Muito bom vídeo, como sempre. Mas, apenas para contribuir, existem ainda 3 detalhes que não foram mencionados e que mudam muito a eficiência do freio a disco: 1-O posicionamento da pinça radial ao invés da axial; 2-A mangueira com trama de aço (aeroquip) ao invés da mangueira de borracha somente; 3-O ABS (sistema anti-bloqueio/travamento) ao invés do tradicional. Neste último talvez até caiba um vídeo específico e, neste sentido, para efeito de uma comparação mais justa/correta, acredito que vc deveria ter pego uma moto com freio a disco sem ABS para comparar com a Shadow a tambor e depois até comparar com estas duas utilizando a Meteor (c/ com disco e ABS). É apenas uma observação. Grande vídeo e canal!
Você tem razão, não mencionei nada relacionado a posição da pinça, já o aeroquip poderia ter entrado em uma das alternativas para evitar o brake fade, o abs vou fazer um video próprio sobre ele. Muito obrigado pela contribuição
@@motosetalFaltou dizer também sobre os tipos de pastilhas e se o tipo da pastilha muda alguma coisa na frenagem. Pq eu sinto q as orgânicas férias melhor
As pastilhas orgânicas são as piores, esquentam e perdem a eficiência e também com a chuva freiam menos, e o desgaste maior. Depois vem a semi-metálica, essa é uma mistura de orgânica e metalizada, já freia melhor e desgaste é menor mas ainda perde um pouco da eficiência em alta temperatura. Acima tem de metal, essa o desgaste é bem menor que as anteriores e a frenagem superior, entre as metálicas tem metálica e as metálicas sinterizadas. E por último e melhor tem as de cerâmica cujo desgaste não é tão superior as metálicas mas a frenagem sim, porque não sofre com alta temperatura devido a cerâmica ter alta resistência a temperatura.
@@fabiovieira2447 puts, muito bem explicado! Eu vejo algumas pessoas falando sobre de cerâmica, mas nunca botei fé. Vou comprar de cerâmica na próxima troca, atualmente tô com a semi-metalica, tá acabando bem rápido no meu uso(motoboy) Vou experimentar essa de cerâmica. Só uma dúvida, em motos de alta cilindrada, tendo em vista o maior aquecimento do freio, as pastilhas deveram ser sempre metálicas ou de cerâmica, correto?
Mais um vídeo excelente! Parabéns! Ainda desejo ver um vídeo sobre o funcionamento dos câmbios CVT das scooters como PCX, Nmax e também de modelos mais antigos, como da Suzuki Burgman 125 carburada. Sucesso!
vc fala sobre diametro não fazer diferença por causa da limitação do pneu mas na verdade faz bastante mesmo o disco original travando a roda. tipo tenho uma rd 135 que uso disco quase com dobro do tamanho original e mesmo o original chegando a travar a roda. o disco maior com a mesma pastilha para muito mais rapido. claro que se no susto vc frear de vez vai travar. mas se tiver sensibilidade pra grudar sem travar e depois sim colocar toda força o pneu não perde aderencia podendo levar o disco até o limite mesmo sendo muito mais potente. aprendi da pior forma quando um cachorro atravessou minha frente e realmente precisei do freio. no fim fiquei muito feliz pois o freio parou totalmente a moto e muito menos tempo do que o original.
Show de bola, muito interessante !... Tenho uma Fazer YS 250 cc ano 2008 com freio dianteiro a disco furado e traseiro a tambor, o freio traseiro a tambor é muito eficiente na minha moto, mas de repente futuramente vou colocar a disco adaptado !
que vídeo daora cara, freio a disco perfurado é vida, já caí em uma bros freio a tambor frio pq necessitei parar rápido, em vez do freio vir, fiquei quase sem freio e apertei mais ainda, o resultado foi do nada o freio da frente ter travado. Nunca mais andei com moto freio a tambor kkkkk
Aumentar largura do pneu (e roda) da frente ajuda na frenagem (eu acho), porém, não acho que ajuda na "estabilidade" igual muitos dizem (lenda)... e pra mim torna a moto pior em curvas... . Falando em freio a tambor me veio à mente aquelas café racer com aqueles enormes tamborzão da época com dupla haste de acionamento... coisa linda!!!
