Bora chegar nos 80k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
Eu lembro que um amigo do colégio na época comprou. Ficamos pirados com Virtual Fighter...mas os jogos eram muito caros. Em dois anos meu tinha um PS1 e um monte de jogos piratas e ele tinha só mais um. Isso fez muita diferença, a pirataria deu muita vida ao PS1.
Edy, lembro muito dos jogos de corrida de arcade que a Sega tinha. Toda vez que ia no shopping eu jogava muito o Sega Rally ou Daytona USA. Aproveitando, faça um vídeo contando a história dos jogos de F1 desde os primórdios até os atuais. Parabéns pelo canal!!
No Saturn conheci o virtual cops (jogávamos com pistolas), virtual fighter, Tomb Rider, resident evil, die hard trilogy... Vários jogos excelentes. Amigo meu tinha e era uma evolução gigantesca ao meu SNES.
Fui banido de um grupo de retrogamer quando eu disse que o Saturn foi um fracasso kkkkk os caras não conseguem entender que falar o fato de que o console fracassou comercialmente não é o mesmo que dizer que era um vídeo game ruim pois ele era bom sim eu tive um e gostava, mas que fracassou fracassou ué
Complicado, gosto dos consoles da Sega, mas hoje ela só dá valor principalmente ao Japão mesmo e seus Arcades Centers que estão até falindo lá devido a pandemia.
Software sim deu certo já o hardware meus Deus que dor de cabeça, pra quem comprava no ano de 98 da tec toy táva levando uma bomba prá casa , só peças baciadas vindo da China uma fonte que éra uma porcaria e uma placa que ja vinha em curto, pra quem morava em lugares quentes como baixadas próximo do mar tinha que ter uns 2 ventiladores só pró vídeo game, eu tive 3 saturnos e eu tinha 40 jogos só os melhores, os jogos em si me trouxeram muita alegria, mas o vídeo game em si eu não quero ter um nunca mais na minha vida , se formos avaliar eu acho que foi um fracasso de vídeo game no final de tudo, mas é aquela história sempre tem vídeo games piores, comparado ao, jaguar, 3DO, e o da Philips, o saturno era um monstro.
Deve ser por conta do seu histórico, como fazer vídeos em que vc transformava seu amor pelo snes ao ponto de criar uma realidade alternativa, em que o mega drive era reduzido a um console que não fazia 90% do que faz,e o snes o console "supremo " e que reinou absoluto do início ao fim...nada contra alguém esboçar sua preferência, mas fazer isso inventando informações depreciativas do console que não gosta ou tem "birrinha " pega mau ...ou seja,se eu sou dono de um grupo e vejo vc comentando algo qualquer contra a sega e seus consoles,já sei muito bem das suas motivações e logo não irei levar a sério...e a favor da Nintendo, tbm não vou levar em conta, até pq a maioria dos nintendistas são famosos pela cegueira e por dizer amém pra tudo que a empresa lhe empurra, logo...
realmente o mega drive foi um grande milagre, pq não dá pra entender como uma empresa com uma gestão tão caótica como a sega conseguiria manter uma plataforma no mercado. decisões equivocadas, agir por impulso, inundar o mercado de hardwares quase iguais, realmente a sega cavou a cova onde caiu morta. é como o ed disse no video, se eu entrasse numa loja e tivesse que escolher entre 3 produtos diferentes da sega, eu escolheria o playstation por ser muito mais fácil.
Tenho 6 Sega Saturns hoje, de diferentes modelos. Sou apaixonado por este game. De fato o acesso a jogos sempre foi muito difícil. Fui ter acesso à biblioteca japonesa muitos anos depois e até hoje eu descubro coisas novas para mim. É fácil entender o fracasso, não pela qualidade do console em si, mas o que chegou aqui no ocidente é apenas uma fração do que teve no Japão. Há muitos jogos maravilhosos, sobretudo ports quase perfeitos de arcade. Eu que adoro jogos de luta e de navinha. Há muitas opções. Havia bons jogos 3D, mas é inegável que o hardware foi projetado originalmente para o 2D e adaptado para o 3D. Esse tipo de jogo 2D com cartucho de expansão de 4MB de ram faz ele dar uma surra no PlayStation em alguns tipos de jogos, por outro lado apanha muito, mas muito mesmo no 3D. Hoje eu tenho o PlayStation e também é um console que eu amo de paixão. Sega Saturn sempre dividiu opiniões e sempre será assim.
Outro fato era a programação dos jogos, no playstation era mais facíl e os jogos estava chegado primeiro no playstation como Resident Evil e Castlevania.
Eu tive um Saturn e não me arrependo. Na época eu era aficcionado pelos jogos de luta da Capcom e eles tinham excelentes ports para o Saturn. Quebrei muitos controles jogando Street Fighter Alpha 2, X-Men vs. Street Fighter e Marvel Super Heroes. Nunca "chaveei" o console, por isso mesmo era difícil jogar algum título do Japão, o que me obrigava a alugar aqueles cartuchos conversores. Imagina o sufoco que era quando tinha que usar dois cartuchos, o conversor e o de mamória RAM?
Sempre fui Sega, desde o Master-System. Comprei o Saturn no dia do lançamento, cheguei no shopping antes da abertura e tive de esperar abrirem uma caixa, pq queria levar Virtua Fighter junto e um controle extra e os vendedores da loja não tinham colocado os dois na prateleira ainda. Com o tempo, veio dor de cabeça, pq os lançamentos eram raros e caros. Acabei desbloqueando para aproveitar os jogos japoneses. Mas era bom demais jogar as maravilhas da Capcom e seus ports praticamente perfeitos do arcade. Só que no fim da vida do console ficou o gostinho amargo, tanto que me afastei dos games. Vendi Saturn (completo, com controles 3D, volante e jogos),Mega Drive 2 (completo, inclusive com 6-botões e activator) e Master (completo com pistola, óculos, adaptador de 4 controles e controle s fio) pra um amigo e só voltei a jogar na época do Wii, justamente na rival Nintendo. Salve, Sega!
Que experiência incrível deve ser comprar um console no dia do lançamento, quem sabe eu faça isso num futuro próximo. Meu primeiro console foi um Master System, bons tempos!
Essa mágoa ou tristeza é comum em ex usuários da Sega, a empresa conseguiu frustrar o consumidor justamente por tudo isso que vc citou, excessos de periféricos que levavam o cliente a gastar mais, e no fim a variedade de jogos não aparecia, e o que surgia era caro, eles foram malignos com os clientes, quase que numa forma de se sabotar mesmo, puro ego e vaiadade. E com o Dreamcast ainda foi pior, não chore, rss, , pois o console foi descontinuado em menos de 3 anos, jogando dinheiro do jogador fora mesmo. É uma empresa que deveria ser processada e forçada a devolver tudo isso aos clientes, pois eu vejo a Sega como uma empresa estelionataria.
Ed, houve muita expectativa no Saturn, inclusive aqui no Brasil através da Tectoy, porém depois de um tempo, o público (assim como eu que o tive no lançamento, o segundo modelo na cor preta) se decepcionaram, pois dependendo da sua região, era difícil encontrar games para o console, mas se tratando dos jogos, teve grandes clássicos. Ele era caro e os games nem se fala, sendo assim, tinha a opção de destravamento e era o que a maioria fazia mesmo. Tenho muitas lembranças boas com o console. Destaco Virtua Fighter 2 e outros que pude jogar quando alugava ou então quando uma das locadoras da minha região fechou e o dono me conhecia e fez um preço legal pra eu comprar os que ele tinha lá, só assim pra poder ter uma "humilde coleção". Ótimo video!
Quando foi lançado e tec toy fazia campanhas de venda em condominios, na época aqui era um absurdo chegando a ser vendido quando parcelado na época chegava a 2 mil reais, falava se em 900 reais mas não achava por fim meu pai atravessou a fronteira e comprou para mim, foi uma espera angustiante até a chegada rssss, e não veio com virtua fighter 2 e sim com o virtua fighter 1, no natal foi lançado o virtua fighter 2 compramos no mercado d’avo aqui em SP rssss, era demais o som ( inclusive de ouvir as faixas em aparelhos de som onde iniciava na faixa 2, e viajamos no espaço ouvindo faixas de cds inseridas no console ) em SP a pioneira a ter jogos para alugar era a Pro Games la compravamos CDs novos e usados.
Incrível época eu só via em revista. Depois uma locadora aqui perto tinha um e eu e um amigo íamos lá jogar por hora. Era interessante pq ele sempre estava disponível, o PlayStation que era disputado. A gente jogava o Die Hard. Era uma proposta totalmente diferente, que era um bit and up com câmera fixa em perspectiva, a gente pirava kkkk hoje o jogo Yakuza leva esse estilo
@@volpinibreno Isto é fato, o Saturn fica lá de canto, mas os games nem sempre estavam disponíveis, aqui na minha região tinha que reservar, isto quando devolviam!
Meu tio tinha um Sega Saturn e eu emprestei dele várias vezes, fora que havia uma locadora perto de casa que um amigo meu era fã da Sega. Meu game preferido é "Nights: Into Dreams", tanto é que eu tenho a versão remaster desse game pra PC.
EU TENHO UM SEGA SATURN ORIGINAL (sem destravamento - me arrependi kkk) fabricado pela Tec-Toy em 1997 (semana passada liguei pra mostrar pra minha filha de 13 anos kkk). Curti muito o Saturn...os jogos que mais gostei foram Burning Rangers, Lunacy, Solar Eclipse, X-Men vs Street Fighter, Marvel Superheroes vs Street Fighter, DarkStalkers 3, X-Men...poxa, foram tantos...mas pra mim, o jogo que mais marcou foi a conversão do RADIANT SILVERGUN (acho que só saiu no Japão, né?), que pra mim é *O MELHOR JOGO DE NAVE DE TODOS OS TEMPOS* ! As músicas são épicas, até hoje são inesquecíveis pra mim...ainda bem que consegui comprar o jogo pro XBox, pq no e-bay estavam pedindo 1000 reais pelo disco, há um tempo atrás, e não tenho coragem pra isso (apesar de colecionar todos os meus consoles desde Mega Drive) kkkk. Obrigado pelo vídeo, agregou bastante pra mim. Forte braço e SUCESSO SEMPRE!!!
O Saturn é um videogame fantástico. Suas conversões de arcade dão até a impressão de serem melhores que os originais! Por muitos anos sonhei em ter um Saturn, até que em 2014, finalmente adquiri o meu! Japonês, grafite dos botões azuis, nunca mais saiu do raque, onde divide espaço com Master, Mega, PS2, Jaguar, SNES, Dreamcast, Atari 5200 e Nintendo 64. Gosto tanto do console e acho sua biblioteca de jogos tão bacana que foi um dos motivos que me levou a fazer curso de Japonês.
Ed, exatamente o que vc falou aconteceu, a Sega do Japão estava cega e destruiu o Saturn ao desprezar as franquias que fizeram sucesso no Mega Drive. Coisa que a Nintendo jamais fez...
Enquanto todos os meus amigos tinham um ps destravado, eu tive um Saturn q ganhei em 97. Eu amava aquele console e ainda tive sorte que tinha uma locadora q ficava perto de casa e eu alugada todo final de semana lá. Joguei Daytona USA, SEGA Rally, SEGA Touring Car, MANX TT Superbikes, Road Rash, Tomb Raider, Resident Evil, Mr Bones, Need for Speed.... tanto jogo bom
Excelente video. E presepadas a parte, o que matou o SATURN para mim, foi justamente a falta do legado do MEGADRIVE... SATURN não tem NENHUM jogo exclusivo do SONIC.... isso é surreal! Eles deveriam fazer um SONIC ao nível do MARIO 64.
