Cara, eu não entendo absolutamente nada, de máquinas fotográfica e/ou fotografia, mas, no entanto, esse assunto, sobre máquinas fotográficas, fotografias e fotógrafos, me fascina. Valeu pelo vídeo, cara, que valeu um like. ✌
Boa comparação. Para mim, depois que experimentei full frame, não quero saber de outro formato. Me sinto muito bem com minha Nikon D610. Quando as coisas melhorarem e o bolso folgar pretendo adquirir uma Nikon Z5.
Rapaz, tem muita gente mais capaz que eu nesse mundo, eu me esforço, eu estudo e tento trazer os conteúdos de forma didaticamente bem ajustada, mas sempre ciente de que não sou dono da verdade nem nada, tem muita gente boa nesse mundão.
Bem esclarecedor. Professor vc desvendou um mistério que aconteceu comigo. MInha velha 6 D Full Freme, tem MAIS nitidez que a Canon R7 mirroles cropada.
Lembra que comentei com você que esse vídeo iria sair? Então. O que não significa que o arquivo da R7 seja ruim, o que não significa que não tenha muitas coisas de configuração para tirar o máximo dela etc.
Honestamente, tenho uma resistência muito grande com a Canon. Sei que melhoraram muito nas mirrorless (por serem novas), mas adoraria ver esse mesmo teste com uma Sony A6700, já que, pela minha experiência, Sony é infinitamente superior à Canon em tudo.
Eu não estou conseguindo tirar essa nitidez da minha 6d.. não sei se por alguma config, método de focagem, firmware ou o que.. mas estou estudando a troca de equipamento exatamente por causa disso.
Tenho a R7 e a 6D MKII. Sem dúvida como você demonstrou a entrega da 6D MKII em fotografia é superior. Uso em sessões de foto e cobertura de eventos sociais. Só sairá do meu kit quando parar de funcionar. Já a R7 é a minha câmera para produção de vídeos. Só uso ela em fotografia para corrida de rua. Acho que chegamos à era onde a qualidade do projeto das câmeras de anos atrás estão se provando no longo prazo.
Bem isso, aqui R7 faz vídeos, fotos de férias e fotos de ação (no meu caso, aves em voo) enquanto D750 tá fazendo foto de arquitetura, produto, paisagem etc.
Acho que é exatamente o que você concluiu, depende do uso. Se eu fosse mais fotógrafo de paisagens do que de vida selvagem estaria bem servido com uma 6d mk II, mas como fotografo animais e principalmente aves um autofoco com mais recursos é mais importante para mim. Para o meu uso eu tenho uma taxa de aproveitamento muito maior com a R7 do que jamais tive com a 7d mk II, que tinha um dos melhores autofocos já feito pela Canon em uma DSLR.
E já vi influenciador por ai dizendo que R10 tem qualidade de imagem na fotografia superior (ISO) à 6D e outras FF, sendo que todos os testes realizados por sites competentes mostravam o contrario. Armando, os seus testes fundamentam os seus videos de uma maneira que poucos UA-camrs fazem. Sempre que posso indico seus aprofundamentos para os meus alunos também, pois confio no seu trabalho.
Na internet a gente acha de tudo. Se for comparar vídeo e foto jpeg, de fato uma R10 levará vantagem pois o processador novo melhora muita coisa, mas foto raw a conversa é bem diferente e aí uma velha full frame tende a seguir levando vantagem sobre o aps-c.
Parabéns, excelente vídeo, trata-se de um grande dilema, pois a indústria vai querer lhe empurrar para Mirrorless de qualquer jeito. Porém você só vai nessa se realmente tiver necessidade por coisas que o sistema lhe oferece. Dá para ver que uma D750, lançada há 10 anos ainda atenderá muita gente, então entramos na questão não só do upgrade da câmera, mas também do upgrade das lentes, de F para Z, de EF para RF, para realmente extrair o melhor dos equipamentos!
Um dos objetivos do vídeo é esse, mostrar que nem sempre precisamos da última novidade e que nem sempre um equipamento excelente é adequado para todo mundo, cada um tem necessidades diferentes e o equipamento perfeito de um pode ser inadequado pro outro.
É incrível como essas últimas levas de DSLR fullframes eram eficientes em fotografia até para os padrões atuais. Tanto da Nikon como da Canon. Acredito que para quem não precise de vídeo ou outros recursos mais modernos e vá utilizar somente para retratos, paisagem ou estúdio, ainda seja um investimento com boa relação custo X benefício. Vídeo muito bem explicado, obrigado!
Ótimo vídeo. Se for para impressão muito grande, a FF faz diferença, principalmente se as fotos forem tiradas em baixa luz. Se o conteúdo for consumido nas minúsculas telas, a diferença é quase imperceptível a olho nu. O mesmo vale para as câmeras com o mesmo tamanho de sensor, porém vendidas com specs diferentes.
Eu busco numa câmera qualidade de imagem onde consiga fazer impressões grandes como por exemplo quadros. Então uma full frame de espelho ou mirrorless me atende perfeitamente. É por isso que acompanho o canal que sempre te faz pensar na sua necessidade. Full frame sem dúvida nenhuma.
Muito bom o comparativo, eu estava um pouco apreensivo por ter adquirido a R7 recentemente, mas achei bem legal, não foi uma surra muito grande 😅😅 ainda mais para uma FF, antes da R7 cheguei a pensar na 6D mII. Muito bom video professor, como sempre muito bem explicado. Valeu, grande abraço! 📷👍🏻👍🏻👍🏻
A R7 é uma câmera excelente, nas aps-c é uma das melhores do mercado e o conjunto de recursos dela é incrivelmente completo, comparar com full frame em qualidade de foto é quase uma brincadeira pois a chance do aps-c perder é sempre bem consistente, não muda o fato da R7 ser excelente.
Vi o vídeo comparando R7 e EOS R, comprei a EOS R e estou super satisfeito. Infelizmente quando uso ela com uma telefoto para registrar vida selvagem eu passo perrengue e fico chateado, mas em 99% das fotos que faço ela é sensacional. Na verdade o que mais me agrada é não ter que trocar de lente o tempo todo. Com minha t6i era assim. Pq não havia lente no mercado que me atendesse em 90% das fotos, como tem a 24-105 para a eos R. Eu ficava sempre trocando entre 10-18 e 17-40 e 55-250. 24-105 na eos R me dá de 15mm até 65mm equivalentes da crop. Isso é muito mais interessante para mim que tudo mais, até que a qualidade de imagem.
A ideia é fazer mais uns desses, comparando inclusive outras categorias de equipamento, já temos aqui da EOS R7 contra a EOS R, temos de uma EOS R5 contra uma médio formato e agora este da D750 contra a R7, sempre que possível farei outros.
Sem contar que, hoje, com IAs a todo vapor, inclusive no Lightroom, a questão do ruído e nitidez são facilmente contornados... Mas vale lembrar também que, a diferença tão pequena é apenas notado aos olhos do fotógrafo, na maioria dos casos... Tenho uma D610, e ainda dá muito caldo, mas se tivesse uma Crop nova certamente me utilizaria das facilidades dos softwares pra contornar os detalhes mencionados. Sempre uma maravilha teus vídeos professor!
Que excelente! Eu gostei bastante do conteúdo. Trouxe, de forma muito bem feita e explicada, uma dúvida que tinha. Parabéns pela produção. Sempre assisto seus vídeos. Qualidade excelente nos mais diversos sentidos. Sucesso sempre!!!
Tive uma D7200 e uma D750 e decidi vender pra pegar a R6 lá em 2022. Tomei essa decisão por pensar que aos poucos as pessoas teriam menos equipamentos da linha de DSLR e achava que perderia dinheiro quanto mais tempo ficasse com esses equipamentos comigo. Curto demais a R6, mas a acho pesada e hoje em dia penso em pegar uma APS-C, talvez a R10 ou R50 para ter ambas as opções de tamanho de sensor. Curtia demais quando tinha as Nikons fazer macro e tele com a D7200 e eventos, paisagens e retratos com a D750.
Pensa que existem full frames mais leves que a R6, como a R8 por exemplo, então se não tiver a necessidade de robustez da R6 (visto que citou R50 então talvez não precise de um tanque de guerra), a R8 pode ser uma bela opção, é full frame, é leve, e é lotada de recursos.
Parabéns pelo vídeo, ele ajuda muito na tomada de decisão. Tenho várias sugestões que acho que poderiam ser interessantes comparadas. Particularmente sempre achei as câmeras crop canon bem ruins, mas é óbvio que atende pra quem está começando, ou dependendo do nicho, elas me atenderam bem por alguns anos. Hoje uso FUJI e estou bem satisfeito. Mas fico curiioso sobre o desempenho dessas mirroless crop canon. Acho que um comparativo muito válido seria entre: - R7 e R100 (acho que essa é a mais barata canon) - R7 e T7i (pra entender se houve alguma modificação e se vale a troca de DSLR para FF) - R7 e Fuji (em especial, xt2, xt3, xt20 ou xt30. Não precisa ser com uma xh2, hehe) - R7 e alguma Crop Nikon (tô um pouco por fora da linha Z) - E talvez R7 e alguma crop Sony, embora as crop sony sejam muito usadas pra vídeo e não pra foto. Obs.: Pra mim o problema das Crop Canon, além da qualidade do arquivo na edição não ser tão boa quanto FUJI e sony, é o setup de lentes que são muito voltados pro mais básico.
