Então a arte da defesa pessoal de Helio grace e os irmãos morreu ai! Para alguns mestre o importante é ser um competidor, tenho uma aluna de 67 anos com artroze nos dois joelhos treina de segunda a sexta, é a primeira a chegar não tem o físico de campeã do mundo mas o espirito de deixar qualquer campeão com inveja, se deus quiser ela vai ter o prazer de conquistar a faixa preta.
@@CANALL8975 lógico q ele não falou merda, vc q não soube interpretar, em havard ou qualquer faculdade do universo, não garante q vc vai ser um bom profissional, tem profissional foda e profissional meia boca formado.... o que determina se tu vai ser bom não é a graduação mas sua experiência na área. Pq existe médicos que não aceitam fazer certos tipos de cirurgia mesmo sabendo fazer e outros que topam tudo? EXPERIÊNCIA. e isso você consegue com prática e dedicação.
@@CANALL8975 nada a ver ele tá falando certo retorne a sua insignificância e preste atenção no que o cara disse. Olha um exemplo: o cara se graduou em Harvard mas entra dentro de uma empresa e começa a assediar as funcionárias, o cara faz o trabalho dele bem feito mas se alguém promovesse ele para um cargo superior ele começaria a desrespeitar todo mundo dentro da empresa ou as vezes o cara até trabalha bem parece que ele é moralmente correto mas se não tiver ninguém olhando ele rouba a empresa se souber que não tem como ser pego o cara pode fazer tudo isso mesmo que tenha se formado em Harvard.
@@CANALL8975 escrevi pelo celular rápido, deu uns erros de português mas vc entendeu, tá querendo desviar o foco pq não tem argumentos , simples assim, tu é formado em Oxford? pq tá pagando de professor de português mas perdeu no argumento fácil kkkkk sabe nem interpretar um texto animal pra krlho.
@@vicabjj um ano dessa postagem e tanta coisa já aconteceu. Lutei meu primeiro campeonato, fiquei com a prata na categoria acima da minha, me lesionei, operei, voltei a treinar todos os dias, graduei na faixa azul, conquistei meu primeiro grau... cada dia que passa amo mais essa maravilhosa arte.
@bagrecore Te entendo perfeitamente. Eu competia, tive que parar na faixa roxa por um problema na retina. Todos os médicos que fui me proibiram de treinar. Mas eu não parei, treino há 12a já!!! Você vai longe!!! 🥋👊🏼
"O verdadeiro valor do Jiu-jitsu é pegar um cara que não tem autoestima, coordenação, que é tímido, é fechado, e você transformar aquele cara num' guerreiro" Sim.
Tinha um "mestre" de Muay Thai que usava a graduação do aluno pra ganhar dinheiro. Ele dava aula em uma academia e vendia roupa e acessórios de treinamento, os alunos que compravam acessórios com ele sempre recebia a faixa antes, enquanto os outros ficavam pra trás mesmo sendo bons alunos, até que um dia esse "mestre' começou a alugar um ''espaço de treino'' e ficava dizendo que pro aluno da academia ganhar a faixa teria que treinar mais 5 meses no espaço de treino dele. Vi muita gente desistindo do esporte por essa atitude do "mestre", mas o mais triste era ver um esporte que ensina valores, responsabilidade e moral sendo ensinado por um 'mestre' assim.
Sim, esses sistemas de graduação são usados de 2 formas, umas academias promovem os caras de forma muito rápida, ai um cara vira faixa roxa ou marrom rapidinho sem estar preparado, na outro esquema é o contrário, o professor segura o aluno o máximo que puder então tem cara que ja luta de igual para igual com faixa roxa mas ainda é branca e , quando vai para a competição é "campeão"(claro, ele ja deveria ser faixa roxa, mas esta competindo contra iniciantes)
Jiu-jitsu é maravilhoso, tenho 37 anos e estou na faixa roxa, mas sou uma pessoa comum, treino porque amo arte marcial, não sou competidora, trabalho dia todo, estudo, sou casada e mãe. Até me testei 2 vezes em competições pequenas, é legal mas a gente se depara com garotas que vivem de treinar sem falar que o gás delas são infinitivo. 👏🌿🥋🌱💜😍
Geralmente nosso pique tem seu auge aos 30 anos. Eu joguei Rugby e com 30 anos eu dava surra de força, técnica e condicionamento na molecada de 20, mas pós os 30 não importa o que vocês faça. O rendimento vai cair gradualmente. Até os 30 vc luta um campeonato e descansa no dia seguinte e está zero. Depois disso, aos 35, 40, 45 anos, são vários dias de descanso e muito dorflex para recuperar. 😂😂😂
@@rafaelcarvalho7727 a grande questão é a recuperação. Às vezes vc consegue manter o msm nível de treino mas o tempo de recuperação é infinitamente maior
@@ViajantedoTime Nem me fale, kakak Mas desistir jamais, vamos seguir em frente e que a técnica vença e sobressaia a força. Oss Se quiser fazer uma visita no meu canal do UA-cam 🥋
Eu comecei com 34 anos (hoje tenho 37), tenho uma péssima postura e coordenação motora e extremamente tímida com pessoas novas (que acabei de conhecer pessoalmente). No primeiro mês no Jiu Jitsu eu entrava e saía no treino sem falar com ninguém. Não pretendo competir, não gosto de competições. Treino para aprender Defesa Pessoal e me exercitar, melhorar a saúde. De lá pra cá minha postura melhorou pelo menos 80%. Também melhorou todo o resto: equilíbrio, concentração, auto-estima e auto-confiança, disposição, HUMOR, paciência, etc... Todo treino ouço dos rapazes que estou ficando melhor. Ouço muita bronca do Sensei por causa da minha coordenação e das dificuldades que tenho para movimentar as pernas... mas sigo persistindo até os músculos falharem. Mudei alimentação e passei a fazer treino de perna em casa para melhorar. Já ouvi dos rapazes que eles achavam que eu ia desistir logo no primeiro mês. Ninguém achou que eu ia aguentar os treinos pesados, era toda atrapalhada. Mas continuei voltando... mesmo quando 2 lutadores (totalizando 200 kg) caíram em cima da minha perna durante um rola (eu estava na posição de cem kilos, rolando com outra pessoa). Claro que tive que me afastar um tempo, mas voltei assim que pude.
Problema das academias é que acham que todo aluno entra pra se tornar campeão mundial, tem gente que tá lá pra praticar uma atividade física, ter um hobby, qualquer coisa, mas os caras não entendem isso
Perfeitamente. Trabalho com crianças e adolescentes num projeto social com jiu-jitsu e sempre digo: se sair um campeão mundial, vou ficar feliz, mas nosso objetivo é formar pessoas melhores através das lições que aprendemos com o jiu-jitsu.
É só olhar o jeito que o Rener gracie ta fazendo com a escola dele nos states. A faixa azul deles tem todo um curriculo definido e focado em auto-defesa. O faixa branca que começa a treinar com eles sabe EXATAMENTE o que ele vai ter que fazer para pegar a faixa azul. Isso sim faz o iniciante ficar no esporte
@@titiotio Ah mlk, tu nao deve nem ser faixa branca e ta ai enchendo o saco, vai fazer alguma coisa útil da tua vida, tu sabe qm sao os gracie por acaso
@@titiotioead nao tem nada a ver. O santos dummont nem aula teve pare criar aviao. Se o aluno é bom ead ta otimo , ser presencial ou ead nao vai mudar nada.
@@flowrepins6663 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o cara comparando construir avião com lutar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Q massa mano! Cabei de ler seu comentario e quero saber se vc ainda ta treinando? Oq ta achando? Ta perdendo peso? Ja ta pegando uns marrecos ? Kkkkk Bora gordao!!!! .. forca pra vc cumpadi... Abraco!
@@azarrel101 você acaba de corroborar com o que eu disse! Hahaha Você apenas quis me ofender dizendo que não me formei em Harvard, e você tem razão. Mas você não conseguiu me atingir na questão profissional, pois você não me conhece. Da próxima vez, tente analisar melhor a forma de atacar alguém. Essa não deu certo.
Boa tarde, não sou seguidor do Jiu-jitsu e não conhecia o Professor Cyborg, mas foi o MELHOR, o MAIS VERDADEIRO e o MAIS IMPORTANTE depoimento sobre a real filosofia das artes marciais - "TRANSFORMAR O SER HUMANO PARA MELHOR". Parabéns!
