Gostaria de uma informação minha mãe faleceu deixou um terreno com duas casinhas deixamos dois dos irmãos morar no imóvel e agora um deles pediu o usucapião o que posso fazer para impedir
Colocaram meu tio no azilo sem concentimento dele Estou desesperada Tentei tirar ele de lá não. Consegui Meu tio morreu no natal 😭 E meus primos pegaram tudo Quero justiça
Tenho uma sogra com 87 anos, vulnerável e sofrendo alienação parental onde uma estranha que a afastou da família tenta a todo custo declarar a capacidade civil dela. Está sendo explorada e gastando seus benefícios dela. Incrível é ser dada como sã em uma mera entrevista.
Os filhos deve impedir que essa situação continue, inclusive denunciando a estranha na delegacia de idosos ou no Ministéro Público do idoso ou mesmo, interditando a pessoa idosa, se ela não tem condições de gerir sua vida.
Dra. Ires os seus videos são muito bons aprendo muito assistindo eles, sou formado em direito desde 2005, porem não a carteira da OAB por decisão própria mais amo esta área que a senhora exerce. Ecolhi exercer na área previdenciári no administrativo estou bem, porem ouço seus videos sempre . Meu nome Edmar Batista moro no Guarujá SP.Feliz em te conhecer.
Muito esclerecedor obrigado, mas tô chorando aqui vendo minha mãe fazer doações de seus bens, dar presentes (em 10x no cartão de crédito), sair distribuindo dinheiro, só porque alguém foi gentil com ela, se na base se esquece de alguns de seus netos e bisnetos em más condições. Gratidão. Deus te abençoa.
Eu acho que a forma mais correta de se fazer um inventário, desde que tanto o idoso ou idosa, que gozem de boa capacidade fisica e mental, que com o falecimento de um deles, automaticamente a parte do falecido ou falecida já ficasse totalmente para um dos dois, e os filhos só teriam direito com ambos falecidos, ocorre que 50 por cento da parte do falecido passa para os filhos só que os filhos, não ajudam pagar impostos, reformas etc, e o viúvo acaba tendo que arcar com todas as despesas, inclusive, velório, inventário, não acho justo isso, ambos o casal criaram seus filhos deram estudo e construiram seu patrimônio juntos nada mais justo que usufruam dele e se sobrar alguma coisa aí fica para os filhos.
Penso exatamente assim como vc disse...como pode a gente faz economia juntos, as vezes deixa de aproveitar mais a vida pensando na velhice, pq ninguém sabe o que vem pela frente. É se morrer um tem que dividir as economias de tantos anos. Sou a favor dos filhos herdaram tudo após o falecimento de ambos, Pai e Mãe. Mas na verdade não é assim
Meu pai viveu bem até 80 e poucos anos. Lúcido! Minha mãe com Alzheimer Essa maldita doença! Eu agradeço pelo alertas. Obrigada. Já sei, mas nunca é demais saber ainda mais.😍
Bom dia Este é um dos maiores questionamentos de meus clientes, filhos de pais idosos e dos próprios idosos, que tem imóveis para vender. Ótimo esclarecimento, agora já tenho clareza para a resposta, quando surgirem os questionamentos e as dúvidas referentes ao tema. Parabéns pelo vídeo!
O problema em si não é querer mandar. O problema é o que muitos idosos fazem. Muitos acabam dando para um filho bens e outros acabam ficando sem. E é justo? E tbm muitos acabam se relacionando com pessoas que só querem lhe tirar os bens. A pessoa não acaba enxergando, mais isso é mais comum que imagina. Eu concordo que se o bem é idoso, ele tem todo o direito de usufruir dele. Tem o direito de vender e aproveitar o dinheiro em vida. O problema maior são essas coisas que mais acontecem.
@@viniciusnpo herança só quando os pais morrem ,enquanto for vivos e tiverem com a mente Boa façam o que quiserem foi eles que conquistaram, cada um conquiste o seu .
É triste ver filhos cheios de vigor ficar pressionando os pais para vender seus patrimônios quando eles não querem dispor, e filhos doidos pelo dinheiro. OBRIGADA pelo esclarecimento.
Muito esclarecedor. É muito importante conhecer nossos direitos, num país onde os menos favorecidos são contemplados quase só com deveres e obrigações.
Boa noite a TODOS. Doutora , Tenho assistido seus vídeos e fico encantado com a sua didática. Parabéns , o seu trabalho é bastante informativo e por certo, tira das sombras diversas pessoas que até então acreditavam em " lendas urbanas " no tocante às Leis . Um forte abraço e continue com o excelente trabalho.
Parabens. CORAGEM em falar no assunto. Sra será muito útil na minha Vida...estou pressionada por herdeiros...vivo sob ameaças.. Meu stress é GRAVÍSSIMO...por causa disso tudo. Obrigada Dra.vou seguir seus videos é particularmente lhe farei algumas perguntas p dirimir dúvidas. Obrigada.
@@gilbertofaustino48 Verdade,quando vc consegue um imóvel com muita luta sem ajuda de governo e advogado,basta um da família morrer que vem gastos com advogado e taxas para o governo. Isto é Brasil.
