Yago, eu era ateu e só pude ter simpatia por cristãos através do seu canal. Ainda não entendo o meu processo de conversão, mas me impressiona que somente agora como cristão sou capaz de questionar de verdade. É justamente por que hoje tenho fé é que questiono. E a cada questionamento firma-se em mim ainda mais a fé em cristo. Obrigado.
@@tutifruti3928 meu amigo, leia. Comece pelo novo testamento, evangelhos de Mateus, Lucas, João, Marcos. Recomendo começar pelo Sermão do Monte. Lendo com calma, tentando ouvir o que Jesus no texto está falando e o que ele não está falando, questionando, é que você vai saber, dentro de você, se é verdade ou não. Eu fiz isso. E, bom, entrou em mim de uma forma que eu não posso negar. (E ore)
Yago eu estou financeiramente complicado agora, mas seu canal foi uma ferramenta de Deus para mim voltar pra Igreja. Naquele seu vídeo, que seu não me engano se chama faça parte de uma congregação. Então eu te prometo que assim que eu colocar minhas dividas em dias começarei a colaborar com o canal, que tem sido um instrumento de Deus para o conhecimento e transformação não só da minha vida, mas creio que a de muitos. A paz do Senhor!!!
@alson costa Eu não sei se você leu o texto mais atualmente eu não tenho condições para dar dinheiro para ninguém seja ele são ou louco. Agora parabéns pela sua colocação você foi um instrumento de Deus pra abrir meus olhos no que eu ando gastando o meu dinheiro. Imagina se eu compro o um livro ou filme de um criador de conteúdo e esse cara vai usar meu dinheiro pra torra com prostitutas, álcool e drogas. Fica com Deus!!!
@alson costa É o financiamento de um projeto de conhecimento. Isso vai muito além de "dar dinheiro a pastor." Os analfabetos funcionais não conseguem processar esse tipo de conteúdo.
Assim como o Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia, eu acredito, que Ele mesmo se encarregou de que mesmo que a Bíblia fosse copiada várias vezes não perdesse sua essência...
@@LRibeiro97 Palavras são uma ciência humana para explicar conceitos, não importa com que palavras você fala, importa oq fala. Seguindo seu pensamento não poderiamos usar biblias em português, afinal, não existem palavras com os mesmos significados dos originais na nossa lingua
@@luizaugustoliborio9895 Kkkk nem os próprios católicos acreditam nessas mentiras que católicos fanáticos ensinam e inventam em seus livros para tentar apaziguar a péssima imagem que a igreja católica tem. Para para pensar, todos os relatos ensinados por historiadores apontam a igreja católica como perseguidora e homicida contra os protestantes, e casos de reações de protestantes por causa da perseguição Católica foram raras exceções, como Zuinglio que morreu lutando contra a perseguição Católica. Portanto, não era uma perseguição de protestantes contra os católicos, mas sim uma reação contra a perseguição. Usar textos de católicos para dizer que os protestantes eram assassinos assim como foi os romanistas é no mínimo desonesto, pois é óbvio que não existe confiança nesses escritos.
Eu como crente na soberania de Deus fiquei surpreso com esse video, em que voce mostrou sites que eu mesmo pensei em procurar há alguns dias, mas nao sabia por onde começar rs
Menino, fiquei até atordoada 😅 Com certeza tenho muito que estudar. Mas um sentimento que tenho desde a minha infância continua certo : para estudar a bíblia preciso acreditar na instrução do Espírito Santo e naquilo que Deus irá tocar em meu coração. Crescemos indo com minha mãe na igreja católica e com meu pai na igreja evangélica e, ao final vivenciamos a triste experiência de que ambos não eram verdadeiramente cristão, tendo em vista suas atitudes ( traição, fumar cigarro, mentiras, nos espancaram...) Mas NADA disso me desviou de Deus, na verdade só me fez buscá-lo mais e mais. Obrigada Iago e toda equipe do Dois dedos de Teologia 😊
Yago, você poderia fazer um vídeo comentando as traduções que existem hoje em PT-BR!! Ara, ARC, ACF, NVI, NTLH, NVT, Brasileira... Acho que seria muito útil pro teu público!
Também poderia falar sobre a treta entre "textus receptus" e "texto crítico". Sobre a ACF dar a entender que é melhor que as outras versões. E sobre os originais do velho testamento.
@@yuri6947 Na verdade não existe uma tradução que seja fiel à versão original. Isso porque, no processo de tradução, você pode optar por traduzir as palavras ou o seu significado. Mesmo a ACF não chega na finalidade da qual se propõe, que é chegar ao texto original; até mesmo a Biblia de Jerusalém tem suas falhas em se aproximar do original. Ou seja, é impossível! Quanto aos dois textos, recentemente fiz um trabalho de exegese onde a Nestle Aland (Novo Testamento Grego) mostrava que existia uma variante de uma unica expressão em três textos diferentes. Mas era uma unica frase que fazia pouquíssima não tinha relevancia alguma para o texto como todo. Até onde sei, a ARA, NVT (Não tenho certeza), usam o Texto Majoritário (o não muito fiel aos originais); A ACF usa o Texto Receptus. A King James (Versão em português) usa o Texto Majoritário, por isso quase não a uso pra fazer algum tipo de estudo. Costumo usar a ARA (por costume) ou a Biblia de Jerusalém e o Texto Grego original para comparações. Muitas Biblias ou adicionam ou modificam algumas partes. Como eu disse, não existe nenhuma que foge disso. Vou deixar uma entrevista do Luiz Sayão que fala mais sobre isso. Acho que ajuda bastante. ua-cam.com/video/DJeCHxtZG70/v-deo.html
6:56/7:02 - Livro = Variantes Textuais do NT - Roger Omenson - da SBB 8:05 - NT do grego - Nestle Aland 9:08/9:14/9:20 - 09:39 - Site Laparola 10:02 - Site INTF 10:19 - 11:00 - Qtd de Variantes Textuais do NT 11:18 - Exemplo 11:40 - Existem 500.000 variantes no NT 12:20/12:25 - Qtd manuscritos e Variantes 12:53 - John Mill - 1707 - 1a pessoa da crítica textual 13:12 - Qtd já catalogados em grego 13:29 - Catalogados em Latim 13:32/13:40 - Catalogados em outros idiomas 13:45 - Citações dos Pais da Igreja = 1 milhão de citações do NT 13:58 - Manuscritos pagãos 14:42 -
Mano, paz! Tu é um um monstro de conhecimento, no bom sentido da palavra claro, que Deus te abençoe e que este seu conhecimento sirva realmente para defender nossa fé em Jesus! Forte abraço!
Gostaria muito de ver um vídeo do Canal mostrando Profecias da Bíblia que já foram cumpridas. Elucidar isso mostrando Isaías 53 mostrando tanto a Profecia se cumprindo na Bíblia no Novo Testamento como também em livros históricos não bíblicos.
A verdade é que muitos utilizam o PRETEXTO de não confiar nas escrituras para não deixar de pecar, assim como Jesus disse: "Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas". JOÃO 3:20
Eu nem sabia que tinha esse canal com tanta informação relevante,e vc é explica de um leito que o mais leigo com certeza vai entender, parece que estava tendo uma aula, me amarrei e tu fala muito bem, Deus continue te usando para nos esclarcer.....show
Nobre pastor Yago, não tenho sequer o básico de teologia, mas como aluno assíduo há décadas da EBD, modéstia parte, tenho limitado conhecimento bíblico! Aliás, não lembro ter lido ou assistido nenhum vídeo com tamanha riqueza sobre os manuscritos bíblicos, já que não temos os autógrados! Que Deus continue lhe abençoando e iluminando!
Parabéns Yago pelo conhecimento, e por ajudar em favor da obra, tem muitos aqui UA-cam que tem grande conhecimento teológico e se desviaram da fé e hoje usam seu conhecimento para falar não é um livro confiável e muitos são levados pelo ensino desses, valeu amigo ganhou mais um inscrito.
Rapaz, que vídeo de SUMA RELEVÂNCIA! Esse assunto é mega importante pra cristãos que querem ter ainda mais certeza sobre a veracidade dos escritos bíblicos, inclusive pra responder objeções de descrentes e fortalecer nossa mente e fé. Vou buscar me aprofundar mais nesse assunto, dentro das minhas limitações. Meu desejo é um dia aprender o grego pra poder ir nas fontes buscar as verdades. Sem depender muito de intermediários. Querendo ou não este vídeo do Yago acaba sendo um intermediário pra nós leigos. Abraços Yago e que o Senhor continue sustentado você, sua família e equipe de trabalho.
Yago, pra mim que estudo a Bíblia autonomamente de modo amador, sob uma ótica especulativa, o seu vídeo me abriu nivas possibilidades com essas ferramentas que vc apresentou. Muito obrigado!!
Paz seja contigo Yago. Que metralhadora vc é! Precisa de legenda, slow motion pra se acompanhar! (risos) Parabens pelo trabalho, belo e mt interessante, elucidativo. Que o nosso D'us, o Eterno esteja sempre te abençoando, dando-te sabedoria pra q muitos, assim como eu; possam aprender e beber da mesma fonte que tens a teu dispor. Abrcs.
