O Glauber tem algo de especial. Lembro de um vídeo que ele fala sobre como ser filósofo não é uma profissão e conta que ele tem um emprego para além da filosofia. Acho que isso faz com que ele possa se manter fiel a esse formato de vídeo mais sério, sem precisar se desdobrar para agradar o algoritmo. Eu gosto dessa onda de fazer reacts dos outros camaradas comunas do UA-cam, acho importante atingir mais gente, mas acabo sentindo falta desse tipo de vídeo que o Glauber faz
Sim, a maior parte dos canais marxistas não chega nem no nível da propaganda. Se resumem à mera agitação (estou utilizando a distinção entre propaganda e agitação de Lênin).
@@99Gara99ele trabalha numa empresa de tecnologia, tem um vídeo que ele conta que estudava Filosofia e Computação, se não me falha a memória. E que é autodidata em alemão.
Otimo video, bem didático. Sou psicóloga e utilizo a abordagem fenomenológica existencial baseada em Sartre nas minhas clínicas! Eu amooooo essa corrente ❤️
Estou estudando o existencialismo e fazendo o seu curso de introdução a filosofia lá na udemy! Comecei a faculdade de filosofia, a qual tive de abandonar, em SP. Me faz falta, mas assim posso reconhecer a qualidade do seu conteúdo! Altíssima, por sinal!!
Se um dia eu conseguir viver com o mínimo de organização, paixão e comprometimento, então eu irei comprar os seus cursos. Afinal, de que adiantaria eu comprar o seu curso vitalício se eu nunca o conseguisse estudar? Responsabilidade pela própria vida também significa fazer escolhas responsáveis, mas cuidado, pois o excesso de zelo pode se transformar em procrastinação, pelo menos é o que a minha vivência me ensina. É meio que um papo de Coach, mas é o que tem para hoje, infelizmente. Enquanto isso, vou ajudar seu canal com um valeu demais, como esse aqui, quando eu puder. Muito obrigado por esse vídeo. Muito valioso. p.s.: Baixei o livro que você está segurando na thumbnail. Não é para amadores, mas as 1ªs páginas são bem legais.
Muito obrigado, RBO! Aristóteles disse algo que talvez possa te ajudar em seus objetivos, a saber: que a excelência, ou virtude, é alcançada pela prática. Como alguém se torna corajoso? Não é sentindo-se corajoso, mas praticando atos corajosos, mesmo que interiormente sinta medo. Para alcançar a almejada organização nos estudos, o importante é começar a se impor limites, o que inicialmente vai parecer algo forçado, não natural, mas com o tempo isso se torna segunda natureza. Grande abraço!
Estou aqui apenas para ser grato por ser uma luz nos meus caminhos . Obrigado por fazer desse canal uma fonte de conhecimento. Parabéns pela eloquência.
Boa noite. Mais uma vez estou assistindo esse jovem filósofo que admiro demais! Parabéns Glauber, continue com suas aulas que são brilhantes. Um grande abraço.
Tenho já alguns anos na minha pobre estante um exemplar de kierkgard traduzido curiosamente por um jornalista paranaense chamado Ernani Raichman, ele foi com sua esposa para Dinamarca em 70. Ele disse certa vez ,bem talvez algum dia no futuro alguns venham a se interessar por ler esse filósofo. Editou pela UFPR Curitiba.
Gosto muito da filosofia existencialista e dos filosofos que ela carega, principalmente sartre. Otimo video glauber! Obrigado pela existencia desse video
um canal "achado" rsss, parei aqui pelo titulo e pela camiseta.... já imaginei que poderia ter bom conteúdo, parabéns pelo canal.... Eu passei por várias religiões, tentei entender ou me adaptar, sem sucesso, hoje sou ateu e me interesso em viver o dia apenas sem me preocupar ou pensar demais, me sinto mais completo como ser humano pois não tenho necessidade de agradar a ninguém.
