Explicar o certo pra quem não quer entender e como falar p uma parede... grande parte dos brasileiros, nunca vão entender nada, entendem em contar vantagem
Moto top tem mais de 70% do torque disponível a 1800 rpm lembrando que a marcha lenta dela é 1350 . Quem já teve sabe que a moto está sempre pronta. Não importa a ladeira com garupa ou sem ela arranca bem
@@Henrique-wj7ys só uma pequena correção. O motor da Xt660 com refrigeração líquido não é uma evolução do motor 660 a ar da série anterior. O 660 a ar de fato evoluiu do 600 que veio do 500cc da década de 70. O 660 refrigerado a liquido veio da Minarelli italiana. Recentemente a Yamaha comprou a Minarelli. Ainda assim essa Yamaha é uma legítima japonesa: - suspensão marzochi (italiana) - radiador austríaco - injeção Bosch (alemã) - rodas italianas - motor Minarelli (italiano) - Projeto Honda Itália (????tilt????)
Pra quem e apaixonado por motocicleta, esse e um ótimo conteúdo. Tem muitos leigos e ignorante que nao conhece de motores de motos e nem sua proposta e acabam falando besteira. Parabéns amigo pelo conteúdo.
FALCON 400 tbm tem dua SAIDAS de escape, porem se unem e vira um só, com certeza a yamaha fez isso por estetica, AFINAL essa moto com dois CANOS fica LINDA
@@GOSMTV tem duas saídas por causa do fluxo, olha a cindrada , tamanho do pistão , se for fazer só uma saída imagina o tamanho do cano de escape, por isso duas saídas
Mais do que estilos de moto, sou vidrado em motores e suas arquiteturas. Seu canal é referência absoluta pra mim no assunto. Ótimo trabalho, como sempre.
Rapaizzz, essa 660 era meu sonho. Foi procurando ela que encontrei minha ex BMW G650-GS. Uma moto análoga, com uma proposta levemente diferente, menos voltada para o Off que a XT, mas ainda possibilitando uma brincada na terra. Não me arrependo. Além de ser mais acessível financeiramente, o banco era mais confortável para longas viagens. Dois magníficos exemplos de motos Big Single. Aquele abraço daqui de Marília SP.
3 місяці тому+6
G650 GS é uma moto fora da curva em todos os sentidos, ela é uma monocilíndrico muito bem acertada.
Tive xtz 125, xtz 250x, xt 660r, bike motorizada, mt07 e agora mt09 junto com xtz 250 Lander modelo raiz, a melhor época da minha vida foi com a xt 660r, brincando com as 600cc da época, quando tiver a xt 660r não me faltava nada, pura diversão!
Parabéns seu canal é de muito conhecimento sou mecânico de auto e vc explica perfeitamente as diferenças entre torque, cilindradas, potência, gosto muito dos seus conteúdos, e sim vc tem toda razão sobre explicar para muitos as diferenças entre motores , parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿 sucesso sempre 🙏🏿
Cara, a XT mora no meu coração, é uma moto única e exclusiva, que outra opção temos de uma big single, trail, de produção nacional e fácil de manter? A MT03 660 é ainda mais exclusiva, pela quantidade limitadíssima que tivemos aqui no Brasil. A Falcon 400, apesar de não ser uma big single, também tem 2 saídas de escape. E obrigado pela menção meu querido, grande abraço!!
Top demais,falou tudo! Infelizmente explicar força torque e velocidade final e proposta de motor é muito dificil para pessoas que acham que cilindrada é tudo e se esquecem que cada projeto mecanico é estudado para entregar um resultado diferente para cada público.
A XLX 350R, XLX 250, Sahara antiga e Falcon, embora não tivessem 2 escapes, tinham 2 coletores saindo de um único cilindro. Até hoje me perguntava o pq disso. Valeu a explicação.
Xt 660 é Um Sonho de Consumo mesmo... É uma das Motos que o Grupamento RAIO Ce usou no Início de sua Gloriosa História ❤❤❤ ... Uma EXPETACULAARRR MÁQUINA... Com uma Força Inconfundível ❤❤❤ Mesmo que Demore... AINDA TEREI MINHA 660 🙌🏻♥️📿
Quando foi lançada a XT 600? A exceção foi a XT600, lançada em 1984 - ela foi fabricada por quase 20 anos, até 2003. Foi com a XT600 que a Yamaha deu início a uma de suas linhagens mais emblemáticas: a Ténéré, inspirada pela região de mesmo nome no sul do Deserto do Saara - onde está a árvore mais isolada do mundo, a Árvore do Ténéré.2 de abr. de 2021
A xt600 e 660 marcaram minha vida. Acelera-lá em baixa rotação era a melhor forma de sentir como era braba. Sentia-se perfeitamente a ignorância da combustão monocilíndrica.
Essa moto já foi meu sonho, mas não tive o prazer de ter uma. Já vi muita gente indo para o Ushuaia com ela, inclusive dois amigos fazendo toda a América do Sul. A moto é indestrutível, é o básico do básico, nem marcador de nível de combustível tem, mas se o foco é confiabilidade e durabilidade seria bom considera-la.
Seu conteúdo é de altíssima qualidade técnica e visual, a oratória é precisa! Pena que o bostileiro médio, fã de motor de CG girador, não está preparado pra isso. Parabéns pelo belo trabalho!
Video muito bom. Salve os Big Singles! Quase comprei uma XT660 ou a Tenere 660, por causa desse motor. Mas na época conheci uma moto que na minha opinião é superior a 660, que foi a BMW 650. Inclusive seria muito bom um vídeo falando desse motor 652cc da Rotax que a BMW e várias outras montadoras usaram na época. Motor muito surpreendente, só quem teve a oportunidade de comparar e andar com ambas as motos sabe como é.
