Jamal, boa noite! Eu recebi 0.1 gramas de kveik hothead - Hornindal. Fiz uma propagação - 3 vezes até chegar a 1.5 litros de mosto fermentado. Daí joguei no fermentador à temperatura ambiente - Goiás...28/30 C. Coloquei às 19 h e deixei quieto. No dia seguinte me surpreendi por não ver o airlock borbulhando. No outro dia idem bem como no terceiro dia. Resolvi medir densidade e estava 1.009 (começou em 1.043). Quer dizer... fermentou tudo da noite para o dia. Surpreendente...e a cerveja ficou ótima - apesar de meio turva.
Jamal meu nome é Silvio Carlos Coelho e sou aqui professor do IFMA Campus Maracanã São Luís - MA. Orientei um TCC utilizando a fécula de mandioca hidrolisada nas proporções de 10, 20 e 30% e na de 30% obtive um teor alcoólico de 8,2 % v/v. utilizei extrato de canela e ficou muito boa. Queria te perguntar se poderia considerar ela com cerveja High Gravity .
Fiz um teste bastante inusitado, utilizando 15ml da Hornindal da Bio4 sobre 10L de uma base simples (Pilsen, Trigo e um pouco de acidificado). Depois de inoculada a levedura, adicionei ainda uma carga relativamente grande de Candi Syrup escuro (500g - bastante, se considerar o tamanho do lote). O resultado final foi uma cerveja com bastante corpo, notas toffee e frutas passas no sabor (em função do Candi) e um aroma absurdo de maçã vermelha fresca (fermentei em temperatura ambiente, e fazia muito frio em Curitiba - supostamente, a Hornindal puxa mais para maçã, na faixa inferior de temperatura).
Fala Paranaense Pé Vermelho igual a eu,sou de Umuarama e é muito legal ver um cara tão safo igual você compartilhando conhecimentos para todos.Se você puder me tire uma dúvida,eu posso congelar essa propagação de um starter da mesma maneira que você nos ensinou em um vídeo anterior? Com glicerina, vitamina C .. Abraço
Existem muitas linhagens e blends de Kvieks. Mais blends que cepas isoladas até onde compreendi. O metabolismo delas é muito elevado e no meu entendimento e experiência a inoculação a 35-40C com é sempre interessante para uma taxa de inóculo menor que ales padrões. Dai a fermentação em si fica a gosto e sensorial desejado. 20-25C mais limpo, dai para cima vai aumentando os aromas. Tem que de fato tomar cuidado com a mostrarão ou grist, são bem atenuativas. Tal como as farmhouse belgas e francesa típicas de saisons. Parabéns pelo vídeo.
Opa...adorei o vídeo e também começarei a trabalhar com as leveduras kveik. Gostaria de analisar os teores de álcoois superiores e ésteres nessas cervejas kveik por CGEM com headspace que tenho aqui no IF. Se quiser, podemos conversar sobre parcerias. Abraços.
Show de bola, nossas experiências do grupo whatsapp KveikBR1 agregando aos seu conteúdo relacionado ao tema, parabéns, e bora aprender mais sob elas, tmj, Jamal.
Parabéns pelo belo trabalho que vem desempenhando!! Está semana chegaram minhas panelas e irei começar a jornada cervejeira 💪🏼💪🏼 começando com uma Munich Helles 🙏🏼
se os camaradas cervejeiros de plantão puderem me responder uma duvida sobre essa levedura. depois de propagado, como eu vou saber qual a dosagem de lama devo usar na minha receita??
Usei uma Kveik hoje! Usei a água de lavagem de uma RIS com OG de 1055 e lupulei com 30 IBUs. Assim que tiver os resultados preencho o formulário certamente!
Jamal, notei um fato interessante com a BIO4 SY081 (Hornidal) na minha primeira experiência. A amostra que eu deixei na proveta fora da geladeira (100ml) que sofre uma grande variação de temperaturas, saindo de 30ºC e pegando noites de 12ºC e depois uma elevação para 18ºC. Esta amostra em 2 dias apresentou um aroma sulfuroso bem de lager o que não ocorreu no lote que ficou dentro da geladeira gelada e foi resfriando naturalmente, saindo de 32ºC e baixando para 28ºC em 24h e 26ºC em 48h. Este lote ficou sem nenhum off-flavor ou aroma diferente. Depois de 5 dias, o fermentador está com 17ºC, sempre em uma queda gradual, natural e lenta, por conta do isolamento da geladeira (a temperatura ambiente por aqui está a 12ºC desde segunda). Teria que repetir o experimento para ver se isto se repete.
