Excelente canal ! Nos dias atuais está muito mais fácil a compreensão e aprendizado com a internet, pena que a maioria das pessoas e só dão valor a conteúdos fúteis ......
Esse canal é top, eu acompanho desde que só tinha disponível em inglês e lá quando sai um vídeo,. Menos de 1 dia já tem mais de 130mil visualizações, então vc logo percebe que o lance é cultural, lá eles procuram e apreciam tal conteúdo e conhecimento, aqui é TikTok.
Muito bacana o video e graficamente fácil de passar o conhecimento. Contudo, há alguns aspectos técnicos que não foram mencionados ou estão com a nomenclature mais técnica do que a usual. Nos projetos de estruturas e fundações de um edifício sapatas são elementos muito distintos e com funções muito específicas, como aconsolidação de elementos estruturais em divisas de lotes, como mencionado no vídeo. Só que, nestes casos, elas costumam de espessura sempre mais delgadas, larguras consideráveis e grandes extensões, muitas vezes ocupando toda uma aresta do lote (também por razões específicas) ou até todo o perímetro do lote. Uma das razões de utilização de sapatas, especialmente as com formato e tronco de pirâmide, é a baixa colapsividade do solo, tornando desnecessária a adoção de estacas. Só que é sempre um elemento de avaliação de custo comparado com os da execução de estacas + blocos de coroamento + vigas baldrames porque, dependendo dos cargas a que forem submetidas, seu custo pode superar em muito a adoção dos elementos tradicionais de fundação, ainda que o solo seja ideal para a utilização desses elementos especiais que são as sapatas. As sapatas também costumam vir com outros elementos de reforço, como os contrafortes, que podem ser internos ou externos. Os elementos ricamente descritos no video são os blocos de coroamento. Sua espessura não deve atender apenas o momento fletor provocado pelas forças de reação do solo e as de puncionamento dos elementos estruturais acima, mas, como diz o "sobrenome" coroamento, servem também para coroar as estacas e, por causa delas, de seu diâmetro / seção e quantidade, os blocos têm suas dimensões, especialmente aespessura / altura, definidas em função do arco de descarregamento das estruturas sobre aquelas estacas. Os radieres, mencionados no vídeo, são muito utilizados em locais onde o solo é muito arenoso e movediço, porque, aí sim, são bem mais baratos do que as soluções com sapatas ou com o método tradicional, mas requerem um cálculo muito especial também, a fim de que a obra não vire uma " torre de pisa". São questões técnicas que farão muito sentido quando vier o vídeo sobre as estacas, que já estou ansioso para ver.
O vídeo é bom, mas tem MUITAS falhas... Este vídeo é todo traduzido, As "sapatas" apresentadas não são sapatas, são blocos mesmo, nomenclaturas como "assentamento diferencial" que esta certo, mas não é comum aqui no brasil e pode causar confusão. Não fizeram a conversão de Pés em Metros, tive que pesquisar para saber.
Muito show, se todos os professores de faculdade estivessem interessados que todos aprendessem, toda explicação seria assim, simples e direta, é muito mais eficiente e ninguém ficaria com duvida.
Não tem 1 milhão pq uma coisa não tem nada a ver com a outra. Posso produzir um excelente vídeo e postar no UA-cam, não significa que vá atingir 1 milhão de inscritos.
Excelente vídeo, uma pena terem confundido o termo "fundação" com Sapata, ou seja sapata é um tipo de fundação e não qualquer e todo tipo de fundação com faz parecer no vídeo.
@@victorhugolimasilva7421 O problema é quem está baseando o conhecimento de um curso superior em um único vídeo do UA-cam, de um canal de curiosidades ainda por cima...
0:10 o elemento estrutural é a fundação, e o tipo de fundação é sapata. Acredito que o que esteja abaixo do Burj Khalifa seja um bloco de coroamento (mais conhecido como bloco sobre estaca), já que sapatas são elementos de fundação rasa, o que não é o caso do prédio mais alto do mundo construído sobre um deserto de areia.
O vídeo é mt bem bolado e acerta em diversos pontos. Acredito que o maior erro nele fora a tradução... Uma vez que ele ainda usa Pés como sistema métrico ao invés de converter. Muitas coisas levam nomes mais simples no inglês (dado a própria simplicidade do idioma), então deve ser isso.
Muito bom, uma dica... Converta as unidades métricas imperiais pro sistema internacional já que está traduzindo o vídeo. Assim facilitaria ainda mais a compreensão.
