Atualmente, aos 45 anos e após inúmeras frustrações e desilusões, vivo solitário de humanos, mas próximo dos animais e plantas. A melhor escolha da vida!
Fascinante como as pessoas têm um discurso totalmente desconexo. Vivem penduradas nas redes sociais em busca de relacionar-se, de ser visto e no presencial preferem a solidão. Relações fantasiosas , na expectativa de que , no virtual não sofrerão... ledo engano. Apenas potencializam seus "frios", nunca irão se acostumar, caso se acostumem, cuidado, viraram zumbis. O único coerente com a natureza humana, foi o último entrevistado, parabéns!! Como sempre... Pondé arrasando...
@@tiagof5623 para mim, rede social ( utilizada de forma compulsiva) é uma droga que restringe a liberdade de ser livre, detona suas sinapses e faz a pessoa mergulhar num mundo imaginário e burro... ao mesmo tempo que é ótima, é péssima, como tudo , saber usar , mas para saber usar precisa ter consciência ...
Eu vou até onde aguento e até onde a relação não se torne indigna. Temos que ser flexíveis e resilientes na relação, mas existe um limite.. e o limite é quando a situação se torna indigna. Quando começamos abrir mão demais, continuar sendo generosos demais e recebendo "ferimentos" estendendo nossos limites e nos anulando em favor de um "calor" que não mais existe.
Kkk como é lindo ver pessoas que moram num país tropical e que não sabem ideia do que é frio dizerem que preferem o frio. Vai fazer essa mesma pesquisa na Sibéria pra ver o resultado.
E também é lindo ver pessoas defendendo que os espinhos nem sempre machucam, que é possível sobreviver aos ferimentos... Sobreviver sim, mas não isento de sequelas.
Realmente somos feitos para nós relacionarmos: pesquisas feitas com a terceira idade comprovam que nesse grupo os que tem amigos vivem mais. Como cada um em si é um "mundo a parte" os relacionamentos nos enriquecem através das experiências , diálogo e convívio , ter o com quem partilhar a vida é oportunidade de crescimento
Vejo que há um conflito cada vez maior quando se trata desse tema. Biologicamente falando temos o impulso primário em encontrar um parceiro/parceira, porém com o mundo moderno tomando um rumo cada vez mais individualista, as pessoas estão colocando mais na balança para entender o quanto vale a pena criar um vínculo/compromisso. De certa forma indo ao contrário da nossa natureza.
8:40 Os espinhos do porco espinhos só são ativados em situação de defesa, quando estão entre eles os espinhos ficam em formato de cabelo petado pra trás. Então que nossos espinhos só fere quando estamos revidando uma agressão ou arrumando confusão.
Assim como o Pondé disse que não somos porco-espinhos e nem sempre os espinhos machucam, e por isso seria mais lógico, segundo a natureza humana, aprender a lidar com os espinhos, também me ouso afirmar que nem sempre o frio machuca. E sendo assim, me permito exercer o meu direito de escolher, ao menos por agora, o frio ao invés dos espinhos, porque assim como NEM SEMPRE os espinhos machucam, NEM SEMPRE o frio machuca, nem sempre o frio mata. Já experimentei tanto a dor dos espinhos, como o desconforto do frio, e por experiência própria asseguro que a primeira doeu muito mais. E como os animais são adaptáveis ao habitat que escolheram viver, creio que é possivel criarmos uma camada mais grossa na pele pra resistir esse frio. Assim como a solidão pode ser uma desgraça pra algumas pessoas, pode ser liberdade e conforto para outras, e ai onde entra a solidão X Solitude. E por fim esse dilema acaba sendo apenas mais uma questão de escolha do que uma mero questão de qual dor é mais preferivel. Qual contrato de dor você escolhe hoje pra viver? Talvez la na frente eu queira buscar o calor apesar dos espinhos. Mas hoje, eu escolho o lado do frio, eu escolho suportar o frio com uma camada mais grossa de pele que eu desenvovi ao longo dos anos e das minhas vivencias.