Jamal, tira uma dúvida. Sou produtor de Cachaça e acompanho o canal faz tempo. Se eu tiver um volume de pé de Cuba (lama de fermento) maior eu terei um mosto com menos Ester? Nosso processo fermentativo acontece a cima de 35ºC e os fermentadores são abertos.
Quanto dura a fermentação. A minha levou mais de quatro dias então, tive que interromper colocando o fermentador numa temperatura controlada de 18 graus. Lembrando que fermentei numa temperatura entre 30 e 35 graus. Agora estou esperando o resultado.
Tá de parabéns que vídeo show... muito explicativo... mto bom. Com certeza o tempo de fermentação está diretamente relacionado com a temperatura de fermentação.
Meu objetivo de uso da kveik é fazer propagação e secagem para armazenamento em freezer e uso futuro indeterminado. A quantidade de kveik seco nas levas de produção seguem a mesma proporção de fermentos secos Ale?
Jamal bom dia. excelente. só gostaria de saber se essas leveduras fermentam a temperaturas altas, porém controladas (30 graus direto) ou podem ficar variando? tipo: de 15 a 30 graus?
Vou fazer uns experimentos com Kveik da YeastLab em quatro brejas: Red Ale, American IPA, Belgian Blond Ale e Cream Ale. Temperatura média da época na região de 24 graus. Realizando eu respondo o questionário
Jamal, existe algum risco ficar com os equipamentos "contaminados" com essas leveduras Kveik tipo como acontece com as Bretas? Ou uma limpeza boa e sanitização resolvem? Já que são tão resistentes, fiquei com esse receio. Estou com um frasco de Voss da Yeastlab pra testar em breve.
Grande Jamal. Peguei uma rapinha de BIO4 de uma amigo e estou replicando aqui pra dividir com outros cervejeiros. Confesso que já estava preocupado pois o "fornecedor" da rapinha está com uma cerveja fermentando desde de domingo e não atenuou nem 60% ainda.... temperatura controlada em 33º....será mais uma "modinha" para levantar uma grana...no caso quem está vendendo as leveduras... vou testar sim. Mas cabe uma pergunta: - pq a fermentis, mangrove e lallemand nem se coçaram com isso? pq as grandes cervejarias nem se deram ao trabalho de olhar para essa levedura? Sou bem consciente que as modinhas dão muito lucro, vide cervejas sour, mas será que a kveik vai chegar a algum lugar?
Tô na dúvida também. Vc já fermento uma us-05 sem controle de temperatura variando de 10 a 19°c ? Pois bem, ficou uma das melhores que já fiz. Sem frescura etc...
Jammal com relação a temperatura vc observou que o perfil mudou algo drasticamente? Seja temperaturas mais altas ou mais baixas? Um abraço, muito show o canal.
Eu estou atrás de uma kveik, mas já fiz cervejas em temperaturas perto de 30°c usando o m29 french saison, fiz cervejas diversas de saison a weiss e tive boas cervejas, queria saber se o resultado da kveik fica muito longe disso?
Jamal, Marcos falando, como vai? Jamal, estou muito interessado em usar a levedura Kveik nas minhas produções. Eu gosto muito da escola inglesa e a maioria das minhas cervejas são nessa linha. Quais os kveiks que você acha mais convenientes para a escola inglesa, levando em consideração os ésteres gerados durante a fermentação? Abraços, partabéns pelo canal e boas brassagens.
Jamal podemos dizer que : Estas leveduras são imortais podendo ser secas, congeladas . Se você tiver uma leveduras nova e fizer uma cerveja e reaproveitar a lama , e deixando está lama na geladeira por vários meses será que dá para usar esta leveduras.
segundo o site fermmentolabs.com.br/ A temperatura de pitching é de 37 °C - 40 °C. Contudo, deixa-se o fermentador resfriando naturalmente até uma temperatura de 25 °C (aproximadamente 16-18 h de fermentação).
Alguém já fez refermentação na garrafa com kveik? Será que é mais rápido também? Vou fazer esta semana minha primeira leva com kveik e vou usar prime na garrafa.
Esse fds vou fazer uma high gravity e vou guardar a levedura! Sobre secar ela, eu vi que fora do pais eles guardam em madeiras e afins, da pra fazer isso nas nossas condições do ar e as bactérias que nele estão?
