Quando comprei meu carro, o último óleo tinha rodado 16mil km, então antes de abastecer já troquei o óleo e depois de 4 mil km novamente, hj o óleo tá limpinho, em vez de usa flush acho mais seguro antecipar as trocas de óleo a cada 6 meses e antes de 10 mil km
Excelente abordagem, faça trocas com 5 mil, 8mil e 10mil e depois a cada 10mil . Da mesma forma se voce tem carro flex rode sempre a proporção de 4 tanques com um combustível (ex. gasolina) e 2 tanques com outro combustível kex. ethanol) dessa forma vc mantem o sistema de injeção limpo.
@@Gabriel-gz3hk Nossa gasolina já possui 25% de ethanol portanto seu carro flex já anda com combustível misturado se rodar na Gasolina, não vejo problemas em aumentar esta proporção porém eu pessoalmente prefiro não fazer isso pois não vejo vantagem.
Amigo, óleo limpo não significa que está tudo bem. O óleo lubrificante de motor tem diversas funções, as quais estão atreladas aos aditivos inerentes ao produto. Uma delas é o detergente, que tem a função de limpar o motor. Parte da "sujeira" retirada (as de maiores partículas) fica retida no filtro e a restante circulando junto com o óleo, que acaba tendo sua cor escurecida, que é normal.
@@eduardocosta9078o que vc falou está errado, depende do tempo que vai rodar esses 5, 8 ou 10, se vai rodar em estrada de terra, trânsito pesado, percursos curtos onde o motor e óleo não atingem a temperatura ideal de funcionamento…. Várias coisas, não existe isso de 5 8 ou 10, no manual do veículo ele explica tudo porém ninguém lê e quando lê não entendem nada ….
Aqui, quando a gente usa Flushing, após, retiramos o cárter e a bomba de óleo para retirar os "coágulos" dessa borra, e trocamos o respiro, mangueiras também...
Opa galera blz? Faço flash de motor em casa, nunca tive problema de limpar o colesterol do motor ,só 1 dica: pra vc fazer,tem que tirar a tampa de válvulas, e o carter,p ter certeza que seu pescador da bomba de óleo, não está entupida .só alegria
Uma excelente aula de prevenção , tenho um corsa 2003 sou único dono , fiz a descarbunizacao com 230000 km originais , usava antes óleo mineral pós limpeza, estou usando semi sintético 15 40. Nas trocas de óleo, uso flusch como preventivo . Esse motor 1.0 voltou a ficar muito melhor .... não pa rece nada como era. Valeu pela informação .😅 9:09
Tenho um Hyundai i30 2.0 com 80 mil KM. Eu em toda troca de óleo faço o flush preventivo, mas eu tenho certeza que o motor está limpo por dentro. Nunca tive problemas e zero barulhos; Só faça se tiver certeza do estado interno do motor
Obrigado pelas dicas transparentes, to com um caso severo aqui que o cliente nao quer rancar o motor vamos fazer no capricho removendo pescador, carter e tampa de valvula para limpeza
exatamente, o flush não resolve aquela impregnação de borra, que parece um glace de bolo escuro, ai so desmontando mesmo e mandado para o banho na retifica.
Concordo com a opinião do Laércio Bittencourt! fazer um flash em um carro com um bom tempo de uso, de pessoas que só completa o óleo e não troca! é complicado! bom seria rever essa situação antes. Achei importanre essa dica sobre esse vídeo! Valeu mesmo.
Luciano: Boa noite. Faz um episódio falando sobre os cuidados que deve-se tomar em um motor que roda pouco cuja temperatura do óleo nem atinja os 90 graus em cada percurso. Obrigado.
O óleo atinge mais de 90°C geralmente 110 115°C. Observe que muitos motores tem trocador de calor do óleo do motor com o líquido de arrefecimento. Então sim o óleo fica mais quente que o líquido. Até haviam antigamente veículos que possuíam mostrador de temperatura do óleo do motor e causava a maior confusão por causa disso.
Luciano, fiz uma pergunta e infelizmente não obtive resposta. Admiro o seu trabalho e já assisti muito dos seus vídeos. Tenho um Golf TSI 1.4 DSG 14/15 (alemão) com 80 mil km. Troco o óleo conforme a norma VW 502.00, Tabela Lubrificação Max Performance V.13 - abril de 2020 (a última emitida), logo, 0W30 API SL. Nada de aditivos adicionado ao óleo. Também sou engenheiro mecânico e tenho as minhas razões. Pergunto: fazer flushing neste motor pela 1a vez não seria arriscado, já que possui 80 mil km e 9 anos e 4 meses? É um motor original, nunca teve defeito. Só troquei as 3 correias, o resto é original de fabrica.
Mas ao esgotar o fluido do flushing, não corre o risco do resíduo dele se misturar com o óleo lubrificante contaminando-o? A preocupação é o solvente. Sei que os óleos lubrificantes de motor contém aditivos e dentre eles tem o específico para a contaminação da gasolina. E para a contaminação do solvente?
Só faltou uma indicação de boas marcas (mesmo que na descrição do vídeo). Vou comprar meu primeiro carro (usado) e vi que o flush de óleo do motor é STP, e do fluído do radiador, qual marca indica?
Boa-tarde Luciano, qdo vc faz o flush, retira o oleo que foi colocado, o flush nao fica no motor? Ficando nao vai contaminar o oleo novo colocado? Abraço
Salve Luciano, eu tenho um argo 3 cilindros, 55km, sempre troquei o óleo por original fiat nas revisões de 10km, será que dará problema eu fazer flush na troca de 60km? De já obrigado.
Como fica a situação do resíduo de flush que permanece no motor depois do procedimento? Pois como vc disse é impossível escoar todo óleo do motor. Já testei o flush preventivo da koube, sendo que sai o óleo com cheiro muito ruim, parece limpar.
Ao rever o histórico das manutenções da minha A5 2013, consta nas notas das revisões a aplicação de flush do motor e aditivo de combustível, isso da concessionária Audi de Curitiba, de uma marca alemã top.
Bem bacana sua orientação. Meu carro tenho usado bem pouco, 11 meses rodei 3mil km e percebi recentemente um pequeno vazamento na junta do Carter. Ele não tem nada de borra, apenas um verniz escurecido nas paredes. Vou fazer o flush agora na troca de óleo, desmontar o carter, tampa de válvulas, bomba de óleo e pescador para fazer um acabamento manual e montar novamente com juntas novas.
