Eu tenho uma! Minha mãe, nascida em Navarra, Espanha, na cidadezinha(muito inha!) de MARCILLA, a qual mãe completará 100 anos no próximo mês de julho, sempre me disse que a sua cidade se chamava assim por “marecilla” (marezinha) porque o mar chegava até lá. Curiosa, olhei no nosso bom e velho mapa mundi e achei aquilo uma tremenda lorota. Ao ladinho da cidadezinha e dentro dos seus limites, hoje podemos fazer um passeio singular a uma zona que se chama Las Bardenas Reales (tbm Bárdenas Reales, com e sem acento, eles ainda não entraram num acordo) que é a formação geológica que ficou de um MAR (😮) que entrava por Barcelona e, sim, chegava até Marcilla!! Obviamente, minha mãe não tinha ideia dessa história geológica, só repetia o que tinha ouvido contar… um fato.
Tipo de conteúdo de qualidade que a gente só vê em canais internacionais. Já te dei parabéns muitas vezes, mas vai outros parabéns aí para você e sua equipe, Átila!
Um dos maiores divulgadores científicos do Brasil, sempre nos informando e nos esclarecendo sobre os mitos. Lembro tanto do Sagan. Obrigado por continuar esse lindo legado científico e iluminista. Te amo!
Muito bom o vídeo, curiosamente eu usei esse mito pra falar um pouco sobre placas tectônicas aos meus alunos. Porém usei uma interpretação diferente para o mito do diluvio. Usei como referencia o mito diluviano da epopeia de Gilgamesh (tbm mencionado no vídeo). Ao norte do Iraque estão as montanhas Zagros, ricas em fósseis marinhos. Humanos que observaram esses fósseis poderiam fazer uma associação entre os fósseis a um ambiente marinho. Isso poderia levá-los a imaginar uma inundação tamanha que encobriria até as montanhas mais altas da região. A geomitologia é deveras um campo bem legal!
Não é apenas em virologia ou biologia que o Átila é craque, estou (estamos) para descobrir qual é o tema de ciência e cultura que ele não domina! Obrigada, super Átila!
Atila qque video maravilhoso. Estou atualmente estudando Geografia e Ciencias ambientais e varias coisas que voce menciona estou vendo e é fascinante. Obrigada por se dar este trabalho.
Aqui na região amazônica tem o mito do Mapinguari, uma criatura gigante, peluda, com uma boca enorme na barriga. Quando criança eu ainda cheguei a ouvir meu tio contar história sobre um amigo dele que foi caçar na mata e se deparou com um. Nessas eu fico imaginando se não foi algum ancestral que viu uma preguiça gigante e por aí foi a história se aperfeiçoando.
Conversa encantadora! Me senti como se fosse uma criança , ao pé do fogo, ouvindo o contador de histórias da tribo revelando os segredos de um tempo muito distante. Maravilhoso!!!
Já ouviu falar sobre a possibilidade do urso-andino ter relação com o mapinguari? Não ocorre no Brasil mas ocorre bem próximo. Um bicho muito diferente da fauna amazônica em geral e que causaria essa estranheza se fosse visto. Ou por povos que visitaram a área onde o animal ocorre ou até por algum urso 'persido' por lá
Eu antes de ver o video: "16 minutos, que demorado..." - Depois de ver o video: "Já acabou? :(" - Muito interessante o conteúdo e forma como foi passado, como conversa mesmo. Ele nao desmente nenhuma religião e nem te força a acreditar em nada, só "conversa" mesmo, muito bom!
Tá tudo bem, Átila, o pequeno primata precisa de você e nós também. Força! Obrigada pelo empenho em continuar trazendo assuntos importantes e interessantes. Sucesso e muita Luz!
Quando muito do que sabemos da história da humanidade ou do planeta precisa ser redescoberto em registros geológicos e arqueológicos, é fascinante como tem culturas que passam histórias por tradição oral por dezenas de milhares de anos...
Acredito que no inicio da civilização humana, muita coisa que acontece hoje, já acontecia, porém o jornalismo-antigo = escrita antiga, era contada de uma forma absurda.
Cada dia mais estou amando o Átila! Seu jeito humano de transmitir conhecimento e os comentários sobre a rotina com o pequeno jacaré são incríveis. Sou membro com orgulho!
Chegou o rei das religiões comparadas, pegou do site ateuzinho mais próximo semelhanças entre Jesus e os mitos pagãos e se acha um gênio Acorda pra vida, irmão
Fico impressionado com essa sessão de comentários kkkkjkkk, de todo jeito obrigado Atila pelo vídeo, a cada dia vc leva conhecimento a mais e mais pessoas e me inspira a ser pesquisador científico, um abraço!
Atila, vc poderia fazer um vídeo explicando sua metodologia de procura de bibliografia, suas técnicas e dicas. Com certeza será um conteúdo muito valioso!
