É exatamente isso que acontece no meu carro THP. Se vc dirigir devagar ele é bem econômico (quase 10 km/L), mas se dirigir de forma bem esportiva ele consome até 50% mais combustível, mas entrega o desempenho. Por isso é um motor versátil que se adapta ao modo que o motorista preferir.
Tem um canal muito bom aqui no YT chamado Engineering Explained que explica porque isso acontece. Quem desejar os detalhes pesquise por "Mazda's Secret To Efficient Turbo Engines". Basicamente quanto mais potência se exige do motor, maior a quantidade de combustível e de ar (turbocomprimido) injetados dentro do cilindro. O que faz aumentar a pressão, e por consequência a temperatura quando a compressão ocorre. Isso causa dois riscos: pré-detonação (o que os gringos chamam de knocking), o que pode danificar o motor, e também aumenta muito a produção de óxidos nitrosos (os poluentes do Dieselgate da VW). Há uma maneira de contornar isso, que é injetando ainda mais combustível na câmara, pois a gasolina injetada (ou o álcool) tem poder refrigerante, esfriando a temp da mistura e por consequência reduzindo a pressão e seus efeitos indesejados. Por isso o consumo aumenta mais do que deveria.
Desde abril de 2023 estou me acostumando com o meu HB20S Platinum Plus TGDI, no começo me assustei com o consumo que já era esperado, hoje já habituado com o modo de dirigir já estou conseguindo médias excelentes, por exemplo: Sai de Uberlândia e fui até Conselheiro Lafaiete em novembro. De Uberlândia a Contagem fui no álcool, lá enchi o tanque de gasolina comum (colocando aditivo que comprei na concessionária) acabei de chegar em Lafaiete, depois na volta parei novamente em Contagem e voltei a encher o tanque com gasolina comun e cheguei em Uberlândia. Uberlândia a Conselheiro Lafaiete 1.238 km rodados 88,42 litros gastos Média geral 14 km/l. Acho que fez bem. De Uberlândia a Contagem a média foi 99 km/h com máxima de 167. Contagem a Lafaiete a média foi de inacreditáveis 49 km/h por causa de um congestionamento monstro, com máxima de 147 km/h. Na volta de Lafaiete a Contagem teve média de 89 km/h e máxima de 156 km/h. De Contagem ao restaurante Milhão e depois a Uberlândia a média foi de 106 km/h com máxima de 166 km/h. Todos esses números estão no aplicativo. BlueLink do HB20S. Não é um sedã médio, mas entrega muito, sem contar a tecnologia que foi o que me fez optar por ele e não pelo Corolla Xei ou pelo Honda Civic, estes dois últimos ainda teve o componente valor que ultrapassaria meu orçamento, mas estão no radar para a próxima troca. Este paguei a vista, 120 mil. Dava carro excelente seminovo, mas estou desde 2013 comprando carro zero km e não abro mão disso, pelo menos por enquanto.
Ao meu ver o grande benefício do carro zero são as novas tecnologias e evitar de comprar carro cheios de problemas. Entretanto fazendo uma boa compra, uma consultoria automotiva, consegue evitar essas fraudes e pilantragens de muitos carros seminovos e usar o mesmo valor do zero em um seminovo superior. É questao de tempo e dinheiro. Quem tem tempo opta por um bom seminovo. Quem não tem vai no zero pra evitar ter dor de cabeça. Minha opinião apenas. Ps: sou consultor automotivo e ja cai em mto negócio ruim. Com estudo e técnica hoje livro pessoas de acontecer o mesmo.
Você é um rapaz que não tem maldade dos carros, tem condições De comprar um novo, que bom, vou te dar um conselho, não vai ficar chateado, bravinho por falar do carro? NÃO confie no catalisador desse HB20. Trabalho há 3 anos na mesma oficina, nesse meio tempo fizemos alguns cabeçotes e somente eu fiz a troca de 4 catalisadores (ele ENTOPE, as colmeias de dentro de soltam) e atrapalha o fluxo de ar (não sai ar pelo escapamento). Isso dá compressão e arrebenta o motor. É o carro NOVO que MAIS acontece isso com catalisador, independente de usar gasolina e álcool. Um rapaz e o amigo dele trouxeram um HB20 que foi feito o motor todo em outro lugar, queria por Bardal aquele oleo grosso, me apavorei e não botei tudo falei que isso era muito errado, que não sabia o que poderia acontecer num motor desses todo remendado com um óleo grosso assim, não coloquei tudo, ele foi insistente, bom, foi embora e disse que ia passar o carro adiante pra outro... Enfim conselho foi dado, tu gostando ou não gostando. Se puder, compre outro, abraço...
O que muita gente também não entende é que boa parte dos problemas dos motores atuais não está no só fato de ter turbo, mas sim pela popularização da injeção direta, principalmente com a qualidade horrível do combustível vendido aqui no Brasil.
@@adrianamt3604Na refinaria sim, mas os combustíveis são alterados nas distribuidoras, não nos posto. Nas distribuidoras, os postos escolhem as diversas misturas por preços. Desde o mais barato com alta concentração de misturas até o mais caro e puro. Alguns postos até misturam, mas são os postos que possuem caminhões tanques próprios, onde são feitas as misturas.
É. A injeção direta não se dá bem com combustíveis ruins, e esses motores modernos não se dão bem com proprietários lambões que utilizam óleo de motor vagabundo e baratos, invés de usar o indicado pela montadora.
Tenho um tracker ano 2019 motor 1.4 turbo, carro muito econômico, dentro da cidade consigo fazer uma média de 11 KM/L, na estrada 16 KM/L, mais como falou o Boris, se acelerar forte o consumo vai pro espaço 😂😂😂
Hj temos ótimos motores turbos, resistêntes e economicos e fico imaginando, ja pensou se a gasolina do Brasil não tivesse esse excesso de água e álcool misturados, seria espetacular o desempenho desses carros turbinados!
Opa. Tudo depende do trajeto, do peso, quantidade de passageiros e sim senhor, do ar condicionado por exemplo com 4 pessoas. Cada um tem que fazer o seu cálculo. Fiz trajeto daqui da capital de São Paulo até Aparecida do Norte e retorno, com 4 pessoas e ar condicionado ligado no 1 e no 2, velocidade máxima nas rodovias e a gente sabe que acima de 100 ou 110 km/h o carro sempre gasta mais. Quando retornei fiz o cálculo manual enchendo o tanque e para minha surpresa fez 16,99 km/l na gasolina. No painel já tinha informado 18,1 km/l - Virtus 2020 TSI. Isso pra mim é economia, custo benefício ótimos.
Já tive um Creta 2.0, agora tenho nova geração com motor turbo. Tenho gostado, pois não vejo necessidade de sair por aí andando a 150km/h…(desnecessário). Acho que qualquer veículo deve beber mais quando se pisa mais. Obrigado pelas sábias dicas.
Exatamente. Tenho um golf tsi 1.4 manual já há 8 anos e é bem assim mesmo. Na estrada a 100km/h com ar ligado faz 17. Agora se for a 140 150 160...faz 12 11. Anda muito... há é na cidade faz 10/11... top. Não tenho vontade de vender, já umas 5 pessoas me perguntam se vou vender, pra avisar pra eles....só alegria....
o problema em si não é o turbo, mas sim o compactar o motor de 4 cilindros pra 3 e depois por um turbo pra ficar forte, não tenho motor turbo, mas tenho um 3 cilindros Renault Logan, na real? que saudade do meu motor com 4 cilindros Renault Logan era mas econômico do que o que estou agora e era menos barulhento.
É aquilo né... tiram um cilindro, aumentam a taxa de compressão no talo, e consequentemente a durabilidade também será menor. Aí a economia em combustível é prejudicada quando precisa fazer manutenção, que sai mais caro que num 4 cilindros convencional turbo, ou aspirado.
@@alexandremotter9945 hum vdd, ele é, retifico então, mas dá uma olhada no vídeo sobre motor 3 cilindros lá no canal, e vai entender o q eu disse, o Boris não ataca o ponto certo onde está a crítica.
Muitos anos de vida meu caro !!! Vc como sempre cirúrgico em suas explicações.. Parabéns, por mais pessoas igual a vc ,te acompanho há tempos parabéns...
No meu Polo 200TSi andando na estrada em 2-2,5mil giros ele faz até 17km/l, já quando dou umas pisadas passando dos 3mil giros ele cai para 13-14km/l. Acho justo, é um motor que se adapta ao estilo de pilotagem do motorista, se quiser andar de boa, é econômico, se quiser se divertir (e esse 200TSi é bem capaz disso), tem o preço a se pagar.
