desde o final dos anos 80 só uso álcool nos meus carros , comprei uma Saveiro em 2005 já com 25 mil Km , rodei mais de 300 mil Km e vendi funcionando bem , já estou no 2° T-Cross só no álcool e sem problemas algum. Tenho a sorte de que na minha cidade tem um posto BR de propriedade da Ypê que vende combustíveis de ótima qualidade.
Otimo comentário, digo o mesmo , recentemente adquiri um onix 2024 lt aspirado, só uso etanol aditivado, carro faz ótimo consumo urbano e sem contar que anda bem mais, só alegria.
@@carlosdaniel3793 Não Carlos , sou de Serra Negra SP, a matriz da Ypê é na vizinha cidade de Amparo, eles compraram vários postos BR na região que fazem parte da AMPAPETRO.
Também abasteço nesse posto em Amparo, ao lado do Mc Donald's e também no outro posto dos Beira, que fica na saída que vai para Tuiuti/Morungaba. É caro, más noto que o consumo é melhor e ao abastecer com etanol nesse posto. Más aquele posto ao lado do novo Guarani, nunca mais! O carro bebe que só a peste e ainda fica fumaceando e cheirando forte, tamanho é a quantidade de água e solvente misturado...
Uso ETANOL há mais de 25 anos e NUNCA tive nenhum problema com isso. Meu ultimo carro ficou comigo por 9 anos, SÓ NO ETANOL, e nunca tive problema. Por outro lado, tive um volkswagem gol que com 18.000km bateu pino por gasolina adulterada. Depois disso NUNCA MAIS usei gasolina e estou feliz com a decisao.
aproveitando o espaço para lembrar que tenho detectado alta concentração de agua no etanol aqui no interior paulista ai o diagnostico muda. quando teremos nosso combustivel fiscalizado com rigor
Nosso combustível sendo fiscalizado? rapaz...você tem fé! temos um ladrão na presidente, um bando de vagabundos no congresso, ditadores na suprema corte, e você sonhando com fiscalização de combustível... Isso aqui é um prostíbulo, meu caro, não um país .
Eu apenas comentei a durabilidade do motor. Sempre usei etanol e não ocorreu desgaste das partes móveis. Quanto à injeção direta também não fiz comentário específico Mantenho convicto o meu comentário
Os carros da Chevrolet,Volks, Fiat e Ford feitos no Brasil dificilmente darão problema com etanol pois essas fábricas já conhecendo a desonestidade natural do brasileiro com décadas de experiência no Brasil já preparam seus carros a etanol para receberem esse combustível com grandes quantidades de água misturada. O meu BMW como é feito na Europa onde a desonestidade é menor não foi preparado para isso e o computador do veículo não foi programado para detectar H2O (água) no tanque e achar "normal", por isso mesmo sendo um BMW Active flex se eu botar etanol ele vai dar o grito, para de funcionar e o computador de bordo já enche a tela de mensagens me mandando procurar uma oficina urgente.
Os carros da Chevrolet,Volks, Fiat e Ford feitos no Brasil dificilmente darão problema com etanol pois essas fábricas já conhecendo a desonestidade natural do brasileiro com décadas de experiência no Brasil já preparam seus carros a etanol para receberem esse combustível com grandes quantidades de água misturada. O meu BMW como é feito na Europa onde a desonestidade é menor não foi preparado para isso e o computador do veículo não foi programado para detectar H2O (água) no tanque e achar "normal", por isso mesmo sendo um BMW Active flex se eu botar etanol ele vai dar o grito, para de funcionar e o computador de bordo já enche a tela de mensagens me mandando procurar uma oficina urgente.
TB GOSTO DO SHELL. MAIS VI UM VIDEO EM Q O FRENTISTA DO SHELL JOGAVA AGUA DENTRO DOS TANQUES DO POSTO. ELE ENCHIA AQUELA GARRAFA DE LIMPAR OS VIDROS E JOGAVA NOS TANQUES. QUEM FILMOU, FALOU Q ELE JA TINHA JOGADO MUITO.
Meu carro é injeção monoponto de 93, alcool, não da trabalho de manhã, não precisa ficar limpado bico, vela tudo certinho, alcool é uma maravilha, agora o do meu pai que é gasolina..... tem que mandar limpar carburador a cada 6 meses.... limpar vela, mó b.o... E so abastecemos em posto que aparentemente o combustivel é seguro.
Meu Corsa 2001 gasolina mas só rodo no etanol com 10 por cento é por gasolina vira uma porcaria chegou quebrar comando de tanto tranco fora o cheiro forte e marcha lenta sem falar q na gasolina fica sem potência
Comprei um fiesta hatch em marco de 2013, ate hj ele nunca viu uma gota de gasolina, e nunca tive problemas com isso. Mas so abasteco em posto com bandeira bem conhecida, nao quer dizer muito, mas e um posto de confianca aqui do bairro.
Cada um com sua experiência, eu não coloca mais etanol no meu corolla, acabei com os bicos injetores. Meu corolla estava com 150 mil km sempre usei mais gasolina fui na ideia de um mecânico usei 3 tanques que etanol resultado, está na concessionária pra troca os bicos injetores. Acho muito top todos expor suas experiências, isso vale muito.
Eu gosto muito de ouvir o meu amigo Boris porque ele não vende carro de espécie alguma além disso e engenheiro mecânico isso e muito bom obrigado e que Deus te abencoe
Tenho um focus 2014 injeção direta, só abasteço com etanol aditivado shell, nunca tive problema, o carro fica mais esperto e mais rápido, quando abasteço na gasolina ele fica mais lento e demora mais para responder, em quem acreditar, a internet virou um palco onde todos são especialistas kkkkk, nós que somos donos que deveríamos saber o que é melhor para nosso veículo.
@@carloshenriquesilvamoncao135 Pois é você falou tudo, o povo acredita em tudo que vê na internet. As vezes o cara faz uma miscelânea com o carro entre etanol, gasolina etc, vai lá e coloca culpa no etanol kkkkkk. Como disse acima, meu carro tá com quase 100mil km, sempre usei etanol e nunca deu problema.
@@mourthe o problema não está no combustível e sim na adulteração. Combustível barato, muitos colocam em qualquer posto. Procurando preço, aí se lasca. Combustível barato é igual a problema. Na situação que vivemos hoje em nosso país, impossível ter combustível abaixo do preço estipulado. Aí vc acha que está levando vantagem só que não.
@@GabrielFernandes-le2mo parem de abastecer em qualquer posto. Com preço abaixo do praticado que o problema acaba. Kkkkkk, o Tião da esquina vê um combustível a 5, 69. Aí ele escolhe o que vende a 4, 89. Kkkkk. Aí já sabe né. Aqui em sp a média da gasolina é entre 5,69 e 5,79 em postos tipo shell, Ipiranga e BR. Etanol aditivado 3,69 e comum 3,29 ate 3,40.
É etanol, a diferença que é etanol puro (99%) ao invés do da bomba que é hidratado (95%) e é claro que eles não "adicionam água para render" esse 5% aumenta a eficiência do combustível em motores à álcool.
Tenho um Opala modificado para álcool há aproximadamente 30 anos o motor tem por volta de 650 mil quilômetros e até hoje só fiz a manutenção preventiva, nunca tive dor de cabeça com ele.
O cara querendo comparar a mecânica e robustez de um Opala com os atuais motores 3 cilindros em puro plástico e os demais materiais de baixa qualidade, sem base
@@Sobreduasrodas_ é exatamente isso, quase todos os problemas são com injeção direta. Com a injeção indireta, comum, os problemas são muito menores, basicamente aparecem com combustível batizado.
@@LucasSilveira2012mostra que não é o combustível sabidao, o opala é motor baixa compressão, se não modificasse matava o motor. Deu pra ver que vc não entende nada de carro. Obs. Sou mecânico a 30 anos😊😊😊
Meu amigo campeão, te admiro muito, vc é nota 10, mas eu com quase 59 anos cresci em um país habitado por gente mentirosa, malandra e sacana. Por isso acredito que os veículos que tenho em casa ( Astra Elegance 2005 com 276.000 km que sempre usou etanol, kadett gl 95 e uma cg Fan 125 2006) aguentam bem essa safadesa toda. Agora entendo o porque da ferrugem na boca do tanque. Os caras colocam água salgada no etanol. Isso é o fim mesmo. Grande abraço !!!!
Tenho um Chevrolet Cruze 1.4 Turbo 2017. Injeção Direta. Usei SÓ etanol por uns 60mil KM. Tive que trocar os 4 Bicos.. (4mil reais), manutenção. Agora só estou usando Gasolina Comum, compro Aditivo separado e coloco de vez em quando.
Vai dar o mesmo problema de novo amigo infelizmente o problema não é o combustível e sim a procedência do combustível, infelizmente hoje no Brasil se você descobre que no posto tá adulterado a bomba ou o combustível, muita das vezes não dá nada pro dono do posto, enquanto for assim vai continuar dando problema em bico, em bomba de combustível e etc..
Parece que existe um pacote radical: defender carro à combustão e ser anti etanol (tem umas preferências partidárias que não vêm ao caso). A real é que no mundo das oficinas, é muito fácil criar mitos. É um tal de trocar de combustível pra não viciar o sistema (como se central eletrônica fosse uma pessoa), é um tal de dizer que fabricante de carro só fala de fluido long life pra estragar o carro pós garantia e lucrar com manutenção (como se fosse vantagem ter carro da marca quebrado por aí) … seguir o manual de manutenção que é bom, ninguém quer.
