Um lançamento de vídeo depois de muito tempo :) Olá a todos, a Lesics está lutando pela sobrevivência. www.patreon.com/Lesics Por favor, nos apoie no Patreon. Você também terá acesso a vídeos exclusivos. Fiquem bem, Sabin!
que aula de engenharia que acabamos de ver em meus amigos do Lesics português ,😃😃😲😲, canais como este é que deveriam ter mais inscritos e nunca acabar , pois conhecimento , e inteligência, não tem dinheiro no mundo que pague !
Esse vídeo sobre os segredos da fundação incrivelmente forte do Burj Khalifa despertou meu interesse como entusiasta da engenharia. É fascinante descobrir os detalhes por trás dessa estrutura impressionante e entender os desafios enfrentados na construção de um edifício tão icônico. A fundação é a base de qualquer estrutura, e no caso do Burj Khalifa, sua fundação precisa lidar com condições geotécnicas complexas. A profundidade e o tamanho da fundação são impressionantes, assim como as medidas tomadas para garantir sua resistência e estabilidade. A utilização de estacas de grande diâmetro, o uso de tecnologias avançadas de monitoramento e a consideração cuidadosa dos fatores geotécnicos são aspectos cruciais para o sucesso da fundação desse arranha-céu. É um exemplo notável do engenho e da engenharia necessários para construir estruturas de grande escala. Admiro o trabalho dos engenheiros e demais profissionais envolvidos nesse projeto desafiador. A construção do Burj Khalifa é um testemunho da capacidade humana de superar obstáculos e criar estruturas grandiosas que se destacam no horizonte. Parabenizo a equipe responsável por compartilhar esses segredos fascinantes e fornecer uma visão mais aprofundada sobre a fundação do Burj Khalifa. É uma verdadeira obra-prima da engenharia e um símbolo de excelência no campo da construção de arranha-céus. Continue inspirando outros profissionais e entusiastas da engenharia com essas histórias incríveis!
Nao é novidade alguma esse radier com gelo. A barragem de Itaipu tambem foi concreto com gelo, construido ha decadas. Produziam 6 toneladas de gelo por hora para bater o concreto. O brasil foi o primeiro país a fazer concreto com gelo para grandes estruturas.
Mano eu vi isso q vc falou num documentário esses dias. É incrível saber que a nossa engenharia é capaz de feitos desse tipo. Da do de saber que temos potencial pra tanta coisa que é desperdiçado
@@gilmarbertolussivdd, o Brasil sabe fazer engenharia com perfeição, porém, a gente sabe que isso n pode acontecer né 💰 Se a obra ficar bem feita, n terá oq o próximo político fazer🤷♂️
@@LucasOliveira-dm8mb o brasileiro faz muita coisa mesmo. Aposto que ninguém sabe que quem inventou alguns tipos de separadores de fio da rede de alta tensão foi um brasileiro. Muita inovação passou pela mão de um brasileiro. A questão é que não somos um país com cultura empreendedora.
Atrito lateral é a última solução. Mas é super seguro. Na linha Mag-lev de Shangai, na China, alguns pilares levaram os engenheiros a loucura. Em alguns trechos as fundações descem a 230 metros no solo arenoso!!!!
Na verdade considerar atrito lateral é prática comum e amplamente utilizada. Quase todos os edifícios com fundações em estacas levam em consideração o atrito lateral no cálculo. E realmente é bem seguro. No Brasil utilizamos principalmente os métodos de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma para cálculo da capacidade de carga de fundações e ambos levam em conta a resistência lateral além da resistência de ponta.
Estou entendendo agora, por que a fundação do prédio em construção, vizinho ( serão 20 andares,fora os de garagem) à casa de uma irmã é composta de um numero enorme de colunas muitíssimo longas e de armação redonda . Querem a força de atrito para estabilizar a estrutura. Só não estão usando a proteção elétrica, provavelmente porque lá não tem um lençol de água salina. A construção está próxima do rio paraíba, a uns 20 e poucos metros da margem, e há neste espaço uma faixa que foi aterrada.
