Mas afinal o que se passa na saúde em Portugal? Com Gustavo Jesus | Somos Todos Malucos #70

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • O caro Dr. Gustavo Jesus é um "habitué" neste podcast, mas hoje não vem falar de uma doença em especifico, mas sim das últimas notícias sobre o estado da saúde mental em Portugal.
    Somos Todos Estranhos - o meu testemunho sincero sobre a ansiedade, os medos e as obsessões com as quais me deparei ao longo da vida. Mas não é um livro para o choradinho, é uma partilha às vezes difícil, mas bem-humorada e sem drama, porque para haver comédia é preciso haver tragédia. Links diretos para encomendas:
    - www.fnac.pt/So...
    - www.bertrand.p...
    - www.wook.pt/li...

КОМЕНТАРІ • 58

  • @luciagomes9200
    @luciagomes9200 6 днів тому

    Gostei bastante! Tema Sempre pertinente. Obrigada ☺️

  • @mafaldasoares2030
    @mafaldasoares2030 Рік тому +12

    Boa tarde. Venho aqui deixar o meu testemunho. Sofro de distúrbio generalizado de ansiedade e quando comecei a fazer psicoterapia, a psicóloga disse que pela demora a iniciar tratamento, o meu quadro já seria de stress pós traumatismo. Estava a ser acompanhada pelo médico de família que me medicou conforme achou melhor e, quando eu tinha dinheiro, recorria ao psiquiatra. Mas não via melhoras, ataques de pânico que afectavam o meu dia a dia. Felizmente encontrei consultas de psicoterapia a preço social que me permitiu (ainda que com grande esforço financeiro), começasse a fazer psicoterapia. Foi o melhor que podia ter feito, investir em mim e no tratamento do meu estado mental

  • @loveadventurehappiness8417
    @loveadventurehappiness8417 Рік тому +4

    (desde ja peco desculpa pela falta de acentuacao, nao sei como no meu teclado) Vivo na Holanda e muito se fala do sistema de saude holandes sendo considerado um dos melhores da Europa.
    Ter medico de familia e' obrigatorio ate porque a lado nenhum se chega sem medico de familia.
    Ter seguro e' obrigatorio e caro (criancas nao pagam e se o salario for baixo recebe-se ajudas do estado dependendo da situacao profissional e familiar o que acho just), caro e' um seguro basico de saude ser mais de 100E/mes com franquia entre 600-800/ano e acesso a especialidades apenas se o medico de familia achar necessario.
    Tudo passa pelo medico de familia e se o mesmo for mau (que os ha) torna-se muito dificil obter cuidados de saude. Se for bom ou se se tiver um nivel de conhecimento acima da media (eu sendo biologa quando apanhei medicos menos bons consegui sempre com base cientifica dar-lhes a volta) consegue-se muita coisa.
    Grande vantagem e' que as listas de espera sao muito pequenas, quando se precisa de um exame ou uma especialidade o maximo que esperei foram 3 meses por um especialista em Endometriose (que ha poucos), fiz uma mamografia em 48h por exemplo.
    Mas prevencao e' muito reduzida, aquela coisa de fazer analises de rotina (salvo raras excepcoes) nao existe porque costuma ser mais barato curar que prevenir (ou a pessoa morre pelo caminho). Ha uns anos queria que acima dos 65 anos de idade nao se fizessem cirurgias dada a idade mas a idade de reforma e' aos 67, velhos para receber cuidados mas nao para trabalhar, a medida acabou por nao passar.
    Vou todos os anos ao medico em Portugal, principalmente com as miudas para algumas especialidades e caso queira segundas opinioes.
    Nao acho o sistema mau, mas acho caro porque na maioria das vezes temos de saber o que temos/precisamos para ser diagnosticados ou encaminhados e quem nao sabe vai para casa com paracetamol. Ah e- nao temos acesso aos resultados de analises e exames a nao ser que seja expressamente pedido e nao enviam por mail ou correio.
    Se formos a uma urgencia indevidamente pagamos o valor da mesma (500E), se chamarmos ambulancia dependendo do seguro e se indevidamente pagamos o valor (1500E), se nos atrasarmos mais de 10min para uma consulta temos de remarcar e se voltarmos a atrasar-nos mais 2 vezes pagamos a consulta tambem e eu acho isto tudo muito bem, mas porque o sistema no geral funciona, consigo consultas de urgencia pelo telefone no proprio dia com o medico de familia, se for importante maximo em 24h, fazem-se consultas por telefone quando ver o doente e' irrelevante.
    Um medico em Portugal permanecer no SNS, mesmo que seja em part-time, e' sempre por amor `a camisola! Porque nao sera pelo ordenado milionario e as fantasticas condicoes de trabalho!