É isso mesmo. O 200 TSi do meu Polo na estrada indo a 100-110 de boas faz até 16 na estrada se não precisar acelerar pra fazer ultrapassagens, mas numa viagem cheia de retomadas fortes em estrada de pista simples povoada por caminhões (como acontece na maior parte do tempo comigo) faz entre 11 e 12.
Tenho um Polo TSi também e confirmo o que disse. Se andar sossegado ele é realmente MUITO econômico (no início eu nem acreditava). Mas se quiser desempenho e pisar, ele entrega (o motor tá longe de ser esportivo, mas é bem esperto), mas vai ter que conversar com o frentista mais vezes, rsss
Feliz com meu C4 VTR 2.0, motor EW10 aspirado, entre 9 e 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada a 100 km/h, ambos com ar ligado, manutenção mínima e barata.
17,9 km/l??? Só se for numa estrada em que a maior parte dela é descida suave, e sem precisar fazer ultrapassagens e nem muitas curvas. Se não for isso, é migué.
Caro Boris, sugiro que faça uma matéria, sobre a "máfia" das empresas inescrupulosas, que vendem molas automotivas "recondicionadas" ou "remanufaturadas" e até "esportivas", que não passam de peças usadas, que sofrem apenas um banho químico e uma simples pintura, ou tem elos cortados para serem "esportivas". Não respeitam sequer o tipo ou modelo do veículo; o mesmo ocorre com amortecedores.
Boris Tenho um renegade 21 Hj tá na oficina em Juiz de fora por causa do trocador de calor. O problema é o trocado ou o fluido?????? Será a a jeep vai embora do Brasil?
Eu que sei...quando comprei meu Jetta de cara fiz uma viagem com a família e observei o carro a 120km/h com a rotação lá embaixo e fiz 17km/l. Dias depois dei umas pisadas mais fortes em estrada, umas arrancadas e retomadas apenas e me apavorei com o consumo beirando os 4km/l hahaha parecia que o conta-giros funcionava junto com o marcador de combustível. Foi a primeira vez que consegui visualizar ou perceber o ponteiro se mexendo
Kkkk é bem isso msm. Motor turbo é versátil. Te entrega o q vc quiser... economia.. emoção.. e tb susto na hora de abastecer se a gente resolver pisar com gosto
Verdade. Mesmo a Equinox com 262 cavalos, na rodovia com alto tráfego quando não dá pra passar de 100 km/h chega a fazer até 15 km/L . Agora, quando decido pisar aí faz 9 ou 8 km/L
Meu up tsi faz até 20km litros se andar de boa , agora pisando cai para 15km/l. Medi em uma viagem de 2000 km entre es e Bahia. Mais isso tudo vai depender de muitos fatores, tipo de rodovia, trânsito, caminhões para ultrapassar , subidas, descidas, combustível etc.....
Mas ate carros com motor convencional, se quiser velocidade, vai consumir muito. Nos motores 1.0 dos populares , andando a 80km/h são super econômicos, 15km/litro, se andar acima de 100km/h , no caso do meu (um gol) bebe bem mais, ai o consumo vai para 11km/litro aproximadamente.
Não tenho conhecimento prático da área de preparação de carros, mas sou estudante de engenharia e vemos no estudo da Termodinâmica diversos ciclos de potência e sim, é possível aumentar a eficiência de um ciclo termodinâmico com uma turbina. Entretanto, não há dúvidas que existem muitas variáveis para dimensionar o veículo de forma a torna-lo mais eficiente e confiável. Os profissionais que trabalham com isso, em geral, estão lidando com um público que está se preocupando apenas com o ganho de potência e não possuem muita experiência em projetos que visam o ganho de eficiência energética.
Esta treta com canal de mecânico (ADG, em particular) não leva a lugar algum. Nos bons canais de mecânicos eles compartilham experiências da sua realidade. Eles possuem conhecimento de causa.
No momento em que abrir sua própria oficina, ser chamado de "picareta" e descobrir quais são os defeitos mais comuns, aí dá pra conversar em pé de igualdade com qualquer mecânico.
Turbo compressor quando bem dimensionado é algo que melhora muito a performance do motor, performance e não desempenho. Só que muitas vezes é uma conta complicada e cara, principalmente como projeto inicial. Precisa de muito investimento e testes exaustivos. Basta olhar a F1 que voltou a usar turbo compressores a alguns anos e ainda não consegue fazer tudo que se pode com os motores. Mas é outro papo. Motores turbo são muito bons, mas nada é perfeito, tem turbo lag, tem o problema da mistura e tal, mas com a tecnologia atual seria o cenário ideal se as montadoras não usassem projetos tão ruins e peças tão baratas, para maximizar a redução de custos de produção e o valor de venda. O que observa atualmente é um festival de motores RUINS, que já saem da fabrica com defeitos crônicos que todos conhecem ou deveriam conhecer.
Mas isso ocorre com todo carro independente de ser turbo ou não. Se pegar um carro 1.0 aspirado e pisar fundo, onconsumo também vai aumentar e bastante.
Eu discordo concordando. Qualquer veículo em velocidade mais alta ou com acelerações e retomadas mais fortes terão aumento de consumo, mas eu tinha um Ônix Plus turbinado e ainda tenho uma TR4 e viajei muito com ambos. Acelerando forte o Ônix com ar condicionado ligado, família e bastante bagagem o consumo ficava por volta de 12 a 14km/L, mas a TR4 só abaixo de 100km/h e com o ar desligado para chegar perto dos 10km/L na rodovia. Antes tive um Fit 1.5 e câmbio manual, pra chegar nos 14km/L era andando muito mais tranquilo que o Ônix. Então comparados motores sem turbo e motores turbinados, mesmo sendo mais exigidos, os motores turbo têm consumo menor. Agora, realmente não é de se esperar um consumo baixo numa condução de "Ayrton Senna". Só mágica pra fazer isso acontecer
Tenho um Monza 87. Turbinado forjado e injetado desde 2011, tudo feito de forma técnica,ando com 1,8de pressão,, uso álcool e em rodovia na velocidade permitida faz 10 km,l,, cidade 7,, e se quiser andar ,,anda,, tem fueltec, disco nas quatro e rodas e pneus potenza G3,som ,e é muito melhor que essas coisas que vendem agora que não saem da oficina,,
Boris, fale sobre os cuidados que o proprietário deve ter em carros com motores modernos, especialmente sobre a injeção direta e os motores de três cilindros. O quanto um combustível de má qualidade (que temos por aqui) pode afetar a vida útil destes motores modernos? E como proprietários podem minimizar este impacto?
Tenho um Pulse impetus 2022. Pensa num carro beberrão na cidade. Me falaram na concessionária que quando ultrapasse 6.000km o consumo se normalizaria. Cheguei aos 30.000km, e continua a mesma coisa. Só é econômico em viagens longas. Na cidade é um desespero. Alguém tem alguma opinião?
Olá querido Bóris! Gosto muito dos seus comentários, sempre esclarecendo dúvidas! Tenho uma Tracker 1.4 Turbo, e realmente, na boa éla é muito econômica! Mas se pisar, é um foguetinho, mas daí consome mesmo! Abraço amigo!
Ou seja o turbo é um auxiliar do 1.0 ou 1.3 para ganhar eficiência, e se for forçar velocidade ele perde o propósito da eficiência e se torna eficaz, entrega potência mas ao custo elevado.
O meu é honda 1.5 excelente. Ficaria melhor é CLARO com turbo. Mas como disse o mestre, não foi feito pra ser turbo. Vamos aproveitar o melhor de cada motor. Principalmente se é novo e TAH funcionando bem. Abraços
Tenho uma HR-V 2018, 35.000km, 1.8, não é turbo....na estrada quase 12 km/L no etanol e mais de 15 km/L na gasolina.....meu vizinho pegou HR-V 2023 1.5 turbo....segundo ele....máximo 8kmL ...... para min....110....120 km/h está ótimo....nunca fui multado e, graças a Deus, nunca usei meu Seguro.....
Sim, é bom salientar que viajo muito para Curvelo , estrada dupla, relevo plano, pedágios. Já fui algumas vezes de BH para Guarapari, estrada horrível, relevo acidentado, curvas etc, porém...com calma e paz no coração....o carro agradece.