Bom dia! Gostaria de ouvir o professor Pondé falando sobre o livro, Sociedade do cansaço, do filósofo Byung-Chul Han. Gostei da leitura, mas gostaria de ouvir do professor suas contribuições a respeito do conteúdo desse livro. Obrigada
Comparar uma situação de natureza selvagem com o estado de direito atual não tem nada a ver. A necessidade de estar junto na natureza era real, questão de sobrevivência. No mundo atual, as pessoas continuam precisando das outras, mas não precisam ficar junto fisicamente com medo dos predadores. Tudo tem seu lado positivo e negativo. O ruim é invalidar a opção das pessoas por aquilo que é o menos pior pra elas. Lembro de que uma vez este senhor disse que não ter filhos era egoísmo. Olha que bobagem! Egoísmo é colocar deliberadamente alguém neste mundo só pra satisfazer sua necessidade social de aceitação (quando não pensam em ter alguém que cuide na velhice). E não dá pra comparar os outros animais. Na natureza eles não têm escolha. No mundo atual as pessoas têm escolha. Eu acho que se é pra dizer que alguém é egoísta é justamente quem tem filhos.
@lpf3868 concordo em partes, principalmente a questão dos filhos. Mas o que ele quer dizer é que sim, precisamos uns dos outros como forma de socialização. Hoje em dia vivemos em grupos de milhões de pessoas. Peguemos a cidade de São Paulo que tem mais de 10 milhões de habitantes, realmente não precisamos nos preocupar com predadores ou coisas similares da vida selvagem; mas desde o ônibus que você pega para ir trabalhar até a água que chega na sua casa, são pessoas trabalhando; sem dizer na questão de comunicação uns com os outros. Ter uma vida social mais saudável significa ter melhores relações com as pessoas, principalmente com quem você convive: familiares e colegas de trabalho. As pessoas que preferem ficar sozinhas (entrevistados) são pessoas que provavelmente não souberam e não sabem lidar com os próprios sentimentos, com os conflitos que nos afligem como indivíduos em interação uns com os outros, com as traições, decepções etc... A maioria das pessoas que eu vejo que são rancorosas, são as que mais são sozinhas. Lidar com nós mesmos e com os outros é extremamente importante e negar isso, mesmo na sociedade atual que tem muitos meios de """"sermos auto-suficientes""" é negar a realidade da nossa própria natureza.
As pessoas só se esqueceram que o frio mata viu. E rápido kkkk. Prefiro me machucar que morrer. O que não te mata te fortalece. Ha estudos que dizem que em grupo na maioria das situações se vive mais e melhor que sozinho. Enfim, cada um escolhe a forma que vai morrer kkk
Eu acredito muito como nestes filmes de fim do mundo sabe? Quem sobrevive?? Aqueles que se unem. Os que se afstam e ficam sozinhos morrem, de frio, por animais, sem comida, etc... o futuro do mundo são as pessoas em maior grupo, isso é provado cientificamente.
@@gabibonza verdade mas isso é um escolha sua também. No caso das pessoas em volta vc escolhe e dá forma que vc vai tratá-las também vai variar como vão te tratar.
O problema não é o frio. O problema é a serra na cabeça 24 horas. Imagino cortando uma árvore pra fazer uma Tora? Quantas tiras precisam e quantas mulheres serão serradas?
Fico curioso porque não tomamos em consideração que o outro do outro somos nós mesmos. Portanto, somos levados a crer que somente o outro tem espinhos para furar. E os nossos espinhos? Precisamos ser um pouco mais generosos com os espinhos alheios, porque os nossos podem ser muito piores do que os deles...mas valorizamos mais o espinho alheio, porque alimentamos a ilusão de que o fato de não frequentemente os nossos não nos furar eles não existam.
Só não comentaram sobre a SANTA mãe do Schopenheur, que era uma mulher: "a frente de seu tempo" tanto que o pai dele se mata por causa dela. E ao marido morrer ela abra um "salão de festas". Talco no salão?
