Oi, Atila! Acho que faltou falar sobre o elevador Lacerda que afinal trata-se do primeiro elevador urbano do mundo. Em 1873 quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.
Contudo, é preciso considerar que, em cidades litorâneas, a verticalização das orlas é um problema climático, ambiental e social muito grave para as regiões afetadas. Ou seja, a verticalização das cidades não é essa maravilha toda a ser esbanjada por aí.
Mas os elevadores tem contrapeso justamente para isso. Um elevador tem um contra peso de mesmo peso, ou próximo, do elevador vazio para gastar menos energia levantando apenas a diferença do contra peso. Nós e nossas feiras. Os prédios que colocam pisos de pedra, o contrapeso é maior ou mais pesado para compensar, mantendo o equilíbrio.
@@Bramble20322 trabalho com elevadores e posso afirmar que o que ele disse está corretíssimo. Inclusive existem elevadores com drives regenerativos que aproveitam a energia do movimento entre cabine e contra-peso para gerar energia para o edifício.
Muito bom, como sempre, Átila! Mas senti (muita) falta de uma análise sobre o "outro lado". Os efeitos negativos de grandes prédios nas metrópoles, a meu ver, são bastante significativos e importantes. Expulsão das camadas mais pobres para as periferias, o deserto à noite que traz problemas de insegurança, etc. Parabéns pelo trabalho!
O deserto a noite é, geralmente, devido a falta de múltiplos usos como residencial e comercial, por exemplo. Isto é , esta ligado ao uso e ocupação de solo basicamente . Por exemplo, uso somente residencial ou comercial. As metrópoles são conhecidas como centros capitais, devido a valorização fica quem pode, por isso a expulsão da população para periferias. Enfim, fui bem breve no comentário, mas seriam esses os pontos de partida.
Eu sempre defendi para amigos/colegas e professores da minha graduação e. Engenharia ambiental. Que cidades que tem prédios muito altos e mais espaçados entre eles. Seria um ótimo equilíbrio ambiental! Menos gente consumindo água, luz e mais espaço verdes que iriam proporcional mais conforto térmico e menos desastres com enchentes por ter mais área mais areas verdes. O que considero um dos maiores problemas é espero que o atila faço um vídeo sobre é o difícil conforto acústico e térmico. Onde moro se fecho só com cortinas as janelas para dormir, morro de calor. Esculto o vizinho assistindo a TV do seu quarto. Ate não conheço nenhum prédio residencial que fizeste um sistema de resfriamento de ar por agua gelada (mais barato e eficiente que o ar condicionado, construção com matérias que tenha isolamento acústico. No mais obrigado Átila pelas informações muito didáticas
Com relação ao peso extra do piso do elevador. Isso não necessariamente implica em gasto extra de energia, pois basta adicionar uma massa igual ao contra peso que todo elevador já tem.
Muito bom o vídeo. Faltou falar sobre a história do espelho no elevador, pelo que sei foi a solução encontrada na época para reduzir a sensação de lentidão na viagem.
Passei um mês numa chácara de uma amiga durante a pandemia. Nos organizamos para colocar internet de ponta lá e trabalhar com qualidade. Revezamos a turma de acordo com o número de quartos, para todos teremos ao menos um mês de descanso da quarentena. A sensação de todos foi a de que será super valorizado daqui pra frente morar em chácaras próximas da cidade, com alta qualidade principalmente de internet. Eu mesmo, se pudesse, me mudaria para uma
Os elevadores são tecnologias que, mesmo sendo antigas, não são populares, existe um custo muito alto para manter, principalmente quando falamos em moradia. Os elevadores adensaram construções e possibilitaram a construção de prédios mais altos, mas não necessariamente proporcionou adensamento de pessoas, principalmente das mais pobres. Existe uma questão muito importante na formação de cidades chamada de especulação imobiliária, essa que comanda o adensamento populacional e o movimento das pessoas.
@@diogopereira4320 tudo... quando vc estuda a História das cidades...vc vai ver q tem tudo a ver... a periferia não é periferia atoa... quem tem dinheiro em uma cidade comanda o crescimento...mesmo q a cidade tenha um planejamento urbano...quem dita pra onde e como uma cidade cresce...seja pra cima, ou pros lados...é quem tem capital ...
Isso é outro assunto. A densidade pode acontecer entre ricos e pobres. Não confunda os assuntos. Desigualdade é uma coisa, densidade entre ricos não é densidade? Esse tipo de argumentação acaba banalizando o discurso contra desigualdade, porque passa impressão de falta de cuidado pra falar sobre o assunto. Contra produtivo.
@@diogopereira4320 Explica aí pra nós como se dá a "densidade entre os pobres", por favor. Fiquei genuinamente curioso. Acho que tá faltando raciocinar mais um pouco sobre o colega ali tá falando, cara.
