Fui pastora muitos anos dirigia igreja liderava em tudo, mas quando me deparei com a verdade renunciei e hj sinto alívio exercendo meu verdadeiro papel sou grata a Deus por tudo. Gosto muito de seus vídeos tenho aprendido muito e tem me ajudado a esclarecer a palavra , porque vim de uma denominação pentecostal hj estou na presbiteriana e estou me sentindo muito feliz. Deus ti abençoe
Tbm fui criada em igreja pentecostal, e a um ano meu esposo se uniu a igreja presbiteriana, eu questionei muito a Deus, e n entendia o trabalhar de Senhor, mas comecei a frequentar c ele, eu julgava muito por n conhecer, e hj depois de algum tempo, vi que n sabia nada do evangelho, e cada dia tenho aprendido mais e mais, e o de mais lindo q aprendi, que somente a palavra nos basta, e pra igreja pentecostal, não é assim, as pessoas vão atrás de revelações, profecias, bênçãos. E hj em dia o versículo buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas será acrescentada faz todo sentido em minha vida. Tudo que tenho vem de Deus e ele prove tudo q preciso, meu dever e apenas buscar de todo coração, não em fazer barganha c Deus, como muito fazem.
@@sicafelix293 Exato irmã. Tbm fiz parte durante muito tempo de uns igreja neopentecostal. Quando me converti lia muito a Bíblia, depois que fui para essa igreja parei de ler, não sei se o motivo foi só dá igreja, mas os cultos raramente a palavra era o foco principal. Tinha culto de campanha toda semana, o foco no culto era prosperidade, expulsar demônios e revelação. Não que eu não acredite nisso, mas os cultos eram só sobre isso. Pregar arrependimento e salvação, era coisa rara. A igreja fechou. Hoje estou em uma igreja Batista, e nunca aprendi tanto de Deus como agora. O relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo é o que devemos buscar. Não pra conseguir algo, mas por tudo que Ele é e que já fez por nós.
Frida, esposa de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, nas suas funções eclesiásticas: » Missionária » Enfermeira » Poetisa » Escritora » Compositora » Musicista » Ensinadora » Pregadora » E não precisou ser pastora. » :)
MISSIONARIAS.PASTORAS JAMAIS ESQUECE ISSO NAO PODE E PRONTO SEM EXPLICAÇAO .POVO NAO ACEITA ENTAO NAO DESCULTAM.MULHERES NAO PODE PREGAR NO ALTAR E JA ERA PONTO FINAL
Yago faz um vídeo falando que os homens não podem usar a palavra de Deus e essa liderança natural como desculpa pra maltratar as mulheres em casa. Trabalho na saúde e vejo muitas mulheres com atrasos e até deficiência mental devido aos maus tratos no casamento. Consequências da crueldade e submissão cega (ensinadas desde a infância).
Isso é doloroso, Deus odeia o homem que age com violência. É terrível interpretar em dessa maneira, quando na mesma Bíblia diz que a mulher é o vaso mais frágil.
De fato! A submissão da mulher na igreja é algo que também precisa ser esclarecida. Assim como esse tema é sempre tratado gostaria de ver o esclarecimento masculino a respeito da submissão bíblica da mulher! Algo que ainda é deixado de lado até mesmo pelas próprias mulheres. Violência NUNCA foi propósito de Deus! Principalmente contra mulher!
Verdade. Sou psicólogo e, quando chega à consulta uma esposa de pastor... Em 90% dos casos me deparo com uma pessoa semi-escravizada, sem direito a voz ativa, submissa, alienada de suas vontades, seus pensamentos, seus sonhos e seus direitos, que geralmente sofreu uma lavagem cerebral tão grande que fica bem difícil auxiliar no resgate (ou na criação mesmo, em muitos casos) de sua autonomia, sua autoconfiança e seu amor próprio.
Fui pastora. Quando esta verdade me foi revelada renunciei.na vdd eu nunca quis o titulo mas a igreja fez questao. Hj louvo a Deus e sei que de alguma forma um dia 3le vai me usar para a sua glória
Ótima explicação. Bíblica, consistente e graciosa. Obrigada, Yago, especialmente por ser equilibrado. Penso que a separação que você fez entre autoridade eclesiástica e civil é tremenda hoje em dia, quando temos alguns pastores proeminentes proibindo mulher de exercer qualquer autoridade sobre homem em qualquer instância.
Achei que a sociedade civil fosse de alguma forma uma extensão do que tem sido chamado de "célula mater" da sociedade (a família). Pelo visto igreja e lar tem uma associação uma com a outra e por isso mesmo o lar é o padrão de cm deve ser exercido a liderança e a submissão na igreja (o contrário TB é verdadeiro), enquanto que a sociedade civil deve pairar num vácuo de onde ela não tira seu padrão de relacionamento de autoridade nem do lar e nem da igreja. Parece bem improvável isso, para dizer o mínimo.
Pelo amor de Deus, o MINIMO que se espera de um Deus VERDADEIRO é conceder mesmos direitos entre ambos os sexos, caso contrario não seria um Deus e sim um saco de lixo, e nem me venham com Paulo, aquilo tudo que Paulo sobre as mulheres é no contexto cultural da epoca, e jamais pode ser encarado de forma literal. E se Paulo mandasse matar negros, vcs matariam ? Vcs são um perigo pra humanidade..
Sou Adm da página Cristão de Direita e sou mulher e afirmo sem medo de errar que "Só não aceitam essas verdades quem tem ainda resquícios de feminismo no coração" Pois aqueles que negam suas vontades para cumprir a de Deus, não resistem a pontos tão claros que a Biblia nos ensina! Negar essas verdades é dizer " A mulher pode ser o que ela quiser e quem é a Biblia pra dizer o contrario?" Que Deus te abençoe Yago, pois tens sido um instrumento muito eficaz nas mãos do Criador! Abraços
@@leonardorodriguesgouvea1975 (Não sou de Direita nem de Esquerda, para deixar claro, não intendo tanto de política econômica).Mas: Algumas ideias do Socialismo e Comunismo são contrárias a princípios morais judaico-cristãos, mas não se pode afirmar que o Cristianismo é de Direita ou de Esquerda!
"Homens e Mulheres tem o mesmo valor, capacidades similares, mas papeis diferentes e complementares. Igualmente dignos, definidos por Deus para o bem da igreja, da familia e da sociedade." COMPLEMENTARISMO. Perfeito!!!
Pelo amor de Deus, o MINIMO que se espera de um Deus VERDADEIRO é conceder mesmos direitos entre ambos os sexos, caso contrario não seria um Deus e sim um saco de lixo, e nem me venham com Paulo, aquilo tudo que Paulo sobre as mulheres é no contexto cultural da epoca, e jamais pode ser encarado de forma literal. E se Paulo mandasse matar negros, vcs matariam ? Vcs são um perigo pra humanidade..
@@europis888 Não faça isso meu amigo, não blasfeme contra Deus. Você é criatura dele. Ele tem misericórdia por você. Peço ao meu Senhor Jesus Cristo que abra seus olhos, assim como abriu os meus, e por isso sou grato e minha vida pertence a ele. Deus é perfeito, e não podemos querer que Ele se sujeite a nossos pensamentos, e sim nos aos dele. Deus te abençoe.
@@europis888 Machista... Se a mulher devesse ser igual ao homem, ela teria nascido com pênis, testosterona e construção óssea idêntica ao homem, não com uma vagina, seios capazes de produzir leite na gestação, estrogeneo e enfim... acorda meu caro(a). Mulheres têm suas funções e homens também, e algumas dessas funções são iguais entre ambos.
Eu acho que o homem deve proteger a mulher Essa é a autoridade Paulo disse que mulher deve cuidar do lar para ser preservada Adão pecou porque não protegeu sua família E deixou a cobra enganar sua mulher
"Pastor" é o cargo mais importante da igreja. Então se mulher não pode exercer esse cargo é porque ela não é digna dele. Ou seja, os homens são melhores sim. Homens podem exercer qualquer função, mas mulheres não, então significa que o gênero feminino é de menor valor. (segundo os cristãos). O que pra mim não faz sentido. Eu achava que Deus não fazia acepção de pessoas.
Eu acho muito errado colocar algo na escritura como "machismo". Tipo, se você chegar numa muçulmana que usa burca e respeita os padrões que a religião dela coloca sobre como ela deve se vestir e agir, e dizer que aquilo é machismo, ela vai discordar, porque é a realidade dela e nao algo que a diminui. A mesma coisa acontece com o evangelho, o que Deus impõe como padrao para nós, nao é pra nos diminuir, e sim para nos presevar e preservar toda uma estrutura. Eu tenho muitos sonhos em questão de ministério, e nao me sinto ofendida ou diminuída com essa questão de "não poder ser pastora", afinal, se acreditamos na bíblia, cremos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, logo tudo que Ele faz segue essa linha.
@@rafaellabraga680 machismo oque os gregos faziam com suas mulheres haha Leia a bíblia olhe pra Jesus um incrível homem que nunca rebaixou as mulheres um homem, perfeito, irrepreensível misericordioso bondoso.
@@rafaellabraga680 Aonde tem machismo na Bíblia? ao invés de ler de qualquer jeito, medite e estude. Se é difícil entender a ciência, imagine a Palavra de Deus? é por isso que tem tantas pessoas mal informadas como você.
Eu pensava assim"MachissssstaaAAAAA!!!" Mas agora eu vi que foi bem justo e compreensível a mulher não ser Pastora,eu não vou morrer por isso! Meu! Eu posso ser Missionária,Profetisa, Diaconisa,orientar e ensinar outras mulheres,MEUS FILHOS!(Devo) Realmente o mundo precisa de ser compreensível verdadeiramente e não MiMiMi como é infelizmente!
@@marianazani9637 Pastorado, presbitério e > diaconato < Não são para mulheres. Mas seguindo o raciocínio lógico : Se vc ministra a palavra para pessoas fora do templo, vc está ministrando para a igreja, da mesma forma. Pois a igreja não é o templo, mas sim as pessoas. Por tanto, se vc falar do evangelho em cima de um capô de carro, no meio de uma rua qualquer, para qm ama Jesus, poder te ouvir, vc obviamente, não estará em silêncio, como manda Paulo. Se vc espera pelo terceiro filho, e sem querer vem trigêmeos, totalizando 5 filhos, vc será pastora desses 5 homens e exercerá autoridade sobre eles. A quantidade é só para fazer alusão à uma micro igreja. Os 5 não deixam de ser uma igreja, só que dentro do lar da Mariana. Concordo com Paulo, que a mulher deveria ficar calada, afinal, ela era fortemente proibida de ser letrada, e proibida de adquirir conhecimento. Mas as mulheres de hj... não apenas fazem teologia, como tbm fazem cursos muitissimamente mais complexos e árduos, como o da : PM, mecânica, engenharia, psicologia (para cuidar das mentes humanas e dos conflitos internos e íntimos de cada paciente) e etc. Reflita em toda essa lógica acima. Pois agr eu lhe pergunto : Faz sentido a mulher sair para arriscar a vida lá fora em países de culturas totalmente contrárias à nossa, sabendo que talvez podem nem retomar para casa, enquanto um homem fica dentro de 4 paredes, em conforto e tranquilidade falando de Jesus ? ? Vc há de convir : é uma boa reflexão. Vcs cristãos se esquecem da lógica algumas vezes. Um forte abraço do seu amigo ateu aqui. Bjão.
Obrigada Tiago! Estava orando ao Eterno por um direcionamento neste sentido. Já vi outros pastores aqui no UA-cam falar sobre este tema, e isso me irritava muito, porque parece que virou moda "bater" no pastorado feminino. Vejo homens que se dizem "pastores", não podendo exercer tal função, porque não reúnem as qualidades necessárias de 2 Tm 3 para isso. E acham que por serem homens, podem exercer o pastorado. Que o Senhor convença homens e mulheres a renunciar "chamados" para os quais Deus não os incumbiu. As mulheres devem ter humildade para admitir o "erro doutrinário" e muitos homens "pastores" também! Graça e Paz!
Meus amados isso é mistério de Deus, nós homens e mulheres recebemos a Gloriosa ordem de Jesus em atender, obedecer a ordem do * Ide e pregai o evangelho pelo mundo inteiro*, a cada criatura,. Pergunto, se uma mulher for ao mundo e pregar o Evangelho da Salvação para um perdido, sem Cristo, e essa pessoa aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, Deus vai rejeitar a salvação dessa pessoa porque foi uma mulher que Deus a encheu para dar autoridade espiritual para ganhar aquela alma? Na Bíblia diz que a mulher não pode exercer o papel do homem dentro e fora da igreja? Quantas Missionárias não se casam e vão prós Campos missionários, e lá elas exercem o papel de servas, Missionárias e pastoras, sendo Cristo o cabeça delas e o cabeça dos que crêem. Precisamos é pedir unção do Espírito Santo para nos encher de compaixão das almas perdidas, e sofredoras, nos importando mais com as almas perdidas, anunciarmos mais o Evangelho, semeando a semente do amor aos perdidos e aprisionados nas garras de satanás. E pararmos com esses questionamentos, se no VT ou NT fala a mesma coisa, nós ainda vamos ter o terceiro testamento. Quem profetizou que teríamos o Novo Testamento? pastoras e pastoras o que precisam fazer é parar de tanto preferências pelos holofotes e zona de conforto e sair com unção do Espírito Santo em busca de Almas perdidas, ovelhas recaídas, desanimadas. E parar com essa ideia de comunhão onde gastam tempo com muitas conversas e cones e bebes, podendo sair das quatro paredes e sair de nossas Casas reunindo GRUPOS de pescadores de almas para apontar o Reino da Salvação, nos ficamos horas com essas coisas que não são as coisas presentes, urgentes e gritantes para o Reino da Salvação dos sofredores nas garras do satanás.
Na verdade irmã, eu concordo plenamente com a senhora virou "moda" sim, tá sendo a bola da vez. Pedro foi argumentar com Jesus sobre ter um homem expulsando demônios em nome de Jesus,e Pedro o repreendeu - Pedro achava que jesus iria apoiar Pedro. Aí Jesus repreende a Pedro ( Marcos cap. 9;39 e 40) em vez deles discutirem na internet se mulher pode ou não ser pastora , vão se unir e fazer a obra de Deus...
Só faltou lembrar sobre a influência do feminismo no evangelicalismo brasileiro. Minha indicação é o livro "Feminismo Evangélico" da editora cultura cristã. Uma denuncia contra o liberalismo teológico. De Wayne Grudem.
Penso que o fato de a mulher ter filhos e alguém tem que cuidar , e a palavra de Deus diz que somos auxiliadoras e não chefes, logo o cargo de pastora nos colocaria sendo chefes da igreja e o marido ficaria subjulgado a esposa na igreja , e ficaria confuso porque em casa ele deveria ser o chefe, gente é complicado, acho que o cargo de pastora traria complicações.....não chega nem ser questão de se deixar enganar ou não......não é questão de não ser capaz, mas não combina com o papel da mulher cristã....não tem nada a ver machismo , tem a ver com obedecer a Deus ou não
@@soniamorais1232 amei sua colocação! Tudo hoje em dia é sobre machismo e feminismos, a mulher já tem um grande papel no seu lar de maneira privada como é citado no vídeo, pra ainda querer exerce outro cargo que há uma responsabilidade muito grande! Sim a obediência a Deus em primeiro lugar!
@@soniamorais1232 só um detalhe na sua resposta. E se a mulher resolver ser solteira, então ela pode ser pastora porque não estaria sendo " chefe" do esposo?
