Sei que vocês ainda não tem grana pra levar convidados de outros estados, mas eu adoraria ver uma live como professor Jacyntho Brandão da FALE-UFMG pra falar de literatura antiga.
Fala galera. Gostaria de deixar minha humilde indicação de convidado. Chamem o camarada Gustavo Machado, do canal Orientação Marxista. Tenho profundas divergencias com ele, assim como o Ian e o Humberto que ja foram ai tem também. Mas seu conhecimento acerca do marxismo é profundo, tenho que admitir. Acho q ele traria um papo bacana para o programa. Aguardo tambem ansiosamente a ida do Tio Joao Carvalho. Parabéns pelo sucesso.
Um leve adendo para o vídeo: no geral, a escrita cuneiforme em tabuinha de argila e mural foi utilizada por diversos povos com línguas diferentes. Foi um sistema de escrita utilizado por mais de 2000 anos na Antiguidade e sua grafia ou forma de escrever também foi mudando dentro desses milênios, dentro de um mesmo povo e entre os povos que a utilizavam. Entretanto os europeus (alemães, franceses e ingleses), ali por volta do século XVIII e XIX tomaram ciência desses escritos através de arqueologia amadora nas colônias que seus países estabeleciam no oriente (Egito, Iraque, Síria, Índia etc.), expedições bastante custosas. A decifração dessa escrita (tradução e leitura) passa pelas traduções árabes e persas da escrita cuneiforme persa antiga (avesta), esta que traduzia a escrita cuneiforme assíria e babilônica, estas que traduziam a escrita acadiana, e esta que traduzia a escrita cuneiforme suméria e eblaíta. Isso é só um resuminho. Outra rota de tradução da escrita suméria e acadiana, foram os cuneiformes desenvolvidos na Anatólia, principalmente entre os hititas, estes que possuíam também tabuinhas de correspondência com os antigos egípcios (que também acessavam a escrita cuneiforme). O que se descobriu aí é que a língua suméria e a eblaíta eram de famílias linguísticas próprias da região, talvez oriundas de povos antigos da região hindu ou mesmo do extremo oriente ou Oceania (através de migrações e migrações por milênios). A língua acadiana, assíria e babilônica foram decifradas através de árabe e hebraico, que depois também ajudaram na decifração de outras escritas do oriente, como a ugarítica e a púnica - colocando todas na mesma família linguística: a afro-asiática ou semítica. Decobriu-se também que a própria língua egípcia tinha léxico e alguma gramática de origem nessa família (por isso "afro"-asiática). O principal método inicial de decifração de leitura e tradução parte da descoberta de um nome próprio conhecido em uma das escritas "atuais" (tipo latim, grego, árabe, hebraico e persa, por exemplo). Assim foi possível reconhecer o mesmo nome próprio na escrita antiga (hieróglifos, cuneiformes etc.). O grego helenístico ptolomaico ajudou na decifração dos hieróglifos e demótico, no Egito (a mencionada Pedra de Rosetta). A escrita cuneiforme persa avesta, por meio da árabe e persa, como já escrito acima. O mesmo foi para a decifração do devanágari , que utilizou aí o conhecimento de sânscrito e outras línguas hindus (traduzidas para inglês entre o século XVIII e XIX). Quando a gente estuda uma língua antiga, com uma escrita bem diferente da nossa latina, começamos pelos nomes próprio e estrangeirismos, fruto de contatos entre culturas. Espero que este resuminho seja um bom adendo ao conteúdo do vídeo. Um salve especial aos amantes de Antiguidade!😉 PS.: quem quiser encontrar alguns estudos meus sobre história antiga, digita nas buscas da internet: "Ateísmo na Antiguidade". Bons estudos!
Olha, parece q alguém começou a decifrar a antiga escrita do Vale do Indo (esqueci o nome da civilização, aquela de cidades como Mohenjo Daro). Não sei se é fake news.
Para quem tiver interesse, está disponível nas livrarias a Epopéia de Gilgamesh traduzida para o português pelo prof. Jacyntho Lins Brandão. Ele também traduziu o Enuma Elish, que é outro texto antigo, esse foi lançado como "Epopéia da Criação".
