Atila sou seu fã desde o começo obrigado pelas suas divulgações científicas o universo faz parte de nós sempre saiba disso brigado amigo eu estou melhor valeu você é incrível.
Atila eu acho que no inicio la, os homosapiens, neandertais e erectus e outras espécies ai foram jogadas aqui pra fazer um battle royale da evolução e agt ganho por isso agora só tem nois
Depois de ler Sapiens pensei muito sobre isso, e rapidamente concluiu que as outras espécies de humanos certamente seriam escravizadas ou exploradas de alguma forma. Se isso já acontece na nossa própria espécie, quem dirá em outras
Mas em momento nenhum ele dita que há uma moralidade nessas especies. Elas poderiam pensar como humanos ou nao. A consciencia eh uma particularidade do Homo Sapiens. Se eles nao tivessem o conceito de moralidade, escravizar e matar nao teria o mesmo significado que pra nós.
O bigode classificava tudo que não era da raça ariana como "sub-espécie", principalmente os judeus. É basicamente o que aconteceria com as outras espécies de humanos
Ótimo vídeo, 19 minutos de reflexão sobre nossa evolução. Sugiro os 2 vídeos do Pirula sobre a Origem e dispersão dos hominídeos, os dois com vários pirulas de duração rsrs
Estes dois vídeos citados são realmente muito bons e um deles, o melhor resumo sobre o assunto... já que é muito difícil falar do assunto sem dispersão ( sem trocadilho )... e sem se chegar a lugar nenhum.
Sim! E ainda existem pessoas com suas crenças baseadas em falsas fortunas que negam tudo isso a favor das histórias de uma entidade sobrenatural... é desprezível.
@@luffyclips7934 ou o contrario, os neandertais eram bem mais fortes fisicamente falando, se eles existissem em grande numero, talvez eles nos exterminassem ou escravizassem antes que pudéssemos desenvolver armas por exemplo.
Acho que é meu video favorito do youtube inteiro. A maneira que ciencias naturais dialoga com ciencias humanas no canal é especial e muito bem conduzida. Genial. Muito bom!
Se existisse outras espécies? Tenho certeza que isso ia dar ruim, em algum momento da história eles seriam extintos de qualquer forma ou tratados de forma sub-humana, já que como você disse, nós estamos sempre procurando algum tipo de divisão em nome de um sistema qualquer. Somos especialistas em destruir uns aos outros.
É isso que eu gosto na teoria da evolução, justamente essa humildade. Nós não somos seres superiores, somos simplesmente animais que deram um pouco a mais de sorte. Por este motivo, coisas como "raça superior", "segregação", "preconceito", são conceitos artificiais dos quais são irracionais. Este vídeo me fez refletir isso.
@@troqueidenick3622 Eu comentei exatamente isso em outro comentário por cá. A mistura DNA não fica clara. É bem provável que isso ocorria, ainda mais naquela época. Se outras espécies humanas subjulgavam outras,certamente tal prática deveria acontecer.
@FlochBasedKing Realmente existiu mistura entre as espécies, mas a quantidade varia entre povos (os europeus possuem, na média, mais DNA neandertal que africanos), e a nossa espécie já existia naquela época.
Esse lance, de várias espécies convivendo juntas e se será que seriam consideradas inferiores, escravizadas e etc que o Átila mencionou, tem que ver se não aconteceu. De repente a 30 mil anos atrás era oque acontecia, até serem extintos.
Foi a primeira vez que vi alguém comentar do Wallace, quando comentado sobre a teoria da evolução, fora do curso de Geografia e mais específico da área da Biogeografia. É legal falar, para quem não conhece e pretende pesquisar mais, que ele foi dado, ainda que com discordâncias acadêmicas até hoje, como co-autor da teoria da evolução junto ao Darwin. Seus estudos nos arquipélagos do pacífico, na mesma época dos de Darwin, levaram a uma conclusão extremamente semelhante. As discussões de ele ser ou não ser detentor do título de co-autor, se pode ser atribuído algo para ele na teoria da evolução de fato ou se ele foi "apenas" um grande cientista que tratou da dispersão das espécies, ao meu entender, vai ao encontro de diversas outras descobertas mundo a fora ao longo dos séculos, onde diferentes pessoas e em diferentes épocas (nesse caso eram contemporâneos e até conterrâneos) contribuem para tal avanço, não havendo um único detentor do título. É a velha discussão, por exemplo, do inventor do avião. Dumont ou os White? Ambos ao mesmo tempo estavam trabalhando, e antes deles diversos outros já experimentavam, então é legal ver o quanto de cientistas temos no mundo.
A respeito da pergunta de como nós conviveríamos com outra espécie de humanos, acho que não duraria muito, nós chegamos a escravizar nossa própria espécie, imagina o que faríamos com outra espécie semelhante. Somos violentos demais. Como sempre uma ótima aula.
Se a humanidade em mesma espécie já escraviza por diferenças fenotípicas... Quem dirá com outra espécie de humano. Tenho certeza de que não foi uma relação pacífica no passado.
Isso me faz lembrar que a tradição hinduísta conta que no passado distante os seres humanos conviviam com "macacos" inteligentes e falantes. Essa tradição pode ser mais do que um mito, mas uma lembrança coletiva de algo que de fato teria ocorrido nos primórdios da humanidade.
O nível dos comentários desse vídeo reflete exatamente oque foi dito nos primeiro minutos do vídeo... teoria da evolução assusta, assusta ainda mais perceber que somos só mais um animal.
quando temos contato com historias de fantasia medieval deixa mais evidente essas especies de humenos, sendo elas representadas como outras racas, como elfos, orcs, halfling e anoes. sera que essas representacoes sao mais antigas do q imaginamos? sera que um homo erectus era um orc vivendo em sua tribo no meio da savana.. ou aquele anao barbudo nas montanhas era um neandertal se escondendo do frio nas cavernas..
Conteúdo fascinante. Nesse mês comecei a ouvir o audibook Sapiens: uma breve historia da humanidade. Super recomendo para os amantes de antropologia. Sobre a pergunta principal do vídeo, creio que a convivência não seria tão diferente do que foi há milhões de anos atrás. Seria cheia de conflitos se as outras especies tivessem os mesmos estatos intelectuais e de producao, caso fossem mais "tribais" ou simplista a convivência seria permeada de possíveis genocídios, direta ou indiretamente, assim como fazemos com os povos indíginas.