É isso mesmo, viajei recentemente num ônix turbo e em um ritmo mais forçado bebe a mesma coisa que um 2.0 do Honda civic, em cidade e velocidades normais… é bem melhor
Disse bem se não tomar muitos cuidados. A engenharia manda os projetos👍👍👍 os fabricantes reduzem custos daí vai sair um bocado de BOMBA você será capaz de aguentar tantos prejuízos?
tenho uma Tiguan R line 2020, e o consumo na estrada andando a 110/120kmh é muito bom para o tamanho do carro, fica em torno de 13kml. Se a velocidade de cruzeiro for maior por volta dos 160kmh, ela faz 7kml.
Claro que existe o problema de motores nos turbos novos. É só ver o tanto de carro novo que perde o motor por arrefecimento e lubrificação. Os motores novos são mais leves só que trabalham no limite do suporte dos materiais. Bóris precisa melhorar o que fala.
Eu já sabia disso e fiz esse teste no meu turbo. Em uma viagem longa acelerando bem eu gastei um tanque completo e já andando de boa foi um pouco mais da metade do tanque, realmente muita diferença. Já em aspirado não tem essa diferença toda.
Resumindo quem compra esse tipo de motorização está trocando gato por lebre , paga bem mais caro e no final das conta se for pisar mesmo vai gastar mais kkk
@@azukermansm7028não é bem assim. Andando normal igual a todos , o consumo será muito reduzido. Agora se for ficar acelerando direto, vai beber mesmo , igual qualquer outro carro beberia . Tenho um up tsi e andando de boa até uns 120 km , ele consome pouco demais. Agora se ficar andando a 150 e fazendo ultrapassagens diretas, rotações elevadas aí ele vai beber , mesmo assim menos que outros carros.
O Corcel, Chevette e cia há 40 anos atrás já eram mais econômicos que a maioria dessas tranqueiras de hoje. Hoje tem muita tecnologia, complexidade mas eficiência de verdade mesmo foi bem pouca.
TURBO É VIDA! Desempenho,economia e esportividade. Estou no 3° carro turbo,2° 1.4 é impressionante a performance! Anda junto com os artigos v 6, Só q com uma arrancada melhor. Esses aspirado 2.0 chora 😂😂😂
E tudo muito simples: a energia não está no motor, a energia está no combustível. O motor é um mero transformador da energia química contida no combustível em energia mecânica. Nessa transformação há muitas perdas, a eficiência do motor é relativamente baixa, mas o turbo melhora muito esta eficiência e então se consegue obter a mesma potência com menos combustível. Porém, se você quiser usar a potência máxima que um motor turbo oferece você vai precisar queimar mais combustível. Não esqueça que a potência máxima de um motor aspirado de mesma cilindrada é substancialmente menor.
Boris, quando o assunto é economia de combustível o que compensa mais? Pisar fundo pra chegar rápido em casa ou manter uma velocidade mais baixa e demorar pra chegar?
É só olhar pela unidade de medida que é km/l e não km/hora ou minuto, a distância final é a mesma independente do tempo que será gasto. Portanto, sempre que andar consumindo menos, mesmo que demore mais, será mais viável economicamente.
Exemplo, digamos que vai viajar para uma cidade que está a 100km de distância: 1- com velocidade media de 140km/l, chegou em 43 minutos e seu veiculo nessa situação fez 12km/l. Sendo assim: gastou 8,33L. 2- com velocidade media de 100km/l, chegou em 60 minutos e seu veiculo nessa situação fez 15km/l. Sendo assim, gastou 6,66L. Os valores de consumo são hipotéticos, mas em rodovias nas velocidades do exemplo, quanto maior a velocidade maior o consumo, logo gastar mais porém chegando mais rápido, não terá economia alguma, muito pelo contrário.
Beleza. Agora a próxima pergunta. Correr a pé na chuva pra sair dela mais rápido, ou andar devagar pegando menos pingos por mais tempo até sair dela? 🤔@@japokasilva
Tinha uma Strada Ranch motor 1.3 aspirado. Troquei por uma Strada Ultra 1.0 TURBO. A Strada 1.3 é mais econômica que a turbo. Tipo, dá uma diferença de pelo menos 2 km por litro. Aferido durante abastecimento. Outra coisa que notei é que o consumo registrado no computador de bordo da Strada Turbo não bate com o da bomba de combustível. Mas o da Strada 1.3 batia
Cara esses motores da linha Fiat turbo são beberrões..tenho um virtus gts 1.4 turbo, meu tio um pulse abarth fomos juntos viajar agora...resultado...meu carro fez incríveis 15.8 kml e o pulse do meu tio 12 8
Sim. Nem mesmo o virabrequim os VW, Fiat e Hyundai permitem retifica. Somente os GM. É claro que isso não vai impedir as gambiarras. Mas com tantos pererecos eletrônicos e elétricos em um carro moderno, esse nem será o maior problema.
Simples assim, cavalo anda, cavalo bebe. Tenho um focus 2.0 aspirado, andando tranquilo e com ar faço 8 na rua e 12 na estrada... Mas se pisar mesmo, faz 5 na rua e 8 na estrada... mas anda que é uma beleza!
Tem outra coisa, tenho um jetta tsi, e sei que na cidade um dos fatos do consumo elevado é por não "encher" o turbo. Como o turbo em baixas rotrações não está em sua melhor eficiência a potência extra necessária vem da injeção de mais combustível no motor.
E o gol mil turbo ano 2000 ? Saia com turbo de fábrica e foi um fiasco total. Se economizou combustível, gastou muito mais com mecânico. Sem falar no preço das velas, mais de 400 reais em 2001. Isso hoje seria uma verdadeira fortuna se considerarmos que a gasolina custava 1,20 e agora custa 6 reais o litro
Estava a frente de seu tempo. Ainda não tínhamos óleos lubrificantes tão bons quanto hoje, o combustível era pior (e mais adulterado que atualmente), os mecânicos não tinham tanta experiência com veículos turbinados, e alguns donos ainda acostumados que "Gol não quebra..." e deixavam as revisões de lado...
Pois é, ilusão do Boris em achar que só porque sai de fábrica, que é bem projetado. Se fosse assim, não teríamos problemas crônicos em todo modelo produzido
Ele disse que por sair de fabrica foi projetado pra aquela situação e não que por sair de fabrica nunca vai apresentar problemas. Tecnologias novas geram novos desafios aos engenheiros. Ou o mecanico que você conheceu no boteco é que sabe?
Não acho ogol turbo um fiasco muito pelo contrário muito bom e durável qu ando se tem um bom mecânico .Meu amigo tem um e vai pra qualquer lugar Como uma melhorias na parte do turbo acerto e ficou uma ótimo carro a potência subiu apenas um pouquinho A samacar tem gente competente pra isso!
E não é só isso - a ideia do turbo também passa pelo conceito do ‘downsizing’. O que vc acha: qual consome mais um Creta com um 2.0 aspirado pesadão ou um T-Cross com um 1.4 turbo, que, além de mais leve tem mais torque que aparece numa rotação bem mais baixa ? Não é à toa que a Hyunday já está cogitando um Creta com um 1.4 turbinado
Sim é igual vc comparar um v6 com um 2.0 turbo, o turbo anda bem mais por ser mais leve, entretanto o v6 tem mais confiabilidade em motor por ser mais simples, entretanto eu prefiro o turbo pois o que nao gasta em manutencao em motor de carros mais pesados como qualquer v6 ou aspirado, vc vai gastar em suspensao que no meu ver é muito menos vantajoso...
Já tive vários carros aspirados 1.6 outros 2.0 hoje tenho uma 2008 thp flex é muito melhor que os aspirados em economia de combustível e retomada de velocidade
@@brunofagundes8488 considerando que tem muito carro 1.0 que faz a mesma coisa, é extremamente econômico, e outra nosso país, possui poucas vias que pode rodar a 100km/h, do que adianta ter um carro que faz mais que isso andando a 200 se vc vai gastar a economia em multa.
@@JosiasDantasGurgel sim! Mas a questão levantada foi a economia! Um carro turbo andando na mesma velocidade do seu Civic que dá 14 ele vai dar acima de 17! Tenho um virtus gts 1.4 turbo que andando de boa a 100 km/h passa de 17 kml
Esses motores turbo com injeção direta realmente são excelentes em economia de combustível e desempenho se comparados com os aspirados. Mas o problema é que geralmente o valor que vc economizar em combustível durante algum tempo, será gasto outro muito maior nas manutenções depois...
