Tirando a chama da vela mágica que cria um ar estéril, que é uma lenda gringa, tá td bem corretinho e didático, so espera o alcool da tampa evaporar antes de tampar (deixa um papel toalha novo e limpo em cima da boca do pote e em cima da tampa evaporando o álcool)
Você disse que utiliza um pote para entre 40 e 60 L de mosto. Mas qual a durabilidade de cada pote e como armazená-los? A temperatura da geladeira é o suficiente ou preciso usar um freezer?
Comprei um fermentador cônico recentemente e não consegui achar vídeos específicos sobre como reaproveitar as leveduras dele. Você comentou algo sobre utilizar somente o segundo terço da lama e nem precisa da lavagem. Indica algum vídeo demonstrando como fazer? Obs.: parabéns pelo canal e muito obrigado por esclarecer tantas dúvidas!
Muito bom! Depois de praticamente aprender a fazer cerveja através de vídeos em inglês, ter essa informação de forma didática e em português é fantástico! Parabéns ai! Assinado o canal, vou assistir tudo.
Fala Jamal! parabéns pelo canal meu caro! na minha opinião o melhor canal cervejeiro do UA-cam pelas suas excelentes explicações e pelo conteúdo bem amplo!! sucesso pra vc!!
Eu não conhecia os vídeos; mas me ajudaram muito no que eu faço... Mas na criação e manutenção de leveduras para uso em panificação, Inclusive, usando levedo de cerveja desidratado.
Muito legal o vídeo, na primeira parte sobre os aspectos teóricos voce comenta que o melhor é fazer a coleta logo apos terminar a fermentação. Eu utilizo baldes e nao faço a transferência então no caso soh poderia coletar a levedura no dia em que for engarrafar. Minha pergunta é, após a maturação no balde eu ainda posso fazer a coleta da levedura ou a quantidade de leveduras saudáveis após a maturação será muito pequena, inviabilizando a coleta? Abraço e parabéns pelo canal.
Guilherme, eu fiquei um tempo afastado do youtube, agora to respondendo os comentários aos poucos, etão peço desculpas pela demora. Obrigado mesmo pelos comentários!
Bom dia gostei do video eu já vinha imaginando essa possibilidade da lavagem e o vídeo me ajudou a ter mais certeza disso, seria bom poder secar elas levando ao estado original dentro do pacote não sei se é possível....uma informação não foi passada o tempo que se pode manter a levedura no pote e a quantos graus se pode fazer isso.
Assisto a todos os seus vídeos e acho as informações relevantes e muito didáticas, o som desse vídeo está excelente! PS: Por favor, não chame a levedura com sedimentos de lama
Olá Charles de Almeida Costa tudo Certo? Agradeço muito os comentários. Em relação à "Lama", eu não gosto mt tbem dessa terminologia, mas é como as pessoas usam tanto nas cervejarias que eu conheço, quanto nos grupos de discussão que eu frequento. No seu comentário vc está se referindo à não ser técnico usar "Lama" ou eu estou utilizando a palavra com um sentido errado? Quando vc comentou fui buscar se há um significado correto, mas não achei. Aguardo sua resposta! Muito obrigado
Beer School Olá, tudo bem e com você? desculpe, peço que não leve tão a sério a minha crítica, a ideia de abolir o termo "lama" surgiu quando eu conversava com um professor responsável por um laboratório de leveduras, e ele me disse que podemos chamar apenas de leveduras aquela bagunça toda no fundo do fermentador, até breve e parabéns por seu trabalho!
Será que se eu utilizar uma seringa eu consigo "pegar só levedura"? Esta levedura eu posso utilizar por quanto tempo depois de lavada? Eu posso guardar na geladeira? Eu posso alimentar a levedura com açúcar para multiplicá-la ou mantê-la por mais tempo? O canal de vocês ficou massa, parabéns!
francisco neto Sério? com um processo tão grande eu talvez até ficaria com medo de reaproveitar mais que uma ou duas vezes, se desse algo errado a perda ia ser grande. Em processos pequenos eu reutilizo por até um ano, com é no seu caso?
Cara eu não faço a lavagem com a água, eu tiro direto do cone do fermentador, tiro uns 30ml +- de lama ( ou fermento morto como chamo) e depois Coleto o fermento vivo. Tiro em média nos de 250 l um meio vidro grande de fermento, nos de 500l tiro dois vidros e no de mil conforme a fermentação e a geração do fermento até 3 vidros, do nas larger não sai muito não pois como é uma fermentação de baixa e mais devagar as células não se propagam tanto e pt fechar os vidros eu sanitiso um papel alumínio e coloco entre a tampa r o vidro justamente por causa da ferrugem que VC falou e utilizou até 5 gerações quando td da certo e sempre utilizou proporcional a quantia de cerveja a quantia de levedura tipo PR os de 250 eu utilizo o meio vidro PR os demais sempre um vidro somente PR o de trigo eu uso um pouco mais por causa dos aromas. Forte abraço
Olá Jamal, assisti teu primeiro vídeo logo que lançou e olha cara, tá muito bom o teu canal, muito bom mesmo, utilidade pública hehe. Parabéns e obrigado por dividir teu conhecimento com a galera!
+Charles SC Pensei em uma seringa com um tubinho se silicone, que vc mergulha até onde esta o fermento. Acredito que de mais aproveitamento e colhe menos trub. Abç
Cara voce fazendo isso nos potes e logo atraz de voce em cima da pia um funil de separação de vidro de laboratorio que e justamente usado para jogar a impureza fora do fundo kkkk mas como nao e todo mundo que tem um... vamos para o descarte de levedura morta no olhometro mesmo ne?? muito bom
Parabéns! Realmente a mescla de contéudo e a forma leve do vídeo estão show de bola. Mas fiquei com uma daquelas dúvidas bobas, quando ao final do vídeo vc comenta que utiliza um vidro destes para 40L, refere-se a um vidro com a quantidade de leveduras igual ao do vídeo (1 a 2 cm no fundo) ou utilizas um vidro destes cheião de levedura? Obrigado.
Muito bem feito o vídeo!! obrigado mesmo cara... Escuta, tinha feito uma APA com a levedura S-05 (acho que é isso) e acabei dando o vacilo de realizar alguns procedimentos sem a devida sanitização. Usei uma colher não sanitizada pra misturar o trub com as leveduras, e depois peguei isso tudo e coloquei num pote de vidro não sanitizado. Guardei tudo na geladeira. Isso significa necessariamente que não devo reutilizar esse fermento? Obrigado!
...fala meu querido...sou Farmacêutico Bioquímico formado ai pertinho de Maringá, na UEL...meu primo é um dos sócios da Cervejaria Cathedral, o Daniel Chaves, estou pra fazer uma visita ai, gostaria de conversar com você se possível...estou fazendo brejas aqui em Palmital SP....pertinho...e vou começar a trabalhar com as abençoadas leveduras....já fiz 9 brassagens e joguei tudo fora...pois é...abração...