Só consigo imaginar em um ainda maior histórico de guerras e conflitos pelo mundo, caso outras espécies não tivessem sido extintas, já que se entre iguais, ja fizemos tudo que fizemos, imagina com outras espécies pra disputar recursos
Acredito que as outras espécies de humanos foram extintas pela nossa. Afinal nossa espécie sempre foi belicosa, dominadora e territorialista e a história prova isso. Sempre vivemos em guerras e conflitos, inclusive hoje.
um vídeo que gera bastante entendimento sobre o mundo e a existência, e sem dúvidas um dos melhores nesse quesito que já vi. a análise genética do DNA é realmente uma das coisas mais revolucionárias dos últimos tempos.
A maneira como você fez o link entre o conteúdo do vídeo com uma crítica social no final do vídeo foi simplesmente FANTÁSTICA! Parabéns pelo trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽
De uma coisa eu tenho certeza: se essas outras espécies de humanos ainda existissem (e fossem minoria), certamente seriam segregados, explorados e escravizados. Se o homo sapiens fez e faz isso com os indivíduos da própria espécie, não há dúvida que fariam a outras espécies.
@@pauloliquer3429 tenho certeza que você não é parte de uma minoria significativa pra falar uma burrada dessas, reparação histórica é sim necessária pois coisas que aconteceram no passado deixaram suas cicatrizes que hoje em dia ainda existem
desejo do fundo do meu coração que o Átila não leia os comentários do próprio canal. e que seu conteúdo científico adentre a mente de alguns potenciais esclarecidos.
Como será que seriam as olimpíadas, ou esportes em geral, com a existência de humanos com características diferentes, possívelmente bem mais fortes e tudo mais, teríamos categorias sapiens, categoria neandertal? Seria uma linha de pensamento interessante também, imaginar a interação dos humanos neste sentido...
Adoro esses vídeos que jogam todas as "verdades" dos preconceituosos no lixo. O que nos faz evoluir é a diversidade, as misturas de DNA, culturas e pensamentos. Obrigada Átila por nos dar munição contra o preconceito!!!!
A contragosto não há "evolução" alguma... o habitante do sçulo XXI por acúmulo de conhecment, do qel nem chega a ser digno, o faz construir uma realidade distante das necessidades simples ds incontáveis seres humanos que viveram antes dele... mas de fato, cada um de nós não é defato, factualmente, em nada diferentes.. e alguns nem necessariamente " bonitos".... kkkkkkk!!
Errado: não há "evolução", pelo menos com esta ideia facilmente propalada.. há mutações e na maior parte das vezes não constitiem verdadeira aquizições ou vantagens na competião para a vida ou sobrevivência. Após milênios aprentemente o parto por parte da maiora das mulheres continua doloroso, perigoso e para muitas mortal. Que evolução houve? nenhuma! e isto é só um exemplo.
@@HelvecioPereira Não entendi muito o que o senhor quis dizer, porém a nossa evolução acontece a olho nu! Eu tenho mais de 60 anos e a minha faixa etária tinha um dente que dóia muito no seu nascimento, o dente do Siso... O senhor provavelmente se for mais jovem nem nasceu mais com esse dente! Um claro traço de mudança evolutiva! Estamos gradativamente perdendo os pelos do corpo, nossa audição, olfato e paladar estão em mudança acelerada também por conta do alto índice de coisas industrializadas que consumimos... A nossa evolução é muito visível, basta saber aonde e para o que olhar! O senhor sabia 1ue até a nossa bunda mudou??? Kkkk
@@HelvecioPereira a questão do parto nos seres humanos ser tão problematico e precisar de ajuda pra ser executado deve-se à evolução que possibilitou o andar bipedal , que por conseguinte relaciona-se ao formato da bacia , disposição dos ossos e ao canal de nascimento, que é estreito para a passagem do bebê. Ainda que o andar bipedal tenha trazido vantagens, trouxe essa questão para o parto, mas que não é impeditivo para reprodução.
@@HelvecioPereira e a mutação é um mecanismo evolutivo, trazendo variabilidade genética e adaptações, quando benéficas. Logo falar que não tem evolução enquanto se confirma a mutação é meio paradoxal.
Na saga Harry Potter existem pelo menos uma dezena de espécies inteligentes (Bruxos, trouxas, centauros, duendes, elfos, gigantes, sereianos etc), é muito interessante perceber como há relações delicadas entre eles e modos de pensar distintos o que ocasionalmente causa desconfiança, medo, submissão, preconceitos, escravidão e até guerra entre elas. Sei que a série não é científica, mas eu conseguir ilustrar em minha mente como seria conviver com humanos de outras espécies e passar por situações parecidas.
Não tenho dúvida de que tratariamos as outras espécies humanas como animais, como escravos ou praticando genocídio, como fizemos com os próprios homo sapiens.
Esse vídeo precisa ser mais divulgado. Assim, as pessoas que pensam que o homem-sapiens sempre estiveram aqui e sempre estarão, podem pensar um pouco mais.
O homo sapiens se tornou intelectivo rápido demais por fatores biológicos diversos (e ainda não compreendidos por não ser possível simulá-los). Isso tornou viável nossa sobrevivência, contudo, esta rápida mudança deixou alguns “bugs” de ordem emocional com base intuitiva o que, por vezes, provoca equívocos na razão prejudicando a lógica e o bom senso. Precisamos de um upgrade!
Mano, se o ser humano já exclui a própria espécie por cor de pele, altura, gostos.... imagina se realmente tivesse uma separação de raça, forma de pensar, entre outros? sinceramente, não consigo imaginar uma sociedade nem mesmo perto de saudável se formando com outras espécies.
Também penso por este lado. O ser humano não respeita nem seus iguais e já os mantém separados por segregação, exclusão e preconceito, imagina o que fariam com uma OUTRA raça. Capaz de haver até politicas de extermínio.
Sempre que paro pra pensar sobre outras espécies humanas convivendo junto com nós fico confuso, será que nossa tecnologia evoluiria mais lenta ou mais rápida ?, Teríamos guerras travadas por espécies rivais ?, O mundo seria menos racista e o respeito as diferenças seria maior ?, E como fica as questões religiosas ? já que nós somos sapiens pensamos ter vindo do Deus da Bíblia hebraica, que religião seria construída por todos os humanóides em conjunto a ponto de ser o que o cristianismo é hoje em dia ?
Fazer parte da única espécie homo que sobrou é meio solitário, seria legal ver nossos "irmãos" andando conosco. Apesar de que se somos uma mistura, então talvez eles meio que vivam entre, ou melhor, em nós
Atila, parabéns por produzir conteúdos de qualidade pra plataforma, ela está precisando
3 роки тому+9
Maravilha.. Delicioso. Como pode nossos líderes políticos nao gostarem de ciência. Aprendizado, Universidade. Principalmente os Governantes no poder do Brasil atualmente
pra muitos os povos originários são uma espécie humana diferente mesmo né...acreditam que são Neanderthais ou coisa do tipo apenas pq vivem com contato com a natureza...
