Te respeito professor. Alto nível com linguagem compreensível. Grande divulgador científico. Precisamos de profissionais como você. VIDA LONGA E PROSPERIDADE.
Ola professor, parabens pelas aulas, ajuda muitos quem nao tem acesso a esse tipo de material e tambem a quem tem e fica com duvidas. Esperando a parte 3 de emaranhamento quantico
Assisti toda sua playlist de Física Quântica para iniciantes e gostei muito. Você se expressa muito bem, a qualidade dos vídeos é ótimo e é muito bom ver seu entusiasmo sobre o assunto. Grata por compartilhar gratuitamente seu conhecimento.
Vô falar nada não.....só que tó me viciando por sua causa em outros fundamentos que fazem parte das suas explicações.....Vc é muito bom cara... parabéns
Sou da área de ciências humanas, mas leio há alguns anos sobre física teórica, pela qual sou aficcionado. Estou maravilhado com a didática do Prof. Daniel. Parabéns! Sugiro também fazer um vídeo sobre universo holográfico.
O mais louco é que provavelmente pode se aplicar a fenômenos bioquímicos envolvidos na manutenção da vida e até no cérebro, aves usam o entrelaçamento em uma proteína (acho que o nome dessa proteina é citocromo) pra poderem ver o campo magnético do planeta terra
Parabéns por mais um vídeo excepcional. Incrível a história sobre a física chinesa Chien-Shiung Wu e sua grande contribuição para a física e as discussões sobre o emaranhamento quântico. Achei muito interessante a ideia do vídeo sobre a questão do preconceito de gênero dentro do "mundo do estudo da física " , o que acredito que infelizmente não seja apenas nesse campo, mas sempre é importante falar dessas questões para que venham à tona e sejam combatidas. Parabéns, professor!!!
Obrigado! Perfeita sua fala, precisamos desvelar estas estruturas de preconceito/discriminação/exclusão para poder combate-las. Farei o vídeo sobre a questão de exclusão de gênero na física em breve.
Professor Daniel, percebi que seu canal está parado já há dois anos. Uma pena mesmo, espero que esteja dando essas aulas boas a alunos dedicados. Eu aprendi os fundamentos da física quântica com as suas aulas, muito obrigado! Ahh e a minha próxima aula sobre modelo de Bohr vai ser muito melhor. 😂
Estou assistindo e amando cada vídeo mais que o outro, mas este vídeo com a participação do gatinho está completo. Amo gatos e passo por situações semelhantes. Parabéns por seu trabalho e pelo gato.
Obrigado Carlos. Muito impressionante essa questão né?! E se eu disser que de alguma forma ainda temos discriminação de gênero na física (e nas ciências em geral)? Pretendo fazer um vídeo especificamente sobre esse assunto.
Maravilha! Como sempre, o professor Daniel, abordando o assunto com muita profundidade, jamais encontrada aqui no UA-cam. Esperei muitos meses por essa parte 2, espero que o vídeo 3 saia mais rápido! Parabéns, professor pelo trabalho!
Muito obrigado David! Tenho andado muito atarefado nestes últimos meses e por isso não consigui dar a atenção devida pra produzir os vídeos (que demandam uma pesquisa mais apurada e tudo o mais). Espero agora em 2022 conseguir produzir com mais regularidade.
Excelente professor! Acompanhei suas explanações desde o ínicio! Acredito que em todas afirmações e equações está faltando um fator preponderante que seria a Consciência! A última fronteira (o gatinho parece que tenta provar isso).
Incríveis explicações, professor! Há algum tempo pesquisei informações sobre física quântica e emaranhamento quântico, mas ainda tinha muitas dúvidas. As suas explicações clarearam muito meu entendimento do assunto. Muito obrigado pelo seu trabalho!
Eu que agradeço Pedro! Fico feliz em saber que pude ajudá-lo de alguma forma a compreender a questão do emaranhamento quântico. Ainda farei mais dois vídeos sobre esse tema no futuro próximo.
@@fisicaprof.daniel Coisas da astronomia brasuca, ou brasuca. RCF é radiação cósmica de fundo, a sigla inventada por nós brasileiros para a cosmic microwave background que ainda pode ser captada pelos "chuviscos" dos televisores antigos.
Obrigado T C! Farei com certeza vídeos sobre o modelo padrão. Como estou dando uma abordagem (mais ou menos) histórica nos conceitos, em breve chegarei lá. Quanto à candidatos à matéria escura, vi um vídeo excelente há algum tempo, justamente sobre esse assunto.Vou procurar novamente e se encontrar te indico por aqui.
Estou assistindo de novo (quarta vez) só pra recapitular e me ocorreu uma pergunta: qual é o nome do gato? Obrigada professor por suas aulas brilhantes. De vez em quando volto e faço o curso de novo. Adoro!
O básico de tudo isso, para mim, é a questão de que o eletron é onda e quando observado vira partícula. Como surge a matéria e onda numa mesma partícula?
Entre os físicos de ponta, existe muito embate de Egos e mesmo de crenças religiosas. Como uns puderam negar o emaranhamento quântico e, ao mesmo tempo, aceitar que o espaço pode se expandir mais rápido que a luz???
Olá Karim. No próximo vídeo vou me concentrar no trabalho do David Bohm preparando o terreno para, no vídeo posterior, falar da desigualdade de Bell. Os roteiros já estão escritos, mas estou sem tempo de gravar e editar. De qq forma acredito que estes vídeos sairão em breve.
