Mano esse vídeo ficou perfeito porém gostaria de acrescentar um detalhe. A polia movida é responsável por variar a rotação conforme o torque, pra que quando vc não estiver acelerando a rotação fiquei mais baixa que quando vc enrrola o cabo. O funcionamento desse sistema é bem simples, o prato móvel da polia movida não desliza de forma uniforme, ele tem ranhuras em ângulo qua fazem com que ele se desloque rodando levemente, esse efeito aumenta ou diminui a pressão sobre a mola dependendo do torque que é aplicado na polia.
O problema é querer comparar o comportamento do CVT de uma scooter com um CVT Nissan, o mesmo usado pela Renault, e ainda tem o modo manual! Falou bobagem quando disse que o CVT tem mais manutenção que o manual! DEPENDE! Na Nissan/Renault/Toyota a corrente e o óleo são vitalícios! Como a atuação é hidráulica, não existe essa coisa de patinar! Isso era nos primeiros Honda!
Fala Alex. Minha Tenere 250 peidava pra acompanhar a antiga PCX do rapaz que trabalha comigo. O câmbio CVT fazia todo trabalho de aceleração mais rápido que a gente trocando marcha. Falando do câmbio em si, vou relatar minha experiência com carros. Atualmente tenho um carro com câmbio CVT, pois ele é mais confortável e tem uma revenda muito boa. Mas ele não entrega a esportividade e o controle de um câmbio mecânico nunca. O câmbio mecânico é muito mais divertido. Só migrei para o CVT agora, depois de ter curtido bastante o controle sobre a rotação do motor. Parabéns pelo vídeo. Um abraço daqui de Marília SP. Obs. Ainda espero ver como funciona o câmbio convencional quando passamos a marcha com o pedal de forma linear. 😉
Motos e tal, queria pedir um tema de vídeo que acho bem interessante, se o pessoal concordar podem deixar o like O tema na verdade são duas ideias, uma é a diferença e os tipos das suspensões traseira (monochoque pro link, duas suspensões igual CG enfim) e o outro tema que também é super interessante é o posicionamento do eixo da roda em relação a suspensão dianteira, o que muda na ciclística da moto (moto alta geralmente a roda fica a frente da suspensão, CG e outros fica no centro, scooter ficam atrás da suspensão enfim..) Sugeri dois temas que gostaria muito de ter vídeos sobre, podia separar em dois vídeos inclusive seria muito bacana, valeu!!
Da minha parte eu tenho muito a te agradecer. Seu video e muito mais didático e intuitivo do que qualquer outro que ja fiz. Inclusive comprei um curso de preparação de motos dois tempos, não vou citar nomes, mas até e um bom profissional, e explica até bem. Mas sua didatica bem melhor. Fora que seu material e melhor também, tem animação tri dimensional. Está me abençoando bastante. Muito obrigado! 🙏🏽🙌🙌🙏🏽🙌🙌🙏🏽
Depois de falar sobre câmbios faz um vídeo sobre potência no motor x potência na roda e sobre perda de potência em vários tipos de transmissões, um abraço.
Excelente vídeo, tenho um quadriciclo 400cc que utiliza esse sistema, muito interessante, o freio motor é muito forte devido ao acionamento da correia ser com contrapesos.
Poderia fazer um vídeo ou um short do que seria uma embreagem assistida? Pelo que pesquisei assistida não é a mesma coisa que hidráulica, já vi motos de acionamento a cabo e assistida. Vlww 🙌🏼
Tenho uma scooter e um carro com câmbios CVT, que eu acho incríveis. No carro, por nutelagem, o câmbio simula trocas para evitar chiliques dos "entusiastas"
Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Tenho uma NMax. Adoro a scooter e para a cidade é maravilhosa. O que me incomoda é que ela treme mais do que vara verde na saída, mas gasolina de alta octanagem ajuda.
Realmente, a impressão que dá quando acelera um câmbio CVT e que a embreagem está patinado, tá tipo uma subida no giro e depois que aumenta a velocidade
tenho uma Nmax e pelo sistema simples nela nao há freio motor. Descer serra é um pouco assustador pois conto só com os 2 freios dela. Fora isso é muito prático!
Só faltou citar como funciona o sistema de abertura do disco secundário ao desacelerar a rotação da polia primária para evitar o atrito com a correia devido a diferença de rotação, no demais estão de parabéns.
E muito curioso, não imaginava que era assim que funcionava esse câmbio. Minha esposa tem uma neo e muito gostoso andar nela, apesar de ser novo cilindro a moto não vibra.