@@fatimafarias3397 Deus é Deus sempre se começar a desqualificar alguns pontos da bíblia por simples fato de hoje ser diferente, então é melhor você rasgar a bíblia e seguir aquilo que você acha certo pois Deus é Deus em toda a história. O mesmo Deus de dois mil anos atrás é o mesmo agora e é o mesmo que vou seguir. Se n quiser siga qualquer outra coisa que achar melhor
Eu sempre tive em mim que mulher ser pastora era errado - sempre fui uma leitora assídua da bíblia -, mas só depois de estudar feminismo percebi o quanto eu tinha em mim pensamentos feministas (apesar de não me autodenominar feminista), e percebi que a resistência que eu ainda tinha em relação a isso era resquício do feminismo em mim. Yago excelente como sempre.
Mas o feminismo não se importa com o que cada fé professa. Está muito mais ligado à direitos iguais no mercado de trabalho e frente ao Estado. A maneira como as religiões se organizam não diz respeito ao feminismo, diz respeito somente às religiões, seus deuses e seus seguidores.
@@sirr467 acho que ela quis dizer que o feminismo influenciou ela a achar que mulher deve estar em lugar e liderança e isso gerava resistencia nela em relação a somente os homens poder ser líderes. O feminismo as vzs vem de uma forma que não percebemos.
@@theodoramaria5573 *Porque Deus é homem! Deus criou o homem a sua própria imagem. Não é questão de machismo, mas a mulher nasceu para ser cuidadora do lar. E o homem é o cabeça da casa.*
DISCORDO TOTALMENTE! Em PRIMEIRO lugar, Débora a profetisa NÃO ERA UMA SIMPLES pastora de ovelhas; Ela LIDERAVA sobre Israel, ou seja, tinha autoridade sobre homens e mulheres. VEJAM: Juízes 4:4,5. E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. SEGUNDO lugar, a bíblia fala sobre autoridade no lar, sobre o marido. "nem use de autoridade sobre o marido" 1 Timóteo 2:12. NÃO EXISTE BASE BÍBLICA PARA AFIRMAR QUE MULHERES NÃO PODEM EXERCER O MINISTÉRIO DE PASTOR. Muito pelo contrário!
Algumas traduções dizem autoridade sobre o marido e outras dizem autoridade sobre o homem. Eu como não entendo grego para ler o original, levo em consideração as duas traduções.
Bela Buarque por isso que eu não quero nunca mais pisar em nenhum templo. Esses crentes só sabe discutir coisas inúteis. N entenderam nada sobre o evangelho .
@@BrunoGomes-wh5ur Te sugiro orar e buscar uma igreja bíblica, pois é muito importante se alimentar da palavra e ter comunhão com os irmãos, é vivendo isso que crescemos na Palavra e Deus opera mudança pessoal em você e através de você. 🙏 Se for de Recife, posso indicar. Fica com Deus.
@@BrunoGomes-wh5ur, Acho que você não quer ter compromisso com nenhuma igreja, por isso aproveitou essa oportunidade como desculpa. Te oriento que se arrependa e procure uma congregação séria, se não, o seu fim não será na eternidade!
@@guitar.learnerClaro, então todas essas consequências que você citou são unicamente pelo fato da mulher hoje ter o direito de trabalhar? "Ótima" visão de mundo a sua. "Parabéns"!
Ensinar os filhos na lei de Deus, há interpretação errada por muitas pessoas. Maria mãe de Jesus, ensinava o que ele pregava por ter orgulho de ter o filho de Deus. Mais nunca uma mulher liderou uma Nação a libertação de um povo
Sinceramente fiquei com algumas dúvidas e digo isso sem ironia. Se uma mulher pode ser missionária(falando sobre Deus, ensinando sobre Deus, consolidando no caminho da verdade em Jesus), ensinar outras mulheres, cuidar de um espaço kids em uma igreja local ensinando sobre Deus. Se uma missionária pode ministrar aos corações de homens, mulheres e crianças, porque não em um local de culto? Paulo ensinando a Timóteo sobre os bispos em I Timóteo 3, ele diz que os mesmos devem educar seus filhos a serem submissos, uma mulher em seu papel não tem a mesma capacidade de educar os filhos? A mulher sábia tem a capacidade de edificar o seu lar, porque não teria em edificar uma igreja? Não seria prudente uma mulher governar sozinha uma igreja, isso eu concordo plenamente, entretanto em relação a autoridade sobre ela designada que fico em dúvida. Para encerrar minha última dúvida, se em Efésios 4.11 nos diz: "Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres", entendo isso como um ministério para o aperfeiçoamento do corpo de Cristo, e não como um "cargo" em uma igreja local, sendo assim seria estes ministérios restrito apenas aos homens?. Paz a todos !!
Vamos rever uns pontos, o vídeo fala de autoridade pastoral, o homem é o cabeça e deve exercer a função de pregar, exortar, a igreja em púlpito ser o ser que tem a autoridade para isso, a mulher pode exercer várias funções, mas não a de ser pastor pq isso é dever do homem,escolas bíblicas, evangelismo, ministérios de oração, infantil ou ensinar outras mulheres e muito mais coisas que se pode fazer, mas não exercer a função do cabeça que seria o pastorado e a autoridade eclesiástica dada a ele
@@afxfernandes7177 entendido! vamos supor que eu queira me tornar bacharel em teologia e seja convidada pela minha igreja para o ensino da alguns pontos das escrituras, isso seria biblicamente errado ?
@@vitoriar.cardoso4095 vc é a autoridade fundamental da Igreja? vc está exercendo função do pastor? Vc quer exercer, exortar ou algo assim com a autoridade que é do pastor? Se não eu vejo que tá tudo bem, a visão do vídeo é que não existe pastora vc pode se casar com o pastor e vc não será a pastora vc vai ajudar seu marido, vc vai evangelizar, vc vai ensinar, profetizar, orar, mas não vai ser o pastor que prega lá no púlpito de domingo ensinar a palavra pq isso cabe ao homem no contexto público sabe
É colocado que mulher não pode exercer autoridade, principalmente na vida do homem, mas minha dúvida é: Se uma mulher estiver ministrando em uma igreja, aconselhando e orando sobre a vida de homens, ela não esta agindo como autoridade espiritual naquele momento? Isso é errado? Se não, então o que difere ela poder fazer naquele momento ou sempre?
Vivemos um Cristianismo moderno, a qual não distorcemos as palavras da Escrituras, mas tem um porém, não consigo concordar com tudo que o PR. Iago diz, pois a cultura judaica era muito machista! Pastorear está relacionado ao Dom que Deus deu e não ao sexo da pessoa!
Então vamos lá, primeiro ponto: A autoridade espiritual está ligada a dar direção, proteção e provisão. Ensinar não é pastorear, a mulher pode ensinar coisas na igreja, para seus filhos, marido, pais, amigos, entretanto ela não toma as decisões pelo coletivo, cabe ao pastor tomar as decisões pela igreja e direcionar coletivamente o rebanho, enquanto o ensino no privado está ligado a um grupo pequeno de pessoas, o ensino público está ligado a igreja como um todo, ao mesmo se aplica ao casamento, o homem exerce autoridade sobre a casa, dando direção, provisão e proteção, mas não impede da mulher opinar, cuidar, aconselhar seu marido nas tomadas de decisões.
Mas ela prega, aconselha e... participa das principais decisões da igreja junto ao marido! Porque, ainda que a última palavra seja dele, é inocência pensar que a esposa não é uma das pessoas (se não a principal) que mais exerce influência sobre ele. Uma só carne. Então, pode até não ter título de "pastora", mas na prática é...
@Cortes de águia é o que meu bom ? Tu tá lendo qual Bíblia ? Você está louco ? Jesus cuspindo na cara de alguém ? Além do mais, na cara de Paulo ? Não cara, me explique isso por favor kkkkkk, sério!
Luiz Carmo Paraúna Go ...Gostei muito da sua explicação sobre essa tema, digamos, sensível...Argumentações bíblicas, sem nenhum viés machista. Percebo, no entanto, q muitas mulheres tem assumido ministério pastoral por omissões dos homens...
Yago, se mulher pode ser tanta coisa, como vc disse, pq tb não pode ser Pastora (Presbitera). Se a resposta for simplesmente a "teologia da queda", eu lhe pergunto: se Eva pecou no exercício de uma autoridade que não era dela ao induzir Adão a pecar, pq o pecado de Adão em negligenciar a sua autoridade (não repreede-la e pastorea-la como deveria) não tem o mesmo peso do pecado de Eva? Se ambos tem o mesmo peso, pq o de Eva inibe o exercício de autoridade pastoral da mulher??
aí é simples, após a queda Deus deu um julgo específico para o homem, outro específico para a mulher e outro para a serpente. O julgo que recaiu sobre a mulher em gênesis 3:16 trás a ela uma condição de submissão em relação ao homem
@@ricardojunior170 tá, blz... Mas uma atribuição de "pastora auxiliar" ou de "esposa de pastor pastora" não feriria o principio da autoridade masculina, ou seja, ela continua axiliadora e o simples título de pastora não a deslocaria desta sua atribuição... ???? Uma outra situação é o caso de "cada caso é um caso"; tenho uma igreja vinculada a cobertura de meu pastor onde, em uma determinada igreja de uma outra região/estado, uma mulher se viu praticamente obrigada a assumir o pastoreio de um.grupo depois que o "pastor" caiu, fez várias cagadas (perdão do termo) e ela se viu como a única melhor capacitada e com um chamado de "cuidadora de gente" para liderar aquele grupo e não deixar seus irmãos neófitos a deriva após um racha promovido por um pseudo-ministro do evangelho. Era ela ou ela... Até hoje, nenhum homem se disponibilizou a supri-la ou ajudá-la ou ser o pastor daquele grupo. Um caso semelhante ao de Débora, creio eu. Ela hoje é Pastora submetida a um pastor (não local), ou seja, não é a autoridade máxima, mas possui o simples título, continuando a obra. Creio que não se pode engessar a coisa toda, a obra de Deus, por causa de um título quando, aínda que cedido esse título a uma mulher, não se fere o princípio da autoridade. E então...?????
@@fabianobrum9578 essa mulher pode auxiliar provisoriamente a igreja até que se prepare alguém para assumir. Mas é preciso que a igreja e o pastor se mobilizem para colocar alguém lá. Sobre mulher de pastor ser pastora, ela pode continuar submissa ao marido, mas vai estar exercendo autoridade de ensino sobre homens na igreja. Isso não é bíblico. Se tem o pastor, basta para ensinar a igreja. Se um pastor não é suficiente, que seja colocado outro para auxiliar.
@Fabiano Brum esquece tudo que ele falou e estuda, aqui nos comentários vejo um monte de gente que tudo que o Yago fala é verdade, as pessoas ao menos se questionam "Mas E SE o Yago estiver errado, é melhor eu pesquisar mais sobre o assunto", elas simplismente são persuadidas por vídeos com meia dúzia de versículo em um livro gigante que a bíblia é, mas você ter dúvida já é um bom começo
@@marcelomarguti2331 exatamente... E tem outra questão também. Raquel era de Israel ( velha aliança). A ordem do Apóstolo Paulo para mulher não profetizar no culto é para IGREJA ( nova aliança).
@Bebe Reborn e Compania eu acho melhor ele procurar uma outra igreja, do q fazer qualquer outra coisa. Pois no estatuto da igreja dele, na qual ele concordou quando aceitou fazer parte da igreja, talvez permita pastoras. Por isso digo: procure outra igreja
@@rutracc aqui é ela: Fabiane...rs. ... no estatuto da minha igreja não permite mulheres pastoras e por isso o recurso que usa é: Mulher de pastor é pastora.
Excelente vídeo com base bíblica. Mas faço uma perguntinha (sem querer polemizar): Levando em consideração que o sentido da palavra "PASTOR" é ser um líder que cuida de ovelhas (nesse caso, de pessoas/almas para o reino de Deus); levando em consideração também que existem missões/ministérios (Círculo de Oração, Missão com Mulheres, Culto das Mulheres... que estão presentes principalmente em igrejas Neo Pentecostais) que é exercido/liderado por mulheres, em que a líder dessas missões assumem a função de cuidar de outras mulheres (oração, ensino, visitas nas casas das lideradas...); com base nas considerações expostas anteriormente não poderíamos afirmar que as mulheres podem sim assumir, exercer e até mesmo serem consagradas a função de pastoras dentro de suas missões? (Contando que essas líderes sejam submissas ao pastor da igreja, é claro) Um abraço a todos!
2 роки тому+2
Creio que não, porque uma pessoa deve ser consagrada a pastor para cumprir a função em sua totalidade. Embora as funções que você citou sejam de fato ligadas ao pastoreio, elas são apenas uma parte das funções do pastor. O pastor administra de forma geral a congregação para cuidar bem das ovelhas. (Missões, recursos, expansão, aconselhamento, ensino, etc…) O pastor deve estar apto para cumprir seu chamado como um todo, o que impossibilita a mulher de ocupar esse cargo por motivos já citados no vídeo pelo Yago.
A cada vídeo, além dos temas abordados, também tiramos lições de humildade e sabedoria na sua forma de ensinar , Yago. Que Deus continue abençoando você, sua família e esse canal que tanto gosto!
Muito bom e Graças a Deus, um entendimento claro para as igrejas da atualidade se atentarem. Mas uma observação a fazer sobre o cuidado que devemos ter ao examinarmos a Palavra de Deus. Pois se existe certas autoridades relatadas para o sexo feminino na Escritura Sagrada então pode, mas se não está escrito de forma clara ou transparente então não pode exercer.
É sério que eu li que há pessoas que NÃO concordam com o que a Palavra de Deus deixa claro???!!! Meu Deus...mas hoje em dia, nada mais me impressiona!!
Quem FUNDOU a igreja Quadrangular foi uma mulher e através dela centenas ou milhares de pessoas foram Salvos e também muitos dormem no Senhor. Me explica.
@@DaviSilva-ou9tc Quem os salvou foi as Escrituras em Crito Jesus, ñ tem haver com cargo, qualquer um preparado no conhecimento pode falar da Palavra de Deus , quem convense é o Espírito Santo .
@@horacio1237 , quem Salvou 3 mil almas na pregação do Apóstolo Pedro foi Jesus, ele foi apenas o instrumento, como também a MULHER quem FUNDOU à igreja Quadrangular, ela só foi o instrumento usado por Jesus para Salvar almas até o dia de hoje.
Yago, excelente vídeo. Só uma questão, em um outro vídeo seu (não me recordo qual), você disse não haver problema em uma mulher missionária que plantou um trabalho e frutificou, estar a frente deste. Isto culminaria em liderar pessoas e ensina-las. No vídeo acima, entretanto, já não há este ponto de vista.
Eu acredito que nesse caso caberia a ela humildemente ajudar os homens a terem revelação da palavra e que algum deles lidere uma possível congregação. Lembre que a nossa salvação é pela misericórdia de Deus e não por méritos próprios.
Teologicamente entendi! Queria que se aplica-se aos pastores, 1Timoteo capítulo 3,quantos teria que descer dos púbitos Também! Outra questão muito forte Também!