Me apaixonei pela Sega, assim que comprei um Mega Drive e logo depois, adquiri um Sega CD. Durante a transição de geração, acabei comprando um 3DO, mas pensava em ter 32X, mas veio o Saturn e mudei novamente. O console era bruto e veio com Virtua Fighter, jogo que fazia qualquer um ficar babando.o tempo que fiquei com ele, curti bastante. Possuía bons jogos de luta como Fighting Vipers e outros memoráveis, como Nights. Os anos 90 foram insanos no quesito consoles. Muitos tentaram, mas conseguir, foi difícil.
Sempre gostei mais da Sega do que as outras companhias de games. O Saturn foi um sonho de criança que conquistei adulto. Fiquei muito triste com o fim precoce dele, acho q tinha muito potencial pra mostrar
O Saturn assim como o Dreamcast poderiam ter sido grandes aparelhos (sucesso de vendas), aliás o DC foi afetado pela cagada no Saturn. De cada 10 jogos no PlayStation que me interessam tem 1 do Saturn.
Concordo com vc, Ed. Definitivamente a dificuldade para desenvolver não foi o vilão do Saturn, mas sim a guerra interna entre as Sega’s do Japão e América… é um absurdo nunca terem sido lançados os jogos que usavam o cartucho de expansão fora do Japão. Além disso o cartucho de otimização 3D que seria lançado com o Virtua Fighter 3 também foi cancelado junto com o jogo… um console incrível que fazia bonito, mesmo nos jogos 3D quando bem desenvolvidos com em Last Bronx, Dead or Alive, Deep Fear e Burnning Rangers, Saturn foi um titã mesmo nunca tendo explorado todo seu potencial…
Não foram só os japoneses, os americanos foram egocêntricos em diversos momentos e se embananaram na troca de geração de 16bit para 32bit por fazer algo sem concordância total da matriz. A Sega cag*u de um lado a outro, não foi exclusividade dos japoneses
Por volta do ano 2001 eu comprei um Saturno branco destravado e chaveado, eu com 16 anos de idade feliz da vida com a aquisição do meu primeiro console de CD. Comprei ele usado e 2 anos depois troquei ele por um Dreamcast, mas eu trabalhava quase 12 horas por dia num mercadinho aqui na cidade Tiradentes. E eu estudava a noite o ensino médio e não tinha tempo pra jogar. Tinha apenas uma folga por semana, obrigado Edi te admiro, você é incrível!
Tive o lendário Sega Saturn nos anos 2000. Os jogos eram muito caros, só a locadora naquela época para ajudar. O controle deste vídeo game era muito top...
A SEGA conseguiu "suicidar-se a si mesma" com a falta de visão para o mercado americano. Infelizmente eu nunca vi um Saturn na minha frente. Eu joguei Daytona USA, Virtua Fighter, Virtua Cop, House Of The Dead tudo nos arcades, talvez até tivesse comprado um em vez do N64 se eu achasse na minha cidade pra vender, pois sempre fui um fã alucinado da SEGA na época do Master System e do Mega Drive (mesmo não tendo nenhum dos dois). Acabei comprando um N64 por causa dos amigos que compraram, depois todo mundo migrou pra Playstation e nem sinal do Saturn. Isso explica muita coisa. Uma pena um console tão legal, com uma biblioteca de jogos incrível, não ter nem chance nessa disputa de vendas. Excelente vídeo, como sempre. Esses vídeos sempre trazem uma nostalgia imensa.
Quando se olha o hardware do Saturn, ele tinha o CPU do mega drive como processador de audio, ja com 512kb dedicado a ele, a mesma RAM do MD, além de um slot em cima, imagino se o projeto original dele previa possibilidade de retro compatibilidade com os jogos mega drive e o sega 32X, ja que o Saturn tinha o CPU de 32X, e emular o Z80 do MD no SH2 não deveria ser cosa de outro mundo...
Salve Ed! Minha história com o Saturn foi dessa forma. 1996 todos amigos com o PlayStation eu doido pra ganhar o meu, já que não trabalhava, chega meu pai com uma caixa dize do ser um videogame, eu imaginando ser o Play quando abri era o Saturn. Só eu com Saturn no meio da molecada.. Nice !kkkkk Algum tempo depois vendi e consegui o Play ufa rs
Eu conheci o Saturn na locadora perto de casa e bah! Jogar os jogos clássicos do arcade nele, SF Zero, Darkstalkers, era muita emoção. Lembro que eu pedi pra minha mãe um na época, e fiquei muito contente quando ela disse "vamos ver". Quando ela soube o preço, o olhar dela pra mim foi de partir o coração. Era impossível pra ela. Só fui ter vídeo games depois disso quando comecei a ganhar meu próprio dinheiro. Saturn pra mim sempre foi uma peça fundamental na minha consciência de classe. Abraço Ed.
Interessante sua análise de vida. Até hoje compro videogames por experiência parecida, de querer ter e não poder. Dou mais valor aos.meus videogames do que aos meus carros.
'''consciência de classe'' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mais um ótimo assunto. Não há como negar, o Saturn tinha tudo pra ser um concorrente de peso frente ao play. Sempre sonhei em ter um Saturn e só recentemente pude por minhas mãos em um. Poder jogar street fighter vs x-man; Kof com qualidade muito próxima ao arcade... Nossa, era fantástico. Além de muitas outros. Realmente a sega vacilou feio com esse console. Parabéns Ed.
Lembro que só tive um Saturn em 2001 depois de trocar o meu Snes por ele numa lojinha de games. Pense que virava madrugadas e mais madrugadas jogando jogos de luta especialmente KOF 96 e 97, percebi de longe que os gráficos do Saturn eram bem mais próximos do arcade e os loadings eram mais rapidos diferente do PlayStation. Amava muuuuuuito esse console e se eu tivesse a oportunidade de ter um novamente com certeza teria.
De longe o melhor canal do youtube! Gostaria de acrescentar que um grande problema que ocorreu foi que o criador do Sonic (Yuji Naka) não conseguiu fazer a migração para um mundo 3D da mesma forma que a Nintendo fez com o Mario 64. A complexidade era tanta que existe um jogo cancelado do Sonic o "Sonic X-treme" e o Sonic R apesar de ser famoso nem de longe repetiu o sucesso de vendas dos jogos do Sonic no Mega Drive. Isso somado ao abandono completo das franquias que fizeram o Mega Drive ser o que é bem como os games de esporte com certeza sepultaram o Saturn. É bem triste ver que a falta de visão e administração destruiu uma das maiores fabricantes de video games de todos os tempos, e os japoneses com esse mi mi mi para com os americanos não tiveram uma visão macro do negócio e só abriram mais a cova onde a Sega ia se enterrar.
Tive um Saturn com volante e daytona usa, que experiência maravilhosa na época, embora tenha aproveitado muito pouco o saturn ele tem o meu respeito, belo vídeo game.
Olá, eu comprei um Saturn de um amigo em 97 e funciona até hoje, ele deu mais problema no leitor porque o meu era destravado, na época a maioria das pessoas jogava mega drive ou super nintendo, consoles com cd rom era novidade e eu queria um console melhor na época porque ainda jogava turbo game ou em fliperamas...
A maneira como a Sega se embananou com o Saturn é bizarra. O console tinha uma arquitetura super complexa e era um pesadelo desenvolver pra ele, mas quando conseguiam extrair todo o potencial dele os resultados eram incríveis. Até hoje eu fico impressionado com VF2, nem sei quantas horas perdi jogando aquele jogo no Saturn, e os ports dos jogos de luta da Capcom eram praticamente arcade perfect. Morro de saudades da minha época com o console, talvez até mais do que minha época com o primeiro Playstation. Obviamente eu acabei jogando muito mais jogo no PS do que no Saturn, o console da Sony teve muito mais suporte que o da Sega, mas sei lá, O Saturn é especial de alguma forma. Vídeo fantástico como sempre cara!
É incrível como a questão dos Egos está em toda e qqer empresa, de um pequeno comércio a uma grande empresa. As pessoas não aceitam o sucesso do outro, ou é o próprio sucesso, ou o fracasso.
Situação do PlayStation no Japão mudou justamente com a chegada do Final Fantasy VII, até aquela altura, o Saturn ainda era líder de vendas, as vezes eu fico pensando que a SEGA quem deveria ter ido atrás da Square, ou pelo menos ter ido antes, mas acho que ninguém imaginaria, nem mesmo a SEGA que a Square sairia do lado da Nintendo e destruiria ambas, SEGA e Nintendo.
Pelo q eu li, foi a Square q tinha ido atrás da Sony, pois o hardware do ps1 era mais adequado pros seus planos. . Ah, se pelo menos o Grandia tivesse sido lançado antes e pro ocidente...
@@augustosantos3302 pelo que li, a SONY foi atrás de todas as desenvolvedoras, entre elas a Square, essa tinha o dev kit do PS1 desde 1995 (pelo menos), enquanto o Ultra 64 ainda estava em desenvolvimento, ela fez testes do jogo tanto no PlayStation quanto no N64, inclusive eles davam feedbacks onde precisavam mudar no N64 pra Nintendo, mas quando eles insistiram em usar cartuchos ao invés de CD, a Square ficou irredutível e anunciou na revista no começo de 1996 que Final Fantasy VII seria exclusivo pro PlayStation, detalhe, que ainda faltavam três jogos da Square pra ficar prontos, entre eles, Super Mario RPG. Quando o Super Mario RPG foi lançado, a Square já tava tretada com a Nintendo e já tinha anunciado Final Fantasy VII como exclusivo pro PlayStation.
Eu tenho pra mim que, além de todas as trapalhadas comerciais da Sega (Sega CD, 32x, adiantar o lançamento do Saturn, colocar duas equipes pra desenvolver um hardware pro Dreamcast, etc), o principal motivo da derrocada da empresa foi devido à mentalidade arcaica. Parece que eles sempre focaram mais na produção de jogos arcade, ao passo que a indústria foi caminhando cada vez mais para produções com foco mais narrativo e cinematográfico. Com exceção do Shenmue, a Sega continuou focando em jogos de luta(que são excelentes, por sinal), railshooters como o The House of the Dead, ou mesmo o Crazy Taxi, numa época em que os arcades passaram da vanguarda do mercado à peças de antiquário.
Para Sega devia ser muito complicado pensar de outra forma, o negócio dela sempre foi arcade primeiro e o resto depois, inverter essa ordem devia soar como loucura para eles.
Joguei demais Saturn, os ports de luta da SNK e Capcom eram identicos aos do arcade, até os jogos como Megaman X4 e Resident Evil da Capcom eram muitos melhores do que os de Play1. Bons tempos...
Saturn era um console que eu sempre quis ter desde o lançamento mas não pude. Mas acabei comprando um em 2000 e estou com ele até hoje. Saturn tem jogos excelentes, mas foi sub-utilizado sim. Por exemplo, a coletânea Sega Ages tinhas vários ports de arcades Super Scaler perfeitos como Afterburner, Outrun, Space Harrier, Galaxy Force, mas foram poucos jogos, daria pra Sega lançar todos os arcades dessas placas com perfeição. Jogos de CPS1, 2, Neogeo também eram perfeitos, tirando um ou outro tropeço, por problemas de programação (o console era difícil programar). Dava para ter lançado 10x mais jogos com super qualidade. Uma pena que a própria Sega sabotou o Saturn, se mesmo assim já acho a biblioteca dele muito boa, imagine o que seria se ele fosse sucesso. Mas com o Playstation ali pra concorrer era praticamente impossível! Abraços e valeu pelo vídeo!
Eu gostaria muito que a SEGA voltasse a produzir consoles, depois de tantos anos, tendo feito o devido dever de casa, baseada nas tecnologias da nova geração, ou até trazendo algo superior. Um novo Saturn, ou um novo Dreamcast, que apesar do insucesso tão injusto, foram consoles incríveis.
Foram mesmo! adoro o Sega Saturn e o Maravilhoso Sega Dreamcast! Ambos consoles com design muito bonito! Dreamcast super compacto mesmo a fonte sendo interna ! Aquele Saturn com frete acrílica e leds de acesso piscando quando fazia a leitura dos discos era fenomenal ! 👏👏👏 E você possui algum console da Sega?
