O Lito precisa ganhar uma recompensa muito boa da Boeing, aqui no Brasil eu tenho certeza quem nenhum fodão da empresa tem mais moral com os passageiros do que ele.
Ernando... Não é dedicação velada. O Lito conhece muito mais de boing do que de Airbus. Ou seja, acho q vc consegue entender pq ele fala mais de uma do que de outra né ;)
É uma espetacular aula de aviação e reportagem ao mesmo tempo, esses caras são os melhores meios que existe de você realmente saber o que acontece no mundo da aviação. Parabéns Fernando pelo trabalho que você e o Lito fazem e disponibilizam gratuitamente para todos nós!
Sou programador, e gostei muito da explicação sobre a questão Índia, que realmente tem programadores muito bons e que foi feito o que a Boeing especificou.
Sim, exatamente, também sou programador e é exatamente isso, até podemos propor alguma mudança, caso tenhamos experiencia no negocio, mas via de regra programar é um trabalho de tradução, se a especificação vem errada, o sistema vai estar errado.
Sou acadêmico em Engenharia Mecânica e, até o momento, fiz apenas a cadeira de Lógica de Programação I, mas foi suficiente para eu sentir na pele o quão complexo, interessante e importante é a programação. Sinceramente, é uma área incrível que pretendo explorar mais no futuro, principalmente para integrar softwares em alguns projetos que já tenho em mente há algum tempo.
Com certeza a melhor explicação sobre o problema com os 737 Max. Só achei que faltou algo importante. É preciso deixar bem claro que essa mudança promovida pela Boeing no MCAS foi CRIMINOSA. Não dá pra deixar por menos e é preciso dar nome aos bois...
Como Engenheiro de Software, fico muito contente em ver a clareza no comentário do Lito sobre o desenvolvimento do software. E para quem ainda não sabia, as melhores fábricas de software estão sim na Índia. Parabéns pelo vídeo pessoal!
É um tipo de "sacrifício", uma pequena quantidade de centenas de pessoas que entram nessa situação para salvar a vida de milhões. Uma pena fazer parte deste jogo.
@ARMANDO RIBEIRO 2 Mas ele é um bom avião, senão não estaria desde a década de 50 em operação. A falha em um software não é suficiente para condenar o projeto da aeronave como um todo. Analogamente, é como condenar um pc por causa do internet explorer
Cara, eu tenho síndrome do pânico e até hj não tive coragem de voar, Mas depois que conheci o canal do lito, a segurança que ele passa, acreditei que o avião é muito seguro. Obrigado, lito!
Eu já trabalhei com programadores indianos e são muito competentes. Passei dez anos em uma das maiores empresas de automação industrial e equipamentos aeronáuticos do mundo. Mesmo os programadores chineses. A concorrência grande por vaga faz que sejam muito profissionais.
Eu nunca voei de Fokker 100, mas fiz umas 4 ou 5 viagens no MK 28 da Avianca e logo na primeira eu vi que na persiana da janela estava escrito o que? FOKKER 100!!!!!! hahahaha
8:50 Adorava Foker 100 !!! Fiz um voo comemorativo onde o comandante Rolin estava dentro, ganhei um modelo do Foker 100 da TAM, e uma carta assinada pelo comandante Rolin. ✈️❤️
O problema no MCAS com a existência de apenas um sensor de angulo de ataque (falta de redundância em sistema crítico) é um erro gravíssimo da Boeing (fora os demais erros graves cometidos, não informar pilotos nem as Cias aéreas, não destacar o MCAS no manual, achar que um software faria uma mudança de Tipo estrutural e aerodinâmica passar desapercebida, etc...) e isso precisa ser enfatizado. Outra questão é que a recente falha nos testes foi na realidade outro erro grave, nesse caso, de inadequação de hardware, já que o processador do computador onde roda o MCAS não tem desempenho suficiente (tipo um Celeron onde era necessário um i7...) para prover as ações de correção automáticas críticas em tempo hábil para estabilizar o avião ANTES que ele entre numa atitude fatal irreversível. Ou seja, a Boeing terá que reprojetar o hardware também...além do software...E testar tudo de novo...
Show de bola a explicação sobre o MAX,precisamos de vcs sempre explicando sobre essa maravilhosa aviação principalmente para aqueles que não tem muito conhecimento e somente tem curiosidade!!!
Na minha humilde opinião a geração 737 chegou ao máximo com o NG! Não possui altura suficiente para instalação do LEAP sob a asa e então surgiu essa gambiarra chamada MAX. Poderiam ter retrabalhado o 757, um projeto mais recente com características semelhantes as do MAX e descontinuado em 2004, porém com maior distancia do solo e cockpit igual ao 767 ainda em uso.
