nossa cara, não tenho nem palavras para agradecer essas vídeos aulas que fizestes, me ajudou muito e acredito que ajudou muitas pessoas que tinha dificuldades de trabalhar com esse programa de modelagem 3d, como eu uso linux não tinha muitas opções descentes, até ver o blender .. Muito obrigado mesmo cara, parabéns por seu trabalho, e sucesso em sua vida !
oi irmão, eu não terminei esse desenho por que meu espelhar ele espelha ao contrario e tentei diversas formas de mudar isso mas não adiantou, mas assim que conseguir e concluir o a modelagem mandarei sim vlw :D
@Praxinoscopio Por favo teria como mandar os links de referencia das imagens, de suas aulas principalmente do cão infernal.. Desde ja agradeço . Sua aula e 10! vlw !
Olá Amigo, vejo que seu site nao esta mais disponivel, fica meio dificil para que possamos seguir esse tutorial , como já foi dito, sua ditatica é muita boa. sei q deve ter seus motivos, mas se possivel, favor dar um norte para que possamos baixar o material
muito bom o vídeo chegou na parte que eu queria mais que seria a parte de escultura que é algo que não conheço muito bem eu queria também pedir um tutorial sobre blue prints, sabe, como fazer elas oque é preciso, dimensões, etc.
Ola Pessoal, uma pergunta muito recorrente é sobre o funcionamento do CTRL + ALT + Q. Além do CTRL+ATL+Q, você pode utilizar os números 7, 1, 3, e 0 do teclado numérico e não há diferença entre elas e selecionar a vista com o CTRL+ALT+Q. Mas a situação que vocês estão passando não é um problema, na versão 2.71 o CTRL+ALT+Q está bloqueado para sempre voltar para a vista Perspectiva. Se você quiser desativar esse bloqueio, com a tela dividida nas 4 vistas vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear.
quando eu vou baixar a imagem aparece esse link : dnserros.oi.com.br/main?InterceptSource=0&ClientLocation=br&ParticipantID=ln9ax8zglhs3lmc5wonrlcomvi6lvzb4&FailureMode=1&SearchQuery=&FailedURI=http%3A%2F%2Fwww.praxinoscopio.com.br%2Fandremacedo%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Ftutoriais%2Fblender-tutorial4-imagens-de-referencia.zip&AddInType=4&Version=2.1.8-1.90base&Referer=&Implementation=0&method=GET
ADS Lima material? n é que eu nem assisti o video todo,eu pausei quando ele colocou a imagem no blender dai eu fui baixar a imagem e deu um erro que eu comentei ai em cima
Olá sei que já faz tempo que postou o tutorial mas me interessei muito por ele e a qualidade das aulas.Eu estava usando o cinema 4d e consegui fazer muita coisa com ele mas encontrei dificuldades na hora de modelar personagens , animar e a falta de bons tutoriais em português atrapalhou muito,procurando no YT vi que existem muitos tutos sobre o blender e decidi mudar de ferramenta somando a esse fato o de o blender ser gratuito.Estou aqui na sua aula 4 e não consigo abrir o seu site para obter as imagens modelo da aula "Cão Infernal" Será que poderia por favor disponibiliza-las novamente.Grato e obrigado por compartilhar seu conhecimento.+1 inscrito
Boa Noite, não é possível responder alguns, pois não possuem conta no GOOGLE+. E isso é uma exigência do youtube para poder receber respostas dos comentários e perguntas feitas.
+Praxinoscopio Teria como colocar o link para as imagens novamente? Pois você foi o melhor que achei no youtube para aprender Blender, sua didática é 10!
Olá Yamimura Ichijou Dragon, já estamos desenvolvendo um tutorial de criação de personagem completo. Acreditamos que no começo de junho ele já deve estar pronto para ser disponibilizado para vocês
+Praxinoscopio já acompanho os tutoriais do Blender, a algum tempo queria saber se tem algum modificador para modelar armadura? estou tentando modelar uma armadura do homem de ferro.
Pessoal, pra quem ta sem as imagens. Eu peguei elas direto do vídeo e dei uma "corrigida" no tamanho no photoshop. Não são as originais mas ajuda. mega.nz/#!3cxxDARZ!F0B4sItuFxAKSCpOytwCI9J9KkvUP2-o52Lzwg_fwbU
Galera não da pra baixar as imagens mas eu coloquei o video em 1080p e dei print quando ele abre cada uma foi o jeito né mas deu certo e consegui fazer !!!!
Bom dia. Estou precisando saber se você teria ou poderia postar um vídeo de modelagem de carros, pois estou começando neste ramo e não vi um(a) camarada sequer que explica melhor ou igual à você. Haveria essa possibilidade? Está de parabéns. Valeu.
Fiz diferente para igualar as alturas. Dividi 824 por 542 e multipliquei por 10. Uma regra de três. Considerei que o Blender aplicou as medidas horizontais com valor 10. Com a regra de três aumentei a medida horizontal da imagem lado de modo que a altura fique conforme da imagem de frente.
Me ajuda, quando mudo pras 4 câmeras a que era pra ficar ''câmera-perspectiva'' fica de frente tbm, ai fica duas fotos repetidas, como faço pra deixar na camera perspectiva?
quando dou ctr+alt+q em qualquer outra visão que não seja a perspectiva ela ocupa o lugar da visão perspectiva :( n sei o q fazer pra colocar de volta. tava usando a versão 2.77, mas vou baixar a do vídeo pq tá foda
Boa Noite Aleatoriedade da Vida, dê uma olhada na imagem anexa, vai resolver o seu problema: drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLRm9pdjBkVWtMMDg/view?usp=sharing
O MINIMO QUE VOCÊ MERECE E UM OBRIGADO. ENTÃO AQUI VAI O MEU, MUITO OBRIGADO POR CADA VIDE-O AULA. AJUDOU MUITO QUANDO EU JOGO RESIDENT EVIL OU OUTRO JOGO EU SEMPRE IMAGINEI EU MESMO NO JOGO E AGORA EU CONSIGO FAZER ISTO GRAÇAS A VOCÊ AMIGO. ENTÃO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
BOM DIA AMIGO, NAO ENCONTRO AS IMAGENS DE REFERENCIA PARA BAIXA-LAS... ONDE POSSO CONSEGUI-LAS PRA SEGUIR COM SEUS TUTORAIS MARAVILHOSOS? FICO NO AGUARDO! OBRIGADO! JULIANO MAINARDI
+ederson Bairros Maya é melhor, porque é usado em estudios profissionais como Disney, Pixar, Warner Bros etc. Mas a vantagem do blender, é que ele é muito bom e é gratuito.....