Só acho que , neste caso, quando se quer a força de atrito, a coluna não deveria ser redonda. porque o formato redondo é o que dá o maior volume interno com a mínima área externa, e o atrito é proporcional à área de contato com as colunas, então, se deveria visar a máxima área e não a mínima. As colunas deveriam ser quadradas.
@@marcoantoniomanes5073 Faz sentido mas a diferença é mínima na maioria dos casos. Em geral estacas redondas são mais práticas e rápidas de perfurar com equipamentos rotativos amplamente disponíveis, o que é também um fator determinante na escolha deste tipo de seção. Estacas quadradas existem mas em geral são pré-moldadas de concreto, cravadas e não moldadas in-loco, daí sem necessidade de perfuração. Estacas retangulares moldadas in-loco, conhecidas como estacas barrete são utilizadas em casos especiais, devido a necessidade de equipamentos e mão de obra mais especializados.
Os primeiros com 20 segundos do vídeo, me deixou bem confuso, Fala profundidade de um prédio de 10 andares, na média sempre considera 3 metros aí seria 30 metros, aí mostra a estátua da liberdade que mede 93 metros de altura com o pedestal, e sem o pedestal tem 45m de altura
a solução proposta por esse Baker aí nao é dele e não é nova. Em qualquer prédio com determinada altura ou condição de solo se usam estacas ou Tubulao. utilizar a força de atrito (cisalhamento) entre a superfície lateral do cilindro e o solo é velho.
Muito incrível, mas em um lugar assim, com tanto espaço para construir, eles poderiam ter feito um prédio na horizontal, assim nao teriam tanto trabalho em relação a fazer um prédio dessa altura ficar em pé.
Mas qual a graça de um prédio horizontal? O povo de Dubai é extravagante, eles querem oq ngm fez ainda, estão até cogitando fazer um prédio enorme em formato de lua agora, com custo estimado em 27 bilhões de dólares.
@@kawan748 não pela graça de fazer horizontal. Mas pela facilidade, já que para esse eles enfrentaram grandes desafios.logicobque eles fazem oque querem .tem dinheiro e tecnologia para isso .
Рік тому
Árabes querem o que chineses quiseram 20 anos atrás e o que os americanos quiseram a um século: prédios cada vez mais altos.
Bom dia a todos!! Na próxima Inversão do Campo Magnético da Terra, este prédio, assim coo muitos outros, não resistirão à liquefação do Solo! Esta liquefação, acontece com uma grande explosão, seja ela por um terremoto, ou pela erupção de um do muitos Super Vulcão!! Abraços!!
Por lo afirmado aquí, parece no comprender que es la gravedad, en realidad es movimento o INÉRCIA GIROSCÓPICA y no fuerza gravitacional o dobra espacio tiempo. Así estimo que debería colocarse un GIROSCOPIO en el topo del predio que nos indicaria en qué sentido el edificio se está inclinando y por medio de un mecanismo eléctrico automáticamente en la base del 🏢 edificio se dislocarian los contrapesos necesarios para contrarrestar la inclinación en el sentido contrário, gracias al GIROSCOPIO. A título de información tengo que agregar que la velocidad de la INÉRCIA GIROSCÓPICA o gravedad, es de 38 millones de veces la velocidad de la luz, que es la velocidad de rotación infinita del UNIVERSO por la eternidad.
Dinheiro é o que não falta pros árabes. Não seria melhor usar vergalhões de aço inoxidável? Agora fica essa neura de ter que monitorar em tempo integral essa passagem de corrente. Como seria uma grande quantidade acredito que conseguiriam baratear a compra e nunca mais precisariam se preocupar com as fundações.