Parabéns pelo canal, dá uma melhorada no conceito é tudo certo! criticas são como pedras colocadas em degraus! Já imaginou se Tesla, Albert Einstein, Elon Musk parassem?
Excelente conteúdo, contudo nem tudo que foi mostrado no vídeo é sapata! Outro detalhe é que o vídeo foi traduzido para português mas as unidades de medida não foram convertidas para metros!
Morro de medo de comprar um apartamento e o prédio cair... Quanto de peso cada apartamento aguenta? E se um morador comprar um móvel muito mais pesado que o outro? E esses prédios com vigas fininhas que tem até estacionamento em cima? 😱
Quero compartilhar para falta de ar dores no peito e nas costas e arritmia e fadiga, insônia . estava mas de um ano achando que estava com problemas de ansiedade ou coração Tomei alguns remédios caseiro e calmantes naturais.mas nada passou. Somente quando tomei o sumo de uma planta que chama de saião. Saião e a solução para fazer uma limpeza nós brônquios.
Vídeo muito bom, mas sapata é um tipo de fundação, aqui vc trata sobre fundações, dentro do grupo desse elemento estrutural há seus diversos modelos, entre eles a sapata...
Eu não estou conseguindo marcar o meu gostei, quando clico no joinha ele desaparece , só fica aparecendo o negativo, porque será, não e estranho, o que fazer...???
Tradução do vídeo com muitos erros. Os termos técnicos brasileiros estão errados. Melhor fazer outro vídeo e apagar esse para não desinformar. Até 0:48 do vídeo, apresenta a fundação do burj Kalifa é uma fundação profunda do tipo Radier estaqueado. Enquanto estacas distribuem a carga predominantemente pelo atrito lateral com o solo, Sapatas são fundações rasas que apenas distribuem a carga sobre o apoio com o solo. Outra coisa é que a altura da sapata serve para aumentar a rigidez e por sua vez dificulta a sua deformação, de modo que distribui melhor a carga da base da sapata no solo, evitando concentração de tensões, uniformizando-as. Sapata Trapezoidal serve para economizar concreto onde não precisa, já que o esforço cortante é maior perto do apoio do pilar. Em 5:42 o termo correto é viga de equilíbrio em uma sapata excêntrica, em 5:51 é sapata associada. Radier não é sapata, é um tipo de fundação rasa como a sapata. ua-cam.com/video/eGDhupa-z44/v-deo.html
Nestes casos, não se pode usar sapatas. Usa-se um tipo especial de fundação mais caro e complexo do que as sapatas, que são os blocos sobre estacas. Imensas estacas de concreto são cravadas ou construídas no locala com profundidades que ultrapassam os 50m de profundidade. Sobre essas estacas são moldados imensos blocos de concreto, de onde nascem os pilares.
Errado! Sou engenheiro civil, para inicio de conversa, venho aqui refutar a abordagem do autor do video quando identifica o elemento estrutural de suporte do qualquer edificação como sapata. Esse elemento estrutural geralmente subterrâneo é chamado de fundação e dividem-se geralmente em dois grupos: Fundações direitas (que atingem até no máximo 1,5m de profundidade) do qual grupo fazem parte as sapatas, radiers, blocos de fundação e tubulões curtos, Costumam ser usadas em geral em obras de pequeno porte. O outro grupo é das fundações indirectas, o qual compreende as estacas dos variados tipos e tubulões profundos, usadas geralmente em edifícios de grande envergadura, como por exemplo o Burg Khalifa. Espero ter ajudado, um abraço.
Correto até certo ponto, fundações diretas n necessariamente tem q ser até 1,5m de profundidade, é muito comum sapatas com até 3 metros de profundidade e nem por isso definimos como fundação indireta. Outro ponto legal é q depende muito da resistência do solo, aqui na região já calculei pequenos prédios de 3 a 4 andares com sapatas. Abraços
@@brunotavaresdacostabruno741 Olá caro Bruno, o meu argumento dos 1.5m é embasado em autores como, Veloso e Dirceu, Berberian, Varsagh, Eurocódico 7, Cintra, Aoki e Albiero entre outros nomes relevantes no assunto. Costuma-se discutir geralmente se o limite é 1.2m ou 1.5m, quando passa disso, aconselha-se a usar elementos de fundação profunda. Se puder, apresenta alguma literatura que fala que pode se assentar sapatas à 3 metros de profundidade, ficarei agradecido. Sim, em função da capacidade de carga, é possivel ter fundação direita em prédios de pequeno porte, com quanto que o Nspt seja superior a 25, se investigarmos o solo através do SPT.