Ricardo Machado Como vc acertou? kkkkk Na verdade o próximo é um tutorial de como fazer um agitador magnético, para usar no starter! ai sim fazer o starter
Ficarei ligado! Já fiz meu agitador magnético com um cooler de 110v e ímãs de neodímio. Dá pra liquidificar a levedura, rs. Quero começar a reaproveitar a levedura, valeu!
Dr. Jamal, espetacular... Sou um grande fã e acompanho todos os seus videos, Obrigado pela colaboração de sempre.... Uma pergunta adicional para que entender o processo para conservar a levedura, supondo que não irei utilizá-la na sequencia: Congelar? Quanto tempo máximo? e por fim quantos reaproveitamos de levedura podem ser feitas, vc comenta em outros videos sobre sobre Leveduras Selvagens, qual a relação neste processo? Abs,
Opa Fernando!!! Congelar? - Só se vc seguir os passos do vídeo de congelamentos! se não é na geladeira mesmo hahaha Quanto tempo máximo? Arredondando e simplificando mt as coisas, elas perdem 1 a 1.5% de vida por dia (bastante msm) então 3-4 meses seria o temo máximo recomendado (mas se propagar ou usar ela pra fazer uma cerveja e reaproveitar, zera to tempo). Quantos reaproveitamos de levedura podem ser feitas? O usual é por até quatro gerações, só que cada geração vai render pelo menos dois potes, então temo: 1 Geração 2 potes; 2 geração 4 (2 para cada um dos 2 primeiros); 3 geração 8; 4 geração 16 hahaha. Você vai acabar tendo mais possibilidades de levedura do que vai usar, se fizer tudo certo. vc comenta em outros videos sobre sobre Leveduras Selvagens, qual a relação neste processo? Não tenho ctz se entendi a pergunta, mas leveduras selvagens podem contaminar essa leveduras reaproveitadas em alguma etapa, tem que tomar bastante cuidado, só que não é tão fácil assim tbeem,
Boa tarde! Gostaria de saber se não ocorre contaminação do mosto, se eu usar para controle de temperatura da fermentação uma câmara de maturação de carnes? A câmara é colonizada com Penicillium nalgiovense.
Muito show o seu canal vai me ajudar muito, estou só a 6 meses nesta vida de home brewer mas já estou totalmente apaixonado pelo assunto. Dúvida. O ideal é separar as leveduras as leveduras separadas para utilizar somente em uma brasagem do mesmo estilo ou posso usar em estilos de cerveja diferentes desde que o tipo de levedura se preste para isso? Se possível tambem poderia ter uma complementação sobre armazenagem desta levedura. Abraços.
+Uarlem Oliveira que massa cara! tomara que vc continue nesse mundo de cervejas e faça parte da revolução que ta rolando! Da para usar a lama em outros estilos sem problema. Apenas descarte a parte de cima, e tente colocar só levedura. tem um vídeo sobre dúvidas em relação ao reaproveitamento, da uma olhada lá! E essa semana eu fiz um sobre congelamento de leveduras, ajuda mt na armazenagem. Abraços amigo e muito obrigado por curtir o canal!
Jamal, eu além de cerveja faço também pão. Nas cervejas compro sempre nova desidratada. Mas no pão eu deixo azedar a massa e congelo. Quando quero fazer novamente pão, descongelo a massa e deixo azedar mais um dia. E aí faço o pão normalmente. Deixo levedar por 2/3 horas (normalmente 10 kg de trigo). Sempre deu certo. Porque a levedura pra fazer cerveja n se pode congelar? A levedura que uso no pão já é a mesma a uns 20 anos sempre usando o processo de congelamento. Sendo a mesma espécie....porque não funciona da mesma forma pão/cerveja?
Excelente o video, muito bom mesmo. Uma duvida ficou no conteudo "vc diz que usa 1 pote para 40L", mas nao ficou claro que é : Um pote desses com esta esse ai (com cerveja e uma linha fina de levedura) ou um pote cheio só de leveduras). Se aceitar palpites didaticos, eu diria que cabe uma introdução adiantando as "grandes etapas" do processo, ajuda o ouvinte a entender as partes, e ir acompanhando o video, neste pelo que entendi são: -- Esterilização -- Diluição da lama -- Decantação inicial -- Separar Levedura Util -- Decantação secundária -- Descarte do Trub Eu ainda noa vi os outros videos MAS gostaria de saber um pouco sobre limitação do uso de levedura por estilo. Ex: Levedura us-05, de uma Pale Ale, tranquilo utilizar em uma Summer ? ou em uma IPA ? ou Porter até ? Novamente grato pelo excelente video.
Bom dia, parabéns pelo canal, simplesmente excelente! Estou com uma dúvida, na hora de fermentar "aerei" o mosto direitinho, e inoculei o fermento desidratado, porém após engarrafar e esperar a carbonatação (10 dias com prime de 4g de açucar por litro), mesmo com menor teor alcoólico, uma american pale ale que fiz, não ocorreu formação de espuma, o que pode ter interferido? Obrigado desde já! PS: Observei sempre na hora da limpeza para no deixar resíduo de sabão pois sei que pode interferir..
Olá jamal, primeiramente agradeço a você e a seu canal de tratar a cerveja mais como ciência, a minha duvida é se comprar seringas grande novas para pegar somente a levedura boa, e mesmo sendo seringas e preciso sanitizar ela?
Blz Jamal, ótimas dicas, realmente esse simples processo se economiza uma boa grana, me tira uma dúvida, esse campo estéril criado pela chama do fogo, no caso citado, da vela.
Parabéns pelo canal, ótimas informações. Uma duvida, utilizo fermentador cônico então como devo fazer para "pegar" o fermento bom? Tenho de lava-lo? Você poderia explicar esse processo no fermentador cônico, Valeu. Obrigado.
Aloisio Paccola eu planejo fazer um novo vídeo aprofundando os pontos que não foram claros, mas adiantando, no meu caso, eu faço o processo de lavagem no fermentador cônico igual ao fermentador em balde, por que no meu sistema a levedura compactada não escoa direito, o expurgo em baixo tem bitola muito pequena. Mas estou trocando os equipamentos, para tentar simplesmente descartar o primeiro terço, armazenar o segundo terço e descartar novamente o último terço.
Beer School Olá, bom dia. Obrigado pela resposta! tenho mais uma dúvida, você falou que há +- 8 bi/L de células, esse valor é o mesmo para as Lager e Ales, ou tem diferença? Por Ex., Og 1.050/50Litros = 465bi, então preciso de 58ml, correto? Se fosse lager - Og 1.050/50Litros = 929bi, então preciso de 116ml?, você poderia tirar essa minha dúvida?, obrigado.