  • @leonorsilva4840
    @leonorsilva4840 Рік тому

    Uma visão clara do estado atual :( Muitos parabéns é sempre um gosto ouvir o Dr. Gustavo Jesus, tem que voltar mais vezes :)

  • @luismonteiro4204
    @luismonteiro4204 Рік тому

    Raminhos, como sempre um espetáculo.

  • @anamargarida7784
    @anamargarida7784 Рік тому +5

    É tão triste o estado da saúde mental em Portugal! Tanto dinheiro para as indemnizações para a TAP é para dar aos investidores e os serviços de saúde do estado estarem sempre em remendos ☹️

  • @claudiafreitas5848
    @claudiafreitas5848 Рік тому +3

    Portanto, o SNS está no em modo burnout! Ainda bem que o Dr Gustavo Jesus esclareceu o que realmente é necessário mudar, na perspectiva de um profissional de saúde. Um grande bem haja pela partilha. Burnout sugestão para uma próxima visita do Dr Gustavo 😊

  • @lenacarrilho3946
    @lenacarrilho3946 Рік тому +4

    Até o privado está caótico. Esperas de exames de ressonância magnética, endoscopia e colonoscopia, 5/6 meses de espera . Isto na zona de Leiria .

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому

      Não será por haver ppucos hospitais particulares na zona? Digo eu, não sei. Mas se sns estiver entupido e houver poucas soluções no privado, vão entupir tb

  • @anacalado2761
    @anacalado2761 Рік тому +2

    Olá Raminhos, gostei muito deste tema, como todos os que Dr Gustavo aborda. Gostaria de o ouvir sobre "as curas" que algumas terapias alternativas oferecem para depressão e afins ao nível da saúde mental, como por exemplo constelações familiares. Obrigada

  • @alexandrabluetiles5829
    @alexandrabluetiles5829 Рік тому +1

    Vou dar o meu exemplo,porque preciso de um grito de revolta...
    Hoje ao fim de 1 semana recebo resposta da dekegada de saúde da minha área.
    Depois de procurar o contato "invisivel" para qualquer leigo ,decido contatar via email o centro de saude mais próximo da minha área,gentilmente o administrativo contatou-me a um sábado e ouvio-me e endicou-me como fazer e o que me esperava do processo de internamento da minha filha com anoréxica e transtorno de personalidade.
    Diz-me que serei contatada na proxima segunda feira pela dita delegada da minha área Espero ansiosa e nada.volto a contatar o administrativo que informa que terça ou quarta serei contatada.
    Hoje 9 dias depois a D.S finalmente me diz que nao pode fazer nada que tem de ser a colega do USF proximo de mim e o contato inicial feito por mim.
    Fiquei sem palavras 1 semana para me dizer que nada tinha feito e que era dificil acontecer o internamento por a filha ser maior!
    Dificil ja sabia eu o que ainda nao tinha percebido é que estamos sozinhos neste sistema.que quando pedimos ajuda a porta da psiquiatria para ouvir a mãe de uma adulta somos bloqueadas ,porque "nao falamos com os familiares,so com o doente".
    Como?Se fossem adultos capazes de tomar decisões, nao precisavam nem de psiquiatria nem de um Delegado de Saude.
    Lamentávelmente fiquei tao chocada com a incompetência que nem consegui reagir .sinto que estamos a caminhar para um sistema de saúde mais pobre que a propria politica deste país

  • @celialopes5716
    @celialopes5716 Рік тому +3

    Sempre muito claro, directo e assertivo. Obrigada!