Olha, se tiver muita borra no motor, já cristalizada, dura, o flush corretivo da Koube resolve isso sem risco de entupir qualquer caminho do motor. O produto é altamente eficiente em dissolver borra muito avançadas. Dá uma pesquisada em vários usuários independentes testando. Vale a pena você ter para revenda pois é muito seguro. Se o produto for fraco, soltar borra e não dissolver, entope duto, perde lubrificação, pode travar. Com Koube não tem chance disso ocorrer. Eu sempre falo do Koube porque salvou meu motor com borra muito avançada e que muito mecânico só faria banho químico desmontando motor aí é praticamente retificar motor.
Comigo aconteceu a mesma coisa. No meu caso, teria que baixar o motor só para retirar o cárter. Foi feita duas lavagens do motor usando um desses produtos e dissolveu tudo. Parece que em motores diesel, onde só um jogo de juntas custa uns R$4 mil, é bem comum fazer desta forma.
O certo mesmo seria aplicar óleo novo após esse flush quimico para retirar os resíduos restantes e funcionar o carro por mais 15 minutos, jogar essa rodada de oleo fora e só então aplicar um óleo novo pra que esse permaneça no motor até a proxima troca. Falo isso por experiencia própria. Principalmente se for um motor que nunca recebeu flush antes.
Usei exatamente este STP no meu Palio 96 na época. Peguei com 26.000km e fiz o flush com 100.000 km. Esgotei o óleo, coloquei oleo + STP flush, depois coloquei óleo para rodar. O carro rodou quase 2.000 km antes de começar a escurecer o óleo e rodei mais 30.000 km sem nenhum problema. Mas tudo isso preventivo. Se eu tivesse ficado com o carro na época, eu faria outro flush, mas só depois de 60.000 km. Depois disso eu mudei minha abordagem. Meu classic 07 pedia óleo semi sintético e troca a cada 10.000 km. Eu colocava 100% sintético e trocava a cada 5.000 km. Se rodasse muito em estrada, ai trocava com 7.000 km. Depois peguei uma Spacefox ea11, mesma coisa. Trocando o óleo com a metada da km ao invés de fazer flush. Em paralelo eu presenciei um amigo que tinha um peugeout e só usava óleo mineral 20w50. Um dia ele foi fazer um serviço na CCS e aproveitou para trocar óleo. Viu que ficou muito mais caro e pediu para eu ver se econtrava o motivo. Ele estava usando um óleo API SL 20w50 no peugeout que exigia óleo semi sintético ou sintético de viscosidade 5w30 SM. Expliquei que ele estava usando um óleo muito inferior e de viscosidade errada, ele falou que voltaria a trocar o óleo no posto, pois ano que vem já estaria trocando de carro de novo.... complicado.
Bom dia Luciano, eu tenho um Virtus tsi 18/19 está com 94000 km, a concessionária disse que não é nescessário efetuar a troca do óleo da transmissão automática, o que você me fala sobre isso.
Acredito que o Luciano não costuma responder as perguntas, as minhas ele não respondeu. Rsrs Entendo que você deveria substituir o óleo da sua transmissão automática há muito tempo, pois já está chegando aos 100.000 km. Substituiria com 60.000 km. Por que substituir o óleo dela? Dentro da caixa automática tem peças que sofrem desgastes e geram particulados, são os discos das embreagens compostos de composite, que atritam com os discos de aço. Esse atrito gera calor, que provoca aumento da temperatura e consequentemente a deterioração do óleo. Então, como não trocar esse óleo que está contaminado? Detalhe, quando substituí-lo, abrir o cárter e substituir o filtro interno. Se for fazer esse serviço, vá numa oficina com know-how para isso, pois será necessário o controle da temperatura, para garantir que as válvulas estejam abertas, para conseguir substituir 100% do óleo. Máquinas automática substituem o óleo, mas o filtro continua dentro da caixa o que não é legal. Boa sorte!
Eu ABOMINO flux de motor. Se estiver no começo e troca de olé com qualidade. Acelere e monitore a temperatura do motor. Por 40 à 50 minutos e troque o óleo imediatamente. Se estiver carbonizado só desmontagem completa.
Meu amigo, não existe o perigo de quando se faz o flush por mais que deixemos escorrendo por um bom tempo ainda permanecer no motor óleo velho com o flush e contaminar o óleo novo com essa resido de flush que ficou ainda no sistema?
Minha bomba d’água estava assim, por causa do último dono do usava água sem aditivo então eu comecei a usar e todo vez que trocava o óleo do motor já soltava a água com aditivo e colocava outro novo até que a bomba furou kkkk
Fazer flush preventivo toda troca do óleo pode agredir muito os retentores internos do motor. O ideal é antecipar as trocas de óleo e fazer flush eventualmente. Vcs acham que flush por ser um produto químico relativamente forte não ataca os retentores? A gasolina tb entra em contato nas partes internas onde circula óleo como bem falado no vídeo mas não na proporção do flush.
Meu amigo..me tire uma duvida..vi are o fi al seu video mas uma coisa n entendi..alias 2....pq vc n foi mto especifico...a primeira eh sobre usar preventivamente...mas de quanto em quanto tempo...tipo uso ao comprar o veiculo..e depois quando ja q eh preventivamente...e segundo td vez q fizer o flush vc tem q remover tampa de valvula e carter pra limpar o pescador? Ou so a primeira vez? Pq assim...se td vez tiver q abrir o carter e a rampa n pode fazer flushing preventivo fora da oficina..em casa por exemplo...e no caso outra duvida...uma terceira duvida q surgiu ahora..dizem q ao fazer o flushing o ideal eh botar outro oleo mais vagabundo e deixar entre 10 e 20min em marcha lenta com esse oleo e arriar novamente e entao adsim botar o oleo recomendado pelo fabricante do veiculo..dizem com isso q vc descontamina mais...isso procede? Ou basta 1x so trocar oleo ja botando o recomendado pela fabricante? Eu pergunto essa terceira duvida pq ej nem me importo de trocar 2x com o mesmo oleo da fabricante...tipo se o carro tiver q usar 3l de lubrax tecno e eu tiver q comorar 6litros pra 2 aplicacoes..sem problema..issk n se faz sempre eu gasto mesmo..a questao a ser respondida eh..vale a pena, descontamina mais oj eh viadagem? Se puder me responda essas 3 duvidas
Tenho um corsa frente montana 1.0 você flex 2007 com 144mil km, sempre uso 5w30 sn e agora SP, mas tem borra no cabeçote, é seguro fazer o flush nesse carro?