Se fosse para escolher eu prefiro abs na roda traseira, ando vendonalgumas motos com abs dianteiro, mas meu problemas sempre foi travar o traseiro, o dianteiro nunca foi problema. Hj tenho uma com abs nas duas e ajuda demais, nao fico mais sem pq na emergencia para muito antes. Tipo quando agenre ta rapido demais, quando aparece alguma coisa na frente, sempre alicatava e o teaseiro ia travado embora enquanto ia modulando o dianteiro e a distancia de frenagem ia pra o espaço. Ja com abs da ate um pouco de medo, nessa mesma situação agente sente que a roda traseira vem soltando, mas mesmo assim para antes.
Mais um ótimo vídeo, assisto todos, já deixei o like, tenho uma dúvida em relação aos tipos de pinças, pois parece que existe um tipo chamado de pinças radiais, sugiro que faça um vídeo dedicado a isso, valeu!
Ótimo o vídeo e o Tema abordado e bem esclarecido especialmente para as pessoas que não conhecem os mecanismos de acionamento e as suas consequências quando acionados. Muito bom ... Valeu ! ! !
meu amigo e qual a vantagem desses novos discos de freio ventilado no chamado "formato margarida" ??eles trazem algum tipo de eficiência extra na manutenção de calor do disco com uso severo?
Uma dúvida que sempre paira entre alguns motociclistas é: O freio a disco só de um lado, provoca desgaste desigual no pneu? freio a disco dos dois lados compensa isso? (pneu dianteiro)
Realmente, eu tive 3 motos com freio a tambor atrás e 1 com freio a tambor nas duas rodas, a diferença na frenagem é surreal! Mas eu confesso que uma café racer com tambor na dianteira é bem estilosa
voce poderia fazer um video sobre aditivos para motos, comprei minha primeira moto e queria cuidar super bem dela, é recomendado usar aditivada, só que nos postos que tem por aqui são horriveis e eu queria fazer a mistura manual, mas não sei nem por onde começar.
Posso fazer sim, mas é um assunto bem complexo, não se tem os dados corretos de cada adtivo, eu costumo colocar adtivada somente em posto que confio, pelas estradas, eu só uso gasolina comum
Fala tds , projetão daquele jeito. Uma ideia, usa a1° corrente soldada em outra parte n hotrod, ainda fico show.... PS qro empina muito esse quadri, valeu tamo junto
No meu caso, o pistão apenas empurra as pastilhas, mas não retornam pra dentro do cilindro, ficam travadas para o lado de fora precionando as pastilhas contra o disco, sabe dizer o pq isso acontece?
Duvida professor, um freio mais potente na frente faz com que a roda trave? por exemplo, tenho uma titan 150 ks com freio tambor, e conversando sobre adaptações o mecanico me disse que existe freio a disco de 1 pistão das Titan ESD e freio a disco de 2 pistões das titan 2012. Mas tive medo de colocar um freio mais forte e a roda travar comigo e eu tomar queda.... por colocar freio mais forte ela fica maisperigosa?
Eu colocaria com 2 pistões, sobre a roda travar, isso pode acontecer em qualquer moto com um bom freio e sem ABS, o segredo é ir acostumado aos poucos com o novo freio, ele sempre será progressivo, então mas com frenagem total o risco de travar sempre existe. Sempre que a roda dianteira travar, é necessário soltar o freio rapidamente que ela recuperar a frente
Opa, eu queria saber o porque os discos de freio perfurado da minha moto estão com ferrugem nos buraquinhos.. Obs= somente utilizo shampoo neutro de qualidade na lavagem da minha moto.
