Para poder produzir um conteúdo com um alto nível assim, é necessário muito estudo e dedicação. Obrigado por postar os vídeos e ainda com indicações de artigos em alguns para que possamos pesquisar mais sobre temas que queremos nos aprofundar.
Este vídeo foi mt melhor q o anterior, visto que aquele não agregou a física em si. Todavia é o emaranhamento entre a física, a história e a filosofia que deixam seus vídeos atrativos. Jesus abençoe
Eu sou físico de formação ( estudei na Colômbia) por circunstancias da vida eu só estudava para ser aprovado nas minhas materias como fisica cuántica, fisica clásica, mecanica estadística etc. Hoje estou fazendo post em geofísica e me arrependo muito de não ter aproveitado o conhecimento que nessa epoca me era oferecido. Mas acredito que si você fosse meu professor na minha graduação a história era outra. Estes videos são fenomenais e o fato de explicar coisas tão complexas de maneira 'simple" mostra excelente palestrante que você é. Parabéns pelo trabalho !!!
Estudei na puc nos anos 90 com o Nussenzweig, q foi aluno do Bohm. Fiz Mecanica Quântica I e II com ele, alem de Métodos Matematicos III e o basico todo com os livros dele. Ao final do curso, ele tem uma série de aulas sobre EPR e desigualdade de Bell. Passou 1 ano e não vejo a 5a parte desta série, entao darei um spoiler: com o trabalho de Bell, foi possivel fazer experimentos capazes de distinguir entre a possibilidade ou não de variáveis ocultas, e o resultado é que não, não há variáveis ocultas!
OLÁ! Sou médica há praticamente 10 anos e sou grata por ter estudado em uma universidade pública (UFPB). Tenho uma profissão extremamente linda (eu acho rs). No entanto, nestes últimos 2 anos, meus sonhos têm se curvado à Física! Sem que tenha nunca me imaginado fascinada como sou hoje por tudo que diz respeito à essa área e, em que pese nunca ter tido oportunidade de estudar com mestres - como deve ter sido pra vc o Nussenzweig -, hoje diria que meu sonho sempre foi estudar e trabalhar em algo relacionado à Física... Espero um dia chegar a fazer minha 2ª graduação... Como foi seu início? Pode compartilhar conosco um pouco dele? Como alguém que conseguiu, quais livros vc recomendaria a quem está começando? A série de Nussenzweig é bem avançada, né? Ou dá pra ler já de cara? Já separei vários livros na Amazon, inclusive Halliday e Resnick, mas não sei quais são mais voltados p/ bases... Desculpa tantas perguntas, é que achei incrível o fato de vc ter sido aluno de um físico e autor tão importante!
@@juliaferreira8853 isso vai depender do seu nível de matemática... Eu recomendaria pra começar a colecao do Curso de Fisica de Berkeley. Tem no Estante Virtual. A série do Nussenzweig também não é avançada, é para o ciclo básico (primeiros 2 anos). A série do Feynmann também. O Halliday é um livro para "adestramento" de alunos de engenharia, e tem um nível de discussão física bastante inferior, mas também tem como alvo o ciclo básico. Nos níveis mais superiores tudo isso é trocado pelo livro do Symon e depois o Goldstein. Acredito que se você já tem maturidade de 10 anos em Medicina, pode conseguir tirar de letra uma segunda faculdade. A matemática na Física é puxada, tem q saber Cálculo fluentemente. Sugiro os 2 livros do Apostol.
@@juliaferreira8853 Procure o canal Conhecimentos de Física (CdF), tem boas indicações lá também, como o livro do Alonso-Finn e muitos outros assuntos saindo do superficial do ensino médio e de um básico meramente utilitário pra engenheiros. Física de verdade por lá.
E chagamos ao final da série. Cara, você é foda mano, maratonei todos os videos e você explicou tudo de uma maneira excelente. Parabéns e obrigado pelas aulas e pelo conhecimento compartilhado.✌
Quando vai ser o próximo vídeo? Realmente essa série (que está inacabada) exclareceu o que eu nunca entendi de como esse intriga começou e de onde surgiu uma ideia tão esquisita do emaranhamento quântico.
Maratonei seus vídeos sobre Física Quântica, posso dizer que comecei a entender melhor sobre este assunto que me intriga e que tinha dificuldade na compreensão. Parabéns pela dedicação e clareza nas explanações.
Cheguei até aqui através de Ariano Suassuna, ele citou dois físicos em uma de suas palestras e eu não sabia quem eram eles.Agora quero aprender mais sobre física. Obrigado professor.
Prof. Daniel, suas aulas e playlists são fantasticas. Nao sou de exatas e me tornei um curioso da fisica quantica apos assistir todas as suas aulas. Por favor volte a postar vídeos nessa temática! Minha duvida maior agora é sobre a teoria das cordas. Voce nao poderia fazer uma aula sobre esse tema tão fascinante?
