Interessante como Nicola Tesla estava próximo do motor elétrico mais eficiente há 100 anos atrás ao fazer o motor de indução de campo rotativo com núcleo de alumínio que até hoje é muito usado.Sem falar que ele que reconheceu o campo rotativo no tempo em não tinha aparelhos sofisticados de medição e também o primeiro a aplicar em um motor o campo rotativo. Gênio!
@@gabrielmontoro3323 o mais eficiente não significa 100 % eficiente. Fui estudante do curso de física, mas até uma pessoa que terminou o ensino médio saberia das leis da termodinâmica. Obrigado pela atenção
Quero aproveitar a atenção para lembrar que o motor de indução com núcleo de alumínio era um motor de campo rotativo assim como o usado pelos motores da marca Tesla.
@navegador 0 os motores de indução de campo rotativo e núcleo de alumínio dos ventiladores que usamos até hoje foram inventados por Tesla, se não funcionassem tão bem já seriam substituídos por um motor que usa outra tecnologia, mas ate hoje não tem uma tecnologia mais eficiente para motor, tanto que esta sendo usada e aperfeiçoada para carros da Tesla. Os primeiros carros elétricos usaram os motores de indução de Tesla a quase 100 anos atrás por que era tão eficiente que foi possível a invenção do primeiro carro eletrico, mas a industria do petróleo impediu que se popularizasse.
@@kr97045 ele quis dizer que a plataforma precisa de mais videos assim. Ele não disse que o youtube precisa produzir mais videos assim kkkkkkkkkkkkkkkk faltou a aula de interpretação meu cria
top ! o unico problema desse motor é que se por alguma falha ele sobreaquecer , os imãs de neodímio desmagnetiza , aí deu ruím , precisa desmontar e trocar os imãs ou remagnetizar os atuais (que as vezes nao pega bem a magnetização)
Excelente vídeo! Gostaria que fosse feito um sobre os motores das bikes elétricas disponíveis no mercado. Tenho duas bikes elétricas, com 4 baterias de 12v cada. Os motores ficam nos cubos das rodas traseiras, são de 800 watts de potência e dispõem de regeneração, ou seja, com o motor desligado, ao pedalar ele recarrega a bike. Desde já agradeço. Boa sorte com seu canal.
Este são motores PMSM, iguais os que são falado no vídeo, são os que tem torque bom mas não funcionam bem em altas velocidades como foi dito no vídeo. Eles tem bobinas iguais as mostradas nos motores de indução e funcionam com RMF síncrono tbm, e são controlados por pwm. São chamados de motores se escovas ou bldc (quando funcionam com corrente contínua) e blac (corrente alternada). Quanto a ele regenerar a bateria isso depende da controladora, pois todo motor elétrica girando cria uma corrente elétrica nas suas saídas. Basicamente é isso.
É algo realmente impressionante e ao mesmo tempo curioso, que a parafuseta do rotor se encaixa perfeitamente com o treco que está no interior do troço.
Provavelmente ele teria inventado o motor perpétuo, teria criado uma bateria auto suficiente, um veículo que não precisa de recarga e nenhum combustível químico. Mas provavelmente teriam dado um sumiço nele a essa altura.
Achei super interessante e bastante esclarecedor. Ainda que leigo em geração de energia, dá para entender a diferenças entre os modelos Tesla. A nova geração além de promover maior aproveitamento na geração de energia e torque, ainda há a preocupação com a refrigeração para a durabilidade do motor...
Considero o youtube um portal de informações porém ter uma classificação de nível de instrução dos vídeos postados e premiar os canais com maior nivel de qualidade educativa será inovador.
Muito legal que estão dublando em português, a única coisa estranha é que meio que traduziram ao pé da letra muitas coisas, não tá regionalizado, dai expressões como "Vem ao resgate" soa esquisito. Mas a informação principal é bem passada. Obrigado pelo conteúdo!
Eu intendi perfeitamente ai sim estamos esperando a reta final cheia de ecinomia eficiencia sem poluicao e muito sucesso. Estou na mura da toyota muuto bom.
Obrigado pela contribuição, Aprenda Engenharia. Muito bom vídeo que eu ainda não havia visto. Espero aprender ainda mais sobre esse novo tipo de motor IPMSynRM. É raro vídeos de qualidade desse tipo dedicados a lusófonos.
É simplesmente maravilhoso acompanhar a evolução tecnológica pondo um ponto final na era do petróleo. Parabéns à Tesla e seus idealizadores. Isso dará um novo rumo à humanidade.
0:57 A corrente da bateria é continua não alternada , só será alternada depois de passar pelo inversor 1:10 Forças eletromotrizes não "eletromotivas" 3:42 De atração e repulsão não "atraentes e repulsivas" 3:54 Explica a... não "o motivo por trás da razão pela qual" só consegui assistir até 4:00 :P
pior que quem deu deslike foi criticado pelo os burros pior que terra palnista eles são os famosos inteligentinhos que o pondé fala ua-cam.com/video/wJzIlEBC02k/v-deo.html
Tem essas pequenas falhas sim, acredito pela falta de cuidado na tradução, mas quem entende do assunto isso se torna imperceptível pela qualidade didática do vídeo, achei ótimo.
Meu Deus, cara passou n sei quantos dias estudando pra fazer um vídeo de boa qualidade e entendimento e vem um zeruela cita falácias traduzidas pqp volta pra escola cara.
Com base no conhecimento profissionalizante do conteúdo exibido sobre essa tecnologia de alta performance norte americana, tive a grande conclusão exata sobre essa brilhante ideia de avanço de nossa humanidade de que eu me enrolei todo.
Interessantíssimo. Consegui compreender todo o vídeo e, realmente, há uma enorme tecnologia nesses novos motores de indução. Porém, pensava que os automóveis elétricos possuíam motores de corrente contínua, cuja ligação em série fornece altos valores de torque em baixa rotação sendo, portanto, os utilizados em trólebus. Motores de corrente contínua também evitariam inversores, que devem contribuir para a redução do rendimento do sistema.
Obrigado! Entendi tudo, o problema é a rm de retorno gerado no estator do motor, por isso a mudança de ângulo dos imãs permanente para neutralizar este efeito.
De acordo com o diagrama de fluxos, por mais que não haja comutação do motor CC. Ainda sim as perdas elétricas pelas correntes parasitas ou mesmo as tentativas retirar os irmãs permanentes para aumentar as velocidades e ainda sim manter o torque, melhorando a potência máxima do motor seria praticamente se não impossivel.
Excelente vídeo! Muitíssimo pedagógico! Sempre tive curiosidade em saber e/ou entender como capturar de forma estabilidade e continua a Energia Gerada não num determinado num campo magnético! O vídeo trás um método de como fazê-lo. Claro que eu sempre vi como possível, porém não entendia como capitular a Energia no Campo Gravitacional!