Olá! Sou fã do seu canal, um dos poucos com bom conhecimento técnico. Mas discordo dos 100% da responsabilidade dos freios traseiros em motos com ou sem chuva, pois mesmo com o aumento do risco de travamento, os freios dianteiros das motos são os que param. Um travamento traseiro, por ex, se acontecer, a moto fica totalmente desgovernada, podendo rabear e, como o acionamento é pelo pé, o risco de travar é grande pelo esforço aplicado. O ideal mesmo são os freios ABS e, sem eles, frenagem com os dois, com cautela, evitando o travamento, mas isso só mesmo com prática.
Opa tudo bom, no vídeo quis dizer na chuva e com terra, acredito que não me expressei bem. Na chuva, particularmente, eu evito ao máximo usar freio dianteiro.
@@motosetal e eu evito usar só um, seja o dianteiro ou traseiro, sempre uso os dois, justamente para dividir os esforços evitando o travamento de um deles que, em ambos os caso, é arriscado e perigoso.
@@ibereduval7727ntão a maneira correta de frear a moto é usando os dois mesmo kkk. No meu uso só utilizo apenas o freio traseiro 100% pra jogar o peso da moto pra trás na hora de fazer um balão kkkkK. Tirando isso é somente o dianteiro ou dianteiro e traseiro
video top, bom pelo visto acho que acertei em usar dois freios a disco na dianteira da moto que estou montando nao vei ter muita velocidade mais vai ter peso so o motor tem por volta dos 110 quilos
Vc é foda cara! Mas vou mandar um desafio monte uma moto com apenas peças paralelas, só use peças originais se não existir peças paralelas e originais de segunda mão, eu peço isso pois não acho justo os preços de moto 0 km!
um pouco antes do momento 4.30 foi explicado que a pastilha se movimenta e prende o disco; somente uma das pastilhas se movimenta? se sim; existe a chance do disco quebrar ou empenar por somente um lado ser empurrado?
Bruno, tanto em carros quanto em motos o corpo do pistão é flutuante. Seria algo solto e que se apoia nos pinos guias, sempre vai se auto ajustar. Escrevendo é difícil de entender, procure mais videos sobre pinças de freio e acho que ficara mais claro, o funcionamento do sistema é bem simples, claro nas devidas proporções.
Os pistões entram em contato com as pastilhas que estarão em altíssima temperatura, e o pistão irá transmitir o calor para o fluido. Um freio pode atingir mais de 600 graus celsius de temperatura. O fluido pode aquecer a ponto da mangueira amolecer e se delatar com a temperatura
Vou falar mais sobre o cbs em um video voltado pra sitemas ABS, o CBS combina os freios e isso não é bom, existem momentos em curvas ou com asfalto molhado, com terra ou areia e até mesmo no barro, em que uma triscada ni freio dianteiro a roda trava e a moto cai, com o CBS fica impossível acionar um freio sem o outro entrar junto. Isso tem levado muitas pessoas a queda
Os furos nos discos de freios não são também para acumular ar e criar um coxão de ar quando as pastilhas não estão acionadas para afastar as mesmas do discos deixando ele livre sendo assim mais eficiente para o motor? Eu sempre acreditei nisso.