No meu caso é triste ouvir que ela com 92 anos de idade, já por entrar nos 93 daqui a 05 meses. Essa minha mãe passou a viver na casa de uma irmã, onde ela não passa por dificuldade alguma, já que mal possui a necessidade de estar utilizamdo de sua própria pensão. Hoje, devido a má administração de minha irmã no imóvel de minha mãe pela minha irmã, ela, a minha mãe, ja irritada pelos incômodos trazidos por essa minha irmã advindos do inquilino que alugou o imóvel de mimha mãe então minha mãe, já bastante irritada passou a optar pela venda do imóvel. mas a minha mãe não possui NENHUMA necessidade nem financeira, já que mal consegue utilizar de todo o mantante de sua pensão de mais ou menos R$5.000, 00. Mal se alimenta, possui plano de saúde como ex eposa de funcionário público, não possu doença... minha mãe não possui nenhum problema de saúde!! Hoje o imóvel, MUITO bem licalizado e vazio e, pasmem, DESOCUPADO em plena era de alugueis por temporada e possuindo filhos que vivem em casa/apartamentos alugados. Alguns dos outros irmãos possuem casa própria e justamente esses quem ditando as regras. Fico extremecido ao ver tamanaha falta de empatia. Não é burrice não!! É não se 8mportar ou querer mesmo que os outros irmãos se danem!! Hoje fico na interrogação!! O quê minhã mãe de 92 anos irá fazer com o capital pós venda do imóvel, sendo que mal utiliza da pensão que recebe?? . Essa irmã não sairá beneficiada?!! Acho que hão casos e casos, aonde para certos casos deveriam sim haver uma intervenção. Filhos que tomam posse sentimental e psicológica de pais idosos, tiram proveito deles em detrimento aos demais filhos. Lamentável ver que não há lei que evite isso. Ficamos de mãos amarradas! Essa moda já pegou! Alguns filhos mal caráter já viram que podem tirar proveito a vontade, pois nada haverá DE IMEDIATO contra os seus abusos. Abusam, tiram todo o proveito e esses ainda fazem ... até cobram judicialmente que os demias sejam obrigados a dar apoio e assistência nos momentos de dependência de nosos pais, momemto em que já acamados... ... Apemas para isso que os demais são lembrados e cobrados. Isso, esse tipo de atitude "geralmente" vêm dos filhinhos que por toda sua infância e vida foram os queridinhos e privilegiados do papai e da mamãe.
Esse vídeo é importantíssimo, precisava muito destas informações. Muito obrigada. Além de linda, você é conhecedora de todas as necessidades daqueles que precisam de ajuda judicial. Deus te abençoe sempre.
DrAlexandra fui casada 47 anos mas separamos,voltamos depois de seis meses a morar juntos e estamos até cinco de abril deste ano mi noventos e dezenove meu marido veio a falecer em cinco de abril deste ano. será que tenho direito a pensão.Responda pra mim Dr. por favor!!!!
MINHA ESPOSA FOI FORÇADA A COMPRAR UM IMOVEL POIS A PROPIETARIA QUERIA POR TODA LEI ABENÇOAR ...NAO PASSAR AOS HERDEIROS UM SITIO DOS SONHOS MARAVILHOSO A SENHORA DE 84 ANOS A LEVOU AO CARTORIO PASSOU O BEM PARA ELA .....DEU A MAIOR CONFUSÅO OS FILHOS A INTERNARAM AMEAÇARAM PROCESSAR MINHA ESPOSA QUE SE STRESSOU E PAGOU CUSTAS DE CARTORIO E DEVOLVEU...VALOR APROX DO OBJETO DO CAUS $1.2000.00APENAS ISTO A BENÇAO QUE DEU DOR DE CABEÇA ....
Dra eu precisava ouvir essa explicação pois estou pretendendo vender minha casa.nao por vingança e sim pra mudar um pouco e poder conhecer outras amizades e uma nova vida.mas já conversei com meus filhos que são casados e com minha esposa embora separado a anos dela.vou começar a pensar e me decidir se assim Deus permitir.obrigado Dra Isis.parabens.
@@rozapereira2697 Verdade o que você escreveu, meu pai tem 82 anos não tem juízo nenhum vendeu tudo o que tinha e gastou tudo com mulheres e bares. Hoje depende dos filhos até pra comer porque a aposentadoria dele está comprometida em empréstimos malucos que ele fez.
Bom dia, esse s esclarecimentos são de grande ajuda. Não gosto da palavra idoso ou idosa porque a impressão é para alguns de classe baixa há exemplo dos homens de governo a maioria tem mais de sessenta e ninguém lá chama o colega de idoso isso é para pessoas de classe baixa não aceito.
Olá Irma. A legislação brasileira define que as pessoas acima de 60 anos são consideradas idosas. Além do preconceito trouxe ajuda para muitas pessoas que não possuem o mesmo grau de discernimento e saúde mental que outros.
Também não gosto deste termo .Adulto e pronto com idade x!!! Direitos e deveres a serem cumpridos dentro da lei.Nos professores tem todas as faixas etárias no Estado 75 anos. Saúde é o que interessa
Ótimo trabalho dra. Por gentileza, pode orientar sobre um imóvel com vários co-herdeiros. A maioria é idosa.um deles administra e informou que vai vender parcelado, o que os demais não concordam, podem estes intervir? O desejo é venda a vista. São 24 herdeiros. 04 herdeiros diretos e 20 sobrinhos... grata pela atenção.
Muito cuidado com vendas ou contrato de locação. Meu pai aos 82 anos foi enganado, fizeram assinar contrato de compra e venda. Somente descobrimos quando na abertura do inventário. Fizeram promessas e construiram no terreno, depois aconteceram várias situações, como lesão corporal e logo morte. Cuidado, sempre acompanhado por uma pessoa que entenda do assunto.
Ola. Primeiro cabe dizer que: "NÃO EXISTE HERANÇA DE PESSOA VIVA". E por consequência não existe HERDEIRO(S). Existe, ainda em condição precária, uma reles perspectiva de herança. Mas sem qualquer direito de oposição. Mas claro.... isso tudo no plano da Lei.
@@gilberto200563 e se o idoso precisar vender alguns bens para se cuidar, esse bem que se diz herança pode deixar de existir. Por isso eu acho que tá certo, não existe herança de pessoas vivas.
Deveneza Oliveira tem gente de todo geito, com certeza foram mal edicados e ou mal ensinados.E de pequenino que se torce o pepino.Depois nao adianta chorar.
Eu tenho 64 anos tenho um filho quer a qualquer custo tomar minha casa isso me deixou muito triste, estou bem de saúde Graça a Deus, mas essa situação tem me tirado a minha paz
Minha senhora, com o descaso governamental com o Estatuo do Idoso, onde ninguém sabe em qual lixeiro foi jogado, ao idoso cabe apenas o direito de ver a banda passar. Tem coitado morrendo na fila do SUS ainda esperando uns trocados que a União lhe deve há mais de 15 anos. Uma beleza de justiça social, onde a celeridade passa vergonha até da tartaruga.