Edição altamente recomendável, aliás. O professor Jacyntho é uma sumidade em línguas antigas, professor de grego antigo na UFMG. Tive a honra de ser aluna dele em duas disciplinas e foi o melhor professor que tive na vida.
Aqui tem FILOLOGIA! Muito bom o vídeo! Um assunto muito importante para conhecer o início da cultura humana. O início da escrita é quase o início de tudo que entendemos como "civilização". Agradeçamos aos filólogos e aos historiadores pelo entendimento desse material.
Opa, a escrita foi inventada pelo menos 4 vezes na história em locais separados e sem influência um no outro. E talvez tenha uma quinta invenção que a gente não consegue bater o martelo.
@@the_zdd Mesopotâmia (cuneiforme[s] - pq influenciaram outras línguas a escreverem em cuneiforme), Egito (hieróglifos), China (ideogramas), Mesoamerica (ideogramas). Aparentemente todas começaram com formas mais semânticas/ideogramas. Algumas passaram a representar sons ou as duas coisas ao mesmo tempo. Das que representam sons, temos os alfabetos (com consoantes e vogais), abjads (A e consoantes, "sem" vogais) e silabários. A 5a seria a Escrita Brâmica na Índia que tem um sistema diferente (que na linguística chamamos de abugidas), mas com características destes outros sistemas. É algo que fica (pra não ser tão técnico) entre um alfabeto e um silabário (alfa-silabário). Neste caso, não temos (ou não até a última vez que estudei o tema) registros que cravem se essa escrita foi inventada "do nada" como as outras, ou se eles já tinham acesso à escrita e, então, inventaram esse sistema.
Mas to respondendo tb sem ver o que foi falado no vídeo. Não tive tempo depois de ter sido publicado. Talvez tenham explicado/atualizado algo nesse sentido.
Há um professor que ama o Pirula e que contou essa história algumas vezes no seu canal é o professor Osvaldo Luís Ribeiro do canal atenda do necromante chamei ele para uma entrevista com ❤
todo esse papo me remeteu a Chants of Sennaar. Um jogo incrível, maravilhoso, inspirado na torre de Babel, mas não apenas. Se vc é linguista, gosta de idiomas ou de quebra-cabeças jogueeeeee O design é muito bonito tbm
Eu vejo a pintura rupestre com um olhar tanto pragmático como filosófico. Além da função artística e religiosa, também tinha funções práticas como organizar caçadas, demarcar territórios, registrar eventos, contar datas, etc. Vejam os signos da tradição itaquatiara em Parelhas, RN. É abstração pura. Lembra uma escrita ideográfica. A pedra do Ingá também. Desconfio q ela seja um calendário astronômico.
Salve elementos!!! Gostaria muito de um vídeo sobre apps de relacionamento (tinder). Quais efeitos, o algoritmo, impacto social e etc. Acho que seria um tema legal
Só para pontuar, no caso de cerâmica o termo mais apropriado é "queima" das peças de argila. A argila endurece mesmo sem a queima, contudo, seu estado é frágil e suscetivel a quebras. Pode-se inclusive modelar algo, esperar secar, usar por um tempo e depois quebrar e umedecer para usar a mesma argila para fazer outra coisa. A partir do processo de queima (que pode variar) as peças de argila ganham resistência e recebem o nome de cerâmica.
2:46 kkkk Vida de casal eh assim mesmo A gente tem que se explicar de onde, quando, que jogou, ouviu algo saca kkkk Me lembro do dia que minha esposa apareceu com uma música nova, ouvindo em ks, a parada eh que ela baixou quase o álbum inteiro do artista e não eh bem o estilo dela Depois de uns dias não aguentei e perguntei na humildade: Onde vc ouviu isso?! Ela: de uma blogueira que tô acompanhando E ela me mostrou kkkkk a mina ama o artista aí todo trilha eh do mano 😅
Dá pra jogar age of empires sim. Existe os remakes, que são basicamente o mesmo jogo com gráficos atualizados. Existe até campeonato rodando por ai.Procurem o jogo na steam
Uma parte da conversa me fez lembrar que memória, a palavra/conceito, em japonês é anki - 暗記 - formado por escuro e escrita - e na primeira vez que vi isso achei muito estranho, mas agora acho que uma das explicações seria até um pouco capacitista para nossa leitura: no escuro não é possível escreve, precisa da memória.