Tenho scooter para o deslocamento diário. Sobre a questão de segurança, o condutor fica 100% dependente dos freios, visto não ser possível usar o "freio motor". De resto, veículo mais prático não há.
Não sei se concordo... a redução automática de marcha na minha PCX 160 reduz a velocidade instantaneamente. Eu só deixo de acelerar e sinto o "freio do motor"
O câmbio CVT é ótimo para economia de combustível, o porém é que não lida bem com torques elevados. Um bom exemplo é o CVT que a Subaru usava (ou usa?) nos WRX, que comumente entravam em modo de segurança se o condutor fizesse uma tocada mais esportiva. Aliás, para resolver isso a Nissan inventou o CVT Toroidal, um troço bem esquisito mas funcional. Porém creio que não foi bem aceito devido a custos de produção e tiveram pouquíssimos (se não apenas um) carros equipados com esse sistema.
As montadoras vêm adotando nos veículos "um pouco mais potentes" câmbio CVT com primeira marcha por engrenagem "padrão". Isso possivelmente é para reduzir o desgaste das partidas. Mas não li nada sobre. Alguém tem uma explicação técnica?
É diminuir o alcance do CVT, usando assim polias menores, e tmb menos abertura de polias, você tem a primeira marcha com engrenagem vencendo a inércia e trabalhando o ganho de velocidade somente com a rotação do motor, em seguida entra o CVT cuidado de uma relação menor entre o que seria uma 2° e 5° marcha, sem a necessidade de uma grande polia, deixando o sistema mais leve tmb, mas não é só wm carros potentes, o yaris ja usa esse sistema
@@motosetal Faz muito sentido. Geralmente nos câmbios manuais a relação da primeira é perto de (geralmente até mais) 4:1; Já a segunda oscila na casa dos 2.5:1. Obrigado pelo esclarecimento.
Bom dia Motos e Tal! Preciso de ajuda e vc é o cara mais qualificado pra me ajudar. Comprei una Dominar 400 aqui no RJ e estou na fila de espera. Fiquei sabendo dessa mudança no motor, que era de 3 velas e passou a ser de 1 vela. Qual a diferença? Vc me indicaria pegar a com 3 velas ou a com 1 vela?
No vídeo dos óleos você ressalta que scooters utilizam especificação JASO MB, que pelo o que eu pesquisei tem características muito semelhantes, se não iguais a óleo de carros, minha pergunta é, na sua opinião podemos utilizar óleo de carro em scooters com câmbio cvt e embreagem centrífuga?? respeitando a viscosidade e api recomendado
Poder pode sim... Mais não deve. A curto prazo não tem problema, mais a longo prazo danifica alguns rolamentos internos. A questão do MB é que o óleo contém uma aditivação extra de inibidores de atritos. E no caso usamos sempre o mesmo óleo do motor para a caixa de redução do CVT. Se usar óleo sem a especificação MB, vai moer os rolamentos da caixa de redução, e o prejuízo pode passar de 2 mil reais fácil! Sei disso por experiência própria, minha PCX 2021 0 km deu PT na caixa de redução por causa do óleo que estava usando ser de carro.
@@brunoderecifepe3217 interessante o seu relato! tive uma Dafra Citycom e usei óleo de carro por um período, sem problemas nenhum, mas nas Dafras é recomendado um outro tipo de óleo para a caixa de redução, específico para engrenagens. Logo para o motor, nessas condições câmbio cvt e embreagem centrífuga, acredito que não tenha problema nenhum, acredito não tenho certeza! bacana de óleo de carro é que tem uma variedade maior inclusive com api mais elevadas
@@RitmodeGigante se prestar atenção nas moby já tem CVT porém só a parte da polia motora variável, por isso o motor vai pra trás quando fecha a mesma. Não caberia a polia motriz móvel e nem a redução de engrenagens. Como é dá pra divertir bastante kkk
É sobre cultura e tmb que não é fácil um CVT em um motor mais forte, em um 250 não faria diferença, mas um CVT em motos acima de 50cv seria gigante e daria muito trabalho. Mas te garanto, uma custom com cvt ia vender menos que sorvete no polo norte
*Oi! Por favor; quando puder, faz um vídeo falando do motor da BMW F800 que tem um virabrequim um tanto estranho, além das duas bielas, ele tem outra parecida um "pescoço de ganso".* _Pra quê serve aquilo? Existem outros motores semelhantes em outras marcas e veículos?_ *Esse virabrequim:* ua-cam.com/users/shorts_0p7h3_BaFg?si=jbgI5bbBPFdDkGj_ *Obrigado!*
EI MANO LANÇOU A NOVO POP COM EMBREAGEM DE BIZ EMBREAGEM CENTRÍFUGA, FAZ UM VIDEO NO TIKO E TEKO PARA OS LEIGOS, ELES ESTAO DIZENDO QUE ELA TA SEM EMBREAGEM AGORA MAS NA VERDADE ELA GANHOU MAIS UMA😂
Mano esse vídeo ficou perfeito porém gostaria de acrescentar um detalhe. A polia movida é responsável por variar a rotação conforme o torque, pra que quando vc não estiver acelerando a rotação fiquei mais baixa que quando vc enrrola o cabo. O funcionamento desse sistema é bem simples, o prato móvel da polia movida não desliza de forma uniforme, ele tem ranhuras em ângulo qua fazem com que ele se desloque rodando levemente, esse efeito aumenta ou diminui a pressão sobre a mola dependendo do torque que é aplicado na polia.