@@CezarDarciZanon Exato. Se ele está com borra a nível verniz, bem inicial, acho que boa fazer um preventivo, mas controlado. Mas se já está com borra a nível coisas incrustadas, aí tem que ser o corretivo, inclusive abrindo o cárter para limpar e impedir de entupir o pescador. O ideal é abrir tampa de válvula e ver como está, e apartir daí decidir o que fazer.
Eu fico assistindo a esses vídeos e me pergunto; o pessoal não consegue mais pensar? Flush no motor para que serve? Dizem que serve para descarbonizar as cracas formadas dentro do bloco devido ao óleo errado usado e principalmente, completar óleo ao invés de trocar como deveriam. Agora eu pergunto, para onde vai a borra toda que solta do motor? Muita coisa fica no fundo do cárter, mas tiram o cárter para limpar depois? Não tiram. Outro detalhe, com o motor funcionando, onde passa esse óleo? Vão dizer que a sujeira toda fica no filtro, o que de certa forma até é verdade, mas por onde essa sujeira toda passa antes de chegar no filtro? Sim, passa pela bomba de óleo que na maioria das vezes acaba ficando cheia de frisos da sujeira que entra nela e acaba raspando por dentro, danificando a bomba que logo terá que ser trocada. Aí vão alegar que a bomba não estraga e que se deu problema, é por que já estava gasta mesmo. Típica resposta de quem quer ferrar com o dono do carro. Quando é uma bombinha de R$400,00 até passa, mas quando é uma bomba de mais de R$6.000,00 como fica? Só digo uma coisa, se querem limpar um motor corretamente, desmontem ele e façam o banho químico ao invés de fazerem essa matação toda que vai acabar com qualquer motor, pois essa sujeira toda que se desprende depois do filtro, vão passar pelas bronzinas e pelos comando de válvulas, mas parece que isso não pensam e essas bronzinas acabam ficando cheias de frisos devido as impurezas entrarem onde não deveriam e com isso, logo o desgaste de todo o conjunto será antecipado e novamente, parece que isso não pensam.
Se trocar o óleo de acordo com o km, sendo o óleo específico não precisa de colocar nada. Mas se é um veiculo sem histórico de manutenção não vejo problemas. Como engenheiro não acredito em colocar nenhum aditivo ou usar qualquer condicionador ou produto para a limpeza se o veículo for do mesmo proprietário desde sempre.
Para aqueles que tem motor com muita borra, aneis de óleo colado e variações travados, motor praticamente condenado, indicado para retifica, procure um produto chamado flush henz. Colocar óleo no limite superior e dar excesso com esse flush, para ele subir até anel de óleo, completar com motor quente, ligar o motor por 5 horas e dar golpes no acelerador a cada 30 minutos. Depois drenar quente e por óleo novo. Eu já estava pensando em vender meu fire para ferro velho a kilo em 2019, perdendo um litro de óleo por cada 100 km. Resultado, estou com ele até hoje e motor ficou bom.
Olá, boa noite! Diminuindo os intervalos de troca de óleo e aplicando o flush preventivo antes trocar o óleo, o verniz dentro do motor irá diminuir. 😁👍🏻
A pergunta é: se é bom porque a montadora não recomenda? Simples... Será que lá não existem engenheiros competentes e nas oficinas de reparação ou lojas existe?
Como comentei no video, nenhuma troca de fluido de nenhum sistema mecanico garante 100% de troca. Então sim, sempre vai ficar algum residuo de fluido velho no motor, seja ele o flush ou o oleo velho. Por isso mesmp que eu prefiro aplicar o flush sempre corretivamente.
Vc diz ser engenheiro e ter trabalhado na montadora. Mais eu NÃO concordo e abomino flux. Estude mais sobre química de óleo. E vc irá mudar de idéia quanto ao flux.
Peguei uma saveiro 2005 que o antigo dono estava usando óleo mineral 20w50... formou muita borra porque misturou tipos de óleo diferentes e de baixa qualidade. Fiz o flush com medo e de olho na luz de óleo. Para minha surpresa quando tirei a tampa do cárter a peneira do pescador de óleo foi arrombada com uma chave de fenda, brasileiro é foda, faz a merda já pensando no paleativo dela kkkkkk.
E o mais legal e vc q compra o carro todo mal cuidado, cuida estética e não abriu a tampa do oleo pra ver o estado do motor. Vc se encaixa nos brasileiros no mundo da lua
@@jader9291 pelo amor né... Analise de pré compra de carro Premium no carro mais barato de se manter? Levantei o carro e hj se quisesse vender teria baste lucro inclusive.. Óbvio que se fosse uma bmw vc deixaria de comprar por esse motivo, mas não é o caso.
@@guilhermearruda1354 legal vc comprar um carro pra ja encostar na oficina, carro sem confiabilidade. Se vc gosta de se incomodar compre um carro bem barato pra se incomodar depois.
@cwb na nota fiscal possui a km e data q fora feitos, ja peguei carro com troca da correia, troca do aditivo, tudo constando na nota fiscal... O ideia e trocar óleo, filtro de combustivel, verificar filtro de ar.. Isso tudo e rapidinho, ao contrário de comprar o carro e encostar por 1 dia inteiro, quer dizer q teu carro era de dono porco, e vc abraçou a porquice.
Ainda dá medo, não é thrump está errada mas não usa de maneira correta este método de limpeza. Mas usando de 30 mil a 30 mil km poderia ser uma boa opção de limpeza interna. Mas avaliar antes de usar pode ser melhor que usar sem saber no que vai dar. O que falta para vender é a verdade sobre o que quer obter . São fatos, não é acreditar no bom velhinho no natal dizendo que é o papai no Noel. Mostrar o antes e depois ajudaria.