Yago, tinha sido convencido por você e fui questionar meu pastor a respeito, pq na minha igreja tem pastora, ele viu seu vídeo e disse que realmente, não tem nenhuma base bíblica pra pastorado feminino, mas que a carta de Paulo a igreja de Timóteo diz respeito a algo que estava ocorrendo naquela igreja, onde as recém convertidas, que anteriormente eram prostitutas estavam sendo escandalizadas e por isso Paulo disse que era vergonhoso que a mulher falasse na igreja, meu pastor é teólogo também e eu não sei argumentar da mesma maneira que ele, assim como não sei argumentar como você, mas Paulo nos versículos 4 e 5 da mesma carta diz oq isso é, uma discussão que não vai levar a lugar algum, tenho visto as obras da minha pastora e os frutos tem sido verdadeiramente bons, caso aconteça dela dizer algo que não está de acordo sigo 1 tessalonicenses 5:21 e guardo pra mim aquilo que é bom, a igreja tem prosperado muito, mesmo tendo em conjunto, um pastorado feminino. Deus abençoe a sua vida pastor, pq hj, pude crescer na minha fé.
Isso esta relacionado diretamente ao Eden ,AO primeiro homem , a mulher caiu e pecou e fez com que ADAO tb pecasse ! quando Eva pecou nada aconteceu , mais quando Adao pecou ai sim , DEUS quando chegou a ver ambos , ele chamou por ADAO e nao EVA ,DEUS responsabilizou ADAO e nao EVA , pra mim esta muito claro que mulher nao deve pastorar , do principio ao fim , do velho ao novo testamento , isso esta muito claro , essa passagem das prostitutas as quais se referem a biblia só foi mais um argumento incontestavel para que as mulheres nao exercessem esse cargo !
Então vamos ter que excluir toda as palavras de exortação da bíblia. Kkkk esse argumento igual seu pastor falou é muito antigo e não se sustenta. Logo, não é permitido e pronto.
Guilherme obrigada pela suas palavras eu , falo as mesmas, porque os pastores na época nenhum teve coragem de enfrentar as regiões de demônios que havia na vida do meu esposo. Hj vivo há 14 anos numa vida abençoada, em todas as áreas, pastoriada e batizada (usada) pela vida da pastora .
Sou mulher, tenho o dons do Espírito Santo, no entanto não creio no pastorado feminino, da maneira como vemos agora!.... biblicamente é um equívoco... e glorifico a Deus pela luz da verdade que me libertou das falsas doutrinas. E sou a grata a Deus por me livrar desse peso desse fardo espiritual...uffa 🙌....obrigada Jesus 🦪
Oii ... meu pai e minha mãe são pastores, tenho percebido que nas pregações de meu pai há várias coisas que não estão completamente certas com a Bíblia. Eu não sei o que devo fazer, não sei o que falar pra eles e ainda estou confusa com isso, eu praticamente to reaprendendo as doutrinas e tal.
Paz! É um caso extremamente complicado... você pode incentiva-lo ao estudo, presentear com livros, mostrar as verdades as quais você tem visto. Contudo, não esqueça o respeito que a Bíblia diz que devemos ter aos nossos pais. Seja zelosa. Caso ele não a ouça... paciência. Até que seja independente e possa decidir os rumos de sua vontade sobre onde congregar ou algo do tipo.
Boa noite Yago, eu pensava que os Juízes eram líderes políticos, militares e espirituais. Então uma mulher pode dar aula em EBD e pregar em cultos, desde que não exerça autoridade sobre a igreja?
Sou de uma igreja duplamente liderada por Pastoras (Pastora Presidente e Pastora Auxiliar). Durante toda minha vida tive total repúdio a liderança de mulheres na igreja, pois vi muitas "Evas( esposa de Pastor que se achava líder) levando muitos "Adãos (Pastores sem autoridade sobre suas esposas) para o pecado e queda da igreja. Após abandonar esse modelo de igreja, fui tratada, creio que por Deus, a cerca da liderança feminina. Fui curada, cuidada, tive minha fé renovada, fui disciplinada por uma Senhora, a qual tenho grande amor e respeito, através dos ensinamentos dela, retornei a igreja como membro após cerca de 9 anos, sendo que 3 deles passei orando a Deus para me direcionar novamente a uma igreja, pois só frequentava esse culto no lar dessa Senhora durante todos esses anos. Ainda com muita resistência em 2017 foi para a igreja onde estou hoje, sendo liderada por mulheres em todos os ministérios em que participo. Foi difícil passar pelo serviço cristão obrigatório 🤣 somos uma igreja grande, composta por muitos ministérios, que carecem de voluntários. Neste ano me afastei do trabalho (Burnout) e fiz uma imersão em Deus 🙏🏾 estou servindo no ministério de intercessão e auxiliando em pequeno pastoreio. Antes de me candidatar a algum ministério, fiz todos os cursos exigidos pela igreja para compor os ministérios, não caí de cabeça ou d paraquedas, esperei meu tempo de preparação e o chamado de Deus. Enfim não vejo minhas Pastoras como problemas, pois hoje tenho certeza de que Deus usa mulheres como líder em seu ministério pastoral na terra. Assistindo seu vídeo percebi uma coisa muito distinta em minhas Pastoras, elas não atropelam o ministério de seus esposos. O esposo da Pastora Presidente é Teólogo, professor, pastor e escritor, ambos se respeitam muito, nenhum atropela a liderança e atuação do outro. Já no caso da Pastora Auxiliar (tbm louva)o esposo também e pastor, Teólogo e músico, ambos se completam com muito carinho e respeito. Sou muito inflexível em minhas opiniões, mas confesso que Deus me quebrou muito nesse campo, de liderança feminina, só Deus pode determinar aquilo que nós não entendemos ou aceitamos. Obediência a Deus e respeito a todos é a base de tudo 🙏🏾
Este trecho do livro 1Tm 2 Paulo diz que ele, o próprio Paulo, não permite que as mulheres apenas ensinem, mas também não devem frisar os cabelos, usar ouro e também usar vestes caras, essa recomendação é cumprida nas igrejas? (as que fazem isso são tidas como legalistas e seitas) então como podemos ter como mandamento 1tm 2:12 e deixar o versículo 9 de lado a palavra de Deus não inspirada em toda seu conteúdo?
A graça tudo vence, depois de dez anos no engano, Deus me livrou dessa mentira faz três anos, acabei tudo, hoje sou membro da Presbiteriana do Brasil 😍😍😍🌷🌷🌷🌷🌷🌷Sola Scriptura!
A coisa é bem simples: se houver um pastor numa igreja, segundo a bíblia, deve ser um homem. FIM. Se houver professorA de EBD, missionária, etc., elas devem estar submetidas a autoridade desse líder, assim como os demais membros devem estar .
É por isso que poucos serão salvos . Até mesmo pq andar realmente nós caminhos é difícil nos tempos de hoje que a "NOSSA FELICIDADE E VONTADE" vem em primeiro ,segundo e terceiro lugar .
No vídeo é dito que não podemos estabelecer um link entre as datas, pois Paulo baseou-se num texto antigo tanto quanto o texto dele o é para nós. Porém, nós não só podemos traçar esse paralelo como devemos sim lembrar das diferenças históricas e sociais em que vivemos. Paulo viveu num tempo em que, desde a época de Josué, se estabeleceu dentro de uma estrutura machista e patriarcal, onde a mulher não tinha lugar. Paulo, como foi traduzido em seus ditos escritos, insinua que a mulher não deve questionar na reunião e sim, se tiver alguma dúvida, perguntar ao marido. Isso é obviamente uma fala de um recorte social e histórico muito específico que não devemos nos basear. Quando Paulo escreve isso as mulheres não podiam estudar, mas os homens daquela sociedade eram versados nas escrituras, eles estavam se estabelecendo enquanto entidade religiosa, todos precisavam ser entendidos. Hoje temos muitos casos de homens que mal conseguem estabelecer um raciocínio lógico, quanto mais um crítico/reflexivo sobre a Palavra. Uma mulher de hoje, que vai ao culto numa Igreja de periferia, que chega em casa com um marido acoolista, que detesta o cristianismo, essa mulher tem que tirar as dúvidas bíblicas dela com esse homem?! Porque Paulo é bem claro, ele fala que tem que ser com o marido. Não podemos ignorar que vivemos em outra sociedade, em outro tempo, por tanto, em outra dimensão daquela que foi escrita as cartas atribuídas a Paulo. Não podemos deixar de crer que o mesmo Deus, cujo Espírito se moveu e inspirou as escrituras sagradas ainda se move e inspira homens e MULHERES hoje em dia. Oremos para que tenhamos esse discernimento que vem dá parte de Deus sobre não apenas a Palavra Dele mas sobre o Existir com Ele. E, já que você faz uma sugestão no final do vídeo, sugiro quem você caro moço desse canal deixe de ser teólogo, porque sua hermenêutica não existe. Fica na paz, mas repense seus sonhos, suas metas porque não tá dando.
Romanos 16 7 - Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
Puxa, concordo plenamente. Quero muito aprender sobre isso, pois ninguém sabe do futuro. Mesmo que eu não espere ou não aconteça, contudo, se no futuro Deus permitir que sejamos usamos no ministério do ensino, preciso saber explicar estes assuntos tbm. Ou até mesmo para ensinar meus filhos. Pra isso, preciso estudar. Agora mesmo estou lendo alguns livros feministas pra aprender sobre o assunto, e aprender a conversar com amigas Cristãs a respeito.
Meu amigo assisti um pastor falando sobre 1Timoteo 3:11 que fala "Da mesma forma ou da mesma sorte" trazendo o contexto para respaldar o pastorado feminino
Só vejo nos comentários a necessidade humana e carnal de fazer com que a palavra se adeque a si, e não a vontade espiritual de se adequar a palavra. A palavra é clara, gostem ou não, ela vai continuar sendo a palavra. Parabéns Yago, ótimo vídeo 👍.
Muito bem, estarei em oração para que pessoas como vcs nunca percam a humildade, mesmo sendo formados saibam sempre, que deus pode confundir os grandes. Gostei muito da mensagem, pois não julga denominações como alguns soberbos, antes ensina a todos sem distinção, deus abençoe.
Fabio Antunes sou nova convertida. Estou buscando conhecer a Palavra exatamente para não agir contra a vontade de Deus. Infelizmente, foi a própria igreja que me levou a pensar que seria meu chamado. Graça e paz, irmão! Pense antes de julgar!!!
@@Fabiooantunnes Não podemos fazer nada se Deus é o personagem mais asqueroso , perverso e sádico que a humanidade já inventou. Então é até que normal , ver pessoas indo contra a vontade dele. Qualquer pessoa minimamente descente e racional vai se opor às ordens abstratas e fantasiosas que ele apresenta
Não sei se é errada a mulher ser pastora. Só sei que Espirito Santo usa muito tantas mulheres pastoras para o evangelho e salvação de muitas pessoas.😄😄😄👍
YAGO GOSTEI DA SUA EXPLICAÇÃO. TU FOI BEM EQUILIBRADO INICIALMENTE MAS APÓS DAR O ENTENDIMENTO DO ASUNTO MOSTROU CLARAMENTE O QUE DEV SER FEITO. TANTO O HOMEM COMO A MULHER. EU SEMPRE TIVE ESSE ENTENDIMENTO E SEI QUE A MULHER É IMPORTANTE NA SOCIEDADE E NO CONVIVIO COM O HOMEM E SUA IMPORTANCIA FUNDAMENTAL NA FAMÍLIA. CONHEÇO A IMPORTANCIA DA MULHER E SEU O SEU VALOR E QUE É INESTIMÁVEL MAS A PROPRIA MULHER SE COLOCAR NA FUNÇÃO QUE NÃO ESTÁ DETERMINADA POR DEUS COMEÇA OU INICIA EM SI UMA DESOBEDIENÇIA CONTRA DEUS EM SEGUIR UM CAMINHO QUE NÃO ESTÁ EM SUA CAMINHADA NA TERRA E NEM SO SENTIDO DE UMA VIDA DIGNA DIANTE DE DEUS. YAGO MUITO BOM SUA EXPLICAÇÃO E DESEJO SUCESSO EM SUA VIDA SEMPRE.
🥰 👏🏻👏🏻👏🏻Sou adventista do sétimo dia e concordo plenamente com esse tema. Se está escrito é melhor obedecer! O meu povo perece por falta de conhecimento. Bem-aventurado os que leem e os que ouvem.🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@@enzogiovani_ verdade tenho muita dificuldade mesmo , estou aprendendo.. Mas continue aí ouvindo as Grandes Revelações de Ellen White , que inclusive são tão importantes como a Bíblia Deus abençoe
Amado, Yago. Graça e paz. Se tem algo que nunca faço é fazer comentários de quaisquer tipos. Assisto, curto, mas nunca comento. No entanto, fui compelida a enviar este comentário com todo o meu respeito a quem você tem me mostrado ser. Tenho assistido a seus vídeos e eles têm me ampliado muito o conhecimento. Obrigada por isso. Obrigada pela sua seriedade em tratar o Evangelho Verdadeiro do nosso Senhor Jesus Cristo. O motivo do meu comentário não será redigido pelo viés teológico (embora pudesse, pois teria muitas contestações a fazer), mas única e simplesmente, quero deixar registrado aqui que nunca quis ser pastora, a minha igreja nunca me quis dar esse título (embora na época do meu chamado, fazia parte de uma igreja que apoiava o ministério pastoral feminino), e quando Deus me chamou, discuti com Ele por inúmeras vezes, pois tinha medo de tudo o que isso significaria pra minha vida. Sou uma mulher de Deus, Yago, e muito respeitada no meio em que vivo, justamente por pregar um Evangelho genuíno e por nunca abrir mão das verdades bíblicas, mesmo quando estas, muitas vezes, vinham questionar minhas próprias atitudes como filha amada do Pai. Eu sei Quem me chamou, Yago, e Quem insistiu comigo nas vezes que pensei em desistir de ser pastora! E nada, nem ninguém vai me fazer desistir do que o meu Pai me chamou para ser e fazer! Sim, nosso Pai, chamou-me para ser pastora de suas ovelhas, e com muito temor e tremor eu disse SIM! Já me são incontáveis a quantidade de filhos e filhas do Senhor que, em nome de Jesus e por meio do meu pastoreio, foram retirados das mãos de Satanás! Filhos e filhas apaixonados por Jesus e direcionados a ter uma vida em Santidade, uma vida de transformação diária, de renovação de mente, e de muito amor aqueles que caminham errantes como ovelhas perdidas que não têm pastor! Sim, é atrás delas que estou indo e, juntos, povoaremos o céu, em nome de Jesus, você, elas e eu! É nisso que eu creio e nessa fé prossigo para o Alvo! Mais uma vez obrigada e que Deus te capacite e te fortaleça cada vez mais nessa árdua caminhada! Só te peço para considerar as diretrizes que o próprio Deus nos dá no secreto! Que Deus nos abençoe!
Bom só uma pergunta que blibia a senhora prega pois terá que pular essa é outras partes aí me entra dúvida se ate apóstolo Pedro na sua segunda espistola e diz que quem não aceita a doutrina pregado pelos apóstolos e de Paulo torcem pra sua própria condenação aí fica a dúvida será que os miligres vem mesmo de Jesus na sua vida pois se não a sua bíblia é refultada então acorda enquanto puder pois ficaram de foras os mentiroso e vc dirá que fez a obra e jesus Cristo te dirá apartai de mim que não te conheço
@@bionatu Para com isso ! Se ela prega no nome de Jesus, não vai ser um titulo que impedirá os milagre de acontecer. Quer queira você ou não, DEUS a está usando. Quer saber mesmo que osmilagres vem de DEUS ou não ? Vá conhecer o ministério dela de perto, vá conhecer as pessoas que tem sido transformadas pelo evangelho de Cristo através da vida dela. DEUS usa quem Ele quer e da forma como ele quer para ser fonte de DEUS a outras vidas.