Armando, muito boas suas ponderações. Já me perguntei sobre a possibilidade de aquidir um modelo full frame já bem validada, mais vivida ao invés de investir numa apsc atual. Bom, a respeito do tema no vídeo, acredito que dúvidas sobre apsc atuais vs full frames que percorreram um grande percurso, mais antigas, persistam entre os que buscam câmeras híbridas, e o que cada um vai priorizar: vídeos ou fotos. Particularmente, como meu foco é fotografia, câmeras mais antigas full frame como as senhoras Nikon D4, Nikon D800, Canon 6D, Canon 5D clássica, onde a fotografia se sobressai diante de funções de vídeo, me atenderiam muito bem. Anos atrás comprei uma Nikon D7000 com baixo número de clicks, em excelente condição para estudar. Comprei pensando apenas nas funções voltadas à fotografia. Fiz alguns trabalhos esporádicos nesses anos, ainda a possuo, porém não me coloquei como um prestador de serviço, mas gostaria da experiência de usar os comprimentos focais das lentes sem ter que pensar nas equivalências no sensor dx, explorar as perspectivas das lentes no quadro cheio, além das possibilidades, da menor perda possível de detalhes em fotos de shows, situações sem o uso do flash onde a margem de iso pode ser um pouquinho mais explorada... Nesse contexto até a grandiosa, lendária senhora Nikon D700 me atenderia sem problemas( a Nikon D750, idem!) assumindo toda sua robustez/peso numa caminhada moderada, viagens, eventos culturais longos, 😅!! Surgindo uma oportunidade, pensando especificamente na fotografia e não em video adquiria uma full frame bem conservada, consolidada no tempo ao invés de comprar uma apsc mais atual, sem problemas. Obrigado pelo conteúdo!
Comprei uma 80D pra usar junto com minha 5d mark ii velha de guerra e fiquei abismado com a superioridade de qualidade de imagem da 5d mark ii. A 80D em iso 400 parecia a 5d mark ii em iso 1000. Acabei vendendo a 80D. Mas pra vídeos a 80D é top
Armando Obrigado pela resposta. O meu comentário prende-se com o facto de hoje em dia se discutir mais tecnologia do que fotografia. A fotografia está a entrar numa espiral tecnológica e vaidade que às páginas tantas não há carteira que aguente tanta inovação. E com isto desvirtua a fotografia. Um abraço desde Portugal
Brilhante como sempre professor, hoje uso concomitantemente uma Sony A6000 e uma Canon 5d mark II. Gostaria de ver um comparativo entre as duas. Muito obrigado, abraço.
As DSLR ainda tem uma vantagem pra mim que é mais interessante. Têm lentes fixas com motor usm. No caso da Canon, se tivesse os modelos rf 24mm, 35mm usm seria interessante, embora seja possível colocar um anel adaptador. Aproveitando, uma dúvida/curiosidade, a câmera mirrorless é mais silenciosa do que uma DSLR na hora de fazer o clic? Não tenho mirrorless. Obrigado
Sobre a dúvida, sim, mesmo quando do uso de obturador mecânico em ambas, a mirrorless faz menos barulho pela ausência do mecanismo do espelho. E na mirrorless ainda tem o recurso do obturador 100% silencioso, sem a atuação do obturador mecânico.
Realmente o sensor full frame tendo mais amplitude na proporção ruído x área x entrada de luz faz toda a diferença na qualidade da imagem! Parabéns professor excelente vídeo e belíssimo teste comparativo realizado entre a full frame “antiga” x apsc “moderna”! Sou seu aluno em alguns de seus cursos de fotografia e recomendo muito todos, muito boa a didática e o conteúdo e alcance! Fica uma sugestão de vídeo para a série “Fotofilosofando” com um pouquinho de técnica: Quais são os seus sentimentos no momento de cada click, desde que e como pensa cada configuração e composição de cada foto? Como é a descrição do processo mental que vc faz para cada click? Poderia chamar o vídeo em resumo de “As sensações de cada click” Fica a sugestão…
Obrigado pelo comentário e sugestão Raul. Devo dizer que não sei se consigo racionalizar meu processo de fotografia a ponto de colocar num roteiro, a fotografia profissional certamente dá, a autoral tem processos mentais um pouco mais complexos e desorganizados, numa foto comercial sempre tenho um plano e é mais fácil, mas no autoral existe um pouco de caos mental enquanto fotografo, mas vou pensar se consigo organizar isso num roteiro de vídeo.
Creio que faltou se pensar no quesito difração, pois, camera cropada com muito megapixel, entra mais rapido na difração, tenho certeza que, se você estivesse em abertura f5.6 (ou até mesmo 4) na R7 esse Review seria mais justo.
Vai sem medo, a D700 é uma das câmeras mais bem avaliadas mundialmente por fotógrafos. As cores que ela entrega são "orgânicas" e nenhuma câmera atual vai entregar as cores que uma D700/D3 ou D3s vão te entregar. Ela tem um ótimo sistema de foco e é uma câmera feita no Japão, extremamente bem construída e capaz pra praticamente tudo que tu for fazer no mundo da fotografia. Vai sem medo! Não vai querer vender ela depois
@@pedrohoffmann800 Muito obrigado meu amigo, eu tenho uma deu problema na cortina e mandei trocar aqui na cidade e o técnico trocou mas não soube montar de volta... Enfim, estou enviando pra São Paulo!
Até pode ter relação sim, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente.
Vernaglia, vc já mencionou esta lente em um vídeo mas gostaria de ver um review dela. A RFs 10-18. Principalmente gostaria de saber do AF dela mesmo ela não tendo o botão seletor
Há uns 2 anos comprei uma Sony ZV-e10 (por causa dos recursos de vídeo) e uma 6D (minha primeira FF). Os arquivos nem tem comparação, a qualidade de imagem da full frame é superior mesmo com 10 anos de diferença. Até o ruído é menos digital (não sei como explicar), fora que dá pra puxar +75 em sombras e ser completamente usável. Eu só trocarei desses equipamentos quando conseguir a R6 MK II, pra unificar tudo em apenas 1 câmera.
É isso, o que você descreveu é o mesmo aqui, tenho usado a R7 em vídeo e a D750 nas fotos. E sim, o ruído é mais estético na full frame, por qualquer razão que eu também não sei qual é.
Grande mestre! Nesse sentido, você acredita que, pra quem é usuário Canon e já tenha algumas lentes, alguma Full Frame Canon bateria de frente com essas mirrorless atuais, com base no que você conseguiu com essa D750? Ou você acredita que a D750 é diferenciada até os dias de hoje e na faixa de preço não teríamos alguma Canon com resultados próximos?
Vídeo perfeito, mas ainda tô muito na dúvida. Professor, encontrei uma Sony A7 pelo mesmo preço que uma a6400, sendo a 6400 mais nova, e a A7 uma full frame o melhor será a full frame ? Obs meu foco é foto, mas começando com vídeo aos poucos e a a7 não filma em 4k
Falei e ainda estou devendo mesmo, mas é que nos testes que fiz, não só com meu smartphone mas com alguns outros até mais caros, a diferença de qualidade em favor das câmeras foi sempre perceptível, e aí acabo produzindo com câmeras pois tenho elas aqui, mas ainda vai sair material sim. A thumbnail deste vídeo de hoje foi clicado com smartphone, tem outros aqui no canal em que as fotos de produtos eram de smartphone, então tem coisas sendo feitas e uma hora elas viram vídeo aqui também.
Desculpe-me a ignorância, mas será que com as lentes melhores da linha dela, como RF70-200mm, a R7 não teria um resultado melhor, comparando com uma similar considerando aquela multiplicação de 1,6? Parabéns pelo ótimo vídeo!
Até pode ter relação sim relação com lente, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Aqui no canal tem a comparação de R com R7, ali foi clicado com RF 24-105 f/4L IS USM nas duas, lente L de altíssima qualidade, e a EOS R ganhou na qualidade de imagem daquele teste. Já fiz outros comparativos com outras combinações aqui em casa, que não viraram vídeo, mas sempre o aps-c perdeu, mesmo que por pouco, pro full frame, então encaro isso como um fato mesmo. O que não diz nada sobre aps-c ser ruim, não é, e no fim tudo depende do que cada um precisa, do que cada um puder pagar etc.
Esqueceu de falar do OVF 😂 Brincadeiras a parte. Gosto da praticidade e leveza de uma apsc moderna. Mas se for uma situação que não poderei fotografar novamente, como uma situação única com filho, uma viagem para um lugar q não voltarei, só me sinto confortável com a FF mesmo que antiga. A flexibilidade dos arquivos RAW e a qualidade de zoom de arquivo, remoção de ruído, acho muito superior
😂😂😂 você ainda vai comprar uma Pentax, anota o que estou dizendo. Mas falando sério, de fato, quando queremos realmente um arquivo versátil para ter certeza que levamos para casa registros que poderemos salvar, de condições de luz difíceis etc, full frame tem vantagem mesmo.
Portssar não faz cupons, negócio lá é chamar eles na conversa, seja no balcão da loja ou no whats e negociar, ali é na base da boa e velha conversa para negociar. Diz que foi indicação minha, que viu em vídeo aqui no canal e conversa com eles, sempre sai bom negócio.
Armando, o sistema de invariação de ISO no sensor da D750 também não é um fator que garante a ela um menor ruído e recuperação de detalhes? Uma questão que gostaria de perguntar, não sei se você já fez, mas caso ainda não voCê tem planos de fazer um vídeo sobre a Z9?