@@elvism.a.maquina276 6122:2019 normativa de fundações especifica que fundações diretas tem execução limitada até 3,00 metros de profundidade. Situações de divisa mínimo de 1,5 metros com exceção apenas em sapatas diretamente sobre rocha. Principais autores citados no comentário trazem ótimas indicações quanto ao uso da profundidade e não existe limitações na faixa de 1,2 ou 1,5m pelo contrário em diversos projetos é extremamente favorável a utilização de maiores profundidades...
@@rafaelblutpg Olá meu caro, apesar de trabalhar recorrentemente com o Eurocódigo 7, dei uma consultada à norma que mencionou e no item 3.1 onde fala sobre fundações diretas e não menciona 3m como limite de profundidade, diz apenas que a sua profundidade é inferior à 2x a menor direcção da fundação. Informação equivalente a do Eurocódigo e, em geral 2x a menor direcção de sapatas não costuma ser 3m. E quanto à só poder se assentar fundações à 1,2 ou 1,5 em solos rocha, não é bem assim. Fiz a meses a investigação geotécinca de um lote em que na caracterização do solo encontrei areia compacta e pela carga da residência a ser implantada (sobrado) podia até colocar as sapatas à 0,8m. Não o fiz considerando as recomendações de Terzaghi quando a acção do ângulo de atrito, coesão e sobrecarga, só por questáo de segurança extra. Agora, dando o beneficio da duvida aos 3m, ainda assim a fundação do edifício do vídeo não é sapata e nem está assente à 3m de profundidade.
PESSOAL ESSE VÍDEO É SOMENTE UMA TRADUÇÃO(NARRAÇÃO), DE UMA ANIMAÇÃO DO CANAL: LESICS ! Para quem quiser maiores informações Técnicas , é só procurar aqui no UA-cam ! Abraços!
não se constrói, contrate um engenheiro geotécnico para fazer as analises e não se esqueça de contratar no mínimo 2 sondagens do terreno. Ps. quem fez o vídeo nem ao menos pesquisou num wikipedia da vida, desconsidere-o.
A proposta é interessante, mas existem erros conceituais que podem confundir as pessoas. Existem dois tipos de fundações, as rasas e as profundas. As "sapatas" como citado no vídeo são apenas um dos tipos de fundações rasas
Foi muito didático na explicação, mas os termos técnicos estavam todos errados praticamente. AQUILO EMBAIXO DO BURJ KHALIFA SÃO ESTACAS COM BLOCO, PELO AMOR!!!!
Prezados, os conceitos apresentados não condizem com as imagens. Sapatas são um tipo de fundação rasa, só indicada para baixas cargas, o Burj Khalifa jamais poderia usar esse tipo e fundação. Estacas transferem, quase te totalmente, as cargas ao solo pelo fuste, por meio do atrito, e não pela ponta. Sapatas não atuam, por atrito, para resistir a esforços do vento. A especialidade que domina os solos é a geotecnia e não a engenharia. Radier não é um tipo de sapata, mas é uma fundação do tipo/direta.
Muito bom esta esplicaçao gostei eu sou tecnico de edigicaçao e estou querendo me especializar em fundaçoes ou tipos de fundaçoes e tipos de sapatas. E o conhecimento todo em modo gerais sobre este assunto e eu gosto muito digo tudo sobre fundaçoes em geral ...voces deberiam ter explicaçoes passo a passo de como fazer fundaçoes de predios ate 12 andares .predios pequenos ate 6 andares. .explicaçoes sobre oa tipos de solos curso de mecanica de solos .tipos de armaçoes seguras digo estruturas. Dimençoes das. Colunas .vigas .baldrames .reforços .contra mestras .medidas e plantas em geral . digo todo este conteudo sendo vendido em vodeos aulas ok
Um erro no vídeo. sapatas são diferentes de estacas. blocos de estacas é um bloco que pega a carga do pilar e distribui nas estacas.. sapata pega a carga do pilar e distribui direto no solo.