Professor, não encontrei o terceiro vídeo. Estou que nem o expectador de um filme de suspense quando acaba a luz nos 10 minutos finais... Pode dar uma prévia do que ocorreu nos experimentos?
Olá, Professor! Sou professor de História, diretor de escola e identifiquei-me bastante com a biografia do de Broglie, RS! Tenho uma dúvida, que não sei se é pertinente ou não. O emaranhamento quântico parte do princípio de conservação da quantidade de movimento de uma partícula quântica, certo? Com isso, ao se medir / observar o spin de uma partícula, descobre-sr também o spin da outra particula emaranhada. No entanto, a quantidade de movimento de uma dessas partículas pode sofrer interferência de uma terceira partícula por meio de um choque, por exemplo. Se isso acontecer, haverá algum tipo de reflexo na primeira particula emaranhada e que não sofreu o choque? Em tempo, adorei suas aulas! Mesmo com minha formação totalmente voltada para as Humanas, consegui acompanhar e compreender todos os conceitos expostos. Parabéns!
Olá Professor Daniel, desculpe minha pretensão de propor uma pauta, mas creio que pessoas com boa didática e colocação clara de ideias são mais eficazes. Na época da descoberta dos raios X a falta de informação vendeu até preservativo radioativo, na descoberta da eletricidade os eletricistas ganharam muito dinheiro impressionando os leigos, o mesmo com a medicina orto molecular e agora espanta a teoria quântica sendo usada para vender consultoria por coachs. Obrigado pela dedicação com os vídeos.
Olá Rhone. Muito bacana essa sua sugestão. Eu já estava pensando em iniciar uma série especificamente sobre física nuclear e radiações, essa sua sugestão vem bem a calhar. Muito obrigado!
Já parou pra pensar que talvez a informação de uma não percorre um espaço pra chegar na outra e sim talvez no mundo quantico eles não estão separados ou tão distante um do outro!
Professor gostei muito das suas explicações. Só não entendi com se faz o emaranhamento quântico entre duas partículas e , como o exemplo que você deu com as caixas de sapato, leva-se uma das partículas, por exemplo, para lua e faz a medição para determinar o estado da outra. Ou seja, como faz a interação para criar o emaranhamento e depois separam a qualquer distancia as partículas. Não sei se me fiz entender. Tem algum video explicando isso?
Muito obrigado pela dúvida KKK. Assisti os dois vídeos, e só consegui ter dúvidas?? Tipo, como afirmar que realmente o spin inverte instantâneo, se o experimento só pode ser verificado por outro tipo de comunicação instantâneo, e isto é praticamente impossível a curta distância. No entanto se o negócio foi experimentado, e a fidedignidade da informação é 100% , então a resposta não tem importância, e o porque disto ocorrer fica sendo uma pergunta proibida. Eu não entendo assim, e a informação tem tem que viajar de alguma forma explicável, e a função de onda é a explicação mais simples. Ao entrelaçar as particulas se cria o padrão de interferência e o ponto de ligação no sistema criado pela interação. Então são dois sistemas evoluindo separadamente em iguais proporção e ligados por um ponto. A evolução do sistema se da com o movimento de separação das partículas entrelaçadas , no caso de experimentação, e a inversão do spin ocorre quando o sistema ganha ou perde energia. Um ajuste no entendimento de espaço pode afinar esta ideia: é a questão do espaço de dentro e o espaço de fora, e neste caso o espaço de fora é sempre mais rafefeito, e não importa o tamanho da particula, ela esta sempre se movendo em um espaço tremendamente mais rarefeita que seu espaço interior.
Novamente espetacular este vídeo. Estou agora numa ansiedade de saber a continuação. Não encontrei o vídeo seguinte. Está no canal já. Se não, tens alguma previsão. És um grande professor. O primeiro que me traduziu está base coerente. Existe algum livro atualizado sobre este assunto? Como está hoje a interpretação da física quântica? Desculpa este monte de pergunta mas cada vez que assisto um dos vídeos mais curioso para não falar obcecado sobre o assunto. Extremamente grato ao seu trabalho. Abraço
Eu que agradeço Marcelo. Comentários como os seus, com as perguntas e tudo o mais, são muito gratificantes. O vídeo que se segue a esse ainda não está no canal. Estou escrevendo o roteiro ainda . Espero não demorar tanto quanto esse para publicar. hahaha. Sobre bons livros, sempre recomendo o livro do richard Feynman "Física em 12 lições" e também "A dança do Universo" do Marcelo Gleiser. Não são livros exclusivos de física quântica, mas são belíssimas introduções ao universo da Física (abordam também a física quântica de forma muito interessante). Recomendo estas leituras pois proporcionam um panorama geral o que torna o estudo da física quântica muito mais significativo na minha opinião. Sobre as interpretações da FQ atualmente, não vou responder. hahahaha. Meus próximos vídeos vão discutir justamente como estas interpretações evoluem a partir dos anos 50.
