Olha Armando, eu troquei a minha 6D por uma a6400 pq queria diminuir peso e tamanho, já que faço trilha com a câmera em montanhas e estou muito feliz até agora. Diminuí o peso e volume pela metade e sinceríssimamente, notei uma considerável melhora de nitidez. Sei que muita gente vai me xingar, mas foi o que eu vi. Fotografei pratos com uma Sigma 16 1.4 Contemporary e tomei um susto com a nitidez. Realmente a Sigma aqui está com o autofoco tão preciso quanto na lente sony, às vezes parece até melhor...No começo me irritei com a ergonomia, mas personalizei um pouco os botões e agora está bem natural. Só perde mesmo em bateria e no ISO mas não faz feio. Tiro fotos noturnas sossegado. As lentes Sony, com algumas exceções, realmente são caras. Se eu fosse profissional, acho que continuaria na DSLR por mais tempo mas no meu caso, acho que não volto mais não. Um abraço!
Bom, uns dois anos depois que o vídeo ja tá no ar ele resolveu meu problema de usar a RP com flash externo, desligando a simulação de exposição... Solução fácil, mas que não tinha me ocorrido. Obrigado!
Nada como um vídeo elaborado com calma e com experiencia no assunto pra esclarecer uma coisa simples na qual muitos ai estão fazendo uma tempestade num copo d'água.
No fim é só isso mesmo, uma mirrorless é apenas uma pequena mudança tecnológica sobre uma DSLR, sai uma parte óptica e uma parte mecânica, entra uma parte eletrônica e pronto, é tudo que mudou...
Pelo exposto as "mirrorless" só tem vantagens sobre as "dslr", mas será que é assim mesmo? A fotografia de ação(aves em vôo, esportes, objetos em movimento, etc.) é tão boa ou melhor nas mirrorless? Quando fotografamos em "burst"(rajadas) não há o escurecimento total do visor eletrônico? Ou seja, é possível "seguir"(tracking) o objeto no viewfinder enquanto o obturador é disparado? Grato pela atenção e parabéns pelo canal.
3 роки тому+2
Desde que comprei a lente macro com a Portssar, graças a sua indicação, sempre que quero tirar alguma dúvida sobre fotografia caço seus vídeos, a qualidade do seu material é incrível professor, sem comparação com a grande maioria dos outros canais por aí (: Agora eu vou fazer upgrade da câmera e queria muito entender melhor se deveria ir numa mirroless ou DSLR e, pra variar, esse vídeo foi perfeito. Se eu estava quase indo para a 6D Mark II, agora fiquei bem tranquilo de perceber que a RP será melhor. Meus assuntos são muito pequenos e estou comprando uma lente Laowa para 2.5x~5x de reprodução, então não só o potencial back/front focus é um enorme problema como também a 'pancada' do espelho, coisas que eu não vi ninguém falar em lugar nenhum. Mais uma vez, muito obrigado pelos ensinamentos todos. E aqui estão algumas fotinhas que tirei com a lente que você recomendou (Canon EF 100mm f/2.8 Macro L IS USM): imgur.com/a/N7JNsWm Estão sem nenhum tipo de tratamento, visto que faço apenas por hobby, mas para mim já são ótimas (: Um grande abraço \o
Esse vídeo me ajudou muito, hj, descobri que a 90D foca bem melhor no eletrônico mas infelizmente ao utilizar o visor óptico automaticamente passa pro mecânico e pra utilizar uma câmera cm a 90d apenas utilizando a tela pra que tenha um foco melhor, não dá! Vou devolver e comprar uma full já que não terá esse problema. Obrigado Álvaro, vc é d+++++ cara!!!
Armando Vernaglia você é sensacional, cada vídeo com seus pingos no i". Eu estou Aprendendo a cada dia. O menu é gigante q as vezes nem sei qual a função certa, mesmo procurando na internet. kkkk.... Valew pelas dicas.
Pois é, a galera faz um romance em cima de pouca coisa, uns concluem que existem grossas diferenças entre as marcas, coisa que não existe, outros que existem mudanças mirabolantes entre os estilos de câmera, coisa que não existe... no final são só câmeras, o que muda mesmo é o que fazemos com elas.
Não tive a oportunidade de usar uma mirrorless mas vídeos como esse me fazem crer que é questão de tempo até o mercado absorver preços mais competitivos Mas algo que vejo muito comentarem (mas aí considero culpa dos usuários) são dores nos olhos, mas sempre relacionado a deixarem o visor eletrônico com brilho no máximo Me faz lembrar quando criança e minha mãe mandava não colar a cara na televisão pra jogar atari :P
Quem deixa o EVF no brilho máximo merece levar pancada na cabeça até aprender... eu tive problemas mesmo sem colocar brilho no EVF nas Sony A6000, 6300 e outras da marca, aí fui descobrir que o EVF da Sony é que é ruim mesmo... o da Fuji já é melhor, o da Nikon Z é sensacional, e o da Canon EOS R é perfeito... o da RP é um pouco melhor que os da Sony, mas pior que de Nikon Z e Canon R... mas mantendo o brilho sob controle você não cansa demais... a tecnologia vai melhorando, em 4 ou 5 anos teremos EVFs perfeitos... e quase não teremos DSLR no mercado quando isso acontecer...
Muito bom, muito esclarecedor. Vou trocar de camera, fiquei um pouco fora do mercado com a pandemia, mas quero voltar com tudo, estou adorando seus videos, obrigado!
Então, um cara que tem na mão uma Rebel T6 que ganhou emprestado nessa pandemia pra passar o tempo estudando fotografia em geral pelo UA-cam e após esse 3/4 meses vê uma aula dessa, tem que agradecer! Obrigado e valeu!
sensacional foi bem claro a sua explicação e pude perceber melhor. estou a montar um estudio e estive com essa duvida e graças a ti tudo foi resolvido!
Gostei muito do vídeo, me ajudo muito na minha escolha de equipamentos, muito mais que muitos vídeos no qual eu assisti, muito obrigado e continue com os vídeos, parabéns.
Parabéns pelo ótimo trabalho Armando! Vídeo super esclarecedor, com muitas informações. Eu tenho uma Nikon D5100, que tenho flash + rádio e uso pra fotos e tenho uma SL3 que uso para vídeos, porém nada me impede de usar a SL3 com luz contínua para fotos até comprar flash e rádio, porém, mesmo assim não tenho necessidade extrema de usar ela em fotos, pois a Nikon D5100 com a lente do kit entrega ótima qualidade. Com suas explicações vejo que para o que eu uso, não tenho necessidade de adquirir uma mirrorless agora, pois mesmo sendo DSLR a SL3 com o DualPixel oferece muita coisa. Abraço.
Muito agradecido por todo conhecimento q vc transmite pra gente Armando!! já vi um professor falando q nas mirrorles devido a menor distancia entre a lente e o sensor as imagens tendem a ter mais nitidez e menos abarrações cromaticas nas lentes feitas especialmente para mirrorless
Estava pensando em dar um salto no meu equipamento e estava pensando em um 5D mkIV, mais agora fiquei mais pensativo, embora eu goste muito mais da pegada das DSLR, infelizmente não consegui pegar uma EOS R ainda para testar, estou a procura, ja a 5D usei em alguns trabalhos, inclusive locado na HDVLoc. Obrigado Armando por mais um vídeo rico em informações.
Parabéns Armando!! Excelente vídeo! Já que citou no outro comentário que deseja visitar Portugal, inclua na sua rota conhecer também a Irlanda (se ainda não veio pra cá, rs). Moro em Dublin e posso garantir que você vai se encantar com as paisagens daqui. Aproveito pra dizer que seu canal já me ajudou bastante. Aliás, já trocamos algumas ideias lá no grupo da 80D no face. Sucesso sempre!!
Irlanda, Escócia, Inglaterra... e Portugal, Espanha, Rússia.... e Marrocos, Egito... e Grécia, Croácia... tem tanto lugar desse mundo que preciso conhecer, e ainda tem tantos lugares do Brasil... enfim, tem um mundão enorme aí fora para ser explorado e fotografado. :)
Na minha A7III basta esperar o flash e ela mostra a exposição como se fosse um OVF e basta olhar o histograma ou o fotômetro que vai mostrar a exposição real da foto.
Show, raramente vou usar o visor ótico daqui pra frente. Como iniciante achei que ele tinha vantagens sobre a "tela" KkkkkK como venho de um smartphone não me adaptei nem um pouco ao visor e sobre o gasto de bateria, na prática só comprar mais uma é algo que cabe no bolso! Muito obrigado pelo conteúdo um abração!!!
ótico com foco em ponto único da muito mais velocidade ao foco, esse lance de live pra foto deixa a camera lenta e bem amadora. Celular nao é sinônimo de precisão e exemplo pra nada, é um aparelho telefônico. Nao cai nessa, os fotografos de extrema qualidade usam cameras com espelho em médio formato sem essa papagaiada de live.
Como sempre um excelente ponto de vista. Gostaria que tivesse falado da fragilidade ou quem sabe "fraqueza" das mirrorless em relação a exposição do sensor. Quem faz fotografia de balada ou eventos vai sofrer com o laser do DJ. Outro ponto seria a dificuldade na troca de lentes dentro de ambientes não controlados e os cuidados com a limpeza do sensor.
A EOS R parcialmente resolveu isso fechando o obturador quando desliga a câmera, só falta fechar quando troca lente e ficará bem ajustada para muita coisa. Penso que veremos mirrorless voltadas para o fotojornalismo surgindo em um ou dois anos e veremos que soluções darão para esses pontos.