Pilotei a versys e a xt.. meu coração foi da versys. Motivo: marca combustível, não treme tanto, boa aerodinâmica em alta velocidade, banco largo confortável... pro meu uso foi a moto perfeita
Tenho uma XT 660 desde 2018, de .longe a melhor moto quue ja tive, a moto ja rodou. Mais de 6 Estados e oi DF está com 105.000 kms, a moto é inquebrável, até trilhas mais abertas. Mas cheias de obstáculos buracos e degraus ela aguenta e ja brinquei com ela ate em pista de . motocross..... A moto é feita pra ser brutal.
@@israelsouza5429 isso é básico né, não deu nada além disso até hoje, com mão de obra de um bom mecânico vai gastar pouco mais de mil, sem os pneus...., mas tudo isso depende do dono quer fazer de qts em qts kms? Troca tudo ou só o que necessita e por aí vai.....
Seus vídeos são ótimos, detalha muito, algo que para analisar analiticamente (matemática) daria muito trabalho e equações diferenciais parcias para serem resolvidas em software
To casado com uma XT660 2005 a bastante tempo, coloquei susp invertida de F800 GS e escape de aluminio unificado p reduzir peso, melhor moto, ja viajei bastante com ela.
Cara o barulho da xt e icônico e único, quando chega na lenta se vc não ver com os olhos só escultar o som com certeza vai acreditar que um helicoptero está pousando.
Que vídeo top, quanto aprendizado, e muito obrigado pela paciência de explicar cada detalhe. Ganhou mais um inscrito. Infelizmente no Brasil é difícil explicar a diferença entre cilindradas iguais mas c propostas diferentes.
Cara muito legal o vídeo... Um dia tive que explicar para um amigo que a XT 660 tinha somente 1 cilindro.. Ele estava conviquito que a XT tenho era bicilíndrico... Acabei de compartilhar o vídeo com ele..
Entendimento sobre mecânica, isso ainda é um tabu para grande maioria dos brasileiro. Isso leva a escolha erronea da moto para proposta desejada, levando em consideração somente a cilindrada da moto como fator determinante. 🧠🦠
Top demais! Compartilhei o vídeo no grupo da MT660! Se o membro do canal não participa, vale a pena. Mando o link pra ele! Esse motor é muito divertido, com a moto sempre disposta desde as menores rpms! Abraço!
Estou estudando motores monocilíndro para um projeto futuro, parecido com a BISON 2000 e seu vídeo ajudou muito a entender pelo assunto, muito obrigado pelo vídeo, deus te abençoe (ajudou muito mesmo)
Excelente explanação, eu amo motos big-singles e tenho uma Ténéré 660 2014 já com 110 mil kms rodados que nunca deu qualquer problema, só alegrias e ótimos serviços prestados nas minhas aventuras pelos interiores remotos de pequenas cidades e vilas com estradas vicinais e de terra por Minas Gerais. Antes tive uma XT-660 e, antes ainda, uma XT-600, também um DR-650 que foi uma das melhores motos que eu já tive pela inigualável e insuperável equação de peso/potência. Eu sempre terei uma big-single na minha garagem, não tem moto mais versátil e divertida para o que eu gosto de fazer. Tenho tbm uma GS1200 AC que eu amo, mas para cada 5 vezes que eu saio para as minhas aventuras 4 vezes é com a Ténéré 660. Conheci a nova Ténéré 700 e amei, até pensei em trocar a minha T660 pela nova T7, mas receio que, embora a T7 seja, talvez, a melhor big-trail que possa existir, ela não tem as graças e características únicas que só uma big-single oferece. A minha vontade é que a Yamaha desenvolvesse uma nova big-single moderna de comando de válvulas DOHC de cursos variáveis (como nas KTM) que seria como um relógio Rolex em termos de funcionamento e performances. Enquanto isso eu vou, e não posso ficar sem, é curtindo e mantendo os cuidados como que de um bebê a minha Ténéré 660 (branca como essa do vídeo) para que ela e eu possamos ainda nos aventurarmos por mais uma centena de milhares de kms por esse brasilzão afora. Amo a minha Ténéré 660.
@@mateusbicalho9148 A DR-650 é a big-single mais divertida que existe porque a relação peso/potência dela é excepcional e única, é levíssima ao extremo. Pena que ela não é atualizada há mais de 30 anos e sendo ainda produzida sem nenhuma atualização mecânica, não mudaram nela nem um parafuso desde o lançamento e continua sendo carburada, só mudaram o grafismo, mas é uma moto que eu compraria 0km com toda certeza se a Suzuki ainda a oferecesse no seu portfólio. Nos EUA o preço dela é de 7 mil dólares.
Tenho um colega que tem uma Ténéré 660, a versão mais "bombada" da XT, já que a XT parece ser bem magrela. Essa moto era o sonho dele desde a Ténéré 250 que ele tinha. A moto é muito boa, ele fazia muitas viagens nela, agora deve ter parado por conta do filho dele ter nascido. Alias, a medição do nível de óleo dela não é feita simplesmente puxando a vareta do óleo, por conta desse sistema do carter. Não da para levar ela em qualquer lugar se não um desavisado pode vir e dizer que a moto está com o nível do óleo baixo.
eu tive uma chinesa Green Sport 150 que possuia 2 saida de escape e dois escapamentos para um único cilindro de 150cc (o mesmo da Titan) e sim, o motor respondia muio bem mesmo com baixíssima motência, é um recurso interessante para melhorar o desempenho apesar do ganho de peso - meiota é um tratorzão sonho de consumo !