Conceito errado do vídeo... trata todo tipo de fundação como sapata.... Na verdade, quando tem estaca sob a "sapata" não chamamos de sapata e sim blocos sobre estaca.... Sapata é tipo um bloco só que sem estacas sob ela, está na categoria de "fundação direta". E existem outros tipos de fundação como radier, que é uma espécie de sapata única embaixo de todo o edifício, como se fosse uma laje bem espessa.
Esse vídeo não está muito correto. Sapata é apenas mais um tipo de fundação, usado quando tempo um carregamento pequeno ou um solo superficial muito bom. Os nomes reais dos elementos de fundação são diferentes do descrito no vídeo. Mas no geral o vídeo ficou bem feito.
Ainda bem q não sou engenheiro, muita complexidade e cálculos absurdos pra fazer algo da certo, um vacilo e já era! Já odeio cálculo então piorou o prédio ía cair... Kkkkk
Primeiramente parabéns por tentar ilustrar bem o que foi falado. Mas o vídeo tem muitos erros. Encare isso como crítica construtiva, algumas coisas estão certas mas outras totalmente fora de contexto. Procure mais informações com pessoas da área, pra quem conhece isso é bem básico. Um abraço.
Complicado hem. Como Eng. digo que o video pode acabar levando as pessoas sem conhecimento na área a se enganarem com os diferentes tipos de elementos estruturais. Fundações com escadas e blocos como representadas em algumas partes do video são bem diferentes de sapatas.
É uma tradução... Também sou Engenheiro e me senti desconfortável. Alguns termos estão com nomenclaturas alteradas, como por exemplo o recalque diferencial que ele colocou como "assentamento diferencial", que não está errado. E tem outros detalhes.
Excelente canal ! Nos dias atuais está muito mais fácil a compreensão e aprendizado com a internet, pena que a maioria das pessoas e só dão valor a conteúdos fúteis ......
Esse canal é top, eu acompanho desde que só tinha disponível em inglês e lá quando sai um vídeo,. Menos de 1 dia já tem mais de 130mil visualizações, então vc logo percebe que o lance é cultural, lá eles procuram e apreciam tal conteúdo e conhecimento, aqui é TikTok.
Pena não. Essa é a tua concorrência. Milhares de pessoas sem conteúdo. Aprender e colocar em prática vai te fazer prosperar muito.
Tem faculdade que não explica tão bem...e aliás, professor não repete....por isso gosto de online...
@@dougbral Calma,isso é no mundo todo,veja que o negacionismo também.
Bem isso mesmo
Muito bacana o video e graficamente fácil de passar o conhecimento.
Contudo, há alguns aspectos técnicos que não foram mencionados ou estão com a nomenclature mais técnica do que a usual.
Nos projetos de estruturas e fundações de um edifício sapatas são elementos muito distintos e com funções muito específicas, como aconsolidação de elementos estruturais em divisas de lotes, como mencionado no vídeo. Só que, nestes casos, elas costumam de espessura sempre mais delgadas, larguras consideráveis e grandes extensões, muitas vezes ocupando toda uma aresta do lote (também por razões específicas) ou até todo o perímetro do lote.
Uma das razões de utilização de sapatas, especialmente as com formato e tronco de pirâmide, é a baixa colapsividade do solo, tornando desnecessária a adoção de estacas. Só que é sempre um elemento de avaliação de custo comparado com os da execução de estacas + blocos de coroamento + vigas baldrames porque, dependendo dos cargas a que forem submetidas, seu custo pode superar em muito a adoção dos elementos tradicionais de fundação, ainda que o solo seja ideal para a utilização desses elementos especiais que são as sapatas.
As sapatas também costumam vir com outros elementos de reforço, como os contrafortes, que podem ser internos ou externos.
Os elementos ricamente descritos no video são os blocos de coroamento. Sua espessura não deve atender apenas o momento fletor provocado pelas forças de reação do solo e as de puncionamento dos elementos estruturais acima, mas, como diz o "sobrenome" coroamento, servem também para coroar as estacas e, por causa delas, de seu diâmetro / seção e quantidade, os blocos têm suas dimensões, especialmente aespessura / altura, definidas em função do arco de descarregamento das estruturas sobre aquelas estacas.
Os radieres, mencionados no vídeo, são muito utilizados em locais onde o solo é muito arenoso e movediço, porque, aí sim, são bem mais baratos do que as soluções com sapatas ou com o método tradicional, mas requerem um cálculo muito especial também, a fim de que a obra não vire uma " torre de pisa".
