Tração 6x4 por correntes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024
  • Desde o nascimento do caminhão, os fabricantes buscavam meios de melhorar as condições de tração, nas vias precárias das primeiras décadas do século passado.
    Para os caminhões 6x4, diversas soluções foram empregadas para distribuir o torque entre as rodas: tal como o eixo anterior passante com diferenciais de simples ou dupla redução, com engrenagens de par cônico ou helicoidais.
    Muito utilizado, também havia o arranjo chamado de “pernas cruzadas’, com caixa de transferência e um cardan para cada eixo motriz, ou o conhecido "Boomerang" da Engesa, por exemplo.
    Outro exemplo curioso e pouco conhecido era o da tração 6x4 por correntes, desenvolvido pelo extinto fabricante norte-americano Sterling nos anos 30.
    O sistema consistia num criativo diferencial triplo combinado em uma única carcaça e rodas dentadas de acionamento das correntes, em número de quatro, uma para roda.
    O sistema de suspensão também era especialmente desenhado para amplo curso e flexibilidade para manter as rodas sempre em contato com o solo para máxima tração.
    Espero que você aprecie. Saudações caminhonísticas!
    Crédito das imagens de vídeo: ‪@ClassicVehicleChannel‬
    Video sobre Thornycroft | cortes: • Thornycroft Lorry - Fa...
    Vídeo sobre caminhão Sterling 6x4 com correntes:
    • Sterling Chain Drive T...
    Canal: ‪@Dailydieseldose315‬
    Link do meu canal: ‪@SuperFullin‬
    Outros vídeos legais do canal:
    História dos caminhões Studebaker no Brasil:
    • Studebaker no Brasil #...
    História dos Fiat Diesel pesados (180, 210, 190, 190E, 190H, 190 Turbo):
    • Fiat 180, 210, 190, 19...
    História do Scania-Vabis L75 no Brasil:
    • Scania-Vabis L75: o pr...
    História dos caminhões Kenworth no Brasil:
    • Kenworth no Brasil: um...
    História dos caminhões Thronycroft no Brasil:
    • Thornycroft no Brasil!...
    Observações:
    O canal não tem vínculo político, nem religioso. Só falamos de caminhão!
    Se você tem correções, adições ou sugestões, fique à vontade para participar dos comentários, ou para contatar o autor, através do e-mail: esfullin@gmail.com
    Da mesma forma, se quiser colaborar com fotos, manuais, depoimentos, por favor, entre em contato. Recebemos doações de literaturas, fotos, vídeos, sobre caminhões e máquinas antigas.
    #caminhãoantigo #caminhaoantigo #caminhaominhapaixao #caminhão #caminhãomylife #caminhaomylife #carrosantigos #carroantigos #vintagetruck #vintagecars #fordcargo #fnm #d60 #chevroletbrasil #ivecostralis #ivecodaily #caminhãomercedesbenz #scaniabrasil #scania111 #scania112 #scania113 #scaniasuper #scania113 #scania113h #dafcaminhõesbrasil #dafxf105 #dkw #autounion #caminhãoavenda #caminhaoaoextremo #caminhãoaoextremo #caminhaoqualificado #caminhãoqualificado #fordf100 #fordf1000 #fordf250 #fordf350 #fordf450 #studebaker #caminhaobau #caminhãocaçamba #dodgetrucks #ihc #eaton #detroitdiesel #d10 #d20 #flathead #timken #cavalomecanico #agrale #caminhao #d10 #d20 #opala #chevytrucks #sterlingtruck

КОМЕНТАРІ • 18

  • @rogerclassic
    @rogerclassic 11 місяців тому +4

    Opa! Gostei!
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  11 місяців тому

      Que bom 😁 Abração!

  • @atirador434fsantos
    @atirador434fsantos 11 місяців тому +3

    Imagino o desgaste das correntes e corôas expostas dessa forma... Mas isso q trouxe aperfeiçoamentos!
    Vlw, amigo!