Foda ne ? mas o que a BOEING quis foi um avião que competisse com o Airbus NEO, aviao pequeno e de longo alcance com eficiencia.... os 757 seriam caros para as empresas e sairiam com valor maior que os 737 MAX... e fazer um projeto todo do zero levaria anos e milhões de dolares para projeto e adaptação, a BOEING quis pegar o caminho mais rapido e mais feliz primeiro, ERRO TOTAL.
O problema é para competir com os neo da Airbus e para essa competição quiseram agarrar no 737 um projeto do final dos anos 50 e trazer ele pra os dias de hoje em vez de fazer um novo projeto, essa gambiarra deu bosta e ainda tá dando,vamos ver o futuro, né?
Prezado Fernando Borthole, assisto seus vídeos e gosto muito deles. Gostaria de sugerir um vídeo para seu canal que aborde a mudança de posição do motor do 737 de baixo da asa para a frente dela fazendo com que aerodinâmica do avião (sustentação) tenha sido afetada na decolagem de forma a ter que utilizar o software MCAS para controlar o avião, o que não acontecia nos modelos anteriores do 737. Pelo que entendi até agora nos seus vídeos sem o MCAS o avião ser torna instável aerodinamicamente em decolagens. Obrigado pela atenção.
No 737 Max 8 a posição dos motores montados mais pra frente na asa, poderia causar stall em certos ângulos de ataque elevados como na decolagem, para proteger o avião entra o MCAS automaticamente movimentando os profundores e abaixando o nariz, acontece que ele usa dados de só um sensor de ângulo de ataque, e se a leitura for incorreta desse sensor o sistema MCAS atua automaticamente sem necessidade, nos dois acidentes os aviões tinham acabado de decolar, e estavam muito baixos e muito rápidos, o sistema atuou e forçou os aviões contra o terreno. No Aviões & Músicas o Lito descreve tecnicamente esses acontecimentos.
O vídeo anterior deles fala exatamente do assunto. Porém, ambos foram gravados antes do relatório final do primeiro acidente. Já foi comprovado que isto não é verdade. Nem a posição, nem o tamanho e nem a potência dos motores novos são responsáveis por causar nem instabilidade nem stall. A função do MCAS já foi corretamente esclarecida e não tem relação direta com recuperação de stall.
Muito legal essa interação que acontece entre os canais no UA-cam, tanto esses dois como outros. Todo mundo sai ganhando: quem faz; quem assiste; quem acompanha...!
Esses caras prestam um relevante serviço a sociedade acerca do conhecimento da aviação. Enquanto determinados segmentos da imprensa divulgam notícias baseada em achismos
Os dois são bons no que fazem manjam muito em aviação efim sou inscrito nos dois canais eu sou apenas um curioso e amante da aviação adoro voar foi através dos dois que eu que já não tinha medo de voar e com o conhecimento que os dois nos passam fico mais tranquilo em voar e indico os dois canais entre outros referente a aviação para pessoas que possuem o medo de voar e hoje eles me agradecem e se inscreveram nos seus respectivos canais e digo não agradeça mais sim aos canais que explica tudo referente a aviação e tiram as suas dúvidas e medos enfim abração forte em todos vocês dois grandes canais
Ando de busão (apesar da probabilidade de acidente maior), mas não ando no 737 MAX! Muito embora os aviões 737 Max estejam suspensos, minhas duas últimas passagens compradas neste mês foram na azul, onde utilizam, geralmente, aviões da airbus!
Não. Uma montadora de veículos erra ao colocar controles de estabilidade e de tração em seus veículos?? Muitas vezes, só o equipamento físico não é suficiente.
Olá Fernando. Penso que seu canal é um dos melhores do Brasil, pois é variado, abrangente e muito completo. Melhor ainda é quando você se junta com gente do mesmo nível seu em conhecimento da aviação....Lito Souza. Obrigado por esta aula de conhecimento
Só dei o like pra ajudar o Lito. Ele tá começando e isso vai ajudar o canal dele. Parabéns, Fernando pela atitude. ... Agora pode chamar o cara do " Manual do Mundo" para desmontar um cockpit .... Hua Hua Hua !!! Brincadeiras a parte . Adorei ! Esse vídeo, vale muitos likes !
Eu discordo que só mudar o nome do Max vai resolver junto ao Público. A questão do Focker 100 para MK 28, foi em uma outra época, onde as pessoas não tinham acesso as informações da forma que tem hoje. Entendo que o MAX ficará marcado para sempre como uma aeronave insegura.
Lito e fernando, muito boa essa observação sobre os técnicos e engenheiros de softwere indianos...uma das portas mais utilizadas no mundo todo a "USB" foi criada por um deles...