Depende do bem, se for imóvel e caso um dos conjugues tenha falecido, os filhos precisam concordar em documento, acredito. Tem duas formas de acabar de uma vez com esse negócio de herança ou a pessoa não arrumar filhos ou então banir da lei o direito de herança hereditária de imóvel ou de outros bens.
Olá. Exatamente assim. No caso de cônjuge sobrevivente, somente poderá ser feita a alienação de bens após inventário do cônjuge falecido com a meação e partilha. Quanto a segunda parte de sua afirmação, se existem filhos, há que se definir questões hereditárias pelo ordenamento jurídico.
Vcs poderiam me esclarecer uma dúvida? O assunto é: Venda de Ascendente para descendente! O caso foi o seguinte! Genitores casados em comunhão universal de bens, esposa falece, no inventário o Genitor fica com 100% das quotas da empresa, em 1993 este genitor altera o contrato social no qual ele informa que recebeu em moeda corrente do país pela venda de 40% das quotas a um neto (1de4) e uma filha (1de2), sem conhecimento e consentimento descrito dos demais herdeiros. Nov-18 esse genitor falece e isto é descoberto na abertura da sucessão. Isto é um ato Anulável ou Nulo? Sendo anulável, o prazo é contado a partir da data de abertura da sucessão? Baseado em qual lei do CPC ou Sumúla?
Essa vizinha que eu estou cuidando, estava abandonada, passando por nessecidades, ela tem 83 anos de idade, espero a sua resposta pra mim , muito obrigada, vai mim ajudar muito, ela não tem herdeiros .
@@treegearar3692 Os filhos são herdeiros somente da parte da mãe a parte do pai ele faz o que quiser e se quiser dá para a amante é problema dele, vai levar o pé na bunda da amante e ficar sem nada.
Gente onha minha mãe faz o que eles querem e deles vou brigar não trabalho é deles mas tem filhos que não pensa asim ótimo amei mas já sabia temos advogado na família mas obrigado querida
Obrigada pela explicação. No caso de venda ou cessão de direitos durante um processo de interdição com laudo atestando plena capacidade e sendo impugnado, inclusive pela ausência de assistente da perícia. O interditando falecendo antes de nova perícia ou mesmo antes da sentença. Pode questionar a validade dos atos depois? Grata de desejo sucesso 🎉
Se meus pais tivessem uma herança morressem e não deixassem nada para mim não teria o menor problema jamais entraria na justiça para exigir alguma coisa a pessoa tem que ter vergonha na cara
Boa noite Dra.eu preciso de uma informação sua sou herdeiro de 50% de um imóvel. Para indenização do advogado eu pago em cima de 50% ou valor total do Mont mor digo 600.00
Pior é quê as leis brasileira não mais nos permitem fazer isso! 50%do quê lutamos para adquirir uma vida inteira é garantido como herança para os filhos! 😠
E quando o idoso resolve partilhar os bens com a família ainda em vida? Ele pode partilhar da melhor forma que entender ou poderá fazer, desde que equitativamente? Se não partilhar equitativamente podem os herdeiros que receberam menos entrar com uma ação contra a vontade do idoso?
Olá. Qualquer pessoa que possua patrimônio e tenha herdeiros pode dispor de 50% de seus bens doando a um único ou mais herdeiros desde que reste ainda 50% para serem destinados aos demais herdeiros.
Ola,meu tio tem 4 filhos,2 em Brasília,1 são paulo,1 Pernambuco ele mora sozinho desde 2002 exatos 19 anos,porem vive situação desumana,sem água,luz,não se alimenta direito,quase não se alimenta ele e aposentado por invalidez pq minha vó a mãe dele pagou sei inss pq ele tem problema de escrizofinia mas ele e lúcido,os.filhos sabem da situação mas nunca ajuadaram ele e ele tbm se negava meu pai,irmão dele e eu sobrinho de ajudar ele,ele tem uma ferida por causa de diabetes uma ferida que tinha ate bichos,mas levei ao médico internei ele,e hoje mora comigo,minha dúvida é ele aceita fazer uma procuração para receber por ele,ele quer vender a casa,mas para vender a casa e uma burocracia pela idade 66 anos,e pela escrizofinia dele,mas ele lúcido para tudo,porém a casa dele não tem condições dele mora precisa de uma reforma geral que custara media de 70 mil reais,ele não tem condições para isso,a ideia e vender e comprar outra,posso orientar ele a vender e comprar outra ao lado da casa do irmão que e meu pai,assim podemos cuidar dele em tudo mas queria entra com ação para desarda os filhos eu como procurador herda seus bens,sei que e complicado,pois para vender e adm os bens dele precisaria passa por uma ação judicial,pelo juiz e ouvir os filhos etc..para o juiz conceder a procuração a mim,ele aceita isso,so não concorda em deserda os filhos,mas concorda em fica comigo,msm assim queria ação para deserda os filhos,temho chances
Qualquer cidadão detentor da sua personalidade. Que não seja um devedor ou interdito. Pode dispor de seu patrimônio. Isso é elementar no Direito Civil.
Sei video é muito esclarecedor.Minha sogra esta morando comigo, meu marido recebe a aposentadoria dela pq ela n consegue guardar a senha.Usa uma parte d dinheiro para comprar alimentos e o resto para seu consumo de bebidas. O q devo fazer, por favor me ajude. Obgda
Gratidão pelo seus vídeos. Eu gostaria de saber em relação a moveis de madeira maciça do falecido. ao fazer avaliação do imóvel, fica na casa entra no espólio e paga imposto ITD RJ ?
Estou tomando conta da minha vizinha, ela tem uma casa , que ela quer muito vender , sendo que ela esqueci muito, não lembra muito das coisas, e também ela ainda tem que entrar com uso Capião, ela deixou tudo pra mim agir por ela , como faço, para entrar com uso Capião, se as contas de luz estão no nome dela, como devo agir com isso, pois também cuido dela como se fosse minha mãe, se eu deixar pra lá vão invadir a casa dela , pois ela mora comigo, por favor mim ajude.
