O Átila é tão humilde que ainda agradece no fim do vídeo, sendo que quem recebe um presente desse é que deveria agradecer. Obrigado por esse trabalho tão bem feito e tão dedicado!!
Átila, há mais de dois anos, antes de começar a namorar, eu tava num date com minha futura namorada e ela me perguntou quem era uma pessoa que eu me inspirava e eu falei que era vc ( ela nem sabia que vc era o que quase me fez morgar tudo) . Enfim, de lá pra cá eu só cresci nessa admiração pq vc é muito foda, fez parte da minha adolescência e continua sendo uma das pessoa que mais admiro. fica na paz, o vídeo tá sensacional! DANIEL KAHNEMAN E AMOS TVERSKY NELES!
Sobre o assunto, sugiro três leituras: Porque não somos Racionais - Ramon M. Cosenza O Erro de Descartes - António Damásio E o clássico: O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan
"O que eu preciso ver, ouvir ou entender para mudar de opinião?" Atila muito obrigado, isso vai me ajudar muito a deixar de ser "ideologicamente teimoso" e tambem ajudar pessoas próximas a serem, ou ao menos se questionarem. Obrigado!
O Atila é basicamente bom demais para ser real. O Brasil não merece esse grande comunicador. Mas já que está aqui entre nós, estamos profundamente agradecidos pelo conhecimento e experiência compartilhados.
Caramba, Átila. Ficou muito bom esse vídeo. Gostei do respeito que você mostrou nesse vídeo. Vejo um caminho de paz ao saber disso, não consigo nem descrever. Parabéns, seu trabalho é muito importante.
O complicado, assim como ele diz, é que questionar a si próprio não é uma tarefa fácil. É extremamente cansativo, doloroso e até mesmo desencorajado na maioria dos casos. Quantas vezes não ouvimos a frase " Tem que demonstrar confiança, mesmo que não saiba o que está dizendo" . Temos uma tendência natural e estimulada pelo coletivo a não questionar alguém que aparente muita confiança. Talvez isso venha de uma atitude que temos de focar muito mais no veículo da informação no que na informação em si. Bem, é uma especulação bem rasa. Pode ser que não seja isso, ou que seja muito mais. De qualquer forma, é um trabalho um pouco penoso sempre questionar a si mesmo. Porém, é isso que nos possibilita evoluir como seres humanos
Capaz de mandar esse vídeo pra quem arruma argumentos pra explicar as opiniões baseadas em apelação moral e a pessoa inventar argumentos pra refutar kkkkk Parabéns pelo vídeo, Átila. Te admiro pra caramba!
@@dplseusouokira874 O exemplo foi esse exatamente por ser uma situação hipotética extrema, porque mesmo com argumentos que aprovem a atitude a gente continua achando errado, isso demonstra o quanto a nossa moral, religião, costumes e etc pesa na nossa opinião. E não tem problema nenhum nisso, só precisamos compreender que nós somos influenciados por isso para nos auto questionar e repensar nossas próprias opiniões
Atila, te admiro muito. Você parece uma pessoa super correta com uma alma muito gentil. E isso deve ser muito difícil nesses tempos sombrios. Por favor, continue resistindo. Você é uma centelha de esperança. Te desejo tudo de bom.
Se meus professores sempre me disseram que os capitalistas malvadões comedores de criancinhas são os culpados por todo e qualquer problema do mundo, como eu vou duvidar deles
Faz um vídeo aprofundando mais sobre viéses cognitivos e heurísticas mais comuns. É de extrema importância para ajudar as pessoas a se liberarem de suas crenças.
O problema é que as pessoas querem sempre estar certas. E pensam assim: se eu mudar de ideia então eu estava errada, e eu não posso errar, logo vou insistir nessa ideia até o fim e provar que a minha ideia sim é a certa e sempre foi. Eu já acho que se eu quero estar sempre certa mudar de ideia é maravilhoso, pq se eu achava antes que estava certa e descubro outro ponto de vista que me mostra que eu estou errada a melhor forma de melhorar é achar então outro ponto de vista mais correto e me adequar a ele. Eu já mudei de religião, de gosto musical e de posicionamento político, não vejo problema nenhum nisso. Triste é quem também não aceita o outro que mudou
Pois é, assim agem os cientistas e os que acreditam na ciência, a medida que as pesquisas avançam a gente muda, isso é bom. Muito diferente de fanáticos que mantêm uma opinião mesmo sabendo das evidencias.
De alguém que sempre gostou dos teus vídeos, e que me incentivou a ingressar em uma faculdade de biologia com 30 anos. digo que esse vídeo é algo que todos deveriam assistir, acho que se pelo menos metade de quem assistir conseguir entender o que tu disse nesses 14 minutos, a sociedade ja iria melhorar um bocado. Parabéns pelo conteúdo sempre instrutivo.
Talvez a popularização das redes sociais e essa necessidade de atenção tenha criado em algumas pessoas também a ideia de que devemos ter uma opinião sobre tudo e que devemos nos posicionar o tempo todo. É saudável ter uma opinião, mas mais saudável ainda é ter a percepção de que, sobre determinados assuntos temos apenas um conhecimento superficial, e não temos bagagem o suficiente para refutar ou ir contra apenas por acreditar no contrário. É ingênuo e até irresponsável consigo mesmo se colocar numa posição aonde a sua opinião, apoiada em um conhecimento raso, tenha o mesmo peso que a orientação de todo um corpo de estudos tão rico como o da ciência. Acredito que parar de pensar apenas em si e começar a se avaliar melhor seria um bom começo para algum crescimento, pessoal e social. Obrigado sempre por compartilhar conhecimento Átila, isso é muito necessário e precioso.