Quem deu deslike simplesmente mostrou seu descontentamento com um vídeo NÃO EXPLICATIVO. Vídeo confuso e complicado com dezenas de termos e siglas que pouquíssimas pessoas sabem o significado.
São 4 motores em um, todos funcionam com magnetismo. Ai eles combinaram os picos de força nas fraquezas de cada um, cada um com a sua característica de eficiência, por isso o vídeo mostra como um passo à passo, para justificar precisar dessas combinações. Só que a combinação fisicamente perfeita não é possível, por isso se usa o computador controlador. Esse esquema provavelmente é usado nos discos voadores, se existirem mesmo.
Teve uma hora q ele falou corrente alternada direto das baterias e logo fiquei incasquetado pois precisaria de inversor q transforma contínua para alternada. Mas esse sistema foi bem simples de entender foi legal esse avanço q teve no aumento de torque sem aquecer o motor perdendo energia muito bacana mesmo.
Eu entedi que o motor criava energia e era um pouco segurado pela força magnetica e depois que estudaram criarão esse novo motor que não produz tanta energia reversa e nem segura tanto quando vai andar, não esquenta muito pq usa imãs separados e um sistema controla os irmãs para deixar ele no ponto certo de força magnetica que aumenta o torque, é isso?
Meus parabéns pelo vídeo, muito interessante, a empresa Weg do Brasil fabrica o 2 modelo que foi comentado, eles chamam de motor W magnet justamente por causa dos imãs. Muito legal seu vídeo, meus parabéns!
que da hora, ja que o campo magnetico sai para fora do rotor, colocamos imas permanentes dentro reduzindo a corrente de retorno aumentando a eficiencia fora a gaiola que é outra sacada linda
Gostaria de parabenizar pela ótima edição e didática. Quem é de elétrica e tem os fundamentos de electromagnetismo e máquinas elétricas consegue acompanhar perfeitamente. Bom trabalho!
Muito bom esse vídeo, top top. Faço manutenção em veículos industriais, já percebi que os equipamentos estão vindo com controladores (inversores), que podem controlar 3 tipos de motores, AC, brushless, e de imã permanente(SynRM).Com certeza irei ver em breve esses tipos motores na empilhadeiras elétricas.
O vídeo é interessante, entendo um pouco de elétrica. mas o problema é que tomei um comprimido de zolpidem. No meio do vídeo comecei perder a lucidez e Já não compreendo bem o que é dito e mostrado e mesmo assim é incrível
A tecnologia de motores tá bem desenvolvida, o problema agora é a tecnologia de baterias... Muitos que compraram automóveis elétricos estão desistindo, devido a demora de recarga e autonomia baixa...
@navegador 0 em 1995 um projeto da Kawasaki usava um cabeçote variável . Com neodímio . Seguido por pistões de náilon com internos de relutância imitando uma taxa de compressão ...resumo do projeto . Foi tirado de nossa sabedoria . Eu tenho uma mini makt desse projeto .. variando a distância . Por sincronismo . Vc tem torque . Na casa dos 1"8 kgfm. E um. Giro em baixas rotações na casa dos 900 rpm.... distânciando no mesmo segmento vc tem 0.7. de torque . E 4.500 rotações p. Minuto . .
O motor elétrico tem rendimento e desempenho fantásticos. Mas os meios de obtenção e distribuição de energia para alimentá-los... dá vontade de chorar!
Pessoal fala da poluição dos motores a combustível mais ninguém fala da destruição causada pelo consumismo o certo msm é fazer um motor durável do tipo que dura várias gerações isso sim iria diminuir a poluição
na deepe web vendi um projeto de acumuladores mais eficaz pára os chineses esses dias porem cobrei poucos bitcoin pois algumas coisas precisam ser melhoradas
Por enquanto acho uma fraude, um engana bobo. Só quando esse motor puder ser recarregado em trinta minutos e com um custo aceitável ele poderá ser realmente considerado espetacular. Hoje o cara sai com um Tesla e já vai acompanhado de um guincho para trazê-lo de volta...
Exatamente. E em consumidores móveis, como carros, o problema é ainda pior. O motor elétrico foi inventado antes do motor a combustão. Era para termos saído do vapor direto para a eletricidade na tração primária, mas não pensaram direito na alimentação, e agora estão tentando pela n-ésima vez usar um sistema completamente inadequado para alimentar os motores.
Genial essa sacada deles pra evitar a perda de eficiência por conta da atuação dos campos magnéticos nas bobinas. Sempre em questionei pra ond estava indo a corrente que é gerada quando um imã permanente atua sobre uma bobina nos motores elétricos, realmente ela existe e atrapalha o funcionamento do motor, e mais impressionante ainda é a forma com que o torque máximo dos motores é alcançado, um controlador por meio de diversas bobinas sempre manter as bobinas ligadas no momento exato de maior faixa de eficiência. Simplesmente incrível, são esse tipo de coisas geniais q são desenvolvidas que me motivam a fazer faculdade de engenharia. Ja fazia um tempo que não via algo tão interessante como esses motores.
vdd irmão, eu curso física então consigo entender com fluência os conceitos de engenharia, é de fato interessante e mais incrível ainda imaginar que hoje em dia usa-se os softwares pra esboçar as linhas de campo magnético , e a pouco mais de cem anos atrás Nikola Tesla usava somente a abstração pura e o pensamento geométrico pra "enxergar" as linhas de campo e projetar os enrolamentos necessários pra otimizar o torque, Tesla genial .
NA prática algo so explode quando seu interior fica maior que seu exterior...sem arrastro funciona . Essa vai ser nossa nova fonte de energia. Logo logo
O que não foi falado é sobre o sistema de freios desse carro. E SE derem um jeito de aproveitarem a indução de retorno das bobinas desse motor para gerar um torque ao contrário para frear lo? Ai vai uma ideia. E se colocasse um sistema de ímas retrateis que se manteiam encolhidas emquanto embalado o veiculo ? Ao acelerar vc tem o torque positivo, os imas estariam alongados na linha tangencial do rotor ,quando vc pega embalo e solta o pé do acelerador , vc desliga e abre a bobina E encolhe os ímas . Ao desligar e desengatar vc para o rotor e evita tal corrente parasita e economisa energia. Para evitar a corrente parasita nas barras do estator, seria legal um sistema que,ao mesmo tempo, desliga o motor e desingate esse da embreagem, mantendo o carro embalado. Ao pisar no freio vc fecharia o circuito das bobinas, transformando o motor num gerador temporário, aproveitando a energia cinética do automóvel para recarregar as baterias e, esse torque negativo ,pararia o carro. Caso tal torque não fosse o suficiente , poderia atribuir geradores nas quatro rodas para gerar torque negativo e parar o carro c a própria força MAGNÉTICA que surgiria ao fechar o circuito na hora que o pedal do freio fosse acionado e ,ao mesmo tempo ,o rotor entraria no estator produzindo corrente. Enquanto embalado, esse rotor dos geradores freios , estaria fora de seu estator para não gerar a corrente parasita. Seria como uma embreagem MAGNÉTICA mas que funcionaria como freio gerador. Essa força negativa seria controlada por transformadores de diferentes rolamentos em sua bobina primária que receberia essa energia dos geradores e a passaria para uma bobina secundária de rolamento constante para gerarem quase sempre a mesma tensão. Recarregado a bateria . Me corrijam se eu falei alguma besteira por favor.