Quem avisa do perigo ⚡ amigo é: Aviso ⚠️ importantíssimo aceite a Jesus Cristo em vida agora depressa urgente correndo rápido já!! escapa d condenação eterna do lago de fogo 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 eterno Apocalipse 20:10 a 15. Apocalipse 21:15. Marcos 16:15 a 20. Marcos 9:42_48. Lucas 16:15. Lucas 12:20. Mateus 10: 28 João 14:1_6. Lucas 16: 19_31. Hebreus: 9 :27.
que analize infeliz desse senhor quando diz que as vezes espinhamos outras vezes nao a verdade é que os espinhos sao tao constantes nos humanso como na metafora a diferença disso é a mentira a ilusao o tentar fingir a realidade realidade essa que prova que os humanso nao evoluiram etica e nem moral a ponto de conseguir conviver so fazem o que fazem por interesse isso resume os relacionamentos precisamso usn dos outros mas nao somos dependentes existe uam diferença brutal nisso
Freud e sempre lembrado, talvez por q era um louco. Pesquisem sua teoria sexual do nariz, q fez no inicio de seu trabalho. O livrodos sonhos, e de uma tolice...
Os entrevistados falam como se fossem vítimas e perfeitos ,apenas são machucados, nunca machucam ninguém. Somente o último entrevistado demonstrou maturidade e senso de realidade. Somos machucados, sim. Mas não devemos esquecer que machucamos também, ninguém é perfeito. Não existem alecrins dourados quando se trata de seres humanos.
O jornalismo da TV Cultura é sempre elegante e, não só informativo, mas também reflexivo!
@@jandermuniz2113 diferenciado
Atualmente, aos 45 anos e após inúmeras frustrações e desilusões, vivo solitário de humanos, mas próximo dos animais e plantas.
A melhor escolha da vida!
Fascinante como as pessoas têm um discurso totalmente desconexo. Vivem penduradas nas redes sociais em busca de relacionar-se, de ser visto e no presencial preferem a solidão. Relações fantasiosas , na expectativa de que , no virtual não sofrerão... ledo engano. Apenas potencializam seus "frios", nunca irão se acostumar, caso se acostumem, cuidado, viraram zumbis.
O único coerente com a natureza humana, foi o último entrevistado, parabéns!! Como sempre... Pondé arrasando...
@@Þþþþţexatamente.
@@fredericafrida4815 Rede social e solidão é quase a mesma coisa. Na realidade, q é o q importa, as pessoas estão sozinhas.
@@tiagof5623 para mim, rede social ( utilizada de forma compulsiva) é uma droga que restringe a liberdade de ser livre, detona suas sinapses e faz a pessoa mergulhar num mundo imaginário e burro... ao mesmo tempo que é ótima, é péssima, como tudo , saber usar , mas para saber usar precisa ter consciência ...
Ótima observação!
Eu vou até onde aguento e até onde a relação não se torne indigna. Temos que ser flexíveis e resilientes na relação, mas existe um limite.. e o limite é quando a situação se torna indigna. Quando começamos abrir mão demais, continuar sendo generosos demais e recebendo "ferimentos" estendendo nossos limites e nos anulando em favor de um "calor" que não mais existe.
Isso! Longânimos sim mas reconhecendo seus limites também...
Melhor cada um na sua
A maioria dizendo que prefere passar frio, mas quase ninguém quer ficar sem relacionamento.
Preferir uma coisa a outra não significa que não gostaria da outra. O problema é quando a outra traz mais sofrimento que a uma.
Disse bem, a solitude é pra poucos, a maioria não aguenta.
Não é tão simples assim, o humanidade mudou muito de gerações passadas para hoje e isso trouxe novas formas de pensar e agir
@@henriquecm2864 neh!?
Frescura dessa geração
Ótimo tema! Vários relacionamentos curtos e rasos não dão amparo a experiência afetiva de fato
O filosofo citado, disse tb, so na solidao o individuo e livre!