@@diogopereira4320 a densidade tem a ver com a ocupação dos espaços que é determinado pela especulação imobiliária. Nas periferias existem mais pessoas morando pois o custo da moradia é menor, mas ao mesmo tempo não tem emprego, fazendo essas pessoas se deslocarem diariamente pela cidade para chegar no trabalho, geralmente nas áreas centrais. A ocupação das periferias também são mais horizontais, não existem tantos prédios, consequentemente menos elevadores.
Trabalho em uma empresa fabricante e mantenedora de elevadores e escadas rolantes, escadas são bem seguras mas um pouco mais perigosas que elevadores. Estranho que vc não vê ninguém com medo de usar escadas rolantes.
@@abner2787 tenho medo de elevador mas pelo o fator psicológico. Sempre subo escadas, onde moro só uma vez "utilizei" pq tinha passado ruim e desmaiada no colo
@Atila, era legal você organizar um curso de storytelling, explicando como pegar um assunto bobo e transformar, através de suas metodologia de pesquisa, algo massa e interessante. Poderia vender facinho um curso assim. :)
átila, te amo! Você é alguém muito necessário. Infelizmente desisti de um curso de Biologia durante a pandemia, mas queria dizer que são pessoas como você que mantém nossa esperança (como jovens e principalmente jovens cientistas). Obrigada por todo esse trabalho. Tudo de bom pra você e pra sua família
Isso é algo que acontece mais em grandes cidades brasileiras,mas não é feito para isso. Planos diretores são feitos para , teoricamente, evitar que pessoas se instalem em area de risco ou com baixa estrutura,que a cidade tenha como planejar a estruturação e urbanização ,que atraia empresas e pessoas para areas especificas e que gere maior qualidade de vida, reduzindo distancias, melhorando o transporte e deixando o sistema urbano mais eficiente. O plano diretor de SP é um exemplo de quando o mercado manipula a situação para aumentar a valorização de areas e o poder publico ta mais preocupado em se manter no poder e faz o minimo para gerar votos.
@@Yeeg1 O plano diretor em TEORIA é algo bom, mas na prática essas restrições diminuem a oferta de moradia em regiões mais centrais, empurrando os mais pobres pra regiões mais periféricas onde não há estrutura pública e muitas vezes são áreas de risco. É mais um daqueles casos do Estado querendo fazer o bem e causando o inverso
Como Arquiteto e Urbanista, eu ei de discordar veementemente sobre ser ecológico e melhor pra cidade verticalizar...todos os custos secundários q isso acarreta superam, e muito, os benefícios econômicos q vc disse.
Como geografo concordo plenamente contigo, além da interferência dos prédios no microclima das cidades é gigantesco, a poluição gerada pelo adensamento nem se fala e fora que de prático mesmo cidade não produz nada, só transforma trazendo e gerando cada vez mais resíduos. Os problemas da verticalização e do adensamento populacional é enorme e com o advento da internet e da globalização é mais do que possível conectar e gerar tecnologia nas áreas periféricas.
acho que isso de ser mais ecológico depende. Eu moro em uma região semi rural e como planto muito do que eu como, acabo consumindo menos plástico que vem na embalagem das comidas e essas coisas e também sempre estou plantando árvores e plantas para as abelhas que moram aqui na região
Concordo com você e o geógrafo que o adensamento populacional e a verticalização são um problema ecológico. Mas é importante também fazer uma crítica ao átila, que coloca a culpa desses fenômenos nos elevadores. Imagina, uma caixa de metal pendurada causar as pessoas se aglomerar desse jeito? Pode ser que ele viabilize esse fenômeno, mas certamente ele não causa. Isso tem mais a ver com o capitalismo, a expropriação da massa de camponeses em alguns países. No caso do Brasil, tem a ver com 400 anos de escravidão, além de uma política de especulação imobiliária que gera um apartheid territorial. Enfim, os humanos se organizam no espaço segundo as necessidade de suas relações sociais, e não segundo caixas penduradas motorizadas. Loucuras de liberais...
@@marcelgiglio boa colocação, alias otima, colocar culpa em uma invensão todo um processo historico é tratar algo profundo igual o oceano, com a profundidade de um pires
Atila, falamos só de elevadores aqui nesse canal. Sobre o piso, sim, é mais peso, porém o contrapeso compensa isso. Não gasta mais ou menos energia. Grande abraço, parabéns pelo conteúdo.
