Em 1987 juntei dinheiro e comprei um MSX Hotbit, depois expandi para 2.0. Em 1992 guardei na caixa e fiquei sem usar até 2017 quando comecei a participar dos encontros de MSX. Agora é meu hobby preferido, em 2020 lancei um jogo para ele.
Assisti seu video inteiro e vc esqueceu de colocar o Castlevania e o kings valley 1. Zanac tambem vc esqueceu. Mas colocou o metal gear!!!! Abraços. Observações: os jogos eram dificilimos naquela epoca.
Cara que massa você por aqui, eu te conheci em um vídeo que vc toca Knightmare no piano, e acompanho o teu trampo desde então, tanto como pianista, como quanto comentarista ❤😂 Não deu para falar de todos os jogos que eu gostaria, mas eu vou voltar no assunto. Vlw pela presença 👊
Tive o MSX 1. Depois fui comprando os kits de conversão para MSX 2 e MSX 2 +. Comecei com o datacorder (fita k7), depois fui para o drive 5 1/4 e por último, drive 3 1/2. Impressora Elgin Lady 80. Cara, quanta lembrança boa e tudo muito caro à época. Nostalgia pura.
Apaixonante! Tive três da Gradiente e jogo até hoje no emulador BlueMSX. A proposito estou jogando o Metal Gear Solid 2. Passei momentos fantásticos com esse computador. Cada história que vocês duvidariam! Uma delas foram as enchentes até a cintura, que enfrentei para ir atrás de jogos. Outra foi quando eu pagava uma grana por fora para os office-boys da empresa que eu trabalhava irem buscar jogos nas softhouses sem o chefe deles saber. Se o pessoal pedir, eu conto na íntegra. Valeu Ed.
Utilizo microcomputadores desde o tk83, no início dos anos 80, passei a acompanhar a evolução, e em 86 comprei meu expert MSX, micro fantástico, fiz muitas amizades, trocávamos muitos jogos, mas nessa época eu já trabalhava profissional com micro, desenvolvendo softwares, ganhei muito dinheiro com ele, programava em Cobol, pascal e dbase II, usando cp/M, o interessante era que desenvolvia no MSX, mas meus clientes tinha apple II, sistema 700, cp 500, e tudo funcionava, época muito boa, hoje tenho todos os MSX nacionais, sendo meu hobby jogar finais de semana, esses jogos incríveis. Parabéns pelo video Ed, abraços. 👏👏👏🙋♂️
Fala Ed. Parabéns por esse vídeo. Meu primeiro videogame foi o Atari 2600. Mas se hoje sou um gamer, é graças ao MSX. Em 1987 ganhei o Hotbit da Sharp. E com esse amigo, vivi anos incríveis. Tão fiel quanto um cachorro. Por gentileza Ed, faça a parte 2. O MSX merece! Grande abraço.
MSX fez parte da minha vida. Já tive um Expert e ainda tenho meu Hotbit funcionando perfeitamente. Também passei momentos inesquecíveis com essa máquina maravilhosa. Obrigado pelo vídeo!
Tive um HotBit preto em 1988. Pra mim foi a ponte entre o Atari e o Master system. Me diverti demais com os jogos do msx. Num primeiro momento com as fitas k7 e depois com os disquetes 5 1/4 que evolução. As fitas demoravam uma eternidade pra carregar. O msx foi uma das máquinas mais divertidas que tive pra jogos. Aguardando ansiosamente a parte 2 desse vídeo. Abs.
Que saudades do meu hotbit da Sharp! Foi nele meu primeiro contato com programação, e programei a primeira coisa aos 8 anos de idade. Lembro que usei o Logo (da tartaruga) para desenhar as coisas e depois compilar, salvando em fita cassete depois. Só fui ter um floppy disk (daquele grande) anos depois :) Kings Valley, Knightmare, Athletic Land, Alpha Roid, Magicla Tree...tantos jogos, nossa.
Era o melhor que a gente tinha no Brasil, mas mesmo o Msx2+ perdia de lavada para o NES, que só chegou aqui em 1988. O MSX 1 era um começo vision com software houses japonesas e a Microsoft por trás. A maior diferença em qualidade nesta época estava nos desenvolvedores japoneses, anos luz à frente das cias ocidentais do ramo. Fico imaginando a revolução que teria sido se software Goises japonesas tivessem adorado o Amiga. Teríamos conversões de Arcade e exclusivos fantásticos de 16 bits, bem antes do mega drive, isso pq o X68000 era impensável no ocidente.
Nesse video vc pegou pesado, Ed! O MSX foi o primeiro computador que meu irmão e eu tivemos. Com ele nos divertimos muito, principalmente em um período conturbado que passamos que foi o divórcio de nossos pais. Tenho o mesmo sentimento que você expressou e chegou a cair um cisco nos olhos. Tivemos o Expert da Gradiente e tínhamos vizinhos e amigos que tinham o HOTBIT. Se existe bruxaria na tecnologia, para mim era fato de jogos serem armazenados também em fitas cassete. Aguardo ansiosamente a segunda parte. Abraços!
Em 1987 eu ganhei do meu pai um MSX expert da gradiente e ele era muito versátil em tudo que dava para fazer nele. Como videogame foi onde eu conheci jogos fantástico que gosto ate hoje, como Knight Mare (até hoje ele não foi relançado para outras plataformas), gradius (1,2,3,4,5), hiper rally, goonies, river raid, pac man, el capitã trueno, etc... A lista de jogos bons era incrível para época. Vendi ele em 1994. Bons tempos.
Eu fui um dos sortudos que teve sua introdução no mundo da informática através de um MSX, uma máquina incrível que nunca vou esquecer. Foi uma época incrível em que a tecnologia borbulhava.
Aprendi a programar, em basic, usando o manual do hotbit que vinha com ele, carregava jogos usando fita cassete. Bons tempos. O manual e a unidade de fita sumiram, o Hotbit ficou, ainda tenho...
Já ganhou like só pelo título. Tive um Hotbit lá por volta de 1986 também, na verdade ainda está na casa dos meus pais, mas infelizmente não funciona mais. Alguns jogos em cartucho e vários em fita cassete. Boas lembranças...
Caraca Ed ! O MSX marcou minha vida !! A primeira vez que vi um computador, acho q em 1987, (eu com 9 anos) foi na casa de um conhecido da escola, ele tinha um Hotbit preto, fiquei fascinado ao ver as linhas de comando na televisao executando programas e jogos, na hr pensei: CARA as possibilidades disso sao infinitas !!! . Aquilo nao saia da minha cabeça, queria ter um mais do que tudo kkkk. Como meu pai n queria gastar com isso pq ja tinha me dado um Nintendinho, vejam só: Eu com 9 anos anunciei no jornal Primeira mao, para vender ou trocar meu querido Nes 8 bits por um MSX. E nao é q apareceu um moleque que ganhou um MSX e n gostou, queria um videogame. kkkk, entao trocamos e passei anos casado com o MSX cinza da Gradiente, curti muitas madrugadas jogando nele e descobrindo a programaçao em Basic através de revistas. Tinha que digitar as linhas do programa para ver ele fazer alguma coisa. kkk Comprei vários acessórios, converti para 2+, foi tudo muito emocionante. Acho q em 94 acabei fazendo a burrada de vender tudo para comprar um PC. Enfim, foram bons momentos, é legal ver que outras pessoas também viveram essa emoçao do MSX ser o passaporte para a informática. Um Abraço a todos que também amam o MSX, Tamujunto ! ☺
Alguns jogos do MSX foram adaptados para o mini computador Apple CCE 2, tudo através de disquestes no padrão 5 um meia. Foi ótimo ter aproveitado essa época: 1984 até 1989.
Rapaz seu canal é sem dúvida o canal sobre games que mais gosto! Ouvir vc falar sobre o shopping Iguatemi em SP, me lembra quando em 1988, meu pai comprou meu primeiro vídeo game. Foi um Dynavision (clone do Atari), eu me lembro até hj, eu, uma pequena unidade humana com 5 anos, saindo desse mesmo shopping ,com aquela enorme caixa de sonhos nas mãos. Daquele dia pra frente minha vida mudou pra sempre!! Bons tempos!!!