Fantástica resposta. A vida sem um”Q” de mistério nos deixa tenso mas motivado para evoluir. Adorei tua a resposta com um conteúdo, acredito eu não em vão, psicológico positivo. Me trouxe um alívio ao que eu estava sentindo. Cada coisa ao seu tempo e devo aprender a esperar. Acho o Marcelo gêiser( não sei exato seu sobrenome um profissional muito interessante inteligente e aberto a novas ideias. Mas tem um cara que para mim é elegante quando escreve. Se não lestes vale a pena. O mundo assombrado pelos demônios. Carl Sagan. Apenas fala elegantemente sobre o método científico, e nem todos entendem de forma clara que isto não exclui outro saber, apenas para algumas situações é a melhor ferramenta que temos. Vale a pena ler. Sempre sempre desde criança gostava dele. Para mim foi um grande cientista. Acredite, tua didática sinto semelhante a dele. Grato como sempre. Abração
olá professor blz você trabalha em qual universidade? e em minas? porque eu quero ser seu aluno, você é excelente, melhor professor de física do mundo, obrigado pelo vídeo
Eu que agradeço! Trabalho em SP, nesse momento atuo como coordenador do currículo de Física na SEE-SP, numa diretoria específica. (então estou fora da sala de aula) mas dou formação pros professores dessa diretoria.
Ambos os campos utilizam o formalismo matemático ondulatório, porém são fenômenos bem diferentes. Então sim, se vc manjar de física ondulatória isso te ajuda a compreender melhor a F.Q. e também a acústica (apesar de se tratarem de coisas de natureza diferente).
Professor Daniel gostaria muito de poder trocar uma ideia com vc ,quero iniciar um canal de computação Quântica,vc é a referência melhor e mais recente que tenho mais proxima do assunto como posso falar com você ? Desde já fico muito agradecido
Olá! Desculpe a demora pra responder. Muito interessante sua iniciativa de criar um canal sobre computação quântica. Sou mais ligado na parte científica da coisa, menos ligado na parte tecnológica. Mas no que eu puder ajudar do ponto de vista dos fundamentos, ajudo com o maior prazer. Meu contato é: fisicaprofdaniel@gmail.com .
Posso reforçar meu pedido- de leiga😢, para um video sobre a - Constante de Planck, o h ? O h em Alemão é a primeira letra da palavra composta, Hilfsgrösse ( die Hilfe= a Ajuda, Auxiliar e die Grösse= a Grandeza ). De onde ele tirou a equação equivalente? 🤪
Hallo Leherin Bia. Wie geht es Ihnen? Tenho um vídeo no canal onde exploro o surgimento da constante de Planck h. ua-cam.com/video/b14ShkNdoKA/v-deo.html
Opa professor, poderia me tirar uma dúvida? Seria possível um ser pentadimensional, cuja perspectiva está além do tempo, nascer em um planeta dentro do Universo e ter a capacidade de interagir com seres tridimensionais sem a necessidade de uma projeção? Fiquei intrigado após assistir Homens de Preto 3, um ser pentadimensional teve seu planeta destruído e sua espécie quase foi extinta por alienígenas que são basicamente insetos gigantes. Eu preciso de uma explicação detalhada independente da resposta.
Essa pergunta é difícil e acho que não consigo respondê-la. Inicialmente (usando uma analogia muito simples) eu diria que sim, um ser pentadimensional seria perfeitamente capaz de interagir com seres tri ou quadridimensionais, sendo que nós seríamos capazes de interagir com seres bidimensionais ou mesmo unidimensionais. Quero dizer, aparentemente cada dimensão extra não impede de acessar dimensões "inferiores". Porém, como eu disse no começo, não tenho nenhuma certeza disso, estou somente fazendo uma analogia.
Em toda teoria que tenha um paradoxo, verifica -se que a mesma é falsa ou errada. Não seja pela relatividad de Einstein que está muito errada, mas pode ser errada por outra causa ou interpretação , já que a natureza engana muito facilmente ao cérebro e a matemática não é infalible, assim só resta a verificação prática.
O gato não estava sendo observado pelo professor. Atrapalhou o vídeo fazendo barulho... Qual a probabilidade do professor colocar o gato no chão ou atirá-lo num sofá, errar a mira e o gato ter um TCE e morrer? Ele estava em sobreposição quântica em relação ao professor ? Ou corpos compostos por trilhões de células não se comportam como partículas subatômicas?
Vamos partir dessa sua última pergunta: " corpos compostos por trilhões de células não se comportam como partículas subatômicas?"A resposta é um categórico não!!! Aí que está. Quando usamos a relação de de Broglie (comp. de onda = h/Q) conseguimos ver facilmente que aunto maior a massa do corpo (pois Q depende de m), menor o comprimento de onda. E o que relaciona isso é a constante de Planck (h) que é um número muito pequeno. Então corpos com massa que estão a uma ordem de grandeza muito maios que h simplesmente não apresentam esse comportamento ondulatório. Logo não podem estar em superposição quântica (ou seja, o gato tinha uma posição bem definida, independente de eu estar olhando ou não). Quando tenho massas muito pequenas (da ordem de h) aí sim.
@@fisicaprof.daniel Saudações professor! Foi somente uma piada. Mas existe uma chance diferente de zero de uma partícula apresentar tunelamento quântico correto? Assim como o gato como um todo. Levaria um tempo exponencialmente maior que a idade do universo, mas ele existe (Eu li um artigo no qual o indivíduo calculou a chance de uma bola de tênis atravessar uma parede e quantas vezes seriam necessárias atirar a bola nessa parede para que o ocorresse o fenômeno) Assim como o gato estar em sobreposição quântica Ou seja o inverso do efeito dominó proposto por Schrodinger. Mas é um número que tende ao infinitamente pequeno. O gato está vivo! Com alguma chance (bem maior de sofrer algum dano fisiológico e falecer).