Bom cara eu acredito em deus mas a forma que bíblia conta e muito cientificamente falsa mas algumas coisa a gente ver como num parte da Bíblia que numa guerra a noite virou dia que possibilidade de um estrela foi de americanas
Seu conteúdo sempre mostra um pingo de esperança para o futuro, nem pede desculpas por uma coisa dessas... você já salvou muitas vidas brasileiras nos tempos mais difíceis desse país
Sempre argumentei que os antigos não tinham explicações científicas para os fenômenos da natureza e os associavam à obra de divindades, afinal o que seriam para eles derretimento de geleiras? Obra de deuses, é claro. Obrigado Átila és um jovem brilhante, precisamos de mais jovens como você.
Átila, parabéns e, wue bom saber que vc faz sua parte. Eu fiz tudo sozinha. Meus pais me ajudaram muito mas, cuidar das meninas éramos minha mãe e eu. A única vez que pedi pra escovar os dentes e por meu anjo na cama, fui fulminada com o olhar. Disse que não gostava, quando eu falei que era filha dele. Eu estava na poltrona, com contrações. Jurei pra mim, que .nunca mais pediria nada. E não pedi. Fazia mamadeira com uma gritando no meu colo e outra na minha perna. Nunca recebi ajuda espontânea. Como sempre fui independente, era só eu. E me deixei virar um pano de chão. Fui pra terapia porque o médico mandou os dois e ele não quis ir. E vi que não era aquele pano de chão. A segunda fez um ano em fevereiro, em abril, em três dias, minha separação foi homologada. Voltei a ser feliz! Parabéns pra vcs!
Você é incrível! É um privilégio pra nós brasileiros ter um cientista extraordinário como você. E trabalhar e cuidar de crianças realmente não é fácil. Parabéns 👏👏👏
Continue com seu trabalho pela divulgação da ciência e do conhecimento, pois é extremamente importante! Já aprendi muito com seus vídeos, e me sinto muito grato por isso.
Apesar da sua carinha de cansado, o conteúdo continua maravilhoso. E deixa eu te contar um segredo: isso logo passa. Esse mini primatazinho logo, logo cresce e vai trazer muiiiiiita saudade!! Vale a pena esse cansaço!! Essas criaturinhas precisam de nossa atenção e o tempo passa muito depressa!!! Abraços!! Mas descansa um pouco. Faz um vídeo só respondendo a comentários... quem sabe, fica um pouco menos cansativo...
Essa é a sua opinião e só isso vc não é superior a qualquer pessoa só por causa da religião e crença dela pra chamar alguém de fofoqueiro ou então todo ateu é playboy e babaca não sei se é a intenção mas vc parece arrogante
Se eu já gosto de ouvir você contando tantas histórias, imagina seu filho . Desde pequeninas, lia muito estorinhas para minhas filhas e muitas vezes pediam para inventa-las. Assim, deduzo que você terá um grande admirador para o qual deverá reservar mais um tempinho de sua agenda. Parabéns e continue nos encantando.
Excelente vídeo Átila. Fiquei apaixonada quando estudei os períodos de glaciação e interglaciação na faculdade, mas nunca pensei que elas poderiam ter relação com essas histórias religiosas.
Desde que descobrimos a agricultura o ser humano constrói sua civiliazação em torno da água nos tornando vulneráveis a enchentes e alagamentos. É natural que existam tantos mitos sobre dilúvios. Não recebemos todos os anos notícias de cidades pequenas sendo dizimadas por alagamentos no brasil? Agora imaginem que há alguns milênios essas cidades seriam como metrópoles, uma pequena enchente nos dias de hoje nos tempos passados seria contada como o fim do mundo
O mais incrível além de claro, uma história durar tanto e tanto tempo é a cultura ajudando a contar a história da Terra. Um tapa na cara pra quem diz que cultura e lenda não serve para nada, amei o vídeo ❤
Você tem razão, @ThaliaOliveira. Os aborígenes australianos tem toda sua criação e eventos passados mantidos por cantos (canções) que são passados de geração a geração. Inclusive a tradição de se cantar localizações. Seus mapas eram orais e muitos dos nativos que descendem deles, ainda se orientam desta forma.
Meu filho tem vários livros da lenda do Boitatá, e a história é muito parecida com a da ilha das cobras. Uma grande tempestade e inundação aconteceu e a Boitatá se esconde numa montanha, ficando lá por tanto tempo no escuro que fica sensível a luz e quando finalmente o sol sai ela fica da forma que ouvimos na história. Valeu
Força guerreiro!!! A paternidade transforma a gente. Aproveite cada momento e preste atenção nos "cliques", que são estalos de consciência da criança. Parece que de um segundo para outro a criança acessa um estado novo de consciência e passa agir de forma diferente, evoluindo. É muito bom.