Objetivo "Vai chegar o ikeg daqui 15dias e não posso usar a minha geladeira por conta das festas de fim de ano, bora fazer kveik session ipa?!?hahahahahahha"
Para quem tiver interesse na Kveik , tem um mestre cervejeiro que está empenhado em desenvolver a levedura Hothead, ele cobra uma taxa para lhe enviar uma isca da levedura, segue o canal dele:ua-cam.com/video/U_yY8afTf-c/v-deo.html
www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html Jamal e discípulos, nesse link informações adicionais ao vídeo. Uma tabela indicando de onde vem cada Kveik, a temperatura ideal de inoculação e de onde coletar a levedura (do krausen ou da lama)
Kveik lutra show de bola ,
Jamal, boa noite! Eu recebi 0.1 gramas de kveik hothead - Hornindal. Fiz uma propagação - 3 vezes até chegar a 1.5 litros de mosto fermentado. Daí joguei no fermentador à temperatura ambiente - Goiás...28/30 C. Coloquei às 19 h e deixei quieto. No dia seguinte me surpreendi por não ver o airlock borbulhando. No outro dia idem bem como no terceiro dia. Resolvi medir densidade e estava 1.009 (começou em 1.043). Quer dizer... fermentou tudo da noite para o dia. Surpreendente...e a cerveja ficou ótima - apesar de meio turva.
Jamal meu nome é Silvio Carlos Coelho e sou aqui professor do IFMA Campus Maracanã São Luís - MA. Orientei um TCC utilizando a fécula de mandioca hidrolisada nas proporções de 10, 20 e 30% e na de 30% obtive um teor alcoólico de 8,2 % v/v. utilizei extrato de canela e ficou muito boa. Queria te perguntar se poderia considerar ela com cerveja High Gravity .
Fiz um teste bastante inusitado, utilizando 15ml da Hornindal da Bio4 sobre 10L de uma base simples (Pilsen, Trigo e um pouco de acidificado). Depois de inoculada a levedura, adicionei ainda uma carga relativamente grande de Candi Syrup escuro (500g - bastante, se considerar o tamanho do lote).
O resultado final foi uma cerveja com bastante corpo, notas toffee e frutas passas no sabor (em função do Candi) e um aroma absurdo de maçã vermelha fresca (fermentei em temperatura ambiente, e fazia muito frio em Curitiba - supostamente, a Hornindal puxa mais para maçã, na faixa inferior de temperatura).
A levedura é muito boa✌️
Aguardando esse video de como corrigir água. Sem frescura e sem muitas delongas, de forma simples.
sim, também tenho bastante curiosidade! :)
Estou assistindo todos os vídeos, QR aprender sobre kveik com vc. Pois tem muita gente inventando bosta.
Gostei!
Fala Paranaense Pé Vermelho igual a eu,sou de Umuarama e é muito legal ver um cara tão safo igual você compartilhando conhecimentos para todos.Se você puder me tire uma dúvida,eu posso congelar essa propagação de um starter da mesma maneira que você nos ensinou em um vídeo anterior? Com glicerina, vitamina C ..
Abraço
showwww. fantastico.
Video ensinando a seca kviek... plz!!!!!!
Existem muitas linhagens e blends de Kvieks. Mais blends que cepas isoladas até onde compreendi. O metabolismo delas é muito elevado e no meu entendimento e experiência a inoculação a 35-40C com é sempre interessante para uma taxa de inóculo menor que ales padrões. Dai a fermentação em si fica a gosto e sensorial desejado. 20-25C mais limpo, dai para cima vai aumentando os aromas. Tem que de fato tomar cuidado com a mostrarão ou grist, são bem atenuativas. Tal como as farmhouse belgas e francesa típicas de saisons. Parabéns pelo vídeo.
Boa noite Jamal
Esperando o vídeo de como preparar a água sem frescura! Obrigado pelas dicas!
Opa...adorei o vídeo e também começarei a trabalhar com as leveduras kveik. Gostaria de analisar os teores de álcoois superiores e ésteres nessas cervejas kveik por CGEM com headspace que tenho aqui no IF. Se quiser, podemos conversar sobre parcerias. Abraços.
Faz sentido dizer que o CO2 pancada que sai com a Kveik leva os aromas e sabor dos lúpulos?
Show de bola, nossas experiências do grupo whatsapp KveikBR1 agregando aos seu conteúdo relacionado ao tema, parabéns, e bora aprender mais sob elas, tmj, Jamal.
Como fazer parte desse grupo? Tenho interesse profissional no assunto!
Parabéns pelo belo trabalho que vem desempenhando!! Está semana chegaram minhas panelas e irei começar a jornada cervejeira 💪🏼💪🏼 começando com uma Munich Helles 🙏🏼
se os camaradas cervejeiros de plantão puderem me responder uma duvida sobre essa levedura. depois de propagado, como eu vou saber qual a dosagem de lama devo usar na minha receita??
