Como funciona o sistemas de FAIXAS do JIU JITSU | À Deriva Cortes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 1,2 тис.

  • @netunooficial3123
    @netunooficial3123 3 роки тому +2157

    Estou na azul, treino sério desde 2018, se o Pai quiser vem a roxa no fim do ano, jiu jitsu me ajudou pra caramba no meu processo de evolução e saída da parte mais profunda da depressão.

    • @marcosconceicao8730
      @marcosconceicao8730 3 роки тому +18

      Oss

    • @enf.matheuss
      @enf.matheuss 3 роки тому +56

      O Jiu Jitsu sempre vem pra melhorar nossa vida sempre penso dessa maneira é um arte marcial que sla parece que mexe com a autoestima da pessoa pra melhor

    • @vitorf3728
      @vitorf3728 3 роки тому +10

      Muito bom seu depoimento cara

    • @Kazumajdm
      @Kazumajdm 3 роки тому +5

      Oss

    • @ProfCaioMartins
      @ProfCaioMartins 3 роки тому +4

      Parabéns

  • @caioh-oh7qn
    @caioh-oh7qn 3 роки тому +2799

    Meu pai morreu ano passado ele tava na faixa marrom e quando ele morreu enterramos ele com a preta pq ele tava muito perto dela

  • @leo.nicolau85
    @leo.nicolau85 9 місяців тому +17

    Eu comecei em 2011 (aos 25 anos), treinei por 7 meses assíduo, e depois mais 6 meses em 2012, porém na época fiquei sem dinheiro pra continuar. Depois, tentei recomeçar em 2015 e 2016, treinando de forma muito irregular (ia uma semana, depois eu faltava 2 ou 3 semanas), por conta de muitos problemas que tive na minha vida (que também influenciaram no financeiro).
    Tive problemas sérios de saúde entre 2018 e 2022, de maneira que me vi obrigado a ir pra academia e conhecer a musculação. Após 24 meses de musculação, que me ajudou muito a recobrar condicionamento físico, senti no coração a vontade de retomar o Jiu-jitsu.
    Retomei os treinos em janeiro/2024, ainda na faixa branca, aos 38 anos, e com uma mentalidade completamente diferente (e até mesmo com um condicionamento físico diferente, que me fazem até performar melhor do que quando eu tinha menos idade). Hoje, diferente do que foi nos anos anteriores, tenho muito mais disciplina, consciência e resiliência na própria vida, e consigo importar isso para os meus treinos, de maneira que a motivação automaticamente permaneça num bom nível.
    E é real. Nunca é tarde pra recomeçar. Estou me sentindo com uma vitalidade tamanha que nunca consegui sentir antes, pois hoje tenho um objetivo expresso dentro da luta, que era algo que me faltava quando tinha menos idade: ser professor e árbitro.
    E da mesma forma, daqui a algum tempo, pretendo retomar também o Muay Thai, que parei também há anos. E sinto ter ficado devendo, pois a falta de objetivo dentro da luta também fez eu não me entregar à arte marcial como deveria (falta de objetivo é o maior fator de inconsistência e irregularidade nos treinos, e na própria vida). E hoje, aos quase 40 anos, realmente eu descobri que minha paixão é lutar, e ouço de outras pessoas que sou vocacionado a transmitir o que sei (outras coisas da vida, vivência), a ensinar ("dar aula"), mas que tenho que percorrer o devido caminho de formação para "homologar" esta vocação (treinar, ser assíduo e participativo, e com isso seguir o itinerário correto).
    Nunca é tarde!
    Faixa Branca com máximo orgulho! Oss!

  • @noobsupremoabalabadubdub5690
    @noobsupremoabalabadubdub5690 2 роки тому +186

    Tenho o maior orgulho da minha faixa branca, pois tive coragem de sair da minha zona de conforto para fazer algo que muitos não fazem. Oss

    • @andremonteiro9278
      @andremonteiro9278 5 місяців тому +2

      Parabéns...carrego comigo a maior frustração em ter desistido do jiu-jitsu ainda na faixa branca há 26 anos. Hoje eu seria preta graduado. Não desista.

    • @jonnbraga7106
      @jonnbraga7106 5 місяців тому +1

      Comecei no JJ a 2 semanas e também me sinto orgulhoso com minha faixa branca,apesar de não saber nada ainda😂😂😂

    • @jonnbraga7106
      @jonnbraga7106 5 місяців тому +2

      E aos 37 anos,também tive a coragem de sair da minha zona de conforto

    • @tiocorey3820
      @tiocorey3820 3 місяці тому

      @@jonnbraga7106Também comecei agora e tenho 25 anos, também estou feliz só por estar saindo do sedentarismo

  • @sabedoriafaixapreta
    @sabedoriafaixapreta 3 роки тому +858

    Passei mais de uma década parado na faixa azul. Voltei a treinar em 2015, em 2019 fui vice-campeão mundial na faixa marrom e finalmente peguei a faixa preta. Nunca é tarde para começar ou recomeçar.

  • @bengadordeppk9758
    @bengadordeppk9758 3 роки тому +3165

    Parei o jj pq as academia começaram com essa de colação de grau pra graduar, tem q pagar e não sei o q. Bons tempos q o mestre dava a faixa no meio do treino por merecimento.

    • @ocachorro
      @ocachorro 3 роки тому +345

      Pô cara, que triste sua experiência. Nas academias sérias você é graduado por mérito. Algumas até fazem exames para ver se você está apto à graduação, algumas dão graduação por tempo. Acredito que esse segundo caso é mais pra quem quer treinar mas não visa a competição, apenas o esporte.

    • @guilhermecrispim3558
      @guilhermecrispim3558 3 роки тому +83

      Existem outras academias, aconteceu isso nessa academia que você estava. Em uma outra pode ser diferente

    • @ocachorro
      @ocachorro 3 роки тому +146

      @@rafaelxuxa4448 no contexto que ele explica é bem coerente.

    • @diegopinheiro8860
      @diegopinheiro8860 3 роки тому +41

      @@rafaelxuxa4448 ele não falou isso, as palavras foram outras e a ideia também.

    • @omarcosve
      @omarcosve 3 роки тому +31

      @@rafaelxuxa4448 exato. Aí ele depois "tem que vir no treino e treinar direito" PORRA ISSO N É MÉRITO N?

  • @catarinaandrade1738
    @catarinaandrade1738 2 роки тому +49

    Top demais, sou faixa azul 4º grau. O Jiu-jítsu mudou meu estilo de vida, me trouxe benefícios enormes. Mt grata a essa arte macial. Oss

  • @itosagioro
    @itosagioro 3 роки тому +687

    A maioria para na azul, por um fator psicológico. No início o faixa branca está muito empolgado, motivado e nao tem pressao de "ganhar"de ninguem. quando vc pega a azul, a empolgacao inicial já nao existe. vc treina pq gosta e muitos descobrem que nao gostam tanto.

    • @jefgir
      @jefgir 3 роки тому +162

      Tem tbm a questão de que muita gente só quer aprender o suficiente pra não apanhar na rua numa situação de legítima defesa, e com o conhecimento de um faixa azul tu já consegue subjugar praticamente qualquer pessoa que nunca treinou.

    • @felipebruno2806
      @felipebruno2806 3 роки тому +35

      Concordo e isso não vale só pro bjj não,acho que quase todas as artes marciais por faixa é assim,conheço vários que treinavam karatê e após um tempo na faixa amarela eles param

    • @thelastemplar165
      @thelastemplar165 3 роки тому +36

      Realmente
      Eu parei pq não curto tanto
      Odeio essas paradas de lapela e laçada, não que eu não saiba anular...
      Mas treino pra eu me defender na rua
      Então mudei de jiu-jitsu pro wrestling e pro Kickboxing
      De vez em quando treino jiu-jitsu focando só nas finalizações que é oq me interessa

    • @michaellopessiqueira1751
      @michaellopessiqueira1751 3 роки тому +19

      mano isso é verdade na maioria das artes marciais, principalmente as japonesas, tu fica aprendendo uma filosofia e kata e ponsae que desanima demais, a maioria das artes marciais vc aprende o necessario no primeiro ano, judo e jiujitsu o mais importante sao as pegadas sem pano, na vida real e mesmo no mma nao tem kimono pra segurar, fiquei dois anos no tkd pra ver que eu nao precisava saber de tudo pq na realidade 25% da arte é realmente usavel, fora que graduaçao de arte marcial virou mercado pra ganhar dinheiro, essa maldade crianca nao pega, tu fica doido com faixa graduaçao e uns campeonato fuleiro, depois tu percebe, as unicas que talvez compensem investir mais tempo talvez seja kickboxing que acho a melhor arte, bjj e muay thai, o resto no brasil o nivel é muito baixo, mesmo muay thai brasileiro é muito fraco

    • @linux5057
      @linux5057 3 роки тому +7

      @@thelastemplar165 Tem westler No Brasil ?

