Olá! "Eu pecador me confesso...", pois este modo de cozer o polvo (só para cozer, depois faz-se dele o que se quiser, em salada fria, lagareiro, etc.) foi-me passado por uma chefe de cozinha. Como engraçou comigo, ela própria me levou para o interior da cozinha (em Vigo, Galiza - claro que não revelo mais nomes) e passou-me o segredo que eu prometi não revelar... Infelizmente, já tinha alguma idade, e como já faleceu... aqui vai o segredo (repito, apenas para cozer o polvo depressa e não perder a graça, ficar com a pele inteira e todo castanhinho, etc). Usar um polvo pequeno: 1) Colocar água fria numa panela e deixar levantar a fervura (nada de sal ou outra coisa qualquer); 2) Com um garfo longo de cozinha (e com o polvo completamente limpinho) pica-se ao centro e mergulha-se na água em ebulição para lhe dar um escaldão. Imediatamente a fervura vai abaixo, mas deixa-se o polvo durante 2 minutos, sempre preso ao garfo. Depois retira-se e reserva-se. 3) Deixa-se a água entrar novamente e ebulição para submeter o polvo a um segundo escaldão. 4) Repetir, até se completarem 4 escaldões (com o garfo sempre espetado ao centro). 5) Retirar o polvo e descartar completamente a água dos escaldões. 6) Nessa mesma panela, colocar água fria (repito, FRIA) e mergulhar logo o polvo (retirando finalmente o garfo). 7) Abrir ao meio uma cebola pequena (com casca, só tirar as cascas mais soltas), juntar 3 cravinhos, 2 folhas de louro, 2 dentes de alho grandes inteiros, mas cortados segundo o comprimento para lhes extrair o centro (por vezes já esverdeado) - dizem alguns chefes que esses centros são indigestos. Deixar então levantar a fervura e reduzir um pouco a temperatura e, de tempos a tempos, espetar um palito para ver se o polvo já está cozido (não demora muito tempo; aí uns 20 minutos). 8) Estando cozido, desliga-se a fonte de calor e crescenta-se agora (E SÓ AGORA E SEM DESCARTAR A ÁGUA), o sal a gosto. Mexer e deixar em repouso durante 15 minutos. Retira-se o polvo... ET VOILÀ!!! Gostei muito do vosso clip e aprendi com ele. Vai um "like" bem merecido, aliás apresenta receitas deliciosas e fáceis de cofeccionar.
Fantástico Rogério :))))) Muito obrigado pela partilha de informação :)... Esta vou mesmo ter que experimentar :)... Se eu soubesse disto, teria incluído no vídeo hehehehe.... Um santo Natal para si e para os seus e mais uma vez, muito obrigado :)
@@TuganaCozinha aqui, chama-se 'assustar o polvo' 4 mergulhos em água quente alternando com 4 mergulhos em água com gelo, depois 8-10 min de cozimento, espetar com o garfo para ver se está ao ponto desejado. Há também quem diga que o polvo temregenaração das fibras - se ficar duro, torna-se a fazer mais 8-10 min. de cozimento que ele tornará a ficar macio... enfim, as vezes que fiz deu certo, assustar o polvo e depois colocar no forno para finalizar.
@@TuganaCozinha tem que fazer este método num próximo vídeo porque só de ler a explicação fiquei cansada. Assim em vídeo tornar-se mais fácil de confeccionar o bendito polvo. 😅
@@TuganaCozinha Uma "dica" complementar que ajuda muito a cozedura: Na minha primeira explicação não disse algo de importante. O polvo deve de estar no congelador durante 3 dias (no mínimo), pelo que se for comprado fresco deve congelar-se durante aquele tempo. Eu compro sempre já congelado dado que, em geral, já vem limpinho (ou quase) e numa embalagem muito ergonómica que se adapta bem no congelador. Deixar durante a noite a descongelar para depois ser utilizado. Explicação: durante a congelação formam-se cristais de gelo no seio das fibras dos tentáculos, os quais destroem parcialmente a rigidez das fibras tornando o polvo mais macio e, portanto, mais fácil de cozer. Agora está tudo. Ainda vou a tempo de desejar um excelente 2021 para si, para a sua equipa de apoio e para todos os utentes deste excelente canal. Abraço. :))))))))
Eu pessoalmente compro o polvo fresco e congelo, para ficar mais tenro na hora de cozinhar😉. Depois adoro polvo guisado, fica uma delícia 😀. Conceição da Cidade do Porto
Não costumo ver em directo…mas gosto muito dos seus vídeos e das suas maneiras de tratar as situações…gosto muito de cozinhar…e confesso-lho que tenho aprendido muito com os seus ensinamentos…Obrigado e continue “ a inventar” novas formas cozinhar…
Obrigado pelo vosso canal, sou apenas mais um Tuga na cozinha, que nos dias fora do trabalho gosta de cozinhar em casa. Este vídeo serviu muito bem o propósito da minha pesquisa. De salientar a forma como se apresenta e explica a receita. Cumprimentos e bom trabalho.
Primeiro, parabéns pelo canal ! Eu sou Brasileiro. Cresci numa pequena cidade praiana. Minha mãe comprava o polvo fresco e limpo - na maioria das vezes direto do barco mesmo. Todos costumam dizer que o polvo congelado é melhor, pois o congelamento quebra as fibras e deixa a carne mais macia. Pois bem: minha mãe apenas temperava com pimenta e limão e um pouquinho de sal. Na sequência colocava na panela de pressão com um pouco de água e baratas. Em mais ou menos dez minutos ficava pronto. Talvez, ela colocasse alho e ervas; mas não tenho certeza. Depois colocava um pouco de molho de tomate e deixava apurar: quando o caldo ficava mais grosso (coisa de alguns minutos) estava pronto. Contrariando tudo que se diz, o polvo dela era super macio. Vai entender? Era uma delícia! Era como se fosse uma carne de panela (mas com o 🐙 polvo) dos sete mares. Só com o arroz branco como acompanhamento já é ótimo. E olha que já comi de todo jeito: à moda portuguesa (ė como se diz lagareiro aqui no Brasil), forno, vinagrete, na chapa com batatas ao murro, caldeirada e até com leite de côco (Quase como uma moqueca). Mas igual ao da minha mãe nunca vi. Delicioso! Saudades. Ficava pronto rapidinho. Um abraço.
Uau!!! Muito obrigado pela partilha :)))... Mas fiquei com uma duvida ;)... Baratas????? Baratas daquelas que andam no chão? RSRSR :)... Uiii... só de imaginar ... Eu sei que dizem que é a comida do futuro mas... Acho que nesse aspeto prefiro viver no passado hahahaha... Abraço grande pra vc ;)
@@TuganaCozinha , kkkk ! Muito bom! Humor é tudo. Maldito corretor ortográfico! Nem vou arrumar o comentário. Parabéns pelo canal e pelo bom humor. Muita paz, saúde e muitas receitas em 2021. Abraço.