@@luistaiba77 Boa solução também. Mas ainda acho o inox a melhor solução em função dos séculos vindouros e do que está em jogo, atualmente o prédio mais alto do mundo com todo seu custo de produção e manutenção. Daqui a 300 anos, como estará a integridade desse plástico? O inox ainda estará íntegro, com certeza.
@@1conhecimento685 mais essa que eu não tinha computado. Inicialmente pensei que era baixo custo passar a corrente. Se bem que pô ir lá a incidência solar é alta mas a noite não tem jeito, por enquanto, pois já tem projetos de geração de energia por gravidade. Mas os custos realmente são elevados. Curioso é que o polo de sacrifício e de titânio. Sou do tempo em que uma liga de aço é menos nobre que o titânio. Como os anodos de sacrifício atuais estão para o aço.
A.o construcción y mí pregunta no es técnica __ las altísimas catedrales del pasado ,con pesos enormes ,fueron construidas y están ahí en lo mínimo 200o300 años __quienes fueron esos ingenieros y porqué no revela las técnicas usadas ,hoy con tanta tecnología no hay nadie capaz de mejorar esas .agnifjcas
Um lançamento de vídeo depois de muito tempo :) Olá a todos, a Lesics está lutando pela sobrevivência. www.patreon.com/Lesics Por favor, nos apoie no Patreon. Você também terá acesso a vídeos exclusivos. Fiquem bem, Sabin!
😮😅😮😮😮
esse videoo é gringo;
Excelente canal. Não merecia sofrer por falta de recursos.
O yt remunera muito bem os besteirois e mal os canais de informação do conhecimento.
Concordo!
Assistir todas as propagandas inteiras ajuda a bombar o AdSense do canal.
É pq mais gente se interessa pelos besteirois, infelizmente.
🇧🇷🤦♂️
falo tudo
que aula de engenharia que acabamos de ver em meus amigos do Lesics português ,😃😃😲😲, canais como este é que deveriam ter mais inscritos e nunca acabar , pois conhecimento , e inteligência, não tem dinheiro no mundo que pague !
Esse vídeo sobre os segredos da fundação incrivelmente forte do Burj Khalifa despertou meu interesse como entusiasta da engenharia. É fascinante descobrir os detalhes por trás dessa estrutura impressionante e entender os desafios enfrentados na construção de um edifício tão icônico.
A fundação é a base de qualquer estrutura, e no caso do Burj Khalifa, sua fundação precisa lidar com condições geotécnicas complexas. A profundidade e o tamanho da fundação são impressionantes, assim como as medidas tomadas para garantir sua resistência e estabilidade.
A utilização de estacas de grande diâmetro, o uso de tecnologias avançadas de monitoramento e a consideração cuidadosa dos fatores geotécnicos são aspectos cruciais para o sucesso da fundação desse arranha-céu. É um exemplo notável do engenho e da engenharia necessários para construir estruturas de grande escala.
Admiro o trabalho dos engenheiros e demais profissionais envolvidos nesse projeto desafiador. A construção do Burj Khalifa é um testemunho da capacidade humana de superar obstáculos e criar estruturas grandiosas que se destacam no horizonte.
Parabenizo a equipe responsável por compartilhar esses segredos fascinantes e fornecer uma visão mais aprofundada sobre a fundação do Burj Khalifa. É uma verdadeira obra-prima da engenharia e um símbolo de excelência no campo da construção de arranha-céus. Continue inspirando outros profissionais e entusiastas da engenharia com essas histórias incríveis!
Trabalho didático maravilhoso! Parabéns à todos os envolvidos neste impressionante projeto de ensino!😮😊
Sensacional Explicação. Parabéns a todos do canal Lesics.
Nao é novidade alguma esse radier com gelo. A barragem de Itaipu tambem foi concreto com gelo, construido ha decadas. Produziam 6 toneladas de gelo por hora para bater o concreto. O brasil foi o primeiro país a fazer concreto com gelo para grandes estruturas.