Finalmente um dos videos mais inevitáveis desse canal! MSX realmente foi uma plataforma muito marcante para mim também, que sei muito bem essa "estratágia" para conseguir um com meu pai. Exatamente foi a mesma! :P Confesso que fiz coisas "sérias" no meu Expert, como curso de datilografia em fita (que olha funciona, pra orgulho do meu pai que é exímio datilografo!), além de trabalho escolares, banner e até controlar uma planilha de uma pequena loja que tínhamos, além de arranhar bem no BASIC e DOS (digo MSX-DOS!). Graças a isso, conseguiu vários upgrades do MSX, como o kit para MSX2 (ou 2.0 como chamavam na época), drive de disquetes, a mítica Megaram e uma impressora matricial Matrix.Mas claro que joguei 10x mais do que usei aplicações sérias! Agora uma sugestão para parte 2 é mostrar que o MSX apesar de inferior ao Famicom/NES com hardware praticamente igual ao Colecovision e SG-1000 (curiosamente ambos tinham versões computador) conseguiu voar baixo e competia com os mesmos jogos do Famicom superando as limitações de hardware que seus "primos Z-80" não conseguiram. Tudo graças a estar livre do "contrato de exclusividade" da Nintendo que deixava Konami, Namco, Taito, Hudson Soft, Enix e cia fazer jogos para o padrão. Posso falar com sinceridade, que a segunda plataforma gamer no Japão, atrás do Famicom entre 1983 a 1986 era o MSX!
Top Ed. Bom conhecer o MSX, só conheço pq vc fala nos vídeos daqui do canal, não entendia pq o pessoal do youtube americano nunca fala mt nele, mas agora ficou claro
Eu tive o MSX cinza e um amigo teve o Hotbit. Muitas histórias. Foi com ele que aprendi o basic, programando muitas coisas legais! Metal Gear é uma franquia que nasceu ali. Antes do MSX a galera no BR só conhecia jogos monocromáticos nos computadores Tk-80, Tk-90, Tk-95... Esse vídeo merece sim, uma segunda parte falando dos maiores sucessos da plataforma. E o vídeo sobre o Amiga 500, já existe ou ainda está nos planos?
Cara, tinha um MSX em um escritório de processamento de dados na época em que eu fazia curso de digitação em 1989. Comprei uns 3 disquetes de 5 1/4" e nem me lembro como, mas consegui Antarctic Adventure, Double Dragon e Bad Dudes. Bons tempos...
Vídeos games é também uma grande oportunidade para os pais se achegarem ainda mais aos filhos. Na minha infância eu conheci só um amigo que jogava com o seu pai e foi através dele que eu conheci o Nintendo, PS1 e PS2. Ver eles jogando era algo diferente e ao mesmo tempo bonito tendo em mente que eu nunca conheci meu pai, aquilo me impactava😊
uma vez, quando muleque, lembro de um colega me mostrar algo que parecia um teclado sem tela, que plugava na tv... lembro de ver um jogo parecido com mario, só que em preto e branco, achei curioso, mas esquisito kkkkk isso foi em 2003 por ai, já tinha um play1 e a lembrança daquele dia nunca saiu da minha cabeça, mesmo isso não tendo durado mais que uns 30 minutos, pq depois nunca mais tive contato, nem com o msx, nem com esse meu colega.
Rapaz, o MSX eu conheci das histórias sobre o início da franquia Metal Gear, tendo os dois primeiros jogos aparecendo nele. Legal saber que o MSX apareceu no Brasil também! Parte dois (2) QUANDO, Ed? 😂😂😂😂
infelizmente na época não dei o devido valor no meu MSX e hoje só fiquei com os disquetes e drive 51/4 e a fonte do drive de disquete... bons tempos... obrigado Ed... vc é o cara...
Acho muito chique toda essa comunidade MSX envolvida aqui no Brasil. Não fazia ideia que o videogame fosse tão popular... eu via nas revistas mas pessoalmente não conheci esse aparelho.
Concordo... MSX mudou minha vida tb. Vou levar pra sempre comigo as experiencias incriveis e todo o aprendizado que esse meu 1o computador me deu, incluindo as fantasticas conexoes ao mundo online do videotexto da telesp, e os incriveis jogos que eram possiveis com a expansao de Mega Ram. Saudosismo puro.
Amigo, que bela matéria, parabéns. Tenho 56 anos, trabalho na área de TI e comprei meu primeiro "computador" em 1987 e claro era um MSX 1.1, um Expert da Gradiente. Ele esta na minha estante da sala até hoje, junto com o leitor de disquetes de 5 1/4 "Microsol" e uma caixa com centenas de discos e claro, a maioria é jogos. Tenho também uma impressora Lady 80, e dois joysticks Gradiente também, na época feitos para o MSX. Fico até hoje encantado, só de pensar como é possível em um disquete de 360kb caber oito ou dez jogos completos. Isto sim é que é programar....
Caraca hein Ed, demorou poh....estou esperando esse vídeo já tem quase 1 ano....msx pra cá, pra lá....kkkkkkkkk, finalmente, agora só falta falar com NEOGEO CD poh....faz um vídeo sobre o NeoGeo CD :)
Parabéns pelo conteúdo, destravou lembranças do meu primeiro contato com os computadores. Meu pai tinha um desse na nossa oficina. Na época acabamos vendendo quando partimos para o 486. Nem espero UA-cam mandar que saiu vídeo novo, já busco manualmente pois sei que vou ter um conteúdo de qualidade.
Tive um HB 8000 da sharp e depois tive um expert da Gradiente, no entanto, o segundo estava com defeito. Mas estava realizando um sonho no tempo isso por volta dos anos de 93/94. Obs.: foi a primeira vez que tive contato com loading, pois além de utilizarem cartuchos muitos jogos vinham em fitas K7, tinha um dispositivo (um gravador e reprodutor de K7) que acoplado ao MSX fazia a leitura dessas fitas (cerca de 1 ou 2 minutos), para depois poder jogar. Qualquer controle do atari ou master era compatível.
Lembrei da minha infância! Se for o Gravador de K7 da Gradiente, ele se chamava "Data Corder" mas, o apelido que meu finado pai deu para ele (Por causa daquele barulho irritante!) era "Cata Corno"! 😁
Velho parabéns! Tenho 2 Expert aqui em casa, um 1.1 e um 2+. Acho que tem espaço para um terceiro e quarto vídeos no mínimo. Um deles vc poderia abordar os hardwares novos, como a placa de som OPL4, a de vídeo V9990, as de expansão de memória, as SD Mapper, a Carnívore, etc, e até falar que até hoje essas placas são produzidas, tem até placa nova para ser colocada nos gabinetes antigos, etc. Outro vídeo para falar dos jogos novos, da MSX DEV, Etc. Dos encontros de usuários, etc. Tem muito assunto! A cena MSX está mais viva do que nunca. Bora mandar ver! Abraços de Porto Seguro BA
Cara, que nostalgia! Eu tive um MSX qd criança e realmente era algo fantástico. Sempre gostei de jogos de esportes e corrida, e no MSX eles são excelentes! F1 Spirit, Penguin Adventure, Konami Soccer, Treasure of Usas, Konami Soccer, Ping Pong... São mts jogos pra vc admirar e se divertir! Por favor, faça a segunda parte mostrando a evolução dos games! Parabéns pelo vídeo!
Msx fez parte de minha vida graças a um primo... Tanto que não tive nintendinho nem master, nessa geração estava com um msx 1.1 da gradiente... Tinha uns livretos da Input de programação em Basic, que digitava trocentas linhas de código para aparecer algo simples ... Lembro que juntei vários desses programas que um aparecia tipo um fogo rudimentar (tipo 1000 linhas de códigos para aparecer algo como um fogo esquisito na tela rs) outras trocentas linhas aparecia uma flor... outras inúmeras linhas uma pedra caindo (não, eu não sabia piciroca nenhuma de programação mas esses livretos da Input tinha todas linhas de programação) e criei tipo um joguinho de narrativa onde podia escolher o caminho e cada caminho aparecia essas imagens de programas da revista Input, ... Nunca terminei o jogo é verdade .. kkk E do msx lembro de meu pai jogando aquele castle excellent sem ter como salvar, horas e horas com aquela musiquinha infernal... Oooo que saudade, tempos horríveis mas de uma nostalgia imensa.
Foi (e é, até hoje) o meu computador favorito. Comecei no TK85, mas, foi no MSX que eu fiz coisas relevantes. Tinham revistas, como a Micro Sistemas, em que a gente escrevia programas e trocava, e tinha uma que era específica do MSX, a MSX Micro, que muito colaborou para o meu aprendizado sobre o padrão. Eu até mandei programa para ela, mas, não chegou a ser publicado. No tocante ao sistema operacional, o MSX DOS era uma espécie de Frankenstein, feito pela microsoft. Ele tinha o padrão de file system do MS DOS, mas, por dentro, ele era compatível com o CP/M 2.22. Tanto que podia rodar programas do CP/M, como o Wordstar, o Turbo Pascal e o VisiCalc. Bons tempos aqueles, em que a Konami e a microsoft não eram a @#$@#$@#$ que são hoje. Ótimo vídeo, muitas lembranças, siga sempre o bom trabalho.