  • @ritatf
    @ritatf Рік тому +1

    É sempre bom ouvir o Dr. Gustavo. Obrigada Raminhos pelo podcast muito útil e interessante 😉 Já agora... o nosso pediatra deu-nos receitas para a sopa 🤣
    Quanto ao SNS, e a exemplo de tudo, acho que quem faz os serviços são as pessoas. E enquanto se continuar a levar papel de casa, nada vai mudar. Há que deixar o papel acabar para o estado olhar para os processos com "olhos de ver", reestruturar de forma efetiva e consistente. Dá (muito) trabalho, mas tem que se começar por algum lado.

  • @etcwhatever
    @etcwhatever 10 місяців тому

    Os médicos às tantas também já não estão bem. É um trabalho de muita responsabilidade.

  • @LurdesCardoso-s2m
    @LurdesCardoso-s2m Рік тому

    Boa tarde, o meu nome é Lurdes, e sei que preciso de ajuda psiquiátrica/psicológica. Durante a pandemia foi me diagnosticado um cancro. Desde há muito que apesar de não o aceitar,sabia que sofria de depressão. A doença veio despoletar tudo o resto. A questão é tenho as duas especialidades no hospital ,mas não vejo resultados. Podem ajudar me? Por favor?. Obrigada Lurdes Cardoso

  • @isabelribeiro4729
    @isabelribeiro4729 Рік тому

    Atão mas não tinha saído um episódio novo agora em setembro com um Sr das artes orientais? Ou já estou a ficar maluca?

  • @elsadinis9235
    @elsadinis9235 10 місяців тому

    É verdade. Não há resmas de papel, não há pilhas para os aparelhos, não há toner para impressoras, falta material para fazer pensos...de ano para ano cada vez pior.

  • @patriciabacelardemacedo452
    @patriciabacelardemacedo452 Рік тому +1

    Muito importante e informativa, esta conversa, um alerta!!!

  • @crismoreira4403
    @crismoreira4403 Рік тому +1

    Haja alguém que fala com onhecimento de causa do estado atual do nosso país,. Muito obrigado Dr Gustavo Jesus e muito obrigado Raminhos é sempre muito prazeroso ouvir-vos. Dr Gustavo Jesus a presidente 👋👋👋👋👋👋👋👋

  • @pedromatias5539
    @pedromatias5539 Рік тому

    Bom podcast sempre. Antonio podes perguntar ao Dr. Gustavo Jesus que relógio é que ele estava a usar neste podcast? Queria comprar um igual.

    • @jorgegomes5687
      @jorgegomes5687 Рік тому +1

      Confirma-se, faltam médicos de saúde mental...

  • @catarinajacome3362
    @catarinajacome3362 Рік тому +1

    O Dr. Gustavo Jesus esclareceu uma série de coisas, que se passam no SNS que não são esclarecidas nos media... Recordo-me que no inicio da pandemia, um director regional de saúde dizer que há 30 anos que há falta de médicos de família em Portugal. Na realidade não conheço nenhum/a médico/a de família na minha faixa etária, 40 anos, tive 12 anos sem médico de família, tenho médica há ano e meio, os meus pais, ambos na faixa dos 70 anos, com diabetes e problemas de coração, estão sem médico de família novamente há 7 meses (em 2022 tiveram 4 médicos de família, conheceram realmente 2)... O anterior governo convidou os médicos, enfermeiros, professores a saírem do País... este governo prometeu e até agora não cumpriu a promessa de prioridade no SNS, acho que por má vontade politica, mas temo que próximos governos venham a privatizar de vez o SNS.