Mas no próprio manual ou portinhola de combustível recomenda, a cada X tanque de gasolina, coloque 1 de etanol. A central realmente "vicia" por estar somente com determinado combustível por muito tempo.
@@aldairffernando não. O que há é a recomendação de um tanque de gasolina a cada X de Etanol. Isso porque a gasolina possui um melhor poder de lubrificação e é detergente de algumas impurezas que podem se formar com o uso do Etanol.
De pleno acordo...mas sabendo do empresário de inegável sucesso e criador de mitos quero acrescentar algo...a coisa vai além da questão partidária, é um campeão de surfe da onda fascista que varre o país, que tem coragem de desejar a morte de quem exerce o bem comum de divergir, a prática saudável da convivência com diversidade de pontos de vista. Ampliando só mais um pouco...tenho um pé atrás com todos aqueles que precisam alardear sua honestidade sempre que possível, estas pessoas ou não entenderam que não fazem mais que sua obrigação cidadã ou criam um mito com o objetivo de que: aceite qualquer orçamento pq sou honesto e quero o melhor para você. Já estive em uma de suas unidades...serviço ok, nada demais além de firulas e rotinas que a pretexto de transparência servem ao propósito de "validar" a orçamentação. Três principais itens lotam as oficinas, a aversão do brasileiro às manutenções obrigatórias e preventivas; combustíveis adulterados e sim a cada vez maior quantidade de tecnologia embarcada principalmente nos motores que não tem tolerância aos dois itens anteriores. 0:00
Meu Nissan Versa 1.6 Flex 2015 hj com 100.000km uso Etanol desde zero km, Zero problemas . Faço manutenção seguindo manual. Sem gambiarras nem peças baratas paralelas. (Velas, pastilhas originais e filtros de qualidade). Engenharia desenvolveu Flex pra usar os dois combustives no brasil. não importa a quantidade de mistura. Importa da qualidade e honestidade do posto que abastece.
Excelente vídeo tenho um Celta LT 2015 que adquiri no ano, sempre abasteci no etanol e nunca tive problemas ate hoje! posso até está enganado mas sinto que o torque do motor fica bem melhor!!!!
Pra quê colocar o Etanol se a gasolina já tem 35% eu nunca coloquei Etanol e nem gasolina aditivada e nunca deu problema no motor o aditivo eu compro separada. Sou de Fortaleza, Ceará
A própria vw fala que a cada 10 mil km no motor tsi, se abastecido com etanol, 1 tanque tem que ser de Gasolina. "Recomenda-se que a cada 10.000 km, seja realizado um abastecimento com gasolina com o intuito de reduzir possíveis contaminantes oriundos de misturas etanol e gasolina (válido para motores TSI)." o problema é que os caras querem ter carro mas não procura ler o manual
O problema é que as montadoras devem produzir o carro de acordo com o destino. Senão as condições necessárias ficam escritas de forma que não sejam nem de fácil entendimento nem de boa observação. Os carros DEVEM ser preparados para o consumo adequado ao consumidor comum e qualquer diferença deve ser explicitada com letras graúdas e nos primeiros lugares em sua apresentação.
Leitura do manual é fundamental, tenho um Sandero 1.6, 8v, 2013, são 3,2 l de óleo, mas sempre acho alguém querendo enfiar 4 l que é a quantidade para as versões 1.0.
e tem que lembrar que muitos carros importados so rodam a gasolina, então o etanol misturado na gasolina estraga sim o motor do carro, então sim, o alcool estraga o motor, da mesma forma que o biodieses estraga os motores a diesel
Sou técnico em manutenção automotiva, só abasteço com etanol no meu carro, simplesmente troco as velas com um intervalo menor (20 mil km ao invés de 30, num fire 1.4 2014), o carro responde melhor, e economicamente é vantajoso comparado a gasolina (simples conta, multiplicando o valor da gasolina por 0,7), mas me divirto com quem fala mal, prefiro que fiquem na gasolina, pelo menos o valor do etanol (por demanda) se mantém vantajo. Óleo sai quase na coloração que entra, não me preocupo com detonação, pré ignição ou canonização do motor, e sigo feliz.
Não vou falar mal do etanol. Vou falar bem da gasolina. Tenho 1 carro de 22 anos e outro de 14 , nunca fiz limpeza de bicos e os escapamentos são originais de fábrica, consumo e desempenho identicos ao indicados nos manuais
O tempo que mais passei com carro foi 9 anos. Um Peugeot 207. Comprei novo. Me desfiz dele com 85 mil km. Dos problemas que teve não lembro de nenhum relacionado a álcool ( esqueci de dizer que durante todo esse tempo só bebeu álcool) o escape era o mesmo e está inteiro. Isso mesmo sem furos. Nunca tirou os bicos injetores. Nada contra a gasolina. Mas nos anos 70 postos chegaram a ficar fechados fim-de-semana devido a crise mundial do petróleo. O álcool salvou a barra. Muitos países queriam ter a matriz energética da cana que produz o álcool como temos. Carro a álcool e movido a energia solar. Sem sol não tem cana. Sem cana não tem álcool. Daqui a pouco um vai dizer: faz álcool de uva/ maçã/ qualquer fruta. Também não tem. Sem sol não tem vida
@@gilberto495 de fato. Também foi o que mais rodei com carro. Geralmente é menos. Mas tem o tempo ( 9/Novembro/ 2011 e passei à frente em 2021 , parece que foi em Fevereiro. 9 anos. E os pneus eram os mesmos apesar de já tá bem no fim. Mas em qualquer caso pelo “ bicho” que fazem do álcool como combustível , como eu disse 44 anos depois de lançarem comercialmente. Parece mais um negócio sem fim. Pelo que vejo meus bisnetos vão tá na mesma dúvida. “ mas tem água/ não mas já resolveram/ mas álcool tem água e água não queima/ não mais o meu queima bem/. Tem fim não. Se me perguntarem: tu tem de escolher. Álcool ou gasolina? Fico com álcool. Compro um engenho, produzo açúcar e álcool. Vendo o açúcar e queimo o álcool no carro. E com petróleo? Eu não posso nem extrair do subsolo. Constituição brasileira: riquezas do subsolo pertencem a união
@@rileyjones1279 acho que logo ambos combustiveis serão obsoletos. Como logo me aposento e pretendo morar no litoral, já tenho uma bike para me locomover e um hipermercado atacadista do lado de casa. Quem sabe compre um eletrico no futuro para pequenos percursos. 😀
Ele falou sobre aperfeiçoamentos em veículos que foram adaptados a rodarem com esse combustível adulterado com o aval do governo Brasileiro. Mas e os importados que foram projetados para rodarem só com gasolina? Ou os carros a gasolina mais antigos? A injeção deles não está preparada para fazer esse ajuste estequeométrico tão grande para um nível tão elevado de batismo na gasolina. Se o carro foi projetado para rodar só com gasolima, deveria ser só gasolina, ou no máximo uns 10% de etanol, não essa adulteração de quase meio a meio. O mais absurdo disso, é que para ajudar os comparsas produtores de cana, o governo inventa essa história ridícula de que quer preservar o meio ambiente, fazendo o contribuinte que já é tão prejudicado de tantas formas pelo governo, pagar preço de gasolina em álcool. E aí esse rapaz do vídeo ainda vem querer passar pano. Se o governo quisesse mesmo preservar o meio ambiente e ajudar o cidadão, desenvolveria políticas de incentivo ao uso de etanol que fossem favoráveis ao cidadão, não empurraria guela abaixo um combustível adulterado fazendo o cidadão pagar preço de gasolina no etanol, estragando veículos que não foram projetados para tal, e reduzindo drasticamenre a autonomia dos que aguentam esse desaforo estatal.
falou tudo meu amigo concordo com voce carros abaicho de 2005 so problemas começam ja no sistema de escapamento apodrecendo tudo depois vao pro sistema de alimentaçao e por fim pro motor detonando tudo pelo oleo do carter contaminado , conheço um cidadao que produz seu proprio combustivel a partir da pirolise de plastico e pmeus velhos e faz muito tempo que produz nunca vi seus carros estarem parados
E tem motores 2 tempo, que precisam APENAS gasolina adicionando óleo específico... A gasolina batizada por lei judia muito desses motores (para roçadeira, por exemplo). Um desastre legalizado.
O brasileiro precisa ter o direito de escolher qual combustível vai abastecer. Essa porcentagem compulsória de 35% de álcool na gasolina que é a grande contestação da parte dos brasileiros frente ao governo. Esse vídeo fala do preparo dos carros flex, mas não fala do problema em pauta atualmente, que é o prejuízo eminente de quem, assim como eu, tem o carro somente à gasolina.
O etanol necessita de gasolina para auxiliar na ignição e no seu desempenho em baixas temperaturas. Pra quem já teve carro carburado e motor a álcool sabe o q estou falando
Tem que incentivar o alcool, pois quando acabar o petroleo, as outras geracoes nao ficam tao na mao. Ou quer acabar com tudo e os outros que se lasquem? Cade o pensamento cristão?
@@edmarsalvador2673Incentivar mas não obrigar, já tem etanol lá na bomba disponível, vc pode fazer a mistura que quiser no seu carro flex mas ninguém pode ser obrigado a pagar por gasolina e receber boa parte em álcool
Esse video ganhou meu respeito, 10 anos com 180mil km rodados usando GNV e etanol, vendi o carro e nunca deu defeito no sistema, sempre tive cuidado com posto e uso alternado de bons aditivos e manutenção preventiva...