As pessoas esquecem q muitas coisas nos tempos antigos eram por questões culturais, as mulheres da época da Bíblia eram analfabetas em sua grande parte, não estudavam, provavelmente seria por isso q não podia falar, se for fazer igual antigamente, mulheres então deveriam de usar véu igual na congregação e não ter cabelos curtos tbm. As pessoas falam de seus achismos e não pesquisam a cultura da época, muita coisa mudou de lá pra cá. Homem e mulher tem papel distinto em suas casas, mas qnd se trata do Reino tds foram chamados para pregar a Td criatura, Deus não dará distinção de sexo para isso, mas cobrará daquele q poderia fazer e não o fez!
Muito boa a explicação. Concordo com o irmão. A bíblia é maravilhosa em seus ensinamentos. Deus abençoe a todos nós e que Ele nos ajude a aprender mais de sua Palavra.
Gosto demais da clareza com que vc explana a PALAVRA. Concordo plenamente. Sempre desconfiei que era errado mulher ser pastora. Agora tenho certeza. Bjs Amo seu trabalho. Tenho aprendido muito. Gratidão 🙏
Sou mulher e aceito com muito orgulho a minha condição. Sendo assim, não tenho problema em ser liderada, tenho consciência de que DEUS me deu outras oportunidades, outras missões importantes para a estrutura familiar e social. Não nasci para me rebelar, mas para humilde e orgulhosamente viver àquilo que DEUS preparou para mim.
Muito bom...Riquíssimo em detalhes teológicos... Um texto impecável...Tirou todas as dúvidas com relação a este assunto biblicamente...Só acrescentando um dado a mais...A mulher dentro do lar...O marido tem que respeitar e amar sua mulher dando a ela o valor devido na responsabilidade com a família...Meus parabéns...
ler todos os comentários que estão aqui e ver todas as interpretações acerca desse vídeo, só me faz reconhecer o quanto a religião cristã vem sendo usada como qualquer coisa pelas pessoas, e eu duvido muito que Deus aprove isso. é triste ver que tantos anos se passaram desde que Cristo morreu na cruz por nós pra que algumas pessoas ainda tentem usar a Bíblia como um instrumento pra fortalecer o machismo, mesmo que essa não seja a intenção delas. apesar de reconhecer que a religião sirva como um complemento da fé cristã, algo no qual os fiéis possam usar como um roteiro de vida, é 100% inviável levar tudo ao pé da letra considerando que a Bíblia foi escrita em outra época, em um outro país, com uma outra cultura e com pessoas que apesar de influenciadas pelo espírito santo, não faziam ideia de como separar essas coisas. nós não estamos no continente africano ou asiático. não vivemos num mundo antes de Cristo. logo não precisamos continuar agindo como se as pessoas daquela época tivessem total razão só porque eram pessoas de fé. mesmo que fossem escolhidas, ainda eram seres humanos, e é ÓBVIO que as perspectivas de vida delas pra aquela época interferiam na interpretação delas acerca da palavra de Deus ou do que Deus significava. Deus sendo tão sábio, soberano e justo jamais ia fazer um mundo inteiro dividido em várias nações diferentes, com costumes e tradições diferentes se queria que todos seguissem as mesmas tradições. não faz sentido. por isso que mais importante do que ler a Bíblia, é ter uma intimidade com o próprio Deus, pra assim, não se equivocar e espalhar um monte de interpretações equivocadas. não existe homem ou mulher pra Deus. existem FILHOS. essa palhaçada de distinção de gênero é somente entre os humanos. Deus criou a todos pra fazerem a obra dele igualmente e é isso que importa.
Na eternidade Deus vai perguntar a cada um de nós pelos dons que Ele nos deu e o que fizemos com tudo, e não pelos títulos que adquirimos neste mundo. Cada ser humano vai dar contas ao seu criador do que ele faz com os seus dons, para o crescimento da sua glória neste mundo. Nem título de pastor, pastora ou seja o que for que se queira dar os levará para o reino eterno. Há muito barulho acerca de títulos quando o foco é nos regenerar-nos e tornarmos-nos Santos. Não gastemos tempo com títulos nesta última hora vamos todos pregar o evangelho Marcos 16:15. É hora de resgatar muitas almas que vão a caminho do inferno. A Bíblia é correta em tudo mas também diz que não devemos ser corrompidos. Infelizmente o homem tem se corrompido sem ter a ajuda das mulheres. Tenho visto muitas lideranças nefastas e bem bem corrompidas pelo dinheiro 💰e pelo sexo. Tudo certo mas... que Deus fale com cada um e esquadrinhe seus corações para haver se há algum caminho mau. Alimpemos-nos do fermento velho glória a Deus. Sigamos com confiança ao trono da graça para que possamos ser ajudados em tempo oportuno. Preocupemos em sermos bons cristãos com o amor ao Seu Reino e a eternidade e calemos-nos para ouvirmos a Sua vós.
Como se o argumento de Paulo também não fosse: “ Ain a mulher veio depois do homem e foi formada por causa dele ” “ Ain quem foi enganada foi a mulher , não o homem ” “ Ain , mulheres sejam brinquedos domésticos nas mãos dos homens ” O cristianismo é uma invenção de cérebros doentes
@@rosi8583 Realmente. No terceiro ponto eu acabei passando dos limites. Mas ainda sim , a Justificativa que Paulo dá para que as mulheres não sejam pastoras é ridícula e infantil ( assim como todo o resto da Bíblia ). Como se não bastasse que os mais de 40 autores bíblicos fossem todos esquizofrênicos , eles ainda eram homens cheios de preconceitos e imputavam a esse suposto deus os seus preceitos. A natureza gerou o homem e o homem criou Deus a sua imagem e semelhança para dominar outros homens
@@VictorSantos-ui2bb então todos os 40 autores em diferença de 4.000 anos sofriam da mesma esquizofrenia, todos escrevendo textos que diziam ser inspirados sem qualquer contradição. confia.
Alguém aqui acompanha o ministério da pastora Tânia Tereza? Como ela é ministrada por Deus? Professora, advogada, juíza e mãe. Cuidadora dos perdidos nas drogas, restauradora de famílias, Deus a usa em quebra de maldições hereditárias, cura de doenças na carne, na alma e no espírito. E aí? Já ouviram o testemunho dela?
Usa ela em quebra de maldição hereditária? Como assim ? Até onde eu sei as maldição hereditária assim como todas as maldição são quebradas através do conhecimento da palavra de Deus e aceitar a Cristo como único e suficiente salvador ,e renunciar a velha vida e buscar vida nova com Cristo, a palavra diz : aquele que está em Cristo nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo, sendo assim uma pessoa com maldição partir daí será livre pelo sangue de Jesus
Sei que a pergunta não foi pra mim, contudo acredito que a resposta seria: Sim elas podem lecionar na EBD para classes de mulheres, crianças e adolescentes. E não, elas não poderiam pregar no pulpito das igrejas pois a pregação doutrinária seria uma forma de exercer autoridade na questão de doutrina, que é isso que Paulo fala contra.
@@eveliteixeira8143 Como Yago fala, a proibição nada tem a ver com mulher sem menos capaz que homens pra pregar, é algo relacionando com a queda no Éden como explica Paulo em sua carta. Sim, muitas mulheres são sem dúvida, de longe, muito mais capazes que homens, mas a restrição é apenas como liderança doutrinária para toda a igreja.
Fui pastora muitos anos dirigia igreja liderava em tudo, mas quando me deparei com a verdade renunciei e hj sinto alívio exercendo meu verdadeiro papel sou grata a Deus por tudo. Gosto muito de seus vídeos tenho aprendido muito e tem me ajudado a esclarecer a palavra , porque vim de uma denominação pentecostal hj estou na presbiteriana e estou me sentindo muito feliz. Deus ti abençoe
Irmã isso é muito difícil acontecer. Parabéns por ser bem coerente.
Tbm fui criada em igreja pentecostal, e a um ano meu esposo se uniu a igreja presbiteriana, eu questionei muito a Deus, e n entendia o trabalhar de Senhor, mas comecei a frequentar c ele, eu julgava muito por n conhecer, e hj depois de algum tempo, vi que n sabia nada do evangelho, e cada dia tenho aprendido mais e mais, e o de mais lindo q aprendi, que somente a palavra nos basta, e pra igreja pentecostal, não é assim, as pessoas vão atrás de revelações, profecias, bênçãos. E hj em dia o versículo buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas será acrescentada faz todo sentido em minha vida. Tudo que tenho vem de Deus e ele prove tudo q preciso, meu dever e apenas buscar de todo coração, não em fazer barganha c Deus, como muito fazem.
Equilibrio entre as duas denominações é o Essencial!!
@@sicafelix293 Exato irmã. Tbm fiz parte durante muito tempo de uns igreja neopentecostal. Quando me converti lia muito a Bíblia, depois que fui para essa igreja parei de ler, não sei se o motivo foi só dá igreja, mas os cultos raramente a palavra era o foco principal. Tinha culto de campanha toda semana, o foco no culto era prosperidade, expulsar demônios e revelação. Não que eu não acredite nisso, mas os cultos eram só sobre isso. Pregar arrependimento e salvação, era coisa rara. A igreja fechou. Hoje estou em uma igreja Batista, e nunca aprendi tanto de Deus como agora. O relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo é o que devemos buscar. Não pra conseguir algo, mas por tudo que Ele é e que já fez por nós.
Glória a Deus por isso irmã! Q o Senhor abençoe e continue te dando sabedoria!
Frida, esposa de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, nas suas funções eclesiásticas:
» Missionária
» Enfermeira
» Poetisa
» Escritora
» Compositora
» Musicista
» Ensinadora
» Pregadora
» E não precisou ser pastora.
» :)
Parece que cada um tem a Frida que merece, então.
@@brunaflores8214 Progressistas ficarão bravas hein! haha
@@gabrieldias5209 a outra Frida sofreu muito na vida, tbm.
Mas Ensinadora e Pregadora não seriam posições de autoridade? Fiquei com essa dúvida to tentando entender...
@@josuealves126 Não é definitivo, e não tem a ver com governar a igreja
Servir a Deus independentemente de busca de títulos deveria ser o foco dos cristãos.
Concordo totalmente, infelizmente preocupação de ter cargo na igreja é grande .
MISSIONARIAS.PASTORAS JAMAIS
ESQUECE ISSO NAO PODE E PRONTO SEM EXPLICAÇAO .POVO NAO ACEITA ENTAO NAO DESCULTAM.MULHERES NAO PODE PREGAR NO ALTAR E JA ERA PONTO FINAL
ótima resposta, em curtas palavras
@@brasil9005 Vai ler a Santa Escritura e veja diversas mulheres anunciando o Evangelho, portanto podem ser missionárias. Leia o Novo Testamento.
@@petsnoyt1530 para de locura
Nao pode aceita q doi menos
Vai ficar no banco e aprender
Yago faz um vídeo falando que os homens não podem usar a palavra de Deus e essa liderança natural como desculpa pra maltratar as mulheres em casa. Trabalho na saúde e vejo muitas mulheres com atrasos e até deficiência mental devido aos maus tratos no casamento. Consequências da crueldade e submissão cega (ensinadas desde a infância).
Minha mãe passa por isso a 32 anos 😥😪
Isso é doloroso, Deus odeia o homem que age com violência. É terrível interpretar em dessa maneira, quando na mesma Bíblia diz que a mulher é o vaso mais frágil.
Deus manda o homem amar a esposa como ele amou a igreja, ou seja, dando a vida por ela
De fato! A submissão da mulher na igreja é algo que também precisa ser esclarecida. Assim como esse tema é sempre tratado gostaria de ver o esclarecimento masculino a respeito da submissão bíblica da mulher! Algo que ainda é deixado de lado até mesmo pelas próprias mulheres. Violência NUNCA foi propósito de Deus! Principalmente contra mulher!
Verdade. Sou psicólogo e, quando chega à consulta uma esposa de pastor... Em 90% dos casos me deparo com uma pessoa semi-escravizada, sem direito a voz ativa, submissa, alienada de suas vontades, seus pensamentos, seus sonhos e seus direitos, que geralmente sofreu uma lavagem cerebral tão grande que fica bem difícil auxiliar no resgate (ou na criação mesmo, em muitos casos) de sua autonomia, sua autoconfiança e seu amor próprio.
Fui pastora. Quando esta verdade me foi revelada renunciei.na vdd eu nunca quis o titulo mas a igreja fez questao. Hj louvo a Deus e sei que de alguma forma um dia 3le vai me usar para a sua glória
Irmã parabéns seu alvo é o céu Jesus te abençoe
Parabéns pela coragem em renunciar algo que Deus não acorda.
isso ai fez o corretto
Aleluia! Que Deus abençoe grandemente a vossa casa e que através de ti muitas mulheres sejam edificadas pelo seu exemplo!
Ele já usa usa todos nos
Ótima explicação. Bíblica, consistente e graciosa. Obrigada, Yago, especialmente por ser equilibrado. Penso que a separação que você fez entre autoridade eclesiástica e civil é tremenda hoje em dia, quando temos alguns pastores proeminentes proibindo mulher de exercer qualquer autoridade sobre homem em qualquer instância.
Exato! Também foi a parte que eu mais gostei.
Achei que a sociedade civil fosse de alguma forma uma extensão do que tem sido chamado de "célula mater" da sociedade (a família). Pelo visto igreja e lar tem uma associação uma com a outra e por isso mesmo o lar é o padrão de cm deve ser exercido a liderança e a submissão na igreja (o contrário TB é verdadeiro), enquanto que a sociedade civil deve pairar num vácuo de onde ela não tira seu padrão de relacionamento de autoridade nem do lar e nem da igreja. Parece bem improvável isso, para dizer o mínimo.
Pelo amor de Deus, o MINIMO que se espera de um Deus VERDADEIRO é conceder mesmos direitos entre ambos os sexos, caso contrario não seria um Deus e sim um saco de lixo, e nem me venham com Paulo, aquilo tudo que Paulo sobre as mulheres é no contexto cultural da epoca, e jamais pode ser encarado de forma literal. E se Paulo mandasse matar negros, vcs matariam ? Vcs são um perigo pra humanidade..
@@europis888 se Paulo tivesse mandado matar negros, as cartas dele não fariam partes da Bíblia. Simples assim.
Débora foi juíza. Posto civil pq o religioso era ocupado pelo sacerdote à época.
Sou Adm da página Cristão de Direita e sou mulher e afirmo sem medo de errar que "Só não aceitam essas verdades quem tem ainda resquícios de feminismo no coração"
Pois aqueles que negam suas vontades para cumprir a de Deus, não resistem a pontos tão claros que a Biblia nos ensina!
Negar essas verdades é dizer " A mulher pode ser o que ela quiser e quem é a Biblia pra dizer o contrario?"
Que Deus te abençoe Yago, pois tens sido um instrumento muito eficaz nas mãos do Criador! Abraços
plamas, palmas, palmas!!!!!!
Palmas não, Tocantins inteiro!
E se Jesus for de Esquerda?
@@leonardorodriguesgouvea1975 (Não sou de Direita nem de Esquerda, para deixar claro, não intendo tanto de política econômica).Mas:
Algumas ideias do Socialismo e Comunismo são contrárias a princípios morais judaico-cristãos, mas não se pode afirmar que o Cristianismo é de Direita ou de Esquerda!
