Parabéns pela postagem, pier foi um grande professor e pessoa, eu tenho a honra de falar que virei um leitor graças a pierluigi piazzi, que ele descanse em paz junto de seus ídolos, clark e asimov
Que satisfação ver esse vídeo, grande nostalgia. É graças a este senhor que eu aprendi a programar com menos de 10 anos de idade e hoje trabalho com informática. Sou discípulo dele com muito orgulho.
Graças ao Professor Pierlugi Piazzi, pude iniciar minha carreira de programador. Seus livros da Editora Aleph fizeram parte da minha vida quando era criança.
Meu primeiro computador pessoal, adquirido em 1989 foi um gradiente MSX. E nem datacorder eu tinha, muito menos drive de disco. Foi ali que, além de jogos (meu preferido era o Elite) eu aprendi rudimentos de programação com o BASIC. Saudades. Obrigado pela postagem.
Só lembranças, sempre bate a vontade de voltar nesta época, é *excelente* ter esses programas de antigamente aqui postados no UA-cam. Ficar só nas nossas memórias não é muito bom não, tem que deixar bem registrados!
Realmente este vídeo é uma raridade. Sou um admirador do Prof. Pier, e ele sempre foi um ícone no que se dedicou. Ele sempre defendeu suas ideias pela correta forma de educação, e por isso o tenho em meu maior respeito. Que Deus tenha em bom lugar o Prof. Pier!
Ainda tenho esse outros VHS originais da MPO com o grande Pierluigi Piazzi. Ótimos tempos. Me lembrei tambéms das publicações da Micro Sistemas. Muitas saudades.
Muito obrigado por postar essa série ! Sou nascido em 1985, ou seja não peguei essa época, mas fui gostar muito desses computadores dos anos 80 depois de velho kkkk Abraços
Eu tive um MSX.....Não um Expert, mas um Hotbit......programava em Basic e dbase II........As palestras do Prof. Pier sobre inteligência são imperdíveis.......
MSX, era ótimo, fiz ate programas em Dbase para usar no banco, para poder imprimir os extratos de FGTS, pois tinha que fazer os calculos para os fundistas!!!
Tive um deste, antes tive um CP400 color. Aprendi programaçao Basic e criei muitos programas e por último um game. Tudo se perdeu no tempo. ficam as lembranças e a satisfação de ter participado do começo da história dos PCS.
MSX HotBit da Sharp e o MSX Expert da Gradiente foram meus sonhos de consumo na minha infancia e tambem uma das minhas maiores frustracoes. Infelizmente nunca tive nenhum. Lembro que apesar de nao ter tido nenhum, mesmo assim gastava todo o dinheiro que conseguia comprando livros de programacao para BASIC de ROM. Inclusive tenho ate hoje o livro mostrado nas imagens (100 Dicas para MSX da editora Aleph). Lembro que eu estudava e escrevia meus programas em um caderno. Depois de muita digitacao, tive a oportunidade de testar alguns dos meus programas no MSX de alguem e funcionavam! Apenas em 1991 tive o meu primeiro contato com um XT e de la em diante sempre trabalhei com computadores. Em 1996 finalmente montei meu primeiro PC, um 486 DX 100Mhz! Hoje em dia posso ter o computador que quero, mas a senscao que tenho nao eh a mesma e ainda prefiro a nostalgia do meado dos anos 80.
Minha experiencia com computadores foi quase igual a sua, conheci o MSX Expert da Gradiente atraves de um tio, logo depois ele faleceu e o computador ficou guardado escondido por muitos anos, e eu sempre enchendo o saco da minha tia pra deixar eu ver e escrevendo programas Basic num caderno. Uns 10 anos depois ela finalmente me emprestou o computador por uns meses e eu testei os programas e funcionou tudo tb! Devolvi o computador pra ela e em 1997 ganhei meu primeiro micro, um Pentium 100 Mhz. Essa semana resolvi fazer uma limpa numas caixas velhas na garagem e o que eu achei? O caderno com os programinhas Basic! Hoje em dia eu tenho um MSX Expert, MSX Hotbit e um MSX2+ da Panasonic, junto com perifericos, drives, controles, mouse, fitas, cartuchos, diskettes, etc. tb adquiri o Commodore 64 que e' mais ou menos da mesma epoca, oh tempo bom!