Essa introduçao inicial das suas aulas, Praxinoscopio foi feito en blender? O audio teria nele ou ele faz só animação e audio tem que ter um pronto para adicionar?
amigo , em alguma parte deste curso, voce ensina sobre animações? eu tenho muita curiosidade em aprender, a pegar por exemplo , fazer um bonequinho se mexer e falar alguma coisa. voce sabe fazer isto? alguma parte do curso seu tem isto? quero muito aprender a fazer isto.
Olá Antonio Luiz Afonso, pretendemos fazer um tutorial completo que vai seguir todo o processo de criação de um personagem: Escultura > Retopologia(Modelagem) > Rigging (colocação dos ossos) > Texturização > Animação. Mas ainda não chegamos nessa parte, esse tutorial do cão infernal serve de base para modelagem, levar do nível básico para o intermediário, mas como nos explicamos durante os vídeos, essa criatura não foi feita para ser animada.
Olá. Primeiro parabéns pelos vídeos. e Agora peço que me ajude com um problema simples: Sigo os passos, dou ctrl+alt+Q, divido a tela em 4, adiciono as imagens de referência. e quando fico com o mouse posicionado sobro quadrante da direita e dou ctrl+alt+Q aparece a tela onde tem apenas o cubo e não a que tem a imagem de lado que está no quadrante da direita. O que devo fazer para aparecer o mesmo quadrante que vc?
Boa noite Silvano Colli, dê uma olhada na imagem anexa, ela vai ajudar a resolver o seu problema: drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLRm9pdjBkVWtMMDg/view?usp=sharing
Parabéns pelo canal. Tenho acompanhado as aulas. Quando porém, aperto ctrl +Alt +Q com o mouse em cima da Ortográfica-Direita como ensinado em aulas anteriores, só aparece o cubo da Perspectiva-Usuária sem a imagem a ser trabalhada (lado). O que estou fazendo de errado?
Boa Noite Procopio, esse erro ocorre só quando você clica na ortográfica direita, ou acontece nas 4 vistas também? você poderia mandar o seu arquivo para o e-mail "contato@praxinoscopio.com.br", pois se for algum erro da configuração, poderei ver e responder. Obrigado por participar do nosso canal e continue nos acompanhando.
10 років тому+1
Praxinoscopio vai em VISUALIZAR no canto inferior do lado esquerdo da tua tela, e clica em " Visualização . Perspectiva / Ortográfica , acho q vai te ajudar ou vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear. ai vc pode usar os números, provavelmente vc utiliza um notbook creio eu.
Amigo , quando eu escrevo o comando Ctrl Alt Q sobre qualquer uma das quatro telas ele sempre me retorna a visão de perspectiva e não a visão com a qual quero trabalhar, por favor me ajude,obrigado
Olá Guilherme Damiani, além do CTRL+ATL+Q, você pode utilizar os números 7, 1, 3, e 0 do teclado numérico e não há diferença entre elas e selecionar a vista com o CTRL+ALT+Q. Mas a situação que você está passando não é um problema, na versão 2.71 o CTRL+ALT+Q está bloqueado para sempre voltar para a vista Perspectiva. Se você quiser desativar esse bloqueio, com a tela dividida nas 4 vistas vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear.
Olá Samuel Games, pode sim, se você preferir pode esculpir no Zbrush e mandar para o blender usando O GoB (en.blender.org/index.php/Extensions:2.6/Py/Scripts/Import-Export/GoB_ZBrush_import_export) ou se preferir pode simplesmente exportar em OBJ
Boa Noite Alvessora, para personagens e criaturas você não precisa ter referências, e não é incomum fazer sem imagens base (mas para facilitar, principalmente quem está começando, é bom utilizar referências - que você mesmo desenhou num papel). Agora para automóveis, plantas baixas, ou outro tipos de objetos complexos é sempre bom ter imagens para guiar a modelagem. Pois principalmente para carros, é muito difícil acertar as medias sem imagem de referência.
ou seja,se eu for criar meu próprio personagem,vou precisar saber desenhar em papel para poder usar como referencia na modelagem.Eu meio q já sabia q isso teria uma importância para quem modela em 2d e 3d.
Bom dia alvessora, isso vai depender da sua habilidade e paciência, mas ter um esboço do seu personagem vai facilitar o seu trabalho, pois saberá qual é o seu objetivo final e quando você chegou lá. Mas não é obrigatório saber desenhar. A criatura que nós estamos fazendo na aula 4 fiz sem referências, só da minha cabeça, e o processo de modelagem não foi diferente do que estamos fazendo agora, só tive que pensar mais. Mas na vida profissional, normalmente você vai usar personagens de referência, mesmo que esteja só no papel e você não coloque imagem no blender, pois o tempo é curto, e não dá para esperar a criação ocorrer durante a modelagem.
galera preciso de uma dica, onde eu consigo fazer uma imagem de referência? só se eu desenhar no papel e escanear pra por no programa ou existe algum programa que dá pra fazer as imagens?
Boa tarde meykson x, você pode utilizar Photoshop, Gimp, Corel Painter e etc. Se você é um bom desenhista, faça a mão mesmo e use um scanner ou a câmera do seu celular para passar a imagem de referência para o computador.
obrigado por responder, infelizmente estou começando agora com o blender e não sabia quais programas utilizar pra fazer uma imagem de referência, obrigado por dizer quais programas são bons, ah, e suas aulas são ótimas, ajudam muito !!!
Poxa amigo,não consigo baixar a imagem,e complicado porque estou acompanhando seus tutoriais e o canal esta inativo ao meu ver,disponibiliza a imagem do cao para a galera continuar acompanhando suas videos aulas ou então feche a mesma :/
Boa Noite Alexandre Silva. Para que as teclas apareçam na tela foi necessário ativar o Screencast Key. Caso você queira ativar, basta seguir estes passos: Menu Arquivo > Preferências de Usuário > Complementos > Janela de Visualização 3D > 3D View: Screencast Keys (ativar a opção na caixa no canto direito ao lado do boneco andando) > Salvar Preferências de Usuários. Pronto, a opção Screencast Key já está disponível para ativação na janela de visualização 3D. Basta apertar N para abrir a Janela de Propriedades e lá no final apertar o botão Start Display.
Amigo, nao sei nem se vc responde mais esse video, mas nao consigo dimensionar as imagens.. a caixa 'tamanho' simplesmente nao existe, só opacidade!!! Me ajuda pls!