"A melhor forma de estar próximo da razão a todo o tempo é tendo a capacidade de reconhecer que suas convicções podem estar equivocadas." Foi uma reflexão que tive essa semana a respeito do efeito Dunning-Kruger. Inclusive é um ótimo tema pra complementar esse vídeo.
Desde que li Sapiens, cada vez que presencio alguma cena que chama minha atenção, penso nas pessoas como macacos (exemplo: gente fazendo barraco no supermercado, aglomeração na pandemia, gente nervosa no trânsito que fica buzinando). Preciso parar com isso...
Eu mudo minha opinião a partir de novas evidências ou do contato com pessoas que tiveram experiências diferentes da minha, que trazem um novo olhar sobre o assunto que eu não tinha antes. Mas infelizmente muitas pessoas não pensam assim. Obrigada por divulgar a ciência aqui no UA-cam.
Realmente, achar esse balanço ideal de racionalidade e emoção é complicadíssimo! Varias vezes já me senti prejudicado por não consegui ter empatia com terceiros que tem ideias diferentes das minhas, assim como já me senti prejudicado por ter empatia com pessoas que tem as mesmas ideias que eu, porém não são lá um exemplo de ser humano...
Algo que valorizo no Atila, essa disposição para evoluir, mediante as evidências, eu já passei por esse processo, já fui evangélico, e por tabela criacionista, mas sempre busquei ser racional no julgamento de meus conhecimentos, e criacionismo não faz sentido, aos poucos fui abandonando toda uma linha de pensamento que eu defendia anteriormente, questionar a Bíblia, achar fantasiosa e etc. Mas sei que isso nem sempre é possível, e costuma ser uma mudança lenta, poucas pessoas querem admitir na hora que erraram, no calor da discursão poucos serão os que admitem a falha, tem orgulho envolvido, mas quem está disposto a evoluir, com o tempo pode mudar, quem não está vai só se focar em algo que fortaleça a crença dele, afastando qualquer evidência do contrário, pois ele não quer aprender, quer reforçar suas crenças, só isso. E ocorre para religião, para politica e vários outros temas
Eu acredito q vale o questionamento de td, mas também vale acreditar no místico e sobrenatural por nossas fontes e conhecimentos serem tão escassos. Uma coisa q eu penso, é q uma informação nova pode reformular nossas ideias, não necessariamente extinguí-las. O criacionismo é um exemplo ao meu ver, acredito q criação e evolução estão ligados, além de envolver mt mais coisa. Na bíblia e em outros materiais religiosos é mt fantasiosa e acredito q a criação foi mais científica (msm n tendo sido criada por alien ou coisa do tipo q tem gente q acredita)
Sou uma jovem advogada, apaixonada pelo conhecimento científico desde a infância. Percebo que esse afeto pela ciência moldou meu senso de justiça, hj se torna mto mais fácil pra mim avaliar uma situação prática com imparcialidade, e dificilmente estou errada 😂
@Ricardo Teles kkkkk exato. Mas chama a atenção para quem ainda se encontra nesta situação mesmo após tudo o que o mundo anda passando! Poderia abrir os olhos de alguém que ainda insiste em andar com os seus fechados... abraço
Feliz demais aqui por sua vacinação, prof. Iamarino. Orgulho por haver um grande estudioso que eleva o nome de nosso país e da Ciência. Vida longa e próspera!!
Obvio que não se autorregula. Só o que fundamenta tal recorte da realidade, o que diz que ele faz sentido é a filosofia. Tanto que inumeros ramos cientificos não existem mais e outros foram criados. O proprio Newton em seu tempo era chamado de filosofo da natureza.
O metodo científico é pura filosofia, criada pelo filosofo René Descartes, aquele do plano (des)cartesiano. O que move a ciencia que é a interpretação de eventos reais ou possiveis (filosofia), por meio da lógica (filosofia) e da elaboração, análise e confronto de argumentos (filosofia), como esta em paretenses é recheado de filosofia. Na verdade, ciência é um ramo da filosofia.
A ressalva a este argumento da emoção é que só existe a emoção depois que o pensamento relacionado a este sentimento foi internalizado no indivíduo por uma experiência social, ou seja pela educação formal ou informal que irá formar a visão de mundo da pessoa. Outra questão é que pelo menos nas ciências humanas vejo muita gente formulando teses e depois tentando forçar e até distorcer a realidade para poder prová-las.
Que vídeo incrível! 👏🏽👏🏽👏🏽 Como disse o poeta Raul Seixas: “Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”!
Uma vez li uma pesquisa desanimadora: que o grau de certeza de uma pessoa sobre determinado assunto não guarda nenhuma proporção nem com a escolaridade, nem com o conhecimento específico dela sobre o tema.
Realmente desanimador. Apesar da escolaridade e dos conhecimentos que adquirimos, nosso emoção e o que sentimos por ideias e conceitos, ideologias e etc., pesa bastante no julgamento!
As únicas ideias às quais sou emocionalmente apegada são as de que todo mundo merece respeito e todo mundo merece ter acesso ao básico: saúde, educação, moradia, comida e lazer. O resto to sempre aberta a repensar e mudar de opinião quando novas evidências surgem, e se tem alguém que vive questionando tudo o que acho sou eu mesma kkkk
Sensacional essa discussão, Atila! Tento sempre aplicar processos parecidos no meu trabalho quando analiso dados. Nem sempre é fácil especialmente quando se parte de um resultado “preferido”.
