Bora chegar nos 80k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
Muito louco seria ter um Robocop MegaDrive 3 com 32x e Sega CD. Doom parece muito bom, Star Wars. Sou fã do Snes, mas vocês surram demais a Sega, muito carinho pelo Megão, até 32x e Sega Cd que a gente teve pouco contato por ser caro.
Tive um jogava Doom, tempo, mk2, hevy metal, knucles, Star Wars,virtual Race, Pitfall, virtual figter, entre outros até o dia que peguei o Saturn, n64 e ps1 nessa sequência .
Aí, galerinha boa, vou só dar uma palavra aqui, na humilda... licencinha aí, seu Ed... pô, tentem ver o vídeo inteiro na primeira vez, sei que é difícil pacas, mas quanto maior for o número de pessoas concluindo o vídeo de primeira e, ainda por cima continua navegando pela plataforma, o UA-cam adora e passa a sugerir mais o canal, inclusive pra pessoas "fora do nicho" ^^ Sinceramente, o Canal Aperte Start é cuidadosamente bem planejado, carinhosamente escrito e amorosamente produzido por esse carinha.... não à toa, acabo de tornar-me membro só pelo conteúdo já disponível gratuitamente e só depois que fui ver os benefícios massas relativos ao meu plano... enfim, valeuzaço, Ed, por toda a qualidade nas suas pesquisas, escolhas de tema e produções !
Foi o maior fiasco da Sega de longe, e ele ter existido faz a gente pensar no porquê da companhia hoje em dia ser uma softhouse, e não mais uma empresa que conseguiu peitar a Nintendo no maior mercado de Games do mundo. Deviam ter ouvido mais o Tom Kalinske.
@@incrivelbreno O que é uma pena pois a Sega é muito melhor que a Sony,era pra ela estar hj com a fatia do PS e competindo com a Nintendo,mas foi burra e deixou o ego subir demais
Eu tive um 32x! Adorava a excelente versão de MK2 e a versão decente de Virtua Fighter numa época em que ninguém conhecia gráfico 3D. Nostalgia em alta. Adorei o vídeo, parabéns, canal!!
Só quem teve na época entende. Era absurdamente sofisticado para 1994....Pelo menos as cias pensavam "fora da caixinha" e não ficavam só relançando os mesmos consoles melhorados e o pior, novas versões ou remakes de jogos já veteranos...
@@mac1425 Eu tenho o sega CD desde 97. Desde que o peguei, já na primeira vez que joguei... Nossa.. Snes arrebenta. A sega gastava muito fazendo pouco. Sega CD tem uns " truques" de efeitos especiais..zoom e vídeos em baixíssima resolução... Já era ruim em 1993. Sega até que foi longe com essas coisas. E eu gosto do Sega cd. 32 x nem para coleção eu quis.
Eu tbm achei incrível na época o Virtua Figther e Racing do 32x e dá uns dez bons joguinhos pra ele. Já do Sega CD eu não gostei muito mesmo na época, única coisa boa era piratear fácil hehe.
@@lionsp4919 Realmente os jogos da Nintendo eram muito superiores (Donkey Kong 1 era absurdo) mas o SEGA CD foi especial pra mim pq foi o primeiro console em cd-rom q tive e pq tinha o Final Fight completo e com som de alta qualidade, q é até hj um dos meus jogos preferidos. Sobre o 32x vale pelo Virtua Racing e mais uns 4 jogos só.
Dentre as coisas que gosto nesse canal é a falta de vinheta, aquele treco que todo mundo pula quando está de saco cheio da repetição. Espero que continue sem.
Fiquei muito triste em ver esse vídeo, cara. Eu amava a Sega na época, tinha um Mega Drive e torcia muito pra ela. Chato ver que ela abandonou a criação de consoles por causa de burradas de administração. Ela era gigante e encarava a Nintendo de frente! A geração de hoje não faz ideia da maravilha que foi a guerra Nintendo x Sega.
Salve Neto Rodrigues!; ainda jogo games da sega em emulador; e tantos outros; sou um gamer das antigas, eu li o livro " A GUERRA DOS CONSOLES" de Blake J. Harris...realmente mano, os bastidores do início da batalha dos consoles foi fenomenal...graças aos veteranos, podemos ter vídeo games tão tecnológicos hoje...e os jovens e adolescentes de hoje não entende nada disso,pena!...
@@nexalord4059 blz meu amigo? então tem jogos bons hoje em dia tem sim...mais hoje quando se fala de vídeo game; é só MICROSOFT (Xbox) e SONY (Playstation)...já pensou se o Dreamcastler (ou teria outro nome) ainda tivesse no pário? ver um FIFA 22 ou um jogo de tiro,no console da SEGA? teríamos uma terceira opção!!! de vídeo game!!!,e talvez até de preço, o que seria ainda melhor...quanto a Free fire...tenho dois primos de 26 e 27 anos viciados nessa bagança!!!; nem piscam o olho!!!...cara esse "joguinho" é mesmo uma doença...rs..
Tenho um 32X desde agosto de 2012 (funcionando). Eu simplesmente AMO o acessório e o acho magnífico. Os jogos do próprio Mega Drive são reproduzidos com melhorias nas cores e no processamento (ex: Super Hang-on tem um ganho bom de velocidade no 32X) e os jogos do próprio 32X me chamam bem a atenção. Tenho as fitas Tempo, Mortal Kombat 2, Doom e Space Harrier. Aliás, eu considero a versão de MK2 do 32X a melhor conversão do jogo do Arcade. Estou louco querendo as fitas de Knuckles Chaotix, Virtua Racing, Virtua Fighter e After Burner (este último ficou LINDO). Mas reconheço que ele (E O SEGA CD!) não deveria existir, mesmo gostando do periférico. A Sega deveria focar em melhorias nos próprios cartuchos (como ocorreu no Virtua Racing), igual a Nintendo fazia no Snes. Lançar periféricos sempre divide a base (Igual foi dito no vídeo. Concordo 100% com isso) e faz com que para se ter uma experiência completa com o console seja necessário comprar mais um 'console'. Enfim, tenho o Mega Zord completo e um filtro de linha (régua) exclusivo para ele 😅, mas o meu Sega CD (de gaveta) está com defeito. Ele é muito maneiro na estante, mas é muito tosco ter 3 consoles em 1 para jogar legal. Deveria ser só o Mega Drive com melhorias nos cartuchos e para a geração seguinte foco total no Saturn.
Lembro que a razão de não ter existido mais jogos anabolizados para o mega drive foi o alto custo dos cartuchos com o SVP. Todo mundo queria ter um Virtua Racing do Mega em casa, mas todo mundo que conheci na época se contentava em somente alugar. 100 USD era grana alta demais por um único jogo. Mesmo problema que o Neo Geo passava. O console em si era somente um pouco mais caro que o Mega Drive e mais barato que um 3DO. Mas o preço dos jogos matavam.
De fato, pelo que eu já li e assisti, em relação a consoles, a melhor versão de cartucho do MKII é a do 32X (não sei dizer sobre compilações ulteriores, ou daquelas que integram outros jogos). A melhor conversão do MK original seria a do SEGA CD (talvez até seja), só há necessidade de ignorar o fato de uma espécie de carregamento nas trocas de transformação do Shang Tsung. Se não se importar em responder, você adquiriu este 32X no Brasil? Os jogos do Mega Drive são encaixados diretamente nele? todos os jogos do Mega Drive têm essas melhorias? Qual o modelo do seu Mega Drive? Se puder responder, fico agradecido.
@@tommyvicente4114 então brow ... as versões de MD 1 e algumas versões do MD3 da Tec Toy não são compatíveis com o 32X... Eu comprei o meu 32x nacional da tec toy no mercado livre a uns 10 anos atrás, praticamente doado!!! o 32x eh uma expansão q se conecta no slot de cartucho do MD mas tem sua própria fonte de alimentação e cabos de imagem e som... Os jogos de MD podem ser "espetados" diretamente no slot do 32x mas não apresentam NENHUMA melhoria além de relatos de cartuchos de MD perdendo o "save" depois de ser espetado no 32x.... espero ter tirado suas duvidas ...
então podemos dizer que o erro já começou sendo o lançamento do Mega Drive cedo demais, o que se tornaria meio que uma marca registrada da Sega: lançar novas apostas cedo demais, foi assim até o último disparo, que foi o Dreamcast.
Cara, os seus vídeos são fantásticos! Você traz pra gente o melhor da história dos consoles dos anos 90! Você merece um prêmio! Que venha os 100.000 inscritos! Você merece, rapaz!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ed, continua. Pois eu já vi a história do 32X, sabia de tudo que rolou com essa BOSTA, porém assisti o vídeo inteiro como se nunca tivesse ouvido falar disso kkkkk, Cara, você tem o dom pra isso que está fazendo. Parabéns.