A XT 600E, chegou ao Brasil em 1993, vinha desmontada e era montada aqui na fábrica da Yamaha, tive uma 1994 por 8 anos, e tenho saudades, velocidade máxima de 180km/h (no velocímetro ), com seu motor japonês, em 1997 foi nacionalizada e o motor perdeu muito em torque real, e a velocidade final dificilmente chegava às 160km/h, e a ciclística tbm, pois sua distância entre eixos foi reduzida, e assim perdeu em estabilidade, mas esse motor monocilíndrico já era utilizado desde 1988 na nossa Ténéré nacional, até 1992, o motor na ocasião era importado tbm, tive uma Ténéré 1991 e me lembro que a roda dianteira flutuava facilmente nas arrancadas, hj de lembrança só me sobrou o pistão que substitui da XT e uso de cinzeiro.
Hoje em dia, todo mundo é especialista em coisa nenhuma e suas fontes são aquelas que reforçam suas próprias convicções. Parabéns pelos ótimos vídeo técnicos.
Otimo video e canal, o que foi citado sobre comparaçao de hornet e xt é verdade, pessoas e canais comparando as duas eu nem levo a serio é obvio que so faz isso quem nao entende nada de motores
Cá em Portugal temos esse motor na moto 4 Yamaha raptor 700 pode ter diferenças mínimas de curso por ex. Mas o motor é igual. Creio que é das mais fortes do mercado ainda nas versões desportivas. Em relação ao ronco, se tiver escape desportivo manda um berro… até faz chamas
Na minha concepção sobre as duas saídas de escape acredito se dá a o fato de que se fosse usado só um duto de saída assim o mesmo seria num diâmetro muito grande aí se fazer o cálculo de diâmetro e dividir por dois fica melhor dimensionado , exemplo se o duto e escape teria de ser 5polegada de diâmetro seria mais interessante dividir e fazer 2 saída com 2.5polegada cada
A ideia faz faz sentido, mas o cálculo está errado, quando você vai fazer esse tipo de medida se usa a área do tubo e não diâmetro, imagina os dois escapes de 2,5pol um do lado outro, dois círculos e agora coloca dentro do círculo de 5pol, olha o tanto de espaço que vai faltar, em cima e em baixo fora os cantos, teria que ser dois escapes de mais de 3pol
@@viniciuszero9134 isso mesmo amigo só dei um exemplo esdrúxulo pra simplificar o entendimento de pessoas mais leiga ,e claro que os cálculos se implica em algo bem mais complexo do que o mencionado
Tenho uma tenere 660 quando tô na estrada e fecho a viseira entro no meu mundo as vezes digo (que delicia de moto) é uma moto totalmente sensorial vc sente que tudo depende de você tenho desde 2017 só alegria tem os chorões que reclamam de vibração mas vale o torque na hora sem tá trabalha do marcha
Faz um vídeo, explicando motores preparados, em especial das CG, onde tem muitas opções, e poucas explicações. Por exemplo, 3mm, 4mm. Curso pinado, etc
A tenere q eu tive puxava fusca facil facil kkkkk , fora o som do motor com escape sarachu . Juntando isso a minha juventude na epoca vou te falar( era bom demais) a moto pra min era foda . O pessoal me conhecia como o Alemao da tenere kkkkk. Abraco
Salve Sugestão de vídeo: falar do motor e comando da Falcon que também é um mono com dupla saída. Alguns até colocam dois escapamentos pra parecer a 660
Nunca tive moto e eu era louco para ter uma, mas ao longo dos anos vendo muitos acidentes de motos quase que diariamente, no trajeto que eu faço de casa para o trabalho e vice-versa, deixei de gostar de motos e tenho até medo de chegar perto de uma. Mas a moto que eu admiro muito e teria vontade de possuir seria a Yamaha XT660R. Acho essa moto muito linda e robusta. E como foi comentado no vídeo que tem uma galera que comparou XT660R com Hornet 600 e falar que a XT660R é manca, esse povinho que se diz ser "pilotos" de verdade tem que entender que são motos para propostas diferentes. A Hornet 600 é moto de estrada e para velocidade, enquanto que a XT660R é uma moto para força e de uso misto. Eu já vi muita gente dizer também que as Harley Davidson custom são muito mancas, mesmo as de altas cilindradas, porque não tem velocidade kkkkkkkkkkkkkk. Motos Custom não foram feitas para alta velocidade, são motos de cruzeiro, para você curtir a viagem em velocidades médias e com torque disponível em baixas e médias rotações. Esse povinho CGzeiro "evoluído" é complicado! Kkkkkkkk.
Ah meu amigo, vc precisa dar uma chance pras 2 rodas, é um mundo maravilhoso, basta dirigir com prudência, tenho certeza que vai se arrepender de não ter feito antes, desejo muito que venha para esse mundo maravilhoso! Obrigado pelo comentário!!
Vale a pena comentar que não apenas a XT 660 tinha 1 cilindro e 2 escapamentos: a não menos famosa Honda Falcon 400 também tinha essa mesma solução. A propósito, tem muita moto chinesa e indiana que ainda hoje uma uma "réplica" desse famoso motor de 400cc: motos com o mesmo motor da Honda XR 400 / Falcon 400 (ver também Honda CB400SS e Honda GB500): - Bristol Classic 400 = Herald Classic 400 = Hartford UK 450 Retro (Taiwan) - CMC XY 400 (carburator) --> não confundir com a CCM Motorcycles (England) - Genuine G400C (fuel injection) - Herald Classic 400 = Bristol Classic 400 = Hartford UK 450 Retro (Taiwan) - Mash "Five Hundred" 400cc / Roadstar (fuel injection) --> a SWM também usa esse motor → França - SWM Classic 400 → Itália - Shineray (fábrica em Pernambuco) XY 400 / XY 400 GY / Kougar K 400R / Motostar (carburator) - Stallions Motors SM-400 ou CT-400 (2016-2018)
Gosto muito dessa moto, justamente pelo torque de sobra em baixa, só não tenho ela por alguns fatores, primeiro é o preço pedido nelas, segundo é achar uma em bom estado, principalmente a Tenéré 660, e por ultimo é o valor do seguro, pois elas infelizmente são bem queridas pelos amigos do alheio.