Ainda quero fazer vídeo de Z8 e Z9, não fiz ainda. Sobre invariância de ISO, uma hora quero detalhar isso num vídeo mas na realidade é um conceito um pouco equivocado, não existe invariância de fato, o que existe é aplicação de ganho de sinal na gravação ou na pós, uma diferença de arquitetura interna, mas que não gera diferença de resultado específica na qualidade de imagem, pode gerar na recuperação de sombras mas não numa foto feita com exposição já ajustada, então aquilo que tive de conclusão na D750 teria com uma câmera de arquitetura de sensor diferente, como uma 5D Mark IV por exemplo, daria no mesmo resultado final.
A diferença pode ter relação com as lentes, que não são efetivamente equivalentes, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Por fim a Canon não faz lentes aps-c de alto nível, só lentes full frame na série L, é uma decisão deles, e obrigar compradores de câmeras aps-c a comprar lentes maiores e mais caras para compensar a nitidez invalida a vantagem de preço de uma aps-c.
Como eu falo no fim do vídeo, não sei se chegou a pegar o final, a escolha depende das necessidades de cada um, das qualidades que cada um precisa, dos recursos etc. Sempre depende. Agora, uma aps-c de contagem de pixels menor (26mp no caso da X-H2s) se comparar com uma full frame mais atual, uma Zf da Nikon por exemplo, a full frame ainda ganha muito tranquilamente na relação sinal x ruído, e isso não significa ser melhor ou pior para cada um, apenas num critério técnico específico, a diferença do full frame permanecerá e as pessoas podem precisar disso, ou não. Se você comparar os arquivos da sua X-H2s com da X-H2, que tem 40mp, verá que sua X-H2s é melhor justamente por ter 26mp e não 40, enfiar muito pixel no sensor sempre piora a relação sinal x ruído.
@@ArmandoVernagliaJunior sim, sim. Vi até o final. Só destaquei o meu ponto porque realmente estou "encantado" com essa câmera. Seja para filmar quanto para fotografar. Ela é uma câmera de cinema independente (baixo orçamento). Muito melhor, por exemplo, que a Sony FX30 entre outras. Ela está mais próxima da Sony FX3. Passei boa parte da vida trabalhando com uma FF (da Canon) e realmente, hoje, não sinto essa necessidade.
Olá Armando boa tarde, rapaz essa loja portsar e confiável mesmo? Onde moro aq em Varginha MG não tem assistência para cameras e lente, aí queria mandar pra fora para arrumar aí pensei nessa loja porém tenho medo de mandar
No meu modo de ver é super confiável, conheço os donos tanto da loja como da assistência há muitos anos, um dos sócios da loja tenho como amigo há mais de vinte anos, sou cliente da loja desde o dia que abriu e da assistência há muitos anos, então do meu ponto de vista é super confiável. Sei que muito youtuber fala bem de qualquer empresa que pagar pelo publi, mas no meu caso, eu procurei a Portssar para fazer a parceria pois já era cliente e amigo deles. Quando falar com eles pode dizer que foi indicação minha, que é seguidor aqui do canal.
Muito obrigado pela resposta, no momento minha lente 24-120 deu problema no foco e não achei ainda uma que parecia ser confiável, então pela sua resposta vou sentir bem seguro em enviar ela para o concerto, vou contatar eles e fazer um orçamento e claro vou dizer que vim pelo canal, muito obrigado ;)
Ótimo vídeo e extremamente explicativo. Uma dúvida pessoal professor. Estou iniciando na fotografia esportiva e estou em dúvida entre a Canon R100 com uma lente Rf 55-210 ou uma T7 com uma lente Ef 75-300. Qual vc acha que seria a melhor opção para iniciantes?
Quanto mais recente a câmera, mais avançado o sistema de foco, e sistema de foco afeta muito o resultado em fotografia de esportes, assim, dentro dos dois modelos citados, R100 oferecerá melhor desempenho de foco que a T7 em esportes.
Como sempre, seu videos são excelentes. Não querendo fujir do assunto, por acaso vc já testou a tele da canon 80-200mm f2.8L? ela é bem antiga, mas ouvi dizer que é bem nítida. Surgiu uma por R$2000. zerada. Será que vale apena? ou melhor pegar uma 70-200mm f4 IS. vou usar na RP
Usei essa lente há muitos anos, mas não recentemente e com modelos atuais, eu tenho a impressão de que ela não segura a nitidez de sensores mais novos não e nisso a versão f/4 L IS é mais bem resolvida na nitidez para sensores mais recentes na minha opinião.
@@ArmandoVernagliaJunior poxa mestre. Muito obrigado pelo feedback. Provavelmente eu pegue então a 70-200mm f4 ou a 135mm F2 L que é um sonho antigo rsrs
Em foto a full-frame ganha fácil. No vídeo a APS-C ganha. A propósito tenho uma full-frame Canon EOS 6D MarkII em perfeito estado. Pouquíssimo uso. Estou vendendo. Com lente 24-105 f/4 - L. Por R$ 9.000,00. Sem choro. Mais uma macro 100mm 2.8, Tokina. R$ 3.000,00
Sua câmera é de 2014, qualquer full frame que for mais recente que ela será um upgrade em qualidade. Qualquer mirrorless dos últimos anos, seja aps-c ou full frame será um upgrade em recursos, então depende do que você precisa, se mais recursos, se mais qualidade etc. Mas se olhar qualquer coisa uns anos mais nova, terá mais recursos e qualidade, uma D7500 por exemplo é um upgrade sólido de recursos e qualidades e saiu só 3 anos depois da sua. A D750 deste vídeo seria um upgrade sólido mesmo sendo do mesmo ano que a sua. Então depende...
@@ArmandoVernagliaJunior eu estava de olho na D7200 e D7500, ainda mais por conseguir aproveitar as lentes que eu tenho. Vou pensar mais um pouco mas já foi bem esclarecedor tanto o vídeo quanto seu comentário. Muito obrigado!
Para ser uma comparação justa, deveria analisar a imagem das duas com a mesma ampliação. Quando aproxima as duas, a R7 tem imagem visivelmente mais ampliada, ampliando também o ruído e imperfeições da lente.
Mas a câmera é essa, com a resolução que tem, a gente não compra 32,5mp para reduzir para 24mp no dia a dia, a gente compra 32,5 para usar 32,5. Tem a comparação aqui no canal da R7 com a R e aí a diferença de megapixels e ampliação é mínima entre elas, e deu o mesmo resultado com a vitória de qualidade de imagem para a R, não é a diferença de ampliação que gerou a diferença de resultado, mas a qualidade de imagem gerada mesmo.
Na verdade não, por alguns motivos. Fazer equivalência de profundidade de campo mudando as aberturas levaria a mudança de quantidade de luz o que seria um problema no teste, além disso quase tudo foi fotografado muito longe, e distância amplia de tal forma a profundidade de campo que torna quase indiferente a abertura.
Não faz não, já testei vários, já peguei arquivos de celulares de amigos, seja lá qual modelo, qual geração, qual marca, o que acontece é que smartphone já entrega arquivo mais processado, filtrado, cheio de fotografia computacional para corrigir falhas das lentes do smartphone e do sensor, então vem uma coisa mais pronta, câmera se espera que a pessoa saiba operar para tirar o melhor dela, para quem quer foto pronta celular é mais vantagem, mas para quem curte o processo de fotografar, curte estudar a técnica etc, aí câmera sempre entregará arquivo melhor, é o tamanho do sensor e a qualidade das lentes, não tem como fugir disso.
Já ouvi falar que a R7 tem problemas de nitidez, não sei se é real, mas realmente tenho a impressão que o sensor dela entrega entrega menos nitidez que a de outras câmeras crops. Muito louco isso.
Não acho que ela tenha problemas de nitidez, depois de um ano e meio com ela hoje entendo muito bem o que ela é capaz de fazer, mas como o sensor tem muito pixel por área, ela precisa das melhores lentes e da melhor técnica para gerar seu melhor, e mesmo no máximo dela, será sempre uma aps-c e isso traz limites práticos de qualidade.
10 місяців тому
Preciso de uma câmera para fotografar/ filmar casamentos, estou entre a R7, R8 e a R ( São as cameras que meu bolso cabe ) , alguém consegue me ajudar com qual eu devo pegar 😅
Viu meus vídeos delas todas? Pense assim, se vai usar ISO de 3200 para cima, ficam R e R8 apenas. Se vai gravar vídeos, R8 tem mais recurso que R, assim, R8 é sua melhor resposta provavelmente, mas lembre-se de comprar baterias extras que é o único ponto falho da R8.
Armando, você não acha que teria sido melhor fazer esse review comparando 2 câmeras que aceitassem a mesma lente? Digo isso pois a lente RFS-18 150 que você usou na R7 é uma lente que, apesar de ser boa, tem uma qualidade de imagem que não é tão boa quando da Nikon 24-120 F4. Se você ver o vídeo do Christopher Frost: ua-cam.com/video/dq7LFJ808Fc/v-deo.htmlsi=uCWt49zZa69KpBFx Da pra ver que essa 24-120 da Nikon é muito nítida.. (a do review dele é a Z, mas é quase o mesmo projeto otico da AF) Se voce olhar o review dele da 18-150, da pra ver que o desempenho da rfs 18-150 nao é tao excelente quanto da nikon, especialmente nas bordas: ua-cam.com/video/iHjyA15ZMFM/v-deo.htmlsi=wxPIWJ5Oa6xw0LMZ Isso pode ter afetado a percepção de quão "nítida" as imagens são. Digo isso pois uma câmera APS-C de alta resolução tem pixels menores, por isso imperfeições no projeto ótico das lentes aparecem mais facilmente em sensores com alta densidade de pixels como a R7 do que aparecem numa Full frame. Mas isso não tem a ver com a câmera e sim com a lente.