@@augustosantos3302 na época meu pai vendeu o mega drive, sem saber que era necessário pro Sega CD kkk Fiquei um tempo sem jogar até ele achar outro mega Drive. Tive só dois jogos do Sega CD, mas joguei demais! :)
Independente das estratégias empresariais terem sido ruins, eu não achava a ideia má, do meu ponto de vista na época. Eu nunca tive um 32X e nem um Sega CD, mas pensar em uma coisa que deixasse o videogame que vc já tinha melhor, era de explodir a cabeça. Quando o Master System saiu, ele tinha uma coisa que eu nunca tinha visto: uma porta de expansão. Ela nunca foi usada, mas a gente ficava viajando, imaginando o que podia aparecer que você pudesse colocar nele para turbinar ele. Era incrível imaginar aquilo (o PC Engine já tinha isso e de uma maneira muito mais animal, mas a gente não tinha acesso a ele na época). Só fomos ver algo assim no Sega CD. Eu nunca gostei do Sega CD. Parecia algo feito muito com a cabeça dos americanos e a gente gostava mesmo era das ideias orientais da época, que pareciam sempre muito exóticas e criativas e estavam alinhadas com animes e coisas assim. O 32X tb tinha a promessa de fazer o Mega Drive finalmente rodar de forma digna os ports do arcade. E isso até aconteceu, com o After Burner dele, mas morreu ali.
Eu amo uvas passas, mas o 32X não desceu mesmo não!!! Lembro de ir nas lojas Mesblas e ver esses acessórios por lá, mas eu era criança e nunca tive 1... mas tive o mega drive! Veio com MK3, Pitfall e Animaniacs... era o que eu tive por muitos anos e só... kkkk
Na visão de hoje é fácil apontar os defeitos do 32x, mas na época em que não existia ainda a geração 32 bits aparece um aparelho que fazia o Mega Drive rodar Doom, Virtua Racing, Virtua Fighter e Star Wars Arcade com Gráficos bonitos e ótima velocidade de quadros era algo muito impressionante, muito à frente do tempo. É uma pena hoje , por tanto medo de errar que cada vez vemos menos inovação e coragem para as desenvolvedoras de games e consoles se arriscarem mais...
o Ed tem certa mágoa do 32x e do Saturn pq, na visão dele, a Sega faliu por causa desses 2 . O Ed gostava muito, ainda gosta, da Sega. . Eu penso o seguinte: o NES deu uma vantagem do caralho pra Nintendo. A Sega ficou desesperada pra inverter a situação. O Mega Drive conseguiu danificar a supremacia nintendista, o que fez a nintendo TAMBÉM adotar certas práticas as quais ela iria se prejudicar depois. . Refiro-me aos contratos tirânicos de exclusividade. Isso, juntamente como o 64 não ser CD, fez com q muitas softwarehouses pegassem um nojo fodido da Nintendo. . Sob certo aspecto, o efeito do sacrifício da SEGA foi preparar um caminho em que a Nintendo não seria mais líder. Infelizmente, quem trilhou esse caminho foi Sony, não a Sega :'(
@@augustosantos3302 Eu gosto muito da SEGA também, na época eu jogava o SEGA CD e o 32x, e achava ambos excelentes, mas não havia essa percepção de que "algo tinha dado errado", simplesmente fiquei esperando vir mais jogos interessantes pro 32x mas nada aconteceu, Como também tinha um SNES, que estava no auge, então acabei deixando de lado os consoles da SEGA. Logo depois chegou o PS1 e aí tudo mudou. Fui ter alguns anos depois o Dreamcast, mas esse foi outro que na minha visão também foi muito mal aproveitado, apesar de ter pelo menos uma dezena de bons e inovadores jogos...Eu gostava da SEGA justamente fora da dupla "Master System / Mega Drive"(que considero ótimos consoles tb)...Gostava da vontade deles de inovarem...É uma pena que hoje a marca vai tomando o mesmo rumo da Atari, ficando cada vez mais encolhida e vivendo apenas do passado....
Esperança, meu caro. Recentemente vi uma pesquisa q me surpreendeu: Sega é a melhor distribuidora de jogos segundo o Metacritics. . A Sega faz muitos trabalhos de bastidores, recentemente vi uma entrevista em q um lider de desenvolvimento da Sega recebeu elogios da Nintendo pelas melhorias feitas no F-Zero GX. . Fora os arcades e lançamentos até importantes, como Yakusa e o novo Demon Slayer.
Até hoje eu não entendo o que se passou na cabeça desses japoneses... Como não dar ouvidos ao melhor dos seus funcionários? Seria mais fácil os japoneses se insralarem de vez nos EUA e se virarem pra lidar com esse mercado.
@@nexalord4059 o ideal seria aceitar que naquele momento a Sega americana era melhor e ir caminhando junto, para em algum momento colher os frutos também no Japão.
Erros grotescos que só a Sega fez, mesmo sendo experiente desde os anos 70, e que no final não foi uma auto-facada e sim, auto-facada junto com auto-tiro de metralhadora em si mesma. Difícil defendê-la nessa situação.
Um dos jogos que eu mais queria jogar na época era o Knuckes' Chaotix, pelos reviews positivos das revistas da época. Muito triste ver que a Sega foi seu maior obstáculo para encarar os concorrentes da época. O 32x não tinha necessidade alguma de existir, o Saturn viria pra entregar performances superiores e conseguiuria manter a Sega como uma das grandes empresas dos games. Poderia ter sido tudo diferente. Mais um vídeo incrívell, Ed. Parabéns!
Salve Topzera! Acompanho os games desde que eu era garoto, desde o Odyssey e Atari! Assisti tudo isso na época! Tom Kalinske foi um herói, fez a SEGA EUA vencer e espalhar sua base de consumidores (A Sega NUNCA bateu a Nintendo no Japao, fazendo sucesso na America, Europa e Am Latina, sempre ficando atrás deles mesmo tendo excelentes games e consoles, nao que fossem muito superiores, eram competitivos), fez a Sega JP colocar o recem criado Sonic junto do console pra alavancar as vendas! TK avisou a matriz sobre os erros, o orgulho ferido (na mente deles) os cegou e eles boicotaram de todas maneiras! O lançamento do Saturn e do Dreamcast foram muito conturbados e cheios de rixas entre as duas partes da Sega (JP e EUA)! Estas histórias merecem vídeos dedicados à elas! Um abraço!
Incrível como a Sega conseguiu fazer quase tudo errado, mas é sempre lembrada com carinho sobre tudo quando nos fez sonhar com as inovações avançadissimas, bazicamente a era moderna que temos hoje foi praticamente criada por ela, obrigada sega
Quando você fala dos problemas de comunicação, o Stefano Arnold da Tec Toy falou da dificuldade que era para lidar com o pessoal da Sega do Japão, de como eles eram relutantes de aceitar ideias. E no caso do 32X, vimos como isso foi fatal. Infelizmente, o 32X , fora os outros problemas, não ofereceu quase nada que justificasse sua compra: joguei o Virtua Racing dele, e ele só é um pouco melhor que a versão do Mega . Mas seu vídeo foi ótimo, parabéns. Gosto muito do seu canal.
Mais ou menos, hein? SNES só consegue superar Alien Soldier, Tinhead, Ristar, Vectorman, etc apelando pra duplo-processamento. Sem os processadores extras, dalhe Slowdown. Taí o Thunder Force 3 q não me deixa mentir.
Joguei bastante o Sega CD rs...... na epoca vinha um jogo de aviao, acho que tomcat alguam coisa. era tipo um filme, com a qualidade nao muito boa, mas era interessante. Mas era bem " parado". era bem "limitado"
@Cuide do Planeta eu chamava de transformes... eram muitos fios e fontes mesmo... meusetup era igual o seu... o meu agravante era uma TV de incríveis 5 polegadas preto e branco from Paraguay! Mas eu me divertia muito!
Cara, eu torço muito pra que seu canal alcance muito sucesso. Você é muito talentoso, os vídeos sempre são excelentes, tem muito carisma e é uma tempo prazeroso assistir seus vídeos. Eu e meu esposo adoramos seu canal. Nos traz ótimas lembranças. Parabéns!
A real é que comprar um vídeo game nos anos 90 era uma loteria. Eu confiei na Sega e tenho até hoje um megazord, mas os sentimentos não são dos melhores. É um conjunto que dá uma sensação de exclusividade mas que deveria trazer de brinde um pirulito do pica-pau escrito com as letras no formato da Sega "obrigado otário".
É lá pra 2010 tive um 32X rodando junto com um Sega CDX e consegui testar toda biblioteca do 32X com um everdrive. Foi interessante legal mas valer a pena já é outra coisa. Vendi o Megazord e me arrependo no quesito coleção. Mas de resto tá de boa tem emulador de sobra pôr aí. Era sonho da década de 90. Fica a lembrança.
Parabéns pelo vídeo! Muito bacana! Me parece que a SEGA, teve apenas um acerto de estratégia, que foi o Mega Drive, após ele, foi um tropeço atrás do outro.👍🏻🙄
Não havia necessidade desses add-ons, poderiam ter seguido o mesmo exemplo da Nintendo, investindo em Chips especiais nos cartuchos do mega, para melhoria de som e vídeo, até o lançamento do Saturn, ainda poderiam estar no mercado de consoles hoje.