Acho tão estranho se desculpar por cara de cansado sendo q isso é tão natural... Obrigada pelos vídeos e informações incríveis! Não existe motivo pra se desculpa. TD é natural e ainda tem o esforço e compromisso q a gente agradece imensamente 😁
Aqui no Nordeste existe esse ditado de que "O sertão vai virar mar". Acredito que essa crença se baseie no fato de que a história pode de repetir, uma vez que boa parte do solo nordestino já esteve submerso (conchinhas são encontradas na caatinga!)
Eu sou de Pernambuco e nunca vi esse tipo de fóssil, só num pscina que fui e haviam peixinhos no piso, é aquele tipo de fóssil que deixa uma impressão no pedra
Tentando achar uma resposta bem simples, da pra muito bem imaginar que isso surgiu dos filhos ricos que sairam para estudar fora e aprenderam que ja foi mar, voltaram pra casa e espalharam, assim como a rosinha comenta exatamente isso no filme do ariano
Eu assisti a um anime chamado Genjitsu Shugi que tem uma premissa bacana de administração, enfim, o protagonista desejava construir algo numa região costeira, mas um aldeão fez um alerta inusitado de que havia um mito de um monstro marinho que atacava as construções dos ribeirinhos naquela região desde há muitos anos. O protagonista resolveu investigar a questão com o argumento de que avisos importantes são melhor transmitidos de geração a geração por meio dos mitos. Fato foi que não havia um monstro propriamente dito, mas a região era propensa a tsunames com intervalos grandes, maiores que o tempo de vida de um único indivíduo.
Tava com cara de cansado mesmo. Mas isso não é motivo pra pedir desculpas. Essa questão do trabalho que os pequenos dão melhora muito com o tempo. Ótimo vídeo como sempre
Os indígenas Kaingangs e os Xetás do Sul do Brasil também têm histórias de dilúvio, com poucos sobreviventes, e que estão relacionadas ao que seria o começo de suas etnias.
Estou lendo um poema épico indiano que se chama O Ramayana, e tem uma passagem (que eu ainda não cheguei mas sei que acontece) que o monstro Rama - um demônio rakshasa que é o vilão da história - atravessa do Siri Lanka até a Índia por um caminho chamado "a ponte de Rama". Fui olhar no google maps e vi que essa ponte na verdade é um amontoado de ilhas que formam um caminho entre o Siri Lanka e o continente, muito provável que a ilha tenha sido uma península.
Átila, muito obrigado pelas histórias, e também pela verdade sobre a paternidade. É com esse esforço que as próximas gerações irão contar boas histórias ao invés de catástrofes!
Essa cara de cansado é sinal de pai presente. Os pais ausentes não sabem o que estão perdendo. E cada história classificada como geomito pode ser a descoberta de novas evidências da ocupação humana e sua interação e adaptação com a natureza local, por transformações muito extremas.
Muito bom esse vídeo 👏 o que me incomoda é as crenças que querem que se baseie a vida e os costumes em mitos e lendas, inclusive com um séquito de fanáticos, como as lendas bíblicas, não bastasse isso, agora os "espiritualistas" com as paranóias de mundos perdidos, mundos extraterrestres, AFF, por que as pessoas têm tanta dificuldade de viver a realidade?
Boa noite Atila e muito grato. Suas explicações e interpretações contém tudo o necessário para abrir as mentes mais tapadas que teimam em não aceitar a lógica das coisas
Tem um vídeo narrado pelo Ailton Krenak, chamado Flecha 1, onde ele narra a origem da vida na terra doa povos do Xingu e depois ele descreve as teorias científicas sobre a origemda vida na terra, e a analogia é impressionante....
Excelente vídeo! Meus filhos deram bastante trabalho nos primeiros meses. O primeiro a gente acordava mesmo quando estava tudo bem, para ver se ele ainda estava respirando. Mas, depois que eles fazem dois anos e começam a fazer algumas coisas sozinhos, a vida fica bem mais tranquila.
Átila, parabéns pelos conteúdos trazidos cientificamente. E não se esqueça, existe um provérbio alemão que diz: "Crianças pequenas problemas pequenos, crianças grandes problemas grandes!" Seja feliz!
Procurem o trabalho de Graham Hancock e Randall Carlson, vale muita a pena e é de explodir a cabeça. Eles acreditam e tem evidências de que o surgimento de civilização é milhares de anos mais antiga do que fomos ensinados. E nao so isso, essas civilizaçoes seriam bem avançadas tecnologicamente
Eu acredito que alguns geomitos podem também não vir apenas de grandes eventos, mas também de eventos comuns mas assustadores no dia a dia. Os povos do interior da Amazônia por exemplo, tem diversos mitos de dilúvios, mesmo que muitos nunca terem visto o mar ou tendo próximo de zero chance de terem tradição oral sobre essa inundação no oriente medio. Acontece que eles presenciam cheias enormes regularmente, e acredito que sempre deve ser muito impactante ver a água subindo desse jeito sem saber se vai parar ou engolir tudo.