Conselho de amigo ante de compra esse produtos procura pesquisar que não vai causar problemas em longo prazo, porque o militec é proibido no estado unidos porque possui substâncias de cloro e ácido.
aquela mágica de um produto misturar por 15/20min e limpar o seu motor kkkkkkkk faz uma apresentação na prática colega, abre a tampa de válvula (comando) ou carter de um motor verifica se á verniz ou início de formação de borra, monta novamente aplica o teu produto , e abre novamente.. caso contrário PI-CA-RE-TA-GEM
@@allVento realmente colega, fiz a colocação de uma palavra errada aí... não houve citações de marcas, não existe logo ou nome de sua empresa... mas apesar de está no estoque de sua oficina uma quantidade até razoável.. mas fica aí desafio de mostrar na prática esse "produto" mágico aí que limpa motor com 20minutos huahua
Aplicação do flush preventivo sempre antes trocar o óleo não é picaretagem amigo, diminuir o intervalo da trocar e sempre aplicar o flush preventivo antes de trocar o óleo, é só benefícios para o motor. Por exemplos: diminui o verniz e carbonização dentro do motor. 😁👍🏻
@@GARAGEMDOENTUSIASTA oque gera verniz ou borra no motor e prolongar a troca de óleo... 80% da frota dos veículos e considerado uso severo, anda para, trânsito intenso, trajetos curtos, e com isso o veículo não gera KM rodados, e sim horas em funcionamento, se troca com 10mil km, pode ter certeza que aquele motor trabalhou em horas 13/15mil km... muitas horas em funcionamento e o brasileiro não entende isso.. tenho um GM F1 rodo em app, tenho o veículo desde dos 70mil km, hj está com 170mil recentemente troquei a junta da tampa do comando (crônico em GM), e o alumínio do cabeçote está limpooooo, sem verniz nenhum... pq o colega aqui sempre trocou com 7/6mil km... não existe produto milagroso que fica 15minutos dentro do seu motor e sai limpo não..
Quando comprei meu carro, o último óleo tinha rodado 16mil km, então antes de abastecer já troquei o óleo e depois de 4 mil km novamente, hj o óleo tá limpinho, em vez de usa flush acho mais seguro antecipar as trocas de óleo a cada 6 meses e antes de 10 mil km
Excelente abordagem, faça trocas com 5 mil, 8mil e 10mil e depois a cada 10mil . Da mesma forma se voce tem carro flex rode sempre a proporção de 4 tanques com um combustível (ex. gasolina) e 2 tanques com outro combustível kex. ethanol) dessa forma vc mantem o sistema de injeção limpo.
@@eduardocosta9078 eu posso colocar essa proporção que vc falou misturando no mesmo abastecimento?
@@Gabriel-gz3hk Nossa gasolina já possui 25% de ethanol portanto seu carro flex já anda com combustível misturado se rodar na Gasolina, não vejo problemas em aumentar esta proporção porém eu pessoalmente prefiro não fazer isso pois não vejo vantagem.
Amigo, óleo limpo não significa que está tudo bem. O óleo lubrificante de motor tem diversas funções, as quais estão atreladas aos aditivos inerentes ao produto. Uma delas é o detergente, que tem a função de limpar o motor. Parte da "sujeira" retirada (as de maiores partículas) fica retida no filtro e a restante circulando junto com o óleo, que acaba tendo sua cor escurecida, que é normal.
@@eduardocosta9078o que vc falou está errado, depende do tempo que vai rodar esses 5, 8 ou 10, se vai rodar em estrada de terra, trânsito pesado, percursos curtos onde o motor e óleo não atingem a temperatura ideal de funcionamento…. Várias coisas, não existe isso de 5 8 ou 10, no manual do veículo ele explica tudo porém ninguém lê e quando lê não entendem nada ….
Aqui, quando a gente usa Flushing, após, retiramos o cárter e a bomba de óleo para retirar os "coágulos" dessa borra, e trocamos o respiro, mangueiras também...
Opa galera blz?
Faço flash de motor em casa, nunca tive problema de limpar o colesterol do motor ,só 1 dica: pra vc fazer,tem que tirar a tampa de válvulas, e o carter,p ter certeza que seu pescador da bomba de óleo, não está entupida .só alegria
Uma excelente aula de prevenção , tenho um corsa 2003 sou único dono , fiz a descarbunizacao com 230000 km originais , usava antes óleo mineral pós limpeza, estou usando semi sintético 15 40. Nas trocas de óleo, uso flusch como preventivo . Esse motor 1.0 voltou a ficar muito melhor .... não pa rece nada como era. Valeu pela informação .😅 9:09
No Japão se faz muito flushing de motor...muito comum fazerem a cada duas trocas de óleo.
Tenho um Hyundai i30 2.0 com 80 mil KM. Eu em toda troca de óleo faço o flush preventivo, mas eu tenho certeza que o motor está limpo por dentro. Nunca tive problemas e zero barulhos; Só faça se tiver certeza do estado interno do motor
Vc sabe q uma troca de óleo uma sim e outra não, sabe q o resto desse produto fica um pouco dentro do motor
@@jader9291Iu seja tem que fazer uma sim outra não seria mais interessante não é
Obrigado pelas dicas transparentes, to com um caso severo aqui que o cliente nao quer rancar o motor vamos fazer no capricho removendo pescador, carter e tampa de valvula para limpeza
E depois de drenar o flush , o residual não contamina o óleo novo ? Ou teria que trocar o óleo novo com poucos km e colocar novo óleo?
exatamente, o flush não resolve aquela impregnação de borra, que parece um glace de bolo escuro, ai so desmontando mesmo e mandado para o banho na retifica.
Concordo com a opinião do Laércio Bittencourt! fazer um flash em um carro com um bom tempo de uso, de pessoas que só completa o óleo e não troca! é complicado! bom seria rever essa situação antes. Achei importanre essa dica sobre esse vídeo! Valeu mesmo.
Essa linha Lube Gard que vc mostrou é muito boa.
Eu moro nos EUA e tbm uso.
D ponta.
Sonho de consumo esse absoluto em, top demais
Sempre coloquei no meu Monza e nunca deu ruim valeu meu amigo a sua mensagem ❤
Gosto muito dos seus vídeos,vc tem muita integridade ao falar 👏👏
Posso fazer esse mesmo processo em motores a diesel?