@@leonardorodriguesgouvea1975 Só se ele fosse anti-Ele mesmo kkkk
Perfeita a instrução bíblica exegética, e aplicação no nosso tempo.
"Homens e Mulheres tem o mesmo valor, capacidades similares, mas papeis diferentes e complementares. Igualmente dignos, definidos por Deus para o bem da igreja, da familia e da sociedade."
COMPLEMENTARISMO.
Perfeito!!!
Pelo amor de Deus, o MINIMO que se espera de um Deus VERDADEIRO é conceder mesmos direitos entre ambos os sexos, caso contrario não seria um Deus e sim um saco de lixo, e nem me venham com Paulo, aquilo tudo que Paulo sobre as mulheres é no contexto cultural da epoca, e jamais pode ser encarado de forma literal. E se Paulo mandasse matar negros, vcs matariam ? Vcs são um perigo pra humanidade..
@@europis888 Não faça isso meu amigo, não blasfeme contra Deus. Você é criatura dele. Ele tem misericórdia por você. Peço ao meu Senhor Jesus Cristo que abra seus olhos, assim como abriu os meus, e por isso sou grato e minha vida pertence a ele. Deus é perfeito, e não podemos querer que Ele se sujeite a nossos pensamentos, e sim nos aos dele. Deus te abençoe.
Eu não blasfemo. Quem blasfema são VCS que dizem que um verme escroto machista é Deus.
@@europis888 Machista... Se a mulher devesse ser igual ao homem, ela teria nascido com pênis, testosterona e construção óssea idêntica ao homem, não com uma vagina, seios capazes de produzir leite na gestação, estrogeneo e enfim... acorda meu caro(a). Mulheres têm suas funções e homens também, e algumas dessas funções são iguais entre ambos.
@@ph.peah7 FATALITY
A bíblia pode ser um pouco dura as vezes
"- eu entendi a referência" 😂
Que isso kkkk....poucos entenderão kkk
Eu entendi a referencia kkkkkk
Nossa... Eu entendi...
Kkkkkk até aqui kkkkkk
Mulheres vcs são especiais e muito capacitadas, os homens não são melhores que vcs, são apenas papéis distintos definidos por Deus.
A paz.
Disse tudo!
Infelizmente o feminismo atingiu tbm as igrejas.
@@MyWil2011 sim
Eu acho que o homem deve proteger a mulher
Essa é a autoridade
Paulo disse que mulher deve cuidar do lar para ser preservada
Adão pecou porque não protegeu sua família
E deixou a cobra enganar sua mulher
"Pastor" é o cargo mais importante da igreja. Então se mulher não pode exercer esse cargo é porque ela não é digna dele. Ou seja, os homens são melhores sim. Homens podem exercer qualquer função, mas mulheres não, então significa que o gênero feminino é de menor valor. (segundo os cristãos).
O que pra mim não faz sentido. Eu achava que Deus não fazia acepção de pessoas.
Assunto muito bem explicado biblicamente. Quem rejeita essa verdade, rejeita a autoridade das Escrituras.
Eu acho muito errado colocar algo na escritura como "machismo". Tipo, se você chegar numa muçulmana que usa burca e respeita os padrões que a religião dela coloca sobre como ela deve se vestir e agir, e dizer que aquilo é machismo, ela vai discordar, porque é a realidade dela e nao algo que a diminui. A mesma coisa acontece com o evangelho, o que Deus impõe como padrao para nós, nao é pra nos diminuir, e sim para nos presevar e preservar toda uma estrutura.
Eu tenho muitos sonhos em questão de ministério, e nao me sinto ofendida ou diminuída com essa questão de "não poder ser pastora", afinal, se acreditamos na bíblia, cremos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, logo tudo que Ele faz segue essa linha.
Lavagem cerebral é isso aí.
@@rafaellabraga680 machismo oque os gregos faziam com suas mulheres haha Leia a bíblia olhe pra Jesus um incrível homem que nunca rebaixou as mulheres um homem, perfeito, irrepreensível misericordioso bondoso.
@@rafaellabraga680 Aonde tem machismo na Bíblia? ao invés de ler de qualquer jeito, medite e estude. Se é difícil entender a ciência, imagine a Palavra de Deus? é por isso que tem tantas pessoas mal informadas como você.
O segredo está em não ser anacrônico
Ju zinha Só li o seu comentário pq vc é mulher e acho que entende oq isso significa, para nós mulheres. Concordo com vc ❤️
O vídeo, como sempre, é excelente! Triste é ver como um assunto tão claro consegue ser distorcido e vivido em oposição a Bíblia por tantos cristãos.
A bíblia proibi tantas coisas, e as pessoas mesmo assim faz.
@@diegomendes4162 vdd
@Gustavo Marucci o que o Yago diz é justamente o oposto. Os princípios valem além da cultura, assim como o véu, a barba, o lavar dos pés...
É verdade Deus proíbe a mulher de ser pastora.
@Gustavo Marucci Deus não mudou, nem tão pouco seus mandamentos. Não existe igrejas antigas e Igrejas atuais.
Eu pensava assim"MachissssstaaAAAAA!!!" Mas agora eu vi que foi bem justo e compreensível a mulher não ser Pastora,eu não vou morrer por isso! Meu! Eu posso ser Missionária,Profetisa, Diaconisa,orientar e ensinar outras mulheres,MEUS FILHOS!(Devo)
Realmente o mundo precisa de ser compreensível verdadeiramente e não MiMiMi como é infelizmente!
Vc vive até bem Fazendo coisa pra Deus que ser pastora que requer muita atenção com a obra de Deus
Qual igreja a senhora frequenta moça?
@@Eazyy505 Chama Igreja Caverna em Barretos Sp
@@marianazani9637 Pastorado, presbitério e > diaconato <
Não são para mulheres. Mas seguindo o raciocínio lógico : Se vc ministra a palavra para pessoas fora do templo, vc está ministrando para a igreja, da mesma forma. Pois a igreja não é o templo, mas sim as pessoas. Por tanto, se vc falar do evangelho em cima de um capô de carro, no meio de uma rua qualquer, para qm ama Jesus, poder te ouvir, vc obviamente, não estará em silêncio, como manda Paulo. Se vc espera pelo terceiro filho, e sem querer vem trigêmeos, totalizando 5 filhos, vc será pastora desses 5 homens e exercerá autoridade sobre eles. A quantidade é só para fazer alusão à uma micro igreja. Os 5 não deixam de ser uma igreja, só que dentro do lar da Mariana. Concordo com Paulo, que a mulher deveria ficar calada, afinal, ela era fortemente proibida de ser letrada, e proibida de adquirir conhecimento. Mas as mulheres de hj... não apenas fazem teologia, como tbm fazem cursos muitissimamente mais complexos e árduos, como o da : PM, mecânica, engenharia, psicologia (para cuidar das mentes humanas e dos conflitos internos e íntimos de cada paciente) e etc. Reflita em toda essa lógica acima. Pois agr eu lhe pergunto :
Faz sentido a mulher sair para arriscar a vida lá fora em países de culturas totalmente contrárias à nossa, sabendo que talvez podem nem retomar para casa, enquanto um homem fica dentro de 4 paredes, em conforto e tranquilidade falando de Jesus ? ? Vc há de convir : é uma boa reflexão. Vcs cristãos se esquecem da lógica algumas vezes. Um forte abraço do seu amigo ateu aqui. Bjão.
Entendi foi nada VC falou mesmo
Obrigada Tiago! Estava orando ao Eterno por um direcionamento neste sentido. Já vi outros pastores aqui no UA-cam falar sobre este tema, e isso me irritava muito, porque parece que virou moda "bater" no pastorado feminino. Vejo homens que se dizem "pastores", não podendo exercer tal função, porque não reúnem as qualidades necessárias de 2 Tm 3 para isso. E acham que por serem homens, podem exercer o pastorado. Que o Senhor convença homens e mulheres a renunciar "chamados" para os quais Deus não os incumbiu. As mulheres devem ter humildade para admitir o "erro doutrinário" e muitos homens "pastores" também! Graça e Paz!
Meus amados isso é mistério de Deus, nós homens e mulheres recebemos a Gloriosa ordem de Jesus em atender, obedecer a ordem do * Ide e pregai o evangelho pelo mundo inteiro*, a cada criatura,. Pergunto, se uma mulher for ao mundo e pregar o Evangelho da Salvação para um perdido, sem Cristo, e essa pessoa aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, Deus vai rejeitar a salvação dessa pessoa porque foi uma mulher que Deus a encheu para dar autoridade espiritual para ganhar aquela alma?
Na Bíblia diz que a mulher não pode exercer o papel do homem dentro e fora da igreja? Quantas Missionárias não se casam e vão prós Campos missionários, e lá elas exercem o papel de servas, Missionárias e pastoras, sendo Cristo o cabeça delas e o cabeça dos que crêem.
Precisamos é pedir unção do Espírito Santo para nos encher de compaixão das almas perdidas, e sofredoras, nos importando mais com as almas perdidas, anunciarmos mais o Evangelho, semeando a semente do amor aos perdidos e aprisionados nas garras de satanás.
E pararmos com esses questionamentos, se no VT ou NT fala a mesma coisa, nós ainda vamos ter o terceiro testamento. Quem profetizou que teríamos o Novo Testamento? pastoras e pastoras o que precisam fazer é parar de tanto preferências pelos holofotes e zona de conforto e sair com unção do Espírito Santo em busca de Almas perdidas, ovelhas recaídas, desanimadas. E parar com essa ideia de comunhão onde gastam tempo com muitas conversas e cones e bebes, podendo sair das quatro paredes e sair de nossas Casas reunindo GRUPOS de pescadores de almas para apontar o Reino da Salvação, nos ficamos horas com essas coisas que não são as coisas presentes, urgentes e gritantes para o Reino da Salvação dos sofredores nas garras do satanás.
Verdade
Na verdade irmã, eu concordo plenamente com a senhora virou "moda" sim, tá sendo a bola da vez.
Pedro foi argumentar com Jesus sobre ter um homem expulsando demônios em nome de Jesus,e Pedro o repreendeu - Pedro achava que jesus iria apoiar Pedro. Aí Jesus repreende a Pedro ( Marcos cap. 9;39 e 40) em vez deles discutirem na internet se mulher pode ou não ser pastora , vão se unir e fazer a obra de Deus...
Tema espinhoso em, mexeu com várias denominações! Parabéns pelo trabalho Yago.
esse tema e meuzinho de criança
muito bem explicado dentro da palavra.
não tem anda de espinhoso, é a verdade nao podeeeeeeeeeeeee!
Gente na minha igreja é pastora e pastor
Que explicação maravilhosa
Só faltou lembrar sobre a influência do feminismo no evangelicalismo brasileiro. Minha indicação é o livro "Feminismo Evangélico" da editora cultura cristã. Uma denuncia contra o liberalismo teológico. De Wayne Grudem.
Penso que o fato de a mulher ter filhos e alguém tem que cuidar , e a palavra de Deus diz que somos auxiliadoras e não chefes, logo o cargo de pastora nos colocaria sendo chefes da igreja e o marido ficaria subjulgado a esposa na igreja , e ficaria confuso porque em casa ele deveria ser o chefe, gente é complicado, acho que o cargo de pastora traria complicações.....não chega nem ser questão de se deixar enganar ou não......não é questão de não ser capaz, mas não combina com o papel da mulher cristã....não tem nada a ver machismo , tem a ver com obedecer a Deus ou não
@@soniamorais1232 amei sua colocação! Tudo hoje em dia é sobre machismo e feminismos, a mulher já tem um grande papel no seu lar de maneira privada como é citado no vídeo, pra ainda querer exerce outro cargo que há uma responsabilidade muito grande! Sim a obediência a Deus em primeiro lugar!
@@isabellyoliveira6514 pq?
@@soniamorais1232 só um detalhe na sua resposta. E se a mulher resolver ser solteira, então ela pode ser pastora porque não estaria sendo " chefe" do esposo?
Vou comprar
Simples, claro, objetivo e bíblico!
Muito bom o vídeo. Obrigado.
Medieval
@@fatimafarias3397 Deus é Deus sempre se começar a desqualificar alguns pontos da bíblia por simples fato de hoje ser diferente, então é melhor você rasgar a bíblia e seguir aquilo que você acha certo pois Deus é Deus em toda a história. O mesmo Deus de dois mil anos atrás é o mesmo agora e é o mesmo que vou seguir. Se n quiser siga qualquer outra coisa que achar melhor
Eu sempre tive em mim que mulher ser pastora era errado - sempre fui uma leitora assídua da bíblia -, mas só depois de estudar feminismo percebi o quanto eu tinha em mim pensamentos feministas (apesar de não me autodenominar feminista), e percebi que a resistência que eu ainda tinha em relação a isso era resquício do feminismo em mim. Yago excelente como sempre.
Mas o feminismo não se importa com o que cada fé professa. Está muito mais ligado à direitos iguais no mercado de trabalho e frente ao Estado. A maneira como as religiões se organizam não diz respeito ao feminismo, diz respeito somente às religiões, seus deuses e seus seguidores.
@@sirr467 acho que ela quis dizer que o feminismo influenciou ela a achar que mulher deve estar em lugar e liderança e isso gerava resistencia nela em relação a somente os homens poder ser líderes. O feminismo as vzs vem de uma forma que não percebemos.
Errado por quê????????
@@raquelgaldino.b e por que só homens podem liderar? Explique racionalmente.
@@theodoramaria5573 *Porque Deus é homem! Deus criou o homem a sua própria imagem. Não é questão de machismo, mas a mulher nasceu para ser cuidadora do lar. E o homem é o cabeça da casa.*
Exato, meu pai é pastor e minha mãe nunca fez e não faz questão alguma de ser tratada como pastora.
Flávio sua mãe está certíssima
Mesma situação comigo, direto chamam minha mãe de pastora e minha mãe sempre explica que não é
Mais não é seu pai que é Pastor ?
Então não tem sentindo sua mãe fazer questão kkkkkkkkk
@@fabiobonfim969 é que muita gente chama a mulher do pastor de pastora
@@johnfabbri9572 ?????????
DISCORDO TOTALMENTE! Em PRIMEIRO lugar, Débora a profetisa NÃO ERA UMA SIMPLES pastora de ovelhas; Ela LIDERAVA sobre Israel, ou seja, tinha autoridade sobre homens e mulheres. VEJAM: Juízes 4:4,5. E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
SEGUNDO lugar, a bíblia fala sobre autoridade no lar, sobre o marido. "nem use de autoridade sobre o marido" 1 Timóteo 2:12.
NÃO EXISTE BASE BÍBLICA PARA AFIRMAR QUE MULHERES NÃO PODEM EXERCER O MINISTÉRIO DE PASTOR. Muito pelo contrário!
"Marido de uma só mulher." (regra)
Vcs pensam q é uma opinião do cara. Parece que nem viu o vídeo! Lê as citações e vai pro banheiro cagar!
Algumas traduções dizem autoridade sobre o marido e outras dizem autoridade sobre o homem. Eu como não entendo grego para ler o original, levo em consideração as duas traduções.
Você não entendeu nada do que o irmão disse
Ele falou sobre isso, tá atrasado.
A Bíblia está sendo esquecida por muitas igrejas, quando se trata dessa questão... é mulher pastora e homem "apóstolo"!
Bela Buarque por isso que eu não quero nunca mais pisar em nenhum templo. Esses crentes só sabe discutir coisas inúteis. N entenderam nada sobre o evangelho .