Só acho que faltou falar, que no caso do Advogado (meu caso), existe um colega com igual técnica, que apresenta uma antítese ou uma defesa, para cada tese (O direito de ampla defesa é um direito constitucional, que se não respeitado, gera nulidade absoluta ao processo). Ficamos parecendo os vilões da história 😭😂. A todos são garantidos os direitos fundamentais, e nós, advogados, também lutamos por isso! ✊🏽 Parabéns pelo excelente trabalho Átila!! Continue a agregar!! 👏👏😁
Mas não foi o que ele quis dizer, acredito. O que acontece é que o advogado deve defender o que lhe for benéfico, não o "certo". Nunca esqueço do primeiro dia de aula de introdução ao direito, um professor perguntou para uma aluna: "Você é contra ou a favor da pena de morte?", e ela respondeu: "Sou Contra", então pediu o professor: "Pois bem, me dê 3 argumentos a favor da pena de morte". Ela não soube responder e se recusou a pensar. Ele vivia fazendo esse tipo de pergunta. Isso diz muito sobre como um advogado deve pensar, e bom, concordo plenamente, e não vejo nada de errado nisso, na verdade, acho até bem legal estimular um pensamento que se desvincula das próprias crenças e emoções e ainda ter o dever de defendê-lo.
@@MiguelitoPlanet sim, tenho certeza que não foi o que ele quis dizer. A exemplo, por muito tempo a indústria do cigarro manteve um lobby gigantesco, através de teses jurídicas, em conjunto com estudos científicos, de que o cigarro não fazia mal a saúde. Hoje, exatamente por um esforço a se opor essa idéia, sabemos que o cigarro causa diversos danos a saúde. Como na ciência, o que eu mais admiro no direito é a possibilidade de defesa (as vezes falha, por fatores humanos ou sociais, mas sempre tende a evoluir!). 😁
Ao assistir ao vídeo, lembrei do Leon Festinger e de sua teoria da redução da dissonância cognitiva, que explica como a nossa visão do mundo se ajusta à maneira como nos sentimos ou àquilo que fazemos. Uma boa explicação para a resistência de alguns de enxergar os fatos. Pense nisso!
Pensando nessa mudança "emocional" será que a narrativa nas formas de arte (cinema, livro, HQs, jogos, etc) não seria uma boa maneira de convencer uma pessoa a mudar de ideia? É comum que tenhamos personagens e situações numa narrativa com as quais sentimos empatia e tentamos levar isso para o mundo real.
Rapaz... Isso é um caminho, mas não somente. Existem exemplos em quadrinhos onde existe um grupo marginalizado com o qual cria-se empatia existem fãs preconceituosos. Esitem gêneros musicais onde a rebeldia é o tom, mas grande parte dos ouvintes ignora isso e são absurdamente emocionais e autoritários.
@@Talar1c0De fato, exemplos desse tipo existem aos montes, principalmente na cultura geek. É necessário também uma maturidade do público para observar e entender melhor esses aspectos naquilo que gostam.
Não seria da vocação, em essência, essa forma de pensar? Pois são áreas bem diferentes que atuam de formas diferentes, isso seria como duas formas de trabalhos distintos em sua forma de abordar um tema, não melhor, pior, mais qualificada (no contexto de conhecimento) que a outra.
Tudo isso só faz a gente confiar mais em vc, muito respeito e admiração pelo seu trabalho! Admiro cada dia mais e desde muito antes dessa Pandemia insana...
Isso me lembra do meu TCC: decidi pegar um assunto que eu não tinha conhecimento nenhum, apenas alguns preconceitos, totalmente aberto a compreender. Assumo que iniciei com o pensamento que chegaria a uma determinada conclusão, mas no fim cheguei ao extremo oposto.
Aos 54 anos "virei" vegana. Por reconhecer os direitos dos animais É uma mudança fantástica. Se nossa espécie não parar de matar e explorar animais vai perecer. Por mudanças climáticas irreversíveis e por doenças crônicas, além de infectocontagiosas como a Covid
Que vídeo legal, Átila... obrigada!! Na graduação eu li _A Genealogia da Moral_ (Nietzsche) e confesso que parei algumas vezes por conta do choque entre os argumentos no livro e meus sentimentos (gastura mesmo), mas voltava no dia seguinte e enfrentava porque queria terminá-lo e pensar a respeito. Tempos depois assisti a um vídeo no canal BBVA sobre a diferença entre opinião e argumento (a ética nos posicionamentos), muito bom! Agora este seu vídeo... super apropriado e oportuno. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Grande abraço triplo! 🤗
Queria enviar esse vídeo para tanta gente... Vivo tentando esclarecer algumas ideias com algumas pessoas, mas as pessoas tem dificuldade em admitir não ter conhecimento sobre um assunto ou admitir que estão erradas. Principalmente nessa época em que estamos.
A vida é feita de erros, acertos, aprendizados, e mudar de ideia faz parte do crescimento humano, ninguém é dono da razão e seguir somente as emoções não é a melhor escolha. Obrigada por seus vídeos ❤
Átila, uma forma que eu conheço de fazer esse balanço entre racionalidade e emoções é por meio da Comunicação Não Violenta ou CNV. Por meio dela nós conseguimos termos consciência das nossas emoções e a dos outros. Ficaria feliz caso desse uma olhada sobre.