  • @xacolate
    @xacolate 3 роки тому +692

    Parei na roxa com uma dó no coração, cada faixa fiquei 2 anos no mínimo. Minha faixa branca é toda encardida e desfiada.
    Não tenho mais tempo para o jiu-jitsu após nascimento do meu filho, ficou inviável.
    Só consigo puxar ferro p não ficar sedentário pq é próximo de casa.
    Jiu-jitsu foi a melhor arte que já pratiquei, desde branca fui guardeiro mesmo tendo porte de passador , aprendi apanhando p caralho.
    Até hoje tenho calos nas juntas dos dedos da mão de segurar kimono e fazer guarda.

    • @raphaelcorsi7420
      @raphaelcorsi7420 3 роки тому +25

      Oss irmão, meu dedo é todo caludo tb hahaha

    • @samuel588
      @samuel588 3 роки тому +108

      Ensina seu filho desde cedo, que vc vai ter um parceiro de treino daqui uns anos.

    • @Marcio.ilas_Jiu-jitsu
      @Marcio.ilas_Jiu-jitsu 3 роки тому +54

      Mermão TENHO DOIS FILHOS PAREI 20 ANOS E AGORA VOLTEI... PARE CHORO... QUANDO SEU COMEDOZIM DE RAPADURA CRESCER... VOLTE A TREINAR!!! OSS

    • @jeffersonolegario2170
      @jeffersonolegario2170 3 роки тому +19

      Só não desiste de buscar quando tiver tempo, encontra uma academia amigável que você consiga ir nem que um treino no mês. E quando seu mlq crescer já incentiva. Oss!

    • @gustavoserafim3945
      @gustavoserafim3945 3 роки тому +4

      Uma arte marcial incrível, parei na azul por falta de tempo e hj e dia faço musculação,tudo de bom pra sua família, osss

  • @kauachessi854
    @kauachessi854 2 роки тому +74

    faço jiu-jitsu desde os 6 anos de idade, atualmente tenho 17, passei por todas as faixas do jiu-jitsu, qnd eu tinha 16 anos eu estava na verde e o professor me graduou azul, hj com 17 indo fazer 18 estou na azul, amo o esporte, com o jiu-jitsu eu me tornei outra pessoa, muito mais disciplinada e calma, eu sofro de tdah e ansiedade muito alta, o jiu me ajudou a controlar ambos, é um dos únicos locais que eu tenho uma concentração 100% da minha mente ali

    • @gabrielalvares4858
      @gabrielalvares4858 2 роки тому +4

      treino desde os 7, fiquei preso na verde durante 4 anos, com 17 anos o meu mestre decidiu me graduar direto para rouxa, jiu Jitsu sempre foi meu meio de escape para problemas pessoais, jiu Jitsu é vida. oss

    • @raquelnascimento2736
      @raquelnascimento2736 2 роки тому +2

      Também ajudou no tdah comigo, antes eu nem conseguia pensar sob pressão, hoje em dia, tenho mais disciplina, graças a deus

    • @jorgeleal9340
      @jorgeleal9340 2 роки тому

      Também tenho TDAH, ansiedade e o jiu-jitsu(AZUL) me ajudou demais nessas dificuldades. Comecei sem a intenção de melhorar nesses aspectos só percebi que tava melhor, OSS

  • @adeilsondutra336
    @adeilsondutra336 3 роки тому +761

    Treino desde 2006, hj estarei pegando a faixa preta de Jiu Jitsu.

    • @lucasc166
      @lucasc166 3 роки тому +9

      Oss

    • @sr_ryoadm
      @sr_ryoadm 3 роки тому +43

      Caramba, 15 anos de dedicação nisso aí. Parabéns, Adeilson!!!!

    • @alvarofragoso5718
      @alvarofragoso5718 3 роки тому +12

      Show parabéns treino desde 1996 aquele tempo era por merecimento é o bicho pegava.
      Mas cada um.tem sua conquista.
      Oss

    • @willianddouglas
      @willianddouglas 3 роки тому +3

      Carac parabéns !! Faço treino de Muay Thai há 1 ano e meio já, pretendo fazer JJ

    • @ninjayt7305
      @ninjayt7305 3 роки тому +2

      @@willianddouglas Vc já quebrou alguma parte do corpo no muay thai?

  • @sergionogueira6434
    @sergionogueira6434 2 роки тому +8

    Eu passei 2 anos de faixa branca, quase 5 de azul e se eu não for graduado marrom no fim de 2022 vou completar 3 anos de faixa roxa.
    O fato da minha graduação demorar nunca me fez desanimar com o jiu-jitsu por que meu objetivo é um aprendizado de qualidade e não uma corrida para ver quem chega primeiro.
    O melhor vc ser um branca respeitado do que um faixa preta que não sustenta a graduação.

  • @PsycofoxTV
    @PsycofoxTV 3 роки тому +118

    Treino a 13 anos, faixa preta desde 2019, realmente faixa não é tudo, tem galera que luta a 06 anos e é branca, ou porque não quer graduar, foge de graduação etc, mas da trabalho para todo mundo e assim como tem o famoso graduado "agua de salsicha", de azul até preta, aquele cara que ou "comprou" a faixa, graduou antes do previsto, treina por treinar e chega no treino toma calor de menos graduado ou aluno mais novo.
    Sim, a faixa azul é a mais "difícil", como foi dito você quer mostrar trabalho, só que se você não foi um branca faca nos dentes, vai tomar sufoco na azul. Os brancas vão querer bater em você para ter o gostinho de " finalizei um faixa azul", os que já são faixa azul vão testar você que está chegando agora e as faixas coloridas acima já não vão tirar o pé no róla como faziam antes, e isto vai acontecer em todas faixas, mas realmente a azul é choque de realidade que vai separar quem fica e quem vaza.
    Então o jiu jitsu é um estilo de vida, claro, sempre vai ter a galera competidora que vive pro treino, e os alunos que não são competidores mas que fazem aquele treino duro, saem na mão sem medo. Então para quem está pensando em começar, só vai, é um lugar onde o orgulho fica fora do tatame, lá ninguém quer saber seu status, profissão, se é rico ou não, todo mundo esta ali para aprender e ser uma família, ter respeito e humildade.
    Oss.

    • @romulin2129
      @romulin2129 2 роки тому

      crlh mn, tua fala me inspirou a fazer Jiu Jitsu pprt

    • @apenastorugo
      @apenastorugo 2 роки тому

      @@romulin2129 Ja começou?

    • @nilsonjosenunesneto4004
      @nilsonjosenunesneto4004 2 роки тому

      Acho a conquista da saúde o mais importante....tenho vontade de fazer, pela saúde....estou pesquisando muito sobre o JJ e não me interessa faixa....já pratiquei capoeira e não ligava para graduação, só queria está bem com a atividade física/saúde

  • @matheusmarques7009
    @matheusmarques7009 3 роки тому +84

    Eu também to parado na azul kkk Quando vi que não ia conseguir levar a vida competindo eu dei uma desencanada e comecei a treinar num ritmo menor, até ter que parar por causa de mudança. Mas eu com certeza ainda vou voltar e um dos meus objetivos na vida é me tornar faixa preta. O jiu jitsu mudou minha vida completamente e eu indico pra absolutamente qualquer pessoa que esteja interessada. Meu único arrependimento é não ter começado antes, isso teria me poupado várias fases emocionalmente ruins da minha vida.

    • @misaelxavier5787
      @misaelxavier5787 2 місяці тому

      Tmb me arrependo de não ter começado antes oss

  • @fmmusicshop
    @fmmusicshop 3 роки тому +79

    Eu parei na azul por motivos parecidos com os que ele falou. Treinava contra uns moleques que ficavam por conta do JJ o dia todo, e eu tendo que trabalhar, estudar, criar os filhos, ajudar em casa...

  • @gabriel6924
    @gabriel6924 3 роки тому +121

    Jiu-jitsu é minha vida, a faixa azul passa irmão só continuar, a preta tá reservada pra quem nunca desiste

    • @JanRaniel
      @JanRaniel 3 роки тому +2

      Oss!

    • @alexandrealves2877
      @alexandrealves2877 3 роки тому

      Que diferença faz a cor da faixa na cintura? Nunca entendi por qual motivo todos querem a preta, a coral é bem mais bonita.

    • @Welitus
      @Welitus 3 роки тому +3

      @@alexandrealves2877 pra pegar a coral tem que ter quase 50 anos de faixa preta

    • @alexandrealves2877
      @alexandrealves2877 3 роки тому +1

      @@Welitus Depende, o Hélio Gracie pegou a vermelha sem o Mestre dele nem ter dado a faixa! Hahhahahha, sente só essa novidade!

    • @mksj1
      @mksj1 3 роки тому

      Oss!

  • @rafaelgomes5520
    @rafaelgomes5520 2 роки тому +25

    Parei na faixa azul também. Parei com meus 23 anos de idade. Atualmente estou com meus 38 e hoje em dia vejo a galera da minha época na faixa preta. Tenho os meus kimonos guardado até hoje, nao tenho coragem de desfazer, pois ainda acredito que irei voltar. Oss! 🥋

  • @leokarlinski
    @leokarlinski 3 роки тому +100

    Chegar não faixa preta de Jiu-Jitsu não é para qualquer um, não entenda mal. São muitos anos, muitas lesões, provações diárias, dores, problemas com a família, pois muitas vezes não entendem que você está indo treinar. Comecei com 24 anos e hoje tenho 35 anos e sou faixa preta. O caminho é longo. Quando você chega na preta, vê que precisa aprender muita coisa ainda! Boa caminhada a todos e aproveitem cada faixa! Osss

    • @jlec9081
      @jlec9081 3 роки тому +1

      É muito comum se lesionar?
      Qual a frequência de treinos por semana você tinha para chegar na faixa preta?