Escort 89 xr3 Não andava no álcool, só dor de cabeça com o carburador. Passei por gasolina podiam, virou um avião. Ando pra todo lado, lógico, fazendo as manutenções normalmente. Saia um baratinho cinza do carburador com o álcool, que entupida tudo. Hoje, só alegria. Parabéns pelas instruções. Continue. Deus te abençoe.
Boris, pergunta sincera: Considerando como as montadoras tratam o brasileiro, você acredita que estão preocupadas se o etanol estraga mesmo os bicos injetores dos veículos com injeção direta? Acredito que a maior parte dos casos dos danos ocorra após o término da garantia. A experiência de quem está no chão de fábrica também deve ser considerada.
Cara, imagina a engenharia ter da dar garantia que pode chegar até 5 anos. Sinceramente vc acha que toda a engenharia japonesa, alemâ e européia é burra e não testou o carro por milhares de Km no etanol? O problema é o brasileiro pobre querer pagar de rico, compra carrão e na hora de abastecer vai naquele posto suspeito e ai bota etanol adulterado. É só botar o cérebro pra pensar um pouco. Mas talvez o excesso de cloroquina, tenha atrofiado o cérebro de alguns...
Sim, já padeci de um calço hidráulico por conta de um bico danificado que travou aberto. Diagnóstico de duas oficinas diferentes: a causa foi o etanol. Em quem confiar, afinal de contas, na hora do prejuízo?
@@celsoaugustococcarofilho4679 Ai é achômetro... tem taxista que usa gasolina e está tendo problema em bicos de injeção direta no Honda City novo... O problema é, será que tanto a gasolina ou o etanol não foram adulterados?
@@JanduirMedeirosdeMorais pode ser, em geral abasteço no mesmo posto, muito confiável, mas em viagens era impossível. O carro em questão era a gasolina e importado, os mecânicos disseram que o etanol misturado na gasolina teria causado o problema. Mas, depois do enorme prejuízo, restou pagar e chorar apenas.
Eu não digo que destrói motores, mas a água contida no etanol corrói o sistema de escapamento e catalizador. Basta ver o carro a álcool frio, soltando água pelo escapamento. Por via das dúvidas eu só uso gasolina comum e de vez enquando ponho um aditivo
Rapaz trabalho com vendas numa camionete Strada 2020 rodo várias km por dia está com mais de 450.00 mil km agora ,te digo com toda. A certeza álcool é vida desde 0 km só no etanol motor tá top demais
Parabéns pela explicação Professor Boris, eu só uso etanol e nunca tive problemas com esse combustível, gostaria de saber o que ganhar esses "mecânicos" que defendem combustível fóssil (gasolina).
Tenho um Palio Sporting ano 2013. Sempre usei álcool! No motor propriamente dito nunca tive problemas. Mas bico injetor, tem que limpar a cada 4 meses se usar o carro todos os dia. 🤷🏻♂️
Por mais que se reformulem os componentes, por mais rápido que seja, para funcionar bem com água do mar ou xixi, fazendo 20km/l com essas substâncias, meu carro não é novo e não tem esses componentes reformulados. E o motor como fica? Pode até ficar bom, mas a garantia precisa ser nos componentes mais antigos e não somente nos novos.
Bom dia! Tira uma dúvida por favor! Não diziam antes que o alcool comia o escapamento? Por que isso não acontece mais? Tenho um hyundai HB20S AT 2015 nunca precisei trocar escapamento. A formula do Etanol mudou? Não é mais Álcool como antigamente? Obrigado!
Meu Voyage 2015 1.0 táxi tem 345 MIL KM e sempre no etanol! Ehehehehe, acho que ainda rodo mais 100 mil até dar o ano de troca-lo, sempre com Etanol, não tem 1 crosta de carvão de gasolina! Motor ainda tá em dia
Não precisa ser mecânico, engenheiro mecânico ou técnico para saber que isso não vai dar bom. É perceptível a durabilidade dos motores dos de carros hoje.
@@Antonio07078 já fiz teste com gasolina podium, ficou ótimo , mas no álcool o desempenho e bem melhor, sobe uns cavalos e o carro sofre menos nas subidas, quanto ao consumo eu vi pouca diferença pois o HB 20 e bem econômico.
Tenho um GOL G4 com 8 anos de uso, precisou de retifica, um pistão dele simplesmente enferrujou e trincou, sempre abastecia 1/4 das vezes com etanol puro, quase nunca usava aditivo, o carro roda pouco, cerca de 10mil km por ano, na minha opinião foi o etanol que causou a degradação precoce da peça.
Usei etanol durante um ano. Quando fui fazer revisão as vela estava ruim. Ai depois disso abasteço três tanque de gasolina e um de álcool ai nunca mais tive problema.
Uso aditivo Proal Bardahl, contém detergentes específicos para o etanol, é oleoso, lubrifica velas de ignição e protege a bomba de combustível. Por conter água ( 7%) o etanol oxida e descolore as velas, com esse aditivo não ocorre isso.
Pra que? A engenharia das montadoras já testaram seus carros com etanol por milhares de Km. Pare de abastecer com etanol adulterado que os problemas somem. O excesso de cloroquina, está afetando o cérebro dos fãs do Pelanca (ADG)
Único problema do etanol é o próprio brasileiro kkkkkkkkkkk, por adicionar tanta água…. 🤦🏼♂️ Depois quer que o país muda, se não começar pelo povo isso aqui nunca vai mudar….
O problema que podemos ter com adicionamento maior de álcool na gasolina será com os carros mais antigos com uso do mono combustível,...Peças como bomba de gasolina e injeção dando um pouco mais de problema........E carros com motores de alta performance.
para veículos flex beleza, mas e meu velhinho que só roda a gasolina?! fico como nessa?! a Fielder aqui de casa já teve que trocar bicos e bomba por causa da nossa "mijolina" além de minha Twister ter que uma vez no ano fazer limpeza do carburador pois a partir de tal ponto já começa a falhar e ficar gastona pois o tal do etanol mesmo usando aditivo de limpeza e "torcendo" o cabo de vez em quando cria a famigerada borra em algumas partes...
Taxa o motor troca de bico e programável essa e a solução Quando teve o aumento em 2001 meu astra fazia 14 na rodovia na semana seguinte tava fazendo 11 Troquei cabeçote + pistão bico e o módulo do astra álcool Ele fazia 10 na rodovia com álcool
Agora explica o por que da RECOMENDAÇÃO da montadoras de colocar um tanque de gasolina há cada 5 ou 10 mil km (a depender da montadora)? O sistema de injeção sofre, SIM, com etanol sem o uso alternado com gasolina e/ou aditivo.
Manda a cópia do manual da montadora que vc leu isso.... Eu trabalho com carros e não existe nenhuma recomendação ou orientação de qualquer engenheiro de montadora pra alternar tanque de combustível entre etanol e gasolina, isso claro, desde que vc utilize combustível de excelente procedência e qualidade.
Amigo marcosalmeida, rodei com um Corsa Maxx 2012 também uns 100.000 km, 100% só no álcool, e não troquei nem velas. Bora lá para mais 600K sossegados.
Se fosse só o ADG, mas o problema é que todos os grandes reparadores do BR estão dizendo a mesma coisa, que o ETANOL está diminuindo a vida util dos componentes.
@@danilorm40 O cara com as mãos sujas de graxa às vezes não manja de estatística. Quem pode dizer se o etanol corrói ou não é um laboratório. O ADG pode estar vendo carro na oficina dele com problema nos bicos, mas quantos milhões de carros estão rodando com etanol e nunca tiveram problema?
@@smarttec8816 ele perguntou ao vendedor o q ele prefere, é claro que vai ter viés. O cara da bochs não pode assumir q não sabe fazer pra durar e nem vai querer vender menos
ADG é dono de uma das redes de oficinas mecânicas mais conceituadas do Brasil. Obvio que prefiro acreditar mais nele. E estranhamente o Boris não mencionou os carros somente a gasolina, só falou dos flex.
Tenho uma dúvida quanto a etanol. Tenho um polo TSI manual 2023. Na csc primeira revisão a dois meses atras, falaram para eu usar somente etanol aditivado, pois etanol comum está dando problema nos bicos em carros com km mais altos. Desde então estou usando etanol aditivado, e tenho notado uma melhora no consumo. Abasteço somente em dois postos de confiança em minha cidade. Mas é verdade que da problema nos bicos? usar etanol comum?
Beleza, só não nomeie a mistura que vendem aqui no Brasil como "GASOLINA". Se você comprar uma caixa de leite, e dentro vier misturado com CAFÉ, você comprou leite? Vamos fazer uma campanha para que o consumidor brasileiro tenha o direito de comprar gasolina pura nos postos de combustível!
quanto o governo tá pagando pra ele falar isso? ele fala de motor flex, mas nem todos carros são assim, ele também não fala que o rendimento por litro tambem diminui com uma maior concentração de etanol mesmo em carros flex. motores somente a gasolina vão sim dar problema, se no manual está escrito para usar gasolina, é gasolina pra ser usado, não uma porcaria com quase metade de álcool, fora a adulteração "natural" que os postos já fazem
Sim, e nos EUA utilizam de 10-15% apenas de alcool e ninguém fala nada de aumentar a porcentagem. O que adianta o Brasil vim falar de proteção ao meio-ambiente se o resto do mundo não tá nem aí. Povo trouxa mesmo comandado por um buçal corrupto.