Lembro bem dessa época ai, meu amigo com um amontoado de coisas em cima e do lado do mega drive. Quando ele me mostrou a gente só jogou 1 hora e voltamos a jogar sonic do mega
Cara eu sinto o maio prazer em chegar do trabalho e assistir os vídeos desse canal coisas que eu não sabia na época de ouro dos games aqui fico por dentro de tudo e muita nostalgia com uma qualidade incrível parabéns
Se puder, faz um falando sobre o Chip SVP, a arma letal que a Sega não usou. Na minha modesta opinião, o 32X mesmo sendo mais potente e bem mais barato que um 3DO, a fórmula do sucesso era o chip SVP, utilizado no Virtua Racing. A Sega chegou a fazer testes para fazer um produto que utilizaria a tecnologia Lock-on como em Sonic and Knukles e o próprio 32X. O SVP seria vendido separado do cartucho com o conteúdo do jogo, no caso, a pessoa comprava o cartucho com chip somente uma vez, e depois compraria o cartucho do jogo de forma separada, que iria acoplado nele. Conteúdo único de qualidade, parabéns pelo vídeo
Eu só espero que o próximo console da Tec Toy ofereça algum tipo de compatibilidade com jogos de 32X e Sega CD. Estes dois acessórios tem verdadeiras jóias ocultas que quase todos os compradores das várias versões do Mega Drive não conhecem.
quando criança vi apenas uma vez o "Mega" zord montado completão, achei bonito e interesssante mas nem sabia os jogos que tinha para essa bagaça. heuehueheu
Imagino como seria a Sega se não tivesse lançado o Sega CD e 32X, e ao invés destas maravilhas lançasse o Saturn um ano antes (12/1993), a história seria muito diferente. Sobre o 32x... somente Kolibri e Virtua Racing me atrairiam....
Vi um 32x na casa de uma conhecida de uma tia nessa época q era conhecido, o moléque q eu nunca tinha visto na vida era considerado "boy" haha: tinha o V.R, o VF e uma porrada de jogos. Os de polígono me deixaram bobo mesmo, mas achava a instalação daquilo bem bagunçada já na época haha. Mesmo assim, nessa época, já pensava "pra q gastar maior grana nessa gambiarra se daqui há pouco sai o Saturn?", e mal sabia eu que o Saturn era outra gambi 😂😂😂.
O que terminou de sepultar a credibilidade da Sega foi o lançamento do Dreamcast com pouco tempo de Saturn no mercado (4 anos no Japão e menos que isso no ocidente). Querer entrar na sexta geração antes dos outros para criar uma base instalada sem concorrência por um tempo lhe deu dois problemas: passar recibo de fracasso em uma geração (deixando claro que poderia fracassar na seguinte) e deixar o consumidor com a desconfiança de que aquela geração poderia durar pouco. Muita gente ainda estava com seus Playstation e Nintendo 64 recém-adquiridos e não migraria para o Dreamcast assim. O 32X complicou a geração do Saturn para a Sega e abalou a credibilidade por mais uma geração, de forma a provocar o conhecido fim da divisão de consoles. A Nintendo saberia lidar bem com a perda de liderança no N64 e a queda no Game Cube: correram atrás de alimentar os consoles com jogos ecriaram a retrocompatibilidade no Wii para ele já começar com uma biblioteca de jogos razoável para continuar no jogo. Quando o Wii U deu errado, a Nintendo não apressou nada e criou o sibstituto como se nada tivesse acontecido. Voltando à Sega, se ela soubesse se contentar em ter oferecido a mais dura concorrência que uma geração de consoles já viu (as outras geraçõessempre tiveram uma hegemonia), talvez estivesse pelo menos assim até hoje.
Caraca, que novela esta história do 32x em...tudo graças a famosa briga entre SEGA JAPAN e SEGA USA que nunca se entendiam. Fico imaginando o que teria sido da SEGA se tanto o SEGA CD quando o 32x não tivessem sido lançados devido a todo este conflito interno. Parabéns pelo vídeo Ed, sucesso sempre meu amigo, PAZ!!!
Boa noite, ja tive varios 32x, ja comprei varios que supostamente estavam com defeito mas eu nunca vi 32x com outro problema que nao seja sujeira e mal contato nos flat, são 4 flat que se limpar ou ate trocar resolve 99,99% dos problemas de 32x, nunca vi um quebrado
Oi Ed. Não sei se foi intencional mas notei que a câmera perdeu o foco exatamente quando vc falava dos erros da Sega. Uma perda do foco, uma miopia, uma desorientação que a levou ao fracasso. Se foi intencional, parabéns, é um recurso não-verbal muito eficiente e próprio de um cineasta. Se não foi, parabéns assim mesmo, pq casou direitinho com a proposta do vídeo. Adoro seus vídeos e a maneira como reconta a história dos videogames. Especialmente pra quem viveu naquela época e não tinha acesso às informações de bastidor e como as coisas eram feitas. Éramos crianças, jovens e só queríamos diversão, não víamos os games como um negócio.
Quando lançou, as lojas queriam cobrar o dobro do Megadrive, falando que eram 2 video games em 1 só. A Sega só acertou no Megadrive e Master System mesmo.
Nunca tinha ouvido falar desse "Power Base", tive um Megavision que tinha essa capacidade de ler fitas do Master mas achava que isso só existia graças à "pirataria" de consoles. Sobre o 32X eu já havia ouvido e visto muito sobre mas só recentemente que realmente fui conhecer melhor os seus jogos no emulador, destaco Virtua Racing, Virtua Fighter, NBA Jam, Pitfall, Blackthorne.e o Wrestlemania.
O 32X vale a pena pelo After Burner, Virtua Racing Deluxe, Darxide, Kolibri, Space Harrier, Zaxxon's Motherbase. Nada me tira da cabeça que possívelmente um port fiel ao do arcade de OutRun e Super Hang On poderiam ter saido para ele, mas por algum motivo acharam o Space Harrier mais importante que eles.
@@rodrigomomo4850 mais ainda, dava pra ter saído todos os jogos da System 16 em versões fieis ao arcade, e de outras placas da SEGA, acredito que isso teria feito muita diferença
Eu tenho o 32x e é até um pouco difícil defender o que ele é. Talvez se de alguma forma as duas sega tivessem trabalhado em conjunto, com o Saturn sendo retrocompatível com o 32x e o mega drive, com a coisa sendo de fato uma transição, o resultado poderia ter sido interessante. Mas vai saber né? Ótimo vídeo, abraço!
Gostei da comparação com o Megazord. Na _visão da Sega_ (sente o trocadilho) era isso mesmo que eles viam: os mechas se unindo para derrotar o monstro SNES. Sabe aquela coisa emocionante dos tokusatsu, com o Jiraiya ou o Jiban voltando com aqueles apetrechos super legais pra descer o kct em inimigos que os haviam derrotado? Aquilo. Super romântico. Só que no mundo dos negócios essas coisas não funcionam. Como vc mesmo demonstrou, chegou um ponto em que a Sega teve dois produtos competindo um com o outro. Canibalização é o nome disso se não me engano. E eles não aprenderam nem com a chegada do Saturn: pra que diabos aquele estúpido slot para expansão de memória? Faz a porra com toda a memória de uma vez! 🤦 Foi só no Dreamcast que eles começaram a acertar de novo, apesar do controle que era uma monstruosidade. Mas infelizmente a sorte não sorriu pra Sega.
Es, o Grande erro da Sega, fora a competição entre USA VS Japan,foi o Saturn não ser retrocompatível com Mega/Geniais e Sega CD, teria o reaproveitamento imediato de uma Biblioteca que alimentaria a plataforma, podendo ter alguma melhoria gráfica no Saturn, dando mais tempo para os desenvolvedores criarem novos jogos, cartuchos não seriam descontinuados abruptamente. Uma PENA. E o erro continuou no Dreamcast.
PQP! Tive essa joça. O único game decente que tive para era o Mortal Kombat II. Foram vários os erros da Sega e a maior deles foi ter grupos de desenvolvimentos de hardware que não se comunicavam de forma adequada.
Hoje poderíamos ter um console da Sega como Sonic sendo exclusivo, talvez um Sonic Adventure 3... Mas foi muitos erros de gestão que levou a isso, triste né...
Eu tive o Mega Drive III com Sega CD, mas só joguei um sonic no sega cd, eu tive o mega depois do super nintendo, naquele tempo achavamos que o meda era superior ao Super Nintendo kkkk, as fitas eram caras, mas tinha muitas locadoras, e amigos que tinham o mega, compartilhavamos os jogos, bons tempos. Eu tinha entre 7/8 anos. O canal é muito informativo, muito bom, tinha varios rumores que eu sabia pelas revistas de games e boatos, hoje a internet desmistifica todas as nossas duvidas do passado :).
Nunca vi ou conheci alguém que tivesse o 32X. Tinha interesse em adquiri-lo na atualidade, mas só queria por conta de 2 jogos e, com o preço elevado, fui desistindo da ideia de montar meu Megazord (queria o SEGA CD também, por conta de 2 jogos). E olha que meu nome é igual ao de um dos Power Rangers Ranger, eu teria legitimidade para "pilotar/controlar" o Megazord, hehe. Mas confesso que ter assistido este vídeo aqui, ajudou a desestimular meu interesse na aquisição do "console", o que talvez tenha sido algo bom, afinal, comprar um 32X (e 2 jogos dele) hoje em dia seria uma brincadeira bem cara, que talvez não fosse tão divertida por tão poucos jogos. Parabéns pelo vídeo Ed.
@@aperte A questão é achar no tal "precinho". Achei que o SEGA CD seria mais caro pela antiguidade, mas o 32X pode custar até o dobro. Juntos, eles podem chegar ao preço - absurdo - do PS5 no Brasil.