Estou louco para que saia sobre a secagem dela
Usei uma Kveik hoje! Usei a água de lavagem de uma RIS com OG de 1055 e lupulei com 30 IBUs. Assim que tiver os resultados preencho o formulário certamente!
Jamal, notei um fato interessante com a BIO4 SY081 (Hornidal) na minha primeira experiência. A amostra que eu deixei na proveta fora da geladeira (100ml) que sofre uma grande variação de temperaturas, saindo de 30ºC e pegando noites de 12ºC e depois uma elevação para 18ºC. Esta amostra em 2 dias apresentou um aroma sulfuroso bem de lager o que não ocorreu no lote que ficou dentro da geladeira gelada e foi resfriando naturalmente, saindo de 32ºC e baixando para 28ºC em 24h e 26ºC em 48h. Este lote ficou sem nenhum off-flavor ou aroma diferente. Depois de 5 dias, o fermentador está com 17ºC, sempre em uma queda gradual, natural e lenta, por conta do isolamento da geladeira (a temperatura ambiente por aqui está a 12ºC desde segunda). Teria que repetir o experimento para ver se isto se repete.
Tá rolando essa captação de dados ainda? Estou fazendo vários testes com a Voss
Al tener una floculación alta, q tal les fue con la gasificación en botella?
Jamal, tira uma dúvida. Sou produtor de Cachaça e acompanho o canal faz tempo. Se eu tiver um volume de pé de Cuba (lama de fermento) maior eu terei um mosto com menos Ester? Nosso processo fermentativo acontece a cima de 35ºC e os fermentadores são abertos.
Quanto dura a fermentação.
A minha levou mais de quatro dias então, tive que interromper colocando o fermentador numa temperatura controlada de 18 graus.
Lembrando que fermentei numa temperatura entre 30 e 35 graus.
Agora estou esperando o resultado.
Aguardando o vídeo!!!! Jamal depois faz um vídeo de como reutilizar a kveik. Abraço
Tá de parabéns que vídeo show... muito explicativo... mto bom. Com certeza o tempo de fermentação está diretamente relacionado com a temperatura de fermentação.
que discussão massa! to doido pra conseguir essa levedura pra começar a fazer cerveja e testar nos hidromeis
Boas informações! E ganhou um inscrito só por não ter mendigado like/sininho/inscrição. Abraço.
Jamal, por quanto tempo vc acredita que a lama de Kveik seja viavel em geledeira?
A dificuldade que estou tendo é tirar uma cerveja limpa. Mesmo decantando se der qualquer agito na hora de mexer ela já se espalha na cerveja...
Meu objetivo de uso da kveik é fazer propagação e secagem para armazenamento em freezer e uso futuro indeterminado. A quantidade de kveik seco nas levas de produção seguem a mesma proporção de fermentos secos Ale?
Jamal bom dia. excelente. só gostaria de saber se essas leveduras fermentam a temperaturas altas, porém controladas (30 graus direto) ou podem ficar variando? tipo: de 15 a 30 graus?
Vou fazer uns experimentos com Kveik da YeastLab em quatro brejas: Red Ale, American IPA, Belgian Blond Ale e Cream Ale. Temperatura média da época na região de 24 graus. Realizando eu respondo o questionário
Muito bom
Olá, vc trabalhou com essa levedura no fermentador pressurizado?
A maturação pode ser em temperatura ambiente também?
O tempo de carbonataçao é menor?
Como faz a clarificação em temperatura ambiente?
Taca gelatina
@@Daniel-yu5rv e será q a gelatina decanta toda em temperatura ambiente? quandos dias vc deixaria para um balde de 20L ?
Jamal, existe algum risco ficar com os equipamentos "contaminados" com essas leveduras Kveik tipo como acontece com as Bretas? Ou uma limpeza boa e sanitização resolvem? Já que são tão resistentes, fiquei com esse receio. Estou com um frasco de Voss da Yeastlab pra testar em breve.
Grande Jamal. Peguei uma rapinha de BIO4 de uma amigo e estou replicando aqui pra dividir com outros cervejeiros. Confesso que já estava preocupado pois o "fornecedor" da rapinha está com uma cerveja fermentando desde de domingo e não atenuou nem 60% ainda.... temperatura controlada em 33º....será mais uma "modinha" para levantar uma grana...no caso quem está vendendo as leveduras... vou testar sim. Mas cabe uma pergunta: - pq a fermentis, mangrove e lallemand nem se coçaram com isso? pq as grandes cervejarias nem se deram ao trabalho de olhar para essa levedura? Sou bem consciente que as modinhas dão muito lucro, vide cervejas sour, mas será que a kveik vai chegar a algum lugar?
