ali para ensinar então sei mais do que as mães.
Sabe outra coisa que eu acho curiosa? A brincadeira funciona como um exercício de fixação. Minha filha fazia uma bobagem, eu brigava com ela e explicava porque ela estava errada. Na próxima brincadeira, a boneca dela cometia o mesmo erro, ela brigava e explicava porque ela estava errada. Isso sem falar nas inúmeras situações em que ela fazia com as bonecas as mesmas situações que vivia. Explicava a elas porque era importante se alimentar bem, ir ao médico, tomar os remédios, respeitar a professora, dormir cedo, não assistir vídeos de adulto...
que video maravilhoso! vou mostrar para minha mãe que é professora de educação infantil
Fiquei bem emocionada em perceber que meus priminhos esperavam eu chegar pra perguntar pra mim sobre as coisas do mundo.. sempre achei que por eu parecer uma criança tb (apesar de ja ter passado dos 30) eles se sentissem mais a vontade.
KKKKKKKKKKKKJJJJK quero passar dos 30 igual você
Sou uma pessoa de muitas perguntas até hoje 😊 lembro de quando criança minha mãe falando: Chega de tantas perguntas ! 😁 Valeu!!!
Na faculdade aprendi que as crianças sofrem a primeira "poda neuronal" aos dois anos. Por isso os primeiros 1000 dias (período até dois anos) é tão precioso para estimulação cognitiva ou neuro reabilitação em caso de alguma condição ou deficiência.
Bom dia, você teria como passar a fonte dessa informação. Curiosidade mesmo, Já trabalhei com crianças deficientes e hospitalizadas. Gostaria de saber mais sobre... Obg
@@amazingfeels Então, minha principal referência é o slide da minha professora 😅 então fica difícil de te passar kkkk mas o livro Desenvolvimento Humano de Papalia fala brevemente sobre isso no capítulo 4
@@sarahfalcao1322 valeu, vou dar uma pesquisada no livro. Grato por responder.
Mas é preciso cuidar com a hiperestimulacao.
Oba!!! Adorei essa ideia de falar de crianças!!!
Vc será um pai que toda criança mereceria ter!!!
UuuaaauuuU!!! Muuuiiitaaa Gratidão por Compartilhar a informação!!! Eu, como Pedagoga, ñ tive toda essa informação!!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🖤💚💙💜💗❤🧡💛
Átila, faz um vídeo sobre uso dos animais na ciência. Ética e alternativas
Sou mãe de uma menina de 4 anos e meio e um pré adolescente de 12 anos. Professora de educação infantil há 21anos. Fascinada pela curiosidade e pensamento infantil, encantada com o modo como elas aprendem Parabéns pelo excelente vídeo!
Tive de aprender a buscar as respostas que precisava nos livros e observando, pois os adultos da minha família achavam bobeira perder tempo respondendo crianças, ou trabalhavam demais e estavam sempre cansados e irritados, ou mentiam. Um ou outro dizia não saber a resposta e ficava por isso mesmo.
Na adolescência, cuidava de meus primos e filhos de vizinhos quando essas crianças me faziam perguntas, respondia sinceramente o que sabia e o que não sabia, eu pesquisava e respondia depois.
Como não recebi as respostas que precisava, sei qual é a sensação de ter o interesse em aprender algo e não obter resposta daqueles que poderiam sanar minha sede de conhecimento.
Os livros foram meus melhores amigos.
Família só dificulta e atrapalha a vida, ao invés de ajudar
Às vezes eu acho que ainda sou uma criança curiosa hahaha De fato eu me lembro de ficar perguntando "por quê?" e "como?" sem parar pois toda resposta levava à uma nova curiosidade. E que sorte minha mãe ser uma mulher que não cansa de conversar, não me mandava ficar quieta nem me colocava em frente a uma tela só para se livrar de mim (como tantos pais fazem atualmente).
Por mais vídeos do Átila falando sobre desenvolvimento, meu sonho!
O que eu mais gosto das crianças é justamente as perguntas. Por isso virei professora. E morro de orgulho de ser uma professora que instiga as crianças a conhecerem de tudo, já ouvi de mais de uma família que a criança passou a perguntar tanto que não davam conta de responder. Amooooo, pra mim o papel da educação é criar a paixão de conhecer o mundo!
Umas das coisas que eu não quero perder é a minha curiosidade com relação ao mundo. Muitas das vezes não existe uma verdade universal, e ainda bem, porque se fosse assim não teria graça. O divertido é tentar chegar mais perto dessa tal verdade. Muito bom o vídeo!
Você não cansa de fazer ótimos vídeos, né. Adorei o conteúdo. Parabéns, Atila.
A minha maquininha é uma metralhadora tb porque todas as vezes que respondo, ela pergunta sobre o porquê a resposta é aquela.
Sou professora de 1o ano porque amo essa idade. Adoro ter o privilégio de poder escolher em qual turma lecionar.
tbm sou professor! ao contrário de vc não posso escolher. Adoro os vídeos do Átila é uma referencia, até citei ele no meu ultimo vídeo!