Nunca esqueci o MSX! Comprei o Expert do meu primo em 1992 e depois meu pai me comprou um drive de disquete. Ficava um bom tempo programando em Basic seguindo as revistas e o manual da Gradiente. Sempre queria poder transformar ele em 2+, mas faltava grana. Recentemente comprei um MSX2 da Panasonic e uma Carnivore2. Ainda sonho em ser capaz um dia de fazer um jogo para o MSX.
Incrível seu poder de persuasão sobre esse Hardware, devido a vc comprei o Expert um Hot Bit e um Sanyo 2... Agora preciso de um 2+ kkk . Sensacional meu caro um colírio de vídeo e que venha a parte da evolução dos jogos !!
Olá meu amigo! Eu também tive uma história muito marcante com o MSX. Tive o expert quando adolescente e o adorava. Ele foi o que eu experimentei de 'consoles' de terceira geração. Atualmente comprei outro Expert e dois Hotbits....Parabéns pelo vídeo. Abraço !!
Olha eu era muito novo, tipo 4 ou 5 anos, e eu me lembro que um tio tinha um computador que rodava The Castle a partir de um disquete 5 1/4' que tinha vários jogos gravados. Era muito parecido com esse Hotbit, de cor branca e com esses botões largos que inclusive eram super complicados de jogar. Não me lembro desse módulo de cartucho, nem de jogar nenhum jogo através do cartucho. Lembrei também que meu pai tinha um ZX Spectrum velho que eu nunca vi funcionar. Só pegava ele na mão e ficava sonhando em botar ele pra funcionar. Depois meu pai comprou um microcomputador 486 com MS-DOS e Windows 3.11, e leigo que eu era peguei um disquete desses 5 1/4' emprestados do meu tio pra jogar os jogos dele e o 486 deu uma mensagem tipo "este disco está corrompido. Deseja formatar?".
Tive um expert, no começo com o "leitor" de fitas K7, depois um drive de 5 1/4 que nunca funcionou 100%. Além dos jogos da OrionSoft, eu tinha os livros (devo ter alguns ainda) e aprendi um pouco de Basic. Tive tb as primeiras versões do Word e dos processadores de dados que eram objeto de cursos de programação na época. MSX foi muito importante pra minha infância. Além de desenvolver a criatividade, e até começar a conhecer equações do 2ºgrau, os jogos eram muito melhores do que se via até ali. O Atari já estava obsoleto e o NES ainda não havia chegado. Knightmare, The Castle, F1 Spirit, Antartic Adventure, Metal Gear, TNMT, Ghost Busters, Nemesis, enfim, vários jogos que fizeram escola.
Tinha um TK90 que depois coloquei a rom do ZxSpectrum e o teclado do 95... kkkkkkkk rodava tudo! Até hoje jogo algumas coisas no emulador para matar a saudade!
tenho o meu guardado até hoje. Mas antes disso tinha um tk85, que não tinha som e era preto e branco. O tk90 era tipo o computador da nasa, já tinha som bom e cor
Conheci o o MSX nos anos 2000 pesquisando os títulos antigos de franquias clássicas como Metal Gear, Castlevania e Final Fantasy, que além do NES tiveram o MSX como casa, e na mesma época no Wii, console que eu tive contato, o MSX assim como o Commodore 64 era um dos sistemas suportados pelo Virtual Console, bom, o resto é história.
Ótimo vídeo, tive um HotBit HB8000 e foi nele que comecei a aprender programação... Meados da década de 80 eu dava aula de programação em uma pequena escola em minha cidade e junto com um amigo também professor dessa escola ligamos a saída para o gravador de um HotBit na entrada do gravador de outro HotBit e vice-versa, entre duas salas de aula, com cabos de áudio com algum resistor e capacitor no meio do caminho a conselho de meu pai que era técnico em eletrônica... Um programa que fizemos funcionava da seguinte forma: Em espera ele ficava tentando ler dados gravados numa fita k7, se achasse esses dados os mostrava na tela... Caso fosse pressionado enter ele permitia digitar um texto e ao pressionar enter novamente ele gravava o texto digitado em fita... Como ao invés do gravador era outro HotBit na ponta do cabo o texto "gravado" era exibido pelo outro HotBit e vice versa, e assim trocamos mensagens entre as salas de aula, os alunos adoravam!!! Mas a dona da escola falou que se pegasse a gente novamente com essas brincadeiras que podiam "queimar" os computadores da escola, nos mandaria embora na hora!!!!
Muito legal a história. Tive um Expert MSX que meu irmão ganhou mas não gostava de computador e acabou ficando para mim. Foi a partir dai com o MSX, fitas K-7 de jogos, trocas, etc. que entrei no mundo da computação e trabalho com isso até hoje.
Qualidade nota mil com esse vídeo. E bem diferente dos primeiros vídeos do canal que comecei a maratonar após fazer a inscrição. Ed Topzeiro no início quase nem parava pra respirar de tão rápido era a sua locução. E ainda não tinha o famoso bordão.
Parabéns Ed pelo vídeo, o MSX fez parte da minha vida, e tenho um carinho especial por ele, por trazer um mundo novo com seus jogos, o meu pai comprou acho que em um leilão de salvados, por um preço mais baixo, ninguém tinha certeza de como funcionava era uma novidade, e com o tempo eu e meu irmão fomos nos apaixonado por essa máquina (a nossa era a Expert cinza da Gradiente) desde os jogos monocromáticos aos multi coloridos fizeram a nossa alegria, bela lembrança !!
Eu tive um msx e depois um msx 2+ (que era uma melhoria fantástica) os jogos eram os melhores da história, principalmente os de naves. Não tinha pc ou videogame que chegassem perto na época. Parabéns pelo vídeo
Ótimo vídeo! O MSX também mudou a minha vida! Foi através dele que iniciei no mundo da computação e da programação, área que me formei e trabalho até hoje!
Salve grande Ed! Eu tenho 47 anos, e a paixão pelo sistema MSX é tão grande por mim que tenho um Expert Gradiente com disk drive externo, placa do kit 2.0 +megaram, tudo funcionando... comprei o meu nesta época de 1985, antes tive um TK85 e o salto foi inacreditável na época pra mim... o MSX aqui no Brasil dominou não só como vídeo game, mas os escritórios usavam também... usei muito o MSX pra fazer meus trabalhos de escola, que na época ficavam muito mais bonitos do que batidos na máquina de escrever... usava o Graphos 3 do Renato pra fazer desenhos, usava PageMaker pra fazer os textos e tinha os pacotes de desenhos prontos pra usar, bibliotecas imensas de desenhos... também usava Dbase pra fazer controles com tabelas, enfim... ele era completo. Mas no que tange à jogos, acho que não podemos considerar a questão de gráficos simplesmente. Joga hoje o ZANAC e fala se não dá de 10 a 0 em diversão do que muito jogo atual... Nem vou falar de Aleste, Tresure of USAS, Kings Valley, Xevius, Metal Gear, Maze of Gallius, Bank Panic, Rambo, TNT, e tantos e tantos outros... eu ia no bairro da Liberdade comprar jogos e revistas especializadas... Maravilha de época. Hoje jogo MSX no celular, no PC, no Expert... onde dá eu jogo um pouco, mas não consigo abandonar o sistema... ficou no DNA pra sempre. "O Mundo é dos Expert!"
Olá ED. Parabéns pelo ótimo trabalho sobre o MSX. Acho que você também já fez um vídeo sobre a história do PC Engine mas não sei se você fez sobre o PC Amiga e ZX Spectrum, esses dois últimos também se destacaram no mundo dos games. Teria como fazer? Muito obrigado. Sucessos 😀
Vídeo muito topzera! MSX foi marcante realmente, espero que tenha gostado e testado aqueles controles de MSX que te enviei da coleção, pois sei o apreço que você tem por está linda máquina. Abraço Ed. 👊👊
Eu tive um Gradiente Expert, sem o monitor ficou com o antigo dono o meu primo. Me vendeu com uma caixa enorme de jogos em fita k7, e alguns poucos cartuchos. Foi minha primeira experiência com vídeo games. Mesmos os loadings enormes do k7 não tiravam a empolgação de jogar os clássicos. Aprendi a programar em Pascal nesse MSX. Que lembrança boa.
Poxa que lembrança. Eu tive um gradiente expert ddplus que vinha com drive de disquete de 3.5. Era o máximo. Me diverti e aprendi muito com ele. Foi meu primeiro computador e hj graças a ele, sou Consultor de ti. Parabéns pelo vídeo.