O que o biodiesel faz Borra no tanque cuto da limpesa uns 300 a 600 reais Congelamento do diesel na regial sul do paois Entupimento de filtro 120 reais Trava bico injetores. Pode chegar a 15 a 30 mil reais dependendo do veiculo Quebra da bomba 20 mil reais dependendo do veiculo
Concordo Boris! Existe muito sensacionalismo na Internet. É comum exibir oficina bem equipada, bonita e limpinha. E ao mesmo tempo com gente sem formação alguma, propagandiando ferramental moderno e proferindo um monte de besteiras como se fosse dono da verdade. Do outro lado, o cliente paga um preço absurdo pelos serviços convencido de que está fazendo o investimento certo.
O problema são esses picaretas para não dizer coisa pior. Adulterar o combustível é irritante no país. Se todos fizerem a conta hoje em dia estão pagando 650ml de gasolina a R$ 5,60 reais. Eu vou arriscar com Etanol mesmo. O complicado é que não estão multando os postos de combustíveis adulterados. Tecnologia no Brasil é de elogiar e vamos parar de sabotar a nós brasileiros. Dentro de alguns anos o Petróleo vai acabar e aí? Parabéns Sr. Boris Feldman.
Por isso é bom prestar atenção, os mecânicos estão falando de carros a gasolina e flex com injeção direta. Esse maluco do vídeo ta é fazendo hate sem ver video direito.
seu carro é de injeção indireta, não vai dar problema mesmo. O problema são com os bicos de injeção direta e bombas de alta pressão principalmente, pois são componentes muito mais sensíveis, e quando sofrem adulterações (etanol geralmente é adulterado com água) destroem esses sistemas sensíveis, diferentemente da gasolina, que geralmente é adulterada com etanol, o que num carro flex acaba não danificando... Esse é um dos melhores carros que a Honda já fez na minha opinião, um tanquinho de guerra! Abraços
Olá Boris! Meu nome é Tadeu! Tenho 53 anos e motorista de app, e só rodo no etanol! Gosto muito! O motor foi aberto e estava bem limpo!
Tá dado... o recado...kkk
Ué se tava limpo e não dava problema pq precisou abrir?
Pq precisou abrir o motor?
🤔🤷🏽♂️
@@golverde talvez queimou a junta do cabeçote parceiro!
desde o final dos anos 80 só uso álcool nos meus carros , comprei uma Saveiro em 2005 já com 25 mil Km , rodei mais de 300 mil Km e vendi funcionando bem , já estou no 2° T-Cross só no álcool e sem problemas algum. Tenho a sorte de que na minha cidade tem um posto BR de propriedade da Ypê que vende combustíveis de ótima qualidade.
Otimo comentário, digo o mesmo , recentemente adquiri um onix 2024 lt aspirado, só uso etanol aditivado, carro faz ótimo consumo urbano e sem contar que anda bem mais, só alegria.
Vc é de sao jose dos campos ?
@@carlosdaniel3793 Não Carlos , sou de Serra Negra SP, a matriz da Ypê é na vizinha cidade de Amparo, eles compraram vários postos BR na região que fazem parte da AMPAPETRO.
Também abasteço nesse posto em Amparo, ao lado do Mc Donald's e também no outro posto dos Beira, que fica na saída que vai para Tuiuti/Morungaba. É caro, más noto que o consumo é melhor e ao abastecer com etanol nesse posto. Más aquele posto ao lado do novo Guarani, nunca mais! O carro bebe que só a peste e ainda fica fumaceando e cheirando forte, tamanho é a quantidade de água e solvente misturado...
E isso mesmo, carro no etanol não estragar o motor, combustível misturado etanol e gasolina, adulterado, aí está o X do problema.
Uso ETANOL há mais de 25 anos e NUNCA tive nenhum problema com isso. Meu ultimo carro ficou comigo por 9 anos, SÓ NO ETANOL, e nunca tive problema. Por outro lado, tive um volkswagem gol que com 18.000km bateu pino por gasolina adulterada. Depois disso NUNCA MAIS usei gasolina e estou feliz com a decisao.
Gostei, BÓRIS!
por muito tempo usei gasolina e agora estou usando ETANOL e pretendo continuar!
Já abasteci gasolina com muito etanol e o motor ficou falhando. Precisei trocar o combustível e o posto
Nosso combustível deveria ser gasolina pura 8 reais
50% gasolina 50% etanol 5 reais
Etanol puro 3 reais
O consumidor que escolher o melhor melhor
Só não entendi como você que define o valor, o Senhor só pode definir valor de algo que produz ou vende, caso contrario não tem lógica
Muito caro ainda.
Você acha que gasolina podium/ Premium é o que???
@@DejanirOliveiraJunior As duas são caras mesmo. Mas eu não sei se são puras. Segundo o que tenho visto não são puras.
@@lucianorosa2359 é o mais próximo de puro que se vai encontrar, fora isso apenas abastecendo no paraguay ou Argentina.
aproveitando o espaço para lembrar que tenho detectado alta concentração de agua no etanol aqui no interior paulista ai o diagnostico muda. quando teremos nosso combustivel fiscalizado com rigor
Nosso combustível sendo fiscalizado?
rapaz...você tem fé!
temos um ladrão na presidente, um bando de vagabundos no congresso, ditadores na suprema corte, e você sonhando com fiscalização de combustível...
Isso aqui é um prostíbulo, meu caro, não um país .
Nunca, o dinheiro fala muito mais alto.
A maioria dos postos são do crime organizado. Quem vai fiscalizar. Isso é o que diz s imprensa.
Põe álcool, assim nunca falta serviço na oficina
@@sergiogonzales3851 O alcool/etanol não danifica o motor. O dono de posto que aceita batizar o combustível é que danifica seu motor.
Em 2013 comprei um Classic é durante 3 anos percorri 280.000 km . Não baixava uma gota de óleo e usei álcool durante todo esse período
Classic não é injeção direta amigo, seu pode usar etanol a vontade....
Motor vhc muito forte
Uma coisa nada tem a ver com a outra. Baixar óleo está relacionado à vedação de anéis, viscosidade do óleo utilizado e respiro.
Eu apenas comentei a durabilidade do motor. Sempre usei etanol e não ocorreu desgaste das partes móveis. Quanto à injeção direta também não fiz comentário específico
Mantenho convicto o meu comentário
Os carros da Chevrolet,Volks, Fiat e Ford feitos no Brasil dificilmente darão problema com etanol pois essas fábricas já conhecendo a desonestidade natural do brasileiro com décadas de experiência no Brasil já preparam seus carros a etanol para receberem esse combustível com grandes quantidades de água misturada. O meu BMW como é feito na Europa onde a desonestidade é menor não foi preparado para isso e o computador do veículo não foi programado para detectar H2O (água) no tanque e achar "normal", por isso mesmo sendo um BMW Active flex se eu botar etanol ele vai dar o grito, para de funcionar e o computador de bordo já enche a tela de mensagens me mandando procurar uma oficina urgente.
Tenho um Polo 1.0 TSI 2019 e uma Tcross 1.4 TSI 2020. Só uso etanol de posto Shell. Zero problemas.
Os carros da Chevrolet,Volks, Fiat e Ford feitos no Brasil dificilmente darão problema com etanol pois essas fábricas já conhecendo a desonestidade natural do brasileiro com décadas de experiência no Brasil já preparam seus carros a etanol para receberem esse combustível com grandes quantidades de água misturada. O meu BMW como é feito na Europa onde a desonestidade é menor não foi preparado para isso e o computador do veículo não foi programado para detectar H2O (água) no tanque e achar "normal", por isso mesmo sendo um BMW Active flex se eu botar etanol ele vai dar o grito, para de funcionar e o computador de bordo já enche a tela de mensagens me mandando procurar uma oficina urgente.
Pode usar do posto que for. A fonte é a mesma: a Petrobrás.
TB GOSTO DO SHELL. MAIS VI UM VIDEO EM Q O FRENTISTA DO SHELL JOGAVA AGUA DENTRO DOS TANQUES DO POSTO. ELE ENCHIA AQUELA GARRAFA DE LIMPAR OS VIDROS E JOGAVA NOS TANQUES. QUEM FILMOU, FALOU Q ELE JA TINHA JOGADO MUITO.
@@Carlosironman tu acredita no que os lunáticos falam? Quem faria isso pra arriscar perder o emprego?
Claro, os 2 carros já são o problema kkkkkkkkkkk
Uma palhaçada o que esses UA-cam estão detonando o etanol. Parabéns AutoPapo. Sempre verdadeiro e trazendo informação de qualidade.
Meu carro é injeção monoponto de 93, alcool, não da trabalho de manhã, não precisa ficar limpado bico, vela tudo certinho, alcool é uma maravilha, agora o do meu pai que é gasolina..... tem que mandar limpar carburador a cada 6 meses.... limpar vela, mó b.o...
E so abastecemos em posto que aparentemente o combustivel é seguro.