@@BrunoGomes-wh5ur Te sugiro orar e buscar uma igreja bíblica, pois é muito importante se alimentar da palavra e ter comunhão com os irmãos, é vivendo isso que crescemos na Palavra e Deus opera mudança pessoal em você e através de você. 🙏 Se for de Recife, posso indicar. Fica com Deus.
@@BrunoGomes-wh5ur é esse é p problema de julgarmos questões que ñ pertencem a nós. Se Deus chama ñ importa se é homem ou mulher
Aqui já tem até Apóstola.
@@BrunoGomes-wh5ur, Acho que você não quer ter compromisso com nenhuma igreja, por isso aproveitou essa oportunidade como desculpa.
Te oriento que se arrependa e procure uma congregação séria, se não, o seu fim não será na eternidade!
Nosso ministério é nosso lar. Basta ler a Bíblia. O Senhor nos chama para cuidar da família, do esposo e orientarmos as mais jovens.
Perfeito sua afirmação contudende
Falou tudo. Depois que a mulher saiu de casa para trabalhar fora, tudo mudou. Homens frouxos, crianças jogadas nas ruas, tudo se tornou o inverso
@@guitar.learnerClaro, então todas essas consequências que você citou são unicamente pelo fato da mulher hoje ter o direito de trabalhar? "Ótima" visão de mundo a sua. "Parabéns"!
Ensinar os filhos na lei de Deus, há interpretação errada por muitas pessoas. Maria mãe de Jesus, ensinava o que ele pregava por ter orgulho de ter o filho de Deus. Mais nunca uma mulher liderou uma Nação a libertação de um povo
@@ronaldocarvalhoaraujo4611 até pq a missão de Maria foi maior do q libertar um povo, né querido. A maior missão foi a de Maria!
Tu é um cara maneiro, sabe falar, diferente de muitos por aí. Pois além de falar, sabe explicar para quem tem dúvidas.
Sinceramente fiquei com algumas dúvidas e digo isso sem ironia. Se uma mulher
pode ser missionária(falando sobre Deus, ensinando sobre Deus, consolidando no
caminho da verdade em Jesus), ensinar outras mulheres, cuidar de um espaço kids
em uma igreja local ensinando sobre Deus. Se uma missionária pode ministrar aos
corações de homens, mulheres e crianças, porque não em um local de culto?
Paulo ensinando a Timóteo sobre os bispos em I Timóteo 3, ele diz que os mesmos
devem educar seus filhos a serem submissos, uma mulher em seu papel não tem a
mesma capacidade de educar os filhos? A mulher sábia tem a capacidade de edificar
o seu lar, porque não teria em edificar uma igreja? Não seria prudente uma mulher
governar sozinha uma igreja, isso eu concordo plenamente, entretanto em relação
a autoridade sobre ela designada que fico em dúvida. Para encerrar minha última
dúvida, se em Efésios 4.11 nos diz: "Assim, Ele designou alguns para apóstolos,
outros para profetas, outros para evangelistas e outros para
pastores e mestres", entendo isso como um ministério para o aperfeiçoamento do corpo
de Cristo, e não como um "cargo" em uma igreja local,
sendo assim seria estes ministérios restrito apenas aos homens?. Paz a todos !!
estou com a mesma dúvida porque entendi que o que pega é a palavra "autoridade" isso a mulher não pode exercer...confuso
Vamos rever uns pontos, o vídeo fala de autoridade pastoral, o homem é o cabeça e deve exercer a função de pregar, exortar, a igreja em púlpito ser o ser que tem a autoridade para isso, a mulher pode exercer várias funções, mas não a de ser pastor pq isso é dever do homem,escolas bíblicas, evangelismo, ministérios de oração, infantil ou ensinar outras mulheres e muito mais coisas que se pode fazer, mas não exercer a função do cabeça que seria o pastorado e a autoridade eclesiástica dada a ele
@@afxfernandes7177 entendido! vamos supor que eu queira me tornar bacharel em teologia e seja convidada pela minha igreja para o ensino da alguns pontos das escrituras, isso seria biblicamente errado ?
@@vitoriar.cardoso4095 vc é a autoridade fundamental da Igreja? vc está exercendo função do pastor? Vc quer exercer, exortar ou algo assim com a autoridade que é do pastor? Se não eu vejo que tá tudo bem, a visão do vídeo é que não existe pastora vc pode se casar com o pastor e vc não será a pastora vc vai ajudar seu marido, vc vai evangelizar, vc vai ensinar, profetizar, orar, mas não vai ser o pastor que prega lá no púlpito de domingo ensinar a palavra pq isso cabe ao homem no contexto público sabe
@@afxfernandes7177 opa! agora fez um pouco mais de sentido na minha cabeça. Obrigado, Deus abençõe!
É colocado que mulher não pode exercer autoridade, principalmente na vida do homem, mas minha dúvida é: Se uma mulher estiver ministrando em uma igreja, aconselhando e orando sobre a vida de homens, ela não esta agindo como autoridade espiritual naquele momento? Isso é errado? Se não, então o que difere ela poder fazer naquele momento ou sempre?
tbm quero saber
Vivemos um Cristianismo moderno, a qual não distorcemos as palavras da Escrituras, mas tem um porém, não consigo concordar com tudo que o PR. Iago diz, pois a cultura judaica era muito machista! Pastorear está relacionado ao Dom que Deus deu e não ao sexo da pessoa!
Tua pergunta é tão sem sentido que nem vale a pena responder.
@@marcelozimmermann Não vale a pena responder ou é você que não tem argumentos para responder, hein sabichão?
Então vamos lá, primeiro ponto: A autoridade espiritual está ligada a dar direção, proteção e provisão. Ensinar não é pastorear, a mulher pode ensinar coisas na igreja, para seus filhos, marido, pais, amigos, entretanto ela não toma as decisões pelo coletivo, cabe ao pastor tomar as decisões pela igreja e direcionar coletivamente o rebanho, enquanto o ensino no privado está ligado a um grupo pequeno de pessoas, o ensino público está ligado a igreja como um todo, ao mesmo se aplica ao casamento, o homem exerce autoridade sobre a casa, dando direção, provisão e proteção, mas não impede da mulher opinar, cuidar, aconselhar seu marido nas tomadas de decisões.
Muito bom.
Completamente bíblico, esclarecedor demais. Deus te abençoe.
Nos dias de hoje, tudo pode! Porque as pessoas não estão dispostas a se adequarem às Palavra, mas querem que a Palavra se adequem à elas.
Só repetindo... Mulher de pastor não é pastora!!!!! Kkkkkkk
Adoro essa frase!!!
Nem marido de pastora é pastor.
@@etelmaryforte5869 Nem a própria é, uma vez que a bíblia não dá respaldo para pastorado feminino.
@Rodrigo Freitas a biblia diz para não divorciar só em caso de adultério mas o que tem de pastores divorciado e casado de novo ....
Mas ela prega, aconselha e... participa das principais decisões da igreja junto ao marido! Porque, ainda que a última palavra seja dele, é inocência pensar que a esposa não é uma das pessoas (se não a principal) que mais exerce influência sobre ele. Uma só carne.
Então, pode até não ter título de "pastora", mas na prática é...
@@Raquel.1605 chega ser óbvio!
Concordo com cada vírgula, afinal é a palavra, como não concordar né?
Te vir no video do café do Israel Subirá.😂
@@micaelasilva6447 x
@Cortes de águia é o que meu bom ? Tu tá lendo qual Bíblia ? Você está louco ? Jesus cuspindo na cara de alguém ? Além do mais, na cara de Paulo ?
Não cara, me explique isso por favor kkkkkk, sério!
@Cortes de águia esse aí nunca nem leu a Bíblia e tá falando algo q Jesus nunca fez e nunca faria
@Cortes de águia é cada um que aparece!!!! Leia a Bíblia meu caro
Luiz Carmo Paraúna Go ...Gostei muito da sua explicação sobre essa tema, digamos, sensível...Argumentações bíblicas, sem nenhum viés machista. Percebo, no entanto, q muitas mulheres tem assumido ministério pastoral por omissões dos homens...
Bem aventurados os que vão colocar Jesus acima de qualquer orgulho proprio
Cheguei mais rápido que lacradores querendo te chamar de machista.
Cheguei mais rápido que neo-con pagando pau prós usa
@@williamjumbkoch1362 hehhehehehehs
@@matheusaraujo7566 kkkkk
@Gustavo Marucci Hahahahaha
@Gustavo Marucci ué, veja o vídeo com calma e ouça o BTCast sobre o tema, depois comente
Essa explicação é muito maravilhosa. Obrigada pelo seu trabalho.
Explicação melhor não existe...quando nós observamos e obdedecemos a SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS tudo faz diferença
Yago, se mulher pode ser tanta coisa, como vc disse, pq tb não pode ser Pastora (Presbitera). Se a resposta for simplesmente a "teologia da queda", eu lhe pergunto: se Eva pecou no exercício de uma autoridade que não era dela ao induzir Adão a pecar, pq o pecado de Adão em negligenciar a sua autoridade (não repreede-la e pastorea-la como deveria) não tem o mesmo peso do pecado de Eva?
Se ambos tem o mesmo peso, pq o de Eva inibe o exercício de autoridade pastoral da mulher??
aí é simples, após a queda Deus deu um julgo específico para o homem, outro específico para a mulher e outro para a serpente. O julgo que recaiu sobre a mulher em gênesis 3:16 trás a ela uma condição de submissão em relação ao homem
@@ricardojunior170 tá, blz... Mas uma atribuição de "pastora auxiliar" ou de "esposa de pastor pastora" não feriria o principio da autoridade masculina, ou seja, ela continua axiliadora e o simples título de pastora não a deslocaria desta sua atribuição... ????
Uma outra situação é o caso de "cada caso é um caso"; tenho uma igreja vinculada a cobertura de meu pastor onde, em uma determinada igreja de uma outra região/estado, uma mulher se viu praticamente obrigada a assumir o pastoreio de um.grupo depois que o "pastor" caiu, fez várias cagadas (perdão do termo) e ela se viu como a única melhor capacitada e com um chamado de "cuidadora de gente" para liderar aquele grupo e não deixar seus irmãos neófitos a deriva após um racha promovido por um pseudo-ministro do evangelho.
Era ela ou ela... Até hoje, nenhum homem se disponibilizou a supri-la ou ajudá-la ou ser o pastor daquele grupo. Um caso semelhante ao de Débora, creio eu.
Ela hoje é Pastora submetida a um pastor (não local), ou seja, não é a autoridade máxima, mas possui o simples título, continuando a obra.
Creio que não se pode engessar a coisa toda, a obra de Deus, por causa de um título quando, aínda que cedido esse título a uma mulher, não se fere o princípio da autoridade.
E então...?????
@@fabianobrum9578 essa mulher pode auxiliar provisoriamente a igreja até que se prepare alguém para assumir. Mas é preciso que a igreja e o pastor se mobilizem para colocar alguém lá.
Sobre mulher de pastor ser pastora, ela pode continuar submissa ao marido, mas vai estar exercendo autoridade de ensino sobre homens na igreja. Isso não é bíblico.
Se tem o pastor, basta para ensinar a igreja. Se um pastor não é suficiente, que seja colocado outro para auxiliar.
Excelente esclarecimento!!!!
@Fabiano Brum esquece tudo que ele falou e estuda, aqui nos comentários vejo um monte de gente que tudo que o Yago fala é verdade, as pessoas ao menos se questionam "Mas E SE o Yago estiver errado, é melhor eu pesquisar mais sobre o assunto", elas simplismente são persuadidas por vídeos com meia dúzia de versículo em um livro gigante que a bíblia é, mas você ter dúvida já é um bom começo
Apoiado! Pastora não existe nas escrituras. Parabéns Yago por ter coragem e falar a verdade.
Raquel era o que então?
Raquel foi pastora de ovelhas no sentido literal da palavra e não pastora ministerial !!!
@@marcelomarguti2331 exatamente...
E tem outra questão também. Raquel era de Israel ( velha aliança). A ordem do Apóstolo Paulo para mulher não profetizar no culto é para IGREJA ( nova aliança).
@@carlaconsenzzo2685 pessoas que muitas vezes n conseguem diferenciar o velho do novo vinho
Só que a Biblia foi escrita pra uma época e pra judeu! Nunca foi escrita pra nós.
É muito chato o Pastor nos dizer que temos de chamar a mulher dele de pastora por extensão do cargo que ele tem.
@Bebe Reborn e Compania eu acho melhor ele procurar uma outra igreja, do q fazer qualquer outra coisa. Pois no estatuto da igreja dele, na qual ele concordou quando aceitou fazer parte da igreja, talvez permita pastoras. Por isso digo: procure outra igreja
Eu acho isso muuuuito bizarro!
@Bebe Reborn e Compania Não faço e na verdade sou uma das poucas.
@@rutracc aqui é ela: Fabiane...rs. ... no estatuto da minha igreja não permite mulheres pastoras e por isso o recurso que usa é: Mulher de pastor é pastora.
@@fabimiranda perdão pelo erro kkk
Muito bm esclarecido. Hj a um monismo dentro de algumas igrejas, esposa de pastor denominada pastora. Sempre tive meus questionamentos. Glória a Deus!
Excelente vídeo com base bíblica. Mas faço uma perguntinha (sem querer polemizar): Levando em consideração que o sentido da palavra "PASTOR" é ser um líder que cuida de ovelhas (nesse caso, de pessoas/almas para o reino de Deus); levando em consideração também que existem missões/ministérios (Círculo de Oração, Missão com Mulheres, Culto das Mulheres... que estão presentes principalmente em igrejas Neo Pentecostais) que é exercido/liderado por mulheres, em que a líder dessas missões assumem a função de cuidar de outras mulheres (oração, ensino, visitas nas casas das lideradas...); com base nas considerações expostas anteriormente não poderíamos afirmar que as mulheres podem sim assumir, exercer e até mesmo serem consagradas a função de pastoras dentro de suas missões? (Contando que essas líderes sejam submissas ao pastor da igreja, é claro)
Um abraço a todos!
Creio que não, porque uma pessoa deve ser consagrada a pastor para cumprir a função em sua totalidade.
Embora as funções que você citou sejam de fato ligadas ao pastoreio, elas são apenas uma parte das funções do pastor.
O pastor administra de forma geral a congregação para cuidar bem das ovelhas. (Missões, recursos, expansão, aconselhamento, ensino, etc…)
O pastor deve estar apto para cumprir seu chamado como um todo, o que impossibilita a mulher de ocupar esse cargo por motivos já citados no vídeo pelo Yago.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
EXCELENTE Yago!!! MT bem colocado!!❤🙌🙌📖📖📖
BÍBLIA... como única regra de FÉ e PRÁTICA!!📖📖🙏
A cada vídeo, além dos temas abordados, também tiramos lições de humildade e sabedoria na sua forma de ensinar , Yago. Que Deus continue abençoando você, sua família e esse canal que tanto gosto!
Muito bom e Graças a Deus, um entendimento claro para as igrejas da atualidade se atentarem.
Mas uma observação a fazer sobre o cuidado que devemos ter ao examinarmos a Palavra de Deus.
Pois se existe certas autoridades relatadas para o sexo feminino na Escritura Sagrada então pode, mas se não está escrito de forma clara ou transparente então não pode exercer.
É sério que eu li que há pessoas que NÃO concordam com o que a Palavra de Deus deixa claro???!!! Meu Deus...mas hoje em dia, nada mais me impressiona!!