Bom demais! Indica pra mim um flush legal pro óleo do motor (Passat cc, 3.6). Obg
Vendo seu video pela primeira vez ja me inscrevi no canal muito bom
Luciano: Boa noite.
Faz um episódio falando sobre os cuidados que deve-se tomar em um motor que roda pouco cuja temperatura do óleo nem atinja os 90 graus em cada percurso.
Obrigado.
Ótima pedida Ricardo. É o meu caso, rodo sempre em trajetos muito curtos, porém sempre troco óleo com 3.500 ou 4.000 km
@@silvioserapio6645 Pois é. É o meu caso rs. Abraço.
Ótimo vídeo pra fazer
O óleo atinge mais de 90°C geralmente 110 115°C. Observe que muitos motores tem trocador de calor do óleo do motor com o líquido de arrefecimento. Então sim o óleo fica mais quente que o líquido. Até haviam antigamente veículos que possuíam mostrador de temperatura do óleo do motor e causava a maior confusão por causa disso.
Configura uso severo, antecipa a troca do óleo para a metade do tempo recomendado no manual e usa a especificação correta do óleo.
Gostei muito da orientação, que eu nunca tinha ouvido.
Eu sou muito avesso a coisa não recomendo pelo fabricante.
Parabéns e obrigado pela aula.
Direct clean, KOUBE, ajuda mesmo na limpeza dos motores TSI?? jetta 2016 211cv
Luciano, fiz uma pergunta e infelizmente não obtive resposta. Admiro o seu trabalho e já assisti muito dos seus vídeos.
Tenho um Golf TSI 1.4 DSG 14/15 (alemão) com 80 mil km.
Troco o óleo conforme a norma VW 502.00, Tabela Lubrificação Max Performance V.13 - abril de 2020 (a última emitida), logo, 0W30 API SL.
Nada de aditivos adicionado ao óleo. Também sou engenheiro mecânico e tenho as minhas razões.
Pergunto: fazer flushing neste motor pela 1a vez não seria arriscado, já que possui 80 mil km e 9 anos e 4 meses?
É um motor original, nunca teve defeito. Só troquei as 3 correias, o resto é original de fabrica.
A thumb está errada. Ótimo vídeo como sempre!
Obrigado por avisar! Ja falei com o editor!
Corrigido!
@@allVento TMJ, grande abraço!
Esse flushing da stp, agride os retentores das válvulas? Meu veículo é um mitsubishi Pajero tr4 flex 2011
Troco óleo a cada 5 ou 7.5 no máximo, resolve a borra? Não. Mas diminuiu
Luciano vc, abre o Carter, toda ves que vc ,faz a limpeza com esse produto,?.
É bom mano! pra ter certeza que o pescador da bom a não tenha entupido!
Vc faz o enchague depois do flash pra colocar o óleo novo?
E o flash: consegue também: limpar a cabeça dos pistões?
Mas ao esgotar o fluido do flushing, não corre o risco do resíduo dele se misturar com o óleo lubrificante contaminando-o? A preocupação é o solvente. Sei que os óleos lubrificantes de motor contém aditivos e dentre eles tem o específico para a contaminação da gasolina. E para a contaminação do solvente?
Só faltou uma indicação de boas marcas (mesmo que na descrição do vídeo). Vou comprar meu primeiro carro (usado) e vi que o flush de óleo do motor é STP, e do fluído do radiador, qual marca indica?
Flush car 80, koube preventivo.. Acompanha canais de mecânica q vc aprende
SENSACIONAL SEU ÔMEGA ! MELHOR CARRO DA GM ATÉ HOJE FABRICADO !
Bom dia! Posso usar o flush no motor do meu jetta 2012, está com 98 mil km rodados?
Boa-tarde Luciano, qdo vc faz o flush, retira o oleo que foi colocado, o flush nao fica no motor? Ficando nao vai contaminar o oleo novo colocado? Abraço
Bom dia tenho um polo Hatch 2010/2011 e troco óleo de motor corretamente 5w40 Castrol dês de ok
Coloco o óleo 5w40 502 00
Eu posso colocar o 508 88
Salve Luciano, eu tenho um argo 3 cilindros, 55km, sempre troquei o óleo por original fiat nas revisões de 10km, será que dará problema eu fazer flush na troca de 60km? De já obrigado.
Como fica a situação do resíduo de flush que permanece no motor depois do procedimento? Pois como vc disse é impossível escoar todo óleo do motor. Já testei o flush preventivo da koube, sendo que sai o óleo com cheiro muito ruim, parece limpar.
Ao rever o histórico das manutenções da minha A5 2013, consta nas notas das revisões a aplicação de flush do motor e aditivo de combustível, isso da concessionária Audi de Curitiba, de uma marca alemã top.
Existe flush preventivo e corretivo
Bem bacana sua orientação.
Meu carro tenho usado bem pouco, 11 meses rodei 3mil km e percebi recentemente um pequeno vazamento na junta do Carter. Ele não tem nada de borra, apenas um verniz escurecido nas paredes. Vou fazer o flush agora na troca de óleo, desmontar o carter, tampa de válvulas, bomba de óleo e pescador para fazer um acabamento manual e montar novamente com juntas novas.
Perfeito
Posso fazer flush em motor retificado?
Bom dia parabéns pelo video , qual a marca de flusch preventivo vc indica para o uso no motor ?
Koulbe
Olha, se tiver muita borra no motor, já cristalizada, dura, o flush corretivo da Koube resolve isso sem risco de entupir qualquer caminho do motor. O produto é altamente eficiente em dissolver borra muito avançadas. Dá uma pesquisada em vários usuários independentes testando. Vale a pena você ter para revenda pois é muito seguro. Se o produto for fraco, soltar borra e não dissolver, entope duto, perde lubrificação, pode travar. Com Koube não tem chance disso ocorrer. Eu sempre falo do Koube porque salvou meu motor com borra muito avançada e que muito mecânico só faria banho químico desmontando motor aí é praticamente retificar motor.
Comigo aconteceu a mesma coisa. No meu caso, teria que baixar o motor só para retirar o cárter. Foi feita duas lavagens do motor usando um desses produtos e dissolveu tudo. Parece que em motores diesel, onde só um jogo de juntas custa uns R$4 mil, é bem comum fazer desta forma.