Olá Prof Daniel, parabéns pelo canal, muito bom conteúdo e uma didática excelente. Fiz Física na Unicamp de 2010 a 2014 e achei seu canal para matar saudades. Parabéns novamente pelo canal, nota 10, abração
Se você acha que entendeu mecânica quantica significa que você não entendeu NADA. Essa é a beleza da coisa. É uma teoria INCOMPLETA que nem engatinha. A física "tradicional" nem anda, apenas engatinha. Dito isso, os canais que tratam do assunto fazem parecer que ENTENDEMOS a natureza quântica da realidade quando na verdade, NÃO SABEMOS QUASE NADA. Apenas observamos seus efeitos, tanto que não existe NENHUM experimento que MUDE a natureza da matéria. Apenas observamos e nos aproveitamos dos efeitos. Ótimo canal Professor parabéns! Mas acho importante elucidar o quanto NÃO SABEMOS QUASE NADA.
Obrigado pela aula professor. Parabéns pela didática! Caso possível, gostaria de pedir que fizesse uma aula com as equações de David Bhom analisando matematicamente seus termos para que leigos pusessem entender de forma mais aprofundada.
Parabéns Prof. Daniel, muito bons os seus vídeos. Não basta apenas saber tanto, é necessário ter uma boa didática como o senhor tem. Mesmo no ensino médio não me sinto perdido, mesmo o conteúdo sendo algo que não tenho mínima condição matemática de compreender. Espero que continue produzindo conteúdo, merece muito mais visibilidade
Salve professor, muito boa suas explicações, objetivas e sem distorções irresponsáveis. Você tem mais referência sobre os desdobramentos críticos e as respostas de Bohm. E, ademais, sobre quem trabalha hoje com base na linha dele, onde estão, que estão produzindo..? Há outras teorias críticas à interpretação de Bohr-Heisenberg que tomam um ponto de vista materialista ("determinista" e "causal")?
Antes que eu esqueça professor. Não encontrei nenhum vídeo seu que trate da física quântica no funcionamento de PC , TV , na medicina , etc. Perdoe-me a insistência.
A ideia por trás das variáveis ocultas locais é que poderia haver informações desconhecidas, mas determinísticas, que explicam o comportamento das partículas em um nível mais profundo do que as probabilidades da mecânica quântica. O teste de Bell foi projetado para verificar se as correlações entre partículas emaranhadas se ajustam a essa ideia de variáveis ocultas locais ou se estão em conformidade com as previsões da mecânica quântica. Os resultados de experimentos do teste de Bell sugerem que as previsões da mecânica quântica são mais consistentes com a natureza probabilística e não local das partículas emaranhadas. O teste de Bell e a questão das variáveis ocultas locais são tópicos fundamentais na investigação das propriedades peculiares da mecânica quântica. Os experimentos de Bell foram projetados para verificar a validade das chamadas "desigualdades de Bell", que são restrições matemáticas que variáveis ocultas locais deveriam obedecer. No entanto, vários experimentos realizados ao longo dos anos parecem estar em desacordo com essas restrições, sugerindo que a mecânica quântica realmente exibe um comportamento não local e probabilístico. Se os resultados dos testes de Bell e outros experimentos semelhantes indicam consistentemente que as variáveis ocultas locais são improváveis ou inexistentes, isso definitivamente tem um impacto significativo na nossa compreensão da mecânica quântica e na busca por uma interpretação que seja mais congruente com as observações experimentais. Inclusive os ganhadores do Nobel de física de 2022, comprovaram isso de forma experimental com extrema precisão! 😜
Professor! Gosto muito de seus vídeos e não tem ninguém no UA-cam que explica igual a você! Pesquise sobre Carlo rovelli e trás um poucos dos cientistas atuais que estudam a física quântica!! Obrigado e sucesso
Professor incríveis às suas aulas de física quantica. Excelente!!! Muito obrigada por compartilhar conosco 🎉🎉🎉🎉. Vc ensina? Tem como eu ter aulas com o vc?
Acho que nesta questão também tem as dificuldades de aceitação (influência cultural de cada país em questão das pesquisas , política social , entre outras ) sobre probabilidade apresentadas em testes laboratoriais . Bom deixo claro estou apenas manifestando minha opinião particular. Sou fascinado em física principalmente aplicada em descobertas tecnológicas. Parabéns Daniel . Adorei seu canal . Uma ótima fonte de conhecimento.
Acho que uma variável que influencia em tudo que foi falado . É a frequência. E sabemos que podemos fazer sincronismo entre cargas com diferença de potencial elétrico. Basta fazermos a sincronização entre os dois corpos em questão . Que faz parte da geração de energia. " Tudo é matéria e tudo é onda". Átomos tem polaridade são tudo cargas elétricas. Logo.... Deve fazer algum sentido . Está minha abordagem pessoal.
Sempre reparei no livro azul de física quântica no fundo e pesquisei o valor, caríssimo, é isso mesmo professor? Obrigado pelas aulas, comecei sem saber absolutamente nada sobre o assunto e logrei adquirir certo conhecimento.
Olá João. Obrigado! Tenho este livro desde a minha graduação (nos anos 90). Assim que li seu comentário fui pesquisar o preço atualmente. Realmente está muito caro!!!! Aff! Fico feliz em saber que estes vídeos te ajudaram a compreender melhor o universo da física quântica.