Gosto bastante dessa moto pela estética, torque e etc, a única coisa que me incomoda um pouco é a vibração, no caso da Ténéré 660 as carenagens se quebram com a vibração
eu cheguei a pilotar a versao 600 ,.. é realmente um trator ,.. bastante torque e andava bem , batendo 180 kmh facil ,.. curiosamente os 660 ,.. nao forao tao bem aceites ,.. e ao ver o video ate acredito q tenha sido a 1-fase com 5 valvulas ,..ainda assim longe de ser mau motor , mas dava alguns stresses tanto que esse motor saiu tbm num atv desportivo ,.. e pouuco depois saiu um outro atv mas com 700cc ,. curiosamente um motor pouco falado ou conhecido mas tido como muito melhor q o anterior ,.. neste modelo yamaha raptor 700 e raptor 660 ,..mas ambos poderosos ,..mas o 700 cc debitava mais potencia ,.. acho q na epoca seria o atv desportivo ,.. mais potente ,..
Fala pessoal! Agradecimento ao Canal da WE MOTOS pelas imagens da xt660 na loja e tmb ao Rhullyo, membro do canal que comentou sobre fazer esse vídeo!
Como sempre um excelente vídeo!
Excelente vídeo e excelente assunto hahah
Cara faz um vídeo sobre a BMW G650 GS, baita motor e pouco falado aqui no Brasil.
Explicar o certo pra quem não quer entender e como falar p uma parede... grande parte dos brasileiros, nunca vão entender nada, entendem em contar vantagem
Moto top tem mais de 70% do torque disponível a 1800 rpm lembrando que a marcha lenta dela é 1350 . Quem já teve sabe que a moto está sempre pronta. Não importa a ladeira com garupa ou sem ela arranca bem
@@Henrique-wj7ys é sonho a meiota
De verdade tratorzaooooo❤
@@Henrique-wj7ys esse é meu tipo de motor preferido! Motor com torque em baixa!
@@Henrique-wj7ys só uma pequena correção.
O motor da Xt660 com refrigeração líquido não é uma evolução do motor 660 a ar da série anterior.
O 660 a ar de fato evoluiu do 600 que veio do 500cc da década de 70.
O 660 refrigerado a liquido veio da Minarelli italiana. Recentemente a Yamaha comprou a Minarelli.
Ainda assim essa Yamaha é uma legítima japonesa:
- suspensão marzochi (italiana)
- radiador austríaco
- injeção Bosch (alemã)
- rodas italianas
- motor Minarelli (italiano)
- Projeto Honda Itália (????tilt????)
Essa deixou um monte de órfão qdo saiu do mercado, inclusive eu! 😪
A intruder 250 tem esse mesmo sistema, porém se unem no coletor. O engracado era o pessoal achando que a intruder era bicilindrica
Disseminar cultura no Brasil é um trabalho hercúleo! Parabéns pelo conteúdo, cada vídeo é tsunami de conhecimento!
Com certeza essa foi a moto que mais me assustou ate hoje, torque, leveza e precisão,moto fenomenal para seu propósito
@@wallacebenj anda na MT 07
@@HenriqueRodrigo-u4h anda na bandit 1250 11,9 de Tork a 3 mil rpm kkkk pode colocar XT e MT junto .
@@BrunoRicardosred1000kkkk...Com certeza, imagina a Bking com quase 14kgfm de torque, se é loco!
90% do sucesso da XT66 se dá aos exclusivos e icônicos dois escapes .. grande sacada ! Parabéns aos engenheiros! Dois escapes simples e bem feitos.
Xlx 250 e 350
Esse escape da XT é muito marcante, quando vi pela primeira vez eu tive certeza q eram 2 cilindros kkkk nunca tinha visto uma moto assim
Eu Amo a minha XT600, uso no dia a dia, cuido muito bem, só alegria. Abraço
Estou no aguardo meu amigo. Tenho utilizado seus vídeos em aulas do Senai-Al, obrigado por este grande serviço!
Já utilizei os vídeos dele também no Senai-AL, em pão de açúca
@@williantenorio8751 ESSS VÍDEO TEM 1 DIA POSTADO ... O SEU COMENTÁRIO TEM 2 DIAS ... !
CONSEGUI EXPLICAR ISSO ... ? 🤣🤣🤣
Pra quem e apaixonado por motocicleta, esse e um ótimo conteúdo. Tem muitos leigos e ignorante que nao conhece de motores de motos e nem sua proposta e acabam falando besteira.
Parabéns amigo pelo conteúdo.
Melhor big trail de todos os tempos
a tenere 660 neh
@@zktu eita
FALCON 400 tbm tem dua SAIDAS de escape, porem se unem e vira um só, com certeza a yamaha fez isso por estetica, AFINAL essa moto com dois CANOS fica LINDA
@@GOSMTV tem duas saídas por causa do fluxo, olha a cindrada , tamanho do pistão , se for fazer só uma saída imagina o tamanho do cano de escape, por isso duas saídas
@@giovanicasagranda1917 Cara eu sei, to falando pra dar exemplo pro video né
XT 660 uma moto Imponente. Parabéns por nos proporcionar essa aula ..
Tive uma MT 03 2008 com esse motor, e foi uma das minhas melhores motos, era uma delicia andar com ela. Um verdadeiro trator
Mais do que estilos de moto, sou vidrado em motores e suas arquiteturas. Seu canal é referência absoluta pra mim no assunto. Ótimo trabalho, como sempre.
Assino embaixo! Sou fã de motores e este é meu canal favorito! Conteúdo sem igual no Brasil.
é o tipo de canal q n enjoa de assistir
Essa moto é um sonho... uma Pena a Yamaha ter tirado de linha... pessoalmente o som e excepcional 😅
Amigo leis de emissão infelizmente matou todos os motores bons e resistentes
Já tive uma 660 desta é muito legal e não quebra!