Hércules - Adorei a sua explicação !... Só edite aquele lapso de " baratas " para " batatas " ... Pois seriam batatas , certo ?... É que assim fica estranho ... 🙄 E a receita não merece , pois parece deliciosa !... 🙂
Parabéns pelo vídeo, muito bem conseguido. Se me permite uma opinião, os polvos do tacho e da panela de pressão, pecaram pelos tempos de cozedura, na minha opinião. Eu já cozinhei das 3 formas, muitas vezes, forno, tacho e pressão. A outra maneira não conheço e por tal não opino. A forma que mais uso especialmente com polvos grandes, é com a panela de pressão e fica sempre macio, com todo o sabor esperado. Aprendi com o Chef Sobral, num vídeo neste canal UA-cam. Ele faz o vídeo acompanhado com a apresentadora Fátima Lopes e explica o seguinte: Independentemente do tamanho do polvo, quando a panela de pressão dá o primeiro apito, ou comece a rodar o ''pinchavelho'' que indicia o começo da fervura, são 18 minutos. Ao fim deste tempo, seja o polvo de 1 kg ou de 5 kg, são 18 minutos. Se o polvo é pequeno, começa a fervura mais cedo e se é grande, demora mais tempo até começar mas depois do início com o 1º apito, contam-se 18 minutos e...voilá! Fabuloso!!! Experimente desta forma ou veja o vídeo do Chef Sobral que referi e vai gostar. Um bem haja e mais uma vez,...PARABÉNS! Abraços
Miguel que bom! Eu não sabia cozer polvo! Cozinhava-o congelado na panela de pressão e saia borracha. Intragável! Fiz o polvo no forno como ensinou e... delícia!!!! Descongelado!!!!🙏
Excelente orientação ! Já testei várias alternativas com a panela de pressão ..... todos ficaram borrachudos !!! Antes de desistir do polvo fiz ainda uma última vez, no forno, como orientam. Ficou extraordinário !!! Obrigado
Hoje fiz a versão forno. Sempre o cozi numa panela normal. Mas hoje ficou extraordinariamente tenro e macio. Juntei umas batatas, que ficaram um misto de cozidas/assadas. Foram 2h a 200° e depois retirei quase todo o molho que se criou, tirei a folha de alumínio e mais 15min a 240°. Uma delicia. Acho que foi a primeira refeição sem sal. Muito obrigado .
Accho que dei sorte, pois coloquei os temperos , acrescentei agua quente , e coloquei na pressão por 10 minutos , e ficou ótimo. Fiz o arroz com o caldo. Gostei muito do vídeo , parabéns🇧🇷🇧🇷😘
Boa noite, Miguel. Todos os seus videos são super produtivos, interessantes e o mais importante de tudo, imensamente úteis. Trabalho no MNE e tenho recomendado imenso o seu canal, porque desejo sinceramente que vingue.
Muito obrigado Aldora, mesmo! :)... Sabe, é por causa de comentários como o seu que eu ainda estou a fazer videos em Português, a minha vontade é abandonar isto. O reconhecimento por parte das Marcas é zero! Há duas semanas o meu sócio esteve a falar numa agência de influenciadores e disseram-lhe que os nossos números não batiam certo (que é como quem diz, que nós compramos seguidores), quando ele me contou, até trepei as paredes! lol hehehehe... O que vale é que a conversa não foi comigo, ou teria corrido mesmo muito mal!... Disseram tb que as marcas só começam a olhar para os canais quando atingem 20k... Eu não a quero maçar com esta questão mas isto é ridículo! 20k num canal Português, corresponde a 2 milhões num canal em Inglês! No mínimo!... É que nos somos uma população de 10 milhões de pessoas... Mas enfim... O que vale é que eu não estou a pensar em sobreviver à custa das marcas ;)... hehehehe... É mais uma questão de validação do trabalho que estou a desenvolver... Desculpe o desabafo e mais uma vez muito obrigado :)))
@@TuganaCozinha Não maça de forma alguma. Entendo perfeitamente o seu desabafo. Somos um país pequeno pouco tecnológico e muito desconfiado o que dificulta verdadeiramente o crescimento e reconhecimento do canal. Tenho imensa pena que cogite a hipótese de não continuar a criar vídeos em Portugal, contudo entendo perfeitamente que a falta de reconhcimento por quem de direito o revolte e o desmotive. Torço muito por si em virtude de achar o seu canal útil, esclarecedor com qualidade e imensamente elegante.
Elaaa boa equipa e boa disposição gosto dos seus vídeos as ideias também esse cozido deve ter muito bom kuase ke senti o sabor e cheiro daqui opa a seriooooooo sussesso boa dica bjs Boas Festas😉😉👍👍
Bom dia Tuga Sou aqui do Nordeste do Brasil Fortaleza no estado do Ceará. Adoro pouco e fiz aqui em casa nesse final de semana na panela cozinhado com tempero simples e sal. Depois de cozido, passei na frigideira com azeite e manteiga. Ficou delicioso. Vou fazer as suas formas aqui e espero que fiquem boas como as suas. Abraços fiquem com Deus.
Andei pesquisando varias receitas para o polvo a lagareiro, com inúmeras formas de execução. Qdo vi o seu video no forno (o unico até o momento), me encantei...mas fiquei na dúvida. Nós brasileiros não temos costume deste prato, que saboriei nesta linda Portugal! Agora com este seu video incrivel das 4 formas de fazê-lo...já tenho a certeza de qual a melhor forma e, passar a receita a frente! Parabéns pela idéia!
Flávia - Existem muitas receitas de polvo à lagareiro em canais portugueses ... Como por exemplo , " Polvo à Lagareiro " no canal " INGREDIENTE SECRETO " , do chefe Henrique Sá Pessoa , onde ele reproduz as receitas passadas no seu Programa de Televisão com esse mesmo nome ... Depois ele também teve um canal chamado " ComTRADIÇÃO " e às vezes , ele também aparece no " Kitch3n 24 Portugal " ... Mas mesmo sem ser de excelentes Chefes de Cozinha , há muitos mais bons canais como este no yout. , com estas excelentes receitas tradicionais da Gastronomia portuguesa !... Ainda bem que você descobriu o " Tuga na Cozinha " e espero que descubra mais excelentes canais e receitas portuguesas maravilhosas !... Eu sigo vários !... Adoro boa comida !... kkkkk 😁 😋
Bom dia maravilhoso amei como fez o arroz de polvo Eu costumo cozer o polvo na pressão mas é assim ( só meto na panela meio copo de água uma folha de louro e um pouco de azeite e uma cebola, não descogelo muito o nosso polvo ) quando começa a ferver deixo a ferver 10 minutos aqago o lume quando a pressão sair normalmente já posso abrir a pressao já está cozido e rápido.
Nós brasileiros amamos colocar sal em tudo kkkkkk, fiquei surpresa quando deu a dica de nao colocar pelo polvo ser naturalmente salgado, muito curioso! Parabens!
Olá! Que coincidência! Pois ontem fui ao supermercado e queria comprar polvo congelado, mas como nunca cozinhei polvo, acabei por não comprar. Muito obrigada por aparecer e pela ajuda.
Olá! Parabéns pelo vosso video, gostei da forma como apresentaram assim como a simplicidade e a honestidade o que muita falta faz nesse meio. Somente um pequeno detalhe, esse '' sous vide '' pode facilmente ser substituido por vácuo. Cumprimentos
Muito obrigado José ;)... Sim isso é uma coisa muito importante para mim, a honestidade ;)... hahahahha verdade! Tenho a mania de dizer em Francês, não sei pq ;) LOL... Abraço grande :)
Tambem fiz esse Polvo no forno , bem parecido como você fez e ficou um dos melhores que ja fiz, segundo todos que provaram. Tambem gostei da receita do Sá Pessoa.