Mas isto já é aproveitado nas frenagens ou descidas de serras íngremes. Geram uma merreca, mas acrescenta algo aproveitavel numa viagem longa. No transito urbano aproveita-se um minimo.
@@romiagua2746não me importo com reconhecimento ou royalties . Meu maior prazer é ver a tecnologia se materializando na minha frente. E como seria um benefício pra mim já teria a minha parte nessa kkk
e pior que o cara ainda fez questão de complicar mais ainda a explicação e ainda empregar termos tecnicos simples e forma errada já para deixar voces mais burros ou enganados achando que ele é inteligente me lembrei do deputado da praça é nossa .. ua-cam.com/video/lUN7bTcr0Mo/v-deo.html
Quando vejo um produto desses com um grau de capacidade de engenharia pustz! Os caras mandam bem demais. Só fico triste que nós brasileiros temos muita deficiência na parte de engenharia.
Na verdade o que falta na engenharia brasileira é reconhecimento e valorização mesmo, só ver a quantidade de engenhiros brasileiros trabalhando no exterior. E o pior, quem não valoriza são as proprias empresas. Essa semana ví uma empresa de grande porte, uma das maiores do estado, querendo contratar um engenheiro com mestrado concluído ou em andamento por uma remuneração de 3 mil reais.
@@rodrigomartiniriboldi2168 Uma coisa interessante é q alguns países de 3 ou 2 mundo tem muito mais engenheiros bons doq países de 1... Brasil e índia por exemplo, talvez seja pela dificuldade do país, sla. Nos EUA msm tá cheio de engenheiros Brs e indianos q saíram de seus países em busca de novas oportunidades
Vou ver esse vídeo umas 500 vezes e já preparar um pequeno protótipo para estudos, quem sabe já monto um carro com meu próprio motor eficiente munto top esse vídeo parabéns, mais um inscrito
EXCELENTE SOLUÇÃO ENCONTRADA, AUMENTANDO O RENDIMENTO, RESFRIAMENTO, E UNIFORMIZANDO O RENDIMENTO, EM LARGA FAIXA DE ROTAÇÕES, MUITO BOM, GRANDE EVOLUÇÃO DO MOTOR DE INDUÇÃO, A MAIOR DESDE O ROTOR TRICLAD.
@@lucianojmelo foi você quem não entendeu que a energia gerada e devolvida pelos enrolamentos são em corrente alternada pois esta é a FCEM cujas consequências prejudicam todo o sistema incluindo a bateria;
Motores deste tipo, com ímãs inseridos, já são corriqueiros em aplicações industriais faz pelo menos 20 anos. Praticamente todo fabricante de servomotores tem uma linha com motores deste tipo. Faz uns 10 anos virou uma opção bem popular para motores usados em compressores de refrigeração e ar condicionado na Ásia. O Prius da Toyota, citado só de passagem, já usa este tipo de motor desde que foi lançado, quase 25 anos atrás. A afirmação de que é um motor revolucionário não se justifica, na realidade é uma tecnologia conhecida faz décadas e um pouco melhor que as demais para motores que precisam simultaneamente de boa capacidade de gerar torque com baixo dispêndio de energia em baixa velocidade, ótimo rendimento energético em alta velocidade e pouco peso.
Subestimaram as correntes de Foucault que dão perdas pelo aquecimento que ocorrem em peças maciças e que são evitadas como chapas ferromagnéticas isoladas entre si tal como são os núcleos dos transformadores
@@felipelucarelli1855 sou. Passei os últimos 30 anos projetando, testando e implantando motores elétricos para acionamento por inversores, principalmente para aplicações em refrieração e ar condicionado.
@@ldokonal1969 Parabéns pelo seu comentário e concordo com você sobre a tecnologia não ser revolucionária pois o video apresenta soluções práticas e inteligentes que concerteza levaram alguns anos para serem analizadas. Séria ótimo se profissionais assim como você ganhasse maior espaco em plataformas de informações como o youtube assim aconteceria uma melhor inclusão intelectual no mundo.
Concordo que este será o caminho, até o futuro da aviação!.. embora que o caminho a percorrer seja ainda muito longo até chegar a vôos espaciais, o combustível fóssil já está dando prejuízos em demasia em nós próprios e separados seremos muito lentos para refazer o que já se destruiu "numa visão global" e não tem mais por onde evoluir como combustível sem causar mais danos !.. mas o que queria dizer é que a Ásia mais propriamente a China está se transformando num gigante da tecnologia e o os outros continentes " países " apenas estão indo atrás, mas se afastando... ou seja, desenvolvendo o que no continente Asiático já se produz á mais de duas décadas!.. começando pelos iPhones por exemplo... e por aí vai, acho que o planeta e a população mundial em geral, teria muito mais a ganhar se todos se juntassem e trabalhassem em conjunto do que a perder !!! Ps. Enquanto os líderes mundiais não mudarem o seu modo de pensar, estaremos sempre e cada vez mais próximo de um fim catastrófico, do que de um começo de uma nova éra brilhante da humanidade !!! Mas se não conjugarem esforços? Quando lá chegarem talvez seja já tarde demais.
Acho que a hora que conseguirem conectar um gerador ultracompacto a esse motor para gerar energia perpétua para seu funcionamento ,terão chegado a perfeição em locomoção mundial
Acho que depende muito do imã que usar se for de neudimeo ou de ferrite, pode aumentar diminuir a velocidade e potência aumentado ou diminuindo o consumo da bateria.
Um motor com eficiência de 96% e uma tecnologia de bateria de 10 mil ciclos e densidade de enegia de 400wh/ kg, dar até prara ir a lua rsrsrs. Isso que é uma engenharia de ponta.
Toda tecnologia tem um efeito colateral. No caso, se a bateria der problema e considerando a desvalorização do veículo não compensa troca-la, pois o custo é quase 40% do valor do carro zero. Espero que no futuro o custo da bateria seja menor. Vamos ver.