A dor dos espinhos certamente é maior que a do frio.
Pondé faz análises muito amplas. Parabéns
Como dizia Vinicius de Moraes, vai! Encare o frio e os espinhos da vida.
Kkk como é lindo ver pessoas que moram num país tropical e que não sabem ideia do que é frio dizerem que preferem o frio. Vai fazer essa mesma pesquisa na Sibéria pra ver o resultado.
E também é lindo ver pessoas defendendo que os espinhos nem sempre machucam, que é possível sobreviver aos ferimentos... Sobreviver sim, mas não isento de sequelas.
Deixou GD sabedoria 🔥
Somos de fato contraditórios...
@@guiomarjosefinaalvesdossan1819 Perfeita descrição.
A maioria das respostas: "Eu prefiro passar frio." Apenas pessoas fugindo da dor e que não sabem lidar com a própria natureza.
Pode até ser... Mas, e o que as terá deixado assim?
Tanto o frio qnt os espinhos são inevitáveis, o sofrimento virá pra tds...
Realmente somos feitos para nós relacionarmos: pesquisas feitas com a terceira idade comprovam que nesse grupo os que tem amigos vivem mais. Como cada um em si é um "mundo a parte" os relacionamentos nos enriquecem através das experiências , diálogo e convívio , ter o com quem partilhar a vida é oportunidade de crescimento
Nem tão distânte para ter que dormir. Qd visitar.
Nem tão próximo para sempre querer almoçar.
Vejo que há um conflito cada vez maior quando se trata desse tema. Biologicamente falando temos o impulso primário em encontrar um parceiro/parceira, porém com o mundo moderno tomando um rumo cada vez mais individualista, as pessoas estão colocando mais na balança para entender o quanto vale a pena criar um vínculo/compromisso. De certa forma indo ao contrário da nossa natureza.
Adoro a risada do ponde
Tem uma frase muito boa do Cs Lewis: Os únicos lugares onde não precisamos temer as contingências do amor é o Céu ou o Inferno.
Obrigada por compartilhar...🌻
8:40 Os espinhos do porco espinhos só são ativados em situação de defesa, quando estão entre eles os espinhos ficam em formato de cabelo petado pra trás. Então que nossos espinhos só fere quando estamos revidando uma agressão ou arrumando confusão.
Quem nunca espetou o próximo a troco de nada, que atire a primeira pedra...
Assim como o Pondé disse que não somos porco-espinhos e nem sempre os espinhos machucam, e por isso seria mais lógico, segundo a natureza humana, aprender a lidar com os espinhos, também me ouso afirmar que nem sempre o frio machuca.
E sendo assim, me permito exercer o meu direito de escolher, ao menos por agora, o frio ao invés dos espinhos, porque assim como NEM SEMPRE os espinhos machucam, NEM SEMPRE o frio machuca, nem sempre o frio mata.
Já experimentei tanto a dor dos espinhos, como o desconforto do frio, e por experiência própria asseguro que a primeira doeu muito mais.
E como os animais são adaptáveis ao habitat que escolheram viver, creio que é possivel criarmos uma camada mais grossa na pele pra resistir esse frio.
Assim como a solidão pode ser uma desgraça pra algumas pessoas, pode ser liberdade e conforto para outras, e ai onde entra a solidão X Solitude.
E por fim esse dilema acaba sendo apenas mais uma questão de escolha do que uma mero questão de qual dor é mais preferivel.
Qual contrato de dor você escolhe hoje pra viver?
Talvez la na frente eu queira buscar o calor apesar dos espinhos. Mas hoje, eu escolho o lado do frio, eu escolho suportar o frio com uma camada mais grossa de pele que eu desenvovi ao longo dos anos e das minhas vivencias.
Impossível não se sentir machucado de alguma forma, o pessoal tá meio burrinho nas ruas.
Passar frio também é uma dor
Muito bom!
Todos preferem a solidão , mas na prática não funciona assim !