O primeiro comentarista coerente, meu carro é adaptado a etanol a 18 anos e nunca tive problema relacionado ao combustível, parabéns
Meu Corsa 2001 gasolina mas só rodo no etanol com 10 por cento é por gasolina vira uma porcaria chegou quebrar comando de tanto tranco fora o cheiro forte e marcha lenta sem falar q na gasolina fica sem potência
Comprei um fiesta hatch em marco de 2013, ate hj ele nunca viu uma gota de gasolina, e nunca tive problemas com isso. Mas so abasteco em posto com bandeira bem conhecida, nao quer dizer muito, mas e um posto de confianca aqui do bairro.
Eu tenho um Fiesta Hatch 2011 sempre abasteço no álcool.
Seu carro também é antigo, não tem bomba de alta pressão, bicos de injeção direta.
Se a gente achar que todo mundo é picareta, a gente vai entrar numa paranóia sem fim.
Cada um com sua experiência, eu não coloca mais etanol no meu corolla, acabei com os bicos injetores.
Meu corolla estava com 150 mil km sempre usei mais gasolina fui na ideia de um mecânico usei 3 tanques que etanol resultado, está na concessionária pra troca os bicos injetores.
Acho muito top todos expor suas experiências, isso vale muito.
150km e acha que foi o etanol? Rodou muito..
Desgaste natural
Eu gosto muito de ouvir o meu amigo Boris porque ele não vende carro de espécie alguma além disso e engenheiro mecânico isso e muito bom obrigado e que Deus te abencoe
Eu tenho um UP TSI comprado 0km em 2018, hoje ele está com quase 100 mil km, eu sempre usei etanol, nunca tive problema nenhum com ele.
Tenho um focus 2014 injeção direta, só abasteço com etanol aditivado shell, nunca tive problema, o carro fica mais esperto e mais rápido, quando abasteço na gasolina ele fica mais lento e demora mais para responder, em quem acreditar, a internet virou um palco onde todos são especialistas kkkkk, nós que somos donos que deveríamos saber o que é melhor para nosso veículo.
@@carloshenriquesilvamoncao135 Pois é você falou tudo, o povo acredita em tudo que vê na internet. As vezes o cara faz uma miscelânea com o carro entre etanol, gasolina etc, vai lá e coloca culpa no etanol kkkkkk.
Como disse acima, meu carro tá com quase 100mil km, sempre usei etanol e nunca deu problema.
@@carloshenriquesilvamoncao135 o pior é o boris, engenheiro, desmentindo o pessoal e eles ainda assim falando que ele está errado kkkkkkkkk
@@mourthe o problema não está no combustível e sim na adulteração. Combustível barato, muitos colocam em qualquer posto. Procurando preço, aí se lasca. Combustível barato é igual a problema. Na situação que vivemos hoje em nosso país, impossível ter combustível abaixo do preço estipulado. Aí vc acha que está levando vantagem só que não.
@@GabrielFernandes-le2mo parem de abastecer em qualquer posto. Com preço abaixo do praticado que o problema acaba. Kkkkkk, o Tião da esquina vê um combustível a 5, 69. Aí ele escolhe o que vende a 4, 89. Kkkkk. Aí já sabe né. Aqui em sp a média da gasolina é entre 5,69 e 5,79 em postos tipo shell, Ipiranga e BR. Etanol aditivado 3,69 e comum 3,29 ate 3,40.
Etanol destrói motor? Mais essa agora! É preciso ter muito cuidado pois a internet formou muitos “especialistas” e “engenheiros”
Aqui na minha cidade tem 42 dois postos de combustível 30 foram notificado pelo procon alguns preços abusivos e outro por gasolina adulterado!
Vc é o máximo, por isso confio nas informações falado por você
Perfeito sr. Boris, concordo plenamente com o sr.!!! 👏👏👏
Depois dessa excelente explicação, vou continuar usando gasolina no meu veiculo.
É uai...na gasolina já tem um terço de etanol...
na gasolina sinto o carro fraco, coloco etanol só por como sinto o carro
@@classicmotorsco.46 esse um terço de etanol não é etanol literalmente aquele que sai da bomba quando abastece, é outro tipo, dá uma pesquisada
É etanol, a diferença que é etanol puro (99%) ao invés do da bomba que é hidratado (95%) e é claro que eles não "adicionam água para render" esse 5% aumenta a eficiência do combustível em motores à álcool.
Sai fora ... Gasolina carboniza tudo, bate um pino lascado!
Só faltou falar o nome do ADG da HIGH TORQUE
Aquele cara só fala com base em "evidência anedótica" para polemizar e ser chamado pra falar em podcast.
Bolsonarista né
@@lopessilva7577Melhor ser Bolsonarista do que Lulista O BANDIDO.
Praticamente todos que assistiram a esse vídeo sabe o motivo dele existir!
Esse adg também acha que sabe de tudo.
Tenho um Opala modificado para álcool há aproximadamente 30 anos o motor tem por volta de 650 mil quilômetros e até hoje só fiz a manutenção preventiva, nunca tive dor de cabeça com ele.
O cara querendo comparar a mecânica e robustez de um Opala com os atuais motores 3 cilindros em puro plástico e os demais materiais de baixa qualidade, sem base
o problema do etanol é diretamente ligado aos bicos de injeção direta, que perdem a capacidade de vedação e ficam gotejando na cabeça do cilindro.
@@Sobreduasrodas_ é exatamente isso, quase todos os problemas são com injeção direta. Com a injeção indireta, comum, os problemas são muito menores, basicamente aparecem com combustível batizado.
@@LucasSilveira2012mostra que não é o combustível sabidao, o opala é motor baixa compressão, se não modificasse matava o motor. Deu pra ver que vc não entende nada de carro. Obs. Sou mecânico a 30 anos😊😊😊
Eu tenho um KWID 2020, 185 mil kms e só uso etanol, 0 problema até hoje @@LucasSilveira2012
Meu amigo campeão, te admiro muito, vc é nota 10, mas eu com quase 59 anos cresci em um país habitado por gente mentirosa, malandra e sacana. Por isso acredito que os veículos que tenho em casa ( Astra Elegance 2005 com 276.000 km que sempre usou etanol, kadett gl 95 e uma cg Fan 125 2006) aguentam bem essa safadesa toda. Agora entendo o porque da ferrugem na boca do tanque. Os caras colocam água salgada no etanol. Isso é o fim mesmo. Grande abraço !!!!
Tenho um Chevrolet Cruze 1.4 Turbo 2017.
Injeção Direta.
Usei SÓ etanol por uns 60mil KM.
Tive que trocar os 4 Bicos.. (4mil reais), manutenção.
Agora só estou usando Gasolina Comum, compro Aditivo separado e coloco de vez em quando.
Vai dar o mesmo problema de novo amigo infelizmente o problema não é o combustível e sim a procedência do combustível, infelizmente hoje no Brasil se você descobre que no posto tá adulterado a bomba ou o combustível, muita das vezes não dá nada pro dono do posto, enquanto for assim vai continuar dando problema em bico, em bomba de combustível e etc..
Injeção direta com etanol é mais ou menos essa mesmo a duração dos bicos. 60 mil
Vc tem razão. Tenho um cruze 2019 com 57 mil km é só usei gasolina. Nunca deu problema.
Parece que existe um pacote radical: defender carro à combustão e ser anti etanol (tem umas preferências partidárias que não vêm ao caso). A real é que no mundo das oficinas, é muito fácil criar mitos. É um tal de trocar de combustível pra não viciar o sistema (como se central eletrônica fosse uma pessoa), é um tal de dizer que fabricante de carro só fala de fluido long life pra estragar o carro pós garantia e lucrar com manutenção (como se fosse vantagem ter carro da marca quebrado por aí) … seguir o manual de manutenção que é bom, ninguém quer.
Mas no próprio manual ou portinhola de combustível recomenda, a cada X tanque de gasolina, coloque 1 de etanol. A central realmente "vicia" por estar somente com determinado combustível por muito tempo.
@@aldairffernando não. O que há é a recomendação de um tanque de gasolina a cada X de Etanol. Isso porque a gasolina possui um melhor poder de lubrificação e é detergente de algumas impurezas que podem se formar com o uso do Etanol.
Papo furado @@aldairffernando
De pleno acordo...mas sabendo do empresário de inegável sucesso e criador de mitos quero acrescentar algo...a coisa vai além da questão partidária, é um campeão de surfe da onda fascista que varre o país, que tem coragem de desejar a morte de quem exerce o bem comum de divergir, a prática saudável da convivência com diversidade de pontos de vista. Ampliando só mais um pouco...tenho um pé atrás com todos aqueles que precisam alardear sua honestidade sempre que possível, estas pessoas ou não entenderam que não fazem mais que sua obrigação cidadã ou criam um mito com o objetivo de que: aceite qualquer orçamento pq sou honesto e quero o melhor para você. Já estive em uma de suas unidades...serviço ok, nada demais além de firulas e rotinas que a pretexto de transparência servem ao propósito de "validar" a orçamentação. Três principais itens lotam as oficinas, a aversão do brasileiro às manutenções obrigatórias e preventivas; combustíveis adulterados e sim a cada vez maior quantidade de tecnologia embarcada principalmente nos motores que não tem tolerância aos dois itens anteriores. 0:00
@@CaioSouza-hi2iqNão é papo furado. É verdade.
Meu Nissan Versa 1.6 Flex 2015 hj com 100.000km uso Etanol desde zero km, Zero problemas . Faço manutenção seguindo manual. Sem gambiarras nem peças baratas paralelas. (Velas, pastilhas originais e filtros de qualidade). Engenharia desenvolveu Flex pra usar os dois combustives no brasil. não importa a quantidade de mistura. Importa da qualidade e honestidade do posto que abastece.