" O IMPORTANTE NÃO É O QUE O HOMEM FEZ, MAS AQUILO QUE ELE FEZ DO QUE FIZERAM DELE". ( JEAN PAUL SARTRE ). EU NUTRO UM ENORME CARINHO POR ELE. INTELECTUAL, CONTESTADOR E HUMANISTA.
muito bom o conteudo Glauber como sempre você dando uma grande aula... Glauber também sou professor de Filosofia este ano me passaram a disciplina PENSAMENTO COMPUTACIONAL, estou tendo uma certa dificuldade, como Filósofo vejo as raizes desta disciplina na filosofia.. Você como uma pessoa da area da computacão entende esta disciplina? na minha concepção é muita falta de conhecimento, afirmar que o pensamento computacional, utiliza da metologia dos computadores na resolucao se problemas, a partir da logica algoritimica, como se o computador tivesse a capacidade de elaborar por si só os PADRÕES, os padroes sugem a apartir da demanda humana o computador apenas baseado nos parametros pre estabelcudos, vai atuar de forma binaria sim/näo ou verdadeiro/falso, 0/1, de forma bastante agil claro a capacidade de processamento das informações no tempo aí sim, seria uma questao da máquina. ... até o metodo utilizado de dividir os problemas para buscar as solucoes está baseado no metodo cartesiano, entretanto em todos os textos que busquei sobre a disciplina ninguem comenta isto, parece que este metodo nasce do nada, fundamentado na propria maquina.... 🏻: quem alimenta com informações e dados os algoritimo é justamente o agir humano, o merito da máquina esta na capacidade de processamento com agilidade... entretanto para ele nao existe meio termo, temperança... ou complementariedade... onde o pensamento computacional pode ser crítico? criativo? o pensamento filosófico sim é reflexivo, crítico e criativo.. seria um erro este conceito da disciplina como pensamento computacional?
Glauber, vídeo fantástico, assim como seu curso. Sempre fui um admirador das ideias de Sartre e acabei me fechando na leitura e releitura das obras dele. Obrigado pelos esclarecimentos.
Muitos afirmam que nunca escolhemos nada para além do que está disponível para ser escolhido oferecido pelo sistema, seria como pe4guntar quais as 3scolhas e liberdade que por 3xemplo teria um prisioneiro, senão escolher entre as escolhas disponiveis no presídio. Como equacionar tudo isso dentro do 3xistencialismo?
Eu sou adepto do existencialismo de Sartre. Os pensamentos dele me agradam quando diz q é o homem que se cria. Mas eu não consigo pensar nessa filosofia para alguém que nasce com algum tipo de doença debilitante. Quais escolhas uma pessoa assim teria? Como ela iria construir a própria vida se não pudesse fazer escolhas?
Olá, Glauber Duas sugestões: 1°- poderia fazer um vídeo sobre o "existencialismo" (absurdismo) em Camus? (Nas chaves do: absurdo e revolta - casando literatura e filosofia/ensaio) 2°- Sobre a "segunda" fase de Dostoiévski e a influência para a filosofia e pensamento contemporâneo (inclusive em Camus) Obs: consigo enxergar vislumbres da influência de Dostoiévski na cultura em geral, mas nada concreto ou sintetizado Ex: vejo paralelos entre Raskolnikóv e Meursault, Jean-Baptiste Clemence e O homem ridículo (pelo paroxismo e "paradoxalismo") (...) Abraço, De um amigo do saber
Glauber, de algum modo existe influência do estoicismo no existencialismo? E alguma confluência do existencialismo com o pragmatismo de John Dewey? Se você puder explicar, eu agradeceria bastante! Abraço!
Sobre a paixão e o sentimento de ridículo. Às x a pessoa nao está sem paixão, ela só não está na sintonia da outra. Hj mesmo passei por isso. Fui mostrar uma música do Highwayman,ao meu marido, com o quarteto que me encantou, e me fez dançar sozinha a tarde toda, e ele simplesmente não viu graça. Foi decepcionante pra mim. Mas ele se encanta com vídeos de oficina mecânica 😢
Muito bom, mas curto. O existencialismo tem ou teve influência em muitos campos da cultura, principalmente na literatura. Sartre era um fenômeno de popularidade. Inclusive como escritor Não fiquei muito surpreso em colocar Nietzche na lista. Mas Dostoiévski achei nada a ver. Dizem que o existencialismo está morto. Eu discordo. Toda literatura corajosa, que percebe o absurdo da existência, é meio existencialista.