Eu fiz uma pesquisa, incluindo os próprios fabricantes, não achei essa informação, mas um disco sólido também cria um bolsão de ar, é o princípio da turbina de tesla
Melhor exemplo pra mim é a cg ml vs cg padrão...... odeio freio a disco combinado demais..... tem que bota 1 engenheiro desse anda num barro sabão de bross 160 pra ele ver (foi aí que eu fiquei feliz em ter uma tornado e não ter comprado a bross ) apesar do freio trazeiro da tornado ser uma bela bosta perdendo pra cg 99 ..... mas a tornado tem freio dianteiro excelente em contra partida
O ABS facilita mas quando se tem técnica de frenagem, vc consegue apertar e aliviar o disco com a mão fazendo uma frenagem gradual assim como o ABS, tendo até msm mais controle que o mesmo. (Motos) O ABS por ser um sistema eletrônico, por mais que faça o esquema de frenagem gradual, o piloto pode estranhar o que ele está fazendo e isso acabar atrapalhando na frenagem ao invés de ajudar. Por isso que na maior das motos ABS combinados tem a opção de desligar tanto a combinação quanto o ABS, assim como ajustar o nível
Cara, ele tá certo, meus freios estão em ordem, o dianteiro fica limitado totalmente ao pneu, se exigir demais ela trava a roda, já travei 2 vezes o dianteiro, só não cai porque a inclinação da bengala ajuda ele recuperar da saída de frente rapido kkk Quem diz que freia, não esta acostumado com motos com melhor freio kk
vc esqueceu de mostra o freio a tambor de moto como e o funcionamento sendo 100% mecanico sem depender de burrinho igual carro so precisar de alavanca no freio e esqueceu tambem que freio a disco dura menos freio a tambor dura o dobro
Muito bom vídeo, como sempre. Mas, apenas para contribuir, existem ainda 3 detalhes que não foram mencionados e que mudam muito a eficiência do freio a disco: 1-O posicionamento da pinça radial ao invés da axial; 2-A mangueira com trama de aço (aeroquip) ao invés da mangueira de borracha somente; 3-O ABS (sistema anti-bloqueio/travamento) ao invés do tradicional. Neste último talvez até caiba um vídeo específico e, neste sentido, para efeito de uma comparação mais justa/correta, acredito que vc deveria ter pego uma moto com freio a disco sem ABS para comparar com a Shadow a tambor e depois até comparar com estas duas utilizando a Meteor (c/ com disco e ABS). É apenas uma observação. Grande vídeo e canal!
Você tem razão, não mencionei nada relacionado a posição da pinça, já o aeroquip poderia ter entrado em uma das alternativas para evitar o brake fade, o abs vou fazer um video próprio sobre ele. Muito obrigado pela contribuição
@@motosetalFaltou dizer também sobre os tipos de pastilhas e se o tipo da pastilha muda alguma coisa na frenagem.
Pq eu sinto q as orgânicas férias melhor
@@motosetal poderia fazer um video, se vale a pena adaptar freio a disco na dianteira ou nos dois, traseira e dianteira, tipo de cg 150 titan,
As pastilhas orgânicas são as piores, esquentam e perdem a eficiência e também com a chuva freiam menos, e o desgaste maior. Depois vem a semi-metálica, essa é uma mistura de orgânica e metalizada, já freia melhor e desgaste é menor mas ainda perde um pouco da eficiência em alta temperatura. Acima tem de metal, essa o desgaste é bem menor que as anteriores e a frenagem superior, entre as metálicas tem metálica e as metálicas sinterizadas. E por último e melhor tem as de cerâmica cujo desgaste não é tão superior as metálicas mas a frenagem sim, porque não sofre com alta temperatura devido a cerâmica ter alta resistência a temperatura.
@@fabiovieira2447 puts, muito bem explicado!
Eu vejo algumas pessoas falando sobre de cerâmica, mas nunca botei fé.
Vou comprar de cerâmica na próxima troca, atualmente tô com a semi-metalica, tá acabando bem rápido no meu uso(motoboy)
Vou experimentar essa de cerâmica.
Só uma dúvida, em motos de alta cilindrada, tendo em vista o maior aquecimento do freio, as pastilhas deveram ser sempre metálicas ou de cerâmica, correto?
Esse canal é incrível! Um canal fundamental para todo amante de moto! Que show! Parabéns!
Mais um vídeo excelente! Parabéns!
Ainda desejo ver um vídeo sobre o funcionamento dos câmbios CVT das scooters como PCX, Nmax e também de modelos mais antigos, como da Suzuki Burgman 125 carburada.
Sucesso!