Os dois conhecem muito de aviação. Mas eu não concordo com o Lito, se o MAX está groundeado é obvio que o aviåo no momento é inseguro. O que está bem claro é que a Boeing descartou os bons procedimentos de segurança para pensar somente no $$ lucros.
Todas as premissas de boa engenharia foram atropeladas no projeto do MAX. Prazos irreais (pressa pois estavam perdendo mercado), fusão de soluções incompatíveis do ponto de vista geométrico (um motor muito maior do que o 737 foi concebido para receber), adaptação de tecnologias discrepantes (quem aprende a voar 737 de repente tem que aprender a lidar com um sistema automatizado intrusivo) e, principalmente, FALHA DE PROJETO: o sistema MCAS atua diretamente no controle de vôo e, por isso, jamais poderia ser lançado sem redundância dados que usa inputs de um sensor muito suscetível à avarias. É como você ir para a guerra usando uma armadura da cintura pra cima e com a bunda de fora, se um sistema de segurança é falho, não adianta usar a melhor segurança disponível no resto. Quem entende um pouco de projeto de engenharia sabe que a Boeing praticou uma engenharia no limiar do criminoso no projeto do MAX e defender isso não é nada ético, muito menos para quem trabalha com aviação.
Sobre a terceirização, é basicamente caça-clique. Eles fingem não saber que TODO software que se usa atualmente é feito na India, com programadores ganhando muitas vezes MENOS que 9 dólares a hora.
Achata o motor, coloca o motor mais pra cima, coloca o motor mais pra frente, troca o motor, usa software... tudo pra salvar o projeto. Ou seja, DINHEIRO.
Tudo para salvar um projeto de um avião que deu certo. Começar um projeto do zero só adicionaria mais variáveis, visto que seria necessário homologar (provar que cada uma das milhares(ões) de peças funcionam juntas). É uma pena que se perderam vidas, mas o mais importante é corrigir os erros e usufruir da segurança de um projeto que voa há 50 anos.
Se não me engano o Lito faz coaching sobre o medo de voar, por isso ele defende cegamente a aviação como um tudo jurando de pé junto que tudo é seguro, não é só a Boeing que ele defende não.
Nao adianta mudar o nome do 737 Max, deu certo com o Focker 100, mas foi anos atras, agora com tanta informação e esse canal top informando e explicando tudo sobre aviação acho que o Max llesta em apuros...kkk Segue like e abraço para esses dois ai ...
Ao comprar passagens, serei muito criterioso pra apurar em qual avião estarei voando! Uma empresa que coloca os lucros na frente das vidas das pessoas não merece segunda chance!
este MAX só com mtooooo mkt para voar novamente... nao intendo de aviao mais sou engenheiro civil, uso como exemplo uma casa projetada em 1950 cheia de reformas e adaptações tecnológicas janais será igual uma casa projetada em 2019... este é o defeito do MAX, projeto base mtooooooooooo antigo... o que esta sendo feito são novas adaptações em um software para voar em uma maquina de projeto antigo, ou seja 6 por meia duzia.... este MAX não pega mais eu não.
Voei no Max ano passado, de Brasília para os EUA via Panamá. Nem lembro se foram os dois trechos ou só um. Fiquei felizona, acho o avião lindo, nenhum acidente até aquela época. Uma tristeza tudo isso que aconteceu. Espero que o avião possa voltar a voar em segurança. Esses vídeos foram uma aula e tanto, acho que aqui tá mais bem explicado inclusive do que no canal do próprio Lito.
Não seria viável eles fazerem um novo projeto baseado no 757, só que mais curto? Tendo em vista que o 57 também é configuração 3-3. Se entre o A321 e o A319/18 dá certo por que o 757 curto não daria?
Na minha opinião, vocês são os melhores à respeito da aviação. Curto muito o canal de vocês!!! Parabéns pelo vídeo!!! Forte abraço!!! Fiquem com Deus!!! Saludos desde Espanha!!!
Mas estão jogando nos indianos a responsabilidade ...mas você explicou a mudança das especificações técnicas depois que mudaram o piloto de provas....ou estou errado...
Que legal vcs dois falando de aviacão juntos .Acompanho o canal de vcs .Adoro Aviação .Fico feliz de hoje ter o recurso de ter informçao hoje ,ja que a 30 anos atras eu já gostava mas não tina acesso a informação do jeito que tenho hoje.E legal depois de tanto tempo a minha curiosidade sobre a aviação esta sendo correspondida através de seus videos sobre a aviação.Parabens a vcs pela iniativa .Adoro o canal de vcs.
Dupla dinâmica da Aviação Brasileira
falta a opinião do Cm Carlos...aviões e cia!! Cara é fera tbem
Verdade
Hummm, então acho que o Lito é o Batman...