Vai dizer isso para os ADG lovers. kkkkk
@@vagnersilva5081 não imagino o que seja ADG? tem algum sentido?
O problema não é o etanol! Sim a quantidade de água adicionada...
Alcool anidro não tem água
@@samiirortizamigo, me corrija se eu estiver errado, mas acredito que o etanol vendido nos postos de gasolina é o álcool hidratado.
@@felipevellasco6526é hidratado, inclusive quando se pede a nota ta especificando
@@samiirortiz infelizmente nenhum posto vende Etanol anidro, só o hidratado.
@@samiirortizsó é anidro o que vai misturado na gasolina. O etanol combustível tem % de água acho que 3 ou 5%
Vc é o melhor é verdadeiro jornalista automotivo Boris. Sigo vc sempre. Pois é honesto
Excelente vídeo tenho um Celta LT 2015 que adquiri no ano, sempre abasteci no etanol e nunca tive problemas ate hoje! posso até está enganado mas sinto que o torque do motor fica bem melhor!!!!
Pra quê colocar o Etanol se a gasolina já tem 35% eu nunca coloquei Etanol e nem gasolina aditivada e nunca deu problema no motor o aditivo eu compro separada. Sou de Fortaleza, Ceará
Não seria ao contrario, pra que por gasolina se ela não é pura
A própria vw fala que a cada 10 mil km no motor tsi, se abastecido com etanol, 1 tanque tem que ser de Gasolina. "Recomenda-se que a cada 10.000 km, seja realizado um abastecimento com gasolina com o intuito de reduzir possíveis contaminantes oriundos de misturas etanol e gasolina (válido para motores TSI)." o problema é que os caras querem ter carro mas não procura ler o manual
O problema é que as montadoras devem produzir o carro de acordo com o destino. Senão as condições necessárias ficam escritas de forma que não sejam nem de fácil entendimento nem de boa observação. Os carros DEVEM ser preparados para o consumo adequado ao consumidor comum e qualquer diferença deve ser explicitada com letras graúdas e nos primeiros lugares em sua apresentação.
Leitura do manual é fundamental, tenho um Sandero 1.6, 8v, 2013, são 3,2 l de óleo, mas sempre acho alguém querendo enfiar 4 l que é a quantidade para as versões 1.0.
e tem que lembrar que muitos carros importados so rodam a gasolina, então o etanol misturado na gasolina estraga sim o motor do carro, então sim, o alcool estraga o motor, da mesma forma que o biodieses estraga os motores a diesel
Mentira, o manual não traz essa informação.
Bom saber. Não compro carro da VW. Preciso comprar uma pickup zero km, já risquei a VW da lista.
Boris, te acompanho desde que vc era quase um garoto nas colunas do jornal "Estado de Minas", parabéns,vc ainda está em forma e afiado.👊👊👏👏
Sou técnico em manutenção automotiva, só abasteço com etanol no meu carro, simplesmente troco as velas com um intervalo menor (20 mil km ao invés de 30, num fire 1.4 2014), o carro responde melhor, e economicamente é vantajoso comparado a gasolina (simples conta, multiplicando o valor da gasolina por 0,7), mas me divirto com quem fala mal, prefiro que fiquem na gasolina, pelo menos o valor do etanol (por demanda) se mantém vantajo. Óleo sai quase na coloração que entra, não me preocupo com detonação, pré ignição ou canonização do motor, e sigo feliz.
Concordo com o senhor plenamente e uma energia renovável no pé da letra...
Melhor combustivel e o ETANOL sem ser adulterado👍🏻
Meu amigo é movido a alcool corote, e nem sinal de bater a biela
Ele ainda vai longe viu
Ele já começou a fumar? 😁😁
@@evertoncopetti7851 Só eight do paraguay
Não vou falar mal do etanol. Vou falar bem da gasolina. Tenho 1 carro de 22 anos e outro de 14 , nunca fiz limpeza de bicos e os escapamentos são originais de fábrica, consumo e desempenho identicos ao indicados nos manuais
outra época.
O tempo que mais passei com carro foi 9 anos. Um Peugeot 207. Comprei novo. Me desfiz dele com 85 mil km. Dos problemas que teve não lembro de nenhum relacionado a álcool ( esqueci de dizer que durante todo esse tempo só bebeu álcool) o escape era o mesmo e está inteiro. Isso mesmo sem furos. Nunca tirou os bicos injetores. Nada contra a gasolina. Mas nos anos 70 postos chegaram a ficar fechados fim-de-semana devido a crise mundial do petróleo. O álcool salvou a barra. Muitos países queriam ter a matriz energética da cana que produz o álcool como temos. Carro a álcool e movido a energia solar. Sem sol não tem cana. Sem cana não tem álcool. Daqui a pouco um vai dizer: faz álcool de uva/ maçã/ qualquer fruta. Também não tem. Sem sol não tem vida
@@rileyjones1279 85 mil km não era para dar nenhum problema, sequer usou 2 jogos de pneus.
@@gilberto495 de fato. Também foi o que mais rodei com carro. Geralmente é menos. Mas tem o tempo ( 9/Novembro/ 2011 e passei à frente em 2021 , parece que foi em Fevereiro. 9 anos. E os pneus eram os mesmos apesar de já tá bem no fim. Mas em qualquer caso pelo “ bicho” que fazem do álcool como combustível , como eu disse 44 anos depois de lançarem comercialmente. Parece mais um negócio sem fim. Pelo que vejo meus bisnetos vão tá na mesma dúvida. “ mas tem água/ não mas já resolveram/ mas álcool tem água e água não queima/ não mais o meu queima bem/. Tem fim não. Se me perguntarem: tu tem de escolher. Álcool ou gasolina? Fico com álcool. Compro um engenho, produzo açúcar e álcool. Vendo o açúcar e queimo o álcool no carro. E com petróleo? Eu não posso nem extrair do subsolo. Constituição brasileira: riquezas do subsolo pertencem a união
@@rileyjones1279 acho que logo ambos combustiveis serão obsoletos. Como logo me aposento e pretendo morar no litoral, já tenho uma bike para me locomover e um hipermercado atacadista do lado de casa. Quem sabe compre um eletrico no futuro para pequenos percursos. 😀
Sempre usei etanol nos carros que tive e uso no meu carro atual , coloco gasolina quando vou viajar pra longe.
Estou de acordo
Ele falou sobre aperfeiçoamentos em veículos que foram adaptados a rodarem com esse combustível adulterado com o aval do governo Brasileiro. Mas e os importados que foram projetados para rodarem só com gasolina? Ou os carros a gasolina mais antigos? A injeção deles não está preparada para fazer esse ajuste estequeométrico tão grande para um nível tão elevado de batismo na gasolina. Se o carro foi projetado para rodar só com gasolima, deveria ser só gasolina, ou no máximo uns 10% de etanol, não essa adulteração de quase meio a meio. O mais absurdo disso, é que para ajudar os comparsas produtores de cana, o governo inventa essa história ridícula de que quer preservar o meio ambiente, fazendo o contribuinte que já é tão prejudicado de tantas formas pelo governo, pagar preço de gasolina em álcool. E aí esse rapaz do vídeo ainda vem querer passar pano. Se o governo quisesse mesmo preservar o meio ambiente e ajudar o cidadão, desenvolveria políticas de incentivo ao uso de etanol que fossem favoráveis ao cidadão, não empurraria guela abaixo um combustível adulterado fazendo o cidadão pagar preço de gasolina no etanol, estragando veículos que não foram projetados para tal, e reduzindo drasticamenre a autonomia dos que aguentam esse desaforo estatal.
falou tudo meu amigo concordo com voce carros abaicho de 2005 so problemas começam ja no sistema de escapamento apodrecendo tudo depois vao pro sistema de alimentaçao e por fim pro motor detonando tudo pelo oleo do carter contaminado , conheço um cidadao que produz seu proprio combustivel a partir da pirolise de plastico e pmeus velhos e faz muito tempo que produz nunca vi seus carros estarem parados
@@paulojorgefriedrich9175 , olá. Bem que esse seu amigo poderia ensinar como ele faz isso. Dá essa sugestão para ele, amigo. Valeu!
E tem motores 2 tempo, que precisam APENAS gasolina adicionando óleo específico... A gasolina batizada por lei judia muito desses motores (para roçadeira, por exemplo). Um desastre legalizado.
Sinceramente, às vezes penso em comprar um " carro " movido a tração animal.
Kkkkk meio ambiente kkkk celular televisão vai pra onde kkkk tudo descartável meio ambiente kkkk
Ele tem conhecimento, experiência e inteligência.
O brasileiro precisa ter o direito de escolher qual combustível vai abastecer. Essa porcentagem compulsória de 35% de álcool na gasolina que é a grande contestação da parte dos brasileiros frente ao governo. Esse vídeo fala do preparo dos carros flex, mas não fala do problema em pauta atualmente, que é o prejuízo eminente de quem, assim como eu, tem o carro somente à gasolina.
O etanol necessita de gasolina para auxiliar na ignição e no seu desempenho em baixas temperaturas. Pra quem já teve carro carburado e motor a álcool sabe o q estou falando
Tem que incentivar o alcool, pois quando acabar o petroleo, as outras geracoes nao ficam tao na mao. Ou quer acabar com tudo e os outros que se lasquem? Cade o pensamento cristão?