@@tonimrj eu ainda tenho pois eu coleciono mas também jogo ! Tenho um Dreamcast transparente e o dois sega saturn, um skeleton e o outro de botões ovais com leds de Access disc !
sinceramente tanto sega quanto nintendo como desenvolvedoras jogos para todas plataforma sera mais interessante. Quase impossivel imaginar no caso nintendo somente com prejuizo financeiro muito grande.
Lembro que um colega de escola tinha um Saturn, isso já em meados de 1999 pra 2000. Passávamos do final da tarde até umas horas do cair da noite jogando, sobretudo jogos de luta que simplesmente eram lindos nele! The King of Fighters 97, Real Boult Fatal Fury Special, X-Men Vs Street Fighter eram só alguns dos que geravam altas disputas noite a dentro! Realmente, foi um console que flopou bonito na sua época, mas que pra mim, foi absurdamente mal aproveitado por culpa única e exclusiva da própria Sega e sua briga idiota entre América X Japão. Excelente conteúdo, Ed! Vc, como sempre, Topzêro das Galáxias! Valeu!
Coisas que poderiam ter feito o Saturn ter tido melhor venda: 1) pleno diálogo entre as divisões Americanas e Japonesas da SEGA, pra realizar planejamentos melhores. 2) lançar 6 meses depois. O N64 lançou 2 anos depois e, mesmo assim, ficou no páreo. Com 6 meses a mais, daria mais tempo pra optar pelos polígonos triangulares (melhor recebidos do que os quadrangulares do Saturn), melhorar os Kits de Desenvolvimento pra facilitar a programação, não deixar as lojas tão zangadas, etc.
Eu tinha um Saturn . Adorava ele . Me lembro de jogar Marvel super heroes nele , rodava liso sem bugs , entre vários outros títulos de luta . Ótimo vídeo parabéns .
Ainda hoje, o Saturn é meu console favorito. Muitas conversões (quase) perfeitas de jogos de luta e muitas séries - como Guardian Heroes e Dragon Force - que começaram e morreram nele.
Nada a ver, ninguém conhece esses personagens, se eles não são famosos no exterior, quem dirá nos games, então, pra quê jogo baseado em personagem que só BR conhece? Tão pensando que tudo gira em torno do Brasil, é?
A primeira vez que vi um Saturn numa locadora rodando Fatal Fury, KOF e Daytona, fiquei babando no videogame. Os gráficos eram bem próximos do arcade da época, e era impressionante como os jogos rodavam bem. Uma pena que o vídeo game não fez o sucesso que merecia!
"Sega Saturn... É do outro mundo!!!" Lembro do comercial q passava na TV. Tinha inveja de um colega da escola q tinha o Saturn. Mas com o passar do tempo, eu ainda pegava vários jogos novos na locadora pro Megão e ele tinha poucas opções pro Saturn. Isso pq estávamos no RJ. Ele acabava jogando mais KOF e outros da SNK.
Eu tive o saturn, e era frustrante ver resident evil 2, resident evil 3, tomb raider 2, tomb raider 3 chegando no playstation, e o saturn sendo esquecido... tive o playstation depois e me diverti muito!! O saturn só precisava de tempo pra ser desenvolvido de forma correta (sem pressa) era superior ao playstation, mas difícil de programar jogos pra ele, tanto que até as grandes desenvolvedoras o abandonaram... deu no que deu...
Excelente vídeo como sempre Ed! Na quinta geração em 1997, quando fui adquirir um novo console, eu ia comprar um Saturn pois eu tinha um mega drive que joguei e gostava bastante. Mas em pesquisas antes de adquirir, vi que o console da Sony estava arrebentando em preço, variedade de jogos e iniciava a saga dos jogos a 10 reais, vindo baixar ainda mais posteriormente. Final das contas, foi que não me arrependo da minha aquisição da época e foi o penúltimo passo da sega no ramo de consoles finalizando no tão injustiçado e excelente Dream Cast. A Sega não aguentou a sucessão de tropeços, ja a Nintendo, também obteve alguns tropeços mas conseguiu sua redenção na última geração.
Eu também sonho com um Saturn até hoje. Conheci o console graças a um primo que sempre tinha os consoles novos, quando vi e pude jogar o Virtua Fighter fiquei embasbacado, aí pude experimentar outras maravilhas como o Darkstalkers, Astal, Virtua Cop e Daytona USA. Cara! Desde então sou apaixonado pelo Sega Saturn e ainda vou ter um.
Cara, tá faltando ainda você contar a polêmica história do BLEEM (Emulador comercial que rendeu dezenas de processos da Sony) e do Bleemcast (Software comercial tornava possivel jogar games de Playstation no Dreamcast!) 😉
Quando a empresa é a culpada de um fracasso de um produto que tinha potencial para ser um sucesso é uma situação vergonhosa para todos e três empresas famosas do ramo estão nesse meio: Atari, Sega e Nintendo todas tem produtos que fizeram sucesso, mas também que fracassaram por culpa delas mesmo.
Bom vídeo como sempre Ed. Para mim a SEGA quis fazer o que a SNK fez alguns anos antes com o Neo-Geo: Fazer um videogame caseiro com placa de arcade. O erro fatal da SEGA foi ter subestimado a SONY e o desenvovilmento de jogos poligonais renderizados em tempo real, que foi o principal ponto fraco do Saturn e comprmeteu tanto a SEGA que nem o Dreamcast, com hardware avançado para a época e estratégia de marketing impecável conseguiu reverter o estrago causado.
@@ViniciusOliveira-ny4yt os 2 eram muito mais fracos que o Arcade(SEGA), só o Dreamcast que estava pau a pau com a Naomi, mas o foco nessa época já não era mais jogos Arcades nos consoles
@@ViniciusOliveira-ny4yt no VF2 fica parecido, já no Virtua Striker dava B.O para o Saturn, e vamos lembrar que o PSX lançou em 1998 um port da Systen 12 NAMCO
Leonardo Cavalcante Sim , você disse tudo agora ! Quando ela fez tudo certo no Dreamcast como por exemplo o Hardware poderoso com ports dos arcades em 3D , praticamente perfeito entre ele e a Naomi , acesso a jogos on-line não foram o suficiente para reverter o estrago que ela fez , ao subestimar a Sony lá no passado, a própria Sega sendo pioneira na tecnologia de gráficos poligonais não acreditou no potencial dessa técnica dando prioridade aos gráficos 2D embalada pelos sucessos dos jogos da Capcom como super street fighter 2 e da SNK com seu Fatal Fury que eram jogos muito populares naquela altura do campeonato e resolveu criar o saturn inicialmente pra ser um console 2D visando isso ! Ela só acrescentou os processadores 3D depois que ficou sabendo que o playstation da Sony era voltado para gráficos 3D ! Nesse momento o projeto do saturn que já estava finalizado , teve que dar espaço as pressas pra inclusão de tais processadores 3D ! Foi aí que veio a dificuldade em programar games em 3D ! Só havia no projeto uma Bus pra passar os dados de processamento, mas agora com esses processadores extras "adaptados aos 45 minutos do segundo tempo", acabou se tornando um gargalo para a transferência de dados de tais processadores , sem contar que os Dev kits tinham uma linguagem de programação nada amigável aos olhos dos desenvolvedores de jogos ! Como pôde ela apostar que o 3D vetorial daria certo nos Arcades e no console caseiro não! Precisou uma desconhecida no ramo dos vídeo games ao avistar um Arcade da própria Sega rodando Virtua fighter, e vê que essa tecnologia seria muito interessante em um console caseiro! A própria sega foi negligente em não apostar nisso em um primeiro momento, pois ela estava à um passo na frente da Sony , ela sabia mexer com tal tecnologia e deixou a oportunidade escorregar pelas mãos! Muita gente acha que o Dreamcast não vendeu muito por causa da mídia GD , mas eu acho que mesmo que ele fosse DVD o resultado seria o mesmo, pois a imagem da Sega tava muito desgasta com essas trapalhadas e discórdias de Sega of America VS Sega Japão! Acho que em relação a mídia de armazenamento no caso da Nintendo com o seu Nintendo 64 teria sim feito muita diferença ! pois o playstation ainda não tinha tanta popularidade no iniciozinho e a Nintendo já era famosa por causa de seus consoles anteriores que venderam muito bem ! fora que a square ainda trabalhava com ela , mas como a Nintendo optou por cartuchos que além de terem menor espaço de armazenamento ainda por cima eram caros , fazendo a maioria das empresas desevolvedoras torcerem o nariz pra escolha da Nintendo , abandonando devez o suporte à plataforma da Nintendo e indo direto pra Sony , pra desenvolver seus jogos para o novo console que era fácil de programar e com custos mais baratos doque os da Nintendo! Com relação à Sega ainda assim eu acredito que tudo oque ela fez com o DREAMCAST foi perfeito! quero dizer quase perfeito! A única coisa que eu não entendi e não gostei até hoje foi , a remoção dos seis botões da face do controle. o controle 3D do Saturn tinha os seis botões na frente iguais ao do Mega Drive e mais os botões de ombro L e R e o analógico! Aquele controle do Dreamcast é só bonito mas é ruim pra games de luta ! Eu sempre comento isso , o Mortal kombat mythologies sub zero nunca seria lançado pra Dreamcast pois ele usava praticamente mais botões que tinham no PS e N64 doque no Dreamcast , pois a escolha dos engenheiros da Sega em excluir dois botões inviabilizaram o lançamento desse jogo concerteza pela falta dos botões! Apesar dessas trapalhadas todas eu gosto muito dessas duas plataformas da Sega : Saturn e Sega Dreamcast ! Ambos ótimos consoles ! 👍
Cara tive esse Saturno branco, infelizmente tinha comprado em parceria com um amigo e já tinha uns 14 jogos, ele de uma boa toshirada em mim, vendeu tudo e demorou anos para me devolver a grana.
Nunca nem sequer vi um Saturn de perto (ou conheci alguém que o tivesse), mas sempre me lembro dele dos "jornaizinhos" da SEGA, que eram distribuídos para consumidores da Sega/Tec Toy que adquiriam produtos. Devo ter meu cartão do SEGA Club, (e uns 3 destes jornais) até hoje. O único videogame que tive da marca foi um Mega Drive que, a época eu pensava que poderia se tornar mais poderoso que qualquer um (ou ser transformado em um console de 32 bits) com a aquisição do SEGA CD, mais até do que o Saturn. Hehehe, ledo engano infantil. Só tive acesso ao Saturn por emulador, mas como meu PC é "fraco" para jogos e os softwares de emulação do Saturn não são lá essas coisas, tive uma experiência de jogo muito precária com os jogos deste console. Excelente vídeo Ed. Parabéns.
Acho que tudo o que foi dito faz sentido, principalmente a questão da perda de identidade da Sega. Não continuar franquias que fizeram sucesso e aqueles comerciais bizarros do Saturn afastou a clientela.
Tenho 44 anos, jogo até hoje agora com meu filho de 13 anos e vivi a era de ouro dos videogames . Parabéns pelo canal, o melhor canal sobre o assunto do UA-cam. Que Deus o abençoe. Abç
O saturn foi um projeto que tinha tudo para dá certo, mas a obsessão da sega fez com o produto não fosse aproveitado, ficando nos bastidores dos games, como o Edi disse no vídeo, se a sega da america tivesse o apoio da sega do japão, com a biblioteca de jogos, talvez da historia fosse outra.
Bem isso, a sega errou (acho eu) no mega cd, 32x e saturn meio que tudo num espaco curto de tempo.. talvez tivesse criado o saturn pouco antes teria tido outra história.. mas virou sombra do ps1
mas o Saturn não vendeu nada justamente nos EUA, já o N64 foi um fracasso no Japão e vendeu bem nos EUA, na minha opinião contou muito o final de geração do Mega(Sega CD e 32X) e Snes(DK2 e DK3...)