Boa tarde Henrique Rocha, dê uma olhada na imagem abaixo, ela deve resolver o seu problema. drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLclQzVlpVQmxTaHM/view?usp=sharing
Boa tarde Vitor Hugo. Você conseguiu ver o vídeo até o final? Aqui está o link com a parte exata de como ajustar o tamanho: ua-cam.com/video/SOyE4gsMCsw/v-deo.htmlm9s Acredito que a mudança da posição do ajuste de tamanho da imagem possa ter causado a sua dificuldade. Dê uma olhada na imagem abaixo para ver onde está o ajuste das imagens de referência: drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLclQzVlpVQmxTaHM/view?usp=sharing
Pessoal, tenho uma ideia que vai ajudar bastante pra quem nao conseguiu as imagens do modelo. Certo, intao vc pode assistir em full HD o video e quando o video chegar a imagem do modelo nas posiçoes que vc vai precisar, intao vc pausa e tira print e salva a imagem no paint e usa ela quase que da mesma forma, nao vai ficar exatamente como a dele mas vai da pra quebrar o galho. Bom se vc nao sabe fazer isso, "tirar print da imagem e salvala para seu uso" pesquise como fazer isso na internet que tem pessoas mostrando como fazer isso que é mt simples. Espero ter ajudado.
Olá Vinicius Mouse, a imagem só aparece nas ortogonais e na perspectiva visão da camera, se você vc não estiver na visão da câmera essa imagem não irá aparecer. Mas acredite, essa imagem é desnecessária na câmera
Ei quando eu adiciono as imagens não aparece em todas as vistas , fica faltando aparecer no Perspectiva - Usuário , até ai tudo bem mais quando dou CTRL + Q na direita ou em outras vistas , não aparece a imagem no fundo , como resolvo?
Boa tarde Mistério do You Tube, É normal não aparecer na Perspectiva - Usuário, mas deve aparecer nas vistas padrão (esquerda, direita, topo, base, trás, frente e câmera). Nessas vistas também não está aparecendo?
Não estavam , mas conseguir resolver Clicando em Visualizar , ia na Frente ou Direita e clicava Em Direita ( Por exp) ai aparecia , já to na aula 4 hehe , quando vc for fazer mais tutorias faz com o blender em Inglês pode ser?
O ke acontece e ke depois de carregar as imagens. Kuando temos de por o mesmo tamanho para casar uma foto com outra eu nao consigo abrir a foto. Sera ke me poderia explicar melhor como se faz isso.
Olá Eduardo Gomes, vamos descrever o passo a passo aqui. Caso não funcione, informe-nos em que etapa você encontrou um problema. 01. Com a cena inicial do blender aberta, vamos apertar N para aparecer a barra de propriedades(caso ela já não esteja visível); 02. Na janela de propriedades vamos marcar a caixa "Imagens de plano de fundo"; 03. Em "Imagens de planos de fundo" vamos clicar em "Adicionar imagem"; 04. Surgirá, logo abaixo do botão "Adicionar Imagem", uma caixa escrita "Não definido"; 05. Clique no botão abrir. Localize a sua imagem, para o exemplo vamos começar utilizando a imagem da frente, e clique no botão abrir imagem. 06. Vamos apertar CTRL+ALT+Q, para dividir a janela em 4 e para que possamos ver a imagem de referencia 1 - Frente; 07. Na "Janela de Propriedades" no item "frente.jpg" (onde anteriormete estava com o nome de "Não Definido") vá em "Eixos:" e escolha a opção "Frente"; 08. Novamente na Janela de Propriedades clique em "Adicionar imagem". A nova caixa de "Não definido" surgiu logo abaixo da "frente.jpg"; 09. Clique em "Abrir" e localize a sua imagem, vamos agora utilizar a imagem "lado.jpg" e em Eixos escolha "Direita"; 10. Novamente na Janela de Propriedades clique em "Adicionar imagem". A nova caixa de "Não definido" surgiu logo abaixo da "lado.jpg"; 11. Clique em "Abrir" e localize a sua imagem, vamos agora utilizar a imagem "topo.jpg" e em Eixos escolha "Topo"; 12. Agora passamos para Janela de visualização 3D. Você deve estar vendo as 3 imagens, uma em cada Vista (Topo, Frente e Direita). Aperte "Z" para ver só o aramado do cubo que veio com a cena; 13. Com o mouse na vista Direita aperte "S" e em seguida "Y", para redimensionar o cubo somente no eixo Y até casar com as linhas da imagem; 14. Ainda na vista Direita aperte "S" e em seguida "Z", para redimensionar o cubo somente no eixo Z até casar com as linhas da imagem; 15. Neste ponto veremos que apesar de o cubo casar na altura da direita na vista frontal a imagem está maior que a altura do cubo, então teremos que ajustar a altura da imagem frontal. Na janela de propriedades vá em "frente.jpg" (a primeira de imagens de plano de fundo) na opção tamanho altere de 5.000 para altere para 3.300 (isso deve ajustar ao tamanho do cubo, caso contrário fique livre para alterar ate o valor que ficar melhor). 16. Na vista frente aperte "S" e em seguida "X", para redimensionar o cubo somente no eixo X. 17. Agora precisaremos ajustar o tamanho da imagem na vista "Topo". Na janela de propriedades em "topo.jpg" (a terceira imagem adicionada nas "Imagens de Plano de Fundo") vá em tamanho e altere de 5.000 para 3.300. Pronto, suas imagens de referências estão ajustadas.
Olá Eduardo Gomes, qual o problema que está ocorrendo no momento que você tenta colocar a imagem no lado? A melhor forma de mostrar como fazer está no vídeo em 3:23. Então para que possamos esclarecer melhor a sua dúvida precisamo de mais detalhes.
CONSEGUI FAZER O MONSTRO SEM USAR O ESPELHO. MAS DEMOROU MAIS. HEHE. Ó TENHO UMA DUVIDA , O BLENDER TAMBÉM EXPORTA EM FORMATO DE IMAGEM COMUM TIPO JPG , PNG OU OUTRO FORMATO ASSIM? QUERO SALVAR A FOTO DO PRATO COM ROSQUINHA EM FORMATO DE IMAGEM HD
Olá Kaue Carangos após renderizar, como vimos no final da Tutorial de Blender • Aula 3 • Introdução a Materiais, Texturas e Renderização, vá no menu Imagem > Salvar como imagem (F3). Localize a pasta que deseja salvar e escolha em qual formato deseja que a imagem deve ser salva. Dê um nome e pronto.
Olá Biteiro Retardado, você poderia enviar um screenshot da sua tela do blender mostrando as configurações da seção "Imagens de Plano de Fundo" e na janela de visualização 3D com as 4 vistas? mande para e-mail praxinoscopio@outlook.com.br, assim poderemos analisar melhor o que está acontecendo
Boa noite Mistério Do You Tube, a sua pergunta é um pouco ampla, se você quer uma resposta rápida de como renderizar, basta apertar F12. Mas se você quer ver como configurar uma cena para renderizar, nos mostramos introdutoriamente no seguinte vídeo: ua-cam.com/video/tfSgeiHPW4Q/v-deo.html
Po as minhas rosquinhas ficaram muito legais , mais quando eu salvei elas em arquivo blender o prato e a madeira fico tudo rosa ;-; porque? eu fiz alguma coisa de errado?