Era isso que ia dizer... O Peso do chão já não é assim tão importante só para o cálculo do contrapeso mas isso é muito subjectivo até porque o calculo do contrapeso é meia carga da cabine + o peso da cabine onde está incluido o chão. Curioso é falar de um elevador moderno o VVF veio trazer de precisão com malha fechada. Da gestão de tráfego como o sistema da Schindler MIC 10 veio revolucionar a gestão de trafego dos elevadores. Ou melhor ainda tudo incluindo como a ecologia e a poupança de energia com regenerador de energia quando o elevador desce com cheia ou sobe vazio. Como eu costumo dizer o elevador é o aparelho que mais tem acompanhado a ciência ao longo do tempo... Mas continua a usar a lei mais básica da física a da roldana e força gravítica.
Só faltou falar de Brasília que como Mumbai e Paris também tem um limite de altura para a construção dos prédios. A migração pendular é absurda, são horas e horas de vida perdida dentro de um ônibus só pra chegar no centro todo dia.
Esse é um problema de muitas grandes cidades, que concentram os postos de trabalho nas regiões centrais. No Rio de Janeiro discutia-se a criação de um segundo "centro da cidade" na Barra da Tijuca, pra reduzir a necessidade dessa movimentação. O ideal seria que todas as grandes cidades tivessem diferentes polos de trabalho, ao invés de uma única zona central. Com os trabalhos ficando cada vez mais digitais, e com a tendência do trabalho remoto, pode ser que isso se fortaleça.
@@kitsune1977 Só pra ser mais exato desde a construção da cidade foi estabelecido que os prédios não poderiam ter mais que uma determinada altura, assim é possível ver o horizonte independente de onde vc esteja do DF (com algumas exceções). Mas interessante saber que todo lugar tem limitação de altura.
Olha essa parte final me fez ficar com uma dúvida, porque nos interessamos tanto nas coisas originais? o piso do elevador poderia ser um adesivo ou uma pedra sintética mais leve, que se bem feito, ninguém notaria a diferença e seria mais leve e muitas vezes mais barato.
Vídeo totalmente diferente, espetacular e partindo de algo tão simples no dia a dia das metrópoles. Muito obrigado por mais este conteúdo de nível elevado.
Muito legal! Uma visão mais otimista do adensamento populacional. Outro item que permitiu as moradias verticais, e com assunto para outro vídeo, foi o vaso sanitário. Mas eu bem gostaria de vê-lo falar sobre a bicicleta (sugestão). Abraços!
UA-cam: Ei man, tu quer ver um vídeo sobre elevadores? Eu: Hoje não cara, sabadão de manhã, não tô a fim UA-cam: Mas o vídeo é do Átila Eu: Então manda ai meu patrão, aí sim ein kkkahhskjj
Eu trabalho com elevador. Posso assegurar, elevador é o transporte mais seguro do mundo. Ganha até msm do avião. Tem muita redundância e segurança instalada.
Pisos de pedra já me incomodam há anos... bom ouvir você falar disso também. Me sinto menos alienado assim... heheh =D Todas as felicidades, Átila! Sds
Há alguns anos atrás olhei para os prédios e pensei "isso é a impressão da lei da oferta e demanda na realidade", afinal, só houve evolução pela necessidade, e quando ficou mais barato empilhar casas e fazer pessoas subirem altos andares por máquinas, as cidades dos grandes centros se desenharam como são atualmente. Obrigado por clarear ainda mais as minhas ideias com o vídeo, parabéns pelo conteúdo, Átila!
Realmente,o que seria da cidade de Salvador lá pelos idos de 1873 sem o elevador Lacerda? o transporte que facilita até hoje a mobilidade entre a Cidade alta e Cidade baixa.Parabéns pelo vídeo .
Em relação ao piso de mármore, o peso pode ser compensado no contra peso. Caso isso seja feito, a energia para mover o elevador será a mesma, ou bem próxima.
Lembrei das pessoas que moram em Aguas Claras-DF que tiveram de subir 20 andares, muitas vezes com crianças no colo, porque a energia da região inteira tinha acabado.
Como sempre ótimo! No cotidiano das nossas vidas a mais curiosidades que imaginamos, vivemos sem observar e o hábito nos faz ignorar essas coisas incríveis do cotidiano
Átila, vc é um figura cara. Eu sou bombeiro militar e sempre reparo no excesso de peso x acabamento dos pisos de elevadores. Agora vou fazer isso lembrando de vc falando da Bugatti. Kkkkkk Mais um excelente vídeo.
Link da Razor para consultar a melhor máquina pra você: razorcomputadores.com.br/workstations?
muito bom cara muito bom, quando vc vai ser presidente do brasil ?
Cara porque construimos para cima, não seria mais seguro construir para baixo?
1:08 Atila, acho bom checar essa informação. 7 em cada 10 brasileiros vivem na cidade de SP?
@@ivy.teixeira talvez ele queria falar 7 em 100, que é o correto
Atila, faltou falar do contrapeso. Isso mostraria o porquê do mármore não fazer tanta diferença.