Quebra a 3 kkk tive uma e tive esse b.ó , mas tenho saudades do torque dela .
Rapaizzz, essa 660 era meu sonho. Foi procurando ela que encontrei minha ex BMW G650-GS. Uma moto análoga, com uma proposta levemente diferente, menos voltada para o Off que a XT, mas ainda possibilitando uma brincada na terra. Não me arrependo. Além de ser mais acessível financeiramente, o banco era mais confortável para longas viagens. Dois magníficos exemplos de motos Big Single. Aquele abraço daqui de Marília SP.
G650 GS é uma moto fora da curva em todos os sentidos, ela é uma monocilíndrico muito bem acertada.
Concordo.
Rodei 70 mil km com a minha.
É muito econômica: rodando de boa srm garupa faz 28 km/litro.
Realmente a Gs 650 entrega muito do que um piloto procura...muito confortável a pilotagem..e a ciclística muito boa tbm
Tive xtz 125, xtz 250x, xt 660r, bike motorizada, mt07 e agora mt09 junto com xtz 250 Lander modelo raiz, a melhor época da minha vida foi com a xt 660r, brincando com as 600cc da época, quando tiver a xt 660r não me faltava nada, pura diversão!
show demais! espero que a lendária xt600 seja mencionada também 😆
Tenho uma Xt 600 96 e uma MT 03 660, apaixonado pelo torque das duas. Não vendo e nem empresto.
tá certo, tem que valorizar as máquinas
Boooaaa! Também tenho uma MT660, bruta demais! Faz parte do grupo de whats dela? É bem legal, acho muito útil
@@humbertotavelabissoli7507 Também tenho uma, é uma moto incrível. Passa o grupo aí pra gente Humberto
@@Rickens82 gostei da foto de perfil 👌
@@4ll4n kkkkkkkkk vlw mano
Parabéns seu canal é de muito conhecimento sou mecânico de auto e vc explica perfeitamente as diferenças entre torque, cilindradas, potência, gosto muito dos seus conteúdos, e sim vc tem toda razão sobre explicar para muitos as diferenças entre motores , parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿 sucesso sempre 🙏🏿
Parabéns pelas explicações sobre a XT660 , continua sendo meu sonho de consumo.
Realmente explica essas coisas para quem tem uma visão manca fica difícil, mas vc está fazendo um bom trabalho. Parabéns
Tive a XT660R excelente máquina muito boa mesmo
Caraca vei esse canal é o melhor canal de explicação q já vi, vc é muito inteligente mano, toda física por trás vc sabe explicar
Cara, a XT mora no meu coração, é uma moto única e exclusiva, que outra opção temos de uma big single, trail, de produção nacional e fácil de manter? A MT03 660 é ainda mais exclusiva, pela quantidade limitadíssima que tivemos aqui no Brasil. A Falcon 400, apesar de não ser uma big single, também tem 2 saídas de escape.
E obrigado pela menção meu querido, grande abraço!!
A BMW G650GS também é uma big single e é fácil de manter. A G650 tem uma saída de escapamento e 2 velas.. vai entender
@@vincesupermoto alguma honda big single sem ser a falcon 400?
@@lucianolzt Boa também cara, tinha esquecido da BMW GS650, por muito tempo achei que ela era bicilíndrica. Mas ainda sim, são poucas opções.
@@isaiaswuilker4017 Tem as Honda de 500cc monociclíndricas, mas são muitos antigas, praticamente motos de coleção hoje em dia, não vemos na rua.
@@vincesupermoto top..tava pensando na cb450
Top demais,falou tudo! Infelizmente explicar força torque e velocidade final e proposta de motor é muito dificil para pessoas que acham que cilindrada é tudo e se esquecem que cada projeto mecanico é estudado para entregar um resultado diferente para cada público.
A XLX 350R, XLX 250, Sahara antiga e Falcon, embora não tivessem 2 escapes, tinham 2 coletores saindo de um único cilindro. Até hoje me perguntava o pq disso. Valeu a explicação.
Xt 660 é Um Sonho de Consumo mesmo...
É uma das Motos que o Grupamento RAIO Ce usou no Início de sua Gloriosa História ❤❤❤ ...
Uma EXPETACULAARRR MÁQUINA... Com uma Força Inconfundível ❤❤❤
Mesmo que Demore...
AINDA TEREI MINHA 660 🙌🏻♥️📿
A SR500 e minha Yamaha favorita, simples potente e confiavel!
Quando foi lançada a XT 600?
A exceção foi a XT600, lançada em 1984 - ela foi fabricada por quase 20 anos, até 2003. Foi com a XT600 que a Yamaha deu início a uma de suas linhagens mais emblemáticas: a Ténéré, inspirada pela região de mesmo nome no sul do Deserto do Saara - onde está a árvore mais isolada do mundo, a Árvore do Ténéré.2 de abr. de 2021
Cara que vídeo showww!!
Satisfeitíssimo com o conteúdo, sou proprietário e fã da Xt660 !!
Valeu!!
Sempre gosto das análises desse canal. É um aprendizado 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que foi o último trator que tivemos no mercado nacional e que não possui grandes eletrônicas.
Pela até de mais kkkk,ou motoca que sou louco pra ter...porém não dar,Dois fatores eu sou muito baixo pra ela,e o valor dela que não justificar.
Essa foi a última moto raiz da yamaha 660
Esqueceu da falcon 400.
Eu tenho uma XT 600 a moto deixa nada a desejar
A xt600 e 660 marcaram minha vida. Acelera-lá em baixa rotação era a melhor forma de sentir como era braba. Sentia-se perfeitamente a ignorância da combustão monocilíndrica.
Essa moto já foi meu sonho, mas não tive o prazer de ter uma. Já vi muita gente indo para o Ushuaia com ela, inclusive dois amigos fazendo toda a América do Sul. A moto é indestrutível, é o básico do básico, nem marcador de nível de combustível tem, mas se o foco é confiabilidade e durabilidade seria bom considera-la.