São questões técnicas que farão muito sentido quando vier o vídeo sobre as estacas, que já estou ansioso para ver.
O vídeo é bom, mas tem MUITAS falhas... Este vídeo é todo traduzido, As "sapatas" apresentadas não são sapatas, são blocos mesmo, nomenclaturas como "assentamento diferencial" que esta certo, mas não é comum aqui no brasil e pode causar confusão. Não fizeram a conversão de Pés em Metros, tive que pesquisar para saber.
Nunca pensei que me viciaria em vídeos de engenharia. Esse canal tem uma ótima didática.
O Criador abençoe a todos com seu puro amor a conhecê-lo!! Muito interessante o vídeo parabéns!
Top, respondeu as pergunta que já me fiz ao observar uma construção.
Muito show, se todos os professores de faculdade estivessem interessados que todos aprendessem, toda explicação seria assim, simples e direta, é muito mais eficiente e ninguém ficaria com duvida.
Mano, esse canal explica as coisas tão bem...N sei como esse canal n tem mais de 1 Milhão
Não tem 1 milhão pq uma coisa não tem nada a ver com a outra. Posso produzir um excelente vídeo e postar no UA-cam, não significa que vá atingir 1 milhão de inscritos.
Tempo, marketing... E tbm pq assuntos inteligentes e curiosidades são mais difíceis de conquistar inscritos.
BR prefere zoeira, futilidades etc.
Excelente vídeo, uma pena terem confundido o termo "fundação" com Sapata, ou seja sapata é um tipo de fundação e não qualquer e todo tipo de fundação com faz parecer no vídeo.
Realmente
Sapatas são diferentes de blocos sobre estaca. Nem todos os tipos de fundação mostradas no vídeo são sapatas.
Esse vídeo atrapalhar mais do que ajuda , para quem tá começando na Eng. Falar que radie é um tipo de sapata é fod#.
@@victorhugolimasilva7421 Sorte q eu Li estes comentários
@@victorhugolimasilva7421 O problema é quem está baseando o conhecimento de um curso superior em um único vídeo do UA-cam, de um canal de curiosidades ainda por cima...
o tradutor do vídeo poderia dizer apenas fundação né....
Excelente vídeo. Explicação bem didatica
Uma verdadeira aula digna de aprendizado👏👏👏
Muito obrigado pelo vídeo um abraço aqui de Aracaju Sergipe 🤝🇧🇷
O melhor canal do UA-cam
Ótima explicação em vídeo. Dai, quem quiser se aprofundar pode pesquisar.
Show de bola...... vídeo muito explicativo... parabéns 👏👏
0:10 o elemento estrutural é a fundação, e o tipo de fundação é sapata. Acredito que o que esteja abaixo do Burj Khalifa seja um bloco de coroamento (mais conhecido como bloco sobre estaca), já que sapatas são elementos de fundação rasa, o que não é o caso do prédio mais alto do mundo construído sobre um deserto de areia.
O vídeo é mt bem bolado e acerta em diversos pontos. Acredito que o maior erro nele fora a tradução... Uma vez que ele ainda usa Pés como sistema métrico ao invés de converter. Muitas coisas levam nomes mais simples no inglês (dado a própria simplicidade do idioma), então deve ser isso.
Muito bom, uma dica... Converta as unidades métricas imperiais pro sistema internacional já que está traduzindo o vídeo. Assim facilitaria ainda mais a compreensão.
Um vídeo muito rico em conhecimentos.
esse canal é INCRIVEL
Obrigado pela aula
Parabéns pela espricação
Essas matéria valeu meu like e inscrição, parabéns, obrigado
Caraca, que explicação hem!!!
Parabéns!👏👏
Parabéns pelo canal, dá uma melhorada no conceito é tudo certo! criticas são como pedras colocadas em degraus! Já imaginou se Tesla, Albert Einstein, Elon Musk parassem?
Interessante, é por isso que muitos prédios caem aqui no Brasil
wowwww obrigado bro estava mesmo a procura disso.
Fabuloso, grato
Muito bem explicado além de objetivo !
Daqui a alguns meses esse vídeo ainda vai chegar nos milhões de visualizações.
Esse canal é muito bom 👏 espero que cresça cada vez mais 👍
Amei, muito bem explicado 👏👏👏👏👏
Explicou bem, mas o conteúdo está errado... Cuidado com o que vê na internet
ta ai um assunto que sempre quis saber como funciona
Show de bola!!!!