Muito bom o vídeo!! A dúvida é!! Eu faço de 10 a 15 litros de cerveja porém faço 2 leva mês intercalada.. Depois que a levedura ficar igual a esse último lote do vídeo..eu devo colocar com essa água ou a água devo retirar?? É pra 10 litros de cerveja essa levedura que sobrou no último lote é mais que suficiente.. Obrigado pelo vídeo.. Abraços
Jamal, parabéns pelo canal e pela iniciativa de passar informação de forma tão didática! Existe um limite para reutilização dessas leveduras? Ou sempre que conseguir uma colheita posso fazer uso sem problemas? Grande abraço.
Opa Cezar, tudo certo? Quanto ao limite de reutilização existem duas linhas de pensamento, a mais aceita, diz que as leveduras sofrem mutação com o passar do tempo e que não de deve reutilizar mais que quatro gerações de uma mesma levedura. Por outro lado, há até livros que contradizem isso. Na minha experiência pessoal, eu recomendaria reutilizar por apenas algumas vezes, pois mesmo desconsiderando as possíveis mutações, pode haver propagação de bactéria contaminante de geração em geração. Muito obrigado Cezar. Abraços!
aprendendo muito!!! o melhor canal para nós caseiros...depois do elogio vem a pergunta hehe, até quantos dias depois da trasfega posso colher a levedura, digamos, o fermentador ficou largado fora de geladeira, quanto até quanto tempo é seguro colher?
Opa Percio!! Puts... essa pergunta é complicada hein, eu sugeriria fortemente fazer no mesmo dia, depois que fez a trasfega vai poder entrar ar, fora da geladeira vai desencadear algumas reações, vai ter muita morte celular. Não seria recomentado aguardar naõ!
1. Quando voce fala em 1 pote para fazer 40L, voce fala de 1 pote como o seu (com a parte rasa de leveduras) ou com um pote desses só de leveduras? 2. Se deixa com a cerveja para melhor conservação ou é indiferente? 3. Para reutilizar, precisa realimentar a levedura (dme ou mosto da nova cerveja) e aerar? Valeu!
E ae André!! 1 - Estava me referindo à parte rasa, se vc tiver tempo, dê uma olhada nos vídeos sobre estimativa! 2 - Dependendo pode ser té pior. O álcool, dependendo a intensidade, também é tóxico pras leveduras. 3 - Depende to tempo que ela ficou estocada. Mas se você tiver condições de fazer isso, é muito indicado. A perda de viabilidade é muito alta nas formas caseiras de armazenamento. Agora, caso vc tenha colhido essa semana e vai usar nessa ou na próxima, ai é bem dispensável. Valeu brother!
Boa noite, mais uma vez parabéns pelos videos! Para ter uma boa levedura, qual o momento ideal para fazer a coleta? Posso coletar depois de terminada a fermentação (uns 15 dias) e maturação (mais 15 dias, dando um total de 30 dias). Ou tenho que obrigatoriamente retirar a lama quando terminar a fermentação? (dai tenho que trocar de balde para maturar) Pergunto isso pois tenho o costume de fazer a fermentação e a maturação no mesmo balde, fazendo assim ainda dá para aproveitar o fermento e ficar bom? Grato!
Opa... primeiro vídeo que vejo do canal, neste final de semana irei fazer minha primeira cerveja e já pretendo reaproveitar a levedura da mesma. No seu exemplo, quando vc for reutilizar sua levedura, como irá proceder? Vc irá descartar essa cerveja que ficou por cima, ferver 200 ml de água e reidratar sua levedura (com aquele fundinho de sujeira e tudo...), ou irá simplesmente virar esse pote todo em cima do mosto? Muito obrigado pelo conteúdo, ganhou mais um inscrito. Abraços
Ola o que tem no borrifador? quero fazer uísque sera que posso fazer este mesmo processo só sei que o processo de uísque é praticamente igual da cerveja, depois vó fazer os equipamentos para fazer cerveja eu já trabalho com aço inox por isso vai ficar mais barato para mim. Obrigado
Boa tarde. Gostaria de saber, o que aconteceria se eu tirasse a cerveja do fermentador, e abrisse a tampa do balde, e ja jogasse outro mostro ali dentro. Posso fazer isso? Aguardo Obg
Jamal, parabéns. Teu canal é excelente. Não só estou acompanhando, como também recomendando a colegas de homebrew. Minha dúvida é a seguinte: tenho maturado no mesmo recipiente da fermentação, sem trasfega. O deu hoppi g pode "sujar" demais a levedura a ponto e inviabilizar a lavagem. Desde já obrigado.
Opa Cristiano, tudo certo? Muito obrigado cara! O dry hopping normalmente não vai inviabilizar a lavagem. Apesar de eu nunca ter feito, o lúpulo em geral é separado muito facilmente. Ele decanta bem mais rápido que a levedura. Abraços Cristiano
Bom vídeo, aprendi mais um pouco e onde posso uma yeast especial de whisky e continuar a usa-la. Sabe me dizer se posso congelar um pouco para ficar de reserva de segurança?
Primeiramente, parabéns pelo canal Jamal! As informações são essenciais e passadas de forma simples e completa! Obrigado mesmo!...Fiz a lavagem da "lama" do mesmo modo que você mostrou, e acabei com dois potes com praticamente a mesma quantidade de levedura decantada que você mostra no vídeo....sei que é complicado estimar a quantidade de levedura obtida, porém queria saber sua opinião sobre o utilização de um pote desse para uma leva de 13L, com uma OG 1.054. Você acha que daria um "over-pitching" muito alto, e poderia causar algum off-flavor na cerveja?...seria melhor eu jogar apenas parte da lama do pote?....Agradeço desde já a atenção!
Cara, acho que pra 13 litros não há a necessidade de jogar os dois potes não hein. Só se vc armazenou por muito tempo. Simplificando muito, a queda de viabilidade é de +- 1 a 1.5% por dia. se passou um mês e pouco já tem quase metade.
+Beer School Ah sim, mas não estava pensando em jogar os dois potes não. Queria jogar apenas um deles para 13L. Eu fiz a lavagem no sábado passado (30/04) e faria a brassagem na semana que vem, então não teria passado tanto tempo...fico preocupado pela taxa de inoculação mesmo, pois você havia dito que usa um pote para uns 30-40L, então não sei se poderia causar algum problema para 13L
Numa receita de 20 litros eu vou depois colher a levedura como foi mostrado no vídeo, sabendo-se que, ha mais levedura do que no dito pacotinho, pergunta é, posso usar toda a levedura colhida dessa receita numa proxima receita de tambem de 20 litros?
Queria tirar umas dúvidas: Tem de ser pote de conserva? Pergunto pq vejo que a grande maioria usa. Garrafas PET ou vidros de Nescafé seriam possíveis também? Qual a quantidade de inoculação para 20 e 50L? Obrigado!