Esclareceu bem o assunto: diferenças entre DSLR x Mirroless. Se já havia reduzido bem a tentação de comprar uma EOS R ou uma RP, após esse seu vídeo, vou continuar com a minha 80D por mais um bom tempo. Obrigado, Armando!
Olha, em 2018 e 2019 estamos vendo Canon e Nikon só lançando mirrorless... nada de novo em DSLR nas duas marcas, Sony e Fuji só fazem mirrorless... então a projeção é de um mercado inteiro mirrorless em algum tempo, Nào sabemos quanto tempo, parece que 2019 (fim) e 2020 teremos novas mirrorless e novas DSLR tanto Canon como Nikon, mas em ambas só teremos novas lentes para mirrorless... lembra do meu vídeo "A morte da DSLR"? Ali eu falava que talvez em uns dez anos não existisse mais DSLR... eu mantenho minha aposta daquele vídeo... então em 2 anos ainda veremos muita DSLR no mercado sim, mas o número de lançamentos será cada vez menor, enquanto de mirrorless será maior, até que em uns 5 ou 6 anos tenhamos uma inversão do tamanho de mercado, com mirrorless ocupando maior base instalada que DSLR, e em uns dez anos vejamos DSLR em rota clara de extinção. Minha aposta é essa...
Excelente vídeo explicativo, eu acredito que ainda exista uma diferença que talvez as pessoas não tenham sacado, que seria uma desvantagem das mirrorless, seria a durabilidade do sensor, pois como nas DSLR podemos usar o visor óptico enquanto o sensor "descansa", no mirrorless ele fica ligado o tempo todo diminuindo seu tempo de vida, igual o consumo da bateria, que vai diminuindo mais rápido seu ciclo de vida, como você tinha falado. Mas DSLR ou mirrorless todos são excelentes câmeras destinados pra atender talvez 2 grupos um pouco diferentes. Sucesso meu camarada.
Muito cedo para falarmos isso, de quando a galera grava vídeo e usa live view nas DSLR a coisa tende a se igualar... e suponho que os fabricantes tenham se ajustado para isso...
Grande Vernaglia! Mais de um ano depois o vídeo continua atual e útil. Tenho uma sugestão: agora (novembro de 2020) muitos usuários estão trocando de DSLR para mirrorless. Que tal um vídeo sobre essa mudança? Falo de uma abordagem da pratica. Precisarei parar de olhar no view finder e passar a olhar no visor de flip? Qual a maneira mais prática de enquadrar? Como você, Vernaglia, trabalhar? Essa mudança de uma pra outra foi difícil? As pessoas precisam estar preparadas porque a operação é muito diferente? Etc. Acredito que é um assunto que, principalmente agora, renderia muitas discussões, visualizações e esclarecimentos. Em tempo: após anos só nas DSLRs eu recebi minha RP no sábado e hoje fiz a primeira sessão com ela. Meu amigo, pense em alguém que levou uma surra, pense em alguém que apanhou que nem cachorro velho, pense na cara do Rocky Balboa no final de Rocky II kkkkkk Mas estava preparado. Sabia que nesse começo existe sim um estranhamento inicial. Obrigado sempre, Armando!
Fiz alguns vídeos sobre DSLR e mirrorless, fiz quando saí de DSLR para mirrorless a primeira vez, fiz quando voltei para DSLR e fiz quando voltei para mirrorless, agora de forma definitiva. Não acho que mude nada realmente no dia a dia, não temos um visor óptico mas temos um eletrônico, não significa que passamos a ter que usar o LCD... o visor eletrônico funciona muito bem em câmeras atuais, não vejo razão para apanhar de uma câmera por isso, mas é aquilo, toda troca envolve treino e preparação, até se trocamos de carro temos que acostumar, se trocamos de celular, de televisor... mudam botões de lugar, muda estilo, e vamos acostumando mas é uma passagem muito tranquila na minha opinião. Então penso que, só para fechar a opinião, se você teve alguma dificuldade, é identificar em quais pontos, treinar, pesquisar e no próximo estará mais tranquilo e confiante com a câmera, no fim, é só outra câmera, nada de tão diferente.
@@ArmandoVernagliaJunior É isso, Armando! Sua visão tem a calma do Sr. Miyagi. Treino, treino, treino. Vou "pintar muita cerca e encerar muito chão" durante esse mês, até fazer tudo nela de olhos fechados. Obrigado de novo pela boa vontade de sempre!
5 років тому+1
Excelente vídeo, Armando. No meu caso, tenho uma Eos M50, e já ouvi falarem, pra mim mesmo, que trata-se apenas de uma "câmera para youtubers". E que jamais seria possível fazer qualquer tipo de trabalho profissional com ela.
Acho um barato expressões desse tipo, como se ser youtuber fosse pouco trabalho... tem youtuber que produz todo santo dia, muito mais que muitos pretensos profissionais que conheço. No meu dia a dia uso DSLR e mirrorless e ambas fazem a mesma coisa no final das contas. A M50 é bem legal, das vezes que usei curti muito.
5 років тому
@@ArmandoVernagliaJunior É assim que penso também. Opa, conheço UA-camrs que ralam muito. Muito mesmo.
Boa tarde, e verdade que as DSLR vão para de fabricar??tenho uma 5d Mark lll e estava pensando em uma 5d Mark LV vale a pena ou melhor comprar uma mirroles RP???
Tive Nikon D7000, D7100 e D750 e agora migrei para uma Nikon Z6 com a lente Nikon Z 24-70mm F/4 S. Estou impressionado com o peso do conjunto (em torno de 40% mais leve), nitidez, empunhadura, qualidade da construção e selamento contra água e poeira. Mas o principal são as lentes da serie S para o sistema Z que são muito superiores na construção e na parte ótica do que as F-Mount e com preços bem atrativos na Europa (uma 50mm F/1.8 S custa R$ 1,8 mil).
muito bacana como sempre, suas explicações. Uma duvida sobre minha Dlsr Canon 6D mark2.... eu estou setando uma velocidade mínima de obturador nela, para operar no modo AV. Mas a camera ignora o valor mínimo que eu coloco, e usa outros valores. Alguma dica? Obrigado!
Armando, estou coletando bastante informações pra primeira câmera. Estou entre SL2 e M50, antes estava certo de SL2, mas depois deste vídeo estou repensando. Meu foco é filmagem, mas primeiro vou entrar com fotografia e depois que estabelecer uma clientela vou pra vídeos. (Pois minha cidade é bem "preconceituosa" com a parte de filmmakers)
Veja este vídeo aqui sobre a M50, quem sabe ajuda - ua-cam.com/video/rfmciXvBeRE/v-deo.html - e este aqui sobre 3 modelos da linha M - ua-cam.com/video/hvLSf6vtlDk/v-deo.html
Obrigado! Me decidi. Vou pegar a SL 2 mesmo, um pouco pela praticidade de foco e porque vou ter um custo menor, então consigo investir em lentes e acessórios. Muito bom seus vídeos, estou "desmentindo" tudo que já havia "aprendido" de maneira errada. Obrigado Armando!
Que vídeo perfeito! Virei sua fã. Ajudou muito a me decidir entre a Canon eos m 50 e Canon t7i, acho que são bem parecidas, contudo sou amadora e não gosto de câmera muito grande e estava com certo receio da eos M50. Obrigada.
Baseado nos manuscritos de Annie Leibovitz, cheguei a conclusão que o que faz a foto ser boa não é a camera, a luz, o modelo, o cenario, o angulo... . . . . . . . . . . . . . . e sim, uma lente TOKINON.
Show! Eu tive uma 18-35 1.8 Art quando tinha a 80D em 2017. E logo me desfiz dele exatamente por não focar corretamente pelo visor óptico, embora para vídeo ela era sim muito boa para focar, mas de qualquer forma não gostei da cor e nem da textura dela também, rsrsrs, em fim, ainda bem que vendi ela rápido kkk...
eu tenho ela ainda. rs. faço muito videos e fotos. percebi q perde o foco mesmo. to em busca de upgrade não se se vou pra canon 90D ou sony.. pois tbm preciso pra custo beneficio..
Boas Armando. Muito bons os seus reviews... Uma ideia de futuro? A importância dos updates de firmware nas máquinas... Falo isto, porque no caso das Canon R e RP, elas vieram a beneficiar muito com os updates que foram lançados. Um abraço do lados da Dinamarca
Abraço daqui do Brasil! Dinamarca, está longe, nunca estive aí mas tenho curiosidade com vários países do norte, como Noruega, Dinamarca e outros da região. Ainda vou gravar sobre firmware sim, é assunto bacana para um vídeo e muita gente não atualizada nunca a câmera.
Olá Professor! Ótimo comparativo, com itens muito relevantes! Será que você poderia, numa hora dessas, falar sobre "Distância Hiperfocal", na sua série "Pra lá do básico"? Em todos os assuntos dessa série, eu aprendi, mesmo já tendo conhecimento sobre os assuntos tratados. Esse é o espírito da série, penso eu. Embora eu saiba o que é distância hiperfocal, com certeza há informações que virão a enriquecer meus conhecimentos. Obrigado!
Já pediram esse tema, até hoje não consegui pensar se ele rende um vídeo de mais de 5 minutos... por que no final das contas é só a escolha de distância de focalização e de abertura que renderão a maior profundidade de campo possível para determinada lente, só isso... e como tem aplicativo de smartphone para isso fica bem pouca coisa para falar... e por outro lado para teorizar teria que entrar em explicação do que é círculo de confusão e disco de airy, e aí o vídeo passa de uma hora... não cheguei numa conclusão ainda se quero ou não tratar desse tema num vídeo por esses problemas...