@@jorgeandrade20 Que legal, Jorge! Que tempo bom mesmo! Imagino a sua emocao quando a sua tia finalmente te emprestou por alguns meses! Poder ver os programas rodando pela primeira vez tambem deve ter sido muito legal. Hoje em dia eu so tenho um Commodore VIC-20, mas ainda quero comprar um MSX japones (SONY HITBIT F1XD MSX2), um dos modelos mais bonitos na minha opiniao. Tambem gostaria de ter um Commodore AMIGA 1200. Eu havia respondido anteriormente o seu comentario, mas inclui um link para um blog, mas percebi que meu comentario nao apareceu. Eu tive um CP200S de uma empresa brasileira chamada Prologica. Ganhei de uma senhora amiga da minha mae que fazia limpeza na casa de uma familia rica, ela achou no lixo na caixa original com todos os acessorios e manuais, mas o micro processador Zilog Z-80 estava queimado. Na epoca alguns tecnicos em eletronica me disseram que nao valeria a pena consertar pois custaria quase o mesmo valor que se comprasse um novo. Entao nunca consertei. Hoje em dia consigo o componente bem baratinho. :)
Achando esse vídeo do nada em 2022. Já tinha assistido tem alguns anos. “Um monitor de video é como um televisor com a desvantagem de que não pode captar canais comerciais, se é que isso é uma desvantagem.” - Prof. Piazzi. Se visse o que temos nas TV hoje em dia... Descanse em paz professor!
O que me intriga neste vídeo é que ao explicar as conexões na TV em 12:21 o televisor é um CCE e não um Gradiente. Qual motivo na época? A Gradiente não tinha um modelo (colorido ou TV) mais aderente ao MSX?
Apesar de não ter o MSX, mas o TK 90X nessa época (fim da década de 80 para os 90), tinha amigos que tinha esse padrão (Hotbit da Sharp e o Expert), sempre procurava me interar desse sistema, eu sempre lia suas matérias ou programas publicados na Micro Sistemas. Descanse em Paz, Professor!
MSX foi meu primeiro microcomputador, me trouxe muitas coisas boas e também era numa época onde as pessoas, no geral, eram mais maduras e tinham mais prazer em adquirir conhecimento (algumas com o costume autodidata) e praticá-los!
Muito legal!!! Me fez voltar no tempo :) Uma curiosidade: será que o Prof. Pierluigi Piazzi imaginou que hoje teriamos a nuvem, flash memory e computadores super portáteis (celulares) quando ele fez este vídeo ?
Na época eles exploravam bastante a ligação dos computadores com a educação. Mas assim como o ZX Spectrum, o que o mercado queria era uma máquina de jogos.
Eu sempre li os manuais de qualquer produto que comprei, porem nos dias de hoje quando vem informações do produto é folheto com micro letras. Mesmo assim leio.
eu tinha uns 3 disquettes com alguns jogos que rodavam com um autoexec, queria muito pelo menos ver uma foto do menu de escolha dos jogos, so lembro que tinha meio que uma moldura bem trabalhada e a lista de jogos, tinha algo escrito acima eu acho, talvez a empresa que fez esse autoexec, acredito que era brasileira, alguem da uma luz?
É bom lembrar que o IBM PC veio antes. O MSX e o PC XT foram contemporâneos, e além deles houveram MUITOS outros computadores pessoais. Aqui no Brasil é que veio tudo atrasado. Mas o MSX, por ser um padrão e não uma marca, era produzido aqui mesmo, e por isso chegou antes.
Putz...nem me lembre. Um amgio meu teve um amiga. O pessoal praticamente se estapeava para ir à casa dele, assistir alguns programas de animação gráfica que eram considerados maravilhas tecnológicas à época.