Glauber, já vi em vários vídeos seus e não ficou muito claro: o podcast é uma versão estendida do vídeo, conteúdo complementar ou só o áudio do vídeo? 🤔 No mais, continue com o ótimo conteúdo! Já já serei aluno dos cursos.
@@FilosofiaVermelha Ah, sim. Bom saber! Eu acho que só notei os temas parecidos e por isso fiquei na dúvida. Com certeza irei acompanhar também. Obrigado, Glauber!
Sou de direita, conservador em política, e liberal em economia. Todavia, essas características não me impedem de ouvir e dialogar com outras correntes de pensamento. Gosto muito das exposições do prof. Glauber Ataide. O cara tem repertório, fala de maneira fundamentada e domina a matéria que está expondo. É o tipo de quadro intelectual que falta (e muito!) na esquerda e também na direita brasileira - onde atualmente o que mais se vê é um monte de bolsominions e fanáticos adeptos de uma mística religiosa que se mistura com política e ignorância. Parabéns prof. Glauber Ataide! Forte abraço
De fato este quadro que você fala falta, de fato, na direita. Assim como você, gostaria de me aprofundar mais em certos temas, teorias e ideias... para poder entender de fato como se formam certos pensamentos. No que diz respeito à parte liberal, só vejo o básico do básico mal explicado (focando somente nos pontos que lhe interessam) e ad homien. Já na esquerda, existem vários canais interessantes, com viés ideológico sim, mas que baseiam seus discursos no materialismo histórico. Acho que essa é a principal diferença e é justamente o que me atrai nesses canais. Diferente da maioria dos canais de direita que se baseiam em senso comum e opinião para formar o seu discurso.
Glauber, tu acha que vale a pena fazer faculdade de filosofia e da pra se formar em filosofia mas trabalhar com jornalismo/comunicação e não como professor?
Moralismo sobre o beijo, que saco isso. Filosofia e beijo na rua é tudo, é vida, é felicidade, é vontade. Beijo é beijo e não interessa moralismos condenatório. Huhuhu
Por que não faz o menor sentido ver duas pessoas se beijando? Acho que essa visão não ficou bem explicada. Duas pessoas se beijando é lindo, mesmo que eu não seja uma das duas pessoas.
@@anavillela2703 Mas aí você está visualizando de maneira emotiva ele disse "racional" racionalizar que o ato público do beijo não faz sentido naquele local e momento. Mas se você olhar a vida com emoção vai pensar o que você disse que é lindo e belo. Um ser que está apático jamais visualiza um beijo e pensaria de tal forma, no máximo iria olhar e julgar talvez.
Fala meu chefe. Será que você poderia fazer um vídeo relacionando a moral existencialista de Simone de Beauvoir com o marxismo? Porque ela menciona o marxismo e diz que não somos seres submissos (como que em contrapartida ao marxismo (?)). E essa frase dela horrível: "“A vida não é boa e nem má, nós que vamos decidir o que vai ser dela.”, me parece ser bem anti-marxista.
O Glauber tem algo de especial. Lembro de um vídeo que ele fala sobre como ser filósofo não é uma profissão e conta que ele tem um emprego para além da filosofia. Acho que isso faz com que ele possa se manter fiel a esse formato de vídeo mais sério, sem precisar se desdobrar para agradar o algoritmo. Eu gosto dessa onda de fazer reacts dos outros camaradas comunas do UA-cam, acho importante atingir mais gente, mas acabo sentindo falta desse tipo de vídeo que o Glauber faz
Tem link desse vídeo, camarada?
Sim, a maior parte dos canais marxistas não chega nem no nível da propaganda. Se resumem à mera agitação (estou utilizando a distinção entre propaganda e agitação de Lênin).