Boa tarde doutora a mãe faleceu 1ano eu fikei na caza só Ke porém meu esposo moro com ele já tem 7anos ele tem poblema sofre com um poblema sério já fez cirurgia na cabesa 2vezes eu zelo da Caza e Faso pekenas reforma etc o meu marido e uzuario de fralda remédios caros vai são joze dos Campos tem ke pagar caro moro em cruzeiro Estado São Paulo não tenho caza para morar asituasao e difícil e tenho 74anos xeio de poblema me oriente por favor aguardo
Dra. Ha algum tempo ,minha sogra ,à época com 85 anos ,resolveu vender um bem imovel. Quando foi ao cartorio para fornecer dados para lavrar a escritura ,foi lhe dito que devido à sua idade ,nao poderia .,pois poderia ser questionada judicialmente quanto sua capacidade mental. A familia pediu entao um exame com psiquiatra atestando sua capacida mental.Esse atestado seria apresentado ao cartorio.Porem ,informalmente ,a tabeliã disse que cabia a ela avaliar a capacidade mental da sogra no ato da assinatura.e dependo dessa avaliaçao ,o cartorio poderia nao formalizar a venda. , A escritura de compra e venda foi feita em outro municipio sem maiores formalidades. Pergunto: O tabelião tem prerrogativa para determinar se uma pessoa, devido à idade avançada ,está apta ou nao para praticar tais atos ? Agradeço pela atenção. Luiz. está ou nao apta a decifi
Não no caso do meu pai Meu pai tem problema com alcoolismo e deficiente visual E a família dele já tentou comprar terreno dele passar a perna nele eu não deixei, pois meu medo da família dele deixar ele sem moradia. Eu luto todos os dias pra defender meu pai . Quero que ele tenha uma velhice digna com moradia.
Muito bom, o direito do idoso deve ser respeitado mesmo.
😂😂 Este vídeo vai decepcionar muitos herdeiros mal intencionados. Ganha like com certeza 👍
Gostaria de uma informação minha mãe faleceu deixou um terreno com duas casinhas deixamos dois dos irmãos morar no imóvel e agora um deles pediu o usucapião o que posso fazer para impedir
Top, parabéns !
Dra excelente explicação!! O idoso merece respeito!! Ganha um like com certeza!!
Simmmmm. Só de ver o título me deu ódio
Triste é vê a pessoa Idosa ainda Lúcida e não poder usufruir de seus Bens pq os Filhos, os Querem para si .Bandos Abutres .🙏😖😖😖😖😖 LG💀💀💀💀💀
Colocaram meu tio no azilo sem concentimento dele
Estou desesperada
Tentei tirar ele de lá não. Consegui
Meu tio morreu no natal 😭
E meus primos pegaram tudo
Quero justiça
Tenho uma sogra com 87 anos, vulnerável e sofrendo alienação parental onde uma estranha que a afastou da família tenta a todo custo declarar a capacidade civil dela. Está sendo explorada e gastando seus benefícios dela. Incrível é ser dada como sã em uma mera entrevista.
Os filhos deve impedir que essa situação continue, inclusive denunciando a estranha na delegacia de idosos ou no Ministéro Público do idoso ou mesmo, interditando a pessoa idosa, se ela não tem condições de gerir sua vida.
Dra. Ires os seus videos são muito bons aprendo muito assistindo eles, sou formado em direito desde 2005, porem não a carteira da OAB por decisão própria mais amo esta área que a senhora exerce. Ecolhi exercer na área previdenciári no administrativo estou bem, porem ouço seus videos sempre . Meu nome Edmar Batista moro no Guarujá SP.Feliz em te conhecer.
Muito esclerecedor obrigado, mas tô chorando aqui vendo minha mãe fazer doações de seus bens, dar presentes (em 10x no cartão de crédito), sair distribuindo dinheiro, só porque alguém foi gentil com ela, se na base se esquece de alguns de seus netos e bisnetos em más condições. Gratidão. Deus te abençoa.
Os bens são dela, ela dá a quem quiser, ela não tem obrigação de sustentar netos, aliás, eles cuidam dela, se preocupam com ela?
Eu acho que a forma mais correta de se fazer um inventário, desde que tanto o idoso ou idosa, que gozem de boa capacidade fisica e mental, que com o falecimento de um deles, automaticamente a parte do falecido ou falecida já ficasse totalmente para um dos dois, e os filhos só teriam direito com ambos falecidos, ocorre que 50 por cento da parte do falecido passa para os filhos só que os filhos, não ajudam pagar impostos, reformas etc, e o viúvo acaba tendo que arcar com todas as despesas, inclusive, velório, inventário, não acho justo isso, ambos o casal criaram seus filhos deram estudo e construiram seu patrimônio juntos nada mais justo que usufruam dele e se sobrar alguma coisa aí fica para os filhos.
Penso exatamente assim como vc disse...como pode a gente faz economia juntos, as vezes deixa de aproveitar mais a vida pensando na velhice, pq ninguém sabe o que vem pela frente. É se morrer um tem que dividir as economias de tantos anos.
Sou a favor dos filhos herdaram tudo após o falecimento de ambos, Pai e Mãe. Mas na verdade não é assim
Elio Silvagni Filho
E verdade concordo com vc.Quando comparou ñ precisou de ninguém assina ,agora todos acha que tem que assina. É um absurdo
E se o idoso aranjar uma mulher e ficar tudo pra ela. Não é melhor dar aos filhos. A minha parte se eu morrer primeiro é dos meus filhos.
Meu pai viveu bem até 80 e poucos anos. Lúcido! Minha mãe com Alzheimer Essa maldita doença! Eu agradeço pelo alertas. Obrigada. Já sei, mas nunca é demais saber ainda mais.😍
Mas foi ótimo, sempre ouvi considerações bem erradas a respeito desse tema, muito importante!!!👏👏👏👏👏👏
Na primeira oportunidade eu gostaria que a senhora falasse sobre os direitos dos idosos com mais de 80 anos. Obrigado
Bom dia
Este é um dos maiores questionamentos de meus clientes, filhos de pais idosos e dos próprios idosos, que tem imóveis para vender.