Yago! Parabens pelo vídeo, foi muito esclarecedor! Esse vídeo foi voltado somente para o Novo Testamento, mas queria saber se existe uma crítica textual para o Antigo Testamento também. Obrigado por ser uma benção nas vidas de muitos cristãos, inclusive eu!
Opa, Yago, tudo bom? Eu, assim como muitos, sou católico e acompanho sempre teu canal, pois apesar de algumas diferenças, você sempre traz informações e outros pontos de vista que ao meu ver são muito relevantes. Uma dúvida que talvez seja boba e que eu não tenho conhecimento é sobre as traduções das bíblias católicas. Tu tens conhecimento a respeito das traduções da mesma em comparação as protestantes? Ignorando "livros extras", as traduções de ambas se assemelham em sua semântica? Espero que minha pergunta seja relevante e que se mais pessoas também tiverem essa dúvida, que ela possa ser esclarecida. Deus abençoe você e todos nossos irmãos que aqui se encontram. Amém.
Olá amigo. Há diferenças porque a Bíblia católica segue a versão Vulgata de Jerônimo que é considerada por muitos uma tradução alguns trechos ruim. E além dos livros a mais, há trechos de Ester e Daniel também ausentes nas bíblias protestantes. Ester 10,4-16,24; Daniel 3,24-90; 13-14. Esses textos são considerados apócrifos pelos protestantes. Eles não constam da Bíblia Hebraica, formada pelo Antigo Testamento. A razão básica é por que não estão presentes na Bíblia Hebriaca, é porque foram escritos em grego, enquanto todos os outros livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico. Lutero, no tempo da Reforma optou por seguir, em relação ao Antigo Testamento, o cânon da Bíblia Hebraica e deu origem, dessa forma, as diferenças existentes hoje. Que Deus te abençoe amigo. Abraços.
Olá, sou católica e creio que posso te responder, a tradução da Bíblia protestante é a tradução que Lutero fez no século XVI, que é deturpada em relação a tradução católica.
@@straykerbr5873 Lutero não só traduziu como manteve esses livros na Bíblia, embora em uma parte separada, foram outros protestantes que depois tiraram os livros da Bíblia, esses livros estão presentes na Bíblia católica porque os apóstolos os usaram para escrever o Novo Testamento (se quiser, posso pôr os versículos aqui), a decisão de que esses livros não eram literalmente inspirada para os judeus ocorreu em 90d.c. Ou seja, rabinos judaicos que nem acreditavam em Jesus disseram que esses livros não eram inspirados, logo, sinceramente, não faz muito sentido dar autoridade a rabinos judaicos que nem acreditavam em Jesus, por isso a decisão deles é indiferente, visto a realidade de que os apóstolos usaram esses livros.
Obrigado pelo feedback, Galera, mas deixando um pouco mais claro meu questionamento: As nossas bíblias convergem para os mesmos significados ou em algumas partes da bíblia (ignorando os livros extras) nós pregamos coisas diferentes (literalmente)?
Exemplo, o Dr. Scotr Hanh, PhD em sagrada escritura, diz em um de seus livros que Lutero colocou a palavra "somente" em umas das carta de Paulo, quando ele se referia a salvação pelas fé, os católicos acreditam que a salvação não vem somente pela fé, logo, segundo o Dr. Scott, Lutero adulterou a Bíblia.
Só um esclarecimento a mais sobre os princípios da “leitura mais difícil” e da “leitura mais curta” serem preferíveis. Esses dois cânones só são empregados quando há suspeita de mudança INTENCIONAL por parte do escriba. Se a mudança pode ser explicada como um dos diversos tipos de mudanças NÃO INTENCIONAIS (haplografia, ditografia, homoteleuton, homoarchton) esses cânones não são considerados. Valeu pelo ótimo vídeo!
Cara, que vídeo fantástico! É impressionante como vídeos que exigem tanto esforço para ser produzido possui inexpressivo número de visualizações! A Igreja deveria se preocupar com estudar esse tipo de tema; infelizmente hoje o cenário é de membros cristãos preguiçosos interessados apenas no social culto de domingo à noite. Obrigado, Yago, por lutar tanto pela mudança desse triste quadro "eclesiológico". Vale notar também o seu amadurecimento, eu conheci seu trabalho bem no começo e hoje é notável sua positiva mudança em muitas coisas. Que Deus continue mantendo a chama acesa no seu coração, a fim de que continue em hora e fora de hora a pregar das mais diversas formas o Evangelho de Cristo. Saudações! Abraço. SOLI DEO GLORIA
A no ápice da entrega dos oráculos de Deus está seu caráter sobrenatural, seu poder, grandeza moral e ética nunca comparável a qualquer obra já produzida pela humanidade, seus sinais miraculosos de autenticação, na verdade própria Escritura é reservada aos eleitos de Deus, não aos cultos e sábios deste mundo, como nosso Senhor se alegrou em Mateus 11.26: "graças te dou ó pai... porque revelaste aos pequeninos... porque assim foi do seu agrado." Soli Deo gloria! 🙏
Ótimo tema! Yago como voce responde aos incredulos quando lançam objeção à confiabilidade das escrituras? Como voce condensa tudo isso em uma resposta apologetica simples de 1-2 minutos ?
mariana amiga ora, se o incrédulo diz que ós manuscritos bíblicos não são confiáveis, ele poderia dizer que os demais manuscritos históricos são? se o fato de haver cópias e não as originais invalidassem o documento, o incrédulo não pode se lembrar somente da bíblia e se esquecer de todos os documentos históricos sobre história, filosofia, astronomia ou qualquer outra ciência, pensa em todos os filósofos gregos, história egípcia, etc... o Yago diz isso no vídeo e o livro do Lee Strobel também demonstra, no fim o ateu é um homem de fé e não sabe hahaha
5 років тому+7
Não dá pra comparar os demais textos da antiguidade com a importância do Novo Testamento. Pelo simples fato de que, em nenhum desses outros textos, atribui-se palavras do próprio Deus, que anunciam a vida ou a morte eterna, segundo a maior religião da atualidade: o Cristianismo. Se as obras de Platão, Homero, Virgílio, ou qualquer outro, foram corrompidas, a importância disso é muito menor, afinal nenhuma grande religião se baseia nessas obras.
Baseado nesses fatos que temos podemos ainda dizer que nossa Biblia traduzida com algumas falhas e diferenças de manuscritos são a Palavra de Deus ou Contém a Palavra?
As importâncias dadas a um ou outrem dependem da perspectiva do observador, para um cristão a bíblia é o documento mais importante pois nela ele se fundamenta, já para um pesquisador e historiador por exemplo, os documentos históricos são o seu fundamento de estudo, qual seria mais importante? A resposta é: depende de quem..
5 років тому+7
@@josuealves126 Essa ideia de que a Bíblia apenas contém a palavra de Deus é terrível, na verdade, serve para selecionar alguns textos de interesse e rejeitar outros. Isso é instrumento para teologias das mais heterodoxas. A Bíblia, em seus documentos originais, é infalível. Qualquer cópia ou tradução é/foi passível de erros. Mas veja, os teólogos ortodoxos, que consideram o texto bíblico original de inspiração divina, se dividem em duas correntes: - Ditado verbal: Deus teria ditado palavra por palavra das Escrituras; Ou... - Conceitos inspirados: Todas as ideias e conceitos contidos nas Escrituras provém de Deus, porém as palavras e estilo foram escolhas dos autores dos respectivos livros. A maioria dos teólogos ortodoxos fazem parte da corrente "conceitos inspirados". Pois bem, da mesma forma, as traduções e cópias demonstram que, apesar de não serem infalíveis, mantém os conceitos e ideias. Há coerência de conceitos, mesmo quando um manuscrito ou outro contém palavras diferentes, em ordem diferente, etc. Portanto, toda a Escritura apresenta a palavra de Deus (nos conceitos e ideias), não necessariamente com palavras ditadas ("ipsis litteris").
Pessoal só 109 mil visualizações? Cadê mais likes ? Um cara deu uma aula de manuscritos , tirou as duvidas6 que nunca vi pastores em meus 35 anos de evangelho tirararem , pelo amor de Deus ! Parabéns Pr. yago pela sua disponibilidade em dividir tamanho conhecimento em um assunto tão fundamental para o entendimento das escrituras para um cristão , Deus te abençoe !
Com 99,5% de acuracia em concordancia com os manuscritos (livro "Uma Introdução Geral à Biblia", por Norman Geisler e William Nix), apenas um tolo diria que o conteúdo do Novo Testamento foi deturpado.
Não é propriamente tolice. É rebeldia, q causa cegueira espiritual. Endurecem o coração para Deus, por isso Deus deixa q eles permaneçam enganados pelas trevas. Veja Romanos 1.28 e Marcos 4.12. Por isso, embora seja óbvia a existência de Deus, há pessoas q são inteligentes, mas são ateus, por causa das trevas nos olhos. Por outro lado, há pessoas q não são consideradas inteligentes, mas veem as coisas espirituais porque, ao invés de terem uma postura de rebeldia, se humilham diante de Deus, q abre os seus olhos. E isso é uma coisa gradual também, mesmo os cristãos devem se humilhar mais para q Deus abra cada vez mais sua visão para enxergarem mais além na perspectiva espiritual. Devemos lutar todos os dias contra a rebeldia da carne.
Baseado nesses fatos que temos podemos ainda dizer que nossa Biblia traduzida com algumas falhas e diferenças de manuscritos são a Palavra de Deus ou Contém a Palavra?