Ficando com saudade desse canal ja kkk. Querendo aprender mais a respeito sobre os fundamentos da quântica e da física atual. Teria alguma recomendação de leitura para que seus inscritos possam se aprofundar mais ainda?
Eu tenho algumas dúvidas referente ao emaranhado quântico, mais particularmente seu par de Spin. Se os mesmos ao modificar um spin, instantâneamente o outro irá fazer sua modificação independente onde eles possam está no espaço/tempo. Como a ciência tem lá suas dificuldades em provar através de experimentos as suas realizações, então vamos conjecturar filosoficamente; na visão micro, poderemos alterar um estado ao modificar as polaridades de um dos spin de tal forma que o outro alteraria o estado físico em toda sua plenitude? Digo quê, como os Spin são a base do emaranhamento quântico, eles podem coexistiram em mundos paralelos. Consideranto que no universo macro tudo é extremamente descomunal, e nessa visão nós somos o micro de tudo isso. Pergundo: poderemos coexistir em universos paralelos como o tal spin se comporta? Temos que levar em consideração que os eventos são diferentes quando temos observadores diferentes(dupla fenda), caracterizando que por mais que os cientistas queiram provar algo, estes serão incógnitas de cravar algo que saida da teoria. Levantei essa questão para IA do GPT responder, e o posicionamento deste IA foi semelhante ao do professsor.
Professor, achei ótima essa sequência histórica sobre física quântica, particularmente a interpretação de Copenhague e David Bohm. Haverá sequência com a introdução de Bell na história?
Parabéns e obrigada pelos vídeos, professor. Uma dúvida: o estudo denominado “relational blockworld” tem ligação direta com a física quântica? E tem relevância suficiente no meio acadêmico para que mereça ser comentado no canal em algum momento?
Embora tenha lido o artigo: "interpretação da mecânica quântica, onda piloto, partícula única.". Tive dificuldade com a interpretação dos termos da função de onda. Caso possa fazer uma aula específica sobre o tema, ou nos indicar alguma literatura complementar ficaria muito agradecido.
No final prevalece o raciocínio de Einstein, não é porque físicos não sabem explicar que a explicação não existe. Eu gosto da ideia de onda piloto, seria como o Quark Dow (+2/3) quando recebe a carga negativa do elétron, sua sua polaridade se inverte, e sua massa aumenta. Como conferir o spin de uma única particula? Difícil, carece uma armadilha magnética, ao passar pela armadilha a partícula escolhe seu oposto, logo seja lá qual for o lado da armadilha que ela escolher , seu lado entrelacado é o oposto. Até onde eu entendo as leis da física, partículas de polaridade iguais não podem ser entrelaçadas. Para duas partículas de polaridade igual, deve haver uma diferente para manter o equilíbrio de energia no próton são 2 quarks dows (+2/3) enroscados na negatividade do quark UP (-1/3).
Adorei assistir seus vídeos sobre física quântica, mas fiquei só com um pouco de dúvida sobre a parte da radiação, que a gama e a x são ondas, ou particulas, e se elas teriam peso e também sobre a energia ao todo, sobre oq é
Quais as implicações dos experimentos dos físicos do Nobel de Física de 2022 sobre o emaranhamento quântico com relação às interpretações da Física Quântica? Corrobora a Interpretação de Copenhague?
Olá Luiz. A quebra das desigualdades de Bell (premio Nobel de física de 2022) reforça a interpretação de Copenhague em detrimento às interpretações de variáveis ocultas.
Se podemos interpretar que a partícula elementar se comporta como onda e matéria, poderíamos imaginar que ela também se comporta no singular (tempo e espaço nulo), onde tempo e espaço não existe; assim, partículas meias gêmeas separadas estariam ilusoriamente separadas para nós do mundo "extra quântico de barions" com base no nosso referencial dimensional da teia espaço tempo bariônico, mas ainda unidas por não pertencer elementarmente ao nosso espaço tempo... Ou seja, separadas pra nós, mas ainda unidas na singularidade quântica na qual nosso tempo e espaço não existe, assim o emaranhado seria uma intercessão entre mundo/dimensão quântica e o bariônico fora do subatômico. Me alude a pensar que a velocidade da luz constante seria a curva do espaço tempo limiar entre essas duas dimensões, quântica e barionica +-300Kkm/s, o fotón fora dos orbitais ou dimensão quântica se comportando como se ainda estivesse nesse contexto quântico, uma vez quando fora deste. Na equação de Paul Dirac, onde não há uma relação utilizando "velocidade" vê-se uma precisão maior em relação a equação de Shodinger, uma vez que Dirac não utiliza velocidade no contexto até porque nesse contexto não exista espaço e nem tempo.
o problema da onda piloto era a soma da energia que deveria ser atribuida necessariamente aos dois elementos onda + partícula. Para não aumentar a energia total do objeto quântico uma das duas deveria ter energia zero. O que torna a interpretação violando a navalha de ochan que prescreve não multiplicar entidades sem necessidade
Professor, uma outra interpretação da ideia do Bohrn, digamos que eu considere a partícula não sendo onda, apenas partícula, mas que ela se movimenta no espaço-tempo que é sujeito a flutuações, sejam gravitacionais ou de natureza "etérea" desconhecida, mas esta flutuação é uma onda que interage com a partícula e não seja a própria partícula, mas que segue uma trajetória (surfando na onda) dependente do momento da emissão e a posição que ela cai na onda... Outro exercício seguindo esta linha, se eu dou um tiro e a bala passa por um orifício com seu diâmetro numa placa de ferro, se for debaixo d´agua, vai gerar uma onda, no ar, um som e digamos que no vácuo gere uma onda no éter, no caso de uma partícula de massa muito pequena, surfaria na própria onda gerada pelo impacto da passagem no furo...