É incrível como consegues pegar um tópico aparentemente trivial e mostrar o grande impacto que tem nas nossas vidas. Optimo Video.
Cara eu nem ia clicar no vídeo... Shaushaus pensei que seria mó merda...
Optimos prime
Também fiquei impressionado, Atilla realmente sabe ensinar, só fala o que importa e sem faltar nada!
Eu tive palestra sobre elevadores na facul... A engenharia por trás deles é muito interessante
Consegues
Pra quem não entendeu, deveria ser "7 em cada 100 brasileiros" ao invés de "10". Foi só a questão do zero ali que causou a confusão.
Nossa eu parei tudo pra entender isso kkkk achei que tava doido
Vamos curtir, acho que ele ainda não percebeu kkk
Meeeeeu fiquei tipo... Oi??? Parei o video pra procurar hauahauhauaha
sou técnico em manutenção na empresa otis, a mesma do criador do freio de segurança e é gratificante ver o Átila fazendo um vídeo sobre. Obrigado.
Cuida da gente. kkkkk
Mt interessante o elevador ser + seguro do que as escadas. Tem gente que, por medo de elevador, só sobe e desce de escada
Aquela pessoa que transforma o elevador num assunto interessante! Parabéns, Átila!
Oi, Atila! Acho que faltou falar sobre o elevador Lacerda que afinal trata-se do primeiro elevador urbano do mundo. Em 1873 quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.
Up
Saber do número de acidentes me deixou muito mais tranquila, eu sempre entrava no elevador com medo dele cair
Huahaua, eu tbm! :D
É o meio de transporte mais seguro do mundo, junto com aviação
você é incrível, Átila
Contudo, é preciso considerar que, em cidades litorâneas, a verticalização das orlas é um problema climático, ambiental e social muito grave para as regiões afetadas. Ou seja, a verticalização das cidades não é essa maravilha toda a ser esbanjada por aí.
O bom de ter um vídeo patrocinado é que podemos ver um Atila dando notícia boa 😁. Excelente vídeo!
O elevador elevou a qualidade de vida nas grandes cidades.
Mas os elevadores tem contrapeso justamente para isso.
Um elevador tem um contra peso de mesmo peso, ou próximo, do elevador vazio para gastar menos energia levantando apenas a diferença do contra peso. Nós e nossas feiras.
Os prédios que colocam pisos de pedra, o contrapeso é maior ou mais pesado para compensar, mantendo o equilíbrio.
Há que chatice, kkkk. Achei que seria o único a comentar isso.
Tá ignorando a primeira lei de newton, jovem.
@@Bramble20322 trabalho com elevadores e posso afirmar que o que ele disse está corretíssimo. Inclusive existem elevadores com drives regenerativos que aproveitam a energia do movimento entre cabine e contra-peso para gerar energia para o edifício.
O super poder do Átila é pegar algo banal do nosso dia a dia e transformar em algo interessante
@1:08 “7 em cad 10 brasileiros vivem na cidade de SP”? Acho que tem um bug aí!
Acredito que seja 7 em cada 100.
@Atila Iamarino
Tbm não entendi kdkdkd qq 70% dos brasileiros vivem na cidade de sp ?
*Estado de SP?
7 em 100
Muito bom, como sempre, Átila! Mas senti (muita) falta de uma análise sobre o "outro lado". Os efeitos negativos de grandes prédios nas metrópoles, a meu ver, são bastante significativos e importantes. Expulsão das camadas mais pobres para as periferias, o deserto à noite que traz problemas de insegurança, etc. Parabéns pelo trabalho!
salvo engano, ele fala sobre isso no nerdcast "a beira do colapso"
O deserto a noite é, geralmente, devido a falta de múltiplos usos como residencial e comercial, por exemplo. Isto é , esta ligado ao uso e ocupação de solo basicamente . Por exemplo, uso somente residencial ou comercial. As metrópoles são conhecidas como centros capitais, devido a valorização fica quem pode, por isso a expulsão da população para periferias. Enfim, fui bem breve no comentário, mas seriam esses os pontos de partida.