Bom dia! Gostaria de ouvir o professor Pondé falando sobre o livro, Sociedade do cansaço, do filósofo Byung-Chul Han. Gostei da leitura, mas gostaria de ouvir do professor suas contribuições a respeito do conteúdo desse livro. Obrigada
Comparar uma situação de natureza selvagem com o estado de direito atual não tem nada a ver. A necessidade de estar junto na natureza era real, questão de sobrevivência. No mundo atual, as pessoas continuam precisando das outras, mas não precisam ficar junto fisicamente com medo dos predadores. Tudo tem seu lado positivo e negativo. O ruim é invalidar a opção das pessoas por aquilo que é o menos pior pra elas. Lembro de que uma vez este senhor disse que não ter filhos era egoísmo. Olha que bobagem! Egoísmo é colocar deliberadamente alguém neste mundo só pra satisfazer sua necessidade social de aceitação (quando não pensam em ter alguém que cuide na velhice). E não dá pra comparar os outros animais. Na natureza eles não têm escolha. No mundo atual as pessoas têm escolha. Eu acho que se é pra dizer que alguém é egoísta é justamente quem tem filhos.
@lpf3868 concordo em partes, principalmente a questão dos filhos. Mas o que ele quer dizer é que sim, precisamos uns dos outros como forma de socialização. Hoje em dia vivemos em grupos de milhões de pessoas. Peguemos a cidade de São Paulo que tem mais de 10 milhões de habitantes, realmente não precisamos nos preocupar com predadores ou coisas similares da vida selvagem; mas desde o ônibus que você pega para ir trabalhar até a água que chega na sua casa, são pessoas trabalhando; sem dizer na questão de comunicação uns com os outros. Ter uma vida social mais saudável significa ter melhores relações com as pessoas, principalmente com quem você convive: familiares e colegas de trabalho. As pessoas que preferem ficar sozinhas (entrevistados) são pessoas que provavelmente não souberam e não sabem lidar com os próprios sentimentos, com os conflitos que nos afligem como indivíduos em interação uns com os outros, com as traições, decepções etc... A maioria das pessoas que eu vejo que são rancorosas, são as que mais são sozinhas. Lidar com nós mesmos e com os outros é extremamente importante e negar isso, mesmo na sociedade atual que tem muitos meios de """"sermos auto-suficientes""" é negar a realidade da nossa própria natureza.
Eu prefiro ser so tambem. Eu me acostumei a ser so, filha única e tambem eu já nascí com a natureza de fazer tudo por conta própria.
Os que disseram preferir passar frio, provavelmente não tiveram boas experiências de relacionamento. Quem vive bem, não pensa assim.
Exatamente a geração atualmente e só frescura
Bom dia
Por que não chamaram o Karnal para falar deste assunto?
É cada entrevistado que aparece. 😂😂😂
Foram na USP. Kkkkk
Como usar meu espinho para espetar o alheio fazendo com que ele conheça a dimensão da nossa distância...?
Prefiro os espinhos tenho facilidade de dr resolução aos problemas, adoro dores de cabeça
Equilíbrio é a solução, então. Pega, pegar e não se apega.
Por favor, diga-me na região Sudeste, onde há fri!!!
muito bom
Explicação rasa e curta do Pondé.
Ele sempre foi raso e genérico.
As pessoas só se esqueceram que o frio mata viu. E rápido kkkk. Prefiro me machucar que morrer. O que não te mata te fortalece. Ha estudos que dizem que em grupo na maioria das situações se vive mais e melhor que sozinho. Enfim, cada um escolhe a forma que vai morrer kkk
Eu acredito muito como nestes filmes de fim do mundo sabe? Quem sobrevive?? Aqueles que se unem. Os que se afstam e ficam sozinhos morrem, de frio, por animais, sem comida, etc... o futuro do mundo são as pessoas em maior grupo, isso é provado cientificamente.
Dependendo do tamanho e da quantidade de espinhos que entrarem em você, pode ser letal também hein...