Meu primeiro contato com um computador foi com um MSX de um amigo meu chamado Wendel. Fiquei fascinado com a possibilidade de copiar os jogos em disquete e não precisar comprar cartuchos caríssimos. A partir daí até ter meu Expert foi uma luta, mas, quando aconteceu, os computadores e seus games entraram na minha vida pra nunca mais saírem.
Tive um MSX Hotbit, ❤❤❤❤❤Bom demais essa nostalgia Foi o inicio da pirataria, pois podia gravar os jogos em fitas K7. Eu amava jogar Ultraman, Alien, Goonies, GhostBusters....
Merecidíssima homenagem ao saudoso MSX! Incontáveis horas passadas em frente ao meu Expert grafite, jogando Knightmare, Goonies, Nêmesis, year kung fu, Elite, Galaga, Antartic Adventure, Hyper Rally….
O jogo Theseus foi um dos que eu tive quando criança no meu MSX! Se não fossem os emuladores, a saudadecdos jogos que eu tinha há muitos anos iria durar a vida inteira... O Eggerland Mistery já zerei duas vezes as 105 fases, bom demais!
O MSX foi o cara que me fez apaixonar por computador. Isso lá em 1986, eu tinha 9 anos de idade. Foi mágico ouvir aquelas músicas com aqueles gráficos, que época! A maior alegria era carregar jogos na fita k7 kkkk. Hoje eu sou analista de sistemas por conta do msx.
Meu primeiro contato com o padrão foi o MSX da Gradiente também, comprei nessas feiras populares, acho que o nesse momento estávamos entrando já na era do 16 bits. Até hoje aí no BR existe uma publicação dedicada ao universo MSX: a Clube MSX! E toda uma comunidade em volta do padrão ainda produzindo jogos novos!
Mais um vídeo maravilhoso! Tive contato com um Hotbit, deveria ser em 1990, rodando Indy. Fascinei. Um pouco tempo depois ganhei um TK90X que foi o cara que me fez gostar de Video Game
Que nostalgia... Nos nos 80/90 tb tive o MSX da Gradiente! Inicialmente carregava os programas e games por fita K7 e depois evoluiu com drives de 5 1/4. Lembro que na época tinha mais 2 amigos que sempre vinham jogar em casa!!! Nos fds juntava a família e mais jogatina!!! Tinha o amigo do meu Pai que tinha Loja de informática, ao qual vendia os jogos... Lembro que tinha a lista dos jogos por disco... Quantos menos games por disco, teoricamente melhores seriam graficamente, pois eram maiores!!! Meu sonho era comprar a Megaram para poder rodar melhores jogos, mas eram muito caros e no fim meu Pai preferiu comprar um Mega Drive!!! Parabéns por trazer algo que fez parte da nossa infância, juventude... E pq não... DA VIDA!!! Abr
E aí Ed beleza, minha primeira experiência com o MSX foi com um expert em 1988, joguei road fighter e mr dó, carregados de uma fita cassete, achava legais os jogos porém não tinha paciência de aguardar os carregamentos intermináveis. Levando em conta o ano de lançamento e a possibilidade de ser um PC, tinha isso como vantagem, 5 ou 6 anos de vida é o ciclo de um console! O MSX teve esse ciclo feliz, hoje vejo uma comunidade forte dele!
Cresci vendo o meu irmão jogando muito em um Expert, da Gradiente. Por conta disso, o MSX tem um lugarzinho especial no meu coração. Por mais que eu não jogasse na época (acho que os jogos eram muito difíceis para uma criança de 4/5 anos kkk), eu amo esse computador e espero ter um na minha coleção. Preciso arranjar um MSX2+ pra poder rodar o meu Vampire Killer. 😂
Eu tive um Hot Bit da Sharp. Tinha basic residente…era fantástico!!! Tive muitos jogos legais, no início utilizando fitas cassete e depois já utilizando os disquetes de 5 1/4….Muita nostalgia!!!
✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist ✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart ✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net ✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊 ✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros: ua-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin ✅ Músicas que eu uso nos vídeos: Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q ✅ Redes Sociais Discord: bit.ly/3a86O8m Instagram, Facebook: @apertestartoficial Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4 🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊 Eduardo Peixoto Rua Holanda, 202 Caixa Postal 4132 Curitiba PR CEP 82501970ua-cam.com/users/sgaming/emoji/7ff574f2/emoji_u2728.png
Bora parte 2! MSX 2.0 extrai gráficos muito bacanas pros games! Eu vi um MSX Gradiente bem de perto na Escola Parobé, estava numa sala dos professores, infelizmente nao colocaram pra rodar!
Ei Ed, qual é o nome do jogo que aparece no minuto 18:15 do vídeo? Eu jogava ele no computador do meu tio da versão Win 95, mas eu não sabia que era do msx ou msx 2.
Cara, nunca joguei e nem vi um MSX. Só sabia da existência dele por causa das resvistas. Mas por causa do seu vídeo, até fiquei com vontade de jogar! Apoio você fazer mais vídeos sobre o console!
Também tive a oportunidade de ter um MSX em casa no final dos anos 80, e usei muito pra jogar. Tinha aqueles livros de jogos, sim, pasmem, você comprava um jogo em formato de livro, digitava milhares de linhas de código BASIC pra depois tentar rodar e descobrir que digitou alguma coisa errada (ou até tinha erro no próprio livro) e morria de raiva. Além disso ainda tinha o fator que se ficasse sem energia no meio do processo (sem salvar) vc perdia todo o trabalho.
Sou MSX na veia
Aí sim, Tmj 😁👍♥️
Tive um Hotbit e depois um Expert
Em 1987 juntei dinheiro e comprei um MSX Hotbit, depois expandi para 2.0. Em 1992 guardei na caixa e fiquei sem usar até 2017 quando comecei a participar dos encontros de MSX. Agora é meu hobby preferido, em 2020 lancei um jogo para ele.
Adoro estas histórias. Parabéns mano!
Top ✌😉
Massa
Na espera pelo segundo vídeo, msx foi meu terceiro console/computador, muitas boas lembranças... Ótimo vídeo como sempre.
Sim, tenho ele aqui, comprei o Endurance. E o Prince of Pérsia? Como está o dev dele?
Assisti seu video inteiro e vc esqueceu de colocar o Castlevania e o kings valley 1. Zanac tambem vc esqueceu. Mas colocou o metal gear!!!! Abraços.
Observações: os jogos eram dificilimos naquela epoca.
Cara que massa você por aqui, eu te conheci em um vídeo que vc toca Knightmare no piano, e acompanho o teu trampo desde então, tanto como pianista, como quanto comentarista ❤😂 Não deu para falar de todos os jogos que eu gostaria, mas eu vou voltar no assunto. Vlw pela presença 👊
Conheci o vinheteiro pelas músicas do MSX também. Gênio incompreendido!!!!!
Mestre das xampolas
Conheci também pelo vídeo da música do knightmare
Tive o MSX 1. Depois fui comprando os kits de conversão para MSX 2 e MSX 2 +. Comecei com o datacorder (fita k7), depois fui para o drive 5 1/4 e por último, drive 3 1/2. Impressora Elgin Lady 80. Cara, quanta lembrança boa e tudo muito caro à época. Nostalgia pura.
Eu também.
@Gilson Marcondes Ladeira Sim, funcionavam. Eram kits fabricados por algumas empresas, tais como a DDX.
como vc ficava sabendo desses upgrades? Nunca ouvi falar na época... sempre usei gravador pra carregar os jogos!
tive a mesma sequencia. Lembro do drive de disquete e das fitas.
@@fnonaka nas revistas Micro Sistemas, MSX Micro e CPU.
Apaixonante! Tive três da Gradiente e jogo até hoje no emulador BlueMSX. A proposito estou jogando o Metal Gear Solid 2. Passei momentos fantásticos com esse computador. Cada história que vocês duvidariam! Uma delas foram as enchentes até a cintura, que enfrentei para ir atrás de jogos. Outra foi quando eu pagava uma grana por fora para os office-boys da empresa que eu trabalhava irem buscar jogos nas softhouses sem o chefe deles saber. Se o pessoal pedir, eu conto na íntegra. Valeu Ed.
Conta ae . :D
O da Gradiente era sonho pra mim. Eu tive o Hotbit e era muito jogo bom!
Utilizo microcomputadores desde o tk83, no início dos anos 80, passei a acompanhar a evolução, e em 86 comprei meu expert MSX, micro fantástico, fiz muitas amizades, trocávamos muitos jogos, mas nessa época eu já trabalhava profissional com micro, desenvolvendo softwares, ganhei muito dinheiro com ele, programava em Cobol, pascal e dbase II, usando cp/M, o interessante era que desenvolvia no MSX, mas meus clientes tinha apple II, sistema 700, cp 500, e tudo funcionava, época muito boa, hoje tenho todos os MSX nacionais, sendo meu hobby jogar finais de semana, esses jogos incríveis. Parabéns pelo video Ed, abraços. 👏👏👏🙋♂️
Eu vivi essa revolução e sem dúvida o msx influenciou minha vida inclusive a profissional. Sem ele eu talvez nunca tivesse interesse em programação
Muuuuuuuuuuuuuuti obrigado Adriano!