Para deixar uma ideia eu sempre imagino a possibilidade de eu está errado e o pq eu concordo com uma ideia, hoje em dia eu tô tão acostumado a fazer isso que no meio da discussão eu falo algo, paro um instante e já digo que mudei de ideia.
Pois você foi falando e não é que é! Exatamente isso que geralmente faço quando respondo impulsivamente! São raras as vezes que não tenho que explicar minha escolha depois ao invés de argumentar já de início minha decisão. Ficarei atenta a esta característica tão peculiar nossa para evitar constrangimento futuros. Acho que é o que chamam de presença. O atuar aqui e agora. Tendi! Gratidão Atila san. Uma aula de filosofia bem suave e de fácil compreensão. Bjos para o papai, mamãe e bebê!
A humildade de reconhecer erros só aumenta sua credibilidade, obrigado por todas as contribuições e esforços
Que erros ?
@@Rall_Lima votar no genocida, por exemplo
Rafael não assistiu o todo vídeo não?
@@dplseusouokira874 Tiltado O.O
Tentou parecer inteligênte mas só se mostrou mais ignorante.
@@korpzmarcelfranca6825 ele votou no bozo, foi?
"É mais fácil enganar uma pessoa do que convencê-la de que está sendo enganada".
Robson ; *você tem 100% de razão !!!* *Já vivenciei e ainda continuo vivenciando varias situaçõe assim !!!*
"Ideias que não se encaixam no mundo real" foram a base de vários dos meus amores platônicos.
kkkkk bem isso, esse vídeo teria sido bem útil pra mim alguns anos atrás kkkkkkkk
Dos meus também!
Já dizia um grande pensador: “entre razões e emoções, a saída é fazer valer a pena”
NxZero
Emos nunca erraram hahaha
MAKE EMO GREAT AGAIN
@@deborahmonteiro6027 o maior erro deles foi existir....
Valeu!
Acredito que o Atila é uma luz no fim do túnel em meio a tantos vídeos sem sentido do Tik Tok.
"Os maiores confabuladores são os mais educados" essa frase resume muito!
O Átila é tão humilde que ainda agradece no fim do vídeo, sendo que quem recebe um presente desse é que deveria agradecer.
Obrigado por esse trabalho tão bem feito e tão dedicado!!
Emocionalmente dei um like, e racionalmente percebi que o Átila merecia!
Esse cara da orgulho dos cientistas brasileiros!!
Átila, há mais de dois anos, antes de começar a namorar, eu tava num date com minha futura namorada e ela me perguntou quem era uma pessoa que eu me inspirava e eu falei que era vc ( ela nem sabia que vc era o que quase me fez morgar tudo) . Enfim, de lá pra cá eu só cresci nessa admiração pq vc é muito foda, fez parte da minha adolescência e continua sendo uma das pessoa que mais admiro.
fica na paz, o vídeo tá sensacional!
DANIEL KAHNEMAN E AMOS TVERSKY NELES!
Esse vídeo deveria ter Milhões de Views
Um advogado e uma cientista. Detalhes que fazem a diferença!
Sobre o assunto, sugiro três leituras:
Porque não somos Racionais - Ramon M. Cosenza
O Erro de Descartes - António Damásio
E o clássico: O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan
Obrigado pela recomendação! Comprei os três e o recomendado do vídeo.
Carl Sagan é incrível
Eu li Consenza recomendado pela minha psicóloga. É excelente!
"O que eu preciso ver, ouvir ou entender para mudar de opinião?"
Atila muito obrigado, isso vai me ajudar muito a deixar de ser "ideologicamente teimoso" e tambem ajudar pessoas próximas a serem, ou ao menos se questionarem.
Obrigado!
O Atila é basicamente bom demais para ser real. O Brasil não merece esse grande comunicador. Mas já que está aqui entre nós, estamos profundamente agradecidos pelo conhecimento e experiência compartilhados.
Caramba, Átila. Ficou muito bom esse vídeo. Gostei do respeito que você mostrou nesse vídeo. Vejo um caminho de paz ao saber disso, não consigo nem descrever. Parabéns, seu trabalho é muito importante.
O complicado, assim como ele diz, é que questionar a si próprio não é uma tarefa fácil. É extremamente cansativo, doloroso e até mesmo desencorajado na maioria dos casos. Quantas vezes não ouvimos a frase " Tem que demonstrar confiança, mesmo que não saiba o que está dizendo" .
Temos uma tendência natural e estimulada pelo coletivo a não questionar alguém que aparente muita confiança.
Talvez isso venha de uma atitude que temos de focar muito mais no veículo da informação no que na informação em si.
Bem, é uma especulação bem rasa. Pode ser que não seja isso, ou que seja muito mais. De qualquer forma, é um trabalho um pouco penoso sempre questionar a si mesmo. Porém, é isso que nos possibilita evoluir como seres humanos
Ciência: evidências > argumentos
O que todo mundo faz: Sentimentos > argumentos para validar sentimentos
Capaz de mandar esse vídeo pra quem arruma argumentos pra explicar as opiniões baseadas em apelação moral e a pessoa inventar argumentos pra refutar kkkkk Parabéns pelo vídeo, Átila. Te admiro pra caramba!