Na mitologia de Gilgamesh há uma grande inundação mencionada. A história da inundação é contada no épico de Gilgamesh, onde Enlil, o deus supremo da mitologia babilônica, fica irritado com o comportamento da humanidade e decide enviar uma grande inundação para destruir tudo na Terra. O herói Gilgamesh é informado sobre a inundação por Utnapishtim, um homem que foi avisado pelos deuses e construiu uma arca para se salvar juntamente com sua família e animais. Depois da inundação, Utnapishtim envia uma pomba para procurar terra seca, que eventualmente volta com um ramo de oliveira, indicando que as águas estavam recuando. Essa história da inundação na mitologia de Gilgamesh é considerada uma das primeiras histórias sobre uma inundação global em toda a literatura mundial. Essa epopéia é muito mais antiga do que a de Noé, o que sugere que a história da Bíblia tem origem na epopéia de Gilgamesh.
Corajoso viu, cutucar esse tema num país cristão, que as pessoas não querem se questionar de nada, parabéns!
Eu amo
Pois é, país de cristão infelizmente ignorantes. Não só com fé, mas fanatismo
Na verdade não é por ser cristão. O brasileiro no geral não se questiona porque é um povo mentalmente acomodado e adestrado com pão e circo.
@@luisgodoy9227 valeu, vou pesquisar sobre
mimimimi...
Eu amo quando o Átila fala do bebê, no final mesmo cansado da toque o toque especial de fofura no vídeo🙂
Eu tenho uma! Minha mãe, nascida em Navarra, Espanha, na cidadezinha(muito inha!) de MARCILLA, a qual mãe completará 100 anos no próximo mês de julho, sempre me disse que a sua cidade se chamava assim por “marecilla” (marezinha) porque o mar chegava até lá. Curiosa, olhei no nosso bom e velho mapa mundi e achei aquilo uma tremenda lorota. Ao ladinho da cidadezinha e dentro dos seus limites, hoje podemos fazer um passeio singular a uma zona que se chama Las Bardenas Reales (tbm Bárdenas Reales, com e sem acento, eles ainda não entraram num acordo) que é a formação geológica que ficou de um MAR (😮) que entrava por Barcelona e, sim, chegava até Marcilla!! Obviamente, minha mãe não tinha ideia dessa história geológica, só repetia o que tinha ouvido contar… um fato.
Caraca, uma memória de 35 mil anos! Imagine quantas mais histórias haveriam se os aborígenes não fossem tão dizimados.
Tipo de conteúdo de qualidade que a gente só vê em canais internacionais. Já te dei parabéns muitas vezes, mas vai outros parabéns aí para você e sua equipe, Átila!
Um dos maiores divulgadores científicos do Brasil, sempre nos informando e nos esclarecendo sobre os mitos. Lembro tanto do Sagan. Obrigado por continuar esse lindo legado científico e iluminista. Te amo!
O cara que se vendeu para defender a lockdown, uso de mascara e para fazer sensacionalismo, não espero nada deste ser humano.
Sagan KKKKKKKKKKKK
@@mascaraseparaidiotas7224 Então não assista aos vídeos dele meu camarada. Toda vez que você comenta aqui xingando você só tá gerando mais engajamento
Muito bom o vídeo, curiosamente eu usei esse mito pra falar um pouco sobre placas tectônicas aos meus alunos. Porém usei uma interpretação diferente para o mito do diluvio. Usei como referencia o mito diluviano da epopeia de Gilgamesh (tbm mencionado no vídeo). Ao norte do Iraque estão as montanhas Zagros, ricas em fósseis marinhos. Humanos que observaram esses fósseis poderiam fazer uma associação entre os fósseis a um ambiente marinho. Isso poderia levá-los a imaginar uma inundação tamanha que encobriria até as montanhas mais altas da região. A geomitologia é deveras um campo bem legal!
Não é apenas em virologia ou biologia que o Átila é craque, estou (estamos) para descobrir qual é o tema de ciência e cultura que ele não domina! Obrigada, super Átila!
Gratidão por compartilhar seus estudos mesmo cansado . É bom contar com comunicadores que primam por bases sólidas
Atila qque video maravilhoso. Estou atualmente estudando Geografia e Ciencias ambientais e varias coisas que voce menciona estou vendo e é fascinante. Obrigada por se dar este trabalho.
Aqui na região amazônica tem o mito do Mapinguari, uma criatura gigante, peluda, com uma boca enorme na barriga.
Quando criança eu ainda cheguei a ouvir meu tio contar história sobre um amigo dele que foi caçar na mata e se deparou com um.
Nessas eu fico imaginando se não foi algum ancestral que viu uma preguiça gigante e por aí foi a história se aperfeiçoando.