@@fisicaprof.daniel Outra coisa. Sim , Q depende de m E seu último parágrafo é matematicamente bem lógico. Provavelmente foi o que Schrodinger pensou quando elaborou o paradoxo. Afinal a princípio ele achava um absurdo um gato vivo-morto.
AI PROF.!!!!! SEU GATO DESAFIA AS LEIS DA FÍSICA HEIN? !!!!!! kkkkkkk ESTAVA ATÉ RESPONDENDO A QUESTÃO QUE ESTÁ NO LEMBRETE COLADO NA PRATELEIRA!!!! kkkkk !!LEGAL !!!! COMO EXPLICAR??? NÃO ENTENDO NADA SOBRE FÍSICA QUÂNTICA !!! MAS GOSTO D+ DE ASSISTIR AULAS IGUAL A DESSE VÍDEO !!! kkkk ! E UMA QUESTÃO?? """"PODEMOS CONGELAR A LUZ""" ????? SUBMETENDO ELA A UMA TEMPERATURA MUITO ABAIXO DO ZERO ABSOLUTO??? VALEU!!!!!
hahahaha Obrigado pelo comentário Alemão! Sobre sua pergunta, é impossível, por definição, atingir temperaturas abaixo do zero absoluto (já que o zero absoluto seria a ausencia total de movimento das partículas, não dá pra tem menos movimento que isso). Na verdade pela terceira lei da termodinâmica, confirmada pelo princípio da incerteza, é impossível chegar no zero absoluto. Podemos chegar bem próximos, mas nunca no zero, zero mesmo. Sobre congelar a luz, teoricamente seria sim possível reduzir a velocidade dos fótons de luz à baixas velocidades, o que implicaria baixas temperaturas. Acredito inclusive que já fizeram isso em laboratório.
@@fisicaprof.daniel como eu disse para o Prof........não entendo nada !!!!! fiquei surpreendido com a resposta !! achava que era impossível congelar a luz !! e passar para abaixo do zero absoluto !! uma coisa fácil (tipo: abaixar do zero Celsius) kkk!! totalmente ao contrário !!!!! obrigado pela resposta !!! valeu
Te respeito professor. Alto nível com linguagem compreensível. Grande divulgador científico. Precisamos de profissionais como você. VIDA LONGA E PROSPERIDADE.
Professor faz a 3° parte por favor 🙏 estou maratonando os seus vídeos ❤
Ola professor, parabens pelas aulas, ajuda muitos quem nao tem acesso a esse tipo de material e tambem a quem tem e fica com duvidas. Esperando a parte 3 de emaranhamento quantico
Assisti toda sua playlist de Física Quântica para iniciantes e gostei muito. Você se expressa muito bem, a qualidade dos vídeos é ótimo e é muito bom ver seu entusiasmo sobre o assunto. Grata por compartilhar gratuitamente seu conhecimento.
Eu que agradeço Caroline
Vamos maratonar esta série, já estou esperando o próximo vídeo! Muito bom, parabéns.
Obrigado!!! O próximo vídeo sairá em breve.
Já estou repetindo a maratona. rsrs
@@fisicaprof.daniel bora ,prossor!!
Vô falar nada não.....só que tó me viciando por sua causa em outros fundamentos que fazem parte das suas explicações.....Vc é muito bom cara... parabéns
Sou da área de ciências humanas, mas leio há alguns anos sobre física teórica, pela qual sou aficcionado. Estou maravilhado com a didática do Prof. Daniel. Parabéns! Sugiro também fazer um vídeo sobre universo holográfico.
Cara emaranhamento quântico é um negócio foda e louco de mais kkkk
O mais louco é que provavelmente pode se aplicar a fenômenos bioquímicos envolvidos na manutenção da vida e até no cérebro, aves usam o entrelaçamento em uma proteína (acho que o nome dessa proteina é citocromo) pra poderem ver o campo magnético do planeta terra
Apesar de tao dificil compreensao que é o tema, voce conversa facil, explica muito bem, nao se enrola, nao enrola, desenvolve !!!
Obrigado Elizabeth
esperando o 3º video
O 3º, 4ºe 5º vídeo que discutem o emaranhamento quântico já estão no ar. Confira a playlist: ua-cam.com/play/PLUY_aWRSP5rvX7KDQFbtVg4M1zf8gdYkL.html
Aguardando próximo episódio da série
Não pare com os videos!!!
Parabéns por mais um vídeo excepcional.
Incrível a história sobre a física chinesa Chien-Shiung Wu e sua grande contribuição para a física e as discussões sobre o emaranhamento quântico.
Achei muito interessante a ideia do vídeo sobre a questão do preconceito de gênero dentro do "mundo do estudo da física " , o que acredito que infelizmente não seja apenas nesse campo, mas sempre é importante falar dessas questões para que venham à tona e sejam combatidas.
Parabéns, professor!!!
Obrigado! Perfeita sua fala, precisamos desvelar estas estruturas de preconceito/discriminação/exclusão para poder combate-las. Farei o vídeo sobre a questão de exclusão de gênero na física em breve.
Professor Daniel, percebi que seu canal está parado já há dois anos.
Uma pena mesmo, espero que esteja dando essas aulas boas a alunos dedicados.
Eu aprendi os fundamentos da física quântica com as suas aulas, muito obrigado!