Mano eu vi isso q vc falou num documentário esses dias. É incrível saber que a nossa engenharia é capaz de feitos desse tipo. Da do de saber que temos potencial pra tanta coisa que é desperdiçado
@@LucasOliveira-dm8mb, não e desperdício não, é estratégia para constantes licitações para manutenção, pelo menos nas rodovias... 😂😂
@@gilmarbertolussivdd, o Brasil sabe fazer engenharia com perfeição, porém, a gente sabe que isso n pode acontecer né 💰 Se a obra ficar bem feita, n terá oq o próximo político fazer🤷♂️
Não e novidade pra quem sabe
@@LucasOliveira-dm8mb o brasileiro faz muita coisa mesmo. Aposto que ninguém sabe que quem inventou alguns tipos de separadores de fio da rede de alta tensão foi um brasileiro. Muita inovação passou pela mão de um brasileiro.
A questão é que não somos um país com cultura empreendedora.
Seu canal é tão bom q todos os comentários são legíveis sabe, parace q v6 so atraem pessoas boas, achei isso incrível ❤
Sensacional!! Gratidão pelo vídeo!!
Esse foi literalmente um dos melhores vídeos que já vi no UA-cam
Sou fascinada! Ainda vou em Dubai só pra ver com meus olhos esse monumento da engenharia!
Like com louvor. O melhor canal do YT.
Atrito lateral é a última solução. Mas é super seguro. Na linha Mag-lev de Shangai, na China, alguns pilares levaram os engenheiros a loucura.
Em alguns trechos as fundações descem a 230 metros no solo arenoso!!!!
Na verdade considerar atrito lateral é prática comum e amplamente utilizada. Quase todos os edifícios com fundações em estacas levam em consideração o atrito lateral no cálculo. E realmente é bem seguro. No Brasil utilizamos principalmente os métodos de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma para cálculo da capacidade de carga de fundações e ambos levam em conta a resistência lateral além da resistência de ponta.
Canal nota 10 👏👏👏
Parabéns belo vídeo. Uma obra de arte esse edifício.
Muito boa aula de engenharias e física.
Parabéns pelo conteúdo e obrigado por serem tão didáticos. Aprendi muito!
Estou entendendo agora, por que a fundação do prédio em construção, vizinho ( serão 20 andares,fora os de garagem) à casa de uma irmã é composta de um numero enorme de colunas muitíssimo longas e de armação redonda . Querem a força de atrito para estabilizar a estrutura. Só não estão usando a proteção elétrica, provavelmente porque lá não tem um lençol de água salina. A construção está próxima do rio paraíba, a uns 20 e poucos metros da margem, e há neste espaço uma faixa que foi aterrada.
Só acho que , neste caso, quando se quer a força de atrito, a coluna não deveria ser redonda. porque o formato redondo é o que dá o maior volume interno com a mínima área externa, e o atrito é proporcional à área de contato com as colunas, então, se deveria visar a máxima área e não a mínima. As colunas deveriam ser quadradas.
@@marcoantoniomanes5073 interessante. acho que o formato em "x" seria melhor ainda.
@@marcoantoniomanes5073 Faz sentido mas a diferença é mínima na maioria dos casos. Em geral estacas redondas são mais práticas e rápidas de perfurar com equipamentos rotativos amplamente disponíveis, o que é também um fator determinante na escolha deste tipo de seção. Estacas quadradas existem mas em geral são pré-moldadas de concreto, cravadas e não moldadas in-loco, daí sem necessidade de perfuração. Estacas retangulares moldadas in-loco, conhecidas como estacas barrete são utilizadas em casos especiais, devido a necessidade de equipamentos e mão de obra mais especializados.
Excelente vídeo aula 👏🏻👏🏻
Batizaram com nome da profissional mia Khalifa
fico feliz pelo regresso co canal principalmente na minha lingua
Os antigos inventaram fizeram as coisas pra durar, hj em dia os antigos já se foram e ninguém mais sabe fazer nada que preste, nada mais dura
Conteúdo perfeito, Parabéns!