Interessante Everton! Trazer de volta a ideia do éter luminífero para justificar o potencial quantico de Bohm e dar um fôlego para as interpretações de variáveis ocultas. A questão que se coloca é que existem cada vez mais evidências que as interpretações de variáveis ocultas não se sustentam (baseado nas desigualdades de Bell, inclusive essas evidências experimentais renderam o prêmio Nobel de Física de 2022), o que demonstra que não existem relações causais (mesmo que ocultas) entre os observáveis quanticos.
Boa noite professor, estive pensando... será o campo de Higgs com sua seletividade de viscosidade ou falta dela, responsável pelos atributos das partículas a nível quântico?
Cómo é possível discutir física quântica com alguém que não sabe a diferença entre uma medida e medida de grandeza ou a diferença entre número e medida.
Doutor, A turbulencia não seria o evento da natureza que demonstra o indeterministico? Se pudesse falar com Deus eu o perguntaria qual a relação da incerteza quântica com a turbulência/entropia
Sim Bruno! O Prêmio Nobel de Física de 2022 laureou pesquisadores que demonstraram experimentalmente a impossibilidade de interpretações de variáveis ocultas. Essa impossibilidade já tinha sido verificada teoricamente há algumas décadas. Meu próximo vídeo será exatamente sobre esse assunto. Obrigado pelo comentário.
Professor, seu canal é fantástico. Vi que o seu último post foi há 1 ano, por favor, volte!
Para poder produzir um conteúdo com um alto nível assim, é necessário muito estudo e dedicação. Obrigado por postar os vídeos e ainda com indicações de artigos em alguns para que possamos pesquisar mais sobre temas que queremos nos aprofundar.
Obrigado Prof Daniel ! Vc não só ensinou o conceito básico da física quantica mais também sua trajetória no decorrer da história ! Parabéns !!!
Este vídeo foi mt melhor q o anterior, visto que aquele não agregou a física em si. Todavia é o emaranhamento entre a física, a história e a filosofia que deixam seus vídeos atrativos. Jesus abençoe
Cadê os vídeos meu nobre?? Tô precisando de aprender mais você é um bom profissional...
Eu sou físico de formação ( estudei na Colômbia) por circunstancias da vida eu só estudava para ser aprovado nas minhas materias como fisica cuántica, fisica clásica, mecanica estadística etc. Hoje estou fazendo post em geofísica e me arrependo muito de não ter aproveitado o conhecimento que nessa epoca me era oferecido. Mas acredito que si você fosse meu professor na minha graduação a história era outra. Estes videos são fenomenais e o fato de explicar coisas tão complexas de maneira 'simple" mostra excelente palestrante que você é. Parabéns pelo trabalho !!!
Estudei na puc nos anos 90 com o Nussenzweig, q foi aluno do Bohm. Fiz Mecanica Quântica I e II com ele, alem de Métodos Matematicos III e o basico todo com os livros dele. Ao final do curso, ele tem uma série de aulas sobre EPR e desigualdade de Bell. Passou 1 ano e não vejo a 5a parte desta série, entao darei um spoiler: com o trabalho de Bell, foi possivel fazer experimentos capazes de distinguir entre a possibilidade ou não de variáveis ocultas, e o resultado é que não, não há variáveis ocultas!
Interessante! Por isso. continua o efeito fantasmagórico citado pelo Einstein.
OLÁ!
Sou médica há praticamente 10 anos e sou grata por ter estudado em uma universidade pública (UFPB). Tenho uma profissão extremamente linda (eu acho rs). No entanto, nestes últimos 2 anos, meus sonhos têm se curvado à Física! Sem que tenha nunca me imaginado fascinada como sou hoje por tudo que diz respeito à essa área e, em que pese nunca ter tido oportunidade de estudar com mestres - como deve ter sido pra vc o Nussenzweig -, hoje diria que meu sonho sempre foi estudar e trabalhar em algo relacionado à Física... Espero um dia chegar a fazer minha 2ª graduação...
Como foi seu início? Pode compartilhar conosco um pouco dele? Como alguém que conseguiu, quais livros vc recomendaria a quem está começando? A série de Nussenzweig é bem avançada, né? Ou dá pra ler já de cara? Já separei vários livros na Amazon, inclusive Halliday e Resnick, mas não sei quais são mais voltados p/ bases...