Definitivamente um dos melhores canais para gearheads no UA-cam brasileiro.
Cara eu já sei isso tudo, mais sua didática é tão boa q e prazeiroso rever todos esses conceitos. Parabéns
vc fala sobre diametro não fazer diferença por causa da limitação do pneu mas na verdade faz bastante mesmo o disco original travando a roda. tipo tenho uma rd 135 que uso disco quase com dobro do tamanho original e mesmo o original chegando a travar a roda. o disco maior com a mesma pastilha para muito mais rapido. claro que se no susto vc frear de vez vai travar. mas se tiver sensibilidade pra grudar sem travar e depois sim colocar toda força o pneu não perde aderencia podendo levar o disco até o limite mesmo sendo muito mais potente. aprendi da pior forma quando um cachorro atravessou minha frente e realmente precisei do freio. no fim fiquei muito feliz pois o freio parou totalmente a moto e muito menos tempo do que o original.
Show de bola. Seu canal é muito importante para subir a régua de conhecimento sobre mecânica.
Show de bola, muito interessante !... Tenho uma Fazer YS 250 cc ano 2008 com freio dianteiro a disco furado e traseiro a tambor, o freio traseiro a tambor é muito eficiente na minha moto, mas de repente futuramente vou colocar a disco adaptado !
que vídeo daora cara, freio a disco perfurado é vida, já caí em uma bros freio a tambor frio pq necessitei parar rápido, em vez do freio vir, fiquei quase sem freio e apertei mais ainda, o resultado foi do nada o freio da frente ter travado. Nunca mais andei com moto freio a tambor kkkkk
Realmente, o tambor não tem muita precisão e dependendo da situação ele trava sem avisar
Vídeo incrível, agora consegui entender por qual motivo existe dois discos no freio dianteiro ! 🙏🏽
Aumentar largura do pneu (e roda) da frente ajuda na frenagem (eu acho), porém, não acho que ajuda na "estabilidade" igual muitos dizem (lenda)... e pra mim torna a moto pior em curvas...
.
Falando em freio a tambor me veio à mente aquelas café racer com aqueles enormes tamborzão da época com dupla haste de acionamento... coisa linda!!!
Ótimo vídeo! Para complementar acredito que fará outro vídeo falando do ABS e controle de tração
Parabéns! Merece muito like 👏👏👏
Faz um vídeo explicando os freios ABS EBD e combi brake "CBS" da Honda e UBS da Yamaha
Melhor canal disparado em nível de didática.
Se fosse para escolher eu prefiro abs na roda traseira, ando vendonalgumas motos com abs dianteiro, mas meu problemas sempre foi travar o traseiro, o dianteiro nunca foi problema. Hj tenho uma com abs nas duas e ajuda demais, nao fico mais sem pq na emergencia para muito antes. Tipo quando agenre ta rapido demais, quando aparece alguma coisa na frente, sempre alicatava e o teaseiro ia travado embora enquanto ia modulando o dianteiro e a distancia de frenagem ia pra o espaço. Ja com abs da ate um pouco de medo, nessa mesma situação agente sente que a roda traseira vem soltando, mas mesmo assim para antes.
Mais um ótimo vídeo, assisto todos, já deixei o like, tenho uma dúvida em relação aos tipos de pinças, pois parece que existe um tipo chamado de pinças radiais, sugiro que faça um vídeo dedicado a isso, valeu!
Ótimo o vídeo e o Tema abordado e bem esclarecido especialmente para as pessoas que não conhecem os mecanismos de acionamento e as suas consequências quando acionados.
Muito bom ... Valeu ! ! !
É só na espera!!
Tem alguns vídeos sugerindo a troca do freio da intruder 125 pelo freio da Yes
canal sensacional parabéns camarada!
Fala meu caro. Depois complementa esse vídeo falando dos freios ABS e combinados. Um abraço daqui de Marília SP.