Boa noite, Jamal. Tranquilo? Cara, me tira algumas dúvidas, por favor, referentes ao processo. Depois para reutilizar a levedura, você sacode a levedura com esse mostro que sobrou no pote e inocula direto no novo mosto, ou tem algum procedimento? Meio pote desse é o suficiente para 20 litros de cerveja? Qual a validade dessa levedura, posso armazenar na geladeira por quanto tempo? Obrigado. Abraço
Ola Jamal , fiz minha segunda colheira de levedura em Balde Fermentador e o que esta me deixando pensativo e que a ordem das cores que fica no pote e invertido, gostaria de lhe mandar uma foto, a parte mais branca fica no fundo e a parte mais marrom com que seria leveduras mortas e impurezas no meio do pote e o liquido mais claro na parte superior conforme seu exemplo, qual a parte que aproveito o fundo ou o meio do pote, se puder me deixe uma maneira de lhe enviar uma imagem para entenderes melhor. Obrigado pelas dicas. forte Abraço .
Jamal, ainda tenho dúvida de qto de lama usar. Por exemplo, já estou com uma lama lavada etc. Caso não faça starter qtos ml de lama compactada devo usar pra fazer 40l de cerveja. Claro entendo que o ideal seria fazer contagem de leveduras etc, mas via de regra qto devo usar? Obrigado
Parabéns pelo canal, bela iniciativa. Tenho uma dúvida, uso fermentador cônico, mais não tenho o "tempo" certo de abrir e fechar o registro para separar a levedura ruim da levedura boa, depois de retirar a "lama" mais grossa devo esperar um tempo antes de coletar a levedura boa? É que sempre que abro o registro, logo depois da lama já começa a sair cerveja junto. Muito obrigado.
Icaro Scarabel Eu tenho um problema semelhante, a maior parte da levedura fica grudada na parede do fermentador, e no fim desce mais cerveja que levedura. No fim eu aplico a lavagem como mostrei no vídeo, mesmo no fermentador cônico. Se você não tiver esse problema, acho que fazer como você falou é uma ótima opção. Obrigado pelos comentários!
Cara Parabéns pelo video. Sensacional. Quero tirar uma dúvida, para uma leva de 20 Litros é necessário um Starter? E se essa quantidade mostrada no fundo do pode é o suficiente para os 20 Litros? Obrigado
+Fernando Vinicius Fernandes Obrigado pelos comentários!!! Respondendo sua pergunta, a quantidade que sobra pra mim, da forma com que eu lavo, que acaba sendo um pouco melhor que no vídeo e dá um pouco mais (pq ali eu tava gravando, esqueci de limpar algumas coisas, o fermentador era bem menor que os que eu uso normalmente etc.) da para fermentar sem starter uma batelada de 20l de OG médio (digamos que até 1.050 +-) mais que isso é indicado fazer o starter. Mas acaba dependendo de mts fatores.. o tempo que ta armazenado, se as leveduras estavam saudáveis inicialmente etc. A nível caseiro, acaba normalmente dando certo, mas se vc quiser ter boa reprodutibilidade, infelizmente tem que pegar um microscópio e contar ;( Abraços Fernando!
Bom dia Jamal, parabéns pelos vídeos e pelas cervejas, fim de semana passado fui até a confraria aí em Toledo e experimentei algumas cervejas suas, trocamos algumas idéias sobre cerveja, foi bem legal. EStou com uma dúvida sobre colheita e lavagem de fermentos, espero ter feito o procedimento corretamente. Semana passada transferi minha lager do fermentador para o maturador. Como o fermento lager costuma ser mais caro e precisar de uma quantidade maior, resolvi reaproveitá-lo. Por falta de tempo, peguei toda a lama do fermentador e coloquei num recipiente de 3 litros (devidamente sanitizado) e depois deixei esse recipiente a temperatura de 3 graus. Depois de 3 dias, havia mais da metade do recipiente decantado como um trub. Removi somente a parte de cima, e guardei. Minha pergunta é: Como deixei 3 dias decantando a baixa temperatura, estou com medo do fermento ter ficado decantado juntamente com o trub, e ter passado somente cerveja sem fermento para o outro recipiente. Existe esse risco? Obrigado e parabéns mais uma vez!
Opa Eduardo tudo certo? Desculpa a demora em responder cara, esse fim de ano ta sendo tenso! No eu caso é muito provável vc deixado a praticamente toda levedura junto com o trub!!! Se você ainda tiver esse recipiente, dá para adicionar água e separar se problemas. Quando tbem em too de novo, volta lá cara!!!
Tirando a chama da vela mágica que cria um ar estéril, que é uma lenda gringa, tá td bem corretinho e didático, so espera o alcool da tampa evaporar antes de tampar (deixa um papel toalha novo e limpo em cima da boca do pote e em cima da tampa evaporando o álcool)
Você disse que utiliza um pote para entre 40 e 60 L de mosto. Mas qual a durabilidade de cada pote e como armazená-los? A temperatura da geladeira é o suficiente ou preciso usar um freezer?
Belo trabalho cara. Está de parabéns pela paciência e didática.
Grande mestre
Seu serviço é de utilidade pública! Só posso agradecer e lhe desejar sucesso.
Jamal sempre trazendo conhecimento de qualidade para a galera
Comprei um fermentador cônico recentemente e não consegui achar vídeos específicos sobre como reaproveitar as leveduras dele. Você comentou algo sobre utilizar somente o segundo terço da lama e nem precisa da lavagem. Indica algum vídeo demonstrando como fazer? Obs.: parabéns pelo canal e muito obrigado por esclarecer tantas dúvidas!
Parabéns mais uma vez Jamal.... O diferencial dos seus videos é a qualidade em todos os aspectos...abraços
Muito obrigado Eder!!!!!
Excelente
Muito bom! Depois de praticamente aprender a fazer cerveja através de vídeos em inglês, ter essa informação de forma didática e em português é fantástico!
Parabéns ai! Assinado o canal, vou assistir tudo.
Muito Obrigado Matheus Quatrin Lopes!
Jamal sensassssssionalllllll meu caro.
Abrassss
Muito obrigado Felipe Fagundes !
Parte técnica 100%. Parabéns.
Fala Jamal! parabéns pelo canal meu caro! na minha opinião o melhor canal cervejeiro do UA-cam pelas suas excelentes explicações e pelo conteúdo bem amplo!! sucesso pra vc!!
Eu não conhecia os vídeos; mas me ajudaram muito no que eu faço... Mas na criação e manutenção de leveduras para uso em panificação, Inclusive, usando levedo de cerveja desidratado.
PARABENS JAMAL APRENDENDO MUITO AQUI, SUCESSO!
Vou fazer pela 1 vez. Obrigado pelo vídeo.
Muito bom, bem didático.
Olá !! muito bom a matéria e a simplicidade com que você passa as informações, nos esclarece muito.Muito obrigado.Cesar Martho de Goiânia
César Martho muito obrigado! Assiste o vídeo dessa semana, é quase que complementar desse!
Muito bom Jamal. Cada vez melhor. Parabéns !!!!
Muito Obrigado Eli Marcello Costa Modro
Resumindo ótimo vídeo obrigado pela aula. Abraços.
Sempre quis saber isso. Obrigado.
Parabéns... Baita vídeo bom! Muito boa sua didática.
