Na medicina é a despachar ou pode haver amor? Com José Azantos, o médico que fala da alma | STM

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 тра 2024
  • O convidado de hoje é médico de família há cerca de 15 anos, mas trabalha com a medicina e saúde de um modo talvez ainda um pouco diferente ou, pelo menos, pouco falado. Para ele, o amor é o ponto de partida da medicina e da sua relação com os doentes. É autor do blogue do Instagram «O Médico que fala da alma», José Azantos.
    Somos Todos Estranhos - o meu testemunho sincero sobre a ansiedade, os medos e as obsessões com as quais me deparei ao longo da vida. Mas não é um livro para o choradinho, é uma partilha às vezes difícil, mas bem-humorada e sem drama, porque para haver comédia é preciso haver tragédia. Links diretos para encomendas:
    - www.fnac.pt/Somos-Todos-Estra...
    - www.bertrand.pt/livro/somos-t...
    - www.wook.pt/livro/somos-todos...
    Patreon: / antonioraminhos
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 22

  • @rosasousa3877
    @rosasousa3877 Місяць тому +6

    "Aquele que faz o seu melhor, faz tudo que se pode esperar dele"
    Uma vénia ao convidado 😔🙏

  • @celveiga8424
    @celveiga8424 Місяць тому +2

    Olá Raminhos e Dr. José Azantos, adorei o episódio e venho agradecer que venham falar de algo que espero que venha a ser a próxima moda, medicina humanizada 😁. Permitam-me uma partilha pessoal no sentido do vosso episódio. Terminei há pouco tempo um tratamento oncológico de quase 2 anos e meio, e posso garantir que a competência humana do médico que nos acompanha, ou a conexão humana entre o médico e o paciente, faz tanta diferença como os medicamentos. A minha médica não é a minha melhor amiga nem vai a minha casa, mas sentir que ela realmente me ouvia a cada consulta, que recebia as questões que levava, por mais parvas que fossem, e que pacientemente, tentava resolver o que fosse para resolver ou explicava o resto, fez toda a diferença para eu sentir confiança num processo de cura que é demasiado duro e longo. Sem as competências de conexão humana, os tratamentos médicos ficam ainda mais duros e dantescos para quem tem de os atravessar. Ao longo destes dois anos e meio, fui agradecendo pessoalmente as suas competências humanas, de início como não estava habituada respondia que era apenas o seu papel. Por fim, consegui que ela entendesse o quão agradecida fiquei por me ter calhado como médica e a diferença que fez no meu processo de cura, e fiz um elogio escrito, para que no IPO soubessem o quanto é extraordinária a atenção que dedica a cada paciente. O reverso da medalha, é que as consultas nunca são na hora marcada 😊, mas se aprecio a atenção que me dispensa, fico feliz que a entregue a todos os outros pacientes.
    Raminhos, muito obrigada pelo teu podcast, tem-me ajudado imenso. Já tenho uma psicóloga e tudo 🤩😂

    • @raminhos
      @raminhos  Місяць тому

      Olha que bom! Força no caminho

  • @ivovenancio
    @ivovenancio Місяць тому +7

    A medicina tem de ser mais fiscalizada! Há demasiados médicos a marimbarem se para o doente ou melhor dizendo utente e como tal se prestam péssimo serviço, OUT!

  • @paulagomes7651
    @paulagomes7651 24 дні тому

    Amor ❤de alma não se explica, sente-se! Bem haja

  • @claudiarato6741
    @claudiarato6741 Місяць тому +1

    Que médico de família maravilhoso, esta humanidade é meia cura, olhar para o paciente é mt raro hoje em dia, não tirar os olhos do computador é o que estamos actualmente habituados a ver, tornou-se crónico, que pena, tantos anos que o médico de família estuda e depois 😏 Obrigada Dr José Azantos⚘️

  • @JapYoga
    @JapYoga Місяць тому +1

    No outro dia apanhei na Antena dois o Julio Machado Vaz e o Manuel Sobrinho Simoes a ter uma conversa muito interessante na necessidade de uma perspectiva mais humana em relação à saúde. Fiquei esperançoso.

    • @MariaFerreira-eh4lj
      @MariaFerreira-eh4lj 12 днів тому

      Não há amor nem interesses pelo utente (doente) não é? Mas a maioria são excelentes médicos... O resto, estás a querer falar ,ele/ela olham para o computador, não olha para a pessoa (utente) com quem está a falar ..eu sofro de má circulação, no verão sofro muito com isto, pernas pesadas, inchadas mesmo usando meias elásticas No verão! Faço negras (hematomas?) com muita facilidade.
      Eu disse isso ao médico, basta bater com um braço numa porta, eu fico imediatamente com uma negra'. Resposta dele: então não bata!!! Risível

  • @armandinapimenta5876
    @armandinapimenta5876 Місяць тому

    Excelente conversa ❤❤

  • @cristinaribas9623
    @cristinaribas9623 Місяць тому +1

    Interessante esta perspectiva.
    Em minha opinião, não é possível compreender nem a Medicina nem qualquer outra profissão sem a capacidade de nos darmos. É o nosso lugar na sociedade, através da nossa profissão.
    Talvez seja isso o Amor.
    Por outro lado, a Medicina tem em vista o bem-estar físico, mental e social, enfim, a pessoa no seu todo. Ora, a Ciência não está dissociada da pessoa e da relação com a pessoa.

  • @teresafernandes6682
    @teresafernandes6682 Місяць тому

    Incrível médio e ser humano. Tive a sorte de ser colega desta maravilhosa alma. Que enorme prazer em ouvi-lo tantos ano
    s depois. Grande beijinho para os 2

  • @joaosilva2806
    @joaosilva2806 Місяць тому

    Que paz e tranquilidade que transmite 🙌

  • @ruimagro14
    @ruimagro14 Місяць тому

    Estamos sempre à procura do amor

  • @arfernandes100
    @arfernandes100 Місяць тому

    Palavras sábias 😊

  • @rosaferreira4336
    @rosaferreira4336 Місяць тому

    Gostei mto de ouvir...ele é amor

  • @eugeniamonteiro2480
    @eugeniamonteiro2480 Місяць тому

    Amei ♥️♥️

  • @ciciloveLA
    @ciciloveLA Місяць тому +1

    Sortudos os que tiveram o raminhos como catequista 😂

  • @IsabelFarola
    @IsabelFarola Місяць тому +1

    A parte dos medicamentos que me choca, é essencialmente a utilização dos animais para testes 😞..