Atila é como eu: sempre faz uma ligação entre as ciências biológicas e outras ciências, como as sociais, bem como seus desdobramentos! Inclusive, tenho desenvolvido um projeto que busca unir as ciências com questões que envolvem religião, como unir criacionismo e evolucionismo.
Lembrei do filme Distrito 9. Acho que se existisse outra espécie ela não teria chegado até este século. Seria segregada e não viveria muito, pois o Sapiens não daria espaço para ela se inserir na sua sociedade
Olá Átila. Vendo o seu vídeo hj, tbm comecei a pensar como seria se encontramos uma espécie humana mais evoluída que a gente.
Рік тому
Todas as espécies estão passando pelo processo de evolução. Essa sua fala "evoluída" é retrata no vídeo 16:54 , superioridade ou inferioridade é algo subjetivo e preconceituoso.
E interessante notar que nos povos europeus é possível identificar DNA de neandertal, o que em uma escala de "pureza racial", colocaria eles mais distantes que qualquer outra "raça", seja indígena, asiática, africana, etc
Sim, os Europeus se originaram de pelo menos 3 raças primitivas, as quais ambas tem vestígios genéticos de Neandetais. É dito em alguns estudos, q uma era uma raça loira de olhos escuros (white nords), outra ruiva de olhos claros (red nords) e outra com aparência mais árabe conhecidos como fazendeiros do Neolítico, é por conta disso q os europeus tem uma diversidade genética tão grande, q nenhuma outra raça tem.
O mais louco disso tudo é que em.termos científicos e evolutivos 50 mil anos é quase o mesmo que "verão passado". É um período muito curto, por pouco essas espécies não chegam aqui
Guerra só existe por conta da existência de um Estado, um governo de um país fazendo guerra com outro, se não existisse Estado as pessoas viveriam sem guerra, até porque a população só quer viver em paz, trabalhando e negociando livremente sem o Estado pra atrapalhar
Talvez os motivos de discriminação entre humanos fossem diferentes dos que existem hoje, mas duvido muito que as discrimações não existiriam. É só você pensar em como as pessoas se sentem mais especiais do que as outras com base em coisas bestas, como poder aquisitivo, lugar onde mora e estuda.
Li recentemente o livro A pré história do Brasil, do Funari e do Noelli, é introdutório e tem uma linguagem bem acessível. Identifiquei várias informações no vídeo que tem no livro tbm. Parabéns Átila 👏🏼
Em um mundo em que todos são da mesma espécie, mas ainda assim se ataca com base na raça. Imagino que em um mundo com várias espécies não seria muito diferente.
A pergunta que o Átila faz é no mínimo curiosa. Basicamente ele questiona: " Se nós, homo sapiens sapiens, somos apenas uma espécie e nos vemos como tão diferentes, então será que se fôssemos de espécies distintas nos veríamos como iguais?"
Atila, seria muito interessante você fazer um vídeo de como se é passado por gerações os instintos primitivos de nós humanos, ou até mesmo de qualquer outro animal
@@attalantaadoun a espécie humana é patriarcal e tmb hierárquica. Isso n tem nada a ver com "construções sociais", esse comportamento faz parte da nossa espécie assim como de outros primatas tmb, a história da humanidade mostra bem isso.
O livro " SAPIENS" tem um trecho interessante q diz os neandertais p os sapiens eram parecidos demais conosco para ignorarmos no entanto diferente demais p toleramos. Eu achei interessante mencionar q a tolerância n era característica da nossa espécie.
Já parou para pensar que talvez alguns componentes da mitologia nórdica sejam lendas criadas a partir da memória coletiva da convivência com outras espécies?
@@K11S03C1996 sim, eu imagino que algumas dessas espécies extintas poderiam ter orelhas aguçadas devido a alguma particularidade climática. É muito interessante pensar sobre isso.
Se atualmente convivessemos com outros ramos humanos seria mais ou menos como o universo Tolkien, cada qual com sua cultura, costumes e rituais e (com certeza, já que biologicamente a disputa territorial e por recursos é básica no nosso "redondeta") muitos conflitos. Se sendo a mesma espécie já cometemos discriminação por etnia, credo e classe, imagina por espécie?
@@mophin considerando a ideia de construção de Tolkien teríamos apenas humanos também. Os elfos estavam migrando para Valinor que fica fora da esfera do mundo, os anões estavam em franca decadência pois não tinham grande interesse em se proliferar e seu povo no final da terceira era já estavam bem reduzido. Os povos de Harad e das terras de Rhun estavam se infiltrando aos poucos em Eriador e miscigenado á população. As outras raças de seres foram dispersadas após a queda de Sauron... No final teríamos o mesmo cenário que temos hoje no nosso mundo. Ps: só mais uma coisa.. tanto os anões quanto os Ent (Barbárvore é o representante mais conhecido dessa espécie) não foram criados por Eru e sim por Valars. Os primeiros por Manwë e os outros por Varda, potestades da terra e vegetação respectivamente... Miscigenação entre eles e os filhos de Eru (elfos e humanos) seria impossível dentro das regras de cruzamento de DNA que temos.
O assunto abordando sobre como o Homo Sapiens se comportaria diante de outras espécies de seres humanos me vez lembrar de um anime chamado Shinsekai Yori (From the New World). O anime mostra que a espécie humana desenvolveu habilidades psicocinéticas conhecidas como Cantus, que dá poderes aos usuários, e a narrativa se constrói mil anos após estes eventos, mostrando como a sociedade se formou e se consolidou. Estes poderes fazem com que humanos com os mesmos poderes não ataquem uns aos outros, porém, nem todos os humanos nasceram ou desenvolveram estas habilidades e foram julgados por aqueles que detém o poder, por conta da história se passar em um futuro distante, os humanos que não obtiveram os poderes tiveram que se esconder em habitats diferentes, criando outras espécies de seres humanos, mas os livros de história no anime escondem essa realidade... Este anime me fez refletir sobre vários “E se...” na nossa recente história humana.
Penso que seria bastante similar ao que acontece hoje e já aconteceu ao longo da história em relação a segregação por cor de pele, classe social e etc. A diferença é que se estes outros humanos ainda existissem não teríamos como garantir que eles seriam "dominados" ou subordinados a nós. Dada a possível mesma inteligência, penso que poderiam ter o mesmo desenvolvimento social que nós, por isso, com o tempo, subjugá-los seria tão difícil quanto é atualmente em termos de "raça" e etc, não?
provavelmente haveria um apartheid, escravizaríamos eles e os descriminalizaríamos. fizemos isso com base na cor, imagina falando sobre aparencia, inteligencia, cultura e costumes.