Porra, muito bom. Eu falo esta porra a anos. Finalmente as pessoas de fato estão acordando para a individualidade de cada aluno. Curto, médio e longo prazo. A Mágica do jiu jitsu sempre foi esta. O camarada entra com o objetivo que for mas se vc faz com que o cara permaneça a longo prazo ele alcança o objetivo principal e todos os outros. Os benefícios do jiu jitsu são infinitos.
A competição não é a principal meta no ensino do (jiujitsu) mas sim o desenvolvimento do corpo e a mente, o respeito, a perseverança o senso de justiça, ajuda escolher uma forma de vida mais saudável e ensina o mais fraco a se transforma num ser mais confiante!
Que aula de maturidade do Cyborg , eu entrei para o jiu-jitsu a 2 semanas estou encantado com o que a arte suave esta fazendo com a minha cabeça e corpo. Detalhe desta historia tenho 44 anos e sou um Bariatrico que perdi 55kg hj estou com 80kg e não desejo competir em campionatos minha maior batalha é comigo mesmo . então fico avaliando o quanto será difícil mudar de faixa mas este não é meu propósito e sim quebrar minhas barreiras e quando a faixa azul achar que eu caibo nela estarei pronto ate lá! OSS.
Comecei treinar com 50 anos , estou com 55 e super feliz , minha academia é top demais ,nossa equipe caminha nesta direção aí mesmo , do jeito que ele está falando . Tem o cara de competição, tem o casca grossa , mas também tem aquele que quer treinar e aprender sem estresse, evoluir aos poucos e com tranquilidade .
Perfeito, eu era um cara tímido, introspectivo e descoordenado, apanhava na escola, aí minha mãe me colocou no jiu-jitsu, agora eu apanho no jiu-jitsu e na escola. Tá top. Kkkkkkk Brincadeiras a parte, jiu-jitsu é transformação, Ossssss
Falou tudo. PERFEITO! 41 anos comecei agora no jiu-jitsu. Não quero ser campeão mas quero ser melhor a cada dia! Desafio principal é interno, (mental e físico).
Não é o jiu-jitsu que é errado mas sim os dinossauros desse esporte que parou no tempo, pois seus alunos seguem a mesma filosofia, a de criar atleta e não praticantes da arte que em tese seria o principal motivo de uma arte existir. Tomara que isso mude com o tempo.
"Na vida é isso, a vida é você deixar, as pessoa amadurecerem com o tempo delas, e que elas se tornem, naquilo que está, dentro do coração delas". Roberto Cyborg
Depois que comecei a praticar jiu jitsu, até arranjei um emprego melhor. Me tornei um profissional e minha carreira decolou. O jiu jitsu te testa todos os dias.
Esse Roberto Cyborg é muito, falou tudo. Tô na faixa azul há mais de 10 anos e não existe perspectiva de pegar faixa roxa. Não tenho tempo para disputar campeonatos e isso é um dos fatores que me travam. Mas nem me preocupo com isso pois luto Jiu Jitsu tanto como muitos faixas marrom e preta da academia.
Show de bola. Se você tem constância nos treinos, tipo, passar 6 meses treinando direitinho sem faltar muitos treino, e briga pau à Pau com alguns marrons e pretas (automaticamente você deve ser um dos azuis mais duros (se não o mais duro) da academia, não vejo motivo por você não estar com data marcada para pegar sua roxa.. O problema são aqueles que (conheço muitos assim) não tem constância nenhuma ! Treinam durante uns 3 meses (e olhe lá.. Tem uns que mal treinam 1 mês corretamente) e depois some durante 6 meses, 1 ano (geralmente tem sempre uma justificativa, trabalho, estudos, família, lesão) e depois volta para a academia o começa de novo o ciclo, uns poucos meses de treino e depois some.. Óbvio que o cara não esquece tudo que aprendeu e acaba virando ainda amais macetoso (nunca se coloca em posição de desvantagem para treinar e evoluir, só vai naquilo que mais sabe, para finalizar logo e sair dizendo que bate em mais graduado... Mas quando não consegue amarra a luta, inventa lesões (lembrando que geralmente, todo mundo que treina firme tem algum tipo de lesão.. Mas não tem jeito, a gente treina assim mesmo pq não quer ficar parado), fala que o adversário é isso ou aquilo... Enfim, acho que todos nós conhecemos alguém assim, toda academia tem.. Lá onde eu treino inclusive esse cara sou eu ! 🤣🤣🤣🤣 Mas um dia eu tomo vergonha na cara e faço meus treinos direitinho com constância. Oss !
@@marcusprofetaplayer893 mano, tem professor que não te passa faixa mesmo se tu bater de frente com faixas superiores, somente se competir. Tiro por mim que dava amasso em brancas mais graduados, as vezes 20-30kg mais pesados que eu, finalizava; dava trabalho, as vezes finalizava azuis e não peguei nem um grau na faixa, por não competir. Isso frustrando o praticante, porque ganham faixa os puxa sacos e os que competem. Acabei mudando de academia, logo depois de me recuperar da primeira lesão. Não mudei por causa da proposta de trabalho dele, sim por causa de horário.
@@marcusprofetaplayer893 falou abertamente. Só pegava grau quem competia. Eu entendo o motivo, mas não acho válido. Muitas academias usam as competições para ganharem espaço no mercado e mais alunos. Mas o treinador tem que entender que tem gente que não tem saco para competir, ou não rende em competição. Inclusive, deu até problemas com alguns alunos porque já era meio sem noção as vezes. Acabei voltando para lá porque eu queria competir (isso já partiu de mim) estava mais forte fisicamente, me alimentando certo. Mas acabei parando depois que cai de moto. A pele do meu joelho ficou fina, não dá pra eu ficar arrastando no tatame mais. Hahaha
@@DM-ox6mk Ah então o aluno pode fazer o que você fez, escolhe outro local para treinar. Ninguém é obrigado a ficar numa academia, mas se ficar tem que respeitar a vontade do professor, respeitar sua equipe e seu professor. Oss
Humildemente digo que transformaram o jiu jitsu em um monstro. Eu ensino crianças e pessoas com deficiência. Graças ao jiu jitsu elas melhoraram e muito suas capacidades. Não importa sua faixa e sim seu amor pela arte. Ninguém será invencível eternamente. Mas podemos vencer sempre a nós mesmos. Oss
Espetacular entrevista. Na minha opinião isso sim que é o jiu-jitsu. Quem quer competir e tem tempo, grana, objetivo para isso terá o apoio e o ensino para tal, e aquele que quer treinar para aprender a arte suave e finalizadora como o jiu-jitsu tbm terá todo apoio, atenção, carinho do mestre e dos professores além dos seus companheiros de treino. Isso é motivador, isso tbm é ser um excelente gestor da sua academia. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Passei por 3 escolas de BJJ e em todas tiver o mesmo problema... não quero ser atleta, não quero ser campeão mundial... quero só treinar, entrar em forma e ter uma possibilidade de defesa pessoal se um dia precisar... agora os caras não entendem isso, desde os professores até os alunos... todos pensam que se vc pisou no tatame é pq quer ser competidor... fora que eu já tenho 39 anos... não tem como tá rolando com garotos de 20 que verdadeiramente querem ser atletas (me machucava demais, treinava um dia e tinha que parar dois devido as lesões) sempre falava isso na academia (seria a mesma coisa de eu ir fazer um treino com mike tyson, se ele não tivesse na cabeça dele que eu era só um cara normal que só queria treinar de boa... ele iria me nocautear toda vez)
Parei com o boxe por isso. Muita pancada na cabeça por nada, os caras são atletas e querem fazer a gente de saco de pancada. Infelizmente perdi o gosto.
Eu treino há 6 anos. Nunca participei de campeonato e nunca passou pela minha cabeça disputar um campeonato. Meu professor entende perfeitamente isso. Ele sabe bem que tem alunos e alunos. Alguns vão competir, outros não. E acreditem se quiser, tem alguns faixas roxas na minha academia que, se fossem competir, passariam o carro em boa parte da galera que está aí. Mas o foco dos caras é se menterem saudáveis, treinando e ativos. Não querem mesmo saber de competir. Obs.: Equipe Cintra Jiu-Jitsu - Goiânia.
Gostei demais da fala dele. Eu sou professor de karatê e tenho um aluno com problema com insegurança e auto estima. Aos poucos ele vai evoluindo e ja ganhou 3 medalhas estaduais. Isso pra mim é muito maia gratificante do que uma conquista minha própria por exemplo.