@@ArmandoVernagliaJunior Eu entendi professor. Imaginei mesmo que seria muito curto o vídeo, caso não houvesse nada a se acrescentar além disso que você citou. Pode ser que na apresentação de um tema afim, haja ensejo para uma pincelada sobre o assunto. Agradeço mesmo assim! Abraço!
Pessoal eu tenho uma Z6II da Nikon, alguém saberia me dizer onde que eu desligo a simulação de exposição... ? Para eu conseguir trabalhar , e visualizar no monitor a imagem? Eu estou colocando Flash na sapata da maquina com o radio Flash , ai eu consigo ver o ambiente normal sem estar escuro no meu visor porque só com radio flash na sapada da maquina fica escuro o visor.
Perfeito Armando, excelente vídeo e muito instrutivo para definir se devo ou não mudar para as mirroless. Em tempo: tenho uma 18-35mm sigma e esse front focus no viewfinder é verídico e enche o saco!
Acho que pelo menos metade de quem compra essa lente tem esse problema em DSLR, aí no live view some pois a câmera calcula o foco no plano do sensor...
Eu tinha essa lente e usava na 77d!, foco correto só no liveview 😣 ou com flash aclopado,parece que a luz auxiliar do flash ajuda ,resultado vendi a lente e pretendo migrar pra um eos rp
Realmente Armando, de vez em quando (e há 3 anos) ainda tento atualizar firmware da 18-35mm e recalibrar o foco no software proprietário no dock, mas recentemente desisti. Só dá pra usar pelo liveview hahaha Uma pena pois é uma baita lente.
Lente Sigma e foco não costumam andar na mesma frase, é coisa dessa marca que infelizmente nunca teve um bom mecanismo de focalização, aí em mirrorless funciona melhor pois a câmera consegue achar um jeito de focar essas lentes.
Ué pq a Canon vai lançar uma 1dx mk3 e a Nikon com planos para a D6 em pleno 2020? Alguma coisa não funciona nas mirrorless para a fabricação das Dslr estar em alta ainda.
A fabricação das DSLR está em baixa, não em alta (só pegar os números de exportação da indústria fotográfica japonesa), e as mirrorless estão em alta (vale para todas as marcas), mas existe uma base imensa ainda de usuários de DSLR e eles precisam ser atendidos em suas demandas, a 1Dx mark III e a D6 estão sendo lançadas por conta dos jogos olímpicos e são pensadas para atender os foto jornalistas desse tipo de evento, mas para cada câmera dessas vendidas, são centenas ou milhares de modelos de entrada vendidos, as marcas não se sustentam com modelos topo de linha, é a base da pirâmide que as sustenta e essa base migra mais rapidamente de sistemas. Veja o vídeo aqui no canal chamado "A Morte das DSLR" que explico lá a questão das patentes, que é o motivo real e mais forte da mudança, não tem nada em uma câmera não ter espelho seja significativo em termos de diferença, veja, nenhuma câmera de vídeo e nenhuma câmera de cinema atual possui mais visor óptico... é questão de tempo apenas para toda a fotografia ter ido no mesmo caminho.
as minhas sigma art focam melhor do que as fixas da canon, mas chegam a dar surra. Eu fiz ajuste fino em todas, caso nao fizesse TODAS dariam back focus. No live é péssimo pra foca, foco lento.
Excelente vídeo como sempre Armando. Sou usuário de mirrorless e adoro o quanto ela facilita minha vida. Só acho que você esqueceu de falar a única (por enquanto) vantagem das Dslr que é a resistência dos equipamentos. Não sei se é por limitação técnica ou simplesmente decisão de marketing, mas as Dslr profissionais são mais robustas e resistentes, e por isso ainda dominam o fotojornalismo. Imagino que isso ocorra também por um certo conservadorismo dos profissionais desta área e a medida que começarem a perceber as vantagens de portabilidade das mirrorless começarão a migrar naturalmente. Grande abraço.
Penso que isso seja por conta da decisão dos fabricantes de lançar modelos de entrada e intermediários antes dos modelos de jornalismo... maior volume de vendas, veremos mirrorless "jornalísticas" mais parrudas em breve... e veja, EOS R é muito sólida, e fecha obturador protegendo sensor. Panasonic S1, S1R são muito sólidas... tem um rumor da Nikon lançar uma espécie de D5 sem espelho e menor, o que seria a primeira da marca nesse estilo, a Sony tem a A9 que é mais robusta que as outras Sony e já adotada por alguns fotojornalistas...
Tenho esse problema de front e Back focus, como resolver? É necessário levar para assistência? Minhas lentes são Canon e a câmera 80d. Obrigada pela aula excelente!
Boa tarde Armando. Obriagdo pelas dicas. Uma dúvida, não sei se isso já foi abordado em outros vídeos. Quanto à durabilidade (resistência contra quedas, etc.), vida útil, e confiabilidade. Entre uma boa DSLR e uma mirroles, quais as diferenças? Bom, a ausência o mecanismo do espelho é um item a menos para falha nas mirrorless, ok. Mas vejo que as mirroless costumam ter corpo (a exemplo das sony) mais leve do que as pesadas DSLR, mas sabemos que os corpos dessas últimas são robustos. Poderia comentar mais a respeito baseado em sua experiência? Obrigado.
A diferença é menos do formato (mirrorless vs DSLR) e mais do projeto da câmera em si, se pegar uma Sony A9 II ou uma Canon EOS R, ambas são muito resistentes, mais do que DSLR de entrada por exemplo, a EOS R é mais resistente que uma EOS 6D Mark II, só para citar dois exemplos da mesma marca. Dentro de uma mesma linha tem variantes, uma Sony A9 II é muito mais resistente que uma Sony A6500, uma Fuji X-H1 é mais resistente que uma Fuji X-T200, então depende mais do projeto do equipamento que da forma do corpo em si. A Canon vai lançar a R5 que será praticamente tão robusta quando uma 1Dx, então isso depende, tem mirrorless delicadas e sólidas, tem DSLR delicadas e sólidas....
Uma " desvantagem " que vi em relatos e video sobre o assunto, na Sony houve um problema em uma das atualizações do software, onde a câmera corrompia as fotos no cartão de memória, outros relatos onde o sistema de estabilização quebrou em menos de 1 ano de uso. Nada contra as mirrorless, são equipamentos fenomenais, sempre um equipamento ou outro pode ocorrer esses problemas, mostra que falhas podem ocorrer, infelizmente.
Falhas acontecem em quaisquer equipamentos, DSLR e mirrorless... sobre as Sony com problema no firmware, foi um fato, um erro de programação provavelmente e que passou batido, já a estabilização no sensor, aí acredito sinceramente em mau uso, esses sistemas não são tão delicados para quebrar tão facilmente, da Sony ou de qualquer outra marca, então acredito em equipamento que levou pancadas mesmo, posso estar errado, mas é a impressão que tenho desse tipo de relato, não que não possa quebrar, mas é difícil em tão pouco tempo.
@@ArmandoVernagliaJunior esse relato da quebra foi feito em um grupo de fotografos, onde o fotografo alegou não ter mau uso, ao que parece acionou a garantia e o equipamento foi trocado. Sobre o erro no firmware pode ser pontual, mas eu imagino depois de um casamento acontecer isso rsrs, o mais estranho que o relato que vi, as fotos apareciam normalmente na camera, com um arquivo fantasma, tenso rsrs
Sobre o mau uso ou não... pode ser, assim como pode ter equipamento levando pancada no transporte, mesmo pelo lojista antes da câmera chegar no profissional... mas essas coisas são assim, veja, a Canon na 70D teve inúmeros problemas, a Nikon D600 sujava o CMOS a um ponto que a câmera tinha que ir para manutenção, a Sony A6300 tem inúmeros relatos de queima... todas as marcas tem dessas em algum momento...
Não tenho como ajudar não, infelizmente, só mesmo testando, configurando, vendo no manual, procurando tutoriais etc... não é uma câmera do meu dia a dia para eu poder ajudar.
Aprendendo bastante com o seu canal! Parabéns pelo conteúdo de qualidade. Uma dúvida: considerando as câmeras mirrorless, valeria a pena adquirir um modelo sem o view finder, valendo-se apenas do visor lcd para fotografias (desconsidere a durabilidade da bateria)? Grato pela atenção.
Depende mais de como você gosta de usar a câmera. Sem o EVF (viewfinder) é difícil trabalhar sob sol, assim como acontece com um smartphone, tirando isso, o equipamento fica menor e mais leve, como acontece com as Canon M200 e M6 Mark II, então conforme gostos e usos pode valer a pena, falei disso no review da M200 ua-cam.com/video/bgbr68A2AEg/v-deo.html
Pelo que entendi, teoricamente tenho mais chance de cravar foco no live view, correto? Isso vale para lentes originais também ou só nas genéricas? Como sempre, vc arrasou! Esclareceu bastante
Em tese no live view existe maior propensão de foco correto, mas estamo sfalando de câmeras com bons sistemas de foco no live view ok? Por exemplo o foco no live view da maioria das Nikon é ruim então não seria o caso, na Canon, se estamos falando do live view com dual pixel af (modelos mais recentes), sim, há mais chance de foco certo no live view que no visor optico, mas isso dadas várias condições que precisam ser analisadas de equipamento para equipamento, no vídeo falei de forma geral pois é impossível falar do específico de cada câmera, cada lente, cada marca etc... mas o que foi dito vale para lentes genéricas, mais propenso a um foco preciso no live view, desde que com bom sistema de foco no live view.