Sim, eu tenho 12 aqui, desde Expert até Turbo R GT e One Chip MSX ;-). Tem grupos de usuários e tudo mais, hardware sendo lançado, encontros, software novos... Procure por MSX Rio, MSX Jaú, MSX Projetos, Tecnobytes e a central mundial de noticias msx.org
Marcelo Eiras Eu me recordo da evolução do uso do MEGARAM para se ter jogos melhores na época. Nada irá me impressionar mais do que o MSX que eu vi pela primeira vez no ano de 1985. Nunca vou esquecer do dia em que cheguei da escola no ano de 1985, e vi o jogo GOONIES.
AH NÃO, AH NÃO CÊ TÁ DE BRINCADEIRA MEXO COM INFORMÁTICAS COM TECNOLOGIA S MUITO MAS A MUITO TEMPO, MAS ESSA HISTÓRIA DA RÁDIO FM FOI A MELHOR DE TODAS PRA MIM NUNCA TINHA OUVIDO EM LUGAR NENHUM E OLHA QUE EU JÁ VI MUITAS HISTÓRIAS SOBRE COMPUTADOR E INFORMÁTICA HEM, NINGUÉM NUNCA VAI SABER TUDO AO MESMO TEMPO E A INFORMÁTICA E A TECNOLOGIA SÃO MUNDOS SUL REAIS, INFINITAMENTE DESCONHECIDOS A CADA DIA QUE PASSA SABEMOS MAIS E MAIS COISAS CURIOSAS SOBRE ESTAS QUESTÕES
Na verdade o LaserDisc (ou Discovison) que eram uma espécie de CD do tamanho de um disco LP são de 1979, mas só começaram a ficar popular lá fora no início dos anos 80. Existem jogos em LaserDisk para MSX de 1984. Como pode ver no vídeo abaixo. ua-cam.com/video/vMFxfQS8_eU/v-deo.html
@@mceiras É muito daora saber disso. Ouvi dizer uma vez que o LaserDisk não tinha tanto espaço quanto a fita, então você tinha que virar ele (com o maior cuidado pra não riscar) pra terminar de ver um filme.
Muito bom o vídeo. Eu que não peguei essa época do MSX, sempre me interessei em saber mais sobre ele. Também fico imaginando: Será que esse professor imaginou que um dia o vídeo estaria sendo reproduzido mundialmente pelos computadores?
Era MSX Basic (MS Basic)? Hmm...pode ser...Mas lembro de programar em quickbasic...Talvez qbasic fosse para o antigo XT...Acho que ainda devo ter um programinha que fiz para o MSX que na época tinha de redigir em um caderno todas as linhas ahahaua. Acho que esse caderno ainda deve existir guardado em algum lugar. Será que ainda se encontra MSX por aí ?
Sim, o MSX tinha o MSX Basic, assim como o MSX DOS e o PC tinha o GW-Basic e o QuickBasic (Qbasic), lembro de um jogo muito maneiro chamado Gorilla.bas
Eu nao sei qual a sua idade, mas as pessoas gravavam as musicas das radio em fitas cassete- na decada de 80-hoje nos baixamos arquivos mp3 da Internet. A radio usp transmitia o programa de computador pela radio- que etam ruidos muito estranhos e desagradaveis- e o usuario gravava com a fita cassete do radio-gravador. Depois ele pegava a fita cassete e tocava no gravador ligado no computador
Antigamente, ler manual era praticamente obrigatório... hoje não é mais necessário! E os MSXs eram superiores aos PC-XT, em termos de jogos... de resto não tinha aquela mesma disponibilidade dos PCs... Tinha uma puta vontade de jogar jogos de MSX, isso na época que vi rodar em fita cassete... kkk.
Depois da abertura da reserva de mercado de informática no Brasil, esses computadores que já eram ultrapassados quando esse vídeo foi feito, sumiram de vez.