@@ericch544 mas esse problema vai ocorrer até mesmo com o primeiro dono se ele ficar tempo o suficiente com o carro! E no caso de comprar um carro desses já usado, o difícil é poder confiar no que o vendedor te disser sobre as condições do carro. Como vou saber se oq vc diz é verdade ou se está é querendo passar a bucha pra frente? Rsrs
@@RCC8989 Quando fala VAI é uma afirmação de 100%. Conheço carros inj direta c mais de 100 mil que na manutenção periodica correta nao ocorreu nada ( nao foi 100 %). Como v e eng vc sabe q umas coisas melhoram (desempenho, prazer de dirigir, economia) e outras pioram, mas faz parte do pacote. Não existe almoço grátis. O procomve ta ai e é um caminho sem volta.
Eu já ouvi dizer que o turbo compensa pra pegar estrada, mas ele consome mais na arrancada, então pra viagens curtas ou pro anda-e-para da cidade ele acaba consumindo mais. Pode me dizer se isso Procede?
Não procede Em condições comparativas iguais (mesma forma de dirigir, motores quase iguais, um com outro sem o turbo), o motor turbo sempre será mais eficiente (econômico) que o aspirado
Depende a finalidade, se for para um casal sem filhos ou uma pessoa solteira, é uma boa opção, pra quem tem família já não vale a pena, em questão de manutenção é bem tranquilo, motor zetec, corrente de comando, não tem correia dentada, 100 mil km está dentro da normalidade pelo ano do veículo.
Verdade! Tenho um Nivus que acontece exatamente isso. Se ando no modo automático, ele é relativamente econômico, mas se mudo para o manual e estico até 6 mil giros, ele bebe e muito!!!! Parabéns, Bóris! Mais um excelente vídeo!
Comprei 0 Km um VW VIRTUS Tsi Turbo...não quero mais saber de motor aspirado!!! O motor Turbo te dá outro intendimento e outra "pegada" ao dirigir. Tô satisfeito!
Também a ter en conta que o turbo no motor é pra rico porque esse equipamento acrece em 2 mil dólares de algo mais a quebrar que se não tivesse tem esse costo a menos,sempre as maiores prestações se pagam.
Qualquer motor é assim, isso é óbvio. Tenho um Cruze turbo e andando entre 100 e 120km/h na estrada com duas pessoas dentro nunca fez menos de 15,5 km/l. Sempre com o ar ligado.
Sr. Richfield está certo. Fora que o turbo entrega toda a sua performance já nos 2000 rpm (média), o que não te faz esgoelar o carro em altas rotações, pisando menos e poupando assim combustível.
Sei que tem muita tecnologia envolvida, muita engenharia...mas na prática o turbo é uma peça a mais para quebrar e dar problema, e um problema que o dono do carro não tinha, a dúvida que fica é qual a durabilidade desses turbos?, e se quando ele der problema, o dinheiro que em tese você economizou com combustível vai todo para pagar uma peça nova ou conserto, ou pior, gastar até mais...tem carro "popular" de 100 mil saindo com motor Turbo, se o carro é esse preço, imagina quanto não custa uma turbina nova e a mão de obra que o mecânico vai te cobrar?????
Boa noite boa Páscoa Boris, não sabia dessa, sou leigo pra mim por ser turbo achava que sempre consumia + petróleo, mas turbo é gases interessante, mas como você disse se o motorista for pé de chumbo fu...🤬😂!
Sim o motor com turbo de fábrica é preparado pra receber o turbo, mas sua manutenção após o período de garantia é mais cara, pois tem mais componentes, prejudicando a revenda. Portanto a ideia de economia de combustível é válida mas é totalmente perdida quando o dono vai trocar de carro.
Tem gente que compra carro com motor turbo, mas basicamente só vai ao supermercado, shopping, levar crianças à escola....ou no máximo visitar parentes no vilarejo vizinho! Surreal... 🤨😩
É exatamente isso que acontece no meu carro THP. Se vc dirigir devagar ele é bem econômico (quase 10 km/L), mas se dirigir de forma bem esportiva ele consome até 50% mais combustível, mas entrega o desempenho. Por isso é um motor versátil que se adapta ao modo que o motorista preferir.
Tem um canal muito bom aqui no YT chamado Engineering Explained que explica porque isso acontece. Quem desejar os detalhes pesquise por "Mazda's Secret To Efficient Turbo Engines". Basicamente quanto mais potência se exige do motor, maior a quantidade de combustível e de ar (turbocomprimido) injetados dentro do cilindro. O que faz aumentar a pressão, e por consequência a temperatura quando a compressão ocorre. Isso causa dois riscos: pré-detonação (o que os gringos chamam de knocking), o que pode danificar o motor, e também aumenta muito a produção de óxidos nitrosos (os poluentes do Dieselgate da VW). Há uma maneira de contornar isso, que é injetando ainda mais combustível na câmara, pois a gasolina injetada (ou o álcool) tem poder refrigerante, esfriando a temp da mistura e por consequência reduzindo a pressão e seus efeitos indesejados. Por isso o consumo aumenta mais do que deveria.
DEZ KM COM UM LITRO.
HONDA SEM TURBO FAZ QUINZE.
lixo
@@NelsonVelloso-d5mmeu clio dci faz até 33km/l na estrada
@@joetheporco3855 vamos com calma ne amigo.. kkkk
Desde abril de 2023 estou me acostumando com o meu HB20S Platinum Plus TGDI, no começo me assustei com o consumo que já era esperado, hoje já habituado com o modo de dirigir já estou conseguindo médias excelentes, por exemplo:
Sai de Uberlândia e fui até Conselheiro Lafaiete em novembro. De Uberlândia a Contagem fui no álcool, lá enchi o tanque de gasolina comum (colocando aditivo que comprei na concessionária) acabei de chegar em Lafaiete, depois na volta parei novamente em Contagem e voltei a encher o tanque com gasolina comun e cheguei em Uberlândia.
Uberlândia a Conselheiro Lafaiete
1.238 km rodados
88,42 litros gastos
Média geral 14 km/l.
Acho que fez bem.
De Uberlândia a Contagem a média foi 99 km/h com máxima de 167.
Contagem a Lafaiete a média foi de inacreditáveis 49 km/h por causa de um congestionamento monstro, com máxima de 147 km/h.
Na volta de Lafaiete a Contagem teve média de 89 km/h e máxima de 156 km/h.
De Contagem ao restaurante Milhão e depois a Uberlândia a média foi de 106 km/h com máxima de 166 km/h.
Todos esses números estão no aplicativo. BlueLink do HB20S.
Não é um sedã médio, mas entrega muito, sem contar a tecnologia que foi o que me fez optar por ele e não pelo Corolla Xei ou pelo Honda Civic, estes dois últimos ainda teve o componente valor que ultrapassaria meu orçamento, mas estão no radar para a próxima troca. Este paguei a vista, 120 mil.
Dava carro excelente seminovo, mas estou desde 2013 comprando carro zero km e não abro mão disso, pelo menos por enquanto.
Ao meu ver o grande benefício do carro zero são as novas tecnologias e evitar de comprar carro cheios de problemas. Entretanto fazendo uma boa compra, uma consultoria automotiva, consegue evitar essas fraudes e pilantragens de muitos carros seminovos e usar o mesmo valor do zero em um seminovo superior. É questao de tempo e dinheiro. Quem tem tempo opta por um bom seminovo. Quem não tem vai no zero pra evitar ter dor de cabeça. Minha opinião apenas. Ps: sou consultor automotivo e ja cai em mto negócio ruim. Com estudo e técnica hoje livro pessoas de acontecer o mesmo.
Você é um rapaz que não tem maldade dos carros, tem condições De comprar um novo, que bom, vou te dar um conselho, não vai ficar chateado, bravinho por falar do carro? NÃO confie no catalisador desse HB20. Trabalho há 3 anos na mesma oficina, nesse meio tempo fizemos alguns cabeçotes e somente eu fiz a troca de 4 catalisadores (ele ENTOPE, as colmeias de dentro de soltam) e atrapalha o fluxo de ar (não sai ar pelo escapamento). Isso dá compressão e arrebenta o motor. É o carro NOVO que MAIS acontece isso com catalisador, independente de usar gasolina e álcool. Um rapaz e o amigo dele trouxeram um HB20 que foi feito o motor todo em outro lugar, queria por Bardal aquele oleo grosso, me apavorei e não botei tudo falei que isso era muito errado, que não sabia o que poderia acontecer num motor desses todo remendado com um óleo grosso assim, não coloquei tudo, ele foi insistente, bom, foi embora e disse que ia passar o carro adiante pra outro... Enfim conselho foi dado, tu gostando ou não gostando. Se puder, compre outro, abraço...