@@aperte A forma calma em como você se expressa e como consegue cativar a atenção traz um certo clima que combina perfeitamente com a madrugada kkkk. É quase um ASMR
Excelente vídeo! Eu já tive um Saturn, moro em uma cidade do interior e eu era a única pessoa que tinha esse videogame (havia um outro numa locadora pro pessoal jogar). E realmente muitos games do console não vieram pro ocidente como por exemplo Casltevania: Symphony Of The Night.
Tive um Saturn quando foi lançado, comprei o meu no USA, na época lá a diferença era só de 50 dólares, realmente ele tinha jogos de gráficos 2d muito superior ao PlayStation, porém pelo menos no Brasil era muito difícil conseguir jogos para ele, a alternativa eram as saudosas locadoras que também não tinham tantos jogos por causa da oferta e procura.
@@carlosandresilva9352 tá não Bro. Pela inflação o salário mínimo no começo do plano Real (19994) era R$70 acho q nessa época quando veio pro Brasil o SS e o PS1 o salário mínimo não chegava a 100 reais. A mãe do amigo meu comprou a quase mil reais, parcelado em sei lá quantas vezes. Isso em 1996/7
Rapaz, tive um amigo que em 1996 o pai dele comprou um por esse preço mesmo, os nossos pais tinham que vender um rim pra comprar um console, e os jogos, nem se fala, os CDs em 1997 eram em torno de 1 salário mínimo, os jogos de n64 eram mais de R$ 100,00. Por mais que os jogos e os consoles sejam caros hoje em dia, nem se compara com os preços do início do plano real.
@Cod pcs eram tempos difíceis cara, meu pai nem passava perto de loja de brinquedo, ele não conseguia comprar um boneco dos cavaleiros do zodiaco, quem dirá um vg, isso pq ele era locutor na rbc e nem ganhava tão mal assim, hj eu consigo dar coisas pro meu filho que eu nem podia sonhar em ter no começo do plano real.
@@iufguitar falou tudo. Naquela época a economia se sustentava a base de parcelas infinitas, se por um lado a inflação controlada abriu as portas para o crédito pessoal por outro ainda sofriamos com o quadro mercadológico muito atrasado, com resultado de poder de compra quase inexistente
Eu tive um Saturn, porém todo jogo que eu queria jogar era exclusivo de Playstation ai não teve jeito, tive que vender pra pegar um console da Sony, mas tenho um imenso carinho pelo Saturn hoje em dia, Dreamcast também foi um baita console, pena que a Sega saiu do mercado de hardware.
Se não me engano, esse cara do "299" tinha trabalhado pra sega nos tempos de sega Genesis, e um dos responsáveis pelo markent do console,faz bastante sentido hoje...
@@bigboss8874 Inclusive ele saiu insultado da empresa por ser americano e ter proposto uma série de propagandas na época do Genesis que os japoneses achavam ridículo, mas que fazia sucesso entre adolescentes nos EUA. Então ele tava com aquele "299" preso na garganta já fazia um tempo
Dragon Force! Esse é um jogaço, é de longe um dos melhores jogos de estratégia que já joguei na minha vida, e foi um dos jogos que mais joguei no Saturn, junto com SSF2 e Darkstalkers.
O vídeo inteiro passando as propagandas do melhor mascote de todos os tempos sem falar o nome dele.. kkkkkk e ainda termina com a morte dele na propaganda do dreamcast. épico. R.I.P Segata Sanshiro!
Tive um Atari, SNES, play 1, N64, Saturn, Dreamcast e play 2. Nessa ordem. E mesmo sabendo das suas limitações se pudesse ter apenas um deles de volta seria o Saturn. Me arrependo muito de ter vendido ele até hoje.
Saturn era um belo console, principalmente fazendo uso do cartucho de expansão de memória. Os jogos de luta davam uma surra no PlayStation em qualidade e tbm tinha a questão do controle de 6 botões. Meus jogos favoritos foram D, enemy zero e Mr bones.
Análise perfeita sobre a trajetória do Saturn!! Eu ainda tenho o meu e adoro os games dele!! Foi um dos console que mais curti e só comprei o Playstation anos depois, quando os lançamentos do Saturn começaram a ratear!! Foi o console onde conheci a franquia tomb Raider e Resident Evil!! Sem falar nos arcades da Capcom e da SNK em casa!!
Enquanto os Playstations dos amigos rodavam os jogos de cabeça pra baixo, por causa do canhão ótico zuado, meu Saturno rodava jogos tranquilão. Infelizmente a variedades de jogos fez o mesmo perder a guerra dos consoles.
Eu tive a versão do Saturn da TEC Toy com Daytona USA e a versão do Saturn Branco da Tec Toy ( mas com a abertura do Saturn da versão japonesa). Me divertir muito mas senti falta dos títulos de grande sucesso do mega drive dentro da mecânica do Saturn....
Tenho meu Saturno até hj,três controles,cartucho de expansão e STK.Jogo de Street Zero 3 a Road Rash.Melhor jogo Guardian Heroes. Sega Saturn é o Landau,o Maverick dos games,tem que respeitar👍❤👊
Ótimo conteúdo para o Saturn. Sempre quis saber o porquê não ter tido tanto reconhecimento por um período maior, pois na metade dos anos 90 era tido, pelo menos na minha região, como o mais poderoso. Ainda mais porque ninguém conhecia o Playstation. Os ports dos arcades era o que mais chamava a atenção. Era o que tinha de mais próximo em um console, claro, tirando o Neo Geo que teria que vender um rim para ter um. Por conta do histórico do Mega Drive, todo mundo gostaria de ter um console da sega da próxima geração. Sem falar nos gameplays que víamos nas locadoras, ficávamos impressionados. Para fechar as histórias dos consoles lendários que tínhamos no imaginário na metade dos anos 90 ( 3DO, Jaguar, Saturn...), falta falar sobre o Sega Cd, Mega Cd ou 32X. Até hoje não sei bem a diferença de ambos e se era um console de fato ou uma expansão.
Sempre show seus vídeos meu irmão,,sou de Araras SP bombeiro militar trabalho em limeira SP,eu a cambada veio tá sempre ligada no seu canal tem um pmb virou colecionador kkk vai vendo como vc influencia , parabéns meu amigo sempre no qap dos vídeos Deus abençoe,paz🙏👍
Bons tempos quando o dólar era 1 por 1, comprei meu Playstation por 300 pilas... Hoje o cara precisa dar um pulmão e um rim pra conseguir um videogame da nova geração.
Não só a nova geração. Olha o preço de 3do inteiro na caixa hoje em dia por exemplo... Eu mesmo ja vi SNES por 6 mil reais em grupos de leilão. Videogame ainda é um hobby caro, infelizmente.
Eu comecei com o super mega drive 3 e depois passei direto para o PlayStation 1 . Mas nunca é demais conhecer as histórias dos vídeo games. Gosto bastante das histórias do mundo dos games.
A SEGA lançou um monte de aparelhos nos anos 90. Portáteis, addon's pro Mega Drive etc... Não segurava o dinheiro em caixa, pra realmente entrar de vez em um projeto que fosse ser o carro chefe da empresa em uma futura geração. Antes da chegada do Saturn e do Dreamcast, muita ''parafernália'' foi lançada. Na guerra entre SEGA e Nintendo, a Nintendo bateu de frente só com o SNES e o Game Boy (fez cagada com aquele aparelho 3D mas também não insistiu mais em nenhum outro produto, fora o SNES e o Game Boy, até o lançamento do N64) enquanto a SEGA lançou uns 3 categorias de portáteis que foram um fiasco, SEGA CD, 32X etc... gastou alguns milhões em produtos que não venderam tão bem. Ai chega a Sony com o Playstation, que se manteve na liderança sem lançar nenhum outro tipo de dispositivo, engordando os cofres da SONY. A SONY fez fortuna no ramo dos games, sem lançar nenhum outro periférico, até 2004 com a chegada do PSP. Antes disso a empresa (SONY) lançou o PS1 e o PS2 e PONTO!!! A ruina da SEGA no ramo de hardware, foi ter gasto grana com um monte de parafernália.
Bora chegar nos 80k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
Conhessi Séga en 1.999, con o jogu mortau conbati 3
Eu lembro que um amigo do colégio na época comprou. Ficamos pirados com Virtual Fighter...mas os jogos eram muito caros. Em dois anos meu tinha um PS1 e um monte de jogos piratas e ele tinha só mais um. Isso fez muita diferença, a pirataria deu muita vida ao PS1.
Edy, faz um vídeo sob a saga Fallout e o floop causado pelo Fallout76
Edy, lembro muito dos jogos de corrida de arcade que a Sega tinha. Toda vez que ia no shopping eu jogava muito o Sega Rally ou Daytona USA. Aproveitando, faça um vídeo contando a história dos jogos de F1 desde os primórdios até os atuais. Parabéns pelo canal!!
Lembro de quando conheci o saturn meu irmao pegou emprestado e fiquei maravilhado com os gráficos
No Saturn conheci o virtual cops (jogávamos com pistolas), virtual fighter, Tomb Rider, resident evil, die hard trilogy... Vários jogos excelentes. Amigo meu tinha e era uma evolução gigantesca ao meu SNES.
Fui banido de um grupo de retrogamer quando eu disse que o Saturn foi um fracasso kkkkk os caras não conseguem entender que falar o fato de que o console fracassou comercialmente não é o mesmo que dizer que era um vídeo game ruim pois ele era bom sim eu tive um e gostava, mas que fracassou fracassou ué
Complicado, gosto dos consoles da Sega, mas hoje ela só dá valor principalmente ao Japão mesmo e seus Arcades Centers que estão até falindo lá devido a pandemia.
Pois é
Software sim deu certo já o hardware meus Deus que dor de cabeça, pra quem comprava no ano de 98 da tec toy táva levando uma bomba prá casa , só peças baciadas vindo da China uma fonte que éra uma porcaria e uma placa que ja vinha em curto, pra quem morava em lugares quentes como baixadas próximo do mar tinha que ter uns 2 ventiladores só pró vídeo game, eu tive 3 saturnos e eu tinha 40 jogos só os melhores, os jogos em si me trouxeram muita alegria, mas o vídeo game em si eu não quero ter um nunca mais na minha vida , se formos avaliar eu acho que foi um fracasso de vídeo game no final de tudo, mas é aquela história sempre tem vídeo games piores, comparado ao, jaguar, 3DO, e o da Philips, o saturno era um monstro.
Deve ser por conta do seu histórico, como fazer vídeos em que vc transformava seu amor pelo snes ao ponto de criar uma realidade alternativa, em que o mega drive era reduzido a um console que não fazia 90% do que faz,e o snes o console "supremo " e que reinou absoluto do início ao fim...nada contra alguém esboçar sua preferência, mas fazer isso inventando informações depreciativas do console que não gosta ou tem "birrinha " pega mau ...ou seja,se eu sou dono de um grupo e vejo vc comentando algo qualquer contra a sega e seus consoles,já sei muito bem das suas motivações e logo não irei levar a sério...e a favor da Nintendo, tbm não vou levar em conta, até pq a maioria dos nintendistas são famosos pela cegueira e por dizer amém pra tudo que a empresa lhe empurra, logo...
So tem doente inclusão la
"Compro um 32x agora, ou um Saturn daqui a pouco?"
A resposta mais comum para essa pergunta, na maioria das vezes, foi:
Eu compro um Playstation.
Resumiu tudo cara. A sega deixou tud muito confuso, nebuloso, não dava confiança
Aqui no Br não tinha como discutir, a pirataria mandou por aqui.