@@TonHet1 Em 1992, o padrão IBM PC, com MS-DOS e Windows 3.0, já dominava quase todo o mercado mundial de computadores. O único padrão diferente que restava eram os Macs da Apple
Parabéns pela postagem, pier foi um grande professor e pessoa, eu tenho a honra de falar que virei um leitor graças a pierluigi piazzi, que ele descanse em paz junto de seus ídolos, clark e asimov
Prq vc virou um leitor por causa dele ?
@@jonnysantos55 Assista as palestras dele que tem no youtube e voce vai descobrir.
@@everttondecastro passa seu número aí para vc me dizer..
Eu também e começei pelo livros do Arthur Clarke
@@Savio-kr5je qual o nome do livro ?
Que satisfação ver esse vídeo, grande nostalgia. É graças a este senhor que eu aprendi a programar com menos de 10 anos de idade e hoje trabalho com informática. Sou discípulo dele com muito orgulho.
Gostei da sonzeira do PSG na abertura. Tivemos a sorte de ter o prof.Pierluigi como um dos principais educadores do MSX no Brasil.
Gênio não fica obsoleto! Continuo fã dele 50 anos depois de ter assistido suas aulas!
Não conheço pessoa mais didática que o eterno Prof Pier.👏👏👏🙋♂️
Graças ao Professor Pierlugi Piazzi, pude iniciar minha carreira de programador. Seus livros da Editora Aleph fizeram parte da minha vida quando era criança.
Meu primeiro computador pessoal, adquirido em 1989 foi um gradiente MSX. E nem datacorder eu tinha, muito menos drive de disco. Foi ali que, além de jogos (meu preferido era o Elite) eu aprendi rudimentos de programação com o BASIC. Saudades. Obrigado pela postagem.
Tive a honra de ter tido aula de Física com o Professor Pier no Anglo Tamandaré em SP.
9:00 Primeiro Uboxing da história do Brasil!
Eu ainda tenho um MSX.
O prof Piazzi é um GENIO !!!
Demetrius Rodrigues verdade
Esse cara era fera, participou do QI Mensa internacional, excelente professor em várias áreas, engenheiro, etc. Faleceu em 2015 RIP.
Só lembranças, sempre bate a vontade de voltar nesta época, é *excelente* ter esses programas de antigamente aqui postados no UA-cam. Ficar só nas nossas memórias não é muito bom não, tem que deixar bem registrados!
Realmente este vídeo é uma raridade. Sou um admirador do Prof. Pier, e ele sempre foi um ícone no que se dedicou. Ele sempre defendeu suas ideias pela correta forma de educação, e por isso o tenho em meu maior respeito.
Que Deus tenha em bom lugar o Prof. Pier!
A didática é IMPECÁVEL!
Meu tb....não podia comprar na época nem mesmo os TKs da vida, então, na oportunidade que tive ao sair o MSX comprei.
em 2022 revivendo bons tempos do MSX e Pierluigi grande mestre.
Ainda tenho esse outros VHS originais da MPO com o grande Pierluigi Piazzi. Ótimos tempos. Me lembrei tambéms das publicações da Micro Sistemas. Muitas saudades.
Muito obrigado por postar essa série ! Sou nascido em 1985, ou seja não peguei essa época, mas fui gostar muito desses computadores dos anos 80 depois de velho kkkk Abraços
Eu tinha um.
Vim aqui matar minha curiosidade por computadores antigos, mas saio abismado com tanta inteligência desse apresentador. O cara era um monstro!
O manual do Expert era muito bem escrito e me ensinou muito sobre progamação de computadores.
Incrível a explicação sobre padrões!
Eu tive um MSX.....Não um Expert, mas um Hotbit......programava em Basic e dbase II........As palestras do Prof. Pier sobre inteligência são imperdíveis.......
hehe...show de bola..bons tempo do MSXsauro onde fazia programas em QBasic por fita K7 de meu gravador tijolão.
Amigo isso é uma raridade dos vídeos, parabéns pela postagem!
Também tive aula de Física no Anglo com o Pier (1980)!