O que muita gente também não entende é que boa parte dos problemas dos motores atuais não está no só fato de ter turbo, mas sim pela popularização da injeção direta, principalmente com a qualidade horrível do combustível vendido aqui no Brasil.
Vendido nós postos pq da refinaria sai top
É isso, injeção direta é inimiga de combustível ruim.
@@fernandocarvalho2710 a gasolina brasileira e inimiga do povo e do carro 😂😂😂😂😂
@@adrianamt3604Na refinaria sim, mas os combustíveis são alterados nas distribuidoras, não nos posto.
Nas distribuidoras, os postos escolhem as diversas misturas por preços. Desde o mais barato com alta concentração de misturas até o mais caro e puro.
Alguns postos até misturam, mas são os postos que possuem caminhões tanques próprios, onde são feitas as misturas.
É. A injeção direta não se dá bem com combustíveis ruins, e esses motores modernos não se dão bem com proprietários lambões que utilizam óleo de motor vagabundo e baratos, invés de usar o indicado pela montadora.
Tenho um tracker ano 2019 motor 1.4 turbo, carro muito econômico, dentro da cidade consigo fazer uma média de 11 KM/L, na estrada 16 KM/L, mais como falou o Boris, se acelerar forte o consumo vai pro espaço 😂😂😂
Turbo ja sai de fábrica e o poweshift saiu de onde? Tanta bomba ja saiu e continua saindo de fábrica.
Gol g3 turbo
Todos os caminhões são turbo a décadas e veículo de trabalho precisa ser confiável
Manutenção em dia não dá bo
Hj temos ótimos motores turbos, resistêntes e economicos e fico imaginando, ja pensou se a gasolina do Brasil não tivesse esse excesso de água e álcool misturados, seria espetacular o desempenho desses carros turbinados!
Cita aí um só motor turbo resistente..kkkkkk Onix???? Kkkk tudo bomba
@@jailsonalves4864 Civic Touring
@@jailsonalves4864vai lá vei andar de aspirado kkkkkkkk
@@vouateanotar3288motor turbo é bom só até a hora de quebrar a turbina, quando receber a facada vai lembrar do aspirado 😂
@@jonathfonseca18 turbina pequena demais também e menos durável Esse povo pensa que turvo de fábrica vem com tecnologia supra sumo! 😂😂😂
Opa. Tudo depende do trajeto, do peso, quantidade de passageiros e sim senhor, do ar condicionado por exemplo com 4 pessoas. Cada um tem que fazer o seu cálculo. Fiz trajeto daqui da capital de São Paulo até Aparecida do Norte e retorno, com 4 pessoas e ar condicionado ligado no 1 e no 2, velocidade máxima nas rodovias e a gente sabe que acima de 100 ou 110 km/h o carro sempre gasta mais. Quando retornei fiz o cálculo manual enchendo o tanque e para minha surpresa fez 16,99 km/l na gasolina. No painel já tinha informado 18,1 km/l - Virtus 2020 TSI. Isso pra mim é economia, custo benefício ótimos.
Já tive um Creta 2.0, agora tenho nova geração com motor turbo. Tenho gostado, pois não vejo necessidade de sair por aí andando a 150km/h…(desnecessário). Acho que qualquer veículo deve beber mais quando se pisa mais. Obrigado pelas sábias dicas.
Exatamente. Tenho um golf tsi 1.4 manual já há 8 anos e é bem assim mesmo. Na estrada a 100km/h com ar ligado faz 17. Agora se for a 140 150 160...faz 12 11. Anda muito... há é na cidade faz 10/11... top. Não tenho vontade de vender, já umas 5 pessoas me perguntam se vou vender, pra avisar pra eles....só alegria....
Caramba seu Golf 1.4 faz 17 com ar ligado ainda caramba que top
o problema em si não é o turbo, mas sim o compactar o motor de 4 cilindros pra 3 e depois por um turbo pra ficar forte, não tenho motor turbo, mas tenho um 3 cilindros Renault Logan, na real? que saudade do meu motor com 4 cilindros Renault Logan era mas econômico do que o que estou agora e era menos barulhento.
É aquilo né... tiram um cilindro, aumentam a taxa de compressão no talo, e consequentemente a durabilidade também será menor. Aí a economia em combustível é prejudicada quando precisa fazer manutenção, que sai mais caro que num 4 cilindros convencional turbo, ou aspirado.
Sim, esse foi o argumento do High Torque, fizeram tão compactado que virou descartável, o Boris não responde ao argumento certo.
Bóris é engenheiro mecanico meu parça, entende muito mais que qualquer mecanico. Ou o pedreiro sabe mais que o engenheiro também? É cada uma.....
@@alexandremotter9945 hum vdd, ele é, retifico então, mas dá uma olhada no vídeo sobre motor 3 cilindros lá no canal, e vai entender o q eu disse, o Boris não ataca o ponto certo onde está a crítica.
Ele é engenheiro mecânico mas a única coisa que vi foi ele dando crédito para as montadoras "ahh mas eles projetaram". Projetaram para durar pouco.
Muitos anos de vida meu caro !!!
Vc como sempre cirúrgico em suas explicações..
Parabéns, por mais pessoas igual a vc ,te acompanho há tempos parabéns...
Concordo,meu polo tsi faz exatamente isso,conforme o pé do motorista. 3:03
Parabéns pelo esclarecimento! Muito obrigado.
Bom mesmo é meu Palio Fire Economy, em 80km/h na BR, com ar, faço 17,6km/L
Gasolina faço 23km/l no 208 firefly
No meu Polo 200TSi andando na estrada em 2-2,5mil giros ele faz até 17km/l, já quando dou umas pisadas passando dos 3mil giros ele cai para 13-14km/l. Acho justo, é um motor que se adapta ao estilo de pilotagem do motorista, se quiser andar de boa, é econômico, se quiser se divertir (e esse 200TSi é bem capaz disso), tem o preço a se pagar.
Isso é no computador de bordo? E na bomba quantos ele faz? Esses carros dão diferença computador vs real
@@dougbonin na bomba não dá diferença significante, sempre na casa depois da vírgula.
@@dougboninmeu up tsi e a diferença costuma ser de no máximo 5% em uso urbano e na rodovia uns 3% no máximo
É isso mesmo. O 200 TSi do meu Polo na estrada indo a 100-110 de boas faz até 16 na estrada se não precisar acelerar pra fazer ultrapassagens, mas numa viagem cheia de retomadas fortes em estrada de pista simples povoada por caminhões (como acontece na maior parte do tempo comigo) faz entre 11 e 12.
No meu Golf TSI 1.4 andando nos 100-110 de boas, faço mais do que 16 km/l. Bato nos 17/18 km/l. Estrada plana. O DSG tem uma 7a marcha bem longa.
Tenho um Polo TSi também e confirmo o que disse. Se andar sossegado ele é realmente MUITO econômico (no início eu nem acreditava). Mas se quiser desempenho e pisar, ele entrega (o motor tá longe de ser esportivo, mas é bem esperto), mas vai ter que conversar com o frentista mais vezes, rsss
No Golf TSI 1.4 DSG, numa viagem, mesmo dando umas pisadas fortes, faz de 13 km/l pra cima.
@@facsilva01, traduz. Não entendi.
O meu polo TSI as vezes exala um cheiro de podre!??? Será isto? O gás que ia pra fora vai pro motor?
Feliz com meu C4 VTR 2.0, motor EW10 aspirado, entre 9 e 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada a 100 km/h, ambos com ar ligado, manutenção mínima e barata.
Já tive um. Baita carro. Pisando e com escape direto fazia 8 a 9 km litro na cidade é estrada fazia 15km/l tbm
Eu já fiz 19 km/litro de gasolina na estrada, com meu Corolla GLi 1.8, 2015.
O assunto é a turbina, não sobre um Corolla andando a 70km/h
@@maiquelnunesdearaujo3289 90 a 100 km/h.
Tenho um Chevrolet Cruze 1.4 turbo 2017. Até 100Km/h o carro é super econômico, já fiz 17,9 km/l nele. Se passar dos 100km/h aí é redemoinho no tanque
Cruze 🤣🤣🤣
kkkkkkkkkkkkkkkkk essa ai foi boa..
17,9 km/l??? Só se for numa estrada em que a maior parte dela é descida suave, e sem precisar fazer ultrapassagens e nem muitas curvas.
Se não for isso, é migué.
@@adobehitler1945também achei que era mentira do ex dono quando comprei. Mas me surpreendi com a economia do carro.