Entendi tudo muito bom.
Legal.
Campinas -- SP 31/12/21
Parabéns!
Gostei muito deste canal
Muito bom! Parabéns pelo canal!
Muuto obrigado
Ótimo vídeo
Muito interessante
Excelente conteúdo, contudo nem tudo que foi mostrado no vídeo é sapata! Outro detalhe é que o vídeo foi traduzido para português mas as unidades de medida não foram convertidas para metros!
Morro de medo de comprar um apartamento e o prédio cair... Quanto de peso cada apartamento aguenta? E se um morador comprar um móvel muito mais pesado que o outro? E esses prédios com vigas fininhas que tem até estacionamento em cima? 😱
Aprendi sobre Radier aqui 😀
Poderia fazer um vídeo sobre a torre de Pisa.
Acho na fundação não usaram sapatas.
Quero compartilhar para falta de ar dores no peito e nas costas e arritmia e fadiga, insônia . estava mas de um ano achando que estava com problemas de ansiedade ou coração
Tomei alguns remédios caseiro e calmantes naturais.mas nada passou.
Somente quando tomei o sumo de uma planta que chama de saião.
Saião e a solução para fazer uma limpeza nós brônquios.
Versão brasileira foi quase perfeita, vacilaram na falta da conversão de pés para metro.
NOÇÕES MUITO BOAS.
Top esse canal
Que maravilha!
Arvores são um exemplo
Está usando a palavra sapata para se referir à fundação como um todo. No entanto, toda sapata é uma fundação, mas nem toda fundação é uma sapata.
Bom video!
Vídeo muito bom, mas sapata é um tipo de fundação, aqui vc trata sobre fundações, dentro do grupo desse elemento estrutural há seus diversos modelos, entre eles a sapata...
Eu não estou conseguindo marcar o meu gostei, quando clico no joinha ele desaparece , só fica aparecendo o negativo, porque será, não e estranho, o que fazer...???
Tradução do vídeo com muitos erros.
Os termos técnicos brasileiros estão errados. Melhor fazer outro vídeo e apagar esse para não desinformar. Até 0:48 do vídeo, apresenta a fundação do burj Kalifa é uma fundação profunda do tipo Radier estaqueado. Enquanto estacas distribuem a carga predominantemente pelo atrito lateral com o solo, Sapatas são fundações rasas que apenas distribuem a carga sobre o apoio com o solo. Outra coisa é que a altura da sapata serve para aumentar a rigidez e por sua vez dificulta a sua deformação, de modo que distribui melhor a carga da base da sapata no solo, evitando concentração de tensões, uniformizando-as. Sapata Trapezoidal serve para economizar concreto onde não precisa, já que o esforço cortante é maior perto do apoio do pilar. Em 5:42 o termo correto é viga de equilíbrio em uma sapata excêntrica, em 5:51 é sapata associada. Radier não é sapata, é um tipo de fundação rasa como a sapata. ua-cam.com/video/eGDhupa-z44/v-deo.html
Perfeito!!!
Gostaria de saber como os engenheiros fazem as sapatas nas ilhas artificiais de Dubai.
Nestes casos, não se pode usar sapatas. Usa-se um tipo especial de fundação mais caro e complexo do que as sapatas, que são os blocos sobre estacas. Imensas estacas de concreto são cravadas ou construídas no locala com profundidades que ultrapassam os 50m de profundidade. Sobre essas estacas são moldados imensos blocos de concreto, de onde nascem os pilares.
muito legal o vídeo,mais como vim parar aqui??
Essa é a voz do Daniel Machline??
Mais uma grande licao
Show
Errado! Sou engenheiro civil, para inicio de conversa, venho aqui refutar a abordagem do autor do video quando identifica o elemento estrutural de suporte do qualquer edificação como sapata. Esse elemento estrutural geralmente subterrâneo é chamado de fundação e dividem-se geralmente em dois grupos: Fundações direitas (que atingem até no máximo 1,5m de profundidade) do qual grupo fazem parte as sapatas, radiers, blocos de fundação e tubulões curtos, Costumam ser usadas em geral em obras de pequeno porte. O outro grupo é das fundações indirectas, o qual compreende as estacas dos variados tipos e tubulões profundos, usadas geralmente em edifícios de grande envergadura, como por exemplo o Burg Khalifa.
Espero ter ajudado, um abraço.