Imagino que a convivência não tenha sido tão pacífica assim. Os sapiens tiveram filhos com neandertais e outras subespécies na base da violência e não do amor. Qto ao questão do que aconteceria se houvessem outros humanos, nossos antepassados já passaram por esse dilema e resolveram a parada pra nós. Lutaram por recursos, estupraram suas mulheres e dizimaram aqueles que eram diferentes.
Átila, sugiro que você conheça o trabalho da geneticista Evelyne Heyer, caso ainda não conheça. É muito interessante. Ela descreve as influências dos aspectos culturais que influenciam na genética e vice versa numa trabalho muito aprofundado feito na Eurásia. Seus vídeos estão disponíveis no canal do Musée de l'Homme, França.
Não seriam mais baixinhos, seriam mais fortes, mais ágeis e com ossos mais largos e densos. Seriam mais habilidosos para determinadas habilidades e por serem melhores atléticamente não poderiam participar das nossas competições. Teriam olimpíadas a parte. Seriam bem diferentes de nós porém não teriam a aparência daqueles ancestrais primitivos que vemos nos livros e filmes, assim como não temos exatamente a aparência dos nossos ancestrais.
Pensar nisto é como pensar em um rpg, onde espécies inteligentes coexistem, coisas como homens, orcs, elfos e anões, certamente haveria uma espécie dominante, alianças, guerras, divisão de tarefas onde cada espécie se sobressaíra.
Talvez o homo sapiens-sapiens não fosse o mais inteligente no grupo de humanos, mas sim o mais brutal, dissimulado e estúpido ao ponto de ser altamente competitivo para dizimar as outras espécies. O primeiro com a capacidade de matar por matar, ou matar por prazer. A nossa história escancara como é a nossa verdadeira face.
Eu vejo essa ideia de q por ser violenta nossa espécie n é muito inteligente meio esquisita, pq é MT pouco provável q a milhares de anos atrás tivesse no meio do caos q é a natureza um gentleman KKKKK, um humano educado e calmo q n usava muito de violência, amigo é a natureza se tu n for violento tu literalmente morre, qualquer espécie humana q nasceu naquela época só se manteve viva milhares de anos pq usava de violência, a nossa talvez apenas tenha sido mais.
MeuDNA Premium: bit.ly/MEUDNA_ATILA.
Atila sou seu fã desde o começo obrigado pelas suas divulgações científicas o universo faz parte de nós sempre saiba disso brigado amigo eu estou melhor valeu você é incrível.
Atila eu acho que no inicio la, os homosapiens, neandertais e erectus e outras espécies ai foram jogadas aqui pra fazer um battle royale da evolução e agt ganho por isso agora só tem nois
@@ArthuriaSan cê ta jogando muito battle royale kkkkkk
EU FICO me perguntando quando surgira uma nova especi nova derivada da nossa
Quando o homem se tornou racional?
A compreensão de que somos só mais uma espécie estranhamente me dá muita paz e perspectiva.
me traz neutralidade e indiferença
Me traz ansiedade e diarréia
me traz insônia e disfunção erétil
Depois de ler Sapiens pensei muito sobre isso, e rapidamente concluiu que as outras espécies de humanos certamente seriam escravizadas ou exploradas de alguma forma. Se isso já acontece na nossa própria espécie, quem dirá em outras
Ou nós
Mas em momento nenhum ele dita que há uma moralidade nessas especies. Elas poderiam pensar como humanos ou nao. A consciencia eh uma particularidade do Homo Sapiens. Se eles nao tivessem o conceito de moralidade, escravizar e matar nao teria o mesmo significado que pra nós.
Se com a cor da pele, o local de nascimento, o sexo, a sexualidade, a gente já tem desigualdade e preconceito . Imagina o que seria com outra espécie.
O bigode classificava tudo que não era da raça ariana como "sub-espécie", principalmente os judeus. É basicamente o que aconteceria com as outras espécies de humanos
Ótimo vídeo, 19 minutos de reflexão sobre nossa evolução. Sugiro os 2 vídeos do Pirula sobre a Origem e dispersão dos hominídeos, os dois com vários pirulas de duração rsrs
já vi
Esse já vi
Estes dois vídeos citados são realmente muito bons e um deles, o melhor resumo sobre o assunto... já que é muito difícil falar do assunto sem dispersão ( sem trocadilho )... e sem se chegar a lugar nenhum.
Vou na tua! Ainda não assisti mas vou lá agorinha. Obrigada pela dica!
Sim! E ainda existem pessoas com suas crenças baseadas em falsas fortunas que negam tudo isso a favor das histórias de uma entidade sobrenatural... é desprezível.
Estou lendo o livro sapiens! É muito bom, tem tudo a ver com o vídeo, leiam!
Eu tbm estou. Comecei ontem a noite. Coincidência hahahah
Estou lendo também!
Eu li por influência do Átila
Já li, depois leiam homo deus a continuação de sapiens
Sim uma breve história da humanidade
Se há racismos entre cores, se há guerras entre nações, imagina se houvessem espécies, seriam uma tragédia maior. Pois somos tão mesquinhos.
Simmm!!
Possivelmente as outras espécies de humanos seriam escravos da gente
Possivelmente as outras espécies de humanos seriam escravos da gente
@@luffyclips7934 ou o contrario, os neandertais eram bem mais fortes fisicamente falando, se eles existissem em grande numero, talvez eles nos exterminassem ou escravizassem antes que pudéssemos desenvolver armas por exemplo.
Foi so o que consegui pensar
Acho que é meu video favorito do youtube inteiro. A maneira que ciencias naturais dialoga com ciencias humanas no canal é especial e muito bem conduzida. Genial. Muito bom!
Se existisse outras espécies? Tenho certeza que isso ia dar ruim, em algum momento da história eles seriam extintos de qualquer forma ou tratados de forma sub-humana, já que como você disse, nós estamos sempre procurando algum tipo de divisão em nome de um sistema qualquer. Somos especialistas em destruir uns aos outros.
É isso que eu gosto na teoria da evolução, justamente essa humildade. Nós não somos seres superiores, somos simplesmente animais que deram um pouco a mais de sorte. Por este motivo, coisas como "raça superior", "segregação", "preconceito", são conceitos artificiais dos quais são irracionais. Este vídeo me fez refletir isso.
Exatamente, a ciência não tem aquela arrogância de falar "é isso e ponto!" Ela admite quando está errada e corrige se encontra uma nova resposta
@@giovannadasilva8212 verdade.
Exatamente
"Misturar DNA" não necessariamente sugere que era uma convivência amistosa entre espécies. A colonização da América, por exemplo, demonstra.
Como?Desculpa sou leiga haha
Gengis Khan fazia isso também dizem que chegou uma hora em que parte da população tinha DNA dele.