@@adobehitler1945 mas eh aquilo amigo.. andar a 80 a 90km/h ai se tu compra um carro turbo pra andar assim ai tu tá jogando dinheiro no lixo.
Caro Boris, sugiro que faça uma matéria, sobre a "máfia" das empresas inescrupulosas, que vendem molas automotivas "recondicionadas" ou "remanufaturadas" e até "esportivas", que não passam de peças usadas, que sofrem apenas um banho químico e uma simples pintura, ou tem elos cortados para serem "esportivas". Não respeitam sequer o tipo ou modelo do veículo; o mesmo ocorre com amortecedores.
Boris
Tenho um renegade 21
Hj tá na oficina em Juiz de fora por causa do trocador de calor.
O problema é o trocado ou o fluido??????
Será a a jeep vai embora do Brasil?
Boa noite!!!
Já tive Peugeot 408 2.0 e 1.6 thp turbo, de fato em velocidades maiores o turbo gasta tanto qto o aspirado.
THP 😂😂😂
@@fiateiroiguacu2900 por um acaso, errei?
lixo
@@fiateiroiguacu2900fiat 147 kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@JoseAntonio-hj9ctno caso é bem provável que ele errou,pq muitos confundem o cht com thp,no caso o cht eo motor da Ford
Eu que sei...quando comprei meu Jetta de cara fiz uma viagem com a família e observei o carro a 120km/h com a rotação lá embaixo e fiz 17km/l. Dias depois dei umas pisadas mais fortes em estrada, umas arrancadas e retomadas apenas e me apavorei com o consumo beirando os 4km/l hahaha parecia que o conta-giros funcionava junto com o marcador de combustível. Foi a primeira vez que consegui visualizar ou perceber o ponteiro se mexendo
Kkkk é bem isso msm. Motor turbo é versátil. Te entrega o q vc quiser... economia.. emoção.. e tb susto na hora de abastecer se a gente resolver pisar com gosto
Verdade. Mesmo a Equinox com 262 cavalos, na rodovia com alto tráfego quando não dá pra passar de 100 km/h chega a fazer até 15 km/L . Agora, quando decido pisar aí faz 9 ou 8 km/L
Meu up tsi faz até 20km litros se andar de boa , agora pisando cai para 15km/l. Medi em uma viagem de 2000 km entre es e Bahia. Mais isso tudo vai depender de muitos fatores, tipo de rodovia, trânsito, caminhões para ultrapassar , subidas, descidas, combustível etc.....
Tinha um gol 1.6 98 turbo com 1.2 kg d pressão... Fazia na estrada 10 km/l. Mas qdo pisava com 4 bico suplementar ele fazia 2 km/l.
Mas ate carros com motor convencional, se quiser velocidade, vai consumir muito. Nos motores 1.0 dos populares , andando a 80km/h são super econômicos, 15km/litro, se andar acima de 100km/h , no caso do meu (um gol) bebe bem mais, ai o consumo vai para 11km/litro aproximadamente.
Não tenho conhecimento prático da área de preparação de carros, mas sou estudante de engenharia e vemos no estudo da Termodinâmica diversos ciclos de potência e sim, é possível aumentar a eficiência de um ciclo termodinâmico com uma turbina.
Entretanto, não há dúvidas que existem muitas variáveis para dimensionar o veículo de forma a torna-lo mais eficiente e confiável. Os profissionais que trabalham com isso, em geral, estão lidando com um público que está se preocupando apenas com o ganho de potência e não possuem muita experiência em projetos que visam o ganho de eficiência energética.
Esta treta com canal de mecânico (ADG, em particular) não leva a lugar algum. Nos bons canais de mecânicos eles compartilham experiências da sua realidade. Eles possuem conhecimento de causa.
No momento em que abrir sua própria oficina, ser chamado de "picareta" e descobrir quais são os defeitos mais comuns, aí dá pra conversar em pé de igualdade com qualquer mecânico.
Turbo compressor quando bem dimensionado é algo que melhora muito a performance do motor, performance e não desempenho. Só que muitas vezes é uma conta complicada e cara, principalmente como projeto inicial.
Precisa de muito investimento e testes exaustivos. Basta olhar a F1 que voltou a usar turbo compressores a alguns anos e ainda não consegue fazer tudo que se pode com os motores.
Mas é outro papo.
Motores turbo são muito bons, mas nada é perfeito, tem turbo lag, tem o problema da mistura e tal, mas com a tecnologia atual seria o cenário ideal se as montadoras não usassem projetos tão ruins e peças tão baratas, para maximizar a redução de custos de produção e o valor de venda.
O que observa atualmente é um festival de motores RUINS, que já saem da fabrica com defeitos crônicos que todos conhecem ou deveriam conhecer.
Parabéns! Dica excelente! Gosto de carro. Suas postagens são um tempo útil para mim. Grato!
Mas isso ocorre com todo carro independente de ser turbo ou não. Se pegar um carro 1.0 aspirado e pisar fundo, onconsumo também vai aumentar e bastante.
Verdade, vai manter por mais tempo as válvulas de admissão abertas. É uma regra de três. Por isso existe o teste normatizado do INMETRO.
Eu discordo concordando. Qualquer veículo em velocidade mais alta ou com acelerações e retomadas mais fortes terão aumento de consumo, mas eu tinha um Ônix Plus turbinado e ainda tenho uma TR4 e viajei muito com ambos. Acelerando forte o Ônix com ar condicionado ligado, família e bastante bagagem o consumo ficava por volta de 12 a 14km/L, mas a TR4 só abaixo de 100km/h e com o ar desligado para chegar perto dos 10km/L na rodovia.
Antes tive um Fit 1.5 e câmbio manual, pra chegar nos 14km/L era andando muito mais tranquilo que o Ônix.
Então comparados motores sem turbo e motores turbinados, mesmo sendo mais exigidos, os motores turbo têm consumo menor.
Agora, realmente não é de se esperar um consumo baixo numa condução de "Ayrton Senna". Só mágica pra fazer isso acontecer
Poxa cara, mas o TR4 só é referência pra off road, porquê no consumo e desempenho na estrada é um ponto fora da curva.
Boris, e quanto aos motores 3 cilindros, muitos falam mal, você pode dizer um pouco sobre isso? Obrigado, abraço
Boris cansou de falar já no you tube que 3 cilindros é bom sim. Tá tudo no You tube.
Tenho um Monza 87. Turbinado forjado e injetado desde 2011, tudo feito de forma técnica,ando com 1,8de pressão,, uso álcool e em rodovia na velocidade permitida faz 10 km,l,, cidade 7,, e se quiser andar ,,anda,, tem fueltec, disco nas quatro e rodas e pneus potenza G3,som ,e é muito melhor que essas coisas que vendem agora que não saem da oficina,,
Boris, fale sobre os cuidados que o proprietário deve ter em carros com motores modernos, especialmente sobre a injeção direta e os motores de três cilindros. O quanto um combustível de má qualidade (que temos por aqui) pode afetar a vida útil destes motores modernos? E como proprietários podem minimizar este impacto?
Tenho um Pulse impetus 2022. Pensa num carro beberrão na cidade. Me falaram na concessionária que quando ultrapasse 6.000km o consumo se normalizaria. Cheguei aos 30.000km, e continua a mesma coisa. Só é econômico em viagens longas. Na cidade é um desespero. Alguém tem alguma opinião?
Muito direto e esclarecedor. Parabéns!
Olá querido Bóris!
Gosto muito dos seus comentários, sempre esclarecendo dúvidas! Tenho uma Tracker 1.4 Turbo, e realmente, na boa éla é muito econômica! Mas se pisar, é um foguetinho, mas daí consome mesmo!
Abraço amigo!
Ou seja o turbo é um auxiliar do 1.0 ou 1.3 para ganhar eficiência, e se for forçar velocidade ele perde o propósito da eficiência e se torna eficaz, entrega potência mas ao custo elevado.
Exatamente
O meu é honda 1.5 excelente. Ficaria melhor é CLARO com turbo. Mas como disse o mestre, não foi feito pra ser turbo. Vamos aproveitar o melhor de cada motor. Principalmente se é novo e TAH funcionando bem. Abraços
mas os que só dão problema motor de dentista material fraco!
Tenho uma HR-V 2018, 35.000km, 1.8, não é turbo....na estrada quase 12 km/L no etanol e mais de 15 km/L na gasolina.....meu vizinho pegou HR-V 2023 1.5 turbo....segundo ele....máximo 8kmL ...... para min....110....120 km/h está ótimo....nunca fui multado e, graças a Deus, nunca usei meu Seguro.....