Ranon Sena será o Batman e robin?
@@otaviooliveira4316 queria ver esses caras voando no simulador de zibo juntos kkkkk
O Lito precisa ganhar uma recompensa muito boa da Boeing, aqui no Brasil eu tenho certeza quem nenhum fodão da empresa tem mais moral com os passageiros do que ele.
Quem sabe um busto no Smithsonian Museum pelos relevantes serviços prestados à aviação ao redor do mundo.
Pra continuar nossa confiança, no que ele diz, melhor que seja de espontânea vontade.
😍
De pleno acordo
Ernando... Não é dedicação velada. O Lito conhece muito mais de boing do que de Airbus. Ou seja, acho q vc consegue entender pq ele fala mais de uma do que de outra né ;)
Em um mundo onde concorrência significa inimizade, ver os dois compartilhando conhecimentos: não tem preço, excelente.
É uma espetacular aula de aviação e reportagem ao mesmo tempo, esses caras são os melhores meios que existe de você realmente saber o que acontece no mundo da aviação. Parabéns Fernando pelo trabalho que você e o Lito fazem e disponibilizam gratuitamente para todos nós!
Duplamente excelente: informação de alto nível!!
Verdade
Sou programador, e gostei muito da explicação sobre a questão Índia, que realmente tem programadores muito bons e que foi feito o que a Boeing especificou.
Sim, exatamente, também sou programador e é exatamente isso, até podemos propor alguma mudança, caso tenhamos experiencia no negocio, mas via de regra programar é um trabalho de tradução, se a especificação vem errada, o sistema vai estar errado.
Sou acadêmico em Engenharia Mecânica e, até o momento, fiz apenas a cadeira de Lógica de Programação I, mas foi suficiente para eu sentir na pele o quão complexo, interessante e importante é a programação. Sinceramente, é uma área incrível que pretendo explorar mais no futuro, principalmente para integrar softwares em alguns projetos que já tenho em mente há algum tempo.
Eu também gostei dessa parte. Às vezes há essa tendência de culparem os programadores quando a coisa dá errado.
Infelizmente não são os melhores e mais o menos
Com certeza a melhor explicação sobre o problema com os 737 Max. Só achei que faltou algo importante. É preciso deixar bem claro que essa mudança promovida pela Boeing no MCAS foi CRIMINOSA. Não dá pra deixar por menos e é preciso dar nome aos bois...
sou estudante de TI e mesmo antes disso já sabia que os programadores da índia são os melhores do mundo por isso que o EUA procura muito indiano
adm PH tem um genio q trabalha no google e é indiano pode pesquisar
não se iluda, não é simplesmente por serem os melhores (até podem ser), mas com certeza pesa MUITO o fato de que a mão de obra é mais barata...
Sou inscrito nos 2 canais a tempo!
Eu também
KKK QUEM PERGUNTOU FODA SE VC
TBM
Eu tb
@mr. redbull nem responde, gosta de aparecer .
*lito super simpático e manja muito!!*
Como Engenheiro de Software, fico muito contente em ver a clareza no comentário do Lito sobre o desenvolvimento do software. E para quem ainda não sabia, as melhores fábricas de software estão sim na Índia. Parabéns pelo vídeo pessoal!
Uma pena que, esse "aprender com os erros" custe vidas, ótimo vídeo Fernando!
Vdd, vc falou tudo!!!!
Pior é o erro ter sido RIDICULO e de extrema irresponsabilidade da Boeing.
É um tipo de "sacrifício", uma pequena quantidade de centenas de pessoas que entram nessa situação para salvar a vida de milhões. Uma pena fazer parte deste jogo.
Lucas Galvão é assim na aviação desde que o avião surgiu, infelizmente não dá pra fechar todas as variáveis antes de começar.
@ARMANDO RIBEIRO 2 Mas ele é um bom avião, senão não estaria desde a década de 50 em operação. A falha em um software não é suficiente para condenar o projeto da aeronave como um todo. Analogamente, é como condenar um pc por causa do internet explorer
Excelente vídeos.
Finalmente falou as palavras mágicas "lucro na frente da segurança".
Triste isso na verdade.
Cara, eu tenho síndrome do pânico e até hj não tive coragem de voar, Mas depois que conheci o canal do lito, a segurança que ele passa, acreditei que o avião é muito seguro. Obrigado, lito!
Parceria de vcs é show....muito bom....se em separados vcs já são 100, juntos vão à décima potência.....
Não acredito que esse video existe, eu sigo os dois canais e só me deparei com essas duas lendas da aviação agora.
Sobre o fokker, voei de mk28 na extinta avianca Brasil e só descobri q era um fokker 100 qdo fui ler o cartão com as instruções
Esses dois são sensacionais, gostaria de ver eles juntos mais vezes, muito bom ter dois canais enormes e muito competentes sobre aviação no Brasil.