Ele violentava todas as prisioneiras que podia.
@@troqueidenick3622 Eu comentei exatamente isso em outro comentário por cá. A mistura DNA não fica clara. É bem provável que isso ocorria, ainda mais naquela época. Se outras espécies humanas subjulgavam outras,certamente tal prática deveria acontecer.
Em parte sim em partes N
@FlochBasedKing Realmente existiu mistura entre as espécies, mas a quantidade varia entre povos (os europeus possuem, na média, mais DNA neandertal que africanos), e a nossa espécie já existia naquela época.
Esse lance, de várias espécies convivendo juntas e se será que seriam consideradas inferiores, escravizadas e etc que o Átila mencionou, tem que ver se não aconteceu. De repente a 30 mil anos atrás era oque acontecia, até serem extintos.
É uma hipótese interessante, mas se fosse o caso, provavelmente haveria mais fósseis desses humanos junto aos de sapiens.
Não havia "civilização" para ter uma base escravocata. Você tem que entender que naquela época a gente saia para caçar.
Se a gente trata os da própria espécie do jeito que trata, imagine outras espécies próximas
Não precisa imaginar é só abrir os olhos e ver.
O ser humano já traz no seu ADN, a informação da arrogância e contenda.
Qual foi a última vez que humilhamos o nosso próximo ?
Foi a primeira vez que vi alguém comentar do Wallace, quando comentado sobre a teoria da evolução, fora do curso de Geografia e mais específico da área da Biogeografia. É legal falar, para quem não conhece e pretende pesquisar mais, que ele foi dado, ainda que com discordâncias acadêmicas até hoje, como co-autor da teoria da evolução junto ao Darwin. Seus estudos nos arquipélagos do pacífico, na mesma época dos de Darwin, levaram a uma conclusão extremamente semelhante. As discussões de ele ser ou não ser detentor do título de co-autor, se pode ser atribuído algo para ele na teoria da evolução de fato ou se ele foi "apenas" um grande cientista que tratou da dispersão das espécies, ao meu entender, vai ao encontro de diversas outras descobertas mundo a fora ao longo dos séculos, onde diferentes pessoas e em diferentes épocas (nesse caso eram contemporâneos e até conterrâneos) contribuem para tal avanço, não havendo um único detentor do título. É a velha discussão, por exemplo, do inventor do avião. Dumont ou os White? Ambos ao mesmo tempo estavam trabalhando, e antes deles diversos outros já experimentavam, então é legal ver o quanto de cientistas temos no mundo.
A respeito da pergunta de como nós conviveríamos com outra espécie de humanos, acho que não duraria muito, nós chegamos a escravizar nossa própria espécie, imagina o que faríamos com outra espécie semelhante. Somos violentos demais. Como sempre uma ótima aula.
imagina se a outra espécie de humanos escravizassem os homo sapiens (nós). Isso tb seria possível. Ou não?
Cara, esse é o MELHOR vídeo patrocinado que eu já vi. Simplesmente incrível
Se a humanidade em mesma espécie já escraviza por diferenças fenotípicas... Quem dirá com outra espécie de humano. Tenho certeza de que não foi uma relação pacífica no passado.
É culpa do Faustão
Valeu!
Recomendo os dois vídeos do Pirula sobre dispersão de hominídeos, totalmente excelente!
Ja vi esse video ano passado, ele é mt bom
Sem palavras pela reflexão final, tudo que sempre quis expor mais não tenho sei como
Isso me faz lembrar que a tradição hinduísta conta que no passado distante os seres humanos conviviam com "macacos" inteligentes e falantes. Essa tradição pode ser mais do que um mito, mas uma lembrança coletiva de algo que de fato teria ocorrido nos primórdios da humanidade.
O vídeo do Pirula sobre a evolução do hominídeos mostra de uma maneira visual muito bacana todo esse processo, super recomendo, é uma obra de arte
Quem tiver ainda mais curiosidade sobre esse assunto, o livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade aborda esse tema logo nos primeiros capítulos.
O nível dos comentários desse vídeo reflete exatamente oque foi dito nos primeiro minutos do vídeo... teoria da evolução assusta, assusta ainda mais perceber que somos só mais um animal.
Acredito que nunca conseguiríamos conviver pacificamente...a natureza humana é de competição.
Se até hoje é uma guerra por causa da cor do ser humano...imagina uma outra espécie humana...
Se tivesse uma raça mais forte e inteligente que a gente íamos tá fudidos lklkkkkkkkk
Guilherme, eu ia fala isso kkk
quando temos contato com historias de fantasia medieval deixa mais evidente essas especies de humenos, sendo elas representadas como outras racas, como elfos, orcs, halfling e anoes.
sera que essas representacoes sao mais antigas do q imaginamos? sera que um homo erectus era um orc vivendo em sua tribo no meio da savana.. ou aquele anao barbudo nas montanhas era um neandertal se escondendo do frio nas cavernas..
Conteúdo fascinante. Nesse mês comecei a ouvir o audibook Sapiens: uma breve historia da humanidade. Super recomendo para os amantes de antropologia.
Sobre a pergunta principal do vídeo, creio que a convivência não seria tão diferente do que foi há milhões de anos atrás. Seria cheia de conflitos se as outras especies tivessem os mesmos estatos intelectuais e de producao, caso fossem mais "tribais" ou simplista a convivência seria permeada de possíveis genocídios, direta ou indiretamente, assim como fazemos com os povos indíginas.
Tá escutando ele por onde mano?
Só consigo imaginar em um ainda maior histórico de guerras e conflitos pelo mundo, caso outras espécies não tivessem sido extintas, já que se entre iguais, ja fizemos tudo que fizemos, imagina com outras espécies pra disputar recursos
Por favor continua com frequência os vídeos de evolução é extremamente fascinante te escutar falar!
Up
Acredito que as outras espécies de humanos foram extintas pela nossa. Afinal nossa espécie sempre foi belicosa, dominadora e territorialista e a história prova isso. Sempre vivemos em guerras e conflitos, inclusive hoje.
A maioria das espécies são, se necessário, inclusive essas outras espécies humanas.
Sugestão, gente: Dispersão dos Hominídeos - Canal do Pirula. É sensacional!
um vídeo que gera bastante entendimento sobre o mundo e a existência, e sem dúvidas um dos melhores nesse quesito que já vi. a análise genética do DNA é realmente uma das coisas mais revolucionárias dos últimos tempos.
Obrigado!
Atila, seus vídeos são hipnotizantes. Obrigado por tanto conteúdo de qualidade. 💙
E pra continuar depois dessa introdução, eu coloco o vídeo do Pirulla "Evolução e dispersão dos humanos"
Recomendo!