HR-V é bebum por natureza. Mas vai muito do jeito que a pessoa dirige. Tenho certeza que se você pegar a HR-V dele, terá um consumo melhor.
Sim, é bom salientar que viajo muito para Curvelo , estrada dupla, relevo plano, pedágios. Já fui algumas vezes de BH para Guarapari, estrada horrível, relevo acidentado, curvas etc, porém...com calma e paz no coração....o carro agradece.
Já fiz 25km/l na rodovia com meu Golf Highline 1.4.
pessoal desinformado= meu TJET fazendo 15 anos. zero de problemas, continuo com ele----2020 peguei um GTS -zero de BO
Parabéns! Sempre quis um comparativo entre economia vs desempenho em motores turbo.
É isso mesmo, viajei recentemente num ônix turbo e em um ritmo mais forçado bebe a mesma coisa que um 2.0 do Honda civic, em cidade e velocidades normais… é bem melhor
Disse bem se não tomar muitos cuidados.
A engenharia manda os projetos👍👍👍 os fabricantes reduzem custos daí vai sair um bocado de BOMBA você será capaz de aguentar tantos prejuízos?
tenho uma Tiguan R line 2020, e o consumo na estrada andando a 110/120kmh é muito bom para o tamanho do carro, fica em torno de 13kml. Se a velocidade de cruzeiro for maior por volta dos 160kmh, ela faz 7kml.
Gosto dos seus vídeos vc fala a pura verdade,parabéns....
Rapido é subjetivo, mas é proporção de acelerador na exigencia de carga vs ganho de velocidade..
Gosto muito da retórica desse cara
Claro que existe o problema de motores nos turbos novos. É só ver o tanto de carro novo que perde o motor por arrefecimento e lubrificação. Os motores novos são mais leves só que trabalham no limite do suporte dos materiais.
Bóris precisa melhorar o que fala.
Muito bem explicado está de parabéns
Pra desempenho e consumo, turbo é outro nível. Não tem jeito...
Eu já sabia disso e fiz esse teste no meu turbo. Em uma viagem longa acelerando bem eu gastei um tanque completo e já andando de boa foi um pouco mais da metade do tanque, realmente muita diferença. Já em aspirado não tem essa diferença toda.
Resumindo quem compra esse tipo de motorização está trocando gato por lebre , paga bem mais caro e no final das conta se for pisar mesmo vai gastar mais kkk
@@azukermansm7028não é bem assim. Andando normal igual a todos , o consumo será muito reduzido. Agora se for ficar acelerando direto, vai beber mesmo , igual qualquer outro carro beberia . Tenho um up tsi e andando de boa até uns 120 km , ele consome pouco demais. Agora se ficar andando a 150 e fazendo ultrapassagens diretas, rotações elevadas aí ele vai beber , mesmo assim menos que outros carros.
Sr Boris a egr da camioneta a diesel pode ser isolada?
Se já tiver alguma postagem nesse sentido,me informe por favor.
O Corcel, Chevette e cia há 40 anos atrás já eram mais econômicos que a maioria dessas tranqueiras de hoje.
Hoje tem muita tecnologia, complexidade mas eficiência de verdade mesmo foi bem pouca.
TURBO É VIDA! Desempenho,economia e esportividade.
Estou no 3° carro turbo,2° 1.4 é impressionante a performance! Anda junto com os artigos v 6,
Só q com uma arrancada melhor.
Esses aspirado 2.0 chora 😂😂😂
E tudo muito simples: a energia não está no motor, a energia está no combustível. O motor é um mero transformador da energia química contida no combustível em energia mecânica. Nessa transformação há muitas perdas, a eficiência do motor é relativamente baixa, mas o turbo melhora muito esta eficiência e então se consegue obter a mesma potência com menos combustível. Porém, se você quiser usar a potência máxima que um motor turbo oferece você vai precisar queimar mais combustível. Não esqueça que a potência máxima de um motor aspirado de mesma cilindrada é substancialmente menor.
Boris, quando o assunto é economia de combustível o que compensa mais? Pisar fundo pra chegar rápido em casa ou manter uma velocidade mais baixa e demorar pra chegar?
Tá falando em tempo ou consumo de gasolina? E chagar qto tempo antes? Vc pisa, para no semáforo ou no engarrafamento ou na praça de pedágio etc
@@reginacherubini3386 Direto na rodovia dando uma diferença de uns 20 minutos
É só olhar pela unidade de medida que é km/l e não km/hora ou minuto, a distância final é a mesma independente do tempo que será gasto. Portanto, sempre que andar consumindo menos, mesmo que demore mais, será mais viável economicamente.
Exemplo, digamos que vai viajar para uma cidade que está a 100km de distância:
1- com velocidade media de 140km/l, chegou em 43 minutos e seu veiculo nessa situação fez 12km/l. Sendo assim: gastou 8,33L.
2- com velocidade media de 100km/l, chegou em 60 minutos e seu veiculo nessa situação fez 15km/l. Sendo assim, gastou 6,66L.
Os valores de consumo são hipotéticos, mas em rodovias nas velocidades do exemplo, quanto maior a velocidade maior o consumo, logo gastar mais porém chegando mais rápido, não terá economia alguma, muito pelo contrário.
Beleza. Agora a próxima pergunta. Correr a pé na chuva pra sair dela mais rápido, ou andar devagar pegando menos pingos por mais tempo até sair dela? 🤔@@japokasilva
Se usam os gases do escape pra funcionar o turbo, por que não usam o mesmo recurso pra funcionar o ar condicionado?
Tinha uma Strada Ranch motor 1.3 aspirado. Troquei por uma Strada Ultra 1.0 TURBO. A Strada 1.3 é mais econômica que a turbo. Tipo, dá uma diferença de pelo menos 2 km por litro. Aferido durante abastecimento. Outra coisa que notei é que o consumo registrado no computador de bordo da Strada Turbo não bate com o da bomba de combustível. Mas o da Strada 1.3 batia
Cara esses motores da linha Fiat turbo são beberrões..tenho um virtus gts 1.4 turbo, meu tio um pulse abarth fomos juntos viajar agora...resultado...meu carro fez incríveis 15.8 kml e o pulse do meu tio 12 8
Agora sim
A dúvida que eu tinha acabou
Nos carros 1.0, se pisar mais ele bebe bastante tbm e sem a entrega de desempenho hehe
Canal top! Parabéns pelas ótimas informações.🤜🤛🚘🚙🛻
Buenas, é verdade que o motor 3 cilindro não tem retifica ?
Sim. Nem mesmo o virabrequim os VW, Fiat e Hyundai permitem retifica. Somente os GM. É claro que isso não vai impedir as gambiarras. Mas com tantos pererecos eletrônicos e elétricos em um carro moderno, esse nem será o maior problema.
Sempre top 🔝!!!!! Parabéns
Não consigo entender porque algumas pessoas colocam 200 , 300 vc a mais em um motor AP . Destrói mesmo . 👍👍👍👍
Você não sabe de nada amigão!😂😂😂😂
Já aprendi muito com o senhor !
Simples assim, cavalo anda, cavalo bebe. Tenho um focus 2.0 aspirado, andando tranquilo e com ar faço 8 na rua e 12 na estrada... Mas se pisar mesmo, faz 5 na rua e 8 na estrada... mas anda que é uma beleza!
O sistema com turbo é bom, o problema é a qualidade dos materiais usado no motores atuais.
parabéns pelas dicas ❤❤❤❤
Perfeito!! Ganhou mais um seguidor!
Tem outra coisa, tenho um jetta tsi, e sei que na cidade um dos fatos do consumo elevado é por não "encher" o turbo. Como o turbo em baixas rotrações não está em sua melhor eficiência a potência extra necessária vem da injeção de mais combustível no motor.
E o gol mil turbo ano 2000 ? Saia com turbo de fábrica e foi um fiasco total. Se economizou combustível, gastou muito mais com mecânico. Sem falar no preço das velas, mais de 400 reais em 2001. Isso hoje seria uma verdadeira fortuna se considerarmos que a gasolina custava 1,20 e agora custa 6 reais o litro
Estava a frente de seu tempo. Ainda não tínhamos óleos lubrificantes tão bons quanto hoje, o combustível era pior (e mais adulterado que atualmente), os mecânicos não tinham tanta experiência com veículos turbinados, e alguns donos ainda acostumados que "Gol não quebra..." e deixavam as revisões de lado...
Pois é, ilusão do Boris em achar que só porque sai de fábrica, que é bem projetado.