8:08 Aulas como sempre, porém, porém tem um adendo, um detalhe Ruas. A escrita não surgiu para registrar apenas coisas, ela surgiu exclusivamente primeiro para os escritos sagrados dos deuses e faraós ou os reis à época. É daí vem o nome Hieróglifos que em Grego é: Hieros = Sagrado e Glyphos = entalhar, gravar ou até mesmo escrever... seria algo como escrita sagrada pegou a visão? Depois disseminou-se pelo mundo afora, pois assim o conhecimento passou a ser perpetuado no físico e não mais na oralidade como era... e a contagem de coisas ou das coisas já era feita através dos Calculus diminutivo de "Calx" que em Latim é = Pedra. Usavam para contar as coisas pedras e a escrita com o passar do tempo para as coisas sagradas relacionada ao rei ou faraó ou o que fosse. 🙃😉🥰 Tamo juntão.🤜🏼🤛🏼✊🏼🤘🏼
O Egito é um prato cheio para quem ama história. E esse novo museu, o Grande Museu Egípcio, vai ser um espetáculo - cheio de tesouros e histórias antigas! Mal podemos esperar para ver tudo isso reunido em um só lugar. 🏛️🗺️
Como uma coisa tão chata e massante quanto cartório, burocracia e Contabilidade podem ficar tão interessante quando vira História? E uma coisa: a burocracia não surgiu somente para coordenar as atividades, mas para observar quem era desonesto e oportunista . Em sociedades mais onde há menos corrupção como na europa do norte, há menos corrupção e menos burocracia por menos desconfiança. Porém, isso não é perfeito. Se a sociedade mudasse e trabalhasse a individualidade e o oportunismo, diminuiria a burocracia.
@JoaoGabrieldosSantosCarv-pk6oh , foi do fato das dívidas serem indicadas como marcações em uma tábua de barro. Ao invés de um objeto físico que fica em posse da pessoa (qualquer coisa que sirva de moeda).
Imagina o povo de 5 mil anos atrás pensando : porra oq será que o povo no futuro daqui a 5 mil anos vai pensar da gente? Quais histórias o povo vai contar. Aí chega hj, Ea Nasir kkkkkkkkkkkkkkkkkk
28 minutos de vídeo? Isso é um insulto a mim, a nós e ao Pirula. Queremos mais! 😂
Virou tiktok agora, çamerda 😂
Duração: meio Pirula
Duração: meio Pirula
Escrita antiga, é disso que o jovem gosta
Eu apoio uma live de civilization dos três elementos 👀
Senti um cheirinho de MESOPOCAST Surpresa ❤
Falhou, falha e falhará, companheiros.
Tio João vai gostar 👍
teriam que fazer uma versão estendida com o JC
@@VSV91 com João e Pirula o piso é 12h
@@abnerramos7517 e eu ouviria muito feliz, se tem alguém q fala bem desse assunto é o João, sou fã
As expressões da Mila com as piadocas dos três é impagável 😅
Ela tá meia perdida!😊😊
Sei que vocês ainda não tem grana pra levar convidados de outros estados, mas eu adoraria ver uma live como professor Jacyntho Brandão da FALE-UFMG pra falar de literatura antiga.
Acho que ele toparia, hein. Seria incrível, ele é um professor fascinante
O professor Henrique, do Estranha História, fez um vídeo sobre o primeiro picareta registrado. Muito interessante.
Fala galera.
Gostaria de deixar minha humilde indicação de convidado.
Chamem o camarada Gustavo Machado, do canal Orientação Marxista.
Tenho profundas divergencias com ele, assim como o Ian e o Humberto que ja foram ai tem também.
Mas seu conhecimento acerca do marxismo é profundo, tenho que admitir.
Acho q ele traria um papo bacana para o programa. Aguardo tambem ansiosamente a ida do Tio Joao Carvalho.