Fantástico! Faz muita falta hoje!
Saudoso professor!!
Lembrei do meu antigo hotbit. Programação em basic...
Tinha esse vhs tb. Parabéns pelo post.
Saudades, meu primeiro pc foi um MSX, me divertia muito escrevendo programas em linguagem BASIC.
Maneiro. Queria ter vivido esse tempo. Meu primeiro contato com computador foi num 486, depois Pentium e então adquiri um K6-2
MSX, era ótimo, fiz ate programas em Dbase para usar no banco, para poder imprimir os extratos de FGTS, pois tinha que fazer os calculos para os fundistas!!!
Tive um deste, antes tive um CP400 color. Aprendi programaçao Basic e criei muitos programas e por último um game. Tudo se perdeu no tempo. ficam as lembranças e a satisfação de ter participado do começo da história dos PCS.
MSX HotBit da Sharp e o MSX Expert da Gradiente foram meus sonhos de consumo na minha infancia e tambem uma das minhas maiores frustracoes. Infelizmente nunca tive nenhum. Lembro que apesar de nao ter tido nenhum, mesmo assim gastava todo o dinheiro que conseguia comprando livros de programacao para BASIC de ROM. Inclusive tenho ate hoje o livro mostrado nas imagens (100 Dicas para MSX da editora Aleph). Lembro que eu estudava e escrevia meus programas em um caderno. Depois de muita digitacao, tive a oportunidade de testar alguns dos meus programas no MSX de alguem e funcionavam! Apenas em 1991 tive o meu primeiro contato com um XT e de la em diante sempre trabalhei com computadores. Em 1996 finalmente montei meu primeiro PC, um 486 DX 100Mhz! Hoje em dia posso ter o computador que quero, mas a senscao que tenho nao eh a mesma e ainda prefiro a nostalgia do meado dos anos 80.
Minha experiencia com computadores foi quase igual a sua, conheci o MSX Expert da Gradiente atraves de um tio, logo depois ele faleceu e o computador ficou guardado escondido por muitos anos, e eu sempre enchendo o saco da minha tia pra deixar eu ver e escrevendo programas Basic num caderno. Uns 10 anos depois ela finalmente me emprestou o computador por uns meses e eu testei os programas e funcionou tudo tb! Devolvi o computador pra ela e em 1997 ganhei meu primeiro micro, um Pentium 100 Mhz. Essa semana resolvi fazer uma limpa numas caixas velhas na garagem e o que eu achei? O caderno com os programinhas Basic! Hoje em dia eu tenho um MSX Expert, MSX Hotbit e um MSX2+ da Panasonic, junto com perifericos, drives, controles, mouse, fitas, cartuchos, diskettes, etc. tb adquiri o Commodore 64 que e' mais ou menos da mesma epoca, oh tempo bom!
@@jorgeandrade20 Que legal, Jorge! Que tempo bom mesmo! Imagino a sua emocao quando a sua tia finalmente te emprestou por alguns meses! Poder ver os programas rodando pela primeira vez tambem deve ter sido muito legal. Hoje em dia eu so tenho um Commodore VIC-20, mas ainda quero comprar um MSX japones (SONY HITBIT F1XD MSX2), um dos modelos mais bonitos na minha opiniao. Tambem gostaria de ter um Commodore AMIGA 1200. Eu havia respondido anteriormente o seu comentario, mas inclui um link para um blog, mas percebi que meu comentario nao apareceu. Eu tive um CP200S de uma empresa brasileira chamada Prologica. Ganhei de uma senhora amiga da minha mae que fazia limpeza na casa de uma familia rica, ela achou no lixo na caixa original com todos os acessorios e manuais, mas o micro processador Zilog Z-80 estava queimado. Na epoca alguns tecnicos em eletronica me disseram que nao valeria a pena consertar pois custaria quase o mesmo valor que se comprasse um novo. Entao nunca consertei. Hoje em dia consigo o componente bem baratinho. :)
Bons tempos, que não voltarão nunca mais. Excelente vídeo, nostalgia...