Desculpa tantas perguntas, é que achei incrível o fato de vc ter sido aluno de um físico e autor tão importante!
ps: me chamo Ana Carolina =)
@@juliaferreira8853 isso vai depender do seu nível de matemática... Eu recomendaria pra começar a colecao do Curso de Fisica de Berkeley. Tem no Estante Virtual. A série do Nussenzweig também não é avançada, é para o ciclo básico (primeiros 2 anos). A série do Feynmann também. O Halliday é um livro para "adestramento" de alunos de engenharia, e tem um nível de discussão física bastante inferior, mas também tem como alvo o ciclo básico. Nos níveis mais superiores tudo isso é trocado pelo livro do Symon e depois o Goldstein. Acredito que se você já tem maturidade de 10 anos em Medicina, pode conseguir tirar de letra uma segunda faculdade. A matemática na Física é puxada, tem q saber Cálculo fluentemente. Sugiro os 2 livros do Apostol.
@@juliaferreira8853 Procure o canal Conhecimentos de Física (CdF), tem boas indicações lá também, como o livro do Alonso-Finn e muitos outros assuntos saindo do superficial do ensino médio e de um básico meramente utilitário pra engenheiros. Física de verdade por lá.
E chagamos ao final da série. Cara, você é foda mano, maratonei todos os videos e você explicou tudo de uma maneira excelente. Parabéns e obrigado pelas aulas e pelo conhecimento compartilhado.✌
tu deveria voltar apostar mais vídeos tu explica muito bem eu amo assistir seus videos 😊
Quando vai ser o próximo vídeo? Realmente essa série (que está inacabada) exclareceu o que eu nunca entendi de como esse intriga começou e de onde surgiu uma ideia tão esquisita do emaranhamento quântico.
Maratonei seus vídeos sobre Física Quântica, posso dizer que comecei a entender melhor sobre este assunto que me intriga e que tinha dificuldade na compreensão.
Parabéns pela dedicação e clareza nas explanações.
Professor, muito grato por você compartilhar seu conhecimento ,seu jeito de comunicar é excelente
Cheguei até aqui através de Ariano Suassuna, ele citou dois físicos em uma de suas palestras e eu não sabia quem eram eles.Agora quero aprender mais sobre física. Obrigado professor.
O que houve? Não tem mais vídeos postados. Material muito bom, deveria continuar com os vídeos.
Obrigado!!!
Excelente canal 📚😇🙏🏻luz e Conciencia objetivada no espelho da existência Ⓜ️🙏🏻🤝🔥💎🗝️♾️✝️🔥Ⓜ️Ⓜ️Ⓜ️
Parabéns mais uma vez, Prof. Daniel, assistir suas palestras é sempre um prazer.
Esse ano vou prestar vestibular pra física, assisto seus vídeos almoçando e sinto que estou em um mar de conhecimento 💪🏿 Valeu
Professor, continue essa série, por favor ..
Parabéns Professor
Prof. Daniel, suas aulas e playlists são fantasticas. Nao sou de exatas e me tornei um curioso da fisica quantica apos assistir todas as suas aulas.
Por favor volte a postar vídeos nessa temática!
Minha duvida maior agora é sobre a teoria das cordas. Voce nao poderia fazer uma aula sobre esse tema tão fascinante?
Adoro David Bohm❤❤❤❤
Olá Prof Daniel, parabéns pelo canal, muito bom conteúdo e uma didática excelente. Fiz Física na Unicamp de 2010 a 2014 e achei seu canal para matar saudades. Parabéns novamente pelo canal, nota 10, abração
Obrigado por mais está ótima aula.
Eu que agradeço Alan!
Excelente!!!! Parabéns!
Obrigado 😃
Professor seu canal é o melhor, voltaaa a fazer vídeos ❤
Tô curtindo muito as aulas .obrigado professor
Seu conteúdo é fantástico e simplesmente estou maratonando seus vídeos, por favor volta!
Com certeza! Por que parou?
Se você acha que entendeu mecânica quantica significa que você não entendeu NADA. Essa é a beleza da coisa. É uma teoria INCOMPLETA que nem engatinha. A física "tradicional" nem anda, apenas engatinha. Dito isso, os canais que tratam do assunto fazem parecer que ENTENDEMOS a natureza quântica da realidade quando na verdade, NÃO SABEMOS QUASE NADA. Apenas observamos seus efeitos, tanto que não existe NENHUM experimento que MUDE a natureza da matéria. Apenas observamos e nos aproveitamos dos efeitos. Ótimo canal Professor parabéns! Mas acho importante elucidar o quanto NÃO SABEMOS QUASE NADA.
parabéns professor, ,muito obrigado, não sabia sobre nada de física quântica mas agora entendo muito bem, continue com seu otimo trabalho
Obrigado Guilherme!
Obrigado pela aula professor. Parabéns pela didática! Caso possível, gostaria de pedir que fizesse uma aula com as equações de David Bhom analisando matematicamente seus termos para que leigos pusessem entender de forma mais aprofundada.
Parabéns Prof. Daniel, muito bons os seus vídeos. Não basta apenas saber tanto, é necessário ter uma boa didática como o senhor tem. Mesmo no ensino médio não me sinto perdido, mesmo o conteúdo sendo algo que não tenho mínima condição matemática de compreender.