    • @ThiagoSilva-in7mu
      @ThiagoSilva-in7mu 3 роки тому +7

      ​@@jlec9081 Sim, é quase certo de se lesionar em algum momento, principalmente ligamento do ombro/cotovelo/joelho.

    • @BokerAviv
      @BokerAviv Рік тому +2

      @@ThiagoSilva-in7mu já rompi meu ligamento cruzado anterior no meu joelho
      Tô me recuperando ainda

    • @presidentebolsonaro798
      @presidentebolsonaro798 6 місяців тому +3

      Eu parei na branca em 2019, torci o pé e desloquei os metatarsos, fiz cirurgia e até hoje não voltou 100%, jiu-jitsu me custou muito caro

    • @leokarlinski
      @leokarlinski 6 місяців тому +1

      Pois é. As lesões acontecem mesmo. Até por isso, é legal fazer um reforço. Musculação no meu caso. Assim, você consegue evitar muitas das lesões.

  • @taue01
    @taue01 2 роки тому +46

    Treino desde 2009.
    Sou faixa azul.
    Passei por diversas fases boas de treinos, turmas e campeonatos mas o abuso de substâncias sempre me jogou pra longe dos tatames.
    Já perdi as contas de quantas vezes retornei ao jiu-jítsu, devo ser um recordista em recomeçar, porém todas as vezes foi ele que me recolocou nos trilhos.
    Em seguida retornarei. Desistir jamais.

    • @castronator29
      @castronator29 2 роки тому +1

      Eu também tou tentando parar com a cachaça e o tabaco. Sinceramente, é muito difícil pra mim, más ayuda muito.

    • @PLYDeku
      @PLYDeku 2 роки тому +1

      Parabéns por ter coragem de recomeçar!!!

    • @raquelnascimento2736
      @raquelnascimento2736 2 роки тому +3

      Mano, pedir ajuda não é vergonha. Nem tudo na vida a gente resolve sozinho. Quando somos crianças, precisamos de alguém que entenda sobre andar para nos ensinar. E para coisas assim, precisamos de alguém que saiba sobre o assunto para nos ajudar. Existe um tabu até hoje pra gente que ajuda especializada, psicólogo e essas coisas causam vergonha "não, não preciso". Só que se a gente conseguisse fazer tudo sozinho, não precisaria de família, amigos, médicos, policiais, profissionais da psicologia, terapeutas...

  • @obiologo
    @obiologo 7 місяців тому +1

    Comecei no Jj esse ano. Com 37. To com 1 mês de aulas. Ja me arrependo de n ter começado antes. Mas to tentando fazer o melhor com o que ainda tenho de físico. Tem um colega da turma q tem 17 anos. É uma maquina. Tem mta disposição, é focado, respeitoso e tem um bom físico. Claro que ele vai avançar mais rápido do que eu. Jj tb é sobre humildade pra reconhecer os próprios limites.

  • @Fairplayyyy
    @Fairplayyyy 3 роки тому +473

    Treino muay thai há 12 anos, nunca liguei pra pra prajied. Não prático jiu-jitsu, nem experimentei, mas eu penso muito parecido com o mestre hélio Grace: faixa só serve pra segurar as calças. O que importa é aprender e se aprimorar.

    • @circleidesantos7949
      @circleidesantos7949 3 роки тому +4

      So mais krav maga 🇮🇱

    • @leonardorodrigues5833
      @leonardorodrigues5833 3 роки тому +16

      @@rafaelxuxa4448 esse mestre tem visão pow, ele estimula o cara a continuar, assim ele não perde alunos, mais dindin no bolso. Fora q ele não trata todo mundo em desigualdade. Esse cara é do business kkkkk

    • @brunonunes7310
      @brunonunes7310 3 роки тому +9

      Idem, treino a uns 10 anos e sou "faixa branca". Quando comecei não tinha muita condição, foi um custo pra comprar uniforme, luva etc. Já passei por academias que basicamente só se preocupavam em vender graduação e uniforme... É desestimulante demais isso pra quem tá chegando agora. Na época se não me engano o valor era progressivo, para se graduar na faixa marrom vc pagava tipo uns 400 reais 😲

    • @2411326
      @2411326 3 роки тому +23

      @@rafaelxuxa4448 você então acha que se um cara de 50 anos, que trabalha o dia inteiro e precisa cuidar dos filhos, e treina 3x por semana perder para um cara de 20 anos, que não trabalha e tem um porte físico muito maior do que o de 50, é demérito do cara de 50? que ele não se esforçou o suficiente?

    • @prk30
      @prk30 3 роки тому +3

      O engraçado na frase de Hélio Gracie é que faixa não tem função de cinto, não serve pra segurar a calça...

  • @KAYTOEOG
    @KAYTOEOG 3 роки тому +27

    Treinei durante 7 anos, cheguei na verde com 4 graus, primeiro desisti de participar de campeonatos, já nçao valia mais a pena, gastar 100 pila em um dia pra ganhar um pedaço de metal e nenhum reconhecimento por isso além de nenhum apoio da cidade, logo parei com os treinos em si, se tornou algo massivo e repetitivo, já não tinha mais aquele tezão pra treinar, acho que acabar não recebendo a azul também foi um grande fator pra minha parada, fraturei minha fibula proximo a graduação então fiquei parado por 2 meses, cheguei a voltar a treinar e até participei do treino da graduação, ocorreram diversos problemas com troca de professores já que um aluno em sí traiu o professor construindo sua propria academia e acabando com os treinos, foi pelo menos 2 anos nisso até que não aguentei mais e parei de vez, de um aluno que tinha semana que fazia 9 treinos na semana pra alguém que fazia um treino a cada 3 meses, e enfim parei de vez e nunca mais pisei em um tatame

    • @JanRaniel
      @JanRaniel 3 роки тому

      Que pena, mano. Eu treino jiu há muito tempo, mas nunca ficava tempo suficiente pra graduar, mas como nunca foi minha intenção, acabo não sentindo a mesma frustração que você. Não me importo com a faixa, mas com o conhecimento adquirido. Sinto muito pela sua experiência ruim. Boa sorte!

  • @alexandreniteroidjinflamasom
    @alexandreniteroidjinflamasom 3 роки тому +35

    Tenho 48 anos passei cinco anos na faixa Roxa pois tive vários contra tempos na vida meu Mestre me apoiou na hora que eu mais precisei e eu voltei a treinar e fui graduado faixa marrom uma coisa eu digo não paro mais de treinar jiu-jitsu gosto muito

    • @wendersonsilva3409
      @wendersonsilva3409 6 місяців тому

      Ja pegou a preta?

    • @sidneyclaytonpereira
      @sidneyclaytonpereira 4 місяці тому

      Cara, que bacana isso. Tenho 48 e vou começar a treinar, mas já estava desanimado pela minha idade. Mas vi que você começou bem antes. Parabéns.

  • @ygorcarvalho8230
    @ygorcarvalho8230 3 роки тому +20

    É como dizem... O faixa preta é um faixa branca que não desistiu, se vc realmente gosta de jiu jitsu mas está começando a desanimar, continue!! Isso é só uma fase e todo mundo passa por isso kkkk logo menos vc vai voltar a treinar firme e ficar com a força do Rodolfo, e com as Habilidades dos Mendes.
    Força guerreiro, OSS 💪

  • @nihi_communist
    @nihi_communist 3 роки тому +6

    Eu treinei com o Liboni em Jundiaí durante o período de 2011 à 2013. Ele foi o melhor professor de Jiu Jitsu que eu tive durante meus 5 anos de treinamento. A ética dele se enaltecia diante as outras experiências que eu tive em academias. Nos outros lugares que eu treinei a graduação era um negócio; cobrava-se um valor em cima da cerimônia e meio que todo mundo graduava, nem q fosse pra dar um grau (listra) na faixa. Quando mudei pra acadêmica dele, fiquei meio chocado ao ver como funcionava a graduação lá. Durante os 2 anos que treinei não recebi um grau sequer, enquanto normalmente eu receberia algo a cada 6 meses. O rigor de presença era até que bem grande, eu não costumava faltar muito, talvez umas duas vezes ao mês, e mesmo assim não graduava.

    • @libonitv
      @libonitv 3 роки тому +1

      Bom dia Philippe. Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  • @overivorr
    @overivorr 3 роки тому +392

    Pessoal, Faixa no JJ e na maioria das artes marciais não significa que vc é melhor ou pior lutador.
    Aqueles velhinhos faixa preta que vc ve, vc acha que eles vencem um garotão que ta em plena forma e é faixa roxa por exemplo?
    Faixa significa experiencia, mérito, superação e reconhecimento.
    Se o cara de 20 anos é muito melhor que o outro, é pq JJ não é só técnica, é físico também.
    Então sim, se os dois se dedicam os dois merecem se graduar.