@@josuealves126 tem as bíblias de estudo que pega do hebraico também. Mas digamos que as traduções são uma forma de "popularizar o evangelho". Assim como a dublagem de filmes/séries por exemplo :)
A bíblia é 💯 % confiável em relação ao texto traduzindo do original para os diversos idiomas, como o próprio Yago explicou, as variantes ou algumas questões, se estão ou não escrito, pouco muda o sentido do texto. Um exemplo:Mateus 18:11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido. Neste versículo em particular, ele não é encontrado nos texto originais mais antigo, porém ele é citado em Lucas 19:10. Percebam que no texto de Mateus 18 Jesus está falando sobre as 100 ovelhas. O copista acrescentou " o filho do homem veio buscar..." É um erro fazer isso? De fato! Mas,mudou o sentido do texto? De forma alguma. Então a bíblia tem esses detalhes, lógico que esse tipo de situação na mão dos críticos e céticos é um prato cheio para fazer falsas afirmações sobre a veracidade das escrituras. Mas, infelizmente, o homem,ele sim de forma a fortalecer suas convicções interpretativas, podem mudar ou alterar o sentido do texto para autenticar as suas doutrinas pessoais. Por exemplo! Temos os Mortalistas e os Imortalistas. Um crê que quando morremos acabou tudo, parcialmente só os salvos irão ter uma vida eterna, já os ímpios serão destruídos, esse pensamento são dos Mortalistas. Os Imortalistas acreditam na vida eterna da alma, espírito! Independente se serão salvos ou não. Percebam que aqui temos um problema de hermenêutica ( interpretação). E não uma alteração do próprio texto. Pessoas usam os texto e interpretar conforme suas doutrinas e convicções. A certeza aqui é, só uma doutrina está correta.
Yago, boa noite, parabéns pelo canal. No caso dos TJs que dizem te uma tradução realmente correta, de onde eles traduziram? Porque eles trocam todas as referências do nome de Deus para Jeová? E o pq disso? Agradeço. Abraços
Saudações, mesmo que sua pergunta foi direcionado ao pr Yago, com sua permissão, deixe-me contribuir aqui. Bom a tradução dos TJs chamada "tradução do Novo Mundo" , é uma adaptação que fazem, não bem uma tradução. Por exemplo, retiram muitas palavras em especial como o termo que na maioria das versões em português foi traduzido como inferno. Pois Charles Russel fundador desse grupo, não acreditava na existência de um lugar de castigo eterno após a morte. Assim , ele teve que fazer um malabarismo em toda a Bíblia para descartar qualquer o termo tão vasto nas Escriruras. Qto a Jeová, no hebraico o mais próximo, transliterando para o português seria YHWH (que alguns pronunciam como "Yahweh"), o hebraico no qual foi escrito o Antigo Testamento (AT) na escrita não usava vogais , e YHWH foi o nome ao qual Deus falou para Moisés. Em nossas versões esse termo hebraico foi traduzido por SENHOR tudo com maiusculo. Seguindo a decisão dos judeus que traduziram a primeira versão do AT do hebraico para o grego. Que por respeito a esse nome de Deus, onde tinha o termo: YHWH, eles traduziram por Kyrios (= Senhor) . Sobre esse termo, os TJs colocam como uma das bases principais de seus ensinos. Todavia, quando olhamos para o Novo Testamento, os Apóstolos inspirados pelo Espírito Santo, tal qual inspirou os profetas que escreveram o AT. Ao escreverem os livros do Novo Testamento, não citaram nenhuma vez o nome YHWH , e Paulo em suas cartas as igrejas nenhuma vez instruiu aos crentes que tinham que falar YHWH porque esse era o nome próprio. E Jesus ao ensinar os seus discípulos a oração conhecida como "Pai nosso" , nos ensinou a nos direcionarmos a Deus o chamando de Pai. E na cruz , Jesus se direciona ao Pai o chamando de Elohi (termo hebraico singular que equivale em português a "Deus". Em João 1.1, onde nossas versões e no grego diz : E o Verbo era Deus.... A versão dos TJs diz: e o verbo era um deus. Pois acreditam que Jesus não passa de um anjo. Daí nesse verso é noutros que mostram a divindade e igualdade de Jesus a Deus, o Pai, a versão deles faz outro malabarismo também. De forma que é uma versão adaptada das Escrituras de forma bem particular e tendenciosa.
Já encontram. Trata-se da Terceira Epístola aos Coríntios. É considerado um pseudoepígrafo de Paulo, mas não foi considerado canônico. A versão sobrevivente mais antiga é a do Papiro de Bodmer X. Contudo, como o Yago mesmo explicou formidavelmente, é irrelevante o conteúdo do tal manuscrito. Até porque foi rejeitado desde o início.
@@LRibeiro97 Não é bem assim que no ano (150 d.C.) já se tinha consenso sobre o NT, na verdade alguns livros como o Apocalipse só entraram mesmo no século IV enquanto que outros como o Pastor de Hermas só ficou definitivamente de fora tb nessa época. O que já havia consenso em 150 d.C. era em relação aos 4 evangelhos e algumas cartas
@@LRibeiro97 Na verdade havia um grande debate se o Apocalipse entrava ou não entre os pais da Igreja desde o século II e não houve consenso até o século IV. Alguns deles apresentavam a lista de livros que considerava canônica o apocalipse ficava de fora. A história Eclesiática de Eusébio de Cesaréia escrito no século IV relata essa controvérsia. Posso citar por exemplo Cirilo de Jerusalém que rejeitava sua canonicidade por volta do ano 340. Foi Atanásio que o colocou em definitivo no canôn Bíblico em 367. Nesse ano que a Bíblia passou a ter os 27 livros que conhecemos.
Muito bom queria ver um debate com vc é o professor Fábio Sabino até porque até hoje não vi ninguém que cosegsse refutalo, maís seu vídeo e ótimo parabéns!
Apesar da crítica textual, e problema de tradução, é possível sim atingir a ideia dos autógrafos originais. A bíblia é perfeita, Deus é perfeito. O homem é falho, as traduções são falhas.
essa é a questão, se a bíblia e perfeita e o homem e falho, e o manuscrito original está sumido e resto são cópias de copias entre esse séculos podemos dizer que essa obra ñ é 100% perfeito. e só usa a lógica
A minha dúvida é pq Deus inspirou os escritores da Bíblia, mas não inspirou os tradutores, pois na verdade são os tradutores que espalham a "palavra" pelo mundo. Não faz sentido um escritor PERFEITO que não planeja como será distribuir a sua obra.
@Mariana vc poderia responder uma pergunta que pode fazer vc parece uma FANÁTICA religiosa que ñ tem a noção REAL do que ler na bíblia, mas, prega o que LHE CONVÉM. com todo respeito?😁
@@allanmariano9740 Estava respondendo o Matheus ,que questionou a "sabedoria dos metodos" empregados por Deus como se pudesse debater com Deus, nao a voce. Se Deus quis inspirar os escritos e nao os tradutores, quem vai dar uma opniao melhor ? Se Deus agisse conforme julga a "sabedoria" humana, nunca inventaria um metodo de salvação em que Seu Filho teria de morrer na cruz, tal coisa nunca foi imaginada por alguem antes, e é um milagre saber que mesmo durante os seculos a Sua palavra tem sido preservada, indo contra aquilo que voce chama de lógica
@@marianaamiga9392 ñ sei quantos anos vc tem, mas já brincou telefone sem fio? bom resumindo e uma brincadeira infantil com um grupo de crianças com a função de repiti o que o outro falou continuamente até a última pessoa que deve repeti o que o primeiro falou. estou mencionando isso, pq mostra como funciona o princípio da distorção das palavras, como vc tem tanta certeza que bíblia é 100% verdadeira? só por causa do seu achismo de acha que Deus ñ deixaria acontecer, então aonde fica o livre arbítrio nisso? aliás, entre essas religiões judaismo e bíblico qual dessas o Deus é verdadeiro ?
Feri nao? Me responda: O deus do VT tem inumeros nomes para o Judeu. Deus o qual ate hoje servem dentro de seus costumes. Portanto, se você segue a fé judaica, ate por que, o cristianismo bem dela, qual o nome do seu Deus? E se é o Deus de Israel ou dos Judeus, voce nao deveria seguir uma vida, propriamente judaica? Levando em conta que o Judeu refuta Jesus Cristo como Messias. Começe a analisar seus conceitos de fé, seguimentos doutrinarios e costumeiros.
O código da Vinci se baseia em um boato criado por Pierre Plantard e Phillipe de Chérisey no século XX que depois se comprovou como uma "história" forjada.
O filme apesar de ser "curioso" e cheio de fake News, suposições de homens , e baseado em livros apócrifos. Aliás se quiser ver uma análise bíblica sobre esse filme recomendo ver esse vídeo: ua-cam.com/video/kYtZUfxdUOc/v-deo.html
27:24 "O que é relevante muda em nada o conteúdo real do cristianismo (sic)". Senhoras e senhores, eu invoco a Comma Johanneum (Cláusula Joanina), que diz: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; '''*e estes três são um*'''. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 1 João 5:7,8 O trecho "e estes três são um" não se encontra nos manuscritos mais antigos, aparece apenas do quinto ao sétimo seculo da Era Comum, é a única referência explicita da trindade. Sem ela, é preciso apenas se apoiar em inferências e hermenêutica controversa. Então é mentira que "o que é relevante muda em nada o conteúdo real do cristianismo". Temos aqui uma adição muito importante para o debate teológico.