Até pode ter relação sim relação com lente, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Aqui no canal tem a comparação de R com R7, ali foi clicado com RF 24-105 f/4L IS USM nas duas, lente L de altíssima qualidade, e a EOS R ganhou na qualidade de imagem daquele teste. Já fiz outros comparativos com outras combinações aqui em casa, que não viraram vídeo, mas sempre o aps-c perdeu, mesmo que por pouco, pro full frame, então encaro isso como um fato mesmo. O que não diz nada sobre aps-c ser ruim, não é, e no fim tudo depende do que cada um precisa, do que cada um puder pagar etc.
Full Frame e Full Frame né, dito isso, acho ate injusto comparar. Falando serio agora, o resultado final tem dez anos de defasagem, a D750 foi considerada a segunda melhor Nikon de sua época, a Canon R7 tenho muitas dúvidas se e a melhor aps-c atual, como foi a 7D/7DII considerada a melhor aps-c da sua época também. São tantas R(?) de entrada hoje em dia que uma acaba canibalizando a outra, nenhuma grande estrela, média de notas 6 a 8. O que salva são as lentes RF. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Kkk
Sim, a D750 marcou uma época, permanecendo competitiva até hoje em muitos usos. A EOS R7, na Canon, é a melhor aps-c que eles já fizeram, tive 7D, tive 80D e testei muitas outras, a R7 é com muita tranquilidade a melhor aps-c já feita pela Canon, o que não significa que ela é o melhor que pode existir no aps-c. A Fuji na X-H2s é provavelmente uma aps-c melhor, inclusive por ter sensor de 26mp. Acho que se a Canon tivesse colocado todos os avanços da R7 em um sensor de 24mp, ou 26mp, ela teria desempenho melhor no ponto que é sua fraqueza, o ISO e aí provavelmente seria imbatível, mas a Canon quis reutilizar o sensor da 90D e da M6 Mark II, mania da Canon reciclar umas peças e isso cria um limite prático para a R7 que poderia não existir, ou ser mais elástico.
@@ArmandoVernagliaJunior Será que vem ai uma R7 II ? (como fizeram com a 7D) Como tenho ainda as 2 a 7D e a 7DII a diferença entre elas e tão gritante que nunca mais usei a 7D, ate o ISO foi melhorado... Com as mesmas lentes, o foco ficou ainda mais rápido naquele sistema maluco de escolha de foco kkk, mais nitidez etc...
Resumindo: É um T-Cross zero VS um Mustang antigo 😅. Quer mais motor, e desempenho bruto, vai no antigo. Quer mais conforto e parafernálias eletrônicas auxiliares, vai no T-Cross.
Já respondi isso em outros comentários pois mais gente falou da lente, não é o caso na minha opinião, são marcas diferentes de equipamento. Tem o vídeo aqui no canal de Canon EOS R versus EOS R7 e lá foi feito com a mesma lente nas duas. Aqui foi feito assim pois tanto lente como câmera full frames são notadamente mais antigas que as aps-c mas encontram-se em preço similar com os itens aps-c novos, a aproximação foi por preço. Se quer ver um comparativo com mesma lente, isso obriga a ser mesma marca de câmera (como foi feito no vídeo de R x R7) ou ter a mesma lente alternativa em duas marcas, como uma lente Sigma idêntica em duas versões, o que não estava disponível para ser feito.
A6300 foi a única câmera que tive na vida que me deu tela azul (literalmente, apagava tudo e ficava com o LCD azul), um pau nunca resolvido nem na assistência, foi uma das piores câmeras que eu tive em termos de resistência e confiabilidade, tive a A6000 também que foi melhor. A Z50 já é um modelo BEM mais confiável e das aps-c, uma das que tem uma das melhores entregas em termos de ruído de imagem e a 6D é um modelo bem mais escasso em recursos, mas no final o resultado será, 6D ganha no ISO, Z50 ganha no resto, e a A6300 vai queimar durante o teste. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior tive duas a6300 por 2 anos e nenhuma deu esse problema , mesmo com foto em praia, casamentos grandes. 6d não ganharia no raw até das aps-c antiga como a ad7100. Recuperação anda junto com o ISO.
Para vídeo: Só compre full frame se realmente vc vai precisar usar em ambientes escuros. As FF 8 bits antigas são horríveis comparada com as novas Apsc. Não chegam nem perto. Porém Na fotografia nada evoluiu muito.
Depende. Tem ambientes não tão escuros e a pessoa pode precisar de tempos muito curtos, como quem fotografa esportes e vida selvagem. Entre outros possíveis exemplos, e como mencionei no vídeo, mesmo em ISO baixo, conforme a combinação de câmera e lente, você seguirá tendo vantagem no full frame, infelizmente, eu queria poder dizer que um equipamento de sensor menor resolve tudo, mas não é sempre que vai resolver, é isso.
acontece na fotografia de surf, mesmo na luz do dia e principalmente nas primeiras luzes da manhã e fim de tarde, quando quase sempre o mar está bem melhor. Você tem que subir o ISO, senão, não vai congelar o movimento das manobras, que são bem rápidas a depender do nível do surfista. @@ArmandoVernagliaJunior
E tem o ponto que menciono claramente no vídeo, qualidade fotográfica, é uma coisa, qualidade de vídeo, é outra. Cada um com suas necessidades precisa pensar no conjunto de recursos que atende as próprias demandas.
Se é isso que deseja, veja o comparativo de R com R7 - ua-cam.com/video/Tncxikm0KFU/v-deo.htmlsi=LEBQhHQD04WB7mrM - mas faz sentido sim comparar marcas diferentes e lentes diferentes pois ambos conjuntos estão hoje em preços similares, conforme dito no vídeo, o que faz com que possa ser feito a comparação de qual item obtém qual vantagem pelo investimento feito.
Cara, eu não entendo absolutamente nada, de máquinas fotográfica e/ou fotografia, mas, no entanto, esse assunto, sobre máquinas fotográficas, fotografias e fotógrafos, me fascina. Valeu pelo vídeo, cara, que valeu um like. ✌
😊😊👍👍
Boa comparação. Para mim, depois que experimentei full frame, não quero saber de outro formato. Me sinto muito bem com minha Nikon D610. Quando as coisas melhorarem e o bolso folgar pretendo adquirir uma Nikon Z5.
Sem dúvidas. O Sr é o mais sábio nesse mundo da fotografia!!!
Rapaz, tem muita gente mais capaz que eu nesse mundo, eu me esforço, eu estudo e tento trazer os conteúdos de forma didaticamente bem ajustada, mas sempre ciente de que não sou dono da verdade nem nada, tem muita gente boa nesse mundão.
Bem esclarecedor. Professor vc desvendou um mistério que aconteceu comigo. MInha velha 6 D Full Freme, tem MAIS nitidez que a Canon R7 mirroles cropada.
Lembra que comentei com você que esse vídeo iria sair? Então. O que não significa que o arquivo da R7 seja ruim, o que não significa que não tenha muitas coisas de configuração para tirar o máximo dela etc.
@@ArmandoVernagliaJuniorUma dúvida: Essa diferença de nitidez não seria por conta da qualidade ótica das lentes?
Honestamente, tenho uma resistência muito grande com a Canon. Sei que melhoraram muito nas mirrorless (por serem novas), mas adoraria ver esse mesmo teste com uma Sony A6700, já que, pela minha experiência, Sony é infinitamente superior à Canon em tudo.
Eu não estou conseguindo tirar essa nitidez da minha 6d.. não sei se por alguma config, método de focagem, firmware ou o que.. mas estou estudando a troca de equipamento exatamente por causa disso.
A 6d é melhor em nitidez, porque na recuperação do alcance dinamico é tao ruim quanto uma t6i, nisso a r7 é melhor
Kkk. Aí é phoda. D750 é uma das melhores DSLR já feitas da Nikon. Ainda uso ela de backup junto da minha z6 2
Sempre um prazer assistir seus vídeos Armando!
Obrigado. 😃
Tenho a R7 e a 6D MKII. Sem dúvida como você demonstrou a entrega da 6D MKII em fotografia é superior. Uso em sessões de foto e cobertura de eventos sociais. Só sairá do meu kit quando parar de funcionar. Já a R7 é a minha câmera para produção de vídeos. Só uso ela em fotografia para corrida de rua. Acho que chegamos à era onde a qualidade do projeto das câmeras de anos atrás estão se provando no longo prazo.
Bem isso, aqui R7 faz vídeos, fotos de férias e fotos de ação (no meu caso, aves em voo) enquanto D750 tá fazendo foto de arquitetura, produto, paisagem etc.
Acho que é exatamente o que você concluiu, depende do uso. Se eu fosse mais fotógrafo de paisagens do que de vida selvagem estaria bem servido com uma 6d mk II, mas como fotografo animais e principalmente aves um autofoco com mais recursos é mais importante para mim. Para o meu uso eu tenho uma taxa de aproveitamento muito maior com a R7 do que jamais tive com a 7d mk II, que tinha um dos melhores autofocos já feito pela Canon em uma DSLR.
E já vi influenciador por ai dizendo que R10 tem qualidade de imagem na fotografia superior (ISO) à 6D e outras FF, sendo que todos os testes realizados por sites competentes mostravam o contrario.
Armando, os seus testes fundamentam os seus videos de uma maneira que poucos UA-camrs fazem. Sempre que posso indico seus aprofundamentos para os meus alunos também, pois confio no seu trabalho.