Podemos fazer um calculo basico. Comparar dois tipos de motores um motor a combustão com injeção eletrônica que chega no maximo os 45% de eficiência de transformação de energia,55% será desperdício de energia em forma calor,não vamos por em conta os desgastes e problemas com resíduos de combustíveis. Calculo feito em um carro popular econômico com um percurso de 120 km por semana jogaríamos no ralo 970,00 por ano. Mas sobre a bateria de lítio,uma bateria pode ser usada por mais de 10 anos quando se usa nos limites de carga de 20% a 80% da carga e com o sistema de proteção adequado ela pode utrapassar 10 anos de vida útil em 70% em capacidade de carga de armazenamento. Eu por exemplo faço teste em uma bateria de lítio já usada que foi comprada a mais de 7 anos,fiz a reciclagem tetes estou usando a 1,5 anos com carga e descarga forçada e a mesma está com 70% da capacidade de armazenamento. Existem dezenas de fatores que tornam a bateria de lítio mais vantajosa do que os combustíveis. No final um carro elétrico pode ser usado por muitos anos sem que haja excesso de manutenção e com mais economia. Só tem um problema a autonomia de quilometragem para percorrer grandes distâncias,mas isso logo vai ser resouvido.
entre as baterias e o motor existe um equipamento chamado "inversor de frequencia". É ele que transforma a corrente contínua DC da bateria em uma corrente alternada AC trifásica que alimenta as bobinas do estator do motor. Manipulando a amplitude e a frequencia da corrente AC, o inversor controla o torque e a velocidade do motor elétrico.
Interessante como Nicola Tesla estava próximo do motor elétrico mais eficiente há 100 anos atrás ao fazer o motor de indução de campo rotativo com núcleo de alumínio que até hoje é muito usado.Sem falar que ele que reconheceu o campo rotativo no tempo em não tinha aparelhos sofisticados de medição e também o primeiro a aplicar em um motor o campo rotativo.
Gênio!
A segunda Lei da Termodinâmica impede um rendimento de 100%, mas realmente Tesla fez um trabalho incrível
@@gabrielmontoro3323 por isso ele disse "quase" hehe, zoas. nn é possível chegar há 100%, mas ha 99,999999% é
@@gabrielmontoro3323 o mais eficiente não significa 100 % eficiente. Fui estudante do curso de física, mas até uma pessoa que terminou o ensino médio saberia das leis da termodinâmica. Obrigado pela atenção
Quero aproveitar a atenção para lembrar que o motor de indução com núcleo de alumínio era um motor de campo rotativo assim como o usado pelos motores da marca Tesla.
@navegador 0 os motores de indução de campo rotativo e núcleo de alumínio dos ventiladores que usamos até hoje foram inventados por Tesla, se não funcionassem tão bem já seriam substituídos por um motor que usa outra tecnologia, mas ate hoje não tem uma tecnologia mais eficiente para motor, tanto que esta sendo usada e aperfeiçoada para carros da Tesla. Os primeiros carros elétricos usaram os motores de indução de Tesla a quase 100 anos atrás por que era tão eficiente que foi possível a invenção do primeiro carro eletrico, mas a industria do petróleo impediu que se popularizasse.
Não entendi nada mas achei incrível.
Quando se vê é o começo!
Tu é doido é? 🤔
Nss vai estidar
As vezes esse é o motivo de acharmos incrível kkkkk, não entender nos dá admiração
Na minha opinião nn se vc ver vc tem que buscar a entender
Não entendi nada, mas assisti até o final e achei incrível o fato de existir um avanço tão significativo e constante para a área do magnetismo.
Me formei em engenharia a 45 anos atrás .
Naquela época não existia aulas como está!
Parabéns e ganhou mais 1 inscrito.
Estou revisando tudo 😃😄
Que aulão de Física III aplicada a realidade real! Parabéns por essa divulgação, nota 1000!!!!
Que vídeo sensacional, o UA-cam precisa mais de conteúdo assim !!
Não é a plataforma QUEM posta os vídeos. Ela APENAS armazena aquilo que as pessoas postam e deixa disponível para quem quiser assistir.
@@kr97045 Concordo em partes
já vi que vc enetende do conteudo...kkkkkkkkkkkkk parabens jovem o sistem precisa de mais gente igual vc ...kkkkkk
@@robersonsouza9585 ????
@@kr97045 ele quis dizer que a plataforma precisa de mais videos assim. Ele não disse que o youtube precisa produzir mais videos assim kkkkkkkkkkkkkkkk faltou a aula de interpretação meu cria
No começo eu não estava entendendo nada...mas no final, parecia que estava no começo 😂
🤣🤣🤣 eu percebi isso tbm no meio do video daí fui ate o fim parece que piorou 😔
Hahahahahaaaaa
Me lembrou meus primeiros programa lixoso no javascript kkkkkkkkkk de vez enquando me pego sorrindo sózinho.
A culpa não é sua, o vídeo apresenta termos sem explicar o que são
@@gabrieldelelis9256 kkkkkkkk é foda.
Engenharia alinhada com a física isso que é futuro !!!!
????
A terra é plana!
Meeee. A engenharia sempre foi alinhada com a física, gênio.
Oxi, e desde quando a engenharia e física são separadas?
Mas sempre foi.
top ! o unico problema desse motor é que se por alguma falha ele sobreaquecer , os imãs de neodímio desmagnetiza , aí deu ruím , precisa desmontar e trocar os imãs ou remagnetizar os atuais (que as vezes nao pega bem a magnetização)
Excelente vídeo!
Gostaria que fosse feito um sobre os motores das bikes elétricas disponíveis no mercado.
Tenho duas bikes elétricas, com 4 baterias de 12v cada.
Os motores ficam nos cubos das rodas traseiras, são de 800 watts de potência e dispõem de regeneração, ou seja, com o motor desligado, ao pedalar ele recarrega a bike.
Desde já agradeço.
Boa sorte com seu canal.
Este são motores PMSM, iguais os que são falado no vídeo, são os que tem torque bom mas não funcionam bem em altas velocidades como foi dito no vídeo. Eles tem bobinas iguais as mostradas nos motores de indução e funcionam com RMF síncrono tbm, e são controlados por pwm. São chamados de motores se escovas ou bldc (quando funcionam com corrente contínua) e blac (corrente alternada).
Quanto a ele regenerar a bateria isso depende da controladora, pois todo motor elétrica girando cria uma corrente elétrica nas suas saídas.
Basicamente é isso.
É algo realmente impressionante e ao mesmo tempo curioso, que a parafuseta do rotor se encaixa perfeitamente com o treco que está no interior do troço.
Fico imaginando se o Nicola Tesla fosse vivo nos dias de hoje, o que ele teria feito com a tecnologia atual. video excelente!