Vim aqui procurando comentário que falasse do Mapinguari. Público do Atila nunca decepciona. 😄
Eu conheço a lenda do Mapinguari, eu conheci graças ao programa Catalendas, da TV Rá Tim Bum
@@RaaniBR Foi sim, dona preguiça! 😁
Conversa encantadora! Me senti como se fosse uma criança , ao pé do fogo, ouvindo o contador de histórias da tribo revelando os segredos de um tempo muito distante. Maravilhoso!!!
Já ouviu falar sobre a possibilidade do urso-andino ter relação com o mapinguari? Não ocorre no Brasil mas ocorre bem próximo. Um bicho muito diferente da fauna amazônica em geral e que causaria essa estranheza se fosse visto. Ou por povos que visitaram a área onde o animal ocorre ou até por algum urso 'persido' por lá
Amo essas histórias de geomitos. Fiquei chocada em saber q há histórias passadas de boca em boca por mais de 30 mil anos.
Eu antes de ver o video: "16 minutos, que demorado..." - Depois de ver o video: "Já acabou? :(" - Muito interessante o conteúdo e forma como foi passado, como conversa mesmo. Ele nao desmente nenhuma religião e nem te força a acreditar em nada, só "conversa" mesmo, muito bom!
Esses vídeos são ouro! SEMPRE vale a pena assistir, não perco um!
Fantástico esse assunto, e também muito impressionado em perceber quanta memória é preservada de geração em geração
Tá tudo bem, Átila, o pequeno primata precisa de você e nós também. Força! Obrigada pelo empenho em continuar trazendo assuntos importantes e interessantes. Sucesso e muita Luz!
Quando muito do que sabemos da história da humanidade ou do planeta precisa ser redescoberto em registros geológicos e arqueológicos, é fascinante como tem culturas que passam histórias por tradição oral por dezenas de milhares de anos...
Acredito que no inicio da civilização humana, muita coisa que acontece hoje, já acontecia, porém o jornalismo-antigo = escrita antiga, era contada de uma forma absurda.
Cada dia mais estou amando o Átila! Seu jeito humano de transmitir conhecimento e os comentários sobre a rotina com o pequeno jacaré são incríveis. Sou membro com orgulho!
Meu irmão também caiunessa cilada, Atila! Este vídeo está sensacional, apesar do seu cansaço de pai de menino pequeno!
Adoro estudos p desvendar mitos! Tb acho mto interessante "as coincidências" entre estórias contadas, como o nascimento de Khrisna e Jesus
Todas essas historias tem um ponto em comum.
@@MarshallLaw369 Sim, os fatos históricos.
Chegou o rei das religiões comparadas, pegou do site ateuzinho mais próximo semelhanças entre Jesus e os mitos pagãos e se acha um gênio
Acorda pra vida, irmão
Fico impressionado com essa sessão de comentários kkkkjkkk, de todo jeito obrigado Atila pelo vídeo, a cada dia vc leva conhecimento a mais e mais pessoas e me inspira a ser pesquisador científico, um abraço!
Atila, vc poderia fazer um vídeo explicando sua metodologia de procura de bibliografia, suas técnicas e dicas. Com certeza será um conteúdo muito valioso!
Não existe diluvio, nem humano feito de barro, isso são lendas.
Bom cara eu acredito em deus mas a forma que bíblia conta e muito cientificamente falsa mas algumas coisa a gente ver como num parte da Bíblia que numa guerra a noite virou dia que possibilidade de um estrela foi de americanas
@@evolutionred4638ou que aconteceu um eclipse no meio de uma batalha
@@paulo9859 A vida na terra simplesmente acabaria se o Sol entrasse na frente da lua 💀
Parabéns por sua dedicação em pesquisar e o seu esforço em trazer mais conhecimento👏👏👏
Olá querido Átila! Eterna gratidão pelo seu maravilhoso trabalho! Abraços
Eu amo a ciência. Como dizia o mestre Carl Sagan é preciso caminhar em equilíbrio na linha tênue entre imaginação e ceticismo.
Surreal esse vídeo, além de dar informação e falar dos mitos, motivar sustentabilidade e cuidado com nosso planeta
Atila vc é ótimo!!! Não desiste de nós!! Seu cansaço está perdoado!!! Aproveite esse tempo com o Uno! Ele só será criança uma vez!!!🥰
Seu conteúdo sempre mostra um pingo de esperança para o futuro, nem pede desculpas por uma coisa dessas... você já salvou muitas vidas brasileiras nos tempos mais difíceis desse país
Sempre argumentei que os antigos não tinham explicações científicas para os fenômenos da natureza e os associavam à obra de divindades, afinal o que seriam para eles derretimento de geleiras? Obra de deuses, é claro. Obrigado Átila
és um jovem brilhante, precisamos de mais jovens como você.
Obrigado. Abraços. Vc e o Pirula são os preferidos no UA-cam..