A conclusão é correta, esses poucos ruídos não interferem no todo da mensagem divina do novo testamento. Minha crítica ao vídeo é que este dá a entender que só há o texto crítico, sendo que o texto da reforma protestante é o texto recebido. Faltou citar o irmão Wilbur Piecklin, um grande estudioso de manuscritologia, segue link de suas palestras: ua-cam.com/play/PLwZ_4L-bhupxCoSiKSz3C-GNBVnRAkK3W.html
Ele falou sobre crítica textual, que é a ciência de reconstrução textual. Com o uso da crítica textual é possível chegar à conclusões diversas, daí as diferenças entre as edições gregas (crítico, receptus, majoritário) . Até o textus receptus envolve crítica textual, pois Erasmo fez comparações entre os 6 manuscritos que tinha disponíveis na época e editou o chamado textus receptus. Da mesma forma o texto majoritário, compara-se todos os manuscritos existentes e o que estiver na maioria é considerado o original.
Não interfere na mensagem, Mas interferem na narrativa de "a Bíblia é perfeita" ou "a Bíblia e a própria palavra de Deus e nela não tem nenhum defeito".
Uma verdadeira aula fantástica! Aula esta que nem tive em sala de aula em teologia livre........muito boa mesmo sua exposição, confesso que alguns vídeos seu não ter concordado mais na maioria são muito bons e indico e compartilho
Moço: Vamos ver como exemplo o que Paulo escreveu. Vc precisa saber que ele foi judeu e ele conhecia muito bem o velho testamento e usou como base para construir seus escritos. Para o judeu só vale o que é escrito. Daí a muita importância que eles dão até hoje a escrita. Desde os primórdios eles tinham cartórios. E os escritos originais do velho testamento estão impecáveis dentro da Arca no Monte Caveira até hoje que foi cocada por Jeremias. Quando houver dúvida de tradução Vamos para o hebraico. Por exemplo no livro de Apocalipse foi traduzido cavalo amarelo o correto no hebraico é verde. Isto é um tipo de erro que costumam acontecer em traduções especialmente há longo tempo atrás.
O ministério bíblico é muito maior do que seus autores principais. Os inúmeros copistas foram muito importantes e também inspirados pelo Espírito de Deus para este trabalho. Deus seja louvado pelas vidas dos copistas!
Você já fez algum estudo em cima dos vídeos daquele que se chama professor Fábio Sabino. Para ser sincero ele já bagunçou muito a minha cabeça. E acho que até hoje não vi ninguém refutá-lo. Não tenho visto mais vídeos dele mas até quando eu vi só o que vi foi uma ou duas pessoas tentando refutá-lo.
Yago, no mesmo dia que comprovarem a veracidade toda Bíblia, CIENTIFICAMENTE, eu largo a fé cristã e viro budista! Minha crença é fé, não é lógica tampouco científica.
A bíblia foi alterada na verdade adicionaram textos na bíblia por isso acredito em Deus mais não 100% na bíblia e claro que Yago e os demais pastores não vão falar isso pois não vão perder seus seguidores
Votei no Bolsonaro pra isso mesmo, botar o pessoal de confiança dele no governo, a maioria militares. Se fosse pra por bandido no governo eu tinha votado no Haddad, no Ciro, no Boulos...
Que maravilha yago, se dois dedos de teologia é assim imagina os 10, parabéns é o primeiro vídeo que um amigo do meu filho me passou, estou gostando muito.
Isso foi fiscalizado ao longo dos séculos e tenho certeza q se Deus agiu de alguma forma diretamente depois da ressurreição foi a conservação da sua palavra . Para não deixar a humanidade a mercê do caos. Acho fantástico quando o pastor ou padre são dedicados a pesquisa para levar a palavra de Deus até por que acredito q vocês tem essa obrigação e missão dada por Deus Parabéns !!!
Caramba, Yago! Matou a pau na elucidação de um assunto muito em voga em grande parte das críticas à Bíblia! Só tenho a agradecê-lo e parabenizá-lo por nos trazer tanta informação em tão pouco tempo, com tópicos sucintos e relevantes e com primoroso didatismo! Parabéns pelo trabalho!
Temos uma playlist completa sobre a formação da Bíblia: ua-cam.com/play/PLRPNvughqc8RMSvK-55793t7xTf2YjN23.html&si=6AQ57Vux5FZ9kLFt
Yago, eu era ateu e só pude ter simpatia por cristãos através do seu canal. Ainda não entendo o meu processo de conversão, mas me impressiona que somente agora como cristão sou capaz de questionar de verdade. É justamente por que hoje tenho fé é que questiono. E a cada questionamento firma-se em mim ainda mais a fé em cristo. Obrigado.
Deus seja louvado, amigo. Não deixe de procurar uma comunidade de fé para participar.
Jesus te ama meu amigo, não deixe de buscar o senhor ele tocou seu coração
Eu continuo Ateu, só quero saber se foi adulterado ou não a bíblia.
@@tutifruti3928 meu amigo, leia. Comece pelo novo testamento, evangelhos de Mateus, Lucas, João, Marcos. Recomendo começar pelo Sermão do Monte. Lendo com calma, tentando ouvir o que Jesus no texto está falando e o que ele não está falando, questionando, é que você vai saber, dentro de você, se é verdade ou não. Eu fiz isso. E, bom, entrou em mim de uma forma que eu não posso negar. (E ore)
O meu Deus, que lindo...
Yago eu estou financeiramente complicado agora, mas seu canal foi uma ferramenta de Deus para mim voltar pra Igreja. Naquele seu vídeo, que seu não me engano se chama faça parte de uma congregação. Então eu te prometo que assim que eu colocar minhas dividas em dias começarei a colaborar com o canal, que tem sido um instrumento de Deus para o conhecimento e transformação não só da minha vida, mas creio que a de muitos. A paz do Senhor!!!
@alson costa Eu lê errado ou você me chamou de babaca? Por que?
@alson costa Eu não sei se você leu o texto mais atualmente eu não tenho condições para dar dinheiro para ninguém seja ele são ou louco. Agora parabéns pela sua colocação você foi um instrumento de Deus pra abrir meus olhos no que eu ando gastando o meu dinheiro. Imagina se eu compro o um livro ou filme de um criador de conteúdo e esse cara vai usar meu dinheiro pra torra com prostitutas, álcool e drogas. Fica com Deus!!!
@alson costa tu gasta seu tempo criticando gente em comentário de youtube, acha mesmo que existe algo mais babaca do que isso?
@alson costa É o financiamento de um projeto de conhecimento. Isso vai muito além de "dar dinheiro a pastor." Os analfabetos funcionais não conseguem processar esse tipo de conteúdo.
Força Felipe!
Parabéns Yago e equipe, ótimo conteúdo!
Bibotalk salve bibo
Verdade Bibo 💕
Assim como o Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia, eu acredito, que Ele mesmo se encarregou de que mesmo que a Bíblia fosse copiada várias vezes não perdesse sua essência...
@@LRibeiro97 Palavras são uma ciência humana para explicar conceitos, não importa com que palavras você fala, importa oq fala.
Seguindo seu pensamento não poderiamos usar biblias em português, afinal, não existem palavras com os mesmos significados dos originais na nossa lingua
Sim.
Esta foi a resposta do século, um milhão de vezes concordo com você. Graça e paz Fernanda.
Amém
Eu creiooooo! Amém!
Ostentação pra mim é essa biblioteca.
Vdd
@@luizaugustoliborio9895 Você não trabalha não? Kkkkkkk está em todos vídeos 😭
Chorando
@@luizaugustoliborio9895 Aceita que a igreja católica é assassina
@@luizaugustoliborio9895 Kkkk nem os próprios católicos acreditam nessas mentiras que católicos fanáticos ensinam e inventam em seus livros para tentar apaziguar a péssima imagem que a igreja católica tem.
Para para pensar, todos os relatos ensinados por historiadores apontam a igreja católica como perseguidora e homicida contra os protestantes, e casos de reações de protestantes por causa da perseguição Católica foram raras exceções, como Zuinglio que morreu lutando contra a perseguição Católica.
Portanto, não era uma perseguição de protestantes contra os católicos, mas sim uma reação contra a perseguição.
Usar textos de católicos para dizer que os protestantes eram assassinos assim como foi os romanistas é no mínimo desonesto, pois é óbvio que não existe confiança nesses escritos.
Eu como crente na soberania de Deus fiquei surpreso com esse video, em que voce mostrou sites que eu mesmo pensei em procurar há alguns dias, mas nao sabia por onde começar rs
O Espirito Santo em quase dois mil anos, nunca nos deixou sem material de estudo.
A qualidade desse conteúdo é absurda!!!!
Ótimo vídeo, simplesmente fiquei sem palavras.
Parabéns Pr. Yago e equipe.
Menino, fiquei até atordoada 😅
Com certeza tenho muito que estudar.
Mas um sentimento que tenho desde a minha infância continua certo : para estudar a bíblia preciso acreditar na instrução do Espírito Santo e naquilo que Deus irá tocar em meu coração.