@@gabibonza verdade mas isso é um escolha sua também. No caso das pessoas em volta vc escolhe e dá forma que vc vai tratá-las também vai variar como vão te tratar.
The People lies (dr. House)
Ótimo tema, erraram apenas nos entrevistados parece que fizeram a pesquisa em frente a USP.
Kd a Tais?
Personalidade Spinoza
O problema não é o frio. O problema é a serra na cabeça 24 horas. Imagino cortando uma árvore pra fazer uma Tora? Quantas tiras precisam e quantas mulheres serão serradas?
👏🏻👏🏻👏🏻
Schopenhauer era o livro de cabeceira do Raul seixas
Se hoje sou espinho , espinho não machuca a flor.
Fico curioso porque não tomamos em consideração que o outro do outro somos nós mesmos. Portanto, somos levados a crer que somente o outro tem espinhos para furar. E os nossos espinhos? Precisamos ser um pouco mais generosos com os espinhos alheios, porque os nossos podem ser muito piores do que os deles...mas valorizamos mais o espinho alheio, porque alimentamos a ilusão de que o fato de não frequentemente os nossos não nos furar eles não existam.
Se for pu Muié, eu prefiro me espetar dodiiiinhuuuuuu "do q na mão sozinho" ( frio) 😅kkkkkk
Se você tiver 1 bilhao de reais, todos estes dilemas são neutralizados.
O grande problema é que escolhemos nossos cônjuges através de critérios sexuais. E só sexo não se sustenta. Ninguém quer sexo 24 hs.
RaulRaul
👏👏👏👍👍👍🙏🙏🙏🙌🙌🙌
shopenhaur
Só não comentaram sobre a SANTA mãe do Schopenheur, que era uma mulher: "a frente de seu tempo" tanto que o pai dele se mata por causa dela. E ao marido morrer ela abra um "salão de festas". Talco no salão?
prefiro passar frio!...🤣🤣🤣
Jesus escolheu os espinhos.
👍🏾😃🤔👀 Bom dia.📝📖📚📚📚📰📻📺🖥️💻📱🎧▶️🤔😃👍🏾
Desamparo
Quanta gente medrosa!!! Preferem não viver!!!
Velho igual a vc,odeia frio...😂😂😂
Ver o espinho do outro, segundo o Pondé, é mais fácil.
Quem avisa do perigo ⚡ amigo é: Aviso ⚠️ importantíssimo aceite a Jesus Cristo em vida agora depressa urgente correndo rápido já!! escapa d condenação eterna do lago de fogo 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 eterno Apocalipse 20:10 a 15. Apocalipse 21:15. Marcos 16:15 a 20. Marcos 9:42_48. Lucas 16:15. Lucas 12:20. Mateus 10: 28 João 14:1_6. Lucas 16: 19_31. Hebreus: 9 :27.
que analize infeliz desse senhor quando diz que as vezes espinhamos outras vezes nao a verdade é que os espinhos sao tao constantes nos humanso como na metafora a diferença disso é a mentira a ilusao o tentar fingir a realidade realidade essa que prova que os humanso nao evoluiram etica e nem moral a ponto de conseguir conviver so fazem o que fazem por interesse isso resume os relacionamentos precisamso usn dos outros mas nao somos dependentes existe uam diferença brutal nisso
Freud e sempre lembrado, talvez por q era um louco. Pesquisem sua teoria sexual do nariz, q fez no inicio de seu trabalho. O livrodos sonhos, e de uma tolice...
Cada um olha para seu umbigo e fim de papo.
O resto é balela!😂
Os entrevistados falam como se fossem vítimas e perfeitos ,apenas são machucados, nunca machucam ninguém. Somente o último entrevistado demonstrou maturidade e senso de realidade. Somos machucados, sim. Mas não devemos esquecer que machucamos também, ninguém é perfeito. Não existem alecrins dourados quando se trata de seres humanos.
Pondé não é um intelectual. Ele erra, erra e erra. Pode-se dizer que pondé é um burro completo