Muito bom, sempre tive este entendimento, conhecia os textos, mais com essa explicação coloquei ordem no meu entendimento 🙏
Quem FUNDOU a igreja Quadrangular foi uma mulher e através dela centenas ou milhares de pessoas foram Salvos e também muitos dormem no Senhor. Me explica.
@@DaviSilva-ou9tc Quem os salvou foi as Escrituras em Crito Jesus, ñ tem haver com cargo, qualquer um preparado no conhecimento pode falar da Palavra de Deus , quem convense é o Espírito Santo .
@@horacio1237 , quem Salvou 3 mil almas na pregação do Apóstolo Pedro foi Jesus, ele foi apenas o instrumento, como também a MULHER quem FUNDOU à igreja Quadrangular, ela só foi o instrumento usado por Jesus para Salvar almas até o dia de hoje.
Yago, excelente vídeo. Só uma questão, em um outro vídeo seu (não me recordo qual), você disse não haver problema em uma mulher missionária que plantou um trabalho e frutificou, estar a frente deste. Isto culminaria em liderar pessoas e ensina-las. No vídeo acima, entretanto, já não há este ponto de vista.
Eu acredito que nesse caso caberia a ela humildemente ajudar os homens a terem revelação da palavra e que algum deles lidere uma possível congregação. Lembre que a nossa salvação é pela misericórdia de Deus e não por méritos próprios.
@Lidiane Silva Amém! Que Deus honre vossa casa e vosso família através de ti!
Teologicamente entendi!
Queria que se aplica-se aos pastores, 1Timoteo capítulo 3,quantos teria que descer dos púbitos
Também!
Outra questão muito forte Também!
Vespeiro mesmo! Já ri muito, mas o assunto é sério e muito importante! Ainda consigo aprender mais sobre a Bíblia e é muito bom!
Louvado seja Deus, ainda não tinha visto um vídeo tão centrado na palavra em relação a este assunto...que Deus continue lhe usando meu querido.
Yago, tinha sido convencido por você e fui questionar meu pastor a respeito, pq na minha igreja tem pastora, ele viu seu vídeo e disse que realmente, não tem nenhuma base bíblica pra pastorado feminino, mas que a carta de Paulo a igreja de Timóteo diz respeito a algo que estava ocorrendo naquela igreja, onde as recém convertidas, que anteriormente eram prostitutas estavam sendo escandalizadas e por isso Paulo disse que era vergonhoso que a mulher falasse na igreja, meu pastor é teólogo também e eu não sei argumentar da mesma maneira que ele, assim como não sei argumentar como você, mas Paulo nos versículos 4 e 5 da mesma carta diz oq isso é, uma discussão que não vai levar a lugar algum, tenho visto as obras da minha pastora e os frutos tem sido verdadeiramente bons, caso aconteça dela dizer algo que não está de acordo sigo 1 tessalonicenses 5:21 e guardo pra mim aquilo que é bom, a igreja tem prosperado muito, mesmo tendo em conjunto, um pastorado feminino. Deus abençoe a sua vida pastor, pq hj, pude crescer na minha fé.
Isso esta relacionado diretamente ao Eden ,AO primeiro homem , a mulher caiu e pecou e fez com que ADAO tb pecasse ! quando Eva pecou nada aconteceu , mais quando Adao pecou ai sim , DEUS quando chegou a ver ambos , ele chamou por ADAO e nao EVA ,DEUS responsabilizou ADAO e nao EVA , pra mim esta muito claro que mulher nao deve pastorar , do principio ao fim , do velho ao novo testamento , isso esta muito claro , essa passagem das prostitutas as quais se referem a biblia só foi mais um argumento incontestavel para que as mulheres nao exercessem esse cargo !
Então vamos ter que excluir toda as palavras de exortação da bíblia. Kkkk esse argumento igual seu pastor falou é muito antigo e não se sustenta. Logo, não é permitido e pronto.
Guilherme obrigada pela suas palavras eu , falo as mesmas, porque os pastores na época nenhum teve coragem de enfrentar as regiões de demônios que havia na vida do meu esposo.
Hj vivo há 14 anos numa vida abençoada, em todas as áreas, pastoriada e batizada (usada) pela vida da pastora .
Sou mulher, tenho o dons do Espírito Santo, no entanto não creio no pastorado feminino, da maneira como vemos agora!.... biblicamente é um equívoco... e glorifico a Deus pela luz da verdade que me libertou das falsas doutrinas.
E sou a grata a Deus por me livrar desse peso desse fardo espiritual...uffa 🙌....obrigada Jesus 🦪
Oii ... meu pai e minha mãe são pastores, tenho percebido que nas pregações de meu pai há várias coisas que não estão completamente certas com a Bíblia. Eu não sei o que devo fazer, não sei o que falar pra eles e ainda estou confusa com isso, eu praticamente to reaprendendo as doutrinas e tal.
Paz! É um caso extremamente complicado... você pode incentiva-lo ao estudo, presentear com livros, mostrar as verdades as quais você tem visto. Contudo, não esqueça o respeito que a Bíblia diz que devemos ter aos nossos pais. Seja zelosa. Caso ele não a ouça... paciência. Até que seja independente e possa decidir os rumos de sua vontade sobre onde congregar ou algo do tipo.
@@JorgeLuizcm obrigada irmão❤🙇
Que Deus lhe dê sabedoria🙏
@@danielagimenes1072 amém ❤🙇 obg
Acho que dá para conversar numa boa... Lembrando sempre de honrar pai e mãe. Veja também o canal do Mario Persona.
Aquele vídeo esclarecedor, muito obrigada Yago!! Sempre tive dúvidas a respeito, depois desse vídeo a minha mente abriu!! Glória a Deus😍🙏
Boa noite Yago, eu pensava que os Juízes eram líderes políticos, militares e espirituais. Então uma mulher pode dar aula em EBD e pregar em cultos, desde que não exerça autoridade sobre a igreja?
Quem disse que pode pregar em culto? Kkkk
Sou de uma igreja duplamente liderada por Pastoras (Pastora Presidente e Pastora Auxiliar).
Durante toda minha vida tive total repúdio a liderança de mulheres na igreja, pois vi muitas "Evas( esposa de Pastor que se achava líder) levando muitos "Adãos (Pastores sem autoridade sobre suas esposas) para o pecado e queda da igreja.
Após abandonar esse modelo de igreja, fui tratada, creio que por Deus, a cerca da liderança feminina. Fui curada, cuidada, tive minha fé renovada, fui disciplinada por uma Senhora, a qual tenho grande amor e respeito, através dos ensinamentos dela, retornei a igreja como membro após cerca de 9 anos, sendo que 3 deles passei orando a Deus para me direcionar novamente a uma igreja, pois só frequentava esse culto no lar dessa Senhora durante todos esses anos.
Ainda com muita resistência em 2017 foi para a igreja onde estou hoje, sendo liderada por mulheres em todos os ministérios em que participo.
Foi difícil passar pelo serviço cristão obrigatório 🤣 somos uma igreja grande, composta por muitos ministérios, que carecem de voluntários.
Neste ano me afastei do trabalho (Burnout) e fiz uma imersão em Deus 🙏🏾 estou servindo no ministério de intercessão e auxiliando em pequeno pastoreio.
Antes de me candidatar a algum ministério, fiz todos os cursos exigidos pela igreja para compor os ministérios, não caí de cabeça ou d paraquedas, esperei meu tempo de preparação e o chamado de Deus.
Enfim não vejo minhas Pastoras como problemas, pois hoje tenho certeza de que Deus usa mulheres como líder em seu ministério pastoral na terra.
Assistindo seu vídeo percebi uma coisa muito distinta em minhas Pastoras, elas não atropelam o ministério de seus esposos. O esposo da Pastora Presidente é Teólogo, professor, pastor e escritor, ambos se respeitam muito, nenhum atropela a liderança e atuação do outro. Já no caso da Pastora Auxiliar (tbm louva)o esposo também e pastor, Teólogo e músico, ambos se completam com muito carinho e respeito.
Sou muito inflexível em minhas opiniões, mas confesso que Deus me quebrou muito nesse campo, de liderança feminina, só Deus pode determinar aquilo que nós não entendemos ou aceitamos.
Obediência a Deus e respeito a todos é a base de tudo 🙏🏾
Texto perfeito minha irmã.
👋👋👋👋
A bíblia é uma só (atemporal) , crê (e segue) ou não ! Parabéns pela abordagem.
Parabéns Yago!
Como cristãos, precisamos ser honestos com as Escrituras.
Hoje em dia existe,pastora, apóstolo e levitas.chega a ser incrível.
A bíblia não muda seu posicionamento em questão de distribuição de serviços.
Para a bíblia ser pastora não pode,
Este trecho do livro 1Tm 2 Paulo diz que ele, o próprio Paulo, não permite que as mulheres apenas ensinem, mas também não devem frisar os cabelos, usar ouro e também usar vestes caras, essa recomendação é cumprida nas igrejas? (as que fazem isso são tidas como legalistas e seitas) então como podemos ter como mandamento 1tm 2:12 e deixar o versículo 9 de lado a palavra de Deus não inspirada em toda seu conteúdo?
A graça tudo vence, depois de dez anos no engano, Deus me livrou dessa mentira faz três anos, acabei tudo, hoje sou membro da Presbiteriana do Brasil 😍😍😍🌷🌷🌷🌷🌷🌷Sola Scriptura!
A coisa é bem simples: se houver um pastor numa igreja, segundo a bíblia, deve ser um homem. FIM. Se houver professorA de EBD, missionária, etc., elas devem estar submetidas a autoridade desse líder, assim como os demais membros devem estar .
E esse pastor principal é Jesus.
@@gabrielcamargo3943 E abaixo de Jesus o pastor da Igreja.
Perfeito.
Também acredito assim a mulher pode ensinar ou ser missionária diaconisa mais estando debaixo da autoridade do homem.
@@monicalima8994 autoridade tanto de homem para mulher é Cristo.
Finalmente, Yago, já faz um tempo que tinhas prometido esse vídeo. Excelente, como sempre. Muito esclarecedor. Parabéns!
É por isso que poucos serão salvos .
Até mesmo pq andar realmente nós caminhos é difícil nos tempos de hoje que a "NOSSA FELICIDADE E VONTADE" vem em primeiro ,segundo e terceiro lugar .
No vídeo é dito que não podemos estabelecer um link entre as datas, pois Paulo baseou-se num texto antigo tanto quanto o texto dele o é para nós. Porém, nós não só podemos traçar esse paralelo como devemos sim lembrar das diferenças históricas e sociais em que vivemos.
Paulo viveu num tempo em que, desde a época de Josué, se estabeleceu dentro de uma estrutura machista e patriarcal, onde a mulher não tinha lugar.
Paulo, como foi traduzido em seus ditos escritos, insinua que a mulher não deve questionar na reunião e sim, se tiver alguma dúvida, perguntar ao marido. Isso é obviamente uma fala de um recorte social e histórico muito específico que não devemos nos basear. Quando Paulo escreve isso as mulheres não podiam estudar, mas os homens daquela sociedade eram versados nas escrituras, eles estavam se estabelecendo enquanto entidade religiosa, todos precisavam ser entendidos. Hoje temos muitos casos de homens que mal conseguem estabelecer um raciocínio lógico, quanto mais um crítico/reflexivo sobre a Palavra. Uma mulher de hoje, que vai ao culto numa Igreja de periferia, que chega em casa com um marido acoolista, que detesta o cristianismo, essa mulher tem que tirar as dúvidas bíblicas dela com esse homem?! Porque Paulo é bem claro, ele fala que tem que ser com o marido.
Não podemos ignorar que vivemos em outra sociedade, em outro tempo, por tanto, em outra dimensão daquela que foi escrita as cartas atribuídas a Paulo. Não podemos deixar de crer que o mesmo Deus, cujo Espírito se moveu e inspirou as escrituras sagradas ainda se move e inspira homens e MULHERES hoje em dia. Oremos para que tenhamos esse discernimento que vem dá parte de Deus sobre não apenas a Palavra Dele mas sobre o Existir com Ele.
E, já que você faz uma sugestão no final do vídeo, sugiro quem você caro moço desse canal deixe de ser teólogo, porque sua hermenêutica não existe. Fica na paz, mas repense seus sonhos, suas metas porque não tá dando.
Hj em dia tem até apostola kkkkk
E bispa tbm ....
E apostolisa
Apóstola Sol, aquela mulher dá uma viajada legal.
@@GalganiNathalia Não é viagem não, faz todo sentido, porem o que ela ama não é a Deus. ;)
Romanos 16
7 - Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
Puxa, concordo plenamente. Quero muito aprender sobre isso, pois ninguém sabe do futuro. Mesmo que eu não espere ou não aconteça, contudo, se no futuro Deus permitir que sejamos usamos no ministério do ensino, preciso saber explicar estes assuntos tbm. Ou até mesmo para ensinar meus filhos. Pra isso, preciso estudar. Agora mesmo estou lendo alguns livros feministas pra aprender sobre o assunto, e aprender a conversar com amigas Cristãs a respeito.
Compra o livro de Wayne Gruden Confrontando o feminismo evangélico!
Meu amigo assisti um pastor falando sobre 1Timoteo 3:11 que fala "Da mesma forma ou da mesma sorte" trazendo o contexto para respaldar o pastorado feminino
O que acha sobre isso?
Parabéns. Bem explicado. Deus continue abençoando.
Só vejo nos comentários a necessidade humana e carnal de fazer com que a palavra se adeque a si, e não a vontade espiritual de se adequar a palavra. A palavra é clara, gostem ou não, ela vai continuar sendo a palavra. Parabéns Yago, ótimo vídeo 👍.
Vaidade acima da Palavra. Essa é a verdade. Parabéns pelo vídeo.
A vaidade dos Homens
Muito bem, estarei em oração para que pessoas como vcs nunca percam a humildade, mesmo sendo formados saibam sempre, que deus pode confundir os grandes. Gostei muito da mensagem, pois não julga denominações como alguns soberbos, antes ensina a todos sem distinção, deus abençoe.
Achei que tinha um chamado para o pastorado, até ser absurdamente confrontada com a carta a Timóteo.
Todas acham que são chamadas por Deus para ir contra o que está escrito na Bíblia, vai entender.
Fabio Antunes sou nova convertida. Estou buscando conhecer a Palavra exatamente para não agir contra a vontade de Deus. Infelizmente, foi a própria igreja que me levou a pensar que seria meu chamado.
Graça e paz, irmão! Pense antes de julgar!!!
@@carolinanardy Entendi, mas estou falando de mulheres que se acham especiais e que insistem em ir contra a ordem de Deus.
@@Fabiooantunnes Não podemos fazer nada se Deus é o personagem mais asqueroso , perverso e sádico que a humanidade já inventou.
Então é até que normal , ver pessoas indo contra a vontade dele. Qualquer pessoa minimamente descente e racional vai se opor às ordens abstratas e fantasiosas que ele apresenta
@@VictorSantos-ui2bb Que tipo de ordens ?
Não sei se é errada a mulher ser pastora. Só sei que Espirito Santo usa muito tantas mulheres pastoras para o evangelho e salvação de muitas pessoas.😄😄😄👍
Mulheres que respeitam as escrituras, e é obediente, essas que saciam a própria vontade não herdarão o Reino dos céus.
A melhor exposição que já ouvi. Direta e clara. Deus abençoe seu ministério !