Espero que continue produzindo conteúdo, merece muito mais visibilidade
Professor Daniel Bhom...como o David Bom... brincadeira meu caro... parabéns pelos vídeos, meu caro!!!!!
Como esse canal só tem 10 mil escritos?
Salve professor, muito boa suas explicações, objetivas e sem distorções irresponsáveis. Você tem mais referência sobre os desdobramentos críticos e as respostas de Bohm. E, ademais, sobre quem trabalha hoje com base na linha dele, onde estão, que estão produzindo..? Há outras teorias críticas à interpretação de Bohr-Heisenberg que tomam um ponto de vista materialista ("determinista" e "causal")?
Mais vídeos professor , por favor.
Olá Angelo. Estou providenciando um próximo vídeo.
No aguardo .
Antes que eu esqueça professor.
Não encontrei nenhum vídeo seu que trate da física quântica no funcionamento de PC , TV , na medicina , etc.
Perdoe-me a insistência.
Fantástico material!!! Parabéns!!!
Obrigado Carlos!
Oii. Muito bom, estou aguardando a continuação da série.
Parabéns Daniel
Muito obrigado Vlamir!
Parabéns
Excelente vídeo na série para entender a física quântica!
Obrigado 😃
muito boom, ansioso pelo video do john bell!!
Outro vídeo excelente!! Obrigada!
Parabéns!
Muito bom! Ansioso pra continuação
Muito show a explanação professor, como sempre sensacional.
Valeu Marcio!
E aí, professor! Só vídeo top!
Parou com o canal?
Adoro suas explicações....💖💖💖
Oi, Professor, olha eu aqui acompanhando e curtindo seu trabalho!
Estou aprendendo muito.
Parabéns Daniel, suas aulas são espetaculares.
Muito bom, professor!
Ótimas explicações. Realmente muito esclarecedoras.
Deus abençoe o senhor!
A ideia por trás das variáveis ocultas locais é que poderia haver informações desconhecidas, mas determinísticas, que explicam o comportamento das partículas em um nível mais profundo do que as probabilidades da mecânica quântica. O teste de Bell foi projetado para verificar se as correlações entre partículas emaranhadas se ajustam a essa ideia de variáveis ocultas locais ou se estão em conformidade com as previsões da mecânica quântica. Os resultados de experimentos do teste de Bell sugerem que as previsões da mecânica quântica são mais consistentes com a natureza probabilística e não local das partículas emaranhadas.
O teste de Bell e a questão das variáveis ocultas locais são tópicos fundamentais na investigação das propriedades peculiares da mecânica quântica. Os experimentos de Bell foram projetados para verificar a validade das chamadas "desigualdades de Bell", que são restrições matemáticas que variáveis ocultas locais deveriam obedecer. No entanto, vários experimentos realizados ao longo dos anos parecem estar em desacordo com essas restrições, sugerindo que a mecânica quântica realmente exibe um comportamento não local e probabilístico.
Se os resultados dos testes de Bell e outros experimentos semelhantes indicam consistentemente que as variáveis ocultas locais são improváveis ou inexistentes, isso definitivamente tem um impacto significativo na nossa compreensão da mecânica quântica e na busca por uma interpretação que seja mais congruente com as observações experimentais.
Inclusive os ganhadores do Nobel de física de 2022, comprovaram isso de forma experimental com extrema precisão! 😜
Aula excelente
estou gostando muito destes vídeos!
Professor! Gosto muito de seus vídeos e não tem ninguém no UA-cam que explica igual a você! Pesquise sobre Carlo rovelli e trás um poucos dos cientistas atuais que estudam a física quântica!! Obrigado e sucesso
Sim! Nunca tive respostas como dessa série inacabada
Parabenizar o canal. Conteúdo incrível. Assisti toda a playlists na em uma tarde. Lança um curso que eu compro
Parabéns pelo canal!!!
Obrigado Antonio Carlos!
Professor incríveis às suas aulas de física quantica. Excelente!!! Muito obrigada por compartilhar conosco 🎉🎉🎉🎉. Vc ensina? Tem como eu ter aulas com o vc?
Obrigado Cintia. Sou professor da rede estadual de SP, mas nesse momento estou na função de especialista em currículo. Dou formação pra professores.
Acho que nesta questão também tem as dificuldades de aceitação (influência cultural de cada país em questão das pesquisas , política social , entre outras ) sobre probabilidade apresentadas em testes laboratoriais . Bom deixo claro estou apenas manifestando minha opinião particular. Sou fascinado em física principalmente aplicada em descobertas tecnológicas. Parabéns Daniel . Adorei seu canal . Uma ótima fonte de conhecimento.
Acho que uma variável que influencia em tudo que foi falado . É a frequência. E sabemos que podemos fazer sincronismo entre cargas com diferença de potencial elétrico. Basta fazermos a sincronização entre os dois corpos em questão . Que faz parte da geração de energia. " Tudo é matéria e tudo é onda". Átomos tem polaridade são tudo cargas elétricas. Logo.... Deve fazer algum sentido . Está minha abordagem pessoal.