Pura verdade, foi um dos motivos por ter abandonado o esporte, pelo fato de eu não ir para campeonatos, eu e outros alunos éramos escanteados, e ficava praticamente impossível de graduar, acabei desanimando, mais um dia ainda volto
Esse cara me representou!! Podemos ser casca grossa, podemos ser brabos, mas tbm somos sensíveis, conseguimos ver a necessidade das outras pessoas!! E jiu-jitsu não é só campeonato, não é só bater nos outros, mesmo que pra vc seja! Muito massa viu!! Já admirava ele pela luta, agora pela pessoa!
Sem palavras, que orgulho de ter mestres da Arte Suave que pensam e ensinam a verdadeira filosofia do esporte. Parabéns mestre Cyborg pelo belo ensinamento que passou nesse corte. Isso é ensinar a se apaixonar pelo verdadeiro esporte e formar pessoas melhores!
Jiu-jitsu é minha vida, luta livre é minha paixão. Faixa Roxa há uns 6 anos. Mas meu Jiu-jitsu é de marrom/preta. Quem treina comigo sabe. Fui campeão em alguns campeonatos como NAGA RIO 2016... e só ouvi verdades a respeito do que foi falado, campeonato não é nada, o que vale é sua evolução dentro e fora do tatame.. SEJA UMA PESSOA MELHOR, AS PESSOAS VÃO ESPERAR ISSO DE VOCÊ. BEHRING JIU-JITSU OSS
Sempre senti falta desse tipo de metodologia de ensino no jiu-jitsu. O iniciante assim que entra já é posto pra praticar sem nem conhecer o fundamento teórico e técnico.
Por outro lado tem a questão profissional também, faço isso em minha academia e conheço muitos ótimos professores que também o fazem. Mas quando a pessoa tem problemas psicológicos, falta de educação e respeito, não adianta o professor ter um currículo campeão mundial etc. Tem gente que tem problemas internos que ninguém consegue alcançar, somente ela mesmo pode se erguer e sair daquele lugar. Gosto daquela frase "jiu-jitsu para todos. " Mas não sejamos hipócritas, nem todos são para o jiu-jitsu.
Ser um bom atleta não vai te fazer um bom professor. As vezes o cara não curte competir, mas vai virar um professor incrível que vai formar um mont de campeão. Balizar toda uma arte marcial a competir ou não é esvaziar tudo que o próprio conceito de arte marcial é.
Treino ha 22 anos, e isso ja ficou pra muitas décadas, o jiujitsu mudou e muito e alias quando eu comecei ja era ssim,um médico um dentista que treinava nao era cobrado dele da mesma forma do que aqueles que queriam competir. Essa visao de casca grossa porradeiro era restrito aos que quriam ser assim. Nao falo em todas as equipes mas pelas duas que passei e permaneço ate hj sempre foi assim. E sobre a faixa nao faz sentido uma prva exame, pra mim apenas prq somar mais algum, pq professor que ta la todo dia te transmite conhecimento sabe se vc eta apto ou nao a proxima faixa.
Nunca vi os campeonatos como um objetivo , comecei e tive que parar por causa do trabalho . Fiquei desmotivado também por quê o mestre disse que se eu não disputasse os campeonatos eu só trocaria de facha de eu pagasse por isso . Ele não quis saber o porquê que estava alí na sua academia , eu estava no jiu-jitsu por mim mesmo . Quero voltar mas será para eu ser mais forte naquilo que precisa ser fortalecido . Para mim essa é a beleza dessa arte suave , as vezes a vida quer nos amassa e te finalizar mas temos que lutar pois desistir não é uma opção.
@@DM-ox6mk isso é verdade o sistema de defesa pessoal eu aprendi a parte pois 99 por cento só sabem treinar 1 elemento do Jiu-Jitsu que é luta de chão focado na competição e não sabem nada de defesa pessoal,encurtar distância,golpes traumáticos quedas,filosofia que São os outros elementos do Jiu-Jitsu
É muito ruim quando VC se sente entrando em uma escola na qual parece que nunca vai se formar. Por mais que VC frequente, tenha disciplina, respeite, se esforce , evolua, ainda tem os que só percebam isso, se VC for o melhor da turma. A arte marcial não é a superação do seu adversário, mas sim a própria. Temos várias limitações e sempre há o que superar. Com a idade, isso só tende a agravar(fisicamente e as obrigações da vida). Ser reconhecido como campeão deve ser muito bom para o ego, mas se tornar boa referência de Ser Humano, deve ser Maravilhoso para o espírito. Conheço muitos faixas pretas e campeões, mas nem todos posso chamar de Mestre! A Arte é Suave, mas no caminho do bem é muito mais difícil. Oss!
Maravilhoso ouvir isso de um Professor, o Jiu-jitsu Brasileiro é muito novo e ainda tem muita coisa que vai ser evoluída. Não sou praticante, mas vivo o Karatê Tradicional há mais de 2 décadas e essa essência é o que realmente transforma vidas. Desejo muito sucesso ao Sensei Roberto Cyborg! OSS!
Show. Pratico o jiu porque gosto, quero aprender movimentos, conhecimento corporal e etc. nem sempre é sobre competição. Em treinos sinto falta de ser passada informações para o dia a dia, defesa pessoal e etc. e não “2 pontos, 3 pontos”.
Quem sabe fala aquilo que realmente é verdadeiro o ciborg falou tudo , cada pessoa tem um objetivo. Uns querem ser lutadores profissionais, outros querem aprender a técnica e fazer para saúde .parabéns.
Eu acabei largando o jiu jitsu porque os treinos eram muuito puxados, tanto na parte física quanto na parte psicológica, o que não era compatível comigo que treinava apenas por lazer. No dia que tive que deixar de trabalhar por conta de lesão eu percebi que não ia dar certo. Acabei parando, mas nunca deixei de acompanhar. É um esporte apaixonante.
Comecei no Jiu em 2013 só pra emagrecer, tinha um certo grau de obesidade. Segui a cartilha a risca, desde a disciplina a filosofia de vida. Me tornei competidor e pouco mais tarde, profissionalizei no MMA. Lutei, perdi, ganhei (até ganhei mais do que perdi), fui integro em todos os sentidos, corri muito, mudei de vida pelo jiu jitsu, viajava pra treinar em outra cidade e enfim, final do ano passado desisti do Jiu Jitsu, depois de 6 anos na faixa azul com 2 graus. Desmotivado e frustrado. Não tive a sorte de ter um professor com critérios pra graduação. O critério era ser baba ovo ou ser filhinho de papai. Hoje me dedico a musculação, pq preferi seguir por um caminho que dependo só de mim pra cumprir meus objetivos.
@@cebobouai5035 Obrigado irmão, havendo a possibilidade e valendo a pena em algum momento talvez eu volte. Eu viajava pq aqui na minha cidade só tem uma academia de jiu, e foi ali que tive problemas pela primeira vez. Tive a infelicidade de ter o mesmo problema nos dois lugares em que treinei. Mas se realmente puder voltar, sendo de uma direção decente eu volto, nem que seja uma vez na semana hehehe
Daora sua história amigo, boa sorte nessa jornada da musculação, pretendo começar uma arte marcial, boxe, muay Thai ou BJJ mas não dou sorte de achar academias ou CTs Recomendo ver a Calistenia se é que já não conhece
Colocações perfeitas, sou Pedagogo e instrutor, estou sistematizando os treinos na academia, porém, meu professor não tá nem aí, é foda, por isso que segunda já estarei fora de lá.
Ótimas palavras,sou prof de karate e tudo q foi dito tbm pode ser colocado no q treino e entre outros esportes, na teoria se fala em grandes cidadãos de bem e na prática querem te ver lutar pra ver quem realmente é vc .....
Falou e disse, é incrível como até hoje o currículo e a didática do JJ sejam tão ruins. Peguei azul mês passado, já sou velho, não vou competir, tô pensando seriamente em parar e mudar de modalidade.
Jiu-Jitsu engrandece o homem em todos os aspectos. Mentalmente, fisicamente, caráter, disciplina,... como ser humano. Muda de academia se não tá satisfeito. O problema não tá no Bjj, e sim no ambiente.
Termina o que você começou cara. Não fica pulando de galho em galho, se você fizer um pouco de cada coisa nunca vai ser realmente bom em nada. Vc escolheu jiu jitsu? Então cumpra o seu compromisso e continua. Não larga pq ficou difícil, se adapte, melhore, contorna a dificuldade.