Fora o excesso de trânsito local e ocupação das calçadas com carros estacionados
Também fiquei pensando nas camadas mais pobres
Eu sempre defendi para amigos/colegas e professores da minha graduação e. Engenharia ambiental. Que cidades que tem prédios muito altos e mais espaçados entre eles. Seria um ótimo equilíbrio ambiental! Menos gente consumindo água, luz e mais espaço verdes que iriam proporcional mais conforto térmico e menos desastres com enchentes por ter mais área mais areas verdes. O que considero um dos maiores problemas é espero que o atila faço um vídeo sobre é o difícil conforto acústico e térmico. Onde moro se fecho só com cortinas as janelas para dormir, morro de calor. Esculto o vizinho assistindo a TV do seu quarto. Ate não conheço nenhum prédio residencial que fizeste um sistema de resfriamento de ar por agua gelada (mais barato e eficiente que o ar condicionado, construção com matérias que tenha isolamento acústico. No mais obrigado Átila pelas informações muito didáticas
Com relação ao peso extra do piso do elevador. Isso não necessariamente implica em gasto extra de energia, pois basta adicionar uma massa igual ao contra peso que todo elevador já tem.
Boa!!
Eu nem vejo sobre o que é o vídeo, já vou clicando só de ver o Átila
Eu rbm!!!!
Sou consultor comercial na área de transportes verticais, fico feliz sempre que vejo informações verdadeiras sendo divulgadas.
Parabéns.
Legal o vídeo! Sobre o peso extra do piso de porcelana.. pode ser compensado com adição do contrapeso e não ter consumo extra de energia ;)
Exato
Eu vendo isso morando numa cidade pequena sem nunca na vida ter entrado num elevador kkkk
Meu Deus como você é inteligente e lindo!! Deve ser uma divindade esse ser, não me resta dúvidas
Excelente vídeo, mas 7 em 10 brasileiros vivendo na cidade de SP foi um erro...
Atila, faz um vídeo falando sobre a despoluição de rios e córregos.
Adooorei te escutar. Eu já sou sua amiga e você nem sabe, Átila? Minha família o considera como referência. Temos muito respeito. 😷😷😷
Muito bom o vídeo. Faltou falar sobre a história do espelho no elevador, pelo que sei foi a solução encontrada na época para reduzir a sensação de lentidão na viagem.
VIVA ELISHA OTIS !!!!! VIVA ELEVADORES OTIS!!!!!!! AGORA ENTENDI PQ ESSA EMPRESA TEM ESSE NOME !!!! OBRIGADA ATILA E TODA EQUIPE MARAVILHOSA !!!!
Também!😉
?
Passei um mês numa chácara de uma amiga durante a pandemia. Nos organizamos para colocar internet de ponta lá e trabalhar com qualidade. Revezamos a turma de acordo com o número de quartos, para todos teremos ao menos um mês de descanso da quarentena. A sensação de todos foi a de que será super valorizado daqui pra frente morar em chácaras próximas da cidade, com alta qualidade principalmente de internet. Eu mesmo, se pudesse, me mudaria para uma
Eu tmb.
@- fullsun. entendo. Alguns gostos mudam com a idade.Talvez com 40 vc prefira uma casa com quintal...
Até que enfim alguém falando da importância dessa máquina em um canal de grande alcance. Meus parabéns!
Na minha cidade, interior de Minas. Qualquer prédio a partir de 5 andares é obrigatório a presença de elevadores.
Na minha na área central é proibida construção com mais de 2 andares e no resto o limite são 3
Os elevadores são tecnologias que, mesmo sendo antigas, não são populares, existe um custo muito alto para manter, principalmente quando falamos em moradia. Os elevadores adensaram construções e possibilitaram a construção de prédios mais altos, mas não necessariamente proporcionou adensamento de pessoas, principalmente das mais pobres. Existe uma questão muito importante na formação de cidades chamada de especulação imobiliária, essa que comanda o adensamento populacional e o movimento das pessoas.
O que densidade tem a ver com classe social. Wtf
@@diogopereira4320 tudo... quando vc estuda a História das cidades...vc vai ver q tem tudo a ver... a periferia não é periferia atoa... quem tem dinheiro em uma cidade comanda o crescimento...mesmo q a cidade tenha um planejamento urbano...quem dita pra onde e como uma cidade cresce...seja pra cima, ou pros lados...é quem tem capital ...
Isso é outro assunto. A densidade pode acontecer entre ricos e pobres. Não confunda os assuntos. Desigualdade é uma coisa, densidade entre ricos não é densidade? Esse tipo de argumentação acaba banalizando o discurso contra desigualdade, porque passa impressão de falta de cuidado pra falar sobre o assunto. Contra produtivo.
@@diogopereira4320 Explica aí pra nós como se dá a "densidade entre os pobres", por favor. Fiquei genuinamente curioso. Acho que tá faltando raciocinar mais um pouco sobre o colega ali tá falando, cara.
@@diogopereira4320 a densidade tem a ver com a ocupação dos espaços que é determinado pela especulação imobiliária. Nas periferias existem mais pessoas morando pois o custo da moradia é menor, mas ao mesmo tempo não tem emprego, fazendo essas pessoas se deslocarem diariamente pela cidade para chegar no trabalho, geralmente nas áreas centrais. A ocupação das periferias também são mais horizontais, não existem tantos prédios, consequentemente menos elevadores.