Tenho ys 2008 odiava o freio tambor traseiro horrível. Foi ai que n guentei mais comprei as rodas da fz , que upgrade ❤
meu amigo e qual a vantagem desses novos discos de freio ventilado no chamado "formato margarida" ??eles trazem algum tipo de eficiência extra na manutenção de calor do disco com uso severo?
Parabéns pelo excelente trabalho 👏👏👏👏
Conteúdo toppp!!!!
bela aula professor
Ótimo vídeo 👏👏👏
O que acha de um vídeo falando sobre as diferenças entre "taxa de compressão X taxa estequiométrica" que tanta gente acaba misturando
Ótimo vídeo cara 👍💪
Uma das partilhas sempre fica encostada no disco? Aí quando o freio é acionado, a outra partilha encosta tbm no disco pra fazer a frenagem?
ótimo vídeo como sempre; forte abraço.
Faltou o falar sobre o disco flutuante.
Ótimo vídeo! Parabéns!
Uma dúvida que sempre paira entre alguns motociclistas é: O freio a disco só de um lado, provoca desgaste desigual no pneu? freio a disco dos dois lados compensa isso? (pneu dianteiro)
Minha Max é freio à disco com ABS , não tem como comparar com tambor , é muito, mas muito + eficiente o disco !
Realmente, eu tive 3 motos com freio a tambor atrás e 1 com freio a tambor nas duas rodas, a diferença na frenagem é surreal! Mas eu confesso que uma café racer com tambor na dianteira é bem estilosa
Em motos e carros com ABS e freios traseiros a tambor, o ABS atua no tambor? Ou fica somente na dianteira com disco?
E os discos margarida, ou semelhantes. qual a relevância?
Foi muito bom o vídeo
voce poderia fazer um video sobre aditivos para motos, comprei minha primeira moto e queria cuidar super bem dela, é recomendado usar aditivada, só que nos postos que tem por aqui são horriveis e eu queria fazer a mistura manual, mas não sei nem por onde começar.
Posso fazer sim, mas é um assunto bem complexo, não se tem os dados corretos de cada adtivo, eu costumo colocar adtivada somente em posto que confio, pelas estradas, eu só uso gasolina comum
Fala da Husqvarna Nuda, a única moto dois cilindros em linha com a mesma defasagem de Harley (Harley: 45 graus, Nuda: 315 graus)
Fala tds , projetão daquele jeito. Uma ideia, usa a1° corrente soldada em outra parte n hotrod, ainda fico show.... PS qro empina muito esse quadri, valeu tamo junto
No meu caso, o pistão apenas empurra as pastilhas, mas não retornam pra dentro do cilindro, ficam travadas para o lado de fora precionando as pastilhas contra o disco, sabe dizer o pq isso acontece?
Excelente vídeo, mas poderia ter falado dos enormes discos da Buell.
Bem lembrado
Conteúdo excelente
Show!
Imagino como teria sido o teste se fosse a Shadow a disco e a Meteor a tambor hehe
Duvida professor, um freio mais potente na frente faz com que a roda trave? por exemplo, tenho uma titan 150 ks com freio tambor, e conversando sobre adaptações o mecanico me disse que existe freio a disco de 1 pistão das Titan ESD e freio a disco de 2 pistões das titan 2012. Mas tive medo de colocar um freio mais forte e a roda travar comigo e eu tomar queda.... por colocar freio mais forte ela fica maisperigosa?
Eu colocaria com 2 pistões, sobre a roda travar, isso pode acontecer em qualquer moto com um bom freio e sem ABS, o segredo é ir acostumado aos poucos com o novo freio, ele sempre será progressivo, então mas com frenagem total o risco de travar sempre existe. Sempre que a roda dianteira travar, é necessário soltar o freio rapidamente que ela recuperar a frente
*Aproveitando o tema do vídeo: Qual a diferença entre o disco redondo e o disco em formato margarida??*
Dissipação de calor.
Opa, eu queria saber o porque os discos de freio perfurado da minha moto estão com ferrugem nos buraquinhos..