YAGO GOSTEI DA SUA EXPLICAÇÃO. TU FOI BEM EQUILIBRADO INICIALMENTE MAS APÓS DAR O ENTENDIMENTO DO ASUNTO MOSTROU CLARAMENTE O QUE DEV SER FEITO. TANTO O HOMEM COMO A MULHER. EU SEMPRE TIVE ESSE ENTENDIMENTO E SEI QUE A MULHER É IMPORTANTE NA SOCIEDADE E NO CONVIVIO COM O HOMEM E SUA IMPORTANCIA FUNDAMENTAL NA FAMÍLIA. CONHEÇO A IMPORTANCIA DA MULHER E SEU O SEU VALOR E QUE É INESTIMÁVEL MAS A PROPRIA MULHER SE COLOCAR NA FUNÇÃO QUE NÃO ESTÁ DETERMINADA POR DEUS COMEÇA OU INICIA EM SI UMA DESOBEDIENÇIA CONTRA DEUS EM SEGUIR UM CAMINHO QUE NÃO ESTÁ EM SUA CAMINHADA NA TERRA E NEM SO SENTIDO DE UMA VIDA DIGNA DIANTE DE DEUS. YAGO MUITO BOM SUA EXPLICAÇÃO E DESEJO SUCESSO EM SUA VIDA SEMPRE.
🥰 👏🏻👏🏻👏🏻Sou adventista do sétimo dia e concordo plenamente com esse tema. Se está escrito é melhor obedecer! O meu povo perece por falta de conhecimento. Bem-aventurado os que leem e os que ouvem.🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Sou adventista TMB, porém já apareceu pastoras na Alvorada onde congrego....isso é normal?
@@albertviana6652 Não, na igreja adventista isso é totalmente condenado
Pr. Yago. Poderia me explicar pq o sábado não é guardado/observado!? Sendo que a Bíblia é mt clara sobre sua guarda em detrimento do domingo!
A Bíblia defende a guarda do sábado no novo testamento amigo ?
@@marcados4324 sim
Pelo jeito deve ser um seguidor de Ellen White
@@marcados4324 você já leu a Bíblia?? Pq acho q n, e se leu, tem um caso grave de incompetência leitora.
@@enzogiovani_ verdade tenho muita dificuldade mesmo , estou aprendendo.. Mas continue aí ouvindo as Grandes Revelações de Ellen White , que inclusive são tão importantes como a Bíblia
Deus abençoe
Amado, Yago. Graça e paz. Se tem algo que nunca faço é fazer comentários de quaisquer tipos. Assisto, curto, mas nunca comento. No entanto, fui compelida a enviar este comentário com todo o meu respeito a quem você tem me mostrado ser. Tenho assistido a seus vídeos e eles têm me ampliado muito o conhecimento. Obrigada por isso. Obrigada pela sua seriedade em tratar o Evangelho Verdadeiro do nosso Senhor Jesus Cristo. O motivo do meu comentário não será redigido pelo viés teológico (embora pudesse, pois teria muitas contestações a fazer), mas única e simplesmente, quero deixar registrado aqui que nunca quis ser pastora, a minha igreja nunca me quis dar esse título (embora na época do meu chamado, fazia parte de uma igreja que apoiava o ministério pastoral feminino), e quando Deus me chamou, discuti com Ele por inúmeras vezes, pois tinha medo de tudo o que isso significaria pra minha vida. Sou uma mulher de Deus, Yago, e muito respeitada no meio em que vivo, justamente por pregar um Evangelho genuíno e por nunca abrir mão das verdades bíblicas, mesmo quando estas, muitas vezes, vinham questionar minhas próprias atitudes como filha amada do Pai. Eu sei Quem me chamou, Yago, e Quem insistiu comigo nas vezes que pensei em desistir de ser pastora! E nada, nem ninguém vai me fazer desistir do que o meu Pai me chamou para ser e fazer! Sim, nosso Pai, chamou-me para ser pastora de suas ovelhas, e com muito temor e tremor eu disse SIM! Já me são incontáveis a quantidade de filhos e filhas do Senhor que, em nome de Jesus e por meio do meu pastoreio, foram retirados das mãos de Satanás! Filhos e filhas apaixonados por Jesus e direcionados a ter uma vida em Santidade, uma vida de transformação diária, de renovação de mente, e de muito amor aqueles que caminham errantes como ovelhas perdidas que não têm pastor! Sim, é atrás delas que estou indo e, juntos, povoaremos o céu, em nome de Jesus, você, elas e eu! É nisso que eu creio e nessa fé prossigo para o Alvo! Mais uma vez obrigada e que Deus te capacite e te fortaleça cada vez mais nessa árdua caminhada! Só te peço para considerar as diretrizes que o próprio Deus nos dá no secreto! Que Deus nos abençoe!
Bom só uma pergunta que blibia a senhora prega pois terá que pular essa é outras partes aí me entra dúvida se ate apóstolo Pedro na sua segunda espistola e diz que quem não aceita a doutrina pregado pelos apóstolos e de Paulo torcem pra sua própria condenação aí fica a dúvida será que os miligres vem mesmo de Jesus na sua vida pois se não a sua bíblia é refultada então acorda enquanto puder pois ficaram de foras os mentiroso e vc dirá que fez a obra e jesus Cristo te dirá apartai de mim que não te conheço
@@bionatu Para com isso ! Se ela prega no nome de Jesus, não vai ser um titulo que impedirá os milagre de acontecer. Quer queira você ou não, DEUS a está usando. Quer saber mesmo que osmilagres vem de DEUS ou não ? Vá conhecer o ministério dela de perto, vá conhecer as pessoas que tem sido transformadas pelo evangelho de Cristo através da vida dela.
DEUS usa quem Ele quer e da forma como ele quer para ser fonte de DEUS a outras vidas.
@@bionatu 😴
As pessoas esquecem q muitas coisas nos tempos antigos eram por questões culturais, as mulheres da época da Bíblia eram analfabetas em sua grande parte, não estudavam, provavelmente seria por isso q não podia falar, se for fazer igual antigamente, mulheres então deveriam de usar véu igual na congregação e não ter cabelos curtos tbm. As pessoas falam de seus achismos e não pesquisam a cultura da época, muita coisa mudou de lá pra cá. Homem e mulher tem papel distinto em suas casas, mas qnd se trata do Reino tds foram chamados para pregar a Td criatura, Deus não dará distinção de sexo para isso, mas cobrará daquele q poderia fazer e não o fez!
Muito boa explanação ..... não ficou em cima do muro, defendendo o politicamente correto .... Está na Bíblia que não pode ...... Parabens !!!
Muito boa a explicação. Concordo com o irmão. A bíblia é maravilhosa em seus ensinamentos. Deus abençoe a todos nós e que Ele nos ajude a aprender mais de sua Palavra.
Gosto demais da clareza com que vc explana a PALAVRA.
Concordo plenamente.
Sempre desconfiei que era errado mulher ser pastora.
Agora tenho certeza.
Bjs
Amo seu trabalho.
Tenho aprendido muito.
Gratidão 🙏
Eu também
Se a mulher tem um esposo pastor ela tbm é pq são uma carne só. No livro de Falarás 13 28 29
Sou mulher e aceito com muito orgulho a minha condição. Sendo assim, não tenho problema em ser liderada, tenho consciência de que DEUS me deu outras oportunidades, outras missões importantes para a estrutura familiar e social. Não nasci para me rebelar, mas para humilde e orgulhosamente viver àquilo que DEUS preparou para mim.
Muito bom...Riquíssimo em detalhes teológicos... Um texto impecável...Tirou todas as dúvidas com relação a este assunto biblicamente...Só acrescentando um dado a mais...A mulher dentro do lar...O marido tem que respeitar e amar sua mulher dando a ela o valor devido na responsabilidade com a família...Meus parabéns...
Vdd mulheres têm vários papéis na igreja, a palavra de Deus precisa ser respeitada na sua totalidade
Chocada com o tanto de crente brigando nos comentários..."No essencial unidade,no não essencial liberdade,mas acima de tudo o amor"
ler todos os comentários que estão aqui e ver todas as interpretações acerca desse vídeo, só me faz reconhecer o quanto a religião cristã vem sendo usada como qualquer coisa pelas pessoas, e eu duvido muito que Deus aprove isso.
é triste ver que tantos anos se passaram desde que Cristo morreu na cruz por nós pra que algumas pessoas ainda tentem usar a Bíblia como um instrumento pra fortalecer o machismo, mesmo que essa não seja a intenção delas. apesar de reconhecer que a religião sirva como um complemento da fé cristã, algo no qual os fiéis possam usar como um roteiro de vida, é 100% inviável levar tudo ao pé da letra considerando que a Bíblia foi escrita em outra época, em um outro país, com uma outra cultura e com pessoas que apesar de influenciadas pelo espírito santo, não faziam ideia de como separar essas coisas. nós não estamos no continente africano ou asiático. não vivemos num mundo antes de Cristo. logo não precisamos continuar agindo como se as pessoas daquela época tivessem total razão só porque eram pessoas de fé. mesmo que fossem escolhidas, ainda eram seres humanos, e é ÓBVIO que as perspectivas de vida delas pra aquela época interferiam na interpretação delas acerca da palavra de Deus ou do que Deus significava.
Deus sendo tão sábio, soberano e justo jamais ia fazer um mundo inteiro dividido em várias nações diferentes, com costumes e tradições diferentes se queria que todos seguissem as mesmas tradições. não faz sentido. por isso que mais importante do que ler a Bíblia, é ter uma intimidade com o próprio Deus, pra assim, não se equivocar e espalhar um monte de interpretações equivocadas.
não existe homem ou mulher pra Deus. existem FILHOS. essa palhaçada de distinção de gênero é somente entre os humanos. Deus criou a todos pra fazerem a obra dele igualmente e é isso que importa.
👏👏👏👏
Obrigada pastor pelo esclarecimento, Tem muita igreja hoje , que é as mulheres que pastoreiam , e elas acham que é certo.
Na eternidade Deus vai perguntar a cada um de nós pelos dons que Ele nos deu e o que fizemos com tudo, e não pelos títulos que adquirimos neste mundo. Cada ser humano vai dar contas ao seu criador do que ele faz com os seus dons, para o crescimento da sua glória neste mundo. Nem título de pastor, pastora ou seja o que for que se queira dar os levará para o reino eterno. Há muito barulho acerca de títulos quando o foco é nos regenerar-nos e tornarmos-nos Santos. Não gastemos tempo com títulos nesta última hora vamos todos pregar o evangelho Marcos 16:15. É hora de resgatar muitas almas que vão a caminho do inferno. A Bíblia é correta em tudo mas também diz que não devemos ser corrompidos. Infelizmente o homem tem se corrompido sem ter a ajuda das mulheres. Tenho visto muitas lideranças nefastas e bem bem corrompidas pelo dinheiro 💰e pelo sexo. Tudo certo mas... que Deus fale com cada um e esquadrinhe seus corações para haver se há algum caminho mau. Alimpemos-nos do fermento velho glória a Deus. Sigamos com confiança ao trono da graça para que possamos ser ajudados em tempo oportuno. Preocupemos em sermos bons cristãos com o amor ao Seu Reino e a eternidade e calemos-nos para ouvirmos a Sua vós.
Mais não existe pastora se estão por aí é por conta do homem não de Deus são desobediência e se não está na blibia é mentira
Perfeito vídeo, tudo muito bem colocado e com fundamento bíblico, nova inscrita. 👏
O argumento que usam para o pastorado feminino é embasado em achismos.
Obrigado pelo vídeo Iago, Deus continue te abençoando!
Como se o argumento de Paulo também não fosse:
“ Ain a mulher veio depois do homem e foi formada por causa dele ”
“ Ain quem foi enganada foi a mulher , não o homem ”
“ Ain , mulheres sejam brinquedos domésticos nas mãos dos homens ”
O cristianismo é uma invenção de cérebros doentes
@@VictorSantos-ui2bb O terceiro ponto que você escreveu, não foi o Apóstolo Paulo, e sim Maomé.
@@rosi8583 Realmente. No terceiro ponto eu acabei passando dos limites. Mas ainda sim , a Justificativa que Paulo dá para que as mulheres não sejam pastoras é ridícula e infantil ( assim como todo o resto da Bíblia ).
Como se não bastasse que os mais de 40 autores bíblicos fossem todos esquizofrênicos , eles ainda eram homens cheios de preconceitos e imputavam a esse suposto deus os seus preceitos.
A natureza gerou o homem e o homem criou Deus a sua imagem e semelhança para dominar outros homens
então a pastora vai para o inferno ?é quem se converteu com pregação de uma pastora ?
@@VictorSantos-ui2bb então todos os 40 autores em diferença de 4.000 anos sofriam da mesma esquizofrenia, todos escrevendo textos que diziam ser inspirados sem qualquer contradição. confia.
Alguém aqui acompanha o ministério da pastora Tânia Tereza? Como ela é ministrada por Deus? Professora, advogada, juíza e mãe. Cuidadora dos perdidos nas drogas, restauradora de famílias, Deus a usa em quebra de maldições hereditárias, cura de doenças na carne, na alma e no espírito. E aí? Já ouviram o testemunho dela?
Usa ela em quebra de maldição hereditária?
Como assim ?
Até onde eu sei as maldição hereditária assim como todas as maldição são quebradas através do conhecimento da palavra de Deus e aceitar a Cristo como único e suficiente salvador ,e renunciar a velha vida e buscar vida nova com Cristo, a palavra diz : aquele que está em Cristo nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo, sendo assim uma pessoa com maldição partir daí será livre pelo sangue de Jesus
A questão é a palavra tem que ser pregada, não importa se é mulher, homem, criança ou idoso , Deus quer almas para seu reino, não nomes de cargos 😌
Débora foi juíza, não apenas profetiza. E os juízes naquela época tb eram lideranças espirituais.
@Antonio Miguel Official ele não viu o vídeo direito
Boa noite os juízes eram líderes civis. É só observar as funções desempenhadas. Veja a vida de Sansão .
@Antonio Miguel Official mesma coisa
Yago, uma mulher pode, esporadicamente, ensinar na EBD ou pregar no culto diante de toda a igreja?
Sei que a pergunta não foi pra mim, contudo acredito que a resposta seria: Sim elas podem lecionar na EBD para classes de mulheres, crianças e adolescentes. E não, elas não poderiam pregar no pulpito das igrejas pois a pregação doutrinária seria uma forma de exercer autoridade na questão de doutrina, que é isso que Paulo fala contra.
@@cassymr ...sei não, já vi várias pastoras dando show nos homens, enquanto elas estavam pregando, eles estavam adulterando..
@@eveliteixeira8143 Como Yago fala, a proibição nada tem a ver com mulher sem menos capaz que homens pra pregar, é algo relacionando com a queda no Éden como explica Paulo em sua carta. Sim, muitas mulheres são sem dúvida, de longe, muito mais capazes que homens, mas a restrição é apenas como liderança doutrinária para toda a igreja.
Eva pecou por insubmissão, Adão por rebeldia.
pode, se pode uma coisa pode outra, ou senão contraditório será
Muito boa explicação, Deus dê discernimento as mulheres para servirem no Reino de Deus com o chamado bem interpretado. Mulher Pastora não é Bíblico.
Achei PERFEITO. 👍👏🌟
Ensino excelente. Bem estudado, sem interpretações rápidas, mas bem analisadas
Salve, from London! Continua aí fazendo bom conteúdo teológico pra internet Yago.
Tá certíssimo! Paulo ainda disse que se somos espirituais reconheçamos que isso é um "mandamento" do Senhor.