Ahh e a minha próxima aula sobre modelo de Bohr vai ser muito melhor. 😂
06:00 - o fisico Sean Carroll vem tentando reacender esse debate em grande escala. E ele é da Caltech, muito respeitado.
Estou assistindo e amando cada vídeo mais que o outro, mas este vídeo com a participação do gatinho está completo. Amo gatos e passo por situações semelhantes. Parabéns por seu trabalho e pelo gato.
Todos os seus vídeos são maravilhosos, não sabia que existia sexismo nos EUA em plena década de 40.
Obrigado Carlos. Muito impressionante essa questão né?! E se eu disser que de alguma forma ainda temos discriminação de gênero na física (e nas ciências em geral)? Pretendo fazer um vídeo especificamente sobre esse assunto.
Muito bom Professor, está de parabéns! O senhor explicou sobre o emaranhamento quântico como eu nunca tinha ouvido.
o gatinho tava ensinando como se faz emaranhamento mas tiram o bichinho kkkkk
na verdade ela estava maranhando minhas anotações! hahahaha
Amei o gato na cena!!😻
Que professor fantástico. O primeiro que tira nossas dúvidas verdadeiramente.
Maravilha! Como sempre, o professor Daniel, abordando o assunto com muita profundidade, jamais encontrada aqui no UA-cam. Esperei muitos meses por essa parte 2, espero que o vídeo 3 saia mais rápido! Parabéns, professor pelo trabalho!
Muito obrigado David! Tenho andado muito atarefado nestes últimos meses e por isso não consigui dar a atenção devida pra produzir os vídeos (que demandam uma pesquisa mais apurada e tudo o mais). Espero agora em 2022 conseguir produzir com mais regularidade.
Infelizmente não saiu rápido. Tô aguardando firme ainda.
Toppp demais não consigo parar de assistir ..parabéns professor
Parabéns professor! Continue com esse Belo trabalho. Obrigado.
Eu que agradeço.
Olá Professor! Estou aguardando com entusiasmo o próximo vídeo:)
Tá demorando, mas vai sair!
excelente video professor! o seu canal é muito interessante!
Obrigado Flávio
Oi, Prof. Daniel, quando chego aqui já sei que tem vídeo bom para ver. Por isso estou sempre voltando! 🥰❣🙃🥰❣
Yesss!! Já sentia a falta há muiiiiiitoooo tempo!
Bom Ano a Todos!!
Bom ano Isabel! Espero agora em 2022 não ficar tanto tempo sem publicar vídeos.
Excelente professor! Acompanhei suas explanações desde o ínicio! Acredito que em todas afirmações e equações está faltando um fator preponderante que seria a Consciência! A última fronteira (o gatinho parece que tenta provar isso).
Gosto quando traz o embasamento matemático também.
Parabéns Prof Daniel 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
VÍDEO NOVO, que bom! É hora de aprender mais e colocar as engrenagens da cabeça para funcionar.
Gatos sempre fazem parte da física quântica rss
Didática Fantástica!!!
Caro Daniel, quando será publicado o seu livro sobre Física Quântica? Se você ainda não pesnou nisso, já passou da hora!!! Parabéns!
Incríveis explicações, professor!
Há algum tempo pesquisei informações sobre física quântica e emaranhamento quântico, mas ainda tinha muitas dúvidas. As suas explicações clarearam muito meu entendimento do assunto.
Muito obrigado pelo seu trabalho!
Eu que agradeço Pedro! Fico feliz em saber que pude ajudá-lo de alguma forma a compreender a questão do emaranhamento quântico. Ainda farei mais dois vídeos sobre esse tema no futuro próximo.
Maravilha!
Aguardo com ansiedade!
Obrigado! 💪💪
Bom retorno. Incluindo a referência à injustiçada Profa. Chien-Shiung, o gatinho e os 3% da RCF nos cortes.
Obrigado José. Só uma pergunta, o que significa RCF?
@@fisicaprof.daniel Coisas da astronomia brasuca, ou brasuca. RCF é radiação cósmica de fundo, a sigla inventada por nós brasileiros para a cosmic microwave background que ainda pode ser captada pelos "chuviscos" dos televisores antigos.
@@joselauandos4848 Putz, é mesmo! Comi bola nessa. Agora entendi.
@@fisicaprof.daniel hahaha é sempre assim, as mentes privilegiadas como a tua às vezes engolem as coisas pequenas. Abraço
Guardo para ouvir com calma, depois de recapitular o 1o episódio 😊
O easteregg do gato em superposição é genial =)
baixei o experimento
Bacana amigo 👍🏻 👍🏻
Obrigado Elias.
Bravoooooooooooo
Obrigado Getulio
poxa eu fiquei mto interessado no vídeo sobre o Paul Dirac
Sou fã! Podia fazer um vídeo sobre partículas, do modelo padrão e hipotéticas, candidatas a matéria escura.
Obrigado T C! Farei com certeza vídeos sobre o modelo padrão. Como estou dando uma abordagem (mais ou menos) histórica nos conceitos, em breve chegarei lá. Quanto à candidatos à matéria escura, vi um vídeo excelente há algum tempo, justamente sobre esse assunto.Vou procurar novamente e se encontrar te indico por aqui.
Seu gato é mt fofo haha
Poxa!
Vocé é muito didático!
A 3° parte saiu?
👏👏👏
mais uma ótima aula
Como a incerteza da realidade gera a certeza das coisas e do universo?
Parabéns pelas vídeo aulas..... qual vídeo aula dá continuidade a emaranhamento quântico (parte 2)???