Esse vídeo é ótimo, já assisti três vezes.
esse é top
A maneira como você fez o link entre o conteúdo do vídeo com uma crítica social no final do vídeo foi simplesmente FANTÁSTICA! Parabéns pelo trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽
De uma coisa eu tenho certeza: se essas outras espécies de humanos ainda existissem (e fossem minoria), certamente seriam segregados, explorados e escravizados. Se o homo sapiens fez e faz isso com os indivíduos da própria espécie, não há dúvida que fariam a outras espécies.
Você tem um bom ponto amigo 🙊
ou nós que teríamos sido
Não se preocupe, algum imbecil com o tempo vai querer fazer uma reparação histórica.
@@pauloliquer3429 tenho certeza que você não é parte de uma minoria significativa pra falar uma burrada dessas, reparação histórica é sim necessária pois coisas que aconteceram no passado deixaram suas cicatrizes que hoje em dia ainda existem
Nao precisaria ser minoria, mas sim nao conseguirem se defender. Vide América antes e depois da invasão europeia.
desejo do fundo do meu coração que o Átila não leia os comentários do próprio canal. e que seu conteúdo científico adentre a mente de alguns potenciais esclarecidos.
Existe diferenças física entre as etnias de cada raça.
É lindo ver alguém citando o tão esquecido Wallace.
O youtube deveria ter um botão de "aplaudir"
e tem kkkkk só não está disponibilizado nesse video
Como será que seriam as olimpíadas, ou esportes em geral, com a existência de humanos com características diferentes, possívelmente bem mais fortes e tudo mais, teríamos categorias sapiens, categoria neandertal? Seria uma linha de pensamento interessante também, imaginar a interação dos humanos neste sentido...
Se com diferentes etnias houve escravidão, imagina diferentes espécies?!
Adoro esses vídeos que jogam todas as "verdades" dos preconceituosos no lixo. O que nos faz evoluir é a diversidade, as misturas de DNA, culturas e pensamentos.
Obrigada Átila por nos dar munição contra o preconceito!!!!
A contragosto não há "evolução" alguma... o habitante do sçulo XXI por acúmulo de conhecment, do qel nem chega a ser digno, o faz construir uma realidade distante das necessidades simples ds incontáveis seres humanos que viveram antes dele... mas de fato, cada um de nós não é defato, factualmente, em nada diferentes.. e alguns nem necessariamente " bonitos".... kkkkkkk!!
Errado: não há "evolução", pelo menos com esta ideia facilmente propalada.. há mutações e na maior parte das vezes não constitiem verdadeira aquizições ou vantagens na competião para a vida ou sobrevivência. Após milênios aprentemente o parto por parte da maiora das mulheres continua doloroso, perigoso e para muitas mortal. Que evolução houve? nenhuma! e isto é só um exemplo.
@@HelvecioPereira
Não entendi muito o que o senhor quis dizer, porém a nossa evolução acontece a olho nu!
Eu tenho mais de 60 anos e a minha faixa etária tinha um dente que dóia muito no seu nascimento, o dente do Siso...
O senhor provavelmente se for mais jovem nem nasceu mais com esse dente!
Um claro traço de mudança evolutiva!
Estamos gradativamente perdendo os pelos do corpo, nossa audição, olfato e paladar estão em mudança acelerada também por conta do alto índice de coisas industrializadas que consumimos...
A nossa evolução é muito visível, basta saber aonde e para o que olhar!
O senhor sabia 1ue até a nossa bunda mudou???
Kkkk
@@HelvecioPereira a questão do parto nos seres humanos ser tão problematico e precisar de ajuda pra ser executado deve-se à evolução que possibilitou o andar bipedal , que por conseguinte relaciona-se ao formato da bacia , disposição dos ossos e ao canal de nascimento, que é estreito para a passagem do bebê. Ainda que o andar bipedal tenha trazido vantagens, trouxe essa questão para o parto, mas que não é impeditivo para reprodução.
@@HelvecioPereira e a mutação é um mecanismo evolutivo, trazendo variabilidade genética e adaptações, quando benéficas. Logo falar que não tem evolução enquanto se confirma a mutação é meio paradoxal.
Eu já li sobre isso, mas posso assistir quantas vezes for este vídeo, que não enjoou! Ele é fantástico. 👏👏👏👏👏👏👏👏
Ótima locução, ótimo português ótimos fatos
Na saga Harry Potter existem pelo menos uma dezena de espécies inteligentes (Bruxos, trouxas, centauros, duendes, elfos, gigantes, sereianos etc), é muito interessante perceber como há relações delicadas entre eles e modos de pensar distintos o que ocasionalmente causa desconfiança, medo, submissão, preconceitos, escravidão e até guerra entre elas.
Sei que a série não é científica, mas eu conseguir ilustrar em minha mente como seria conviver com humanos de outras espécies e passar por situações parecidas.
Fantástica comparação!
Muito bom encontrar vídeos com tanta informação narrados de maneira tão agradável
Não tenho dúvida de que tratariamos as outras espécies humanas como animais, como escravos ou praticando genocídio, como fizemos com os próprios homo sapiens.
Lobo do Ártico parece tão simpático, do tipo que chega pra você e pergunta "E aí, fera? Tá gostando do Ártico?".
Esse vídeo precisa ser mais divulgado. Assim, as pessoas que pensam que o homem-sapiens sempre estiveram aqui e sempre estarão, podem pensar um pouco mais.
O homo sapiens se tornou intelectivo rápido demais por fatores biológicos diversos (e ainda não compreendidos por não ser possível simulá-los). Isso tornou viável nossa sobrevivência, contudo, esta rápida mudança deixou alguns “bugs” de ordem emocional com base intuitiva o que, por vezes, provoca equívocos na razão prejudicando a lógica e o bom senso. Precisamos de um upgrade!
Mano, se o ser humano já exclui a própria espécie por cor de pele, altura, gostos.... imagina se realmente tivesse uma separação de raça, forma de pensar, entre outros? sinceramente, não consigo imaginar uma sociedade nem mesmo perto de saudável se formando com outras espécies.
Também penso por este lado. O ser humano não respeita nem seus iguais e já os mantém separados por segregação, exclusão e preconceito, imagina o que fariam com uma OUTRA raça. Capaz de haver até politicas de extermínio.
Nós discriminamos por etnias até, imagine com uma espécie diferente, com características visivelmente diferentes. Muito triste :/
Gente, me arrepio ouvindo o Atila falar, ele é muito inteligente e passa a informação com tanta clareza. Mais um vídeo incrivel!!!