Canal AVIÕES E CIA é top.
Faz um vídeo com o Carlos, o cara é monstro.
Eu já trabalhei com programadores indianos e são muito competentes. Passei dez anos em uma das maiores empresas de automação industrial e equipamentos aeronáuticos do mundo. Mesmo os programadores chineses. A concorrência grande por vaga faz que sejam muito profissionais.
Eu nunca voei de Fokker 100, mas fiz umas 4 ou 5 viagens no MK 28 da Avianca e logo na primeira eu vi que na persiana da janela estava escrito o que? FOKKER 100!!!!!! hahahaha
Melhor dupla sobre o tema não pode haver
As mentes mais brilhantes da aviação no Brasil em um vídeo gratuito, incrível!
8:50 Adorava Foker 100 !!! Fiz um voo comemorativo onde o comandante Rolin estava dentro, ganhei um modelo do Foker 100 da TAM, e uma carta assinada pelo comandante Rolin. ✈️❤️
O problema no MCAS com a existência de apenas um sensor de angulo de ataque (falta de redundância em sistema crítico) é um erro gravíssimo da Boeing (fora os demais erros graves cometidos, não informar pilotos nem as Cias aéreas, não destacar o MCAS no manual, achar que um software faria uma mudança de Tipo estrutural e aerodinâmica passar desapercebida, etc...) e isso precisa ser enfatizado. Outra questão é que a recente falha nos testes foi na realidade outro erro grave, nesse caso, de inadequação de hardware, já que o processador do computador onde roda o MCAS não tem desempenho suficiente (tipo um Celeron onde era necessário um i7...) para prover as ações de correção automáticas críticas em tempo hábil para estabilizar o avião ANTES que ele entre numa atitude fatal irreversível. Ou seja, a Boeing terá que reprojetar o hardware também...além do software...E testar tudo de novo...
Concordo, o problema vai muito além de uma redundância de sensor.
Essa dupla sabe muito.
Adorei vocês terem feito esse crossover
Que legal! Só a presença desse fenômeno Lito entendesse esse canal. Parabéns Fernando. O expectador agradece.
Show de bola a explicação sobre o MAX,precisamos de vcs sempre explicando sobre essa maravilhosa aviação principalmente para aqueles que não tem muito conhecimento e somente tem curiosidade!!!
dupla de conhecimentos aeronautas.... top demais....
Viajei de avião três vezes apenas, mas...curto muito os canais de vcs que nos esclarecem as peculiaridades da aviação;
Fantástico.
Valeu, Antônio!!
Parceria imbatível, parabéns a vcs !!!! Quem sabe sabe......
Dois lindos, adoro vcs, super fã..com certeza meu medo de voar caiu de 100% para 80%.
Esse foi os 13 minutos e 19 segundos mais bem gasto : um show de informações
Só é difícil acreditar que um erro tão banal foi acontecer numa das maiores empresas do mundo .
Se fosse ali no bar do Seu Mané , ainda ia !!!
Os DC10 também tiveram problemas, no caso de estrutura, pela pressa em entregar logo o projeto
As companhias aéreas deveriam dar presentes pra vcs, pq ninguém incentiva e encoraja mais a voar do que vcs dois! Que legal!
Os melhores da aviação que eu já vi!!! Cada vídeo que é postado fico mais focado no meu futuro
Ícone da aviação parabéns sou muito fã de vocês!
Na minha humilde opinião a geração 737 chegou ao máximo com o NG! Não possui altura suficiente para instalação do LEAP sob a asa e então surgiu essa gambiarra chamada MAX.
Poderiam ter retrabalhado o 757, um projeto mais recente com características semelhantes as do MAX e descontinuado em 2004, porém com maior distancia do solo e cockpit igual ao 767 ainda em uso.
Gambiarra mesmo é este material prendendo os motores. Fiquei pensando durabilidade disto
Foda ne ? mas o que a BOEING quis foi um avião que competisse com o Airbus NEO, aviao pequeno e de longo alcance com eficiencia.... os 757 seriam caros para as empresas e sairiam com valor maior que os 737 MAX... e fazer um projeto todo do zero levaria anos e milhões de dolares para projeto e adaptação, a BOEING quis pegar o caminho mais rapido e mais feliz primeiro, ERRO TOTAL.
O problema é para competir com os neo da Airbus e para essa competição quiseram agarrar no 737 um projeto do final dos anos 50 e trazer ele pra os dias de hoje em vez de fazer um novo projeto, essa gambiarra deu bosta e ainda tá dando,vamos ver o futuro, né?
Parabéns aos dois por somarem ... Que sejam abençoados...