Provavelmente ele teria inventado o motor perpétuo, teria criado uma bateria auto suficiente, um veículo que não precisa de recarga e nenhum combustível químico. Mas provavelmente teriam dado um sumiço nele a essa altura.
@@morfeu3041 Pensei a MESMA COISA..na epoca dele ja impediram dele usar lampada por causa que era mais rentavel o querosene e por ai vai...
@@morfeu3041É impossível criar um motor perpétuo.
Achei super interessante e bastante esclarecedor. Ainda que leigo em geração de energia, dá para entender a diferenças entre os modelos Tesla. A nova geração além de promover maior aproveitamento na geração de energia e torque, ainda há a preocupação com a refrigeração para a durabilidade do motor...
Excelente, pode ser aplicado em vários segmentos, surgirá atividades promissoras.
Considero o youtube um portal de informações porém ter uma classificação de nível de instrução dos vídeos postados e premiar os canais com maior nivel de qualidade educativa será inovador.
Ola moro nos EUA GOSTEI MT DESTE VIDIO E MT EXPLICATIVO ME TROXE MTS IDEIS CONTINUE ASSIM , TY APPFECIATE
Muito legal que estão dublando em português, a única coisa estranha é que meio que traduziram ao pé da letra muitas coisas, não tá regionalizado, dai expressões como "Vem ao resgate" soa esquisito. Mas a informação principal é bem passada. Obrigado pelo conteúdo!
Eu intendi perfeitamente ai sim estamos esperando a reta final cheia de ecinomia eficiencia sem poluicao e muito sucesso. Estou na mura da toyota muuto bom.
Matéria fantástica, estranho alguém dar deslike.
Por conta dos motores de EMF permanente
Que aula! Parabéns! Traga mais uma falando sobre o papel do inversor de frequencia! Abraço.
Obrigado pela contribuição, Aprenda Engenharia. Muito bom vídeo que eu ainda não havia visto. Espero aprender ainda mais sobre esse novo tipo de motor IPMSynRM. É raro vídeos de qualidade desse tipo dedicados a lusófonos.
Uma diferença sutil e positiva superior para o Model III Tesla em relação ao elétrico Toyota Prios. Parabéns pelo vídeo, interessantíssimo.
É simplesmente maravilhoso acompanhar a evolução tecnológica pondo um ponto final na era do petróleo. Parabéns à Tesla e seus idealizadores. Isso dará um novo rumo à humanidade.
Amei não nada melhor do que aprenda de uma forma objetiva 😍
0:57 A corrente da bateria é continua não alternada , só será alternada depois de passar pelo inversor
1:10 Forças eletromotrizes não "eletromotivas"
3:42 De atração e repulsão não "atraentes e repulsivas"
3:54 Explica a... não "o motivo por trás da razão pela qual"
só consegui assistir até 4:00 :P
pior que quem deu deslike foi criticado pelo os burros pior que terra palnista eles são os famosos inteligentinhos que o pondé fala ua-cam.com/video/wJzIlEBC02k/v-deo.html
Tem essas pequenas falhas sim, acredito pela falta de cuidado na tradução, mas quem entende do assunto isso se torna imperceptível pela qualidade didática do vídeo, achei ótimo.
Meu Deus, cara passou n sei quantos dias estudando pra fazer um vídeo de boa qualidade e entendimento e vem um zeruela cita falácias traduzidas pqp volta pra escola cara.
Nossa que falta de empatia.
INTENDI TUDO, MAGNÍFICO!
Com base no conhecimento profissionalizante do conteúdo exibido sobre essa tecnologia de alta performance norte americana, tive a grande conclusão exata sobre essa brilhante ideia de avanço de nossa humanidade de que eu me enrolei todo.
Tem nada d norte americana nessa tecnológia...
E é de onde então mestre?
É a revolução da tecnologia. Nota 10.
Interessantíssimo. Consegui compreender todo o vídeo e, realmente, há uma enorme tecnologia nesses novos motores de indução. Porém, pensava que os automóveis elétricos possuíam motores de corrente contínua, cuja ligação em série fornece altos valores de torque em baixa rotação sendo, portanto, os utilizados em trólebus. Motores de corrente contínua também evitariam inversores, que devem contribuir para a redução do rendimento do sistema.
Excelência no saber explicar. Parabéns pela aula
muito bom, é brilhante, e eu; querendo fazer um motor totalmente a ima, e até prometi a um amigo que faria tal. bom trabalho
Parabéns lindo e não polui o ambiente ... perfeito
Faz um vídeo explicando o keppe motor, se puder, pfv.
Excelente trabalho. Esse material e semelhante deveria ser mais divulgado.
Parabéns
EMF de retorno (do inglês back emf) seria melhor traduzida como força contraeletromotriz. Ótimo video
Obrigado! Entendi tudo, o problema é a rm de retorno gerado no estator do motor, por isso a mudança de ângulo dos imãs permanente para neutralizar este efeito.
De acordo com o diagrama de fluxos, por mais que não haja comutação do motor CC. Ainda sim as perdas elétricas pelas correntes parasitas ou mesmo as tentativas retirar os irmãs permanentes para aumentar as velocidades e ainda sim manter o torque, melhorando a potência máxima do motor seria praticamente se não impossivel.
Excelente vídeo! Muitíssimo pedagógico! Sempre tive curiosidade em saber e/ou entender como capturar de forma estabilidade e continua a Energia Gerada não num determinado num campo magnético! O vídeo trás um método de como fazê-lo.
Claro que eu sempre vi como possível, porém não entendia como capitular a Energia no Campo Gravitacional!
Agora que tinha entendido o ciclo otto, o povo vem com mais essa
Que vídeo lindo!
Quem me dera Deus me desse condições financeiras para poder comprar os carros da Tesla Motors à vista! 🙏🏻
Quem deu Deslike deve ter um projeto muito melhor. Espero conhecer também...
Eu tenho
@@sr.dorifto1942 Tá comendo doritos estragados? Seu canal não tem nenhum conteúdo. Faz um vídeo e posta.
@@obraspelobrasil7951 ue mano tu acha q eu vou postar aki no youtube posso comer doritos estragados maiiiiiiiiissssssssss nao sou tao imbecil assim
@@sr.dorifto1942 Entendi. Doritos estragados com mortadela estragada.
Quem deu deslike simplesmente mostrou seu descontentamento com um vídeo NÃO EXPLICATIVO. Vídeo confuso e complicado com dezenas de termos e siglas que pouquíssimas pessoas sabem o significado.
Se no meu tempo de escola tivesse uma explicação assim... a evolução dessa tecnologia poderia ter sido mais rápida. parabéns...