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  11 місяців тому +1

      Bom dia, meu amigo! Tem toda razão. O único atenuante eram as baixíssimas velocidades de outrora. A expectativa que temos hoje em termos de durabilidade também era bem distinta. Grandes intervenções eram necessárias a cada poucos milhares de km, em motores, caixas, eixos. A tração animal da era muito usada. Então qualquer máquina mecanizada era um luxo. O povo sofria...rsss! Obrigado por comentar. Um abraço.

  • @JORGE_BRASILEIRO
    @JORGE_BRASILEIRO 11 місяців тому +3

    BRABÍSSIMO 👍

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  11 місяців тому +1

      Obrigado, amigo Jorge! Um abraço.

  • @entusiasmonaveia6190
    @entusiasmonaveia6190 Місяць тому +1

    👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩

  • @Jmarkus99
    @Jmarkus99 11 місяців тому +3

    Esse sistema de correntes existe até hoje em motoniveladoras, só que fica escondido dentro de uma caixa metálica.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  11 місяців тому +2

      Verdade! Muito bem observado. Por sorte, você lembrou e fica registrado aqui nos comentários. Obrigado e um abração.

    • @edilsonmartins6653
      @edilsonmartins6653 Місяць тому

      ​@@SuperFullin Sei que não é caminhão, mas focando especificamente na tração e não no veículo/máquina, você poderia fazer um vídeo desse sistema das motoniveladoras?

  • @gabrielvelho1324
    @gabrielvelho1324 11 місяців тому +2

    Video excelente. Faz um video sobre os diferenciais da volvo novos com 6x4 com levante de truck, e os eixos eletricos nas carretas que estão fizeram a pouco, se n me engano a Randon

    • @gabrielvelho1324
      @gabrielvelho1324 11 місяців тому +1

      Vi que teu canal é mais sobre veiculos antigos, faz sobre os caminhoes russos antigos REO, os caminhões com carroceria dupla da epoca dos fnm, tanque e carroceria aberta, freio motor do International 9200 o rebitado aquele, pra mim tem o melhor som de freio motor. Acho incrivel esses conteúdos seria interessante

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  11 місяців тому +1

      Obrigado, amigo Gabriel! Todos as suas sugestões são ótimas pautas para os próximos vídeos. Estão anotadas. Só pra gente se alinhar, o foco principal nesse começo do canal tem sido os caminhões antigos que fizeram história no Brasil. Mas suas sugestões também se encaixam perfeitamente. Obrigado pela visita e por comentar. Um abraço!

  • @joaopedromoreira4185
    @joaopedromoreira4185 Місяць тому +1

    Evandro, seus vídeos são os mais detalhados que eu já vi sobre a história e detalhes desses veículos...o do Dantas é focado em ficha técnica...me tire duas dúvidas:
    O sistema tandem 6X4 Mack foi o primeiro desse modelo (em que as carcaças dos diferenciais ficam viradas para baixo)?? Em que ano foi patenteado??
    Aquele diferencial braseixos/rockwell R300 usado no MB LP 331 (dupla redução/dupla velocidade) foi comercializado somente aqui no Brasil??

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Місяць тому +1

      Obrigado, João! O canal do meu amigo Dantas é imbatível quando se trata de caminhões mais recentes, mas também tem um belo acervo de antigos. São enfoques diferentes e complementares.
      Os eixos Mack a que você se refere são os chamados "Top Loader" e exitem há décadas. Só uma pesquisa mais detalhada no livro sobre a história da marca para descobrir a data exata de introdução destes eixos.
      O fato é que a Mack fabrica os próprios eixos desde 1900.
      Porém, não é a única. A Rockwell por exemplo também fabricava este tipo de eixo, aplicado nos populares REO M35 do final dos anos 40, alguns dos quais permanecem vivos aqui no Brasil.
      O eixo Rockwell do LP331 era um projeto norte-americano fabricado no Brasil.
      Abraço.

    • @SuperFullin
      @SuperFullin  Місяць тому +1

      Em tempo, os "top loader" oferecem como vantagem a maior distância livre do solo e menores ângulos de trabalho dos cardans, entre outras.

    • @joaopedromoreira4185
      @joaopedromoreira4185 Місяць тому

      @@SuperFullin muito obrigado!!!