Quando era moleque eu tive tanto o sega CD quanto o 32X. E realmente o ruim deles é que tinha pouquíssimos jogos e esses poucos jogos não eram bem fraquinhos. Essas empresas tem que aprender que o que importa mesmo para o consumidores são os jogos, não os consoles.
Muito bom vídeo Eu ainda tenho aqui meu 32X agora se ele funciona aí não sei Maís tá na Caixa Já toda mofafa 🤣🤣o meu Megadrive e o Sega CD eu vendi na época para comprar o Saturn né na época não consegui vender junto o 32X pq eu não tinha nenhum cartucho para aí ficou difícil de vende o Megadrive e o Sega CD eu consigui vende eles juntos pq eu tinhas alguns CD e cartuchos Maís para o 32X eu não tinha nada Eu alugavam os games para nas locadoras AFF dava trabalho para achar uma locadora aqui sendo Sp capital eu tinha carteirinha de locadoras da cidade toda 🤣🤣🤣Eu tenho até pena do meu 32X Maís fazer na época A ideia era Boa 👍👍👍
Conheci o canal ontem e estou viciado! Parabéns pelo ótimo conteúdo, me sinto vendo documentários sobre diferentes games. Uma sugestão de vídeo futuro: como estão as empresas de games do passado (Sega, Atari e etc).
A verdade é que a Sega nunca foi uma boa empresa em consoles caseiros. Lança o SG 1000, um Coleco revisitado, que é um hardware ultrapassado e lançado quase que no mesmo dia que o poderoso Nes. Depois lança o Mega drive, que originalmente teria um hardware muito próximo da excelente placa de arcade System 16. Mas devido a más decisões, acaba diminuindo o poder de hardware do console com a desculpa de que mais tarde lançaria sua parte "original" para atuar de maneira completa. Esse era o que seria o Sega CD. Depois de lançar um bom projeto com o cartucho com o chip SVP, enterra o projeto e lança o bizarro 32X. Ao projetar um console de 32 bits com cd, o que seria o Sega Saturn, adiciona outro processador na correria para poder dar poder de geração de polígonos ao console. Resultado, uma peça dificílima para programar que pouco a pouco foi abandonado pelas empresas de software. Há uma imensidão de tópicos acerca das presepadas da Sega durante seus dias de console. Uma empresa tão má administrada, tão sem norte, tão bagunçada que penso que suportou muito até.
O pior de todos foi o Saturno, já que a Sega AM2 tava arrepiando nos Árcades e tudo indicava que esse era o futuro. A Sony acertou em cheio com a parceria com a Namco!
Eu tive o Mega Drive III com o Sega CD e o 32x. Era um monstrengo absurdo de grande e feio. Como eu não tinha muita grana para comprar os jogos do Sega CD ou do 32x eu acabei fazendo um rolo nesses acessórios em um 3DO (que ainda tenho) com 5 jogos de brinde. Fiquei apenas com o Mega Drive que tenho até hoje tambem. Acho que saí ganhando.
Ed! Gostaria de parabenizar pelo tamanho desempenho, acompanho muitos canais de Games no UA-cam, e o Apert Start é o que mais cresce em questão de qualidade. Talvez seja o único que apresenta roteiros elaborados, com essa edição Topzeira em formato de "Mini Documentários", com frequência. E o que torna isso tão verdadeiro, é sua bagagem como Gamer de longa data e tendo presenciado cada etapa, seja boa o ruim. Mas a grande cereja do bolo canal é seu senso de humor, tão refinado e sarcástico, as tiradas e trocadilhos sempre me abrem um sorriso. Enfim, continue com o ótimo trabalho, pois você é um dos poucos que tem feito verdadeiro a diferença no mundo Gamer no UA-cam. Obs: Ainda no aguardo de um Collab com o Velberan, ainda mais depois que soube que você também mora em Curitiba, rs.
Powla Jan, até me emocionei aqui, faz isso não mano 🤣 Tem muita gente bacana que eu gostaria de conhecer e quem sabe fazer um collab, ano que vem deve acontecer alguns bacanudos ❤👊
Falando nisso a Sonic Team sabia que a ideia de Knuckles Chaotix era absurda e como provavelmente não botaram fé no projeto, acabaram removendo o Sonic por completo do jogo pra evitar associar a imagem dele com um jogo ruim. No Japão nem o nome do Knuckles aparece na capa, se chama só Chaotix.
Joguei muito Virtua Racing no Mega, depois passei a jogar nas locadoras a versão do 32x, que fez a versão do Mega parecer uma demo! Tinha mais carros, mais pistas, gráficos e músicas melhorados, mas de fato, mesmo a versão do 32x perde feio pro Saturn. Foi o primeiro jogo que tive acesso totalmente 3d.
Bora chegar nos 80k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
Pow, eu curto uva passa D:
Faça um vídeo sobre o console N-Gage.
@@Silva_GP Ufa, achei que você ia pedir para fazer um vídeo sobre uva passa.
@@aperte Kkkkk!
Muito louco seria ter um Robocop MegaDrive 3 com 32x e Sega CD. Doom parece muito bom, Star Wars. Sou fã do Snes, mas vocês surram demais a Sega, muito carinho pelo Megão, até 32x e Sega Cd que a gente teve pouco contato por ser caro.
Tive um jogava Doom, tempo, mk2, hevy metal, knucles, Star Wars,virtual Race, Pitfall, virtual figter, entre outros até o dia que peguei o Saturn, n64 e ps1 nessa sequência .
Aí, galerinha boa, vou só dar uma palavra aqui, na humilda... licencinha aí, seu Ed...
pô, tentem ver o vídeo inteiro na primeira vez, sei que é difícil pacas, mas quanto maior for o número de pessoas concluindo o vídeo de primeira e, ainda por cima continua navegando pela plataforma, o UA-cam adora e passa a sugerir mais o canal, inclusive pra pessoas "fora do nicho" ^^
Sinceramente, o Canal Aperte Start é cuidadosamente bem planejado, carinhosamente escrito e amorosamente produzido por esse carinha.... não à toa, acabo de tornar-me membro só pelo conteúdo já disponível gratuitamente e só depois que fui ver os benefícios massas relativos ao meu plano...
enfim, valeuzaço, Ed, por toda a qualidade nas suas pesquisas, escolhas de tema e produções !
Foi o maior fiasco da Sega de longe, e ele ter existido faz a gente pensar no porquê da companhia hoje em dia ser uma softhouse, e não mais uma empresa que conseguiu peitar a Nintendo no maior mercado de Games do mundo. Deviam ter ouvido mais o Tom Kalinske.
*CEGA
@@incrivelbreno Apresentado por CEGA
Deveriam ter investido mais no mega drive.
@@incrivelbreno O que é uma pena pois a Sega é muito melhor que a Sony,era pra ela estar hj com a fatia do PS e competindo com a Nintendo,mas foi burra e deixou o ego subir demais
@@crystalpink6535 a Sony tinha mais experiência que ela em mercado e marketing, alem do nome forte que ela tinha, poriso não afundou.
Eu tive um 32x! Adorava a excelente versão de MK2 e a versão decente de Virtua Fighter numa época em que ninguém conhecia gráfico 3D. Nostalgia em alta. Adorei o vídeo, parabéns, canal!!
Só quem teve na época entende. Era absurdamente sofisticado para 1994....Pelo menos as cias pensavam "fora da caixinha" e não ficavam só relançando os mesmos consoles melhorados e o pior, novas versões ou remakes de jogos já veteranos...
@@mac1425 cara eu conheci o 32x e o Saturn em 1995. Já tinha visto o psx em vitrines rodando Toshiden. Eu achei o Saturn e o 32x fraco já em 1995.
@@mac1425 Eu tenho o sega CD desde 97. Desde que o peguei, já na primeira vez que joguei... Nossa.. Snes arrebenta. A sega gastava muito fazendo pouco. Sega CD tem uns " truques" de efeitos especiais..zoom e vídeos em baixíssima resolução... Já era ruim em 1993. Sega até que foi longe com essas coisas. E eu gosto do Sega cd. 32 x nem para coleção eu quis.
Eu tbm achei incrível na época o Virtua Figther e Racing do 32x e dá uns dez bons joguinhos pra ele. Já do Sega CD eu não gostei muito mesmo na época, única coisa boa era piratear fácil hehe.
@@lionsp4919 Realmente os jogos da Nintendo eram muito superiores (Donkey Kong 1 era absurdo) mas o SEGA CD foi especial pra mim pq foi o primeiro console em cd-rom q tive e pq tinha o Final Fight completo e com som de alta qualidade, q é até hj um dos meus jogos preferidos. Sobre o 32x vale pelo Virtua Racing e mais uns 4 jogos só.
Dentre as coisas que gosto nesse canal é a falta de vinheta, aquele treco que todo mundo pula quando está de saco cheio da repetição. Espero que continue sem.
Fica tranquilo, odeio vinheta. 😁
@@aperte, mas mantenha o 'soquinho com estalo' ! ^^
Vc está certo. Eu tbm ODEIO vinheta!!!
Apoiado totalmente!
Amém irmãos. Finalmente alguém teve a coragem de dizer!!!
O Ed daria um excelente cosplay de Brock do Pokémon
🤣😅😂
De rock lee do narutinho tbm
Kkkkk boa!