Ótimo esclarecimento, agora já tenho clareza para a resposta, quando surgirem os questionamentos e as dúvidas referentes ao tema.
Parabéns pelo vídeo!
Muito vagabundo querendo ficar e mandar nas coisas dos pais ,vão trabalhar.
Verdade
O problema em si não é querer mandar. O problema é o que muitos idosos fazem. Muitos acabam dando para um filho bens e outros acabam ficando sem. E é justo? E tbm muitos acabam se relacionando com pessoas que só querem lhe tirar os bens. A pessoa não acaba enxergando, mais isso é mais comum que imagina. Eu concordo que se o bem é idoso, ele tem todo o direito de usufruir dele. Tem o direito de vender e aproveitar o dinheiro em vida. O problema maior são essas coisas que mais acontecem.
@@viniciusnpo herança só quando os pais morrem ,enquanto for vivos e tiverem com a mente Boa façam o que quiserem foi eles que conquistaram, cada um conquiste o seu .
viniciusnpo Deve aproveitar os bens com a mulher mais nova. Os filhos que vão trabalhar! 😉
Simples, so nao ter filhos ja que nao quer ser incomodado
É triste ver filhos cheios de vigor ficar pressionando os pais para vender seus patrimônios quando eles não querem dispor, e filhos doidos pelo dinheiro. OBRIGADA pelo esclarecimento.
Laide Marques Meus pais venderam , doaram e deram tudo.depois tive que cuida-los com meus fragens recursos.(ironia da vida)
Muito esclarecedor. É muito importante conhecer nossos direitos, num país onde os menos favorecidos são contemplados quase só com deveres e obrigações.
Boa noite a TODOS.
Doutora ,
Tenho assistido seus vídeos e fico encantado com a sua didática. Parabéns , o seu trabalho é bastante informativo e por certo, tira das sombras diversas pessoas que até então acreditavam em " lendas urbanas " no tocante às Leis .
Um forte abraço e continue com o excelente trabalho.
😘😘😘
🤩🤩🤩😘😘😘
Parabens. CORAGEM em falar no assunto. Sra será muito útil na minha Vida...estou pressionada por herdeiros...vivo sob ameaças..
Meu stress é GRAVÍSSIMO...por causa disso tudo. Obrigada Dra.vou seguir seus videos é particularmente lhe farei algumas perguntas p dirimir dúvidas. Obrigada.
Denuncie na delegacia do idoso
Parabéns Dra, por disponibilizar seu tempo para nos instruir. DEUS a abençoe grandemente a continuar com esta ação louvável. Parabéns!!
O povo pensa que os pais são obrigados a deixar herança para os filhos
Não ke somos obrigados deixar filhos.mas temos ke ter responsabilidade pára não faltar si podendo deixar.
A pessoa idosa com 80 anos pode adquirir a herança do avô que já morreu
Irmã devemos nos esforcármos sim.mas agora com este governo ficará e muito difícil.
@@therezabaptista5268 😂😂😂😂😂😂
@@gilbertofaustino48 Verdade,quando vc consegue um imóvel com muita luta sem ajuda de governo e advogado,basta um da família morrer que vem gastos com advogado e taxas para o governo. Isto é Brasil.
Parabéns doutora, Obrigado pelo esclarecimento
No meu caso é triste ouvir que ela com 92 anos de idade, já por entrar nos 93 daqui a 05 meses. Essa minha mãe passou a viver na casa de uma irmã, onde ela não passa por dificuldade alguma, já que mal possui a necessidade de estar utilizamdo de sua própria pensão. Hoje, devido a má administração de minha irmã no imóvel de minha mãe pela minha irmã, ela, a minha mãe, ja irritada pelos incômodos trazidos por essa minha irmã advindos do inquilino que alugou o imóvel de mimha mãe então minha mãe, já bastante irritada passou a optar pela venda do imóvel. mas a minha mãe não possui NENHUMA necessidade nem financeira, já que mal consegue utilizar de todo o mantante de sua pensão de mais ou menos R$5.000, 00. Mal se alimenta, possui plano de saúde como ex eposa de funcionário público, não possu doença... minha mãe não possui nenhum problema de saúde!! Hoje o imóvel, MUITO bem licalizado e vazio e, pasmem, DESOCUPADO em plena era de alugueis por temporada e possuindo filhos que vivem em casa/apartamentos alugados. Alguns dos outros irmãos possuem casa própria e justamente esses quem ditando as regras. Fico extremecido ao ver tamanaha falta de empatia. Não é burrice não!! É não se 8mportar ou querer mesmo que os outros irmãos se danem!!
Hoje fico na interrogação!! O quê minhã mãe de 92 anos irá fazer com o capital pós venda do imóvel, sendo que mal utiliza da pensão que recebe?? . Essa irmã não sairá beneficiada?!! Acho que hão casos e casos, aonde para certos casos deveriam sim haver uma intervenção. Filhos que tomam posse sentimental e psicológica de pais idosos, tiram proveito deles em detrimento aos demais filhos. Lamentável ver que não há lei que evite isso. Ficamos de mãos amarradas!
Essa moda já pegou! Alguns filhos mal caráter já viram que podem tirar proveito a vontade, pois nada haverá DE IMEDIATO contra os seus abusos.
Abusam, tiram todo o proveito e esses ainda fazem ... até cobram judicialmente que os demias sejam obrigados a dar apoio e assistência nos momentos de dependência de nosos pais, momemto em que já acamados... ...
Apemas para isso que os demais são lembrados e cobrados.
Isso, esse tipo de atitude "geralmente" vêm dos filhinhos que por toda sua infância e vida foram os queridinhos e privilegiados do papai e da mamãe.
Esse vídeo é importantíssimo, precisava muito destas informações. Muito obrigada. Além de linda, você é conhecedora de todas as necessidades daqueles que precisam de ajuda judicial. Deus te abençoe sempre.