Fixado. Valeu demais pela informação
Sensação de barco com motor de popa foi a melhor definição que já ouvi sobre isso
O problema é querer comparar o comportamento do CVT de uma scooter com um CVT Nissan, o mesmo usado pela Renault, e ainda tem o modo manual! Falou bobagem quando disse que o CVT tem mais manutenção que o manual! DEPENDE! Na Nissan/Renault/Toyota a corrente e o óleo são vitalícios! Como a atuação é hidráulica, não existe essa coisa de patinar! Isso era nos primeiros Honda!
Um vídeo sobre conversor de torque seria ótimo !!!!
Up
up
Eu tenho uma scooter e sempre pensei em te pedir um video falando sobre o cambio CVT. Pelo jeito não precisei pedir mesmo. Um abraço!
Fala Alex. Minha Tenere 250 peidava pra acompanhar a antiga PCX do rapaz que trabalha comigo. O câmbio CVT fazia todo trabalho de aceleração mais rápido que a gente trocando marcha.
Falando do câmbio em si, vou relatar minha experiência com carros. Atualmente tenho um carro com câmbio CVT, pois ele é mais confortável e tem uma revenda muito boa. Mas ele não entrega a esportividade e o controle de um câmbio mecânico nunca. O câmbio mecânico é muito mais divertido. Só migrei para o CVT agora, depois de ter curtido bastante o controle sobre a rotação do motor.
Parabéns pelo vídeo. Um abraço daqui de Marília SP.
Obs. Ainda espero ver como funciona o câmbio convencional quando passamos a marcha com o pedal de forma linear.
😉
Top o video... pelo menos hoje os CVTs simulam marchas... isso tira um pouco a sensação de ta numa Nmax de 1 tonelada. Kkk
Vídeo fenomenal, estava esses dias pesquisando sobre scooters, aí me aparece um vídeo sobre CVT.
Motos e tal, queria pedir um tema de vídeo que acho bem interessante, se o pessoal concordar podem deixar o like
O tema na verdade são duas ideias, uma é a diferença e os tipos das suspensões traseira (monochoque pro link, duas suspensões igual CG enfim) e o outro tema que também é super interessante é o posicionamento do eixo da roda em relação a suspensão dianteira, o que muda na ciclística da moto (moto alta geralmente a roda fica a frente da suspensão, CG e outros fica no centro, scooter ficam atrás da suspensão enfim..)
Sugeri dois temas que gostaria muito de ter vídeos sobre, podia separar em dois vídeos inclusive seria muito bacana, valeu!!
Da minha parte eu tenho muito a te agradecer. Seu video e muito mais didático e intuitivo do que qualquer outro que ja fiz. Inclusive comprei um curso de preparação de motos dois tempos, não vou citar nomes, mas até e um bom profissional, e explica até bem. Mas sua didatica bem melhor. Fora que seu material e melhor também, tem animação tri dimensional. Está me abençoando bastante. Muito obrigado!
🙏🏽🙌🙌🙏🏽🙌🙌🙏🏽
Depois de falar sobre câmbios faz um vídeo sobre potência no motor x potência na roda e sobre perda de potência em vários tipos de transmissões, um abraço.
melhor canal de mecânica de moto
eu apoio um vídeo sobre conversor de torque.
Por favor!