Achando esse vídeo do nada em 2022. Já tinha assistido tem alguns anos. “Um monitor de video é como um televisor com a desvantagem de que não pode captar canais comerciais, se é que isso é uma desvantagem.” - Prof. Piazzi. Se visse o que temos nas TV hoje em dia... Descanse em paz professor!
Já vi vários unbox de vários produtos, mas este do Prof. Pier é impagável.
Eu sou de 85. Por pouco não pego essa época.
Gostaria muito de ter sido um desses jovens que se iniciaram em informática fuçando em um MSX :/
Cara, eu sou muito agradecido por viver isso... Sou de 83 e vivi a infância da melhor época... Pura, mas cheia de descobertas e novidades.
Grande Professor Pier!
Que vídeo aula maravilhosa! Não fui da época desse computador mas presenciei muitas tecnologias semelhantes.
O que me intriga neste vídeo é que ao explicar as conexões na TV em 12:21 o televisor é um CCE e não um Gradiente. Qual motivo na época? A Gradiente não tinha um modelo (colorido ou TV) mais aderente ao MSX?
Apesar de não ter o MSX, mas o TK 90X nessa época (fim da década de 80 para os 90), tinha amigos que tinha esse padrão (Hotbit da Sharp e o Expert), sempre procurava me interar desse sistema, eu sempre lia suas matérias ou programas publicados na Micro Sistemas. Descanse em Paz, Professor!
MSX foi meu primeiro microcomputador, me trouxe muitas coisas boas e também era numa época onde as pessoas, no geral, eram mais maduras e tinham mais prazer em adquirir conhecimento (algumas com o costume autodidata) e praticá-los!
Túnel do Tempo!
Muito legal!
Marcelo, acompanhei vc na sua página e agora com essa pérolas. Muito bom!!
Nossa! Queria ter conhecido este professor... Pena que já é falecido.
Realmente BOM
"Qualquer pessoa com o QI ligeiramente superior ao de uma alcachofra..." Adorei!
eu ganhei um desse de meu pai.
ótima aula, didática, sem frescuraiadas e direta....
Muito obrigado Marcelo, muito top!
FANTÁSTICO!! NUNCA TINHA VISTO. Valew por postar!
Muito legal!!!
Me fez voltar no tempo :) Uma curiosidade: será que o Prof. Pierluigi Piazzi imaginou que hoje teriamos a nuvem, flash memory e computadores super portáteis (celulares) quando ele fez este vídeo ?
Show de bola esse video ! Pra saudosista como eu da epoca do MSX ! Parabens
muito legal msx🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩😍😍🥰🥰
Umbox MSX Gradiente Expert 1988. Caramba!!!! Alguém tem o resto da série? Posta aqui no UA-cam!
Tá aí no mesmo canal
E não esqueça de conhecer a retrocomputaria e os encontros de retro computadores.
Sete anos após, eu venho confirmar que retrocomputaria é fantástico.
fantástico
Na época eles exploravam bastante a ligação dos computadores com a educação. Mas assim como o ZX Spectrum, o que o mercado queria era uma máquina de jogos.
Saudades dos meus dois MSC Gradiente que tive.
Cadê as outras partes?
Eu tinha!!!! Era viciado em Knightmare e Zanac! Tempo bom...
Eu sempre li os manuais de qualquer produto que comprei, porem nos dias de hoje quando vem informações do produto é folheto com micro letras. Mesmo assim leio.
Acredito que entre 86 e 87
eu tinha uns 3 disquettes com alguns jogos que rodavam com um autoexec, queria muito pelo menos ver uma foto do menu de escolha dos jogos, so lembro que tinha meio que uma moldura bem trabalhada e a lista de jogos, tinha algo escrito acima eu acho, talvez a empresa que fez esse autoexec, acredito que era brasileira, alguem da uma luz?
Alguém sabe informar em que ano os computadores com interface gráfica chegaram ao Brasil
Nostalgia maravilhosa. Esse valeu a pena!