@@FabioSilva-mm3yf mal achava o saturn e os games dele, já ps1 e cd pirata vc encontrava em qlqr boteco
kkkkk
A segunda resposta mais falada foi:
Compro um Nintendo 64
realmente o mega drive foi um grande milagre, pq não dá pra entender como uma empresa com uma gestão tão caótica como a sega conseguiria manter uma plataforma no mercado. decisões equivocadas, agir por impulso, inundar o mercado de hardwares quase iguais, realmente a sega cavou a cova onde caiu morta. é como o ed disse no video, se eu entrasse numa loja e tivesse que escolher entre 3 produtos diferentes da sega, eu escolheria o playstation por ser muito mais fácil.
Tenho 6 Sega Saturns hoje, de diferentes modelos. Sou apaixonado por este game. De fato o acesso a jogos sempre foi muito difícil. Fui ter acesso à biblioteca japonesa muitos anos depois e até hoje eu descubro coisas novas para mim. É fácil entender o fracasso, não pela qualidade do console em si, mas o que chegou aqui no ocidente é apenas uma fração do que teve no Japão. Há muitos jogos maravilhosos, sobretudo ports quase perfeitos de arcade. Eu que adoro jogos de luta e de navinha. Há muitas opções. Havia bons jogos 3D, mas é inegável que o hardware foi projetado originalmente para o 2D e adaptado para o 3D. Esse tipo de jogo 2D com cartucho de expansão de 4MB de ram faz ele dar uma surra no PlayStation em alguns tipos de jogos, por outro lado apanha muito, mas muito mesmo no 3D. Hoje eu tenho o PlayStation e também é um console que eu amo de paixão. Sega Saturn sempre dividiu opiniões e sempre será assim.
Outro fato era a programação dos jogos, no playstation era mais facíl e os jogos estava chegado primeiro no playstation como Resident Evil e Castlevania.
vc tem 4 saturns?? me da 1 kkkkkkk. nunca tive
Amo o sega saturno!!!
Me manda uma foto dos seus saturn no insta ou no face RPV, nunca te pedi nada 😁
@@aperte a ver se é o saturn branco :P
Eu tive um Saturn e não me arrependo. Na época eu era aficcionado pelos jogos de luta da Capcom e eles tinham excelentes ports para o Saturn. Quebrei muitos controles jogando Street Fighter Alpha 2, X-Men vs. Street Fighter e Marvel Super Heroes. Nunca "chaveei" o console, por isso mesmo era difícil jogar algum título do Japão, o que me obrigava a alugar aqueles cartuchos conversores. Imagina o sufoco que era quando tinha que usar dois cartuchos, o conversor e o de mamória RAM?
Sempre fui Sega, desde o Master-System. Comprei o Saturn no dia do lançamento, cheguei no shopping antes da abertura e tive de esperar abrirem uma caixa, pq queria levar Virtua Fighter junto e um controle extra e os vendedores da loja não tinham colocado os dois na prateleira ainda. Com o tempo, veio dor de cabeça, pq os lançamentos eram raros e caros. Acabei desbloqueando para aproveitar os jogos japoneses. Mas era bom demais jogar as maravilhas da Capcom e seus ports praticamente perfeitos do arcade. Só que no fim da vida do console ficou o gostinho amargo, tanto que me afastei dos games. Vendi Saturn (completo, com controles 3D, volante e jogos),Mega Drive 2 (completo, inclusive com 6-botões e activator) e Master (completo com pistola, óculos, adaptador de 4 controles e controle s fio) pra um amigo e só voltei a jogar na época do Wii, justamente na rival Nintendo. Salve, Sega!
Caraca mano, até o volante, que massa!
Que experiência incrível deve ser comprar um console no dia do lançamento, quem sabe eu faça isso num futuro próximo. Meu primeiro console foi um Master System, bons tempos!
Panzer dragon 2 melhor shot que joguei
Essa mágoa ou tristeza é comum em ex usuários da Sega, a empresa conseguiu frustrar o consumidor justamente por tudo isso que vc citou, excessos de periféricos que levavam o cliente a gastar mais, e no fim a variedade de jogos não aparecia, e o que surgia era caro, eles foram malignos com os clientes, quase que numa forma de se sabotar mesmo, puro ego e vaiadade. E com o Dreamcast ainda foi pior, não chore, rss, , pois o console foi descontinuado em menos de 3 anos, jogando dinheiro do jogador fora mesmo. É uma empresa que deveria ser processada e forçada a devolver tudo isso aos clientes, pois eu vejo a Sega como uma empresa estelionataria.
Chegou a jogar Symphony do Saturn?
Ed, houve muita expectativa no Saturn, inclusive aqui no Brasil através da Tectoy, porém depois de um tempo, o público (assim como eu que o tive no lançamento, o segundo modelo na cor preta) se decepcionaram, pois dependendo da sua região, era difícil encontrar games para o console, mas se tratando dos jogos, teve grandes clássicos. Ele era caro e os games nem se fala, sendo assim, tinha a opção de destravamento e era o que a maioria fazia mesmo. Tenho muitas lembranças boas com o console. Destaco Virtua Fighter 2 e outros que pude jogar quando alugava ou então quando uma das locadoras da minha região fechou e o dono me conhecia e fez um preço legal pra eu comprar os que ele tinha lá, só assim pra poder ter uma "humilde coleção". Ótimo video!
Quando foi lançado e tec toy fazia campanhas de venda em condominios, na época aqui era um absurdo chegando a ser vendido quando parcelado na época chegava a 2 mil reais, falava se em 900 reais mas não achava por fim meu pai atravessou a fronteira e comprou para mim, foi uma espera angustiante até a chegada rssss, e não veio com virtua fighter 2 e sim com o virtua fighter 1, no natal foi lançado o virtua fighter 2 compramos no mercado d’avo aqui em SP rssss, era demais o som ( inclusive de ouvir as faixas em aparelhos de som onde iniciava na faixa 2, e viajamos no espaço ouvindo faixas de cds inseridas no console ) em SP a pioneira a ter jogos para alugar era a Pro Games la compravamos CDs novos e usados.
@@domdomenic2875 Sim, chegava nesse preço mesmo e claro, o pacote acompanhava o primeiro Virtua Fighter e depois o Remix!
Agora tá tudo muito zoado, mas eu comprei os dois saturns pretos que tenho aqui em 2013 mais ou menos, paguei 70 reais em cada. Outros tempos.
Incrível época eu só via em revista.
Depois uma locadora aqui perto tinha um e eu e um amigo íamos lá jogar por hora. Era interessante pq ele sempre estava disponível, o PlayStation que era disputado.
A gente jogava o Die Hard. Era uma proposta totalmente diferente, que era um bit and up com câmera fixa em perspectiva, a gente pirava kkkk hoje o jogo Yakuza leva esse estilo
@@volpinibreno Isto é fato, o Saturn fica lá de canto, mas os games nem sempre estavam disponíveis, aqui na minha região tinha que reservar, isto quando devolviam!
Meu tio tinha um Sega Saturn e eu emprestei dele várias vezes, fora que havia uma locadora perto de casa que um amigo meu era fã da Sega. Meu game preferido é "Nights: Into Dreams", tanto é que eu tenho a versão remaster desse game pra PC.
EU TENHO UM SEGA SATURN ORIGINAL (sem destravamento - me arrependi kkk) fabricado pela Tec-Toy em 1997 (semana passada liguei pra mostrar pra minha filha de 13 anos kkk). Curti muito o Saturn...os jogos que mais gostei foram Burning Rangers, Lunacy, Solar Eclipse, X-Men vs Street Fighter, Marvel Superheroes vs Street Fighter, DarkStalkers 3, X-Men...poxa, foram tantos...mas pra mim, o jogo que mais marcou foi a conversão do RADIANT SILVERGUN (acho que só saiu no Japão, né?), que pra mim é *O MELHOR JOGO DE NAVE DE TODOS OS TEMPOS* ! As músicas são épicas, até hoje são inesquecíveis pra mim...ainda bem que consegui comprar o jogo pro XBox, pq no e-bay estavam pedindo 1000 reais pelo disco, há um tempo atrás, e não tenho coragem pra isso (apesar de colecionar todos os meus consoles desde Mega Drive) kkkk.
Obrigado pelo vídeo, agregou bastante pra mim. Forte braço e SUCESSO SEMPRE!!!
Dizem que o Symphony do Saturn é o melhor
O Saturn é um videogame fantástico. Suas conversões de arcade dão até a impressão de serem melhores que os originais! Por muitos anos sonhei em ter um Saturn, até que em 2014, finalmente adquiri o meu! Japonês, grafite dos botões azuis, nunca mais saiu do raque, onde divide espaço com Master, Mega, PS2, Jaguar, SNES, Dreamcast, Atari 5200 e Nintendo 64. Gosto tanto do console e acho sua biblioteca de jogos tão bacana que foi um dos motivos que me levou a fazer curso de Japonês.
Ed, exatamente o que vc falou aconteceu, a Sega do Japão estava cega e destruiu o Saturn ao desprezar as franquias que fizeram sucesso no Mega Drive. Coisa que a Nintendo jamais fez...
Enquanto todos os meus amigos tinham um ps destravado, eu tive um Saturn q ganhei em 97. Eu amava aquele console e ainda tive sorte que tinha uma locadora q ficava perto de casa e eu alugada todo final de semana lá. Joguei Daytona USA, SEGA Rally, SEGA Touring Car, MANX TT Superbikes, Road Rash, Tomb Raider, Resident Evil, Mr Bones, Need for Speed.... tanto jogo bom
Excelente video. E presepadas a parte, o que matou o SATURN para mim, foi justamente a falta do legado do MEGADRIVE...
SATURN não tem NENHUM jogo exclusivo do SONIC.... isso é surreal!
Eles deveriam fazer um SONIC ao nível do MARIO 64.
Me apaixonei pela Sega, assim que comprei um Mega Drive e logo depois, adquiri um Sega CD. Durante a transição de geração, acabei comprando um 3DO, mas pensava em ter 32X, mas veio o Saturn e mudei novamente. O console era bruto e veio com Virtua Fighter, jogo que fazia qualquer um ficar babando.o tempo que fiquei com ele, curti bastante. Possuía bons jogos de luta como Fighting Vipers e outros memoráveis, como Nights. Os anos 90 foram insanos no quesito consoles. Muitos tentaram, mas conseguir, foi difícil.
@@mrgonzalogavira, era solteiro e trabalhava. Tinha que arranjar uma dívida para me sentir gente....kkkk
Sempre gostei mais da Sega do que as outras companhias de games. O Saturn foi um sonho de criança que conquistei adulto. Fiquei muito triste com o fim precoce dele, acho q tinha muito potencial pra mostrar
O Saturn assim como o Dreamcast poderiam ter sido grandes aparelhos (sucesso de vendas), aliás o DC foi afetado pela cagada no Saturn. De cada 10 jogos no PlayStation que me interessam tem 1 do Saturn.
Bem isso, o karma do Saturn matou o Dreamcast.
Concordo com vc, Ed. Definitivamente a dificuldade para desenvolver não foi o vilão do Saturn, mas sim a guerra interna entre as Sega’s do Japão e América… é um absurdo nunca terem sido lançados os jogos que usavam o cartucho de expansão fora do Japão. Além disso o cartucho de otimização 3D que seria lançado com o Virtua Fighter 3 também foi cancelado junto com o jogo… um console incrível que fazia bonito, mesmo nos jogos 3D quando bem desenvolvidos com em Last Bronx, Dead or Alive, Deep Fear e Burnning Rangers, Saturn foi um titã mesmo nunca tendo explorado todo seu potencial…
A Sega era composta de excelentes Engenheiros de Hardware e Executivos Japoneses TOTALMENTE INCOMPETENTES!!!
Não foram só os japoneses, os americanos foram egocêntricos em diversos momentos e se embananaram na troca de geração de 16bit para 32bit por fazer algo sem concordância total da matriz. A Sega cag*u de um lado a outro, não foi exclusividade dos japoneses
Maldita cultura japonesa de tratar superiores como deuses inquestionáveis! 😾😾
Por volta do ano 2001 eu comprei um Saturno branco destravado e chaveado, eu com 16 anos de idade feliz da vida com a aquisição do meu primeiro console de CD.