Vídeo sobre conversor de torque. ❤
Excelente vídeo, tenho um quadriciclo 400cc que utiliza esse sistema, muito interessante, o freio motor é muito forte devido ao acionamento da correia ser com contrapesos.
Poderia fazer um vídeo ou um short do que seria uma embreagem assistida? Pelo que pesquisei assistida não é a mesma coisa que hidráulica, já vi motos de acionamento a cabo e assistida. Vlww 🙌🏼
A versys 300 é a cabo e tem embreagem assistida deslizante
Seria legal ver mesmo
Tenho uma scooter e um carro com câmbios CVT, que eu acho incríveis. No carro, por nutelagem, o câmbio simula trocas para evitar chiliques dos "entusiastas"
Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Tenho uma NMax. Adoro a scooter e para a cidade é maravilhosa. O que me incomoda é que ela treme mais do que vara verde na saída, mas gasolina de alta octanagem ajuda.
Vc fez limpeza do CVT recentemente? Tenho uma SH300i e quando começa com esse sintoma, é limpeza.
Não parece, faz faz uma poeirada danada ali dentro.
Realmente, a impressão que dá quando acelera um câmbio CVT e que a embreagem está patinado, tá tipo uma subida no giro e depois que aumenta a velocidade
tenho uma Nmax e pelo sistema simples nela nao há freio motor. Descer serra é um pouco assustador pois conto só com os 2 freios dela. Fora isso é muito prático!
O vídeo ficou muito bom, mas seria interessante mostrar como é a correia metálica, utilizada nos carros
Como sempre... S E N S A C I O N A L ! ! !
Só faltou citar como funciona o sistema de abertura do disco secundário ao desacelerar a rotação da polia primária para evitar o atrito com a correia devido a diferença de rotação, no demais estão de parabéns.
E muito curioso, não imaginava que era assim que funcionava esse câmbio. Minha esposa tem uma neo e muito gostoso andar nela, apesar de ser novo cilindro a moto não vibra.
Tenho scooter para o deslocamento diário. Sobre a questão de segurança, o condutor fica 100% dependente dos freios, visto não ser possível usar o "freio motor". De resto, veículo mais prático não há.
Não sei se concordo... a redução automática de marcha na minha PCX 160 reduz a velocidade instantaneamente. Eu só deixo de acelerar e sinto o "freio do motor"
Que legal 😅
O câmbio CVT é ótimo para economia de combustível, o porém é que não lida bem com torques elevados. Um bom exemplo é o CVT que a Subaru usava (ou usa?) nos WRX, que comumente entravam em modo de segurança se o condutor fizesse uma tocada mais esportiva.
Aliás, para resolver isso a Nissan inventou o CVT Toroidal, um troço bem esquisito mas funcional. Porém creio que não foi bem aceito devido a custos de produção e tiveram pouquíssimos (se não apenas um) carros equipados com esse sistema.
Muito legal o vídeo, 👏👏👍👍😄😄
e mais um ótimo vídeo........ povo tem preconceito com cvt, uma pena;
As montadoras vêm adotando nos veículos "um pouco mais potentes" câmbio CVT com primeira marcha por engrenagem "padrão". Isso possivelmente é para reduzir o desgaste das partidas. Mas não li nada sobre. Alguém tem uma explicação técnica?
É diminuir o alcance do CVT, usando assim polias menores, e tmb menos abertura de polias, você tem a primeira marcha com engrenagem vencendo a inércia e trabalhando o ganho de velocidade somente com a rotação do motor, em seguida entra o CVT cuidado de uma relação menor entre o que seria uma 2° e 5° marcha, sem a necessidade de uma grande polia, deixando o sistema mais leve tmb, mas não é só wm carros potentes, o yaris ja usa esse sistema
@@motosetal Faz muito sentido. Geralmente nos câmbios manuais a relação da primeira é perto de (geralmente até mais) 4:1; Já a segunda oscila na casa dos 2.5:1. Obrigado pelo esclarecimento.
É um sistema bem genial e interessante. Pena que não pode carregar muito peso.
Bom dia Motos e Tal! Preciso de ajuda e vc é o cara mais qualificado pra me ajudar. Comprei una Dominar 400 aqui no RJ e estou na fila de espera. Fiquei sabendo dessa mudança no motor, que era de 3 velas e passou a ser de 1 vela. Qual a diferença? Vc me indicaria pegar a com 3 velas ou a com 1 vela?