Moço, os vídeos fazem falta
Estou me reorganizando pra voltar a publicar vídeos.
muito brabo!!! obrigado pelos seus vídeos professor. q Deus lhe abençoe
Muito bom!
Aeee voltou, ótimo ano para você
Ótimo ano pra vc tb, Gustavo!
Estou assistindo de novo (quarta vez) só pra recapitular e me ocorreu uma pergunta: qual é o nome do gato?
Obrigada professor por suas aulas brilhantes.
De vez em quando volto e faço o curso de novo. Adoro!
O básico de tudo isso, para mim, é a questão de que o eletron é onda e quando observado vira partícula. Como surge a matéria e onda numa mesma partícula?
Boa tarde
Aquele i da equação de schrorindger (não sei como escreve) é o i dos números imaginários?
bom momento pra fazer a experiência do gato na caixa!!kkkkkkkkk
Cadê o vídeo 3? 🤔
Entre os físicos de ponta, existe muito embate de Egos e mesmo de crenças religiosas. Como uns puderam negar o emaranhamento quântico e, ao mesmo tempo, aceitar que o espaço pode se expandir mais rápido que a luz???
Professor, ótimo vídeo, gostaria de perguntar se no próximo irá falar sobre a desigualdade de Bell ?
Olá Karim. No próximo vídeo vou me concentrar no trabalho do David Bohm preparando o terreno para, no vídeo posterior, falar da desigualdade de Bell. Os roteiros já estão escritos, mas estou sem tempo de gravar e editar. De qq forma acredito que estes vídeos sairão em breve.
Professor, não encontrei o terceiro vídeo. Estou que nem o expectador de um filme de suspense quando acaba a luz nos 10 minutos finais... Pode dar uma prévia do que ocorreu nos experimentos?
Olá, Professor! Sou professor de História, diretor de escola e identifiquei-me bastante com a biografia do de Broglie, RS! Tenho uma dúvida, que não sei se é pertinente ou não. O emaranhamento quântico parte do princípio de conservação da quantidade de movimento de uma partícula quântica, certo? Com isso, ao se medir / observar o spin de uma partícula, descobre-sr também o spin da outra particula emaranhada. No entanto, a quantidade de movimento de uma dessas partículas pode sofrer interferência de uma terceira partícula por meio de um choque, por exemplo. Se isso acontecer, haverá algum tipo de reflexo na primeira particula emaranhada e que não sofreu o choque? Em tempo, adorei suas aulas! Mesmo com minha formação totalmente voltada para as Humanas, consegui acompanhar e compreender todos os conceitos expostos. Parabéns!
Olá Professor Daniel, desculpe minha pretensão de propor uma pauta, mas creio que pessoas com boa didática e colocação clara de ideias são mais eficazes. Na época da descoberta dos raios X a falta de informação vendeu até preservativo radioativo, na descoberta da eletricidade os eletricistas ganharam muito dinheiro impressionando os leigos, o mesmo com a medicina orto molecular e agora espanta a teoria quântica sendo usada para vender consultoria por coachs. Obrigado pela dedicação com os vídeos.
Olá Rhone. Muito bacana essa sua sugestão. Eu já estava pensando em iniciar uma série especificamente sobre física nuclear e radiações, essa sua sugestão vem bem a calhar. Muito obrigado!
Já parou pra pensar que talvez a informação de uma não percorre um espaço pra chegar na outra e sim talvez no mundo quantico eles não estão separados ou tão distante um do outro!
Professor gostei muito das suas explicações. Só não entendi com se faz o emaranhamento quântico entre duas partículas e , como o exemplo que você deu com as caixas de sapato, leva-se uma das partículas, por exemplo, para lua e faz a medição para determinar o estado da outra. Ou seja, como faz a interação para criar o emaranhamento e depois separam a qualquer distancia as partículas. Não sei se me fiz entender. Tem algum video explicando isso?
Muito obrigado pela dúvida KKK.
Assisti os dois vídeos, e só consegui ter dúvidas??
Tipo, como afirmar que realmente o spin inverte instantâneo, se o experimento só pode ser verificado por outro tipo de comunicação instantâneo, e isto é praticamente impossível a curta distância.
No entanto se o negócio foi experimentado, e a fidedignidade da informação é 100% , então a resposta não tem importância, e o porque disto ocorrer fica sendo uma pergunta proibida.
Eu não entendo assim, e a informação tem tem que viajar de alguma forma explicável, e a função de onda é a explicação mais simples.
Ao entrelaçar as particulas se cria o padrão de interferência e o ponto de ligação no sistema criado pela interação.
Então são dois sistemas evoluindo separadamente em iguais proporção e ligados por um ponto.
A evolução do sistema se da com o movimento de separação das partículas entrelaçadas , no caso de experimentação, e a inversão do spin ocorre quando o sistema ganha ou perde energia.
Um ajuste no entendimento de espaço pode afinar esta ideia: é a questão do espaço de dentro e o espaço de fora, e neste caso o espaço de fora é sempre mais rafefeito, e não importa o tamanho da particula, ela esta sempre se movendo em um espaço tremendamente mais rarefeita que seu espaço interior.