Comprei ele usado e 2 anos depois troquei ele por um Dreamcast, mas eu trabalhava quase 12 horas por dia num mercadinho aqui na cidade Tiradentes. E eu estudava a noite o ensino médio e não tinha tempo pra jogar.
Tinha apenas uma folga por semana, obrigado Edi te admiro, você é incrível!
Tive o lendário Sega Saturn nos anos 2000. Os jogos eram muito caros, só a locadora naquela época para ajudar.
O controle deste vídeo game era muito top...
A SEGA conseguiu "suicidar-se a si mesma" com a falta de visão para o mercado americano.
Infelizmente eu nunca vi um Saturn na minha frente. Eu joguei Daytona USA, Virtua Fighter, Virtua Cop, House Of The Dead tudo nos arcades, talvez até tivesse comprado um em vez do N64 se eu achasse na minha cidade pra vender, pois sempre fui um fã alucinado da SEGA na época do Master System e do Mega Drive (mesmo não tendo nenhum dos dois).
Acabei comprando um N64 por causa dos amigos que compraram, depois todo mundo migrou pra Playstation e nem sinal do Saturn. Isso explica muita coisa. Uma pena um console tão legal, com uma biblioteca de jogos incrível, não ter nem chance nessa disputa de vendas.
Excelente vídeo, como sempre. Esses vídeos sempre trazem uma nostalgia imensa.
Quando se olha o hardware do Saturn, ele tinha o CPU do mega drive como processador de audio, ja com 512kb dedicado a ele, a mesma RAM do MD, além de um slot em cima, imagino se o projeto original dele previa possibilidade de retro compatibilidade com os jogos mega drive e o sega 32X, ja que o Saturn tinha o CPU de 32X, e emular o Z80 do MD no SH2 não deveria ser cosa de outro mundo...
Salve Ed!
Minha história com o Saturn foi dessa forma.
1996 todos amigos com o PlayStation eu doido pra ganhar o meu, já que não trabalhava, chega meu pai com uma caixa dize do ser um videogame, eu imaginando ser o Play quando abri era o Saturn. Só eu com Saturn no meio da molecada.. Nice !kkkkk
Algum tempo depois vendi e consegui o Play ufa rs
Eu conheci o Saturn na locadora perto de casa e bah! Jogar os jogos clássicos do arcade nele, SF Zero, Darkstalkers, era muita emoção. Lembro que eu pedi pra minha mãe um na época, e fiquei muito contente quando ela disse "vamos ver". Quando ela soube o preço, o olhar dela pra mim foi de partir o coração. Era impossível pra ela. Só fui ter vídeo games depois disso quando comecei a ganhar meu próprio dinheiro. Saturn pra mim sempre foi uma peça fundamental na minha consciência de classe. Abraço Ed.
Interessante sua análise de vida. Até hoje compro videogames por experiência parecida, de querer ter e não poder. Dou mais valor aos.meus videogames do que aos meus carros.
Vc conseguiu um Saturn mais tarde?
@@aperte pois é. Não tem final feliz. Nunca tive um saturn haha. Ficou marcado como algo que eu Não podia ter
'''consciência de classe'' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Consciência de classe rssss pode crer
Mais um ótimo assunto. Não há como negar, o Saturn tinha tudo pra ser um concorrente de peso frente ao play. Sempre sonhei em ter um Saturn e só recentemente pude por minhas mãos em um. Poder jogar street fighter vs x-man; Kof com qualidade muito próxima ao arcade... Nossa, era fantástico. Além de muitas outros. Realmente a sega vacilou feio com esse console.
Parabéns Ed.
Lembro que só tive um Saturn em 2001 depois de trocar o meu Snes por ele numa lojinha de games. Pense que virava madrugadas e mais madrugadas jogando jogos de luta especialmente KOF 96 e 97, percebi de longe que os gráficos do Saturn eram bem mais próximos do arcade e os loadings eram mais rapidos diferente do PlayStation. Amava muuuuuuito esse console e se eu tivesse a oportunidade de ter um novamente com certeza teria.
Castlevania SotN na melhor versão
De longe o melhor canal do youtube! Gostaria de acrescentar que um grande problema que ocorreu foi que o criador do Sonic (Yuji Naka) não conseguiu fazer a migração para um mundo 3D da mesma forma que a Nintendo fez com o Mario 64. A complexidade era tanta que existe um jogo cancelado do Sonic o "Sonic X-treme" e o Sonic R apesar de ser famoso nem de longe repetiu o sucesso de vendas dos jogos do Sonic no Mega Drive.
Isso somado ao abandono completo das franquias que fizeram o Mega Drive ser o que é bem como os games de esporte com certeza sepultaram o Saturn. É bem triste ver que a falta de visão e administração destruiu uma das maiores fabricantes de video games de todos os tempos, e os japoneses com esse mi mi mi para com os americanos não tiveram uma visão macro do negócio e só abriram mais a cova onde a Sega ia se enterrar.
Tive um Saturn com volante e daytona usa, que experiência maravilhosa na época, embora tenha aproveitado muito pouco o saturn ele tem o meu respeito, belo vídeo game.
tive um saturn gostava demais dele , foi nele que zerei meu primeiro resident evil , boas recordações
Olá, eu comprei um Saturn de um amigo em 97 e funciona até hoje, ele deu mais problema no leitor porque o meu era destravado, na época a maioria das pessoas jogava mega drive ou super nintendo, consoles com cd rom era novidade e eu queria um console melhor na época porque ainda jogava turbo game ou em fliperamas...
A maneira como a Sega se embananou com o Saturn é bizarra. O console tinha uma arquitetura super complexa e era um pesadelo desenvolver pra ele, mas quando conseguiam extrair todo o potencial dele os resultados eram incríveis.
Até hoje eu fico impressionado com VF2, nem sei quantas horas perdi jogando aquele jogo no Saturn, e os ports dos jogos de luta da Capcom eram praticamente arcade perfect.
Morro de saudades da minha época com o console, talvez até mais do que minha época com o primeiro Playstation. Obviamente eu acabei jogando muito mais jogo no PS do que no Saturn, o console da Sony teve muito mais suporte que o da Sega, mas sei lá, O Saturn é especial de alguma forma. Vídeo fantástico como sempre cara!
É incrível como a questão dos Egos está em toda e qqer empresa, de um pequeno comércio a uma grande empresa. As pessoas não aceitam o sucesso do outro, ou é o próprio sucesso, ou o fracasso.
Na década de 90 conhecia apenas 2 pessoas que tinha esse console.
Era raríssimo os jogos imagina o vídeo game.
Situação do PlayStation no Japão mudou justamente com a chegada do Final Fantasy VII, até aquela altura, o Saturn ainda era líder de vendas, as vezes eu fico pensando que a SEGA quem deveria ter ido atrás da Square, ou pelo menos ter ido antes, mas acho que ninguém imaginaria, nem mesmo a SEGA que a Square sairia do lado da Nintendo e destruiria ambas, SEGA e Nintendo.
Pelo q eu li, foi a Square q tinha ido atrás da Sony, pois o hardware do ps1 era mais adequado pros seus planos.
.
Ah, se pelo menos o Grandia tivesse sido lançado antes e pro ocidente...
@@augustosantos3302 pelo que li, a SONY foi atrás de todas as desenvolvedoras, entre elas a Square, essa tinha o dev kit do PS1 desde 1995 (pelo menos), enquanto o Ultra 64 ainda estava em desenvolvimento, ela fez testes do jogo tanto no PlayStation quanto no N64, inclusive eles davam feedbacks onde precisavam mudar no N64 pra Nintendo, mas quando eles insistiram em usar cartuchos ao invés de CD, a Square ficou irredutível e anunciou na revista no começo de 1996 que Final Fantasy VII seria exclusivo pro PlayStation, detalhe, que ainda faltavam três jogos da Square pra ficar prontos, entre eles, Super Mario RPG. Quando o Super Mario RPG foi lançado, a Square já tava tretada com a Nintendo e já tinha anunciado Final Fantasy VII como exclusivo pro PlayStation.
@@augustosantos3302 se não me engano tem até vídeo aqui sobre isso, no Poeira Jogos e Bit World.
Eu tenho pra mim que, além de todas as trapalhadas comerciais da Sega (Sega CD, 32x, adiantar o lançamento do Saturn, colocar duas equipes pra desenvolver um hardware pro Dreamcast, etc), o principal motivo da derrocada da empresa foi devido à mentalidade arcaica. Parece que eles sempre focaram mais na produção de jogos arcade, ao passo que a indústria foi caminhando cada vez mais para produções com foco mais narrativo e cinematográfico. Com exceção do Shenmue, a Sega continuou focando em jogos de luta(que são excelentes, por sinal), railshooters como o The House of the Dead, ou mesmo o Crazy Taxi, numa época em que os arcades passaram da vanguarda do mercado à peças de antiquário.
Para Sega devia ser muito complicado pensar de outra forma, o negócio dela sempre foi arcade primeiro e o resto depois, inverter essa ordem devia soar como loucura para eles.
Joguei demais Saturn, os ports de luta da SNK e Capcom eram identicos aos do arcade, até os jogos como Megaman X4 e Resident Evil da Capcom eram muitos melhores do que os de Play1. Bons tempos...
Saturn era um console que eu sempre quis ter desde o lançamento mas não pude. Mas acabei comprando um em 2000 e estou com ele até hoje. Saturn tem jogos excelentes, mas foi sub-utilizado sim. Por exemplo, a coletânea Sega Ages tinhas vários ports de arcades Super Scaler perfeitos como Afterburner, Outrun, Space Harrier, Galaxy Force, mas foram poucos jogos, daria pra Sega lançar todos os arcades dessas placas com perfeição. Jogos de CPS1, 2, Neogeo também eram perfeitos, tirando um ou outro tropeço, por problemas de programação (o console era difícil programar). Dava para ter lançado 10x mais jogos com super qualidade. Uma pena que a própria Sega sabotou o Saturn, se mesmo assim já acho a biblioteca dele muito boa, imagine o que seria se ele fosse sucesso. Mas com o Playstation ali pra concorrer era praticamente impossível! Abraços e valeu pelo vídeo!
Eu gostaria muito que a SEGA voltasse a produzir consoles, depois de tantos anos, tendo feito o devido dever de casa, baseada nas tecnologias da nova geração, ou até trazendo algo superior. Um novo Saturn, ou um novo Dreamcast, que apesar do insucesso tão injusto, foram consoles incríveis.
Foram mesmo! adoro o Sega Saturn e o Maravilhoso Sega Dreamcast!
Ambos consoles com design muito bonito!
Dreamcast super compacto mesmo a fonte sendo interna !
Aquele Saturn com frete acrílica e leds de acesso piscando quando fazia a leitura dos discos era fenomenal !
👏👏👏
E você possui algum console da Sega?
Tive os dois. Ótimos consoles. Tempo bom que não volta mais.
@@tonimrj eu ainda tenho pois eu coleciono mas também jogo !
Tenho um Dreamcast transparente e o dois sega saturn, um skeleton e o outro de botões ovais com leds de Access disc !
sinceramente tanto sega quanto nintendo como desenvolvedoras jogos para todas plataforma sera mais interessante. Quase impossivel imaginar no caso nintendo somente com prejuizo financeiro muito grande.
Lembro que um colega de escola tinha um Saturn, isso já em meados de 1999 pra 2000. Passávamos do final da tarde até umas horas do cair da noite jogando, sobretudo jogos de luta que simplesmente eram lindos nele! The King of Fighters 97, Real Boult Fatal Fury Special, X-Men Vs Street Fighter eram só alguns dos que geravam altas disputas noite a dentro! Realmente, foi um console que flopou bonito na sua época, mas que pra mim, foi absurdamente mal aproveitado por culpa única e exclusiva da própria Sega e sua briga idiota entre América X Japão. Excelente conteúdo, Ed! Vc, como sempre, Topzêro das Galáxias! Valeu!