Crescemos indo com minha mãe na igreja católica e com meu pai na igreja evangélica e, ao final vivenciamos a triste experiência de que ambos não eram verdadeiramente cristão, tendo em vista suas atitudes ( traição, fumar cigarro, mentiras, nos espancaram...) Mas NADA disso me desviou de Deus, na verdade só me fez buscá-lo mais e mais.
Obrigada Iago e toda equipe do Dois dedos de Teologia 😊
Parabéns pela sua vida estar firmada na rocha que é Jesus!
Que lindo, que Deus te abençoe.
Este seu comentário valeu mais que todos os minutos gasto para explicar os manuscritos .
show! gostei de saber que és meu conterrâneo, sou cristão e amante de estudos bíblicos e admiro muito seu trabalho obrigado por essa lição!
Yago, você poderia fazer um vídeo comentando as traduções que existem hoje em PT-BR!!
Ara, ARC, ACF, NVI, NTLH, NVT, Brasileira...
Acho que seria muito útil pro teu público!
Também poderia falar sobre a treta entre "textus receptus" e "texto crítico". Sobre a ACF dar a entender que é melhor que as outras versões. E sobre os originais do velho testamento.
@@yuri6947 Na verdade não existe uma tradução que seja fiel à versão original. Isso porque, no processo de tradução, você pode optar por traduzir as palavras ou o seu significado. Mesmo a ACF não chega na finalidade da qual se propõe, que é chegar ao texto original; até mesmo a Biblia de Jerusalém tem suas falhas em se aproximar do original. Ou seja, é impossível!
Quanto aos dois textos, recentemente fiz um trabalho de exegese onde a Nestle Aland (Novo Testamento Grego) mostrava que existia uma variante de uma unica expressão em três textos diferentes. Mas era uma unica frase que fazia pouquíssima não tinha relevancia alguma para o texto como todo.
Até onde sei, a ARA, NVT (Não tenho certeza), usam o Texto Majoritário (o não muito fiel aos originais); A ACF usa o Texto Receptus. A King James (Versão em português) usa o Texto Majoritário, por isso quase não a uso pra fazer algum tipo de estudo.
Costumo usar a ARA (por costume) ou a Biblia de Jerusalém e o Texto Grego original para comparações. Muitas Biblias ou adicionam ou modificam algumas partes. Como eu disse, não existe nenhuma que foge disso.
Vou deixar uma entrevista do Luiz Sayão que fala mais sobre isso. Acho que ajuda bastante.
ua-cam.com/video/DJeCHxtZG70/v-deo.html
@@yuri6947 Bote tb a F35 e o texto majoritário nessa brincadeira.
@@NoBadyCares Interessante. Nem conhecia.
6:56/7:02 - Livro = Variantes Textuais do NT - Roger Omenson - da SBB
8:05 - NT do grego - Nestle Aland
9:08/9:14/9:20 -
09:39 - Site Laparola
10:02 - Site INTF
10:19 -
11:00 - Qtd de Variantes Textuais do NT
11:18 - Exemplo
11:40 - Existem 500.000 variantes no NT
12:20/12:25 - Qtd manuscritos e Variantes
12:53 - John Mill - 1707 - 1a pessoa da crítica textual
13:12 - Qtd já catalogados em grego
13:29 - Catalogados em Latim
13:32/13:40 - Catalogados em outros idiomas
13:45 - Citações dos Pais da Igreja = 1 milhão de citações do NT
13:58 - Manuscritos pagãos
14:42 -
Mano, paz! Tu é um um monstro de conhecimento, no bom sentido da palavra claro, que Deus te abençoe e que este seu conhecimento sirva realmente para defender nossa fé em Jesus! Forte abraço!
Muito bom esse video, Yago! Parabens! Abraço aqui de Juiz de Fora - Minas Gerais Pastor Rodrigo Oliveira
Gostaria muito de ver um vídeo do Canal mostrando Profecias da Bíblia que já foram cumpridas. Elucidar isso mostrando Isaías 53 mostrando tanto a Profecia se cumprindo na Bíblia no Novo Testamento como também em livros históricos não bíblicos.
Veja o canal evidências nt, pois as vezs sai algo relacionado a profecias:
ua-cam.com/users/NTEvidencias
@@maximunbelivie Conheço o canal e já vi a maioria dos vídeos. Eu gostaria de ver algo produzido pelo canal Dois Dedos de Teologia.
@@dfdgfhgfjgkjghkh Isaías 53 é polemico, pelo que li se refere a Israel como servo sofredor.
Que todo cristão veja esse vídeo e aprenda sobre sua fé!
A verdade é que muitos utilizam o PRETEXTO de não confiar nas escrituras para não deixar de pecar, assim como Jesus disse:
"Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas". JOÃO 3:20
Exato
Ou às vezes só são pessoas que estão em busca de respostas, já cansadas e confusas
O melhor vídeo que já vi sobre critica textual! Conseguiu explicar toda a teoria de forma bem resumida e como se aplica na vida prática
O pastor Yago Martins é abençoado mesmo com sabedoria, conhecimento e inteligência!
Deus abençoe você e sua família!
Eu nem sabia que tinha esse canal com tanta informação relevante,e vc é explica de um leito que o mais leigo com certeza vai entender, parece que estava tendo uma aula, me amarrei e tu fala muito bem, Deus continue te usando para nos esclarcer.....show
Nobre pastor Yago, não tenho sequer o básico de teologia, mas como aluno assíduo há décadas da EBD, modéstia parte, tenho limitado conhecimento bíblico!
Aliás, não lembro ter lido ou assistido nenhum vídeo com tamanha riqueza sobre os manuscritos bíblicos, já que não temos os autógrados!
Que Deus continue lhe abençoando e iluminando!
Conteúdo fenomenal
Deus abençoe sempre
Salvei pra assistir mais tarde, já espero um vídeo super interessante e esclarecedor!
Obrigado🙌🙏
Amei toda essa explicação! Deus te abençoe pastor Yago!
Que vídeo incrível! Parabéns!
simples simples no milheno apredemos tudo kkkkkkkk
@@antoniobadog8493 Quê?
Bom conteúdo riquíssimo D'us te abençoe Yago Martins pelo excelente trabalho
Parabéns Yago pelo conhecimento, e por ajudar em favor da obra, tem muitos aqui UA-cam que tem grande conhecimento teológico e se desviaram da fé e hoje usam seu conhecimento para falar não é um livro confiável e muitos são levados pelo ensino desses, valeu amigo ganhou mais um inscrito.
As palestras do Daniel Wallace são sensacionais esse tema é apaixonante
Rapaz, que vídeo de SUMA RELEVÂNCIA! Esse assunto é mega importante pra cristãos que querem ter ainda mais certeza sobre a veracidade dos escritos bíblicos, inclusive pra responder objeções de descrentes e fortalecer nossa mente e fé.
Vou buscar me aprofundar mais nesse assunto, dentro das minhas limitações. Meu desejo é um dia aprender o grego pra poder ir nas fontes buscar as verdades. Sem depender muito de intermediários. Querendo ou não este vídeo do Yago acaba sendo um intermediário pra nós leigos.
Abraços Yago e que o Senhor continue sustentado você, sua família e equipe de trabalho.
Deus continue te abençoando meu irmão
Yago, pra mim que estudo a Bíblia autonomamente de modo amador, sob uma ótica especulativa, o seu vídeo me abriu nivas possibilidades com essas ferramentas que vc apresentou. Muito obrigado!!
Esse vídeo foi bem mais q dois dedos de teologia! Muito bom
Eu simplesmente não consigo acreditar que Deus em todo seu poder, permitiria que sua Palavra fosse deturpada ao ponto de nos levar para longe Dele
Mas foi assim.
PARABÉNS IAGO!!! Muito obrigada achei sua descrição sobre a Bíblia e as variantes de traduções realmente importante!!!!! DEUS te abençoe!
Paz seja contigo Yago.
Que metralhadora vc é!
Precisa de legenda, slow motion pra se acompanhar! (risos)
Parabens pelo trabalho, belo e mt interessante, elucidativo.
Que o nosso D'us, o Eterno esteja sempre te abençoando, dando-te sabedoria pra q muitos, assim como eu; possam aprender e beber da mesma fonte que tens a teu dispor.
Abrcs.
Irmão Tiago.
É sempre uma bênção ouvir seus vídeos.
Esse ainda mais no contexto qur estou vivendo.
Que Deus te abençoe.
É Yago, meu irmão. Rs
Yago! Parabens pelo vídeo, foi muito esclarecedor!
Esse vídeo foi voltado somente para o Novo Testamento, mas queria saber se existe uma crítica textual para o Antigo Testamento também.
Obrigado por ser uma benção nas vidas de muitos cristãos, inclusive eu!
tb queria saber!!
Emanuel tov creio que é uma das melhores referências para crítica textual NT. TENHO MAS NÃO CONSEGUI ESTUDAR POR ESTAR APRENDENDO LINGUA GREGA
Gratidão pelo vídeo.