    • @edivansoares1145
      @edivansoares1145 3 роки тому +19

      Jiu jitsu não é só a técnica suave dessa arte marcial (Alavancas, força cinética, inércia, anatomia, projeções contra e a favor da gravidade etc), tem os treinos físicos pra aplicar bem a técnica que aí sim por ciência vence uma pessoa que só usa e aplica errado o uso da força sozinha! Além disso, estratégia, inteligência conta muito e isso não aprende na arte marcial, isso vem da pessoa e a pessoa aprimora conforme faz os rolas

    • @emilianolleite3292
      @emilianolleite3292 3 роки тому +29

      Por levei pau de um velhinho faixa preta no jiu-jitsu kkkk mas aprendi muito kkkk

    • @jilvamoliveira7337
      @jilvamoliveira7337 3 роки тому +11

      Manda um facha roxa lutar com um facha preta 3°grau pra tu ver se ñ tem diferença.

    • @victormiguel5464
      @victormiguel5464 3 роки тому +7

      a juventude não pode subestimar a experiência, e a experiência não pode subestimar a juventude

    • @thalisonreis500
      @thalisonreis500 3 роки тому +7

      A resposta da sua pergunta é sim. Tem velho por aí que destrói um moleque novo faixa roxa.

  • @danroll81
    @danroll81 2 роки тому +4

    Treino desde 2015, parei e voltei diversas vezes nesses anos. Sou faixa branca que hj parece ate preta de tao encardida. Estou proximo de graduar azul mas nao tem sido nada facil minha jornada no JJ com 2 filhos e trabalho, desemprego no meio. Uma coisa eh certa me faz muito bem p/ a cabeca. Hj vejo como terapia, me tirou da depressao. Sou muito grato a essa arte e as pessoas que encontrei no JJ.

  • @itamarsilvestrerodriguesfi9472
    @itamarsilvestrerodriguesfi9472 3 роки тому +2

    Na fase da minha adolescência eu vivia na academia treinava de manhã de tarde e a noite, respirava Jiu Jitsu, infelizmente após ser contratado para trabalhar em uma empresa de distribuição elétrica da minha cidade tive que trabalhar viajando, aos pouco os meus treinos foram diminuindo até eu para de treinar. Durante esse período eu foquei na minha profissão concluí nesse ano de 2031 a faculdade montei a minha loja física esse ano eu quero voltar a fazer o que eu mais gostava na vida tem 10 anos que a faixa azul está guardada. Vamos voltar com foco e persistência quem aprende a andar de bicicleta nunca esquece assim também é no Jiu Jitsu.

  • @thiagogoncalo8243
    @thiagogoncalo8243 2 роки тому +4

    Treino desde 2013, hoje sou faixa roxa com dois graus, e realmente muitos desistem na faixa azul conheço muitas pessoas que desistiu, o jiu-jitsu mudou minha vida, tive depressão na adolescência e o treino foi meu único refúgio, em outubro faço 9 anos de jiu-jitsu.

  • @MalconeRobertoSantosPere-nu7gr
    @MalconeRobertoSantosPere-nu7gr 4 місяці тому

    Ótimas suas explicações; sua conduta como prof.; sua forma de graduar; de analizar/examinar para trocas de faixas; parabéns 👏!

  • @cortapod1858
    @cortapod1858 3 роки тому +64

    Os PODCAST top tem poucos inscritos.... E os ruins é considerado maior..... Isso representa a indentidade do nosso 🇧🇷 esse pode cast q tinha q ter milhões..... Nem sempre o Maior é o 🍯lhor

    • @engitalomedeiros
      @engitalomedeiros 3 роки тому +4

      Esse é realmente muito bom, ele deixa o entrevistado bem a vontade p falar, nos mais famosos os entrevistadores são o centro da atenção e tudo vira uma palhaçada

    • @vitorbueno4301
      @vitorbueno4301 3 роки тому

      Melhor assim, podcast grande tá tudo surfando a mesma onda. Os caras revezam convidado, o mesmo convidado tira a semana inteira pra ir nos 10 podcast mais famoso do Brasil falar exatamente a mesma coisa. Petry faz um favor pra nós e pra ele mesmo trazendo esse pessoal.

    • @pedrocardoso7806
      @pedrocardoso7806 3 роки тому

      escreve direito esquisito

  • @Nemiasropeacess
    @Nemiasropeacess 3 роки тому +6

    O jiu-jitsu antes tinha um propósito que era a preparação do guerreiro dentro é fora do dojo .
    Hj e comercial assim como todas as lutas .
    A faixa antes no jiu-jitsu era duas agora tem várias cores pra motivação dos alunos .
    Oss

    • @ramsesjunior8844
      @ramsesjunior8844 3 роки тому

      Cara isso de duas faixas era padrão de artes marciais

  • @seilaoquemvc2
    @seilaoquemvc2 3 роки тому +3

    em toda arte marcial muita gente desiste na segunda e na penúltima faixa.... pelo menos é essa a minha experiência nos 29 anos de Karate, Kendo e Jiu Jitsu que eu tenho somados haha
    no Karate uma galera para na amarela, que é a segunda, quem passa até a vermelha usualmente chega na marrom.
    e na Marrom, como ela leva muito tempo, mais um monte de gente larga também.
    no JJ, em especial, são poucas faixas mesmo, usualmente o cara passa anos na azul (o que eu mais vi por aí foi coisa de 6 meses a 1 ano na branca, depois uns 3 anos de Azul) e a maioria das pessoas não se mantém no mesmo hobby por todo esse tempo de todo jeito.
    quando o pessoal pergunta "em quanto tempo uma pessoa normal pega a faixa preta" eu usualmente respondo "uma pessoa normal não pega a faixa preta" hahah
    Osu!

    • @lucaspoentes
      @lucaspoentes 3 роки тому

      "uma pessoa normal não pega a faixa preta" HAHAHA. Boa

  • @hugon.c.rainha3176
    @hugon.c.rainha3176 8 місяців тому +1

    A faixa azul... Comecei em 2006, fui ate 2008. Voltei... Parei em 2012, e em 2024 recomecei.
    Nao se trata da faix azul mais, se trata de eu me tornar alguem melhor na disciplina e continuar o processo de constante evolução e aprendizado.
    E, com esse pensamento, se assim for merecedor, 12 anos depois continuar graduando e quem sabe vem a roxa esse ano.

  • @antonioinaciodasilvajunior2825
    @antonioinaciodasilvajunior2825 3 роки тому +5

    Que Deus, em sua infinita bondade, lhe dê tudo de bom que você merece. Que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade.Parabéns ao excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!!!

  • @heversongomez7697
    @heversongomez7697 3 роки тому +3

    Não é de hoje que a turma para na azul. Na época que comecei treinar jiu, aqui em Natal RN. Nós anos de 1994. O auge era a azul. Até pq não existia muitos mestres e os picas eram o roxa e marrom. Daí, tinha esse lance de parar na azul, seria como se fosse um marrom hj. Ou um roxa.
    Abraço mestre. Bem legal esse corte! Tô na marrom ainda! Quem sabe um dia vire blackbelt! Porém esse sistema de faixa nem sempre funciona. Pq oq branca competidor é diferente do branca que treina pela filosofia! E ainda tem o lance do cara que trabalha e treina, e tem o boyzao que só treina e treina! Realmente a meritocracia não funciona nem no bjj. Parabéns o mestre, foi bem lúcido!

  • @eliasshrekBJJ
    @eliasshrekBJJ 3 роки тому +17

    Sou Faixa Azul de JJ Pretendo Continuar Treinando e Assim se Deus Quiser Com Um Bom Tempo chegar a Black Belt.
    Amo o jiu Jitsu Comecei a Treinar à 1 Ano por Causa Do Meu Filho que Vai Passar para a Amarela esse Ano.

  • @diogosilva2905
    @diogosilva2905 3 роки тому +21

    Treinei na academia do Nilson em jundiai há uns anos atrás ! Não consegui fazer nada …tinha resposta pra tudo …absurdo …tá maluco !
    Vou voltar em breve !

  • @fernandorocha7577
    @fernandorocha7577 3 роки тому +8

    Comecei o jiu-jitsu em 2014, junto com meu pai. Porém para treinar eu precisava tirar notas boas no colégio, e sempre fiquei oscilando kkkkk então nunca treinei direito, mas sempre que ia me dedicava ao máximo. Em 2016 foi o único ano que consegui treinar por 7 meses seguidos e foi aí que consegui pegar 2 graus na branca. Fiquei parado de 2016 até novembro desse ano (2021). Meu pai nunca parou, tá na marrom com 2 graus. E agora quando voltei parece que voltei de onde parei. Até agora só fui finalizado pelos faixas preta. Os roxas e azuis tão sofrendo comigo. E os brancas... misericórdia. Não importa se estou na branca ainda, mas ainda vou ser campeão mundial. Oss👊

    • @user-qp1yr1qy9g
      @user-qp1yr1qy9g 2 роки тому +1

      Seu coroa fez isso pra equilibrar o nível de vcs 2 kkk

  • @alexandreferreirasantana5005
    @alexandreferreirasantana5005 3 роки тому

    Azul é uma das melhores faixas no jiu-jitsu, onde o praticante lapida o seu jogo e ganha mais experiência. Recebi minha faixa roxa aos 19 anos é sou grato aos 2 anos de blue belt que passei. Hoje estou me preparando para eventos competitivos aqui no Rio. Pra galera que manja de BJJ, Brasileiro da IBJJF tá aqui no RJ, tudo nosso!!!