Alessandra Maria Loureiro y
Alessandra Maria Loureiro madrinha
DrAlexandra fui casada 47 anos mas separamos,voltamos depois de seis meses a morar juntos e estamos até cinco de abril deste ano mi noventos e dezenove meu marido veio a falecer em cinco de abril deste ano. será que tenho direito a pensão.Responda pra mim Dr. por favor!!!!
AGRADEÇO IMENSAMENTE DRA.ISIS . VIDA LONGA E PRÓSPERA .
Eu farso das suas palavras às minha meu nobre...
Fiquei feliz em saber os direitos dos idosos.
Filho tem que respeitar os pais independente de idade '..
MINHA ESPOSA FOI FORÇADA A COMPRAR UM IMOVEL POIS A PROPIETARIA QUERIA POR TODA LEI ABENÇOAR ...NAO PASSAR AOS HERDEIROS UM SITIO DOS SONHOS MARAVILHOSO A SENHORA DE 84 ANOS A LEVOU AO CARTORIO PASSOU O BEM PARA ELA .....DEU A MAIOR CONFUSÅO OS FILHOS A INTERNARAM AMEAÇARAM PROCESSAR MINHA ESPOSA QUE SE STRESSOU E PAGOU CUSTAS DE CARTORIO E DEVOLVEU...VALOR APROX DO OBJETO DO CAUS $1.2000.00APENAS ISTO A BENÇAO QUE DEU DOR DE CABEÇA ....
Dra eu precisava ouvir essa explicação pois estou pretendendo vender minha casa.nao por vingança e sim pra mudar um pouco e poder conhecer outras amizades e uma nova vida.mas já conversei com meus filhos que são casados e com minha esposa embora separado a anos dela.vou começar a pensar e me decidir se assim Deus permitir.obrigado Dra Isis.parabens.
👍👍👍👍👍
edelson dantas pense que na velhice voce precisara de recursos e
... dos recursos dos filhos tambem!
@@gladisbecker2098verdade . Depois aranja uma mulher e leva um golpe. Aí vai pra casa dos filhos.
@@rozapereira2697 Verdade o que você escreveu, meu pai tem 82 anos não tem juízo nenhum vendeu tudo o que tinha e gastou tudo com mulheres e bares. Hoje depende dos filhos até pra comer porque a aposentadoria dele está comprometida em empréstimos malucos que ele fez.
Parabéns pela excelente forma como apresenta o tema .
Oi Doutora, estou gostando bastante das informações. Elas sao necessárias, para nos deixar a par de situações desconhecidas legais.Obrigada.
Ótima explicação Doutora. Parabéns 👏👏👏
Bom dia, esse s esclarecimentos são de grande ajuda. Não gosto da palavra idoso ou idosa porque a impressão é para alguns de classe baixa há exemplo dos homens de governo a maioria tem mais de sessenta e ninguém lá chama o colega de idoso isso é para pessoas de classe baixa não aceito.
Olá Irma. A legislação brasileira define que as pessoas acima de 60 anos são consideradas idosas. Além do preconceito trouxe ajuda para muitas pessoas que não possuem o mesmo grau de discernimento e saúde mental que outros.
Também não gosto deste termo .Adulto e pronto com idade x!!! Direitos e deveres a serem cumpridos dentro da lei.Nos professores tem todas as faixas etárias no Estado 75 anos. Saúde é o que interessa
Classe baixa em educação...
E falta de educação ocorre em todas as classes...
Ótimo vídeo muito bem explicado parabéns obrigado
Dra sua explicação foi maravilhosa, a senhora está de parabéns.
Olá doutora !!
Inscrito !
Pois seus assuntos no campo que a senhora se referia e por demais importante...
Meus sinceros agradecimento !
Até sempre !!
Ótimo trabalho dra. Por gentileza, pode orientar sobre um imóvel com vários co-herdeiros. A maioria é idosa.um deles administra e informou que vai vender parcelado, o que os demais não concordam, podem estes intervir? O desejo é venda a vista. São 24 herdeiros. 04 herdeiros diretos e 20 sobrinhos... grata pela atenção.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 ótima informações ótimo conteúdo merece meu 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Bom dia !
Cheguei no canal agora
Excelente ,vou compartilhar com outros amigos
Grata
Abraços Marilene e Tadeu Itu SP
Muito cuidado com vendas ou contrato de locação. Meu pai aos 82 anos foi enganado, fizeram assinar contrato de compra e venda. Somente descobrimos quando na abertura do inventário. Fizeram promessas e construiram no terreno, depois aconteceram várias situações, como lesão corporal e logo morte. Cuidado, sempre acompanhado por uma pessoa que entenda do assunto.
Bom dia! Obg...pelas informações muito util!
Tudo culpa da legítima. Os herdeiros se acham proprietários dos bens que em tese herdarão.
Ola.
Primeiro cabe dizer que: "NÃO EXISTE HERANÇA DE PESSOA VIVA".
E por consequência não existe HERDEIRO(S).
Existe, ainda em condição precária, uma reles perspectiva de herança.
Mas sem qualquer direito de oposição.
Mas claro.... isso tudo no plano da Lei.
Não existe herança de pessoa viva
@@paulovieira2929 cc Art. 426 "Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva". A herança existe. Só não pertence ainda aos herdeiros.
@@gilberto200563 e se o idoso precisar vender alguns bens para se cuidar, esse bem que se diz herança pode deixar de existir.
Por isso eu acho que tá certo, não existe herança de pessoas vivas.
O idoso tendo herdeiros nao pode se desfazer de todos os bens, isso se enquadra como PRODIGO perante a justiça
Ué! Se eu estou em condições físicas e psicológicas normais, não entendo como se vc tá lúcida vc quem dá as ordens!
Parabéns Dra. Foi muito esclarecedor.
Idosos são mais fáceis de ser enganados....mas temos q respeitar sim....
Gostei da notícia sim isso é muito importante mesmo tem que ser assim mesmo.
Obrigada.
Mas muitos filhos e netas e netos preguiçosos tiram quase todo o dinheiro do idoso pai ou avó..
Deveneza Oliveira tem gente de todo geito, com certeza foram mal edicados e ou mal ensinados.E de pequenino que se torce o pepino.Depois nao adianta chorar.