Muito legal o vídeo, na primeira parte sobre os aspectos teóricos voce comenta que o melhor é fazer a coleta logo apos terminar a fermentação. Eu utilizo baldes e nao faço a transferência então no caso soh poderia coletar a levedura no dia em que for engarrafar. Minha pergunta é, após a maturação no balde eu ainda posso fazer a coleta da levedura ou a quantidade de leveduras saudáveis após a maturação será muito pequena, inviabilizando a coleta?
Abraço e parabéns pelo canal.
Cara, muito bons os teus vídeos, esse principalmente. Inclusive muito melhor que muuitos vídeos estrangeiros. Parabéns!!!
Guilherme, eu fiquei um tempo afastado do youtube, agora to respondendo os comentários aos poucos, etão peço desculpas pela demora.
Obrigado mesmo pelos comentários!
Parabéns por mais um excelente vídeo!
estou no aguardo do vídeo de contagem de células!
Abraços.
Valeu Flávio Augusto Monteiro !!
muito bom jamal.....
Animal esse vídeo! Parabéns!!!
kkkkkkkk não tinha me inscrito ainda só me inscrevi por causa da cantoria e das risadas kkkkkkkkkkkkk acompanho o canal ja tem uns meses vlw
Bom dia gostei do video eu já vinha imaginando essa possibilidade da lavagem e o vídeo me ajudou a ter mais certeza disso, seria bom poder secar elas levando ao estado original dentro do pacote não sei se é possível....uma informação não foi passada o tempo que se pode manter a levedura no pote e a quantos graus se pode fazer isso.
Otimo video.
Valeu meu amigo! Seus videos são fantasticos, tenho aprendido muita coisa que eu não conhecia. Obrigado
Assisto a todos os seus vídeos e acho as informações relevantes e muito didáticas, o som desse vídeo está excelente!
PS: Por favor, não chame a levedura com sedimentos de lama
Olá Charles de Almeida Costa tudo Certo? Agradeço muito os comentários. Em relação à "Lama", eu não gosto mt tbem dessa terminologia, mas é como as pessoas usam tanto nas cervejarias que eu conheço, quanto nos grupos de discussão que eu frequento.
No seu comentário vc está se referindo à não ser técnico usar "Lama" ou eu estou utilizando a palavra com um sentido errado?
Quando vc comentou fui buscar se há um significado correto, mas não achei.
Aguardo sua resposta!
Muito obrigado
Beer School Olá, tudo bem e com você? desculpe, peço que não leve tão a sério a minha crítica, a ideia de abolir o termo "lama" surgiu quando eu conversava com um professor responsável por um laboratório de leveduras, e ele me disse que podemos chamar apenas de leveduras aquela bagunça toda no fundo do fermentador, até breve e parabéns por seu trabalho!
Será que se eu utilizar uma seringa eu consigo "pegar só levedura"? Esta levedura eu posso utilizar por quanto tempo depois de lavada? Eu posso guardar na geladeira? Eu posso alimentar a levedura com açúcar para multiplicá-la ou mantê-la por mais tempo? O canal de vocês ficou massa, parabéns!
Exelente vídeo, muito bem explicado e facil de compreender .... inclusive para um leigo como eu.... Parabéns
Informação incrível!
Parabéns!
poderia fazer um vídeo sobre tipos de fermentos e para que cervejas são usados. :)
Muito bom o vídeo, bem explicativo, faço um processo parecido mais com fermentadores de 250 a 1000l e sempre deu certo. Forte abraço
francisco neto Sério? com um processo tão grande eu talvez até ficaria com medo de reaproveitar mais que uma ou duas vezes, se desse algo errado a perda ia ser grande. Em processos pequenos eu reutilizo por até um ano, com é no seu caso?
Cara eu não faço a lavagem com a água, eu tiro direto do cone do fermentador, tiro uns 30ml +- de lama ( ou fermento morto como chamo) e depois Coleto o fermento vivo. Tiro em média nos de 250 l um meio vidro grande de fermento, nos de 500l tiro dois vidros e no de mil conforme a fermentação e a geração do fermento até 3 vidros, do nas larger não sai muito não pois como é uma fermentação de baixa e mais devagar as células não se propagam tanto e pt fechar os vidros eu sanitiso um papel alumínio e coloco entre a tampa r o vidro justamente por causa da ferrugem que VC falou e utilizou até 5 gerações quando td da certo e sempre utilizou proporcional a quantia de cerveja a quantia de levedura tipo PR os de 250 eu utilizo o meio vidro PR os demais sempre um vidro somente PR o de trigo eu uso um pouco mais por causa dos aromas. Forte abraço
Muito bom esse cara, sem frescuras! Parabéns.
Olá Jamal, assisti teu primeiro vídeo logo que lançou e olha cara, tá muito bom o teu canal, muito bom mesmo, utilidade pública hehe. Parabéns e obrigado por dividir teu conhecimento com a galera!
Oo Rodrigo, obrigado cara! :D
Video Fod...!!! Parabéns!
Acredito que uma pipeta ajudaria MUITO na separação. Vou procurar uma para comprar! :)
+Charles SC Pensei em uma seringa com um tubinho se silicone, que vc mergulha até onde esta o fermento. Acredito que de mais aproveitamento e colhe menos trub. Abç
Vamos fazer hoje .... valeu parabéns por difundir conhecimento!
Cara voce fazendo isso nos potes e logo atraz de voce em cima da pia um funil de separação de vidro de laboratorio que e justamente usado para jogar a impureza fora do fundo kkkk mas como nao e todo mundo que tem um... vamos para o descarte de levedura morta no olhometro mesmo ne?? muito bom
Parabéns! Realmente a mescla de contéudo e a forma leve do vídeo estão show de bola. Mas fiquei com uma daquelas dúvidas bobas, quando ao final do vídeo vc comenta que utiliza um vidro destes para 40L, refere-se a um vidro com a quantidade de leveduras igual ao do vídeo (1 a 2 cm no fundo) ou utilizas um vidro destes cheião de levedura? Obrigado.
Muito bem feito o vídeo!! obrigado mesmo cara...
Escuta, tinha feito uma APA com a levedura S-05 (acho que é isso) e acabei dando o vacilo de realizar alguns procedimentos sem a devida sanitização. Usei uma colher não sanitizada pra misturar o trub com as leveduras, e depois peguei isso tudo e coloquei num pote de vidro não sanitizado. Guardei tudo na geladeira. Isso significa necessariamente que não devo reutilizar esse fermento?
Obrigado!
Massa o vídeo... Vc tem algum video reaproveitando a levedura em fermentador cônico?
Cara, adoro seus vídeos.
Show, obrigado!
...fala meu querido...sou Farmacêutico Bioquímico formado ai pertinho de Maringá, na UEL...meu primo é um dos sócios da Cervejaria Cathedral, o Daniel Chaves, estou pra fazer uma visita ai, gostaria de conversar com você se possível...estou fazendo brejas aqui em Palmital SP....pertinho...e vou começar a trabalhar com as abençoadas leveduras....já fiz 9 brassagens e joguei tudo fora...pois é...abração...