Átila, você é demais, cara. Te acompanho desde a época da Rainha Vermelha e não tá escrito (pausa pra trocadilho) o que eu aprendi com vc. Obrigada!
Átila, parabéns e, wue bom saber que vc faz sua parte. Eu fiz tudo sozinha. Meus pais me ajudaram muito mas, cuidar das meninas éramos minha mãe e eu. A única vez que pedi pra escovar os dentes e por meu anjo na cama, fui fulminada com o olhar. Disse que não gostava, quando eu falei que era filha dele. Eu estava na poltrona, com contrações. Jurei pra mim, que .nunca mais pediria nada. E não pedi. Fazia mamadeira com uma gritando no meu colo e outra na minha perna. Nunca recebi ajuda espontânea. Como sempre fui independente, era só eu. E me deixei virar um pano de chão.
Fui pra terapia porque o médico mandou os dois e ele não quis ir. E vi que não era aquele pano de chão. A segunda fez um ano em fevereiro, em abril, em três dias, minha separação foi homologada. Voltei a ser feliz! Parabéns pra vcs!
Parabéns pela coragem!
Você é incrível! É um privilégio pra nós brasileiros ter um cientista extraordinário como você. E trabalhar e cuidar de crianças realmente não é fácil. Parabéns 👏👏👏
Ótima Recuperação Histórica !!!
Muito obrigada Átila! Amei escutar essas histórias. Sei o que você está passando. Tive 3 filhos e criei um neto.
Impressionanteva quantidade de informações que você reuniu! Obrigado por elas.
Continue com seu trabalho pela divulgação da ciência e do conhecimento, pois é extremamente importante!
Já aprendi muito com seus vídeos, e me sinto muito grato por isso.
Obrigada Átila, por mais histórias e seus mitos.
Geomito divididos em fanfiqueiros e fofoqueiros
Apesar da sua carinha de cansado, o conteúdo continua maravilhoso. E deixa eu te contar um segredo: isso logo passa. Esse mini primatazinho logo, logo cresce e vai trazer muiiiiiita saudade!! Vale a pena esse cansaço!! Essas criaturinhas precisam de nossa atenção e o tempo passa muito depressa!!! Abraços!! Mas descansa um pouco. Faz um vídeo só respondendo a comentários... quem sabe, fica um pouco menos cansativo...
Essa é a sua opinião e só isso vc não é superior a qualquer pessoa só por causa da religião e crença dela pra chamar alguém de fofoqueiro ou então todo ateu é playboy e babaca não sei se é a intenção mas vc parece arrogante
@@JoaoVictor-cd4gh ta surtada é
@@maymoon7381 se acalma esquisito
@@maymoon7381 em vez de de responder o que acha de errado no meu comentário vc escreve besteira se quiser me responder onde estou errado eu leio
Valeu Átila. Sempre com conteúdo fodistico. Parabéns.
Atila! Vc é demais! Obrigada sempre por sua disponibilidade!
Muito bom ter alguém capacitado pra nos dar aulas tão esclarecedoras.
Força paizão. Como sempre não me arrependo de dar uma passada nesse canal. Conteúdos relevantes q fazem a diferença no nosso ser e estar no mundo.
Se eu já gosto de ouvir você contando tantas histórias, imagina seu filho .
Desde pequeninas, lia muito estorinhas para minhas filhas e muitas vezes pediam para inventa-las.
Assim, deduzo que você terá um grande admirador para o qual deverá reservar mais um tempinho de sua agenda.
Parabéns e continue nos encantando.
Thanks!
Átila, você é INCRÍVEL e o vídeo está, como sempre, sensacional! Não se cobre tanto 🌿✨
Excelente vídeo Átila. Fiquei apaixonada quando estudei os períodos de glaciação e interglaciação na faculdade, mas nunca pensei que elas poderiam ter relação com essas histórias religiosas.
É assustador ver a nossa pequenez. Obrigada querido doctor Átila
Desde que descobrimos a agricultura o ser humano constrói sua civiliazação em torno da água nos tornando vulneráveis a enchentes e alagamentos. É natural que existam tantos mitos sobre dilúvios. Não recebemos todos os anos notícias de cidades pequenas sendo dizimadas por alagamentos no brasil? Agora imaginem que há alguns milênios essas cidades seriam como metrópoles, uma pequena enchente nos dias de hoje nos tempos passados seria contada como o fim do mundo
Um pai reconhece outro. Vi seu rosto cansado e já sabia que era por conta do filhote.
A propósito, EXCELENTE história. Obrigado
Átila, o livro do Daniel Munduruku sobre contos indígenas fala de um mito brasileiro de dilúvio
Fantastico tu ir atrás de tantos registros falados ... parabéns🎉
Excelente Atila. Parabéns sempre pela perseverança em mais um vídeo muito interessante.
Super obrigada! Você é maravilhoso:) Dizer obrigada é pouco diante do serviço que você vem prestando a está comunidade.