Qual a profissão dele?
@@99Gara99 😂gogo boy 😂😂
@@99Gara99ele trabalha numa empresa de tecnologia, tem um vídeo que ele conta que estudava Filosofia e Computação, se não me falha a memória. E que é autodidata em alemão.
Importante vídeo.
Valeu, Pedro!
Estou terminando o seu curso de introdução a filosofia Glauber, estou achando excelente! Parabéns pelo trabalho! 👏
Otimo video, bem didático. Sou psicóloga e utilizo a abordagem fenomenológica existencial baseada em Sartre nas minhas clínicas! Eu amooooo essa corrente ❤️
"Olá amigos e amigas do saber", esse início acolhedor já é um clássico. Acompanho o Prof. Glauber no podcast, excelente trabalho
A calma com que o Glauber explica os conceitos me deixa até mais calma, sempre com excelentes conteúdos. Obrigada pelo seu trabalho, só continue!
Salve camarada Glauber.
Estou estudando o existencialismo e fazendo o seu curso de introdução a filosofia lá na udemy! Comecei a faculdade de filosofia, a qual tive de abandonar, em SP. Me faz falta, mas assim posso reconhecer a qualidade do seu conteúdo! Altíssima, por sinal!!
Amei a camisa!
Gosto muito das suas explicações! Muito obrigada por tanto conhecimento! ✊🏻❤️
12:15 - 18:00 incrível!
Obrigado por mais essa aula e proposta de reflexão, Glauber!
Se um dia eu conseguir viver com o mínimo de organização, paixão e comprometimento, então eu irei comprar os seus cursos. Afinal, de que adiantaria eu comprar o seu curso vitalício se eu nunca o conseguisse estudar? Responsabilidade pela própria vida também significa fazer escolhas responsáveis, mas cuidado, pois o excesso de zelo pode se transformar em procrastinação, pelo menos é o que a minha vivência me ensina. É meio que um papo de Coach, mas é o que tem para hoje, infelizmente.
Enquanto isso, vou ajudar seu canal com um valeu demais, como esse aqui, quando eu puder.
Muito obrigado por esse vídeo. Muito valioso.
p.s.: Baixei o livro que você está segurando na thumbnail. Não é para amadores, mas as 1ªs páginas são bem legais.
Muito obrigado, RBO! Aristóteles disse algo que talvez possa te ajudar em seus objetivos, a saber: que a excelência, ou virtude, é alcançada pela prática. Como alguém se torna corajoso? Não é sentindo-se corajoso, mas praticando atos corajosos, mesmo que interiormente sinta medo. Para alcançar a almejada organização nos estudos, o importante é começar a se impor limites, o que inicialmente vai parecer algo forçado, não natural, mas com o tempo isso se torna segunda natureza. Grande abraço!
Estou aqui apenas para ser grato por ser uma luz nos meus caminhos . Obrigado por fazer desse canal uma fonte de conhecimento.
Parabéns pela eloquência.
Poderia fazer mais vídeos sobre essa temática?
Boa noite. Mais uma vez estou assistindo esse jovem filósofo que admiro demais! Parabéns Glauber, continue com suas aulas que são brilhantes. Um grande abraço.
Meus parabéns filosofia vermelha, eu acredito assim mesmo, somos os únicos responsáveis! por nós mesmos.
Necessário esse tema.
Grato pela aula.
Black Metal na veia !
Peita de responsa, professor! 🤘🤘🤘
Muito bom, parabéns camarada Glauber!
Eu não rejeito a lista. Entretanto incluiria Unamuno, tbm cristão e um dos pais do existencialismo.
belphegor é muito foda
Tenho já alguns anos na minha pobre estante um exemplar de kierkgard traduzido curiosamente por um jornalista paranaense chamado Ernani Raichman, ele foi com sua esposa para Dinamarca em 70. Ele disse certa vez ,bem talvez algum dia no futuro alguns venham a se interessar por ler esse filósofo. Editou pela UFPR Curitiba.