Olá Professor, parabéns pelos vídeos e sua cronologia histórica sobre a física quântica!! Quando vem o vídeo sobre Jonh ?
Sempre reparei no livro azul de física quântica no fundo e pesquisei o valor, caríssimo, é isso mesmo professor? Obrigado pelas aulas, comecei sem saber absolutamente nada sobre o assunto e logrei adquirir certo conhecimento.
Olá João. Obrigado! Tenho este livro desde a minha graduação (nos anos 90). Assim que li seu comentário fui pesquisar o preço atualmente. Realmente está muito caro!!!! Aff! Fico feliz em saber que estes vídeos te ajudaram a compreender melhor o universo da física quântica.
Bom legal!.
Valeu Celso.
Que prazer assistir essa aula. Professor publicou algum material, apostila, livro?
Obrigado Iranilde. Não tenho material didático publicado.
Professor, poderia fazer um vídeo sobre
Cromodinâmica Quantica?
Ótimo canal🥰
uau! O próprio Planck comentando no canal! hahaha. Obrigado pelo elogio. Sim, a cromodinâmica quântica está prevista pra vídeos futuros! Abraço!
@@fisicaprof.daniel Valeu professor! 😁
Faz podcast
Ficando com saudade desse canal ja kkk.
Querendo aprender mais a respeito sobre os fundamentos da quântica e da física atual. Teria alguma recomendação de leitura para que seus inscritos possam se aprofundar mais ainda?
Eita 10 meses sem vídeo será que ja podemos preparar o velório
Eu tenho algumas dúvidas referente ao emaranhado quântico, mais particularmente seu par de Spin.
Se os mesmos ao modificar um spin, instantâneamente o outro irá fazer sua modificação independente onde eles possam está no espaço/tempo.
Como a ciência tem lá suas dificuldades em provar através de experimentos as suas realizações, então vamos conjecturar filosoficamente; na visão micro, poderemos alterar um estado ao modificar as polaridades de um dos spin de tal forma que o outro alteraria o estado físico em toda sua plenitude?
Digo quê, como os Spin são a base do emaranhamento quântico, eles podem coexistiram em mundos paralelos.
Consideranto que no universo macro tudo é extremamente descomunal, e nessa visão nós somos o micro de tudo isso.
Pergundo: poderemos coexistir em universos paralelos como o tal spin se comporta?
Temos que levar em consideração que os eventos são diferentes quando temos observadores diferentes(dupla fenda), caracterizando que por mais que os cientistas queiram provar algo, estes serão incógnitas de cravar algo que saida da teoria.
Levantei essa questão para IA do GPT responder, e o posicionamento deste IA foi semelhante ao do professsor.
Professor, achei ótima essa sequência histórica sobre física quântica, particularmente a interpretação de Copenhague e David Bohm. Haverá sequência com a introdução de Bell na história?
Esse é o assunto do meu próximo vídeo, as desigualdades de Bell (que ainda não consegui gravar, mas tá na agulha).
@@fisicaprof.daniel Professor, desistiu de gravar os videos? Uma pena. São espetaculares. Obrigado por toda essa informação.
Parabéns e obrigada pelos vídeos, professor. Uma dúvida: o estudo denominado “relational blockworld” tem ligação direta com a física quântica? E tem relevância suficiente no meio acadêmico para que mereça ser comentado no canal em algum momento?
Vai ter mais vídeo?
Embora tenha lido o artigo: "interpretação da mecânica quântica, onda piloto, partícula única.". Tive dificuldade com a interpretação dos termos da função de onda. Caso possa fazer uma aula específica sobre o tema, ou nos indicar alguma literatura complementar ficaria muito agradecido.
No final prevalece o raciocínio de Einstein, não é porque físicos não sabem explicar que a explicação não existe.
Eu gosto da ideia de onda piloto, seria como o Quark Dow (+2/3) quando recebe a carga negativa do elétron, sua sua polaridade se inverte, e sua massa aumenta.
Como conferir o spin de uma única particula?
Difícil, carece uma armadilha magnética, ao passar pela armadilha a partícula escolhe seu oposto, logo seja lá qual for o lado da armadilha que ela escolher , seu lado entrelacado é o oposto.
Até onde eu entendo as leis da física, partículas de polaridade iguais não podem ser entrelaçadas.
Para duas partículas de polaridade igual, deve haver uma diferente para manter o equilíbrio de energia no próton são 2 quarks dows (+2/3) enroscados na negatividade do quark UP (-1/3).
Parabéns pelo seu trabalho.
Conseguiria indicar livros para iniciantes que queiram se aprofundar nesses assuntos ?
Grato!
Adorei assistir seus vídeos sobre física quântica, mas fiquei só com um pouco de dúvida sobre a parte da radiação, que a gama e a x são ondas, ou particulas, e se elas teriam peso e também sobre a energia ao todo, sobre oq é
Quais as implicações dos experimentos dos físicos do Nobel de Física de 2022 sobre o emaranhamento quântico com relação às interpretações da Física Quântica? Corrobora a Interpretação de Copenhague?