@@galdinodg Muito bom os seus vídeos mano, já to inscrito!
@@galdinodg por isso mencionei ser um privilégio. Talvez um dia vc tb possa escolher. Foram muitos anos pegando turma que ninguém quis. Boa sorte, amigo.
@@darianerueckl9585 com certeza 😅✌️muito obrigado 👍 boa sorte pra nós 🙏
Você poderia fazer um vídeo sobre o dente do siso.
Up
Átila e primeira infância! Muito ansiosa por esses vídeos 😍
Fiquei pensando sobre as crianças dessa geração que estão em casa há quase 2 anos sem interagir e sem a apropriada estimulação. É possível que elas sofram importantes atrasos no desenvolvimento social.
É aí que a maior participação dos país vai ajudar a sanar a lacuna da falta de interação.
@@armasbrancas9834 Mas 99% dos pais não farão isto, como sempre
Muito feliz por haver mais vídeos focados em como ser pais melhores 😊, a forma como respondemos as perguntas são mais importantes do que as perguntas em si
Como professor de Educação Física dos anos iniciais achei esse video Mágico, tem muita coisa aqui que não sabia.
eu tenho um certo medo de ser pai um dia, tenho um receio de não saber responder as perguntas e bugar a criança. esse vídeo já dá uma luz.
Parabéns Átila pelo abençoado presente!
Essa linha de raciocínio é bem interessante, quando eu era menor a curiosidade reinava, mas com o passar dos anos... a frequência
em que formulo perguntas aumentou consideravelmente.
A sensação de descoberta é muito boa, experiencio esse sentimento com a companhia de meus irmãos!
Nossa, meu irmãozinho ficava o dia inteiro no meu pé me perguntando absolutamente tudo e fazendo perguntas socráticas (o famoso por que? Por que? Por que?) Kkkkkk
Faz parte desse processo o desenvolvimento de "memória muscular" e "coordenação motora" ? Se sim, como que a mudança da frequência de atividades físicas ao longo da história da Evolução Humana e de uma geração pra outra (brincar na rua ou no quintal e brincar no celular, tablet) pode afetar ou alterar o desenvolvimento motor de uma criança?
Estou ansiosoo para mais vídeos relacionados ao desenvolvimento infantil!! Sou odontopediatra em formação e sou apaixonado por aprender sobre o universo infantil. 😍
Minha sobrinha de 07 anos é um dos meus orgulhos. Desde que nasceu ela convive muito bem com todo tipo de diversidade, por exemplo, um amigo dos pais dela que é uma espécie de "padrinho" ela chama de dinda e tia Cleiton, pq de acordo com ela, ele é uma princesa.
Lembro dela muito pequena me perguntando se existia brinquedo de menino e de menina, e ela mesmo explicou: cada um brinca com o que quiser.
Muito mais sensata que a maioria dos adultos que eu conheço.
Passando por uma oficina mecânica, minha sobrinha que estava no início da aprendizagem, fez a seguinte pergunta qdo conseguiu ler:
"Mamãe, vc já tomou injeção eletrônica"?
😆😆😆
Doido pra ver Atila papai. 😄
Imagine o prejuízo da pandemia para as crianças. Viveremos uma geração inteira que tera dificuldades de interação social. Quem se desenvolver bem nessa área terá diferencial no futuro.
Criança sortudo de ter um pai inteligente,meu pai eu perguntava as coisas e ele responde dizendo n sei
pelo menos ele admite que não sabe. Pior é inventar
@@JordanahSchroderF Ou falar que é porque Deus quis que fosse assim
Meu pai perguntava para mim as coisas kkkkkkkkk
Ótimo vídeo Átila! Sou mãe de um bebê de 5m, e confesso que quando soube que vc e a Paloma estão grávidos pensei: eba, vai sair vídeo sobre crianças hahaha
Quero deixar algumas sugestões de temas: educação neurocompatível, amamentação (desmame natural, sucção não nutritiva), cama compartilhada, teoria do apego e impactos na infância, exterogestação.
Felicidades pra família! 💕
Poderia falar também sobre o período crítico de aquisição de línguas
Parabéns Atila... Apesar de sempre estar aprendendo com o lado científico, ser pai é mágico.
Kkkkk acho q meu senso de pertencimento sempre foi meio "quebrado" 😅
Sempre me diziam q eu era especial, q nunca mentia, q era inteligente... Então qd alguém dizia pra mim "meninas não gostam de matemática", eu me sentia obrigada a gostar.. tá aqui o resultado, hj sou doutoranda em matemática pura tentando loucamente achar tempo p terminar a tese 🤷
Braba
Braba
Braba
Braba
Braba
Obrigado por esse vídeo Atila!! Minha filha nasce no próximo mês, mas o medo das perguntas dela ja é totalmente real.
Átila, faz um vídeo falando sobre a evolução humana e os demais macacos inteligentes que já povoaram a Terra? Seria incrível!!! (quem concorda, curte aqui)
Canal do Pirula tem um excelente sobre exatamente isso.