Seu conteúdo é de altíssima qualidade técnica e visual, a oratória é precisa! Pena que o bostileiro médio, fã de motor de CG girador, não está preparado pra isso. Parabéns pelo belo trabalho!
Valeu mano! 👊🏼
Video muito bom. Salve os Big Singles! Quase comprei uma XT660 ou a Tenere 660, por causa desse motor. Mas na época conheci uma moto que na minha opinião é superior a 660, que foi a BMW 650. Inclusive seria muito bom um vídeo falando desse motor 652cc da Rotax que a BMW e várias outras montadoras usaram na época. Motor muito surpreendente, só quem teve a oportunidade de comparar e andar com ambas as motos sabe como é.
Pilotei a versys e a xt.. meu coração foi da versys. Motivo: marca combustível, não treme tanto, boa aerodinâmica em alta velocidade, banco largo confortável... pro meu uso foi a moto perfeita
Ótimo canal, boas explicações, mas o brasileiro ainda tem muitas dificuldades em muitas coisas. Mas isso eu creio que esteja mudando.
Vídeo ótimo muito técnico e profissional
Tenho uma XT 660 desde 2018, de .longe a melhor moto quue ja tive, a moto ja rodou. Mais de 6 Estados e oi DF está com 105.000 kms, a moto é inquebrável, até trilhas mais abertas. Mas cheias de obstáculos buracos e degraus ela aguenta e ja brinquei com ela ate em pista de . motocross..... A moto é feita pra ser brutal.
Quantos vc gasta de manutenção preventiva?
Troca de óleo;
Kit de transmissão;
Pneus,
Pastilhas;
@@israelsouza5429 isso é básico né, não deu nada além disso até hoje, com mão de obra de um bom mecânico vai gastar pouco mais de mil, sem os pneus...., mas tudo isso depende do dono quer fazer de qts em qts kms? Troca tudo ou só o que necessita e por aí vai.....
Seus vídeos são ótimos, detalha muito, algo que para analisar analiticamente (matemática) daria muito trabalho e equações diferenciais parcias para serem resolvidas em software
Seu conteúdo é muito bom, os aspectos de engenharia dos motores ficam muito claros com suas explicações!
XT 660 é uma lenda viva,uma moto que deixou sua marca e seu legado…🤩🤩👏🏼👏🏼
To casado com uma XT660 2005 a bastante tempo, coloquei susp invertida de F800 GS e escape de aluminio unificado p reduzir peso, melhor moto, ja viajei bastante com ela.
Cara o barulho da xt e icônico e único, quando chega na lenta se vc não ver com os olhos só escultar o som com certeza vai acreditar que um helicoptero está pousando.
Que vídeo top, quanto aprendizado, e muito obrigado pela paciência de explicar cada detalhe. Ganhou mais um inscrito. Infelizmente no Brasil é difícil explicar a diferença entre cilindradas iguais mas c propostas diferentes.
Cara muito legal o vídeo...
Um dia tive que explicar para um amigo que a XT 660 tinha somente 1 cilindro..
Ele estava conviquito que a XT tenho era bicilíndrico...
Acabei de compartilhar o vídeo com ele..
Tudo é proposta. Ja andei numa hornet e numa xt, e pro meu gosto a xt foi apaixonante. ❤
Entendimento sobre mecânica, isso ainda é um tabu para grande maioria dos brasileiro. Isso leva a escolha erronea da moto para proposta desejada, levando em consideração somente a cilindrada da moto como fator determinante. 🧠🦠
Top demais! Compartilhei o vídeo no grupo da MT660! Se o membro do canal não participa, vale a pena. Mando o link pra ele! Esse motor é muito divertido, com a moto sempre disposta desde as menores rpms!
Abraço!
Estou estudando motores monocilíndro para um projeto futuro, parecido com a BISON 2000 e seu vídeo ajudou muito a entender pelo assunto, muito obrigado pelo vídeo, deus te abençoe (ajudou muito mesmo)
Excelente explanação, eu amo motos big-singles e tenho uma Ténéré 660 2014 já com 110 mil kms rodados que nunca deu qualquer problema, só alegrias e ótimos serviços prestados nas minhas aventuras pelos interiores remotos de pequenas cidades e vilas com estradas vicinais e de terra por Minas Gerais. Antes tive uma XT-660 e, antes ainda, uma XT-600, também um DR-650 que foi uma das melhores motos que eu já tive pela inigualável e insuperável equação de peso/potência. Eu sempre terei uma big-single na minha garagem, não tem moto mais versátil e divertida para o que eu gosto de fazer. Tenho tbm uma GS1200 AC que eu amo, mas para cada 5 vezes que eu saio para as minhas aventuras 4 vezes é com a Ténéré 660. Conheci a nova Ténéré 700 e amei, até pensei em trocar a minha T660 pela nova T7, mas receio que, embora a T7 seja, talvez, a melhor big-trail que possa existir, ela não tem as graças e características únicas que só uma big-single oferece.
A minha vontade é que a Yamaha desenvolvesse uma nova big-single moderna de comando de válvulas DOHC de cursos variáveis (como nas KTM) que seria como um relógio Rolex em termos de funcionamento e performances. Enquanto isso eu vou, e não posso ficar sem, é curtindo e mantendo os cuidados como que de um bebê a minha Ténéré 660 (branca como essa do vídeo) para que ela e eu possamos ainda nos aventurarmos por mais uma centena de milhares de kms por esse brasilzão afora. Amo a minha Ténéré 660.