Boa Noite Raul Stafi, você poderia enviar o seu arquivo para "contato@praxinoscopio.com.br". Veremos o que aconteceu e responderemos o mais rápido possível.
Bom dia FANG _Gamers, Ctrl+Alt+Q você aperta 1 vez para ver as 4 vistas e mais 1 vez para selecionar qual delas você quer ampliar (irá ampliar aquela que o cursor do seu mouse estiver em cima).
FANG _Gamers, você alterou a interação (naquela tela inicial) ou as predefinições (no painel de preferências de usuário)? Tirou do blender (padrão) para 3DSmax ou Maya?
Quer ajudar a crescer mais e ter muito mais conteúdo? Então participe da nossa campanha de financiamento coletivo: apoia.se/prx3d
já tentei solicitar a imagem, mais não estou conseguindo.
meu amigo vc merece 1 milhao de likes,pelo amor de Deus gente esse conteudo e valioso,obg meu amigo,likes,likes,likes etc....
Eu já gosto dos seus tutoriais sem antes começar! Porque já sei que será bom! Parabéns de verdade!!!!!
Olá Anna Flavia Queiroz, que bom que você curte os nossos tutoriais, sinta-se a vontade para nos enviar as suas eventuais dúvidas.
Excelente tutorial sobre blender. Os vídeos são bem didáticos, explicando os conceitos básico na prática. Parabéns André Macedo.
Cara, parabéns pelo tutorial, ajuda muito quem está iniciando, espero que esteja tendo o feedback esperado!
Cara, muito bom...Sei que um elogio não acrescenta em nada. Mas também sei que la no fundo faz toda diferença. Parabens e mt obrigado.
Obrigado The Bode Play. Que bom que que você gostou dos nossos vídeos. Continue nos acompanhando todas as terças e quintas as 22h.
Excelente vídeo cara, continuem assim que eu continuo acompanhando. ;)
Muito obrigado Rodrigo Medeiros
Olha a gambiarra!!! Genial, não tinha pensado nisso! Eu acabo ajustando meus blueprints fora de proporção no olho mesmo...
nossa cara, não tenho nem palavras para agradecer essas vídeos aulas que fizestes, me ajudou muito e acredito que ajudou muitas pessoas que tinha dificuldades de trabalhar com esse programa de modelagem 3d, como eu uso linux não tinha muitas opções descentes, até ver o blender .. Muito obrigado mesmo cara, parabéns por seu trabalho, e sucesso em sua vida !
junior tem como vc me mandar as imagens desse tutorial ..?
danbrow22@gmail.com
oi irmão, eu não terminei esse desenho por que meu espelhar ele espelha ao contrario e tentei diversas formas de mudar isso mas não adiantou, mas assim que conseguir e concluir o a modelagem mandarei sim vlw :D
@Praxinoscopio Por favo teria como mandar os links de referencia das imagens, de suas aulas principalmente do cão infernal.. Desde ja agradeço . Sua aula e 10! vlw !
Olá Amigo, vejo que seu site nao esta mais disponivel, fica meio dificil para que possamos seguir esse tutorial , como já foi dito, sua ditatica é muita boa. sei q deve ter seus motivos, mas se possivel, favor dar um norte para que possamos baixar o material
Isso que eu queria realmente aprender aushuahs Tenho um projeto pessoal e quero aprender fazer LOW POLY muito obrigado pela aula.
Mas pode ser feito no Ps sem modelagem.
muito bom o vídeo
chegou na parte que eu queria mais que seria a parte de escultura que é algo que não conheço muito bem
eu queria também pedir um tutorial sobre blue prints, sabe, como fazer elas
oque é preciso, dimensões, etc.
Um deus entre mortais.
Olá, não consigo acessar o link das imagens de referência, alguma alternativa?!
parabens muito bom as aulas '
Ganhou um inscrito fiel cara ❤️
Olá jeanzeirA, que bom que você curtiu o nosso tutorial, esse tutorial é do blender 2.7, já deu uma olhada no blender 2.8?
porfavor disponibiliza as imagen ai aguardo vlw
Ola Pessoal, uma pergunta muito recorrente é sobre o funcionamento do CTRL + ALT + Q. Além do CTRL+ATL+Q, você pode utilizar os números 7, 1, 3, e 0 do teclado numérico e não há diferença entre elas e selecionar a vista com o CTRL+ALT+Q. Mas a situação que vocês estão passando não é um problema, na versão 2.71 o CTRL+ALT+Q está bloqueado para sempre voltar para a vista Perspectiva. Se você quiser desativar esse bloqueio, com a tela dividida nas 4 vistas vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear.
quando eu vou baixar a imagem aparece esse link : dnserros.oi.com.br/main?InterceptSource=0&ClientLocation=br&ParticipantID=ln9ax8zglhs3lmc5wonrlcomvi6lvzb4&FailureMode=1&SearchQuery=&FailedURI=http%3A%2F%2Fwww.praxinoscopio.com.br%2Fandremacedo%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Ftutoriais%2Fblender-tutorial4-imagens-de-referencia.zip&AddInType=4&Version=2.1.8-1.90base&Referer=&Implementation=0&method=GET
Rafabr HUE
Voce conseguiu o material Amigo?
ADS Lima material? n é que eu nem assisti o video todo,eu pausei quando ele colocou a imagem no blender dai eu fui baixar a imagem e deu um erro que eu comentei ai em cima
Praxinoscopio o link esta com problema peço por favor para resolver o link
Filipe game Praxinoscopio gostaria das imagens de referencias não consigo baixar, teria como me enviar?!
Olá sei que já faz tempo que postou o tutorial mas me interessei muito por ele e a qualidade das aulas.Eu estava usando o cinema 4d e consegui fazer muita coisa com ele mas encontrei dificuldades na hora de modelar personagens , animar e a falta de bons tutoriais em português atrapalhou muito,procurando no YT vi que existem muitos tutos sobre o blender e decidi mudar de ferramenta somando a esse fato o de o blender ser gratuito.Estou aqui na sua aula 4 e não consigo abrir o seu site para obter as imagens modelo da aula "Cão Infernal" Será que poderia por favor disponibiliza-las novamente.Grato e obrigado por compartilhar seu conhecimento.+1 inscrito
Boa Noite, não é possível responder alguns, pois não possuem conta no GOOGLE+. E isso é uma exigência do youtube para poder receber respostas dos comentários e perguntas feitas.