PARABENS PAPAI ATILA!!!
Meu filho me fazia uma pergunta atrás da outra. Agora sou eu, quando pego um computador ou celular. Tudo tem volta.
Por que quando sentimos uma dor emocional muito forte, também sentimos dor no coração e no estômago? O que faz o nosso corpo reagir dessa forma?
O cérebro entende essa situação como uma "ameaça" real e produz uma reação química equivalente no corpo. A mente e o corpo trabalham em conjunto em todos os momentos e situações.
É o que se chama de _"doença psicossomática"_
Você sofre (ou não) esses efeitos porque seu corpo é um só: independente que seu cérebro seja o central, ele está conectado com seu corpo.
Parabéns pelo Nascimento de seu filho!!!!muita saúde,Ótimo vídeo!
Sobre ligaçoes cerebrais, vc poderia fazer um video sobre sinestesia cognitiva, uma condição que eu tenho que me faz ter estimulos de outros sentidos quando um sentido só é ativado (ouvir sons coloridos por exemplo)
Sou curiosa até hoje. Volta e meia brota uns questionamentos e tô lá no google pesquisando. Certeza que quando criança eu perguntei muita coisa, mas como era observadora e gostava de ler e ver documentários, eu recebia as respostas sem perguntar muito aos adultos
Eu também continuo curiosa, e isso me ajuda bastante na minha profissão (sou professora de adolescentes).
Só é chato quando adultos sem criatividade nos chamam de besta por fazermos mais questionamentos que eles!
Muito bom! Meu filho tem 3 anos e começou a fase dos porquês assim que fez 2 anos. Ele tem a linguagem muito bem desenvolvida. As pessoas perguntam como ele sabe tantas coisas (se surpreendem com um serzinho tão pequeno e tão sabido). A resposta que sempre dou é que o segredo é conversar com a criança. Desde que ele nasceu que converso muito com ele, ensino tudo que está ao redor, explico o porquê correto das coisas. E lógico, não deixo meu filho passar o dia todo assistindo desenho. Brinco junto, fazemos experiências, leio pra ele, fazemos caminhadas...
Parabéns ❤️❤️
Atila amei o seu video e um ponto interessante, eu tenho gemeos e assim que um entende e começa a falar aquilo aprendido, mesmo que o outro não tenha tido a mesma velocidade, automaticamente ele copia do irmão. Eu não sei se é com todos porem gemeos parecem se ajudar na questão de aprendizado de forma muito positiva
Acredito que influencia muuito.
Criança que cresce junto de outras crianças desenvolvem mais rápido.
O tema nem pareciar ser tão interessante, mas é só clicar e ver como o Atila está falando empolgado daquilo, que num instante passa a ser algo interessante! hahahaha
Sou teu fã mano, é monstro na forma de ser comunicar!
E o vídeo foi mt melhor do que eu imaginei que fosse!
Fui uma criança mto curiosa. ...em um tempo q lugar de criança era brincando no quintal....
Me lembro q volta e meia entrava em casa para perguntar algo.
Lembro tbem q memorizei coisas q ouvia e nao entendia....entendi qdo adulta. ...
Queria ser criança outra vez!!! Aindo faço muitas perguntas, mas ninguém gosta muito de curiosas adultas...kkkkkkkkk
Ah tudo bem. Ninguém gosta de crianças curiosas, também.
@@gloomysunday8242 obrigada pelo apoio..hehehehe
O filho do Átila terá um google como pai
SciKids, spinoff do Scicast no Portal Deviante, é especialista em responder pergunta de crianças =)
SciKids
Aqui em casa a minha máquina de perguntas é veloz demais! Haha com certeza mais de 100 por hora.
Boa sorte com seu bebê. Boas respostas sempre!
Mae de 2 e avó de 4...
Sao 40 anos atenta à curiosidade dessas crianças.
Bom ver o Instagram do Átila voltando a funcionar, espero que esteja tudo bem! Precisamos que nos esclareça sobre os idosos neste momento, incluindo 3a dose... Estamos preocupados!...
Obrigado pelo vídeo.
Adoro os vídeos sobre desenvolvimento humano. Quero mais! Rsrs
Até hoje se eu quiser uma resposta muito sincera é só perguntar pra uma criança kkkkk elas falam na cara kkkk
Parabéns para você e para a Paloma!
Parabéns dr! Filho é ciencia.. principalmente pa-ciencia... Rss abraço e boa hora.
Excelente análise, Átila! É muito interessante pensar sobre como o ambiente nos molda em todos os sentidos. Me pergunto como um mundo de aceleração tecnológica cada vez mais intensa vai moldar os adultos do futuro. Os prós e contras vão se igualar?
Atila, acho interessante um vídeo para falar apenas de aquisição da linguagem, que é uma área do aprendizado totalmente ímpar das demais. Quem pesquisou muito o assunto foi o Noam Chomsky.
Sim!!
Que video mais lindo, amei, tenho uma neta de 6 anos que e a maior perguntadeira do mundo...kkkkk....