De forma geral a Canon é mais rápida. A mais de todas logicamente é a EOS 1Dx Mark III, numa faixa mais acessível, posso te dizer que a 90D da Canon é uma das DSLR mais rápidas no live view disponíveis no mercado.
custo também pesa, se você trocar de marca piora! gostaria que você comentasse sobre a "lenda" que a sony esquenta demais. Vejo piadas sobre isso e gostaria de sua opinião sobre assunto! obrigada
Não é lenda não, mas não é algo que afeta a todos os modelos, o problema crônico de aquecimento afeta A6000, A6300 e em alguma medida as primeiras gerações da linha 7, A7, A7S e A7R, mas as com problemas crônicos mesmo são as 6000 e 6300.
O ponto é que não tem uma razão comercial para fazer um vídeo dela, quando a Canon, na T6, resolveu separar em T6i e T6s já foi um erro, deixou a linha confusa, aí na T7 resolveram fazer T7i e 77D para não chamar a 77D de T7s, mas ainda é uma continuidade da mesma confusão, modelos demais muito próximos um do outro, da T7i tinha que ir direto para a 80D, não cabe uma câmera entre elas pois no fim a única diferença fica sendo o LCD no topo da câmera e um ou outro acesso a comando facilitado, graças a isso, a 77D não é uma câmera muito forte em vendas assim como a T6s não foi, ao contrário das T6i e T7i que venderam muito bem... então fica complicado fazer um vídeo sobre uma câmera que nem é um topo de linha, objeto de desejo, como fiz recentemente de médio formato, nem é de entrada, e nem é de alta venda... até para conseguir uma na Canon era difícil por que nas vezes que tentei nunca tinha... então 77D não rolou, e não vai rolar no final das contas.
PS.: e nada do que eu falei significa algo de ruim sobre a 77D, é uma ótima câmera, mas como produto ela ficou perdida no meio da linha da Canon... galera ou pega uma SL2 se quer algo compacto, ou uma T7i se quer mais recursos, ou ia para 80D se queria uma mais profissional e robusta... a 77D ficou perdida na linha, mesmo sendo uma boa câmera.
@@ArmandoVernagliaJunior Pelo menos ela possui um processador mais atualizado do que a 80D, isso já é uma diferença. E bem compacta, sem fazer grandes volumes.
Sim, especialmente em jpeg e vídeo dá uma ajudada... a Canon tá demorando um tanto para atualizar a 80D, provavelmente pelo esforço que está colocando em ampliar a linha de câmeras e lentes mirrorless... eu gosto da 77D, nada contra ela, mas a Canon fez uma salada danada na linha de entrada deles e isso acaba deixando consumidor confuso... acho que eles podem ter perdido umas vendas nisso...
@@ArmandoVernagliaJunior Pense bem ! Um review dessa câmera no seu canal e com essa sua forma de comentar iria ter bastante visualizações. Mas faça o que o seu coração desejar. Abraços...
Existe maior facilidade de se acertar a fotometria nas mirroless devido ao EVF, onde tenho a imagem como ela será reproduzida ? Estou ponderando em trocar minha 6D MKII por um RP devido a este tipo de função no visor. Estou certo nisso ? Fotografo eventos e muitas vezes ainda me pego brigando com o fotometro, rsrs..
Sim, é mais fácil acertar com mirrorless. Mas isso não pode ser uma forma de desviar de uma falha técnica, pense nisso, se hoje você pega eventos e ainda pena com fotometria, precisa estudar mais para deixar sua técnica mais sólida. Tem dois vídeos de fotometria aqui no canal.
Nas câmeras Nikon, como a D810, D850, etc., podemos evitar a vibração devido a batida do espelho, fotografando em modo Mup(Mirror Up), tanto pelo viewfinder quanto pelo LiveView. Nas câmeras citadas, D810 e D850, podemos evitar a vibração devido ao movimento da 1ª cortina do obturador, conhecido como "Shutter shock", ativando no Menu da câmera o "Electronic Front-Curtain Shutter". Só que usar o "Electronic Front-Curtain Shutter" ficamos limitado a velocidade de obturação máxima de 1/2000s. photographylife.com/what-is-electronic-front-curtain-shutter
Os recursos citados estão presentes em inúmeras DSLR de várias marcas, Canon e Pentax em variados modelos tem exatamente os mesmos recursos, mas o obturador eletrônico aumenta o nível de ruído de imagem e adiciona o risco de "banding" ou flicagem com luzes led e fluorescentes e portanto não dá para usar sempre. E ao usar o travamento de espelho, temos que conviver com o timer de pelo menos 2s, assim você nunca tem como clicar de forma mais ágil. Os recursos são úteis, sem dúvida, mas a mirrorless pela natureza da ausência do espelho facilita esses pontos.
Não consigo me convencer a usar EVF, eu acho uma porcaria. Eu acho sistema de foco pelo espelho é infinitamente mais rápido que o pelo sensor. Não uso para vídeo. SObre a pancada do espelho e fotografias de longa exposição, existe um recurso que você já levanta o espelho antes de realizar a foto, ai o próximo clicque ela só abre e fecha a cortina. Você enquadra antes, clica pra subir o espelho (fecha o viewfinder) e o próximo clique dispara. Claro que você terá que ter um disparador.
Vai do equipamento que estamos falando, alguns modelos de mirrorless mais recentes estão com EVFs bastante bons e com focos extremamente ágeis, outros não tanto, e sim, em DSLR a trava do espelho é fundamental tanto em astro como em macro.
Armando, eu tenho uma Canon 80D e uma lente tele Sigma 150-600 Contemporary e apanho muito para acertar o foco com o software e o berço da Sigma, por conta do back e front focus. Com uma mirrorless a tendência é isso acabar, uma vez que o foco será direto no sensor?
Não vai acabar totalmente pois a Sigma, em seus mecanismos de foco, tem uma tendência a apresentar folgas com o tempo mesmo, mas numa mirrorless melhora muito sobre o que acontece numa DSLR.
Vídeo de 2019, tão útil em 2021 e para os próximos anos, parabéns Armando.
Obrigado. :)
Vídeo de 2019, tão útil em 2024 e para os próximos anos, parabéns Armandoooo
@@danielmoraes7155 que massa cara, nem lembrava disso aqui.
E sim, comprei a Mirrorless nessa época e continuo usando até hoje.
Olha Armando, eu troquei a minha 6D por uma a6400 pq queria diminuir peso e tamanho, já que faço trilha com a câmera em montanhas e estou muito feliz até agora. Diminuí o peso e volume pela metade e sinceríssimamente, notei uma considerável melhora de nitidez. Sei que muita gente vai me xingar, mas foi o que eu vi. Fotografei pratos com uma Sigma 16 1.4 Contemporary e tomei um susto com a nitidez. Realmente a Sigma aqui está com o autofoco tão preciso quanto na lente sony, às vezes parece até melhor...No começo me irritei com a ergonomia, mas personalizei um pouco os botões e agora está bem natural. Só perde mesmo em bateria e no ISO mas não faz feio. Tiro fotos noturnas sossegado. As lentes Sony, com algumas exceções, realmente são caras. Se eu fosse profissional, acho que continuaria na DSLR por mais tempo mas no meu caso, acho que não volto mais não. Um abraço!
A melhor explicação sobre as diferenças (reais) entre DSLR e Mirrorless que já vi. Parabéns!!!
Obrigado amigo...agora decidi de vez que saindo do celular para câmera vou de mirrorless. Vlw
Bom, uns dois anos depois que o vídeo ja tá no ar ele resolveu meu problema de usar a RP com flash externo, desligando a simulação de exposição... Solução fácil, mas que não tinha me ocorrido. Obrigado!
Boa explicação Armando, grato... Meu passo é pegar Canon r6. Mas tá osso. Vendendo quase um rins para obtê-la. Kk
Espero um dia chegar no seu nível técnico, o cara é uma enciclopédia viva.
Video mto bom, e de acordo com tdo q foi dito, foi mto sentido investir numa mirrorless,.
Top !! Sempre aprendendo como o tomador de café e outros líquidos !!!
Muito bem explicado. Obrigado
Eu tenho muita dificuldade com pessoas assim, tão "humildes"!
Nada como um vídeo elaborado com calma e com experiencia no assunto pra esclarecer uma coisa simples na qual muitos ai estão fazendo uma tempestade num copo d'água.
No fim é só isso mesmo, uma mirrorless é apenas uma pequena mudança tecnológica sobre uma DSLR, sai uma parte óptica e uma parte mecânica, entra uma parte eletrônica e pronto, é tudo que mudou...
Parabéns, muito esclarecedor, muito profissional, muito claro e objetivo, Publico de Portugal admira o seu trabalho !!!!
Muito obrigado! Ainda preciso conhecer Portugal, um lugar que certamente tem muitos lugares belos e interessantes.
@@ArmandoVernagliaJunior Portugal é belo, tranquilo, seguro e tem boa gastronomia, venha cá conhecer e desfrutar, assim o desejo, cá o espero !!!!
Excelente, como sempre.
Pelo exposto as "mirrorless" só tem vantagens sobre as "dslr", mas será que é assim mesmo? A fotografia de ação(aves em vôo, esportes, objetos em movimento, etc.) é tão boa ou melhor nas mirrorless? Quando fotografamos em "burst"(rajadas) não há o escurecimento total do visor eletrônico? Ou seja, é possível "seguir"(tracking) o objeto no viewfinder enquanto o obturador é disparado? Grato pela atenção e parabéns pelo canal.