O certo mesmo seria aplicar óleo novo após esse flush quimico para retirar os resíduos restantes e funcionar o carro por mais 15 minutos, jogar essa rodada de oleo fora e só então aplicar um óleo novo pra que esse permaneça no motor até a proxima troca. Falo isso por experiencia própria. Principalmente se for um motor que nunca recebeu flush antes.
Vc vai querer saber mais do q as instruções de uso do produto?
O meu Sandero com 110k e troco o oleo dele a kd 8k, sem falta e uso sempre 100 sintético.
POSITIVO E OPERANTE LUCIANO ,E BOM TRABALHO !
Qual é o produto que vc indica pro Fiat uno fire Flex ano 2008, 140000 km.
Qual fabricante desse produto é o melhor ? Tem para moto ?
Luciano faz um video contando a história do Megão
Luciano pode desligar a vela aquecedora e a borboleta elétrica da Amarok
Usei exatamente este STP no meu Palio 96 na época. Peguei com 26.000km e fiz o flush com 100.000 km. Esgotei o óleo, coloquei oleo + STP flush, depois coloquei óleo para rodar. O carro rodou quase 2.000 km antes de começar a escurecer o óleo e rodei mais 30.000 km sem nenhum problema. Mas tudo isso preventivo. Se eu tivesse ficado com o carro na época, eu faria outro flush, mas só depois de 60.000 km. Depois disso eu mudei minha abordagem. Meu classic 07 pedia óleo semi sintético e troca a cada 10.000 km. Eu colocava 100% sintético e trocava a cada 5.000 km. Se rodasse muito em estrada, ai trocava com 7.000 km. Depois peguei uma Spacefox ea11, mesma coisa. Trocando o óleo com a metada da km ao invés de fazer flush.
Em paralelo eu presenciei um amigo que tinha um peugeout e só usava óleo mineral 20w50. Um dia ele foi fazer um serviço na CCS e aproveitou para trocar óleo. Viu que ficou muito mais caro e pediu para eu ver se econtrava o motivo. Ele estava usando um óleo API SL 20w50 no peugeout que exigia óleo semi sintético ou sintético de viscosidade 5w30 SM. Expliquei que ele estava usando um óleo muito inferior e de viscosidade errada, ele falou que voltaria a trocar o óleo no posto, pois ano que vem já estaria trocando de carro de novo.... complicado.
Bom dia Luciano, eu tenho um Virtus tsi 18/19 está com 94000 km, a concessionária disse que não é nescessário efetuar a troca do óleo da transmissão automática, o que você me fala sobre isso.
Acredito que o Luciano não costuma responder as perguntas, as minhas ele não respondeu. Rsrs
Entendo que você deveria substituir o óleo da sua transmissão automática há muito tempo, pois já está chegando aos 100.000 km. Substituiria com 60.000 km.
Por que substituir o óleo dela?
Dentro da caixa automática tem peças que sofrem desgastes e geram particulados, são os discos das embreagens compostos de composite, que atritam com os discos de aço. Esse atrito gera calor, que provoca aumento da temperatura e consequentemente a deterioração do óleo. Então, como não trocar esse óleo que está contaminado?
Detalhe, quando substituí-lo, abrir o cárter e substituir o filtro interno.
Se for fazer esse serviço, vá numa oficina com know-how para isso, pois será necessário o controle da temperatura, para garantir que as válvulas estejam abertas, para conseguir substituir 100% do óleo.
Máquinas automática substituem o óleo, mas o filtro continua dentro da caixa o que não é legal. Boa sorte!
Tenho um Up 2014 , rodo todo dia com ele está com 147 mil km , faço revisão sempre na hora certa , me aconselharia fazer o uso desse produto ??
Comprei uma tucson 2012, com 81450km. Notei um leve verniz e uma pequena encrustação. Posso usar esse flush uma troca sim e outra não?
Eu queria voltar a usar o óleo recomendado de fabrica. Antigo dono usando óleo errado.
SHOW de bola valeu...👏👏👏👏
Você atende motor THP 1.6 TURBO? Peugeot RCZ.
Allvento, por favor tira uma dúvida. Vc recomenda aditivo para cambio automatico? caso sim. Qual vc recomenrda para Corolla até 2014?
Usei muito os produtos STP no Japão
Muito bem explicado ,onde consigo comprar Luciano
Obrigado pela aula. Abraços.
Eu ABOMINO flux de motor.
Se estiver no começo e troca de olé com qualidade. Acelere e monitore a temperatura do motor. Por 40 à 50 minutos e troque o óleo imediatamente.
Se estiver carbonizado só desmontagem completa.
Achei bem interessante o vídeo! Parabéns!
Excelente vídeo com boas informações. Muito bom mesmo.
Luciano, voce indicaria oleo liquimoly?
vale a pena fazer um flush em um carro pouco rodado (com 50mil km) porém proveniente de uma cidade litorânea?
Eu tenho um carro que está com verniz, posso fazer o Flushing preventivo nele, não têm a borra cristalizada.
Pode
Também faço preventivamente no meu carro...
Bom dia. Qual flush eu devo usar na amarok V6?
Meu amigo, não existe o perigo de quando se faz o flush por mais que deixemos escorrendo por um bom tempo ainda permanecer no motor óleo velho com o flush e contaminar o óleo novo com essa resido de flush que ficou ainda no sistema?
Essa é minha duvida e ninguém parece responder
E o que garante que após o uso do flush, não vai ficar resíduo nas paredes e vai se misturar com o oleo novo ?
Vai ficar um pouco sim. No entanto, você adianta a próxima troca de óleo e filtro, aí você vai ter um óleo com mínimo de contaminação.
Minha bomba d’água estava assim, por causa do último dono do usava água sem aditivo então eu comecei a usar e todo vez que trocava o óleo do motor já soltava a água com aditivo e colocava outro novo até que a bomba furou kkkk
Fazer flush preventivo toda troca do óleo pode agredir muito os retentores internos do motor.
O ideal é antecipar as trocas de óleo e fazer flush eventualmente.
Vcs acham que flush por ser um produto químico relativamente forte não ataca os retentores?
A gasolina tb entra em contato nas partes internas onde circula óleo como bem falado no vídeo mas não na proporção do flush.
E o flush não entra puro no motor.
amigo meu comprou um Kia Cerato com 120 mil km rodados que nunca tinha trocado óleo.