Na internet a gente acha de tudo. Se for comparar vídeo e foto jpeg, de fato uma R10 levará vantagem pois o processador novo melhora muita coisa, mas foto raw a conversa é bem diferente e aí uma velha full frame tende a seguir levando vantagem sobre o aps-c.
Parabéns, excelente vídeo, trata-se de um grande dilema, pois a indústria vai querer lhe empurrar para Mirrorless de qualquer jeito. Porém você só vai nessa se realmente tiver necessidade por coisas que o sistema lhe oferece. Dá para ver que uma D750, lançada há 10 anos ainda atenderá muita gente, então entramos na questão não só do upgrade da câmera, mas também do upgrade das lentes, de F para Z, de EF para RF, para realmente extrair o melhor dos equipamentos!
Um dos objetivos do vídeo é esse, mostrar que nem sempre precisamos da última novidade e que nem sempre um equipamento excelente é adequado para todo mundo, cada um tem necessidades diferentes e o equipamento perfeito de um pode ser inadequado pro outro.
É incrível como essas últimas levas de DSLR fullframes eram eficientes em fotografia até para os padrões atuais. Tanto da Nikon como da Canon. Acredito que para quem não precise de vídeo ou outros recursos mais modernos e vá utilizar somente para retratos, paisagem ou estúdio, ainda seja um investimento com boa relação custo X benefício. Vídeo muito bem explicado, obrigado!
Ótimo vídeo. Se for para impressão muito grande, a FF faz diferença, principalmente se as fotos forem tiradas em baixa luz. Se o conteúdo for consumido nas minúsculas telas, a diferença é quase imperceptível a olho nu. O mesmo vale para as câmeras com o mesmo tamanho de sensor, porém vendidas com specs diferentes.
Eu busco numa câmera qualidade de imagem onde consiga fazer impressões grandes como por exemplo quadros. Então uma full frame de espelho ou mirrorless me atende perfeitamente. É por isso que acompanho o canal que sempre te faz pensar na sua necessidade. Full frame sem dúvida nenhuma.
Muito bom o comparativo, eu estava um pouco apreensivo por ter adquirido a R7 recentemente, mas achei bem legal, não foi uma surra muito grande 😅😅 ainda mais para uma FF, antes da R7 cheguei a pensar na 6D mII. Muito bom video professor, como sempre muito bem explicado. Valeu, grande abraço! 📷👍🏻👍🏻👍🏻
A R7 é uma câmera excelente, nas aps-c é uma das melhores do mercado e o conjunto de recursos dela é incrivelmente completo, comparar com full frame em qualidade de foto é quase uma brincadeira pois a chance do aps-c perder é sempre bem consistente, não muda o fato da R7 ser excelente.
Top comparação !! 👏🏻👏🏻 boa vernaglia !!
Faz um vídeo comparativo sobre a lente RF 24-70 f2.8 vs RF 24-105 f2.8 inovação da cânon .
Abs e sucesso
Vi o vídeo comparando R7 e EOS R, comprei a EOS R e estou super satisfeito. Infelizmente quando uso ela com uma telefoto para registrar vida selvagem eu passo perrengue e fico chateado, mas em 99% das fotos que faço ela é sensacional. Na verdade o que mais me agrada é não ter que trocar de lente o tempo todo. Com minha t6i era assim. Pq não havia lente no mercado que me atendesse em 90% das fotos, como tem a 24-105 para a eos R. Eu ficava sempre trocando entre 10-18 e 17-40 e 55-250. 24-105 na eos R me dá de 15mm até 65mm equivalentes da crop. Isso é muito mais interessante para mim que tudo mais, até que a qualidade de imagem.
Esse tipo de vídeo é muito foda!! Faz mais vídeos desse tipo, Armando!!
A ideia é fazer mais uns desses, comparando inclusive outras categorias de equipamento, já temos aqui da EOS R7 contra a EOS R, temos de uma EOS R5 contra uma médio formato e agora este da D750 contra a R7, sempre que possível farei outros.
@@ArmandoVernagliaJunior 👏👏👏👏👏 Maravilha!
Sem contar que, hoje, com IAs a todo vapor, inclusive no Lightroom, a questão do ruído e nitidez são facilmente contornados... Mas vale lembrar também que, a diferença tão pequena é apenas notado aos olhos do fotógrafo, na maioria dos casos... Tenho uma D610, e ainda dá muito caldo, mas se tivesse uma Crop nova certamente me utilizaria das facilidades dos softwares pra contornar os detalhes mencionados.
Sempre uma maravilha teus vídeos professor!
Exato. Já fiz um teste fotografando em ISO 16.000 na R7 e usei a redução de ruído do Lightroom e o resultado foi absurdamente incrível.
Mais um vídeo TOP com um professor TOP!!
Obrigado 😊
Que excelente!
Eu gostei bastante do conteúdo. Trouxe, de forma muito bem feita e explicada, uma dúvida que tinha.
Parabéns pela produção.
Sempre assisto seus vídeos. Qualidade excelente nos mais diversos sentidos.
Sucesso sempre!!!
Obrigado. 😊👍
@@ArmandoVernagliaJunior 😃🥰✌
Valeu Armando V. pois eu tenho uma 5d mark 3 e estou levando a vida, maesmo com toda eveução, obrigado cara
Vídeo excelente! Era exatamente o que eu estava buscando. Obrigado !
😊👍
Sempre com os melhores conteúdos. Parabéns pelo vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😊
Tive uma D7200 e uma D750 e decidi vender pra pegar a R6 lá em 2022. Tomei essa decisão por pensar que aos poucos as pessoas teriam menos equipamentos da linha de DSLR e achava que perderia dinheiro quanto mais tempo ficasse com esses equipamentos comigo. Curto demais a R6, mas a acho pesada e hoje em dia penso em pegar uma APS-C, talvez a R10 ou R50 para ter ambas as opções de tamanho de sensor. Curtia demais quando tinha as Nikons fazer macro e tele com a D7200 e eventos, paisagens e retratos com a D750.
Pensa que existem full frames mais leves que a R6, como a R8 por exemplo, então se não tiver a necessidade de robustez da R6 (visto que citou R50 então talvez não precise de um tanque de guerra), a R8 pode ser uma bela opção, é full frame, é leve, e é lotada de recursos.
Excelente vídeo, obrigado!!!
Muito interessante e esclarecedor esse comparativo, parabéns!
Parabéns pelo vídeo, ele ajuda muito na tomada de decisão. Tenho várias sugestões que acho que poderiam ser interessantes comparadas. Particularmente sempre achei as câmeras crop canon bem ruins, mas é óbvio que atende pra quem está começando, ou dependendo do nicho, elas me atenderam bem por alguns anos. Hoje uso FUJI e estou bem satisfeito. Mas fico curiioso sobre o desempenho dessas mirroless crop canon. Acho que um comparativo muito válido seria entre:
- R7 e R100 (acho que essa é a mais barata canon)
- R7 e T7i (pra entender se houve alguma modificação e se vale a troca de DSLR para FF)
- R7 e Fuji (em especial, xt2, xt3, xt20 ou xt30. Não precisa ser com uma xh2, hehe)
- R7 e alguma Crop Nikon (tô um pouco por fora da linha Z)
- E talvez R7 e alguma crop Sony, embora as crop sony sejam muito usadas pra vídeo e não pra foto.
Obs.: Pra mim o problema das Crop Canon, além da qualidade do arquivo na edição não ser tão boa quanto FUJI e sony, é o setup de lentes que são muito voltados pro mais básico.
Armando, muito boas suas ponderações. Já me perguntei sobre a possibilidade de aquidir um modelo full frame já bem validada, mais vivida ao invés de investir numa apsc atual. Bom, a respeito do tema no vídeo, acredito que dúvidas sobre apsc atuais vs full frames que percorreram um grande percurso, mais antigas, persistam entre os que buscam câmeras híbridas, e o que cada um vai priorizar: vídeos ou fotos. Particularmente, como meu foco é fotografia, câmeras mais antigas full frame como as senhoras Nikon D4, Nikon D800, Canon 6D, Canon 5D clássica, onde a fotografia se sobressai diante de funções de vídeo, me atenderiam muito bem. Anos atrás comprei uma Nikon D7000 com baixo número de clicks, em excelente condição para estudar. Comprei pensando apenas nas funções voltadas à fotografia. Fiz alguns trabalhos esporádicos nesses anos, ainda a possuo, porém não me coloquei como um prestador de serviço, mas gostaria da experiência de usar os comprimentos focais das lentes sem ter que pensar nas equivalências no sensor dx, explorar as perspectivas das lentes no quadro cheio, além das possibilidades, da menor perda possível de detalhes em fotos de shows, situações sem o uso do flash onde a margem de iso pode ser um pouquinho mais explorada... Nesse contexto até a grandiosa, lendária senhora Nikon D700 me atenderia sem problemas( a Nikon D750, idem!) assumindo toda sua robustez/peso numa caminhada moderada, viagens, eventos culturais longos, 😅!! Surgindo uma oportunidade, pensando especificamente na fotografia e não em video adquiria uma full frame bem conservada, consolidada no tempo ao invés de comprar uma apsc mais atual, sem problemas. Obrigado pelo conteúdo!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 😊👍
Comprei uma 80D pra usar junto com minha 5d mark ii velha de guerra e fiquei abismado com a superioridade de qualidade de imagem da 5d mark ii. A 80D em iso 400 parecia a 5d mark ii em iso 1000. Acabei vendendo a 80D. Mas pra vídeos a 80D é top
Tive uma 5D mk II, é incrível a qualidade dela, trabalharia com ela até hoje tranquilamente.