Gostei muito da ideia deste video. O título espicou-me a curiosidade e vim ver. Já cozi muitos polvos, e confesso que uns dois não saíram nada bem, pareciam sola de sapato. Sempre faço na panela de pressão ou no tacho. E sempre da mesma maneira, com cebola, alho, louro e ervas e um fio de azeite, que também dá sabor. Acreditei que aqueles que não me saíram bem terá sido mais devido à qualidade do polvo. Número 1, não eram polvos de marca Portuguesa. Vinham de outro sítio qualquer que não me lembro, Asia talvez, e comprei-os porque eram mais baratos. Eu não vivo em Portugal. Num instante percebi que o melhor mesmo era comprar os de marca Portuguesa, mesmo mais caros, mais seguro. E não me enganei. Nunca mais tive um polvo elástico de resultado. Nunca experimentei no forno, mas hei-de experimentar, pois parece q em termos de sabor pelo o q vocês disseram é espectacular. Bom, as comidas no forno têm muito a particularidade de serem sempre muito gostosas. O polvo cozinhado no saco plástico sem vácuo, a mim não me interessa mesmo nada pelo exagero de horas que leva a cozinhar, e pelo facto q é cozinhado junto com o plástico. Não me agrada nada a ideia dos químicos do plástico que podem ser libertados para o polvo durante a sua cozedura. Não sei, eu sempre fico a pensar nisso. Quanto ao da panela de pressão para mim a grande vantagem é o tempo, em 30 minutos tens um bom jantar feito, e isso nos dias de hoje de correria, é muito bom. Quando tenho um pouco mais de tempo, então faço na panela normal. Parece encolher um pouco menos que o da panela de pressão, ou é impressão minha. Na sua experiência eu acho que o que causou menos sabor no polvo na cozedura das panelas, terá sido a água e o espaço. Mesmo sem pores água, há sempre a água libertada pelo polvo e a do vapor produzido pelo calor, que ficam ali junto ao polvo a roubarem parte do sabor. Enquanto que no polvo do forno, a água escapa melhor e o ar quente em redor seca, concentrando muito mais os sabores no polvo. E no polvo do saco, naturalmente o espaço é super reduzido pelo vácuo, logo também um sabor mais concentrado. A mim é o que me parece que se passa em relação aos sabores de uns mais apurados que os outros. Todavia, o polvo da panela de pressão que faço parece-me sempre bem saboroso e sempre bem macio, e o tempo é formidável, por isso o meu eleito. Talvez o teu da panela de pressão precisasse de mais um pouco de tempo para ficar mais macio. Ás vezes basta só mais uns minutos e faz logo grande diferença. Obrigada por este video! Fiquei muito interessada em fazer o polvo no forno, e da próxima já o hei-de fazer. E viva o polvo 🐙! Seja de que maneira ou receita os Portugueses o cozinhem, é sempre uma delícia! 🙂
Muito obrigado pelo comentário :))... Bom, vamos lá ;)... Há aqui varias questões... no que toca á forma de cozinhar, não sei explicar o que acontece e de que forma isso afeta o resultado final. Pois como já disse muitas vezes eu sou só um amador ;) não tenho formação de cozinha... Mas!!!... Sei que há uma coisa que interfere muito na questão da perda de água e consequente diminuição do polvo... Tanto quanto descobri recentemente, isto tem a ver com a forma como o polvo é congelado. Há algumas marcas que usam uma técnicas para que o polvo absorva água antes de ser congelado, para que pese mais. Logo, mais caro! ;)... O resultado é que quando o vamos cozinhar, ele diminui muito e na prática tivemos a pagar água a preço de polvo ;)... Mas, eu vou fazer um video sobre isto... Este é o propósito do meu canal, mais do que fazer receitas, a minha ideia é fazer experiencias e testes que deem resposta a muitas das perguntas que tenho, pois muito provavelmente essas questões não são apenas minhas ;)... No que respeita ás formas de cozinhar, a minha preferida é mesmo o sous vide ou o forno. Eu gosto de cozinhar com tempo, acho que cozinhar é um ato de carinho, e como tal temos que dedicar tempo á comida. Isto pode parecer estupido ;) mas eu acredito que faz diferença no resultado final. Agora, numa logica de dia a dia, percebo perfeitamente. Ai sim, quanto mais rápido melhor ;) hehehehe...
Ola Miguel, gostei bastante deste video, optima ideia. Pessoalmente também acho que no forno fica melhor, até o próprio molho fica mais apetitoso para o arroz. Continua assim e não desanimes. Aquele abraço.
Obrigado Helder :)... Confesso-te que fiquei surpreendido, não estava à espera que fosse tão bom! É que até mesmo o sabor fica diferente, tal como tu disseste :)... Abraço para ti tb e bom fim de semana ;)
Show. Que beleza!!! Super Like. Esse mundo da gastronomia é incrível! Volta e meia posto algumas receitas também! Parabéns. Ótima Tarde! Sucesso, sempre!
Adorei seu vídeo, despertou uma vontade enorme de provar esse polvo no forno, será meu cardápio para o próximo domingo, acompanhado de um vinho português. Obrigada!
Já fiz na panela de pressão e ficou óptimo. Primeiro, deixei refogar com azeite, alho e loureiro de ambos os lados e depois pus água e vinho e cozeu 30 min. Ficou super macio. Obrigado pelas quatro dicas! Eu como polvo de qualque maneira e feitio. kkkkkkkk
Eu adoro este canal no “Tuga na Cozinha” mas também aprecio bastante os comentários e as dicas de cada pessoa, é para mim como um aprendizado. Eu na verdade faço um misto do que li por aqui, mas de todas as formas continuo a gostar de o fazer na panela de pressão. “Assusto o polvo” primeiro com 4 mergulhos em água fervente e depois panela de pressão só com um pouco de vinho branco, louro, alho, salsa, meia cebola com casca, cravinho da índia e alecrim. Passados 30 minutos está pronto. Com os tentáculos grandes faço panados e com o restante um belíssimo arroz de polvo, aproveitando aquele molho que restou da cozedura do polvo. E nunca acrescento sal. Obrigado a todos e FORÇA AO CANAL😊
Há muitos anos numa visita ao Minho vi uma pessoa simples a cozer polvo. Depois de descongelado e lavado o polvo colocou-a a cozer numa panela sem água em fogo médio/ baixo. Estando o polvo cozido retirou-o imediatamente da a água que o dito largou. Fica excelente👌
Como bem o disse: é o mercado português. Não percebem nada do que é investimento em propaganda na Internet.. Há variadas formas e esta de patrocinio é uma delas. Um bem haja a vocês pelo programa.
Óptimas dicas, Sr Miguel. Obrigada. As suas receitas são sempre uma maravilha. Já fiz a de bacalhau com natas e adorei. Obrigada., bom ano para si e família, saúde e paz.
Adorei a explicação: muito instrutivo. Vou experimentar a versão de forno. Gostaria de saber se o forno é com circulação de ar quente ou sem? Obrigada.
Tuga ... meu marido adora polvo e eu nunca fiz. Depois dessa aula já dá pra encarar esse desafio. Sucesso pra você e que venham muitos patrocinadores pois você é um sucesso!
Espetacular, eu fazia muito básico, polvo congelado, uma cebola inteira e lume brando quando a cebola estiver cozida o polvo também,e está macio, mesmo no ponto. abraço obrigado
Obrigada pelo vídeo, andava à procura de dicas para cozer polvo 😊, infelizmente aqui na Suíça só polvo congelado... mas muito interessante os vossos testes! Obrigada e boa continuação nos vídeos 🍀
Muito obrigado :)))... Para o ano que vem quero fazer mais conteúdos destes ;) acho que são muito uteis, tanto para as pessoas como para mim ;)... Beijo de Portugal :)
Boas Miguel! Eu costumo cozinhar o polvo na panela normal e com parte dos ingredientes que também utiliza, troco os coentros pelo louro e não uso rosmaninho, mas em contrapartida uso uma garrafa de vinho tinto para o cozer juntamente com a água que ele liberta da congelação! coze em cerca de 40 a 60 minutos e posso garantir que fica tenrrinho e muito saboroso. Normalmente uso para fazer à lagareiro no forno, e dar uns bocadinhos de "crocante" na pele!! Preciso de corrigir, eu uso 2 garrafas de vinho, uma para o polvo e outra para mim enquanto espero!!!Eheheheheh
hahahhahaha... Só por isso já gostei da tua técnica ;) LOLLL... Há muitas formas de fazer, e toda gente defende que a sua forma é a melhor, por isso é que decidi fazer este comparativo ;)... Experimenta no forno, eu fiquei surpreendido.