Fiquei muito triste em ver esse vídeo, cara. Eu amava a Sega na época, tinha um Mega Drive e torcia muito pra ela. Chato ver que ela abandonou a criação de consoles por causa de burradas de administração. Ela era gigante e encarava a Nintendo de frente! A geração de hoje não faz ideia da maravilha que foi a guerra Nintendo x Sega.
Essa guerra deu frutos preciosíssimos: os jogos da época.
se eles não tivessem cagado tanto no pau, hoje podíamos ter aí um dreamcast 3 rodando gta v e RDR2.
Salve Neto Rodrigues!; ainda jogo games da sega em emulador; e tantos outros; sou um gamer das antigas, eu li o livro " A GUERRA DOS CONSOLES" de Blake J. Harris...realmente mano, os bastidores do início da batalha dos consoles foi fenomenal...graças aos veteranos, podemos ter vídeo games tão tecnológicos hoje...e os jovens e adolescentes de hoje não entende nada disso,pena!...
@@nedland02 free fire e lol são dois cânceres
@@nexalord4059 blz meu amigo? então tem jogos bons hoje em dia tem sim...mais hoje quando se fala de vídeo game; é só MICROSOFT (Xbox) e SONY (Playstation)...já pensou se o Dreamcastler (ou teria outro nome) ainda tivesse no pário? ver um FIFA 22 ou um jogo de tiro,no console da SEGA? teríamos uma terceira opção!!! de vídeo game!!!,e talvez até de preço, o que seria ainda melhor...quanto a Free fire...tenho dois primos de 26 e 27 anos viciados nessa bagança!!!; nem piscam o olho!!!...cara esse "joguinho" é mesmo uma doença...rs..
Ed não desiste do Atômico Nerd! É só pesquisar material na biblioteca caso não tenha revistas tipo da Herói.
Cheguei aqui pelo canal Rodrigo Baltar.
Ótimo canal o Aperte Start.
Muito obrigado e seja bem-vindo Tony 👊❤
Ed, me senti muito velho ao ver que agora é preciso explicar o que é um Megazord kkkkkk
Tenho um 32X desde agosto de 2012 (funcionando).
Eu simplesmente AMO o acessório e o acho magnífico.
Os jogos do próprio Mega Drive são reproduzidos com melhorias nas cores e no processamento (ex: Super Hang-on tem um ganho bom de velocidade no 32X) e os jogos do próprio 32X me chamam bem a atenção.
Tenho as fitas Tempo, Mortal Kombat 2, Doom e Space Harrier. Aliás, eu considero a versão de MK2 do 32X a melhor conversão do jogo do Arcade.
Estou louco querendo as fitas de Knuckles Chaotix, Virtua Racing, Virtua Fighter e After Burner (este último ficou LINDO).
Mas reconheço que ele (E O SEGA CD!) não deveria existir, mesmo gostando do periférico. A Sega deveria focar em melhorias nos próprios cartuchos (como ocorreu no Virtua Racing), igual a Nintendo fazia no Snes.
Lançar periféricos sempre divide a base (Igual foi dito no vídeo. Concordo 100% com isso) e faz com que para se ter uma experiência completa com o console seja necessário comprar mais um 'console'.
Enfim, tenho o Mega Zord completo e um filtro de linha (régua) exclusivo para ele 😅, mas o meu Sega CD (de gaveta) está com defeito. Ele é muito maneiro na estante, mas é muito tosco ter 3 consoles em 1 para jogar legal. Deveria ser só o Mega Drive com melhorias nos cartuchos e para a geração seguinte foco total no Saturn.
Esse Virtua racing fritava meu sega nommad, gostava muito desse jogo.
Lembro que a razão de não ter existido mais jogos anabolizados para o mega drive foi o alto custo dos cartuchos com o SVP.
Todo mundo queria ter um Virtua Racing do Mega em casa, mas todo mundo que conheci na época se contentava em somente alugar. 100 USD era grana alta demais por um único jogo.
Mesmo problema que o Neo Geo passava. O console em si era somente um pouco mais caro que o Mega Drive e mais barato que um 3DO. Mas o preço dos jogos matavam.
eu tenho a virtua race delux !!! velho ... o jogo eh LINDO !!!!!!!!!
De fato, pelo que eu já li e assisti, em relação a consoles, a melhor versão de cartucho do MKII é a do 32X (não sei dizer sobre compilações ulteriores, ou daquelas que integram outros jogos). A melhor conversão do MK original seria a do SEGA CD (talvez até seja), só há necessidade de ignorar o fato de uma espécie de carregamento nas trocas de transformação do Shang Tsung.
Se não se importar em responder, você adquiriu este 32X no Brasil?
Os jogos do Mega Drive são encaixados diretamente nele? todos os jogos do Mega Drive têm essas melhorias?
Qual o modelo do seu Mega Drive?
Se puder responder, fico agradecido.
@@tommyvicente4114 então brow ... as versões de MD 1 e algumas versões do MD3 da Tec Toy não são compatíveis com o 32X...
Eu comprei o meu 32x nacional da tec toy no mercado livre a uns 10 anos atrás, praticamente doado!!!
o 32x eh uma expansão q se conecta no slot de cartucho do MD mas tem sua própria fonte de alimentação e cabos de imagem e som... Os jogos de MD podem ser "espetados" diretamente no slot do 32x mas não apresentam NENHUMA melhoria além de relatos de cartuchos de MD perdendo o "save" depois de ser espetado no 32x....
espero ter tirado suas duvidas ...
É só desmoçar...
Não é um desjejum nem um almoço, mas no final tem uma fatia de meeeelão...
Como sempre, Ed da uma aula de história sobre games! Obrigado pelo vídeo topzera!
então podemos dizer que o erro já começou sendo o lançamento do Mega Drive cedo demais, o que se tornaria meio que uma marca registrada da Sega: lançar novas apostas cedo demais, foi assim até o último disparo, que foi o Dreamcast.
O 32x lançou tarde demais, P0RR2 colocar TARDE NISSO
Melhor canal de games do Mundo! 👏
Cara, os seus vídeos são fantásticos! Você traz pra gente o melhor da história dos consoles dos anos 90! Você merece um prêmio! Que venha os 100.000 inscritos! Você merece, rapaz!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Ed, continua. Pois eu já vi a história do 32X, sabia de tudo que rolou com essa BOSTA, porém assisti o vídeo inteiro como se nunca tivesse ouvido falar disso kkkkk,
Cara, você tem o dom pra isso que está fazendo. Parabéns.
História loka!
Tenho o Sega CD até hoje aqui em casa. Baita trambolho! Mas usei bastante na época :)
Eu queria tanto ter tido um SegaCD!
Agora fico no emulador, mesmo
@@augustosantos3302 na época meu pai vendeu o mega drive, sem saber que era necessário pro Sega CD kkk
Fiquei um tempo sem jogar até ele achar outro mega Drive. Tive só dois jogos do Sega CD, mas joguei demais! :)
Eu tive um sega cd em 1992. A abertura do mortal kombat no sega cd era uma coisa de louco.
Ed sempre trazendo conteúdo de qualidade sem precisar apelar para os click baits.
Esse é o Aperta o Start que a gente gosta!
Independente das estratégias empresariais terem sido ruins, eu não achava a ideia má, do meu ponto de vista na época. Eu nunca tive um 32X e nem um Sega CD, mas pensar em uma coisa que deixasse o videogame que vc já tinha melhor, era de explodir a cabeça.
Quando o Master System saiu, ele tinha uma coisa que eu nunca tinha visto: uma porta de expansão. Ela nunca foi usada, mas a gente ficava viajando, imaginando o que podia aparecer que você pudesse colocar nele para turbinar ele. Era incrível imaginar aquilo (o PC Engine já tinha isso e de uma maneira muito mais animal, mas a gente não tinha acesso a ele na época). Só fomos ver algo assim no Sega CD.
Eu nunca gostei do Sega CD. Parecia algo feito muito com a cabeça dos americanos e a gente gostava mesmo era das ideias orientais da época, que pareciam sempre muito exóticas e criativas e estavam alinhadas com animes e coisas assim. O 32X tb tinha a promessa de fazer o Mega Drive finalmente rodar de forma digna os ports do arcade. E isso até aconteceu, com o After Burner dele, mas morreu ali.
Ed seu canal e e exelente ,você não fala palavras obscenas,meus filhos e eu amamos seu canal!!! Sou mega fã de retrô Games!!!
Eu amo uvas passas, mas o 32X não desceu mesmo não!!! Lembro de ir nas lojas Mesblas e ver esses acessórios por lá, mas eu era criança e nunca tive 1... mas tive o mega drive! Veio com MK3, Pitfall e Animaniacs... era o que eu tive por muitos anos e só... kkkk
Na visão de hoje é fácil apontar os defeitos do 32x, mas na época em que não existia ainda a geração 32 bits aparece um aparelho que fazia o Mega Drive rodar Doom, Virtua Racing, Virtua Fighter e Star Wars Arcade com Gráficos bonitos e ótima velocidade de quadros era algo muito impressionante, muito à frente do tempo. É uma pena hoje , por tanto medo de errar que cada vez vemos menos inovação e coragem para as desenvolvedoras de games e consoles se arriscarem mais...
o Ed tem certa mágoa do 32x e do Saturn pq, na visão dele, a Sega faliu por causa desses 2 . O Ed gostava muito, ainda gosta, da Sega.