Graças a Deus um cara que disse tudo que eu penso. Conheço vários que deixaram o jiujitsu por causa dessa coisa de que tem que lutar campeonato! Eu estou indo Lara marron este ano e lutei pouco... mas isso não muda meu jiujitsu! Pq meu foco não é campeonato, meu foco é defesa pessoal e manutenção da saúde.
A pessoa pode se considerar campeã por ter enfrentado todo seus medos pessoais, pela persistência, por ter crescido dentro daquilo que ela se propôs a fazer. Ela não precisa subir sempre o pódio nas competições, pois campeonato é uma outra construção. Mas ela olhar para vida dela e ver que naquele pódio está sempre no primeiro lugar para aquilo que ela quer (pois esta éa transformação). Considero importante ter a metodologia, como tudo na vida precisamos ter objetivos, saber o que precisa melhorar para chegar naquele objetivo. Como vou melhorar se não sei o que devo buscar para isso? Comecei jiu com 30 anos, me encontrei e me sinto uma campeã por tudo que já construí para mim, para minha vida, dentro do jiu jitusu.
Não tenho e nunca tive intenção de competir, amo treinar jiu por uma questão de defesa pessoal, é um esporte que me força a melhorar meu core e me deixa mais centrada e menos estressada no meu dia a dia. Muita gente me pergunta porque não participo de competições mas a realidade é que não tenho nem mais idade para construir uma carreira nesse esporte, iria competir só para competir. Estou em paz indo só treinar com meus amigos de tatame.
Vi sem prestar muita atencao, mas tudo que entendi achei certo. E dificil parar e ouvir uma pessoa falar por dez minutos e concordar com tudo, mas esta ai um exemplo. Concordo com tudo.
Está é a evolução do Jiu Jitsu, mas ao mesmo tempo uma volta a origem. Hélio gracie falava isso: o Jiu Jitsu permite quem busca e vence aos obstáculos, fazer coisas admiráveis como fazer do covarde um vencedor. Parabéns Cyborg
Não é o primeiro que fala sobre o tema. Já vi o Fábio Gurgel, Arthur Petry e outros tocando nesse ponto e enfatizando a "desistência dos azuis". Realemente o mundo mudou e o Jiu-jitsu também está mudando. Também recebi minha faixa azul há 10 anos e trabalho, estudo, familia, filhos, etc não me deixam mais ter a rotina de atleta competidor. Uma padronização da metodologia deverá ser implantada em breve. OSS
A VITA, uma academia de Belém, usa metodologia padronizada para a evolução e troca de faixas. Achei bem interessante, pratiquei lá, só não pratiquei mais por causa de lesão e falta de tempo. Acabei migrando para o boxe, que sempre gostei mais.
Curriculo e metodologia, ok! Mas o assunto foi metodo de graduação! É por numero de aulas, independente da absorçao? É por exame de faixa? É por performance nas aulas ou eventos? A questão nebulosa, até hoje esta ai! Pois até para exame de faixa é complicado!
@@brunomartins8 Na Alliance funciona mais ou menos assim. As aulas são baseadas em um currículo definido na matriz. Para cada grau é exigida a presença num número mínimo de aulas (ex. branca 25 aulas por grau, roxa 75 etc.). Uma vez que você chega nos quatro graus, tem uma prova, com um conteúdo definido também pela matriz. Acho que também são considerados outros fatores, mas a regra é essa. Talvez se você for muito excepcional, pode ir mais rápido, se tiver mais dificuldade, o mestre pode demorar mais a te graduar, mas para a maioria vai ser o que está aí.
Então a arte da defesa pessoal de Helio grace e os irmãos morreu ai! Para alguns mestre o importante é ser um competidor, tenho uma aluna de 67 anos com artroze nos dois joelhos treina de segunda a sexta, é a primeira a chegar não tem o físico de campeã do mundo mas o espirito de deixar qualquer campeão com inveja, se deus quiser ela vai ter o prazer de conquistar a faixa preta.
Fantástico!
Oss ...tiro o chapel para essa senhora, e pra vc tbm mestre... Boa sorte e saúde para vcs
Oss
Oss mestre
era isso que eu queria saber .. se posso adaptar meu treino mesmo com o joelho bichado. Sempre quis treinar jiu jitsu mas tb nao posso operar.
Esse cara é pedagogo, entende muito sobre ensinar. Um verdadeiro professor.
Sim, um verdadeiro MESTRE!
@@CANALL8975 lógico q ele não falou merda, vc q não soube interpretar, em havard ou qualquer faculdade do universo, não garante q vc vai ser um bom profissional, tem profissional foda e profissional meia boca formado.... o que determina se tu vai ser bom não é a graduação mas sua experiência na área. Pq existe médicos que não aceitam fazer certos tipos de cirurgia mesmo sabendo fazer e outros que topam tudo? EXPERIÊNCIA. e isso você consegue com prática e dedicação.
@@CANALL8975 nada a ver ele tá falando certo retorne a sua insignificância e preste atenção no que o cara disse. Olha um exemplo: o cara se graduou em Harvard mas entra dentro de uma empresa e começa a assediar as funcionárias, o cara faz o trabalho dele bem feito mas se alguém promovesse ele para um cargo superior ele começaria a desrespeitar todo mundo dentro da empresa ou as vezes o cara até trabalha bem parece que ele é moralmente correto mas se não tiver ninguém olhando ele rouba a empresa se souber que não tem como ser pego o cara pode fazer tudo isso mesmo que tenha se formado em Harvard.
@@CANALL8975 escrevi pelo celular rápido, deu uns erros de português mas vc entendeu, tá querendo desviar o foco pq não tem argumentos , simples assim, tu é formado em Oxford? pq tá pagando de professor de português mas perdeu no argumento fácil kkkkk sabe nem interpretar um texto animal pra krlho.
Mestre. Oss
Tenho 42 anos, analista de sistemas e comecei a aprender jiu-jitsu a 2 meses. Minha graduação é poder ir treinar todo dia.
Mantém!!!
👊🏼🥋
Oss
Resiliência e persistência. É isso aí
@@vicabjj um ano dessa postagem e tanta coisa já aconteceu. Lutei meu primeiro campeonato, fiquei com a prata na categoria acima da minha, me lesionei, operei, voltei a treinar todos os dias, graduei na faixa azul, conquistei meu primeiro grau... cada dia que passa amo mais essa maravilhosa arte.
@bagrecore Te entendo perfeitamente. Eu competia, tive que parar na faixa roxa por um problema na retina. Todos os médicos que fui me proibiram de treinar. Mas eu não parei, treino há 12a já!!! Você vai longe!!! 🥋👊🏼
"O verdadeiro valor do Jiu-jitsu é pegar um cara que não tem autoestima, coordenação, que é tímido, é fechado, e você transformar aquele cara num' guerreiro"
Sim.
Tinha um "mestre" de Muay Thai que usava a graduação do aluno pra ganhar dinheiro.
Ele dava aula em uma academia e vendia roupa e acessórios de treinamento, os alunos que compravam acessórios com ele sempre recebia a faixa antes, enquanto os outros ficavam pra trás mesmo sendo bons alunos, até que um dia esse "mestre' começou a alugar um ''espaço de treino'' e ficava dizendo que pro aluno da academia ganhar a faixa teria que treinar mais 5 meses no espaço de treino dele.
Vi muita gente desistindo do esporte por essa atitude do "mestre", mas o mais triste era ver um esporte que ensina valores, responsabilidade e moral sendo ensinado por um 'mestre' assim.