Opa, Yago, tudo bom? Eu, assim como muitos, sou católico e acompanho sempre teu canal, pois apesar de algumas diferenças, você sempre traz informações e outros pontos de vista que ao meu ver são muito relevantes. Uma dúvida que talvez seja boba e que eu não tenho conhecimento é sobre as traduções das bíblias católicas. Tu tens conhecimento a respeito das traduções da mesma em comparação as protestantes? Ignorando "livros extras", as traduções de ambas se assemelham em sua semântica? Espero que minha pergunta seja relevante e que se mais pessoas também tiverem essa dúvida, que ela possa ser esclarecida.
Deus abençoe você e todos nossos irmãos que aqui se encontram. Amém.
Olá amigo. Há diferenças porque a Bíblia católica segue a versão Vulgata de Jerônimo que é considerada por muitos uma tradução alguns trechos ruim.
E além dos livros a mais, há trechos de Ester e Daniel também ausentes nas bíblias protestantes.
Ester 10,4-16,24;
Daniel 3,24-90; 13-14.
Esses textos são considerados apócrifos pelos protestantes. Eles não constam da Bíblia Hebraica, formada pelo Antigo Testamento. A razão básica é por que não estão presentes na Bíblia Hebriaca, é porque foram escritos em grego, enquanto todos os outros livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico.
Lutero, no tempo da Reforma optou por seguir, em relação ao Antigo Testamento, o cânon da Bíblia Hebraica e deu origem, dessa forma, as diferenças existentes hoje.
Que Deus te abençoe amigo. Abraços.
Olá, sou católica e creio que posso te responder, a tradução da Bíblia protestante é a tradução que Lutero fez no século XVI, que é deturpada em relação a tradução católica.
@@straykerbr5873 Lutero não só traduziu como manteve esses livros na Bíblia, embora em uma parte separada, foram outros protestantes que depois tiraram os livros da Bíblia, esses livros estão presentes na Bíblia católica porque os apóstolos os usaram para escrever o Novo Testamento (se quiser, posso pôr os versículos aqui), a decisão de que esses livros não eram literalmente inspirada para os judeus ocorreu em 90d.c. Ou seja, rabinos judaicos que nem acreditavam em Jesus disseram que esses livros não eram inspirados, logo, sinceramente, não faz muito sentido dar autoridade a rabinos judaicos que nem acreditavam em Jesus, por isso a decisão deles é indiferente, visto a realidade de que os apóstolos usaram esses livros.
Obrigado pelo feedback, Galera, mas deixando um pouco mais claro meu questionamento: As nossas bíblias convergem para os mesmos significados ou em algumas partes da bíblia (ignorando os livros extras) nós pregamos coisas diferentes (literalmente)?
Exemplo, o Dr. Scotr Hanh, PhD em sagrada escritura, diz em um de seus livros que Lutero colocou a palavra "somente" em umas das carta de Paulo, quando ele se referia a salvação pelas fé, os católicos acreditam que a salvação não vem somente pela fé, logo, segundo o Dr. Scott, Lutero adulterou a Bíblia.
O vídeo mais difícil que vi no canal, mas o melhor. Grande explanação!
Só um esclarecimento a mais sobre os princípios da “leitura mais difícil” e da “leitura mais curta” serem preferíveis. Esses dois cânones só são empregados quando há suspeita de mudança INTENCIONAL por parte do escriba. Se a mudança pode ser explicada como um dos diversos tipos de mudanças NÃO INTENCIONAIS (haplografia, ditografia, homoteleuton, homoarchton) esses cânones não são considerados.
Valeu pelo ótimo vídeo!
Muito boa essa síntese! A Deus toda glória!
Maravilhoso tema, Yago! Você é incrível, Deus te usa muito para transmitir a verdade! Continue assim!
Esse áudio tá muito bom! Produção excelente, Yago e Equipe!!!
Cara, que vídeo fantástico! É impressionante como vídeos que exigem tanto esforço para ser produzido possui inexpressivo número de visualizações! A Igreja deveria se preocupar com estudar esse tipo de tema; infelizmente hoje o cenário é de membros cristãos preguiçosos interessados apenas no social culto de domingo à noite. Obrigado, Yago, por lutar tanto pela mudança desse triste quadro "eclesiológico". Vale notar também o seu amadurecimento, eu conheci seu trabalho bem no começo e hoje é notável sua positiva mudança em muitas coisas. Que Deus continue mantendo a chama acesa no seu coração, a fim de que continue em hora e fora de hora a pregar das mais diversas formas o Evangelho de Cristo.
Saudações! Abraço. SOLI DEO GLORIA
A no ápice da entrega dos oráculos de Deus está seu caráter sobrenatural, seu poder, grandeza moral e ética nunca comparável a qualquer obra já produzida pela humanidade, seus sinais miraculosos de autenticação, na verdade própria Escritura é reservada aos eleitos de Deus, não aos cultos e sábios deste mundo, como nosso Senhor se alegrou em Mateus 11.26: "graças te dou ó pai... porque revelaste aos pequeninos... porque assim foi do seu agrado." Soli Deo gloria! 🙏
*Valha-me, Yago! muito bom! ♥*
Muito Joia,para quem aprecia o assunto de "Crítica Textual ",O Vídeo é muito bom, tem muita Clareza nas informações!.🤙
Se o vídeo me ensinar o significado da palavra "emérita" eu já me sentirei edificado...
😂😂😂
Ícaro de Carvalho trazendo seus seguidores a esse ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo tema! Yago como voce responde aos incredulos quando lançam objeção à confiabilidade das escrituras? Como voce condensa tudo isso em uma resposta apologetica simples de 1-2 minutos ?
mariana amiga ora, se o incrédulo diz que ós manuscritos bíblicos não são confiáveis, ele poderia dizer que os demais manuscritos históricos são? se o fato de haver cópias e não as originais invalidassem o documento, o incrédulo não pode se lembrar somente da bíblia e se esquecer de todos os documentos históricos sobre história, filosofia, astronomia ou qualquer outra ciência, pensa em todos os filósofos gregos, história egípcia, etc... o Yago diz isso no vídeo e o livro do Lee Strobel também demonstra, no fim o ateu é um homem de fé e não sabe hahaha
Não dá pra comparar os demais textos da antiguidade com a importância do Novo Testamento. Pelo simples fato de que, em nenhum desses outros textos, atribui-se palavras do próprio Deus, que anunciam a vida ou a morte eterna, segundo a maior religião da atualidade: o Cristianismo.
Se as obras de Platão, Homero, Virgílio, ou qualquer outro, foram corrompidas, a importância disso é muito menor, afinal nenhuma grande religião se baseia nessas obras.
Baseado nesses fatos que temos podemos ainda dizer que nossa Biblia traduzida com algumas falhas e diferenças de manuscritos são a Palavra de Deus ou Contém a Palavra?
As importâncias dadas a um ou outrem dependem da perspectiva do observador, para um cristão a bíblia é o documento mais importante pois nela ele se fundamenta, já para um pesquisador e historiador por exemplo, os documentos históricos são o seu fundamento de estudo, qual seria mais importante? A resposta é: depende de quem..
@@josuealves126 Essa ideia de que a Bíblia apenas contém a palavra de Deus é terrível, na verdade, serve para selecionar alguns textos de interesse e rejeitar outros. Isso é instrumento para teologias das mais heterodoxas.
A Bíblia, em seus documentos originais, é infalível. Qualquer cópia ou tradução é/foi passível de erros.
Mas veja, os teólogos ortodoxos, que consideram o texto bíblico original de inspiração divina, se dividem em duas correntes:
- Ditado verbal: Deus teria ditado palavra por palavra das Escrituras;
Ou...
- Conceitos inspirados: Todas as ideias e conceitos contidos nas Escrituras provém de Deus, porém as palavras e estilo foram escolhas dos autores dos respectivos livros.
A maioria dos teólogos ortodoxos fazem parte da corrente "conceitos inspirados".
Pois bem, da mesma forma, as traduções e cópias demonstram que, apesar de não serem infalíveis, mantém os conceitos e ideias. Há coerência de conceitos, mesmo quando um manuscrito ou outro contém palavras diferentes, em ordem diferente, etc.
Portanto, toda a Escritura apresenta a palavra de Deus (nos conceitos e ideias), não necessariamente com palavras ditadas ("ipsis litteris").
Pessoal só 109 mil visualizações? Cadê mais likes ? Um cara deu uma aula de manuscritos , tirou as duvidas6 que nunca vi pastores em meus 35 anos de evangelho tirararem , pelo amor de Deus !
Parabéns Pr. yago pela sua disponibilidade em dividir tamanho conhecimento em um assunto tão fundamental para o entendimento das escrituras para um cristão , Deus te abençoe !
Yago, o q vc acha do texto grego do dr Wilbur Pickering baseado na família 35???
Meu coração salta de alegria e transborda do Espírito de Deus em ouvir essas explicações
Com 99,5% de acuracia em concordancia com os manuscritos (livro "Uma Introdução Geral à Biblia", por Norman Geisler e William Nix), apenas um tolo diria que o conteúdo do Novo Testamento foi deturpado.
Não é propriamente tolice. É rebeldia, q causa cegueira espiritual. Endurecem o coração para Deus, por isso Deus deixa q eles permaneçam enganados pelas trevas. Veja Romanos 1.28 e Marcos 4.12. Por isso, embora seja óbvia a existência de Deus, há pessoas q são inteligentes, mas são ateus, por causa das trevas nos olhos. Por outro lado, há pessoas q não são consideradas inteligentes, mas veem as coisas espirituais porque, ao invés de terem uma postura de rebeldia, se humilham diante de Deus, q abre os seus olhos. E isso é uma coisa gradual também, mesmo os cristãos devem se humilhar mais para q Deus abra cada vez mais sua visão para enxergarem mais além na perspectiva espiritual. Devemos lutar todos os dias contra a rebeldia da carne.