A linguagem era a Basic se não me engano!
Quando vejo as letras MSX me enche de nostalgia. Obrigado Ed.
O MSX ocupa um espaço importante na minha infância. É muito bom poder relembrar aquela época.
Fala Ed. Parabéns por esse vídeo. Meu primeiro videogame foi o Atari 2600. Mas se hoje sou um gamer, é graças ao MSX. Em 1987 ganhei o Hotbit da Sharp. E com esse amigo, vivi anos incríveis. Tão fiel quanto um cachorro.
Por gentileza Ed, faça a parte 2. O MSX merece! Grande abraço.
MSX fez parte da minha vida. Já tive um Expert e ainda tenho meu Hotbit funcionando perfeitamente. Também passei momentos inesquecíveis com essa máquina maravilhosa. Obrigado pelo vídeo!
Tive um HotBit preto em 1988. Pra mim foi a ponte entre o Atari e o Master system. Me diverti demais com os jogos do msx. Num primeiro momento com as fitas k7 e depois com os disquetes 5 1/4 que evolução. As fitas demoravam uma eternidade pra carregar. O msx foi uma das máquinas mais divertidas que tive pra jogos. Aguardando ansiosamente a parte 2 desse vídeo. Abs.
Que saudades do meu hotbit da Sharp! Foi nele meu primeiro contato com programação, e programei a primeira coisa aos 8 anos de idade. Lembro que usei o Logo (da tartaruga) para desenhar as coisas e depois compilar, salvando em fita cassete depois. Só fui ter um floppy disk (daquele grande) anos depois :)
Kings Valley, Knightmare, Athletic Land, Alpha Roid, Magicla Tree...tantos jogos, nossa.
Era o melhor que a gente tinha no Brasil, mas mesmo o Msx2+ perdia de lavada para o NES, que só chegou aqui em 1988. O MSX 1 era um começo vision com software houses japonesas e a Microsoft por trás. A maior diferença em qualidade nesta época estava nos desenvolvedores japoneses, anos luz à frente das cias ocidentais do ramo. Fico imaginando a revolução que teria sido se software Goises japonesas tivessem adorado o Amiga. Teríamos conversões de Arcade e exclusivos fantásticos de 16 bits, bem antes do mega drive, isso pq o X68000 era impensável no ocidente.
Pois na aquela época eu lembro que eu jogava Metal Gear, Vampire Killer para o MSX. kkk
O Conde de Monte Cristo, o primeiro "survival horror" e um dos melhores ainda de todos os tempos.
Nesse video vc pegou pesado, Ed! O MSX foi o primeiro computador que meu irmão e eu tivemos. Com ele nos divertimos muito, principalmente em um período conturbado que passamos que foi o divórcio de nossos pais.
Tenho o mesmo sentimento que você expressou e chegou a cair um cisco nos olhos.
Tivemos o Expert da Gradiente e tínhamos vizinhos e amigos que tinham o HOTBIT. Se existe bruxaria na tecnologia, para mim era fato de jogos serem armazenados também em fitas cassete.
Aguardo ansiosamente a segunda parte. Abraços!
Em 1987 eu ganhei do meu pai um MSX expert da gradiente e ele era muito versátil em tudo que dava para fazer nele. Como videogame foi onde eu conheci jogos fantástico que gosto ate hoje, como Knight Mare (até hoje ele não foi relançado para outras plataformas), gradius (1,2,3,4,5), hiper rally, goonies, river raid, pac man, el capitã trueno, etc... A lista de jogos bons era incrível para época.
Vendi ele em 1994.
Bons tempos.
Eu fui um dos sortudos que teve sua introdução no mundo da informática através de um MSX, uma máquina incrível que nunca vou esquecer. Foi uma época incrível em que a tecnologia borbulhava.
MSX era muito massa. Minha vizinha tinha um , cheguei ate a jogar jogos que estavam na fita K7.
Video TOPZEIRA
Blz, excelente esse vídeo sobre MSX, tomara que vc faça o vídeo sobre a evolução dos jogos desta plataforma.
Eu tive um MSX e até hoje gosto de jogar jogos dele. Knightmare, Kings Valley, Goonies, la Abadia del Sur, Bong, Choi Le Fut. Maravilhoso !
Aprendi a programar, em basic, usando o manual do hotbit que vinha com ele, carregava jogos usando fita cassete. Bons tempos. O manual e a unidade de fita sumiram, o Hotbit ficou, ainda tenho...
Já ganhou like só pelo título. Tive um Hotbit lá por volta de 1986 também, na verdade ainda está na casa dos meus pais, mas infelizmente não funciona mais. Alguns jogos em cartucho e vários em fita cassete. Boas lembranças...
Caraca Ed ! O MSX marcou minha vida !! A primeira vez que vi um computador, acho q em 1987, (eu com 9 anos) foi na casa de um conhecido da escola, ele tinha um Hotbit preto, fiquei fascinado ao ver as linhas de comando na televisao executando programas e jogos, na hr pensei: CARA as possibilidades disso sao infinitas !!! . Aquilo nao saia da minha cabeça, queria ter um mais do que tudo kkkk. Como meu pai n queria gastar com isso pq ja tinha me dado um Nintendinho, vejam só: Eu com 9 anos anunciei no jornal Primeira mao, para vender ou trocar meu querido Nes 8 bits por um MSX. E nao é q apareceu um moleque que ganhou um MSX e n gostou, queria um videogame. kkkk, entao trocamos e passei anos casado com o MSX cinza da Gradiente, curti muitas madrugadas jogando nele e descobrindo a programaçao em Basic através de revistas. Tinha que digitar as linhas do programa para ver ele fazer alguma coisa. kkk Comprei vários acessórios, converti para 2+, foi tudo muito emocionante. Acho q em 94 acabei fazendo a burrada de vender tudo para comprar um PC. Enfim, foram bons momentos, é legal ver que outras pessoas também viveram essa emoçao do MSX ser o passaporte para a informática. Um Abraço a todos que também amam o MSX, Tamujunto ! ☺
Vc com 9 anos pensou "nossa as possibilidades disso são infinitas"? Kkkkkkkk vc era uma criança prodígio, eu com 9 tava provavelmente comendo meleca 😂
Alguns jogos do MSX foram adaptados para o mini computador Apple CCE 2, tudo através de disquestes no padrão 5 um meia. Foi ótimo ter aproveitado essa época: 1984 até 1989.
Rapaz seu canal é sem dúvida o canal sobre games que mais gosto! Ouvir vc falar sobre o shopping Iguatemi em SP, me lembra quando em 1988, meu pai comprou meu primeiro vídeo game. Foi um Dynavision (clone do Atari), eu me lembro até hj, eu, uma pequena unidade humana com 5 anos, saindo desse mesmo shopping ,com aquela enorme caixa de sonhos nas mãos. Daquele dia pra frente minha vida mudou pra sempre!! Bons tempos!!!
Finalmente um dos videos mais inevitáveis desse canal! MSX realmente foi uma plataforma muito marcante para mim também, que sei muito bem essa "estratágia" para conseguir um com meu pai. Exatamente foi a mesma! :P Confesso que fiz coisas "sérias" no meu Expert, como curso de datilografia em fita (que olha funciona, pra orgulho do meu pai que é exímio datilografo!), além de trabalho escolares, banner e até controlar uma planilha de uma pequena loja que tínhamos, além de arranhar bem no BASIC e DOS (digo MSX-DOS!). Graças a isso, conseguiu vários upgrades do MSX, como o kit para MSX2 (ou 2.0 como chamavam na época), drive de disquetes, a mítica Megaram e uma impressora matricial Matrix.Mas claro que joguei 10x mais do que usei aplicações sérias! Agora uma sugestão para parte 2 é mostrar que o MSX apesar de inferior ao Famicom/NES com hardware praticamente igual ao Colecovision e SG-1000 (curiosamente ambos tinham versões computador) conseguiu voar baixo e competia com os mesmos jogos do Famicom superando as limitações de hardware que seus "primos Z-80" não conseguiram. Tudo graças a estar livre do "contrato de exclusividade" da Nintendo que deixava Konami, Namco, Taito, Hudson Soft, Enix e cia fazer jogos para o padrão. Posso falar com sinceridade, que a segunda plataforma gamer no Japão, atrás do Famicom entre 1983 a 1986 era o MSX!