@@edmarsalvador2673Incentivar mas não obrigar, já tem etanol lá na bomba disponível, vc pode fazer a mistura que quiser no seu carro flex mas ninguém pode ser obrigado a pagar por gasolina e receber boa parte em álcool
@@edmarsalvador2673acabar o petróleo?? Vc tá por fora mesmo....
Compra carro flex uai
Esse video ganhou meu respeito, 10 anos com 180mil km rodados usando GNV e etanol, vendi o carro e nunca deu defeito no sistema, sempre tive cuidado com posto e uso alternado de bons aditivos e manutenção preventiva...
Escort 89 xr3
Não andava no álcool, só dor de cabeça com o carburador.
Passei por gasolina podiam, virou um avião.
Ando pra todo lado, lógico, fazendo as manutenções normalmente.
Saia um baratinho cinza do carburador com o álcool, que entupida tudo.
Hoje, só alegria.
Parabéns pelas instruções.
Continue. Deus te abençoe.
Barrinho
Boris, pergunta sincera:
Considerando como as montadoras tratam o brasileiro, você acredita que estão preocupadas se o etanol estraga mesmo os bicos injetores dos veículos com injeção direta?
Acredito que a maior parte dos casos dos danos ocorra após o término da garantia. A experiência de quem está no chão de fábrica também deve ser considerada.
Boris, pergunta sincera, vc é mecânico? Ou só um cara que ouviu de outro cara que perguntou pra um cara?
Cara, imagina a engenharia ter da dar garantia que pode chegar até 5 anos. Sinceramente vc acha que toda a engenharia japonesa, alemâ e européia é burra e não testou o carro por milhares de Km no etanol? O problema é o brasileiro pobre querer pagar de rico, compra carrão e na hora de abastecer vai naquele posto suspeito e ai bota etanol adulterado. É só botar o cérebro pra pensar um pouco. Mas talvez o excesso de cloroquina, tenha atrofiado o cérebro de alguns...
Sim, já padeci de um calço hidráulico por conta de um bico danificado que travou aberto. Diagnóstico de duas oficinas diferentes: a causa foi o etanol. Em quem confiar, afinal de contas, na hora do prejuízo?
@@celsoaugustococcarofilho4679 Ai é achômetro... tem taxista que usa gasolina e está tendo problema em bicos de injeção direta no Honda City novo... O problema é, será que tanto a gasolina ou o etanol não foram adulterados?
@@JanduirMedeirosdeMorais pode ser, em geral abasteço no mesmo posto, muito confiável, mas em viagens era impossível. O carro em questão era a gasolina e importado, os mecânicos disseram que o etanol misturado na gasolina teria causado o problema. Mas, depois do enorme prejuízo, restou pagar e chorar apenas.
Eu não digo que destrói motores, mas a água contida no etanol corrói o sistema de escapamento e catalizador. Basta ver o carro a álcool frio, soltando água pelo escapamento. Por via das dúvidas eu só uso gasolina comum e de vez enquando ponho um aditivo
meu corsa rodou 105.000 no alcool escapamento original e não estava furado, meu fiesta com 82.000 esta ok
não cara, a água que sai do escapamento é causada pelo catalisador, que é pra isso que foi feito
Até eu me aposentar em 2014, na Volkswagen do Brasil, área de garantia, esse era o entendimento, pode ser que mudou…
Rapaz trabalho com vendas numa camionete Strada 2020 rodo várias km por dia está com mais de 450.00 mil km agora ,te digo com toda. A certeza álcool é vida desde 0 km só no etanol motor tá top demais
Esse Boris pra mim é muito esclarecedor super respeito
Informações sempre excelentes, direto ao ponto sempre...!!!!
Parabéns pela explicação Professor Boris, eu só uso etanol e nunca tive problemas com esse combustível, gostaria de saber o que ganhar esses "mecânicos" que defendem combustível fóssil (gasolina).
Tenho um Palio Sporting ano 2013. Sempre usei álcool! No motor propriamente dito nunca tive problemas. Mas bico injetor, tem que limpar a cada 4 meses se usar o carro todos os dia. 🤷🏻♂️
Eu tenho um Sporting 2o14 com mil com 71mil km eu nunca fiz limpeza de bicos mais só uso álcool é gasolina ambos com aditivos
Carros flex não tem nenhum problema! Mas nos carros mais antigos na qual era só gasolina aí sim dar muito problema! Isso é fato!
Por mais que se reformulem os componentes, por mais rápido que seja, para funcionar bem com água do mar ou xixi, fazendo 20km/l com essas substâncias, meu carro não é novo e não tem esses componentes reformulados. E o motor como fica? Pode até ficar bom, mas a garantia precisa ser nos componentes mais antigos e não somente nos novos.
O sistema é pensado para forçar a evolução para o novo e não para adaptar o velho...a gente que se adapte, simples assim
É verdade Boris, o grande problema é a adulteração,abraços,
Rodo só c etanol há 06 anos meu corsa flex nunca deu problema estou satisfeito c o etanol
Bom dia! Tira uma dúvida por favor! Não diziam antes que o alcool comia o escapamento? Por que isso não acontece mais? Tenho um hyundai HB20S AT 2015 nunca precisei trocar escapamento. A formula do Etanol mudou? Não é mais Álcool como antigamente?
Obrigado!
Mudou foi o tratamento no escapamento pra não enferrujar mais!!
Falta fiscalizacao nos postos
Meu Voyage 2015 1.0 táxi tem 345 MIL KM e sempre no etanol! Ehehehehe, acho que ainda rodo mais 100 mil até dar o ano de troca-lo, sempre com Etanol, não tem 1 crosta de carvão de gasolina! Motor ainda tá em dia
😱😱😱 ja dá pra trocar por um pastel e um carrinho de pedreiro usado
@@marceloandriolo819 kakaka se eu pegar 15 mil nele já está bom ele já me deu mais de 600 mil brincando
Peguei minha Fiat Strada com 75.000 km, agora ela está com 290.000 km, mais de 96% andei no álcool e esta la firme e forte.
Grande mestre da a dica certa ,parabéns Boris desmistificando
Não precisa ser mecânico, engenheiro mecânico ou técnico para saber que isso não vai dar bom. É perceptível a durabilidade dos motores dos de carros hoje.
Os carros de antigamente também só viviam fazendo reparos.
Boris....sempre abasteci com etanol, desde a época do pró álcool. Nunca tive problemas. Pelo contrário, não gosto do cheiro da gasolina.
Tenho um hb20 2018 que so roda no alcool desde que eu comprei, ja ta co 240.000km e zero problemas.
mas pq nao testa 1 tanque cheio de gasolina boa, posto br, shell. eu acho mais vantagem usar gasolina e mais economico
@@Antonio07078 já fiz teste com gasolina podium, ficou ótimo , mas no álcool o desempenho e bem melhor, sobe uns cavalos e o carro sofre menos nas subidas, quanto ao consumo eu vi pouca diferença pois o HB 20 e bem econômico.
Esse cara não se vendeu para o sistema!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho um GOL G4 com 8 anos de uso, precisou de retifica, um pistão dele simplesmente enferrujou e trincou, sempre abastecia 1/4 das vezes com etanol puro, quase nunca usava aditivo, o carro roda pouco, cerca de 10mil km por ano, na minha opinião foi o etanol que causou a degradação precoce da peça.
Uma pergunta: e os motores feitos pra trabalhar somente na gasolina? Um exemplo, minha Brasilia? Creio que tenha consequências sim.
Claro que sim, ele está falando de carros que foram feitos para rodar com Etanol ou que são Flex
Quem liga para sua Brasília?
@@fiateiroiguacu2900 quem liga pro seu comentário? 🤔
@@williamp8346 você 🫣
@@williamp8346 eu!😂
Falou a voz de quem entende do assunto, aí sim não é mecânico é engenheiro!
Tá bom kkkkkk
Usei etanol durante um ano. Quando fui fazer revisão as vela estava ruim. Ai depois disso abasteço três tanque de gasolina e um de álcool ai nunca mais tive problema.
Trocar vela é manutenção preventiva.
Era o posto😂
Quantos km rodou neste um ano? Vela tem prazo de validade por quilometragem e não pelo tempo.
@@almirdoudement6514 12 mil km
Uso aditivo Proal Bardahl, contém detergentes específicos para o etanol, é oleoso, lubrifica velas de ignição e protege a bomba de combustível. Por conter água ( 7%) o etanol oxida e descolore as velas, com esse aditivo não ocorre isso.
Sempre desmistificando velhas histórias. Parabéns!
Até vc tendo um minuto de sensatez, parabéns.
Vc tmb n apresentou nenhum estudo que demonstra não fazer mau á bomba de alta e bicos de injeção direta, o uso de etanol.
Pra que? A engenharia das montadoras já testaram seus carros com etanol por milhares de Km. Pare de abastecer com etanol adulterado que os problemas somem. O excesso de cloroquina, está afetando o cérebro dos fãs do Pelanca (ADG)
Exatamente! Cad as provas
Tem coisa que ele fala que é bom ouvir, mas tem outras que parece que ele é enviesado por algum motivo.
Pois é cara, respeito o Boris, mas parece que ele parou no tempo.
Ele deve ter recebido um dinheirinho das grandes montadoras e tá aí falando bem que nem dos motores 3 cilindros
Único problema do etanol é o próprio brasileiro kkkkkkkkkkk, por adicionar tanta água….