Corretíssimo
Correto até certo ponto, fundações diretas n necessariamente tem q ser até 1,5m de profundidade, é muito comum sapatas com até 3 metros de profundidade e nem por isso definimos como fundação indireta. Outro ponto legal é q depende muito da resistência do solo, aqui na região já calculei pequenos prédios de 3 a 4 andares com sapatas.
Abraços
@@brunotavaresdacostabruno741 Olá caro Bruno, o meu argumento dos 1.5m é embasado em autores como, Veloso e Dirceu, Berberian, Varsagh, Eurocódico 7, Cintra, Aoki e Albiero entre outros nomes relevantes no assunto. Costuma-se discutir geralmente se o limite é 1.2m ou 1.5m, quando passa disso, aconselha-se a usar elementos de fundação profunda. Se puder, apresenta alguma literatura que fala que pode se assentar sapatas à 3 metros de profundidade, ficarei agradecido. Sim, em função da capacidade de carga, é possivel ter fundação direita em prédios de pequeno porte, com quanto que o Nspt seja superior a 25, se investigarmos o solo através do SPT.
@@elvism.a.maquina276 6122:2019 normativa de fundações especifica que fundações diretas tem execução limitada até 3,00 metros de profundidade. Situações de divisa mínimo de 1,5 metros com exceção apenas em sapatas diretamente sobre rocha. Principais autores citados no comentário trazem ótimas indicações quanto ao uso da profundidade e não existe limitações na faixa de 1,2 ou 1,5m pelo contrário em diversos projetos é extremamente favorável a utilização de maiores profundidades...
@@rafaelblutpg Olá meu caro, apesar de trabalhar recorrentemente com o Eurocódigo 7, dei uma consultada à norma que mencionou e no item 3.1 onde fala sobre fundações diretas e não menciona 3m como limite de profundidade, diz apenas que a sua profundidade é inferior à 2x a menor direcção da fundação. Informação equivalente a do Eurocódigo e, em geral 2x a menor direcção de sapatas não costuma ser 3m. E quanto à só poder se assentar fundações à 1,2 ou 1,5 em solos rocha, não é bem assim. Fiz a meses a investigação geotécinca de um lote em que na caracterização do solo encontrei areia compacta e pela carga da residência a ser implantada (sobrado) podia até colocar as sapatas à 0,8m. Não o fiz considerando as recomendações de Terzaghi quando a acção do ângulo de atrito, coesão e sobrecarga, só por questáo de segurança extra.
Agora, dando o beneficio da duvida aos 3m, ainda assim a fundação do edifício do vídeo não é sapata e nem está assente à 3m de profundidade.
Muito bom esse vídeo, se aprende só olhando, parabéns.
PESSOAL ESSE VÍDEO É SOMENTE UMA TRADUÇÃO(NARRAÇÃO), DE UMA ANIMAÇÃO DO CANAL: LESICS !
Para quem quiser maiores informações Técnicas , é só procurar aqui no UA-cam !
Abraços!
o nome do canal é:
Lesics português.
Como construir sapatas de casa em terreno umido onde se cava 50 cm e começa a verter água, como fazer isso !?
A solução mais adequada é partir para uma fundação profunda. Contrate um engenheiro
não se constrói, contrate um engenheiro geotécnico para fazer as analises e não se esqueça de contratar no mínimo 2 sondagens do terreno. Ps. quem fez o vídeo nem ao menos pesquisou num wikipedia da vida, desconsidere-o.
Bah pessoal muito obrigado pelas dicas,@ Antonio de Fátima e @ Gabriel Ribeiro
Boa
Kkk melhor q a aula de edificação kkkk como pode? Mais alguém achou?
Boa noite.
Você pode ajudar este canal, escrevendo e compartilhando.
como chama esse locutor?
A proposta é interessante, mas existem erros conceituais que podem confundir as pessoas. Existem dois tipos de fundações, as rasas e as profundas.
As "sapatas" como citado no vídeo são apenas um dos tipos de fundações rasas
a ideia do vídeo é passar de uma forma que qualquer leigo saiba,quem quer se aprofundar no tema que vá fazer engenharia
VERY GOOD 👋👋👋👋👋👋😀
No caso da Torre de Pisa falharam completamente na colocação das sapatas de forma adequada, pois a Torre em si inclinou para o lado.
Foi muito didático na explicação, mas os termos técnicos estavam todos errados praticamente. AQUILO EMBAIXO DO BURJ KHALIFA SÃO ESTACAS COM BLOCO, PELO AMOR!!!!