Eu tenho 64 anos tenho um filho quer a qualquer custo tomar minha casa isso me deixou muito triste, estou bem de saúde Graça a Deus, mas essa situação tem me tirado a minha paz
Infelizmente, situações como esta têm acontecido. O importante é saber que não se fala em herança de pessoa viva.
PARABENS DOUTORA OTIMA INFORMAÇAO
Dra. boa noite, eu sou jurista (solicitadora) aqui em Portugal é igual.
Bem haja pelo seu canal.
Oi Julia. O que é um jurista (solicitador) em Portugal? O que faz? Seria equivalente a um advogado?
Que maravilha saber dessas informações!!! PARABÉNS!!! Agradeço!!!
Excelente explicação, parabéns!!!
Excelente esclarecimento. Você explica muito bem! Obrigada.
Obrigada Doutora, a senhora me tirou várias dúvidas .
Adorei as informações Dra tenho 65 anos j sou idoza
Obrigada pelas informações dos seus vídeos, doutora.
Minha senhora, com o descaso governamental com o Estatuo do Idoso, onde ninguém sabe em qual lixeiro foi jogado, ao idoso cabe apenas o direito de ver a banda passar. Tem coitado morrendo na fila do SUS ainda esperando uns trocados que a União lhe deve há mais de 15 anos. Uma beleza de justiça social, onde a celeridade passa vergonha até da tartaruga.
Parabéns pelos os esclarecimentos.
A capacidade é a regra ! Meu Lake
Depende do bem, se for imóvel e caso um dos conjugues tenha falecido, os filhos precisam concordar em documento, acredito. Tem duas formas de acabar de uma vez com esse negócio de herança ou a pessoa não arrumar filhos ou então banir da lei o direito de herança hereditária de imóvel ou de outros bens.
Olá. Exatamente assim. No caso de cônjuge sobrevivente, somente poderá ser feita a alienação de bens após inventário do cônjuge falecido com a meação e partilha. Quanto a segunda parte de sua afirmação, se existem filhos, há que se definir questões hereditárias pelo ordenamento jurídico.
Perfeita orientação, tem causado dúvidas sim!
vidio muito bom.parabens.esclarecedor com palavras que todos entedem muito bom estou falando de todos que asisti.
Muito bom, parabéns pela explicação.
Imagine quanta gente "inocente" não achava isso ...
Olá Doutora,muito bom seus esclarecimentos! Estou inscrita!
Vcs poderiam me esclarecer uma dúvida?
O assunto é: Venda de Ascendente para descendente!
O caso foi o seguinte!
Genitores casados em comunhão universal de bens, esposa falece, no inventário o Genitor fica com 100% das quotas da empresa, em 1993 este genitor altera o contrato social no qual ele informa que recebeu em moeda corrente do país pela venda de 40% das quotas a um neto (1de4) e uma filha (1de2), sem conhecimento e consentimento descrito dos demais herdeiros.
Nov-18 esse genitor falece e isto é descoberto na abertura da sucessão.
Isto é um ato Anulável ou Nulo?
Sendo anulável, o prazo é contado a partir da data de abertura da sucessão? Baseado em qual lei do CPC ou Sumúla?
Muito bom esse vídeo, vou repassar para os desenformafos.
Obrigado pelos esclarecimentos Dra.
Agradeço-lhe pelas informações.
Essa vizinha que eu estou cuidando, estava abandonada, passando por nessecidades, ela tem 83 anos de idade, espero a sua resposta pra mim , muito obrigada, vai mim ajudar muito, ela não tem herdeiros .
Veja Cida, leve-a até a Defensoria pública de sua cidade, com todos os documentos que comprovem a pose dela no imóvel.
Dra. Excelente trabalho !
Parabéns !
Concordo dra,mais quando um idoso acaba de enterrar a esposa,abandona tudo e depois quer vender tudo para dar a amante. E correto
@@treegearar3692 Os filhos são herdeiros somente da parte da mãe a parte do pai ele faz o que quiser e se quiser dá para a amante é problema dele, vai levar o pé na bunda da amante e ficar sem nada.
Gente onha minha mãe faz o que eles querem e deles vou brigar não trabalho é deles mas tem filhos que não pensa asim ótimo amei mas já sabia temos advogado na família mas obrigado querida
Obrigada pela explicação. No caso de venda ou cessão de direitos durante um processo de interdição com laudo atestando plena capacidade e sendo impugnado, inclusive pela ausência de assistente da perícia. O interditando falecendo antes de nova perícia ou mesmo antes da sentença. Pode questionar a validade dos atos depois? Grata de desejo sucesso 🎉
Exelente video...muito esclarecedor.....parabens....
Dra vc é a melhor!! Mto objetiva! Parabéns!
Olá boa tarde muito obrigada por responder.
Se meus pais tivessem uma herança morressem e não deixassem nada para mim não teria o menor problema jamais entraria na justiça para exigir alguma coisa a pessoa tem que ter vergonha na cara
Muito interessante e bem esclarecedor.
Muito esclarecedor! Obgda!
Excelente. Amo seus videos Dra.
SUCESSÕES... UM PROPRIETÁRIO PODE SER AO MESMO TEMPO PROPRIETÁRIO E USOFRUTUÁRIO , já havendo um usofrutuário DE 50 %?
Valeu Dra. Ísis
Muito bom o vídeo
Parabéns
Boa noite Dra.eu preciso de uma informação sua sou herdeiro de 50% de um imóvel. Para indenização do advogado eu pago em cima de 50% ou valor total do Mont mor digo 600.00
Parabéns Drª.
Eu quando ficar mais velho vou vender tudo que eu tiver e vou torrar tudo com viagem e tudo que tiver direito.
Ta certo
Corretíssimo
Concordo com vc👏👏
ta certo
Pior é quê as leis brasileira não mais nos permitem fazer isso! 50%do quê lutamos para adquirir uma vida inteira é garantido como herança para os filhos! 😠
E quando o idoso resolve partilhar os bens com a família ainda em vida? Ele pode partilhar da melhor forma que entender ou poderá fazer, desde que equitativamente? Se não partilhar equitativamente podem os herdeiros que receberam menos entrar com uma ação contra a vontade do idoso?