Coisas que poderiam ter feito o Saturn ter tido melhor venda:
1) pleno diálogo entre as divisões Americanas e Japonesas da SEGA, pra realizar planejamentos melhores.
2) lançar 6 meses depois. O N64 lançou 2 anos depois e, mesmo assim, ficou no páreo. Com 6 meses a mais, daria mais tempo pra optar pelos polígonos triangulares (melhor recebidos do que os quadrangulares do Saturn), melhorar os Kits de Desenvolvimento pra facilitar a programação, não deixar as lojas tão zangadas, etc.
Outra coisa era trazer mais jogos que foram exclusivos do Japão pro ocidente como o Castlevania symphony of the night e os RPG
Eu tinha um Saturn .
Adorava ele .
Me lembro de jogar Marvel super heroes nele , rodava liso sem bugs , entre vários outros títulos de luta .
Ótimo vídeo parabéns .
Ainda hoje, o Saturn é meu console favorito. Muitas conversões (quase) perfeitas de jogos de luta e muitas séries - como Guardian Heroes e Dragon Force - que começaram e morreram nele.
18:00
Sega Saturn deu errado pq não tinha Jogo da Mônica nem Pica Pau, e tenho dito.
Nada a ver, ninguém conhece esses personagens, se eles não são famosos no exterior, quem dirá nos games, então, pra quê jogo baseado em personagem que só BR conhece? Tão pensando que tudo gira em torno do Brasil, é?
A primeira vez que vi um Saturn numa locadora rodando Fatal Fury, KOF e Daytona, fiquei babando no videogame.
Os gráficos eram bem próximos do arcade da época, e era impressionante como os jogos rodavam bem.
Uma pena que o vídeo game não fez o sucesso que merecia!
"Sega Saturn... É do outro mundo!!!"
Lembro do comercial q passava na TV.
Tinha inveja de um colega da escola q tinha o Saturn. Mas com o passar do tempo, eu ainda pegava vários jogos novos na locadora pro Megão e ele tinha poucas opções pro Saturn. Isso pq estávamos no RJ. Ele acabava jogando mais KOF e outros da SNK.
Eu tive o saturn, e era frustrante ver resident evil 2, resident evil 3, tomb raider 2, tomb raider 3 chegando no playstation, e o saturn sendo esquecido... tive o playstation depois e me diverti muito!! O saturn só precisava de tempo pra ser desenvolvido de forma correta (sem pressa) era superior ao playstation, mas difícil de programar jogos pra ele, tanto que até as grandes desenvolvedoras o abandonaram... deu no que deu...
o Saturn já estava abandonado em 1997-1998
Agora você mexeu meu coração! Saturno é minha paixão ❤❤🕹🕹🎮🤩
Excelente vídeo como sempre Ed! Na quinta geração em 1997, quando fui adquirir um novo console, eu ia comprar um Saturn pois eu tinha um mega drive que joguei e gostava bastante. Mas em pesquisas antes de adquirir, vi que o console da Sony estava arrebentando em preço, variedade de jogos e iniciava a saga dos jogos a 10 reais, vindo baixar ainda mais posteriormente. Final das contas, foi que não me arrependo da minha aquisição da época e foi o penúltimo passo da sega no ramo de consoles finalizando no tão injustiçado e excelente Dream Cast. A Sega não aguentou a sucessão de tropeços, ja a Nintendo, também obteve alguns tropeços mas conseguiu sua redenção na última geração.
Eu também sonho com um Saturn até hoje. Conheci o console graças a um primo que sempre tinha os consoles novos, quando vi e pude jogar o Virtua Fighter fiquei embasbacado, aí pude experimentar outras maravilhas como o Darkstalkers, Astal, Virtua Cop e Daytona USA. Cara! Desde então sou apaixonado pelo Sega Saturn e ainda vou ter um.
Cara, tá faltando ainda você contar a polêmica história do BLEEM (Emulador comercial que rendeu dezenas de processos da Sony) e do Bleemcast (Software comercial tornava possivel jogar games de Playstation no Dreamcast!) 😉
kkkkkkkk já ouvi falar nisso ai
Quando a empresa é a culpada de um fracasso de um produto que tinha potencial para ser um sucesso é uma situação vergonhosa para todos e três empresas famosas do ramo estão nesse meio: Atari, Sega e Nintendo todas tem produtos que fizeram sucesso, mas também que fracassaram por culpa delas mesmo.
Bom vídeo como sempre Ed. Para mim a SEGA quis fazer o que a SNK fez alguns anos antes com o Neo-Geo: Fazer um videogame caseiro com placa de arcade.
O erro fatal da SEGA foi ter subestimado a SONY e o desenvovilmento de jogos poligonais renderizados em tempo real, que foi o principal ponto fraco do Saturn e comprmeteu tanto a SEGA que nem o Dreamcast, com hardware avançado para a época e estratégia de marketing impecável conseguiu reverter o estrago causado.
@@ViniciusOliveira-ny4yt os 2 eram muito mais fracos que o Arcade(SEGA), só o Dreamcast que estava pau a pau com a Naomi, mas o foco nessa época já não era mais jogos Arcades nos consoles
@@ViniciusOliveira-ny4yt no VF2 fica parecido, já no Virtua Striker dava B.O para o Saturn, e vamos lembrar que o PSX lançou em 1998 um port da Systen 12 NAMCO
O que é bem irônico, se tiver em vista que internamente, o PS1 tinha uma placa de arcade, por isso tinham vários jogos da Namco e da Capcom nele.
Leonardo Cavalcante
Sim , você disse tudo agora !
Quando ela fez tudo certo no Dreamcast como por exemplo o Hardware poderoso com ports dos arcades em 3D , praticamente perfeito entre ele e a Naomi , acesso a jogos on-line não foram o suficiente para reverter o estrago que ela fez , ao subestimar a Sony lá no passado, a própria Sega sendo pioneira na tecnologia de gráficos poligonais não acreditou no potencial dessa técnica dando prioridade aos gráficos 2D embalada pelos sucessos dos jogos da Capcom como super street fighter 2 e da SNK com seu Fatal Fury que eram jogos muito populares naquela altura do campeonato e resolveu criar o saturn inicialmente pra ser um console 2D visando isso !
Ela só acrescentou os processadores 3D depois que ficou sabendo que o playstation da Sony era voltado para gráficos 3D !
Nesse momento o projeto do saturn que já estava finalizado , teve que dar espaço as pressas pra inclusão de tais processadores 3D !
Foi aí que veio a dificuldade em programar games em 3D !
Só havia no projeto uma Bus pra passar os dados de processamento, mas agora com esses processadores extras "adaptados aos 45 minutos do segundo tempo", acabou se tornando um gargalo para a transferência de dados de tais processadores , sem contar que os Dev kits tinham uma linguagem de programação nada amigável aos olhos dos desenvolvedores de jogos !
Como pôde ela apostar que o 3D vetorial daria certo nos Arcades e no console caseiro não!
Precisou uma desconhecida no ramo dos vídeo games ao avistar um Arcade da própria Sega rodando Virtua fighter, e vê que essa tecnologia seria muito interessante em um console caseiro!
A própria sega foi negligente em não apostar nisso em um primeiro momento, pois ela estava à um passo na frente da Sony , ela sabia mexer com tal tecnologia e deixou a oportunidade escorregar pelas mãos!
Muita gente acha que o Dreamcast não vendeu muito por causa da mídia GD , mas eu acho que mesmo que ele fosse DVD o resultado seria o mesmo, pois a imagem da Sega tava muito desgasta com essas trapalhadas e discórdias de Sega of America VS Sega Japão!
Acho que em relação a mídia de armazenamento no caso da Nintendo com o seu Nintendo 64 teria sim feito muita diferença !
pois o playstation ainda não tinha tanta popularidade no iniciozinho e a Nintendo já era famosa por causa de seus consoles anteriores que venderam muito bem !
fora que a square ainda trabalhava com ela , mas como a Nintendo optou por cartuchos que além de terem menor espaço de armazenamento ainda por cima eram caros , fazendo a maioria das empresas desevolvedoras torcerem o nariz pra escolha da Nintendo , abandonando devez o suporte à plataforma da Nintendo e indo direto pra Sony , pra desenvolver seus jogos para o novo console que era fácil de programar e com custos mais baratos doque os da Nintendo!
Com relação à Sega ainda assim eu acredito que tudo oque ela fez com o DREAMCAST foi perfeito!
quero dizer quase perfeito!
A única coisa que eu não entendi e não gostei até hoje foi , a remoção dos seis botões da face do controle.
o controle 3D do Saturn tinha os seis botões na frente iguais ao do Mega Drive e mais os botões de ombro L e R e o analógico!
Aquele controle do Dreamcast é só bonito mas é ruim pra games de luta !
Eu sempre comento isso , o Mortal kombat mythologies sub zero nunca seria lançado pra Dreamcast pois ele usava praticamente mais botões que tinham no PS e N64 doque no Dreamcast , pois a escolha dos engenheiros da Sega em excluir dois botões inviabilizaram o lançamento desse jogo concerteza pela falta dos botões!
Apesar dessas trapalhadas todas eu gosto muito dessas duas plataformas da Sega :
Saturn e Sega Dreamcast !
Ambos ótimos consoles !
👍
@@ViniciusOliveira-ny4yt mas estamos falando dos jogos 3D feitos na Model 2 e os ports de Saturno
Cara tive esse Saturno branco, infelizmente tinha comprado em parceria com um amigo e já tinha uns 14 jogos, ele de uma boa toshirada em mim, vendeu tudo e demorou anos para me devolver a grana.
Sega saturn é top de linha.
Meu sonho!!
Um relançamento raiz do console!!
Parabéns pelo vídeo!!
Vlw Rafael! 👊
Nunca nem sequer vi um Saturn de perto (ou conheci alguém que o tivesse), mas sempre me lembro dele dos "jornaizinhos" da SEGA, que eram distribuídos para consumidores da Sega/Tec Toy que adquiriam produtos. Devo ter meu cartão do SEGA Club, (e uns 3 destes jornais) até hoje.
O único videogame que tive da marca foi um Mega Drive que, a época eu pensava que poderia se tornar mais poderoso que qualquer um (ou ser transformado em um console de 32 bits) com a aquisição do SEGA CD, mais até do que o Saturn. Hehehe, ledo engano infantil.
Só tive acesso ao Saturn por emulador, mas como meu PC é "fraco" para jogos e os softwares de emulação do Saturn não são lá essas coisas, tive uma experiência de jogo muito precária com os jogos deste console.
Excelente vídeo Ed. Parabéns.
Saturn era um fliperama em casa, só nele conseguia jogar tão bem jogos arcade. Uma pena ter sido tão caro
Um amigo do meu amigo da escola tinha um Playstation e trocou por um Saturn, íamos na casa dele pra jogar Bloody Roar! só lembranças boas! 1998
o melhor canal de jogos atualmente =D
Muito obrigado Mário! 👊
Acho que tudo o que foi dito faz sentido, principalmente a questão da perda de identidade da Sega. Não continuar franquias que fizeram sucesso e aqueles comerciais bizarros do Saturn afastou a clientela.
A Sega era realmente Sega , sonprecebi isso depois de velho kk
Tenho 44 anos, jogo até hoje agora com meu filho de 13 anos e vivi a era de ouro dos videogames . Parabéns pelo canal, o melhor canal sobre o assunto do UA-cam. Que Deus o abençoe. Abç
Tenho otimas recordaçoes do Saturn, principalmente os jogos de luta de arcade q davam um show no playstation 1
O 32x por exemplo,eu não comprei porque eu sabia que o Saturn já estava por aí… O 32x tinha que ser lançado quando o Snes foi lançado em 1990…
O saturn foi um projeto que tinha tudo para dá certo, mas a obsessão da sega fez com o produto não fosse aproveitado, ficando nos bastidores dos games, como o Edi disse no vídeo, se a sega da america tivesse o apoio da sega do japão, com a biblioteca de jogos, talvez da historia fosse outra.