.
Eu penso o seguinte: o NES deu uma vantagem do caralho pra Nintendo. A Sega ficou desesperada pra inverter a situação. O Mega Drive conseguiu danificar a supremacia nintendista, o que fez a nintendo TAMBÉM adotar certas práticas as quais ela iria se prejudicar depois.
.
Refiro-me aos contratos tirânicos de exclusividade. Isso, juntamente como o 64 não ser CD, fez com q muitas softwarehouses pegassem um nojo fodido da Nintendo.
.
Sob certo aspecto, o efeito do sacrifício da SEGA foi preparar um caminho em que a Nintendo não seria mais líder. Infelizmente, quem trilhou esse caminho foi Sony, não a Sega :'(
@@augustosantos3302 Eu gosto muito da SEGA também, na época eu jogava o SEGA CD e o 32x, e achava ambos excelentes, mas não havia essa percepção de que "algo tinha dado errado", simplesmente fiquei esperando vir mais jogos interessantes pro 32x mas nada aconteceu, Como também tinha um SNES, que estava no auge, então acabei deixando de lado os consoles da SEGA. Logo depois chegou o PS1 e aí tudo mudou. Fui ter alguns anos depois o Dreamcast, mas esse foi outro que na minha visão também foi muito mal aproveitado, apesar de ter pelo menos uma dezena de bons e inovadores jogos...Eu gostava da SEGA justamente fora da dupla "Master System / Mega Drive"(que considero ótimos consoles tb)...Gostava da vontade deles de inovarem...É uma pena que hoje a marca vai tomando o mesmo rumo da Atari, ficando cada vez mais encolhida e vivendo apenas do passado....
Esperança, meu caro. Recentemente vi uma pesquisa q me surpreendeu: Sega é a melhor distribuidora de jogos segundo o Metacritics.
.
A Sega faz muitos trabalhos de bastidores, recentemente vi uma entrevista em q um lider de desenvolvimento da Sega recebeu elogios da Nintendo pelas melhorias feitas no F-Zero GX.
.
Fora os arcades e lançamentos até importantes, como Yakusa e o novo Demon Slayer.
A SEGA é a empresa que mais gosta de se auto sabotar. Impressionante.
Ô povo q procrastina em plataforma viu
Porém os jogos de hj até q são bonzinhos
Até hoje eu não entendo o que se passou na cabeça desses japoneses... Como não dar ouvidos ao melhor dos seus funcionários? Seria mais fácil os japoneses se insralarem de vez nos EUA e se virarem pra lidar com esse mercado.
@@CaraCabeludoEBravo A maioria desses jogos são de estúdios menores. A Sega só distribui.
@@nexalord4059 o ideal seria aceitar que naquele momento a Sega americana era melhor e ir caminhando junto, para em algum momento colher os frutos também no Japão.
É clichê, mas é verdade, a Sega matou a Sega.
Erros grotescos que só a Sega fez, mesmo sendo experiente desde os anos 70, e que no final não foi uma auto-facada e sim, auto-facada junto com auto-tiro de metralhadora em si mesma. Difícil defendê-la nessa situação.
Infelizmente, seria top demais ter a Sega disputando com Sony e Nintendo atualmente
Eu tinha um com VR Racing. Servia pra nada... Mas o Sega CD eu curtia, me sentia no futuro.
Antes ignorado, hoje procurado.
A Melhor e perfeita análise sobre 32X feita até hoje ! Obrigado ED super presente para os inscritos do canal .
💖💖💖💖💖💖💖
Esses tipos de vídeos contando histórias estão sensacionais, espero que continuo, parabéns
Ed, só uma pequena correção, é Felicia do Tiny Toons.
32x só cheguei depois de velho, pois na época que ele lançou nunca vi ele ou sega cd
Está errado, ela também aparece no animaniacs, é só pesquisar.
@@diego.justoo aparecer é diferente de ser, Batman aparece no scooby doo, e não faz ele ser do scooby doo =P
Um dos jogos que eu mais queria jogar na época era o Knuckes' Chaotix, pelos reviews positivos das revistas da época. Muito triste ver que a Sega foi seu maior obstáculo para encarar os concorrentes da época. O 32x não tinha necessidade alguma de existir, o Saturn viria pra entregar performances superiores e conseguiuria manter a Sega como uma das grandes empresas dos games. Poderia ter sido tudo diferente.
Mais um vídeo incrívell, Ed. Parabéns!
Salve Topzera! Acompanho os games desde que eu era garoto, desde o Odyssey e Atari! Assisti tudo isso na época! Tom Kalinske foi um herói, fez a SEGA EUA vencer e espalhar sua base de consumidores (A Sega NUNCA bateu a Nintendo no Japao, fazendo sucesso na America, Europa e Am Latina, sempre ficando atrás deles mesmo tendo excelentes games e consoles, nao que fossem muito superiores, eram competitivos), fez a Sega JP colocar o recem criado Sonic junto do console pra alavancar as vendas! TK avisou a matriz sobre os erros, o orgulho ferido (na mente deles) os cegou e eles boicotaram de todas maneiras! O lançamento do Saturn e do Dreamcast foram muito conturbados e cheios de rixas entre as duas partes da Sega (JP e EUA)! Estas histórias merecem vídeos dedicados à elas! Um abraço!
Por isso a piada, a Sega parecia cego em tiroteio. E era mesmo. Nintendo e Sony fizeram sua parte, mas a pior inimiga da Sega foi ela mesma.
O antigo presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi era fichinha perto dos executivos japoneses da SEGA.
O pior de tudo era ter 6 dúzia de consoles e lançarem as melhores versões de seus jogos para PC Windows kkkkk
A Sony fez a mesma coisa com PS4 pro, peso de papel flopou hard, micro também com xoneX
Os funcionários da Sega são segos msm, entendeu o trocadilho?
Incrível como a Sega conseguiu fazer quase tudo errado, mas é sempre lembrada com carinho sobre tudo quando nos fez sonhar com as inovações avançadissimas, bazicamente a era moderna que temos hoje foi praticamente criada por ela, obrigada sega
Quando você fala dos problemas de comunicação, o Stefano Arnold da Tec Toy falou da dificuldade que era para lidar com o pessoal da Sega do Japão, de como eles eram relutantes de aceitar ideias. E no caso do 32X, vimos como isso foi fatal. Infelizmente, o 32X , fora os outros problemas, não ofereceu quase nada que justificasse sua compra: joguei o Virtua Racing dele, e ele só é um pouco melhor que a versão do Mega . Mas seu vídeo foi ótimo, parabéns. Gosto muito do seu canal.
Lembro até hoje a invenção do Tom Kalinske, e dos comerciais da época: SEGA BLAST PROCESSING, puro marketing...
Mais ou menos, hein? SNES só consegue superar Alien Soldier, Tinhead, Ristar, Vectorman, etc apelando pra duplo-processamento.
Sem os processadores extras, dalhe Slowdown. Taí o Thunder Force 3 q não me deixa mentir.
Mega era mais rápido que o Sned sim, isso é fato.
A Sega Japonesa queria a todo custo derrubar o Tom Kalinske.
Vc ter que explicar oq é um Megazord me faz pensar em como essa nova geração está perdida
kkkkk
Joguei bastante o Sega CD rs...... na epoca vinha um jogo de aviao, acho que tomcat alguam coisa. era tipo um filme, com a qualidade nao muito boa, mas era interessante. Mas era bem " parado". era bem "limitado"
Ia falar After Burner 3, lembro dele ser bem pior que os anteriores, mas não era paradão 😂
A maioria dos jogos do Sega DC eram filmes interativos ou eram jogos bem ruins mas cheios de cutcenes filmados, quase tudo feito nos EUA.
@@paulosergioribeiro7200 porisso prefiro a biblioteca japonesa do sega cd, jogos de nave, plataforma, ação e outros agora americana acho poucos bons
Os videos dos jogos de Sega CD tinham uma imagem tão ruim que mais pareciam ter sido gravados com uma câmera Tec Pix
@Cuide do Planeta eu chamava de transformes... eram muitos fios e fontes mesmo... meusetup era igual o seu... o meu agravante era uma TV de incríveis 5 polegadas preto e branco from Paraguay! Mas eu me divertia muito!
Mais um vídeo topzera. Só fiquei decepcionado com a declaração no fim sobre a uva passa. Abraçussss...
Cara, eu torço muito pra que seu canal alcance muito sucesso. Você é muito talentoso, os vídeos sempre são excelentes, tem muito carisma e é uma tempo prazeroso assistir seus vídeos. Eu e meu esposo adoramos seu canal. Nos traz ótimas lembranças. Parabéns!
A real é que comprar um vídeo game nos anos 90 era uma loteria. Eu confiei na Sega e tenho até hoje um megazord, mas os sentimentos não são dos melhores. É um conjunto que dá uma sensação de exclusividade mas que deveria trazer de brinde um pirulito do pica-pau escrito com as letras no formato da Sega "obrigado otário".
É lá pra 2010 tive um 32X rodando junto com um Sega CDX e consegui testar toda biblioteca do 32X com um everdrive. Foi interessante legal mas valer a pena já é outra coisa. Vendi o Megazord e me arrependo no quesito coleção. Mas de resto tá de boa tem emulador de sobra pôr aí. Era sonho da década de 90. Fica a lembrança.