+Praxinoscopio Teria como colocar o link para as imagens novamente? Pois você foi o melhor que achei no youtube para aprender Blender, sua didática é 10!
pq quando eu aperto ctrl+alt+q so vai para a camera perspectiva?
ola eu nao estou conseguinto acessar seus link,poderia me passar outro
nao funciona mais o link
Cara gostei muito desse seu tutorial. Qual seria a possibilidade de fazer tutorial de criação de personagem para animação e animação?
Olá Yamimura Ichijou Dragon, já estamos desenvolvendo um tutorial de criação de personagem completo. Acreditamos que no começo de junho ele já deve estar pronto para ser disponibilizado para vocês
o link nao abre ?
Bom dia, esse tipo msm que eu to querendo fazer
+Praxinoscopio já acompanho os tutoriais do Blender, a algum tempo queria saber se tem algum modificador para modelar armadura? estou tentando modelar uma armadura do homem de ferro.
Pessoal, pra quem ta sem as imagens. Eu peguei elas direto do vídeo e dei uma "corrigida" no tamanho no photoshop. Não são as originais mas ajuda.
mega.nz/#!3cxxDARZ!F0B4sItuFxAKSCpOytwCI9J9KkvUP2-o52Lzwg_fwbU
+Eder Luciano Vlw cara!
+Eder Luciano Mano muito obrigado, salvou a vida da galera haha
+Eder Luciano as alturas ja casam?
sbogamergtaminecraft Faz um tempo que eu peguei essas imagens do vídeo. Mas dá pra vc trabalhar com elas numa boa.
+Eder Luciano Caramba cara, muito obrigado mesmo!
Galera não da pra baixar as imagens mas eu coloquei o video em 1080p e dei print quando ele abre cada uma foi o jeito né mas deu certo e consegui fazer !!!!
loami santos vc ainda tem o print salvo? não estou conseguindo fazer bons prints (com boa visualização) se der, disponibiliza ai. obrigada.
só eu q nao consigo acessar os links pra baixar as imagens???
Olá Praxinoscopio , nao estou conseguindo pegar o conteúdo de imagem , será que você pode me ajudar ?
Bom dia. Estou precisando saber se você teria ou poderia postar um vídeo de modelagem de carros, pois estou começando neste ramo e não vi um(a) camarada sequer que explica melhor ou igual à você. Haveria essa possibilidade? Está de parabéns. Valeu.
Olá Ganhando Com Pouco agora em novembro terminaremos o cão infernal. Mas a partir de dezembro começaremos um tutorial sobre como modelar um carro.
Estarei lá para acompanhar. Valeu.
ganhando com pouco ..tem como vc me mandar as imagens desse tutorial....
olá ... gostaria de saber se voces podem disponibilizar a imagem de referencia.. não consigo baixar pelo link do video...
mds, como vcs só tem isso de visualizações? o mundo não sabe o que é qualidade tsc tsc..
Muito obrigado Ayron Matos.
Obrigado
Olá , então quando quero trocar a visão o blender não esta funcionando.Teria alguma outra forma de trocar a visão a não ser o CTRL + ALT + Q ?
Esse tutorial é o divisor de aguas, você deixa de ser iniciante e vira um homem x3
Fiz diferente para igualar as alturas. Dividi 824 por 542 e multipliquei por 10. Uma regra de três. Considerei que o Blender aplicou as medidas horizontais com valor 10. Com a regra de três aumentei a medida horizontal da imagem lado de modo que a altura fique conforme da imagem de frente.
Boa tarde Wagner Matias de Andrade, que ótimo. É uma excelente forma de ajustar a medida das imagens.
ola, eu não consigo acessar o site para adquirir as imagens de referencia... onde eu posso adquiri-las???
Me ajuda, quando mudo pras 4 câmeras a que era pra ficar ''câmera-perspectiva'' fica de frente tbm, ai fica duas fotos repetidas, como faço pra deixar na camera perspectiva?
quando dou ctr+alt+q em qualquer outra visão que não seja a perspectiva ela ocupa o lugar da visão perspectiva :( n sei o q fazer pra colocar de volta. tava usando a versão 2.77, mas vou baixar a do vídeo pq tá foda
Boa Noite Aleatoriedade da Vida, dê uma olhada na imagem anexa, vai resolver o seu problema:
drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLRm9pdjBkVWtMMDg/view?usp=sharing
Não consigo colocar nas outras vistas com o CTRL + ALT + Q
O MINIMO QUE VOCÊ MERECE E UM OBRIGADO. ENTÃO AQUI VAI O MEU, MUITO OBRIGADO POR CADA VIDE-O AULA. AJUDOU MUITO QUANDO EU JOGO RESIDENT EVIL OU OUTRO JOGO EU SEMPRE IMAGINEI EU MESMO NO JOGO E AGORA EU CONSIGO FAZER ISTO GRAÇAS A VOCÊ AMIGO. ENTÃO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
Muito obrigado Kaue Carangos, ficamos felizes que você tenha gostado e conseguido aprender de forma fácil com as nossas aulas
site ta fora do ar
BOM DIA AMIGO, NAO ENCONTRO AS IMAGENS DE REFERENCIA PARA BAIXA-LAS... ONDE POSSO CONSEGUI-LAS PRA SEGUIR COM SEUS TUTORAIS MARAVILHOSOS? FICO NO AGUARDO! OBRIGADO! JULIANO MAINARDI
Boa noite Juliano Mainardi, você pode baixar as imagens de referência no link: drive.google.com/drive/folders/0B9dpJd2TvHRLRlFUV29XczFndHc?usp=sharing
qual dos programas é melhor maya ou blender? quais as vantagens de um para o outro.
+ederson Bairros Maya é melhor, porque é usado em estudios profissionais como Disney, Pixar, Warner Bros etc. Mas a vantagem do blender, é que ele é muito bom e é gratuito.....
Vitor Diniz eu descobri uma coisa muito legado do blender ele foi todo escrito em python. A linguagem mais simples de todas.
Como consigo as fotos de referencia?? Não consigo acessar o link da descrição
Vc pode fazer uma aula da verção mais nova
Olá Teteu Game, no momento o Blender ainda não lançou a versão 2.8. Assim que lançar faremos aulas novas desses mesmos conteúdos.
o link ta quebrado
Cara o link está off!! Tem como restaurar ele? Fui inciar hoje a assistir os videos porém sem sucesso porque faltou as imagens.
Essa introduçao inicial das suas aulas, Praxinoscopio foi feito en blender? O audio teria nele ou ele faz só animação e audio tem que ter um pronto para adicionar?