@@valdotc8559, "Diz o tolo em seu coração: Deus não existe" Salmos 53:1
Se rebelar contra O Senhor é o maximo da tolice de um ser humano.
Baseado nesses fatos que temos podemos ainda dizer que nossa Biblia traduzida com algumas falhas e diferenças de manuscritos são a Palavra de Deus ou Contém a Palavra?
@@josuealves126 tem as bíblias de estudo que pega do hebraico também. Mas digamos que as traduções são uma forma de "popularizar o evangelho". Assim como a dublagem de filmes/séries por exemplo :)
@@LuizHenrique-od4ko concordo, eu considero Tolice também.
Magnífico
Vídeo muito equilibrado com humor de bom gosto. Deus abençoe a sua vida!
A bíblia é 💯 % confiável em relação ao texto traduzindo do original para os diversos idiomas, como o próprio Yago explicou, as variantes ou algumas questões, se estão ou não escrito, pouco muda o sentido do texto. Um exemplo:Mateus 18:11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.
Neste versículo em particular, ele não é encontrado nos texto originais mais antigo, porém ele é citado em Lucas 19:10. Percebam que no texto de Mateus 18 Jesus está falando sobre as 100 ovelhas. O copista acrescentou " o filho do homem veio buscar..." É um erro fazer isso? De fato! Mas,mudou o sentido do texto? De forma alguma. Então a bíblia tem esses detalhes, lógico que esse tipo de situação na mão dos críticos e céticos é um prato cheio para fazer falsas afirmações sobre a veracidade das escrituras.
Mas, infelizmente, o homem,ele sim de forma a fortalecer suas convicções interpretativas, podem mudar ou alterar o sentido do texto para autenticar as suas doutrinas pessoais. Por exemplo! Temos os Mortalistas e os Imortalistas. Um crê que quando morremos acabou tudo, parcialmente só os salvos irão ter uma vida eterna, já os ímpios serão destruídos, esse pensamento são dos Mortalistas. Os Imortalistas acreditam na vida eterna da alma, espírito! Independente se serão salvos ou não. Percebam que aqui temos um problema de hermenêutica ( interpretação). E não uma alteração do próprio texto. Pessoas usam os texto e interpretar conforme suas doutrinas e convicções. A certeza aqui é, só uma doutrina está correta.
Otima colocação.
Esse é um dos vídeos que mais gosto do canal!!
Vontade de mandar esse vídeo para os "cristãos" gnósticos.
existe isso?
Que aula maninho!!! Coisa q a gente só vê no seminário disponível no youtube! Parabéns e siga firme na missão!
Yago, boa noite, parabéns pelo canal.
No caso dos TJs que dizem te uma tradução realmente correta, de onde eles traduziram? Porque eles trocam todas as referências do nome de Deus para Jeová? E o pq disso? Agradeço. Abraços
Saudações, mesmo que sua pergunta foi direcionado ao pr Yago, com sua permissão, deixe-me contribuir aqui. Bom a tradução dos TJs chamada "tradução do Novo Mundo" , é uma adaptação que fazem, não bem uma tradução.
Por exemplo, retiram muitas palavras em especial como o termo que na maioria das versões em português foi traduzido como inferno. Pois Charles Russel fundador desse grupo, não acreditava na existência de um lugar de castigo eterno após a morte. Assim , ele teve que fazer um malabarismo em toda a Bíblia para descartar qualquer o termo tão vasto nas Escriruras.
Qto a Jeová, no hebraico o mais próximo, transliterando para o português seria YHWH (que alguns pronunciam como "Yahweh"), o hebraico no qual foi escrito o Antigo Testamento (AT) na escrita não usava vogais , e YHWH foi o nome ao qual Deus falou para Moisés.
Em nossas versões esse termo hebraico foi traduzido por SENHOR tudo com maiusculo. Seguindo a decisão dos judeus que traduziram a primeira versão do AT do hebraico para o grego. Que por respeito a esse nome de Deus, onde tinha o termo: YHWH, eles traduziram por Kyrios (= Senhor) .
Sobre esse termo, os TJs colocam como uma das bases principais de seus ensinos. Todavia, quando olhamos para o Novo Testamento, os Apóstolos inspirados pelo Espírito Santo, tal qual inspirou os profetas que escreveram o AT. Ao escreverem os livros do Novo Testamento, não citaram nenhuma vez o nome YHWH , e Paulo em suas cartas as igrejas nenhuma vez instruiu aos crentes que tinham que falar YHWH porque esse era o nome próprio.
E Jesus ao ensinar os seus discípulos a oração conhecida como "Pai nosso" , nos ensinou a nos direcionarmos a Deus o chamando de Pai. E na cruz , Jesus se direciona ao Pai o chamando de Elohi (termo hebraico singular que equivale em português a "Deus".
Em João 1.1, onde nossas versões e no grego diz : E o Verbo era Deus....
A versão dos TJs diz: e o verbo era um deus. Pois acreditam que Jesus não passa de um anjo. Daí nesse verso é noutros que mostram a divindade e igualdade de Jesus a Deus, o Pai, a versão deles faz outro malabarismo também. De forma que é uma versão adaptada das Escrituras de forma bem particular e tendenciosa.
Essa aula foi sensacional agora me deem licença que estou indo tomar uns comprimidos pra dor de cabeça, Deus abençoe todos.
Yago, o que aconteceria se encontrassem a outra carta de Coríntios ou a carta de Paulo a Laodicéia? Deveriam entrar para a Bíblia?
Augustus Nicodemus sempre comenta sobre isso. Ele diz que torce para que não se encontre, pois como o Cânon está fechado, seria bem complicado...
Acho que vai da vontade de Deus que seja encontrado
Já encontram. Trata-se da Terceira Epístola aos Coríntios. É considerado um pseudoepígrafo de Paulo, mas não foi considerado canônico. A versão sobrevivente mais antiga é a do Papiro de Bodmer X. Contudo, como o Yago mesmo explicou formidavelmente, é irrelevante o conteúdo do tal manuscrito. Até porque foi rejeitado desde o início.
@@LRibeiro97 Não é bem assim que no ano (150 d.C.) já se tinha consenso sobre o NT, na verdade alguns livros como o Apocalipse só entraram mesmo no século IV enquanto que outros como o Pastor de Hermas só ficou definitivamente de fora tb nessa época. O que já havia consenso em 150 d.C. era em relação aos 4 evangelhos e algumas cartas
@@LRibeiro97 Na verdade havia um grande debate se o Apocalipse entrava ou não entre os pais da Igreja desde o século II e não houve consenso até o século IV. Alguns deles apresentavam a lista de livros que considerava canônica o apocalipse ficava de fora. A história Eclesiática de Eusébio de Cesaréia escrito no século IV relata essa controvérsia. Posso citar por exemplo Cirilo de Jerusalém que rejeitava sua canonicidade por volta do ano 340. Foi Atanásio que o colocou em definitivo no canôn Bíblico em 367. Nesse ano que a Bíblia passou a ter os 27 livros que conhecemos.
Muito bom queria ver um debate com vc é o professor Fábio Sabino até porque até hoje não vi ninguém que cosegsse refutalo, maís seu vídeo e ótimo parabéns!
Apesar da crítica textual, e problema de tradução, é possível sim atingir a ideia dos autógrafos originais. A bíblia é perfeita, Deus é perfeito. O homem é falho, as traduções são falhas.
essa é a questão, se a bíblia e perfeita e o homem e falho, e o manuscrito original está sumido e resto são cópias de copias entre esse séculos podemos dizer que essa obra ñ é 100% perfeito. e só usa a lógica
A minha dúvida é pq Deus inspirou os escritores da Bíblia, mas não inspirou os tradutores, pois na verdade são os tradutores que espalham a "palavra" pelo mundo.
Não faz sentido um escritor PERFEITO que não planeja como será distribuir a sua obra.
@Mariana vc poderia responder uma pergunta que pode fazer vc parece uma FANÁTICA religiosa que ñ tem a noção REAL do que ler na bíblia, mas, prega o que LHE CONVÉM. com todo respeito?😁
@@allanmariano9740 Estava respondendo o Matheus ,que questionou a "sabedoria dos metodos" empregados por Deus como se pudesse debater com Deus, nao a voce. Se Deus quis inspirar os escritos e nao os tradutores, quem vai dar uma opniao melhor ? Se Deus agisse conforme julga a "sabedoria" humana, nunca inventaria um metodo de salvação em que Seu Filho teria de morrer na cruz, tal coisa nunca foi imaginada por alguem antes, e é um milagre saber que mesmo durante os seculos a Sua palavra tem sido preservada, indo contra aquilo que voce chama de lógica
@@marianaamiga9392 ñ sei quantos anos vc tem, mas já brincou telefone sem fio?
bom resumindo e uma brincadeira infantil com um grupo de crianças com a função de repiti o que o outro falou continuamente até a última pessoa que deve repeti o que o primeiro falou.
estou mencionando isso, pq mostra como funciona o princípio da distorção das palavras, como vc tem tanta certeza que bíblia é 100% verdadeira? só por causa do seu achismo de acha que Deus ñ deixaria acontecer, então aonde fica o livre arbítrio nisso?
aliás, entre essas religiões judaismo e bíblico qual dessas o Deus é verdadeiro ?