Qual próximo vídeo, starter dessa levedura? Muito bacana, acompanharei!
Ricardo Machado Como vc acertou? kkkkk
Na verdade o próximo é um tutorial de como fazer um agitador magnético, para usar no starter! ai sim fazer o starter
Ficarei ligado! Já fiz meu agitador magnético com um cooler de 110v e ímãs de neodímio. Dá pra liquidificar a levedura, rs. Quero começar a reaproveitar a levedura, valeu!
Sem "rasgaçao de seda".... q vídeo foda!!!! melhor canal de cerva do yt. parabéns brow
Eu ia falar algo parecido, mas num achei uma expressão equivalente pra "rasgação de seda" kkkk
então,
Sem muito exagero, muito, mas muito obrigado, :D
Tamu junto! Quaaaaaando puder e quiser rsrsrs faz um video de Brew in a bag...seria interessante.
Dr. Jamal, espetacular... Sou um grande fã e acompanho todos os seus videos, Obrigado pela colaboração de sempre....
Uma pergunta adicional para que entender o processo para conservar a levedura, supondo que não irei utilizá-la na sequencia: Congelar? Quanto tempo máximo? e por fim quantos reaproveitamos de levedura podem ser feitas, vc comenta em outros videos sobre sobre Leveduras Selvagens, qual a relação neste processo?
Abs,
Opa Fernando!!!
Congelar? - Só se vc seguir os passos do vídeo de congelamentos! se não é na geladeira mesmo hahaha
Quanto tempo máximo? Arredondando e simplificando mt as coisas, elas perdem 1 a 1.5% de vida por dia (bastante msm) então 3-4 meses seria o temo máximo recomendado (mas se propagar ou usar ela pra fazer uma cerveja e reaproveitar, zera to tempo).
Quantos reaproveitamos de levedura podem ser feitas? O usual é por até quatro gerações, só que cada geração vai render pelo menos dois potes, então temo: 1 Geração 2 potes; 2 geração 4 (2 para cada um dos 2 primeiros); 3 geração 8; 4 geração 16 hahaha. Você vai acabar tendo mais possibilidades de levedura do que vai usar, se fizer tudo certo.
vc comenta em outros videos sobre sobre Leveduras Selvagens, qual a relação neste processo?
Não tenho ctz se entendi a pergunta, mas leveduras selvagens podem contaminar essa leveduras reaproveitadas em alguma etapa, tem que tomar bastante cuidado, só que não é tão fácil assim tbeem,
Muito Obrigado... Foi esclarecedor as informações....
Abs
jamal nas casas de vidros para embalagens vendem as tampas avulsa em goiania 40 centavos
brother, tem algum vídeo teu usando a levedura reaproveitada?
parabéns pelo canal!
Boa tarde! Gostaria de saber se não ocorre contaminação do mosto, se eu usar para controle de temperatura da fermentação uma câmara de maturação de carnes? A câmara é colonizada com Penicillium nalgiovense.
Muito show o seu canal vai me ajudar muito, estou só a 6 meses nesta vida de home brewer mas já estou totalmente apaixonado pelo assunto.
Dúvida. O ideal é separar as leveduras as leveduras separadas para utilizar somente em uma brasagem do mesmo estilo ou posso usar em estilos de cerveja diferentes desde que o tipo de levedura se preste para isso?
Se possível tambem poderia ter uma complementação sobre armazenagem desta levedura.
Abraços.
+Uarlem Oliveira que massa cara! tomara que vc continue nesse mundo de cervejas e faça parte da revolução que ta rolando!
Da para usar a lama em outros estilos sem problema. Apenas descarte a parte de cima, e tente colocar só levedura. tem um vídeo sobre dúvidas em relação ao reaproveitamento, da uma olhada lá! E essa semana eu fiz um sobre congelamento de leveduras, ajuda mt na armazenagem.
Abraços amigo e muito obrigado por curtir o canal!
Jamal, eu além de cerveja faço também pão. Nas cervejas compro sempre nova desidratada. Mas no pão eu deixo azedar a massa e congelo. Quando quero fazer novamente pão, descongelo a massa e deixo azedar mais um dia. E aí faço o pão normalmente. Deixo levedar por 2/3 horas (normalmente 10 kg de trigo). Sempre deu certo. Porque a levedura pra fazer cerveja n se pode congelar? A levedura que uso no pão já é a mesma a uns 20 anos sempre usando o processo de congelamento. Sendo a mesma espécie....porque não funciona da mesma forma pão/cerveja?
Muito esclarecedor esse video! Parabens!! Uma duvida...é necessario sempre fazer o starter quando for levedura reaproveitada? obrigado.
bacana!
Isso q sobrou no final, o fermento compactado e a cerveja acima vc joga para uma nova fermentação? Ou descarta um pouco da cerveja?
Excelente o video, muito bom mesmo. Uma duvida ficou no conteudo "vc diz que usa 1 pote para 40L", mas nao ficou claro que é : Um pote desses com esta esse ai (com cerveja e uma linha fina de levedura) ou um pote cheio só de leveduras).
Se aceitar palpites didaticos, eu diria que cabe uma introdução adiantando as "grandes etapas" do processo, ajuda o ouvinte a entender as partes, e ir acompanhando o video, neste pelo que entendi são:
-- Esterilização
-- Diluição da lama
-- Decantação inicial
-- Separar Levedura Util
-- Decantação secundária
-- Descarte do Trub
Eu ainda noa vi os outros videos MAS gostaria de saber um pouco sobre limitação do uso de levedura por estilo. Ex: Levedura us-05, de uma Pale Ale, tranquilo utilizar em uma Summer ? ou em uma IPA ? ou Porter até ?
Novamente grato pelo excelente video.
Farei deste jeito
parabéns, muito bem explicado. para 20l, qual seria a medida ideal? como posso fazer a retirada da levedura do pote?
Bom dia, parabéns pelo canal, simplesmente excelente!
Estou com uma dúvida, na hora de fermentar "aerei" o mosto direitinho, e inoculei o fermento desidratado, porém após engarrafar e esperar a carbonatação (10 dias com prime de 4g de açucar por litro), mesmo com menor teor alcoólico, uma american pale ale que fiz, não ocorreu formação de espuma, o que pode ter interferido?
Obrigado desde já!
PS: Observei sempre na hora da limpeza para no deixar resíduo de sabão pois sei que pode interferir..
Olá jamal, primeiramente agradeço a você e a seu canal de tratar a cerveja mais como ciência, a minha duvida é se comprar seringas grande novas para pegar somente a levedura boa, e mesmo sendo seringas e preciso sanitizar ela?
muito bom
muito bom vídeo, só gostaria de saber se posso reaproveitar as leveduras mesmo quando foi utilizado gelatina na maturação.
Blz Jamal, ótimas dicas, realmente esse simples processo se economiza uma boa grana, me tira uma dúvida, esse campo estéril criado pela chama do fogo, no caso citado, da vela.