Olá. Qualquer pessoa que possua patrimônio e tenha herdeiros pode dispor de 50% de seus bens doando a um único ou mais herdeiros desde que reste ainda 50% para serem destinados aos demais herdeiros.
Ola,meu tio tem 4 filhos,2 em Brasília,1 são paulo,1 Pernambuco ele mora sozinho desde 2002 exatos 19 anos,porem vive situação desumana,sem água,luz,não se alimenta direito,quase não se alimenta ele e aposentado por invalidez pq minha vó a mãe dele pagou sei inss pq ele tem problema de escrizofinia mas ele e lúcido,os.filhos sabem da situação mas nunca ajuadaram ele e ele tbm se negava meu pai,irmão dele e eu sobrinho de ajudar ele,ele tem uma ferida por causa de diabetes uma ferida que tinha ate bichos,mas levei ao médico internei ele,e hoje mora comigo,minha dúvida é ele aceita fazer uma procuração para receber por ele,ele quer vender a casa,mas para vender a casa e uma burocracia pela idade 66 anos,e pela escrizofinia dele,mas ele lúcido para tudo,porém a casa dele não tem condições dele mora precisa de uma reforma geral que custara media de 70 mil reais,ele não tem condições para isso,a ideia e vender e comprar outra,posso orientar ele a vender e comprar outra ao lado da casa do irmão que e meu pai,assim podemos cuidar dele em tudo mas queria entra com ação para desarda os filhos eu como procurador herda seus bens,sei que e complicado,pois para vender e adm os bens dele precisaria passa por uma ação judicial,pelo juiz e ouvir os filhos etc..para o juiz conceder a procuração a mim,ele aceita isso,so não concorda em deserda os filhos,mas concorda em fica comigo,msm assim queria ação para deserda os filhos,temho chances
mas os pais devem guardar algum recurso pra qiando ficar velhinho ,fraco e doente
e nao precisar da ajuda dos filhos
.
Olá. Dispor de todos os bens de maneira responsável e que não comprometam sua sobrevivência no futuro.
Qualquer cidadão detentor da sua personalidade. Que não seja um devedor ou interdito. Pode dispor de seu patrimônio.
Isso é elementar no Direito Civil.
Sei video é muito esclarecedor.Minha sogra esta morando comigo, meu marido recebe a aposentadoria dela pq ela n consegue guardar a senha.Usa uma parte d dinheiro para comprar alimentos e o resto para seu consumo de bebidas. O q devo fazer, por favor me ajude. Obgda
Mas nao pode ser prodigo
Gratidão pelo seus vídeos. Eu gostaria de saber em relação a moveis de madeira maciça do falecido. ao fazer avaliação do imóvel, fica na casa entra no espólio e paga imposto ITD RJ ?
Estou tomando conta da minha vizinha, ela tem uma casa , que ela quer muito vender , sendo que ela esqueci muito, não lembra muito das coisas, e também ela ainda tem que entrar com uso Capião, ela deixou tudo pra mim agir por ela , como faço, para entrar com uso Capião, se as contas de luz estão no nome dela, como devo agir com isso, pois também cuido dela como se fosse minha mãe, se eu deixar pra lá vão invadir a casa dela , pois ela mora comigo, por favor mim ajude.
Olá Cida. Ela deverá ajuizar ação de usucapião através de advogado ou Defensor Público
Obrigada pela atenção ❤️
Excelente Dr.abs
Ótimo vídeo bem esclarecedor.
TEM TANTO FILHOS E PARENTES QUE ABANDONAM PAIS AVÓS MAIS QUANDO MORRE O IDOSO FICAM BRIGANDO PELA ERANÇA IGUAL CACHORRO DE RÚA,,
Boa tarde doutora a mãe faleceu 1ano eu fikei na caza só Ke porém meu esposo moro com ele já tem 7anos ele tem poblema sofre com um poblema sério já fez cirurgia na cabesa 2vezes eu zelo da Caza e Faso pekenas reforma etc o meu marido e uzuario de fralda remédios caros vai são joze dos Campos tem ke pagar caro moro em cruzeiro Estado São Paulo não tenho caza para morar asituasao e difícil e tenho 74anos xeio de poblema me oriente por favor aguardo
Olá. Caso seja curadora dele poderá pedir autorização judicial para venda de algum bem para a manutenção do curatelado.
Dra.
Ha algum tempo ,minha sogra ,à época com 85 anos ,resolveu vender um bem imovel.
Quando foi ao cartorio para fornecer dados para lavrar a escritura ,foi lhe dito que devido à sua idade ,nao poderia .,pois poderia ser questionada judicialmente quanto sua capacidade mental.
A familia pediu entao um exame com psiquiatra atestando sua capacida mental.Esse atestado seria apresentado ao cartorio.Porem ,informalmente ,a tabeliã disse que cabia a ela avaliar a capacidade mental da sogra no ato da assinatura.e dependo dessa avaliaçao ,o cartorio poderia nao formalizar a venda. ,
A escritura de compra e venda foi feita em outro municipio sem maiores formalidades.
Pergunto: O tabelião tem prerrogativa para determinar se uma pessoa, devido à idade avançada ,está apta ou nao para praticar tais atos ?
Agradeço pela atenção.
Luiz.
está ou nao apta a decifi
Olá Luiz. O tabelião não está apto para atestar.
MEUS PARABENS DRA ISSO FOI BOM PRA MIM
Gostei do seu video! 👍👍E parabéns 👏👏👏👏
Meu sogro com quase 80 ou mais vendeu "CASA CONTRuIU CASA Ę BOA NOITE🏡🏠🏡🏠🏡🏠🏡🏠
Não no caso do meu pai
Meu pai tem problema com alcoolismo e deficiente visual
E a família dele já tentou comprar terreno dele passar a perna nele eu não deixei, pois meu medo da família dele deixar ele sem moradia. Eu luto todos os dias pra defender meu pai . Quero que ele tenha uma velhice digna com moradia.