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Eu nem sei o que dizer...

  • @juliatrindade9358
    @juliatrindade9358 Рік тому +1

    Depois desta conversa adorava ter uma conversa contigo sobre o SNS 😉

  • @pedroazevedo5077
    @pedroazevedo5077 Рік тому

    António Raminhos obrigado pelo teu serviço publico!!

  • @filipesousa917
    @filipesousa917 Рік тому +2

    Somos todos Gustavo Jesus!
    Esperando ansiosamente (sem transtorno) o dia em que o Gustavo é quem entrevista.

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Hahahaha entrevista quem?

    • @filipesousa917
      @filipesousa917 Рік тому

      @@raminhos um ser apelidado de Raminhos 🤣

  • @neliapombo2636
    @neliapombo2636 Рік тому

    Mais uma vez brilhante ambos os dois. Muito Obrigada por mais um abre olhos.
    Eu revejo me completamente nas palavras do dr. Gustavo, eu sei que a psiquiatra não tem culpa do tempo da consulta mas como se consegue diagnosticar alguém em 15minutos?
    Não me sentia a evoluir e com muito esforço económico (o que ajuda a ficar mais stressada) e que não sei como vou ultrapassar mas só no privado tenho uma consulta em que consegui transmitir tudo o que me está a consumir.
    Mas fica a frustração de saber que tenho que abdicar de comer para poder pagar as consultas no privado. Já nem falo que tenho que fazer 300km para ir à consulta, outro problema no nosso país é que no interior esquecido não há médicos que sejam habilitados e falo por experiência própria.

  • @armindapinto9313
    @armindapinto9313 Рік тому +1

    MGF 4 anos de especialidade.

  • @ricardosantos8272
    @ricardosantos8272 Рік тому

    Excelente explicação do Dr Raminho cuidar da saúde mental ecenssial no mundo de hoje

  • @claudiabastos4824
    @claudiabastos4824 Рік тому

    Acho que também há uma lacuna muito grande no SNS no acompanhamento de doenças crónicas de psiquiatria. Tenho um irmão com difidência mental profunda que é desde de criança, que era acompanhado enquanto era criança quando tornou-se adulto parou de ser acompanhada. Um diabético ou hipertenso tem mais acompanhamento do ele. O SNS completamente tirou o de sistema e não dá respostas quando há necessidade disso.

  • @cristianamendonca7256
    @cristianamendonca7256 Рік тому

    Convidado espetacular! Abraço a ambos

  • @lenacarrilho3946
    @lenacarrilho3946 Рік тому +2

    O SNS está a desaparecer.

    • @jorgegomes5687
      @jorgegomes5687 Рік тому

      SNS nunca esteve tão "gordo". Pouco organizado, porém, "gordo".

  • @lenacarrilho3946
    @lenacarrilho3946 Рік тому

    Simplesmente vergonhoso o estado do país, saúde , educação e justiça.

  • @marialeonor8160
    @marialeonor8160 Рік тому

    Como sempre adorei ouvir o dr Gustavo de quem sou utente , felizmente. Sempre muito assertivo. Eu sou tipo “ Como se faz a sopa”? Se não me cortam o pio eu não me calo e só faço perguntas…a necessidade de respostas é enorme…espero por mais com o dr Gustavo…

  • @ritacarvalho1803
    @ritacarvalho1803 Рік тому

    Muito esclarecedor e informativo. Acho que vai ter de voltar mais vezes o Dr Gustavo. Parabéns

  • @MarianaCoelho-s3s
    @MarianaCoelho-s3s Рік тому

    Muito esclarecedor e objetivo. Parabéns

  • @lenacarrilho3946
    @lenacarrilho3946 Рік тому

    Gostei muito. Eu desisti de vez do SNS .