Lockdown, a economia agente vê depois
@@dplseusouokira874 O exemplo foi esse exatamente por ser uma situação hipotética extrema, porque mesmo com argumentos que aprovem a atitude a gente continua achando errado, isso demonstra o quanto a nossa moral, religião, costumes e etc pesa na nossa opinião. E não tem problema nenhum nisso, só precisamos compreender que nós somos influenciados por isso para nos auto questionar e repensar nossas próprias opiniões
Atila, te admiro muito. Você parece uma pessoa super correta com uma alma muito gentil. E isso deve ser muito difícil nesses tempos sombrios. Por favor, continue resistindo. Você é uma centelha de esperança. Te desejo tudo de bom.
O Atila trás conteúdos bem diferentes do que geralmente aparecem aqui no UA-cam, sempre bons conteúdos e bem estudados.
Tenho a sensação que esse vídeo não chegará a quem precisa. E se chegar, dificilmente será compreendido.
Tenho sempre essa sensação!! Mas vamos tentando!!!
E vai acontecer pelos mesmíssimos motivos apontados no vídeo
Se meus professores sempre me disseram que os capitalistas malvadões comedores de criancinhas são os culpados por todo e qualquer problema do mundo, como eu vou duvidar deles
Eita. Eu sinto que preciso, mas entendi muito pouco o conteúdo kkkk vou ter que ler o livro indicado e rever o vídeo com calma;
@@digols1000 opa chegou
Faz um vídeo aprofundando mais sobre viéses cognitivos e heurísticas mais comuns. É de extrema importância para ajudar as pessoas a se liberarem de suas crenças.
Agradecemos sua compra!
Atila é um cara incrível. Tenho muito orgulho de ter acesso ao conteúdo.
Thanks
Ai Átila, vc é tão necessário, tão paciente...
O problema é que as pessoas querem sempre estar certas. E pensam assim: se eu mudar de ideia então eu estava errada, e eu não posso errar, logo vou insistir nessa ideia até o fim e provar que a minha ideia sim é a certa e sempre foi. Eu já acho que se eu quero estar sempre certa mudar de ideia é maravilhoso, pq se eu achava antes que estava certa e descubro outro ponto de vista que me mostra que eu estou errada a melhor forma de melhorar é achar então outro ponto de vista mais correto e me adequar a ele. Eu já mudei de religião, de gosto musical e de posicionamento político, não vejo problema nenhum nisso. Triste é quem também não aceita o outro que mudou
"Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que tem a ver com a falácia do custo perdido. "Já investi tanto nessa ideia, não posso voltar atrás agora."
Gostei!
Aí amo seus vídeos, vc é tão tranquilo… tem uns UA-camrs tão agressivos hj em dia. Q paz ouvir
Excelente! Esse tema terá q voltar muitas vezes. É central no combate ao obscurantismo e na divulgação científica.
Gosto muito que seus exemplos são sempre no feminino. Sou homem e acho que temos que ajudar na mudança.
Pois é, assim agem os cientistas e os que acreditam na ciência, a medida que as pesquisas avançam a gente muda, isso é bom. Muito diferente de fanáticos que mantêm uma opinião mesmo sabendo das evidencias.
Uma boa leitura para tema similar: 'rápido e devagar, duas formas de pensar', Daniel Kahneman.
De alguém que sempre gostou dos teus vídeos, e que me incentivou a ingressar em uma faculdade de biologia com 30 anos. digo que esse vídeo é algo que todos deveriam assistir, acho que se pelo menos metade de quem assistir conseguir entender o que tu disse nesses 14 minutos, a sociedade ja iria melhorar um bocado. Parabéns pelo conteúdo sempre instrutivo.
Talvez a popularização das redes sociais e essa necessidade de atenção tenha criado em algumas pessoas também a ideia de que devemos ter uma opinião sobre tudo e que devemos nos posicionar o tempo todo. É saudável ter uma opinião, mas mais saudável ainda é ter a percepção de que, sobre determinados assuntos temos apenas um conhecimento superficial, e não temos bagagem o suficiente para refutar ou ir contra apenas por acreditar no contrário. É ingênuo e até irresponsável consigo mesmo se colocar numa posição aonde a sua opinião, apoiada em um conhecimento raso, tenha o mesmo peso que a orientação de todo um corpo de estudos tão rico como o da ciência. Acredito que parar de pensar apenas em si e começar a se avaliar melhor seria um bom começo para algum crescimento, pessoal e social. Obrigado sempre por compartilhar conhecimento Átila, isso é muito necessário e precioso.
Atila, vi agora que vc foi vacinado. Que Maravilha!! Que bom; vc foi e é um lutador incansável contra o negacionismo. Parabéns!!
"A melhor forma de estar próximo da razão a todo o tempo é tendo a capacidade de reconhecer que suas convicções podem estar equivocadas."
Foi uma reflexão que tive essa semana a respeito do efeito Dunning-Kruger.
Inclusive é um ótimo tema pra complementar esse vídeo.
Lockdown a economia agente vê depois
Desde que li Sapiens, cada vez que presencio alguma cena que chama minha atenção, penso nas pessoas como macacos (exemplo: gente fazendo barraco no supermercado, aglomeração na pandemia, gente nervosa no trânsito que fica buzinando). Preciso parar com isso...
Eu mudo minha opinião a partir de novas evidências ou do contato com pessoas que tiveram experiências diferentes da minha, que trazem um novo olhar sobre o assunto que eu não tinha antes. Mas infelizmente muitas pessoas não pensam assim. Obrigada por divulgar a ciência aqui no UA-cam.
Votou em quem?