Parabéns pelo sucesso.
Um leve adendo para o vídeo: no geral, a escrita cuneiforme em tabuinha de argila e mural foi utilizada por diversos povos com línguas diferentes. Foi um sistema de escrita utilizado por mais de 2000 anos na Antiguidade e sua grafia ou forma de escrever também foi mudando dentro desses milênios, dentro de um mesmo povo e entre os povos que a utilizavam. Entretanto os europeus (alemães, franceses e ingleses), ali por volta do século XVIII e XIX tomaram ciência desses escritos através de arqueologia amadora nas colônias que seus países estabeleciam no oriente (Egito, Iraque, Síria, Índia etc.), expedições bastante custosas. A decifração dessa escrita (tradução e leitura) passa pelas traduções árabes e persas da escrita cuneiforme persa antiga (avesta), esta que traduzia a escrita cuneiforme assíria e babilônica, estas que traduziam a escrita acadiana, e esta que traduzia a escrita cuneiforme suméria e eblaíta. Isso é só um resuminho. Outra rota de tradução da escrita suméria e acadiana, foram os cuneiformes desenvolvidos na Anatólia, principalmente entre os hititas, estes que possuíam também tabuinhas de correspondência com os antigos egípcios (que também acessavam a escrita cuneiforme). O que se descobriu aí é que a língua suméria e a eblaíta eram de famílias linguísticas próprias da região, talvez oriundas de povos antigos da região hindu ou mesmo do extremo oriente ou Oceania (através de migrações e migrações por milênios). A língua acadiana, assíria e babilônica foram decifradas através de árabe e hebraico, que depois também ajudaram na decifração de outras escritas do oriente, como a ugarítica e a púnica - colocando todas na mesma família linguística: a afro-asiática ou semítica. Decobriu-se também que a própria língua egípcia tinha léxico e alguma gramática de origem nessa família (por isso "afro"-asiática). O principal método inicial de decifração de leitura e tradução parte da descoberta de um nome próprio conhecido em uma das escritas "atuais" (tipo latim, grego, árabe, hebraico e persa, por exemplo). Assim foi possível reconhecer o mesmo nome próprio na escrita antiga (hieróglifos, cuneiformes etc.). O grego helenístico ptolomaico ajudou na decifração dos hieróglifos e demótico, no Egito (a mencionada Pedra de Rosetta). A escrita cuneiforme persa avesta, por meio da árabe e persa, como já escrito acima. O mesmo foi para a decifração do devanágari , que utilizou aí o conhecimento de sânscrito e outras línguas hindus (traduzidas para inglês entre o século XVIII e XIX). Quando a gente estuda uma língua antiga, com uma escrita bem diferente da nossa latina, começamos pelos nomes próprio e estrangeirismos, fruto de contatos entre culturas. Espero que este resuminho seja um bom adendo ao conteúdo do vídeo. Um salve especial aos amantes de Antiguidade!😉 PS.: quem quiser encontrar alguns estudos meus sobre história antiga, digita nas buscas da internet: "Ateísmo na Antiguidade". Bons estudos!
Olha, parece q alguém começou a decifrar a antiga escrita do Vale do Indo (esqueci o nome da civilização, aquela de cidades como Mohenjo Daro). Não sei se é fake news.
Parabéns pelo adendo.
Para quem tiver interesse, está disponível nas livrarias a Epopéia de Gilgamesh traduzida para o português pelo prof. Jacyntho Lins Brandão. Ele também traduziu o Enuma Elish, que é outro texto antigo, esse foi lançado como "Epopéia da Criação".
Edição altamente recomendável, aliás. O professor Jacyntho é uma sumidade em línguas antigas, professor de grego antigo na UFMG. Tive a honra de ser aluna dele em duas disciplinas e foi o melhor professor que tive na vida.
Humanidade: Inventa registros que duram milênios
Também humanidade: Golpe do cobre
Aqui tem FILOLOGIA!
Muito bom o vídeo! Um assunto muito importante para conhecer o início da cultura humana. O início da escrita é quase o início de tudo que entendemos como "civilização".