🤦🏼♂️
Depois quer que o país muda, se não começar pelo povo isso aqui nunca vai mudar….
Na itália os caras adulteram azeite que ferra com a saúde dos seres humanos.
Tenho um Virtus tsi. A cada 5 tanques de etanol costumo por um de gasolina. Sem problema nenhum até agora. O carro está com 170 mil km.
O problema que podemos ter com adicionamento maior de álcool na gasolina será com os carros mais antigos com uso do mono combustível,...Peças como bomba de gasolina e injeção dando um pouco mais de problema........E carros com motores de alta performance.
Em Recife o etanol tá caríssimo. 4,60
Nada justifica esse preço do etanol
Meu carro com etanol o motor ficou mais redondo, porém o consumo do etanol desanima. Quando ficar 70% do preço da gasolina volto para gasolina.
meu carro no etanol tem feito 11,5 km/l. Rodo meio a meio estrada e cidade.
COMO VOCÊ CONSEGUIU GASOLINA?
Tenho um Etios 2014 com 150.000km, ontem coloquei etanol pela primeira vez. Hoje o carro amanheceu com um pneu furado: etanol nunca mais!
😂😂😂😂🎉
Eu coloquei gasolina pela primeira vez e o parabrisa quebrou.
😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂
etios nem carro é. segue firme
para veículos flex beleza, mas e meu velhinho que só roda a gasolina?! fico como nessa?! a Fielder aqui de casa já teve que trocar bicos e bomba por causa da nossa "mijolina" além de minha Twister ter que uma vez no ano fazer limpeza do carburador pois a partir de tal ponto já começa a falhar e ficar gastona pois o tal do etanol mesmo usando aditivo de limpeza e "torcendo" o cabo de vez em quando cria a famigerada borra em algumas partes...
Taxa o motor troca de bico e programável essa e a solução
Quando teve o aumento em 2001 meu astra fazia 14 na rodovia na semana seguinte tava fazendo 11
Troquei cabeçote + pistão bico e o módulo do astra álcool
Ele fazia 10 na rodovia com álcool
Quem liga para essa bomba? 😂😂😂
No carro elétrico não tem problema de combustível adulterado. Só entra combustível 100% limpo. No Brasil não deixa de ser uma vantagem.
Daqui a pouco essa turma vai dizer que a nossa energia elétrica estraga a bateria dos carros. kkkkk
Parabéns pelo seu vídeo vc conhece mto de automóveis
Agora explica o por que da RECOMENDAÇÃO da montadoras de colocar um tanque de gasolina há cada 5 ou 10 mil km (a depender da montadora)? O sistema de injeção sofre, SIM, com etanol sem o uso alternado com gasolina e/ou aditivo.
Boa!!
Eu uso só etanol no meu March 2012 e nunca tive problema, antes disse no meu KA tmb, podem até recomendar, mas eu não faço e nunca tive problema.
Manda a cópia do manual da montadora que vc leu isso.... Eu trabalho com carros e não existe nenhuma recomendação ou orientação de qualquer engenheiro de montadora pra alternar tanque de combustível entre etanol e gasolina, isso claro, desde que vc utilize combustível de excelente procedência e qualidade.
Pega o manual de qualquer VW Tsi flex.
Eu tenho um corsa 1.4 econoflex 2009 com 600.000 kms 100 % a etanol nunca foi aberto o motor detalhes os bicos foram trocado os 4 com 500.000 kms
Amigo marcosalmeida, rodei com um Corsa Maxx 2012 também uns 100.000 km, 100% só no álcool, e não troquei nem velas. Bora lá para mais 600K sossegados.
Kkk Kkkk. Conta outra história de pescador . Kkkkkk
Se fosse só o ADG, mas o problema é que todos os grandes reparadores do BR estão dizendo a mesma coisa, que o ETANOL está diminuindo a vida util dos componentes.
Acredito mais em quem tá com as mãos sujas de graxa.
@@danilorm40 O cara com as mãos sujas de graxa às vezes não manja de estatística. Quem pode dizer se o etanol corrói ou não é um laboratório. O ADG pode estar vendo carro na oficina dele com problema nos bicos, mas quantos milhões de carros estão rodando com etanol e nunca tiveram problema?
Mais um excelente vídeo, valeu Boris!
MUITA ÁGUA NO ALCOOL....
Etanol destruir motor é uma das piores bobagens que já ouvi
ADG ouvindo isso 😂😂😂😂!!
Prefiro acreditar no ADG viu... É só ver pessoalmente um motor na oficina que só usol etanol na vida, é crítico..
Boris, vc é mecânico? Ou seu conhecimento vem de eu conheço um cara que perguntou pra outro cara que conhece uma pessoa bla bla bla.
Só aguardar o próximo capítulo
@@smarttec8816 ele perguntou ao vendedor o q ele prefere, é claro que vai ter viés. O cara da bochs não pode assumir q não sabe fazer pra durar e nem vai querer vender menos
ADG é dono de uma das redes de oficinas mecânicas mais conceituadas do Brasil. Obvio que prefiro acreditar mais nele. E estranhamente o Boris não mencionou os carros somente a gasolina, só falou dos flex.
Tenho uma dúvida quanto a etanol.
Tenho um polo TSI manual 2023. Na csc primeira revisão a dois meses atras, falaram para eu usar somente etanol aditivado, pois etanol comum está dando problema nos bicos em carros com km mais altos.
Desde então estou usando etanol aditivado, e tenho notado uma melhora no consumo. Abasteço somente em dois postos de confiança em minha cidade. Mas é verdade que da problema nos bicos? usar etanol comum?
Parabéns pela explicação fundamentada.
Muito bom. Parabéns.
Beleza, só não nomeie a mistura que vendem aqui no Brasil como "GASOLINA". Se você comprar uma caixa de leite, e dentro vier misturado com CAFÉ, você comprou leite? Vamos fazer uma campanha para que o consumidor brasileiro tenha o direito de comprar gasolina pura nos postos de combustível!
quanto o governo tá pagando pra ele falar isso?
ele fala de motor flex, mas nem todos carros são assim, ele também não fala que o rendimento por litro tambem diminui com uma maior concentração de etanol mesmo em carros flex.
motores somente a gasolina vão sim dar problema, se no manual está escrito para usar gasolina, é gasolina pra ser usado, não uma porcaria com quase metade de álcool, fora a adulteração "natural" que os postos já fazem
Sim, e nos EUA utilizam de 10-15% apenas de alcool e ninguém fala nada de aumentar a porcentagem. O que adianta o Brasil vim falar de proteção ao meio-ambiente se o resto do mundo não tá nem aí. Povo trouxa mesmo comandado por um buçal corrupto.
O que o biodiesel faz
Borra no tanque cuto da limpesa uns 300 a 600 reais
Congelamento do diesel na regial sul do paois
Entupimento de filtro 120 reais
Trava bico injetores. Pode chegar a 15 a 30 mil reais dependendo do veiculo
Quebra da bomba 20 mil reais dependendo do veiculo
Congelamento do diesel nem no polo norte......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Concordo Boris! Existe muito sensacionalismo na Internet. É comum exibir oficina bem equipada, bonita e limpinha. E ao mesmo tempo com gente sem formação alguma, propagandiando ferramental moderno e proferindo um monte de besteiras como se fosse dono da verdade. Do outro lado, o cliente paga um preço absurdo pelos serviços convencido de que está fazendo o investimento certo.
Tenho Renegade Longitude 2018 sempre abasteço com etanol, e nunca tive problemas com meu veículo.... 🤷🏾♂️
O problema são esses picaretas para não dizer coisa pior. Adulterar o combustível é irritante no país. Se todos fizerem a conta hoje em dia estão pagando 650ml de gasolina a R$ 5,60 reais. Eu vou arriscar com Etanol mesmo. O complicado é que não estão multando os postos de combustíveis adulterados. Tecnologia no Brasil é de elogiar e vamos parar de sabotar a nós brasileiros. Dentro de alguns anos o Petróleo vai acabar e aí? Parabéns Sr. Boris Feldman.
faz 50 anos que dentro de alguns anos o petróleo vai acabar.
@@georgearaujo8413😂 verdade. Vai estar em 2100 com um monte de petróleo ainda e vão continuar dizendo q tá pra acabar 😂
Tenho um celtinha 2012 comprado zero !! Ate hoje só andou no alcool, e só deu manutenção normal, com 250 mil km...
Por isso é bom prestar atenção, os mecânicos estão falando de carros a gasolina e flex com injeção direta. Esse maluco do vídeo ta é fazendo hate sem ver video direito.
Seu carro é flex?
injeção direta mano não indireta
Comprei um Honda fit em 2008, rodei 200.000km com ele no etanol, nunca tive problema nenhum.
seu carro é de injeção indireta, não vai dar problema mesmo. O problema são com os bicos de injeção direta e bombas de alta pressão principalmente, pois são componentes muito mais sensíveis, e quando sofrem adulterações (etanol geralmente é adulterado com água) destroem esses sistemas sensíveis, diferentemente da gasolina, que geralmente é adulterada com etanol, o que num carro flex acaba não danificando... Esse é um dos melhores carros que a Honda já fez na minha opinião, um tanquinho de guerra! Abraços
Tenho um Uno 1.3 comprei em 2020 e só uso Etanol e nunca deu problema
As montadoras deveriam voltar a fabricar carros que só usam Etanol .