@Rodrigo Frazão ultimamente sim. Vejo pessoas só querendo conversar com outras se essas falarem em quem votou.
O exemplo de alguém homofóbico foi 10/10, explodiu minha cabeça.
Realmente, achar esse balanço ideal de racionalidade e emoção é complicadíssimo! Varias vezes já me senti prejudicado por não consegui ter empatia com terceiros que tem ideias diferentes das minhas, assim como já me senti prejudicado por ter empatia com pessoas que tem as mesmas ideias que eu, porém não são lá um exemplo de ser humano...
Nossa sinto o mesmo ,ainda nem consigo suportar minha própria família.
Algo que valorizo no Atila, essa disposição para evoluir, mediante as evidências, eu já passei por esse processo, já fui evangélico, e por tabela criacionista, mas sempre busquei ser racional no julgamento de meus conhecimentos, e criacionismo não faz sentido, aos poucos fui abandonando toda uma linha de pensamento que eu defendia anteriormente, questionar a Bíblia, achar fantasiosa e etc. Mas sei que isso nem sempre é possível, e costuma ser uma mudança lenta, poucas pessoas querem admitir na hora que erraram, no calor da discursão poucos serão os que admitem a falha, tem orgulho envolvido, mas quem está disposto a evoluir, com o tempo pode mudar, quem não está vai só se focar em algo que fortaleça a crença dele, afastando qualquer evidência do contrário, pois ele não quer aprender, quer reforçar suas crenças, só isso. E ocorre para religião, para politica e vários outros temas
Eu acredito q vale o questionamento de td, mas também vale acreditar no místico e sobrenatural por nossas fontes e conhecimentos serem tão escassos.
Uma coisa q eu penso, é q uma informação nova pode reformular nossas ideias, não necessariamente extinguí-las. O criacionismo é um exemplo ao meu ver, acredito q criação e evolução estão ligados, além de envolver mt mais coisa. Na bíblia e em outros materiais religiosos é mt fantasiosa e acredito q a criação foi mais científica (msm n tendo sido criada por alien ou coisa do tipo q tem gente q acredita)
Sou uma jovem advogada, apaixonada pelo conhecimento científico desde a infância. Percebo que esse afeto pela ciência moldou meu senso de justiça, hj se torna mto mais fácil pra mim avaliar uma situação prática com imparcialidade, e dificilmente estou errada 😂
Atila usando A cientista e A advogadA! toooop
Ótimo vídeo , Atila. Lembrei do livro "Rápido e Devagar : duas formas de pensar". Indico para quem quer entende mais sobre viés de pensamento
Obrigado a você!
Posso sugerir um tema? "Como se fazem lavagens cerebrais em populações para se garantir proveito próprio". Valeu. Abraço
@Ricardo Teles kkkkk exato. Mas chama a atenção para quem ainda se encontra nesta situação mesmo após tudo o que o mundo anda passando! Poderia abrir os olhos de alguém que ainda insiste em andar com os seus fechados... abraço
Antes de tudo, parabéns! Gostei do vídeo.
Infelizmente, lendo a seção de comentários, sinto que varias pessoas não compreenderam o que foi tratado.
Feliz demais aqui por sua vacinação, prof. Iamarino. Orgulho por haver um grande estudioso que eleva o nome de nosso país e da Ciência. Vida longa e próspera!!
Como sempre o Átila sempre e muito humilde se sempre impecável no que faz ! Parabéns 👏 de verdade mesmo !
Moral da história: equilíbrio. Razão pra guiar e emoção pra chegar.
Boa frase
Isso é o que busco! ☯️🤗
EXCELENTE!!!
Viva o pensamento científico, viva o pensamento crítico!
Pois é. A ciência é uma das melhores ferramentas que o ser humano já criou. Ela se autorregula...
Obvio que não se autorregula. Só o que fundamenta tal recorte da realidade, o que diz que ele faz sentido é a filosofia. Tanto que inumeros ramos cientificos não existem mais e outros foram criados. O proprio Newton em seu tempo era chamado de filosofo da natureza.
O metodo científico é pura filosofia, criada pelo filosofo René Descartes, aquele do plano (des)cartesiano. O que move a ciencia que é a interpretação de eventos reais ou possiveis (filosofia), por meio da lógica (filosofia) e da elaboração, análise e confronto de argumentos (filosofia), como esta em paretenses é recheado de filosofia. Na verdade, ciência é um ramo da filosofia.
Nn criou, foi descoberta
Exemplo: União Soviética faliu Estados Unidos mais rico do mundo
A ressalva a este argumento da emoção é que só existe a emoção depois que o pensamento relacionado a este sentimento foi internalizado no indivíduo por uma experiência social, ou seja pela educação formal ou informal que irá formar a visão de mundo da pessoa. Outra questão é que pelo menos nas ciências humanas vejo muita gente formulando teses e depois tentando forçar e até distorcer a realidade para poder prová-las.
Votou em quem
@@korpzmarcelfranca6825 q q tem a ver mano kkkkkk
@@angelocastro6394 kkkkkkkkkkkk
@@korpzmarcelfranca6825 Votei num tal de Tim. Num Tim Teressa.
Que vídeo incrível! 👏🏽👏🏽👏🏽
Como disse o poeta Raul Seixas: “Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”!
Parabéns! Esse é o meu vídeo favorito do canal. Ciência é um exercício de humildade.
Atila se supera a cada vídeo!! Obrigada pelo trabalho homérico! E parabéns!