Pega lá com eles uma sony A7iv e faz um review pra nós, mestre.
Armando
Obrigado pela resposta.
O meu comentário prende-se com o facto de hoje em dia se discutir mais tecnologia do que fotografia.
A fotografia está a entrar numa espiral tecnológica e vaidade que às páginas tantas não há carteira que aguente tanta inovação.
E com isto desvirtua a fotografia.
Um abraço desde Portugal
Brilhante como sempre professor, hoje uso concomitantemente uma Sony A6000 e uma Canon 5d mark II. Gostaria de ver um comparativo entre as duas. Muito obrigado, abraço.
A Nikon D750 é uma das melhores câmeras DSLR já produzidas, difícil comparar outras câmeras com ela principalmente na questão da qualidade da imagem.
Eu queria muito ver um duelo entre a RP e a 6D M2...
Essas duas câmeras tem vídeo aqui no canal, como elas usam exatamente o mesmo CMOS elas produzem a mesma qualidade de imagem, sem diferenças.
As DSLR ainda tem uma vantagem pra mim que é mais interessante. Têm lentes fixas com motor usm. No caso da Canon, se tivesse os modelos rf 24mm, 35mm usm seria interessante, embora seja possível colocar um anel adaptador. Aproveitando, uma dúvida/curiosidade, a câmera mirrorless é mais silenciosa do que uma DSLR na hora de fazer o clic? Não tenho mirrorless. Obrigado
Sobre a dúvida, sim, mesmo quando do uso de obturador mecânico em ambas, a mirrorless faz menos barulho pela ausência do mecanismo do espelho. E na mirrorless ainda tem o recurso do obturador 100% silencioso, sem a atuação do obturador mecânico.
Realmente o sensor full frame tendo mais amplitude na proporção ruído x área x entrada de luz faz toda a diferença na qualidade da imagem!
Parabéns professor excelente vídeo e belíssimo teste comparativo realizado entre a full frame “antiga” x apsc “moderna”!
Sou seu aluno em alguns de seus cursos de fotografia e recomendo muito todos, muito boa a didática e o conteúdo e alcance!
Fica uma sugestão de vídeo para a série “Fotofilosofando” com um pouquinho de técnica: Quais são os seus sentimentos no momento de cada click, desde que e como pensa cada configuração e composição de cada foto? Como é a descrição do processo mental que vc faz para cada click? Poderia chamar o vídeo em resumo de “As sensações de cada click”
Fica a sugestão…
Obrigado pelo comentário e sugestão Raul. Devo dizer que não sei se consigo racionalizar meu processo de fotografia a ponto de colocar num roteiro, a fotografia profissional certamente dá, a autoral tem processos mentais um pouco mais complexos e desorganizados, numa foto comercial sempre tenho um plano e é mais fácil, mas no autoral existe um pouco de caos mental enquanto fotografo, mas vou pensar se consigo organizar isso num roteiro de vídeo.
A minha Canon D60 ainda né atende. Não pretendo trocar tão cedo, mas gostei do vídeo.
Se tá atendendo, continue usando. 😊👍
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado, amigo. Forte abraço!
Creio que faltou se pensar no quesito difração, pois, camera cropada com muito megapixel, entra mais rapido na difração, tenho certeza que, se você estivesse em abertura f5.6 (ou até mesmo 4) na R7 esse Review seria mais justo.
Na verdade não, já tratei do assunto difração no vídeo que comparei a R7 com a R - ua-cam.com/video/Tncxikm0KFU/v-deo.html
Grande Armando Vernaglia, mestre uma Nikon D700 hoje em 2024 seria válido pra que tem orçamento bem apertado?
Vai sem medo, a D700 é uma das câmeras mais bem avaliadas mundialmente por fotógrafos. As cores que ela entrega são "orgânicas" e nenhuma câmera atual vai entregar as cores que uma D700/D3 ou D3s vão te entregar. Ela tem um ótimo sistema de foco e é uma câmera feita no Japão, extremamente bem construída e capaz pra praticamente tudo que tu for fazer no mundo da fotografia. Vai sem medo! Não vai querer vender ela depois
@@pedrohoffmann800 Muito obrigado meu amigo, eu tenho uma deu problema na cortina e mandei trocar aqui na cidade e o técnico trocou mas não soube montar de volta... Enfim, estou enviando pra São Paulo!
A diferença de nitidez das imagens não está relacionada à diferença de lentes?
Até pode ter relação sim, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente.
Obrigado pelo esclarecimento, adoro seus vídeos. Por favor, nunca pare de fazê-los
Vernaglia, vc já mencionou esta lente em um vídeo mas gostaria de ver um review dela. A RFs 10-18. Principalmente gostaria de saber do AF dela mesmo ela não tendo o botão seletor
Na hora que cair uma dessa na minha mão eu faço review sim.
Há uns 2 anos comprei uma Sony ZV-e10 (por causa dos recursos de vídeo) e uma 6D (minha primeira FF). Os arquivos nem tem comparação, a qualidade de imagem da full frame é superior mesmo com 10 anos de diferença. Até o ruído é menos digital (não sei como explicar), fora que dá pra puxar +75 em sombras e ser completamente usável.
Eu só trocarei desses equipamentos quando conseguir a R6 MK II, pra unificar tudo em apenas 1 câmera.
É isso, o que você descreveu é o mesmo aqui, tenho usado a R7 em vídeo e a D750 nas fotos. E sim, o ruído é mais estético na full frame, por qualquer razão que eu também não sei qual é.
Grande mestre! Nesse sentido, você acredita que, pra quem é usuário Canon e já tenha algumas lentes, alguma Full Frame Canon bateria de frente com essas mirrorless atuais, com base no que você conseguiu com essa D750? Ou você acredita que a D750 é diferenciada até os dias de hoje e na faixa de preço não teríamos alguma Canon com resultados próximos?
Vídeo perfeito, mas ainda tô muito na dúvida. Professor, encontrei uma Sony A7 pelo mesmo preço que uma a6400, sendo a 6400 mais nova, e a A7 uma full frame o melhor será a full frame ? Obs meu foco é foto, mas começando com vídeo aos poucos e a a7 não filma em 4k
Bacana o vídeo. Vc no início do ano, falou q iria produzir conteúdo p. celular. Que tal um vídeo sobre gravações p/ UA-cam com o celular.
Falei e ainda estou devendo mesmo, mas é que nos testes que fiz, não só com meu smartphone mas com alguns outros até mais caros, a diferença de qualidade em favor das câmeras foi sempre perceptível, e aí acabo produzindo com câmeras pois tenho elas aqui, mas ainda vai sair material sim. A thumbnail deste vídeo de hoje foi clicado com smartphone, tem outros aqui no canal em que as fotos de produtos eram de smartphone, então tem coisas sendo feitas e uma hora elas viram vídeo aqui também.
Sensacional!! Ótimo vídeo
Desculpe-me a ignorância, mas será que com as lentes melhores da linha dela, como RF70-200mm, a R7 não teria um resultado melhor, comparando com uma similar considerando aquela multiplicação de 1,6? Parabéns pelo ótimo vídeo!
A diferença de qualidade entre as lentes não gera um resultado melhor para a nikon? com o tratamento de nano cristai e tal....
Até pode ter relação sim relação com lente, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Aqui no canal tem a comparação de R com R7, ali foi clicado com RF 24-105 f/4L IS USM nas duas, lente L de altíssima qualidade, e a EOS R ganhou na qualidade de imagem daquele teste. Já fiz outros comparativos com outras combinações aqui em casa, que não viraram vídeo, mas sempre o aps-c perdeu, mesmo que por pouco, pro full frame, então encaro isso como um fato mesmo. O que não diz nada sobre aps-c ser ruim, não é, e no fim tudo depende do que cada um precisa, do que cada um puder pagar etc.
Professor, provavelmente podemos dizer que a qualidade de imagem, nessa comparação, na fotografia de longa exposição teria a mesma conclusão, certo?
Esqueceu de falar do OVF 😂
Brincadeiras a parte. Gosto da praticidade e leveza de uma apsc moderna. Mas se for uma situação que não poderei fotografar novamente, como uma situação única com filho, uma viagem para um lugar q não voltarei, só me sinto confortável com a FF mesmo que antiga. A flexibilidade dos arquivos RAW e a qualidade de zoom de arquivo, remoção de ruído, acho muito superior
😂😂😂 você ainda vai comprar uma Pentax, anota o que estou dizendo. Mas falando sério, de fato, quando queremos realmente um arquivo versátil para ter certeza que levamos para casa registros que poderemos salvar, de condições de luz difíceis etc, full frame tem vantagem mesmo.
Falando de fotografia, até o momento, nada supera a importância do tamanho físico do pixel do sensor.
Ainda influencia muito mesmo, é área versus captação de luz, mais área capta mais luz e portando um melhor sinal, não tem muito como escapar disso.
Ótima análise, Armando!! Continuo fã da R7. Resolve tudo para mim. Vc ainda tem cupom de desconto na Portstar?
Portssar não faz cupons, negócio lá é chamar eles na conversa, seja no balcão da loja ou no whats e negociar, ali é na base da boa e velha conversa para negociar. Diz que foi indicação minha, que viu em vídeo aqui no canal e conversa com eles, sempre sai bom negócio.
@@ArmandoVernagliaJunior Massa!!
Sería interessante comparar uma fujifilm xh2s com uma cânon 6D mark 2
Armando, o sistema de invariação de ISO no sensor da D750 também não é um fator que garante a ela um menor ruído e recuperação de detalhes? Uma questão que gostaria de perguntar, não sei se você já fez, mas caso ainda não voCê tem planos de fazer um vídeo sobre a Z9?