  • @meg4z
    @meg4z 3 роки тому +6

    ele passou o corte explicando que ele acha o sistema de mérito injusto e que criou um sistema diferente que tem como base..... O MÉRITO, GENIUS.

    • @plugingames6989
      @plugingames6989 2 роки тому

      O sistema dele tem como base a assiduidade e não a habilidade

  • @Lucassilva-ef5lz
    @Lucassilva-ef5lz Рік тому

    Meu filho tem 4 anos e gosta muito desta arte, já faz um mês que ele começou 🙏🏻 o melhor de tudo ele quem disse quero fazer 🙏🏻

  • @du0712
    @du0712 3 роки тому +5

    Eu fiz uma aula de jiu, eu pesava 93 kilos, mas minha altura é 1,89, não tinha pessoa do meu peso, então o professor colocou com um gordo que pesava parecido comigo, dei um mata leão nele, ele se jogou para trás, a maior parte do peso dele foi do meu lado esquerdo, tive uma fratura na costela, depois de muito tempo voltei, pouco tempo machuquei o ombro, então para mim foi questão de lesão parar

  • @The_mamadas
    @The_mamadas Рік тому +1

    Fiz 17 anos esse ano, comecei a treinar com 6/7 anos inspirado na minha mãe, mas nunca fiquei muito tempo numa academia treinando, foi sempre um para e volta, mas agora sinto que nunca mais vou parar, quero tornar o jiu-jitsu meu estilo de vida, estou na branca com 4 graus, pretendo parar com o jiu-jitsu quando morrer apenas. Oss

  • @rodrigofagundesgomes272
    @rodrigofagundesgomes272 3 роки тому +8

    Eu cai na maldição da azul, recebi a faixa e logo após fiz uma cirurgia na lombar que acabou com a minha vida. Sonho que estou lutando e acordo com dor e a coluna travada todos os dias, é muito triste. Uns com saúde e matando treino ou fazendo corpo mole, outros querendo e não podem.

    • @victorcunha8874
      @victorcunha8874 3 роки тому

      O que houve com sua lombar?

    • @GuerillaLPU9
      @GuerillaLPU9 3 роки тому +1

      Amigo, já pensou em procurar a quiropraxia? Ajuda muito a colocar tudo no lugar e aliviar as dores. Muitas vezes essas dores pode vir de desequilíbrio corporal e nas sessões de quiro eles ajeitam pra vc.
      Boa sorte e melhoras!
      Oss!

  • @Tycoontattoo1
    @Tycoontattoo1 2 роки тому +2

    Eu só fiz até a azul pq achei o suficiente pra minha área de trabalho como segurança , foco muito no meu boxe mas continuo treinando JJ sem kimono grande arte suave sou fã e acredito que sem chão o lutador é indefeso ...

  • @O.Eduardo_Silva
    @O.Eduardo_Silva 3 роки тому +15

    Achei extremamente correto o posicionamento deste professor.
    Vejam bem, a tal da meritocracia traz injustiça ao tatame quando se fala em jiu-jitsu amador. Trago meu exemplo: Tenho 40 anos, família e trabalho o dia inteiro e me desdobro pra treinar 3 vezes na semana.. pois bem, o professor me coloca pra fazer um rola com um cara de 19 anos, sujeito esse que já acorda de manhã pensando na janta pq não faz nada o dia todo. Durante o rola, o muleque passa o carro em mim, daí vem o instrutor e aos gritos me chama de mole. Mole???? O treino começa às 19:00 e se ele soubesse o tanto de leão que eu já matei durante o dia antes de estar alí ele não falaria uma merda dessas ( o instrutor tbm é novinho, tem idade pra ser meu filho), já o professor ( fx preta) fica indiferente, cagando pra tudo isso! Ele defende a meritocracia, tanto que um aluno que começou comigo em 3 anos já está na roxa e eu permanecia na branca. Digo permanecia pq saí da academia, pagar 120 conto pra levar grito, ficar jogado sem nem ao menos ganhar um mísero grau e ser chamado de mole aos 40 anos não é pra mim!!!

    • @rafaelmartinsgreve748
      @rafaelmartinsgreve748 2 роки тому +1

      Eduardo, mesmo que você "seja mole", é injustificável fazer isso com um aluno, cada um tem um propósito, às vezes você só quer praticar um esporte tranquilo e ir trabalhar no outro dia.
      Eu rolo pesado com quem gosta, e rolo tranquilaço com quem não tem a vibe de competição, isso que você relatou acontece pq a maioria dos instrutores do jiu não são educadores, e sim apenas graduados.
      Estou no último ano da graduação de educação física, tbm tenho dificuldade em pagar academia de jiu, pq a maioria tem a metodologia paleolítica (e olha que eu sou um cara que curte competição).

    • @O.Eduardo_Silva
      @O.Eduardo_Silva 2 роки тому

      @@rafaelmartinsgreve748 Cara, vc disse tudo! "Não são educadores, são graduados". Taí a total diferença.

  • @ksuco
    @ksuco 3 роки тому

    Realmente é verdade para uma pessoa que trabalha e dependendo do trabalho que exija mais do corpo ir machucado prejudica muito, fora que as lesões de jiujitsu e judô são de tratamentos longos e ate necessita de cirurgia, alguem com familia que dependa da pessoa fica realmente muito ruim.

  • @Edu31a
    @Edu31a 3 роки тому +8

    Treinei por exatos dois anos e estava na azul com 01 grau. Parei pq o jiu se tornou repetitivo pra mim. Uma coisa é fato, quando vc pega a azul, todos os brancas querem te atropelar, os azuis não querem perder pra vc, e os roxas pra cima não irão te dar mole. Quando vc perde pra um branca, vc fica desanimado kk

    • @lucasvirgilio24
      @lucasvirgilio24 2 роки тому

      kkkkkkkkk, pode ser uma questão de perspectiva. Perder pra um branca, pode ser que ele, na verdade, já é um azul que não foi graduado ainda.

    • @Edu31a
      @Edu31a 2 роки тому +2

      @@lucasvirgilio24 Ou o branca tem nível de azul ou azul não é tão preparado. Um azul que treina 2x na semana, pode perder fácil pra um branca que treina 5xsem e duas vezes ao dia focando em competição por exemplo.

  • @RicardoSilva-lm8ph
    @RicardoSilva-lm8ph 2 роки тому

    Sistema de troca de faixa em que o aluno tem que cumprir as aulas, não deixa de ser mérito. Continua a meritocracia. A diferença é que o foco não é a performance ou o resultado em termos de desenvolvimento na luta/ arte, mas ele terá o reconhecimento pelo esforço e dedicação de comparecimento às aulas, mérito do aluno que cumpriu o requisito de presença.

  • @rogeriodias8443
    @rogeriodias8443 3 роки тому +4

    Independente do tempo e da arte marcial não é fácil chegar numa faixa preta, só quem e guerreiro chega mesmo, trabalhar, estudar, treinar, se alimentar bem, dieta, musculação, perca de peso para campeonato, lesões, cirurgias por conta do jiu jitsu, problemas diversos da vida. Quando peguei minha faixa preta de jiu-jitsu passei por um testes de graduação, mas o professor tem que te indicar se merece, você precisa evoluir nos treinos e no caráter ao longo do caminho, ser uma pessoa do bem ! Picareta não fica no tatame ! no meu exame de faixa preta fiquei das 17 hs as 22 hs sendo avaliado em todos os golpes do kata desde a faixa branca até a marrom por grau (quedas, defesa pessoal que e negligenciada em algumas academias e golpes traumaticos), outra questão e além da técnica você merece mesmo uma mudança de faixa ? Isso só o seu professor sabe. Agora e inegável os benefícios do jiu-jitsu, paciência, controle emocional, amizades de anos de tatame, uma família nova, busca de uma vida mais saudável (para aguentar a rotina de treinos), e o mais importante a vida "nunca" vai te abalar você vai saber cair e levantar assim como no treino pode acreditar !!! Procure uma academia que você possa levar sua esposa e seus filhos, aí será um ótimo ambiente. Oss

  • @ivanluizmma
    @ivanluizmma 2 роки тому

    Ele tem razão, esse sistema de faixas q muitas academias adotam disistimula a maioria das pessoas que não são competidores

  • @RaffaFilmmaker
    @RaffaFilmmaker 3 роки тому +3

    Cada um cresce conforme o merecimento dele, não tem a ver com o outro cara e com a vida dele!