  • @juliatrindade9358
    @juliatrindade9358 Рік тому

    Sô mais uma coisa,nunca ouviste a ordem dos médicos dizer que não há fakta de médicos???

    • @jorgegomes5687
      @jorgegomes5687 Рік тому

      "Entre 2000 e 2017, o número de médicos por 1.000 habitantes é de 5,8 em Portugal, na Grécia de 6,1, a média da OCDE é de 3,5, com a maior parte dos países europeus entre 3,1 e 3,7"
      Se calhar...

  • @AniczZFerreira
    @AniczZFerreira Рік тому

    Essa questão de nos hospitais privados as pessoas serem mais simpáticas porque proavelmente recebem mais, nao é bem assim. Trabalhei 13 dias num hospital privado, 11 em formacao, 2 no serviço de urgencias e optei por seguir viagem para outras paragens. Ofereciam o ordenado minimo mais 140€ de subsidio de turno, com grandes probalidades de ter que seguir turno e trabalhar 24h se necessário ( e obrigatório) os horarios que me disseram inicialmente nem corresponderam à verdade e descobri depois de la estar que nao teria transportes para ir para casa à noite. Ja no servico as pessoas estao sempre a sair, a trocar de serviço e ouvi até pessoas a dizer que foram aconselhadas a sair pelos seus psicólogos/psiquiatras pois ja nao estavam nada bem. Ja para nao falar que em todos os sericos nos pediram que nao leassemos a mal se os colegas nos falassem mal devido ao stress. O que me levou a crer que era constante. A simpatia para os clientes é obrigatória, mas o que está por tras disso tambem nao é bom.

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Obrigado pelo testemunho :)

    • @AniczZFerreira
      @AniczZFerreira Рік тому

      So para dizer que agora relendo o meu comentario, seguir turno nunca era trabalhar 24h, mas sim 16h 🤣 entusiasmei-me na indignação..

  • @clarissamaria1615
    @clarissamaria1615 Рік тому +2

    Com todo o respeito acho que devo partilhar algo acerca deste médico. Infelizmente, tive algumas consultas com ele. Não vou entrar em detalhes. Mas a realidade não tem nada haver com esta pessoa "simpática" que é entrevistada. Acredite quem quiser.

    • @barbaraguterres1868
      @barbaraguterres1868 Рік тому +2

      😮

    • @Ariam2000
      @Ariam2000 Рік тому

      Com razão ou não, não é o local certo para estas "partilhas" . Não é correcto lançar estas nuvens negras. Há locais próprios

    • @clarissamaria1615
      @clarissamaria1615 Рік тому +1

      @@Ariam2000 Pois diga-me quais são os locais adequados. Quem é você para dizer o que se deve ou não fazer. É precisamente, aqui, que se deve chamar a atenção. No sítio onde as pessoas, público em geral fica com uma opinião que não corresponde à realidade.

    • @Ariam2000
      @Ariam2000 Рік тому

      Tudo de Bom

  • @juliatrindade9358
    @juliatrindade9358 Рік тому +1

    Trabalho no SNS á 30 anos,só posso dizer que as coisas não são bem assim...A Saúde só dá lucro no privado,alguém se interroga sobre isso?Ou vivo noutro mundo ou o Dr.Gustavo vive noutro mundo.A das 40 horas foi o máximo 😮

  • @etcwhatever
    @etcwhatever 10 місяців тому

    Permitam-me colocar uma dúvida que creio ser pertinente: quem é que pode diagnosticar um problema de saúde mental? O psiquiatra ou o psicólogo? Ambos? Se este tema já tiver sido abordado agradecia que me indicassem qual o vídeo a assistir. Cumprimentos.

  • @anaprata1983
    @anaprata1983 Рік тому

    Se não está bom para os médicos nem quero pensar como estará para os outros

  • @jonasex3001
    @jonasex3001 Рік тому +1

    Não nos iludamos, o SNS é para deteriorar, mais ou menos subtilmente. O privado quer os clientes a pagar-lhes a eles.