Sim, esses sistemas de graduação são usados de 2 formas, umas academias promovem os caras de forma muito rápida, ai um cara vira faixa roxa ou marrom rapidinho sem estar preparado, na outro esquema é o contrário, o professor segura o aluno o máximo que puder então tem cara que ja luta de igual para igual com faixa roxa mas ainda é branca e , quando vai para a competição é "campeão"(claro, ele ja deveria ser faixa roxa, mas esta competindo contra iniciantes)
Jiu-jitsu é maravilhoso, tenho 37 anos e estou na faixa roxa, mas sou uma pessoa comum, treino porque amo arte marcial, não sou competidora, trabalho dia todo, estudo, sou casada e mãe. Até me testei 2 vezes em competições pequenas, é legal mas a gente se depara com garotas que vivem de treinar sem falar que o gás delas são infinitivo. 👏🌿🥋🌱💜😍
Geralmente nosso pique tem seu auge aos 30 anos. Eu joguei Rugby e com 30 anos eu dava surra de força, técnica e condicionamento na molecada de 20, mas pós os 30 não importa o que vocês faça. O rendimento vai cair gradualmente. Até os 30 vc luta um campeonato e descansa no dia seguinte e está zero. Depois disso, aos 35, 40, 45 anos, são vários dias de descanso e muito dorflex para recuperar. 😂😂😂
@@rafaelcarvalho7727 nem me fala 😀👏
@@rafaelcarvalho7727 a grande questão é a recuperação. Às vezes vc consegue manter o msm nível de treino mas o tempo de recuperação é infinitamente maior
@@ViajantedoTime Nem me fale, kakak Mas desistir jamais, vamos seguir em frente e que a técnica vença e sobressaia a força. Oss Se quiser fazer uma visita no meu canal do UA-cam 🥋
Eu comecei com 34 anos (hoje tenho 37), tenho uma péssima postura e coordenação motora e extremamente tímida com pessoas novas (que acabei de conhecer pessoalmente). No primeiro mês no Jiu Jitsu eu entrava e saía no treino sem falar com ninguém.
Não pretendo competir, não gosto de competições.
Treino para aprender Defesa Pessoal e me exercitar, melhorar a saúde.
De lá pra cá minha postura melhorou pelo menos 80%.
Também melhorou todo o resto: equilíbrio, concentração, auto-estima e auto-confiança, disposição, HUMOR, paciência, etc...
Todo treino ouço dos rapazes que estou ficando melhor.
Ouço muita bronca do Sensei por causa da minha coordenação e das dificuldades que tenho para movimentar as pernas... mas sigo persistindo até os músculos falharem. Mudei alimentação e passei a fazer treino de perna em casa para melhorar.
Já ouvi dos rapazes que eles achavam que eu ia desistir logo no primeiro mês. Ninguém achou que eu ia aguentar os treinos pesados, era toda atrapalhada. Mas continuei voltando... mesmo quando 2 lutadores (totalizando 200 kg) caíram em cima da minha perna durante um rola (eu estava na posição de cem kilos, rolando com outra pessoa). Claro que tive que me afastar um tempo, mas voltei assim que pude.
Boa moça 💪💪💪👏👏👏
Que bom amiga Parabens , eu fui fumante a 10 anos parei e hj em dia sigo firme nos treinos pra competir, faco dieta tambem oss
Parabéns👏👏👏
Oss 👏👏👏👏
Parabéns pela superação de todo dia!!! É isso que importa!!!
Problema das academias é que acham que todo aluno entra pra se tornar campeão mundial, tem gente que tá lá pra praticar uma atividade física, ter um hobby, qualquer coisa, mas os caras não entendem isso
Perfeitamente. Trabalho com crianças e adolescentes num projeto social com jiu-jitsu e sempre digo: se sair um campeão mundial, vou ficar feliz, mas nosso objetivo é formar pessoas melhores através das lições que aprendemos com o jiu-jitsu.
Falou tudo sobre mim. Hoje o esporte jiu-jitsu me salvou de uma depressão e outras coisas mais. O esporte não é só faixa na cintura
É só olhar o jeito que o Rener gracie ta fazendo com a escola dele nos states. A faixa azul deles tem todo um curriculo definido e focado em auto-defesa. O faixa branca que começa a treinar com eles sabe EXATAMENTE o que ele vai ter que fazer para pegar a faixa azul. Isso sim faz o iniciante ficar no esporte
Jiu jitsu EAD 😂
Ótima referência
@@titiotio Ah mlk, tu nao deve nem ser faixa branca e ta ai enchendo o saco, vai fazer alguma coisa útil da tua vida, tu sabe qm sao os gracie por acaso
@@titiotioead nao tem nada a ver. O santos dummont nem aula teve pare criar aviao. Se o aluno é bom ead ta otimo , ser presencial ou ead nao vai mudar nada.
@@flowrepins6663 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o cara comparando construir avião com lutar
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tenho 41 anos e sou obeso. Comecei no Jiu-jitsu faz um mês, e eu conto as horas para o treino.
Esporte fantástico.
Q massa mano! Cabei de ler seu comentario e quero saber se vc ainda ta treinando? Oq ta achando? Ta perdendo peso? Ja ta pegando uns marrecos ? Kkkkk
Bora gordao!!!! .. forca pra vc cumpadi... Abraco!
Ei aí irmão, quase um ano depois, como estão os treinamentos ???
Continuo treinando. Ainda não perdi muito peso não, mas desistir não é opção.
@@silveriowheels6676 excelente, mas com certeza sua mobilidade já é muito melhor.
Dietinha ajuda irmão! Bora pra cima, sucesso! @@silveriowheels6676
"Não é porque você se formou em Harvard que você é um bom profissional" - CONCORDO 1.000%
Meu professor faixa preta é uma merda por exemplo,o cara sabe ensinar,mas o método é PODRE
Até mesmo pq vc não se formou lá né? Ah para vai ... Filosofia de boteco
@@azarrel101 você acaba de corroborar com o que eu disse! Hahaha
Você apenas quis me ofender dizendo que não me formei em Harvard, e você tem razão. Mas você não conseguiu me atingir na questão profissional, pois você não me conhece.
Da próxima vez, tente analisar melhor a forma de atacar alguém. Essa não deu certo.
Correto! Tá cheio de médicos formados em boas faculdades por aí dormindo no plantão.
Quem não é bom nem entra em Harvard, tampouco se forma.
Boa tarde, não sou seguidor do Jiu-jitsu e não conhecia o Professor Cyborg, mas foi o MELHOR, o MAIS VERDADEIRO e o MAIS IMPORTANTE depoimento sobre a real filosofia das artes marciais - "TRANSFORMAR O SER HUMANO PARA MELHOR". Parabéns!
Porra, muito bom. Eu falo esta porra a anos. Finalmente as pessoas de fato estão acordando para a individualidade de cada aluno. Curto, médio e longo prazo. A Mágica do jiu jitsu sempre foi esta. O camarada entra com o objetivo que for mas se vc faz com que o cara permaneça a longo prazo ele alcança o objetivo principal e todos os outros. Os benefícios do jiu jitsu são infinitos.
A competição não é a principal meta no ensino do (jiujitsu) mas sim o desenvolvimento do corpo e a mente, o respeito, a perseverança o senso de justiça, ajuda escolher uma forma de vida mais saudável e ensina o mais fraco a se transforma num ser mais confiante!
Que aula de maturidade do Cyborg , eu entrei para o jiu-jitsu a 2 semanas estou encantado com o que a arte suave esta fazendo com a minha cabeça e corpo. Detalhe desta historia tenho 44 anos e sou um Bariatrico que perdi 55kg hj estou com 80kg e não desejo competir em campionatos minha maior batalha é comigo mesmo . então fico avaliando o quanto será difícil mudar de faixa mas este não é meu propósito e sim quebrar minhas barreiras e quando a faixa azul achar que eu caibo nela estarei pronto ate lá! OSS.
Mudar de faixa hj em dia é frequência nas aulas.
Eu sou branca treino a 2 anos e vou de igual com os roxa 🙈
@@gbhenrique5875 kkkkkkk
@@rafaeldiniz4263 e participar de campeonato
@@gbhenrique5875 Meio esquisito isso ai hein! Branca de igual aos roxas? Estranho!
Essa foi a melhor definição sobre o poder do Jiu-jitsu que já ouvi. Esse é brabo demais.
Comecei treinar com 50 anos , estou com 55 e super feliz , minha academia é top demais ,nossa equipe caminha nesta direção aí mesmo , do jeito que ele está falando .
Tem o cara de competição, tem o casca grossa , mas também tem aquele que quer treinar e aprender sem estresse, evoluir aos poucos e com tranquilidade .
Perfeito, eu era um cara tímido, introspectivo e descoordenado, apanhava na escola, aí minha mãe me colocou no jiu-jitsu, agora eu apanho no jiu-jitsu e na escola.
Tá top.
Kkkkkkk
Brincadeiras a parte, jiu-jitsu é transformação, Ossssss
E da Muié 😁
@@xerxesjunior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk
Kskkskkkskskskksks ah não, tankei não
Jiu-jitsu inteligente é isso. Top Cyborg👏🏽👏🏽👏🏽
Falou tudo. PERFEITO! 41 anos comecei agora no jiu-jitsu. Não quero ser campeão mas quero ser melhor a cada dia! Desafio principal é interno, (mental e físico).