Desde que comprei a lente macro com a Portssar, graças a sua indicação, sempre que quero tirar alguma dúvida sobre fotografia caço seus vídeos, a qualidade do seu material é incrível professor, sem comparação com a grande maioria dos outros canais por aí (:
Agora eu vou fazer upgrade da câmera e queria muito entender melhor se deveria ir numa mirroless ou DSLR e, pra variar, esse vídeo foi perfeito. Se eu estava quase indo para a 6D Mark II, agora fiquei bem tranquilo de perceber que a RP será melhor. Meus assuntos são muito pequenos e estou comprando uma lente Laowa para 2.5x~5x de reprodução, então não só o potencial back/front focus é um enorme problema como também a 'pancada' do espelho, coisas que eu não vi ninguém falar em lugar nenhum.
Mais uma vez, muito obrigado pelos ensinamentos todos. E aqui estão algumas fotinhas que tirei com a lente que você recomendou (Canon EF 100mm f/2.8 Macro L IS USM): imgur.com/a/N7JNsWm
Estão sem nenhum tipo de tratamento, visto que faço apenas por hobby, mas para mim já são ótimas (:
Um grande abraço \o
Armando, continue postando vídeos... agradeço pela sua ajuda.
Esse vídeo me ajudou muito, hj, descobri que a 90D foca bem melhor no eletrônico mas infelizmente ao utilizar o visor óptico automaticamente passa pro mecânico e pra utilizar uma câmera cm a 90d apenas utilizando a tela pra que tenha um foco melhor, não dá! Vou devolver e comprar uma full já que não terá esse problema. Obrigado Álvaro, vc é d+++++ cara!!!
este cara entende muito, a melhor explicação que ja vi.
Obrigado. :)
Armando Vernaglia você é sensacional, cada vídeo com seus pingos no i". Eu estou Aprendendo a cada dia. O menu é gigante q as vezes nem sei qual a função certa, mesmo procurando na internet. kkkk.... Valew pelas dicas.
Vídeo extremamente esclarecedor. Esse é pra mandar em todo grupo de fotógrafos que falam besteira por aí.
Pois é, a galera faz um romance em cima de pouca coisa, uns concluem que existem grossas diferenças entre as marcas, coisa que não existe, outros que existem mudanças mirabolantes entre os estilos de câmera, coisa que não existe... no final são só câmeras, o que muda mesmo é o que fazemos com elas.
Não tive a oportunidade de usar uma mirrorless mas vídeos como esse me fazem crer que é questão de tempo até o mercado absorver preços mais competitivos
Mas algo que vejo muito comentarem (mas aí considero culpa dos usuários) são dores nos olhos, mas sempre relacionado a deixarem o visor eletrônico com brilho no máximo
Me faz lembrar quando criança e minha mãe mandava não colar a cara na televisão pra jogar atari :P
Quem deixa o EVF no brilho máximo merece levar pancada na cabeça até aprender... eu tive problemas mesmo sem colocar brilho no EVF nas Sony A6000, 6300 e outras da marca, aí fui descobrir que o EVF da Sony é que é ruim mesmo... o da Fuji já é melhor, o da Nikon Z é sensacional, e o da Canon EOS R é perfeito... o da RP é um pouco melhor que os da Sony, mas pior que de Nikon Z e Canon R... mas mantendo o brilho sob controle você não cansa demais... a tecnologia vai melhorando, em 4 ou 5 anos teremos EVFs perfeitos... e quase não teremos DSLR no mercado quando isso acontecer...
PS.: de fato mãe falando para ficar mais longe da TV no Atari é um clássico hehehehe
Muito bom, muito esclarecedor. Vou trocar de camera, fiquei um pouco fora do mercado com a pandemia, mas quero voltar com tudo, estou adorando seus videos, obrigado!
Muito obrigado, fico feliz que o vídeo tenha ajudado.
cara, vc não faz review, vc dá altas aulas!!! valeu pelo esclarecimento.
Obrigado. :)
Então, um cara que tem na mão uma Rebel T6 que ganhou emprestado nessa pandemia pra passar o tempo estudando fotografia em geral pelo UA-cam e após esse 3/4 meses vê uma aula dessa, tem que agradecer! Obrigado e valeu!
Obrigado. Fico feliz de ter ajudado. :) Dá uma geral no canal, tem inúmeros conteúdos por aqui.
Lembro da nossa conversa na cafeteria do Mac sobre isso! muito boa as colocações!
E tempo essa conversa hein, precisamos renovar o café! :)
Parabéns pela qualidade de informação
Professor, você é muito didático. O seu tom de voz é muito bom pra ouvir e aprender!
Obrigado pelo elogio
O melhor canal sobre fotografia! Parabéns, Armando!
Obrigado. :)
sensacional foi bem claro a sua explicação e pude perceber melhor. estou a montar um estudio e estive com essa duvida e graças a ti tudo foi resolvido!
Obrigado pelo conteúdo rico, era o que precisava para tomar a decisão de compra, e por isso vou economizar uma boa grana hehe
Gostei muito do vídeo, me ajudo muito na minha escolha de equipamentos, muito mais que muitos vídeos no qual eu assisti, muito obrigado e continue com os vídeos, parabéns.
Um dos melhores vídeos que eu vi por aqui, parabéns e obrigado pelo conteúdo!
Obrigado pelo elogio. :)
Parabéns pelo ótimo trabalho Armando! Vídeo super esclarecedor, com muitas informações. Eu tenho uma Nikon D5100, que tenho flash + rádio e uso pra fotos e tenho uma SL3 que uso para vídeos, porém nada me impede de usar a SL3 com luz contínua para fotos até comprar flash e rádio, porém, mesmo assim não tenho necessidade extrema de usar ela em fotos, pois a Nikon D5100 com a lente do kit entrega ótima qualidade. Com suas explicações vejo que para o que eu uso, não tenho necessidade de adquirir uma mirrorless agora, pois mesmo sendo DSLR a SL3 com o DualPixel oferece muita coisa. Abraço.
Mais um vídeo excelente e muito esclarecedor! Parabéns e obrigado Armando!
Ótimo vídeo. Estou muito feliz com minha EOS R.
Muito agradecido por todo conhecimento q vc transmite pra gente Armando!!
já vi um professor falando q nas mirrorles devido a menor distancia entre a lente e o sensor as imagens tendem a ter mais nitidez e menos abarrações cromaticas nas lentes feitas especialmente para mirrorless
Na verdade isso depende mais do projeto óptico, existem lentes excelentes e lentes medíocres tanto em DSLR como em mirrorless.
Muito obrigado por esse video, com certeza o melhor video a respeito das diferenças
Obrigado. :)
Boa tarde. Por que quando faço o foco no live view a imagem fica mais escura, fica mais nítido, mas mas escura (dslr)?
Esse era o vídeo que eu estava precisando ver! Sensacional e esclarecedor! Parabéns Armando!
Estava pensando em dar um salto no meu equipamento e estava pensando em um 5D mkIV, mais agora fiquei mais pensativo, embora eu goste muito mais da pegada das DSLR, infelizmente não consegui pegar uma EOS R ainda para testar, estou a procura, ja a 5D usei em alguns trabalhos, inclusive locado na HDVLoc.
Obrigado Armando por mais um vídeo rico em informações.
Parabéns Armando!! Excelente vídeo! Já que citou no outro comentário que deseja visitar Portugal, inclua na sua rota conhecer também a Irlanda (se ainda não veio pra cá, rs). Moro em Dublin e posso garantir que você vai se encantar com as paisagens daqui. Aproveito pra dizer que seu canal já me ajudou bastante. Aliás, já trocamos algumas ideias lá no grupo da 80D no face. Sucesso sempre!!
Irlanda, Escócia, Inglaterra... e Portugal, Espanha, Rússia.... e Marrocos, Egito... e Grécia, Croácia... tem tanto lugar desse mundo que preciso conhecer, e ainda tem tantos lugares do Brasil... enfim, tem um mundão enorme aí fora para ser explorado e fotografado. :)
Explicação sensacional! Tirou muitas das minhas dúvidas em apenas um vídeo. Parabéns pela competência em passar seu conhecimento.
Na minha A7III basta esperar o flash e ela mostra a exposição como se fosse um OVF e basta olhar o histograma ou o fotômetro que vai mostrar a exposição real da foto.
Mas tá falando de flash dedicado ou de estúdio? Com a A7III e flashes de estúdio tive que desligar o preview de exposição.
Show, raramente vou usar o visor ótico daqui pra frente. Como iniciante achei que ele tinha vantagens sobre a "tela" KkkkkK como venho de um smartphone não me adaptei nem um pouco ao visor e sobre o gasto de bateria, na prática só comprar mais uma é algo que cabe no bolso!
Muito obrigado pelo conteúdo um abração!!!
ótico com foco em ponto único da muito mais velocidade ao foco, esse lance de live pra foto deixa a camera lenta e bem amadora. Celular nao é sinônimo de precisão e exemplo pra nada, é um aparelho telefônico. Nao cai nessa, os fotografos de extrema qualidade usam cameras com espelho em médio formato sem essa papagaiada de live.
Grato por mais este aprendizado👏👏👏👏
Obrigado. :)
Como sempre um excelente ponto de vista. Gostaria que tivesse falado da fragilidade ou quem sabe "fraqueza" das mirrorless em relação a exposição do sensor. Quem faz fotografia de balada ou eventos vai sofrer com o laser do DJ. Outro ponto seria a dificuldade na troca de lentes dentro de ambientes não controlados e os cuidados com a limpeza do sensor.