Legal, sou dessa epoca.. o MSX era uma super máquina.
Bem mais poderosa dos que os próximos PC(s) XTs.. da época..
uma máquina a sua frente.
Saudades do grande professor. Anglo Tamandaré 2006
A voz do professor Pier era bem diferente quando jovem. A musiquinha da introdução me lembrou o joguinho do Sonic. Bons tempos
É bom lembrar que o IBM PC veio antes. O MSX e o PC XT foram contemporâneos, e além deles houveram MUITOS outros computadores pessoais. Aqui no Brasil é que veio tudo atrasado. Mas o MSX, por ser um padrão e não uma marca, era produzido aqui mesmo, e por isso chegou antes.
O meu primeiro computador foi um tk2000 o segundo foi um MSX...Eu tinha esse livrinhos que o Prof. Pierluigi Piazzi mostra no vídeo.
Olá Marcelo, sabe de que ano é esta gravação? Grato.
Grato.
Foi gravado em agosto de 1988.
Putz...nem me lembre. Um amgio meu teve um amiga. O pessoal praticamente se estapeava para ir à casa dele, assistir alguns programas de animação gráfica que eram considerados maravilhas tecnológicas à época.
TV Nostalgia Eu tinha um no ano de 1991. E quando eu vi a abertura do jogo "BLOOD MONEY", eu pirei quando vi e joguei.
Saudade!
Que legal!!!!!
Esse foi o meu primeiro computador... esse vídeo é lindo.
11:14 a 11: 22. Acho que ele falou dos programas de auditório da época. rsrs. Estamos em 2015 e não mudou nada.
ele falou dos canais de televisão rsrsrs.
Sim, eu tenho 12 aqui, desde Expert até Turbo R GT e One Chip MSX ;-). Tem grupos de usuários e tudo mais, hardware sendo lançado, encontros, software novos... Procure por MSX Rio, MSX Jaú, MSX Projetos, Tecnobytes e a central mundial de noticias msx.org
Marcelo Eiras Eu me recordo da evolução do uso do MEGARAM para se ter jogos melhores na época. Nada irá me impressionar mais do que o MSX que eu vi pela primeira vez no ano de 1985. Nunca vou esquecer do dia em que cheguei da escola no ano de 1985, e vi o jogo GOONIES.
Quando foi gravado este vídeo? Alguém sabe? Obrigada!
1988
AH NÃO, AH NÃO CÊ TÁ DE BRINCADEIRA MEXO COM INFORMÁTICAS COM TECNOLOGIA S MUITO MAS A MUITO TEMPO, MAS ESSA HISTÓRIA DA RÁDIO FM FOI A MELHOR DE TODAS PRA MIM NUNCA TINHA OUVIDO EM LUGAR NENHUM E OLHA QUE EU JÁ VI MUITAS HISTÓRIAS SOBRE COMPUTADOR E INFORMÁTICA HEM, NINGUÉM NUNCA VAI SABER TUDO AO MESMO TEMPO E A INFORMÁTICA E A TECNOLOGIA SÃO MUNDOS SUL REAIS, INFINITAMENTE DESCONHECIDOS A CADA DIA QUE PASSA SABEMOS MAIS E MAIS COISAS CURIOSAS SOBRE ESTAS QUESTÕES
na época ele era luxo hoje em dia agente acha até no lixo há tempo pra tudo mesmo nessa vida.
kkkk já nessa época chamava-se o gabinete de CPU... mas blz.... aula muito top
É interessante a diferença para os dia de hoje. Era considerado microcomputador, o vídeo disco (que veio antes mesmo do CD) ainda era novidade.
Na verdade o LaserDisc (ou Discovison) que eram uma espécie de CD do tamanho de um disco LP são de 1979, mas só começaram a ficar popular lá fora no início dos anos 80. Existem jogos em LaserDisk para MSX de 1984. Como pode ver no vídeo abaixo.
ua-cam.com/video/vMFxfQS8_eU/v-deo.html
@@mceiras É muito daora saber disso. Ouvi dizer uma vez que o LaserDisk não tinha tanto espaço quanto a fita, então você tinha que virar ele (com o maior cuidado pra não riscar) pra terminar de ver um filme.