O mais incrível além de claro, uma história durar tanto e tanto tempo é a cultura ajudando a contar a história da Terra. Um tapa na cara pra quem diz que cultura e lenda não serve para nada, amei o vídeo ❤
A explicação das lendas é tão imprecisa e fantasiosa que a única utilidade foi mostrar como as lendas surgem.
Você tem razão, @ThaliaOliveira. Os aborígenes australianos tem toda sua criação e eventos passados mantidos por cantos (canções) que são passados de geração a geração. Inclusive a tradição de se cantar localizações. Seus mapas eram orais e muitos dos nativos que descendem deles, ainda se orientam desta forma.
E viva o pequeno primata que terá a benção de ouvir histórias incríveis de seu pai sonolento!
Meu filho tem vários livros da lenda do Boitatá, e a história é muito parecida com a da ilha das cobras. Uma grande tempestade e inundação aconteceu e a Boitatá se esconde numa montanha, ficando lá por tanto tempo no escuro que fica sensível a luz e quando finalmente o sol sai ela fica da forma que ouvimos na história. Valeu
Excelente vídeo Atila, muito obrigado!
Atila, você é maravilhoso 👏👏👏👏 força aí!
Seus vídeos são sempre muito interessantes. Obrigada. E lembre-se: é uma fase muito querida e cansativa ter bebê em casa. Mas curta muito.
Muito obrigado pelo vídeo Átila 👍🏼
Sou capaz de ouvir e assistir o Átila por hoooras!! Adoro esses temas!!
SEN-SA-CIO-NAL!!! Muito obrigado, Átila!
Que video incrível!! E o quanto é lindo e surpreendente como a cultura preserva por muito tempo os eventos.
Valeu! Seu trabalho é sensacional.
Força guerreiro!!! A paternidade transforma a gente. Aproveite cada momento e preste atenção nos "cliques", que são estalos de consciência da criança. Parece que de um segundo para outro a criança acessa um estado novo de consciência e passa agir de forma diferente, evoluindo. É muito bom.
Acho tão estranho se desculpar por cara de cansado sendo q isso é tão natural... Obrigada pelos vídeos e informações incríveis! Não existe motivo pra se desculpa. TD é natural e ainda tem o esforço e compromisso q a gente agradece imensamente 😁
Concordo com vc. Porém, vc acredita que tem ser humano que reclama !,e por isso ele tem a necessidade de se desculpar.
A paternidade é uma benção, mas nos exige renúncia, dedicação e humildade. Parabéns!
Aqui no Nordeste existe esse ditado de que "O sertão vai virar mar". Acredito que essa crença se baseie no fato de que a história pode de repetir, uma vez que boa parte do solo nordestino já esteve submerso (conchinhas são encontradas na caatinga!)
Mas isso foi a milhões de anos!
Acho difícil, visto que o planalto da borborema não vai deixar de existir.
Eu sou de Pernambuco e nunca vi esse tipo de fóssil, só num pscina que fui e haviam peixinhos no piso, é aquele tipo de fóssil que deixa uma impressão no pedra
Tentando achar uma resposta bem simples, da pra muito bem imaginar que isso surgiu dos filhos ricos que sairam para estudar fora e aprenderam que ja foi mar, voltaram pra casa e espalharam, assim como a rosinha comenta exatamente isso no filme do ariano
Adorei,foi muito bom ver como mitos antigos tem muitas vezes em suas raizes um fundamento real.
Eu assisti a um anime chamado Genjitsu Shugi que tem uma premissa bacana de administração, enfim, o protagonista desejava construir algo numa região costeira, mas um aldeão fez um alerta inusitado de que havia um mito de um monstro marinho que atacava as construções dos ribeirinhos naquela região desde há muitos anos. O protagonista resolveu investigar a questão com o argumento de que avisos importantes são melhor transmitidos de geração a geração por meio dos mitos. Fato foi que não havia um monstro propriamente dito, mas a região era propensa a tsunames com intervalos grandes, maiores que o tempo de vida de um único indivíduo.
Tava com cara de cansado mesmo. Mas isso não é motivo pra pedir desculpas. Essa questão do trabalho que os pequenos dão melhora muito com o tempo.
Ótimo vídeo como sempre
Valeu demais Átila pelo seu tempo e história
Voce e um pai poderosos!Obrigada pela sua imensa contribuicao nesse mundo!
Boaaa, Atila é demais!
Grata por esse trabalho e dedicação. É sempre bom poder aprender mais.
Força e bom descanso!
Os indígenas Kaingangs e os Xetás do Sul do Brasil também têm histórias de dilúvio, com poucos sobreviventes, e que estão relacionadas ao que seria o começo de suas etnias.