Salve, camarada Glauber!
Aguardei bastante por esse vídeo!
Gosto muito da filosofia existencialista e dos filosofos que ela carega, principalmente sartre.
Otimo video glauber! Obrigado pela existencia desse video
Valeu. Merece a parte 2
Didático!!👏🏿👏🏿👏🏿
muito legal, obrigado!
Valeeeuuu!! Ajudou muito pra prova
Muito bom ! Fico agradecida !
Parabéns pelo vídeo. Explicado de forma bem didática.
Bem esclarecedor! Valeu Glauber!!
Gostei da camisa
Muito bom, grato
um canal "achado" rsss, parei aqui pelo titulo e pela camiseta.... já imaginei que poderia ter bom conteúdo, parabéns pelo canal....
Eu passei por várias religiões, tentei entender ou me adaptar, sem sucesso, hoje sou ateu e me interesso em viver o dia apenas sem me preocupar ou pensar demais, me sinto mais completo como ser humano pois não tenho necessidade de agradar a ninguém.
Obrigada🥰
Muito bom, obrigado pela aula!
Grata Glauber.
Valeu.
Excelente conteúdo como sempre, Glauber. Riquissimo. Ganhou mais ainda meu coração com a peita dessa banda linda. amo Belphegor haha
" O IMPORTANTE NÃO É O QUE O HOMEM FEZ, MAS AQUILO QUE ELE FEZ DO QUE FIZERAM DELE".
( JEAN PAUL SARTRE ).
EU NUTRO UM ENORME CARINHO POR ELE. INTELECTUAL, CONTESTADOR E HUMANISTA.
Seu canal é ótimo!!! Gosto muito do seu trabalho, desejo sucesso.
Excelente introdução, obrigada
Que bonita essa filosofia 💓
Gostei muito , mesmo !
Grande professor \o/ e amo o existencialismo do Kierkegaard
Excelente vídeo. Parabéns !!!
Ver seus vídeos me dá vontade de aprofundar nos temas e nos autores, didática foda demais
Nada como ver um video do Glauber com sua bela camisa do Belphegor falando de existencialismo.
Ótimo vídeo
Ótimo
Poderia fazer um sobre o humanismo radical? Abraços!
Esse visual do belphegor lúcifer incestos, foda
Muito bom, camarada!
Vídeo impecável, como sempre.
Um livro sobre o tema que gosto bastante é o "The irrational man", de William Barret.
muito bom o conteudo Glauber como sempre você dando uma grande aula... Glauber também sou professor de Filosofia este ano me passaram a disciplina PENSAMENTO COMPUTACIONAL, estou tendo uma certa dificuldade, como Filósofo vejo as raizes desta disciplina na filosofia.. Você como uma pessoa da area da computacão entende esta disciplina?
na minha concepção é muita falta de conhecimento, afirmar que o pensamento computacional, utiliza da metologia dos computadores na resolucao se problemas, a partir da logica algoritimica, como se o computador tivesse a capacidade de elaborar por si só os PADRÕES, os padroes sugem a apartir da demanda humana o computador apenas baseado nos parametros pre estabelcudos, vai atuar de forma binaria sim/näo ou verdadeiro/falso, 0/1, de forma bastante agil claro a capacidade de processamento das informações no tempo aí sim, seria uma questao da máquina. ... até o metodo utilizado de dividir os problemas para buscar as solucoes está baseado no metodo cartesiano, entretanto em todos os textos que busquei sobre a disciplina ninguem comenta isto, parece que este metodo nasce do nada, fundamentado na propria maquina....
🏻: quem alimenta com informações e dados os algoritimo é justamente o agir humano, o merito da máquina esta na capacidade de processamento com agilidade... entretanto para ele nao existe meio termo, temperança... ou complementariedade...
onde o pensamento computacional pode ser crítico? criativo?
o pensamento filosófico sim é reflexivo, crítico e criativo..
seria um erro este conceito da disciplina como pensamento computacional?
Belo vídeo !