Não é o jiu-jitsu que é errado mas sim os dinossauros desse esporte que parou no tempo, pois seus alunos seguem a mesma filosofia, a de criar atleta e não praticantes da arte que em tese seria o principal motivo de uma arte existir. Tomara que isso mude com o tempo.
"Na vida é isso, a vida é você deixar, as pessoa amadurecerem com o tempo delas, e que elas se tornem, naquilo que está, dentro do coração delas". Roberto Cyborg
Parabéns.
Enfim um Professor que entende o que é ensinar.
Muito bom. Excelente explicação.
Essa é o verdadeiro caminho do guerreiro.
Depois que comecei a praticar jiu jitsu, até arranjei um emprego melhor. Me tornei um profissional e minha carreira decolou.
O jiu jitsu te testa todos os dias.
Esse Roberto Cyborg é muito, falou tudo. Tô na faixa azul há mais de 10 anos e não existe perspectiva de pegar faixa roxa. Não tenho tempo para disputar campeonatos e isso é um dos fatores que me travam. Mas nem me preocupo com isso pois luto Jiu Jitsu tanto como muitos faixas marrom e preta da academia.
Show de bola. Se você tem constância nos treinos, tipo, passar 6 meses treinando direitinho sem faltar muitos treino, e briga pau à Pau com alguns marrons e pretas (automaticamente você deve ser um dos azuis mais duros (se não o mais duro) da academia, não vejo motivo por você não estar com data marcada para pegar sua roxa.. O problema são aqueles que (conheço muitos assim) não tem constância nenhuma ! Treinam durante uns 3 meses (e olhe lá.. Tem uns que mal treinam 1 mês corretamente) e depois some durante 6 meses, 1 ano (geralmente tem sempre uma justificativa, trabalho, estudos, família, lesão) e depois volta para a academia o começa de novo o ciclo, uns poucos meses de treino e depois some.. Óbvio que o cara não esquece tudo que aprendeu e acaba virando ainda amais macetoso (nunca se coloca em posição de desvantagem para treinar e evoluir, só vai naquilo que mais sabe, para finalizar logo e sair dizendo que bate em mais graduado... Mas quando não consegue amarra a luta, inventa lesões (lembrando que geralmente, todo mundo que treina firme tem algum tipo de lesão.. Mas não tem jeito, a gente treina assim mesmo pq não quer ficar parado), fala que o adversário é isso ou aquilo...
Enfim, acho que todos nós conhecemos alguém assim, toda academia tem.. Lá onde eu treino inclusive esse cara sou eu ! 🤣🤣🤣🤣
Mas um dia eu tomo vergonha na cara e faço meus treinos direitinho com constância. Oss !
@@marcusprofetaplayer893 mano, tem professor que não te passa faixa mesmo se tu bater de frente com faixas superiores, somente se competir.
Tiro por mim que dava amasso em brancas mais graduados, as vezes 20-30kg mais pesados que eu, finalizava; dava trabalho, as vezes finalizava azuis e não peguei nem um grau na faixa, por não competir.
Isso frustrando o praticante, porque ganham faixa os puxa sacos e os que competem.
Acabei mudando de academia, logo depois de me recuperar da primeira lesão. Não mudei por causa da proposta de trabalho dele, sim por causa de horário.
@@DM-ox6mk Mas seu professor falou isso abertamente para você ou você acredita que esse seja o motivo ?
@@marcusprofetaplayer893 falou abertamente. Só pegava grau quem competia. Eu entendo o motivo, mas não acho válido.
Muitas academias usam as competições para ganharem espaço no mercado e mais alunos. Mas o treinador tem que entender que tem gente que não tem saco para competir, ou não rende em competição.
Inclusive, deu até problemas com alguns alunos porque já era meio sem noção as vezes.
Acabei voltando para lá porque eu queria competir (isso já partiu de mim) estava mais forte fisicamente, me alimentando certo. Mas acabei parando depois que cai de moto. A pele do meu joelho ficou fina, não dá pra eu ficar arrastando no tatame mais. Hahaha
@@DM-ox6mk Ah então o aluno pode fazer o que você fez, escolhe outro local para treinar. Ninguém é obrigado a ficar numa academia, mas se ficar tem que respeitar a vontade do professor, respeitar sua equipe e seu professor. Oss
Humildemente digo que transformaram o jiu jitsu em um monstro. Eu ensino crianças e pessoas com deficiência. Graças ao jiu jitsu elas melhoraram e muito suas capacidades. Não importa sua faixa e sim seu amor pela arte. Ninguém será invencível eternamente. Mas podemos vencer sempre a nós mesmos. Oss
Espetacular entrevista. Na minha opinião isso sim que é o jiu-jitsu. Quem quer competir e tem tempo, grana, objetivo para isso terá o apoio e o ensino para tal, e aquele que quer treinar para aprender a arte suave e finalizadora como o jiu-jitsu tbm terá todo apoio, atenção, carinho do mestre e dos professores além dos seus companheiros de treino. Isso é motivador, isso tbm é ser um excelente gestor da sua academia. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Passei por 3 escolas de BJJ e em todas tiver o mesmo problema... não quero ser atleta, não quero ser campeão mundial... quero só treinar, entrar em forma e ter uma possibilidade de defesa pessoal se um dia precisar... agora os caras não entendem isso, desde os professores até os alunos... todos pensam que se vc pisou no tatame é pq quer ser competidor... fora que eu já tenho 39 anos... não tem como tá rolando com garotos de 20 que verdadeiramente querem ser atletas (me machucava demais, treinava um dia e tinha que parar dois devido as lesões) sempre falava isso na academia (seria a mesma coisa de eu ir fazer um treino com mike tyson, se ele não tivesse na cabeça dele que eu era só um cara normal que só queria treinar de boa... ele iria me nocautear toda vez)
KICKBOXING OS ESPERA. E BAUM D+ 🫡
Gracie barra é a melhor para vc
@@Highway__ é não irmão. Já treinei lá por 2 meses. E aconteceu o mesmo problema.
Parei com o boxe por isso. Muita pancada na cabeça por nada, os caras são atletas e querem fazer a gente de saco de pancada. Infelizmente perdi o gosto.
@@leandrobezerra6473 Na Gracie q treino pelo menos nunca vi isso.
Eu treino há 6 anos. Nunca participei de campeonato e nunca passou pela minha cabeça disputar um campeonato. Meu professor entende perfeitamente isso. Ele sabe bem que tem alunos e alunos. Alguns vão competir, outros não. E acreditem se quiser, tem alguns faixas roxas na minha academia que, se fossem competir, passariam o carro em boa parte da galera que está aí. Mas o foco dos caras é se menterem saudáveis, treinando e ativos. Não querem mesmo saber de competir. Obs.: Equipe Cintra Jiu-Jitsu - Goiânia.
Caramba...Meus parabéns pela EXCEPCIONAL explanação. Formar grandes homens e mulheres , isso SIM deve ser a meta !!!!
*Sábias palavras. parabéns. Todo esporte e todo estudo tem que ser voltado pra isso, pra melhora de vida em todos os aspectos.*
Gostei demais da fala dele. Eu sou professor de karatê e tenho um aluno com problema com insegurança e auto estima. Aos poucos ele vai evoluindo e ja ganhou 3 medalhas estaduais. Isso pra mim é muito maia gratificante do que uma conquista minha própria por exemplo.
Caraca! sempre fui fã do Cyborg como atleta, mas depois do que ouvi, o cara virou meu ídolo! Que visão do cacete!!!
Pura verdade, foi um dos motivos por ter abandonado o esporte, pelo fato de eu não ir para campeonatos, eu e outros alunos éramos escanteados, e ficava praticamente impossível de graduar, acabei desanimando, mais um dia ainda volto
Encontre uma equipe que você compartilha dos mesmos valores! Oss!
Então não foi o JJ é sim o professor
Alliance é assim. Metodologia monstra! Número de aulas para você atingir os níveis e fazer os testes para pegar a faixa.
Minha admiração e respeito só aumentam por ti Cyborg...
Esse cara me representou!! Podemos ser casca grossa, podemos ser brabos, mas tbm somos sensíveis, conseguimos ver a necessidade das outras pessoas!! E jiu-jitsu não é só campeonato, não é só bater nos outros, mesmo que pra vc seja! Muito massa viu!! Já admirava ele pela luta, agora pela pessoa!
Como é bom ouvir um verdadeiro mestre. O tatame é um lugar sagrado, pois eleva o espírito.
Que excelente colocação e visão. Parabéns!