Prezado Fernando Borthole, assisto seus vídeos e gosto muito deles. Gostaria de sugerir um vídeo para seu canal que aborde a mudança de posição do motor do 737 de baixo da asa para a frente dela fazendo com que aerodinâmica do avião (sustentação) tenha sido afetada na decolagem de forma a ter que utilizar o software MCAS para controlar o avião, o que não acontecia nos modelos anteriores do 737. Pelo que entendi até agora nos seus vídeos sem o MCAS o avião ser torna instável aerodinamicamente em decolagens. Obrigado pela atenção.
No 737 Max 8 a posição dos motores montados mais pra frente na asa, poderia causar stall em certos ângulos de ataque elevados como na decolagem, para proteger o avião entra o MCAS automaticamente movimentando os profundores e abaixando o nariz, acontece que ele usa dados de só um sensor de ângulo de ataque, e se a leitura for incorreta desse sensor o sistema MCAS atua automaticamente sem necessidade, nos dois acidentes os aviões tinham acabado de decolar, e estavam muito baixos e muito rápidos, o sistema atuou e forçou os aviões contra o terreno. No Aviões & Músicas o Lito descreve tecnicamente esses acontecimentos.
O vídeo anterior deles fala exatamente do assunto. Porém, ambos foram gravados antes do relatório final do primeiro acidente. Já foi comprovado que isto não é verdade. Nem a posição, nem o tamanho e nem a potência dos motores novos são responsáveis por causar nem instabilidade nem stall. A função do MCAS já foi corretamente esclarecida e não tem relação direta com recuperação de stall.
Muito legal essa interação que acontece entre os canais no UA-cam, tanto esses dois como outros. Todo mundo sai ganhando: quem faz; quem assiste; quem acompanha...!
Se o 737MAX voltasse com certeza eu voaria com ele, pois essa dupla de gênios da aviação me passa muita segurança!
Vai nessa eles dois são babá ovo da boeing nem eles mesmos voariam
Ironia total.
Vendo os dois falando... Parece que estamos vendo um filme manja demais.... Feras demais
Esses caras prestam um relevante serviço a sociedade acerca do conhecimento da aviação.
Enquanto determinados segmentos da imprensa divulgam notícias baseada em achismos
Os dois são bons no que fazem manjam muito em aviação efim sou inscrito nos dois canais eu sou apenas um curioso e amante da aviação adoro voar foi através dos dois que eu que já não tinha medo de voar e com o conhecimento que os dois nos passam fico mais tranquilo em voar e indico os dois canais entre outros referente a aviação para pessoas que possuem o medo de voar e hoje eles me agradecem e se inscreveram nos seus respectivos canais e digo não agradeça mais sim aos canais que explica tudo referente a aviação e tiram as suas dúvidas e medos enfim abração forte em todos vocês dois grandes canais
Vim mais rápido que o Concorde pra ver esses dois!
A LATAM tem um A320-271Neo operando vôos domésticos no Brasil, vi ele no FligtRadar24, pousando e decolando, de Guarulhos e Congonhas
Supersónica
@@rodolfoberteli8492 emocionante cara
kkk
Será mais rápida que um SR-71 Blackbird?
dupla nota mil.
se o MAX vai voltar a voar eu não estou preocupado, estou preocupado se ele vai voltar a cair...
Kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
O único comentário sensato até agora! Eu não entraria nesse MAX
Kkkkkkk... Cara gostei desse comentário
É muito simples de analisar, você já teve o Windows travado no computador? Imagina um avião que precisa de software para sair do chão, travou! Caiu!
Estes caras são feras na aviação.
Ando de busão (apesar da probabilidade de acidente maior), mas não ando no 737 MAX! Muito embora os aviões 737 Max estejam suspensos, minhas duas últimas passagens compradas neste mês foram na azul, onde utilizam, geralmente, aviões da airbus!
Everton, sabe de nada inocente. A maior parte da frota da Azul são de aviões da Embraer, que agora é da Boeing.
Melhor Crossover
Uma questão: a boing não começou errado quando adaptou um motor grande numa aeronave baixa?
Não. Uma montadora de veículos erra ao colocar controles de estabilidade e de tração em seus veículos?? Muitas vezes, só o equipamento físico não é suficiente.
Duas feras juntas! Show!
Esse Lito é uma tapado, passa a mão da Boeing a todo momento, primeiro fanboy de avião que eu vejo.
O lito ja é artista de televisão sem comentários
Já deixei o like antes de começar a assistir !!
Duas feras juntos!
Ótimo vídeo, Fernando! Nem o CEO e nem o melhor advogado da Boeing fariam melhor que o Lito!
Olá Fernando.
Penso que seu canal é um dos melhores do Brasil, pois é variado, abrangente e muito completo.