@@TuganaCozinha Miguel a minha forma não é a melhor nem nada que se pareça, é apenas mais uma maneira de fazer e eu sou como tu, vou experimentando até acertar na que gosto mais e acho que deve de ser assim e não sermos fundamentalistas, odeio esse tipo de pessoas!! Quando vi o teu video fiquei logo com vontade de o fazer no forno, o meu medo foi sempre ele ficar duro, mas como ficou demonstrado ele parece muito bom!! Vou experimentar e depois dou feedback!! Obrigado e abraço e continua o bom trabalho!
@@Flyboy1400 Muito obrigado Marco :)... Boa! Experimenta e depois diz-me o que achaste. Acho que vais gostar ;)... E sim, tens toda a razão, se há coisa que não suporto são chefs de cozinha arrogantes. Alias, deixei de ver o Master Chef por causa disso. Abraço ;)
Adorei, vidéo bem feito👍. Fartei-me de rir com essa das maminhas e do rabinho bem redondinho, mas fora disso também da para ficar triste, é o que temos, para se ter facilidades não à nada como ter maminhas e um rabinho perfeito....
@@andreiamelo9236 Mas o chefe Sá Pessoa também tem um vídeo no canal antigo dele , chamado " INGREDIENTE SECRETO " ... onde ele reproduz as receitas que passou na Televisão , no Programa com esse mesmo nome ... Creio que o nome da receita é " POLVO À LAGAREIRO " ( se quiser confrontar ) ... Só que ele aí não vai responder ... Ele já teve um canal chamado " ComTRADIÇÃO " , mas recentemente creio que ele não tem estado muito ativo no yout. ... É um Chefe muito ocupado !... Mas para além dos Chefes , existem excelentes canais de Portugueses que cozinham muito bem ... Aliás , como é aqui o caso !... É só procurar que você vai encontrar muitos canais com muitas receitas maravilhosas !... Eu como sou gulosa e adoro boa comida , sigo vários !... kkkkk 😁 🤭 E se você também gosta de doces , deixo-lhe aqui uma dica , veja a " DOLCE RITA " ... Ela também é muito boa !...
Olá! "Eu pecador me confesso...", pois este modo de cozer o polvo (só para cozer, depois faz-se dele o que se quiser, em salada fria, lagareiro, etc.) foi-me passado por uma chefe de cozinha. Como engraçou comigo, ela própria me levou para o interior da cozinha (em Vigo, Galiza - claro que não revelo mais nomes) e passou-me o segredo que eu prometi não revelar... Infelizmente, já tinha alguma idade, e como já faleceu... aqui vai o segredo (repito, apenas para cozer o polvo depressa e não perder a graça, ficar com a pele inteira e todo castanhinho, etc). Usar um polvo pequeno: 1) Colocar água fria numa panela e deixar levantar a fervura (nada de sal ou outra coisa qualquer); 2) Com um garfo longo de cozinha (e com o polvo completamente limpinho) pica-se ao centro e mergulha-se na água em ebulição para lhe dar um escaldão. Imediatamente a fervura vai abaixo, mas deixa-se o polvo durante 2 minutos, sempre preso ao garfo. Depois retira-se e reserva-se. 3) Deixa-se a água entrar novamente e ebulição para submeter o polvo a um segundo escaldão. 4) Repetir, até se completarem 4 escaldões (com o garfo sempre espetado ao centro). 5) Retirar o polvo e descartar completamente a água dos escaldões. 6) Nessa mesma panela, colocar água fria (repito, FRIA) e mergulhar logo o polvo (retirando finalmente o garfo). 7) Abrir ao meio uma cebola pequena (com casca, só tirar as cascas mais soltas), juntar 3 cravinhos, 2 folhas de louro, 2 dentes de alho grandes inteiros, mas cortados segundo o comprimento para lhes extrair o centro (por vezes já esverdeado) - dizem alguns chefes que esses centros são indigestos. Deixar então levantar a fervura e reduzir um pouco a temperatura e, de tempos a tempos, espetar um palito para ver se o polvo já está cozido (não demora muito tempo; aí uns 20 minutos). 8) Estando cozido, desliga-se a fonte de calor e crescenta-se agora (E SÓ AGORA E SEM DESCARTAR A ÁGUA), o sal a gosto. Mexer e deixar em repouso durante 15 minutos. Retira-se o polvo... ET VOILÀ!!! Gostei muito do vosso clip e aprendi com ele. Vai um "like" bem merecido, aliás apresenta receitas deliciosas e fáceis de cofeccionar.
Fantástico Rogério :))))) Muito obrigado pela partilha de informação :)... Esta vou mesmo ter que experimentar :)... Se eu soubesse disto, teria incluído no vídeo hehehehe.... Um santo Natal para si e para os seus e mais uma vez, muito obrigado :)
@@TuganaCozinha aqui, chama-se 'assustar o polvo' 4 mergulhos em água quente alternando com 4 mergulhos em água com gelo, depois 8-10 min de cozimento, espetar com o garfo para ver se está ao ponto desejado.
Há também quem diga que o polvo temregenaração das fibras - se ficar duro, torna-se a fazer mais 8-10 min. de cozimento que ele tornará a ficar macio... enfim, as vezes que fiz deu certo, assustar o polvo e depois colocar no forno para finalizar.
@@muniquebronzatti3498 Boa dica :))) Muito obrigado :))
@@TuganaCozinha tem que fazer este método num próximo vídeo porque só de ler a explicação fiquei cansada. Assim em vídeo tornar-se mais fácil de confeccionar o bendito polvo. 😅
@@TuganaCozinha Uma "dica" complementar que ajuda muito a cozedura: Na minha primeira explicação não disse algo de importante. O polvo deve de estar no congelador durante 3 dias (no mínimo), pelo que se for comprado fresco deve congelar-se durante aquele tempo. Eu compro sempre já congelado dado que, em geral, já vem limpinho (ou quase) e numa embalagem muito ergonómica que se adapta bem no congelador. Deixar durante a noite a descongelar para depois ser utilizado. Explicação: durante a congelação formam-se cristais de gelo no seio das fibras dos tentáculos, os quais destroem parcialmente a rigidez das fibras tornando o polvo mais macio e, portanto, mais fácil de cozer. Agora está tudo. Ainda vou a tempo de desejar um excelente 2021 para si, para a sua equipa de apoio e para todos os utentes deste excelente canal. Abraço. :))))))))
Gostei,e foi a primeira vez que vi cozer polvo sem água.🌲🍾
Eu pessoalmente compro o polvo fresco e congelo, para ficar mais tenro na hora de cozinhar😉. Depois adoro polvo guisado, fica uma delícia 😀. Conceição da Cidade do Porto
Não costumo ver em directo…mas gosto muito dos seus vídeos e das suas maneiras de tratar as situações…gosto muito de cozinhar…e confesso-lho que tenho aprendido muito com os seus ensinamentos…Obrigado e continue “ a inventar” novas formas cozinhar…
Obrigado pelo vosso canal, sou apenas mais um Tuga na cozinha, que nos dias fora do trabalho gosta de cozinhar em casa. Este vídeo serviu muito bem o propósito da minha pesquisa. De salientar a forma como se apresenta e explica a receita. Cumprimentos e bom trabalho.