Top Ed. Bom conhecer o MSX, só conheço pq vc fala nos vídeos daqui do canal, não entendia pq o pessoal do youtube americano nunca fala mt nele, mas agora ficou claro
Eu tive o MSX cinza e um amigo teve o Hotbit. Muitas histórias. Foi com ele que aprendi o basic, programando muitas coisas legais! Metal Gear é uma franquia que nasceu ali. Antes do MSX a galera no BR só conhecia jogos monocromáticos nos computadores Tk-80, Tk-90, Tk-95... Esse vídeo merece sim, uma segunda parte falando dos maiores sucessos da plataforma. E o vídeo sobre o Amiga 500, já existe ou ainda está nos planos?
Cara, tinha um MSX em um escritório de processamento de dados na época em que eu fazia curso de digitação em 1989. Comprei uns 3 disquetes de 5 1/4" e nem me lembro como, mas consegui Antarctic Adventure, Double Dragon e Bad Dudes.
Bons tempos...
Parte 2, por favooooor!! Nunca tive um MSX, mas sei que ele realmente foi um PC da hora.
Vídeos games é também uma grande oportunidade para os pais se achegarem ainda mais aos filhos. Na minha infância eu conheci só um amigo que jogava com o seu pai e foi através dele que eu conheci o Nintendo, PS1 e PS2. Ver eles jogando era algo diferente e ao mesmo tempo bonito tendo em mente que eu nunca conheci meu pai, aquilo me impactava😊
Sensacional ! Não sabia que você tinha sido MSXzeiro ! MSX é meu amor eterno ! Que venha a parte 2 !
uma vez, quando muleque, lembro de um colega me mostrar algo que parecia um teclado sem tela, que plugava na tv... lembro de ver um jogo parecido com mario, só que em preto e branco, achei curioso, mas esquisito kkkkk isso foi em 2003 por ai, já tinha um play1 e a lembrança daquele dia nunca saiu da minha cabeça, mesmo isso não tendo durado mais que uns 30 minutos, pq depois nunca mais tive contato, nem com o msx, nem com esse meu colega.
Rapaz, o MSX eu conheci das histórias sobre o início da franquia Metal Gear, tendo os dois primeiros jogos aparecendo nele. Legal saber que o MSX apareceu no Brasil também!
Parte dois (2) QUANDO, Ed? 😂😂😂😂
Cerca de 400 mil MSX foram vendidos no Brasil entre 1985 e 1992. Foi quase um ícone pop! 😄
infelizmente na época não dei o devido valor no meu MSX e hoje só fiquei com os disquetes e drive 51/4 e a fonte do drive de disquete...
bons tempos...
obrigado Ed...
vc é o cara...
Acho muito chique toda essa comunidade MSX envolvida aqui no Brasil. Não fazia ideia que o videogame fosse tão popular... eu via nas revistas mas pessoalmente não conheci esse aparelho.
Concordo... MSX mudou minha vida tb. Vou levar pra sempre comigo as experiencias incriveis e todo o aprendizado que esse meu 1o computador me deu, incluindo as fantasticas conexoes ao mundo online do videotexto da telesp, e os incriveis jogos que eram possiveis com a expansao de Mega Ram. Saudosismo puro.
Amigo, que bela matéria, parabéns. Tenho 56 anos, trabalho na área de TI e comprei meu primeiro "computador" em 1987 e claro era um MSX 1.1, um Expert da Gradiente. Ele esta na minha estante da sala até hoje, junto com o leitor de disquetes de 5 1/4 "Microsol" e uma caixa com centenas de discos e claro, a maioria é jogos. Tenho também uma impressora Lady 80, e dois joysticks Gradiente também, na época feitos para o MSX. Fico até hoje encantado, só de pensar como é possível em um disquete de 360kb caber oito ou dez jogos completos. Isto sim é que é programar....
Caraca tava jogando psyco world pra master system hoje. Não sabia q tinha essa versão pro msx. Show de bola, vou jogar.
Caraca hein Ed, demorou poh....estou esperando esse vídeo já tem quase 1 ano....msx pra cá, pra lá....kkkkkkkkk, finalmente, agora só falta falar com NEOGEO CD poh....faz um vídeo sobre o NeoGeo CD :)
18:13 knightmare da konami me acabava jogando esse jogo. lembro que colocaram um msx dentro de um arcade o jogo bom pessoas.
Meu pai tambem comprou o nosso na Fotótica, mas na época já tínhamos o TK2000
(color auto goto list run)
Parabéns pelo conteúdo, destravou lembranças do meu primeiro contato com os computadores. Meu pai tinha um desse na nossa oficina. Na época acabamos vendendo quando partimos para o 486.
Nem espero UA-cam mandar que saiu vídeo novo, já busco manualmente pois sei que vou ter um conteúdo de qualidade.
Muito Obrigado ❤😁
Quero parabenizar pelos seus vídeos edy, você coloca tanto carinho nos vídeos que fica impecável , um abraço meu rei , você e fera
Tive um HB 8000 da sharp e depois tive um expert da Gradiente, no entanto, o segundo estava com defeito. Mas estava realizando um sonho no tempo isso por volta dos anos de 93/94. Obs.: foi a primeira vez que tive contato com loading, pois além de utilizarem cartuchos muitos jogos vinham em fitas K7, tinha um dispositivo (um gravador e reprodutor de K7) que acoplado ao MSX fazia a leitura dessas fitas (cerca de 1 ou 2 minutos), para depois poder jogar. Qualquer controle do atari ou master era compatível.
Lembrei da minha infância! Se for o Gravador de K7 da Gradiente, ele se chamava "Data Corder" mas, o apelido que meu finado pai deu para ele (Por causa daquele barulho irritante!) era "Cata Corno"! 😁
Velho parabéns! Tenho 2 Expert aqui em casa, um 1.1 e um 2+. Acho que tem espaço para um terceiro e quarto vídeos no mínimo. Um deles vc poderia abordar os hardwares novos, como a placa de som OPL4, a de vídeo V9990, as de expansão de memória, as SD Mapper, a Carnívore, etc, e até falar que até hoje essas placas são produzidas, tem até placa nova para ser colocada nos gabinetes antigos, etc. Outro vídeo para falar dos jogos novos, da MSX DEV, Etc. Dos encontros de usuários, etc. Tem muito assunto! A cena MSX está mais viva do que nunca. Bora mandar ver! Abraços de Porto Seguro BA
Espetacular o vídeo! Precisa ter a segunda parte falando dos jogos da Konami! Space Manbow continua sendo meu jogo favorito da vida! Jogo até hoje!
Tenho o Expert até hj. Pra mim ele é um dos computadores mais bonitos que já fizeram. Junto com o Amiga 1000
Sonho em ter um expert cinza de novo ❤
@@aperte tem no Mercado Livre
@@aperte tivesse falado... Tive 4 aqui pra vender, e vendi todos. E dois foram enviados aí pra sua terra!
Cara, que nostalgia! Eu tive um MSX qd criança e realmente era algo fantástico. Sempre gostei de jogos de esportes e corrida, e no MSX eles são excelentes! F1 Spirit, Penguin Adventure, Konami Soccer, Treasure of Usas, Konami Soccer, Ping Pong... São mts jogos pra vc admirar e se divertir! Por favor, faça a segunda parte mostrando a evolução dos games! Parabéns pelo vídeo!
Msx fez parte de minha vida graças a um primo... Tanto que não tive nintendinho nem master, nessa geração estava com um msx 1.1 da gradiente... Tinha uns livretos da Input de programação em Basic, que digitava trocentas linhas de código para aparecer algo simples ... Lembro que juntei vários desses programas que um aparecia tipo um fogo rudimentar (tipo 1000 linhas de códigos para aparecer algo como um fogo esquisito na tela rs) outras trocentas linhas aparecia uma flor... outras inúmeras linhas uma pedra caindo (não, eu não sabia piciroca nenhuma de programação mas esses livretos da Input tinha todas linhas de programação) e criei tipo um joguinho de narrativa onde podia escolher o caminho e cada caminho aparecia essas imagens de programas da revista Input, ... Nunca terminei o jogo é verdade .. kkk
E do msx lembro de meu pai jogando aquele castle excellent sem ter como salvar, horas e horas com aquela musiquinha infernal... Oooo que saudade, tempos horríveis mas de uma nostalgia imensa.
O MSX era muito top quando foi lançado por aqui.Era imbatível nos 8 bits do mercado brasileiro mais voltado para os games.Belo vídeo.