Afffff 🙊🙈
Pqp kkkkkkkkkkkkkk
Conheci dois que nunca trocam óleo, só verificam nível. K*g*d* das grossas.
Agora me conte uma coisa Luciano. E o Militec? Qual a tua opinião?
Pode usar militec sem medo
Meu carro não tem borra,porém tem verniz, e possível remover?
Entendo q essa fase é a melhor para aplicar o flush e até mais segura, pois tá na fase inicial
Ola!!! Posso fazee o flush preventivo em todas as trocas ou tem que ter 1 intervalo?
Olá, boa noite! Pode sim amigo, desde que o motor não tem borras cristalizadas. 😁👍🏻
Meu amigo..me tire uma duvida..vi are o fi al seu video mas uma coisa n entendi..alias 2....pq vc n foi mto especifico...a primeira eh sobre usar preventivamente...mas de quanto em quanto tempo...tipo uso ao comprar o veiculo..e depois quando ja q eh preventivamente...e segundo td vez q fizer o flush vc tem q remover tampa de valvula e carter pra limpar o pescador? Ou so a primeira vez? Pq assim...se td vez tiver q abrir o carter e a rampa n pode fazer flushing preventivo fora da oficina..em casa por exemplo...e no caso outra duvida...uma terceira duvida q surgiu ahora..dizem q ao fazer o flushing o ideal eh botar outro oleo mais vagabundo e deixar entre 10 e 20min em marcha lenta com esse oleo e arriar novamente e entao adsim botar o oleo recomendado pelo fabricante do veiculo..dizem com isso q vc descontamina mais...isso procede? Ou basta 1x so trocar oleo ja botando o recomendado pela fabricante? Eu pergunto essa terceira duvida pq ej nem me importo de trocar 2x com o mesmo oleo da fabricante...tipo se o carro tiver q usar 3l de lubrax tecno e eu tiver q comorar 6litros pra 2 aplicacoes..sem problema..issk n se faz sempre eu gasto mesmo..a questao a ser respondida eh..vale a pena, descontamina mais oj eh viadagem? Se puder me responda essas 3 duvidas
I se não limpar o Carter, só trocar o Óleo, umas 2 veses, resolve o poblema
Tenho um corsa frente montana 1.0 você flex 2007 com 144mil km, sempre uso 5w30 sn e agora SP, mas tem borra no cabeçote, é seguro fazer o flush nesse carro?
Usa gasolina aditivada e vê se a borra sai aos poucos.
Que nível de borra está? Se tá muito avançada, tem que fazer o corretivo. Se fizer o preventivo vai dar zebra com certeza.
@@caveira8703 pois é, pelo que pesquisei, o preventivo não dissolve carvão, e pode entupir o pescador e dar BO
@@marciodiego3387 sempre usei aditivada, não uso comum, vou adiantar a troca de óleo e ver se vai limpando
@@CezarDarciZanon Exato. Se ele está com borra a nível verniz, bem inicial, acho que boa fazer um preventivo, mas controlado. Mas se já está com borra a nível coisas incrustadas, aí tem que ser o corretivo, inclusive abrindo o cárter para limpar e impedir de entupir o pescador.
O ideal é abrir tampa de válvula e ver como está, e apartir daí decidir o que fazer.
Boa noite 🌌
Eu fico assistindo a esses vídeos e me pergunto; o pessoal não consegue mais pensar? Flush no motor para que serve? Dizem que serve para descarbonizar as cracas formadas dentro do bloco devido ao óleo errado usado e principalmente, completar óleo ao invés de trocar como deveriam. Agora eu pergunto, para onde vai a borra toda que solta do motor? Muita coisa fica no fundo do cárter, mas tiram o cárter para limpar depois? Não tiram. Outro detalhe, com o motor funcionando, onde passa esse óleo? Vão dizer que a sujeira toda fica no filtro, o que de certa forma até é verdade, mas por onde essa sujeira toda passa antes de chegar no filtro? Sim, passa pela bomba de óleo que na maioria das vezes acaba ficando cheia de frisos da sujeira que entra nela e acaba raspando por dentro, danificando a bomba que logo terá que ser trocada. Aí vão alegar que a bomba não estraga e que se deu problema, é por que já estava gasta mesmo. Típica resposta de quem quer ferrar com o dono do carro. Quando é uma bombinha de R$400,00 até passa, mas quando é uma bomba de mais de R$6.000,00 como fica? Só digo uma coisa, se querem limpar um motor corretamente, desmontem ele e façam o banho químico ao invés de fazerem essa matação toda que vai acabar com qualquer motor, pois essa sujeira toda que se desprende depois do filtro, vão passar pelas bronzinas e pelos comando de válvulas, mas parece que isso não pensam e essas bronzinas acabam ficando cheias de frisos devido as impurezas entrarem onde não deveriam e com isso, logo o desgaste de todo o conjunto será antecipado e novamente, parece que isso não pensam.
Perfeito.
Corretíssimo , eu já fiz não faço mais isso , melhor antecipar troca de óleo , vlw Tmj
Se trocar o óleo de acordo com o km, sendo o óleo específico não precisa de colocar nada. Mas se é um veiculo sem histórico de manutenção não vejo problemas. Como engenheiro não acredito em colocar nenhum aditivo ou usar qualquer condicionador ou produto para a limpeza se o veículo for do mesmo proprietário desde sempre.
você está completamente certo do ponto de vista do consumidor normal e leigo
Para aqueles que tem motor com muita borra, aneis de óleo colado e variações travados, motor praticamente condenado, indicado para retifica, procure um produto chamado flush henz. Colocar óleo no limite superior e dar excesso com esse flush, para ele subir até anel de óleo, completar com motor quente, ligar o motor por 5 horas e dar golpes no acelerador a cada 30 minutos. Depois drenar quente e por óleo novo. Eu já estava pensando em vender meu fire para ferro velho a kilo em 2019, perdendo um litro de óleo por cada 100 km. Resultado, estou com ele até hoje e motor ficou bom.
Perfeito
Eu prefiro funcionar o motor de deixar aquecê-lo carregar os tuchos depois colocar o flash.
Carros com correia dentada imersa no óleo.. pode usar esse tipo de produto?