Primeiro, parabéns pelo canal !
Eu sou Brasileiro. Cresci numa pequena cidade praiana.
Minha mãe comprava o polvo fresco e limpo - na maioria das vezes direto do barco mesmo.
Todos costumam dizer que o polvo congelado é melhor, pois o congelamento quebra as fibras e deixa a carne mais macia.
Pois bem: minha mãe apenas temperava com pimenta e limão e um pouquinho de sal. Na sequência colocava na panela de pressão com um pouco de água e baratas. Em mais ou menos dez minutos ficava pronto.
Talvez, ela colocasse alho e ervas; mas não tenho certeza.
Depois colocava um pouco de molho de tomate e deixava apurar: quando o caldo ficava mais grosso (coisa de alguns minutos) estava pronto.
Contrariando tudo que se diz, o polvo dela era super macio. Vai entender?
Era uma delícia! Era como se fosse uma carne de panela (mas com o 🐙 polvo) dos sete mares. Só com o arroz branco como acompanhamento já é ótimo.
E olha que já comi de todo jeito: à moda portuguesa (ė como se diz lagareiro aqui no Brasil), forno, vinagrete, na chapa com batatas ao murro, caldeirada e até com leite de côco (Quase como uma moqueca).
Mas igual ao da minha mãe nunca vi. Delicioso! Saudades.
Ficava pronto rapidinho.
Um abraço.
Uau!!! Muito obrigado pela partilha :)))... Mas fiquei com uma duvida ;)... Baratas????? Baratas daquelas que andam no chão? RSRSR :)... Uiii... só de imaginar ... Eu sei que dizem que é a comida do futuro mas... Acho que nesse aspeto prefiro viver no passado hahahaha... Abraço grande pra vc ;)
@@TuganaCozinha , kkkk ! Muito bom! Humor é tudo.
Maldito corretor ortográfico! Nem vou arrumar o comentário.
Parabéns pelo canal e pelo bom humor.
Muita paz, saúde e muitas receitas em 2021.
Abraço.
@@herculesmegda9543 hahahahahahah :) Abraço de Portugal :))
Tuga na Cozinha m
Hércules - Adorei a sua explicação !...
Só edite aquele lapso de " baratas " para " batatas " ... Pois seriam batatas , certo ?...
É que assim fica estranho ... 🙄
E a receita não merece , pois parece deliciosa !... 🙂
Parabéns pelo vídeo, muito bem conseguido. Se me permite uma opinião, os polvos do tacho e da panela de pressão, pecaram pelos tempos de cozedura, na minha opinião. Eu já cozinhei das 3 formas, muitas vezes, forno, tacho e pressão. A outra maneira não conheço e por tal não opino. A forma que mais uso especialmente com polvos grandes, é com a panela de pressão e fica sempre macio, com todo o sabor esperado. Aprendi com o Chef Sobral, num vídeo neste canal UA-cam. Ele faz o vídeo acompanhado com a apresentadora Fátima Lopes e explica o seguinte: Independentemente do tamanho do polvo, quando a panela de pressão dá o primeiro apito, ou comece a rodar o ''pinchavelho'' que indicia o começo da fervura, são 18 minutos. Ao fim deste tempo, seja o polvo de 1 kg ou de 5 kg, são 18 minutos. Se o polvo é pequeno, começa a fervura mais cedo e se é grande, demora mais tempo até começar mas depois do início com o 1º apito, contam-se 18 minutos e...voilá! Fabuloso!!! Experimente desta forma ou veja o vídeo do Chef Sobral que referi e vai gostar. Um bem haja e mais uma vez,...PARABÉNS! Abraços
Miguel que bom! Eu não sabia cozer polvo! Cozinhava-o congelado na panela de pressão e saia borracha. Intragável! Fiz o polvo no forno como ensinou e... delícia!!!! Descongelado!!!!🙏
Excelente orientação ! Já testei várias alternativas com a panela de pressão ..... todos ficaram borrachudos !!! Antes de desistir do polvo fiz ainda uma última vez, no forno, como orientam. Ficou extraordinário !!! Obrigado
Fiz no forno e ficou delicioso! Ainda meti umas batatinhas à volta. Obrigada p/receita. Adorei
Hoje fiz a versão forno. Sempre o cozi numa panela normal. Mas hoje ficou extraordinariamente tenro e macio. Juntei umas batatas, que ficaram um misto de cozidas/assadas. Foram 2h a 200° e depois retirei quase todo o molho que se criou, tirei a folha de alumínio e mais 15min a 240°. Uma delicia. Acho que foi a primeira refeição sem sal. Muito obrigado .
Boa :))) Ainda bem que gostou :)))
Accho que dei sorte, pois coloquei os temperos , acrescentei agua quente , e coloquei na pressão por 10 minutos , e ficou ótimo. Fiz o arroz com o caldo. Gostei muito do vídeo , parabéns🇧🇷🇧🇷😘
Parabéns... Fiz ao forno e jamais o farei de outra forma. Sou teu fã...
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor, principalmente a respeito de não colocar sal no polvo, penso que são os únicos a explicar esse segredo.
Aprendi mais maneiras de fazer polvo. Fazia sempre na panela de pressão e vou testar no forno. Mt bom esta canal
Fiz o seu bacalhau com natas e adorei! 1a vez a usar mostarda e limao! Muito bom! Recomenda-se! Parabens pelo canal!
Muito obrigado :)... Fico feliz por ter gostado ;)
Tuga, conheci seu canal hoje e já estou amando. Sou do Brasil . Cozinho o polvo na panela de pressão por 10 minutos e fica bem macio.
Boa noite, Miguel. Todos os seus videos são super produtivos, interessantes e o mais importante de tudo, imensamente úteis. Trabalho no MNE e tenho recomendado imenso o seu canal, porque desejo sinceramente que vingue.
Muito obrigado Aldora, mesmo! :)... Sabe, é por causa de comentários como o seu que eu ainda estou a fazer videos em Português, a minha vontade é abandonar isto. O reconhecimento por parte das Marcas é zero! Há duas semanas o meu sócio esteve a falar numa agência de influenciadores e disseram-lhe que os nossos números não batiam certo (que é como quem diz, que nós compramos seguidores), quando ele me contou, até trepei as paredes! lol hehehehe... O que vale é que a conversa não foi comigo, ou teria corrido mesmo muito mal!... Disseram tb que as marcas só começam a olhar para os canais quando atingem 20k... Eu não a quero maçar com esta questão mas isto é ridículo! 20k num canal Português, corresponde a 2 milhões num canal em Inglês! No mínimo!... É que nos somos uma população de 10 milhões de pessoas... Mas enfim... O que vale é que eu não estou a pensar em sobreviver à custa das marcas ;)... hehehehe... É mais uma questão de validação do trabalho que estou a desenvolver... Desculpe o desabafo e mais uma vez muito obrigado :)))
@@TuganaCozinha Não maça de forma alguma. Entendo perfeitamente o seu desabafo. Somos um país pequeno pouco tecnológico e muito desconfiado o que dificulta verdadeiramente o crescimento e reconhecimento do canal. Tenho imensa pena que cogite a hipótese de não continuar a criar vídeos em Portugal, contudo entendo perfeitamente que a falta de reconhcimento por quem de direito o revolte e o desmotive. Torço muito por si em virtude de achar o seu canal útil, esclarecedor com qualidade e imensamente elegante.