  • @jucenildofaustino6028
    @jucenildofaustino6028 Рік тому

    Acredito que receber a faixa por mérito é o mais ideal

  • @leo.nicolau85
    @leo.nicolau85 7 місяців тому +3

    Eu observo que na faixa branca há motivos drasticamente diferentes das desistências ocorridas na faixa azul...
    1. A faixa branca é a qual onde mais deve-se trabalhar estímulo e ambição nos alunos (principalmente os adultos, em especial nas faixas etárias de 16, 20, 30 e 40 anos, que estão na luta por motivações diferentes uns dos outros). E professores que não usam de boa liderança para conseguir identificar e trabalhar ambições (dentro destas nuances) nos seus faixas brancas tendem a enfrentar muitas dificuldades para manter seus trabalhos, pois os faixas brancas são as sementes de todas as academias, independente da faixa etária. Eles são a base de crescimento de toda e qualquer equipe. Os graduados (azul pra cima) são os que já escolheram a luta, e ajudam a regar estas "sementes", possibilitando acolher o aumento da base, e a difusão do trabalho. As equipes que perdem demasiadamente faixas brancas, normalmente, observo que tem trabalhos ainda fracos de acolhimento, também de identificação e estímulo (ainda que possa haver ótima metodologia de ensino).
    2. Na faixa azul, também, além do índice de lesões ser maior, há também de certa forma um chamado à responsabilidade, pois o faixa azul não é somente mais cobrado ou exigido nos treinos, mas também quanto a postura, a auxiliar mais os companheiros mais novos de treino, a ser mais aderente à equipe. E é ali que fica muito evidenciado que muita gente só quis pegar a faixa azul para sair da faixa branca (pelo status), mas não para abraçar a responsabilidade de ser um graduado dentro de uma equipe, que traz consigo papéis novos também, além de aumento de exigência de performance, pois (juntamente com o faixa roxa) o faixa azul é o cartão de visitas de toda equipe (onde muita gente pensa equivocadamente que é o faixa preta).

  • @Prod.BG_Rj
    @Prod.BG_Rj 2 роки тому

    Eu me amarrava em treinar, com 1 mês de treino eu dava um amasso na maioria dos faixa azul. Infelizmente eu não peguei a azul pq eu tive que deixar de treinar antes de conseguir a faixa (não tinha dinheiro pra pagar e quanto tive dinheiro me faltou tempo).
    Amo jiu-jitsu e carrego todo o aprendizado cmg hj

  • @slavinsckifighter
    @slavinsckifighter 3 роки тому +9

    Entendi o método dele e não acho ruim, mas creio que ele compreendeu o sistema de "meritocracia" dentro das artes marciais de maneira equivocada.

    • @GUOLVI
      @GUOLVI 3 роки тому +3

      Meritocracia é um erro na essência da palavra, independente de onde aplicada.

  • @gutinomartins4911
    @gutinomartins4911 3 роки тому

    Liboni é fera pra caramba. Jundiaí na veia! Grande Nilba!

  • @ocachorro
    @ocachorro 3 роки тому +57

    Parei na branca, sem graus. Primeiro veio uma lesão grave, fiquei 4 meses parado, segundo, veio uma mudança de casa que me limitou financeiramente e em questão de tempo, terceiro, veio outra mudança, agora de cidade, onde eu teria tempo e grana pra treinar, mas veio a pandemia.
    Agora em setembro tomo minha segunda dose da vacina e espero poder voltar a treinar.
    Oss

    • @tksnx1269
      @tksnx1269 3 роки тому +3

      Qual lesão você teve, guerreiro?

    • @ocachorro
      @ocachorro 3 роки тому +15

      @@tksnx1269 Então cara, dizem que jiu é violento, minha lesão foi jogando futebol, rompi três ligamentos do tornozelo direito kk 3 meses de fisioterapia e sem poder pisar no chão direito

    • @samuelalmeida8175
      @samuelalmeida8175 3 роки тому +8

      @@ocachorro Eu achando que a lesão foi por causa do jj kkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ocachorro
      @ocachorro 3 роки тому +3

      @@samuelalmeida8175 não, jj só trouxe alegria kkk

    • @xacolate
      @xacolate 3 роки тому +6

      Tive que parar na Roxa por não ter mais tempo.
      Já estourei ombro, nariz e joelho.
      Nariz :Faixa branca ajoelhou no meu nariz treinando posição.
      Joelho :Na 50/50 faixa azul treinando posição de jogou e fodeu meu joelho.
      Ombro: Fui rolar com um preta e o cara cagou meu ombro.
      Na época eu rolava com caras de 100kg p cima e tinha só 80.
      Hj eu tenho 98 e entendo pq geral prefere ser passador com esse peso.
      Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @vidacomum3376
    @vidacomum3376 3 роки тому +1

    Nunca reparei em ninguém aliviando, dependente de cor faixa. Sempre foi brabo!

  • @Biopontini
    @Biopontini 3 роки тому +68

    Faço parte do time que parou na faixa azul kkkk sdds dessa época!

  • @Nycolas001
    @Nycolas001 3 роки тому +11

    Petri, trás um cara do judo pro podcast, ia ser daora tambem

    • @GuerillaLPU9
      @GuerillaLPU9 3 роки тому

      Boa! Admiro demais a arte do judô, os caras tem uma disciplina monstra. A maioria dos judocas são pessoas honradíssimas

  • @anavillalobos2638
    @anavillalobos2638 3 роки тому +12

    para graduar acho que o mestre tem que olhar para a individualidade do aluno sempre! tem aluno que pega as posições mais facil, tem quadril mais solto etc. eu por exemplo quando comecei no jiu nem cambalhota eu sabia dar, meu mestre tinha que me passar as posições separado pq eu nao conseguia acompanhar ainda, mas eu me dedicava muito, treinava cambalhota em casa ate aprender, chegava uns 20 minutos mais cedo para praticar no tatame etc!
    o que faz muita gente desistir é o ego, eu por exemplo, NADA estava ao meu favor, era a unica mulher na academia, estava obesa, tinha 0 desenvoltura, nao é qualquer um que aguenta tomar bucha todo treino e ouvir piadinha e seguir em frente
    mas eu amo jiu jitsu e passaria por tudo de novo ou até pior
    eu caminhava 20 min na neve 3x por semana para ir treinar
    nunca faltava
    nao existe desculpa quando voce de fato quer algo.

  • @ronaoddonaldo1497
    @ronaoddonaldo1497 3 роки тому +2

    Eu acho q é mais por conta da rotina, a maioria começa no JJ com uns 11-15 anos, pega geralmente azul com seus 16-19, essa fase se vc n quiser ser atleta, a vida te cobra outras prioridades como estudo e trabalho

  • @DeathStein1
    @DeathStein1 3 роки тому +195

    Acho que, como eu, muitos desistem do Jiu em razão das turmas não serem, em sua grande maioria, separadas por faixas, de forma que logo na primeira aula o iniciante já tem que aprender uma técnica complexa que dificilmente vai conseguir colocar em prática. Na minha visão, Jiu só dá para aprender tendo alguém muito presente ensinando, muita repetição de técnica e uma progressão clara do que dever ser aprendido em cada faixa. Além disso, o fato do Jiu ser tratado apenas como esporte também desanima muito, pois priorizam técnicas que só tem aplicação em torneios e que exigem a roupa específica, quem entra achando que vai aprender uma defesa pessoal sai decepcionado e pode até piorar a própria situação em uma situação de confronto, pois na rua "caiu no chão é bola".

    • @caioleonardo4087
      @caioleonardo4087 3 роки тому +45

      Cara falando por mim quando eu comecei eu aprendia MT treinando com os caras mais graduados pelo menos na minha academia, apesar de eu ser amassado pra kralho eles me davam bastante dica e iam sempre mais leve do que eles iam em pessoas que já treinavam. E tipo eu gostava de ver minha evolução tb dava pra notar isso bem pq os cara começaram a ir mais pesado e vc nota eu sempre achei isso legal dms

    • @DeathStein1
      @DeathStein1 3 роки тому +5

      @@rafaelxuxa4448 Não disse que todas, mas sim a maioria. Cheguei a treinar em 2, mas conheço pessoas que treinavam em academias diferentes e cheguei à conclusão de que esse era o padrão das academias, embora também soubesse que existem academias com outras metologias, mas que geralmente são bem mais caras também. De fato, as aulas de submission eram as que eu mais gostava e me empenhava, mas só tinha 1 por semana, ou seja, de pouco impacto no geral.

    • @AndréLuiz-n2b
      @AndréLuiz-n2b 3 роки тому +9

      Porra eu penso exatamente assim, eu sou faixa roxa de Jiu-Jitsu mas nunca gostei de Jiu-Jitsu esportivo, é muito chato.

    • @antoniocarlos-tw3pu
      @antoniocarlos-tw3pu 3 роки тому +1

      FALOU TUDO!

    • @thiagotavares2518
      @thiagotavares2518 3 роки тому +1

      eu vejo jiu jitsu como defesa pessoal, sou faixa branca e tento só usar ataques que usa no sem pano, tipo chave de braço, katagatame, pega as costa e ir pro mata leão, triangulo, baiana, single leg, bom q onde treino ensinam defesa pessoal em lutas em pé, jiu jitsu é complexo pois exige muita repetição e estrategias sempre é bom ter um parceiro de treino pra fazer umas variaçao e repetição extra

  • @joaopaulosouzabueno4799
    @joaopaulosouzabueno4799 2 роки тому

    Top. Esse método de( avaliação individual) NA MINHA OPINIÃO É O MAIS CORRETO.