Melhor ainda é quando você se junta com gente do mesmo nível seu em conhecimento da aviação....Lito Souza.
Obrigado por esta aula de conhecimento
Duas grandes referências da avaliação 👏👏👏👏👏👏👍👏
o Lito do aviões e músicas é show sabe tudo sobre aviões Boeing
Os mitos da aviação
abraço para vocês !!
Só dei o like pra ajudar o Lito. Ele tá começando e isso vai ajudar o canal dele. Parabéns, Fernando pela atitude. ... Agora pode chamar o cara do " Manual do Mundo" para desmontar um cockpit .... Hua Hua Hua !!! Brincadeiras a parte . Adorei ! Esse vídeo, vale muitos likes !
Eu discordo que só mudar o nome do Max vai resolver junto ao Público. A questão do Focker 100 para MK 28, foi em uma outra época, onde as pessoas não tinham acesso as informações da forma que tem hoje. Entendo que o MAX ficará marcado para sempre como uma aeronave insegura.
Incrível ver esses dois ícones juntos!!! Parabéns!!!
Muito bom aprender com quem sabe!
O vídeo passa e qdo cê vê fala, putz!!! Mas já!
Obg 🙏
Lito e fernando, muito boa essa observação sobre os técnicos e engenheiros de softwere indianos...uma das portas mais utilizadas no mundo todo a "USB" foi criada por um deles...
Bom dia!
Já tem companhia mudando o nome do 737 MAX8.
A RYANAIR MUDOU PRA 737-8200
Àdoro voces os 2. Lino Portugal no Luxembourg àdoro teu programa força ai 👍👍🐢👍
Quando o assunto é aviação eu já se onde procurar informações. venho primeiro aqui ou no avião e música.
Duas Feras da aviacao!!!
Os dois conhecem muito de aviação. Mas eu não concordo com o Lito, se o MAX está groundeado é obvio que o aviåo no momento é inseguro. O que está bem claro é que a Boeing descartou os bons procedimentos de segurança para pensar somente no $$ lucros.
É seguro por que sabemos qual é o problema dele.. Se você pegar um piloto que saiba gerenciar o mcas mesmo defeituoso... pronto acabou.
Se fosse tão "pronto, acabou" o avião estaria voando, até porque a Boeing e as áreas estão tomando prejuízos com esse processo todo.
Todas as premissas de boa engenharia foram atropeladas no projeto do MAX. Prazos irreais (pressa pois estavam perdendo mercado), fusão de soluções incompatíveis do ponto de vista geométrico (um motor muito maior do que o 737 foi concebido para receber), adaptação de tecnologias discrepantes (quem aprende a voar 737 de repente tem que aprender a lidar com um sistema automatizado intrusivo) e, principalmente, FALHA DE PROJETO: o sistema MCAS atua diretamente no controle de vôo e, por isso, jamais poderia ser lançado sem redundância dados que usa inputs de um sensor muito suscetível à avarias. É como você ir para a guerra usando uma armadura da cintura pra cima e com a bunda de fora, se um sistema de segurança é falho, não adianta usar a melhor segurança disponível no resto. Quem entende um pouco de projeto de engenharia sabe que a Boeing praticou uma engenharia no limiar do criminoso no projeto do MAX e defender isso não é nada ético, muito menos para quem trabalha com aviação.
@@jorge_781 Tá parecendo que vc é leitor assíduo do Lito do Canal Aviões e Música, ou Aero por Trás da Aviação, hem? sabe tudo...!
@@jorge_781
Também acho que a defesa do Lito passou o limite da ética
Que encontro fantástico
Sobre a terceirização, é basicamente caça-clique. Eles fingem não saber que TODO software que se usa atualmente é feito na India, com programadores ganhando muitas vezes MENOS que 9 dólares a hora.
Duas feras da aviação parabéns lito e Fernando sou muito fã de vocês.
Achata o motor, coloca o motor mais pra cima, coloca o motor mais pra frente, troca o motor, usa software... tudo pra salvar o projeto. Ou seja, DINHEIRO.
Matou a charada
e pressa tambem
Com as vidas que se foram parece que ninguém está preocupado com isso
Tudo para salvar um projeto de um avião que deu certo. Começar um projeto do zero só adicionaria mais variáveis, visto que seria necessário homologar (provar que cada uma das milhares(ões) de peças funcionam juntas). É uma pena que se perderam vidas, mas o mais importante é corrigir os erros e usufruir da segurança de um projeto que voa há 50 anos.
E acabou de comprar a Embraer...
Muito bom os dois juntos, bem legal
Muito bom, dois caras que eu curto muito,mas o Lito não é de hoje que ele dá uma aliviada pro lado da Boeing. O Aerocast vai na goela.