Obs= somente utilizo shampoo neutro de qualidade na lavagem da minha moto.
Muito bom
Eu queria ver mais testes de freiagem 😅 com pista molhada, com peso de garupa, e podia passar um óleo no disco só pra ver onde a moto iria parar 😅😅😅
Olá! Sou fã do seu canal, um dos poucos com bom conhecimento técnico. Mas discordo dos 100% da responsabilidade dos freios traseiros em motos com ou sem chuva, pois mesmo com o aumento do risco de travamento, os freios dianteiros das motos são os que param. Um travamento traseiro, por ex, se acontecer, a moto fica totalmente desgovernada, podendo rabear e, como o acionamento é pelo pé, o risco de travar é grande pelo esforço aplicado. O ideal mesmo são os freios ABS e, sem eles, frenagem com os dois, com cautela, evitando o travamento, mas isso só mesmo com prática.
Opa tudo bom, no vídeo quis dizer na chuva e com terra, acredito que não me expressei bem. Na chuva, particularmente, eu evito ao máximo usar freio dianteiro.
@@motosetal e eu evito usar só um, seja o dianteiro ou traseiro, sempre uso os dois, justamente para dividir os esforços evitando o travamento de um deles que, em ambos os caso, é arriscado e perigoso.
@@ibereduval7727ntão a maneira correta de frear a moto é usando os dois mesmo kkk. No meu uso só utilizo apenas o freio traseiro 100% pra jogar o peso da moto pra trás na hora de fazer um balão kkkkK. Tirando isso é somente o dianteiro ou dianteiro e traseiro
@@ibereduval7727 na verdade são 3 freios, o freio a motor ( no caso da CG é o que salva).
video top, bom pelo visto acho que acertei em usar dois freios a disco na dianteira da moto que estou montando nao vei ter muita velocidade mais vai ter peso so o motor tem por volta dos 110 quilos
Está montando uma moto? Que show! Como é o projeto?
@@motosetal motor de Fusca câmbio gol bx roda dianteira da cb 450 sr com dois freios a disco, estou montando aos poucos conforme consigo as peças.
@@TheMagaiver40 Que legal! Se for do seu interesse posta os vídeos do projeto, seria muito legal ver
@@motosetal sim pretendo postar quando terminar
Vc é foda cara! Mas vou mandar um desafio monte uma moto com apenas peças paralelas, só use peças originais se não existir peças paralelas e originais de segunda mão, eu peço isso pois não acho justo os preços de moto 0 km!
um pouco antes do momento 4.30 foi explicado que a pastilha se movimenta e prende o disco; somente uma das pastilhas se movimenta? se sim; existe a chance do disco quebrar ou empenar por somente um lado ser empurrado?
Bruno, tanto em carros quanto em motos o corpo do pistão é flutuante. Seria algo solto e que se apoia nos pinos guias, sempre vai se auto ajustar. Escrevendo é difícil de entender, procure mais videos sobre pinças de freio e acho que ficara mais claro, o funcionamento do sistema é bem simples, claro nas devidas proporções.
Eu considero quase um crime motocicletas acima de 100cc nos dias atuais sair da fábrica com freio dianteiro a tambor.
Como que o fluido de freio pode esquentar se ele nao entra em contato direto com o disco super aquecido?? Valeu!!
Os pistões entram em contato com as pastilhas que estarão em altíssima temperatura, e o pistão irá transmitir o calor para o fluido. Um freio pode atingir mais de 600 graus celsius de temperatura. O fluido pode aquecer a ponto da mangueira amolecer e se delatar com a temperatura
Poderia explanar melhor a questão de não ser a favor de freio combinado? CBS seria ruim então?