  • @Leonardo-ku9ks
    @Leonardo-ku9ks 3 роки тому +16

    Cara eu fiz Muay Thai e Jiu Jitsu por alguns anos e nunca participei de nenhuma graduação ( a academia cobrava um valor ).
    Acredito que faixa seja importante aos que querem trabalhar ou competir, aos que querem apenas fazer um sparring e aprender a se defender/atacar não e necessário.

    • @pianosongs3433
      @pianosongs3433 3 роки тому

      Até pq Muay Thai nem graduação tem

    • @pianosongs3433
      @pianosongs3433 3 роки тому

      @Diogo muay thai, mas cuidado pra não ir numa academia que foca no "fit"

    • @Leonardo-ku9ks
      @Leonardo-ku9ks 3 роки тому

      @Diogo em uma briga mano a mano jj e melhor. Mais pra se defender em uma festa ou briga em grupo m. thai e mais indicado.

    • @Nando_Oliveira
      @Nando_Oliveira 3 роки тому +1

      Eu fiz 10 anos de kung fu e uns 5 de muay thay e nunca saí da branca no kung fu nem fiz graduação no Thay tb kkkkkk não queria ser lutador, queria ficar no shape e saber me defender e tava ótimo.
      Caro pra cacete se graduar, nem faz sentido

    • @pianosongs3433
      @pianosongs3433 3 роки тому

      @@Nando_Oliveira Exato man kkkkkkkk

  • @anselmocristovfalandocomom7775
    @anselmocristovfalandocomom7775 2 роки тому

    Eu não treino jiu jitsu, mas esse sistema que ele criou não é a melhor saida tbm, ele como professor tem avaliar o mérito de cada um, o cara que treina todo dia o dia inteiro as vezes nem é tão bom quanto o cara que trabalha e se dedica! Quando eu treina Taekwondo eu não trocava de faixa, meu professor me ensinava tudo conforme eu ia evoluindo, por que sabia que eu era dedicado, enquanto tinha uns caras que se achavam por ter feito o teste e passado pra pegar a amarela, mas na hora de ligar comigo não tinha o mesmo desempenho! Nesse sistema dele o aluno não repete por falta, mesmo que ele não se dedique tanto!

  • @Srta.Lataliza
    @Srta.Lataliza 2 роки тому +6

    A faixa azul é tensa... Kkkkk Tô anos na faixa azul, tô fazendo doutorado nela já. A espera do meu mestre achar que sou digna da roxa. 💪🥋

  • @kitana-mygermansheperd5228
    @kitana-mygermansheperd5228 3 роки тому

    Cumprir um número de aulas é mérito. O cara que não trabalha vai graduar mais rápido pois vai comparecer a mais aulas.

    • @victorcunha8874
      @victorcunha8874 3 роки тому

      a questão não é velocidade não, mas sim ter um parâmetro e aprender a mesma coisa

  • @GameGuijo
    @GameGuijo 3 роки тому +4

    Estou na marrom e passei pelas faixas infantis e creio que a pior faixa ainda seria a azul, é muito sofrido, de uma faixa inicial que é a branca, ele vai para um nível intermediário a avançado, então existe aquele sufoco neste tempo! Mas pelo conhecimento que o jiu Jitsu trás para a vida vale a pena

  • @Felipe-yu4kz
    @Felipe-yu4kz 2 роки тому +1

    comecei com 12 e aos 13 eu ja era faixa verde, gostava mt de fazer, aquilo era meu dom, nunca perdia uma luta mas tive que parar por conta que eu entrei em depressão por conta de problemas da vida. Consegui sair da depressão e voltei ao jiu jitsu mas por conta de problemas financeiros eu parei dnv kkk. (hj tenho 16 anos)

  • @shadyif
    @shadyif 3 роки тому +10

    Sobre a graduação por presença. Da mesma forma é mérito. Pois nesse caso, avalia-se a presença como mérito.

    • @guilhermeferreira7569
      @guilhermeferreira7569 3 роки тому +1

      Na verdade meritocracia não se trata de esforço ou empenho e sim de resultados. Pensa em uma escola onde tem dois alunos, um aprende e evolui muito, o outro somente comparece. No fim, para poder ajudar o aluno que não teve resultados, vc segura a evolução do outro para não ser "Injusto".

    • @shadyif
      @shadyif 3 роки тому

      @@guilhermeferreira7569 O "aprender" vem com esforço e a consequência são os resultados. E isso é meritocracia. A palavra meritocracia vem daqueles que possuem mais esforço/dedicação a algo.

    • @guilhermeferreira7569
      @guilhermeferreira7569 3 роки тому +1

      @@shadyif A ideia é que pessoas tem aptidões, metabolismo e habilidades diferentes. Então, mesmo que se esforcem da mesmo forma não terão o mesmo resultado, por isso comentei que o mérito tem relação com os resultados e não com o esforço. Um aluno precisa ter X habilidades e conhecimentos para estar em determinada faixa, se um aluno precisa de mais tempo para aprender tem que ser respeitado, mas o aluno que já tem as competências tem que ir adiante tentar planificar as pessoas é bem ruim. Isso até é um problema da educação básica sabe, mas dai é outro assunto srsrsrrs

  • @lenondias5482
    @lenondias5482 3 роки тому

    Bacana!! Estou na faixa azul e só parei porque fui transferido e as academias da minha cidade é só pancadaria de maluco!! JJ é outra vibe! Estilo de vida! Voltarei meu norte é a sabedoria não as faixas OSSSSSAAAAA

  • @R4t40R86s
    @R4t40R86s 2 роки тому +4

    O grande problema das academias de Jiu Jitsu hoje em dia, é que chega um aluno novo faixa branca e já começa a treinar com os graduados passando o carro no cara (ao ponto de machucar, como já vi várias vezes). Nunca vi uma academia de SP, ensinando o "Beabá" para um aluno novo.
    A enorme maioria já coloca o cara sem saber se quer o que é uma guarda pra rolar com os demais no primeiro dia, aí o cara toma um pau, se machuca todo e nunca mais volta com razão.

  • @le_indio7074
    @le_indio7074 3 роки тому

    Eu parei na azul não porque eu quis desistir... mais por conta de não conseguir conciliar trabalho e treino... porém voltarei com sangue nos olhos e vou pra cima mesmo... quanto mais buscar comer treino mais evoluído o atleta fica.

  • @wine8603
    @wine8603 3 роки тому +18

    Hahahahah muito real. Sou Azul há quase 10 anos kkkkk.
    Essas graduação a mais pra criança não conhecia não, na minha época eram só 3.

    • @glaucoferreira8842
      @glaucoferreira8842 3 роки тому +2

      Tbm 10 anos de azul

    • @Kodam_
      @Kodam_ 3 роки тому

      10 anos na azul

    • @gabrielbandeira5329
      @gabrielbandeira5329 3 роки тому

      CARALHO

    • @juliosantos6104
      @juliosantos6104 3 роки тому

      Conheço um cara quê está a mais de sete anos na faixa azul mas já tem um nível muito alto é já vi dando trabalho para faixas roxas , marrons é até alguns faixas pretas .

    • @wine8603
      @wine8603 3 роки тому +3

      @@juliosantos6104 alguns preferem ficar na faixa por mais tempo pra competir, porque conforme vai subindo, os campeonatos ficam mais difíceis. Eu tô na azul porque paro e volto muitas vezes, ou seja, me falta dedicação.

  • @mateusr2510
    @mateusr2510 3 роки тому

    Parei por motivo de lesão … parei na roxa .. meu sonho era chegar na marrom no mínimo mas meu corpo não aguentou …. Rompi o LCA do joelho e por hora não tenho condição de operar e o sus no Brasil o cara morre na fila kkk mesmo assim máximo respeito a arte suave e todos os benefícios que os esportes trazem … Oss … grato sempre pelo BJJ

  • @leonardchaves3128
    @leonardchaves3128 3 роки тому +6

    Um monte de faixas, um monte de exames e um monte de dinheiro. Besta é quem cai.

    • @circleidesantos7949
      @circleidesantos7949 3 роки тому

      Besta é quem tá comentando

    • @valentin6085
      @valentin6085 3 роки тому

      Parabéns, esse foi um dos comentários mais burros que eu já vi na internet.

    • @Bruno-kj4tb
      @Bruno-kj4tb 2 роки тому

      E depois de anos de treinamento vai desafiar um cara armado e morre por não saber defesa pessoal.

  • @KurouzuBS13
    @KurouzuBS13 2 роки тому +1

    A época que eu fiz jiu jitsu foi uma das melhores da minha vida

  • @g.vitor4063
    @g.vitor4063 3 роки тому +31

    Não sou professor e provavelmente não serei, mas passar de grau automaticamente comparecendo a aulas me parece bem merlim.