No vídeo dos óleos você ressalta que scooters utilizam especificação JASO MB, que pelo o que eu pesquisei tem características muito semelhantes, se não iguais a óleo de carros, minha pergunta é, na sua opinião podemos utilizar óleo de carro em scooters com câmbio cvt e embreagem centrífuga?? respeitando a viscosidade e api recomendado
Poder pode sim... Mais não deve. A curto prazo não tem problema, mais a longo prazo danifica alguns rolamentos internos. A questão do MB é que o óleo contém uma aditivação extra de inibidores de atritos. E no caso usamos sempre o mesmo óleo do motor para a caixa de redução do CVT. Se usar óleo sem a especificação MB, vai moer os rolamentos da caixa de redução, e o prejuízo pode passar de 2 mil reais fácil! Sei disso por experiência própria, minha PCX 2021 0 km deu PT na caixa de redução por causa do óleo que estava usando ser de carro.
@@brunoderecifepe3217 interessante o seu relato! tive uma Dafra Citycom e usei óleo de carro por um período, sem problemas nenhum, mas nas Dafras é recomendado um outro tipo de óleo para a caixa de redução, específico para engrenagens. Logo para o motor, nessas condições câmbio cvt e embreagem centrífuga, acredito que não tenha problema nenhum, acredito não tenho certeza! bacana de óleo de carro é que tem uma variedade maior inclusive com api mais elevadas
No manual de serviço da SH300i, recomenda-se usar o mesmo óleo do motor na redução.
Tenho 2 tipos de cvt na garagem, uma Elite 125 e uma Mobilete que não deixa de ser um CVT porém mais simples mas bem eficiente 😊
Consegue adaptar um cvt na mobila também, fico doido kkk.
@@RitmodeGigante se prestar atenção nas moby já tem CVT porém só a parte da polia motora variável, por isso o motor vai pra trás quando fecha a mesma. Não caberia a polia motriz móvel e nem a redução de engrenagens. Como é dá pra divertir bastante kkk
@@claudemirlopes7530 , estou ciente.
mas consegue adaptadar um CVT, no secundário.
As mobiletes também usa um sistema parecido, sistemas mais primitivo, onde a polia aumenta, mas a outra não e quem varia e o motor é que se mexe...
no caso a polia motora se fecha e aumenta o diametro e a movida é fixa, o motor acaba se mexendo para compensar...
Ops bom vídeo amigo 👏.
É possível substituir a Correia dentada desse sistema por uma corrente convencional?
Carraca ainda lembrou da 650 poucas pessoas sabem como e a transmissão dela, lembrando que a Subaru ajudou a fazer esse cambio
UP !!
Muito pika
Fala meu parceiro por q não temos motos custom com câmbio CVT?
acho que é pela "cultura"... motos custom são designadas como "pilotagem raiz".
É sobre cultura e tmb que não é fácil um CVT em um motor mais forte, em um 250 não faria diferença, mas um CVT em motos acima de 50cv seria gigante e daria muito trabalho. Mas te garanto, uma custom com cvt ia vender menos que sorvete no polo norte
Nossa pensei que em câmbio CVT trocava era só óleo, mas troca correia tbm
*Oi! Por favor; quando puder, faz um vídeo falando do motor da BMW F800 que tem um virabrequim um tanto estranho, além das duas bielas, ele tem outra parecida um "pescoço de ganso".* _Pra quê serve aquilo? Existem outros motores semelhantes em outras marcas e veículos?_
*Esse virabrequim:* ua-cam.com/users/shorts_0p7h3_BaFg?si=jbgI5bbBPFdDkGj_
*Obrigado!*
Legal
A Mobilete tinha o mesmo sistema
EI MANO LANÇOU A NOVO POP COM EMBREAGEM DE BIZ EMBREAGEM CENTRÍFUGA, FAZ UM VIDEO NO TIKO E TEKO PARA OS LEIGOS, ELES ESTAO DIZENDO QUE ELA TA SEM EMBREAGEM AGORA MAS NA VERDADE ELA GANHOU MAIS UMA😂
Kkkk boa kk eu vi isso, a galera falando que ela perdeu a embreagem kkk
A impressão que dá ao acelerar parece uma embreagem patinando de morando a ganhar velocidade
A patinação nos novos Nissan/Renault é zero, nenhuma!
Já rodei com um FIT cvt, PCX e Lead, sinceramente prefiro moto e carros com câmbio manual , aliás, scooter não é moto.
Da impressao que ta patinando
A mobilete já usava esse sistema
BR trans-cargas💚* 🤍* 💛* 💙
Fala galera beleza 😊
BELEZA !☺