Sempre que paro pra pensar sobre outras espécies humanas convivendo junto com nós fico confuso, será que nossa tecnologia evoluiria mais lenta ou mais rápida ?, Teríamos guerras travadas por espécies rivais ?, O mundo seria menos racista e o respeito as diferenças seria maior ?, E como fica as questões religiosas ? já que nós somos sapiens pensamos ter vindo do Deus da Bíblia hebraica, que religião seria construída por todos os humanóides em conjunto a ponto de ser o que o cristianismo é hoje em dia ?
Fazer parte da única espécie homo que sobrou é meio solitário, seria legal ver nossos "irmãos" andando conosco. Apesar de que se somos uma mistura, então talvez eles meio que vivam entre, ou melhor, em nós
Atila, parabéns por produzir conteúdos de qualidade pra plataforma, ela está precisando
Maravilha.. Delicioso.
Como pode nossos líderes políticos nao gostarem de ciência. Aprendizado, Universidade.
Principalmente os Governantes no poder do Brasil atualmente
Religião.
O ser humano se odeia por diferença de pele, imagine de espécie!
Assistindo com atenção hoje e 1. que conteúdo interessante e bem embasado e 2. que fofura Átila pai falando do filhote com olhos brilhando!
Se os povos originários sofrem, imagina como seria se existe outra espécie de humanos…
pra muitos os povos originários são uma espécie humana diferente mesmo né...acreditam que são Neanderthais ou coisa do tipo apenas pq vivem com contato com a natureza...
Atila é como eu: sempre faz uma ligação entre as ciências biológicas e outras ciências, como as sociais, bem como seus desdobramentos! Inclusive, tenho desenvolvido um projeto que busca unir as ciências com questões que envolvem religião, como unir criacionismo e evolucionismo.
No livro "Sapiens uma breve história da humanidade" o autor tbm detalha bastante isto. Muito interessante e refinado o raciocínio!
Tem gente que nem acha que os seres humanos sao animais!
Esse vídeo remonta ao precursor da ciência por aqui... Grande Pirula!
Eles poderiam fazer uma aula dessas num vídeo, os dois juntos! Ia ser top! Lol
São canais como esse com conteúdos interessantíssimos e pessoas inteligentes como o Átila que fazem da internet um lugar de conhecimento!
Lembrei do filme Distrito 9. Acho que se existisse outra espécie ela não teria chegado até este século. Seria segregada e não viveria muito, pois o Sapiens não daria espaço para ela se inserir na sua sociedade
Sugestão para um próximo vídeo: Por que não domesticamos as raposas?
Estão começando a fazer isso hj em dia algumas raposas ja sao criadas como pets silvestres, procura ai no yt q sao muito fofas inclusive 😅
Olá Átila. Vendo o seu vídeo hj, tbm comecei a pensar como seria se encontramos uma espécie humana mais evoluída que a gente.
Todas as espécies estão passando pelo processo de evolução. Essa sua fala "evoluída" é retrata no vídeo 16:54 , superioridade ou inferioridade é algo subjetivo e preconceituoso.
Acho que ele quis dizer, de maior intelecto, mais elevados intelectualmente
Se sendo todos nós da mesma espécie ainda existe o racismo, imagine se existissem outras espécies humanas...
E interessante notar que nos povos europeus é possível identificar DNA de neandertal, o que em uma escala de "pureza racial", colocaria eles mais distantes que qualquer outra "raça", seja indígena, asiática, africana, etc
q mn ?
Sim, os Europeus se originaram de pelo menos 3 raças primitivas, as quais ambas tem vestígios genéticos de Neandetais. É dito em alguns estudos, q uma era uma raça loira de olhos escuros (white nords), outra ruiva de olhos claros (red nords) e outra com aparência mais árabe conhecidos como fazendeiros do Neolítico, é por conta disso q os europeus tem uma diversidade genética tão grande, q nenhuma outra raça tem.
@@joelbaruch5998 o q faz as pessoas ficarem ruivas são genes
@@joelbaruch5998 e o loiro é uma adaptação ao clima frio do Norte da Europa assim como a pele branca
@@CarlosDaniel-uz7iq é exatamente oq eu expliquei, pra complementar, é sabido q os white nords, viviam ao extremo norte, ent é isso msmo.
Se com a mesma raça já somos tão preconceituosos imagina com outras um pouco diferente de nós 🤦
Adoro videos sobre a evolução humana e nesse vc nao decepcionou papai atila ❤ traga mais sobre Evolução humana, eu te imploro
O mais louco disso tudo é que em.termos científicos e evolutivos 50 mil anos é quase o mesmo que "verão passado". É um período muito curto, por pouco essas espécies não chegam aqui
Pois é, comecei a pensar se talvez somos todos híbridos dessas espécies todas. Mas muito provavelmente não.
Se o humano já fez oq fez com a própria espécie, imagine se houvesse outra nos tempos atuais.
Se uma única espécie há guerras, imagine se houvessem outras espécies de humanos.
Guerra só existe por conta da existência de um Estado, um governo de um país fazendo guerra com outro, se não existisse Estado as pessoas viveriam sem guerra, até porque a população só quer viver em paz, trabalhando e negociando livremente sem o Estado pra atrapalhar
Talvez os motivos de discriminação entre humanos fossem diferentes dos que existem hoje, mas duvido muito que as discrimações não existiriam.
É só você pensar em como as pessoas se sentem mais especiais do que as outras com base em coisas bestas, como poder aquisitivo, lugar onde mora e estuda.
Li recentemente o livro A pré história do Brasil, do Funari e do Noelli, é introdutório e tem uma linguagem bem acessível. Identifiquei várias informações no vídeo que tem no livro tbm. Parabéns Átila 👏🏼
Em um mundo em que todos são da mesma espécie, mas ainda assim se ataca com base na raça. Imagino que em um mundo com várias espécies não seria muito diferente.
Seria pior
A pergunta que o Átila faz é no mínimo curiosa. Basicamente ele questiona: " Se nós, homo sapiens sapiens, somos apenas uma espécie e nos vemos como tão diferentes, então será que se fôssemos de espécies distintas nos veríamos como iguais?"
Atila, seria muito interessante você fazer um vídeo de como se é passado por gerações os instintos primitivos de nós humanos, ou até mesmo de qualquer outro animal
Quem quiser um vídeo desses curte ai
Sem raças biológicas já há discriminação, imagine com espécies diferentes
@@attalantaadoun a espécie humana é patriarcal e tmb hierárquica. Isso n tem nada a ver com "construções sociais", esse comportamento faz parte da nossa espécie assim como de outros primatas tmb, a história da humanidade mostra bem isso.
Seria igual a terra média! Teria elfos, humanos, orks, anões...kkk
Esse assunto me fascina! Vídeos do Átila são sempre uma pancada de conhecimento e reflexão. Obrigado por pensar comigo sobre isso querido
O livro " SAPIENS" tem um trecho interessante q diz os neandertais p os sapiens eram parecidos demais conosco para ignorarmos no entanto diferente demais p toleramos. Eu achei interessante mencionar q a tolerância n era característica da nossa espécie.