Foi (e é, até hoje) o meu computador favorito. Comecei no TK85, mas, foi no MSX que eu fiz coisas relevantes. Tinham revistas, como a Micro Sistemas, em que a gente escrevia programas e trocava, e tinha uma que era específica do MSX, a MSX Micro, que muito colaborou para o meu aprendizado sobre o padrão. Eu até mandei programa para ela, mas, não chegou a ser publicado.
No tocante ao sistema operacional, o MSX DOS era uma espécie de Frankenstein, feito pela microsoft. Ele tinha o padrão de file system do MS DOS, mas, por dentro, ele era compatível com o CP/M 2.22. Tanto que podia rodar programas do CP/M, como o Wordstar, o Turbo Pascal e o VisiCalc. Bons tempos aqueles, em que a Konami e a microsoft não eram a @#$@#$@#$ que são hoje. Ótimo vídeo, muitas lembranças, siga sempre o bom trabalho.
Nunca esqueci o MSX! Comprei o Expert do meu primo em 1992 e depois meu pai me comprou um drive de disquete. Ficava um bom tempo programando em Basic seguindo as revistas e o manual da Gradiente. Sempre queria poder transformar ele em 2+, mas faltava grana. Recentemente comprei um MSX2 da Panasonic e uma Carnivore2. Ainda sonho em ser capaz um dia de fazer um jogo para o MSX.
@@josehenriq90 A Carnivore2 é um cartucho, criado por um grupo russo, baseado em FPGA que implementa RAM, IDE, Som FM e SCC+ da Konami.
Incrível seu poder de persuasão sobre esse Hardware, devido a vc comprei o Expert um Hot Bit e um Sanyo 2... Agora preciso de um 2+ kkk . Sensacional meu caro um colírio de vídeo e que venha a parte da evolução dos jogos !!
Olá meu amigo! Eu também tive uma história muito marcante com o MSX. Tive o expert quando adolescente e o adorava. Ele foi o que eu experimentei de 'consoles' de terceira geração. Atualmente comprei outro Expert e dois Hotbits....Parabéns pelo vídeo. Abraço !!
Olha eu era muito novo, tipo 4 ou 5 anos, e eu me lembro que um tio tinha um computador que rodava The Castle a partir de um disquete 5 1/4' que tinha vários jogos gravados. Era muito parecido com esse Hotbit, de cor branca e com esses botões largos que inclusive eram super complicados de jogar. Não me lembro desse módulo de cartucho, nem de jogar nenhum jogo através do cartucho. Lembrei também que meu pai tinha um ZX Spectrum velho que eu nunca vi funcionar. Só pegava ele na mão e ficava sonhando em botar ele pra funcionar. Depois meu pai comprou um microcomputador 486 com MS-DOS e Windows 3.11, e leigo que eu era peguei um disquete desses 5 1/4' emprestados do meu tio pra jogar os jogos dele e o 486 deu uma mensagem tipo "este disco está corrompido. Deseja formatar?".
Muito top Ed, eu já sabia da existência do MSX, mas não sabia que ele teve tantas versões. Vlw!!!
Tive um expert, no começo com o "leitor" de fitas K7, depois um drive de 5 1/4 que nunca funcionou 100%. Além dos jogos da OrionSoft, eu tinha os livros (devo ter alguns ainda) e aprendi um pouco de Basic. Tive tb as primeiras versões do Word e dos processadores de dados que eram objeto de cursos de programação na época. MSX foi muito importante pra minha infância. Além de desenvolver a criatividade, e até começar a conhecer equações do 2ºgrau, os jogos eram muito melhores do que se via até ali. O Atari já estava obsoleto e o NES ainda não havia chegado. Knightmare, The Castle, F1 Spirit, Antartic Adventure, Metal Gear, TNMT, Ghost Busters, Nemesis, enfim, vários jogos que fizeram escola.
Nessa época eu tinha um TK90X, com muitos jogos bons, me divertia muito. Nostalgia pura.
Tinha um TK90 que depois coloquei a rom do ZxSpectrum e o teclado do 95... kkkkkkkk rodava tudo! Até hoje jogo algumas coisas no emulador para matar a saudade!
Esse micro era incrivel. Como um negocinho tão pequeno rodava aqueles jogos!
tenho o meu guardado até hoje. Mas antes disso tinha um tk85, que não tinha som e era preto e branco. O tk90 era tipo o computador da nasa, já tinha som bom e cor
Conheci o o MSX nos anos 2000 pesquisando os títulos antigos de franquias clássicas como Metal Gear, Castlevania e Final Fantasy, que além do NES tiveram o MSX como casa, e na mesma época no Wii, console que eu tive contato, o MSX assim como o Commodore 64 era um dos sistemas suportados pelo Virtual Console, bom, o resto é história.
Vi na casa dos meus primos que eram riquinhos. Um produto inalcançável para os meus padrões, mas insano sem dúvida para o Brasil dos anos 80.
Mesma situação q a minha, jogava na casa do meu primo todo fim de semana
Olha só, esse vídeo tava demorando Ed, demorou, mas valeu a espera! Precisava desse vídeo aqui no teu canal 😀.
Ótimo vídeo, tive um HotBit HB8000 e foi nele que comecei a aprender programação... Meados da década de 80 eu dava aula de programação em uma pequena escola em minha cidade e junto com um amigo também professor dessa escola ligamos a saída para o gravador de um HotBit na entrada do gravador de outro HotBit e vice-versa, entre duas salas de aula, com cabos de áudio com algum resistor e capacitor no meio do caminho a conselho de meu pai que era técnico em eletrônica... Um programa que fizemos funcionava da seguinte forma: Em espera ele ficava tentando ler dados gravados numa fita k7, se achasse esses dados os mostrava na tela... Caso fosse pressionado enter ele permitia digitar um texto e ao pressionar enter novamente ele gravava o texto digitado em fita... Como ao invés do gravador era outro HotBit na ponta do cabo o texto "gravado" era exibido pelo outro HotBit e vice versa, e assim trocamos mensagens entre as salas de aula, os alunos adoravam!!! Mas a dona da escola falou que se pegasse a gente novamente com essas brincadeiras que podiam "queimar" os computadores da escola, nos mandaria embora na hora!!!!
Muito legal a história. Tive um Expert MSX que meu irmão ganhou mas não gostava de computador e acabou ficando para mim. Foi a partir dai com o MSX, fitas K-7 de jogos, trocas, etc. que entrei no mundo da computação e trabalho com isso até hoje.
Qualidade nota mil com esse vídeo.
E bem diferente dos primeiros vídeos do canal que comecei a maratonar após fazer a inscrição.
Ed Topzeiro no início quase nem parava pra respirar de tão rápido era a sua locução.
E ainda não tinha o famoso bordão.
outra coisa que matou o turbo R foi também a chegada o 3DO. A panasonic resolveu parar a fabricação.
Quando for fazer a parte 2 do vídeo não se esqueça de falar sobre os emuladores de MSX.
Opa Ed, MSX merece uma parte 2.
Muitos jogos maravilhosos: Zanac, Antartic Adventure, Payload, Yie ar kung e e os vários jogos da Konami.
konami!!!! era show
Space Manbow exclusivo do MSX2/+ e jogo de nave mais lindo que ja joguei ❤
Parabéns Ed pelo vídeo, o MSX fez parte da minha vida, e tenho um carinho especial por ele, por trazer um mundo novo com seus jogos, o meu pai comprou acho que em um leilão de salvados, por um preço mais baixo, ninguém tinha certeza de como funcionava era uma novidade, e com o tempo eu e meu irmão fomos nos apaixonado por essa máquina (a nossa era a Expert cinza da Gradiente) desde os jogos monocromáticos aos multi coloridos fizeram a nossa alegria, bela lembrança !!
Tenho meu Hotbit MSX que ganhei em 1987 num lugar de destaque no meu escritório hoje, meu primeiro PC e a plataforma que mais curti até hoje
Eu tive um msx
e depois um msx 2+ (que era uma melhoria fantástica)
os jogos eram os melhores da história, principalmente os de naves.
Não tinha pc ou videogame que chegassem perto na época.
Parabéns pelo vídeo
O melhor de todos, meu primeiro e inesquecível, pena que me roubaram durante uma mudança, mas as memórias continuam.
Ta top as referências e comparações com vídeos anteriores, como se cada vídeo fosse um capítulo dessa magnífica história sobre os games.
Vlws 👊...
Muito obrigado 😁
Ótimo vídeo! O MSX também mudou a minha vida! Foi através dele que iniciei no mundo da computação e da programação, área que me formei e trabalho até hoje!