Mestre depois de separado a levedura, onde e como voce acondiciona e por quanto tempo, obrigado e abraços!!
Parabéns pelo canal, ótimas informações. Uma duvida, utilizo fermentador cônico então como devo fazer para "pegar" o fermento bom? Tenho de lava-lo? Você poderia explicar esse processo no fermentador cônico, Valeu. Obrigado.
Aloisio Paccola eu planejo fazer um novo vídeo aprofundando os pontos que não foram claros, mas adiantando, no meu caso, eu faço o processo de lavagem no fermentador cônico igual ao fermentador em balde, por que no meu sistema a levedura compactada não escoa direito, o expurgo em baixo tem bitola muito pequena. Mas estou trocando os equipamentos, para tentar simplesmente descartar o primeiro terço, armazenar o segundo terço e descartar novamente o último terço.
Beer School Olá, bom dia. Obrigado pela resposta! tenho mais uma dúvida, você falou que há +- 8 bi/L de células, esse valor é o mesmo para as Lager e Ales, ou tem diferença? Por Ex., Og 1.050/50Litros = 465bi, então preciso de 58ml, correto? Se fosse lager - Og 1.050/50Litros = 929bi, então preciso de 116ml?, você poderia tirar essa minha dúvida?, obrigado.
Muito bom o vídeo!!
A dúvida é!!
Eu faço de 10 a 15 litros de cerveja porém faço 2 leva mês intercalada..
Depois que a levedura ficar igual a esse último lote do vídeo..eu devo colocar com essa água ou a água devo retirar??
É pra 10 litros de cerveja essa levedura que sobrou no último lote é mais que suficiente..
Obrigado pelo vídeo..
Abraços
Jamal, parabéns pelo canal e pela iniciativa de passar informação de forma tão didática! Existe um limite para reutilização dessas leveduras? Ou sempre que conseguir uma colheita posso fazer uso sem problemas? Grande abraço.
Opa Cezar, tudo certo? Quanto ao limite de reutilização existem duas linhas de pensamento, a mais aceita, diz que as leveduras sofrem mutação com o passar do tempo e que não de deve reutilizar mais que quatro gerações de uma mesma levedura. Por outro lado, há até livros que contradizem isso.
Na minha experiência pessoal, eu recomendaria reutilizar por apenas algumas vezes, pois mesmo desconsiderando as possíveis mutações, pode haver propagação de bactéria contaminante de geração em geração.
Muito obrigado Cezar.
Abraços!
Parabéns pelo trabalho.Muito obrigado por compartilhar conosco.
Quanto tempo posso armazenar e de qual forma faço isso?
melhor canal!!!!😎
aprendendo muito!!! o melhor canal para nós caseiros...depois do elogio vem a pergunta hehe, até quantos dias depois da trasfega posso colher a levedura, digamos, o fermentador ficou largado fora de geladeira, quanto até quanto tempo é seguro colher?
Opa Percio!! Puts... essa pergunta é complicada hein, eu sugeriria fortemente fazer no mesmo dia, depois que fez a trasfega vai poder entrar ar, fora da geladeira vai desencadear algumas reações, vai ter muita morte celular. Não seria recomentado aguardar naõ!
legal brother, bem esclarecedor, já imaginava, mas não encontrei nada a respeito, por isso perguntei, abraço!!!
1. Quando voce fala em 1 pote para fazer 40L, voce fala de 1 pote como o seu (com a parte rasa de leveduras) ou com um pote desses só de leveduras?
2. Se deixa com a cerveja para melhor conservação ou é indiferente?
3. Para reutilizar, precisa realimentar a levedura (dme ou mosto da nova cerveja) e aerar?
Valeu!
E ae André!!
1 - Estava me referindo à parte rasa, se vc tiver tempo, dê uma olhada nos vídeos sobre estimativa!
2 - Dependendo pode ser té pior. O álcool, dependendo a intensidade, também é tóxico pras leveduras.
3 - Depende to tempo que ela ficou estocada. Mas se você tiver condições de fazer isso, é muito indicado. A perda de viabilidade é muito alta nas formas caseiras de armazenamento. Agora, caso vc tenha colhido essa semana e vai usar nessa ou na próxima, ai é bem dispensável.
Valeu brother!
Boa noite, mais uma vez parabéns pelos videos!
Para ter uma boa levedura, qual o momento ideal para fazer a coleta?
Posso coletar depois de terminada a fermentação (uns 15 dias) e maturação (mais 15 dias, dando um total de 30 dias). Ou tenho que obrigatoriamente retirar a lama quando terminar a fermentação? (dai tenho que trocar de balde para maturar)
Pergunto isso pois tenho o costume de fazer a fermentação e a maturação no mesmo balde, fazendo assim ainda dá para aproveitar o fermento e ficar bom?
Grato!
Sensacional. Salvou, rs.
Opa... primeiro vídeo que vejo do canal, neste final de semana irei fazer minha primeira cerveja e já pretendo reaproveitar a levedura da mesma. No seu exemplo, quando vc for reutilizar sua levedura, como irá proceder? Vc irá descartar essa cerveja que ficou por cima, ferver 200 ml de água e reidratar sua levedura (com aquele fundinho de sujeira e tudo...), ou irá simplesmente virar esse pote todo em cima do mosto? Muito obrigado pelo conteúdo, ganhou mais um inscrito.
Abraços
Parabéns pelo vídeo, gostaria de saber quantas vezes posso reutilizar a levedura seguindo todas as técnicas de assepsia ? grato
Ola o que tem no borrifador? quero fazer uísque sera que posso fazer este mesmo processo só sei que o processo de uísque é praticamente igual da cerveja, depois vó fazer os equipamentos para fazer cerveja eu já trabalho com aço inox por isso vai ficar mais barato para mim. Obrigado
Boa tarde. Gostaria de saber, o que aconteceria se eu tirasse a cerveja do fermentador, e abrisse a tampa do balde, e ja jogasse outro mostro ali dentro. Posso fazer isso? Aguardo Obg
Jamal, parabéns. Teu canal é excelente. Não só estou acompanhando, como também recomendando a colegas de homebrew. Minha dúvida é a seguinte: tenho maturado no mesmo recipiente da fermentação, sem trasfega. O deu hoppi g pode "sujar" demais a levedura a ponto e inviabilizar a lavagem. Desde já obrigado.
onde está escrito deu hoppi g, Leia dry hopping. maldito corretor.... kkkkk
Opa Cristiano, tudo certo? Muito obrigado cara!
O dry hopping normalmente não vai inviabilizar a lavagem. Apesar de eu nunca ter feito, o lúpulo em geral é separado muito facilmente. Ele decanta bem mais rápido que a levedura.
Abraços Cristiano
Cara faz um vídeo usando essa levedura, como se dá o processo? elimino a cerveja e inócuo essa levedura sedimentada direto no fermentador?
Bom vídeo, aprendi mais um pouco e onde posso uma yeast especial de whisky e continuar a usa-la. Sabe me dizer se posso congelar um pouco para ficar de reserva de segurança?