Olá Luiz. A quebra das desigualdades de Bell (premio Nobel de física de 2022) reforça a interpretação de Copenhague em detrimento às interpretações de variáveis ocultas.
Cadê o próximo vídeo?
Qual a interpretação está mais correta?
Se podemos interpretar que a partícula elementar se comporta como onda e matéria, poderíamos imaginar que ela também se comporta no singular (tempo e espaço nulo), onde tempo e espaço não existe; assim, partículas meias gêmeas separadas estariam ilusoriamente separadas para nós do mundo "extra quântico de barions" com base no nosso referencial dimensional da teia espaço tempo bariônico, mas ainda unidas por não pertencer elementarmente ao nosso espaço tempo... Ou seja, separadas pra nós, mas ainda unidas na singularidade quântica na qual nosso tempo e espaço não existe, assim o emaranhado seria uma intercessão entre mundo/dimensão quântica e o bariônico fora do subatômico. Me alude a pensar que a velocidade da luz constante seria a curva do espaço tempo limiar entre essas duas dimensões, quântica e barionica +-300Kkm/s, o fotón fora dos orbitais ou dimensão quântica se comportando como se ainda estivesse nesse contexto quântico, uma vez quando fora deste. Na equação de Paul Dirac, onde não há uma relação utilizando "velocidade" vê-se uma precisão maior em relação a equação de Shodinger, uma vez que Dirac não utiliza velocidade no contexto até porque nesse contexto não exista espaço e nem tempo.
Qual seria a frequência dessa onda piloto?
o problema da onda piloto era a soma da energia que deveria ser atribuida necessariamente aos dois elementos onda + partícula. Para não aumentar a energia total do objeto quântico uma das duas deveria ter energia zero. O que torna a interpretação violando a navalha de ochan que prescreve não multiplicar entidades sem necessidade
ola professor diz sobre o efeito zenao.......
Professor, cadê Vc? Estamos preocupados...
Onde está o vídeo sobre o John Bell?
O vídeo parece ter 30 minutos de tanta informação e conhecimento
Professor, uma outra interpretação da ideia do Bohrn, digamos que eu considere a partícula não sendo onda, apenas partícula, mas que ela se movimenta no espaço-tempo que é sujeito a flutuações, sejam gravitacionais ou de natureza "etérea" desconhecida, mas esta flutuação é uma onda que interage com a partícula e não seja a própria partícula, mas que segue uma trajetória (surfando na onda) dependente do momento da emissão e a posição que ela cai na onda... Outro exercício seguindo esta linha, se eu dou um tiro e a bala passa por um orifício com seu diâmetro numa placa de ferro, se for debaixo d´agua, vai gerar uma onda, no ar, um som e digamos que no vácuo gere uma onda no éter, no caso de uma partícula de massa muito pequena, surfaria na própria onda gerada pelo impacto da passagem no furo...
Interessante Everton! Trazer de volta a ideia do éter luminífero para justificar o potencial quantico de Bohm e dar um fôlego para as interpretações de variáveis ocultas. A questão que se coloca é que existem cada vez mais evidências que as interpretações de variáveis ocultas não se sustentam (baseado nas desigualdades de Bell, inclusive essas evidências experimentais renderam o prêmio Nobel de Física de 2022), o que demonstra que não existem relações causais (mesmo que ocultas) entre os observáveis quanticos.
Profesor essa "onda piloto" não funciona exatamente como aquele "eter" necessário à explicação da luz como obda?
Professor qual a continuação desse vídeo com John Bell ?
A filosofia do Krishnamurti e os muitos encontros com ele tem muito a ver com isso.
Boa noite professor, estive pensando... será o campo de Higgs com sua seletividade de viscosidade ou falta dela, responsável pelos atributos das partículas a nível quântico?
Por favor O observador não altera o Observado apenas o ve de outra forma ?
Onde esta o Prof. Daniel que não posta nada há 1 ano?????
Ouvindo Krisnamurth Bohm procurou associar com a física quântica. A Consciência se manifesta conforme a natureza do Conhecido
Cómo é possível discutir física quântica com alguém que não sabe a diferença entre uma medida e medida de grandeza ou a diferença entre número e medida.
Só Jesus Cristo salva cura liberta e dá vida eterna
Doutor, A turbulencia não seria o evento da natureza que demonstra o indeterministico? Se pudesse falar com Deus eu o perguntaria qual a relação da incerteza quântica com a turbulência/entropia
❤❤❤
Vão ter videos novos? A física quântica depois dos seus vídeos finalmente começou a parecer algo passível de entendimento.
Mas as variáveis ocultas e a interpretação/paradoxo EPR não se demonstrou estar incorreta?
Sim Bruno! O Prêmio Nobel de Física de 2022 laureou pesquisadores que demonstraram experimentalmente a impossibilidade de interpretações de variáveis ocultas. Essa impossibilidade já tinha sido verificada teoricamente há algumas décadas. Meu próximo vídeo será exatamente sobre esse assunto. Obrigado pelo comentário.
essa ideia de totalidade lembra a teoria das mônadas de Leibniz
E nós estamos mesmo cá quando as observamos? Sem sentido! Haja calma😊