Que roteiro impecável! Vídeo sensacional, Átila!
Já parou para pensar que talvez alguns componentes da mitologia nórdica sejam lendas criadas a partir da memória coletiva da convivência com outras espécies?
Tais como?
Não só mitologia nórdica, mas de outras também. Faz até sentido, histórias passadas de geração para geração, sobre anões, elfos e etc.
@@K11S03C1996 sim, eu imagino que algumas dessas espécies extintas poderiam ter orelhas aguçadas devido a alguma particularidade climática. É muito interessante pensar sobre isso.
Curioso. Um fato que parece que NINGUÉM lembra, é que alguns deuses da mitologia nórdica tinham a pele preta. Não marrom, preta mesmo.
Improvável
Se atualmente convivessemos com outros ramos humanos seria mais ou menos como o universo Tolkien, cada qual com sua cultura, costumes e rituais e (com certeza, já que biologicamente a disputa territorial e por recursos é básica no nosso "redondeta") muitos conflitos. Se sendo a mesma espécie já cometemos discriminação por etnia, credo e classe, imagina por espécie?
@@mophin considerando a ideia de construção de Tolkien teríamos apenas humanos também. Os elfos estavam migrando para Valinor que fica fora da esfera do mundo, os anões estavam em franca decadência pois não tinham grande interesse em se proliferar e seu povo no final da terceira era já estavam bem reduzido. Os povos de Harad e das terras de Rhun estavam se infiltrando aos poucos em Eriador e miscigenado á população. As outras raças de seres foram dispersadas após a queda de Sauron... No final teríamos o mesmo cenário que temos hoje no nosso mundo.
Ps: só mais uma coisa.. tanto os anões quanto os Ent (Barbárvore é o representante mais conhecido dessa espécie) não foram criados por Eru e sim por Valars. Os primeiros por Manwë e os outros por Varda, potestades da terra e vegetação respectivamente... Miscigenação entre eles e os filhos de Eru (elfos e humanos) seria impossível dentro das regras de cruzamento de DNA que temos.
Para quem se interessa nesse assunto recomendo livro a origem dos nossos genes, livro pouco conhecido mais é perfeito!
Muito interessante esse vídeo! Mas pensei aqui q talvez essas interações q geraram híbridos não foram assim tão amigáveis.
O assunto abordando sobre como o Homo Sapiens se comportaria diante de outras espécies de seres humanos me vez lembrar de um anime chamado Shinsekai Yori (From the New World). O anime mostra que a espécie humana desenvolveu habilidades psicocinéticas conhecidas como Cantus, que dá poderes aos usuários, e a narrativa se constrói mil anos após estes eventos, mostrando como a sociedade se formou e se consolidou. Estes poderes fazem com que humanos com os mesmos poderes não ataquem uns aos outros, porém, nem todos os humanos nasceram ou desenvolveram estas habilidades e foram julgados por aqueles que detém o poder, por conta da história se passar em um futuro distante, os humanos que não obtiveram os poderes tiveram que se esconder em habitats diferentes, criando outras espécies de seres humanos, mas os livros de história no anime escondem essa realidade... Este anime me fez refletir sobre vários “E se...” na nossa recente história humana.
Penso que seria bastante similar ao que acontece hoje e já aconteceu ao longo da história em relação a segregação por cor de pele, classe social e etc. A diferença é que se estes outros humanos ainda existissem não teríamos como garantir que eles seriam "dominados" ou subordinados a nós. Dada a possível mesma inteligência, penso que poderiam ter o mesmo desenvolvimento social que nós, por isso, com o tempo, subjugá-los seria tão difícil quanto é atualmente em termos de "raça" e etc, não?
provavelmente haveria um apartheid, escravizaríamos eles e os descriminalizaríamos. fizemos isso com base na cor, imagina falando sobre aparencia, inteligencia, cultura e costumes.
Imagino que a convivência não tenha sido tão pacífica assim. Os sapiens tiveram filhos com neandertais e outras subespécies na base da violência e não do amor. Qto ao questão do que aconteceria se houvessem outros humanos, nossos antepassados já passaram por esse dilema e resolveram a parada pra nós. Lutaram por recursos, estupraram suas mulheres e dizimaram aqueles que eram diferentes.
Átila, sugiro que você conheça o trabalho da geneticista Evelyne Heyer, caso ainda não conheça. É muito interessante. Ela descreve as influências dos aspectos culturais que influenciam na genética e vice versa numa trabalho muito aprofundado feito na Eurásia. Seus vídeos estão disponíveis no canal do Musée de l'Homme, França.
Não seriam mais baixinhos, seriam mais fortes, mais ágeis e com ossos mais largos e densos.
Seriam mais habilidosos para determinadas habilidades e por serem melhores atléticamente não poderiam participar das nossas competições.
Teriam olimpíadas a parte.
Seriam bem diferentes de nós porém não teriam a aparência daqueles ancestrais primitivos que vemos nos livros e filmes, assim como não temos exatamente a aparência dos nossos ancestrais.
Pensar nisto é como pensar em um rpg, onde espécies inteligentes coexistem, coisas como homens, orcs, elfos e anões, certamente haveria uma espécie dominante, alianças, guerras, divisão de tarefas onde cada espécie se sobressaíra.
Coitado dos anões
Um dos melhores videos que eu tive o prazer de ver esse ano com toda certeza!
os sapiens já matam a si mesmo só por algumas diferenças, imagina outras espécies
É o que pensei também...
Se existisse outra espécie seria mais fácil a gente se juntar só para meter a porrada nesse outro grupo.
Talvez o homo sapiens-sapiens não fosse o mais inteligente no grupo de humanos, mas sim o mais brutal, dissimulado e estúpido ao ponto de ser altamente competitivo para dizimar as outras espécies. O primeiro com a capacidade de matar por matar, ou matar por prazer. A nossa história escancara como é a nossa verdadeira face.
Talvez não sejamos os mais inteligentes, mas somos os que melhor se adaptaram a natureza ao ponto de dominá-la em alguns aspectos.
Eu vejo essa ideia de q por ser violenta nossa espécie n é muito inteligente meio esquisita, pq é MT pouco provável q a milhares de anos atrás tivesse no meio do caos q é a natureza um gentleman KKKKK, um humano educado e calmo q n usava muito de violência, amigo é a natureza se tu n for violento tu literalmente morre, qualquer espécie humana q nasceu naquela época só se manteve viva milhares de anos pq usava de violência, a nossa talvez apenas tenha sido mais.