Ainda quero fazer vídeo de Z8 e Z9, não fiz ainda. Sobre invariância de ISO, uma hora quero detalhar isso num vídeo mas na realidade é um conceito um pouco equivocado, não existe invariância de fato, o que existe é aplicação de ganho de sinal na gravação ou na pós, uma diferença de arquitetura interna, mas que não gera diferença de resultado específica na qualidade de imagem, pode gerar na recuperação de sombras mas não numa foto feita com exposição já ajustada, então aquilo que tive de conclusão na D750 teria com uma câmera de arquitetura de sensor diferente, como uma 5D Mark IV por exemplo, daria no mesmo resultado final.
Excelente vídeo 👏👏👏🥰🥰
Obrigado 😃😍
Parabéns pelo vídeo!! Muito interessante. Fiquei com dúvida se as lentes utilizadas são equivalentes, caso contrário não comprometeria o teste?
A diferença pode ter relação com as lentes, que não são efetivamente equivalentes, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Por fim a Canon não faz lentes aps-c de alto nível, só lentes full frame na série L, é uma decisão deles, e obrigar compradores de câmeras aps-c a comprar lentes maiores e mais caras para compensar a nitidez invalida a vantagem de preço de uma aps-c.
Obrigado. @@ArmandoVernagliaJunior
Olha, depende da APS-C. Não? Não troco a minha APS-C da Fuji, a X-H2S é maravilhosa. Disparada a melhor híbrida que tive.
Como eu falo no fim do vídeo, não sei se chegou a pegar o final, a escolha depende das necessidades de cada um, das qualidades que cada um precisa, dos recursos etc. Sempre depende. Agora, uma aps-c de contagem de pixels menor (26mp no caso da X-H2s) se comparar com uma full frame mais atual, uma Zf da Nikon por exemplo, a full frame ainda ganha muito tranquilamente na relação sinal x ruído, e isso não significa ser melhor ou pior para cada um, apenas num critério técnico específico, a diferença do full frame permanecerá e as pessoas podem precisar disso, ou não. Se você comparar os arquivos da sua X-H2s com da X-H2, que tem 40mp, verá que sua X-H2s é melhor justamente por ter 26mp e não 40, enfiar muito pixel no sensor sempre piora a relação sinal x ruído.
@@ArmandoVernagliaJunior sim, sim. Vi até o final. Só destaquei o meu ponto porque realmente estou "encantado" com essa câmera. Seja para filmar quanto para fotografar. Ela é uma câmera de cinema independente (baixo orçamento). Muito melhor, por exemplo, que a Sony FX30 entre outras. Ela está mais próxima da Sony FX3. Passei boa parte da vida trabalhando com uma FF (da Canon) e realmente, hoje, não sinto essa necessidade.
Olá Armando boa tarde, rapaz essa loja portsar e confiável mesmo? Onde moro aq em Varginha MG não tem assistência para cameras e lente, aí queria mandar pra fora para arrumar aí pensei nessa loja porém tenho medo de mandar
No meu modo de ver é super confiável, conheço os donos tanto da loja como da assistência há muitos anos, um dos sócios da loja tenho como amigo há mais de vinte anos, sou cliente da loja desde o dia que abriu e da assistência há muitos anos, então do meu ponto de vista é super confiável. Sei que muito youtuber fala bem de qualquer empresa que pagar pelo publi, mas no meu caso, eu procurei a Portssar para fazer a parceria pois já era cliente e amigo deles. Quando falar com eles pode dizer que foi indicação minha, que é seguidor aqui do canal.
Muito obrigado pela resposta, no momento minha lente 24-120 deu problema no foco e não achei ainda uma que parecia ser confiável, então pela sua resposta vou sentir bem seguro em enviar ela para o concerto, vou contatar eles e fazer um orçamento e claro vou dizer que vim pelo canal, muito obrigado ;)
Comparando uma Nikon D750 com uma Canon. Qual seria o modelo Canon equivalente na sua opinião Abs !
Sou louco pra pegar uma r7 por causa do crop no 4k 60 fps e do ibis, tenho uma r10 toda equipada até com smallrig, será que vale a pena esse upgrade ?
Ótimo vídeo e extremamente explicativo. Uma dúvida pessoal professor. Estou iniciando na fotografia esportiva e estou em dúvida entre a Canon R100 com uma lente Rf 55-210 ou uma T7 com uma lente Ef 75-300. Qual vc acha que seria a melhor opção para iniciantes?
Quanto mais recente a câmera, mais avançado o sistema de foco, e sistema de foco afeta muito o resultado em fotografia de esportes, assim, dentro dos dois modelos citados, R100 oferecerá melhor desempenho de foco que a T7 em esportes.
Obrigado pela sugestão, admiro demais o seu trabalho ✅
As cores da Nikon me atraem mais do que as da Cânon. Tenho uma R 10 e não estou feliz com as cores que saem direto da máquina.
Como sempre, seu videos são excelentes. Não querendo fujir do assunto, por acaso vc já testou a tele da canon 80-200mm f2.8L? ela é bem antiga, mas ouvi dizer que é bem nítida. Surgiu uma por R$2000. zerada. Será que vale apena? ou melhor pegar uma 70-200mm f4 IS. vou usar na RP
Usei essa lente há muitos anos, mas não recentemente e com modelos atuais, eu tenho a impressão de que ela não segura a nitidez de sensores mais novos não e nisso a versão f/4 L IS é mais bem resolvida na nitidez para sensores mais recentes na minha opinião.
@@ArmandoVernagliaJunior poxa mestre. Muito obrigado pelo feedback. Provavelmente eu pegue então a 70-200mm f4 ou a 135mm F2 L que é um sonho antigo rsrs
Em foto a full-frame ganha fácil. No vídeo a APS-C ganha. A propósito tenho uma full-frame Canon EOS 6D MarkII em perfeito estado. Pouquíssimo uso. Estou vendendo. Com lente 24-105 f/4 - L. Por R$ 9.000,00. Sem choro. Mais uma macro 100mm 2.8, Tokina. R$ 3.000,00
Eu tenho uma Nikon d3300, uso ela a pouco mais de 1 ano e tenho me perguntado qual câmera seria um bom upgrade
Sua câmera é de 2014, qualquer full frame que for mais recente que ela será um upgrade em qualidade. Qualquer mirrorless dos últimos anos, seja aps-c ou full frame será um upgrade em recursos, então depende do que você precisa, se mais recursos, se mais qualidade etc. Mas se olhar qualquer coisa uns anos mais nova, terá mais recursos e qualidade, uma D7500 por exemplo é um upgrade sólido de recursos e qualidades e saiu só 3 anos depois da sua. A D750 deste vídeo seria um upgrade sólido mesmo sendo do mesmo ano que a sua. Então depende...
@@ArmandoVernagliaJunior eu estava de olho na D7200 e D7500, ainda mais por conseguir aproveitar as lentes que eu tenho. Vou pensar mais um pouco mas já foi bem esclarecedor tanto o vídeo quanto seu comentário. Muito obrigado!
Para ser uma comparação justa, deveria analisar a imagem das duas com a mesma ampliação. Quando aproxima as duas, a R7 tem imagem visivelmente mais ampliada, ampliando também o ruído e imperfeições da lente.
Mas a câmera é essa, com a resolução que tem, a gente não compra 32,5mp para reduzir para 24mp no dia a dia, a gente compra 32,5 para usar 32,5. Tem a comparação aqui no canal da R7 com a R e aí a diferença de megapixels e ampliação é mínima entre elas, e deu o mesmo resultado com a vitória de qualidade de imagem para a R, não é a diferença de ampliação que gerou a diferença de resultado, mas a qualidade de imagem gerada mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior pensei exatamente o mesmo e tbm vi o outro video de teste. Excelentes vídeos e explicações, como sempre ! Obrigado !
Sensacional!!!
Prof, mas a canon em F/11 seria equivalente a F/17,6 nao seria melhor deixar na equivalência da full frame?
Na verdade não, por alguns motivos. Fazer equivalência de profundidade de campo mudando as aberturas levaria a mudança de quantidade de luz o que seria um problema no teste, além disso quase tudo foi fotografado muito longe, e distância amplia de tal forma a profundidade de campo que torna quase indiferente a abertura.
Será que um celular moderno faz fotos melhor que uma DSLR antiga? Tipo um iphone 15 ou Sony Xperia MK V?
Não faz não, já testei vários, já peguei arquivos de celulares de amigos, seja lá qual modelo, qual geração, qual marca, o que acontece é que smartphone já entrega arquivo mais processado, filtrado, cheio de fotografia computacional para corrigir falhas das lentes do smartphone e do sensor, então vem uma coisa mais pronta, câmera se espera que a pessoa saiba operar para tirar o melhor dela, para quem quer foto pronta celular é mais vantagem, mas para quem curte o processo de fotografar, curte estudar a técnica etc, aí câmera sempre entregará arquivo melhor, é o tamanho do sensor e a qualidade das lentes, não tem como fugir disso.
salve mestre
Top
Já ouvi falar que a R7 tem problemas de nitidez, não sei se é real, mas realmente tenho a impressão que o sensor dela entrega entrega menos nitidez que a de outras câmeras crops. Muito louco isso.
Não acho que ela tenha problemas de nitidez, depois de um ano e meio com ela hoje entendo muito bem o que ela é capaz de fazer, mas como o sensor tem muito pixel por área, ela precisa das melhores lentes e da melhor técnica para gerar seu melhor, e mesmo no máximo dela, será sempre uma aps-c e isso traz limites práticos de qualidade.