Novamente espetacular este vídeo. Estou agora numa ansiedade de saber a continuação. Não encontrei o vídeo seguinte. Está no canal já. Se não, tens alguma previsão. És um grande professor. O primeiro que me traduziu está base coerente. Existe algum livro atualizado sobre este assunto? Como está hoje a interpretação da física quântica? Desculpa este monte de pergunta mas cada vez que assisto um dos vídeos mais curioso para não falar obcecado sobre o assunto. Extremamente grato ao seu trabalho. Abraço
Eu que agradeço Marcelo. Comentários como os seus, com as perguntas e tudo o mais, são muito gratificantes. O vídeo que se segue a esse ainda não está no canal. Estou escrevendo o roteiro ainda . Espero não demorar tanto quanto esse para publicar. hahaha. Sobre bons livros, sempre recomendo o livro do richard Feynman "Física em 12 lições" e também "A dança do Universo" do Marcelo Gleiser. Não são livros exclusivos de física quântica, mas são belíssimas introduções ao universo da Física (abordam também a física quântica de forma muito interessante). Recomendo estas leituras pois proporcionam um panorama geral o que torna o estudo da física quântica muito mais significativo na minha opinião. Sobre as interpretações da FQ atualmente, não vou responder. hahahaha. Meus próximos vídeos vão discutir justamente como estas interpretações evoluem a partir dos anos 50.
Fantástica resposta. A vida sem um”Q” de mistério nos deixa tenso mas motivado para evoluir. Adorei tua a resposta com um conteúdo, acredito eu não em vão, psicológico positivo. Me trouxe um alívio ao que eu estava sentindo. Cada coisa ao seu tempo e devo aprender a esperar. Acho o Marcelo gêiser( não sei exato seu sobrenome um profissional muito interessante inteligente e aberto a novas ideias. Mas tem um cara que para mim é elegante quando escreve. Se não lestes vale a pena. O mundo assombrado pelos demônios. Carl Sagan. Apenas fala elegantemente sobre o método científico, e nem todos entendem de forma clara que isto não exclui outro saber, apenas para algumas situações é a melhor ferramenta que temos. Vale a pena ler. Sempre sempre desde criança gostava dele. Para mim foi um grande cientista. Acredite, tua didática sinto semelhante a dele. Grato como sempre. Abração
olá professor blz você trabalha em qual universidade? e em minas? porque eu quero ser seu aluno, você é excelente, melhor professor de física do mundo, obrigado pelo vídeo
Eu que agradeço! Trabalho em SP, nesse momento atuo como coordenador do currículo de Física na SEE-SP, numa diretoria específica. (então estou fora da sala de aula) mas dou formação pros professores dessa diretoria.
Professor, os conhecimentos de física quântica conseguem também complementar/explicar os conceitos de acústica?
Se sim, de que forma se aplica?
Ambos os campos utilizam o formalismo matemático ondulatório, porém são fenômenos bem diferentes. Então sim, se vc manjar de física ondulatória isso te ajuda a compreender melhor a F.Q. e também a acústica (apesar de se tratarem de coisas de natureza diferente).
Massa!
Obrigado, professor!
A melhor parte é em 2:26 😁
Professor Daniel gostaria muito de poder trocar uma ideia com vc ,quero iniciar um canal de computação Quântica,vc é a referência melhor e mais recente que tenho mais proxima do assunto como posso falar com você ? Desde já fico muito agradecido
Olá! Desculpe a demora pra responder. Muito interessante sua iniciativa de criar um canal sobre computação quântica. Sou mais ligado na parte científica da coisa, menos ligado na parte tecnológica. Mas no que eu puder ajudar do ponto de vista dos fundamentos, ajudo com o maior prazer. Meu contato é: fisicaprofdaniel@gmail.com .
@@fisicaprof.daniel muito obrigado professor Daniel vou entrar em contato tô no trabalho mais tarde mando um e-mail desde já agradeço 🥳😎👏👏👏👏👏
Posso reforçar meu pedido- de leiga😢, para um video sobre a - Constante de Planck, o h ?
O h em Alemão é a primeira letra da palavra composta, Hilfsgrösse ( die Hilfe= a Ajuda, Auxiliar e die Grösse= a Grandeza ).
De onde ele tirou a equação equivalente? 🤪
Hallo Leherin Bia. Wie geht es Ihnen? Tenho um vídeo no canal onde exploro o surgimento da constante de Planck h. ua-cam.com/video/b14ShkNdoKA/v-deo.html
18:58 Schrödinger: "- Epa! Mais respeito com o meu gato!"😂😂
👏👏😂😂😍
Opa professor, poderia me tirar uma dúvida? Seria possível um ser pentadimensional, cuja perspectiva está além do tempo, nascer em um planeta dentro do Universo e ter a capacidade de interagir com seres tridimensionais sem a necessidade de uma projeção? Fiquei intrigado após assistir Homens de Preto 3, um ser pentadimensional teve seu planeta destruído e sua espécie quase foi extinta por alienígenas que são basicamente insetos gigantes. Eu preciso de uma explicação detalhada independente da resposta.
Essa pergunta é difícil e acho que não consigo respondê-la. Inicialmente (usando uma analogia muito simples) eu diria que sim, um ser pentadimensional seria perfeitamente capaz de interagir com seres tri ou quadridimensionais, sendo que nós seríamos capazes de interagir com seres bidimensionais ou mesmo unidimensionais. Quero dizer, aparentemente cada dimensão extra não impede de acessar dimensões "inferiores". Porém, como eu disse no começo, não tenho nenhuma certeza disso, estou somente fazendo uma analogia.
@@fisicaprof.daniel Certo, muito obrigado!