Boa tarde adilson armani, o blender não traz nenhum áudio pronto. Você tem que ter a música para adicionar
como faz p baixar esse molde?
as imagens de referencia onde encontro?
amigo , em alguma parte deste curso, voce ensina sobre animações? eu tenho muita curiosidade em aprender, a pegar por exemplo , fazer um bonequinho se mexer e falar alguma coisa. voce sabe fazer isto? alguma parte do curso seu tem isto? quero muito aprender a fazer isto.
Olá Antonio Luiz Afonso, pretendemos fazer um tutorial completo que vai seguir todo o processo de criação de um personagem:
Escultura > Retopologia(Modelagem) > Rigging (colocação dos ossos) > Texturização > Animação. Mas ainda não chegamos nessa parte, esse tutorial do cão infernal serve de base para modelagem, levar do nível básico para o intermediário, mas como nos explicamos durante os vídeos, essa criatura não foi feita para ser animada.
obrigado por responder, sabe se vai demorar? ficarei aguardando o tutorial.
Ei cara! não to conseguindo baixar as imagens de referência
Onde consigo essa imagem ?
PRX 3D me responde como faz pra "cortar" com essa referencia de imagem tipo vc posiciona e arrasta como se fosse simples. responde ae
Olá Natalia Ines, nos cortamos a imagem de referencia no photoshop, já trouxemos elas cortadas para o Blender
Olá. Primeiro parabéns pelos vídeos. e Agora peço que me ajude com um problema simples: Sigo os passos, dou ctrl+alt+Q, divido a tela em 4, adiciono as imagens de referência. e quando fico com o mouse posicionado sobro quadrante da direita e dou ctrl+alt+Q aparece a tela onde tem apenas o cubo e não a que tem a imagem de lado que está no quadrante da direita. O que devo fazer para aparecer o mesmo quadrante que vc?
Boa noite Silvano Colli, dê uma olhada na imagem anexa, ela vai ajudar a resolver o seu problema:
drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLRm9pdjBkVWtMMDg/view?usp=sharing
Parabéns pelo canal. Tenho acompanhado as aulas. Quando porém, aperto ctrl +Alt +Q com o mouse em cima da Ortográfica-Direita como ensinado em aulas anteriores, só aparece o cubo da Perspectiva-Usuária sem a imagem a ser trabalhada (lado). O que estou fazendo de errado?
Boa Noite Procopio, esse erro ocorre só quando você clica na ortográfica direita, ou acontece nas 4 vistas também? você poderia mandar o seu arquivo para o e-mail "contato@praxinoscopio.com.br", pois se for algum erro da configuração, poderei ver e responder. Obrigado por participar do nosso canal e continue nos acompanhando.
Praxinoscopio vai em VISUALIZAR no canto inferior do lado esquerdo da tua tela, e clica em " Visualização . Perspectiva / Ortográfica , acho q vai te ajudar ou vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear. ai vc pode usar os números, provavelmente vc utiliza um notbook creio eu.
Qual é a hotkey da faca?
Meu caro estou com um problema, o link para as imagens de referência não fuciona!!
+Gilvan Souza mega.nz/#!3cxxDARZ!F0B4sItuFxAKSCpOytwCI9J9KkvUP2-o52Lzwg_fwbU
valeu abraço
Amigo , quando eu escrevo o comando Ctrl Alt Q sobre qualquer uma das quatro telas ele sempre me retorna a visão de perspectiva e não a visão com a qual quero trabalhar, por favor me ajude,obrigado
Olá Guilherme Damiani, além do CTRL+ATL+Q, você pode utilizar os números 7, 1, 3, e 0 do teclado numérico e não há diferença entre elas e selecionar a vista com o CTRL+ALT+Q. Mas a situação que você está passando não é um problema, na versão 2.71 o CTRL+ALT+Q está bloqueado para sempre voltar para a vista Perspectiva. Se você quiser desativar esse bloqueio, com a tela dividida nas 4 vistas vá ao Painel de Propriedades (N), na opção Mostrar e desmarque a opção bloquear.
ONDE BAIXAR AS IMAGENS?
ATT
arquivo atual do cão infernal , drive.google.com/open?id=1jLLhcAblaJi4NEGv4EzYwNZ_vURuuRUT
da pra fazer pelo zbrush e exporta pro blender que e mais facil?
Olá Samuel Games, pode sim, se você preferir pode esculpir no Zbrush e mandar para o blender usando O GoB (en.blender.org/index.php/Extensions:2.6/Py/Scripts/Import-Export/GoB_ZBrush_import_export) ou se preferir pode simplesmente exportar em OBJ
vlw
link das imagens esta off se possivel atualiza o link agradeço desd ja
+Sammaell Felix mega.nz/#!3cxxDARZ!F0B4sItuFxAKSCpOytwCI9J9KkvUP2-o52Lzwg_fwbU
o link ta com problemas
Vc é foda
Obrigado Dimsum BR. Que bom que que você gostou dos nossos vídeos. Continue nos acompanhando todas as terças e quintas as 22h.
O link está com problemas =/
toda vez q for modelar um personagem/criatura ou até mesmo objetos complexos como automóveis,tem q ter referencias?
Boa Noite Alvessora, para personagens e criaturas você não precisa ter referências, e não é incomum fazer sem imagens base (mas para facilitar, principalmente quem está começando, é bom utilizar referências - que você mesmo desenhou num papel). Agora para automóveis, plantas baixas, ou outro tipos de objetos complexos é sempre bom ter imagens para guiar a modelagem. Pois principalmente para carros, é muito difícil acertar as medias sem imagem de referência.
ou seja,se eu for criar meu próprio personagem,vou precisar saber desenhar em papel para poder usar como referencia na modelagem.Eu meio q já sabia q isso teria uma importância para quem modela em 2d e 3d.
Bom dia alvessora, isso vai depender da sua habilidade e paciência, mas ter um esboço do seu personagem vai facilitar o seu trabalho, pois saberá qual é o seu objetivo final e quando você chegou lá. Mas não é obrigatório saber desenhar. A criatura que nós estamos fazendo na aula 4 fiz sem referências, só da minha cabeça, e o processo de modelagem não foi diferente do que estamos fazendo agora, só tive que pensar mais. Mas na vida profissional, normalmente você vai usar personagens de referência, mesmo que esteja só no papel e você não coloque imagem no blender, pois o tempo é curto, e não dá para esperar a criação ocorrer durante a modelagem.
galera preciso de uma dica, onde eu consigo fazer uma imagem de referência? só se eu desenhar no papel e escanear pra por no programa ou existe algum programa que dá pra fazer as imagens?