Agradeçamos aos filólogos e aos historiadores pelo entendimento desse material.
Que papo bom! Eu, como contadora, estou encantada 🤩
Eu já tinha ouvido falar dessa escrita e também a respeito do picareta da época, o episódio foi ótimo.
A palavra "picareta" com a lupinha que fofo
UA-cam copiando Tik Tok na cara dura
A civilização mesopotâmica, principalmente os sumérios, sempre me fascinou.
Opa, a escrita foi inventada pelo menos 4 vezes na história em locais separados e sem influência um no outro. E talvez tenha uma quinta invenção que a gente não consegue bater o martelo.
Qual seria essa quinta?
Conte mais.
@@the_zdd Mesopotâmia (cuneiforme[s] - pq influenciaram outras línguas a escreverem em cuneiforme), Egito (hieróglifos), China (ideogramas), Mesoamerica (ideogramas). Aparentemente todas começaram com formas mais semânticas/ideogramas. Algumas passaram a representar sons ou as duas coisas ao mesmo tempo.
Das que representam sons, temos os alfabetos (com consoantes e vogais), abjads (A e consoantes, "sem" vogais) e silabários.
A 5a seria a Escrita Brâmica na Índia que tem um sistema diferente (que na linguística chamamos de abugidas), mas com características destes outros sistemas. É algo que fica (pra não ser tão técnico) entre um alfabeto e um silabário (alfa-silabário).
Neste caso, não temos (ou não até a última vez que estudei o tema) registros que cravem se essa escrita foi inventada "do nada" como as outras, ou se eles já tinham acesso à escrita e, então, inventaram esse sistema.
Mas to respondendo tb sem ver o que foi falado no vídeo. Não tive tempo depois de ter sido publicado. Talvez tenham explicado/atualizado algo nesse sentido.
É oq o video fala
Tema incrível, parabéns pelo vídeo
Ah, queridos, desejo a vocês uma boa viagem, com boas surpresas e boas companhias. Amo os quatro. ❤❤❤❤
Há um professor que ama o Pirula e que contou essa história algumas vezes no seu canal é o professor Osvaldo Luís Ribeiro do canal atenda do necromante chamei ele para uma entrevista com ❤
Apenas 28 minutos de vídeo? Queremos mais😔🙏
Me lembrou muito da alguma aula de contabilidade básica, onde ensinaram a origem dos registros contábeis
Ruas é sensacional!
Parabéns pessoas!
Sobre o assunto sugiro o canal Contextologia.
No video o Pirula diz que o Epico de Gilgamesh está no Enuma Elish, mas na verdade são obras completamente distintas.
Tá precisando de um 3 Elementos com o João Carvalho sobre Mesopotâmia. Eu necessito desse Mesopocast.
Pirula, obrigado pelas piadas.
Não vou esperar dois dias. Vou ver depois.
Começou
todo esse papo me remeteu a Chants of Sennaar. Um jogo incrível, maravilhoso, inspirado na torre de Babel, mas não apenas. Se vc é linguista, gosta de idiomas ou de quebra-cabeças jogueeeeee
O design é muito bonito tbm
Podiam ter chamado o tio joao carvalho
pensei na hora ao ver o conteúdo!
Certamente contribuiria bastante, mas nos resta aguardar o tio ir pra São Paulo
Eu vejo a pintura rupestre com um olhar tanto pragmático como filosófico. Além da função artística e religiosa, também tinha funções práticas como organizar caçadas, demarcar territórios, registrar eventos, contar datas, etc. Vejam os signos da tradição itaquatiara em Parelhas, RN. É abstração pura. Lembra uma escrita ideográfica. A pedra do Ingá também. Desconfio q ela seja um calendário astronômico.
Os Age of Empires possuem versões remasterizadas (Definitive Edition) na Steam e na Microsoft. Vale muito a pena
Mesopocast surpresa? Acho que estamos no canal errado
Muito interessante, a constatação de haver pessoas a seu lado, sem que as conheçam. Muito conhecimento, parabéns a todos.