Gado já ouviu falar kkkk
São 4 motores em um, todos funcionam com magnetismo. Ai eles combinaram os picos de força nas fraquezas de cada um, cada um com a sua característica de eficiência, por isso o vídeo mostra como um passo à passo, para justificar precisar dessas combinações. Só que a combinação fisicamente perfeita não é possível, por isso se usa o computador controlador. Esse esquema provavelmente é usado nos discos voadores, se existirem mesmo.
Melhor telecurso do UA-cam🤝
mano que louco 🤩 tenho mó vontade de fazer um motor, olhando isso então!!
Eu amo esses videos
Sensacionais, tanto o vídeo quanto a explicação ! Muito obrigado pelo compartilhamento e eu vou divulgar este canal amplamente !
Teve uma hora q ele falou corrente alternada direto das baterias e logo fiquei incasquetado pois precisaria de inversor q transforma contínua para alternada. Mas esse sistema foi bem simples de entender foi legal esse avanço q teve no aumento de torque sem aquecer o motor perdendo energia muito bacana mesmo.
Eu entedi que o motor criava energia e era um pouco segurado pela força magnetica e depois que estudaram criarão esse novo motor que não produz tanta energia reversa e nem segura tanto quando vai andar, não esquenta muito pq usa imãs separados e um sistema controla os irmãs para deixar ele no ponto certo de força magnetica que aumenta o torque, é isso?
Que explicação fantástica, parabéns!
Meus parabéns pelo vídeo, muito interessante, a empresa Weg do Brasil fabrica o 2 modelo que foi comentado, eles chamam de motor W magnet justamente por causa dos imãs.
Muito legal seu vídeo, meus parabéns!
Já trabalhei com os WMagnet e são excelente !!!
Gosto muito de ouvir embora não entendendo nada porque isso é pra quem é engenheiro
Sensacional. Obrigado por disponibilizar esse vídeo traduzido 😍👏
que da hora, ja que o campo magnetico sai para fora do rotor, colocamos imas permanentes dentro reduzindo a corrente de retorno aumentando a eficiencia
fora a gaiola que é outra sacada linda
Parabéns!!!
Ótimo conteúdo e a explicação é uma aula!
E o Cruzeiro do Sul
@@isaacsan1328 está no sul e gira junto com todas as estrelas.
Qualquer dúvida me chama!!!!
Gostaria de parabenizar pela ótima edição e didática. Quem é de elétrica e tem os fundamentos de electromagnetismo e máquinas elétricas consegue acompanhar perfeitamente. Bom trabalho!
Brabo, aprendo mt com seu canal
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@robersonsouza9585 parça vc eh mlk? Todo comentário vc responde com merda
Muito bom esse vídeo, top top. Faço manutenção em veículos industriais, já percebi que os equipamentos estão vindo com controladores (inversores), que podem controlar 3 tipos de motores, AC, brushless, e de imã permanente(SynRM).Com certeza irei ver em breve esses tipos motores na empilhadeiras elétricas.
O vídeo é interessante, entendo um pouco de elétrica. mas o problema é que tomei um comprimido de zolpidem. No meio do vídeo comecei perder a lucidez e Já não compreendo bem o que é dito e mostrado e mesmo assim é incrível
Muito eficiente o conteúdo deste canal. Muito show! 👍👏👏👏👏👏👏👏👏
A tecnologia de motores tá bem desenvolvida, o problema agora é a tecnologia de baterias... Muitos que compraram automóveis elétricos estão desistindo, devido a demora de recarga e autonomia baixa...
Vídeo técnico e rendeu várias discussões. Povo anda com sede de conhecimento.
So tem um problema usar imas permanentes, eles sao sensíveis a altas temperaturas então o motor tem que estar resfriado
ele fala sobre isso no video
Com um controle de aproveitamento de repelir vc não deixa esquentar porque não há arrastro
@navegador 0 em 1995 um projeto da Kawasaki usava um cabeçote variável . Com neodímio . Seguido por pistões de náilon com internos de relutância imitando uma taxa de compressão ...resumo do projeto . Foi tirado de nossa sabedoria . Eu tenho uma mini makt desse projeto .. variando a distância . Por sincronismo . Vc tem torque . Na casa dos 1"8 kgfm. E um. Giro em baixas rotações na casa dos 900 rpm.... distânciando no mesmo segmento vc tem 0.7. de torque . E 4.500 rotações p. Minuto . .
@navegador 0 foi apagado
@@henriquesantoslimalima32 o q gera calor nem é o arrasto, sao as correntes "parasitaa"
O cara explica muito bem.
O motor elétrico tem rendimento e desempenho fantásticos. Mas os meios de obtenção e distribuição de energia para alimentá-los... dá vontade de chorar!
Pessoal fala da poluição dos motores a combustível mais ninguém fala da destruição causada pelo consumismo o certo msm é fazer um motor durável do tipo que dura várias gerações isso sim iria diminuir a poluição
na deepe web vendi um projeto de acumuladores mais eficaz pára os chineses esses dias porem cobrei poucos bitcoin pois algumas coisas precisam ser melhoradas
Por enquanto acho uma fraude, um engana bobo. Só quando esse motor puder ser recarregado em trinta minutos e com um custo aceitável ele poderá ser realmente considerado espetacular. Hoje o cara sai com um Tesla e já vai acompanhado de um guincho para trazê-lo de volta...
Exatamente. E em consumidores móveis, como carros, o problema é ainda pior. O motor elétrico foi inventado antes do motor a combustão. Era para termos saído do vapor direto para a eletricidade na tração primária, mas não pensaram direito na alimentação, e agora estão tentando pela n-ésima vez usar um sistema completamente inadequado para alimentar os motores.
Enquanto vc chora, o mundo evoluí, avança
Genial essa sacada deles pra evitar a perda de eficiência por conta da atuação dos campos magnéticos nas bobinas. Sempre em questionei pra ond estava indo a corrente que é gerada quando um imã permanente atua sobre uma bobina nos motores elétricos, realmente ela existe e atrapalha o funcionamento do motor, e mais impressionante ainda é a forma com que o torque máximo dos motores é alcançado, um controlador por meio de diversas bobinas sempre manter as bobinas ligadas no momento exato de maior faixa de eficiência.
Simplesmente incrível, são esse tipo de coisas geniais q são desenvolvidas que me motivam a fazer faculdade de engenharia. Ja fazia um tempo que não via algo tão interessante como esses motores.
vdd irmão, eu curso física então consigo entender com fluência os conceitos de engenharia, é de fato interessante e mais incrível ainda imaginar que hoje em dia usa-se os softwares pra esboçar as linhas de campo magnético , e a pouco mais de cem anos atrás Nikola Tesla usava somente a abstração pura e o pensamento geométrico pra "enxergar" as linhas de campo e projetar os enrolamentos necessários pra otimizar o torque, Tesla genial .