PALAVRAS DE HONRA DE UM GRANDE GUERREIRO, PARABENS PELA VIRTUDE E A CONSCIENCIA EVOLUIDA.
Sábias palavras. O Jiu-Jitsu precisa de organização e padronização.
Sem palavras, que orgulho de ter mestres da Arte Suave que pensam e ensinam a verdadeira filosofia do esporte. Parabéns mestre Cyborg pelo belo ensinamento que passou nesse corte. Isso é ensinar a se apaixonar pelo verdadeiro esporte e formar pessoas melhores!
Jiu-jitsu é minha vida, luta livre é minha paixão. Faixa Roxa há uns 6 anos. Mas meu Jiu-jitsu é de marrom/preta. Quem treina comigo sabe. Fui campeão em alguns campeonatos como NAGA RIO 2016... e só ouvi verdades a respeito do que foi falado, campeonato não é nada, o que vale é sua evolução dentro e fora do tatame..
SEJA UMA PESSOA MELHOR, AS PESSOAS VÃO ESPERAR ISSO DE VOCÊ.
BEHRING JIU-JITSU
OSS
Cara... muito lindo as palavras do Cyborg, ele falou tudo.
🥺🥺🥺🥺🥺🥺👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu nem luto, não faço nada de arte marcial. Cai aqui por acaso e achei um vídeo sensacional, excede muito o esporte. É uma lição pra vida.
Excelente comentário! Parabéns!
Sempre senti falta desse tipo de metodologia de ensino no jiu-jitsu. O iniciante assim que entra já é posto pra praticar sem nem conhecer o fundamento teórico e técnico.
Uma das maiores mancadas da arte. O cara nem sabe posição e colocam ele para rolar. O cara devia pelo menos pegar umas 8 aulas primeiro.
Por outro lado tem a questão profissional também, faço isso em minha academia e conheço muitos ótimos professores que também o fazem. Mas quando a pessoa tem problemas psicológicos, falta de educação e respeito, não adianta o professor ter um currículo campeão mundial etc. Tem gente que tem problemas internos que ninguém consegue alcançar, somente ela mesmo pode se erguer e sair daquele lugar. Gosto daquela frase "jiu-jitsu para todos. " Mas não sejamos hipócritas, nem todos são para o jiu-jitsu.
Ser um bom atleta não vai te fazer um bom professor. As vezes o cara não curte competir, mas vai virar um professor incrível que vai formar um mont de campeão. Balizar toda uma arte marcial a competir ou não é esvaziar tudo que o próprio conceito de arte marcial é.
Puxa esse vídeo é de um verdadeiro mestre. Nem luto, mas tenho uma profunda admiração. Parabéns. Que compreensão do esporte, ou melhor: da vida.
Treino ha 22 anos, e isso ja ficou pra muitas décadas, o jiujitsu mudou e muito e alias quando eu comecei ja era ssim,um médico um dentista que treinava nao era cobrado dele da mesma forma do que aqueles que queriam competir. Essa visao de casca grossa porradeiro era restrito aos que quriam ser assim. Nao falo em todas as equipes mas pelas duas que passei e permaneço ate hj sempre foi assim. E sobre a faixa nao faz sentido uma prva exame, pra mim apenas prq somar mais algum, pq professor que ta la todo dia te transmite conhecimento sabe se vc eta apto ou nao a proxima faixa.
Concordo totalmente.
Se desse eu curtiria dez vezes as palavras e entendimento desse Mestre. Parabéns!!!
Nunca vi os campeonatos como um objetivo , comecei e tive que parar por causa do trabalho .
Fiquei desmotivado também por quê o mestre disse que se eu não disputasse os campeonatos eu só trocaria de facha de eu pagasse por isso .
Ele não quis saber o porquê que estava alí na sua academia , eu estava no jiu-jitsu por mim mesmo .
Quero voltar mas será para eu ser mais forte naquilo que precisa ser fortalecido .
Para mim essa é a beleza dessa arte suave , as vezes a vida quer nos amassa e te finalizar mas temos que lutar pois desistir não é uma opção.
SENSACIONAL essa forma como ele desenvolve os alunos! essa é a essência!
Belíssimo conteúdo....
Muito bem claro este entrevistado...
Parabéns....
Ta aí um cara preparado pra ser um bom professor.... sempre estimular os alunos a fazer o melhor nas sua próprias condições. Muito Bacana!
O jiu-jitsu as vezes parece que perdeu os valores, em muitos lugares do Brasil ele virou negócio.
Faz muito tempo isso! E os Gracies são os maiores culpados disso. ( Minhas opiniões )
@@robinhojs1186 verdade, já escutei cada coisa da família
Outra coisa que atrasa o JJB é o JJB competitivo. Os caras não sabem dar um soco ou chute, 0 defesa pessoa.
@@DM-ox6mk isso é verdade o sistema de defesa pessoal eu aprendi a parte pois 99 por cento só sabem treinar 1 elemento do Jiu-Jitsu que é luta de chão focado na competição e não sabem nada de defesa pessoal,encurtar distância,golpes traumáticos quedas,filosofia que São os outros elementos do Jiu-Jitsu
Esse tipo de graduação é uma verdadeira bagunça!!!
Otimo corte, Cyborg tem uma visão correta, um grande mestre !
É muito ruim quando VC se sente entrando em uma escola na qual parece que nunca vai se formar. Por mais que VC frequente, tenha disciplina, respeite, se esforce , evolua, ainda tem os que só percebam isso, se VC for o melhor da turma. A arte marcial não é a superação do seu adversário, mas sim a própria. Temos várias limitações e sempre há o que superar. Com a idade, isso só tende a agravar(fisicamente e as obrigações da vida). Ser reconhecido como campeão deve ser muito bom para o ego, mas se tornar boa referência de Ser Humano, deve ser Maravilhoso para o espírito. Conheço muitos faixas pretas e campeões, mas nem todos posso chamar de Mestre! A Arte é Suave, mas no caminho do bem é muito mais difícil. Oss!
Essa graduação já era para ter mudado!!!
Maravilhoso ouvir isso de um Professor, o Jiu-jitsu Brasileiro é muito novo e ainda tem muita coisa que vai ser evoluída. Não sou praticante, mas vivo o Karatê Tradicional há mais de 2 décadas e essa essência é o que realmente transforma vidas.
Desejo muito sucesso ao Sensei Roberto Cyborg! OSS!
Que aula cara!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Aula Mestre 🥋🇧🇷🥋🇧🇷🥋 Aula Máxima MESTRE oss🥋🥋🥋🥋
Cara ele falou exatamente o que eu passo! E um dos motivos do por que eu desisti de lutar em academias.
Qual é a sua faixa?
Se todo professor tivesse essa mentalidade. Que exemplo
Show. Pratico o jiu porque gosto, quero aprender movimentos, conhecimento corporal e etc. nem sempre é sobre competição. Em treinos sinto falta de ser passada informações para o dia a dia, defesa pessoal e etc. e não “2 pontos, 3 pontos”.
Quem sabe fala aquilo que realmente é verdadeiro o ciborg falou tudo , cada pessoa tem um objetivo. Uns querem ser lutadores profissionais, outros querem aprender a técnica e fazer para saúde .parabéns.
Eu acabei largando o jiu jitsu porque os treinos eram muuito puxados, tanto na parte física quanto na parte psicológica, o que não era compatível comigo que treinava apenas por lazer. No dia que tive que deixar de trabalhar por conta de lesão eu percebi que não ia dar certo. Acabei parando, mas nunca deixei de acompanhar. É um esporte apaixonante.
Excelente visão. É um processo de evolução, não só nos treinos, mas na vida.
Eu apóio o Cyborg como novo Drax dos guardiões da galáxia.
Excelente discussão!!! Parabéns isso aí... Arte suave e desenvolver pessoas.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Comecei no Jiu em 2013 só pra emagrecer, tinha um certo grau de obesidade. Segui a cartilha a risca, desde a disciplina a filosofia de vida. Me tornei competidor e pouco mais tarde, profissionalizei no MMA. Lutei, perdi, ganhei (até ganhei mais do que perdi), fui integro em todos os sentidos, corri muito, mudei de vida pelo jiu jitsu, viajava pra treinar em outra cidade e enfim, final do ano passado desisti do Jiu Jitsu, depois de 6 anos na faixa azul com 2 graus. Desmotivado e frustrado. Não tive a sorte de ter um professor com critérios pra graduação. O critério era ser baba ovo ou ser filhinho de papai. Hoje me dedico a musculação, pq preferi seguir por um caminho que dependo só de mim pra cumprir meus objetivos.