Esse cara é muito massa! Uma coisa tão simples ele destrincha e faz a gente refletir em tudo...
Eu fico impressionado com a variedade dos seus vídeos, e como você explica. Parabéns!
fala sobre os containers ! o tanto que eles mudou o mundo.
Eu amo como esse canal transforma qualquer assunto em algo interessante
Ok Atila, você me convenceu que elevador é seguro... agora vou esperar você me convencer que escada rolante também é! 😂
Trabalho em uma empresa fabricante e mantenedora de elevadores e escadas rolantes, escadas são bem seguras mas um pouco mais perigosas que elevadores. Estranho que vc não vê ninguém com medo de usar escadas rolantes.
@@abner2787 tenho medo de elevador mas pelo o fator psicológico. Sempre subo escadas, onde moro só uma vez "utilizei" pq tinha passado ruim e desmaiada no colo
@@AnaLuiza-mh2jv claustrofobia, kkk
@@abner2787 hum , rir pq não tem medo
@Atila, era legal você organizar um curso de storytelling, explicando como pegar um assunto bobo e transformar, através de suas metodologia de pesquisa, algo massa e interessante. Poderia vender facinho um curso assim. :)
átila, te amo! Você é alguém muito necessário. Infelizmente desisti de um curso de Biologia durante a pandemia, mas queria dizer que são pessoas como você que mantém nossa esperança (como jovens e principalmente jovens cientistas). Obrigada por todo esse trabalho. Tudo de bom pra você e pra sua família
Todo vídeo do atila podia ser um tcc, eu fico chocado
Tv cm sdd desse sorriso dele 🥰😭
Átila consegue explicar tudo de um jeito tão simples!
Incrível a simplicidade que transmite o conteúdo. 👏🏻👏🏻
Átila, faz um vídeo sobre piscinas para nós.
Minha visão sobre elevadores nunca mais será a mesma! Ótima recomendação da Razor, não conhecia e estou precisando!
Só entrar em contato com o nosso time que vamos te atender bem Gabriel! ;)
1:08 Um errinho aí, acho que o correto seria 7 em cada 100.
Dr Atila seus vídeos são excelentes
Oba, mais um vídeo ótimo para usar em aula de Geografia! Adorei. Obrigada
Fale sobre o plano diretor, e como ele empurra os pobres pra periferia.
Isso é algo que acontece mais em grandes cidades brasileiras,mas não é feito para isso. Planos diretores são feitos para , teoricamente, evitar que pessoas se instalem em area de risco ou com baixa estrutura,que a cidade tenha como planejar a estruturação e urbanização ,que atraia empresas e pessoas para areas especificas e que gere maior qualidade de vida, reduzindo distancias, melhorando o transporte e deixando o sistema urbano mais eficiente. O plano diretor de SP é um exemplo de quando o mercado manipula a situação para aumentar a valorização de areas e o poder publico ta mais preocupado em se manter no poder e faz o minimo para gerar votos.
@@Yeeg1 O plano diretor em TEORIA é algo bom, mas na prática essas restrições diminuem a oferta de moradia em regiões mais centrais, empurrando os mais pobres pra regiões mais periféricas onde não há estrutura pública e muitas vezes são áreas de risco. É mais um daqueles casos do Estado querendo fazer o bem e causando o inverso
@@philipepompeu bom 👏🏼
Trabalhei num cruzeiro de 14 andares!!! Viva ao elevador!!!
Tô adorando esses vídeos de curiosidades do Átila
Átila sempre abrindo nossa mente
Como Arquiteto e Urbanista, eu ei de discordar veementemente sobre ser ecológico e melhor pra cidade verticalizar...todos os custos secundários q isso acarreta superam, e muito, os benefícios econômicos q vc disse.
Como geografo concordo plenamente contigo, além da interferência dos prédios no microclima das cidades é gigantesco, a poluição gerada pelo adensamento nem se fala e fora que de prático mesmo cidade não produz nada, só transforma trazendo e gerando cada vez mais resíduos.
Os problemas da verticalização e do adensamento populacional é enorme e com o advento da internet e da globalização é mais do que possível conectar e gerar tecnologia nas áreas periféricas.
acho que isso de ser mais ecológico depende. Eu moro em uma região semi rural e como planto muito do que eu como, acabo consumindo menos plástico que vem na embalagem das comidas e essas coisas e também sempre estou plantando árvores e plantas para as abelhas que moram aqui na região
Concordo com você e o geógrafo que o adensamento populacional e a verticalização são um problema ecológico.
Mas é importante também fazer uma crítica ao átila, que coloca a culpa desses fenômenos nos elevadores. Imagina, uma caixa de metal pendurada causar as pessoas se aglomerar desse jeito?