Boa tarde meykson x, você pode utilizar Photoshop, Gimp, Corel Painter e etc. Se você é um bom desenhista, faça a mão mesmo e use um scanner ou a câmera do seu celular para passar a imagem de referência para o computador.
obrigado por responder, infelizmente estou começando agora com o blender e não sabia quais programas utilizar pra fazer uma imagem de referência, obrigado por dizer quais programas são bons, ah, e suas aulas são ótimas, ajudam muito !!!
qual o nome dessas imagens de referencia (como eu faço para pesquisar algo parecido)
Olá enzo yokota ribas, você pode procurar por "character model sheet" no google
o link das imgs n abre
como faz para ter a imagen do cao infernal
Boa tarde jefferson mata pereira, baixe as imagens de referência no link: drive.google.com/drive/folders/0B9dpJd2TvHRLRlFUV29XczFndHc?usp=sharing
Poxa amigo,não consigo baixar a imagem,e complicado porque estou acompanhando seus tutoriais e o canal esta inativo ao meu ver,disponibiliza a imagem do cao para a galera continuar acompanhando suas videos aulas ou então feche a mesma :/
+manoel louro mega.nz/#!3cxxDARZ!F0B4sItuFxAKSCpOytwCI9J9KkvUP2-o52Lzwg_fwbU
+manoel louro Clica nesse link e tem as imagens
Obrigado vlw :D
:D
como aparece o que vc tá teclando ai na tela?
Boa Noite Alexandre Silva. Para que as teclas apareçam na tela foi necessário ativar o Screencast Key. Caso você queira ativar, basta seguir estes passos: Menu Arquivo > Preferências de Usuário > Complementos > Janela de Visualização 3D > 3D View: Screencast Keys (ativar a opção na caixa no canto direito ao lado do boneco andando) > Salvar Preferências de Usuários. Pronto, a opção Screencast Key já está disponível para ativação na janela de visualização 3D. Basta apertar N para abrir a Janela de Propriedades e lá no final apertar o botão Start Display.
não estou conseguindo a imagem, ninguém me envia!
Como que faço para baixar as imagens
Boa Rick Marinho #Zangado, as imagens de referência estão no link: drive.google.com/drive/folders/0B9dpJd2TvHRLRlFUV29XczFndHc?usp=sharing
Amigo, nao sei nem se vc responde mais esse video, mas nao consigo dimensionar as imagens.. a caixa 'tamanho' simplesmente nao existe, só opacidade!!! Me ajuda pls!
Boa tarde Henrique Rocha, dê uma olhada na imagem abaixo, ela deve resolver o seu problema.
drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLclQzVlpVQmxTaHM/view?usp=sharing
como você fez para ajustar o cubo a cada imagem,eu não conseguir,pode me ajudar?
Boa tarde Vitor Hugo. Você conseguiu ver o vídeo até o final?
Aqui está o link com a parte exata de como ajustar o tamanho: ua-cam.com/video/SOyE4gsMCsw/v-deo.htmlm9s
Acredito que a mudança da posição do ajuste de tamanho da imagem possa ter causado a sua dificuldade. Dê uma olhada na imagem abaixo para ver onde está o ajuste das imagens de referência:
drive.google.com/file/d/0B9dpJd2TvHRLclQzVlpVQmxTaHM/view?usp=sharing
na opção das imagens não tem a opção que você usou no vídeo?
eu conseguir achar depois de ver o vídeo de novo,obrigado.
Pessoal, tenho uma ideia que vai ajudar bastante pra quem nao conseguiu as imagens do modelo.
Certo, intao vc pode assistir em full HD o video e quando o video chegar a imagem do modelo nas posiçoes que vc vai precisar, intao vc pausa e tira print e salva a imagem no paint e usa ela quase que da mesma forma, nao vai ficar exatamente como a dele mas vai da pra quebrar o galho. Bom se vc nao sabe fazer isso, "tirar print da imagem e salvala para seu uso" pesquise como fazer isso na internet que tem pessoas mostrando como fazer isso que é mt simples. Espero ter ajudado.
pessoal quando fui colocar imagem de fundo, o meu não apareceu na visão "perspectiva" só nos outros 3, pq ?
Olá Vinicius Mouse, a imagem só aparece nas ortogonais e na perspectiva visão da camera, se você vc não estiver na visão da câmera essa imagem não irá aparecer. Mas acredite, essa imagem é desnecessária na câmera
Não estou conseguindo mudar para as cameras ortográficas
arrumei .-.
Ei quando eu adiciono as imagens não aparece em todas as vistas , fica faltando aparecer no Perspectiva - Usuário , até ai tudo bem mais quando dou CTRL + Q na direita ou em outras vistas , não aparece a imagem no fundo , como resolvo?
Boa tarde Mistério do You Tube, É normal não aparecer na Perspectiva - Usuário, mas deve aparecer nas vistas padrão (esquerda, direita, topo, base, trás, frente e câmera). Nessas vistas também não está aparecendo?
Não estavam , mas conseguir resolver Clicando em Visualizar , ia na Frente ou Direita e clicava Em Direita ( Por exp) ai aparecia , já to na aula 4 hehe , quando vc for fazer mais tutorias faz com o blender em Inglês pode ser?
Não , como resolvo?
O ke acontece e ke depois de carregar as imagens.
Kuando temos de por o mesmo tamanho para casar uma foto com outra eu nao consigo abrir a foto.
Sera ke me poderia explicar melhor como se faz isso.
Olá Eduardo Gomes, vamos descrever o passo a passo aqui. Caso não funcione, informe-nos em que etapa você encontrou um problema.
01. Com a cena inicial do blender aberta, vamos apertar N para aparecer a barra de propriedades(caso ela já não esteja visível);
02. Na janela de propriedades vamos marcar a caixa "Imagens de plano de fundo";
03. Em "Imagens de planos de fundo" vamos clicar em "Adicionar imagem";
04. Surgirá, logo abaixo do botão "Adicionar Imagem", uma caixa escrita "Não definido";
05. Clique no botão abrir. Localize a sua imagem, para o exemplo vamos começar utilizando a imagem da frente, e clique no botão abrir imagem.