Bliu do engajamento😍😍😍
video muito foda façam sempre videos sobre antropologia
Deixa o LIKE, pessoinhas lindas! ❤
Muita informalidade (tudo bem), muito palpite (faz parte) e muita gracinha (aff). Estou só de passagem
Esse vídeo foi rápido demais quero mais 😅
No princípio havia o ADM...
mais um ótimo episódio! Valeu
Mais uma dose de três elementos 🤌🏻🤌🏻🤌🏻
Muito interessante 🤔
Muito bom!
Incrível!
O programa hj está mesopotâmico, babilônico, sumério. E dica, leiam Despertar de tudo, do Graeber e Wengrow.
Mesopocast de 12 horas com o João quando? 😄
Ótimo vídeo!!
Grato
Salve elementos!!! Gostaria muito de um vídeo sobre apps de relacionamento (tinder). Quais efeitos, o algoritmo, impacto social e etc. Acho que seria um tema legal
Boa noite pessoal! ❤
Eu joguei Hamurabi, o jogo preferido de Carl Sagan. Você tem que ser muiiito velho pra ter jogado Hamurabi.
Que legal
Só para pontuar, no caso de cerâmica o termo mais apropriado é "queima" das peças de argila.
A argila endurece mesmo sem a queima, contudo, seu estado é frágil e suscetivel a quebras. Pode-se inclusive modelar algo, esperar secar, usar por um tempo e depois quebrar e umedecer para usar a mesma argila para fazer outra coisa.
A partir do processo de queima (que pode variar) as peças de argila ganham resistência e recebem o nome de cerâmica.
ain como eu amo esse canal!!!
30 minutos de mesopocast surpresa, que diliça
Civilization é maravilhoso
Quando acordei não imaginei que eu precisava ouvir o Pirula entoando "Wololooooo"
Uma pena ter perdido a live. Mas muito bom como sempre!! Um episódio clássico de Os três Elementos kkk ❤
Queremos mais!!!
2:46 kkkk
Vida de casal eh assim mesmo
A gente tem que se explicar de onde, quando, que jogou, ouviu algo saca kkkk
Me lembro do dia que minha esposa apareceu com uma música nova, ouvindo em ks, a parada eh que ela baixou quase o álbum inteiro do artista e não eh bem o estilo dela
Depois de uns dias não aguentei e perguntei na humildade:
Onde vc ouviu isso?!
Ela: de uma blogueira que tô acompanhando
E ela me mostrou kkkkk a mina ama o artista aí todo trilha eh do mano 😅
Hypado
BLIU cuneiforme!!
Dá pra jogar age of empires sim. Existe os remakes, que são basicamente o mesmo jogo com gráficos atualizados. Existe até campeonato rodando por ai.Procurem o jogo na steam
Senti uma tensão qd comentaram da repatriação de um das tábuas para o Iraque!
Sempre quis saber quem inventou o arco e flecha
Não tinha visto que chegaram a 100k de inscritos. Parabéns!
mano... kd o João Carvalho nessa live???? como ousam fazer um mesopocast sem o Tio?
Eu tenho o Age of Empires 3 em uma cópia amiga num HD que roda direto do HD externo...
Uma parte da conversa me fez lembrar que memória, a palavra/conceito, em japonês é anki - 暗記 - formado por escuro e escrita - e na primeira vez que vi isso achei muito estranho, mas agora acho que uma das explicações seria até um pouco capacitista para nossa leitura: no escuro não é possível escreve, precisa da memória.