NA prática algo so explode quando seu interior fica maior que seu exterior...sem arrastro funciona . Essa vai ser nossa nova fonte de energia. Logo logo
Sensacional muito bem explicado, trabalho com veiculos eletricos.
O que não foi falado é sobre o sistema de freios desse carro.
E SE derem um jeito de aproveitarem a indução de retorno das bobinas desse motor para gerar um torque ao contrário para frear lo? Ai vai uma ideia. E se colocasse um sistema de ímas retrateis que se manteiam encolhidas emquanto embalado o veiculo ? Ao acelerar vc tem o torque positivo, os imas estariam alongados na linha tangencial do rotor ,quando vc pega embalo e solta o pé do acelerador , vc desliga e abre a bobina E encolhe os ímas . Ao desligar e desengatar vc para o rotor e evita tal corrente parasita e economisa energia. Para evitar a corrente parasita nas barras do estator, seria legal um sistema que,ao mesmo tempo, desliga o motor e desingate esse da embreagem, mantendo o carro embalado.
Ao pisar no freio vc fecharia o circuito das bobinas, transformando o motor num gerador temporário, aproveitando a energia cinética do automóvel para recarregar as baterias e, esse torque negativo ,pararia o carro. Caso tal torque não fosse o suficiente , poderia atribuir geradores nas quatro rodas para gerar torque negativo e parar o carro c a própria força MAGNÉTICA que surgiria ao fechar o circuito na hora que o pedal do freio fosse acionado e ,ao mesmo tempo ,o rotor entraria no estator produzindo corrente. Enquanto embalado, esse rotor dos geradores freios , estaria fora de seu estator para não gerar a corrente parasita. Seria como uma embreagem MAGNÉTICA mas que funcionaria como freio gerador. Essa força negativa seria controlada por transformadores de diferentes rolamentos em sua bobina primária que receberia essa energia dos geradores e a passaria para uma bobina secundária de rolamento constante para gerarem quase sempre a mesma tensão. Recarregado a bateria .
Me corrijam se eu falei alguma besteira por favor.
Uuuunnnnnoooooooo vamos tentar. Daqui uns anos te retornaremos. ✍️🤝
Mas isto já é aproveitado nas frenagens ou descidas de serras íngremes. Geram uma merreca, mas acrescenta algo aproveitavel numa viagem longa. No transito urbano aproveita-se um minimo.
@@romiagua2746não me importo com reconhecimento ou royalties . Meu maior prazer é ver a tecnologia se materializando na minha frente. E como seria um benefício pra mim já teria a minha parte nessa kkk
@@gilbertogeraldo659dependo do gerador e da rotação do mesmo .
Eu tinha visto esse vídeo no canal em inglês há uns meses mas precisei ver em português pra ter certeza de que não entendi nada
e pior que o cara ainda fez questão de complicar mais ainda a explicação e ainda empregar termos tecnicos simples e forma errada já para deixar voces mais burros ou enganados achando que ele é inteligente me lembrei do deputado da praça é nossa .. ua-cam.com/video/lUN7bTcr0Mo/v-deo.html
KKKKKKKKKKK
@@robersonsouza9585 Eu entendi e só to no ensino medio
PARABÉNS NIKOLA TESLA. O MAIOR CIENTISTA QUE O MUNDO DESPREZOU. PARABÉNS EISTEIM,POR AFIRMAR E RECONHECER TESLA COMO O MAIOR CIENTISTA DO MUNDO.
Show de explicação, mais um inscrito.
Muito TOP esse vídeo
fala-me sobre os novos amortecedores magnéticos
Nem tão novos assim, salvo engano, isto já era um projeto da década de 80, mas me parece que foi implementado lá por 2000, ou 2004 num carro de 1994.
Tecnologia antiga, so que os projetos tinham sido deixados de lado.
Teve aquele da Bose, que aparentemente não foi levado para frente.
Já havia assistido em inglês, a tradução ficou excelente. Parabéns.
Manda o link em ingles
@@johanmatsel5826 ua-cam.com/video/esUb7Zy5Oio/v-deo.html
@@leandro842 Ja vi! Tradução ta perfeita... igualzinho no original
Quando vejo um produto desses com um grau de capacidade de engenharia pustz! Os caras mandam bem demais.
Só fico triste que nós brasileiros temos muita deficiência na parte de engenharia.
Na verdade o que falta na engenharia brasileira é reconhecimento e valorização mesmo, só ver a quantidade de engenhiros brasileiros trabalhando no exterior. E o pior, quem não valoriza são as proprias empresas. Essa semana ví uma empresa de grande porte, uma das maiores do estado, querendo contratar um engenheiro com mestrado concluído ou em andamento por uma remuneração de 3 mil reais.
@@rodrigomartiniriboldi2168
Uma coisa interessante é q alguns países de 3 ou 2 mundo tem muito mais engenheiros bons doq países de 1... Brasil e índia por exemplo, talvez seja pela dificuldade do país, sla. Nos EUA msm tá cheio de engenheiros Brs e indianos q saíram de seus países em busca de novas oportunidades
Vamos seguir voces
Podemos afirmar que o torque do model s hoje seria igual a sua potencia em CV?
Achei muito legal! Vou fazer um aqui em casa também
Quanto mais aprendemos, descobrimos o tanto que falta aprender.
Um motor com uma tecnologia incrível.
Depois que o vídeo terminar vou volta pra escola kkkk
Vou ver esse vídeo umas 500 vezes e já preparar um pequeno protótipo para estudos, quem sabe já monto um carro com meu próprio motor eficiente munto top esse vídeo parabéns, mais um inscrito
É impressão minha ou a representação está mostrando o giro no sentido oposto à interação dos irmãs?
Não exatamente,ao contrário,poreeeem, aceita como padrão, a fórmula x+13,3cx raiz quadrada de 0,333. Então.....
A Rockwell, Siemens já utilizam modelos parecidos de rotores em seus servomotores utilizados em máquinas industriais desde os anos 90.
Eu tentando entender essa explicação meu cérebro automaticamente🧠🧠💣💣💣💣 5 segundos depois🤯🤯🤯🤯😵😵😵 mais mesmo assim não deixa de se incrível👍👍👍👍👍
EXCELENTE SOLUÇÃO ENCONTRADA, AUMENTANDO O RENDIMENTO, RESFRIAMENTO, E UNIFORMIZANDO O RENDIMENTO, EM LARGA FAIXA DE
ROTAÇÕES, MUITO BOM, GRANDE EVOLUÇÃO DO MOTOR DE INDUÇÃO, A MAIOR DESDE O ROTOR TRICLAD.
pelos anos de experiência que tenho de eletrônica e elétrica nunca vi bateria gerar tensão alternada!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ué ... voei nessa em que momento foi citado esse disparate?