Essa voz é do refúgio mental!
Muito bom a explicação 👏👏👏👏
Quê matéria incrível 👏👏
Nada é pra sempre!😊
Essa dimensão é eterna.
Os primeiros com 20 segundos do vídeo, me deixou bem confuso, Fala profundidade de um prédio de 10 andares, na média sempre considera 3 metros aí seria 30 metros, aí mostra a estátua da liberdade que mede 93 metros de altura com o pedestal, e sem o pedestal tem 45m de altura
Depois ele cita que são 10 andares do Burj Khalifa que deve dar uns 5 metros.
Interessante parabéns pelo ótimo trabalho 👏🙏❤️
Bom trabalho meu amigo
só de pensar que os trabalhadores que realmente construíram isso nunca viram sequer a riqueza do local, é triste...
Eles receberam salario pra fazer o serviço.
Se quiserem, podem cursar engemharia para ter ganhos maiores
O tanto de cálculo que tiveram que fazer para tudo dar certo.
A engenharia sempre renovado
Parabéns esse canal e perfeito
Maravilha parabéns
exelente canal , explica muito bem
Bem certinho nao moraria nesse edifício
Muito bom!
2:57 Força de atrito.
Muito bom, parabéns
Excelente vídeo 👏
Amazing explanation!
Muito interessante...
Da hora👊😎 #S42MONT
Ai pode vir o vento do mundo todinho que nem faz cossegas nele
Excelente 👏
Excelente.
Muito bom!!❤🎉
Talvez adicionar estacas na diagonal nas extremidades do radie
Excelente canal
Que inveja da inteligência desse pessoal... hehe
sem apuros
Topiissiiimo 😊
a solução proposta por esse Baker aí nao é dele e não é nova. Em qualquer prédio com determinada altura ou condição de solo se usam estacas ou Tubulao. utilizar a força de atrito (cisalhamento) entre a superfície lateral do cilindro e o solo é velho.
Esse narrador está em diversos canais.
ótimo vídeo
Top a explicação!
Genial!!
Isso quer dizer que essa fundaçao é uma bomba que explodirá a qualquer momento.
Show 👍👍👍👏👏👏👏
Eu acho o seguinte, os vergalhoes deveriam ser encapados com plástico.
Muito bom
Outubro aki no MT chega 50 graus sensação de 70
Ótimo vídeo.
Top de maissss
Muito bom.
Muito incrível, mas em um lugar assim, com tanto espaço para construir, eles poderiam ter feito um prédio na horizontal, assim nao teriam tanto trabalho em relação a fazer um prédio dessa altura ficar em pé.
Mas qual a graça de um prédio horizontal? O povo de Dubai é extravagante, eles querem oq ngm fez ainda, estão até cogitando fazer um prédio enorme em formato de lua agora, com custo estimado em 27 bilhões de dólares.
@@kawan748 não pela graça de fazer horizontal. Mas pela facilidade, já que para esse eles enfrentaram grandes desafios.logicobque eles fazem oque querem .tem dinheiro e tecnologia para isso .
Árabes querem o que chineses quiseram 20 anos atrás e o que os americanos quiseram a um século: prédios cada vez mais altos.
A parte técnica é incrível. A parte humana, uma tragédia.
Incrível
Bom dia a todos!! Na próxima Inversão do Campo Magnético da Terra, este prédio, assim coo muitos outros, não resistirão à liquefação do Solo! Esta liquefação, acontece com uma grande explosão, seja ela por um terremoto, ou pela erupção de um do muitos Super Vulcão!! Abraços!!
😂😂😂😂😂
@@asasderend Bom dia!! Poderia ser um pouco mais específico????
Todas obras de peso e altura são concretadas com gelo
Burj oque mesmo?