@@aldoracosta814 Está a ver pq é que não desisto?!?!?! hahahah É por pessoas como a Aldora :)... Muito obrigado, mesmo! :))))
Elaaa boa equipa e boa disposição gosto dos seus vídeos as ideias também esse cozido deve ter muito bom kuase ke senti o sabor e cheiro daqui opa a seriooooooo sussesso boa dica bjs Boas Festas😉😉👍👍
@@aleciadelgado7901 Muito obrigado :))))... Um Santo Natal para si e para os seus ;)
Que vergonha, não ajudarem vocês, pois merecem muito adoro os seus cozinhados bjs Açores
Muito obrigado por esclarecer as diferentes maneira de fazer polvo. No forno será sempre a minha opção devido ao tempo. Parabéns
Vale mesmo a pena :)... Fica muito bom :)))
Bom dia Tuga
Sou aqui do Nordeste do Brasil Fortaleza no estado do Ceará.
Adoro pouco e fiz aqui em casa nesse final de semana na panela cozinhado com tempero simples e sal.
Depois de cozido, passei na frigideira com azeite e manteiga.
Ficou delicioso.
Vou fazer as suas formas aqui e espero que fiquem boas como as suas.
Abraços fiquem com Deus.
Muito obrigado Leandro... Espero que goste :)... Abraço
Pois é Miguel.... agradeço a coragem de ter comprado 4 destes para testar ! Este de forno me cativou !!!
Muito obrigado Lucio :))... Não ficou barata a brincadeira hehehe ;)
Gostei muito do vídeo e estava mesmo a procura de técnicas para o polvo não encolher tanto nem ficar rijo. Boa continuação e votos de muito sucesso 😊
Muito obrigado :)
Andei pesquisando varias receitas para o polvo a lagareiro, com inúmeras formas de execução. Qdo vi o seu video no forno (o unico até o momento), me encantei...mas fiquei na dúvida. Nós brasileiros não temos costume deste prato, que saboriei nesta linda Portugal!
Agora com este seu video incrivel das 4 formas de fazê-lo...já tenho a certeza de qual a melhor forma e, passar a receita a frente! Parabéns pela idéia!
Muito obrigado Flávia :))
Flávia - Existem muitas receitas de polvo à lagareiro em canais portugueses ...
Como por exemplo , " Polvo à Lagareiro " no canal " INGREDIENTE SECRETO " , do chefe Henrique Sá Pessoa , onde ele reproduz as receitas passadas no seu Programa de Televisão com esse mesmo nome ...
Depois ele também teve um canal chamado " ComTRADIÇÃO " e às vezes , ele também aparece no " Kitch3n 24 Portugal " ...
Mas mesmo sem ser de excelentes Chefes de Cozinha , há muitos mais bons canais como este no yout. , com estas excelentes receitas tradicionais da Gastronomia portuguesa !...
Ainda bem que você descobriu o " Tuga na Cozinha " e espero que descubra mais excelentes canais e receitas portuguesas maravilhosas !...
Eu sigo vários !... Adoro boa comida !... kkkkk 😁 😋
Fantástico, não fazia ideia de algumas destas técnicas de cozer o polvo. Como disse num comentário a outro vídeo, estamos sempre a aprender. Muito bom
Desconhecia. Esta forma de cozinhar o polvo. Obrigada
Sou aqui do Brasil e obrigado por todas essas receitas, um dos melhores canais.
Bom dia maravilhoso amei como fez o arroz de polvo
Eu costumo cozer o polvo na pressão mas é assim ( só meto na panela meio copo de água uma folha de louro e um pouco de azeite e uma cebola, não descogelo muito o nosso polvo ) quando começa a ferver deixo a ferver 10 minutos aqago o lume quando a pressão sair normalmente já posso abrir a pressao já está cozido e rápido.
Olá Sr tuga eu sei que é Miguel , eu adoro todas as suas receitas obrigado
Ora vamos lá dar a minha opinião sobre o Tuga
É ⭐⭐⭐⭐⭐
Explica muito bem, e fazer umas ótimas receitas👏👏👏
Muito obrigado :)))
Muito obrigado pela pela dica e bom apetite
Parabéns pela boa comparação entre os métodos
Nós brasileiros amamos colocar sal em tudo kkkkkk, fiquei surpresa quando deu a dica de nao colocar pelo polvo ser naturalmente salgado, muito curioso!
Parabens!
Muito obrigado, seu teu fã te sigo a muito .. qualquer dúvida venho ver os teus vídeos, hoje vou fazer no forno .. abraço deste zurich suica
Olá! Que coincidência! Pois ontem fui ao supermercado e queria comprar polvo congelado, mas como nunca cozinhei polvo, acabei por não comprar. Muito obrigada por aparecer e pela ajuda.
Perfeito !
Adoro !
Já não cozinho nada sem consultar o Tuga👍
Olá! Parabéns pelo vosso video, gostei da forma como apresentaram assim como a simplicidade e a honestidade o que muita falta faz nesse meio. Somente um pequeno detalhe, esse '' sous vide '' pode facilmente ser substituido por vácuo. Cumprimentos
Muito obrigado José ;)... Sim isso é uma coisa muito importante para mim, a honestidade ;)... hahahahha verdade! Tenho a mania de dizer em Francês, não sei pq ;) LOL... Abraço grande :)
Tambem fiz esse Polvo no forno , bem parecido como você fez e ficou um dos melhores que ja fiz, segundo todos que provaram. Tambem gostei da receita do Sá Pessoa.
Pois é, o Rapaz até sabe o que diz heheheh ;)
Cozer polvo simples e prático.....panela pressão, uma cebola e meia garrafa de vinho. Sem água. Fica divinal para fazer o que quiserem com😉😉😉😉 ele.
Gostei muito da ideia deste video. O título espicou-me a curiosidade e vim ver. Já cozi muitos polvos, e confesso que uns dois não saíram nada bem, pareciam sola de sapato. Sempre faço na panela de pressão ou no tacho. E sempre da mesma maneira, com cebola, alho, louro e ervas e um fio de azeite, que também dá sabor. Acreditei que aqueles que não me saíram bem terá sido mais devido à qualidade do polvo. Número 1, não eram polvos de marca Portuguesa. Vinham de outro sítio qualquer que não me lembro, Asia talvez, e comprei-os porque eram mais baratos. Eu não vivo em Portugal. Num instante percebi que o melhor mesmo era comprar os de marca Portuguesa, mesmo mais caros, mais seguro. E não me enganei. Nunca mais tive um polvo elástico de resultado.
Nunca experimentei no forno, mas hei-de experimentar, pois parece q em termos de sabor pelo o q vocês disseram é espectacular. Bom, as comidas no forno têm muito a particularidade de serem sempre muito gostosas. O polvo cozinhado no saco plástico sem vácuo, a mim não me interessa mesmo nada pelo exagero de horas que leva a cozinhar, e pelo facto q é cozinhado junto com o plástico. Não me agrada nada a ideia dos químicos do plástico que podem ser libertados para o polvo durante a sua cozedura. Não sei, eu sempre fico a pensar nisso.
Quanto ao da panela de pressão para mim a grande vantagem é o tempo, em 30 minutos tens um bom jantar feito, e isso nos dias de hoje de correria, é muito bom. Quando tenho um pouco mais de tempo, então faço na panela normal. Parece encolher um pouco menos que o da panela de pressão, ou é impressão minha.