Glauber, vídeo fantástico, assim como seu curso. Sempre fui um admirador das ideias de Sartre e acabei me fechando na leitura e releitura das obras dele. Obrigado pelos esclarecimentos.
Muito bom! ❤️
Excelent vídeo🕴️
Prezado Glauber, parabéns pelos conteúdos...uma pergunta que me despertou a curiosidade: Por que do título: filosofia vermelha?
Muitos afirmam que nunca escolhemos nada para além do que está disponível para ser escolhido oferecido pelo sistema, seria como pe4guntar quais as 3scolhas e liberdade que por 3xemplo teria um prisioneiro, senão escolher entre as escolhas disponiveis no presídio.
Como equacionar tudo isso dentro do 3xistencialismo?
Eu sou adepto do existencialismo de Sartre. Os pensamentos dele me agradam quando diz q é o homem que se cria. Mas eu não consigo pensar nessa filosofia para alguém que nasce com algum tipo de doença debilitante. Quais escolhas uma pessoa assim teria? Como ela iria construir a própria vida se não pudesse fazer escolhas?
Ausgezeichnet! Ein großes Dankeschön! Grüße aus Brasilien 0/
Liebe Grüße zurück
Muito bom!
muito bom!
Estou lendo o existencialista Heidegger e não abandonei Schopenhauer.
Me fale um pouco sobre a banda de Black metal da camisa tua? Eu não conhecia essa, vou pesquisar. É Belphagor. Certo?
sou apaixonada pelo existencialismo, tenho "amor fati" tatuado no peito 🫶🏽
Olá, Glauber
Duas sugestões:
1°- poderia fazer um vídeo sobre o "existencialismo" (absurdismo) em Camus? (Nas chaves do: absurdo e revolta - casando literatura e filosofia/ensaio)
2°- Sobre a "segunda" fase de Dostoiévski e a influência para a filosofia e pensamento contemporâneo (inclusive em Camus)
Obs: consigo enxergar vislumbres da influência de Dostoiévski na cultura em geral, mas nada concreto ou sintetizado
Ex: vejo paralelos entre Raskolnikóv e Meursault, Jean-Baptiste Clemence e O homem ridículo (pelo paroxismo e "paradoxalismo")
(...)
Abraço,
De um amigo do saber
Ha algum video seu sobre Albert Camus?
Na área de membros tem dois vídeos sobre "A queda", obra do Camus que lemos em janeiro em nosso clube de leitura.
Glauber, de algum modo existe influência do estoicismo no existencialismo? E alguma confluência do existencialismo com o pragmatismo de John Dewey? Se você puder explicar, eu agradeceria bastante! Abraço!
A Angelica Lovatto associa de forma brilhante o existencialismo ao pósmodernismo e à contrarrevolução burguesa.
✊🏻✊🏻✊🏻✊🏻✊🏻✊🏻
Sobre a paixão e o sentimento de ridículo. Às x a pessoa nao está sem paixão, ela só não está na sintonia da outra. Hj mesmo passei por isso. Fui mostrar uma música do Highwayman,ao meu marido, com o quarteto que me encantou, e me fez dançar sozinha a tarde toda, e ele simplesmente não viu graça. Foi decepcionante pra mim. Mas ele se encanta com vídeos de oficina mecânica 😢
Muito bom, mas curto. O existencialismo tem ou teve influência em muitos campos da cultura, principalmente na literatura. Sartre era um fenômeno de popularidade. Inclusive como escritor
Não fiquei muito surpreso em colocar Nietzche na lista. Mas Dostoiévski achei nada a ver.
Dizem que o existencialismo está morto. Eu discordo. Toda literatura corajosa, que percebe o absurdo da existência, é meio existencialista.
Sei que não tem nada a ver com o vídeo mas gostaria de saber sua opinião a respeito dos cancelamentos dos shows do Mayhem no Brasil.
Digamos que o senhor é um iniciante, não tem conhecimento sobre filosofia e filosofia de Karl Marx, escolheria qual dos dois cursos para iniciar?