06. Vamos apertar CTRL+ALT+Q, para dividir a janela em 4 e para que possamos ver a imagem de referencia 1 - Frente;
07. Na "Janela de Propriedades" no item "frente.jpg" (onde anteriormete estava com o nome de "Não Definido") vá em "Eixos:" e escolha a opção "Frente";
08. Novamente na Janela de Propriedades clique em "Adicionar imagem". A nova caixa de "Não definido" surgiu logo abaixo da "frente.jpg";
09. Clique em "Abrir" e localize a sua imagem, vamos agora utilizar a imagem "lado.jpg" e em Eixos escolha "Direita";
10. Novamente na Janela de Propriedades clique em "Adicionar imagem". A nova caixa de "Não definido" surgiu logo abaixo da "lado.jpg";
11. Clique em "Abrir" e localize a sua imagem, vamos agora utilizar a imagem "topo.jpg" e em Eixos escolha "Topo";
12. Agora passamos para Janela de visualização 3D. Você deve estar vendo as 3 imagens, uma em cada Vista (Topo, Frente e Direita). Aperte "Z" para ver só o aramado do cubo que veio com a cena;
13. Com o mouse na vista Direita aperte "S" e em seguida "Y", para redimensionar o cubo somente no eixo Y até casar com as linhas da imagem;
14. Ainda na vista Direita aperte "S" e em seguida "Z", para redimensionar o cubo somente no eixo Z até casar com as linhas da imagem;
15. Neste ponto veremos que apesar de o cubo casar na altura da direita na vista frontal a imagem está maior que a altura do cubo, então teremos que ajustar a altura da imagem frontal. Na janela de propriedades vá em "frente.jpg" (a primeira de imagens de plano de fundo) na opção tamanho altere de 5.000 para altere para 3.300 (isso deve ajustar ao tamanho do cubo, caso contrário fique livre para alterar ate o valor que ficar melhor).
16. Na vista frente aperte "S" e em seguida "X", para redimensionar o cubo somente no eixo X.
17. Agora precisaremos ajustar o tamanho da imagem na vista "Topo". Na janela de propriedades em "topo.jpg" (a terceira imagem adicionada nas "Imagens de Plano de Fundo") vá em tamanho e altere de 5.000 para 3.300. Pronto, suas imagens de referências estão ajustadas.
Praxinoscopio obrigado agora ja consegui perceber
Quando eu aperto Ctrl + Alt + Q o meu não vai diretamente para Ortográfica - Direita mas sim para a visão do usuário. O que eu faço?
+Discuta Hoje, dê uma olhada no link abaixo, ele vai ajudar a resolver o seu problema: prx3d.com.br/2017/01/22/alternar-entre-as-vistas-do-blender/
Obrigado
eu nao consigo abrir a imagem do lado direito do cao infernal so consigo abrir a inicial poderia me explicar como se faz
Olá Eduardo Gomes, qual o problema que está ocorrendo no momento que você tenta colocar a imagem no lado? A melhor forma de mostrar como fazer está no vídeo em 3:23. Então para que possamos esclarecer melhor a sua dúvida precisamo de mais detalhes.
eduardo tem como me enviar as imagens pra mim danbrow22@gmail.com
como você conseguiu essas imagens?
Bom dia FANG _Gamers. Essas imagens de referência eu mesmo fiz, especialmente para essas aulas.
minha camera do blender nao quer selecionar a de frente e as demais como resolvo isso?
Olá Lucasgameplays vlogs2, conseguiu resolver o problema?
@@PRX3D consegui sim obrigado,mas mas tutorial de modelagem porfavor
Faz*
cara nao da pra pegar as imagens neste link
Boa noite Vavoom !!! as imagens de referência estão no link: drive.google.com/drive/folders/0B9dpJd2TvHRLRlFUV29XczFndHc?usp=sharing
O link não funciona cara. :/
como você deixa a janela da direita visível?, aqui não está dando x.x
se o problema que vc esta dizendo é do 6:17 é só coloca a camera para a direita (num 3) e deixa no modo ortográfico (num 5) :D
***** link off
so ve o começo do video parece facil ai se vai faze fica boiando
Tá chato esse bloqueio dos arquivos no Google drive...
CONSEGUI FAZER O MONSTRO SEM USAR O ESPELHO. MAS DEMOROU MAIS. HEHE. Ó TENHO UMA DUVIDA , O BLENDER TAMBÉM EXPORTA EM FORMATO DE IMAGEM COMUM TIPO JPG , PNG OU OUTRO FORMATO ASSIM?
QUERO SALVAR A FOTO DO PRATO COM ROSQUINHA EM FORMATO DE IMAGEM HD
Olá Kaue Carangos após renderizar, como vimos no final da Tutorial de Blender • Aula 3 • Introdução a Materiais, Texturas e Renderização, vá no menu Imagem > Salvar como imagem (F3). Localize a pasta que deseja salvar e escolha em qual formato deseja que a imagem deve ser salva. Dê um nome e pronto.
OK MUITO OBRIGADO AMIGO.
Kaue Carangos vc teria a imagem do caõ infernal pra disponibilizar pra galera??
eu quero fazer outro modelo com apenas a imagem da frente mas o problema é que eu abro mas não aparece no espaço de trabalho por favor me ajude!
Olá Biteiro Retardado, você poderia enviar um screenshot da sua tela do blender mostrando as configurações da seção "Imagens de Plano de Fundo" e na janela de visualização 3D com as 4 vistas? mande para e-mail praxinoscopio@outlook.com.br, assim poderemos analisar melhor o que está acontecendo
Praxinoscopio ja nao é preciso ja resolvi o problema desculpe incomodar.
Sem problemas Biteiro Retardado, fique a vontade para nos enviar as suas eventuais dúvidas
como faz pra renderizar?
Boa noite Mistério Do You Tube, a sua pergunta é um pouco ampla, se você quer uma resposta rápida de como renderizar, basta apertar F12. Mas se você quer ver como configurar uma cena para renderizar, nos mostramos introdutoriamente no seguinte vídeo: ua-cam.com/video/tfSgeiHPW4Q/v-deo.html
faz um vídeo ensinando a fazer animação
Po as minhas rosquinhas ficaram muito legais , mais quando eu salvei elas em arquivo blender o prato e a madeira fico tudo rosa ;-; porque? eu fiz alguma coisa de errado?
Boa Noite Raul Stafi, você poderia enviar o seu arquivo para "contato@praxinoscopio.com.br". Veremos o que aconteceu e responderemos o mais rápido possível.
Praxinoscopio ok :)
O meu ficou assim tb!! eu acho q foi pq eu mudei a pasta das imagens da textura!
Rodrigo maia rodriguesbda silva eu tbm uma pasta tava cheia de uns items lá mas nem liguei acho que foi isso :/
tem que aperta o Ctrl+Alt+Q duas vezes? porque não aparece as 4 vistas
Bom dia FANG _Gamers, Ctrl+Alt+Q você aperta 1 vez para ver as 4 vistas e mais 1 vez para selecionar qual delas você quer ampliar (irá ampliar aquela que o cursor do seu mouse estiver em cima).
FANG _Gamers, você alterou a interação (naquela tela inicial) ou as predefinições (no
painel de preferências de usuário)? Tirou do blender (padrão) para
3DSmax ou Maya?