Isso mesm kkk
Muito Bom o Vídeo, coloca um endereço Bitcoin para a gente doar também :)
MUITO BOM... UM TERREMOT9 COM VENTOS JA ERA
Vídeo novo 😀😀😀😀
Um dia cai. Pq nada é pra sempre. Tudo tem vida útil.
Karakas meu que srviceira.
Ele ainda vai cair, anota ai.
Por lo afirmado aquí, parece no comprender que es la gravedad, en realidad es movimento o INÉRCIA GIROSCÓPICA y no fuerza gravitacional o dobra espacio tiempo.
Así estimo que debería colocarse un GIROSCOPIO en el topo del predio que nos indicaria en qué sentido el edificio se está inclinando y por medio de un mecanismo eléctrico automáticamente en la base del 🏢 edificio se dislocarian los contrapesos necesarios para contrarrestar la inclinación en el sentido contrário, gracias al GIROSCOPIO.
A título de información tengo que agregar que la velocidad de la INÉRCIA GIROSCÓPICA o gravedad, es de 38 millones de veces la velocidad de la luz, que es la velocidad de rotación infinita del UNIVERSO por la eternidad.
Voz do canal TEC ZONE KKKKKKIKKK
Mais uma torre de babel cairá sim
Alguém sabe me dizer qual o programa que ele faz essas animações?
Babou pra babel assim....
Eu sem entender bosta nhm de engenharia: 🤡
quem mandou construir esse prédio foi a Mia Khalifa. Ela queria o maior.
Dinheiro é o que não falta pros árabes. Não seria melhor usar vergalhões de aço inoxidável? Agora fica essa neura de ter que monitorar em tempo integral essa passagem de corrente. Como seria uma grande quantidade acredito que conseguiriam baratear a compra e nunca mais precisariam se preocupar com as fundações.
Agora, imagine quantos kw de energia este prédio consumirá até seu termino de vida útil?
Seria mais barato vergalhões revestido de plástico, nos EUA fizeram uma fundação de uma ponte no mar com vergalhões revestido de plástico.
@@luistaiba77 Boa solução também. Mas ainda acho o inox a melhor solução em função dos séculos vindouros e do que está em jogo, atualmente o prédio mais alto do mundo com todo seu custo de produção e manutenção. Daqui a 300 anos, como estará a integridade desse plástico? O inox ainda estará íntegro, com certeza.
@@1conhecimento685 mais essa que eu não tinha computado. Inicialmente pensei que era baixo custo passar a corrente. Se bem que pô ir lá a incidência solar é alta mas a noite não tem jeito, por enquanto, pois já tem projetos de geração de energia por gravidade. Mas os custos realmente são elevados.
Curioso é que o polo de sacrifício e de titânio. Sou do tempo em que uma liga de aço é menos nobre que o titânio. Como os anodos de sacrifício atuais estão para o aço.
@@Regis_Comerlatto se iluda não, o inox corroí,principalmente perto do mar. Porém é mais resistente.
As estacas não são tão fundas, achei q era mais
Fundação na areia é dificil
40 graus em Dubai? Tem coisa errada aí. Faz 45 graus lá no MT.
Top 🎉💎🇧🇷 Brasil Bahia
O ferro com o niodio séria melhor a duração
🤘👍
Oy mano estou falando diretamente de Moçambique peço ajuda eque esse avião levou muitos dinheiro meu peço ajuda como recuperar ao menos metade
Falou bem de fundação mas não falou bem de energia poderia explanar mais sobre a questão da energia.
Um arranha céu desse suporta um tornado categoria ef5, um vendaval. De míseros 100 km por hora não significa nada
"Engenharia é ou não é um tesão?"
Um país onde os impostos dão resultados
Ok
A.o construcción y mí pregunta no es técnica __ las altísimas catedrales del pasado ,con pesos enormes ,fueron construidas y están ahí en lo mínimo 200o300 años __quienes fueron esos ingenieros y porqué no revela las técnicas usadas ,hoy con tanta tecnología no hay nadie capaz de mejorar esas .agnifjcas
😮