O 32x eu não quis comprar na época,porque já estava também nas portas do Saturn ser lançado.
Parabéns pelo vídeo! Muito bacana!
Me parece que a SEGA, teve apenas um acerto de estratégia, que foi o Mega Drive, após ele, foi um tropeço atrás do outro.👍🏻🙄
Não havia necessidade desses add-ons, poderiam ter seguido o mesmo exemplo da Nintendo, investindo em Chips especiais nos cartuchos do mega, para melhoria de som e vídeo, até o lançamento do Saturn, ainda poderiam estar no mercado de consoles hoje.
Parabéns, excelente vídeo, bem trabalhado com riqueza de detalhes e informações.
Lembro bem dessa época ai, meu amigo com um amontoado de coisas em cima e do lado do mega drive. Quando ele me mostrou a gente só jogou 1 hora e voltamos a jogar sonic do mega
Mega Drive teve Pitfall;
Mega/Sega-CD teve Pitfall;
E por fim, o 32X também teve o seu Pitfall! Isso é bizarro.
Kkkkkkkk talvez pra que se enjoassem tanto pra não comprarem pras outros consoles.
O pior é que não mudava quase nada de um pro outro. Quem comprava um 32x de certo esperava um jogo 3d ou muito melhor. Mas não..
Rapaz, esse vídeo foi muito bem produzido. 20 minutos de pura informação. Mas eu quero mais. Espero um vídeo falando sobre esse SEGA CD aí
Cara eu sinto o maio prazer em chegar do trabalho e assistir os vídeos desse canal coisas que eu não sabia na época de ouro dos games aqui fico por dentro de tudo e muita nostalgia com uma qualidade incrível parabéns
Se puder, faz um falando sobre o Chip SVP, a arma letal que a Sega não usou.
Na minha modesta opinião, o 32X mesmo sendo mais potente e bem mais barato que um 3DO, a fórmula do sucesso era o chip SVP, utilizado no Virtua Racing. A Sega chegou a fazer testes para fazer um produto que utilizaria a tecnologia Lock-on como em Sonic and Knukles e o próprio 32X. O SVP seria vendido separado do cartucho com o conteúdo do jogo, no caso, a pessoa comprava o cartucho com chip somente uma vez, e depois compraria o cartucho do jogo de forma separada, que iria acoplado nele.
Conteúdo único de qualidade, parabéns pelo vídeo
Eu só espero que o próximo console da Tec Toy ofereça algum tipo de compatibilidade com jogos de 32X e Sega CD. Estes dois acessórios tem verdadeiras jóias ocultas que quase todos os compradores das várias versões do Mega Drive não conhecem.
Se tem vídeo do Ed, tem eu dormindo feliz hoje
quando criança vi apenas uma vez o "Mega" zord montado completão, achei bonito e interesssante mas nem sabia os jogos que tinha para essa bagaça. heuehueheu
Imagino como seria a Sega se não tivesse lançado o Sega CD e 32X, e ao invés destas maravilhas lançasse o Saturn um ano antes (12/1993), a história seria muito diferente. Sobre o 32x... somente Kolibri e Virtua Racing me atrairiam....
Sega CD foi o acessório que mais vendeu, e tbm revolucionário o mercado popular os CDs, diferente do 32x que foi... É já sabe 😑
O único jogo do 32X que eu gosto até hoje é o Knuckles Chaotix.
Eu apostava muito no 32x pela capacidade que tinha. Ahhh Sega o que você fez. !!!!!!! 😫
Vi um 32x na casa de uma conhecida de uma tia nessa época q era conhecido, o moléque q eu nunca tinha visto na vida era considerado "boy" haha: tinha o V.R, o VF e uma porrada de jogos. Os de polígono me deixaram bobo mesmo, mas achava a instalação daquilo bem bagunçada já na época haha. Mesmo assim, nessa época, já pensava "pra q gastar maior grana nessa gambiarra se daqui há pouco sai o Saturn?", e mal sabia eu que o Saturn era outra gambi 😂😂😂.
O que terminou de sepultar a credibilidade da Sega foi o lançamento do Dreamcast com pouco tempo de Saturn no mercado (4 anos no Japão e menos que isso no ocidente). Querer entrar na sexta geração antes dos outros para criar uma base instalada sem concorrência por um tempo lhe deu dois problemas: passar recibo de fracasso em uma geração (deixando claro que poderia fracassar na seguinte) e deixar o consumidor com a desconfiança de que aquela geração poderia durar pouco. Muita gente ainda estava com seus Playstation e Nintendo 64 recém-adquiridos e não migraria para o Dreamcast assim. O 32X complicou a geração do Saturn para a Sega e abalou a credibilidade por mais uma geração, de forma a provocar o conhecido fim da divisão de consoles.
A Nintendo saberia lidar bem com a perda de liderança no N64 e a queda no Game Cube: correram atrás de alimentar os consoles com jogos ecriaram a retrocompatibilidade no Wii para ele já começar com uma biblioteca de jogos razoável para continuar no jogo. Quando o Wii U deu errado, a Nintendo não apressou nada e criou o sibstituto como se nada tivesse acontecido.
Voltando à Sega, se ela soubesse se contentar em ter oferecido a mais dura concorrência que uma geração de consoles já viu (as outras geraçõessempre tiveram uma hegemonia), talvez estivesse pelo menos assim até hoje.
Caraca, que novela esta história do 32x em...tudo graças a famosa briga entre SEGA JAPAN e SEGA USA que nunca se entendiam. Fico imaginando o que teria sido da SEGA se tanto o SEGA CD quando o 32x não tivessem sido lançados devido a todo este conflito interno. Parabéns pelo vídeo Ed, sucesso sempre meu amigo, PAZ!!!
Boa noite, ja tive varios 32x, ja comprei varios que supostamente estavam com defeito mas eu nunca vi 32x com outro problema que nao seja sujeira e mal contato nos flat, são 4 flat que se limpar ou ate trocar resolve 99,99% dos problemas de 32x, nunca vi um quebrado
Oi Ed. Não sei se foi intencional mas notei que a câmera perdeu o foco exatamente quando vc falava dos erros da Sega. Uma perda do foco, uma miopia, uma desorientação que a levou ao fracasso. Se foi intencional, parabéns, é um recurso não-verbal muito eficiente e próprio de um cineasta. Se não foi, parabéns assim mesmo, pq casou direitinho com a proposta do vídeo. Adoro seus vídeos e a maneira como reconta a história dos videogames. Especialmente pra quem viveu naquela época e não tinha acesso às informações de bastidor e como as coisas eram feitas. Éramos crianças, jovens e só queríamos diversão, não víamos os games como um negócio.
Vendo este ótimo video, asim como estou lendo "A guerra dos consoles", vejo que o Kalinske era um cara mesmo à frente de seu tempo.
Só fui ver um ao vivo há poucos anos. E lacrado ainda para venda numa loja gamer. Agora saturn até hoje nunca vi ao vivo.
Quando lançou, as lojas queriam cobrar o dobro do Megadrive, falando que eram 2 video games em 1 só. A Sega só acertou no Megadrive e Master System mesmo.
Sacanagem desses lojistas
Dreamcast foi mais acertado q o master
Nunca tinha ouvido falar desse "Power Base", tive um Megavision que tinha essa capacidade de ler fitas do Master mas achava que isso só existia graças à "pirataria" de consoles.
Sobre o 32X eu já havia ouvido e visto muito sobre mas só recentemente que realmente fui conhecer melhor os seus jogos no emulador, destaco Virtua Racing, Virtua Fighter, NBA Jam, Pitfall, Blackthorne.e o Wrestlemania.
O 32X vale a pena pelo After Burner, Virtua Racing Deluxe, Darxide, Kolibri, Space Harrier, Zaxxon's Motherbase. Nada me tira da cabeça que possívelmente um port fiel ao do arcade de OutRun e Super Hang On poderiam ter saido para ele, mas por algum motivo acharam o Space Harrier mais importante que eles.
Dava pra sair uma renca de jogos CPS1 e da 1a safra de MVS tbm. Mó vacilo!!!
@@rodrigomomo4850 mais ainda, dava pra ter saído todos os jogos da System 16 em versões fieis ao arcade, e de outras placas da SEGA, acredito que isso teria feito muita diferença
Verdade. Um OutRun e SHangon fiéis poderiam ter deixado o 32X bem mais interessante…
Não aparece mais a lista de todos os apoiadores do canal?
32x era daora, tinha muito potencial. Erro da sega foi nao ouvir o Kalinsk
Eu tenho o 32x e é até um pouco difícil defender o que ele é. Talvez se de alguma forma as duas sega tivessem trabalhado em conjunto, com o Saturn sendo retrocompatível com o 32x e o mega drive, com a coisa sendo de fato uma transição, o resultado poderia ter sido interessante. Mas vai saber né? Ótimo vídeo, abraço!
Se tivesse sido um Mega atualizado que ja vinha com leitor de 32X, igual o 3DS fez com o DS teria dado mais certo.