Preciso de uma câmera para fotografar/ filmar casamentos, estou entre a R7, R8 e a R ( São as cameras que meu bolso cabe ) , alguém consegue me ajudar com qual eu devo pegar 😅
Viu meus vídeos delas todas? Pense assim, se vai usar ISO de 3200 para cima, ficam R e R8 apenas. Se vai gravar vídeos, R8 tem mais recurso que R, assim, R8 é sua melhor resposta provavelmente, mas lembre-se de comprar baterias extras que é o único ponto falho da R8.
Armando, você não acha que teria sido melhor fazer esse review comparando 2 câmeras que aceitassem a mesma lente?
Digo isso pois a lente RFS-18 150 que você usou na R7 é uma lente que, apesar de ser boa, tem uma qualidade de imagem que não é tão boa quando da Nikon 24-120 F4.
Se você ver o vídeo do Christopher Frost: ua-cam.com/video/dq7LFJ808Fc/v-deo.htmlsi=uCWt49zZa69KpBFx
Da pra ver que essa 24-120 da Nikon é muito nítida.. (a do review dele é a Z, mas é quase o mesmo projeto otico da AF)
Se voce olhar o review dele da 18-150, da pra ver que o desempenho da rfs 18-150 nao é tao excelente quanto da nikon, especialmente nas bordas:
ua-cam.com/video/iHjyA15ZMFM/v-deo.htmlsi=wxPIWJ5Oa6xw0LMZ
Isso pode ter afetado a percepção de quão "nítida" as imagens são.
Digo isso pois uma câmera APS-C de alta resolução tem pixels menores, por isso imperfeições no projeto ótico das lentes aparecem mais facilmente em sensores com alta densidade de pixels como a R7 do que aparecem numa Full frame. Mas isso não tem a ver com a câmera e sim com a lente.
Até pode ter relação sim relação com lente, mas como ambas são as lentes de kit das respectivas câmeras, a D750 no lançamento era acompanhada dessa 24-120 f/4, e a R7 tem a 18-150 também como kit de luxo, pois o kit padrão é mais simples, a 18-45. Assim a 18-150 também é acima do básico e hoje comprar uma D750 com essa lente custa aproximadamente o mesmo da R7 com a 18-150, então vale comparar pela similaridade de preço. E de qualquer forma a diferença de lente não geraria a diferença de ruído de imagem que vemos na terceira foto. Acho que existe a chance de nessas duas primeiras fotos ser a lente a fonte da vantagem, mas ainda é 24mp contra 32,5mp e o 24mp ganhando, então teria que ser uma diferença muito grande da lente. Aqui no canal tem a comparação de R com R7, ali foi clicado com RF 24-105 f/4L IS USM nas duas, lente L de altíssima qualidade, e a EOS R ganhou na qualidade de imagem daquele teste. Já fiz outros comparativos com outras combinações aqui em casa, que não viraram vídeo, mas sempre o aps-c perdeu, mesmo que por pouco, pro full frame, então encaro isso como um fato mesmo. O que não diz nada sobre aps-c ser ruim, não é, e no fim tudo depende do que cada um precisa, do que cada um puder pagar etc.
Contudo, prefiro a R7. Tem mais recursos que a Nikon não tem ou que superam a Nikon. Sobre o ruído nada que LCR não resolva.
Pra foto Nikon é melhor sempre
Não é uma questão da marca da câmera, já testei todas as marcas e tenho certeza que não é esse o fator.
Já pegou uma Z6ii na mão? Rapaz, pensa num ISO competente!
Já sim, excelente câmera, só não comprei uma para mim pois preciso do monitor que articula para frente no meu dia a dia, mas é uma câmera excelente.
na realidade, camera n tem idade quando o assunto é "o que vc quer fazer com a camera?"
Exato, tudo é questão de adequação entre equipamento e o que vai ser feito.
up engajamentation
Se colocar a D750 em uma escada vira uno heheheheheh
Full Frame e Full Frame né, dito isso, acho ate injusto comparar. Falando serio agora, o resultado final tem dez anos de defasagem, a D750 foi considerada a segunda melhor Nikon de sua época, a Canon R7 tenho muitas dúvidas se e a melhor aps-c atual, como foi a 7D/7DII considerada a melhor aps-c da sua época também. São tantas R(?) de entrada hoje em dia que uma acaba canibalizando a outra, nenhuma grande estrela, média de notas 6 a 8. O que salva são as lentes RF. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Kkk
Sim, a D750 marcou uma época, permanecendo competitiva até hoje em muitos usos. A EOS R7, na Canon, é a melhor aps-c que eles já fizeram, tive 7D, tive 80D e testei muitas outras, a R7 é com muita tranquilidade a melhor aps-c já feita pela Canon, o que não significa que ela é o melhor que pode existir no aps-c. A Fuji na X-H2s é provavelmente uma aps-c melhor, inclusive por ter sensor de 26mp. Acho que se a Canon tivesse colocado todos os avanços da R7 em um sensor de 24mp, ou 26mp, ela teria desempenho melhor no ponto que é sua fraqueza, o ISO e aí provavelmente seria imbatível, mas a Canon quis reutilizar o sensor da 90D e da M6 Mark II, mania da Canon reciclar umas peças e isso cria um limite prático para a R7 que poderia não existir, ou ser mais elástico.
@@ArmandoVernagliaJunior Será que vem ai uma R7 II ? (como fizeram com a 7D) Como tenho ainda as 2 a 7D e a 7DII a diferença entre elas e tão gritante que nunca mais usei a 7D, ate o ISO foi melhorado... Com as mesmas lentes, o foco ficou ainda mais rápido naquele sistema maluco de escolha de foco kkk, mais nitidez etc...
Resumindo: É um T-Cross zero VS um Mustang antigo 😅. Quer mais motor, e desempenho bruto, vai no antigo. Quer mais conforto e parafernálias eletrônicas auxiliares, vai no T-Cross.
É uma comparação curiosa, mas tá aí, fez um sentido. 😂
O ideal seria usar 2 lentes iguais?
Já respondi isso em outros comentários pois mais gente falou da lente, não é o caso na minha opinião, são marcas diferentes de equipamento. Tem o vídeo aqui no canal de Canon EOS R versus EOS R7 e lá foi feito com a mesma lente nas duas. Aqui foi feito assim pois tanto lente como câmera full frames são notadamente mais antigas que as aps-c mas encontram-se em preço similar com os itens aps-c novos, a aproximação foi por preço. Se quer ver um comparativo com mesma lente, isso obriga a ser mesma marca de câmera (como foi feito no vídeo de R x R7) ou ter a mesma lente alternativa em duas marcas, como uma lente Sigma idêntica em duas versões, o que não estava disponível para ser feito.
Antes de assitir o vídeo ver a capa... R7 vs d750... Kkkkk faz o contrário z50/a6300 vs 6d.
A6300 foi a única câmera que tive na vida que me deu tela azul (literalmente, apagava tudo e ficava com o LCD azul), um pau nunca resolvido nem na assistência, foi uma das piores câmeras que eu tive em termos de resistência e confiabilidade, tive a A6000 também que foi melhor. A Z50 já é um modelo BEM mais confiável e das aps-c, uma das que tem uma das melhores entregas em termos de ruído de imagem e a 6D é um modelo bem mais escasso em recursos, mas no final o resultado será, 6D ganha no ISO, Z50 ganha no resto, e a A6300 vai queimar durante o teste. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior tive duas a6300 por 2 anos e nenhuma deu esse problema , mesmo com foto em praia, casamentos grandes. 6d não ganharia no raw até das aps-c antiga como a ad7100. Recuperação anda junto com o ISO.
Para vídeo: Só compre full frame se realmente vc vai precisar usar em ambientes escuros. As FF 8 bits antigas são horríveis comparada com as novas Apsc. Não chegam nem perto. Porém Na fotografia nada evoluiu muito.
Depende. Tem ambientes não tão escuros e a pessoa pode precisar de tempos muito curtos, como quem fotografa esportes e vida selvagem. Entre outros possíveis exemplos, e como mencionei no vídeo, mesmo em ISO baixo, conforme a combinação de câmera e lente, você seguirá tendo vantagem no full frame, infelizmente, eu queria poder dizer que um equipamento de sensor menor resolve tudo, mas não é sempre que vai resolver, é isso.
acontece na fotografia de surf, mesmo na luz do dia e principalmente nas primeiras luzes da manhã e fim de tarde, quando quase sempre o mar está bem melhor. Você tem que subir o ISO, senão, não vai congelar o movimento das manobras, que são bem rápidas a depender do nível do surfista. @@ArmandoVernagliaJunior
E tem o ponto que menciono claramente no vídeo, qualidade fotográfica, é uma coisa, qualidade de vídeo, é outra. Cada um com suas necessidades precisa pensar no conjunto de recursos que atende as próprias demandas.
Esse teste devia ter sido feito com câmaras e lentes da mesma marca.
Não vejo qual o interesse em comparar marcas diferentes, mas enfim...
Se é isso que deseja, veja o comparativo de R com R7 - ua-cam.com/video/Tncxikm0KFU/v-deo.htmlsi=LEBQhHQD04WB7mrM - mas faz sentido sim comparar marcas diferentes e lentes diferentes pois ambos conjuntos estão hoje em preços similares, conforme dito no vídeo, o que faz com que possa ser feito a comparação de qual item obtém qual vantagem pelo investimento feito.
Por que as pessoas assistem seus vídeos acelerados? Tão agradável é seu rítimo.