Se não me engano o Lito faz coaching sobre o medo de voar, por isso ele defende cegamente a aviação como um tudo jurando de pé junto que tudo é seguro, não é só a Boeing que ele defende não.
Dupla nota 10 !!!!!
Nao adianta mudar o nome do 737 Max, deu certo com o Focker 100, mas foi anos atras, agora com tanta informação e esse canal top informando e explicando tudo sobre aviação acho que o Max llesta em apuros...kkk
Segue like e abraço para esses dois ai ...
Ao comprar passagens, serei muito criterioso pra apurar em qual avião estarei voando! Uma empresa que coloca os lucros na frente das vidas das pessoas não merece segunda chance!
Faz assim "Max II", com falhas corrigidas...
este MAX só com mtooooo mkt para voar novamente... nao intendo de aviao mais sou engenheiro civil, uso como exemplo uma casa projetada em 1950 cheia de reformas e adaptações tecnológicas janais será igual uma casa projetada em 2019... este é o defeito do MAX, projeto base mtooooooooooo antigo... o que esta sendo feito são novas adaptações em um software para voar em uma maquina de projeto antigo, ou seja 6 por meia duzia.... este MAX não pega mais eu não.
@@everlolo Então tomara que a Gol não adquira mais nenhum 737 max, pois Latam e Azul não os tem...
Concordo, também não voaria
Os dois melhores reunidos
QUEM QUER A PARTE 3 , PARTE 4 , PARTE 5 ,,,,,,,? MUITO BOM ESSES DOIS JUNTOS , MAIS VIDEOS ASSIM
Gosto muito dos vídeos dos dois cainais. São assuntos interessantes e com uma consistencia de quem sabe o que está falando. Parabens aos dois.
Já voei de "MK 28", quando sentei na poltrona nos folhetos tinham Foker 100, pense no medo! 😂
Imagino
Fernando, excelente a colaboração sua com o Lito do Aviões e Músicas. Vocês foram e são extremamente didáticos! Obrigado
Que acidente triste, acelerar em direção ao chão é até difícil de se imaginar.
Esses 2 são os melhores!!!!
O Lito que me desculpe, mas se eu posso ir de Airbus, pra q vou arriscar no Max? Excelente vídeo, como sempre!!
Voei no Max ano passado, de Brasília para os EUA via Panamá. Nem lembro se foram os dois trechos ou só um. Fiquei felizona, acho o avião lindo, nenhum acidente até aquela época. Uma tristeza tudo isso que aconteceu. Espero que o avião possa voltar a voar em segurança.
Esses vídeos foram uma aula e tanto, acho que aqui tá mais bem explicado inclusive do que no canal do próprio Lito.
Não seria viável eles fazerem um novo projeto baseado no 757, só que mais curto? Tendo em vista que o 57 também é configuração 3-3. Se entre o A321 e o A319/18 dá certo por que o 757 curto não daria?
Na minha opinião, vocês são os melhores à respeito da aviação. Curto muito o canal de vocês!!! Parabéns pelo vídeo!!! Forte abraço!!! Fiquem com Deus!!! Saludos desde Espanha!!!
Mas estão jogando nos indianos a responsabilidade ...mas você explicou a mudança das especificações técnicas depois que mudaram o piloto de provas....ou estou errado...
É a velha piada: o sujeito recebe uma má notícia por carta e mata o carteiro.
O rei está nu. Mate que disse isso.
Sigo ambos, vcs são os melhores, eu acompanho o Fernando tbm no programa em que ele faz com a esposa sonho e destino.
Considerando os motivos que causaram os acidentes, quer dizer que poderia ter isso com qualquer operador do 737 max??
Não, pois o software foi "atualizado" e essa nova versão é que deu problema.
Muito bom ver vocês juntos falando do que sabe!
Parabéns 👏👏👏
É inaceitável e inaceitável que a Boeing teve o descarater de arriscar e lesar vidas de forma tão irresponsável. LAMENTÁVEL.
Os melhores ... Juntos , imbatíveis ...
Gostaria de saber se este avião consegue planar em caso de pane dos motores
Consegue. Todos os aviões conseguem e cada um possui sua razão de planeio, que determina por qual distância ele consegue permanecer voando.
Que legal vcs dois falando de aviacão juntos .Acompanho o canal de vcs .Adoro Aviação .Fico feliz de hoje ter o recurso de ter informçao hoje ,ja que a 30 anos atras eu já gostava mas não tina acesso a informação do jeito que tenho hoje.E legal depois de tanto tempo a minha curiosidade sobre a aviação esta sendo correspondida através de seus videos sobre a aviação.Parabens a vcs pela iniativa .Adoro o canal de vcs.