Em toda teoria que tenha um paradoxo, verifica -se que a mesma é falsa ou errada.
Não seja pela relatividad de Einstein que está muito errada, mas pode ser errada por outra causa ou interpretação , já que a natureza engana muito facilmente ao cérebro e a matemática não é infalible, assim só resta a verificação prática.
O gato não estava sendo observado pelo professor.
Atrapalhou o vídeo fazendo barulho...
Qual a probabilidade do professor colocar o gato no chão ou atirá-lo num sofá, errar a mira e o gato ter um TCE e morrer?
Ele estava em sobreposição quântica em relação ao professor ?
Ou corpos compostos por trilhões de células não se comportam como partículas subatômicas?
Vamos partir dessa sua última pergunta: " corpos compostos por trilhões de células não se comportam como partículas subatômicas?"A resposta é um categórico não!!! Aí que está. Quando usamos a relação de de Broglie (comp. de onda = h/Q) conseguimos ver facilmente que aunto maior a massa do corpo (pois Q depende de m), menor o comprimento de onda. E o que relaciona isso é a constante de Planck (h) que é um número muito pequeno. Então corpos com massa que estão a uma ordem de grandeza muito maios que h simplesmente não apresentam esse comportamento ondulatório. Logo não podem estar em superposição quântica (ou seja, o gato tinha uma posição bem definida, independente de eu estar olhando ou não). Quando tenho massas muito pequenas (da ordem de h) aí sim.
@@fisicaprof.daniel Saudações professor!
Foi somente uma piada.
Mas existe uma chance diferente de zero de uma partícula apresentar tunelamento quântico correto? Assim como o gato como um todo.
Levaria um tempo exponencialmente maior que a idade do universo, mas ele existe (Eu li um artigo no qual o indivíduo calculou a chance de uma bola de tênis atravessar uma parede e quantas vezes seriam necessárias atirar a bola nessa parede para que o ocorresse o fenômeno)
Assim como o gato estar em sobreposição quântica
Ou seja o inverso do efeito dominó proposto por Schrodinger.
Mas é um número que tende ao infinitamente pequeno.
O gato está vivo!
Com alguma chance (bem maior de sofrer algum dano fisiológico e falecer).
@@fisicaprof.daniel Outra coisa.
Sim , Q depende de m
E seu último parágrafo é matematicamente bem lógico.
Provavelmente foi o que Schrodinger pensou quando elaborou o paradoxo.
Afinal a princípio ele achava um absurdo um gato vivo-morto.
O gato pode estar, ou não, fazendo bagunça. O professor só sabe quando se vira.
Perfeito! hahaha
O "gato de Daniel" é determinista, o bichano está vivo e contribuindo com os vídeos.
o gato está/não está no vídeo
Até o gato de Schrödinger apareceu.
Gato dando trabalho kkkkkkk
A sociedade antiga retardou muitas descobertas científicas, por causa desses preconceitos.
Gato de Schrödinger atrapalhou a gravação kkkkkk
AI PROF.!!!!! SEU GATO DESAFIA AS LEIS DA FÍSICA HEIN? !!!!!! kkkkkkk ESTAVA ATÉ RESPONDENDO A QUESTÃO QUE ESTÁ NO LEMBRETE COLADO NA PRATELEIRA!!!! kkkkk !!LEGAL !!!! COMO EXPLICAR??? NÃO ENTENDO NADA SOBRE FÍSICA QUÂNTICA !!! MAS GOSTO D+ DE ASSISTIR AULAS IGUAL A DESSE VÍDEO !!! kkkk ! E UMA QUESTÃO?? """"PODEMOS CONGELAR A LUZ""" ????? SUBMETENDO ELA A UMA TEMPERATURA MUITO ABAIXO DO ZERO ABSOLUTO??? VALEU!!!!!
hahahaha Obrigado pelo comentário Alemão! Sobre sua pergunta, é impossível, por definição, atingir temperaturas abaixo do zero absoluto (já que o zero absoluto seria a ausencia total de movimento das partículas, não dá pra tem menos movimento que isso). Na verdade pela terceira lei da termodinâmica, confirmada pelo princípio da incerteza, é impossível chegar no zero absoluto. Podemos chegar bem próximos, mas nunca no zero, zero mesmo. Sobre congelar a luz, teoricamente seria sim possível reduzir a velocidade dos fótons de luz à baixas velocidades, o que implicaria baixas temperaturas. Acredito inclusive que já fizeram isso em laboratório.
@@fisicaprof.daniel como eu disse para o Prof........não entendo nada !!!!! fiquei surpreendido com a resposta !! achava que era impossível congelar a luz !! e passar para abaixo do zero absoluto !! uma coisa fácil (tipo: abaixar do zero Celsius) kkk!! totalmente ao contrário !!!!! obrigado pela resposta !!! valeu
Amei o vídeo e o seu gato hahahahahahah muito pestinha
NÃO ENTENDI NADAAAAA!!!!!!
Que gato chato... coloca ele na caixa!
Cara, você é muito bom, mas dá volta e repete demais... senhor... nem assistindo em 2x ficou razoável...
Mal encontramos um canal assim, didático e simplificado, e quando se acha tem um chatão. Que repugnância!
AI SCHODINGER NAO E SO VC QUE TEM UM GATO NA FISICA NAO O PROF DAN TAMBEM TEM UM KKKK
👏👏👏👏👏👏👏👏