Posso iniciar o curso por "A filosofia de Karl Marx sem conhecer "A introdução da Filosofia"?
Quero iniciar!
Inclusive o Camus fala no fim do Mito de Sísifo "É preciso imaginar Sísifo feliz".
Glauber, já vi em vários vídeos seus e não ficou muito claro: o podcast é uma versão estendida do vídeo, conteúdo complementar ou só o áudio do vídeo? 🤔
No mais, continue com o ótimo conteúdo! Já já serei aluno dos cursos.
O podcast é independente do canal e gravado separado. Quando o tema é o mesmo, geralmente o episódio lá é maior.
@@FilosofiaVermelha Ah, sim. Bom saber! Eu acho que só notei os temas parecidos e por isso fiquei na dúvida. Com certeza irei acompanhar também. Obrigado, Glauber!
Sou de direita, conservador em política, e liberal em economia.
Todavia, essas características não me impedem de ouvir e dialogar com outras correntes de pensamento.
Gosto muito das exposições do prof. Glauber Ataide.
O cara tem repertório, fala de maneira fundamentada e domina a matéria que está expondo.
É o tipo de quadro intelectual que falta (e muito!) na esquerda e também na direita brasileira - onde atualmente o que mais se vê é um monte de bolsominions e fanáticos adeptos de uma mística religiosa que se mistura com política e ignorância.
Parabéns prof. Glauber Ataide!
Forte abraço
De fato este quadro que você fala falta, de fato, na direita. Assim como você, gostaria de me aprofundar mais em certos temas, teorias e ideias... para poder entender de fato como se formam certos pensamentos. No que diz respeito à parte liberal, só vejo o básico do básico mal explicado (focando somente nos pontos que lhe interessam) e ad homien.
Já na esquerda, existem vários canais interessantes, com viés ideológico sim, mas que baseiam seus discursos no materialismo histórico.
Acho que essa é a principal diferença e é justamente o que me atrai nesses canais. Diferente da maioria dos canais de direita que se baseiam em senso comum e opinião para formar o seu discurso.
Glauber, tu acha que vale a pena fazer faculdade de filosofia e da pra se formar em filosofia mas trabalhar com jornalismo/comunicação e não como professor?
E o Emil Cioran? 😢
Gabriel Marcel foi denominado existencialista, mas ele também não aceitou!!!
👏👏👏👏👏
❤❤❤❤❤❤
Não sei ao certo, mas eu acho que a estante cresceu
Moralismo sobre o beijo, que saco isso. Filosofia e beijo na rua é tudo, é vida, é felicidade, é vontade. Beijo é beijo e não interessa moralismos condenatório. Huhuhu
Que achado esse canal
Não dá spoiler. Ainda não cheguei nessa parte do seu curso.
Gente inteligente é outro papo né
E Simone de Beauvoir?
Parça, tu parece o Trotsky de cabelinho comprido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou Ateu e gosto muito do Humanismo, acho o Humanismo o mais completo em todos sentidos. Fantástico.
Por que não faz o menor sentido ver duas pessoas se beijando? Acho que essa visão não ficou bem explicada. Duas pessoas se beijando é lindo, mesmo que eu não seja uma das duas pessoas.
@@anavillela2703 Mas aí você está visualizando de maneira emotiva ele disse "racional" racionalizar que o ato público do beijo não faz sentido naquele local e momento. Mas se você olhar a vida com emoção vai pensar o que você disse que é lindo e belo. Um ser que está apático jamais visualiza um beijo e pensaria de tal forma, no máximo iria olhar e julgar talvez.
Filosofia burguesa, metafísica, mística
Fala meu chefe. Será que você poderia fazer um vídeo relacionando a moral existencialista de Simone de Beauvoir com o marxismo? Porque ela menciona o marxismo e diz que não somos seres submissos (como que em contrapartida ao marxismo (?)). E essa frase dela horrível: "“A vida não é boa e nem má, nós que vamos decidir o que vai ser dela.”, me parece ser bem anti-marxista.