A EOS R parcialmente resolveu isso fechando o obturador quando desliga a câmera, só falta fechar quando troca lente e ficará bem ajustada para muita coisa. Penso que veremos mirrorless voltadas para o fotojornalismo surgindo em um ou dois anos e veremos que soluções darão para esses pontos.
Achei , Na Z6II fica no menu :d9 Aplic. Conf. p/exibição ao vivo. 2 chaves : ligado e desligado
😊👍
Esclareceu bem o assunto: diferenças entre DSLR x Mirroless. Se já havia reduzido bem a tentação de comprar uma EOS R ou uma RP, após esse seu vídeo, vou continuar com a minha 80D por mais um bom tempo. Obrigado, Armando!
Se vai continuar por um bom tempo, quando for trocar é capaz que só tenha mirrorless no mercado, depende desse intervalo aí...
@@ArmandoVernagliaJunior Será que nos próximos dois anos as mirroless já terão dominado totalmente o mercado?
Olha, em 2018 e 2019 estamos vendo Canon e Nikon só lançando mirrorless... nada de novo em DSLR nas duas marcas, Sony e Fuji só fazem mirrorless... então a projeção é de um mercado inteiro mirrorless em algum tempo, Nào sabemos quanto tempo, parece que 2019 (fim) e 2020 teremos novas mirrorless e novas DSLR tanto Canon como Nikon, mas em ambas só teremos novas lentes para mirrorless... lembra do meu vídeo "A morte da DSLR"? Ali eu falava que talvez em uns dez anos não existisse mais DSLR... eu mantenho minha aposta daquele vídeo... então em 2 anos ainda veremos muita DSLR no mercado sim, mas o número de lançamentos será cada vez menor, enquanto de mirrorless será maior, até que em uns 5 ou 6 anos tenhamos uma inversão do tamanho de mercado, com mirrorless ocupando maior base instalada que DSLR, e em uns dez anos vejamos DSLR em rota clara de extinção. Minha aposta é essa...
Excelente vídeo explicativo, eu acredito que ainda exista uma diferença que talvez as pessoas não tenham sacado, que seria uma desvantagem das mirrorless, seria a durabilidade do sensor, pois como nas DSLR podemos usar o visor óptico enquanto o sensor "descansa", no mirrorless ele fica ligado o tempo todo diminuindo seu tempo de vida, igual o consumo da bateria, que vai diminuindo mais rápido seu ciclo de vida, como você tinha falado. Mas DSLR ou mirrorless todos são excelentes câmeras destinados pra atender talvez 2 grupos um pouco diferentes. Sucesso meu camarada.
Muito cedo para falarmos isso, de quando a galera grava vídeo e usa live view nas DSLR a coisa tende a se igualar... e suponho que os fabricantes tenham se ajustado para isso...
Muito bom vídeo. Melhor canal de fotografia do UA-cam!
Perfeito! O conhecimento de cada fotógrafo é o que determina a qualidade dos trabalhos. Equipamentos ajudam, mas não é tudo. Obrigado!
com certeza!
Parabéns Vernaglia!!! Muito bem explicado... Você é top!!!
Maravilha de matéria Vernaglia... abração.
Obrigado. :)
Grande Vernaglia! Mais de um ano depois o vídeo continua atual e útil.
Tenho uma sugestão: agora (novembro de 2020) muitos usuários estão trocando de DSLR para mirrorless. Que tal um vídeo sobre essa mudança? Falo de uma abordagem da pratica. Precisarei parar de olhar no view finder e passar a olhar no visor de flip? Qual a maneira mais prática de enquadrar? Como você, Vernaglia, trabalhar? Essa mudança de uma pra outra foi difícil? As pessoas precisam estar preparadas porque a operação é muito diferente? Etc.
Acredito que é um assunto que, principalmente agora, renderia muitas discussões, visualizações e esclarecimentos.
Em tempo: após anos só nas DSLRs eu recebi minha RP no sábado e hoje fiz a primeira sessão com ela. Meu amigo, pense em alguém que levou uma surra, pense em alguém que apanhou que nem cachorro velho, pense na cara do Rocky Balboa no final de Rocky II kkkkkk
Mas estava preparado. Sabia que nesse começo existe sim um estranhamento inicial.
Obrigado sempre, Armando!
Fiz alguns vídeos sobre DSLR e mirrorless, fiz quando saí de DSLR para mirrorless a primeira vez, fiz quando voltei para DSLR e fiz quando voltei para mirrorless, agora de forma definitiva. Não acho que mude nada realmente no dia a dia, não temos um visor óptico mas temos um eletrônico, não significa que passamos a ter que usar o LCD... o visor eletrônico funciona muito bem em câmeras atuais, não vejo razão para apanhar de uma câmera por isso, mas é aquilo, toda troca envolve treino e preparação, até se trocamos de carro temos que acostumar, se trocamos de celular, de televisor... mudam botões de lugar, muda estilo, e vamos acostumando mas é uma passagem muito tranquila na minha opinião. Então penso que, só para fechar a opinião, se você teve alguma dificuldade, é identificar em quais pontos, treinar, pesquisar e no próximo estará mais tranquilo e confiante com a câmera, no fim, é só outra câmera, nada de tão diferente.
@@ArmandoVernagliaJunior É isso, Armando! Sua visão tem a calma do Sr. Miyagi. Treino, treino, treino. Vou "pintar muita cerca e encerar muito chão" durante esse mês, até fazer tudo nela de olhos fechados.
Obrigado de novo pela boa vontade de sempre!
Excelente vídeo, Armando. No meu caso, tenho uma Eos M50, e já ouvi falarem, pra mim mesmo, que trata-se apenas de uma "câmera para youtubers". E que jamais seria possível fazer qualquer tipo de trabalho profissional com ela.
Acho um barato expressões desse tipo, como se ser youtuber fosse pouco trabalho... tem youtuber que produz todo santo dia, muito mais que muitos pretensos profissionais que conheço. No meu dia a dia uso DSLR e mirrorless e ambas fazem a mesma coisa no final das contas. A M50 é bem legal, das vezes que usei curti muito.
@@ArmandoVernagliaJunior É assim que penso também. Opa, conheço UA-camrs que ralam muito. Muito mesmo.
Boa tarde, e verdade que as DSLR vão para de fabricar??tenho uma 5d Mark lll e estava pensando em uma 5d Mark LV vale a pena ou melhor comprar uma mirroles RP???
Tive Nikon D7000, D7100 e D750 e agora migrei para uma Nikon Z6 com a lente Nikon Z 24-70mm F/4 S. Estou impressionado com o peso do conjunto (em torno de 40% mais leve), nitidez, empunhadura, qualidade da construção e selamento contra água e poeira. Mas o principal são as lentes da serie S para o sistema Z que são muito superiores na construção e na parte ótica do que as F-Mount e com preços bem atrativos na Europa (uma 50mm F/1.8 S custa R$ 1,8 mil).
muito bacana como sempre, suas explicações. Uma duvida sobre minha Dlsr Canon 6D mark2.... eu estou setando uma velocidade mínima de obturador nela, para operar no modo AV. Mas a camera ignora o valor mínimo que eu coloco, e usa outros valores. Alguma dica? Obrigado!
Armando, estou coletando bastante informações pra primeira câmera. Estou entre SL2 e M50, antes estava certo de SL2, mas depois deste vídeo estou repensando.
Meu foco é filmagem, mas primeiro vou entrar com fotografia e depois que estabelecer uma clientela vou pra vídeos. (Pois minha cidade é bem "preconceituosa" com a parte de filmmakers)
Veja este vídeo aqui sobre a M50, quem sabe ajuda - ua-cam.com/video/rfmciXvBeRE/v-deo.html - e este aqui sobre 3 modelos da linha M - ua-cam.com/video/hvLSf6vtlDk/v-deo.html
Obrigado! Me decidi.
Vou pegar a SL 2 mesmo, um pouco pela praticidade de foco e porque vou ter um custo menor, então consigo investir em lentes e acessórios.
Muito bom seus vídeos, estou "desmentindo" tudo que já havia "aprendido" de maneira errada.
Obrigado Armando!
Que vídeo perfeito! Virei sua fã. Ajudou muito a me decidir entre a Canon eos m 50 e Canon t7i, acho que são bem parecidas, contudo sou amadora e não gosto de câmera muito grande e estava com certo receio da eos M50. Obrigada.
A M50 é uma tremenda câmera, tem review dela aqui no canal, pode ir tranquila com ela que é excelente equipamento.
Excelente como sempre. Parabéns e obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Baseado nos manuscritos de Annie Leibovitz, cheguei a conclusão que o que faz a foto ser boa não é a camera, a luz, o modelo, o cenario, o angulo...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
e sim, uma lente TOKINON.
Muito bom suas explicação,com muita riqueza de detalhes, parabéns..
Obrigado. :)
show de bola, professor!!! O de Medium formato ficou top também!!
Obrigado. :)
Show! Eu tive uma 18-35 1.8 Art quando tinha a 80D em 2017. E logo me desfiz dele exatamente por não focar corretamente pelo visor óptico, embora para vídeo ela era sim muito boa para focar, mas de qualquer forma não gostei da cor e nem da textura dela também, rsrsrs, em fim, ainda bem que vendi ela rápido kkk...
eu tenho ela ainda. rs. faço muito videos e fotos. percebi q perde o foco mesmo. to em busca de upgrade não se se vou pra canon 90D ou sony.. pois tbm preciso pra custo beneficio..
@@digitaleventos 90D é pior !!!
Tks
Sensacional. Melhor análise
Boas Armando. Muito bons os seus reviews... Uma ideia de futuro? A importância dos updates de firmware nas máquinas...