    • @RafaelMunizYT
      @RafaelMunizYT 3 роки тому +24

      Ele não disse q passa por presença, ele faz avaliação durante a aula e se o cara não estiver indo bem não vai progredir

    • @libonitv
      @libonitv 3 роки тому +4

      @@RafaelMunizYT Boa Rafael!

    • @g.vitor4063
      @g.vitor4063 3 роки тому +1

      @@RafaelMunizYT, me parece mais desculpa. Mas de qualquer forma, acho que só eu vendo na prática para saber. O pensamento dele já está errado, mas talvez funcione.

    • @fernandocardoso5207
      @fernandocardoso5207 3 роки тому

      @@g.vitor4063 achei estranho também querer da a faixa só porque tá indo (praticando). Eu acho que deveria ganhar a faixa por conhecimento das técnicas e a boa aplicação delas. O aluno conhecendo cada técnica de cada faixa e sabendo aplicar com maestria, ele deve partir pra outro nível. Tendo ele tempo ou não pra praticar, ele tem que saber as técnicas e pronto.

    • @fernandocardoso5207
      @fernandocardoso5207 3 роки тому +1

      Se preocupar em dar uma faixa só porque o cara trabalha muito por fora é meio banal.

  • @CarlosEduardo-qg6xq
    @CarlosEduardo-qg6xq 3 роки тому

    Minha vida no JJ é aos trancos e barrancos... Muitas lesões, joelho estourado entre outras... Começo, aí paro e assim vai, mês que vem volto novamente e a meta de pegar a roxa segue firme, faltam dois graus... Oss

  • @tiagopedra1957
    @tiagopedra1957 3 роки тому +6

    2 a 3 anos para ir pra azul, 2 a 3 anos para sair da azul.
    Se o cara iniciou com 15 anos, no período da azul ela estará iniciando em um trabalho sério, ou no pré-vestibular. É uma fase complicada pra conciliar com um treino sério.

    • @alexandrealves2877
      @alexandrealves2877 3 роки тому +3

      @@davidalexandre9890E no futebol que nem tem faixa? Na natação não tem faixa... Quem precisa de faixa pra se motivar?
      Faixa não serve pra nada na vida de um homem.

    • @alexandrealves2877
      @alexandrealves2877 3 роки тому +4

      @@davidalexandre9890 E Jiu Jitstu depende de faixa pra alguma coisa? Nunca existiu faixa colorida em Artes Marciais, isso é tudo invenção aqui do ocidente para as mentes fracas dos que não conseguem seguir um caminho e precisam de motivação externa. Coisa para mentes infantis, que tem que ganhar pirulito de tempo em tempo pra fazer a lição de casa.
      E aqueles esparadrapos na faixa, quer coisa mais ridícula que aquilo?!
      Tudo besteira, futilidade e perda de tempo de egos infantis que ficam se comparando e fazendo fotinhos pro Instagram.
      Se uma "filosofia de boteco" (não sei quem foi o idiota que te disse que a filosofia oriental é de boteco, você deveria se afastar desses imbecis) consegue "desmotivar" um Artista Marcial, então ele já é um frouxo de marca maior que nem merece receber conhecimento algum de Arte nenhuma.
      Pense o quanto é frouxo o bunda mole que quer enfeitar-se com cores na cintura senão fica demostivadinho e não treina como um homem.
      O cara é um bosta!

  • @InstrutorNavas
    @InstrutorNavas 3 роки тому +1

    Nota 10" para esse professor!

  • @emanuelCostaah
    @emanuelCostaah 3 роки тому +3

    Faixa é simbólico, o trem aperta na hora da luta, aí que veremos se é merecedor ou não.

  • @MarcosNovallis
    @MarcosNovallis Місяць тому +1

    Gasta muito cada faixa

  • @mellocasi
    @mellocasi 3 роки тому +4

    No jj tem muita academia dando graduação e faixa só para manter o aluno feliz e a grana no bolso. Felizmente eu faço num projeto social então os professores não ganham um centavo para ensinar e por isso essa questão da graduação é mais por dedicação, experiência e merecimento. Eu tô praticando a dois meses e meio e recebi meu primeiro grau no último treino.

    • @mellocasi
      @mellocasi 3 роки тому

      @Gian Luiz Guitar Não, é iniciativa privada, não tem nada a ver com o governo. São só duas pessoas que ensinam gratuitamente para quem quer aprender e levar a sério.

  • @eyeofthetiger319
    @eyeofthetiger319 2 місяці тому

    Também tem um ponto. A maioria que chega na azul começa a diminuir a carga de treinos. A galera vai ficando mais preguiçosa até a hora que para de vez.

  • @othonjandir
    @othonjandir 3 роки тому +3

    O que ele falou no final do vídeo trata-se de equidade.

  • @RaphaelFreula
    @RaphaelFreula 3 роки тому +1

    Jiu jitsu me ajudou em tudo na vida nunca desisti passei tudo que é dificuldade.

  • @RobLopes_
    @RobLopes_ 3 роки тому +7

    Tem que voltar a defesa pessoal no jiu-jitsu.

  • @Appelzinho
    @Appelzinho 3 роки тому

    treinei desde os 11 anos e alcancei a faixa verde aos 14 mais ou menos. infelizmente desanimei de diversas coisas incluindo o jj antes de me graduar faixa roxa por problemas pessoais. hj tenho 18 anos e to ansioso pra logo voltar aos treinos.

  • @Jdkeldlgktlwlsldk
    @Jdkeldlgktlwlsldk 3 роки тому +12

    A função da Faixa é pra amarrar o kimono, o que importa mesmo é vc se dedicar e querer sempre evoluir seu jiu-jitsu e nunca desistir

  • @edertavares7617
    @edertavares7617 3 роки тому

    Realmente, a chegada da faixa azul nos dá um choque de realidade. No meu caso, foi qnd passei e enxergar o meu treino como se estivesse me vendo, foi qnd a consciência corporal passou a existir. Realmente os brancas querem fama, dando calor no graduado, e os roxas, marrons e pretas te fazem oque querem. Sem contar que sempre tem os ninjas na mesma faixa. Lesões ocorrem a qqr tempo, em qqr faixa. Importante é saber o pq vc está lá treinando, o qnt te satisfaz, independente do tempo que pode levar, volte, faça o seu melhor, e o estigma da faixa azul passa por vc. Eu vou passar! Oss

  • @eduardofelix5962
    @eduardofelix5962 3 роки тому +4

    Eu acredito que o ego atrapalha essa galera que para na azul pq quando o os cara começa a passar o carro eles não gostam de perder e param.

  • @joaovitorns
    @joaovitorns 3 роки тому +1

    Faixa é mérito cara, isso tem que ser universal, claro que o professor tem que ter a noção da capacidade de cada aluno né.
    Isso faz o jiu jitsu ser tão foda, não pode ser tratado como um curso universitário
    A surpresa em pegar a faixa ( ou não) não tem preço.

  • @Wsgcbepi
    @Wsgcbepi 3 роки тому +5

    Parei no 2° grau da branca,as academias só faltam cobrar taxa pra vc respirar no tatame,50 conto cada esparadrapo na faixa ,um verdadeiro assalto oq fazem com os alunos

    • @johnny9468
      @johnny9468 3 роки тому +2

      Put eu tentando tirar esse pelo da tela aqui...pqp kkk...

    • @lucasfernandes879
      @lucasfernandes879 3 роки тому

      @@johnny9468 kkkkk

    • @MelhoresCastn1
      @MelhoresCastn1 3 роки тому

      Ainda bem onde treino projeto social de graça.

  • @guilhermedasilva2553
    @guilhermedasilva2553 2 роки тому

    Primeiramente oss! Máximo respeito! Venho aqui só deixar minha opinião!
    Jiu-jítsu sem meritocracia o aluno terá faixa mais n vai ter jiu-jítsu! Cada um com o seu leão diário, cada um com seus problemas! Seu esforço e sua vontade de vencer te trará recompensa! N deu pra ir ao treino se vc realmente tem vontade vai treinar em casa! Fuga de quadril! Drill solo! E seu jiu-jítsu vai aparecer! E quando seu mestre ver q o se seu CONHECIMENTO TÉCNICO e físico é apto a um novo degrau vc será premiado!
    Só minha opinião!
    Pesado? Sim! Porém é nisso q eu acredito!

  • @jlec9081
    @jlec9081 3 роки тому +3

    Ter a disciplina para ir nas aulas não deixa de ser meritocracia também.

  • @leonardo_borges_128
    @leonardo_borges_128 3 роки тому +2

    Eu amo a faixa branca e todos os ensinamentos que ele me proporciona. Não é vergonha nenhuma ser faixa branca com espírito de faixa preta, agora um faixa azul com espírito de branca...
    .
    Pessoal esquece que pular etapas gera uma deficiência enorme lá na frente...

    • @alexandrealves2877
      @alexandrealves2877 3 роки тому +1

      É matematicamente impossível ser faixa branca com espírito de faixa preta. Isso é a mesma coisa que dizer que a pessoa é analfabeta mas tem espírito de Machado de Assis.

    • @valeriaamaral3133
      @valeriaamaral3133 3 роки тому

      @@alexandrealves2877, boa! HAHAHAHA