Na sua experiência eu acho que o que causou menos sabor no polvo na cozedura das panelas, terá sido a água e o espaço. Mesmo sem pores água, há sempre a água libertada pelo polvo e a do vapor produzido pelo calor, que ficam ali junto ao polvo a roubarem parte do sabor. Enquanto que no polvo do forno, a água escapa melhor e o ar quente em redor seca, concentrando muito mais os sabores no polvo. E no polvo do saco, naturalmente o espaço é super reduzido pelo vácuo, logo também um sabor mais concentrado. A mim é o que me parece que se passa em relação aos sabores de uns mais apurados que os outros. Todavia, o polvo da panela de pressão que faço parece-me sempre bem saboroso e sempre bem macio, e o tempo é formidável, por isso o meu eleito. Talvez o teu da panela de pressão precisasse de mais um pouco de tempo para ficar mais macio. Ás vezes basta só mais uns minutos e faz logo grande diferença.
Obrigada por este video! Fiquei muito interessada em fazer o polvo no forno, e da próxima já o hei-de fazer.
E viva o polvo 🐙! Seja de que maneira ou receita os Portugueses o cozinhem, é sempre uma delícia! 🙂
Muito obrigado pelo comentário :))... Bom, vamos lá ;)... Há aqui varias questões... no que toca á forma de cozinhar, não sei explicar o que acontece e de que forma isso afeta o resultado final. Pois como já disse muitas vezes eu sou só um amador ;) não tenho formação de cozinha... Mas!!!... Sei que há uma coisa que interfere muito na questão da perda de água e consequente diminuição do polvo... Tanto quanto descobri recentemente, isto tem a ver com a forma como o polvo é congelado. Há algumas marcas que usam uma técnicas para que o polvo absorva água antes de ser congelado, para que pese mais. Logo, mais caro! ;)... O resultado é que quando o vamos cozinhar, ele diminui muito e na prática tivemos a pagar água a preço de polvo ;)... Mas, eu vou fazer um video sobre isto... Este é o propósito do meu canal, mais do que fazer receitas, a minha ideia é fazer experiencias e testes que deem resposta a muitas das perguntas que tenho, pois muito provavelmente essas questões não são apenas minhas ;)... No que respeita ás formas de cozinhar, a minha preferida é mesmo o sous vide ou o forno. Eu gosto de cozinhar com tempo, acho que cozinhar é um ato de carinho, e como tal temos que dedicar tempo á comida. Isto pode parecer estupido ;) mas eu acredito que faz diferença no resultado final. Agora, numa logica de dia a dia, percebo perfeitamente. Ai sim, quanto mais rápido melhor ;) hehehehe...
Eu nunca cozinhei polvo, parece fácil. Obrigada pela dica! Eu vou fazer no forno. 😉
Faça que vale a pena ;)
Adoro o polvo lagareiro do tuga !!
Fiz pela primeira vez no forno
Fiquei admirada
Obrigada.❤
Ola Miguel, gostei bastante deste video, optima ideia. Pessoalmente também acho que no forno fica melhor, até o próprio molho fica mais apetitoso para o arroz. Continua assim e não desanimes. Aquele abraço.
Obrigado Helder :)... Confesso-te que fiquei surpreendido, não estava à espera que fosse tão bom! É que até mesmo o sabor fica diferente, tal como tu disseste :)... Abraço para ti tb e bom fim de semana ;)
Senhor Helder Pinto, O sabor do molho fica mais suave ou mais intenso? como explicaria o sabor ff obrigada.
Cozi o meu polvo em panela normal com um pouco de água e ficou excelente, vou experimentar no forno. Obrigada pelas dicas.
Experimente que vale a pena ;)
Fquei fan de cozer o polvo no forno, muito bom mesmo
Olá. Depois deste video, só faço polvo no forno. Fica delicioso.
Muito obrigada pelo vídeo. Muito sucesso.
Show. Que beleza!!! Super Like.
Esse mundo da gastronomia é incrível!
Volta e meia posto algumas receitas também!
Parabéns. Ótima Tarde! Sucesso, sempre!
Muito obrigado :)))))
É muito bom.
Ouvir o Tuga é, para além de momentos muito bem dispostos, um momento de grande aprendizagem.
Parabéns
Fiz no forno. Olha, ficou uma maravilha. Nunca mais meto polvo numa panela.
Adorei o seu vídeo! Obrigada! Você tem uma voz muita agradável e é um prazer ver os seus vídeos!
uau! Assim até fico envergonhado :))) hehehehe... Muito obrigado Caipiry ;)... Espero que continue a gostar ;)
Adorei seu vídeo, despertou uma vontade enorme de provar esse polvo no forno, será meu cardápio para o próximo domingo, acompanhado de um vinho português. Obrigada!
Boa boa :))) Não se vai arrepender heheh :)
Gosto muito de polvo. Achei a experiência ótima. Obrigada ❤
Bravoooo…o forno e minha preferência 🎉
Já fiz na panela de pressão e ficou óptimo. Primeiro, deixei refogar com azeite, alho e loureiro de ambos os lados e depois pus água e vinho e cozeu 30 min. Ficou super macio. Obrigado pelas quatro dicas! Eu como polvo de qualque maneira e feitio. kkkkkkkk
Eu adoro este canal no “Tuga na Cozinha” mas também aprecio bastante os comentários e as dicas de cada pessoa, é para mim como um aprendizado. Eu na verdade faço um misto do que li por aqui, mas de todas as formas continuo a gostar de o fazer na panela de pressão. “Assusto o polvo” primeiro com 4 mergulhos em água fervente e depois panela de pressão só com um pouco de vinho branco, louro, alho, salsa, meia cebola com casca, cravinho da índia e alecrim. Passados 30 minutos está pronto. Com os tentáculos grandes faço panados e com o restante um belíssimo arroz de polvo, aproveitando aquele molho que restou da cozedura do polvo. E nunca acrescento sal. Obrigado a todos e FORÇA AO CANAL😊
Há muitos anos numa visita ao Minho vi uma pessoa simples a cozer polvo. Depois de descongelado e lavado o polvo colocou-a a cozer numa panela sem água em fogo médio/ baixo. Estando o polvo cozido retirou-o imediatamente da a água que o dito largou. Fica excelente👌
Sem água e sem sal.
@@anadias7022 Claro. A água que o polvo larga é muito salgada...
Já fiz no forno , depois que assisti esse vídeo! Sensacional mesmo .
Excelente comunicador com sentido de humor e boa disposição! Obrigado
Muito obrigado :)))
Excelente canal, com explicações fáceis e extremamente importantes ! PARABENS
Muito obrigado :))
Fiquei com vontade de comer o que foi feito no forno....hummmm deve ter ficado uma delícia...
Ficou muito bom, mesmo! :)
Muito bom teu vídeo, gosto muito do seu jeito de apresentar as coisas e interagir conosco. Virei seguidora de imediato! Beijinhos de parabéns 😘
hahahaha :)) Muito obrigado :))))
Parabéns .bela ideia
Estou adorar as suas receitas 😁
Muito obrigado Clara :))) Fico muito feliz por saber isso :)
Muito bom este teste, por cá sempre tive a mesma dúvida. Força!
Primeiro dia que vejo o canal e acho que vou fazer todas as receitas. As receitas parecem práticas, simples mas deliciosas. Excelente trabalho!
Muito obrigado João :)))... Fico feliz por saber isso ;)... Fique por ai que vêm mais a caminho hehehehe
Adoro polvo à lagareiro e salada de polvo também mas nunca fiz, tenho receio que não vou dar conta disso! Um abraço desde USA
Eu vou fazer no forno. Cozinhar no forno é sempre um prazer pra mim.
Como bem o disse: é o mercado português. Não percebem nada do que é investimento em propaganda na Internet.. Há variadas formas e esta de patrocinio é uma delas. Um bem haja a vocês pelo programa.