@@zefini7397 tenho uma tenere 660 tb moto maravilhosa, agora você citou a dr, que moto em? Quero ter uma ainda
@@mateusbicalho9148 A DR-650 é a big-single mais divertida que existe porque a relação peso/potência dela é excepcional e única, é levíssima ao extremo. Pena que ela não é atualizada há mais de 30 anos e sendo ainda produzida sem nenhuma atualização mecânica, não mudaram nela nem um parafuso desde o lançamento e continua sendo carburada, só mudaram o grafismo, mas é uma moto que eu compraria 0km com toda certeza se a Suzuki ainda a oferecesse no seu portfólio. Nos EUA o preço dela é de 7 mil dólares.
A moto mais bonitas do Brasil, em sua categoria, um trator! Um sonho!
ferramenta de milhoes, moto perfeita e cara
Tenho um colega que tem uma Ténéré 660, a versão mais "bombada" da XT, já que a XT parece ser bem magrela.
Essa moto era o sonho dele desde a Ténéré 250 que ele tinha. A moto é muito boa, ele fazia muitas viagens nela, agora deve ter parado por conta do filho dele ter nascido.
Alias, a medição do nível de óleo dela não é feita simplesmente puxando a vareta do óleo, por conta desse sistema do carter. Não da para levar ela em qualquer lugar se não um desavisado pode vir e dizer que a moto está com o nível do óleo baixo.
eu tive uma chinesa Green Sport 150 que possuia 2 saida de escape e dois escapamentos para um único cilindro de 150cc (o mesmo da Titan) e sim, o motor respondia muio bem mesmo com baixíssima motência, é um recurso interessante para melhorar o desempenho apesar do ganho de peso - meiota é um tratorzão sonho de consumo !
A XT 600E, chegou ao Brasil em 1993, vinha desmontada e era montada aqui na fábrica da Yamaha, tive uma 1994 por 8 anos, e tenho saudades, velocidade máxima de 180km/h (no velocímetro ), com seu motor japonês, em 1997 foi nacionalizada e o motor perdeu muito em torque real, e a velocidade final dificilmente chegava às 160km/h, e a ciclística tbm, pois sua distância entre eixos foi reduzida, e assim perdeu em estabilidade, mas esse motor monocilíndrico já era utilizado desde 1988 na nossa Ténéré nacional, até 1992, o motor na ocasião era importado tbm, tive uma Ténéré 1991 e me lembro que a roda dianteira flutuava facilmente nas arrancadas, hj de lembrança só me sobrou o pistão que substitui da XT e uso de cinzeiro.
Hoje em dia, todo mundo é especialista em coisa nenhuma e suas fontes são aquelas que reforçam suas próprias convicções. Parabéns pelos ótimos vídeo técnicos.
Eu chamo isso de efeito bôlha, ele é bem acentuado com o advento dos algorítimos das redes sociais.
@@ThiagoPerroni tem uns errinhos na história do motor
Muito legal, não tinha achado um vídeo assim sobre essa curiosidade de uma das melhores motos que já vi
Essa preta que vcs apresentaram no final do vídeo é linda, meu sonho é ter uma igual ❤❤❤
Otimo video e canal, o que foi citado sobre comparaçao de hornet e xt é verdade, pessoas e canais comparando as duas eu nem levo a serio é obvio que so faz isso quem nao entende nada de motores
Cá em Portugal temos esse motor na moto 4 Yamaha raptor 700 pode ter diferenças mínimas de curso por ex. Mas o motor é igual. Creio que é das mais fortes do mercado ainda nas versões desportivas. Em relação ao ronco, se tiver escape desportivo manda um berro… até faz chamas
Na minha concepção sobre as duas saídas de escape acredito se dá a o fato de que se fosse usado só um duto de saída assim o mesmo seria num diâmetro muito grande aí se fazer o cálculo de diâmetro e dividir por dois fica melhor dimensionado , exemplo se o duto e escape teria de ser 5polegada de diâmetro seria mais interessante dividir e fazer 2 saída com 2.5polegada cada
A ideia faz faz sentido, mas o cálculo está errado, quando você vai fazer esse tipo de medida se usa a área do tubo e não diâmetro, imagina os dois escapes de 2,5pol um do lado outro, dois círculos e agora coloca dentro do círculo de 5pol, olha o tanto de espaço que vai faltar, em cima e em baixo fora os cantos, teria que ser dois escapes de mais de 3pol
@@viniciuszero9134 isso mesmo amigo só dei um exemplo esdrúxulo pra simplificar o entendimento de pessoas mais leiga ,e claro que os cálculos se implica em algo bem mais complexo do que o mencionado
Tenho uma tenere 660 quando tô na estrada e fecho a viseira entro no meu mundo as vezes digo (que delicia de moto) é uma moto totalmente sensorial vc sente que tudo depende de você tenho desde 2017 só alegria tem os chorões que reclamam de vibração mas vale o torque na hora sem tá trabalha do marcha
Amigo : Sempre tive essa duvida ao olhar para o cilindro da XT660. Video muito interessante!
Motona, um trator. Pena que não tem mais. Sucesso ao canal!
Faça do motor da super Ténéré 1200... Obrigado 👍
XLR 250R, dois escapamentos e dois carburadores. Apagava com aceleração rápida na saída do semáforo kkk
o problema era carburados de corpo duplo
Nunca tive problemas com minha XLX 250
Faz um vídeo, explicando motores preparados, em especial das CG, onde tem muitas opções, e poucas explicações. Por exemplo, 3mm, 4mm. Curso pinado, etc
A tenere q eu tive puxava fusca facil facil kkkkk , fora o som do motor com escape sarachu . Juntando isso a minha juventude na epoca vou te falar( era bom demais) a moto pra min era foda . O pessoal me conhecia como o Alemao da tenere kkkkk. Abraco
Falcom também Sahara 350 e XR350 e tinha XR 250 dupla,carburação e saída de exaustão,XT600!
ótima aula; vlw pelo vídeo.
Que trabalho fantástico com esse vídeos, por favor, contiue!