Uma vez li uma pesquisa desanimadora: que o grau de certeza de uma pessoa sobre determinado assunto não guarda nenhuma proporção nem com a escolaridade, nem com o conhecimento específico dela sobre o tema.
Realmente desanimador. Apesar da escolaridade e dos conhecimentos que adquirimos, nosso emoção e o que sentimos por ideias e conceitos, ideologias e etc., pesa bastante no julgamento!
As pessoas são complicadas demais. O ego, arrogância não permite que estes admitam seus erros
As únicas ideias às quais sou emocionalmente apegada são as de que todo mundo merece respeito e todo mundo merece ter acesso ao básico: saúde, educação, moradia, comida e lazer. O resto to sempre aberta a repensar e mudar de opinião quando novas evidências surgem, e se tem alguém que vive questionando tudo o que acho sou eu mesma kkkk
Meus parabéns, votou em quem
Esse vídeo toca um dos temas cruciais do debate ético. Provavelmente, Popper já era ciente dessa questão, Átila. parabéns
Como sempre o Átila surpreende com o conteúdo tão bem feito e profundo. 👏
Sensacional essa discussão, Atila! Tento sempre aplicar processos parecidos no meu trabalho quando analiso dados. Nem sempre é fácil especialmente quando se parte de um resultado “preferido”.
Só acho que faltou falar, que no caso do Advogado (meu caso), existe um colega com igual técnica, que apresenta uma antítese ou uma defesa, para cada tese (O direito de ampla defesa é um direito constitucional, que se não respeitado, gera nulidade absoluta ao processo). Ficamos parecendo os vilões da história 😭😂.
A todos são garantidos os direitos fundamentais, e nós, advogados, também lutamos por isso! ✊🏽
Parabéns pelo excelente trabalho Átila!! Continue a agregar!! 👏👏😁
Mas não foi o que ele quis dizer, acredito. O que acontece é que o advogado deve defender o que lhe for benéfico, não o "certo". Nunca esqueço do primeiro dia de aula de introdução ao direito, um professor perguntou para uma aluna: "Você é contra ou a favor da pena de morte?", e ela respondeu: "Sou Contra", então pediu o professor: "Pois bem, me dê 3 argumentos a favor da pena de morte". Ela não soube responder e se recusou a pensar. Ele vivia fazendo esse tipo de pergunta. Isso diz muito sobre como um advogado deve pensar, e bom, concordo plenamente, e não vejo nada de errado nisso, na verdade, acho até bem legal estimular um pensamento que se desvincula das próprias crenças e emoções e ainda ter o dever de defendê-lo.
@@MiguelitoPlanet sim, tenho certeza que não foi o que ele quis dizer. A exemplo, por muito tempo a indústria do cigarro manteve um lobby gigantesco, através de teses jurídicas, em conjunto com estudos científicos, de que o cigarro não fazia mal a saúde. Hoje, exatamente por um esforço a se opor essa idéia, sabemos que o cigarro causa diversos danos a saúde. Como na ciência, o que eu mais admiro no direito é a possibilidade de defesa (as vezes falha, por fatores humanos ou sociais, mas sempre tende a evoluir!). 😁
Ao assistir ao vídeo, lembrei do Leon Festinger e de sua teoria da redução da dissonância cognitiva, que explica como a nossa visão do mundo se ajusta à maneira como nos sentimos ou àquilo que fazemos. Uma boa explicação para a resistência de alguns de enxergar os fatos. Pense nisso!
O caminho sempre é o equilíbrio. Desenvolver mais o raciocínio, porque parece até que já viemos programados para seguir os sentimentos hahaha
☯️
Todo dia uma tapa diferente nos advogados kkkkkkkk
Hahahahaha
Votou em quem??
@@korpzmarcelfranca6825 ?????
Não existe chance de julgamentos justos, sem bons advogados em ambos os lados. =)
Hahahahahahahahahahaahha
Este vídeo deveria ser transmitido em rede nacional em "horário nobre".
um dos melhores vídeos desse ano, consegue conversar com diversas situações, parabéns pelo trabalho átila
O Atila tem a incrível habilidade de falar de assuntos delicados de uma forma extremamente sutil.
Que vídeo fantástico Atila, obrigada por isso!
Pensando nessa mudança "emocional" será que a narrativa nas formas de arte (cinema, livro, HQs, jogos, etc) não seria uma boa maneira de convencer uma pessoa a mudar de ideia? É comum que tenhamos personagens e situações numa narrativa com as quais sentimos empatia e tentamos levar isso para o mundo real.
Rapaz... Isso é um caminho, mas não somente. Existem exemplos em quadrinhos onde existe um grupo marginalizado com o qual cria-se empatia existem fãs preconceituosos. Esitem gêneros musicais onde a rebeldia é o tom, mas grande parte dos ouvintes ignora isso e são absurdamente emocionais e autoritários.
@@Talar1c0De fato, exemplos desse tipo existem aos montes, principalmente na cultura geek. É necessário também uma maturidade do público para observar e entender melhor esses aspectos naquilo que gostam.
Sou advogada, mas descobri que devo ser cientista kkkkkk
Votou em quem
Não seria da vocação, em essência, essa forma de pensar? Pois são áreas bem diferentes que atuam de formas diferentes, isso seria como duas formas de trabalhos distintos em sua forma de abordar um tema, não melhor, pior, mais qualificada (no contexto de conhecimento) que a outra.