Ce feio moço.. procura outra academia.. saí na mão com os cara, jj é e pra você pow e no seu tempo
@@cebobouai5035 Obrigado irmão, havendo a possibilidade e valendo a pena em algum momento talvez eu volte. Eu viajava pq aqui na minha cidade só tem uma academia de jiu, e foi ali que tive problemas pela primeira vez. Tive a infelicidade de ter o mesmo problema nos dois lugares em que treinei. Mas se realmente puder voltar, sendo de uma direção decente eu volto, nem que seja uma vez na semana hehehe
Daora sua história amigo, boa sorte nessa jornada da musculação, pretendo começar uma arte marcial, boxe, muay Thai ou BJJ mas não dou sorte de achar academias ou CTs
Recomendo ver a Calistenia se é que já não conhece
@@mstein7387 valeu pela dica mano!!
Irmão, pensa na possibilidade de procurar outro lugar pra treinar. Boa sorte! Passa seu conhecimento, seja o bom professor que vc não achou.
PARABÉNS PELA EXCELÊNCIA NA DIDATICA É VALORIZAR A ARTE.👏👏👏👏👏🙏
Colocações perfeitas, sou Pedagogo e instrutor, estou sistematizando os treinos na academia, porém, meu professor não tá nem aí, é foda, por isso que segunda já estarei fora de lá.
Te entendo irmão, caí fora também por conta disso.
@@7washington7ramos72 olá tudo bem ? Vc treinava jiu jitsu e parou ?
Creonte
@@useraleatorio5735 foda-se, Jiu-Jitsu não é coisa de molequinhos de gangue.
Encontre um dojo que compartilha dos mesmos valores e ideais. Um abraço
Perfeito
Ótimas palavras,sou prof de karate e tudo q foi dito tbm pode ser colocado no q treino e entre outros esportes, na teoria se fala em grandes cidadãos de bem e na prática querem te ver lutar pra ver quem realmente é vc .....
É a primeira vez que vejo um professor de Jiu-jitsu falando com propriedade.
Falou e disse, é incrível como até hoje o currículo e a didática do JJ sejam tão ruins. Peguei azul mês passado, já sou velho, não vou competir, tô pensando seriamente em parar e mudar de modalidade.
Jiu-Jitsu engrandece o homem em todos os aspectos. Mentalmente, fisicamente, caráter, disciplina,... como ser humano. Muda de academia se não tá satisfeito. O problema não tá no Bjj, e sim no ambiente.
vem pro boxe!
@@joaol2991 qualquer arte marcial seria traz isso, n so o jiu jitsu
vai pra qual ?
Termina o que você começou cara. Não fica pulando de galho em galho, se você fizer um pouco de cada coisa nunca vai ser realmente bom em nada. Vc escolheu jiu jitsu? Então cumpra o seu compromisso e continua. Não larga pq ficou difícil, se adapte, melhore, contorna a dificuldade.
Aí falou um mestre de verdade!!!! Cada um com sua vida transformada, através do esporte e dentro das suas limitações…
Parabéns
Graças a Deus um cara que disse tudo que eu penso.
Conheço vários que deixaram o jiujitsu por causa dessa coisa de que tem que lutar campeonato! Eu estou indo Lara marron este ano e lutei pouco... mas isso não muda meu jiujitsu! Pq meu foco não é campeonato, meu foco é defesa pessoal e manutenção da saúde.
Esse professor é realmente profissional, exatamente a mesma didática que defendo no Taekwondo,
Parabéns meu amigo
Esse cara pode dublar a voz do Renato Cariani tranquilamente!Kkkkkkkkkkk
Seu raciocínio é perfeito. Vejo vários atletas desistindo o tempo todo por estes motivos
A pessoa pode se considerar campeã por ter enfrentado todo seus medos pessoais, pela persistência, por ter crescido dentro daquilo que ela se propôs a fazer. Ela não precisa subir sempre o pódio nas competições, pois campeonato é uma outra construção. Mas ela olhar para vida dela e ver que naquele pódio está sempre no primeiro lugar para aquilo que ela quer (pois esta éa transformação). Considero importante ter a metodologia, como tudo na vida precisamos ter objetivos, saber o que precisa melhorar para chegar naquele objetivo. Como vou melhorar se não sei o que devo buscar para isso? Comecei jiu com 30 anos, me encontrei e me sinto uma campeã por tudo que já construí para mim, para minha vida, dentro do jiu jitusu.
essa é a pegada do esporte, todo profissional deveria ter essa visão,simplesmente sensacional !
Não tenho e nunca tive intenção de competir, amo treinar jiu por uma questão de defesa pessoal, é um esporte que me força a melhorar meu core e me deixa mais centrada e menos estressada no meu dia a dia. Muita gente me pergunta porque não participo de competições mas a realidade é que não tenho nem mais idade para construir uma carreira nesse esporte, iria competir só para competir. Estou em paz indo só treinar com meus amigos de tatame.
Vi sem prestar muita atencao, mas tudo que entendi achei certo. E dificil parar e ouvir uma pessoa falar por dez minutos e concordar com tudo, mas esta ai um exemplo. Concordo com tudo.
Está é a evolução do Jiu Jitsu, mas ao mesmo tempo uma volta a origem. Hélio gracie falava isso: o Jiu Jitsu permite quem busca e vence aos obstáculos, fazer coisas admiráveis como fazer do covarde um vencedor. Parabéns Cyborg
Mas a própria família fez tudo ao contrário!
@@robinhojs1186 os filhos né. Nem sempre os filhos seguem os passos dos pais
O próprio helio invadia academias @@JorgeLuis-jy2ce
Eu vi ele falando de mim qndo entrei com 37 anos, o jiu-jitsu me deu auto confiança pra vida!!! OSS 👏👏👏🔥🔥🔥
Como diria o grande Hélio Gracie: "faixa só serve para amarrar as calças " PARABÉNS IRMÃO.
Qm sabe o q tá falando e lindo ouvir... parabéns !!!
Muito esclarecido... deu até vontade de ir treinar Jiu com ele!!!
Mete as cara nego. Não sei se vc treina jiu mas vai se apaixonar pela arte. 💪
Muito interessante a análise do Cyborg em relação aos Introspectivos/Tímidos. Muito legal mesmo.
Não é o primeiro que fala sobre o tema. Já vi o Fábio Gurgel, Arthur Petry e outros tocando nesse ponto e enfatizando a "desistência dos azuis". Realemente o mundo mudou e o Jiu-jitsu também está mudando. Também recebi minha faixa azul há 10 anos e trabalho, estudo, familia, filhos, etc não me deixam mais ter a rotina de atleta competidor. Uma padronização da metodologia deverá ser implantada em breve. OSS
A VITA, uma academia de Belém, usa metodologia padronizada para a evolução e troca de faixas. Achei bem interessante, pratiquei lá, só não pratiquei mais por causa de lesão e falta de tempo.
Acabei migrando para o boxe, que sempre gostei mais.
a melhor fala de todos os tempos, esse é um filósofo, parabéns pela sua fala, muito bom parabéns
Perfeito. Desisti do Jiu-Jitsu por esse motivo. Falta de método, falta de coerência. Só atleta de competição é valorizado.
Desde o começo da entrevista mostrou o quanto conhece do Jiu-jítsu e entendimento da realidade. Parabéns👏🏻👏🏻👏🏻
A Alliance tem evoluído muito nesse sentido. Tem currículo pra cada faixa, mínimo de aulas e metodologia de ensino.
Curriculo e metodologia, ok! Mas o assunto foi metodo de graduação! É por numero de aulas, independente da absorçao? É por exame de faixa? É por performance nas aulas ou eventos? A questão nebulosa, até hoje esta ai! Pois até para exame de faixa é complicado!
@@brunomartins8 Na Alliance funciona mais ou menos assim. As aulas são baseadas em um currículo definido na matriz. Para cada grau é exigida a presença num número mínimo de aulas (ex. branca 25 aulas por grau, roxa 75 etc.). Uma vez que você chega nos quatro graus, tem uma prova, com um conteúdo definido também pela matriz. Acho que também são considerados outros fatores, mas a regra é essa. Talvez se você for muito excepcional, pode ir mais rápido, se tiver mais dificuldade, o mestre pode demorar mais a te graduar, mas para a maioria vai ser o que está aí.