Salve grande Ed! Eu tenho 47 anos, e a paixão pelo sistema MSX é tão grande por mim que tenho um Expert Gradiente com disk drive externo, placa do kit 2.0 +megaram, tudo funcionando... comprei o meu nesta época de 1985, antes tive um TK85 e o salto foi inacreditável na época pra mim... o MSX aqui no Brasil dominou não só como vídeo game, mas os escritórios usavam também... usei muito o MSX pra fazer meus trabalhos de escola, que na época ficavam muito mais bonitos do que batidos na máquina de escrever... usava o Graphos 3 do Renato pra fazer desenhos, usava PageMaker pra fazer os textos e tinha os pacotes de desenhos prontos pra usar, bibliotecas imensas de desenhos... também usava Dbase pra fazer controles com tabelas, enfim... ele era completo. Mas no que tange à jogos, acho que não podemos considerar a questão de gráficos simplesmente. Joga hoje o ZANAC e fala se não dá de 10 a 0 em diversão do que muito jogo atual... Nem vou falar de Aleste, Tresure of USAS, Kings Valley, Xevius, Metal Gear, Maze of Gallius, Bank Panic, Rambo, TNT, e tantos e tantos outros... eu ia no bairro da Liberdade comprar jogos e revistas especializadas... Maravilha de época. Hoje jogo MSX no celular, no PC, no Expert... onde dá eu jogo um pouco, mas não consigo abandonar o sistema... ficou no DNA pra sempre. "O Mundo é dos Expert!"
Olá ED. Parabéns pelo ótimo trabalho sobre o MSX.
Acho que você também já fez um vídeo sobre a história do PC Engine mas não sei se você fez sobre o PC Amiga e ZX Spectrum, esses dois últimos também se destacaram no mundo dos games. Teria como fazer? Muito obrigado.
Sucessos 😀
Vídeo muito topzera! MSX foi marcante realmente, espero que tenha gostado e testado aqueles controles de MSX que te enviei da coleção, pois sei o apreço que você tem por está linda máquina. Abraço Ed. 👊👊
Eu tive um Gradiente Expert, sem o monitor ficou com o antigo dono o meu primo. Me vendeu com uma caixa enorme de jogos em fita k7, e alguns poucos cartuchos. Foi minha primeira experiência com vídeo games. Mesmos os loadings enormes do k7 não tiravam a empolgação de jogar os clássicos. Aprendi a programar em Pascal nesse MSX. Que lembrança boa.
Poxa que lembrança. Eu tive um gradiente expert ddplus que vinha com drive de disquete de 3.5. Era o máximo. Me diverti e aprendi muito com ele. Foi meu primeiro computador e hj graças a ele, sou Consultor de ti. Parabéns pelo vídeo.
Meu primeiro contato com um computador foi com um MSX de um amigo meu chamado Wendel. Fiquei fascinado com a possibilidade de copiar os jogos em disquete e não precisar comprar cartuchos caríssimos. A partir daí até ter meu Expert foi uma luta, mas, quando aconteceu, os computadores e seus games entraram na minha vida pra nunca mais saírem.
Noooosssaaaaaa até q enfim Ed....eu tava esperando esse vídeo faz tempo...hehehehe
Tive um MSX Hotbit, ❤❤❤❤❤Bom demais essa nostalgia
Foi o inicio da pirataria, pois podia gravar os jogos em fitas K7. Eu amava jogar Ultraman, Alien, Goonies, GhostBusters....
Merecidíssima homenagem ao saudoso MSX! Incontáveis horas passadas em frente ao meu Expert grafite, jogando Knightmare, Goonies, Nêmesis, year kung fu, Elite, Galaga, Antartic Adventure, Hyper Rally….
O jogo Theseus foi um dos que eu tive quando criança no meu MSX!
Se não fossem os emuladores, a saudadecdos jogos que eu tinha há muitos anos iria durar a vida inteira...
O Eggerland Mistery já zerei duas vezes as 105 fases, bom demais!
Ed, que alegria degustar este vídeo com i sabor das raizes do canal, história boa, informação e nostalgia, ansioso pelo vídeo 2!
O MSX foi o cara que me fez apaixonar por computador. Isso lá em 1986, eu tinha 9 anos de idade. Foi mágico ouvir aquelas músicas com aqueles gráficos, que época! A maior alegria era carregar jogos na fita k7 kkkk. Hoje eu sou analista de sistemas por conta do msx.
Meu primeiro contato com o padrão foi o MSX da Gradiente também, comprei nessas feiras populares, acho que o nesse momento estávamos entrando já na era do 16 bits. Até hoje aí no BR existe uma publicação dedicada ao universo MSX: a Clube MSX! E toda uma comunidade em volta do padrão ainda produzindo jogos novos!
Mais um vídeo maravilhoso! Tive contato com um Hotbit, deveria ser em 1990, rodando Indy. Fascinei. Um pouco tempo depois ganhei um TK90X que foi o cara que me fez gostar de Video Game
Que nostalgia... Nos nos 80/90 tb tive o MSX da Gradiente! Inicialmente carregava os programas e games por fita K7 e depois evoluiu com drives de 5 1/4. Lembro que na época tinha mais 2 amigos que sempre vinham jogar em casa!!! Nos fds juntava a família e mais jogatina!!! Tinha o amigo do meu Pai que tinha Loja de informática, ao qual vendia os jogos... Lembro que tinha a lista dos jogos por disco... Quantos menos games por disco, teoricamente melhores seriam graficamente, pois eram maiores!!! Meu sonho era comprar a Megaram para poder rodar melhores jogos, mas eram muito caros e no fim meu Pai preferiu comprar um Mega Drive!!! Parabéns por trazer algo que fez parte da nossa infância, juventude... E pq não... DA VIDA!!! Abr
E aí Ed beleza, minha primeira experiência com o MSX foi com um expert em 1988, joguei road fighter e mr dó, carregados de uma fita cassete, achava legais os jogos porém não tinha paciência de aguardar os carregamentos intermináveis.
Levando em conta o ano de lançamento e a possibilidade de ser um PC, tinha isso como vantagem, 5 ou 6 anos de vida é o ciclo de um console! O MSX teve esse ciclo feliz, hoje vejo uma comunidade forte dele!
Quanta curiosidade que eu não conhecia! Que venha a parte dois, Ed. Sucesso!
Cresci vendo o meu irmão jogando muito em um Expert, da Gradiente. Por conta disso, o MSX tem um lugarzinho especial no meu coração.
Por mais que eu não jogasse na época (acho que os jogos eram muito difíceis para uma criança de 4/5 anos kkk), eu amo esse computador e espero ter um na minha coleção. Preciso arranjar um MSX2+ pra poder rodar o meu Vampire Killer. 😂
Eu gosto muito dos computadores antigos kkkk eles tinham muita personalidade
Eu só conheço o MSX por causa dos primeiros jogos do Metal Gear. Fiquei curioso pra assistir a pt.2
Eu tive um Hot Bit da Sharp. Tinha basic residente…era fantástico!!!
Tive muitos jogos legais, no início utilizando fitas cassete e depois já utilizando os disquetes de 5 1/4….Muita nostalgia!!!
✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist
✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart
✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net
✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊
✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros:
ua-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin
✅ Músicas que eu uso nos vídeos:
Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q
✅ Redes Sociais
Discord: bit.ly/3a86O8m
Instagram, Facebook: @apertestartoficial
Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4
🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊
Eduardo Peixoto
Rua Holanda, 202
Caixa Postal 4132
Curitiba PR
CEP 82501970ua-cam.com/users/sgaming/emoji/7ff574f2/emoji_u2728.png
Bora parte 2! MSX 2.0 extrai gráficos muito bacanas pros games! Eu vi um MSX Gradiente bem de perto na Escola Parobé, estava numa sala dos professores, infelizmente nao colocaram pra rodar!
qual a idade do ed ?
@@PPPPPPPP8 47
Ei Ed, qual é o nome do jogo que aparece no minuto 18:15 do vídeo? Eu jogava ele no computador do meu tio da versão Win 95, mas eu não sabia que era do msx ou msx 2.
@@Arthavy_Legon Knightmare
Cara, nunca joguei e nem vi um MSX. Só sabia da existência dele por causa das resvistas. Mas por causa do seu vídeo, até fiquei com vontade de jogar! Apoio você fazer mais vídeos sobre o console!
Também tive a oportunidade de ter um MSX em casa no final dos anos 80, e usei muito pra jogar. Tinha aqueles livros de jogos, sim, pasmem, você comprava um jogo em formato de livro, digitava milhares de linhas de código BASIC pra depois tentar rodar e descobrir que digitou alguma coisa errada (ou até tinha erro no próprio livro) e morria de raiva. Além disso ainda tinha o fator que se ficasse sem energia no meio do processo (sem salvar) vc perdia todo o trabalho.