@@rafaelcarvalho1360 a questao é que o advogado não está interessado na verdade em si, o suficiente é conseguir defender seu cliente.
Tudo isso só faz a gente confiar mais em vc, muito respeito e admiração pelo seu trabalho! Admiro cada dia mais e desde muito antes dessa Pandemia insana...
Esse trabalho é importante demais. Parabéns equipe!!!
Um dos melhores vídeos que eu vi em 2021. E olha que eu vi muito vídeo bom.
Impressionante a complexidade dos nossos pensamentos.
Nossas escolas deveriam tratar esse assunto desde de cedo promovendo a convivência com o contraditório.
De acordo, mas hoje, se ensinarem evolução em biologia já me dou por satisfeita!
ESSE VÍDEO É TAO ATUAL, PQP ATILA, TU É O CARA!
Isso me lembra do meu TCC: decidi pegar um assunto que eu não tinha conhecimento nenhum, apenas alguns preconceitos, totalmente aberto a compreender. Assumo que iniciei com o pensamento que chegaria a uma determinada conclusão, mas no fim cheguei ao extremo oposto.
@Natalia Facury Foi em 2016. O tema/título era: "Entre o direito e a bioética: uma discussão sobre o aborto".
Esse vídeo tenho que lhe parabenizar muito. Incrível conseguir colocar isso em palavras. Vou ficar um mês refletindo agora kkkkkk
PARABÉNS, ÁTILA, QUE BOM QUE VC CONSEGUIU SE VACINAR! DESEJO MUITA SAÚDE E FELICIDADE PRA VC! VOCÊ É UMA LUZ PARA NÓS LEIGOS.
Nosa que vídeo sensacional Átila! Isso explica muito da situação atual da nossa sociedade.
Não só a atual, mas a história da humanidade por completo!
é verdade! Buscar o equilíbrio entre razão e emoção, não agirmos no impulso, mas tentando um equilíbrio. Muito bom o vídeo! 👏👏👏
Aos 54 anos "virei" vegana. Por reconhecer os direitos dos animais É uma mudança fantástica. Se nossa espécie não parar de matar e explorar animais vai perecer. Por mudanças climáticas irreversíveis e por doenças crônicas, além de infectocontagiosas como a Covid
sim, um dos motivos poucos explorados para parar de financiar essa indústria é esse!
Esses vídeos são o meu refresco de sábado! Assisto enquanto preparo almoço. 😊💚
Este vídeo nunca deixará de ser relevante... até que surja algo provando o contrário. Enquanto isso, vou recomendando para todo mundo que eu conheço.
Mudar de ideia é evoluir! Claro que nesse caminho algumas ideias serão erradas, mas o importante é reconhecer e perceber quando estamos errados!
Que vídeo incrível. Faz todo o sentido! Muito obrigado, Átila!!!
Que vídeo legal, Átila... obrigada!! Na graduação eu li _A Genealogia da Moral_ (Nietzsche) e confesso que parei algumas vezes por conta do choque entre os argumentos no livro e meus sentimentos (gastura mesmo), mas voltava no dia seguinte e enfrentava porque queria terminá-lo e pensar a respeito.
Tempos depois assisti a um vídeo no canal BBVA sobre a diferença entre opinião e argumento (a ética nos posicionamentos), muito bom! Agora este seu vídeo... super apropriado e oportuno. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Grande abraço triplo! 🤗
Queria enviar esse vídeo para tanta gente... Vivo tentando esclarecer algumas ideias com algumas pessoas, mas as pessoas tem dificuldade em admitir não ter conhecimento sobre um assunto ou admitir que estão erradas. Principalmente nessa época em que estamos.
Que idéia maravilhosa presentear para o público. Isso é mesmo coisa do Atila 👏👏👏👏
Mudar de ideia nunca é fácil. Ótimo vídeo. Vou recomendar! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A vida é feita de erros, acertos, aprendizados, e mudar de ideia faz parte do crescimento humano, ninguém é dono da razão e seguir somente as emoções não é a melhor escolha. Obrigada por seus vídeos ❤
Átila, uma forma que eu conheço de fazer esse balanço entre racionalidade e emoções é por meio da Comunicação Não Violenta ou CNV.
Por meio dela nós conseguimos termos consciência das nossas emoções e a dos outros. Ficaria feliz caso desse uma olhada sobre.
Para deixar uma ideia eu sempre imagino a possibilidade de eu está errado e o pq eu concordo com uma ideia, hoje em dia eu tô tão acostumado a fazer isso que no meio da discussão eu falo algo, paro um instante e já digo que mudei de ideia.
Thanks!
Pois você foi falando e não é que é! Exatamente isso que geralmente faço quando respondo impulsivamente! São raras as vezes que não tenho que explicar minha escolha depois ao invés de argumentar já de início minha decisão. Ficarei atenta a esta característica tão peculiar nossa para evitar constrangimento futuros. Acho que é o que chamam de presença. O atuar aqui e agora. Tendi! Gratidão Atila san. Uma aula de filosofia bem suave e de fácil compreensão. Bjos para o papai, mamãe e bebê!
O povão não gosta de conviver com o nível de incerteza e ceticismo que os cientistas têm que conviver.
Os próprios cientistas não gostam, Mas a jornada para "descobrir" parte do "não saber".
@@jefgir Sim, a jornada do saber parte do não saber.
Eu nunca vi a Globo incerta em relação a nada
quando eu vi a legenda achei que ia ser sobre o fato da gente sempre achar que está certo e defender essa ideia ate o final