Se fosse assim, não teríamos problemas crônicos em todo modelo produzido
Ele disse que por sair de fabrica foi projetado pra aquela situação e não que por sair de fabrica nunca vai apresentar problemas. Tecnologias novas geram novos desafios aos engenheiros. Ou o mecanico que você conheceu no boteco é que sabe?
Respeito é bom e eu gosto
Não acho ogol turbo um fiasco muito pelo contrário muito bom e durável qu ando se tem um bom mecânico .Meu amigo tem um e vai pra qualquer lugar Como uma melhorias na parte do turbo acerto e ficou uma ótimo carro a potência subiu apenas um pouquinho A samacar tem gente competente pra isso!
E não é só isso - a ideia do turbo também passa pelo conceito do ‘downsizing’. O que vc acha: qual consome mais um Creta com um 2.0 aspirado pesadão ou um T-Cross com um 1.4 turbo, que, além de mais leve tem mais torque que aparece numa rotação bem mais baixa ? Não é à toa que a Hyunday já está cogitando um Creta com um 1.4 turbinado
Sim é igual vc comparar um v6 com um 2.0 turbo, o turbo anda bem mais por ser mais leve, entretanto o v6 tem mais confiabilidade em motor por ser mais simples, entretanto eu prefiro o turbo pois o que nao gasta em manutencao em motor de carros mais pesados como qualquer v6 ou aspirado, vc vai gastar em suspensao que no meu ver é muito menos vantajoso...
Qual a durabilidade de um motor tubo de fabrica? Pois o meu mecânico disse que carro turbo de fabrica é problemão 😢 isso é verdade ???
Vai do seu cuidado Tinha fora de série que vinham com tubo normalmente eram ap e ninguém reclamava e não tinha esse negócio de biela forjada😂😂😂😂
Já tive vários carros aspirados 1.6 outros 2.0 hoje tenho uma 2008 thp flex é muito melhor que os aspirados em economia de combustível e retomada de velocidade
Excelente abordagem !
Show! Parabéns por seu trabalho! 😊 👀 👏
Muito feliz com meu Honda civic 2.0, faz 9 na cidade estrada chega a 14km/L, e se precisar responde na hora.
Chega a 14 andando a 90 km h...se andar acima de 110 cai para 11..já tive 2 Civic e 3 corollas...não tem nada de econômico
@@brunofagundes8488 considerando que tem muito carro 1.0 que faz a mesma coisa, é extremamente econômico, e outra nosso país, possui poucas vias que pode rodar a 100km/h, do que adianta ter um carro que faz mais que isso andando a 200 se vc vai gastar a economia em multa.
@@JosiasDantasGurgel sim! Mas a questão levantada foi a economia! Um carro turbo andando na mesma velocidade do seu Civic que dá 14 ele vai dar acima de 17! Tenho um virtus gts 1.4 turbo que andando de boa a 100 km/h passa de 17 kml
Esses motores turbo com injeção direta realmente são excelentes em economia de combustível e desempenho se comparados com os aspirados. Mas o problema é que geralmente o valor que vc economizar em combustível durante algum tempo, será gasto outro muito maior nas manutenções depois...
Pra quem comprar carro de dono fuleira pd ser msm... quem comprar o meu vai ser feliz...
@@ericch544 mas esse problema vai ocorrer até mesmo com o primeiro dono se ele ficar tempo o suficiente com o carro!
E no caso de comprar um carro desses já usado, o difícil é poder confiar no que o vendedor te disser sobre as condições do carro. Como vou saber se oq vc diz é verdade ou se está é querendo passar a bucha pra frente? Rsrs
@@RCC8989 vai ocorrer. Vc é eng mecanico ? Eu cuido do meu carro. Seja inj direta, turbo. Nao tem carro ruim. Tem dono porco.
@@ericch544 como disse no comentário inicial, esse problema GERALMENTE vai ocorrer sim.
E sim, sou engenheiro mecânico.
@@RCC8989 Quando fala VAI é uma afirmação de 100%. Conheço carros inj direta c mais de 100 mil que na manutenção periodica correta nao ocorreu nada ( nao foi 100 %). Como v e eng vc sabe q umas coisas melhoram (desempenho, prazer de dirigir, economia) e outras pioram, mas faz parte do pacote. Não existe almoço grátis. O procomve ta ai e é um caminho sem volta.
Eu já ouvi dizer que o turbo compensa pra pegar estrada, mas ele consome mais na arrancada, então pra viagens curtas ou pro anda-e-para da cidade ele acaba consumindo mais. Pode me dizer se isso Procede?
Como ele disse, depende do pé...
Uma vez peguei um HB20 turbo pra viajar e o consumo geral não foi muito diferente do meu 2.0.
Não procede
Em condições comparativas iguais (mesma forma de dirigir, motores quase iguais, um com outro sem o turbo), o motor turbo sempre será mais eficiente (econômico) que o aspirado
Da pra adaptar um motor turbo a gasolina em uma van antiga (Trafic).
Boa noite , queria uma opinião sobre o ford ka class 2013 completo , com 100 mil km , se ele e uma boa compra ,vale apena .valeu abraços.
Depende a finalidade, se for para um casal sem filhos ou uma pessoa solteira, é uma boa opção, pra quem tem família já não vale a pena, em questão de manutenção é bem tranquilo, motor zetec, corrente de comando, não tem correia dentada, 100 mil km está dentro da normalidade pelo ano do veículo.
@@BBC-dd9rs valeu , obrigado, o veículo e para minha filha.
Verdade! Tenho um Nivus que acontece exatamente isso. Se ando no modo automático, ele é relativamente econômico, mas se mudo para o manual e estico até 6 mil giros, ele bebe e muito!!!! Parabéns, Bóris! Mais um excelente vídeo!
Sempre ótimas dicas!!!
bom dia da auto eletrica serafim froteira oeste. praia das areias brancas ROSARIO DO SUL RS BRASIL💯💯"
Comprei 0 Km um VW VIRTUS Tsi Turbo...não quero mais saber de motor aspirado!!! O motor Turbo te dá outro intendimento e outra "pegada" ao dirigir. Tô satisfeito!
Este senhor sabe tudo de automóveis e um pouco mais ... sempre assisto os vídeos dele.
Cada vídeo aprendo um pouco mais .
Também a ter en conta que o turbo no motor é pra rico porque esse equipamento acrece em 2 mil dólares de algo mais a quebrar que se não tivesse tem esse costo a menos,sempre as maiores prestações se pagam.
Motores turbo da VW são ótimos, problema é nossa gasolina e o motorista que são acostumado com motor AP.
Qualquer motor é assim, isso é óbvio. Tenho um Cruze turbo e andando entre 100 e 120km/h na estrada com duas pessoas dentro nunca fez menos de 15,5 km/l. Sempre com o ar ligado.
Pois é, qualquer motor, com turbo ou não, pisou gastou.
Sr. Richfield está certo. Fora que o turbo entrega toda a sua performance já nos 2000 rpm (média), o que não te faz esgoelar o carro em altas rotações, pisando menos e poupando assim combustível.
Mas isso é o bê-a-bá. Qualquer carro seja turbinado ou aspirado consome mais combustível mesmo quando é mais exigido.
QUALQUER motor, seja turbo ou aspirado ou não.
Sei que tem muita tecnologia envolvida, muita engenharia...mas na prática o turbo é uma peça a mais para quebrar e dar problema, e um problema que o dono do carro não tinha, a dúvida que fica é qual a durabilidade desses turbos?, e se quando ele der problema, o dinheiro que em tese você economizou com combustível vai todo para pagar uma peça nova ou conserto, ou pior, gastar até mais...tem carro "popular" de 100 mil saindo com motor Turbo, se o carro é esse preço, imagina quanto não custa uma turbina nova e a mão de obra que o mecânico vai te cobrar?????
Boa noite boa Páscoa Boris, não sabia dessa, sou leigo pra mim por ser turbo achava que sempre consumia + petróleo, mas turbo é gases interessante, mas como você disse se o motorista for pé de chumbo fu...🤬😂!
Sim o motor com turbo de fábrica é preparado pra receber o turbo, mas sua manutenção após o período de garantia é mais cara, pois tem mais componentes, prejudicando a revenda. Portanto a ideia de economia de combustível é válida mas é totalmente perdida quando o dono vai trocar de carro.
Adorei as suas dicas!!
Tem gente que compra carro com motor turbo, mas basicamente só vai ao supermercado, shopping, levar crianças à escola....ou no máximo visitar parentes no vilarejo vizinho! Surreal...
🤨😩
Boris, sou seu fã. Você eh o melhor !