@@jadneves vá assistir o vídeo com mais atenção.
@@lucianojmelo foi você quem não entendeu que a energia gerada e devolvida pelos enrolamentos são em corrente alternada pois esta é a FCEM cujas consequências prejudicam todo o sistema incluindo a bateria;
@@jadneves aos 59 minutos "as correntes alternadas das baterias fluem para os enrolamentos externos do motor"
NIKOLA TESLA E UM GÊNIO IMAGINA UM MUNDO SEM GELADEIRA FURADEIRA TODOS MOTOR MANO ATE OS DE ARRANQUE EM CARRO E MOTO
Motores deste tipo, com ímãs inseridos, já são corriqueiros em aplicações industriais faz pelo menos 20 anos. Praticamente todo fabricante de servomotores tem uma linha com motores deste tipo. Faz uns 10 anos virou uma opção bem popular para motores usados em compressores de refrigeração e ar condicionado na Ásia. O Prius da Toyota, citado só de passagem, já usa este tipo de motor desde que foi lançado, quase 25 anos atrás. A afirmação de que é um motor revolucionário não se justifica, na realidade é uma tecnologia conhecida faz décadas e um pouco melhor que as demais para motores que precisam simultaneamente de boa capacidade de gerar torque com baixo dispêndio de energia em baixa velocidade, ótimo rendimento energético em alta velocidade e pouco peso.
Subestimaram as correntes de Foucault que dão perdas pelo aquecimento que ocorrem em peças maciças e que são evitadas como chapas ferromagnéticas isoladas entre si tal como são os núcleos dos transformadores
Vcs dois sao engenheiros ?
@@felipelucarelli1855 sou. Passei os últimos 30 anos projetando, testando e implantando motores elétricos para acionamento por inversores, principalmente para aplicações em refrieração e ar condicionado.
@@ldokonal1969 Parabéns pelo seu comentário e concordo com você sobre a tecnologia não ser revolucionária pois o video apresenta soluções práticas e inteligentes que concerteza levaram alguns anos para serem analizadas. Séria ótimo se profissionais assim como você ganhasse maior espaco em plataformas de informações como o youtube assim aconteceria uma melhor inclusão intelectual no mundo.
Concordo que este será o caminho, até o futuro da aviação!.. embora que o caminho a percorrer seja ainda muito longo até chegar a vôos espaciais, o combustível fóssil já está dando prejuízos em demasia em nós próprios e separados seremos muito lentos para refazer o que já se destruiu "numa visão global" e não tem mais por onde evoluir como combustível sem causar mais danos !.. mas o que queria dizer é que a Ásia mais propriamente a China está se transformando num gigante da tecnologia e o os outros continentes " países " apenas estão indo atrás, mas se afastando... ou seja, desenvolvendo o que no continente Asiático já se produz á mais de duas décadas!.. começando pelos iPhones por exemplo... e por aí vai, acho que o planeta e a população mundial em geral, teria muito mais a ganhar se todos se juntassem e trabalhassem em conjunto do que a perder !!! Ps. Enquanto os líderes mundiais não mudarem o seu modo de pensar, estaremos sempre e cada vez mais próximo de um fim catastrófico, do que de um começo de uma nova éra brilhante da humanidade !!! Mas se não conjugarem esforços? Quando lá chegarem talvez seja já tarde demais.
Bom dia simplesmente fantastico. ✌
Acho que a hora que conseguirem conectar um gerador ultracompacto a esse motor para gerar energia perpétua para seu funcionamento ,terão chegado a perfeição em locomoção mundial
Sim, um gerador a gasolina cai bem né!
Acho que depende muito do imã que usar se for de neudimeo ou de ferrite, pode aumentar diminuir a velocidade e potência aumentado ou diminuindo o consumo da bateria.
Quero um desses,pra mim.
É um presente para quem ama a natureza
Um motor com eficiência de 96% e uma tecnologia de bateria de 10 mil ciclos e densidade de enegia de 400wh/ kg, dar até prara ir a lua rsrsrs.
Isso que é uma engenharia de ponta.
Toda tecnologia tem um efeito colateral. No caso, se a bateria der problema e considerando a desvalorização do veículo não compensa troca-la, pois o custo é quase 40% do valor do carro zero.
Espero que no futuro o custo da bateria seja menor. Vamos ver.
Podemos fazer um calculo basico. Comparar dois tipos de motores um motor a combustão com injeção eletrônica que chega no maximo os 45% de eficiência de transformação de energia,55% será desperdício de energia em forma calor,não vamos por em conta os desgastes e problemas com resíduos de combustíveis.
Calculo feito em um carro popular econômico com um percurso de 120 km por semana jogaríamos no ralo 970,00 por ano.
Mas sobre a bateria de lítio,uma bateria pode ser usada por mais de 10 anos quando se usa nos limites de carga de 20% a 80% da carga e com o sistema de proteção adequado ela pode utrapassar 10 anos de vida útil em 70% em capacidade de carga de armazenamento.
Eu por exemplo faço teste em uma bateria de lítio já usada que foi comprada a mais de 7 anos,fiz a reciclagem tetes estou usando a 1,5 anos com carga e descarga forçada e a mesma está com 70% da capacidade de armazenamento.
Existem dezenas de fatores que tornam a bateria de lítio mais vantajosa do que os combustíveis.
No final um carro elétrico pode ser usado por muitos anos sem que haja excesso de manutenção e com mais economia.
Só tem um problema a autonomia de quilometragem para percorrer grandes distâncias,mas isso logo vai ser resouvido.
@@joaopaulobezerrajoao9412 só falta adicionar as termoelétricas que geram a energia necessária para as baterias no calculo.
Tiago Baraka,não é necessário mas se você preferir usar uma termoelétrica para carregar baterias,é uma escolha sua.
isso me deu saudade da simplicidade dos carrinhos de autorama e seus motores Parma e G20 q dava pra desmontar em 2 min 😅
É por isso que motores brushless consomem tanta baterias, pq eles interagem com as bobinas na alta rpm e fazem a EMF gastar mais bateria 🤩
teu cu
Muito boa a explicação.
Em 00:59 "Correntes alternadas das baterias" É isso mesmo ou eu me enganei kkkk ??
Isso mesmo, tem um controlador que alterna a corrente, é literalmente o cérebro do motor.
@@KAUAH1212GAMER a sim, entendi obrigado 👏👏👏
Conversor de energia
entre as baterias e o motor existe um equipamento chamado "inversor de frequencia". É ele que transforma a corrente contínua DC da bateria em uma corrente alternada AC trifásica que alimenta as bobinas do estator do motor. Manipulando a amplitude e a frequencia da corrente AC, o inversor controla o torque e a velocidade do motor elétrico.