Obrigado Atila! Que teu empenho seja recompensado em longas horas de sono (daqui uns dois anos mais ou menos)
Estou lendo um poema épico indiano que se chama O Ramayana, e tem uma passagem (que eu ainda não cheguei mas sei que acontece) que o monstro Rama - um demônio rakshasa que é o vilão da história - atravessa do Siri Lanka até a Índia por um caminho chamado "a ponte de Rama". Fui olhar no google maps e vi que essa ponte na verdade é um amontoado de ilhas que formam um caminho entre o Siri Lanka e o continente, muito provável que a ilha tenha sido uma península.
Átila, muito obrigado pelas histórias, e também pela verdade sobre a paternidade. É com esse esforço que as próximas gerações irão contar boas histórias ao invés de catástrofes!
Essa cara de cansado é sinal de pai presente. Os pais ausentes não sabem o que estão perdendo.
E cada história classificada como geomito pode ser a descoberta de novas evidências da ocupação humana e sua interação e adaptação com a natureza local, por transformações muito extremas.
desvendando mitos e com comprovação científica. Valeuuu
Muito bom esse vídeo 👏 o que me incomoda é as crenças que querem que se baseie a vida e os costumes em mitos e lendas, inclusive com um séquito de fanáticos, como as lendas bíblicas, não bastasse isso, agora os "espiritualistas" com as paranóias de mundos perdidos, mundos extraterrestres, AFF, por que as pessoas têm tanta dificuldade de viver a realidade?
@Meme Maker 👏👏👏👏👏
Boa noite Atila e muito grato.
Suas explicações e interpretações contém tudo o necessário para abrir as mentes mais tapadas que teimam em não aceitar a lógica das coisas
Tem um vídeo narrado pelo Ailton Krenak, chamado Flecha 1, onde ele narra a origem da vida na terra doa povos do Xingu e depois ele descreve as teorias científicas sobre a origemda vida na terra, e a analogia é impressionante....
Excelente vídeo!
Meus filhos deram bastante trabalho nos primeiros meses. O primeiro a gente acordava mesmo quando estava tudo bem, para ver se ele ainda estava respirando. Mas, depois que eles fazem dois anos e começam a fazer algumas coisas sozinhos, a vida fica bem mais tranquila.
Eu sempre quis saber o que as diversas religiões tem em comum, além de explicações históricas e científicas sobre os temas.
Ótimo tema que merece continuação com mais geomitos. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A conclusão está maravilhosa: "num tempo em que a gente não lembra o que aconteceu há poucos anos...". Por exemplo, em 1964, em 2016...
Abraço de pai cansado pra pai cansado. Baita vídeo! Muito obrigado
Átila, parabéns pelos conteúdos trazidos cientificamente. E não se esqueça, existe um provérbio alemão que diz: "Crianças pequenas problemas pequenos, crianças grandes problemas grandes!" Seja feliz!
Parabéns, grande professor
Vc tem um ótimo motivo para ter olheiras e canseira, e seus vídeos são tão ótimos que eu não repararia se vc não tivesse falado. Fica tranquilo.😊👍🏻
Esse canal é sensacional! Vídeo perfeito! Obrigado, Átila!
Obrigada querido Atila!
Procurem o trabalho de Graham Hancock e Randall Carlson, vale muita a pena e é de explodir a cabeça. Eles acreditam e tem evidências de que o surgimento de civilização é milhares de anos mais antiga do que fomos ensinados. E nao so isso, essas civilizaçoes seriam bem avançadas tecnologicamente
Eu acredito que alguns geomitos podem também não vir apenas de grandes eventos, mas também de eventos comuns mas assustadores no dia a dia. Os povos do interior da Amazônia por exemplo, tem diversos mitos de dilúvios, mesmo que muitos nunca terem visto o mar ou tendo próximo de zero chance de terem tradição oral sobre essa inundação no oriente medio. Acontece que eles presenciam cheias enormes regularmente, e acredito que sempre deve ser muito impactante ver a água subindo desse jeito sem saber se vai parar ou engolir tudo.
Na mitologia de Gilgamesh há uma grande inundação mencionada. A história da inundação é contada no épico de Gilgamesh, onde Enlil, o deus supremo da mitologia babilônica, fica irritado com o comportamento da humanidade e decide enviar uma grande inundação para destruir tudo na Terra. O herói Gilgamesh é informado sobre a inundação por Utnapishtim, um homem que foi avisado pelos deuses e construiu uma arca para se salvar juntamente com sua família e animais. Depois da inundação, Utnapishtim envia uma pomba para procurar terra seca, que eventualmente volta com um ramo de oliveira, indicando que as águas estavam recuando. Essa história da inundação na mitologia de Gilgamesh é considerada uma das primeiras histórias sobre uma inundação global em toda a literatura mundial.
Essa epopéia é muito mais antiga do que a de Noé, o que sugere que a história da Bíblia tem origem na epopéia de Gilgamesh.
Obrigada Átila por essa verdadeira aula de história e geologia!! E paciência e força nesses primeiros meses, pois são mesmo cansativos. ❤❤