Andei numa XT600 com um pistao 98mm, até hj foi a unica moto que me assustou , pq eu n tinha muita experiência
Parabéns pelo modo de explicação.
Vídeo sensacional, como sempre.
E será que teria como você falar sobre a H2R?
Parabéns pelo canal top dms unico canal do UA-cam q explica muito bem top dms gostei muito
Parabéns de vdd
Vc pode fazer um video sobre o motor da Super Teneré 750, ano 1995?
Cara, que conteúdo sensacional. Parabéns! +1 sub
Salve
Sugestão de vídeo: falar do motor e comando da Falcon que também é um mono com dupla saída. Alguns até colocam dois escapamentos pra parecer a 660
Nunca tive moto e eu era louco para ter uma, mas ao longo dos anos vendo muitos acidentes de motos quase que diariamente, no trajeto que eu faço de casa para o trabalho e vice-versa, deixei de gostar de motos e tenho até medo de chegar perto de uma. Mas a moto que eu admiro muito e teria vontade de possuir seria a Yamaha XT660R. Acho essa moto muito linda e robusta. E como foi comentado no vídeo que tem uma galera que comparou XT660R com Hornet 600 e falar que a XT660R é manca, esse povinho que se diz ser "pilotos" de verdade tem que entender que são motos para propostas diferentes. A Hornet 600 é moto de estrada e para velocidade, enquanto que a XT660R é uma moto para força e de uso misto. Eu já vi muita gente dizer também que as Harley Davidson custom são muito mancas, mesmo as de altas cilindradas, porque não tem velocidade kkkkkkkkkkkkkk. Motos Custom não foram feitas para alta velocidade, são motos de cruzeiro, para você curtir a viagem em velocidades médias e com torque disponível em baixas e médias rotações. Esse povinho CGzeiro "evoluído" é complicado! Kkkkkkkk.
Ah meu amigo, vc precisa dar uma chance pras 2 rodas, é um mundo maravilhoso, basta dirigir com prudência, tenho certeza que vai se arrepender de não ter feito antes, desejo muito que venha para esse mundo maravilhoso! Obrigado pelo comentário!!
Faz um vídeo da Husqvarna SMR 510, a mais BRUTA das monocilíndricas
Lógico que existem mais fortes! Antes que algum sabe tudo, venha me corrigir
Muito legal esse vídeo, parabéns! Faz um comparativo entre os motores da XT 660 e da BMW G 650 GS!
Vale a pena comentar que não apenas a XT 660 tinha 1 cilindro e 2 escapamentos: a não menos famosa Honda Falcon 400 também tinha essa mesma solução.
A propósito, tem muita moto chinesa e indiana que ainda hoje uma uma "réplica" desse famoso motor de 400cc:
motos com o mesmo motor da Honda XR 400 / Falcon 400 (ver também Honda CB400SS e Honda GB500):
- Bristol Classic 400 = Herald Classic 400 = Hartford UK 450 Retro (Taiwan)
- CMC XY 400 (carburator) --> não confundir com a CCM Motorcycles (England)
- Genuine G400C (fuel injection)
- Herald Classic 400 = Bristol Classic 400 = Hartford UK 450 Retro (Taiwan)
- Mash "Five Hundred" 400cc / Roadstar (fuel injection) --> a SWM também usa esse motor → França
- SWM Classic 400 → Itália
- Shineray (fábrica em Pernambuco) XY 400 / XY 400 GY / Kougar K 400R / Motostar (carburator)
- Stallions Motors SM-400 ou CT-400 (2016-2018)
Várias, A BMW 650 GS também. Isso é usado quando o motor tem multivalvulas radiais.
Não conheço nenhuma, pode citar um exemplo de uso desse motor 400?
@@luidhi editei o comentário original
Que canal maravilhoso, sucinto e didático parabéns amigos continue assim
Aprendi muito show de vídeo obrigado
Excelente vídeo! Poderia fazer um explicando melhor o que é potência específica?? Iria ajudar muito!!
Obrigado!!!
Posso sim
Gosto muito dessa moto, justamente pelo torque de sobra
em baixa, só não tenho ela por alguns fatores, primeiro é o preço pedido nelas, segundo é achar uma em bom estado, principalmente a Tenéré 660, e por ultimo é o valor do seguro, pois elas infelizmente são bem queridas pelos amigos do alheio.
Gosto bastante dessa moto pela estética, torque e etc, a única coisa que me incomoda um pouco é a vibração, no caso da Ténéré 660 as carenagens se quebram com a vibração
Podiam ressuscitar esse projeto, capando potência pra atender as novas normas vigentes.
eu cheguei a pilotar a versao 600 ,.. é realmente um trator ,.. bastante torque e andava bem , batendo 180 kmh facil ,.. curiosamente os 660 ,.. nao forao tao bem aceites ,.. e ao ver o video ate acredito q tenha sido a 1-fase com 5 valvulas ,..ainda assim longe de ser mau motor , mas dava alguns stresses tanto que esse motor saiu tbm num atv desportivo ,.. e pouuco depois saiu um outro atv mas com 700cc ,. curiosamente um motor pouco falado ou conhecido mas tido como muito melhor q o anterior ,.. neste modelo yamaha raptor 700 e raptor 660 ,..mas ambos poderosos ,..mas o 700 cc debitava mais potencia ,.. acho q na epoca seria o atv desportivo ,.. mais potente ,..
Excelente vídeo e explicação! Parabéns!
Meiotao é sonho 🙏🏽🚀
Prefiro um big single pro dia a dia e a xt660 é perfeita pro nosso "asfalto off road".
Parabéns
Esplicicou muito bom...
Sentia falta da XTzuda no canal. Parabéns pelo vídeo!
Só corrigindo o torque da moto, no começo do vídeo, é 5,95 kgfm e não 5,5 kgfm. 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ele colocou "5.5~6kgfm"
Belíssima explicação.
Uma pena a Yamaha tirar essa moto de linha