Primeiramente, parabéns pelo canal Jamal! As informações são essenciais e passadas de forma simples e completa! Obrigado mesmo!...Fiz a lavagem da "lama" do mesmo modo que você mostrou, e acabei com dois potes com praticamente a mesma quantidade de levedura decantada que você mostra no vídeo....sei que é complicado estimar a quantidade de levedura obtida, porém queria saber sua opinião sobre o utilização de um pote desse para uma leva de 13L, com uma OG 1.054. Você acha que daria um "over-pitching" muito alto, e poderia causar algum off-flavor na cerveja?...seria melhor eu jogar apenas parte da lama do pote?....Agradeço desde já a atenção!
Cara, acho que pra 13 litros não há a necessidade de jogar os dois potes não hein. Só se vc armazenou por muito tempo.
Simplificando muito, a queda de viabilidade é de +- 1 a 1.5% por dia. se passou um mês e pouco já tem quase metade.
+Beer School Ah sim, mas não estava pensando em jogar os dois potes não. Queria jogar apenas um deles para 13L. Eu fiz a lavagem no sábado passado (30/04) e faria a brassagem na semana que vem, então não teria passado tanto tempo...fico preocupado pela taxa de inoculação mesmo, pois você havia dito que usa um pote para uns 30-40L, então não sei se poderia causar algum problema para 13L
Numa receita de 20 litros eu vou depois colher a levedura como foi mostrado no vídeo, sabendo-se que, ha mais levedura do que no dito pacotinho, pergunta é, posso usar toda a levedura colhida dessa receita numa proxima receita de tambem de 20 litros?
Queria tirar umas dúvidas: Tem de ser pote de conserva? Pergunto pq vejo que a grande maioria usa. Garrafas PET ou vidros de Nescafé seriam possíveis também? Qual a quantidade de inoculação para 20 e 50L? Obrigado!
Boa noite, Jamal. Tranquilo? Cara, me tira algumas dúvidas, por favor, referentes ao processo. Depois para reutilizar a levedura, você sacode a levedura com esse mostro que sobrou no pote e inocula direto no novo mosto, ou tem algum procedimento? Meio pote desse é o suficiente para 20 litros de cerveja? Qual a validade dessa levedura, posso armazenar na geladeira por quanto tempo? Obrigado. Abraço
Bom dia, ótima sacada, para fazer uma receita de 20 litros eu posso colocar o pote inteiro?
Ola Jamal , fiz minha segunda colheira de levedura em Balde Fermentador e o que esta me deixando pensativo e que a ordem das cores que fica no pote e invertido, gostaria de lhe mandar uma foto, a parte mais branca fica no fundo e a parte mais marrom com que seria leveduras mortas e impurezas no meio do pote e o liquido mais claro na parte superior conforme seu exemplo, qual a parte que aproveito o fundo ou o meio do pote, se puder me deixe uma maneira de lhe enviar uma imagem para entenderes melhor. Obrigado pelas dicas. forte Abraço .
Jamal, ainda tenho dúvida de qto de lama usar. Por exemplo, já estou com uma lama lavada etc. Caso não faça starter qtos ml de lama compactada devo usar pra fazer 40l de cerveja. Claro entendo que o ideal seria fazer contagem de leveduras etc, mas via de regra qto devo usar? Obrigado
Parabéns pelo canal, bela iniciativa. Tenho uma dúvida, uso fermentador cônico, mais não tenho o "tempo" certo de abrir e fechar o registro para separar a levedura ruim da levedura boa, depois de retirar a "lama" mais grossa devo esperar um tempo antes de coletar a levedura boa? É que sempre que abro o registro, logo depois da lama já começa a sair cerveja junto. Muito obrigado.
Icaro Scarabel Eu tenho um problema semelhante, a maior parte da levedura fica grudada na parede do fermentador, e no fim desce mais cerveja que levedura. No fim eu aplico a lavagem como mostrei no vídeo, mesmo no fermentador cônico. Se você não tiver esse problema, acho que fazer como você falou é uma ótima opção. Obrigado pelos comentários!
Neste caso, se utilizar uma seringa, ficaria mais limpo, estou correto?
Não daria para apenas lavar e desinfectar com alcool 70, iodofor ou outra solução?
Cara Parabéns pelo video. Sensacional. Quero tirar uma dúvida, para uma leva de 20 Litros é necessário um Starter? E se essa quantidade mostrada no fundo do pode é o suficiente para os 20 Litros? Obrigado
+Fernando Vinicius Fernandes Obrigado pelos comentários!!! Respondendo sua pergunta, a quantidade que sobra pra mim, da forma com que eu lavo, que acaba sendo um pouco melhor que no vídeo e dá um pouco mais (pq ali eu tava gravando, esqueci de limpar algumas coisas, o fermentador era bem menor que os que eu uso normalmente etc.) da para fermentar sem starter uma batelada de 20l de OG médio (digamos que até 1.050 +-) mais que isso é indicado fazer o starter. Mas acaba dependendo de mts fatores.. o tempo que ta armazenado, se as leveduras estavam saudáveis inicialmente etc. A nível caseiro, acaba normalmente dando certo, mas se vc quiser ter boa reprodutibilidade, infelizmente tem que pegar um microscópio e contar ;(
Abraços Fernando!
Jamal, sabe dizer se a utilização de gelatina para a clarificação inviabiliza o reaproveitamento da levedura?
QUANDO FOR UTILIZAR A LEVEDURA, USA TODO O POTE OU SÓ A PARTE DA LEVEDURA? ESCLAREÇA POR FAVOR.
Bom dia Jamal, parabéns pelos vídeos e pelas cervejas, fim de semana passado fui até a confraria aí em Toledo e experimentei algumas cervejas suas, trocamos algumas idéias sobre cerveja, foi bem legal. EStou com uma dúvida sobre colheita e lavagem de fermentos, espero ter feito o procedimento corretamente. Semana passada transferi minha lager do fermentador para o maturador. Como o fermento lager costuma ser mais caro e precisar de uma quantidade maior, resolvi reaproveitá-lo. Por falta de tempo, peguei toda a lama do fermentador e coloquei num recipiente de 3 litros (devidamente sanitizado) e depois deixei esse recipiente a temperatura de 3 graus. Depois de 3 dias, havia mais da metade do recipiente decantado como um trub. Removi somente a parte de cima, e guardei. Minha pergunta é: Como deixei 3 dias decantando a baixa temperatura, estou com medo do fermento ter ficado decantado juntamente com o trub, e ter passado somente cerveja sem fermento para o outro recipiente. Existe esse risco? Obrigado e parabéns mais uma vez!
Opa Eduardo tudo certo? Desculpa a demora em responder cara, esse fim de ano ta sendo tenso! No eu caso é muito provável vc deixado a praticamente toda levedura junto com o trub!!! Se você ainda tiver esse recipiente, dá para adicionar água e separar se problemas.
Quando tbem em too de novo, volta lá cara!!!