Tu é de mais, Pr. Yago! Um fraterno abraço de Jundiaí- SP
As variações não afetam em nada a confiabilidade da Bíblia nem fere suas doutrinas centrais!
Feri nao? Me responda: O deus do VT tem inumeros nomes para o Judeu. Deus o qual ate hoje servem dentro de seus costumes. Portanto, se você segue a fé judaica, ate por que, o cristianismo bem dela, qual o nome do seu Deus? E se é o Deus de Israel ou dos Judeus, voce nao deveria seguir uma vida, propriamente judaica? Levando em conta que o Judeu refuta Jesus Cristo como Messias. Começe a analisar seus conceitos de fé, seguimentos doutrinarios e costumeiros.
@@Orodrigocomenta uma leitura do novo testamento e dos profetas responde isso
Yago Martins sempre uma mão na roda para os meus estudos bíblicos. Deus te abençoe!
Esse vídeo veio bem a calhar, bem quando eu estava lendo o Código da Vinci, tem alguma chance de vc falar deste livro?
É uma ficção interessante, mas não chega perto da verdade
É um livro de ficção que se utiliza de livros apócrifos, nada mais.
O código da Vinci se baseia em um boato criado por Pierre Plantard e Phillipe de Chérisey no século XX que depois se comprovou como uma "história" forjada.
O filme apesar de ser "curioso" e cheio de fake News, suposições de homens , e baseado em livros apócrifos. Aliás se quiser ver uma análise bíblica sobre esse filme recomendo ver esse vídeo:
ua-cam.com/video/kYtZUfxdUOc/v-deo.html
@@maximunbelivie gostei do vídeo, muito obrigado pela recomendação!!!
Excelente video, Yago!
27:24 "O que é relevante muda em nada o conteúdo real do cristianismo (sic)". Senhoras e senhores, eu invoco a Comma Johanneum (Cláusula Joanina), que diz:
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; '''*e estes três são um*'''.
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
1 João 5:7,8
O trecho "e estes três são um" não se encontra nos manuscritos mais antigos, aparece apenas do quinto ao sétimo seculo da Era Comum, é a única referência explicita da trindade. Sem ela, é preciso apenas se apoiar em inferências e hermenêutica controversa.
Então é mentira que "o que é relevante muda em nada o conteúdo real do cristianismo". Temos aqui uma adição muito importante para o debate teológico.
Mateus 28:19 mandou lembranças.
Temos inúmeras outras evidências da Trindade, de tal modo, que se esta for retirada, nada de relevante acontece.
Excelente explicação.
Como bem falava um certo amigo meu: "A ignorância é uma benção".
só que não
Fenomenal, meu nobre! Que o Espírito Santo continue te guiando a elucidar e fortalecer o povo de Deus teologicamente!
A conclusão é correta, esses poucos ruídos não interferem no todo da mensagem divina do novo testamento. Minha crítica ao vídeo é que este dá a entender que só há o texto crítico, sendo que o texto da reforma protestante é o texto recebido. Faltou citar o irmão Wilbur Piecklin, um grande estudioso de manuscritologia, segue link de suas palestras:
ua-cam.com/play/PLwZ_4L-bhupxCoSiKSz3C-GNBVnRAkK3W.html
Ele falou sobre crítica textual, que é a ciência de reconstrução textual. Com o uso da crítica textual é possível chegar à conclusões diversas, daí as diferenças entre as edições gregas (crítico, receptus, majoritário) . Até o textus receptus envolve crítica textual, pois Erasmo fez comparações entre os 6 manuscritos que tinha disponíveis na época e editou o chamado textus receptus. Da mesma forma o texto majoritário, compara-se todos os manuscritos existentes e o que estiver na maioria é considerado o original.
Não interfere na mensagem, Mas interferem na narrativa de "a Bíblia é perfeita" ou "a Bíblia e a própria palavra de Deus e nela não tem nenhum defeito".
Se juntar apocrifos com os demais, interfere na mensagem. Os ruidos colocam em xeque a inerrancia.
Uma verdadeira aula fantástica! Aula esta que nem tive em sala de aula em teologia livre........muito boa mesmo sua exposição, confesso que alguns vídeos seu não ter concordado mais na maioria são muito bons e indico e compartilho
Moço:
Vamos ver como exemplo o que Paulo escreveu. Vc precisa saber que ele foi judeu e ele conhecia muito bem o velho testamento e usou como base para construir seus escritos. Para o judeu só vale o que é escrito. Daí a muita importância que eles dão até hoje a escrita. Desde os primórdios eles tinham cartórios.
E os escritos originais do velho testamento estão impecáveis dentro da Arca no Monte Caveira até hoje que foi cocada por Jeremias.
Quando houver dúvida de tradução
Vamos para o hebraico. Por exemplo no livro de Apocalipse foi traduzido cavalo amarelo o correto no hebraico é verde.
Isto é um tipo de erro que costumam acontecer em traduções especialmente há longo tempo atrás.
O ministério bíblico é muito maior do que seus autores principais. Os inúmeros copistas foram muito importantes e também inspirados pelo Espírito de Deus para este trabalho. Deus seja louvado pelas vidas dos copistas!
Você já fez algum estudo em cima dos vídeos daquele que se chama professor Fábio Sabino. Para ser sincero ele já bagunçou muito a minha cabeça. E acho que até hoje não vi ninguém refutá-lo. Não tenho visto mais vídeos dele mas até quando eu vi só o que vi foi uma ou duas pessoas tentando refutá-lo.
Eu também não vi até hoje ninguém que conseguiu refutar o professor Fábio Sabino todos que tentaram não se deu bem!
Muinto sábio que o senhor seja extremamente engrandecido,estou aprendendo muinto com vc.
Yago ajeita a descrição do vídeo ta escrito "dois dedos te teologia".
O Senhor vela pela sua Palavra!!! Muito bom este vídeo. Parabéns!!!
Yago, no mesmo dia que comprovarem a veracidade toda Bíblia, CIENTIFICAMENTE, eu largo a fé cristã e viro budista! Minha crença é fé, não é lógica tampouco científica.
Entao fé é cre no que nao se ve ou nao que nao se tem certeza?
Quanta ignorância meu irmão
Olá Yago Deus te abençoe.
Fale sobre a Bíblia Pechitta
A tradução bíblica e muito difícil pois a maioria da palavras gregas são polissemicas (que tem vários sentidos)
Tem um outro detalhe q poucos se lembram é que o evangelho foi vivenciando por Cristo e os Apóstolos em Aramaico, só foi escrito em Grego...
Esse tem meu respeito e confiança
A bíblia foi alterada na verdade adicionaram textos na bíblia por isso acredito em Deus mais não 100% na bíblia e claro que Yago e os demais pastores não vão falar isso pois não vão perder seus seguidores
Ele não está falando algo da cabeça, tudo que ele falou são dados científicos acadêmicos fruto do trabalho de vários estudiosos sérios
Prove, se você não tem como provar, não fale bobagens
Boa explicação em
Uia! Vim mais rápido que o Bolsonaro querendo comemorar o 31/03/1964...
Esquece cara, não vou te dar like ;)
@@john.eduardo7267 Mas o cara é militar! Ninguém cospe no prato q comeu
@@john.eduardo7267 Mas sabemos que ele nunca negou tal coisa em suas campanhas e mesmo assim votaram nele
Votei no Bolsonaro pra isso mesmo, botar o pessoal de confiança dele no governo, a maioria militares. Se fosse pra por bandido no governo eu tinha votado no Haddad, no Ciro, no Boulos...
@@john.eduardo7267 FODA-SE!
Excelente explicação 👏🏾👏🏾👏🏾
Yago, faz uma série explicando as diferentes traduções da Bíblia.
Aêêê, estava ansioso pelo próximo video, Yago. Parece que demorou... Kkkk. Deus o abençoe.
Ganhou mais uma escrita.
Acabei de assinar 😃 ansioso estou 😎
Maravilhoso! Deu um nó mas depois o nó se desfez rapidinho. Ótima explicação!
Muito bom esse video em nome de Jesus para glória de Deus
Valew Iago já vou compartilhar esse vídeo pq ele ajuda bastante!
Que maravilha yago, se dois dedos de teologia é assim imagina os 10, parabéns é o primeiro vídeo que um amigo do meu filho me passou, estou gostando muito.
Isso foi fiscalizado ao longo dos séculos e tenho certeza q se Deus agiu de alguma forma diretamente depois da ressurreição foi a conservação da sua palavra .
Para não deixar a humanidade a mercê do caos.
Acho fantástico quando o pastor ou padre são dedicados a pesquisa para levar a palavra de Deus
até por que acredito q vocês tem essa obrigação e missão dada por Deus
Parabéns !!!
Caramba, Yago! Matou a pau na elucidação de um assunto muito em voga em grande parte das críticas à Bíblia! Só tenho a agradecê-lo e parabenizá-lo por nos trazer tanta informação em tão pouco tempo, com tópicos sucintos e relevantes e com primoroso didatismo! Parabéns pelo trabalho!