Pode ser que ele viabilize esse fenômeno, mas certamente ele não causa.
Isso tem mais a ver com o capitalismo, a expropriação da massa de camponeses em alguns países. No caso do Brasil, tem a ver com 400 anos de escravidão, além de uma política de especulação imobiliária que gera um apartheid territorial.
Enfim, os humanos se organizam no espaço segundo as necessidade de suas relações sociais, e não segundo caixas penduradas motorizadas.
Loucuras de liberais...
@@marcelgiglio boa colocação, alias otima, colocar culpa em uma invensão todo um processo historico é tratar algo profundo igual o oceano, com a profundidade de um pires
Atila, falamos só de elevadores aqui nesse canal.
Sobre o piso, sim, é mais peso, porém o contrapeso compensa isso. Não gasta mais ou menos energia.
Grande abraço, parabéns pelo conteúdo.
Era isso que ia dizer...
O Peso do chão já não é assim tão importante só para o cálculo do contrapeso mas isso é muito subjectivo até porque o calculo do contrapeso é meia carga da cabine + o peso da cabine onde está incluido o chão.
Curioso é falar de um elevador moderno o VVF veio trazer de precisão com malha fechada.
Da gestão de tráfego como o sistema da Schindler MIC 10 veio revolucionar a gestão de trafego dos elevadores.
Ou melhor ainda tudo incluindo como a ecologia e a poupança de energia com regenerador de energia quando o elevador desce com cheia ou sobe vazio.
Como eu costumo dizer o elevador é o aparelho que mais tem acompanhado a ciência ao longo do tempo...
Mas continua a usar a lei mais básica da física a da roldana e força gravítica.
Elevadores e aviões têm muita segurança.
Imagine a irritação de Saruman para subir e descer a enorme Torre de Isengard naquela idade... Não é a toa que se voltou para o mal kkk.
Ele poderia se rodopiar e levitar com o cajado, como fez com Gandalf kkkk
Acho que ele quis dizer que 7 em cada 10 paulistas vivem na cidade de SP
7 em 100 brasileiros vivem em Sp. 1 a cada 4 paulistas vivem em Sp aproximadamente
Ou 7 em cada 10 brasileiros vivem em uma cidade grande?
@@avatarvirtual7126 acho q não. 8 a cada 10 vivem em cidades. E cidades grandes devem ter metade da população mais ou menos
@@avatarvirtual7126 na minha região aqui são um pouco mais de 3 milhões de habitantes e nenhuma cidade grande.
Só faltou falar de Brasília que como Mumbai e Paris também tem um limite de altura para a construção dos prédios. A migração pendular é absurda, são horas e horas de vida perdida dentro de um ônibus só pra chegar no centro todo dia.
Em brasília?
Esse é um problema de muitas grandes cidades, que concentram os postos de trabalho nas regiões centrais. No Rio de Janeiro discutia-se a criação de um segundo "centro da cidade" na Barra da Tijuca, pra reduzir a necessidade dessa movimentação. O ideal seria que todas as grandes cidades tivessem diferentes polos de trabalho, ao invés de uma única zona central. Com os trabalhos ficando cada vez mais digitais, e com a tendência do trabalho remoto, pode ser que isso se fortaleça.
@@kitsune1977 Só pra ser mais exato desde a construção da cidade foi estabelecido que os prédios não poderiam ter mais que uma determinada altura, assim é possível ver o horizonte independente de onde vc esteja do DF (com algumas exceções). Mas interessante saber que todo lugar tem limitação de altura.
@@Zuaquim1 Concordo demais
As maravilhas da engenharia mecânica são muitas. Algumas delas: a refrigeração, as máquinas de elevação , os meios de transporte e as bombas de água.
Faz outra parceria com Manual do Mundo!!
Olha essa parte final me fez ficar com uma dúvida, porque nos interessamos tanto nas coisas originais? o piso do elevador poderia ser um adesivo ou uma pedra sintética mais leve, que se bem feito, ninguém notaria a diferença e seria mais leve e muitas vezes mais barato.
Atila, fala sobre o avanço das cidades e a diminuição do espaço florestal pfv.
Átila, o crush do Brasil...😍❤
Atila, seu canal é muito bom.
No Papo De Elevador falamos somente de elevador.
Aprendi muito com seu vídeo.
Grande abraço e sucesso!
O que eu gosto desees vídeos do Átila é ver que eu não sou o único maluco que repara nessas coisas. Hahaha
Esses videos do Átila são simplesmente demais cara
Foi muito criativo, parabéns Giulia, Paloma e Atila
Vídeo totalmente diferente, espetacular e partindo de algo tão simples no dia a dia das metrópoles.