Vou falar mais sobre o cbs em um video voltado pra sitemas ABS, o CBS combina os freios e isso não é bom, existem momentos em curvas ou com asfalto molhado, com terra ou areia e até mesmo no barro, em que uma triscada ni freio dianteiro a roda trava e a moto cai, com o CBS fica impossível acionar um freio sem o outro entrar junto. Isso tem levado muitas pessoas a queda
Vc só esqueceu de falar sobre os tipos de pastilhas, discos e fluídos de freios, o que muda muito a frenagem.
Opaaaaaaaaaaa cheguei !
Mas a minha nem passa dos 120 e tinha dois freios adisco na frente, hoje eu uso somente um pós da muita manutenção...
Qual a sua?
@@motosetal Loncin 250 o mesmo motor da intruder 250, tudo numa boa...
Freio tambor é a peste
Os furos nos discos de freios não são também para acumular ar e criar um coxão de ar quando as pastilhas não estão acionadas para afastar as mesmas do discos deixando ele livre sendo assim mais eficiente para o motor? Eu sempre acreditei nisso.
Eu fiz uma pesquisa, incluindo os próprios fabricantes, não achei essa informação, mas um disco sólido também cria um bolsão de ar, é o princípio da turbina de tesla
Então discos pequenos travam rodas a 80 , discos grandes travam rodas a 160
"Todo corpo tende a permanecer em repouso até que uma forrça atue sobre ele."
Freios a tambor já deveriam ter sido proibidos 😅
Melhor exemplo pra mim é a cg ml vs cg padrão...... odeio freio a disco combinado demais..... tem que bota 1 engenheiro desse anda num barro sabão de bross 160 pra ele ver (foi aí que eu fiquei feliz em ter uma tornado e não ter comprado a bross ) apesar do freio trazeiro da tornado ser uma bela bosta perdendo pra cg 99 ..... mas a tornado tem freio dianteiro excelente em contra partida
Tem um cara no trabalho que diz que abs é pior, mal ele sabe que frenagem quando derrapa freia menos
O ABS facilita mas quando se tem técnica de frenagem, vc consegue apertar e aliviar o disco com a mão fazendo uma frenagem gradual assim como o ABS, tendo até msm mais controle que o mesmo. (Motos)
O ABS por ser um sistema eletrônico, por mais que faça o esquema de frenagem gradual, o piloto pode estranhar o que ele está fazendo e isso acabar atrapalhando na frenagem ao invés de ajudar. Por isso que na maior das motos ABS combinados tem a opção de desligar tanto a combinação quanto o ABS, assim como ajustar o nível
@@joaquimrabello3695 numa situação de emergência não dá pra pensar em freio correto
Uso moto pequena mais não gosto de freio a disco na traseira
Chopper tem disco nas duas rodas. Olha aí a razão!
Chopper road? Uma moto mais do que excelente e com notor valente e robusto
Eu acho uma sacanagem a honda lançar moto sem freio a disco na dianteira até hoje
Fala galera beleza 😊
como o amerikano de arake sempre diz em seus vídeos, shadow é um tanque de guerra que não freia🤘🏻😆
Cara, ele tá certo, meus freios estão em ordem, o dianteiro fica limitado totalmente ao pneu, se exigir demais ela trava a roda, já travei 2 vezes o dianteiro, só não cai porque a inclinação da bengala ajuda ele recuperar da saída de frente rapido kkk Quem diz que freia, não esta acostumado com motos com melhor freio kk
Ahhh
Assistir mais tarde
Booa!
Freio a tambor já devia ter sido extinto a muito tempo
vc esqueceu de mostra o freio a tambor de moto como e o funcionamento sendo 100% mecanico sem depender de burrinho igual carro so precisar de alavanca no freio e esqueceu tambem que freio a disco dura menos freio a tambor dura o dobro
Também não gosto de freio combinado
huum ACF estava certo afinal !
O ACF? O que ele falou sobre isso? O cara é muito bom
Nunca freie seus vídeos.
Maravilhoso o trocadilho! Kkk show demais! Kkkk
tambor nem deveria existir mais
Ótimo vídeo 👏👏👏
Ótimo vídeo!