Quem inventou a técnica da sapatas foi um Mexicano chamado Emiliano Zapata.
:)
Eu conheço essa voz... Tech zone ?
Prezados, os conceitos apresentados não condizem com as imagens. Sapatas são um tipo de fundação rasa, só indicada para baixas cargas, o Burj Khalifa jamais poderia usar esse tipo e fundação. Estacas transferem, quase te totalmente, as cargas ao solo pelo fuste, por meio do atrito, e não pela ponta. Sapatas não atuam, por atrito, para resistir a esforços do vento. A especialidade que domina os solos é a geotecnia e não a engenharia. Radier não é um tipo de sapata, mas é uma fundação do tipo/direta.
Sapata é a fundação com profundidade menor que 2 vezes o menor lado caso contrário é estaca ou tubulão
Muito bom esta esplicaçao gostei eu sou tecnico de edigicaçao e estou querendo me especializar em fundaçoes ou tipos de fundaçoes e tipos de sapatas. E o conhecimento todo em modo gerais sobre este assunto e eu gosto muito digo tudo sobre fundaçoes em geral ...voces deberiam ter explicaçoes passo a passo de como fazer fundaçoes de predios ate 12 andares .predios pequenos ate 6 andares. .explicaçoes sobre oa tipos de solos curso de mecanica de solos .tipos de armaçoes seguras digo estruturas. Dimençoes das. Colunas .vigas .baldrames .reforços .contra mestras .medidas e plantas em geral . digo todo este conteudo sendo vendido em vodeos aulas ok
👍🤗
Um erro no vídeo. sapatas são diferentes de estacas. blocos de estacas é um bloco que pega a carga do pilar e distribui nas estacas.. sapata pega a carga do pilar e distribui direto no solo.
Me parece que esse vídeo foi traduzido literalmente do Inglês, eu acho q esses videos deviam ser revisados por um profissional da área
Nós engenheiros civis choramos vendo esse vídeo... kkkkkk
Like.
é verdade
Conceito errado do vídeo... trata todo tipo de fundação como sapata....
Na verdade, quando tem estaca sob a "sapata" não chamamos de sapata e sim blocos sobre estaca....
Sapata é tipo um bloco só que sem estacas sob ela, está na categoria de "fundação direta".
E existem outros tipos de fundação como radier, que é uma espécie de sapata única embaixo de todo o edifício, como se fosse uma laje bem espessa.
Torcendo pra minha casa não cair aqui agora.. Que foi feita por um construtor e nenhum cálculo estrutural de engenheiro civil kkk
como eu apanhava nos cálculos de momento fletor...
Esse vídeo não está muito correto. Sapata é apenas mais um tipo de fundação, usado quando tempo um carregamento pequeno ou um solo superficial muito bom. Os nomes reais dos elementos de fundação são diferentes do descrito no vídeo. Mas no geral o vídeo ficou bem feito.
Pensei que o trator ia jogar a terra em cima da mulher kkkkk
Ainda bem q não sou engenheiro, muita complexidade e cálculos absurdos pra fazer algo da certo, um vacilo e já era! Já odeio cálculo então piorou o prédio ía cair... Kkkkk
Tem varios erros no vídeo, sou Engenheiro Civil.
Wtf pq tão confundindo fundação com sapata
Primeiramente parabéns por tentar ilustrar bem o que foi falado. Mas o vídeo tem muitos erros. Encare isso como crítica construtiva, algumas coisas estão certas mas outras totalmente fora de contexto. Procure mais informações com pessoas da área, pra quem conhece isso é bem básico. Um abraço.
Não use o nome coluna, use "pilar".
Complicado hem. Como Eng. digo que o video pode acabar levando as pessoas sem conhecimento na área a se enganarem com os diferentes tipos de elementos estruturais. Fundações com escadas e blocos como representadas em algumas partes do video são bem diferentes de sapatas.
É uma tradução... Também sou Engenheiro e me senti desconfortável. Alguns termos estão com nomenclaturas alteradas, como por exemplo o recalque diferencial que ele colocou como "assentamento diferencial", que não está errado. E tem outros detalhes.
👏👏👏👍👌👌🇧🇷🇧🇷
Sapata é diferente de estacas, isso aí é estaca
Mas o desenho do burj khalifa não é sapata, é estaca...
Só os web engenheiros kk