Tô na dúvida também. Vc já fermento uma us-05 sem controle de temperatura variando de 10 a 19°c ? Pois bem, ficou uma das melhores que já fiz. Sem frescura etc...
Fala Jamal, já concluiu o vídeo de Aula sobre Kveik?
Jamal, não fizeste nenhum teste a temperaturas mais baixas, tipo 20-25°C?
Jammal com relação a temperatura vc observou que o perfil mudou algo drasticamente? Seja temperaturas mais altas ou mais baixas? Um abraço, muito show o canal.
Onde encontrar esse CERVOMISSES?
Eu estou atrás de uma kveik, mas já fiz cervejas em temperaturas perto de 30°c usando o m29 french saison, fiz cervejas diversas de saison a weiss e tive boas cervejas, queria saber se o resultado da kveik fica muito longe disso?
Jamal, Marcos falando, como vai?
Jamal, estou muito interessado em usar a levedura Kveik nas minhas produções. Eu gosto muito da escola inglesa e a maioria das minhas cervejas são nessa linha. Quais os kveiks que você acha mais convenientes para a escola inglesa, levando em consideração os ésteres gerados durante a fermentação? Abraços, partabéns pelo canal e boas brassagens.
Eu comprei o fermento da Yeastlabs, kveik Voss
Pô Jamal, já que a camiseta da Overhop tá furando, usa a da Pantagruel / Conceba que eu te dei quando você veio brassar na fábrica da Piedade. ;-)
Jamal podemos dizer que :
Estas leveduras são imortais podendo ser secas, congeladas .
Se você tiver uma leveduras nova e fizer uma cerveja e reaproveitar a lama , e deixando está lama na geladeira por vários meses será que dá para usar esta leveduras.
Até uns 3 meses é garantido. Depois vai perdendo viabilidade.
segundo o site fermmentolabs.com.br/ A temperatura de pitching é de 37 °C - 40 °C. Contudo, deixa-se o fermentador resfriando naturalmente até uma temperatura de 25 °C (aproximadamente 16-18 h de fermentação).
Mais uma vez parabéns pelos vídeos Jamal. Os resultados da pesquisa Google Docs será compartilhado?
Alguém já fez refermentação na garrafa com kveik?
Será que é mais rápido também?
Vou fazer esta semana minha primeira leva com kveik e vou usar prime na garrafa.
Jorge , como foi seu teste?
Show Jamal, vou brassar domingo e alimento o formulário.🍻🍻
Maturação???
Estão fazendo qnto tempo?
Alguém tem o link desse grupo de whatsapp de kveik citado no vídeo?
se eu fermentar ela a 25 graus, 20 graus, vou precisar de mais tempo pra ela fermentar completamente? vou ter algum tipo de perda?
eu fermentei a minha num range de 20-22° e demorou 1 semana. Gera menos aroma, em geral
o importante é não ter off, que já é uma puta vantagem dela, alem de que um frasco fermenta 40 litros, absurdo demais!
Esse fds vou fazer uma high gravity e vou guardar a levedura! Sobre secar ela, eu vi que fora do pais eles guardam em madeiras e afins, da pra fazer isso nas nossas condições do ar e as bactérias que nele estão?
Será que ela funciona bem para vinho?
Preciso de ajuda, como faço para parar a levedura?
Jamal, aqui instagram.com/p/B1UwM-tgjuA/? tem uma ideia da floculação da Bio4. no vídeo a amostra com 42h e na atividade
Sinistra a floculação! estou com um vial aqui em casa mas sem tempo pra brassar. cada vez me animo mais
Aehhhhh!! O bom filho a casa retorna... Kkkk
Objetivo "Vai chegar o ikeg daqui 15dias e não posso usar a minha geladeira por conta das festas de fim de ano, bora fazer kveik session ipa?!?hahahahahahha"
O QUE O GALVÃO DISSE NA FINAL DA COPA DE 98?
Kveik é sua Taffarel!!!!
Para quem tiver interesse na Kveik , tem um mestre cervejeiro que está empenhado em desenvolver a levedura Hothead, ele cobra uma taxa para lhe enviar uma isca da levedura, segue o canal dele:ua-cam.com/video/U_yY8afTf-c/v-deo.html
www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html
Jamal e discípulos, nesse link informações adicionais ao vídeo. Uma tabela indicando de onde vem cada Kveik, a temperatura ideal de inoculação e de onde coletar a levedura (do krausen ou da lama)
“kveik” (que significa “levedura” em norueguês e se pronuncia “cueique”)
To pesquisando sobre essas leveduras agora e não ouvi ninguém falando desse jeito...