Eu acho que não,mas na linha de carros que ele atende acredito que não tenha esse sistema ….eu só acho😬😬😬🙈🙈🙈
Uma boa pergunta, vou me informar pq não tenho nenhuma clareza sobre isso.
Ele retira verniz do motor ?
Olá, boa noite! Diminuindo os intervalos de troca de óleo e aplicando o flush preventivo antes trocar o óleo, o verniz dentro do motor irá diminuir. 😁👍🏻
Seria Bom Ver Na Prática!!!
A pergunta é: se é bom porque a montadora não recomenda? Simples... Será que lá não existem engenheiros competentes e nas oficinas de reparação ou lojas existe?
Montadora se bobear manda você jogar o carro fora, só para comprar outro e alguns mecanicos nem se fala
a montadora diz para nunca trocar o oleo do cambio automatico tbm,não da para confiar 100% não amigo.
Neste caso dá para confiar sim, pq para a montadora seria um valor maior na revisão e consequentemente maior lucro para ela mesma...
Top Luciano
Pessoal fala que o que faco é frescura, mas só uso gasolina podium e teoco oleo a cada 7mil km. Prefiro nao arriscar
Motor firefly nao pode flush. Rola desgaste precoce da corrente de rolos, e acaba zoando o sincronismo.
Buenas... Após fazer o flush de motor, o produto não deixa resíduo que possa contaminar o novo óleo? Obrigado.
Como comentei no video, nenhuma troca de fluido de nenhum sistema mecanico garante 100% de troca. Então sim, sempre vai ficar algum residuo de fluido velho no motor, seja ele o flush ou o oleo velho.
Por isso mesmp que eu prefiro aplicar o flush sempre corretivamente.
Quero aplicar no meu carro ,esse ,tenho um fiesta 1995 fiz o motor inteiro, quero manter zero
95 ou é motor Endura ou Zetec (não o Rocam ) estou certo ?
Porra massa esse omega 6 cilindro
Vc diz ser engenheiro e ter trabalhado na montadora.
Mais eu NÃO concordo e abomino flux. Estude mais sobre química de óleo. E vc irá mudar de idéia quanto ao flux.
Nenhum flux presta.
Me vende esse omega aí kkkkkk não deixa parado não
Esse tem
Historia de familia. Nao eh a tôa é o único carro que não é VW que está na garagem.
Peguei uma saveiro 2005 que o antigo dono estava usando óleo mineral 20w50... formou muita borra porque misturou tipos de óleo diferentes e de baixa qualidade. Fiz o flush com medo e de olho na luz de óleo. Para minha surpresa quando tirei a tampa do cárter a peneira do pescador de óleo foi arrombada com uma chave de fenda, brasileiro é foda, faz a merda já pensando no paleativo dela kkkkkk.
E o mais legal e vc q compra o carro todo mal cuidado, cuida estética e não abriu a tampa do oleo pra ver o estado do motor. Vc se encaixa nos brasileiros no mundo da lua
@@jader9291 pelo amor né... Analise de pré compra de carro Premium no carro mais barato de se manter? Levantei o carro e hj se quisesse vender teria baste lucro inclusive.. Óbvio que se fosse uma bmw vc deixaria de comprar por esse motivo, mas não é o caso.
@@guilhermearruda1354 legal vc comprar um carro pra ja encostar na oficina, carro sem confiabilidade. Se vc gosta de se incomodar compre um carro bem barato pra se incomodar depois.
@cwb na nota fiscal possui a km e data q fora feitos, ja peguei carro com troca da correia, troca do aditivo, tudo constando na nota fiscal... O ideia e trocar óleo, filtro de combustivel, verificar filtro de ar.. Isso tudo e rapidinho, ao contrário de comprar o carro e encostar por 1 dia inteiro, quer dizer q teu carro era de dono porco, e vc abraçou a porquice.
Ainda dá medo, não é thrump está errada mas não usa de maneira correta este método de limpeza.
Mas usando de 30 mil a 30 mil km poderia ser uma boa opção de limpeza interna. Mas avaliar antes de usar pode ser melhor que usar sem saber no que vai dar.
O que falta para vender é a verdade sobre o que quer obter . São fatos, não é acreditar no bom velhinho no natal dizendo que é o papai no Noel.
Mostrar o antes e depois ajudaria.
Conselho de amigo ante de compra esse produtos procura pesquisar que não vai causar problemas em longo prazo, porque o militec é proibido no estado unidos porque possui substâncias de cloro e ácido.
aquela mágica de um produto misturar por 15/20min e limpar o seu motor kkkkkkkk
faz uma apresentação na prática colega, abre a tampa de válvula (comando) ou carter de um motor verifica se á verniz ou início de formação de borra, monta novamente aplica o teu produto , e abre novamente..
caso contrário PI-CA-RE-TA-GEM
Meu produto? Onde vc viu eu falando nome, marca, de algum produto fiscql de picaretagem?
@@allVento realmente colega, fiz a colocação de uma palavra errada aí... não houve citações de marcas, não existe logo ou nome de sua empresa... mas apesar de está no estoque de sua oficina uma quantidade até razoável..
mas fica aí desafio de mostrar na prática esse "produto" mágico aí que limpa motor com 20minutos huahua
Aplicação do flush preventivo sempre antes trocar o óleo não é picaretagem amigo, diminuir o intervalo da trocar e sempre aplicar o flush preventivo antes de trocar o óleo, é só benefícios para o motor. Por exemplos: diminui o verniz e carbonização dentro do motor. 😁👍🏻
@@allVento aparentemente o cara comentou sem ver o vídeo...
@@GARAGEMDOENTUSIASTA oque gera verniz ou borra no motor e prolongar a troca de óleo... 80% da frota dos veículos e considerado uso severo, anda para, trânsito intenso, trajetos curtos, e com isso o veículo não gera KM rodados, e sim horas em funcionamento, se troca com 10mil km, pode ter certeza que aquele motor trabalhou em horas 13/15mil km... muitas horas em funcionamento e o brasileiro não entende isso.. tenho um GM F1 rodo em app, tenho o veículo desde dos 70mil km, hj está com 170mil recentemente troquei a junta da tampa do comando (crônico em GM), e o alumínio do cabeçote está limpooooo, sem verniz nenhum... pq o colega aqui sempre trocou com 7/6mil km... não existe produto milagroso que fica 15minutos dentro do seu motor e sai limpo não..