8:08 Aulas como sempre, porém, porém tem um adendo, um detalhe Ruas. A escrita não surgiu para registrar apenas coisas, ela surgiu exclusivamente primeiro para os escritos sagrados dos deuses e faraós ou os reis à época. É daí vem o nome Hieróglifos que em Grego é: Hieros = Sagrado e Glyphos = entalhar, gravar ou até mesmo escrever... seria algo como escrita sagrada pegou a visão? Depois disseminou-se pelo mundo afora, pois assim o conhecimento passou a ser perpetuado no físico e não mais na oralidade como era... e a contagem de coisas ou das coisas já era feita através dos Calculus diminutivo de "Calx" que em Latim é = Pedra. Usavam para contar as coisas pedras e a escrita com o passar do tempo para as coisas sagradas relacionada ao rei ou faraó ou o que fosse. 🙃😉🥰
Tamo juntão.🤜🏼🤛🏼✊🏼🤘🏼
Querem história tem que ir para o Egito, está para abrir inclusive um novo museu
O Egito é um prato cheio para quem ama história. E esse novo museu, o Grande Museu Egípcio, vai ser um espetáculo - cheio de tesouros e histórias antigas! Mal podemos esperar para ver tudo isso reunido em um só lugar. 🏛️🗺️
Como vocês fazem um Mesopocast sem citar o João Carvalho? O cara que sabe ler essas tabuletas de ponta cabeça
Pirula e Tio são igual Max Payne e Alex Casey,não podem existir na mesma timeline
Reza a lenda que esse picareta da idade da pedra deixou descendentes… e hoje é Pablo Marçal
Quem dera que fosse só ele! Os descendentes dele estão bem boa parte em brasilia e em qualquer cargo público eletivo.
Se tem picareta é porque tem gente que cai, infelizmente as pessoas são ignorantes e muitas vezes não são culpa delas.
Tá com algum problema amigo?
Boas 🎉
Faltou o João Carvalho pra esse mesopocast!
Esqueceram de falar de Total War Faraós, quem é o mais recente jogo da franquia e falam sobre o colapso da Idade do Bronze.
MESOPOCAST
Eu sou muito nerd, vendo a escrita cuneiforme eu só pensava "kian sabe"
acho que fiquei tanto tempo sem ve os 4 elementos que tinha até esquecido que o charl street usava oculos
BLIU!
Delícia de conteúdo 😊
😅 A Mila as vezes fecha os olhos e balança a cabeça como se pensasse: "Como eu vim parar aqui?". 😅😂😂😂
Cade o capítulo com um pirula de medida de duração ? Ate os três elementos sucumbiram a reduflação !!!!
21:07 um fato interessante e que ele DECORAVA as paredes da sua casa com essas reclamações 😂😂😂😂
❤❤❤
O Ruas está com algum problema de vista? Qual é a dos óculos escuros? Terá faltado o colírio?
Tem um símbolo nessa tábua das mais antigas que parece um ideograma chinês 米
Quando ele começou a falar de algo revolucionário, achei que ia ter o jaba da alura ou da insider, perderam a oportunidade.
Eu apoio a Live de Age of Empires 😁
Ea-Nasir vendia cobre com a qualidade dos cursos de coach de hoje kkkkkk
Rapaz, se chamasse o João Carvalho aí esse papo rendia por mais umas 6 horas de conteúdo fácil
Cade o João Carvalho?
Gente, tragam arqueólogos! (:
Como uma coisa tão chata e massante quanto cartório, burocracia e Contabilidade podem ficar tão interessante quando vira História?
E uma coisa: a burocracia não surgiu somente para coordenar as atividades, mas para observar quem era desonesto e oportunista .
Em sociedades mais onde há menos corrupção como na europa do norte, há menos corrupção e menos burocracia por menos desconfiança.
Porém, isso não é perfeito.
Se a sociedade mudasse e trabalhasse a individualidade e o oportunismo, diminuiria a burocracia.
Interessante que o dinheiro no formato digital na verdade é muito mais antigo do que na forma de moedas.
Queria saber de onde você tirou isso. Se foi do fato de pagarem os trabalhadores com cerveja, não tem nada de dinheiro digital.
@JoaoGabrieldosSantosCarv-pk6oh , foi do fato das dívidas serem indicadas como marcações em uma tábua de barro.
Ao invés de um objeto físico que fica em posse da pessoa (qualquer coisa que sirva de moeda).
Não achei o vídeo do coração no canal da Mila
tem pra download no 4shared
Ruas, se eu tenho uma tabuleta, se eu cozinho é meu?
Imagina o povo de 5 mil anos atrás pensando : porra oq será que o povo no futuro daqui a 5 mil anos vai pensar da gente? Quais histórias o povo vai contar.
Aí chega hj, Ea Nasir kkkkkkkkkkkkkkkkkk
🤗🤗🤗🤗🤗