Bem isso, a sega errou (acho eu) no mega cd, 32x e saturn meio que tudo num espaco curto de tempo.. talvez tivesse criado o saturn pouco antes teria tido outra história.. mas virou sombra do ps1
mas o Saturn não vendeu nada justamente nos EUA, já o N64 foi um fracasso no Japão e vendeu bem nos EUA, na minha opinião contou muito o final de geração do Mega(Sega CD e 32X) e Snes(DK2 e DK3...)
O Saturn foi um video game que eu sonhava ter, mas nunca pude. Bela camisa da Dunder Mifflin!
É tanta qualidade na produção que só pela introdução eu já tinha dado o like
Esse é o melhor canal pra se assistir de madrugada kkkk
😁👊 Bem que eu vejo que de vez enquando tem uns picos de views durante as madrugadas kkkk
@@aperte A forma calma em como você se expressa e como consegue cativar a atenção traz um certo clima que combina perfeitamente com a madrugada kkkk. É quase um ASMR
Excelente vídeo! Eu já tive um Saturn, moro em uma cidade do interior e eu era a única pessoa que tinha esse videogame (havia um outro numa locadora pro pessoal jogar). E realmente muitos games do console não vieram pro ocidente como por exemplo Casltevania: Symphony Of The Night.
Brother, faz um vídeo sobre novos jogos para consoles antigos. Coisas que saíram nos últimos anos e tal. Acho que seria uma pauta muito legal. ;))
boa sugestão mano! 👊
Eu tive um Saturn e os jogos que mais gostei foi o Sega Bass Fishing 2 e o Courier Crisis.
Rapaz, vc citou uma parada importante! Se o Saturn tivesse continuações do mega drive
Lindo vídeo - nível da japinha aos 17:26. Arrebentou aí, Ed. Burrice sim da Sega (da qual sou eterno fã) perder tempo com 32X. Abraço a todos e paz!
Quando eu penso na Sega eu sempre penso em INOVAÇÃO, acho que nesse quesito eles estavam a frente, porém errou na estratégia dos negócios.
Tive um Saturn quando foi lançado, comprei o meu no USA, na época lá a diferença era só de 50 dólares, realmente ele tinha jogos de gráficos 2d muito superior ao PlayStation, porém pelo menos no Brasil era muito difícil conseguir jogos para ele, a alternativa eram as saudosas locadoras que também não tinham tantos jogos por causa da oferta e procura.
O vídeo joga a culpa toda do 32X em cima da Sega do Japão sendo que aquela desgraça foi em grande parte por insistência da Sega americana
E ae Capitão, interessante sua interpretação, eu não disse isso no vídeo 😁
saturn foi meu sonho de consumo mais por sorte tive o dreamcast e se tornou meu console favorito
Na época minha mãe comprou por 600 reais e o PlayStation era 800 reais o que salvou foi as locadoras na época e na loja FNAC ainda vendia jogos deles
Isso hoje em dia valeria quanto? 6k o Saturn e 8k o Ps1? Desculpa se tiver falando besteira.
@@carlosandresilva9352 tá não Bro. Pela inflação o salário mínimo no começo do plano Real (19994) era R$70 acho q nessa época quando veio pro Brasil o SS e o PS1 o salário mínimo não chegava a 100 reais. A mãe do amigo meu comprou a quase mil reais, parcelado em sei lá quantas vezes. Isso em 1996/7
Rapaz, tive um amigo que em 1996 o pai dele comprou um por esse preço mesmo, os nossos pais tinham que vender um rim pra comprar um console, e os jogos, nem se fala, os CDs em 1997 eram em torno de 1 salário mínimo, os jogos de n64 eram mais de R$ 100,00. Por mais que os jogos e os consoles sejam caros hoje em dia, nem se compara com os preços do início do plano real.
@Cod pcs eram tempos difíceis cara, meu pai nem passava perto de loja de brinquedo, ele não conseguia comprar um boneco dos cavaleiros do zodiaco, quem dirá um vg, isso pq ele era locutor na rbc e nem ganhava tão mal assim, hj eu consigo dar coisas pro meu filho que eu nem podia sonhar em ter no começo do plano real.
@@iufguitar falou tudo. Naquela época a economia se sustentava a base de parcelas infinitas, se por um lado a inflação controlada abriu as portas para o crédito pessoal por outro ainda sofriamos com o quadro mercadológico muito atrasado, com resultado de poder de compra quase inexistente
Eu tive um Saturn, porém todo jogo que eu queria jogar era exclusivo de Playstation ai não teve jeito, tive que vender pra pegar um console da Sony, mas tenho um imenso carinho pelo Saturn hoje em dia, Dreamcast também foi um baita console, pena que a Sega saiu do mercado de hardware.
Que jogada de mestre desse cara da Sony kkkkk
Se não me engano, esse cara do "299" tinha trabalhado pra sega nos tempos de sega Genesis, e um dos responsáveis pelo markent do console,faz bastante sentido hoje...
@@bigboss8874 Inclusive ele saiu insultado da empresa por ser americano e ter proposto uma série de propagandas na época do Genesis que os japoneses achavam ridículo, mas que fazia sucesso entre adolescentes nos EUA.
Então ele tava com aquele "299" preso na garganta já fazia um tempo
Dragon Force! Esse é um jogaço, é de longe um dos melhores jogos de estratégia que já joguei na minha vida, e foi um dos jogos que mais joguei no Saturn, junto com SSF2 e Darkstalkers.
Momentos antes da desgraça acontecer...
O vídeo inteiro passando as propagandas do melhor mascote de todos os tempos sem falar o nome dele.. kkkkkk e ainda termina com a morte dele na propaganda do dreamcast. épico.
R.I.P Segata Sanshiro!
Tive um Atari, SNES, play 1, N64, Saturn, Dreamcast e play 2. Nessa ordem. E mesmo sabendo das suas limitações se pudesse ter apenas um deles de volta seria o Saturn. Me arrependo muito de ter vendido ele até hoje.
Saturn era um belo console, principalmente fazendo uso do cartucho de expansão de memória. Os jogos de luta davam uma surra no PlayStation em qualidade e tbm tinha a questão do controle de 6 botões. Meus jogos favoritos foram D, enemy zero e Mr bones.
Análise perfeita sobre a trajetória do Saturn!!
Eu ainda tenho o meu e adoro os games dele!!
Foi um dos console que mais curti e só comprei o Playstation anos depois, quando os lançamentos do Saturn começaram a ratear!!
Foi o console onde conheci a franquia tomb Raider e Resident Evil!!
Sem falar nos arcades da Capcom e da SNK em casa!!
Enquanto os Playstations dos amigos rodavam os jogos de cabeça pra baixo, por causa do canhão ótico zuado, meu Saturno rodava jogos tranquilão. Infelizmente a variedades de jogos fez o mesmo perder a guerra dos consoles.
Vlw Elinewton!
Eu tive a versão do Saturn da TEC Toy com Daytona USA e a versão do Saturn Branco da Tec Toy ( mas com a abertura do Saturn da versão japonesa).
Me divertir muito mas senti falta dos títulos de grande sucesso do mega drive dentro da mecânica do Saturn....
Tenho meu Saturno até hj,três controles,cartucho de expansão e STK.Jogo de Street Zero 3 a Road Rash.Melhor jogo Guardian Heroes.
Sega Saturn é o Landau,o Maverick dos games,tem que respeitar👍❤👊
Jogo no emulador clockwork knight, bug!, Mr bones
A SEGA teve o que mereceu! E ainda está tendo!
Lembro de comprar no lançamento por R$ 400,00!
Ótimo conteúdo para o Saturn. Sempre quis saber o porquê não ter tido tanto reconhecimento por um período maior, pois na metade dos anos 90 era tido, pelo menos na minha região, como o mais poderoso. Ainda mais porque ninguém conhecia o Playstation.
Os ports dos arcades era o que mais chamava a atenção. Era o que tinha de mais próximo em um console, claro, tirando o Neo Geo que teria que vender um rim para ter um.
Por conta do histórico do Mega Drive, todo mundo gostaria de ter um console da sega da próxima geração. Sem falar nos gameplays que víamos nas locadoras, ficávamos impressionados.
Para fechar as histórias dos consoles lendários que tínhamos no imaginário na metade dos anos 90 ( 3DO, Jaguar, Saturn...), falta falar sobre o Sega Cd, Mega Cd ou 32X. Até hoje não sei bem a diferença de ambos e se era um console de fato ou uma expansão.
Vlw pela presença And!
dreamcast tbm foi maravilhoso, um hardware muito superior ao PS2 mas tbm nao vingou. Uma pena... era maravilhoso ouvir Ceeeeegaaaa... kkkk
Eu tive um Saturn! Compramos no lançamento, na loja da Tec-Toy ( ficava na Lapa/ SP ).
O 32x foi um estelionato. Fiquei mais de 10 anos afastado dos videogames pela decepção (e prejuízo) causados pela compra dessa coisa.
Kkkkkkkkk
Sempre show seus vídeos meu irmão,,sou de Araras SP bombeiro militar trabalho em limeira SP,eu a cambada veio tá sempre ligada no seu canal tem um pmb virou colecionador kkk vai vendo como vc influencia , parabéns meu amigo sempre no qap dos vídeos Deus abençoe,paz🙏👍
Bons tempos quando o dólar era 1 por 1, comprei meu Playstation por 300 pilas... Hoje o cara precisa dar um pulmão e um rim pra conseguir um videogame da nova geração.
Cara eu lembro que quando o Saturn saiu ele custava mais caro do que um ps5 custa hoje, até porque em 95 o salário era de 100 reais
Não só a nova geração. Olha o preço de 3do inteiro na caixa hoje em dia por exemplo...
Eu mesmo ja vi SNES por 6 mil reais em grupos de leilão. Videogame ainda é um hobby caro, infelizmente.
300 pila e o salário mínimo era 100 conto kjkk videogame sempre foi caro no brasil
Eu comecei com o super mega drive 3 e depois passei direto para o PlayStation 1 . Mas nunca é demais conhecer as histórias dos vídeo games. Gosto bastante das histórias do mundo dos games.
A SEGA lançou um monte de aparelhos nos anos 90. Portáteis, addon's pro Mega Drive etc... Não segurava o dinheiro em caixa, pra realmente entrar de vez em um projeto que fosse ser o carro chefe da empresa em uma futura geração. Antes da chegada do Saturn e do Dreamcast, muita ''parafernália'' foi lançada. Na guerra entre SEGA e Nintendo, a Nintendo bateu de frente só com o SNES e o Game Boy (fez cagada com aquele aparelho 3D mas também não insistiu mais em nenhum outro produto, fora o SNES e o Game Boy, até o lançamento do N64) enquanto a SEGA lançou uns 3 categorias de portáteis que foram um fiasco, SEGA CD, 32X etc... gastou alguns milhões em produtos que não venderam tão bem. Ai chega a Sony com o Playstation, que se manteve na liderança sem lançar nenhum outro tipo de dispositivo, engordando os cofres da SONY. A SONY fez fortuna no ramo dos games, sem lançar nenhum outro periférico, até 2004 com a chegada do PSP. Antes disso a empresa (SONY) lançou o PS1 e o PS2 e PONTO!!! A ruina da SEGA no ramo de hardware, foi ter gasto grana com um monte de parafernália.
Mano, esse ponto de vista acho que dá um vídeo massa.
@@aperte POXA VIDA!! Vou ficar muito feliz em contribuir sem querer, em um futuro tema que possa virar vídeo. :D
Quando agente pensa que a coisa não vai ficar pior e aí que piora kkk outra que está na berlinda e a Nitendo