Falo isto, porque no caso das Canon R e RP, elas vieram a beneficiar muito com os updates que foram lançados.
Um abraço do lados da Dinamarca
Abraço daqui do Brasil! Dinamarca, está longe, nunca estive aí mas tenho curiosidade com vários países do norte, como Noruega, Dinamarca e outros da região. Ainda vou gravar sobre firmware sim, é assunto bacana para um vídeo e muita gente não atualizada nunca a câmera.
Olá Professor! Ótimo comparativo, com itens muito relevantes! Será que você poderia, numa hora dessas, falar sobre "Distância Hiperfocal", na sua série "Pra lá do básico"? Em todos os assuntos dessa série, eu aprendi, mesmo já tendo conhecimento sobre os assuntos tratados. Esse é o espírito da série, penso eu. Embora eu saiba o que é distância hiperfocal, com certeza há informações que virão a enriquecer meus conhecimentos. Obrigado!
Já pediram esse tema, até hoje não consegui pensar se ele rende um vídeo de mais de 5 minutos... por que no final das contas é só a escolha de distância de focalização e de abertura que renderão a maior profundidade de campo possível para determinada lente, só isso... e como tem aplicativo de smartphone para isso fica bem pouca coisa para falar... e por outro lado para teorizar teria que entrar em explicação do que é círculo de confusão e disco de airy, e aí o vídeo passa de uma hora... não cheguei numa conclusão ainda se quero ou não tratar desse tema num vídeo por esses problemas...
@@ArmandoVernagliaJunior Eu entendi professor. Imaginei mesmo que seria muito curto o vídeo, caso não houvesse nada a se acrescentar além disso que você citou. Pode ser que na apresentação de um tema afim, haja ensejo para uma pincelada sobre o assunto. Agradeço mesmo assim! Abraço!
Pessoal eu tenho uma Z6II da Nikon, alguém saberia me dizer onde que eu desligo a simulação de exposição... ? Para eu conseguir trabalhar , e visualizar no monitor a imagem? Eu estou colocando Flash na sapata da maquina com o radio Flash , ai eu consigo ver o ambiente normal sem estar escuro no meu visor porque só com radio flash na sapada da maquina fica escuro o visor.
Quem pega mirrorless pela primeira vez estranha isso, todas são assim, vi pelo outro comentário que conseguiu achar o comando.
Perfeito Armando, excelente vídeo e muito instrutivo para definir se devo ou não mudar para as mirroless.
Em tempo: tenho uma 18-35mm sigma e esse front focus no viewfinder é verídico e enche o saco!
Acho que pelo menos metade de quem compra essa lente tem esse problema em DSLR, aí no live view some pois a câmera calcula o foco no plano do sensor...
Eu tinha essa lente e usava na 77d!, foco correto só no liveview 😣 ou com flash aclopado,parece que a luz auxiliar do flash ajuda ,resultado vendi a lente e pretendo migrar pra um eos rp
Realmente Armando, de vez em quando (e há 3 anos) ainda tento atualizar firmware da 18-35mm e recalibrar o foco no software proprietário no dock, mas recentemente desisti.
Só dá pra usar pelo liveview hahaha
Uma pena pois é uma baita lente.
Lente Sigma e foco não costumam andar na mesma frase, é coisa dessa marca que infelizmente nunca teve um bom mecanismo de focalização, aí em mirrorless funciona melhor pois a câmera consegue achar um jeito de focar essas lentes.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, percebi que só funcionava com o DPAF nas primeiras vezes que usei.
Abraços cara!
Ué pq a Canon vai lançar uma 1dx mk3 e a Nikon com planos para a D6 em pleno 2020? Alguma coisa não funciona nas mirrorless para a fabricação das Dslr estar em alta ainda.
A fabricação das DSLR está em baixa, não em alta (só pegar os números de exportação da indústria fotográfica japonesa), e as mirrorless estão em alta (vale para todas as marcas), mas existe uma base imensa ainda de usuários de DSLR e eles precisam ser atendidos em suas demandas, a 1Dx mark III e a D6 estão sendo lançadas por conta dos jogos olímpicos e são pensadas para atender os foto jornalistas desse tipo de evento, mas para cada câmera dessas vendidas, são centenas ou milhares de modelos de entrada vendidos, as marcas não se sustentam com modelos topo de linha, é a base da pirâmide que as sustenta e essa base migra mais rapidamente de sistemas. Veja o vídeo aqui no canal chamado "A Morte das DSLR" que explico lá a questão das patentes, que é o motivo real e mais forte da mudança, não tem nada em uma câmera não ter espelho seja significativo em termos de diferença, veja, nenhuma câmera de vídeo e nenhuma câmera de cinema atual possui mais visor óptico... é questão de tempo apenas para toda a fotografia ter ido no mesmo caminho.
Armando Vernaglia Jr. Entendi, obrigado mesmo pela resposta irei assistir o video sim. Abraço 👍🏻
A minha 30d não tem liveview, só mostra a foto depois que tira.
as minhas sigma art focam melhor do que as fixas da canon, mas chegam a dar surra. Eu fiz ajuste fino em todas, caso nao fizesse TODAS dariam back focus. No live é péssimo pra foca, foco lento.
Excelente vídeo como sempre Armando. Sou usuário de mirrorless e adoro o quanto ela facilita minha vida.
Só acho que você esqueceu de falar a única (por enquanto) vantagem das Dslr que é a resistência dos equipamentos. Não sei se é por limitação técnica ou simplesmente decisão de marketing, mas as Dslr profissionais são mais robustas e resistentes, e por isso ainda dominam o fotojornalismo. Imagino que isso ocorra também por um certo conservadorismo dos profissionais desta área e a medida que começarem a perceber as vantagens de portabilidade das mirrorless começarão a migrar naturalmente. Grande abraço.
Penso que isso seja por conta da decisão dos fabricantes de lançar modelos de entrada e intermediários antes dos modelos de jornalismo... maior volume de vendas, veremos mirrorless "jornalísticas" mais parrudas em breve... e veja, EOS R é muito sólida, e fecha obturador protegendo sensor. Panasonic S1, S1R são muito sólidas... tem um rumor da Nikon lançar uma espécie de D5 sem espelho e menor, o que seria a primeira da marca nesse estilo, a Sony tem a A9 que é mais robusta que as outras Sony e já adotada por alguns fotojornalistas...
A EOS R enfrentou a Mitsubishi Cup comigo e sobreviveu sem nenhum tipo de soluço. Acho que vai muito da percepção que se tem sobre o equipamento.
O cara é um cientista da fotografia, dos equipamentos e os carai.
Obrigado pelo elogio, mas tô longe de cientista, mais para curioso e estudioso, mas cientista tem um nível de critério e de método que não tenho. :)
esse manja muito.
Parabéns video acima de tudo corajoso!!
Tenho esse problema de front e Back focus, como resolver? É necessário levar para assistência? Minhas lentes são Canon e a câmera 80d. Obrigada pela aula excelente!
Eu não sei se o problema é esse, mas o que resolveu na minha t6 foi de maneira nenhuma recompor o foco. Melhorei bastante o acerto de foco.
Vou experimentar não recompor
perfeito para 2022 agora sim"
Excelente explicação. Grata!
E uma 5d mark 1? Ela tem espelho, não tem?
Muito bom!!!! Perfeita colocação!!!!
Boa tarde Armando. Obriagdo pelas dicas. Uma dúvida, não sei se isso já foi abordado em outros vídeos. Quanto à durabilidade (resistência contra quedas, etc.), vida útil, e confiabilidade. Entre uma boa DSLR e uma mirroles, quais as diferenças? Bom, a ausência o mecanismo do espelho é um item a menos para falha nas mirrorless, ok. Mas vejo que as mirroless costumam ter corpo (a exemplo das sony) mais leve do que as pesadas DSLR, mas sabemos que os corpos dessas últimas são robustos. Poderia comentar mais a respeito baseado em sua experiência? Obrigado.
A diferença é menos do formato (mirrorless vs DSLR) e mais do projeto da câmera em si, se pegar uma Sony A9 II ou uma Canon EOS R, ambas são muito resistentes, mais do que DSLR de entrada por exemplo, a EOS R é mais resistente que uma EOS 6D Mark II, só para citar dois exemplos da mesma marca. Dentro de uma mesma linha tem variantes, uma Sony A9 II é muito mais resistente que uma Sony A6500, uma Fuji X-H1 é mais resistente que uma Fuji X-T200, então depende mais do projeto do equipamento que da forma do corpo em si. A Canon vai lançar a R5 que será praticamente tão robusta quando uma 1Dx, então isso depende, tem mirrorless delicadas e sólidas, tem DSLR delicadas e sólidas....
Uma " desvantagem " que vi em relatos e video sobre o assunto, na Sony houve um problema em uma das atualizações do software, onde a câmera corrompia as fotos no cartão de memória, outros relatos onde o sistema de estabilização quebrou em menos de 1 ano de uso. Nada contra as mirrorless, são equipamentos fenomenais, sempre um equipamento ou outro pode ocorrer esses problemas, mostra que falhas podem ocorrer, infelizmente.
Falhas acontecem em quaisquer equipamentos, DSLR e mirrorless... sobre as Sony com problema no firmware, foi um fato, um erro de programação provavelmente e que passou batido, já a estabilização no sensor, aí acredito sinceramente em mau uso, esses sistemas não são tão delicados para quebrar tão facilmente, da Sony ou de qualquer outra marca, então acredito em equipamento que levou pancadas mesmo, posso estar errado, mas é a impressão que tenho desse tipo de relato, não que não possa quebrar, mas é difícil em tão pouco tempo.