Muito obrigado :)... Graças a deus, depois disto já tive muitas ofertas :)... Vamos acreditar que o nosso mercado vai evoluir ;)... Beijo e obrigado
Amo Polvo e amo a Culinária portuguesa.
Abraços do Brasil.
Muito obrigado :)... E eu amo o Brasil hehehehe... Beijo de Portugal :)
Parabéns...e que e não desista.
Aqui no jantar de no novo foi sua receita de polvo a lagareiro... Ficou muito bom...
Óptimas dicas, Sr Miguel. Obrigada. As suas receitas são sempre uma maravilha. Já fiz a de bacalhau com natas e adorei. Obrigada., bom ano para si e família, saúde e paz.
OLÁ TUGUINHA,,VOU FAZER AMANHÃ DOMINGO ,O SEU ARROZ DE POLVO, OBRIGADA POR AJUDAR ESTA MÃE, BEIJINHOS GRANDE POTUGUES 🍓🍎🍇😁😁
hahahahah :) muito obrigado :) espero que fique bem ;)
Adorei a explicação: muito instrutivo. Vou experimentar a versão de forno. Gostaria de saber se o forno é com circulação de ar quente ou sem? Obrigada.
Eu costumo fazer o polvo na panela de pressão, mas agora vou experimentar no forno, deve ficar bem melhor 😝
Experimente e depois diga-me o que achou ;)
@@TuganaCozinha ficou espetacular, sempre que fizer polvo vai ser com esta receita no forno
Tuga ... meu marido adora polvo e eu nunca fiz. Depois dessa aula já dá pra encarar esse desafio. Sucesso pra você e que venham muitos patrocinadores pois você é um sucesso!
Mais uma vez, Muito obrigado Ana :)... Vc é que é uma simpatia :)
❤És o melhor na cozinha sem dúvida...Sei do k Falo sou do ramo.beijo
Acompanho o chefe e gosto de como apresentas os videos
mais um serão a ver videos do Tuga na cozinha , fantastico
Não se esqueça do copo de vinho ;) hehehe
Espetacular, eu fazia muito básico, polvo congelado, uma cebola inteira e lume brando quando a cebola estiver cozida o polvo também,e está macio, mesmo no ponto. abraço obrigado
Pois... Eu só posso dizer que fiquei surpreendido com a técnica do forno ;)
E sem água.
Meu caro amigo,adorei o teste,magnífica 💡.
Parabéns eu também costumo fazer no tacho efica maravilhoso. Beijinhos
O melhor cozinheiro 👨🍳 da tuga
hahahahahaha :)... Obrigado :))))
Obrigada pelo vídeo, andava à procura de dicas para cozer polvo 😊, infelizmente aqui na Suíça só polvo congelado... mas muito interessante os vossos testes! Obrigada e boa continuação nos vídeos 🍀
Muito obrigado :)))... Para o ano que vem quero fazer mais conteúdos destes ;) acho que são muito uteis, tanto para as pessoas como para mim ;)... Beijo de Portugal :)
Excelente ideia!!Era mesmo isso que eu estava à procura... qual a melhor forma de cozer o polvo.
Parabens pelo novo sócio . Isto é bom, ter um companheiro.
Tudo o que Tuga na Cozinha faz , eu adoro, tem receitas espectaculares! . Obrigada, muito bem explicado, agradeço .
Adorei a maneira como cozinhou opolvo no forno obrigado
Adoro o teu trabalho. Tenho aprendido bastante
Boas Miguel! Eu costumo cozinhar o polvo na panela normal e com parte dos ingredientes que também utiliza, troco os coentros pelo louro e não uso rosmaninho, mas em contrapartida uso uma garrafa de vinho tinto para o cozer juntamente com a água que ele liberta da congelação! coze em cerca de 40 a 60 minutos e posso garantir que fica tenrrinho e muito saboroso. Normalmente uso para fazer à lagareiro no forno, e dar uns bocadinhos de "crocante" na pele!! Preciso de corrigir, eu uso 2 garrafas de vinho, uma para o polvo e outra para mim enquanto espero!!!Eheheheheh
hahahhahaha... Só por isso já gostei da tua técnica ;) LOLLL... Há muitas formas de fazer, e toda gente defende que a sua forma é a melhor, por isso é que decidi fazer este comparativo ;)... Experimenta no forno, eu fiquei surpreendido.
@@TuganaCozinha Miguel a minha forma não é a melhor nem nada que se pareça, é apenas mais uma maneira de fazer e eu sou como tu, vou experimentando até acertar na que gosto mais e acho que deve de ser assim e não sermos fundamentalistas, odeio esse tipo de pessoas!! Quando vi o teu video fiquei logo com vontade de o fazer no forno, o meu medo foi sempre ele ficar duro, mas como ficou demonstrado ele parece muito bom!! Vou experimentar e depois dou feedback!! Obrigado e abraço e continua o bom trabalho!
@@Flyboy1400 Muito obrigado Marco :)... Boa! Experimenta e depois diz-me o que achaste. Acho que vais gostar ;)... E sim, tens toda a razão, se há coisa que não suporto são chefs de cozinha arrogantes. Alias, deixei de ver o Master Chef por causa disso. Abraço ;)
Adorei, vidéo bem feito👍.
Fartei-me de rir com essa das maminhas e do rabinho bem redondinho, mas fora disso também da para ficar triste, é o que temos, para se ter facilidades não à nada como ter maminhas e um rabinho perfeito....
gostei muito das explicações pois acsbei de comprar este final de semana polvo e vou experimentar
Olha eu aqui novamente. Aprendendo e me divertindo muito com a sua maneira despojada
hahahaha ;)... Ainda bem que gosta ;) eu sou mesmo assim hehehe
Vídeo muito bom! Parabéns!
Excelente apresentação...! Bravo!
Gostei muito de aprender ! Muito obrigada ! O cozinheiro é uma simpatia ! Parabéns !
Muito obrigado :)))
Obrigada Miguel!!!! Fiz a tua receita DO FORNO para o Natal e MARAVILHA!!!!!!
Obrigado mas a receita não é minha ;) é do chef Sá Pessoa :)... Ele é que é o mestre ;) lol
@@TuganaCozinha verdade! Mas se não fosse o teu vídeo não tinha feito esta receita!
@@andreiamelo9236 hahahahaha :)))
@@andreiamelo9236
Mas o chefe Sá Pessoa também tem um vídeo no canal antigo dele , chamado " INGREDIENTE SECRETO " ... onde ele reproduz as receitas que passou na Televisão , no Programa com esse mesmo nome ...
Creio que o nome da receita é " POLVO À LAGAREIRO " ( se quiser confrontar ) ...
Só que ele aí não vai responder ...
Ele já teve um canal chamado " ComTRADIÇÃO " , mas recentemente creio que ele não tem estado muito ativo no yout. ... É um Chefe muito ocupado !...
Mas para além dos Chefes , existem excelentes canais de Portugueses que cozinham muito bem ... Aliás , como é aqui o caso !...
É só procurar que você vai encontrar muitos canais com muitas receitas maravilhosas !...
Eu como sou gulosa e adoro boa comida , sigo vários !... kkkkk 😁 🤭
E se você também gosta de doces , deixo-lhe aqui uma dica , veja a " DOLCE RITA " ... Ela também é muito boa !...
Parabéns adoro a vossa maneira de explicar ❤❤
boa iniciativa, parabéns.
Adoro o seu bacalhau com natas obrigado
ès muito simpático!!!
Grata pelo excelente vídeo. Vou experimentar 👍🏼 🐙
Obrigado Ana :)))