Gostei da comparação com o Megazord. Na _visão da Sega_ (sente o trocadilho) era isso mesmo que eles viam: os mechas se unindo para derrotar o monstro SNES. Sabe aquela coisa emocionante dos tokusatsu, com o Jiraiya ou o Jiban voltando com aqueles apetrechos super legais pra descer o kct em inimigos que os haviam derrotado? Aquilo. Super romântico.
Só que no mundo dos negócios essas coisas não funcionam. Como vc mesmo demonstrou, chegou um ponto em que a Sega teve dois produtos competindo um com o outro. Canibalização é o nome disso se não me engano.
E eles não aprenderam nem com a chegada do Saturn: pra que diabos aquele estúpido slot para expansão de memória? Faz a porra com toda a memória de uma vez! 🤦
Foi só no Dreamcast que eles começaram a acertar de novo, apesar do controle que era uma monstruosidade. Mas infelizmente a sorte não sorriu pra Sega.
Es, o Grande erro da Sega, fora a competição entre USA VS Japan,foi o Saturn não ser retrocompatível com Mega/Geniais e Sega CD, teria o reaproveitamento imediato de uma Biblioteca que alimentaria a plataforma, podendo ter alguma melhoria gráfica no Saturn, dando mais tempo para os desenvolvedores criarem novos jogos, cartuchos não seriam descontinuados abruptamente. Uma PENA. E o erro continuou no Dreamcast.
PQP! Tive essa joça. O único game decente que tive para era o Mortal Kombat II. Foram vários os erros da Sega e a maior deles foi ter grupos de desenvolvimentos de hardware que não se comunicavam de forma adequada.
Sensacional! Muito bom e explicativo!
Hoje poderíamos ter um console da Sega como Sonic sendo exclusivo, talvez um Sonic Adventure 3... Mas foi muitos erros de gestão que levou a isso, triste né...
Eu tive o Mega Drive III com Sega CD, mas só joguei um sonic no sega cd, eu tive o mega depois do super nintendo, naquele tempo achavamos que o meda era superior ao Super Nintendo kkkk, as fitas eram caras, mas tinha muitas locadoras, e amigos que tinham o mega, compartilhavamos os jogos, bons tempos. Eu tinha entre 7/8 anos. O canal é muito informativo, muito bom, tinha varios rumores que eu sabia pelas revistas de games e boatos, hoje a internet desmistifica todas as nossas duvidas do passado :).
Nunca vi um 32X na vida e nem conheci ninguem que tem ele.
Rapaz o seu canal é o único que consegue fazer eu assistir vídeos longos kkk
Muito obrigado mano 👊❤ Vídeos longos são a alma do canal 😂
Nunca vi ou conheci alguém que tivesse o 32X.
Tinha interesse em adquiri-lo na atualidade, mas só queria por conta de 2 jogos e, com o preço elevado, fui desistindo da ideia de montar meu Megazord (queria o SEGA CD também, por conta de 2 jogos). E olha que meu nome é igual ao de um dos Power Rangers Ranger, eu teria legitimidade para "pilotar/controlar" o Megazord, hehe.
Mas confesso que ter assistido este vídeo aqui, ajudou a desestimular meu interesse na aquisição do "console", o que talvez tenha sido algo bom, afinal, comprar um 32X (e 2 jogos dele) hoje em dia seria uma brincadeira bem cara, que talvez não fosse tão divertida por tão poucos jogos.
Parabéns pelo vídeo Ed.
Se achar no precinho vale a pena pela curiosidade, eu tive um que veio em um lote de sucata mas que nunca consegui fazer funfar.
@@aperte A questão é achar no tal "precinho". Achei que o SEGA CD seria mais caro pela antiguidade, mas o 32X pode custar até o dobro. Juntos, eles podem chegar ao preço - absurdo - do PS5 no Brasil.
Quando era moleque eu tive tanto o sega CD quanto o 32X. E realmente o ruim deles é que tinha pouquíssimos jogos e esses poucos jogos não eram bem fraquinhos. Essas empresas tem que aprender que o que importa mesmo para o consumidores são os jogos, não os consoles.
muito bom como sempre....só esperando o do sega cd agora !!!!!
Chega chegando com o laik, é cada vídeo de a saudade fala alto.
Continue assim Edy.
Muito bom vídeo Eu ainda tenho aqui meu 32X agora se ele funciona aí não sei Maís tá na Caixa Já toda mofafa 🤣🤣o meu Megadrive e o Sega CD eu vendi na época para comprar o Saturn né na época não consegui vender junto o 32X pq eu não tinha nenhum cartucho para aí ficou difícil de vende o Megadrive e o Sega CD eu consigui vende eles juntos pq eu tinhas alguns CD e cartuchos Maís para o 32X eu não tinha nada Eu alugavam os games para nas locadoras AFF dava trabalho para achar uma locadora aqui sendo Sp capital eu tinha carteirinha de locadoras da cidade toda 🤣🤣🤣Eu tenho até pena do meu 32X Maís fazer na época A ideia era Boa 👍👍👍
Show. Faça histórias de mais games famosos!
Eu gostava muito de jogar Tempo no meu 32x e Doom.. foi onde conheci a primeira vez o Doom.
Conheci o canal ontem e estou viciado! Parabéns pelo ótimo conteúdo, me sinto vendo documentários sobre diferentes games.
Uma sugestão de vídeo futuro: como estão as empresas de games do passado (Sega, Atari e etc).
seja bem-vindo Gabriel 👊♥️
Assistindo o video e conhecendo todas essas confusões da SEGA, é possível perceber certas semelhanças da Microsoft com o Xbox.
Nem sabia que essa gambiarra tinha sido desenvolvida... Lembro do sega CD e Dreamcast.
Eu amaria ver um vídeo como esse contando a história e queda do Dreamcast
A verdade é que a Sega nunca foi uma boa empresa em consoles caseiros. Lança o SG 1000, um Coleco revisitado, que é um hardware ultrapassado e lançado quase que no mesmo dia que o poderoso Nes.
Depois lança o Mega drive, que originalmente teria um hardware muito próximo da excelente placa de arcade System 16. Mas devido a más decisões, acaba diminuindo o poder de hardware do console com a desculpa de que mais tarde lançaria sua parte "original" para atuar de maneira completa. Esse era o que seria o Sega CD.
Depois de lançar um bom projeto com o cartucho com o chip SVP, enterra o projeto e lança o bizarro 32X.
Ao projetar um console de 32 bits com cd, o que seria o Sega Saturn, adiciona outro processador na correria para poder dar poder de geração de polígonos ao console. Resultado, uma peça dificílima para programar que pouco a pouco foi abandonado pelas empresas de software.
Há uma imensidão de tópicos acerca das presepadas da Sega durante seus dias de console. Uma empresa tão má administrada, tão sem norte, tão bagunçada que penso que suportou muito até.
O pior de todos foi o Saturno, já que a Sega AM2 tava arrepiando nos Árcades e tudo indicava que esse era o futuro. A Sony acertou em cheio com a parceria com a Namco!
Faz video do stadia, zeebo, ouya, outros recentes pra variar um pouco
Eu tive o Mega Drive III com o Sega CD e o 32x. Era um monstrengo absurdo de grande e feio. Como eu não tinha muita grana para comprar os jogos do Sega CD ou do 32x eu acabei fazendo um rolo nesses acessórios em um 3DO (que ainda tenho) com 5 jogos de brinde. Fiquei apenas com o Mega Drive que tenho até hoje tambem. Acho que saí ganhando.
O que eu sei é que meu primo teve o Saturn e eu achava dms. Era louco pra ter um.
Ed! Gostaria de parabenizar pelo tamanho desempenho, acompanho muitos canais de Games no UA-cam, e o Apert Start é o que mais cresce em questão de qualidade. Talvez seja o único que apresenta roteiros elaborados, com essa edição Topzeira em formato de "Mini Documentários", com frequência. E o que torna isso tão verdadeiro, é sua bagagem como Gamer de longa data e tendo presenciado cada etapa, seja boa o ruim. Mas a grande cereja do bolo canal é seu senso de humor, tão refinado e sarcástico, as tiradas e trocadilhos sempre me abrem um sorriso.
Enfim, continue com o ótimo trabalho, pois você é um dos poucos que tem feito verdadeiro a diferença no mundo Gamer no UA-cam.
Obs: Ainda no aguardo de um Collab com o Velberan, ainda mais depois que soube que você também mora em Curitiba, rs.
Powla Jan, até me emocionei aqui, faz isso não mano 🤣 Tem muita gente bacana que eu gostaria de conhecer e quem sabe fazer um collab, ano que vem deve acontecer alguns bacanudos ❤👊
Sega criou a DLC do Hardware.... medo
Falando nisso a Sonic Team sabia que a ideia de Knuckles Chaotix era absurda e como provavelmente não botaram fé no projeto, acabaram removendo o Sonic por completo do jogo pra evitar associar a imagem dele com um jogo ruim. No Japão nem o nome do Knuckles aparece na capa, se chama só Chaotix.
DOOM 32X foi um dos melhores q joguei, e tinha Cosmic carnage, MK2 q eram muito bons
Joguei muito Virtua Racing no Mega, depois passei a jogar nas locadoras a versão do 32x, que fez a versão do Mega parecer uma demo! Tinha mais carros, mais pistas, gráficos e músicas melhorados, mas de fato, mesmo a versão do 32x perde feio pro Saturn. Foi o primeiro jogo que tive acesso totalmente 3d.