@@ArmandoVernagliaJunior esse relato da quebra foi feito em um grupo de fotografos, onde o fotografo alegou não ter mau uso, ao que parece acionou a garantia e o equipamento foi trocado. Sobre o erro no firmware pode ser pontual, mas eu imagino depois de um casamento acontecer isso rsrs, o mais estranho que o relato que vi, as fotos apareciam normalmente na camera, com um arquivo fantasma, tenso rsrs
Sobre o mau uso ou não... pode ser, assim como pode ter equipamento levando pancada no transporte, mesmo pelo lojista antes da câmera chegar no profissional... mas essas coisas são assim, veja, a Canon na 70D teve inúmeros problemas, a Nikon D600 sujava o CMOS a um ponto que a câmera tinha que ir para manutenção, a Sony A6300 tem inúmeros relatos de queima... todas as marcas tem dessas em algum momento...
Brother me ajuda com a configuração da Sony 6400. Estou apanhando. Minhas fotos saem sem foco . Tenho lente 18-105
Não tenho como ajudar não, infelizmente, só mesmo testando, configurando, vendo no manual, procurando tutoriais etc... não é uma câmera do meu dia a dia para eu poder ajudar.
Aprendendo bastante com o seu canal! Parabéns pelo conteúdo de qualidade. Uma dúvida: considerando as câmeras mirrorless, valeria a pena adquirir um modelo sem o view finder, valendo-se apenas do visor lcd para fotografias (desconsidere a durabilidade da bateria)? Grato pela atenção.
Depende mais de como você gosta de usar a câmera. Sem o EVF (viewfinder) é difícil trabalhar sob sol, assim como acontece com um smartphone, tirando isso, o equipamento fica menor e mais leve, como acontece com as Canon M200 e M6 Mark II, então conforme gostos e usos pode valer a pena, falei disso no review da M200 ua-cam.com/video/bgbr68A2AEg/v-deo.html
Pelo que entendi, teoricamente tenho mais chance de cravar foco no live view, correto? Isso vale para lentes originais também ou só nas genéricas?
Como sempre, vc arrasou! Esclareceu bastante
Em tese no live view existe maior propensão de foco correto, mas estamo sfalando de câmeras com bons sistemas de foco no live view ok? Por exemplo o foco no live view da maioria das Nikon é ruim então não seria o caso, na Canon, se estamos falando do live view com dual pixel af (modelos mais recentes), sim, há mais chance de foco certo no live view que no visor optico, mas isso dadas várias condições que precisam ser analisadas de equipamento para equipamento, no vídeo falei de forma geral pois é impossível falar do específico de cada câmera, cada lente, cada marca etc... mas o que foi dito vale para lentes genéricas, mais propenso a um foco preciso no live view, desde que com bom sistema de foco no live view.
No live view qual DSLR e mais rápido para fotografar?Eu tenho uma D5300 e no live view e demorado fotografar
De forma geral a Canon é mais rápida. A mais de todas logicamente é a EOS 1Dx Mark III, numa faixa mais acessível, posso te dizer que a 90D da Canon é uma das DSLR mais rápidas no live view disponíveis no mercado.
Mais um excelente vídeo! Eu tinha justamente essas duvidas. Obrigado! Like o/
Obrigado. :)
SENSACIONAL, AULA ABSURDA
custo também pesa, se você trocar de marca piora! gostaria que você comentasse sobre a "lenda" que a sony esquenta demais. Vejo piadas sobre isso e gostaria de sua opinião sobre assunto! obrigada
Não é lenda não, mas não é algo que afeta a todos os modelos, o problema crônico de aquecimento afeta A6000, A6300 e em alguma medida as primeiras gerações da linha 7, A7, A7S e A7R, mas as com problemas crônicos mesmo são as 6000 e 6300.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigada por responder querido!
Só faltou fazer um vídeo exclusivo da Canon 77D.
O ponto é que não tem uma razão comercial para fazer um vídeo dela, quando a Canon, na T6, resolveu separar em T6i e T6s já foi um erro, deixou a linha confusa, aí na T7 resolveram fazer T7i e 77D para não chamar a 77D de T7s, mas ainda é uma continuidade da mesma confusão, modelos demais muito próximos um do outro, da T7i tinha que ir direto para a 80D, não cabe uma câmera entre elas pois no fim a única diferença fica sendo o LCD no topo da câmera e um ou outro acesso a comando facilitado, graças a isso, a 77D não é uma câmera muito forte em vendas assim como a T6s não foi, ao contrário das T6i e T7i que venderam muito bem... então fica complicado fazer um vídeo sobre uma câmera que nem é um topo de linha, objeto de desejo, como fiz recentemente de médio formato, nem é de entrada, e nem é de alta venda... até para conseguir uma na Canon era difícil por que nas vezes que tentei nunca tinha... então 77D não rolou, e não vai rolar no final das contas.
PS.: e nada do que eu falei significa algo de ruim sobre a 77D, é uma ótima câmera, mas como produto ela ficou perdida no meio da linha da Canon... galera ou pega uma SL2 se quer algo compacto, ou uma T7i se quer mais recursos, ou ia para 80D se queria uma mais profissional e robusta... a 77D ficou perdida na linha, mesmo sendo uma boa câmera.
@@ArmandoVernagliaJunior Pelo menos ela possui um processador mais atualizado do que a 80D, isso já é uma diferença. E bem compacta, sem fazer grandes volumes.
Sim, especialmente em jpeg e vídeo dá uma ajudada... a Canon tá demorando um tanto para atualizar a 80D, provavelmente pelo esforço que está colocando em ampliar a linha de câmeras e lentes mirrorless... eu gosto da 77D, nada contra ela, mas a Canon fez uma salada danada na linha de entrada deles e isso acaba deixando consumidor confuso... acho que eles podem ter perdido umas vendas nisso...
@@ArmandoVernagliaJunior Pense bem ! Um review dessa câmera no seu canal e com essa sua forma de comentar iria ter bastante visualizações. Mas faça o que o seu coração desejar. Abraços...
Armando, minha dúvida, é o uso de lentes como a 18-135 da canon, ou as cinquentinha, na Canon R e RP. Fica bom? Dá algum problema de nitidez?
A 50 funciona normalmente, a 18-135 funciona em modo aps-c, assim as fotos ficam com 10mp na RP e 12mp na R.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado
Existe maior facilidade de se acertar a fotometria nas mirroless devido ao EVF, onde tenho a imagem como ela será reproduzida ? Estou ponderando em trocar minha 6D MKII por um RP devido a este tipo de função no visor. Estou certo nisso ? Fotografo eventos e muitas vezes ainda me pego brigando com o fotometro, rsrs..
Sim, é mais fácil acertar com mirrorless. Mas isso não pode ser uma forma de desviar de uma falha técnica, pense nisso, se hoje você pega eventos e ainda pena com fotometria, precisa estudar mais para deixar sua técnica mais sólida. Tem dois vídeos de fotometria aqui no canal.
Nas câmeras Nikon, como a D810, D850, etc., podemos evitar a vibração devido a batida do espelho, fotografando em modo Mup(Mirror Up), tanto pelo viewfinder quanto pelo LiveView. Nas câmeras citadas, D810 e D850, podemos evitar a vibração devido ao movimento da 1ª cortina do obturador, conhecido como "Shutter shock", ativando no Menu da câmera o "Electronic Front-Curtain Shutter". Só que usar o "Electronic Front-Curtain Shutter" ficamos limitado a velocidade de obturação máxima de 1/2000s. photographylife.com/what-is-electronic-front-curtain-shutter
Os recursos citados estão presentes em inúmeras DSLR de várias marcas, Canon e Pentax em variados modelos tem exatamente os mesmos recursos, mas o obturador eletrônico aumenta o nível de ruído de imagem e adiciona o risco de "banding" ou flicagem com luzes led e fluorescentes e portanto não dá para usar sempre. E ao usar o travamento de espelho, temos que conviver com o timer de pelo menos 2s, assim você nunca tem como clicar de forma mais ágil. Os recursos são úteis, sem dúvida, mas a mirrorless pela natureza da ausência do espelho facilita esses pontos.
Não consigo me convencer a usar EVF, eu acho uma porcaria. Eu acho sistema de foco pelo espelho é infinitamente mais rápido que o pelo sensor. Não uso para vídeo. SObre a pancada do espelho e fotografias de longa exposição, existe um recurso que você já levanta o espelho antes de realizar a foto, ai o próximo clicque ela só abre e fecha a cortina. Você enquadra antes, clica pra subir o espelho (fecha o viewfinder) e o próximo clique dispara. Claro que você terá que ter um disparador.
Vai do equipamento que estamos falando, alguns modelos de mirrorless mais recentes estão com EVFs bastante bons e com focos extremamente ágeis, outros não tanto, e sim, em DSLR a trava do espelho é fundamental tanto em astro como em macro.
Lembrando que essa tecnologia de foco no olho ja esta presente na Canon Sl3/250D.
No live view sim.
Armando, eu tenho uma Canon 80D e uma lente tele Sigma 150-600 Contemporary e apanho muito para acertar o foco com o software e o berço da Sigma, por conta do back e front focus. Com uma mirrorless a tendência é isso acabar, uma vez que o foco será direto no sensor?
Não vai acabar totalmente pois a Sigma, em seus mecanismos de foco, tem uma tendência a apresentar folgas com o tempo mesmo, mas numa mirrorless melhora muito sobre o que acontece numa DSLR.