Muito obrigado por mais este conteúdo de nível elevado.
Átila, em 1:10 o correto seria 7 em cada 100 brasileiros, não?
Sim
Muito legal! Uma visão mais otimista do adensamento populacional. Outro item que permitiu as moradias verticais, e com assunto para outro vídeo, foi o vaso sanitário. Mas eu bem gostaria de vê-lo falar sobre a bicicleta (sugestão). Abraços!
Sempre tive receio de elevador, então foi bom saber que são seguros! :D
É impressionante como só ver que atila lançou vídeo novo alegra o coração ❤️❤️
Obrigada por tudo😘
UA-cam: Ei man, tu quer ver um vídeo sobre elevadores?
Eu: Hoje não cara, sabadão de manhã, não tô a fim
UA-cam: Mas o vídeo é do Átila
Eu: Então manda ai meu patrão, aí sim ein kkkahhskjj
😅😅😅😅
Átila vc é incrível, entenda
Eu trabalho com elevador. Posso assegurar, elevador é o transporte mais seguro do mundo. Ganha até msm do avião. Tem muita redundância e segurança instalada.
Sobre o granito no elevador imagino que compensando o peso desse item de decoração no contrapeso só elevador o gasto energético não aumenta.
E o Átila faz absolutamente TUDO ❤️
Adoro essa historia das coisas que achamos que sempre estavam lá.
Em Brasília isso é vivido até hoje. Os apartamentos do Plano Piloto, sem elevador, são mais caros que os de outras regiões administrativas.
Vídeo sensacional, Átila!! Um sobre escadas rolantes também seria muito interessante
Átila está virando filósofo!! ❤️🌟❤️
Pisos de pedra já me incomodam há anos... bom ouvir você falar disso também. Me sinto menos alienado assim... heheh =D
Todas as felicidades, Átila!
Sds
Amo esses vídeo sobre temas aleatórios do Átila, mas que mesmo assim são incríveis
No momento 1:20 seriam 7 a cada 100 não 7 a cada 10
10 milhões é 1 a cada 20!
Há alguns anos atrás olhei para os prédios e pensei "isso é a impressão da lei da oferta e demanda na realidade", afinal, só houve evolução pela necessidade, e quando ficou mais barato empilhar casas e fazer pessoas subirem altos andares por máquinas, as cidades dos grandes centros se desenharam como são atualmente. Obrigado por clarear ainda mais as minhas ideias com o vídeo, parabéns pelo conteúdo, Átila!
Ah Galeria do Rock, sai do Nordeste 1 vez para visita-la, realmente é uma sensação muito diferente.
Realmente,o que seria da cidade de Salvador lá pelos idos de 1873 sem o elevador Lacerda? o transporte que facilita até hoje a mobilidade entre a Cidade alta e Cidade baixa.Parabéns pelo vídeo .
Muito bom. Nunca havia pensado em elevador por este ângulo.
Eu amo seus vídeos. É muita informação por segundo.
E Salvador que fez um elevador no meio da rua?
Em relação ao mármore, cabe lembrar que existe um contra peso pra compensar, não causando tanto impacto assim....
Em relação ao piso de mármore, o peso pode ser compensado no contra peso. Caso isso seja feito, a energia para mover o elevador será a mesma, ou bem próxima.
Só pra corrigir, era 7 em cada 100 pessoas vivem na cidade SP né? que aí faz sentido a conta
Obrigado, eu tava sem entender!
Muito obrigado Atilla!
Agora precisamos de um vídeos sobre as escadas rolantes :)
1:08 "70% dos brasileiros vivem na cidade de SP", tá errado isso daí. Acho que a intenção era falar 7 em cada 100, mas saiu 7 em cada 10.
Fui procurar pra ver se alguém já tinha comentado.
@@maravieskimazer eu tbm kk
Também kkkkkkk
Eu tbm vim ver isso. Esse dado não pode estar certo rsrsrs
Viajou
Lembrei das pessoas que moram em Aguas Claras-DF que tiveram de subir 20 andares, muitas vezes com crianças no colo, porque a energia da região inteira tinha acabado.
Como sempre ótimo! No cotidiano das nossas vidas a mais curiosidades que imaginamos, vivemos sem observar e o hábito nos faz ignorar essas coisas incríveis do cotidiano
Galeria do Rock, podes crer! Bons tempos
Átila, vc é um figura cara.
Eu sou bombeiro militar e sempre reparo no excesso de peso x acabamento dos pisos de elevadores.
Agora vou fazer isso lembrando de vc falando da Bugatti. Kkkkkk
Mais um excelente vídeo.
Nunca tinha pensado nessa só mármore pesado sobre nossos pés , não precisa msm é só colocar um tapetão bonito e já era ! Kkk