@@pedrolemos3258 Sim, todos os LD tinham 2 lados. Cada lado cabiam aproximadamente 60 minutos de filme.
Sim. Só que era MSX Basic. O qbasic asim como o quick basic eram para DOS de IBM PC. ;-)
Muito bom o vídeo. Eu que não peguei essa época do MSX, sempre me interessei em saber mais sobre ele.
Também fico imaginando: Será que esse professor imaginou que um dia o vídeo estaria sendo reproduzido mundialmente pelos computadores?
Rafael, gosto muito destas perguntas e fico esperando alguém responder.
@@carlosma1612 Ele faleceu em 2015, o UA-cam foi fundado em 2004, acho que ele sabia sim!
Pier, assim o chamávamos.
2004. Aulas de física.
Anglo Vestibulares.
Genial.
"Qualquer pessoa com Q.I. ligeiramente superior ao de uma alcachofra é capaz de trocar uma lâmpada".
Huahuahuahua... elri!
Era MSX Basic (MS Basic)? Hmm...pode ser...Mas lembro de programar em quickbasic...Talvez qbasic fosse para o antigo XT...Acho que ainda devo ter um programinha que fiz para o MSX que na época tinha de redigir em um caderno todas as linhas ahahaua. Acho que esse caderno ainda deve existir guardado em algum lugar.
Será que ainda se encontra MSX por aí ?
Sim, o MSX tinha o MSX Basic, assim como o MSX DOS e o PC tinha o GW-Basic e o QuickBasic (Qbasic), lembro de um jogo muito maneiro chamado Gorilla.bas
@@jorgeandrade20 Nossa. Lembro desse joguinho. Dois gorilas em cima de uns prédios jogando bananas uns nos outros.🤣🤣🤣🤣
show
Alguém me explica como é possível 14:10???
Eu nao sei qual a sua idade, mas as pessoas gravavam as musicas das radio em fitas cassete- na decada de 80-hoje nos baixamos arquivos mp3 da Internet.
A radio usp transmitia o programa de computador pela radio- que etam ruidos muito estranhos e desagradaveis- e o usuario gravava com a fita cassete do radio-gravador.
Depois ele pegava a fita cassete e tocava no gravador ligado no computador
Antigamente, ler manual era praticamente obrigatório... hoje não é mais necessário! E os MSXs eram superiores aos PC-XT, em termos de jogos... de resto não tinha aquela mesma disponibilidade dos PCs...
Tinha uma puta vontade de jogar jogos de MSX, isso na época que vi rodar em fita cassete... kkk.
Marcelo, que ano foi gravado???
Hélio Vilela Foi no mês de agosto do ano de 1988.
Caramba...
08:16 isso envelheceu mal
Depois da abertura da reserva de mercado de informática no Brasil, esses computadores que já eram ultrapassados quando esse vídeo foi feito, sumiram de vez.
Japão estava quase largando o padrão MSX.
@@TonHet1
Em 1992, o padrão IBM PC, com MS-DOS e Windows 3.0, já dominava quase todo o mercado mundial de computadores. O único padrão diferente que restava eram os Macs da Apple
Quem sabe quando foi produzido esse vídeo?
Na continuação dos videos ele entra no videotexto da Telesp e nesse videotexto marca o ano de 1988.
Queria ter visto em 87 ehehe!
"O Paulo Freire não fez pela educação brasileira um milésimo do que fez o prof. Pierluigi Piazzi." (Olavo de Carvalho)
cidadão 99,9%da população brasileira nunca teve contato com nada de paulo freire ...deixa de ser macaquinho e repetir frase feita
Isso é de que ano?
Bio 2017
Esse vídeo do professor foi gravado no mês de agosto de 1988.